Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 24 de outubro de 2015

Brasil tem 110 mortes por raio ao ano, relata Inpe


Raio cai em cidade

São Paulo -- As mortes por raios estão diminuindo no Brasil nos últimos 15 anos, graças à queda dos acidentes no Sudeste. Na Região Norte, porém, as descargas atmosféricas estão matando mais. As conclusões são de um novo estudo feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O novo estudo, que analisa as mortes por raios entre 2000 e 2014, faz parte do livro Brasil: que raio de história, lançado ontem em Brasília pelo Inpe.

De acordo com o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior, os resultados mostram que os padrões de mortes causadas por raios no País estão mudando. Entre 2000 e 2009, morriam em média 132 pessoas por ano. Entre 2000 e 2014, a média caiu para 110 mortes anuais.

"Lançamos um estudo em 2009 englobando dados sobre as mortes por raios ao longo de 10 anos. Agora consideramos 15 anos - uma série histórica maior que permite detectar tendências", disse Pinto Junior.

O estudo concluiu também que o Norte ultrapassou o Nordeste e se tornou a segunda região com mais mortes por raios, atrás do Sudeste. Foi observado, ainda, um aumento no porcentual de pessoas com menos de 24 anos entre os indivíduos mortos por raios. "Concluímos também que há uma tendência de aumento do porcentual de mortos por raios dentro de casa", disse o pesquisador.

Enem 2015: 364 candidatos foram eliminados no primeiro dia de prova



Em todo o Brasil, 34 foram eliminados após serem barrados no detector de metais, alguns deles portavam ponto eletrônico

No primeiro dia de provas do Enem 2015, 364 participantes foram eliminados em todo o Brasil. Deste montante, 34 deles foram flagrados no detector de metais, sendo que parte desses tentavam adentrar ao exame com ponto eletrônico. A Polícia Federal já abriu inquérito para investigar os casos e seguir com os desdobramentos possíveis

Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva neste sábado. Segundo Mercadante, a relização das provas deve ser considerada exitosa em todo o País, com poucas intercorrências, como a queda de energia em 19 locais de prova - que foi restabelecida - e cinco emergências médicas

O índice de abstenção, nesse primeiro dia, ficou em 25,31%, o que representa cerca de 1,8 milhão de inscritos. O Estado com o maior número de inscritos, São Paulo, registrou 26,76% de faltantes.

Dentre esses que faltaram, estão aqueles que chegaram atrasados neste sábado e encontraram os portões fechados. "Essas cenas são tristes, mas só deixarão de acontecer quando os participantes forem prudentes e chegarem no horário certo", afirmou Mercadante. "Avisamos os locais de prova 22 dias antes do exame e recomendamos a todos que fossem conhecer o local e chegassem ao exame no mínimo uma hora antes do fechamento."

Adolescente é encontrada morta no Ulisses Guimarães: Delegada investiga suicídio ou homicídio



Teixeira de Freitas: No fim da manhã deste sábado, 24 de outubro, a Central de Polícia Militar foi acionada por moradores do Bairro Ulisses Guimarães que informaram que uma mulher estava pendurada pelo pescoço no interior de uma residência localizada na Rua Suliname. Uma guarnição do 1° Pelotão se deslocou até o local onde realizou os primeiros procedimentos. Como não sabia o horário em que a mesma havia perdido os sentidos, o SAMU foi acionado e uma equipe composta por médico e socorristas rapidamente esteve no local onde realizaram diversas tentativas de reanimação, mas a vítima não mostrou nenhum sinal de reação às tentativas.


A mesma foi identificada como sendo Evilly Helena Ambrozio Batista, 16 anos de idade, que reside no referido endereço. Após confirmado o óbito por parte do SAMU, os militares isolaram a residência e comunicaram o caso a Polícia Civil. A delegada plantonista Dra Waldiza Fernandes esteve no local e solicitou o Departamento de Polícia Técnica. Os peritos Paulo Libório e Pedro Paulo foram até o local realizar os trabalhos periciais.


Segundo informações passadas a polícia na última sexta-feira, 23, a adolescente discutiu com sua mãe, mas a motivação ainda será investigada. A delegada colheu informações, ouviu familiares e com o termino dos trabalhos por parte do DPT autorizou remoção. Algo que chamou a atenção da Polícia foi uma série de indícios que confronta a tese de suicídio. Indícios como parte da alça de bolsa usada para o enforcamento que estava debaixo de um colchão, e outra foi um par de sandálias próximo a uma janela.


Outra informação passada a polícia foi que a adolescente tem um filho de apenas 08 meses, e que a criança estava próxima a ela no momento do suposto suicídio. Um inquérito policial será instaurado para investigar a morte. O corpo foi encaminhado ao IML onde será necropsiado que após os resultados será possível identificar a real causas da morte. Suicídio ou homicídio? Nossa equipe continuará acompanhando o caso./Liberdadenews

Condomínio Padre José é palco de mais um crime, desta vez jovem de 18 anos é executado com 7 tiros



No início da madrugada deste sábado, dia 24 de outubro, o Condomínio Padre José Koopmans, em Teixeira de Freitas, foi palco de um homicídio tentado, oportunidade que a moradora Tais Trindade Costa, de 20 anos, acabou alvejada com um disparo de arma de fogo, no peito, que teria sido disparado por seu próprio namorado, que segundo a polícia está foragido.


Já no final da tarde deste mesmo sábado (24) o jovem Hugo Pereira da Silva, de 18 anos, foi executado com sete disparos de arma de fogo, sendo três na cabeça, três nas costas e um no abdômen, na Rua E, Quadra H, também do Condomínio Padre José.

Ninguém soube informar à polícia como o atirador aproximou-se da vítima, se a pé ou de carro e disseram apenas que após os disparos saíram e viram a vítima caída em meio a muito sangue. Por solicitação da delegada Waldiza Fernandes, de plantão neste sábado, dia 24 de outubro, na sede da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, os peritos Paulo Libório e Pedro Paulo, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), deslocaram-se ao condomínio, onde procederam com a perícia de local.


Na sequência foi autorizada e remoção do corpo ao IML para exames de necropsia. Autoria e motivação do assassinado seguem desconhecidas e a delegada Waldiza Fernandes, que determinou a imediata instauração de um inquérito policial, garante que já começou ouvir testemunhas, para tentar esclarecer o crime./TN

Mulher é alvejada a tiros em Teixeira de Freitas: Namorado é o suspeito



Teixeira de Freitas: Por volta de 01h00 da madrugada deste sábado, 24 de outubro, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio no Residencial Padre José, em Teixeira de Freitas. Segundo informações da polícia, a vítima foi atingida com um tiro no peito e foi socorrida por populares e seu estado de saúde é considerado muito grave.

A vítima foi identificada como sendo Tais Trindade Costa, 20 anos de idade, moradora do mesmo bairro onde aconteceu o atentado. Ainda segundo informações, quem Atirou na vítima foi o próprio namorado. A Polícia Militar fez ronda no local, mas, até o fechamento desta matéria não havia localizado o suspeito.

O caso foi registrado na delegacia e as investigações estão a cargo da delegada de plantão, Waldiza Fernandes, que esteve no hospital com sua equipe, já dando início as oitivas e investigações, buscando levantar informações junto com os policiais militares, sobre o ocorrido. Um inquérito policial foi instaurado./Liberdadenews

AÇÃO POLICIAL RESULTA EM DOIS PRESOS E MAIS DE OITO QUILOS DE DROGAS APREENDIDAS EM SANTA CRUZ CABRÁLIA



Oito quilos e meio de maconha e 150 gramas de cocaína foram apreendidos na tarde desta quarta-feira (21) em Santa Cruz Cabrália. A droga, segundo a Polícia Militar, foi apreendida em uma casa na Rua João Bispo de Alcântara, bairro Nova Cabrália. Foram presos no local, Humberto Amaral, de 61 anos e Elenildo Costa Alves, 38. 

Eles foram autuados em flagrante por tráfico e ficaram custodiados na delegacia local, ainda de acordo com a PM./Radar64

Conquista: Entregador de gás é morto a tiros no Bairro Alto da Conquista


Foto: Arquivo Pessoal



O entregador de gás conhecido como “Boliva” foi morto a tiros por volta das 15h desta quinta-feira, 22, no bairro Alto da Conquista, em Vitória da Conquista.

A vítima saía da sua casa, na Rua G, para trabalhar, quando foi alvejado com vários tiros. Sem chances de defesa ele caiu e ficou parcialmente debaixo da motocicleta utilizada para entrega de gás. O Samu 192 foi acionado e confirmou que “Bolivar” já não apresentava sinais vitais.

Entregador de gás é morto a tiros em Vitória da Conquista

A morte gerou revolta e indignação do pai e familiares da vítima, pois ele deixou de praticar ilícitos e buscava no trabalho uma vida digna. Entretanto, o tráfico, como sempre impiedoso, não o permitiu seguir em frente. Fonte: Blitz Conquista./blogdorodrigoferraz

[Itamaraju] Adolescente é encontrado morto ás margens de rio

Itamaraju - in - ,morte - 2015.10.23.1


Um adolescente foi encontrado morto no final da tarde desta sexta-feira (23), no bairro Marotinho, em Itamaraju. Segundo informações da Polícia, moradores da região  encontraram o corpo do adolescente caído às margens do rio e acionaram a polícia. O corpo apresentava perfurações e a polícia não descarta a hipótese de execução.

A bicicleta da vítima também foi localizada alguns metros do seu corpo. Três homicídios foram registrados nos últimos dias, seguida de várias tentativas de homicídios. Seguindo os protocolos os investigadores da Polícia Civil Jackson Rosa e Osnilton Pereira estiveram na localidade realizando o levantamento cadavérico. 

O corpo ainda sem identificação foi encaminhado para o IML local para a realização de exames de necropsia.  A Polícia fez buscas pela área, mas até o momento nenhum suspeito de envolvimento com o crime foi preso. O caso segue sendo investigado./IN

Lava Jato reduz contratação de Lula para palestras, diz Folha



Lava Jato reduz contratação de Lula para palestras, diz Folha


As consequências da Operação Lava Jato já repercutiram nos negócios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo reportagem da Folha, os efeitos da operação causaram diminuição nas palestras remuneradas de Lula. No intervalo de 15 meses, de março de 2014, quando a investigação foi deflagrada, a junho de 2015, o ex-presidente foi contratado para seis palestras, média de um evento pago a cada 75 dias. 

Ainda segundo o jornal, o caso é diferente quando se toma como referência o período anterior a 20 de março do ano passado, quando o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa foi preso pela Polícia Federal, dias após da deflagração da Lava Jato. De 2011 até aquela data, Lula proferiu 64 palestras pagas, média de uma a cada 18 dias. 

Os dados são de um dossiê entregue pelo Instituto Lula ao Ministério Público Federal no Distrito Federal, que investiga supostas irregularidades na relação de Lula com empreiteiras brasileiras e governos estrangeiros.  

Segundo a assessoria do Instituto Lula, o volume maior de palestras feitas pelo ex-presidente se deve ao fato de que ele se dedicou mais, em 2014, "às atividades políticas" por se tratar de um ano eleitoral e, em 2015, ao instituto e "a discutir o Plano Nacional de Educação". O instituto ainda disse que, diferente da Folha, o foco do ex-presidente "não é o lucro”, mas "trabalhar pelo Brasil, sempre dentro da lei".

Arte da Terra: Policial do PETO expõe suas belíssimas obras no Pátio Mix



Teixeira de Freitas: O Cabo Gleidstone Ribeiro, lotado na 87ª  CIPM e integrante do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), que além de respeitado e admirado policial, com um faro policial apuradíssimo, tem outra admirável qualidade, que é ser artista plástico. E todo o talento do artista Gleidstone poderá ser acompanhado na área interna do Shopping Pátio Mix. Gleidstone Dias Ribeiro é natural de Itapetinga/BA, e desde de 1995 reside em Teixeira de Freitas, onde além de Policial Militar, é graduado em Pedagogia e especialista em Trânsito.


Gleidstone, que é artista plástico autodidata, iniciou sua vida artística pelo torno de oleiro aos 14 anos de idade, em Floresta Azul, onde começou a modelar suas primeiras peças. Já em 1987 se mudou para Ilhéus/BA, cidade com grande riqueza cultural e artística, possibilitando um enorme amadurecimento artístico. Assim, Gleidstone, que tem na arte de esculpir sua paixão, não apenas hobby, começou a esculpir em terracota, pedra sabão e sucata. As peças em exposição no Pátio Mix são em terracota (palavra de origem italiana que significa terra cozida ou terra queimada) e o tema da exposição é a Mulher mãe.


No total estão expostas 12 peças, que além da habilidade do artista, demonstra sua admiração pela mulher mãe, e em especial a que proporciona a vida. As peças expostas possuem os seguintes nomes; Musa Mãe, em homenagem a sua esposa, Santa Mãe I e Santa Mãe II, Mulher Brasileira, Filho, Trabalho de Parto I e II, Mulher Jovem Gestante I e II, Mulher Grávida Sentada, Mulher Grávida de Pé e Ave Mãe, todas com um toque de admiração, banhadas de carinho, e abraçadas de talento. A exposição acontecerá na noite desta sexta-feira até as 22h00, no sábado das 10h00 as 22h00 e no Domingo das 10h00 às 22h00. A exposição contou com o apoio do Departamento Municipal de Cultura e da direção do Pátio Mix.


Todos que passarem pela exposição, além de acompanhar o talento de um defensor da sociedade, que junto com seus companheiros do PETO fazem um maravilhoso trabalho de combate e prevenção ao crime em Teixeira, poderão assinar o livro de visitas e ainda levar um cartão de contato do artista. Interessados nas peças ou outras informações sobre outros trabalhos do artista plástico poderão entrar em contato direto com o PM/Artista através do número (73) 99979-4532. Nossa equipe conversou com Gleidstone, que falou um pouco sobre seu trabalho e suas obras.


"Hoje me sinto realizado, pois, posso compartilhar com toda cidade e também com todo o extremo sul, minha paixão, que é esculpir. Muitos se surpreendem quando conhecem esse meu trabalho, por ser um policial operacional, e pertencer ao PETO, mas, digo que as melhores horas dos meus dias, é quando estou esculpindo, ali o stress do trabalho, os contratempos diários são esquecidos.


E a Arte da Terra é isso, mostrar o meu talento, e escolhi o tema Mãe, por ser a condutora do bem maior, que é proporcionar a vida, fica aqui a minha homenagem a todas essas rainhas, guerreiras mães". /Liberdadenews

Pelé chega aos 75 anos com saúde debilitada e longe de festa


Pelé ainda participa de diversos compromissos pelo Brasil e pelo mundo, como no lançamento do game 'Fifa 2016' em junho último, na Austrália
Pelé ainda participa de diversos compromissos pelo Brasil e pelo mundo, como no lançamento do game 'Fifa 2016' em junho último, na Austrália


 Pelé  comemora nesta sexta-feira 75 anos de vida abalado por uma saúde que foi se debilitando nos últimos anos e passará o dia na intimidade da família, longe das celebrações retumbantes com as quais muitos de seus admiradores gostariam de lembrar a data especial para o eterno ídolo.

O recorde de 1.281 gols em 1.363 partidas, um reconhecimento em todo o planeta; incontáveis títulos, prêmios e homenagens; filmes e canções inspiradas em sua trajetória e um talento único no campo de futebol resumem os três quartos de século de fama e glória do 'Rei'.


Foi durante a derrota da seleção brasileira para o Uruguai por 2 a 1 na final da Copa do Mundo de 1950, quando tinha apenas oito anos, que Pelé prometeu para si mesmo ser uma estrela. O ídolo conta que seu pai, também jogador de futebol, não pôde conter as lágrimas depois do Maracanazo, e o então menino disse a ele: "Não chore, papai. Vou ganhar uma Copa para o senhor".

Dito e feito. Em 1958, com apenas 17 anos, o eterno camisa 10 foi peça chave na final do Mundial da Suécia, que terminou com placar de 5 a 2 para o Brasil contra a anfitriã, com dois gols do adolescente Edson, que então se transformou para o mundo inteiro em Pelé.

O país coroava seu novo rei, que com finalizações precisas, movimentos que ao mesmo tempo eram bruscos e plasticamente bonitos e o tradicional soco no ar nas comemorações de gols mostrou ao mundo que o futebol também era coisa de pobres e negros.

Pela seleção, depois da glória em 1958, Pelé disputou a Copa de 1962, no Chile, e teve que celebrar a conquista do bi fora de campo devido a uma lesão. Após um desempenho para se esquecer em 1966, na Inglaterra, também por problemas físicos, ele voltou com tudo e conduziu uma equipe repleta de grandes nomes ao tri, no México.

Dedicou praticamente toda a carreira ao Santos, pelo qual jogou por 18 anos e marcou 1.091 gols. A saída aconteceu em 3 de outubro de 1974, antes de ir para o New York Cosmos, pelo qual atuou até a aposentadoria, em 1977, no primeiro grande passo para profissionalizar o 'soccer' na América do Norte.

Pelé conquistou muitos títulos em sua carreira, mas ter sido três vezes campeão em Copa do Mundo... só o Rei conseguiu!
Pelé conquistou muitos títulos em sua carreira, mas ter sido três vezes campeão em Copa do Mundo... só o Rei conseguiu!


Foi nessa época que Pelé precisou passar por uma cirurgia para a retirada de um rim como consequência de uma lesão sofrida jogando pelo Peixe. A notícia não se tornou pública até que o ex-jogador teve de ser internado algumas vezes entre 2014 e 2015 com uma infecção urinária.

Em uma das vezes em que teve alta após uma internação, o astro brincou: "Nunca tive medo de morrer. Sou um homem de três corações", declarou ele, fazendo referência à cidade mineira de Três Corações, onde nasceu em 23 de outubro de 1940 no seio de uma família humilde.

Seu inconfundível talento foi descoberto aos 11 anos pelo jogador Waldemar de Brito, quem em 1956 o levou ao modesto Bauru, do interior de São Paulo, e o apresentou como "o menino que será o melhor jogador de futebol do mundo".

Waldemar não estava errado. Décadas mais tarde, a Fifa coroou Pelé como o melhor atleta do século XX. O reconhecimento extrapolou as fronteiras do Brasil, e contam que em 1966, durante a guerra civil do então chamado Congo Belga, as forças rivais declararam uma trégua para que Pelé e o Santos pudessem jogar no país africano.

Pelé também 'jogou' bastante fora de campo: ele foi ministro do  Esporte (quando apresentou a Lei Pelé, acabando com o passe de atletas no futebol) e se envolveu na promoção de diversas competições como a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil
Pelé também 'jogou' bastante fora de campo: ele foi ministro do Esporte (quando apresentou a Lei Pelé, acabando com o passe de atletas no futebol) e se envolveu na promoção de diversas competições como a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil


Mais tarde, em 1969, várias cidades queriam ser sede do milésimo gol sem se importar se a "vítima" fosse a equipe para qual torciam, inclusive chegando a vaiar goleiros e defensores locais que evitavam o histórico tento.

Foi no mítico Maracanã, em um jogo contra o Vasco, quando Pelé atingiu a marca histórica e a dedicou a todas as crianças. Em cobrança de pênalti, ele superou o argentino Andrada, que, a contragosto, ficou marcado como "o goleiro que sofreu o milésimo gol do Rei".

Na mesma época, quando o Santos fazia um tour pela Colômbia, o árbitro local Guillermo Velásquez o expulsou, para decepção do público no estádio El Campín, que queria ver o ídolo mundial Foi então que nasceu uma nova lembrança em sua história: o juiz foi pressionado para se retirar, e Pelé voltou ao jogo.

Após pendurar as chuteiras, o 'Atleta do Século' foi embaixador das Nações Unidas e ministro do Esporte do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 1998. Testou a faceta de cantor, fez aparições no cinema e lucrou com a publicidade.

O ex-jogador se casou duas vezes e tem sete filhos reconhecidos, entre eles o ex-goleiro Edinho, que já teve problemas com a justiça. Outro filho, Joshua, e um neto, Octavio, tentam seguir no mundo do futebol os passos da lenda.

E é exatamente com a família, longe de homenagens e festas, com quem Pelé viajou para sua fazenda no interior de São Paulo para celebrar o aniversário na intimidade, segundo informações fornecidas por seu escritório de imprensa à Agência Efe.


Insanidade: homem mata cavalo batendo com barra de ferro



Um homem foi flagrado batendo violentamente em um cavalo com uma barra de ferro, na rua Uirapuru, Monte Castelo, Teixeira de Freitas. Ele foi identificado como Alziro de Brito, 56 anos, que tem um histórico de agressões contra animais. Quem fez a denúncia foi a professora Cristhiane Ferreguett, do Movimento Nossa Arca, que visa a proteção e amparo aos animais.


Segundo depoimento da professora, ela passava pela rua quando viu o homem agredindo com uma barra um cavalo.  Além da Polícia Militar, foi acionado o senhor Nelson de Jesus Soares, da Secretaria Municipal de Agricultura, que é responsável pela apreensão de animais que ficam em via pública. Ele confirmou os maus tratos ao cavalo e disse ainda que Alziro tem o costume de deixar animais na rua e espancá-los.  Alziro foi conduzido a delegacia, prestou esclarecimento ao delegado de plantão e foi liberado na mesma noite.


Na noite do crime

Na quinta-feira, pela manhã, o animal foi resgatado e recebeu cuidados veterinários. Apesar de todo empenho da Secretária de Agricultura, Lívia Alves S. Rodrigues, o cavalo faleceu hoje por volta do meio dia.


Cavalo recebendo cuidados na Secretaria de Agricultura

A presidente do Movimento Nossa Arca diz que “é o terceiro caso de maus tratos contra cavalos que a Ong registra nos últimos 2 meses, a sociedade não tolera mais estes crimes e que clama por uma mudança na legislação municipal”.


 Ela acredita que um credenciamento obrigatório, uma fiscalização rígida e um curso de qualificação para os carroceiros amenizaria os problemas, pois evitaria que os animais fossem submetidos a cargas excessivas e ao trabalho extenuante./sulbahianews.

Morador de rua furta em condomínio e aproveita para tirar um cochilo


Na noite desta quinta-feira, 23 de outubro, policiais militares de Alcobaça da 88º CIPM, foram  informados que uma residência, em um condomínio na Praia  do Farol, havia  sido invadida. Chegando ao local a PM encontrou Jadison Rodrigues Onório, 31 anos de idade, morador de rua, que pegou  no sono após o roubo e dormiu no local.


Segundo os militares, Jadison é acusado de ter arrombado a residência e levado uma TV 20”, um receptor de parabólica e dois controles remotos. Para a ação, Jadison contou com a ajuda de um comparsa que conseguiu fugir da Polícia.


Ainda foram apreendidos os controles remotos e uma bicicleta que seria usada por Jadison para cometer os furtos. Ele foi apresentado na 8º COORPIN de Teixeira de Freitas, para o delegado de plantão, Marco Antônio Neves, e responderá por furto qualificado./sulbahianews

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Furacão Patricia atinge costa mexicana


A Nasa captou imagens do furacão Patricia chegando ao México

O furacão Patricia, o mais forte já registrado no hemisfério ocidental, atingiu a costa do estado de Jalisco, no sudoeste do México, nesta sexta-feira (23/10), confirmaram as autoridades locais. Até as 19 horas, horário local na costa do Pacífico no México (22 horas em Brasília), não houve registros de mortes ou danos físicos e estruturais nas áreas afetadas pela tempestade.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos a tempestade ganhou força durante a noite e foi classificada na categoria 5, a mais devastadora na escala Saffir Simpson. O centro afirmou que a velocidade estimada dos ventos da tempestade girava em torno dos 270 quilômetros por hora, quando tocou solo mexicano perto de Cuixmala.

A localização é cerca de 85 quilômetros a oeste-noroeste da cidade portuária de Manzanillo. Anteriormente, ainda sobre o Oceano Pacífico, o furacão Patricia chegou a atingir a velocidade de 325 quilômetros por hora, segundo o centro.

"O furacão Patricia já está na costa mexicana. Não vão para fora", alertou o presidente do México, Enrique Peña Nieta, por meio de sua conta oficial no Twitter. "Se protejam e sigam as instruções da Proteção Civil. Estou tomando conta de vocês."

Os fortes ventos do furacão estão afetando principalmente os estados de Jalisco, Colima e Nayarit. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México disse que o furacão é "extremamente perigoso" e "favorecerá chuvas intensas e pontualmente torrenciais nos estados do sul e oeste do país".

Ainda durante a aproximação do Patricia, o governo do México decretou estado de emergência em 56 municípios na costa do Pacífico. Pescadores foram orientados a permanecer no porto, e foram desaconselhados o turismo e a prática de esportes aquáticos na região.

O governo fechou ainda os portos de carga de Manzanillo – o mais movimentado do país – e Puerto Vallarta. Nenhuma das plataformas de extração de petróleo da estatal Pemex está localizada na rota do furacão.

Devido à sua força, o furacão Patricia foi comparado, pela Organização Meteorológica Mundial da ONU, ao tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas em 2013 e deixou mais de 6,3 mil mortos.

Vendedor ambulante é suspeito de matar garçonete em Santa Cruz Cabrália, diz polícia



A polícia de Santa Cruz Cabrália procura um homem suspeito de ter matado a garçonete Jaine de Souza Nascimento, de 17 anos, na última segunda-feira (19). De acordo com as investigações, denúncias anônimas apontam que o autor do crime seria o vendedor ambulante Auto Gaudino e Lemos, idade desconhecida.

Na tarde de quinta-feira (23), os policiais encontraram na casa do suspeito, no bairro Sapolândia, facas com vestígios de sangue e parte da lona que teria sido usada para enrolar o corpo da jovem. Marcas de sangue também foram localizadas nas paredes da residência. O material foi recolhido e pode auxiliar a perícia na identificação da vítima.

De acordo com as investigações, o suspeito atraiu a jovem para a sua casa durante a madrugada e, após cometer o crime, levou o corpo em seu carro e o jogou em um terreno baldio.

A polícia apura se Auto teria agido sozinho ou com a ajuda de algum comparsa. A provável motivação do crime também é apurada. A polícia acredita que tenha sido uma vingança, já que a língua da garçonete foi cortada.

Entenda o caso

O corpo da adolescente Jaine de Souza Nascimento foi encontrado por volta das 10h da manhã de segunda-feira (19) no bairro Mirante, perto da ladeira da prefeitura de Santa Cruz Cabrália. O cadáver estava enrolado em plástico e lona, amarrado com corda e apresentava diversos cortes. Além disso, a vítima teve a língua cortada.

Quem tiver alguma informação que possa ajudar na localização do acusado deve entrar em contato com a polícia pelos telefones (73) 3282-1785 ou (73) 3282-2190. O denunciante não precisa se identificar./radar64

Missionário é encontrado morto dentro de casa: Polícia investiga a morte



Teixeira de Freitas: Na tarde desta quinta-feira, 22 de outubro, o proprietário de uma residência, que estava alugada há cerca de 30 dias, preocupado com o sumiço do inquilino, que não via há dois dias, resolveu abrir a residência e o encontrou deitado em sua cama, sem sinais vitais. A Central de Polícia Militar foi informada do caso e uma guarnição do 1° Pelotão foi até o local onde confirmou o fato, preservou o local e acionou a Polícia Civil.

A delegada plantonista, Rina Andrade e o policial civil Luís Henrique, “Lula”, se deslocaram até a Rua Botafogo, no Bairro Bela Vista, onde realizaram o levantamento cadavérico. A vítima foi identificada como sendo Elenilson Costa de Jesus, 33 anos de idade e, como relatado, morava no endereço há cerca de 30 dias. A delegada solicitou perícia e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local.


Os peritos Paulo Libório e Pablo Bomjardim realizaram os trabalhos periciais. A vítima não apresentava sinais de violência, e após finalizar os trabalhos, a delegada autorizou a remoção do corpo ao IML para exames de praxe. De acordo com informações passadas à polícia, a vítima era missionário e tinha um CD gravado. A Polícia investiga os mistérios dessa morte.


O proprietário da residência informou que Elenilson trabalhava durante o dia e sempre chegava tarde em casa, mas, não o viu nos últimos dias. O corpo foi encaminhado ao IML de Itamaraju, já que a geladeira do IML de Teixeira de Freitas está passando por manutenção. O corpo será necropsiado e posteriormente liberado aos familiares para velório e sepulto./Liberdadenews

Liminar proíbe cobrança de juros durante greve dos bancários

Categoria está em greve desde o dia 6 de outubro. Foto: teixeiranews.com.br.


Os bancos estão proibidos de cobrar juros, multa e outros encargos moratórios em faturas de boletos e cobranças que vencerem no período da greve, conforme a ordem liminar concedida pelo juízo da 3ª Vara de Relações de Consumo do Estado da Bahia à Ação Cível Pública, nesta quinta-feira, 22. A decisão também proíbe a inclusão dos nomes dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito em razão da dificuldade no pagamento de dívidas vencidas durante a greve. O descumprimento da decisão judicial resultará no pagamento de multa diária de R$ 50 mil.

A ação foi ajuizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) contra a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entidade que congrega e representa as instituições financeiras como os bancos Santander, Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Nordeste. O Procon exige ainda o funcionamento efetivo dos terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), por meio da disponibilização de cédulas, cheques e envelopes, como forma de assegurar as compensações bancárias, serviço essencial ao consumidor.

Greve

Os bancários entraram em greve no dia 6 de outubro. Entre as reivindicações, a categoria pede reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais aumento real de 5,6%), contra uma proposta dos bancos de 5,5%. Além de exigirem vale-refeição e vale-alimentação no valor de um salário mínimo (R$ 788), manutenção do emprego e melhores condições de trabalho, com o fim das metas que consideram abusivas./jornal A Tarde.

Eunápolis] Sindicalista de Guaratinga é morto com dois tiros na cabeça


Adelino-Antônio-Lima1

O Sindicalista Adelino Antônio Lima, de 39 anos,natural de Guaratinga, foi morto com dois tiros na cabeça, na noite desta quinta-feira (22), na cidade de Eunápolis. Adelino foi baleado quando saía de sua casa, na Rua Paralela, bairro Stela Reis.

Segundo populares, a vitima foi executada enquanto se dirigia em direção ao seu carro, que estava estacionado do lado de fora da residência. Informação dá conta que os tiros que mataram o sindicalista foram disparados por dois elementos abordo de uma moto preta.

Adelino recebeu os primeiros socorros por uma equipe do Samu e, levado para o hospital, mas não resistiu os ferimentos e morre minutos após dar entrada na emergência do Hospital Regional de Eunápolis. Os assassinos ainda não foram localizados pela polícia.

Um morador da localidade contou que os bandidos não perguntaram nada a vitima, foram logo atirando. Adelino Antônio Lima, ja foi diretor adjunto da FETRACOM-BA (Federação dos Trabalhadores na Industria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia).

O caso esta sendo investigado pela policia. Ainda não se sabe se o crime tem relação com a sua atividade profissional./IN

Marinha busca pescador de 24 anos que desapareceu no mar de Belmonte




Um tripulante de uma embarcação pesqueira está desaparecido no mar na altura da cidade de Belmonte, segundo a Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), da Marinha. O órgão iniciou as buscas por volta das 9h desta quinta-feira (22), quando o caso foi comunicado à Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro.

Marcio Sena de Souza, de 24 anos, estava no barco "Arthur Filho", que partiu de Porto Seguro no dia 19 de outubro e tinha previsão de volta nesta quinta-feira (22). Segundo a Capitania, foi informado que ele usa um colete salva-vidas e que teria caído no mar por volta das 4h desta quinta, quando navegava a cerca de 40 km da costa, perto da cidade de Belmonte.

A vistoria é realizada pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste, a partir de uma equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro e do Navio-Patrulha “Gravataí”. Foi instaurado um Inquérito Administrativo Sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), com prazo de 90 dias para conclusão.

Jovem tem reação alérgica à tintura de cabelo e fica cega




Dinya Rasool, de 18 anos, ficou temporariamente cega e com o rosto desfigurado por conta de uma reação alérgica à tintura de cabelo. De acordo com as informações do site DailyMail, esta é a segunda vez em que ela foi hospitalizada por causa da coloração.

"Sempre que meu rosto inchava, eu não conseguia enxergar. Eu me sentia o Frankenstein. Eu tomei um susto quando me olhei no espelho. Gritei chamando a minha mãe e ela ficou assustada com o meu rosto. Eu estava com muita dor no rosto, e a pressão na minha cabeça era enorme", conta ela à publicação.

O inchaço permaneceu no rosto de Dinya por três semanas, e ela ficou outros três anos sem usar a tintura, por medo da reação. Mas, em janeiro deste ano, ela decidiu tingir o cabelo novamente. Seu rosto ficou três vezes maior do que o normal.

"Eu me olhava no espelho e só conseguia chorar. Me sentia um monstro. Eu deveria dar ouvido à minha mãe e não ter pintado o cabelo de novo. Hoje tenho sorte de estar viva", disse./verdinhoitabuna

Identificado Corpo de Policial Assassinado




8445f5bc-dfe4-45d4-94b3-0c7b764a009a

O policial militar Neandro Santos de Oliveira, desaparecido desde a semana passada, foi queimado vivo por traficantes da favela Final Feliz, em Costa Barros, zona norte do Rio de Janeiro, segundo informações relatadas à polícia por um suspeito detido na terça-feira (20).  

De acordo com o Jornal Nacional, da “TV Globo”, o PM foi reconhecido por criminosos e levado para o alto da comunidade, onde ocorreu o assassinato.

O corpo da vítima foi encontrado carbonizado dentro de um carro. O resultado de exame da arcada dentária, divulgado ontem pela Polícia Civil, confirmou a identificação do cadáver./vermelhinhoba.

Relator do Orçamento de 2016 propõe corte de R$10 bi no Bolsa Família




BRASÍLIA (Reuters) - O relator do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), propôs o corte de 10 bilhões de reais dos 28 bilhões de reais previstos para o Bolsa Família no ano que vem para facilitar o cumprimento da meta fiscal do governo.

O deputado afirmou em reunião de lideranças parlamentares na Comissão Mista de Orçamento (CMO) que a redução seria suficiente para manter o principal programa social do governo, mas impediria o acesso de novos beneficiários.

O critério seria o mesmo usado para outros programas sociais, como Minha Casa Minha Vida, Ciência sem Fronteiras e Pronatec, que terão orçamento apenas para cumprir compromissos já estabelecidos, disse Barros aos colegas.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 deve ser votada na Comissão Mista de Orçamento do Congresso no dia 28, segundo a presidente da CMO, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES). O PSDB, principal partido da oposição, deve votar contra a redução do Bolsa Família, e lideranças de partidos da base não se manifestaram sobre o assunto durante a reunião de lideranças.

Em reunião com Marcelo Castro, Vilas-Boas pede mais recursos para saúde na Bahia


Em reunião com Marcelo Castro, Vilas-Boas pede mais recursos para saúde na Bahia

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, participou nesta quarta-feira (21), em Brasília, de sua primeira reunião com o novo ministro da Saúde, Marcelo Castro. Além do secretário, participaram do encontro também o representante do governo baiano no Distrito Federal (DF), Jonas Paulo, e o deputado Paulo Magalhães (PSD). 

Durante a audiência, Vilas-Boas destacou as dificuldades financeiras enfrentadas por estados e municípios no financiamento ao setor e pediu ao novo chefe da Saúde que a pasta corrija distorções nos repasses e assuma o pagamento de serviços já em funcionamento na Bahia e ainda não habilitados. 

O governo baiano quer do ministério R$ 318 milhões em recursos federais, dos quais 60% seriam destinados aos municípios, montante que, segundo a secretaria, contribuiria para dar um suspiro às finanças da pasta e abrirá condições para novos investimentos. 

O atual chefe da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) também afirmou que a Bahiafarma, laboratório farmacêutico estadual, “deveria ser o agente catalisador do processo de industrialização farmacêutica em nosso estado”. 

Ao responder aos pleitos do secretário, Castro afirmou que apoiará e “fortalecerá os projetos de desenvolvimento” da saúde no estado e também confirmou que virá ao estado, no final de novembro, para participar do lançamento da campanha contra a sífilis congênita na Bahia. 

Pesquisas definirão se aspirina pode evitar retorno de câncer



Pesquisas definirão se aspirina pode evitar retorno de câncer

O Reino Unido iniciou uma série de testes para verificar a hipótese de que a aspirina pode ser um medicamento eficaz para evitar o retorno do câncer. Caso haja confirmação da propriedade testada, o medicamento beneficiará diversos pacientes, principalmente por conta do fácil acesso. 

De acordo com o jornal O Globo, equipes de cientistas observarão cerca de 11 mil pacientes que foram vítimas de diferentes tipos de câncer. Ao todo, a ação envolverá 100 centros de saúde e pode durar até 12 anos. 

"Se identificarmos que a aspirina impede o câncer de retornar, isso poderia mudar tratamentos futuros, fornecendo uma alternativa barata e simples de impedir a recorrência da doença e ajudando mais pessoas a sobreviver", afirmou a pesquisadora Fiona Reddington, da Cancer Research UK. Durante os testes, serão divididos grupos que receberão dosagens distintas de aspirina diariamente.

Homens com barba fazem mais sexo, segundo pesquisa britânica


Homens com barba fazem mais sexo, segundo pesquisa britânica

Uma pesquisa realizada no Reino Unido revelou que 74% dos homens com barba estão namorando ou casados, ou seja, têm melhores chances em relacionamentos. 

Além disso, uma das conclusões dos cientistas é que os barbados fazem também mais sexo do que os homens sem barba. Isso se justifica, segundo o blog Ela, do jornal O Globo, com a fama de bem-sucedido dos chamados hipsters, que atrairia as mulheres. 

De acordo com pesquisadores, a maioria dos britânicos com barba tem 34 anos e ganha cerca de R$ 400 mil trabalhando nas áreas de tecnologia, finanças, serviço público e comércio.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Lei proíbe corte de luz e água na véspera do fim de semana e feriado no Espírito Santo


Lei proíbe corte de luz e água na véspera do fim de semana e feriado no ES

Foi aprovado na tarde desta última terça-feira (20) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Projeto de Lei 388/2015, que veda a interrupção, em véspera de fim de semana e feriado, no fornecimento de água e energia elétrica em caso de inadimplência do consumidor.

O PL, de autoria do deputado Euclério Sampaio, foi aprovado por unanimidade. “Água e energia são essenciais pra vida.

Cortar uma delas na sexta ou véspera de feriado não dá a chance para que a pessoa inadimplente efetue o pagamento e peça o religamento imediato”, afirma o deputado.

Segundo o documento, a eletricidade e a água também só poderão ser cortados em dias úteis e durante o horário comercial. Antes de começar a valer, o Projeto de Lei vai passar pela análise do governador Paulo Hartung, que pode vetá-lo ou sancioná-lo.


Acusado de assassinar dono de barco a facadas é preso e confessa que matou por causa de dois peixes

Já está preso na carceragem da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, após uma ação rápida da Polícia Militar de Alcobaça, o homicida Rodrigo Nascimento, de 41 anos, que no final a tarde desta quarta-feira, dia 21 de outubro, assassinou com golpes de faca do tipo peixeira, no Porto de Alcobaça, o dono de um barco pesqueiro, identificado como Vagner Mota, o “Vaguinho”, de 44 anos. 

Segundo o perito criminal Paulo Libório, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT) e responsável pela perícia de local, as facadas desferidas em “Vaguinnho” foram todas pelas costas, indicando que o assassino surpreendeu a vítima, a golpeando diversas vezes, sem chance de defesa. 

No corpo de Vagner Mota, o “Vaguinho”, de 44 anos, foi constatado 10 perfurações, sendo 08 nas costas e 02 no pescoço.  Segundo o delegado Marco Antônio Neves, responsável pela Polícia Civil no município de Alcobaça, no momento em que foi preso Rodrigo estava com a roupa suja de sangue e o mesmo já possui uma passagem na polícia do Espírito Santo por roubo. 

Ainda segundo o delegado Marco Antônio, o acusado confessou o crime e alegou que a confusão foi mesmo por causa de dois peixes que o comandante do barco não queria lhe entregar após a divisão de uma pescaria. /TN

Mulher dá à luz durante voo e deve pagar R$ 126 mil a empresa aérea




Após dar à luz em um voo, uma mulher chinesa terá que pagar 21 mil libras (cerca de R$ 126 mil) pelos gastos da companhia aérea. O valor deve cobrir o prejuízo para desviar o voo, que iria até Los Angeles, nos Estados Unidos, mas precisou pousar no Alasca. 

De acordo com o portal de notícias China.com.cn, a mulher estava com 36 semanas de gestação, mas não informou o fato à empresa. Além disso, ela ainda teria se recusado a dar à luz antes de confirmar que o avião estava em solo americano. 

O bebê ganhou cidadania americana e está sob cuidados de um amigo da família, nos Estados Unidos, por ser muito pequeno para voar. Já a mãe, identificada apenas como Jian, voltou para a China. Um médico presente no voo auxiliou a mãe, e um passageiro filmou o momento. "Nosso avião teve que fazer um pouso de emergência no Alasca porque uma mulher deu à luz uma menina enquanto estávamos no ar! Eu vi a coisa toda, incrível! Milagre do nascimento! 

Mulher dá à luz durante voo e deve pagar R$ 126 mil a empresa aérea

Ela estava sozinha, mas graças a Deus a tripulação entrou em cena e havia um médico a bordo", escreveu o passageiro. O piloto fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Ted Stevens Anchorage, onde a mãe e o bebê foram levados para o hospital. Ela deu à luz cerca de 30 minutos antes da aterrissagem.

Infratores reincidentes vão ficar mais tempo com habilitação suspensa



As penalidades de suspensão do direito de dirigir ganharam uma nova redação. Os condutores que cometerem infrações pela primeira vez terão a pena reduzida e os que insistirem em desobedecer as leis de trânsito passarão mais tempo com a habilitação suspensa. É o que diz a Resolução nº 557, do Conselho Nacional de Trânsito, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22).

Os infratores reincidentes vão precisar ter mais cautela. Se forem flagrados na Lei Seca, pela segunda vez ou mais, poderão ficar até 24 meses com a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. O prazo também aumenta para quem promover na via competição esportiva. A penalidade, que era de quatro a dez meses será de dez a meses de suspensão. 

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Maurício Bacelar, os 140 mil processos de suspensão do direito de dirigir instaurados pelo órgão neste mês serão julgados pela resolução anterior. “Os próximos processos que instaurarmos serão analisados sob a ótica da nova legislação. 

A lei está mais dura para aqueles que insistirem em cometer infrações de trânsito e o Detran vai fazer o seu papel, que é o de cumprir o que a lei determina. Medidas como esta desestimulam os condutores a descumprirem as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro”./ba.gov

Prefeitos apoiam volta da CPMF desde que tributo seja de 0,38% e dividido


Prefeitos apoiam volta da CPMF desde que tributo seja de 0,38% e dividido


Membros da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) manifestaram nesta quinta-feira (22) apoio a presidente Dilma Rousseff na volta da CPMF, desde que a taxa seja de 0,38%. Segundo a CNM, a taxa também deve ser compartilhada pela União, estados e municípios. 

Enviada ao Congresso Nacional em setembro pelo governo, a proposta prevê a volta do tributo com alíquota de 0,20%, com destinação dos recursos para cobrir o déficit da Previdência Social.

De acordo com a Agência Brasil, governadores e prefeitos apoiam o imposto desde que dos 0,38%, 0,20% seja da União e o restante do arrecadado seja partilhado entre estados e municípios. O 2º vice-presidente da CNM, Luiz Sorvos. 

Declarou que a ideia é que o dinheiro do tributo possa também ser usado para financiamento da saúde e educação e não apenas na previdência, como consta da proposta original.

Pescador mata barqueiro em Alcobaça



O barqueiro Wagner Mota, de 44 anos, conhecido por “Vaguinho”, foi assassinado a facadas na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, em Alcobaça, durante uma discussão com o pescador Rodrigo Nascimento por conta de dois peixes que Wagner tenha se negado a dar a Rodrigo.

Uma equipe de Polícia Técnica esteve no local e, de acordo com o perito Paulo Libório, o corpo da vítima apresentava 10 perfurações de um objeto que possa ser, provavelmente, uma faca. Sendo que oito facadas foram nas costas e duas no pescoço, o que leva a crer que a vítima não  esperava sofrer o ataque e não teve chances de defesa.

O delegado responsável pelo caso, Dr. Marco Antônio Neves, realizou, no mesmo dia, a prisão do autor do crime. No momento da prisão Rodrigo ainda estava com a roupa suja com o sangue da vítima.

Rodrigo já tem passagem por roubo no Espírito Santo e é conhecido na cidade de Alcobaça por conta das confusões que ele costuma causar. Ele foi preso em flagrante e se encontra detido a disposição da Justiça./sulbahianews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.