Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de dezembro de 2014

Facebook pode ter botão de “não curti”


Foto: BBC

O fundador do Facebook anunciou que considera a possibilidade de adicionar um botão de “não curti” às atualizações da rede social.

Durante uma sessão de perguntas e respostas na sede da empresa, Mark Zuckerberg confessou que essa é uma das mudanças mais pedidas por usuários da ferramenta, que querem dizer “'isso não é bom, isso não é algo que achamos que é bom para o mundo”.

"Muitas vezes as pessoas compartilham momentos tristes de suas vidas no Facebook. Frequentemente elas nos dizem que não se sentem confortáveis apertando o botão ‘curtir’ em posts tristes dos outros, porque esse não é o sentimento apropriado para aquela notícia”, contou ele.

O receio da empresa, contudo, é que a opção se torne uma forma de humilhar os autores das publicações.

"Uma das coisas nas quais viemos pensando há algum tempo é qual seria a maneira correta de fazer com que as pessoas possam expressar mais emoções facilmente", afirmou Zuckerberg.

Atualmente, o Facebook tem cerca de 4,5 bilhões de “curtidas” por dia.

Ilhéus: vereador acusa prefeito de “tráfico de influência”


  Vereador Cosme Araújo  


Não durou muito tempo a reaproximação entre o vereador Cosme Araujo (PDT) e o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP). Na sexta-feira (12), o vereador utilizou sua conta no Facebook para fazer duras críticas ao alcaide.

Segundo Cosme, o prefeito quer desafiar o povo de Ilhéus com o aumento de até 300% do IPTU, por isso é preciso realizar uma manifestação contra o projeto.

O vereador Cosme Araújo fez dura acusação contra Jabes, declarando que o mesmo se favorece de “trafico de influencia”.

“Vamos organizar uma manifestação monstruosa para barrar esse “cidadão” que chegou aqui puxando uma cachorrinha, hoje, é rico, com dezenas de processos que, como passe de mágica jamais são julgados. Isso tem nome. Tráfico de influência e, precisa ser denunciado aos homens de bem do judiciário”. Com informações do Políticos do Sul da Bahia.

MARINA SILVA É UMA DAS MULHERES DO ANO, SEGUNDO FINANCIAL TIMES


Marina Silva, em campanha eleitoral (Foto: Vagner Campos/ MSILVA Online)

A ex-candidata à Presidência Marina Silva apareceu em destaque na lista das mulheres do ano feita pelo jornal britânico Financial Times.

A publicação fala sobre a origem humilde de Marina e diz que sua trajetória reflete a realidade de milhões de brasileiros pobres que, nos últimos anos, migraram do campo para as grandes cidades.

O texto também destaca seus ideais. "O segredo para o seu apelo é que ela convenceu eleitores de que é um tipo raro na política, que honestamento acredita no que diz. Isso é particularmente atraente no Brasil, que tem vários partidos políticos, mas a maioria com um ideal - o poder."

As bandeiras da sustentabilidade, do novo jeito de fazer política e da maior participação das mulheres aparecem como os grandes diferenciais das ideias de Marina.

Entre as escolhidas na edição deste ano estão Ana Botín, presidente do Banco Santander, Joanne Liu, a presidente da ONG Médicos Sem Fronteiras, Laura Poitras, jornalista que divulgou as informações da NSA e Arundhati Bhattacharya, a primeira mulher a comandar o State Bank of India.

PARTE DE CORPO DE MULHER ENCONTRADO NO LIXÃO




Partes de um corpo do sexo feminino foram encontrados em um lixo, no bairro de São Cristóvão, em Salvador, na tarde desta sexta,12. 

Ainda não há pistas sobre a identidade da vítima, já que foram encontrados até agora uma perna, e uma mão. 

De acordo com as primeiras informações, as partes do corpo foram encontradas por crianças que jogavam lixo no local. 

A Polícia Militar está no local aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica.

TRE anuncia diplomação de Rui Costa para a próxima segunda-feira



A cerimônia de diplomação do governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), do vice, João Leão (PP) e do senador Otto Alencar (PSD) será na próxima segunda-feira, dia 15, no auditório Iemanjá, do Centro de Convenções de Salvador.

No mesmo ato, serão diplomados os deputados estaduais (63) e federais (39) eleitos em 2014.

O evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia tem previsão para começar pontualmente às 15 horas. Minutos antes, o governador eleito da Bahia atenderá à imprensa, num espaço montado atrás do palco do auditório.

A diplomação é o atestado de que Rui e Leão estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2015. Vão participar da solenidade juízes e desembargadores eleitorais, advogados, políticos, militares e familiares dos eleitos, um público estimado de duas mil pessoas.

1 mês Sandro fisioterapeuta sai da UTI



Teixeira de Freitas: Grave acidente que ocorreu dia 10 de novembro, na estrada de Carlos Chagas/MG, vitimou o fisioterapeuta Sandro Souza de Lima, 41 anos de idade, proprietário da Clínica Fisioclin. Desde então estava internado na UTI do Hospital SOBRASA.

Segundo seu irmão Osmar Souza Lima, que também é fisioterapeuta, Sandro vem respondendo aos EXERCÍCIOS, tentando conversar, e nesta sexta feira 12 de dezembro, saiu da UTI. 

“A felicidade é muito grande, sabemos que todos querem visita-lo, mas neste momento as visitas estão suspensas, devido ao risco de infecção, pedimos um pouco mais de paciência e agradecemos as orações”, fala Osmar./Mirian Ferreira

Jovem é assassinado a golpes de facão


Adolescente foi assassinado.
  Adolescente foi assassinado  

O  jovem Mikael de Jesus Pereira, de 17 anos, foi assassinado por volta das 13h desta sexta-feira (12) no Caminho 19, no bairro Alecrim II, em Eunápolis. Populares relataram ter ouvido disparos de arma de fogo e, em seguida, viram a vítima correndo na rua. Minutos depois, encontraram o jovem caído em um terreno baldio, já sem vida.

Segundo informações, o corpo apresentava cortes, possivelmente provocados por facão. A perícia ainda não confirmou se havia perfurações de arma de fogo. Um dos golpes atingiu o pescoço da vítima, que foi praticamente degolada. Também havia cortes profundos na mão direita, no tórax e na cabeça.

A avó e a tia do jovem foram até o local do crime e o identificaram. Segundo a tia, Mikael era usuário de droga e algumas vezes haviam ido pessoas à casa onde ele morava com a família para cobrar dívidas.

Família desesperou.
  Família desesperou  


Ela disse que há pouco mais de uma semana um homem esteve na residência para cobrar R$ 20,00. Como Mikael não tinha o dinheiro, foi agredido a socos./Radar64

CETO prende jovem de Itamaraju com 21 pedras de crack em Teixeira de Freitas


CETO prende jovem de Itamaraju com 21 pedras de crack em Teixeira de Freitas


Policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), realizavam rondas de rotina nesta sexta-feira (12) e quando passavam na rua Adelino Medeiros, bairro São Lourenço, região central de Teixeira de Freitas, resolveram abordar um jovem em atitude suspeita, que teria ficado nervoso quando percebeu a aproximação da guarnição.

Em posse do suspeito nada de ilícito foi encontrado, mas questionado, Ezequiel Santos de Novaes, de 18 anos, acabou levando os policiais a uma casa que o mesmo estava morando, localizada no bairro Bonadiman, onde os militares acabaram encontrando 21 pedras de crack, devidamente embaladas e prontas para serem vendidas, além de um pedra bruta da mesma droga.

ezes

Perguntado, Ezequiel relatou ser oriundo de Itamaraju e estaria morando já pouco tempo em Teixeira de Freitas. Indiciado por tráfico, o acusado var permanecer preso à disposição da Justiça./Por Tyago Ramos

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Advogado é roubado pelo próprio cliente após libertá-lo




Um crime inusitado chamou atenção dos moradores da cidade de Piatã (a 546 km de Salvador), no último fim de semana. Isso porque o advogado José Rosa Matos foi assaltado pelo próprio cliente após liberá-lo da prisão.

O criminoso, de prenome Alex, responde por estelionato há seis meses. No último sábado, 6, os dois se reencontraram. Alex propôs a José que ele o levasse de carro para uma localidade próxima ao município, porque iria receber um dinheiro numa fazenda para pagar, inclusive, uma dívida com o advogado.

Após aceitar a proposta, José seguiu de automóvel com Alex para a fazenda, quando o criminoso ameaçou a vítima com uma chave de fenda e anunciou o assalto. Depois da ação, o bandido fugiu com a caminhonete.

Dois dias depois, segundo o Marcelo Matos Aguiar em entrevista ao Portal A TARDE, a polícia prendeu Alex no município de Wenceslau Guimarães (a 290 quilômetros de Salvador) e recuperou o veículo do advogado. "Ele irá responder por roubo", afirma Aguiar.

VEREADOR AILSON PEREIRA DA COSTA (PPL) VIVEI CABOCLO É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE JUCURUÇU




O vereador AILSON PEREIRA DA COSTA (PPL) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Jucuruçu para o biênio 2015/2016.

Em votação aberta realizada durante a sessão de quinta-feira  ÁS 20 H  (11), a chapa 1 recebeu 7 votos, enquanto a chapa 2, encabeçada pela vereadora Janete Martins Chaves  Lacerda, obteve 2 votos.

Completam a nova Mesa Diretora os vereadores Ivonildo Ferreira Muniz (vice-presidente), (1º Secretário) Anorino Sousa Santos (2º Secretário). Elson Rodrigues de Souza

Prefeita Uberlandia paga 13º salário aos servidores municipais




Prefeita Uberlândia têm garantido salário em dia e pagamento 13º salário a servidores comissionados e concursados.

A Prefeita Uberlândia Pereira, em cumprimento ao seu programa de governo,   tem realizado excelente trabalho à frente da Administração Municipal de Jucuruçu. Prova disso é o pagamento em dia da folha dos servidores municipais.

Pagamento de salário em dia é questão de honra para a prefeita Uberlândia, que sempre afirma seu desejo de continuar pagando em dia  o salário dos servidores públicos até o ultimo dia do seu governo.

A prefeita surpreendeu a todos, pagando o salário de novembro e o 13º salário  no dia 10 de dezembro, pela segunda vez na história de Jucuruçu, a primeira sendo no seu primeiro ano de administração, pois nenhum gestor conseguiu tal façanha.

Conquista após conquista, Uberlândia vem recuperando o Município do caos administrativo deixado pelo seu antecessor, fazendo o povo de Jucuruçu acreditar que é possível governar com seriedade e trabalho,  fazendo jus ao slogan “Unidos para Reconstruir”./jucurucuonline

Adolescente de 16 anos é morto a tiros no Prado






Maicon dos Santos Silva, 16 anos, foi encontrado morto no bairro Portelinha, nas primeiras horas de sexta feira (12), na cidade do Prado.

De acordo com informações de populares, o adolescente teria sido perseguindo pelos assassinos durante a madrugada, e a polícia chegou a ser acionada, mas após um patrulhamento ostensivos e realização de buscas nada foi encontrado.

O corpo do adolescente foi encontrado pela manhã por populares caído dentro  de uma área de mata com várias perfurações provavelmente feitas por arma de fogo.

O corpo de Maicon foi removido para o IML de Itamaraju para procedimentos de praxe./ Opovonews

TRE rejeita contas de campanha de Ronaldo Carletto e Robinho



Dois políticos do PP baiano tiveram suas contas de campanha reprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) na quinta-feira (11). 

O sinal vermelho do TRE acendeu para o deputado federal eleito (atualmente deputado estadual) Ronaldo Carletto e para o deputado estadual eleito Robinho.

A rejeição das contas não impede automaticamente a diplomação dos eleitos, mas pode fundamentar uma possível ação contra a expedição do diploma.

Ossos são retirados de túmulo e usados para ritual macabro



Macabro: Túmulo do cemitério de Teixeira de Freitas é violado em suposto ritual de magia negra

Um túmulo no cemitério Jardim da Saudade, em Teixeira de Freitas, foi violado na madrugada da quarta-feira (10). 

Depois de arrombado, os ossos foram retirados e usados para formar a palavra "Satan". Os ossos foram retirados de um local chamado de ossuário, para onde são transferidos os restos mortais das pessoas que alugaram covas e não as compraram após 3 anos. 

No local estavam quatro ossadas humanas. A polícia não sabe se os ossos foram usados em ritual de magia negra ou se não passa de uma brincadeira. 

O caso foi registrado na delegacia de Teixeira de Freitas nesta quinta-feira e o Departamento de Polície Técnica (DPT) esteve no local para recolher a ossada e fazer a perícia. 

O delegado Marcus Almeida, da 8ª Coordenadoria de Polícia Regional do Interior (Coorpin), que atua na região, disse que o inquérito policial irá buscar identificar quem violou o túmulo. "O crime é vilipêndio a cadáver. 

Sendo brincadeira ou não, é crime", diz. A pena para o caos é de um a três anos de prisão e pagamento de multa. Informações do Correio24h.

MPF denuncia 35 suspeitos no escândalo da Petrobras – D24am.com – Jornal da Imprensa



Segundo o procurador Deltan Dallagnol, as empresas sabiam quem iria vencer cada licitação no esquema montado dentro da Petrobras. Foto: Giuliano Gomes/AE

Curitiba – O  Ministério Público Federal (MPF) no Paraná denunciou, ontem, 35 suspeitos de participação no esquema de corrupção na Petrobras. Eles foram denunciados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. As penas podem chegar a 51 anos de prisão.

Dos 35 denunciados, 22 pertencem às empreiteiras OAS, Camargo Corrêa, UTC Engenharia, Engevix, Mendes Júnior e Galvão Engenharia. Além deles, foram denunciados Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, e o doleiro Alberto Youssef. Completam a lista outros suspeitos de participarem das operações de lavagem de dinheiro, inclusive Enivaldo Quadrado, que já foi condenado por lavagem de dinheiro no esquema do mensalão.

Segundo o procurador Deltan Dallagnol, os desvios feitos pelos suspeitos em contratos fraudulentos só da diretoria de abastecimento, objeto da denúncia de ontem, somam, até agora, cerca de R$ 300 milhões. O MPF, no entanto, pede que sejam ressarcidos R$ 1 bilhão, que é a estimativa mínima do valor total que teria sido desviado nos contratos em todas as áreas da Petrobras.

Para o procurador, além de criminosos de “colarinho branco”, é necessário punir empresa envolvidas em corrupção. “Empresas corruptoras precisam ser punidas de modo firme para que elas não cogitem corromper novamente”, afirmou Dallagnol.

Ainda de acordo com Dallagnol, foram praticados 154 atos de corrupção e 105 atos de lavagem de dinheiro pelos 35 denunciados. O procurador afirmou que essa é a primeira denúncia da Lava Jato, relacionada aos crimes que teriam sido praticados na diretoria de abastecimento. Outras denúncias, relacionadas a desvios em outras diretorias, devem ocorrer futuramente.

Lavagem ‘moderna’

Empreiteiras organizaram-se em cartel, em um ‘clube’, que controlava as obras da diretoria de abastecimentos. Segundo o MPF, as empresas sabiam quem iria vencer cada licitação. Entre as práticas ilegais do cartel, estavam a realização de contratos desnecessários ou injustificados; a inclusão de aditivos contratuais com preços excessivos; aceleração do processo de licitação e a revelação dos processos sigilosos. A propina paga aos agentes corrompidos dentro da Petrobras variava entre 1% e 5% de cada contrato fraudulento.

De acordo com os denunciantes, o dinheiro da propina saía das empreiteiras para os doleiros, por meio de saques, entregas em espécie, pagamentos no exterior, contratos fictícios com empresas de fachada ou até por meio do pagamento de bens, como veículos. Após a lavagem, os valores eram entregues para os beneficiários finais.

Dallagnol afirmou que os processos de lavagem de dinheiro atingiram outro patamar, o que ele qualificou de ‘modernidade da lavagem’. “A lavagem não era feita por corruptores e corrompidos. Envolvia profissionalização, internacionalidade e complexidade”, acrescentou.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Mucuri: Prefeito tem contas rejeitadas mais uma vez


Paulinho é recordista em reprovações.
Paulinho é recordista em reprovações

As contas de 2013 da Prefeitura de Mucuri, da responsabilidade de Paulo Alexandre Matos Griffo, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (10/12), com aplicação de multa de R$ 20 mil ao gestor e a determinação de ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, no valor de R$ 95.542,37 pelo pagamento indevido de refeições à servidores.

O relator, conselheiro Mário Negromonte, constatou a realização de gastos exorbitantes com locação de veículos e transporte escolar (R$ 5.966.014,75), gêneros alimentícios (R$ 1.005.601,21), aquisição de combustíveis (R$ 1.327.113,63), material de construção/elétrico (R$ 1.559.220,32), diárias (R$ 541.744,00), material de expediente (R$ 508.984,02), contas telefônicas (R$296.820,61), peças automotivas (R$297.018,88) e materiais de limpeza (R$274.581,29), em contrariedade aos princípios constitucionais da razoabilidade, economicidade e moralidade pública.

O relatório técnico destacou a ausência de licitação para a aquisição de bens e serviços no montante de R$ 392.260,31, contratação de servidores sem concurso público e fragmentação de despesas visando burlar a obrigatoriedade da realização de licitação.

Em seu segundo mandato, o prefeito Paulo Alexandre Griffo soma quatro contas reprovadas pelo TCM.

Câmara de Salvador tem contas aprovadas com ressalvas

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (10/12), aprovou com ressalvas as contas da Câmara de Salvador, da responsabilidade de Paulo Sérgio Câmara, relativas ao exercício de 2013, sem a aplicação de multa ao gestor.

O Executivo repassou à Câmara, a título de duodécimos, recursos no montante de R$ 123.632.534,16 e a despesa orçamentária realizada alcançou a mesma quantia de R$ 123.244.653,29, respeitando o limite previsto no art. 29-A da Constituição Federal.

A despesa com pessoal foi realizada no montante de R$ 99.564.449,16, correspondente a 2,38% da receita corrente líquida municipal, não ultrapassando o limite definido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os gastos com diárias foram irrelevantes, no valor de R$ 15.890,60, e representaram 0,02% da despesa com pessoal.

O relatório técnico apontou como falhas a classificação irregular de despesa e divergência de informações referentes ao Sistema SIGA./TCM - Bahia

Novo anticoncepcional masculino




Pílula feminina impede a produção dos óvulos, enquanto que a masculina, impediria a liberação de espermatozoides
Foto: Stockphoto
  Pílula feminina impede a produção dos óvulos, enquanto 
que a masculina, impediria a liberação de espermatozoides  



Melbourne (Austrália) - Mais um passo foi dado para a criação de uma “pílula masculina”, que previna o homem de engravidar a sua parceira. Cientistas australianos descobriram uma forma reversível de interromper o esperma, sem afetar o desempenho sexual. 

Testes em camundongos mostraram que o esperma poderia ficar “armazenado” durante o sexo. A descoberta foi publicada na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas).

Esta não é a primeira tentativa de um contraceptivo para homens. Mas até então, segundo os cientistas deste novo estudo, elas traziam efeitos colaterais, como induzir à infertilidade e afetar o apetite sexual ou ainda causar alterações permanentes na produção de esperma.

A equipe da Universidade de Monash, coordenada por Sabatino Ventura, levanta a possibilidade de um contraceptivo seguro, não hormonal e reversível. A pílula funciona ao deletar geneticamente duas proteínas (alfa1A-adrenérgico e P2X1-purinoceptor), o que bloqueia a liberação de espermatozoides durante o ato sexual.

A remoção das proteínas em ratos geneticamente modificados resultou em animais machos que estavam completamente estéreis, mas continuavam a acasalar normalmente.

“Isto resolve talvez o maior obstáculo na busca de um contraceptivo masculino socialmente aceitável”, escreveram os cientistas.

Prefeita de Jucuruçu tem contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou as contas da prefeitura de Jucuruçu referentes ao ano 2013, primeiro ano da gestão da prefeita Uberlândia Pereira (PSD). 

De acordo com Valdenir Junior, Secretário Municipal de Administração, a aprovação foi possível graças a uma gestão financeira eficiente, planejamento e rigor no controle dos gastos públicos. 

Ao receber a notícia da aprovação das contas, a prefeita disse que sua administração é uma referência em gestão pública. 

"A decisão do TCM prova que estamos no caminho certo, com uma gestão pautada na ética, transparência, valorizando o servidor e cumprindo o que estabelece as leis", declarou a gestora.

GUARATINGA: Prefeito Concede aditivo de mais 113 mil para consumo de combustível


GUARATINGA: Prefeito Concede aditivo de mais 113 mil para consumo de combustível

Em meio a crises visíveis em sua administração, o prefeito Kenoel Viana Cerqueira (PV), celebrou um aditivo de 25%, no serviço de contrato 08/2014, que contrata uma empresa para o fornecimento de combustíveis à frota do Executivo Municipal. A informação foi divulgada no site do Diário Oficial dos Municípios.

Para uma administração que ultimamente vem “contendo gastos” para tentar prestar um atendimento razoável à população e que ao mesmo tempo alega não ter dinheiro em caixa para custear despesas como, por exemplo, o pagamento do funcionalismo público, o prefeito concede um aditivo de R$ 113.940,00 para o Posto Santa Fé Comércio de Combustível, com CNPJ 03.626.344/0001-07 e sede na Rua Guaratinga, nº 100, Povoado São João do Sul.

Eis que este aditivo surge como surpresa para uso em apenas 30 dias restante do ano de 2014. O valor global do contrato é de R$ 1.176.000,00 e com o aditivo, agora os gastos com combustíveis poderão chegar até o final deste ano, ao valor de R$ 1.289.940,00.
A planilha de distribuição dos gastos com os combustíveis não foi divulgada no Diário Oficial dos Municípios.

Diante a este e outros aditivos que foram feitos pela prefeitura para os termino dos serviços das empresas contratadas, vale ressaltar que a administração municipal ainda não demonstrou transparência quanto ao pagamento do 13° salários dos funcionários públicos, a exemplo da classe de professores, que durante uma assembleia realizada nesta terça-feira (09), a coordenação sindical afirmou que mediante aos contatos via ofícios, até o exato momento, não recebeu nenhuma resposta por parte da Administração Municipal de Guaratinga. O prazo para quitação do 13° dos funcionários, finda no próximo dia 20, mas até agora nenhuma parcela foi quitada. (Com informações de Estevão SIlva)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Garota de 7 anos morre em Eunápolis com picada de escorpião; Pais denunciam infestação do inseto no local


Foto:


Uma menina de 07 anos morreu após ser picada por um escorpião no domingo (07), em Eunápolis. O animal estava no quintal da sua casa, no Loteamento Nova Eunápolis. Gilse da Silva Barreto foi levada para o Hospital Regional de Eunápolis sentido muitas dores e o primeiro atendimento. Ela chegou a receber todos os cuidados médicos no hospital, mas não resistiu e faleceu na manhã de segunda-feira.

Os parentes de Gilse estão inconformados e cobram das autoridades municipais que façam intervenções urgentes no Loteamento, onde centenas de lotes estão tomados pelo matagal.

Pelo menos mais quatro moradores do bairro relataram ter recebido picada de escorpoão e, por isso, acreditam que as autoridades devam tomar alguma providência. Segundo os moradores são dezenas de casos com escorpiões no Loteamento. Outra denúncia feita por moradores é que somente algumas unidades de saúde possuem em estoque o soro antiescorpiônico.

Após o sepultamento da jovem, ocorrido na terça-feira (9), seus pais queimaram seus pertences na tentativa de amenizar o sofrimento. Segundo os pais da jovem, a infestação no local é preocupante e, após a fatalidade, eles já mataram mais dois escorpiões dentro de casa.

Prevenção

Quando um indivíduo for picado por um escorpião, é importante saber que não se deve tentar perfurar o local da picada, tentar sugar o veneno e nem fazer torniquetes. A pessoa tem que lavar o local com água e sabão, pode administrar analgésicos, e encaminhar o paciente para uma unidade de referência. O importante é levar a vítima para o hospital o mais rápido possível, até porque, na nossa região tem escorpiões venenosos.

Lixo em local inadequado pode atrair insetos, como baratas, que são o principal alimento dos escorpiões. Também não se deve ter pilhas de tijolos, telhas e tábuas acumuladas próximas às residências. O importante é fazer vistorias nesses locais e a limpeza. E na medida do possível proteger locais de circulação de insetos com telas. Também é importante examinar sapatos antes de calçá-los.

Jacaré de 2,5 metros é achado perto de barraca de praia no Prado



Foto:


Um jacaré de cerca de dois metros e meio foi encontrado próximo a uma barraca na praia de Novo Prado, no Prado na manhã de hoje.

De acordo com Flávia Rossi, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), o bicho foi capturado por uma equipe do órgão e solto no Rio Jucuruçu, também na manhã desta quarta-feira.

Flávia conta que o animal é um macho adulto, deve ser da espécie do papo amarelo, e tem aproximadamente 30 anos de idade. A especialista acredita que o jacaré, que gosta de viver em água salobra, tenha ido parar na praia após sair do próprio Rio Jucuruçu./G1

Policia Civil de Cabrália desvenda crime em que morreu três na estrada da Tânia



Os Investigadores da policia civil de Cabrália desvendou o crime, segundo as informações obtidas pela nossa reportagem, Três homens realizaram um assalto em um mercado  e evadiram em uma motocicleta e uma pick up estrada.

OS três bandidos foram: Magno Florêncio Liborio 20 anos ( está preso), Marcos Vinicius  e o terceiro conhecido pelo apelido de Leoninho, ambos estão foragidos.

O comerciante,  Zanivaldir Santana Batista, Cristiano Pinto Santos e  Edvaldo Pereira da Silva Vulgo Foice, saíram em perseguição aos bandidos.

Foice que já tinha passagem pela policia acusado de Roubo, foi alvejado com cinco tiros e colidiu o veiculo em que estavam no veículo dos bandidos, vitimando fatalmente, Cristiano e Zanivaldir.

Magno Continua preso, e a policia continua em busca de prender os outros dois acusados./obaianao.net

Wagner terá 'Ministério de Vinganças e Retaliações', brinca colunista


Wagner terá 'Ministério de Vinganças e Retaliações', brinca colunista


O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) deve ir mesmo para o Ministério das Comunicações no novo governo Dilma Rousseff (PT).


Segundo o colunista Cláudio Humberto, do site Diário do Poder, a pasta será uma fusão de Comunicações e Comunicação Social e chamou o resultado disso de “Ministério de Vinganças e Retaliações”.

Wagner terá a missão de tentar controlar a imprensa, por meio da “regulação da mídia”, projeto do PT, e distribuição da bilionária verba publicitária do governo.

Para tentar emplacar projetos de controle da imprensa no Congresso, o PT conta com o lado “jeitoso” de Jaques Wagner na articulação política.

Humberto ainda diz que no governo da Bahia, o petista ganhou feições de um novo Antônio Carlos Magalhães, o falecido “Toninho Malvadeza”.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Homem é preso com pé de maconha decorado para o Natal



Uma prisão, no mínimo, inusitada marcou a semana em uma delegacia do Paraná, nesta segunda-feira (8). De acordo com informações publicadas pelo site O Povo Online, um homem identificado como Alexandre dos Santos Souza e Silva, de 22 anos foi preso com um pé de maconha de aproximadamente dois metros de altura decorado com bolas natalinas e miniaturas de Papai Noel. Ainda segundo a publicação, a “árvore de maconha” vinha sendo cultivada há 10 meses.

O jovem correu ao visualizar uma viatura da polícia, o comportamento estranho chamou a atenção dos policiais, que decidiram abordá-lo e encontraram drogas. Em seguida os PMs foram até a casa do suspeito e encontraram um revólver e a árvore de maconha decorada. Segundo informações da polícia, publicadas pelo site, Alexandre tem passagens por crimes de roubos e furtos, além de ser integrante de uma conhecida organização criminosa que atua no país.

A árvore foi arrancada pela raiz. O acusado foi preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Ao ser preso, Alexandre ainda argumentou dizendo que o pé de maconha pertencia a sua mulher, que também teria decidido decorar a árvore.

Técnicos do TSE vão pedir rejeição das contas eleitorais de Dilma Rousseff



Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestaram pela rejeição das contas de campanhas da presidente Dilma Rousseff, do PT e do Comitê da sigla.

Segundo a Folha de S. Paulo, o material será enviado ao ministro Gilmar Mendes, relator do processo de prestação de contas, que poderá acatar ou não a indicação.  De acordo com os técnicos, 13% das saídas de recursos e 5% das entradas foram irregulares.

A íntegra do relatório será enviada a, Mendes e também ao procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot.  A partir dos dados dos técnicos, Mendes avaliará se os erros são de maior ou menor gravidade e redigirá um relatório e voto pelo aprovação ou rejeição das contas.

O material produzido pelo ministro será submetido ao plenário do TSE. Partidos e colegações, até 15 dias após a diplomação, podem enviar representações à Justiça Eleitoral.

De acordo com a Lei das Eleições, se a partir da representação foram comprovadas a “captação ou gastos ilícitos de recursos, para fins eleitorais”, há possibilidade de se negar o DIPLOMA ou até mesmo de cassá-lo, caso o mesmo já houver sido expedido.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Delegacia de Alcobaça é arrombada, bandidos levam armas e drogas



A delegacia da cidade de Alcobaça, foi arrombada na manhã desta segunda-feira, 8 de dezembro. Os criminosos fugiram levando armas e drogas. Segundo informações, os ladrões pularam o muro e arrombaram a porta da frente, fugindo com armas e drogas.

A delegada de Prado, Rosângela Souza, que responde pela delegacia de Alcobaça, foi informada  e  instaurou  inquérito policial para investigar a autoria do CRIME.

Ainda de acordo com informações policiais, o material levado fazia parte do inquérito que a delegada ia encaminhar para o Fórum. Sem nenhuma estrutura física, a delegacia chama a atenção pelas condições do prédio que não passa por uma reforma há vários anos. O estado de decadência deve ter contribuído para facilitar a ENTRADA dos ladrões. A polícia acredita que  os bandidos sabiam da rotina da delegacia e tiveram informações a respeito do material.

A Polícia Técnica esteve no LOCAL para os trabalhos de perícia. Ainda não se sabe ao certo a quantidade de drogas e armas que foram levados pelos bandidos. O caso está sendo investigado.

Campanhas contra Aids serão intensificadas nas redes sociais e em aplicativos para celulares


Campanhas contra Aids serão intensificadas nas redes sociais e em aplicativos para celulares

Para reverter a tendência de aumento dos casos da doença entre jovens do sexo masculino o Ministério da Saúde vai intensificar as campanhas de prevenção da Aids nas redes sociais e em aplicativos de encontros para celulares. Segundo a Agência Brasil, a informação foi divulgada no último sábado, pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, que participou, juntamente com o ministro Arthur Chioro, do Dia D de mobilização contra a dengue e a febre chikungunya, no Rio de Janeiro. 

“Temos que agir de forma contundente, principalmente na população de jovens de 15 a 24 anos, do sexo masculino, particularmente os jovens gays, porque entre eles a velocidade de transmissão do HIV [vírus da imunodeficiência humana] é muito maior do que entre a população em geral”, afirmou Barbosa e destacou ainda os motivos da intensificação da campanha para esse público, “São muitas as explicações para esse aumento, mas independentemente das causas, a realidade é que tivemos um aumento de 68% nos casos entre meninos de 15 a 24 anos, enquanto que entre as meninas a redução foi 12% no período de uma década”, destacou Jarbas Barbosa. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os jovens dessa faixa de idade a incidência tem aumentado, passando de 9,6 casos por 100 mil habitantes, em 2004, para 12,7 casos por 100 mil habitantes em 2013. Ao todo, 4.414 novos jovens foram detectados com o vírus em 2013, enquanto em 2004 eram 3.453. Além de alertar os jovens gays para a prática do sexo seguro, com o uso do preservativo, é fundamental ressaltar a importância do teste do HIV, para que o portador assintomático comece a tomar a medicação gratuita, fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“O tratamento precoce também serve como prevenção, fazendo com que a gente tenha cada vez menos [casos] de pessoas que não sabem que são portadoras do vírus da aids e que, por isso, estão transmitindo para outras pessoas”, disse o secretário. Ao longo de todo o ano de 2015, tanto os testes para detecção, quanto a campanha nas redes sociais serão intensificados em ocasião de festas populares, como o carnaval.

Cerca de 15 milhões de brasileiros são alérgicos a medicamentos


Cerca de 15 milhões de brasileiros são alérgicos a medicamentos

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) que será apresentado durante o congresso internacional, no Rio de Janeiro durante esta semana, estima-se que 14 e 16 milhões de brasileiros têm alergia a algum tipo de medicamento. Ou seja, de 6% a 7% da população é alérgica, principalmente a antibióticos e anti-inflamatórios. A grande preocupação gira em torno daqueles que não sabem que possuem algum tipo de alergia, e ficam mais suscetíveis a crises alergias e até a morte. 

Em entrevista ao portal O Globo, o pesquisador do ambulatório de alergia da Unifesp e palestrante da Conferência Científica Internacional da Organização Mundial de Alergia (WISC 2014), Luís Felipe Ensina, as alergias a medicamentos são mais difíceis de lidar porque a reação pode ocorrer no mesmo minuto ou aparecer dias ou semanas depois, e nas duas possibilidades há formas leves e graves de comprometimento. 

No Brasil, ainda não há estatísticas de mortes por alergias. Mas nos Estados Unidos um estudo revelou que os medicamentos são a principal causa de morte súbita relacionada a alergias. A pesquisa publicada em setembro no “Journal of Allergy and Clinical Immunology” analisou atestados de óbito entre 1999 e 2010 no país e mostrou ainda que o número de mortes aumentou: de 0,27 por milhão entre 1999 e 2001 para 0,51 por milhão entre 2008 e 2010. 

Contribuíram para o aumento o diagnóstico mais preciso sobre a causa das mortes e o maior uso desses remédios. Ainda de acordo com o estudo a anafilaxia, termo usado para a reação alérgica grave e que ameaça a vida, foi apelidada de “a mais recente epidemia de alergia” afirmou Elina Jerschow, coordenadora do estudo e professora da Faculdade Albert Einstein, nos EUA. Elina disse ainda que espera que os resultados desse estudo aumentem o alerta para compreender melhor essas mortes. 

A anafilaxia pode ocorrer de segundos a minutos depois da exposição ao alérgeno. A morte pela anafilaxia representa 58,8% do total de casos do estudo, enquanto que por alergia a alimentos, apenas 6,7%. Mais da metade foi causada por antibióticos, seguidos por contrastes (usados em exames de raio-X) e quimioterápicos.

Mototaxista é baleado com dois tiros as margens da BR - 101 em Itamaraju




O crime aconteceu na tarde desse sábado (06), no trecho populamente dito como "Cascalheira", as margens da BR - 101 em perímetro Itamarajuense, envolvendo o mototaxista Eclesiartes Lima dos Santos, 30 anos de idade.

Eclesiartes, que é mototaxista estava com sua motocicleta Honda Fan de placa OVD - 6776 licenciada em Itamaraju e de acordo com testemunhas o mesmo antes de ser alvejado teria entrado em luta corporal com o  autor, que em posse de uma arma disparou dois tiros, um acertou o queixo (maxilar) e o outro atingiu o braço esquerdo e posteriormente fugiu em rumo ignorado, deixando a vítima agonizando até a chegada do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Rapidamente duas guarnições da Polícia Militar chegaram o local, onde fizeram rondas em torno dos bairros São Domingos, Cristo Redentor e Novo Prado e nenhum suspeito foi encontrado.

A vítima foi socorrida e estava consciente e até o fechamento dessa matéria ele não teria revelado como que ocorreu de fato o caso. Há indícios de tentativa de assalto ou emboscada. O caso continua sendo averiguado pela Polícia./radar830

Homem é assassinado a tiros no Bairro do Farol em Alcobaça



Alcobaça: A Polícia Civil de Alcobaça registrou um homicídio no fim da manhã deste domingo, 07 de dezembro. O crime aconteceu em uma mata conhecida por Invasão da Matinha, no fundo da Rua Léo Brito, em Alcobaça. Populares encontraram o corpo e acionou a Polícia Militar. Uma guarnição esteve no local e fez o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil.


A delegada Rosângela Sousa e sua equipe fizeram o levantamento cadavérico e autorizaram a remoção do corpo ao IML de Itamaraju. A vítima foi encontrada em decúbito lateral direito, com 04 perfurações provocadas por projeteis de arma de fogo. Trata-se de Jerônimo Alcântara dos Santos, 29 anos de idade, morador da Rua Léo Brito, no Bairro do Farol.



A vítima foi assassinada próximo de sua residência, mas, até o momento a polícia não sabe como aconteceu. No local permanecia a lei do silêncio. A delegada, que responde pela DEPOL de Alcobaça, informou que um inquérito policial foi instaurado para investigar as circunstâncias do crime./Por: Edvaldo Alves

Nova testemunha diz que avô pode ter envolvimento em morte de Isabella Nardoni




Uma funcionária do sistema prisional de São Paulo disse ao "Fantástico" que Ana Carolina Jatobá, acusada de matar a enteada Isabella Nardoni, contou a ela que o pai de Alexandre Nardoni, seu marido, também acusado pelo crime, também teve envolvimento no caso. Segundo esse depoimento, Antonio Nardoni teria orientado o casal a simular um acidente porque eles achavam que a menina já estava morta, depois de agressões dentro do carro da família.

"Eu me sinto no dever de contar", diz ela, que não se identifica por temer represálias. Ela conheceu Ana Carolina Jatobá em 2008 na cadeia de Tremembé. Fora da cadeia, Ana Carolina nunca confessou o crime e manteve que era inocente. Dentro da cadeia, a madrasta de Isabella contou uma versão diferente, diz a funcionária - ela assumiu ter batido na menina dentro do carro e disse que foi Alexandre, o marido, quem jogou a garota pela janela. Ela também acusou uma terceira pessoa de envolvimento no caso - Antonio Nardoni, sogro dela e pai de Alexandre.

Segundo a funcionária, as agressões a Isabella começaram dentro do carro quando a família voltava do supermercado. "Falou que ela bateu na menina porque a menina não parava de encher o saco. Que a menina estava enchendo muito o saco. Que não era para ser tão grave. Pensou que matou, pensou que a menina estivesse morta", afirmou. Os dois ficaram nervosos com a situação. "Ele (Alexandre) colocou a menina no chão achando que ela estivesse morta e aí ela ligou para o sogro. Falou que matou a menina e ele falou 'Simula um acidente para você não ser preso", diz. "Aí eles tiveram a ideia de jogar ela", diz.

Alexandre teria entrado em choque depois, ao perceber que Isabella ainda estava viva, quando desceu do apartamento após a queda da filha. Na época do crime, com a quebra do sigilo telefônico do casal, ficou comprovado que, a partir das 23h51 da noite da morte de Isabella, Antônio Nardoni e Anna Jatobá conversaram durante 32 segundos.

A funcionária disse que Ana Carolina não denuncia o sogro porque ele é quem sustenta a família, inclusive mandando coisas para ela e Alexandre na cadeia. "Com certeza, é pelo silêncio dela. Ela recebe muita coisa de fora. Coisas que outras presas não recebem. Vários tipos de queijos, brincos. O colchão que ela dorme é especial. Foi presente do seu Nardoni para ela. Porque estava dando problema na coluna dela o colchão da penitenciária", contou.


Terça-feira passada, a funcionária procurou o Ministério Público de São Paulo para prestar depoimento sobre o caso. "Essa história me pesava na consciência (...) Eu só não sabia o meio legal de denunciar sem me comprometer", afirmou. O MP prometeu sigilo à investigação. Antonio negou qualquer envolvimento no caso. "Eu tenho a minha consciência tranquila. Eu nunca faria isso.

Quando ela ligou, ligou dizendo que a Isabella tinha caído", garante. Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e dez dias de prisão e Jatobá a 26 anos e oito meses de prisão por homicídio triplamente qualificado./ Fantástico

domingo, 7 de dezembro de 2014

Mulher é assassinada em Posto da Mata. Marido é suspeito do crime


Dinalva Martins Rodrigues, 22 anos, foi morta por volta das 09 horas da manhã de sexta feira (05), na Rua Alan Gomes, bairro Portela, em Posto da Mata, município de Nova Viçosa.

De acordo com informações de populares, Dinalva discutia com seu companheiro na porta da residência, e o mesmo munido de uma arma exigia que ela confessasse algo.

Diante da recusa da vítima, o acusado deflagrou um tiro em seu pé, tendo a mesma corrido para dentro de casa, onde foi alcançada e baleada novamente com um tiro no rosto. A mulher veio a óbito nas dependências externas de sua residência.


O corpo de Dinalva foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, para procedimentos de praxe, e posterior liberação para familiares para velório e sepulto./Opovonews

Sargento da reserva morre em capotamento na BR 101




A Polícia investiga as causas do acidente que matou o sargento da reserva da Polícia Militar, Felício Alves de Souza, que morava no bairro Vila Vargas em Teixeira de Freitas.

O acidente ocorreu na tarde deste domingo, 7 de dezembro, na altura do km 910 da BR 101 depois de Rancho Alegre. Segundo informações, Felício viajava sentido a Teixeira de Freitas e perdeu o controle da direção do carro, um Siena placa OUU 9721.


O veículo chegou a subir em um barranco e capotou, o sargento foi arremessado para fora do carro e morreu na hora. Uma segunda pessoa que estaria com ele, foi socorrida por populares e levada ao hospital de Teixeira de Freitas.


O corpo de Felícia foi removido para o Instituto Médico Legal para exames de necropsia. O caso foi registrada no 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior./SulBahiaNews

Carro de Marta capota com bebê dentro, mas ninguém se fere




A jogadora Marta sofreu um susto enorme na tarde deste sábado, quando ela perdeu o controle de seu carro e capotou em uma estrada estadual do interior de Alagoas. No carro, que ficou praticamente destruído, segundo o Corpo de Bombeiros, havia outras quatro pessoas, incluindo um bebê de dez meses.

O sargento Kelvânio de Farias, dos Bombeiros da cidade de Santana do Ipanema, participou do socorro à jogadora e seus amigos. Ele disse que Marta, apesar de não ter se machucado, estava muito nervosa e chorava intensamente no caminho para o hospital.

Nenhum dos ocupantes do veículo teve ferimentos graves e puderam sair sozinhos do carro, sem a necessidade do apoio dos Bombeiros ou das ambulâncias que os atenderam. De acordo com as informações obtidas pelos Bombeiros, Marta vinha dirigindo e não apresentava sinais de embriaguez.

"O carro capotou e ficou praticamente destruído, a uns 20 ou 30 metros longe da estrada", afirmou o sargento Kelvânio. "Ela vinha rápido e perdeu o controle. A estrada ali [a AL-130] tem muitas ondulações, além de alguns animais poderem atravessar a qualquer momento."

"A Marta estava nervosa por causa da criança, mas estava tudo bem com todos. Um rapaz reclamava de uma dor no polegar e a Marta, de uma dor no ombro esquerdo, mas nada sério", afirmou o sargento.

Todos foram encaminhados ao hospital e, no caminho, Marta telefonou a amigos e familiares para avisar do acidente. Nessa hora, ela chorava bastante.

Já no hospital, a jogadora se acalmou e até tirou fotos com fãs, entre eles, o próprio Kelvânio. O acidente aconteceu por volta das 16h30. Todos já havia sido liberados no começo da noite.

Marta é natural do estado de Alagoas, e atua pelo Rosengard, clube do futebol sueco. Ela também é a camisa 10 da seleção brasileira. De férias, estava na cidade de Dois Riachos, onde vive sua família.

É considerada a maior jogadora de futebol de todos os tempos porque ganhou cinco edições consecutivas do prêmio Bola de Ouro, da Fifa.

População de Palmópolis sofre com a chegada das chuvas



Com a chegada da estação chuvosa, a população de Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha tem motivos de sobra para se preocupar.

Um dos principais é o acesso ao município, que se dá por meio de uma estrada de terra.  Além de a estrada estar praticamente intransitável, devido à lama e ao atoleiro que se formam, os motoristas também devem se preocupar com as encostas, que estão cedendo por estarem muito molhadas e, na maioria das vezes, interditando o acesso ao município, além de causar muitos acidentes.

Esta situação deixa a população de Palmópolis apreensiva, pois todos dependem da estrada, seja para escoar os produtos da terra, seja para buscar atendimento médico ou até mesmo para trabalhar nas cidades próximas./Diário do Jequi 

“Piripaque” acusado de matar deficiente em Teixeira é assassinado em Rondônia



Rondônia: Na noite desta última quinta-feira, 04 de dezembro, o teixeirense Lucas Souza Mota, vulgo “Piripaque”, 22 anos de idade, foi assassinado a tiros em uma lanchonete, localizada na Avenida Gonçalves Dias, no Bairro Jardim Aeroporto, em Ouro Preto do Oeste, no estado de Rondônia. Piripaque é acusado de ter matado o deficiente físico Maxsuel dos Santos Pereira, que na época [20/09/2012] tinha 19 anos de idade. Maxsuel foi assassinado na Rua Nova Esperança, no Bairro Santa Rita, em Teixeira de Freitas.

Após o crime, o Lucas fugiu misteriosamente. Quase um ano depois, em agosto de 2013, Piripaque foi preso, acusado de tráfico de drogas. A prisão se deu pela CETO, em 03 de agosto de 2013, e na época ele foi autuado pelo delegado Charlton Fraga pelo crime de tráfico. Em 12 de agosto de 2013, o Lucas foi apresentado à imprensa pela Polícia Civil, que elucidou o crime do deficiente Maxsuel. Segundo o Lucas, ele matou o Maxsuel por que o mesmo estava lhe ameaçando, mas a polícia acredita que seja dívida de drogas.

Na ocasião da confissão do crime, o Lucas ainda disse a polícia, que teria vendido a arma do crime por R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos reais) para comprar uma passagem para Rondônia, estado onde foi assassinado neste dia 04 de dezembro de 2014, com 06 tiros, sendo a maioria na cabeça. Segundo informações, ele estava sentado na lanchonete, quando dois homens em uma moto de cor preta chegaram atirando./Ouro Preto do Oeste

Wagner considera ‘justa’ aposentadoria de R$ 19,3 mil


  O benefício da pensão vitalícia foi aprovado por unanimidade
pela Assembleia Legislativa baiana no último dia 25  

Faltando menos de um mês para a transmissão do cargo de governador para seu sucessor, o petista Rui Costa, o governador baiano, Jaques Wagner (PT), forte candidato a liderar um ministério no segundo mandato de Dilma Rousseff, disse considerar “extremamente justa” a aposentadoria de R$ 19,3 mil que vai ter direito, a partir de 1º de janeiro.

O benefício da pensão vitalícia, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa baiana no último dia 25 – a promulgação ocorreu no mesmo dia -, passou a ter validade na data de publicação (26) e é extensivo a todos os ex-governadores que tenham exercido o cargo por quatro anos ininterruptos ou cinco anos alternados. Para receber a “aposentadoria”, o ex-mandatário também deve ter pelo menos 60 anos de idade e ter contribuído por pelo menos 30 anos para o INSS.

Pelos critérios, estão aptos a receber o benefício, além de Wagner, Paulo Souto (DEM), que assume a Secretaria de Finanças de Salvador no dia 1º, o senador João Durval (PDT), que deixa o Senado no fim do ano – e não se candidatou a nenhum cargo na última eleição – e o ministro dos Portos, César Borges (PR).

A lei prevê que, caso ocupe cargo público, o ex-gestor deve optar entre receber o salário e o benefício. O presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo (PDT), comparou a pensão às aposentadorias que recebem, por exemplo, ex-conselheiros do Tribunal de Contas. “Se ele contribui por 30 anos e passa cinco como conselheiro, se aposenta como conselheiro”, disse.

“Todos os parlamentares acharam o projeto de lei (apresentado pelo deputado Adolfo Menezes, do PSD) legítimo.” Apesar de ter colaborado para a aprovação, a oposição criticou o momento da votação da proposta.

“Ficou parecendo a votação da aposentadoria de Wagner”, disse o vice-líder dos opositores na Casa, Carlos Gaban (DEM). Para o governador, a pensão não constitui privilégio. “Da forma como foi feito, ficou extremamente justo, porque colocou o governador com o mesmo tratamento que qualquer funcionário público”, justificou.

Andressa Urach está acordada e conversando, diz boletim médico




A modelo Andressa Urach, 27 anos, está acordada, conversando e respirando espontaneamente, segundo novo boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira (5) pelo Hospital Conceição, de Porto Alegre. A apresentadora de TV está internada desde sábado (29) na instituição para tratar de uma infecção causada pela aplicação de hidrogel nas pernas, procedimento que foi realizado há cerca de cinco anos.

Ainda assim, o quadro de saúde de Andressa "inspira cuidados" e ela permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem previsão de alta. Após ficar sedada e respirar com ajuda de aparelhos, nos últimos dois dias a modelo e apresentadora de TV teve evolução em seu quadro de saúde, considerado "estabilizado", conforme o boletim médico divulgado pela manhã.'Ela esteve perto da morte', diz médico.


Andressa Urach deu entrada no Hospital Conceição, que atende apenas pelo SUS, no sábado (29), já com quadro delicado. Desde então, a modelo passou por alguns procedimentos cirúrgicos para combater a infecção.

Segundo o especialista, a modelo esteve "perto da morte" e seus rins chegaram a paralisar.
"Ela esteve perto da morte. Quando a vi pela primeira vez, o quadro era gravíssimo. É uma modelo que se cuida, faz exercícios, mas contra ela havia uma doença gravíssima. Ela teve, por exemplo, os rins paralisados. Foi um dos casos mais difíceis da minha vida", declarou.

Os problemas de saúde da modelo e apresentadora de TV surgiram em julho, quando ela começou a se queixar publicamente de dores nos membros inferiores. No mesmo período, ela deu início ao procedimento para retirar o hidrogel das pernas.


Em 21 de novembro, ela passou por uma nova cirurgia de retirada de resquícios do líquido, em Porto Alegre. "O procedimento correu normalmente, e naquela mesma semana Andressa foi gravar uma matéria na cidade de Brasília", diz nota divulgada pela assessoria da modelo.

Andressa voltou a Porto Alegre no dia 28 porque estava sentido dores. Ela foi examinada pelo mesmo médico que fez a cirurgia uma semana antes. A assessoria de Urach informou que foi constatada uma inflamação e foi aberto um ponto para drenagem. Ao longo do final de semana, ela teve uma piora clínica decorrente de uma sepse e foi internada.


Andressa nasceu em Ijuí, cidade a 414 quilômetros de Porto Alegre, e foi vice-miss Bumbum. Conforme o GHC, a mãe dela, Marisete de Faveri, reside na Zona Norte da capital. Ela acompanha diariamente a recuperação da filha no hospital.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.