Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 19 de outubro de 2013

CUIDADO CENAS FORTÍSSIMAS: Jovem de Monte Pascoal é executado com tiro de espingarda calibre 12 na cabeça


Edmilson Viana “Di Menor”, teve a cabeça estourada por um tiro de espingarda calibre 12.

ITABELA - Foi encontrado na tarde deste sábado (19-10), o corpo de um adolescente identificado como Edmilson Viana dos Santos, ele tinha 17 anos e era conhecido por “Di Menor”. O corpo foi encontrado em uma plantação de eucalipto na zona rural do Distrito de Monte Pascoal, municio de Itabela.

O adolescente foi atingido na cabeça e segundo a polícia pode ter sido alvejado por uma espingarda calibre 12.
O corpo de Edmilson Viana foi encontrado em uma estrada a 02 km da BR-101 por trabalhadores rurais, em uma plantação de Eucalipto.

Segundo Carvalho, o policial militar que atendeu a ocorrência as evidencias indicam que o adolescente foi desovado ali naquele local. Ainda segundo o policial o adolescente morava em Monte Pascoal e tinha várias passagens pela delegacia por furtos e envolvimento com drogas
O local foi periciado pela Policia Civil de Itabela e logo após o corpo foi encaminhado para o instituto médico legal em Eunápolis.


(Por FOLHABAIANA)

Jucuruçu é beneficiado com o programa Saúde em Movimento em Teixeira de Freitas

No dia 16 de outubro 2013, saiu à primeira caravana de Jucuruçu, para a cidade de Teixeira de Freitas, e neste domingo (20). sairá mais uma caravana de Jucuruçu, para a cidade de Teixeira de Freitas, a saída está marcada para as 3 h da manhã, o pessoal vai passar por consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata. Tudo organizado pela a Secretária de saúde de Jucuruçu, Siderlandia Carmos Pereira, e a senhora Eliete.
“O Saúde em Movimento significa mais qualidade de vida para a população, que vai poder ver melhor, vai poder viver melhor”, Proporcionando às pessoas o direito de realizar tarefas simples como ler, escrever, costurar e identificar o ônibus correto entre outras diligências.
Este é o objetivo do Programa Saúde em Movimento. O secretário da Saúde do Estado (Sesab), Jorge Solla, visitou a estrutura montada próximo ao Parque de Exposições da cidade e acompanhou o início das atividades. A expectativa é que, até a próxima terça-feira (22), sejam realizadas 5 mil consultas e 1,5 mil cirurgias de catarata em moradores de 13 municípios da região.
os pacientes são recepcionados, fazem uma consulta prévia, passam pelo consultório oftalmológico e, se necessário, são agendados para a cirurgia. A meta é que sejam realizadas 250 cirurgias por dia.
Comentou o prefeito João Bosco. Ele agradeceu a vinda do secretário Solla e a sensibilidade do governo estadual para com a saúde local, que tem sido beneficiada com equipamentos e outros investimentos.
“Teixeira de Freitas é a única cidade na Bahia a receber o Saúde em Movimento pela segunda vez”, destacou o secretário estadual e garantiu que a meta, em parceria com o município, é atender melhor a população.

Criança que não dorme em horário fixo tem mais problemas de comportamento

Criança que não dorme em horário fixo tem mais problemas de comportamento
Um estudo realizado com mais de 10 mil crianças revelou que elas têm maior propensão a ter problemas de comportamento se não possuírem horário fixo para dormir. Pesquisadores britânicos da revista científica Pediatrics concluíram que a falta de horários regulares atrapalha o ciclo circadiano - sistema que ajuda o corpo a regular apetite, sono e humor. 

“Alterar constantemente a quantidade de horas dormidas por noite ou ir para a cama em horários diferentes a cada dia é como bagunçar o relógio biológico. 

Isso interfere na forma como o corpo será capaz trabalhar no dia seguinte”, afirmou Yvonne Kelly, coordenadora do estudo da University College London. O trabalho aponta que as crianças que não tinham horário fixo para dormir apresentaram, em comparação aos colegas que se deitavam todos os dias no mesmo horário, quadros mais acentuados de tristeza, hiperatividade e ansiedade. 

Além disso, envolveram-se mais em brigas com colegas. Os estudiosos reforçam, diante do resultado da pesquisa, que os pais devem insistir em criar uma rotina para os filhos, afim de melhorar seu desempenho em diversas áreas.

Dilma dá bronca em senador petista que pensava em apoiar ela e Campos

Dilma dá bronca em senador petista que pensava em apoiar ela e Campos
A presidente Dilma Rousseff (PT) deu uma bronca no senador petista e pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Lindbergh Farias, que analisava a possibilidade de abrir o palanque também para o presidenciável do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos. 

De acordo com o colunista da Veja, Lauro Jardim, a presidente avisou que nem em sonho o correligionário poderia abrir espaço em 2014 para que Campos fizesse campanha no Rio ao lado do grupo petista. Lindbergh teria mandado a resposta, garantindo de que vai se comportar e terá no palanque apenas Dilma.

Horário de verão modifica funcionamento de serviços na Bahia

Correios terão horário diferenciado | Foto: Reprodução
Correios terão horário diferenciado

Com o início do horário de verão às 0h do domingo (20), os moradores dos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país adiantarão seus relógios em uma hora, e como a Bahia ficou novamente de fora da mudança, os baianos devem ficar atentos às alterações nos horários de funcionamento dos serviços que possuem sede em âmbito nacional.

Os aeroportos levam em consideração o horário de Brasília para voos, portanto é bom estar atento a possíveis alterações no embarque e desembarque, no caso de quem comprou passagem antecipada. Na televisão, a programação nacional, gravadas no eixo Rio-São Paulo, será alterada. Novelas, jornais e os programas começarão uma hora antes.

O horário de postagem dos Correios é outro serviço que sofrerá mudanças. Quem precisa ou deseja enviar uma correspondência deve fazê-lo uma hora antes do horário habitual de fechamento dos serviços, que depende de acordo com o local de onde a postagem é realizada, como por exemplo na agência dos Correios do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, onde as corr
espondências podem ser enviadas até às 19h.

Já a sede soteropolitana, localizada na Pituba, realiza postagem até às 18h. A exceção fica por conta dos bancos, que na Bahia atuarão em horário normal de funcionamento durante o período. Com informações do Correio.

19 de outubro dia do Guarda Noturno



A figura do guarda-noturno é bastante comum em cidades do interior e alguns bairros dos grandes centros. A pé ou de bicicleta, ele faz a ronda nas ruas e vai tocando seu apito a cada passada para comunicar a sua presença. Trata-se de um profissional que trabalha durante à noite para assegurar o sono tranqüilo e o patrimônio dos cidadãos.

Homenagem a todos os vigilantes do município de Jucuruçu.

É chamado também de vigilante, pois permanece constante sem cochilar nem um instante é chamado também de segurança, pois guarda o posto com confiança tendo deus por esperança. É chamado também de guardinha talvez por sua farda que tem que estar sempre na linha. O guarda muitas vezes é desprezado e até ironizado, mas na hora do perigo, é sempre lembrado.

A função do guarda é dar uma sensação de segurança a todos os usuários que avança tratando com respeito e confiança. O objetivo de guarda é tirar um bom serviço todo dia é um compromisso de chegar no horário previsto. Eu sou um guarda noturno que passa a noite no escuro sem medo do obscuro e sempre atento a qualquer barulho.

O bom guarda fica atento sempre ligado a todo o tempo, pois não sabe o momento da chegada do mau elemento. O desejo do guarda é ver a aurora, pois a madrugada demora no raiar do dia, vem logo à alegria! Tá na hora de ir embora.

Deputado Jutahy Junior Diz que Dilma tenta satanizar categoria dos médicos

politica news
O deputado federal baiano Jutahy Jr. (PSDB) aproveitou a passagem do Dia do Médico, hoje, para, em discurso na Câmara, parabenizar e ao mesmo tempo se solidarizar com a categoria, ao lembrar que o governo Dilma Rousseff (PT) decidiu “satanizar os médicos, fazer com que todas as mazelas e os graves problemas por que passa a saúde pública do Brasil sejam de responsabilidade dos médicos”. 

Lembrando ter tido vários colegas que se tornaram médicos e tanto investiram na carreira por meio de pesquisas junto a organismos internacionais como a Organização Mundial de Saúde quanto se dedicam à atividade no interior, Jutahy lembrou que “não há nada mais injusto, não há nada mais fora da realidade, nada mais contraria aquilo que a população vê no médico em relação à realidade brasileira” do que tentar responsabilizar os médicos pelos graves problemas de saúde do país. 

“Bons médicos, bons profissionais, essa é a regra da atividade do exercício da profissão no nosso País. Basta imaginar, todos nós conhecemos, a realidade do interior do nosso Brasil, em especial do meu Estado da Bahia. Lá, ao longo da minha vida, conheci profissionais dedicados; nas regiões mais longínquas, onde não existia médico, a dedicação era integral para prestar serviço à comunidade. 

Esses profissionais se transformaram em líderes comunitários, exemplos de cidadãos, os quais, sabemos, prestaram serviço de qualidade, mesmo nas mais adversas condições e possibilidade de atendimento”, argumentou.

Rede sac. altera funcionamento em decorrência de feriados

Treze unidades de atendimento da Rede SAC - nove na capital e região metropolitana, e quatro no interior do estado - terão o expediente suspenso na nesta segunda-feira (21), data em que se comemora o Dia dos Comerciários. Estarão fechadas as unidades do Barra, Iguatemi, Shopping Paralela, Salvador Shopping, Periperi, Pau da Lima, Pernambués e Liberdade, em Salvador, Lauro de Freitas, na (RMS), e Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e o Ponto Cidadão de Coaraci, no interior.

As mesmas unidades, exceto o Ponto Cidadão de Coaraci, funcionarão normalmente na segunda-feira seguinte (28), feriado em comemoração ao Dia do Servidor Público. Nesta data, os demais 32 postos e Pontos Cidadão que compõem a rede na Bahia, além do SAC Servidor, estarão fechados.

No Dia de Finados (2 de novembro), toda a rede SAC na Bahia terá o atendimento suspenso. Nos três casos, o atendimento ao público será retomado no primeiro dia útil seguinte a cada data, nos horários habituais.

Mais informações sobre os locais e horários de atendimento da Rede SAC na capital e interior do estado são disponibilizadas pela Secretaria da Administração (Saeb) no site - acesse aqui - e pelos números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

OAB realiza cerimônia de entrega de carteiras para novos advogados

Na última quarta-feira, 16 de outubro de 2013, na sede da OAB em Itamaraju – BA, foi realizada a solenidade de entrega das carteiras de advogados e estagiários inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, oportunidade em que a entidade apresenta para a comunidade jurídica e sociedade geral os novos Advogados habilitados para exercer a função.

Dentre os novos Advogados apresentados, estava Ítalo Chaves Lacerda, cidadão de Jucuruçu – BA, filho do comerciante Ivan Oliveira Lacerda e da Vereadora de Jucuruçu Jane Lacerda, que se formou no dia 02 de Agosto do corrente ano, mas que já havia sido aprovado no exame da Ordem desde o 9° período de sua graduação, no IX exame unificado (FGV).

Ele que é pós-graduando em direito administrativo pela rede Anhanguera/LFG, aproveitou a oportunidade para anunciar a abertura de seu escritório na cidade de Jucuruçu – BA, onde sua família reside e faz parte da composição da câmara municipal de vereadores pela 4° legislatura seguida.

A notícia de um escritório de advocacia na cidade de Jucuruçu soou muito bem aos ouvidos dos ali presentes, e foi muito elogiada pelo presidente da subseção OAB de Itamaraju, Dr. João Ademir, que classificou o jovem Advogado como um desbravador do campo jurídico naquela região. “Trabalhar com o direito é a realização de um sonho, principalmente como Advogado. Para mim, a maior missão como Advogado é a busca pela justiça social, tentando ao máximo atingir o equilíbrio, buscando sempre a solução pacifica para os litígios”. Ítalo Lacerda – OAB/BA 40.422

Médica é indiciada por crime triplamente qualificado

Médica é indiciada por crime triplamente qualificado
O inquérito policial que indicia a médica Kátia Vargas Leal Pereira por duplo homicídio triplamente qualificados foi concluído pela Polícia Civil nesta sexta-feira (18) e enviado ao Ministério Público. Agora, o MP-BA terá cinco dias para decidir se aceita as acusações e apresenta a denúncia contra a oftalmologista. 

O promotor Davi Gallo já havia indicado a intenção de denunciar a suspeita, acusada de provocar a colisão que matou os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes, de 21 e 23 anos, em Ondina. Segundo o Correio, a delegada Jussara Souza, da 7ª Delegacia (Rio Vermelho), informou que o inquérito tem pouco menos de 100 páginas e ouviu ouviu testemunhas. 

O marido da médica não prestou depoimento – segundo a polícia, ele não foi convocado e não tinha obrigação de ir, embora pudesse ter se apresentado se tivesse interesse. A médica já está presa preventivamente no Conjunto Penal Feminino, na Mata Escura. 

Campos liga para Aécio na tentativa de evitar problema com tucanos

Campos liga para Aécio na tentativa de evitar problema com tucanos
O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ligou nesta sexta-feira (18) para o senador Aécio Neves (PSDB-MG), seu provável rival na disputa pela Presidência em 2014, para tentar jogar panos quentes na declaração do vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, que considerou o tucano como "principal adversário" da candidatura socialista. O próprio Campos relatou a Folha de São Paulo que fez o telefonema. "Disse a ele que temos que seguir dialogando. 

Temos que ter todo o cuidado para não fazer de um debate tão importante um debate de nomes”, afirmou o socialista. “Trabalhamos com os dados de hoje e os dados de hoje indicam que a presidente está no segundo turno. Se ela está no segundo turno, quem é o nosso adversário? Contra quem eu preciso disputar? Contra o Aécio. É ele que eu preciso afastar e impedir o crescimento. 

Então, é ele que se torna o meu principal adversário e tem todas as consequências possíveis em uma campanha”, disse Amaral em entrevista ao jornal Estado de São Paulo. “Não podemos resumir esse debate sobre o Brasil do futuro a uma disputa entre pessoas ou uma disputa entre partidos. Não vamos transformar esse debate num ringue. Não teremos nenhuma posição contra quem quer que seja”, explicou Eduardo Campos. 


CUIDADO CENAS MUITO FORTES: Trabalhador rural é encontrado morto no município de Jucuruçu

O corpo de JORGE PEREIRA DA SILVA, 45 anos de idade natural de Itanhém – Ba, filho de Tiago Pereira da Silva e Almerinda Rosa de Jesus, residente na Fazenda Amaralina, córrego do São Domingos, Jucuruçu – BA, encontrado morto em frente ao Bar de ALISSÃO, na noite de quinta feira, 17/10  sendo o mesmo removido ao hospital local.
E em seguida encaminhado para o IML Nina Rodrigues da cidade Itamaraju. O levantamento cadavérico foi realizado pelo escrivão de policia civil de Itamaraju Osnilton Pereira Costa, a vitima apresentando um corte no supercílio direito e marca de linchamento no peito e cotovelo direito. Segundo informações do senhor Rivaldo Pereira da Silva, irmão da vitima. O JORGE PEREIRA DA SILVA - teria ido levar sua esposa para ficar com o pai que estava doente em Dois de Abril.
E lá o JORGE PEREIRA DA SILVA, começou beber, e em seguida ele retornou para sua casa localizada no são domingos município de Jucuruçu. Mas antes de chegar à sua casa o mesmo foi para uma venda que fica próxima de sua casa, e ele continuou bebendo, oras depois um senhor por nome de Fabão o encontrou desmaiado.
O Fabão chamou um filho da vitima. Mas quando eles aproximaram o JORGE já estava morto, alguns moradores amigos da vitima suspeitam que  pode ter sido  a própria mula que o JORGE estava montado, poderia  ter o matado  de coice. Mas isso só a parecia técnica que dará o resultado.

Falso médico que atendia em Ibirapuã, Vereda, Itanhém e Prado é preso em Teixeira de Freitas

Um falso médico foi preso em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, solicitado à Justiça pela Delegacia Territorial (DT) de Teixeira de Freitas, na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro. Antônio Cleiton Braga Leite, 33 anos, foi denunciado pela Secretaria de Saúde do município de ibirapuã, depois de provocar um aborto numa mulher que procurou atendimento médico.

Segundo a polícia, Cleiton que é natural da cidade de Feijó no Acre, seria diplomado em medicina por uma faculdade da Bolívia e estava clinicando desde janeiro deste ano, utilizando o carimbo de um médico de Salvador.O falso médico é casado com uma médica baiana e residiam na cidade de Teixeira de Freitas onde foi preso.

Atualmente, Cleiton atendia no Centro de Saúde Isaura Chácara, em Ibirapuã, mas já havia passado anteriormente pelas cidades de Prado, Vereda e Itanhém. De acordo com o delegado Kleber Eduardo Gonçalves, carimbos, receituários em branco e assinados, um notebook, um HD externo, já encaminhados para a perícia, foram apreendidos na casa do falso médico.

A Polícia Civil apura denúncias de que Cleiton também teria atendido uma idosa, vítima de AVC, e a deixou com sequelas graves. Em Teixeira de Freitas, Cleiton utilizava uma identidade falsa em nome de Rodrigo Roffer Gomes Raposo. Indiciado por falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina, o suspeito ficará custodiado na carceragem da 8ª Coorpin, aguardando transferência para o presídio

Quadro homens acusados de praticarem assaltos morrem em confrontos com policiais

Segundo a polícia, policiais do Serviço de Investigação da 1ª Coordenadoria da Polícia Civil e policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) participaram da ação.

Quatro homens acusados de praticarem assaltos na cidade morreram em troca de tiros com policiais civis e militares, na tarde da quinta-feira (17), em um matagal às margens da BR 324, nas proximidades do Viaduto da BR 101. Os bandidos, ainda não identificados, estavam a bordo de dois veículos roubados, um Peugeot, cor vermelha, placa policial OLD – 8292, licenciado de Tucano e um Punto, cor branca, placa policial NZP- 3230, licenciado de Cruz das Almas.
Segundo a polícia, policiais do Serviço de Investigação da 1ª Coordenadoria da Polícia Civil e policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) estavam investigando a quadrilha pelos crimes de assalto, principalmente a roubos de veículos, tráfico de drogas e homicídios.

"Estávamos monitorando a quadrilha. Eles receberiam um dos veículos roubados na BR 324, interceptamos os dois veículos, eles reagiram atirando contra nossa equipe, entraram no matagal e continuaram a atirar contra nós. Imediatamente, solicitamos reforço de policiais da 1ª Delegacia e da Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas, além de duas guarnições do Pelotão Tático Móvel da Polícia Militar e de outra guarnição da 67ª CIPM", contou um dos policiais.
Durante o tiroteio, quatro bandidos foram baleados e socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiram e morreram quando recebiam os primeiros atendimentos. Outros dois criminosos conseguiram fugir pelo matagal.

Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha era chefiada por Rabicó e praticava assaltos contra estabelecimentos comerciais, a transeuntes, traficava drogas e praticava homicídios. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para necropsia e o auto de reconhecimento.

Professora é estuprada e morta a facadas ao voltar do trabalho

Professora voltava para casa do trabalho quando foi abordada por um homem. Ele levou a vítima para um local deserto e a estuprou, antes de esfaqueá-la. Uma professora de 31 anos foi atacada e assassinada em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 18h30 da quinta-feira (17), na avenida Paulo Soto. A vítima, Edileia de Jesus dos Santos, voltava para casa do trabalho quando foi abordada por um homens nas proximidades da escola Favo de Mel.

Edileia foi atacada e violentada sexualmente pelo homem, que também a esfaqueou quatro vezes no pescoço, tórax e braço. Segundo a 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Simões Filho), a professora foi levada para um local deserto no momento do crime. Ela estava lúcida quando foi socorrida por uma ambulância do Serviço Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Eduardo Alencar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na instituição.

O homem que estuprou e assassinou a professora está foragido e ainda não foi identificado, mas ainda conforme informações preliminares da polícia, ele seria alguém que a vítima conhecia. O corpo de Edileia continua na unidade médica, e deve ser transferido para o Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Salvador ainda nesta sexta-feira (18), antes de ser liberado para o sepultamento.

Em protesto contra o crime, moradores de Simões Filho fecharam a avenida Paulo Soto, via que dá acesso à rodovia BA-099, no início da manhã de hoje. Eles queimam pneus e seguram cartazes que demonstram indignação com o assassinato da professora.

Ainda conforme a PM, a manifestação é pacífica e está sendo acompanhada pela polícia e pelo Corpo de Bombeiros da região. O crime será investigado pela 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho), mas até o momento o autor do crime ainda não foi localizado pela polícia. (Correio)

Jucuruçu: Dia do Médico

Os médicos são os profissionais que estudam as causas das enfermidades e pesquisam os meios para combatê-las, garantindo a nossa saúde. Entre a clínica geral e a pediatria, a medicina moderna possui mais de 50 especialidades; áreas onde os profissionais aprofundam seus estudos para conhecer o funcionamento de cada parte do nosso corpo. Os grandes médicos, são necessariamente, apaixonados pela profissão, cultivam o interesse no próximo e têm grande habilidade social; sem falar na disposição para estar constantemente estudando e se aperfeiçoando. 

A prefeita Uberlândia Pereira, e a Secretária de Saúde, Siderlândia Carmos Pereira, parabenizam todos os médicos, pelo o seu dia, em especial toda equipe que trabalha no município de Jucuruçu.

Que dia especial.. Deve ser por isto que sinto a luminosidade maior do sol, Com certeza é Deus abençoando tão amorosa e digna profissão. Suas incansáveis horas de dedicação, de carinho, De atenção, a cada um de seus pacientes, que trazem dentro do coração Seu nome escrito com letras douradas. Chega a ser difícil conseguir as palavras certas Para traduzir o agradecimento que você merece. Querido (a) doutor (a) que brilho interior emana de ti, sua competência, sabedoria o (a) torna um ser iluminado.

Estou feliz por ser hoje o seu dia, És como um (a) grande sábio (a) Possui a paciência necessária, Nunca desacreditando no potencial de cada um. Parabéns pelo seu dia, As suas vitórias e conquistas são contadas Pelo sorriso nos rostos daqueles que recuperam o prazer da vida, Através da sua habilidade, intuição, Deus te mostra benevolente com todos nós. Que o Senhor o (a) ilumine e continue sempre com esse exemplo de luta e coragem, dignos de serem seguidos. Com certeza é uma simples homenagem que faço a alguém tão especial merecedor (a) de todo nosso respeito. 

Que Deus celestial continue abençoando seus caminhos, obrigado (a) por tudo! Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas! Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Falar de seu ofício de médico não é fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. 
Sabemos que você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a você nossa saúde. Você não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens. Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem você, nossa vida não seria tão feliz. "Feliz dia do médico!”

Parabéns.

Facebook não proibirá compartilhamento aberto de adolescentes

Facebook não proibirá compartilhamento aberto de adolescentes
A rede social Facebook removeu uma restrição para usuários com idade abaixo de 18 anos, que antes limitava o acesso para postagens na rede social. Assim, adolescentes poderão alterar configurações e compartilhar informações com o público.

A mudança vem em um momento em que o Facebook enfrenta a concorrência de novas plataformas sociais, como o SnapChat e o WhatsApp, também populares entre os jovens. Até agora, as postagens no Facebook eram visíveis para amigos do usuário e amigos dos amigos.

Entretanto, a empresa informou que compartilhamentos de adolescentes na rede social ficarão ativos apenas para um pequeno grupo de pessoas. “Os adolescentes estão entre os usuários mais espertos da rede social, e quando se trata de engajamento cívico, ativismo, ou divulgar ideias sobre um novo filme, eles querem ser ouvidos”, declarou o Facebook, em um anúncio sobre as mudanças.

“Enquanto apenas uma pequena fração dos adolescentes usando Facebook escolhem postar publicamente, essa atualização dá agora a chance de eles escolherem compartilhar mais amplamente, como ocorre em outras redes sociais”, afirmou a rede social que tem 1,15 bilhão de usuários. Informações da Reuters.

Campanha estimula coleta seletiva e promove troca de lâmpadas queimadas



Materiais como papel, plástico, metal e vidro estão entre os itens recolhidos na campanha CAB + Verde, que integra o programa Recicle Já Bahia. A ação do Governo do Estado, por intermédio da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), está na segunda edição e acontece até esta sexta-feira (18), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados também podem ser doados, como celulares e computadores. Até mesmo o óleo de cozinha tem seu espaço. O resíduo que seria jogado fora pode ser levado até o local, dentro de garrafas PET, para um descarte adequado, como explica a coordenadora do Recicle Já Bahia, Vanuza Gazar.

“A campanha, que começou ano passado, dá oportunidade aos servidores e moradores em geral de promover a coleta seletiva, descartando principalmente itens mais difíceis de jogar fora como óleo de cozinha, lâmpadas e equipamentos eletrônicos. Inclusive, vamos destinar estes materiais para ajudar cooperativas de catadores”, enfatiza Gazar.

Segundo a servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Cicelina Rodrigues, além de preservar o meio ambiente, a iniciativa ajuda as pessoas que vivem da coleta seletiva. “Esta é uma ação social. Sempre participo e dou minha contribuição para ajudar a quem vive da coleta desse material”.

Aristides Maltez

Em parceria com a Coelba, os resíduos sólidos arrecadados serão convertidos em descontos nas contas de energia do Hospital Aristides Maltez, como informa a engenheira eletricista da Coelba, Daniela Freitas. “Vamos recolher o material, pesar e destinar um bônus para esta instituição parceira”.

No local, também estão sendo trocadas lâmpadas queimadas por novas - até três novas podem ser trocadas, com a apresentação da última conta original paga. O servidor público, Helcio Petrônio Santos, não perdeu tempo. “A troca é importante porque é um beneficio para nós, consumidores, e mais importante ainda para a natureza. Eu estava guardando algumas em casa porque não queria jogar o vidro na rua. Por isso, trouxe oito”.

Plantio de árvores 

Nesta sexta, o estande da campanha será montado no prédio da Plataforma IV, onde funcionam a Sucab e as secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O CAB+Verde também tem o apoio do ‘Programa Plante seu Futuro’, que realizará o plantio de espécies arbóreas em avenidas do CAB no mesmo dia.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Menos de 3 meses Jucuruçu perde mais um jovem de acidade automotivo

Vitima fatal- Ueliton Santos Dias, 27 anos de idade

Uma segunda pessoa que estava no caminhão de boi que tombou nesta quinta-feira (17), por volta de 12h20, na BR-290, a 8 km de Medeiros Neto, morreu no local do acidente, no trecho conhecido por “Curva de Queroba”. Ueliton Santos Dias, 27 anos, natural de Itanhém e morador no município de Jucuruçu, no primeiro momento não havia sido identificado.

Com a chegada do Corpo de Bombeiro de Teixeira de Freitas e de muitas horas de trabalho o motorista foi retirado das ferragens e o corpo da vítima fatal foi identificado. Incansáveis, cabo Valdir Fernandes e soldados Elson Rodrigues São Pedro e Victor Toshio em nenhum momento demonstraram cansaço, apesar da forte chuva.

Foi necessário o auxílio de uma retroescavadeira e um caminhão guincho para a retirada do motorista José Francisco Siqueira do Amorim, 48 anos, que só foi desprendido das ferragens no final da tarde. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Medeiros Neto pelo SAMU e deve ser levado para Teixeira de Freitas. Ele está consciente e atende a todos os reflexos.

O acidente provocou um congestionamento nos dois sentidos da BA-290. A Polícia Rodoviária Estadual, juntamente com policiais da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Companhia Independente Mata Atlântica, isolaram o local e controlaram o trânsito para evitar acidentes secundários.

O caminhão placa JMN-9444/Vitória da Conquista, cor branca, que transportava bois do município de Jucuruçu (e não de Itanhém, como publicamos na matéria anterior) pertence ao fazendeiro Cícero Amorim.

O veículo transportava cerca de 20 animais. Quase a metade deles morreram no local, os demais ficaram com lesão decorrente do acidente. “Se não fosse meu filho seria eu quem morreria porque um de nós viria na viagem”, disse o pai José Dias do Vale.

O corpo de Ueliton Santos Dias, 27 anos, natural de Itanhém e morador no município de Jucuruçu, será trazido para a cidade de Jucuruçu, onde será sepultado. Até o fechamento desta matéria,  familiares da vitima  não nos informou o horário do sepultamento.

Acidente automobilístico deixa uma vítima fatal e um ferido na BA-290 entre Itanhém Medeiros Neto

O acidente aconteceu na rodovia que liga Itanhém a Medeiros Neto, mais ou menos a 8 km antes de Medeiros Neto.
O acidente envolveu um caminhão Volkswagen 23-220, placa policial JMN-9444, licenciada em Vitória da Conquista (ES), de cor branca, que transportava gado.

Segundo informações não oficiais, o caminhoneiro estava indo no sentido Itanhém a Medeiros Neto, quando avistou um ciclista.

Na tentativa de desviar, o caminhão capotou, carregado de gado, com cerca de 18 animas. O passageiro morreu na hora e o motorista foi levado pelo SAMU para o Hospital Municipal em Teixeira de Freitas, com ferimentos graves.


O Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas esteve no local para retirar o motorista das ferragens.

A Polícia Rodoviária Estadual, por sua vez, esteve no local para tentar organizar o trânsito, que ficou bloqueado por algumas horas.

Por Itanhemfest

Caminhão de boi tomba na curva de Queroba e motorista fica preso nas ferragens

O caminhão placa JMN-9444/Vitória da Conquista, cor branca, que transportava bois do município de Itanhém, tombou na BR-290, a 8 km de Medeiros Neto, no local conhecido por “Curva de Queroba”, por volta de 12h20 desta quinta-feira (17).
O veículo transportava cerca de 20 animais. Quase a metade deles morreram no local, os demais ficaram com lesão decorrente do acidente. O motorista, José Francisco Siqueira do Amorim, 48 anos, ficou preso nas ferragens, queixando-se de muitas dores.
Uma equipe do SAMU formada por Douglas da Silva Oliveira e Cleidiane Oliveira Silva chegou imediatamente ao local e ministrou medicamentos para manter o motorista vivo.
O SAMU contou com o apoio de Marcelo Silva Santos, motorista da ambulância de Medeiros Neto, e do eletricista Uilson Salomão de Oliveira, que se deslocava da cidade de Itanhém.

Policiais do Pelotão Especial Operacional Tático e da Companhia Independente Mata Atlântica isolaram o local e controlaram o trânsito para evitar acidentes secundários.
Os pastores Clésio Pereira e Fabiano de Jesus, que passavam pelo local, fizeram orações para o motorista. O corpo de bombeiros de Teixeira de Freitas foi acionado e chegou no local para retirar o motorista das ferragens.

Mendicante vive em situação extrema nas ruas de Teixeira de Freitas

Mendicante vive em situação extrema nas ruas de Teixeira de Freitas (1)

Nossa equipe de reportagem flagrou por volta das 9 horas da manhã de quarta-feira, 16 de outubro, um homem caído em frente ao shopping Teixeira Mall, no centro da cidade. Trata-se do Sr. José Carlos Gomes dos Santos, morador de rua, oriundo da cidade de Ibicuí.

A equipe se aproximou do local, na tentativa de prestar socorro, e ficou comovida com a situação daquele homem.

Transeuntes passavam a sua volta, desviando caminho e quase o atropelando ali no chão, caído, inerte. Todos sem nenhum esboço de ajudá-lo, ou, ainda que fosse, solicitar qualquer outro tipo de auxilio.Entramos em contato em contato com a Samu, solicitando socorro ao homem.

Ele segurava nas mãos uma carta onde continha informações sobre sua condição. Sr. José Carlos ficou deficiente devido a um acidente de veículo que lhe tirou o movimento das pernas, faz uso de sonda permanente, tem problemas de epilepsia, no estômago, ainda não bastasse essa condição de saúde fragilizada, é morador de rua.Mendicante vive em situação extrema nas ruas de Teixeira de Freitas 
Mendicante vive em situação extrema nas ruas de Teixeira de Freitas (3)
Quando o Samu chegou, foi passada às mãos do socorrista a carta, com o timbre da prefeitura de Porto Seguro, onde continha tais informações. Falei que aquele homem não tinha condições de estar naquela situação de abandono e o que poderia ser feito. Gentilmente, o rapaz informou que o serviço de assistência social do hospital municipal, para onde ele seria levado, entraria em contato com a Secretaria responsável e que providenciariam ajuda para ele. Com a certeza do dever de cidadã cumprido, fui embora, acreditando que finalmente Sr. José seria amparado.Mendicante vive em situação extrema nas ruas de Teixeira de Freitas 

Para a minha surpresa, ao passar em frente ao Banco Itaú, por volta das 14 horas do mesmo dia, deparo-me com Sr. José ali, deitado no chão, pedindo esmolas. Quando lhe indaguei sobre o que aconteceu desde sua ida para o Hospital Regional, ele informou que apenas trocaram a sonda e o mandaram embora. Indaguei ainda se ele falou com algum assistente social, e, em lágrimas, disse: “Eu sou igual bicho, ninguém me vê, me mandaram embora de lá e um rapaz me deu carona até aqui”.
Mendicante vive em situação extrema nas ruas de Teixeira de Freitas (2)
Já que a prefeitura investe milhões em publicidade, que ela sirva para mostrar a situação de Sr. José e tantos outros Josés, Marias, esquecidos pelas ruas de nossa cidade.

Onde está a secretária de Assistência Social desta cidade? Este senhor já está há mais de cinco meses nas ruas, dormindo em construções abandonadas, com frio, com fome e doente. Estaria Sr. José certo ao dizer que ninguém lhe enxerga?  Que ninguém lhe vê?

Se alguém conhecer algum familiar de Sr. José, entre em contato com a redação deste site e nos ajude a conceder pelo menos uma condição digna de vida para este cidadão.

Por: Viviane Moreira/Repórter Coragem

Lideranças políticas do Sul e extremo Sul da Bahia querem Otto Alencar candidato a governador

Mais de mil pessoas entre políticos e lideranças do Sul e Extremo Sul do Estado marcaram presença no I Encontro Municipal do Partido Social Democrático (PSD) realizado nesta quinta (10), em Teixeira de Freitas, a 826 quilômetros de Salvador. Os destaques ficaram por conta dos discursos que foram todos exaltando a candidatura do  vice-governador e presidente estadual, Dr. Otto Alencar, para governador do estado da Bahia nas próximas eleições.

O presidente do PSD não quis tocar no assunto sobre candidatura, destacou a importância do fortalecimento do grupo político que se preocupa com o Sul e Estremo Sul da Bahia. “Nosso partido significa trabalho e todos são sérios, comprometidos e querendo o melhor para o estado”, afirma Otto. Ele também lembrou que o país só vai mudar quando ocorrer as reformas política, tributária, fiscal e penal que são as principais bandeiras de luta do PSD.

O deputado Timóteo Brito, emocionado agradeceu a presença de todos e lembrou-se da sua luta incansável pelo desenvolvimento da região e da importância de ter  Otto como governador. “Estamos buscando com o apoio do melhor gestor que a Bahia possui que é nosso grande amigo Dr. Otto, a construção de um anel viário para retirar o fluxo da BR 101 de dentro de Teixeira de Freitas, a iluminação de toda a via dentro da cidade, para que os turistas e moradores possam também conhecer e apreciar a entrada da cidade à noite”, afirma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Timóteo também lembrou que o sonho da volta do funcionamento do aeroporto está perto, ele garantiu junto com o vice-governador que até dezembro o equipamento estará pronto para ser utilizado, ajudando no crescimento econômico e cultural do município.

Já o ex-prefeito, Robério, que estava acompanhado de sua esposa, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, falou da luta e do amor do deputado Timóteo, pela região. “Timóteo significa trabalho para o povo do sul e extremo sul”.

Prefeitos, vereadores e lideranças políticas de Alcobaça, Medeiros Neto, Caravelas, Porto Seguro, Maiquinique, Itamaraju, Arataca e Itarantim e os deputados Ronaldo Carletto e Edson Pimenta também fizeram parte da festa.

Fonte: portal do extremo  sul

'Não vacino meus filhos. Mas preciso mentir para não ser processada'

No Dia Nacional da Vacinação, pais que descumprem a legislação porque acreditam que os filhos precisam criar a própria imunidade; decisão gera polêmica entre médicos. Ana não vacinou e nem pretende vacinar seus filhos. David e Beatriz, de quatro e oito anos, só tomaram a BCG ainda na maternidade. “Não teve jeito, infelizmente eles nasceram no hospital e aí não tem como fugir”, diz. 

Ela e o marido são contra a vacina por acreditarem que os filhos devem desenvolver condições suficientes para combater as doenças sozinhos e que a imunização vinda da seringa tolheria esta capacidade. Por enquanto, além de gripes e resfriados, os meninos tiveram apenas catapora e, de acordo com a mãe, são supersaudáveis.

Conheça a nova home do Último Segundo

“A vacina impossibilita que o sujeito desenvolva condições suficientes para combater o vírus. A médica dos meus filhos segue a linha antroposófica e eu acredito que isto vai lapidar o organismo deles e criar uma propriedade muito individual", explica. 

Apesar de histórias como a de Ana ainda serem exceção no País, tem aumentado o número de pais brasileiros que pensam como ela. Um crescimento que vai na esteira de uma compreensão mais alternativa da maternidade, que prega, entre outras coisas, o parto fora do hospital.
Ao não vacinar seus filhos, Ana está infringindo uma lei nacional. No Brasil, a não imunização pode fazer com que os pais respondam judicialmente por negligência. No início do mês, a Promotoria da Infância e Juventude de Jacareí (SP) obteve liminar que obriga os pais de duas crianças a levar seus filhos de 5 e 9 anos aos postos de vacinação.

Ana sabe disto, tanto que pediu para o nome ser alterado nesta reportagem. “Sempre tenho que mentir. Quando matriculei meus filhos na escola, menti que eles tinham todas as vacinas. Aliás, tenho um atestado da médica das crianças, em que ela também mente. Afinal, como médica, ela pode ter seu diploma cassado."

Para o pediatra Aroldo Prohman, do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o que Ana faz é negligência. "Ela expõe as crianças a doenças como meningite meningocócica, sarampo e coqueluche, males que podem levar a morte", argumenta. "Imunizado, o risco de contrair essas doenças é muito menor. Não tem comparação." 
Além disso, afirma o pediatra, a criança que não toma vacina põe em risco a vida de outras crianças e adultos.  Prohman explica que a criança não vacinada pode transmitir até mesmo doenças já erradicadas ou quase erradicadas no País. “Se a criança contrai sarampo em uma viagem ao exterior e, na volta, tem contato com alguém que não esteja imunizado ou que sofra de alguma doença que o deixe mais vulnerável, como câncer ou imunodeficiência, esta criança com sarampo vai transmitir a doença." 

Paulo Tavares, presidente da Associação Brasíleira de Medicina Antroposófica afirma que a indicação da associação é seguir a cartilha de vacinação do Ministério da Saúde e que médicos que descumprirem isso devem ser punidos. “A Medicina Antroposófica no Brasil é totalmente favorável à vacinação em massa instituída pelo Ministério da Saúde por ser o Brasil um País com população diversificada cultural e economicamente”, disse.

 “Seria uma temeridade não vacinarmos nossas crianças apenas por diletantismo filosófico do século passado", completa.

Ele explica que uma criança de classe média ou alta poderia até viver muito bem sem a vacinação por conta de seu próprio ambiente social, praticamente asséptico. Mas ela não ficará confinada 24 horas por dia. "Se a criança rica não vacinada passa a doença para o filho da empregada, por exemplo, coitado do menino pobre, que não terá condições de se tratar adequadamente."

Vacina dá dinheiro Rui Nogueira é médico da família e autor do livro ‘Atenção as vacinas’. Para ele, a questão da obrigatoriedade da vacinação extrapola os aspectos preventivos. “A gente sempre acredita no que os gestores dizem. Mas hoje é um comércio tão grande em relação às vacinas que você não acredita no que fazem com crianças para conseguir lucrar. Quem não quer vender um remédio que será usado em massa?”, disse.

Ele usa como exemplo as múltiplas doses de vacinas para doenças como sarampo, rubéola, varíola e poliomielite, erradicadas há mais de uma década no País. “Vejo a carteira de vacinação de crianças que receberam 15 doses contra a pólio e não tem caso da doença no País há mais de 20 anos. Há um excesso. É preciso criar uma comissão de alto nível e sem conflito de interesses para estudar este assunto”, disse.

“Vacina é uma coisa maravilhosa. Há doenças que já foram erradicadas, como é o caso da varíola, só por causa da vacina. Mas precisamos ficar desconfiados com algumas coisas. Nesse caso, os faturamentos são gigantescos”, completou. - iG

Pela quarta vez consecutiva ex-prefeito de Guaratinga tem contas reprovadas


Guaratinga-As contas da Prefeitura de Guaratinga, na gestão de Ademar Pinto Rosa, referentes ao exercício de 2012, foram objeto de opinativo pela rejeição, porque irregulares, na tarde desta quarta-feira (16/10), pelo Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios.
Em seu voto, o relator, Conselheiro Paolo Marconi, solicitou que fosse formulada representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, com aplicação de multa máxima de R$ 38.065,00 e outra de R$ 30.600,00, equivalente a 30% de seus vencimentos anuais, pelo descumprimento do limite de pessoal, mas ainda cabe recurso da decisão.
Ainda foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 9.788,45 referentes a pagamento (R$ 3.840,00) de subsídio a maior a secretário municipal, despesas com publicidade sem que constem dos autos elementos que comprovem a efetiva publicação e seu conteúdo (R$ 5.800,00) e de pagamento de juros e multas por atraso no adimplemento de obrigações junto a Coelba, Embasa e Telemar (R$ 148,45) .
As contas foram rejeitadas, especialmente, em função do descumprimento do artigo 42, da Lei de Responsabilidade Fiscal, não havendo disponibilidade de caixa suficiente para quitar as Despesas de Exercícios Anteriores – DEA em 2013, de R$ 180.274,56 e pela abertura de crédito adicional especial sem comprovação de autorização legislativa, em descumprimento ao disposto no art. 167, V, da Constituição Federal.
Também foi constatada a reincidência no descumprimento do limite da despesa de pessoal estabelecido no art. 20, inciso III, alínea 'b', da Lei Complementar nº 101/00 – LRF, tendo gasto o equivalente a 73,72% da receita corrente líquida, quando o máximo estabelecido é 54%, além da contratação de pessoal sem concurso público, ferindo o art. 37, inciso II da Constituição Federal.
De acordo com o Balanço Orçamentário, a arrecadação foi de R$ 31.073.100,91 e a despesa executada importou em R$ 33.749.572,41, resultando no déficit de R$ 2.676.471,50.

Por: TCM

Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção do mundo para as mais de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas que vivem hoje em extrema pobreza. Um chamado para que os governos de todos os países criem políticas e programas urgentes para atender às populações menos favorecidas. Olhando para o Brasil, vemos que nosso país é um dos maiores do mundo e a oitava economia mundial. 

No entanto, essa riqueza aparente vive em total contraste com um lado sombrio: o Brasil é o país com maior desigualdade do mundo. Dados oficiais mostram que em nosso país mais de 32 milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, o que significa mais que toda a população do Canadá. É sempre bom lembrarmos que 29 % de nossa população vive com menos de um dólar por dia.

Este ano marca o fim da primeira Década Mundial para a Eliminação da Pobreza proclamada na 96º Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas. Ela marca também a realização do primeiro programa intersetorial lançado pela UNESCO visando a contribuir com o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio número um: dar fim à miséria e reduzir a pobreza pela metade em 2015.

No momento de um primeiro balanço, a constatação é dura: apesar do desenvolvimento espetacular das ciências e das tecnologias, homens, mulheres e crianças continuam a morrer de miséria. A sucessão de números continua a mesma: 800 milhões de pessoas passam fome e 36 milhões de indivíduos morrem a cada ano de suas conseqüências; a água insalubre continua matando 5 milhões de pessoas por ano; 80% de mortes por malária se produzem na África e no sul do Sahara, matando 1 milhão de pessoas por ano.

A situação pede por mais investimento e ação. Foi assim que a comunidade internacional reiterou seu compromisso em fazer do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio uma prioridade internacional por ocasião do encontro mundial realizado em Nova York, em setembro de 2005. O tema do Dia Internacional para a Eliminação da Pobreza pela Assembléia Geral das Nações Unidas para este ano, comemorado no dia 17 último, foi “Acabar com a pobreza juntos” e soa justo, requerendo de nossa parte ainda mais solidariedade.

Por meio de sua iniciativa específica para a “eliminação da pobreza, especialmente da extrema pobreza” lançada há cinco anos, a Unesco implementou 31 projetos em mais de 40 países, referentes especialmente ao analfabetismo de adolescentes, às crianças de rua e os migrantes sujeitos à pauperização. As melhores práticas foram identificadas, permitindo assim apoiar os governos em suas políticas de luta contra a pobreza.

Além disso, por meio de pesquisa, do reforço de capacidades, da ação normativa e do apoio das estratégias nacionais, a Unesco coloca à disposição todos os seus domínios de competência para atingir este objetivo: promoção da alfabetização e da educação de qualidade, junto aos menos assistidos, engajamento renovado na Década das Nações Unidas para a Educação a serviço do desenvolvimento sustentável, promoção de políticas científicas e culturais a serviço de um desenvolvimento sustentável, desenvolvimento de tecnologias da comunicação e da informação no âmbito de uma sociedade do conhecimento aberta e pluralista.

É para responder a esta exigência que a Unesco redobra esforços para se juntar hoje aos esforços da comunidade internacional visando a levar, alto e fortemente, a mensagem que "estar protegido da pobreza é um direito do homem e um imperativo moral". Este imperativo clama pela mobilização de todos por mais justiça e por mais cooperação, pelo compartilhar de competências e de conhecimento. Este imperativo é nosso, mais do que nunca.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.