Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de dezembro de 2021

Padre grava vídeo e catadora reclama de lixo hospitalar sendo descartado em lixão


Um vídeo gravado por um padre em um lixão de Itamaraju teve grande circulação na internet e deu o que falar nas redes sociais na tarde desta quinta-feira 2. 

Nas imagens o padre Ronaldo Cardoso, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, expõe a realidade dos catadores de lixo da cidade que trabalham sem qualquer apoio ou equipamentos de proteção. 

Uma catadora de lixo, que não teve o nome divulgado, aproveitou a oportunidade para reclamar que até lixo hospitalar que envolve seringas, agulhas, luvas, bolsas de sangue, frascos de soro e até  partes de membros e fetos  são despejados no local. 

“Eu estou impactado com oque estou vendo aqui, não é um aterro sanitário, é um lixão onde se joga o lixo de toda cidade”, desabafou o padre em meio a homens, mulheres, cães, moscas e muitos urubus. 

A catadora de lixo fez um apelo para que o lixo hospitalar não seja mais despejado no local. “O que a gente mais queria é que tirassem o lixo do hospital daqui que vem junto e prejudica muito a gente”, disse ela. 

Sensibilizado, o padre reforçou o apelo para que seja implantada na cidade a coleta seletiva de lixo e que se dê um destino diferente ao lixo hospitalar. 

De acordo com a catadora, o lixo hospitalar é despejado no lixão junto com o lixo domiciliar pelos veículos da prefeitura. No entanto, de acordo com ela, a gestão municipal nega essa prática. “A gente sabe quem é que traz o lixo. “Ele [o prefeito] diz que não é  de lá [do hospital], mas é de lá sim”, assegura a mulher./sigaanoticia

Homem é morto a tiros após briga em bar na zona rural de Guaratinga


Guaratinga: Um homem foi assassinado a tiros, na noite de quinta-feira (02), no distrito de Monte Alegre, zona rural de Guaratinga. O crime aconteceu por volta das 21h20, depois de uma briga ocorrida em um bar. 

De acordo com a polícia, Eronildes Teixeira Costa, de 47 anos, estava bebendo em um bar, juntamente com os autores do crime, quando jogou um punhado de sal na boca de um deles. 

Houve discussão e Eronildes desferiu um soco no rosto de um dos homens, fugindo em seguida. A vítima foi perseguida até sua residência, onde acabou sendo atingida pelos disparos de arma de fogo. 

Os autores do homicídio não foram localizados pela polícia./Radar64

Distrito do Coqueiro está de "LUTO" morre o senhor Antônio Bartolomeu de Souza, 80 anos de idade

 

Faleceu no hospital Luiz Eduardo Magalhães em Porto Seguro, por volta das 10:h, e 30m, desta sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, o senhor Antônio Bartolomeu de Souza, 80 anos de idade, segundo informações, seu Antônio foi vitima de AVC. 

Seu Antônio deu entrada no hospital de Jucuruçu, domingo pela manhã e na madrugada de segunda, feira ele foi transferido para o hospital Luiz Eduardo Magalhães em Porto Seguro. 

O Jucurunet  presta solidariedade aos amigos e familiares do senhor Antônio Bartolomeu de Souza,  na hora da morte todos se unem na mesma dor, porque não existe sentimento mais pesaroso que perder alguém que se ama de coração. 

Por isso, quero enviar meus sinceros pêsames por essa lamentável tragédia que aconteceu. Em nome do povo coqueirense abraçamos fraternalmente a família enlutada, compartilhando, com nosso abraço a dor aguda desta partida. 

Ao mesmo tempo em que lamentamos a despedida, somos agradecidos a Deus por ter nos dado a oportunidade de conviver com alma tão iluminada. 

Que seu exemplo possa ser seguido pelos que aqui ficam e que o Pai Infinito o acolha em seus domínios e o saiba recompensar por seus muitos méritos. 

O corpo de seu Antônio será velado na casa do seu filho Zé Ilton na Praça da Matriz em Coqueiro, o sepultamento acontecerá neste sábado no seminário local, o horário não foi definido pela a família. Seu Antônio deixa 6 filhos.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Caminhão tipo pipa tomba próximo de Dois de Abril, e apesar do susto não teve vitima fatal motorista conseguiu pular

 

Caminhão tipo pipa do empresário do ramo de laticínio do senhor Catarino, de Batinga - o acidente aconteceu na manha desta sexta-feira, 3 de dezembro, próximo de Dois Abril, distrito de Palmópolis - MG. 


Vejam os detalhes do acidente nas Imagens redes sociais. 



Não sabemos quais os  motivos que levaram acontecer esse grave acidente, pois o caminhão desceu uma grande ribanceira, ficou completamente destruída como podemos ver a gabine se soltou por inteiro, mas felizmente não teve vitima fatal simplesmente danos materiais. 



Apesar da grande tragédia onde o motorista conseguiu pular, não teve nada grave, e o pessoal de Dois de Abril, prestou socorro para o condutor o levando para o posto de saúde de local. 


Posteriormente o mesmo foi transferido para o hospital de Palmópolis - MG, para uma avaliação melhor. Não sabemos se tinha mais gente com o motorista.

Departamento de Cultura de Vereda recebe artistas para validação cadastral e recolhimento de documentos visando a operacionalização dos recursos da lei Aldir Blanc

Os artistas veredenses foram convocados a comparecerem presencialmente na sede provisória do departamento de cultura, no colégio municipal Aurino da Silva Nonato, cito à avenida Antônio Carlos Magalhães, s/n – sala 04, centro – Vereda – BA, munidos de documentação exigida, com o objetivo a dar celeridade à contemplação dos mesmos com o auxílio emergencial de cultura, provenientes da lei federal 14.017/2020, denominada lei Aldir Blanc, instituída para atenuar o forte impacto ao setor cultural , mediante às medidas restritivas motivadas pela pandemia do novo coronavírus da covid-19. 

O departamento de Cultura de Vereda alerta que se faz necessário o comparecimento presencial, inclusive para os artistas que fizeram o cadastro municipal de cultura online, para efeito de checagem documental e assinaturas dos processos requerentes. 

O atendimento aos artistas segue a programação divulgada internamente em grupo de Whatsapp da categoria, até essa sexta feira, 03 de dezembro de 2021, às 13h. 

“Tem sido uma grata satisfação poder atuar na captação, bem como na operacionalização do recurso emergencial para o setor cultural veredense, objetivando sempre a valorização, promoção e difusão do ‘fazer artístico e cultural’ do nosso querido município”, festejou o professor Cláudio Adão, responsável pelo órgão gestor de cultura local. 

O diretor de cultura ressalta ainda o apoio incondicional da gestão ”um novo tempo, uma nova história”, na pessoa do sr. Prefeito Manrick Teixeira e toda sua equipe em todo o processo para a legitimação desse direito./Departamento de Cultura de Vereda/focodenoticias

Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

 

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais. A campanha deve promover: 

– iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha;

– promoção de palestras e atividades educativas;

– veiculação de campanhas de mídia;

– realização de eventos. 

Aids: 

Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. 

Transmissão: 

Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. 

Tratamento: 

Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça. 

Infecções Sexualmente Transmissíveis: 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. 

De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. 

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. 

O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. 

Principais IST: 

– Herpes genital;

– Cancro mole (cancroide);

– HPV;

– Doença Inflamatória Pélvica (DIP);

– Donovanose;

– Gonorreia e infecção por Clamídia;

– Linfogranuloma venéreo (LGV);

– Sífilis;

– Infecção pelo HTLV;

– Tricomoníase. 

Prevenção da Aids/HIV e das IST: 

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. 

A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros./bvsms

Moradores de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, dormem em fila para marcação de exames e consultas pelo SUS


Moradores de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, amanheceram na frente da Central de Regulação do município, nesta quinta-feira (2). Alguns chegaram a passar a noite no local e uma longa fila foi formada, para tentar agendar exames e consultas com médicos especialistas. 

Pacientes disseram que foram informados que os profissionais estariam disponíveis para agendamento, no entanto, não conseguem fazer a marcação nas unidades, nem na própria Regulação. 

Um homem identificado como Gildécio estava na fila em uma das unidades de saúde para agendar consulta. Porém, ao chegar no local no início da manhã desta quinta, viu que não havia mais vagas para o atendimento médico. 

“Ela [a atendente] falou para mim que abriram as vagas ontem. Mas ninguém marcou ontem. Desde o dia 23 estou com essa 'receita' e dizem que não tem vagas”, reclamou. 

Outra paciente também aguardava na fila para marcar consulta com um ortopedista e foi avisada que as vagas abertas na quarta-feira não estavam mais disponíveis. "Não tem mais vaga. Desde ontem disseram que iriam abrir vaga e não tem", lamentou. 

A prefeitura de Teixeira de Freitas optou por descentralizar a marcação de exames e os pacientes podem agendar tanto na própria Regulação, como nas unidades básicas de saúde. A reportagem procurou a Secretaria Municipal da Saúde, para ter informações sobre as reclamações dos usuários e as vagas na rede pública, e aguarda posicionamento./g1 Bahia.

ACM Neto lança pré-candidatura ao governo da Bahia em 2022

 

Presidente do DEM e secretário-geral do recém-criado União Brasil, ACM Neto lança nesta quinta-feira a sua pré-candidatura ao governo da Bahia em 2022. 

Ao que tudo indica, o ex-prefeito de Salvador vai enfrentar o senador Jacques Wagner (PT), sucessor do atual governador Rui Costa, na disputa do ano que vem. 

O evento na capital baiana deve reunir algumas dezenas de nomes do partido, entre eles o presidente nacional do União, Luciano Bivar, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o governador de Goiás Ronaldo Caiado. 

Neto, que evita falar sobre nomes para a disputa à Presidência, já declarou que a prioridade da nova sigla deve ser formar alianças estaduais nas eleições de 2022. O discurso ainda precisa ser combinado com Luciano Bivar, que vem defendendo que o União tenha candidato próprio no pleito. 

De qualquer maneira, a expectativa é que as definições saiam apenas em meados de março do ano que vem, entre a homologação do partido no TSE e a janela partidária./Veja

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Sinvaldo Paulo Moreira morre aos 82 anos, em Belo Horizonte vitima de câncer

 

Com muita tristeza anunciamos o falecimento do senhor Sinvaldo Paulo Moreira, 82 anos de idade, ele veio a óbito as 9:40 desta  quinta-feira, 2 de dezembro, Sinvaldo, morreu em BH - causa da morte câncer.

Os ​nossos mais sinceros pêsames​! 

Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, nos solidarizamos com quem fica e, em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e transformar a dor em saudade e serenidade. 

Neste momento de consternação pela irreparável perda, manifestamos nossos sentimentos de luto pelo falecimento deste homem de sólido caráter e indiscutível amor familiar. Rogamos a Deus pelo conforto a todos os familiares e amigos. 

 O jucuruçuense Sinvaldo será velado e sepultado na capital mineira de BH, horário do sepultamento não foi revelado. Sinvaldo deixa 4 filhos.

Menino acha árvore de Natal no lixão e fotos viralizam nas redes sociais

Gabriel é um menino de 12 anos de idade que estava catando lixo quando encontrou uma árvore de Natal; as imagens viralizaram na internet - João Paulo Guimarães - 08.nov.2021/AFP


Fotos de um garoto que encontrou uma árvore de Natal no meio de um lixão e a levou para casa viralizaram na internet nos últimos dias. O menino, que se chama Gabriel e tem 12 anos, estava acompanhando a mãe em um lixão na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão. 

As fotos são de autoria de João Paulo Guimarães. Segundo publicação dele no Twitter, Gabriel é catador e trabalhava no local quando encontrou a árvore de Natal jogada entre outros resíduos.
 

O fotógrafo também afirmou que, depois de divulgar as imagens no Instagram, pessoas se prontificaram a comprar uma árvore de Natal nova para o garoto, além de doar outros presentes. 

Atualmente, existe uma vaquinha com meta de R$ 80 mil para ajudar a família de Gabriel. Até a noite desta quarta-feira (1º), a campanha já havia arrecadado mais de R$ 16 mil. 

"[Ele] e a família moram numa casa de barro, sem estrutura alguma numa comunidade em Pinheiro. O sonho deles é conseguir construir uma casinha de alvenaria", afirma o texto da ação, que também pretende adquirir cestas básicas e roupas para o garoto. 

As imagens tiveram grande repercussão na internet. Muitos, ao compartilharem as cenas, afirmaram que a realidade de Gabriel é um retrato da miséria e da desigualdade vividas no Brasil, que pioraram durante a pandemia./ folha

BN/ Paraná: ACM Neto lidera corrida na Bahia com 54,8%; Wagner tem 23,1%

 

Fotos: Divulgação / ACM Neto | Elias Dantas / Ag Haack / Bahia Notícias 

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera com folga as intenções de voto para o governo da Bahia, mostram dados levantados pelo Intituto Paraná Pesquisas em parceria com o Bahia Notícias, divulgados nesta quinta-feira (2). 

O democrata, que lança candidatura ao governo baiano hoje, soma 54,8% das intenções de voto no estado. O senador Jaques Wagner, que já foi governador da Bahia por dois mandatos e é a aposta do PT para 2022, aparece em segundo lugar com 23,1%. 

Apontado como terceira via, o ministro da Cidadania João Roma soma 3,9%. O nome seguinte é o da ex-secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, que concentrou 2,6% das intenções de voto na Bahia. 

Os nomes com os menores percentuais são do vereador de Salvador Alexandre Aleluia (DEM) 0,9% e do ex-vereador Marcos Mendes (PSOL) 0,3%. 

Aqueles eleitores que não souberam ou não responderam equivalem a 5% e os que votariam branco, nulo ou não escolheria nenhum dos nomes 9,3%.

 

ESPONTÂNEA 

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes como opções aos eleitores, a maior parcela não sabe responder (63,6%). Entre os nomes citados, o de ACM Neto soma o maior percentual: 12,2%. 

O governador Rui Costa, que está no segundo mandato, foi citado por 10,6%. Já Jaques Wagner por 3,2%. 

João Roma teve 0,9%, Raissa Soares 0,4% e outros nomes 0,3%. 

O levantamento BN/ Paraná Pesquisas foi feito por intermédio de entrevistas pessoais por telefone, não robotizadas, em 200 municípios baianos. Foram ouvidos 2002 eleitores entre os dias 24 e 28 de novembro./bahianoticias

Jucuruçu fica mais de 5hs sem energia elétrica nesta quarta-feira, por falta de investimentos da Coelba

  

A falta de energia foi no final da tarde dessa quarta-feira, 1 de dezembro, as 17:20, retornou as 22h, e 27hs  - vários  moradores relataram prejuízos causados pela interrupção do serviço. 


Alguns lugares estão também sem água e o comércio está totalmente comprometido. Com a falta de energia elétrica os prejuízos são grandes além de gerar vários transtornos, pois tudo fica parado. 


Esse fato vem acontecendo  muito tempo no município de Jucuruçu, o município não pode aceitar a indiferença e o descaso da Coelba com os moradores e com a economia local. A câmara de vereadores deve encabeçar um movimento para que haja reparação, ou que pelo menos a explicação seja convincente, além disso, deve criar dispositivos para que a empresa seja forçada judicialmente a agir com rapidez nos casos de falta de energia. 


Chega ser hilário porque qualquer pessoa sabe muito bem que o problema dessa energia elétrica que vem de Itamaraju já tem mais de 30 anos de existência e a Coelba nunca montou uma subestação nesta rede e enquanto não montar  não iremos ter uma energia elétrica que presta nesta região, mas é sabido que a Coelba não tem interesse de investir nesta região caracterizando assim uma grande falta de respeito com seus consumidores que sempre honram  com seus pagamentos em dia. 


"Semanalmente tem problema de falta de luz, oscilação de energia diária, energia funcionando só em uma fase". 


“Você não pode tirar dinheiro porque nada funciona. Não pode pagar com o cartão porque internet também não funciona. Inúmeros prejuízos das pousadas, do comércio, está um caos”, em Jucuruçu. 


Está mais que na hora de prefeito e vereadores entrevirem com a Coelba por um melhor serviço dessa empresa que até hoje tem faltado com respeito com os consumidores de Jucuruçu e região.


Matérias relacionadas:

Governo da Bahia publica mudanças em mais de 50 comandos da Polícia Militar

 

O governo da Bahia publicou mudanças em 57 comandos da Polícia Militar por todo o estado, no Diário Oficial desta quarta-feira (1º). Só em Salvador, nove Companhias Independentes da PM terão novas administrações. 

Mudanças também foram feitas em comando de policiamento de algumas regiões, em batalhões especiais e além de cidades do interior, como Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Vera Cruz. 

Salvador 

Tenente Coronel Adilson José de Santana deixa o cargo de coordenador II do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador e assume o cargo de subcomandante no Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador; 

Major Kley Oliveira Menezes sai do comando da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, que fica no bairro do Barbalho; 

Major Marcelo de Carvalho Souto deixa o comando da Companhia Independente de Polícia Militar, que fica no bairro do Lobato, e assume o comando da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar no bairro do Comércio; 

Major Sérgio Marcos Ribeiro Paz deixa o comando da 16ª Companhia Independente de Polícia Militar, no Comércio; 

Major Valnei de Azevedo Silva deixa a 31ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Valéria, e assume o cargo de coordenador II no Comando de Operações Policiais Militares, da Polícia Militar; 

Major Cristiano José de Oliveira Paraíso deixa a 37ª Companhia Independente de Polícia Militar, no bairro da Liberdade; 

Major José Augusto de Assis Guedes sai do cargo de subcomandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, no bairro do Barbalho; 

Major Milton Luiz Cardoso Seixas deixa o cargo de subcomandante da 39ª Companhia Independente de Polícia Militar, do bairro da Boca do Rio, e assume o comando da 26ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Brotas; 

Major Roberto César Pinho de Oliveira deixa o cargo de subcomandante da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Sussuarana, e assume o comando da 14ª Companhia Independente de Polícia Militar, no Lobato. 

Interior 

Tenente Coronel Edmilton Ricardo Emanuel Marques dos Reis deixa o comando do 13º Batalhão de Polícia Militar de Teixeira de Freitas e assume o comando do 21º Batalhão da Polícia Militar, em Juazeiro; 

Tenente Coronel André Luís Carvalho de Melo deixa o comando do 21º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro e passa a comandar o Batalhão de Reforço Operacional da Polícia Militar de Salvador; 

Major Polako Povoas Santos deixa o cargo de subcomandante da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Vera Cruz; 

Capitão Marcos Paulo Melo Viroli deixa o cargo de comandante do Batalhão de Polícia de Choque de Lauro de Freitas e assume o comando da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Rio Real; 

Capitão Valmari Santos Nogueira Júnior deixa de ser subcomandante na 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado; 

Capitão Anderson Garcia Pires deixa o cargo de comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Itaberaba e assume o cargo de coordenador II no Comando de Policiamento da Região da Chapada; 

Capitão Charles Eugênio Dias dos Santos sai do cargo de comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar de Paulo Afonso; 

Primeiro Tenente Felipe Braz Martins Oliveira deixa o cargo de comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Itaberaba. 

Regiões e batalhões especiais 

Coronel Adalberto Oliveira Piton da Silva sai do Comando de Policiamento Regional da Capital e passa a comandar o policiamento da Região Leste; 

Coronel Saulo Roberto Costa dos Santos sai do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador e assume o cargo de diretor de ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; 

Coronel Nilton Paixão Silva Santos sai do Comando de Policiamento da Região Leste e assume o cargo de ouvidor na Ouvidoria da Polícia Militar; 

Coronel Paulo Sérgio Simões Ribeiro sai do cargo de subcomandante no Comando de Policiamento Regional da Capital e assume o cargo de Comandante de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador; 

Coronel Paulo Luiz dos Santos Cunha sai do comando do Batalhão de Reforço Operacional da Polícia Militar e vai para o comando de Policiamento Regional da Capital 

Tenente Coronel Daniel da Silva Santos Júnior sai do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador e assume o cargo de diretor adjunto do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; 

Capitão Marcos André Silva Lemos deixa o cargo de coordenador II no Comando de Policiamento da Região Sul; 

Capitão Joanísio de Carvalho Estrela Júnior deixa o cargo de coordenador II no Comando de Policiamento da Região da Chapada, e assume o comando da 42ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Lençóis./G1

"Robsão" morre em confronto com a Polícia Militar no Bairro Liberdade II em Teixeira

Teixeira de Freitas: O confronto aconteceu na tarde desta quarta-feira, 01 de dezembro, por volta das 16h30, na Rua Genipapo, no Bairro Liberdade II, na cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, uma denúncia anônima chegou ao CICOM/190, informando que um homem estava armado no bairro, e que ele seria o mesmo que atirou na pessoa de Igor Vinicius de Jesus Souza, 28 anos, fato ocorrido no último dia 29 de novembro. 

Uma guarnição foi deslocada para atender à ocorrência. Ao chegarem no local, os policiais foram recebidos por disparos de arma de fogo, no revide, os militares atingiram o resistente, que foi socorrido ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde deu entrada, não suportando aos ferimentos e vindo a óbito. 

O resistente foi identificado como sendo, Robson da Silva, vulgo "Robsão Corta Cabeça", 30 anos, morador do Bairro Liberdade. Robsão era suspeito de participar de vários homicídios recentes na cidade e a promover ataques e toques de recolher nos bairros Liberdade I e II. Robsão tinha passagens pelos presídios de Teixeira de Freitas, Eunápolis e Serrinha. 

A reportagem do Liberdade News teve acesso a um vídeo de uma câmera de monitoramento, que mostra a ação do dia 29 de novembro. Segundo a polícia, o o Robsão é o que está com arma na mão atirando. A câmera de segurança filmou o momento que Robsão chega e atira à queima-roupa em Igor Vinicius Ferreira de Jesus Souza, que estava trabalhando como ajudante de pedreiro. Quando foi morto no confronto com a PM Robsão ainda usava a mesma roupa que aparece nas imagens. 

A Polícia Militar vai instaurar um Inquérito para apurar as circunstâncias do auto de resistência. O Setor Correcional da PM autorizou a remoção do corpo do HMTF para o Instituto Médico legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal. Os policiais militares apreenderam com o Robsão, um revólver calibre .38, com seis munições, quatro das quais deflagradas durante o confronto.

 

Em junho de 2014 Robsão sofreu uma tentativa de homicídio e foi hospitalizado. Na ocasião ele se fez passar por outra pessoa e não ser identificado. Na época já era acusado de ser autor de vários homicídios na cidade. O comando da 87ª CIPM disse que a ação policial representa uma importante resposta de segurança pública e reitera o compromisso de bem servir e proteger a comunidade./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Bahia registra 590 casos de Covid e 11 óbitos pela doença nesta quarta (1º)


A Bahia registrou nas últimas 24 horas, 590 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 615 recuperados (+0,05%). Segundo informações do boletim epidemiológico desta quarta-feira (1º), 11 óbitos foram contabilizados. Nesta quarta a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que ao menos 23 países já identificaram a presença da variante do coronavírus Ômicron. 

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos 1.260.931 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.230.350 já são considerados recuperados, 3.261 encontram-se ativos e 27.320 tiveram óbito confirmado. 

A pasta ressalta que os dados podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas./bnews

São Paulo confirma o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil


A Secretaria de Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (1º) o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil. É um passageiro da Etiópia que desembarcou em Guarulhos, na Grande São Paulo, no último sábado (27) quando teve o teste positivo para a Covid-19. A amostra foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz. 

O homem de 29 anos foi testado no aeroporto ao desembarcar no país e não apresentava sintomas. Ele é vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer e está bem. Ele está em isolamento domiciliar e é acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local em que reside. 

Os dois primeiros casos da variante Ômicron foram confirmados pelo Lutz na tarde desta quarta após sequenciamento genético realizado pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Os casos são de homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Eles desembarcaram no Brasil no dia 23 e fizeram exame antes de embarcar novamente no dia 25. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletado no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, antes de viagem à África. 

Nesta quarta, a vigilância municipal da capital atualizou as informações dos pacientes para a pasta estadual e informou que ambos foram vacinados com o imunizante da Janssen na África do Sul. 

Monitoramento

A Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento em todo o território estadual. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético. A pasta auxilia nas investigações de todas as variantes como a Delta, Alpha, Beta, Gamma e Ômicron. 

As medidas já conhecidas pela população ainda são cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel) e a vacinação contra a Covid-19. 

"É importante salientar que o comportamento de um vírus pode ser diferente em locais distintos em virtude de fatores demográficos e climáticos, por exemplo. Aproveitamos para reforçar a importância da vacinação, principalmente aquelas 3,9 milhões de pessoas que ainda não tomaram a sua segunda dose, pois somente desta forma estarão totalmente protegidas", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn. 

Para os que já completaram o ciclo vacinal, tem mais de 18 anos e um intervalo de 5 meses entre as doses da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, podem procurar os postos de vacinação para receberem a dose adicional. Quem tomou a dose única da Janssen pode receber a dose adicional a partir de dois meses da aplicação./G1

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Acompanhados de Sandro Régis, o prefeito Robertinho de Mucuri e seu vice Vanderlei, participam de reunião com ACM Neto

 

Acompanhados do deputado estadual e líder da oposição, Sandro Régis (DEM), de quem é amigo pessoal, Roberto Carlos Figueiredo Costa o “Robertinho” e o seu vice-prefeito Vanderlei Rezende Figueiredo, ambos do DEM, participaram na tarde desta segunda-feira (30) em Salvador de uma reunião com o presidente do Democratas e pré candidato ao governo da Bahia, ACM Neto. 

Para o líder da oposição e um dos defensores da eleição de Neto, o deputado Sandro Régis falou da importância de se ter um prefeito como Robertinho defendendo a eleição do líder dos democratas para o governo da Bahia “Robertinho já demostrou que é um grande líder e um gestor a frente de seu tempo, Mucuri terá em pouco tempo grandes obras executadas por Robertinho e com a eleição de Neto, iremos trabalhar para levar o desenvolvimento que Mucuri precisa e seu povo merece” disse Sandro. 

As vésperas do lançamento da pré candidatura do presidente dos democratas ao governo da Bahia, Robertinho se reuniu com ACM Neto para discutir as demandas de Mucuri, caso Neto seja eleito governador da Bahia. 

Eleito deputado federal por três mandatos, ACM Neto foi reconhecido um dos 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional e por 8 vezes eleito o melhor prefeito do Brasil nos dois mandatos como prefeito de Salvador. 

Com o slogan “Chegou a hora” nos últimos meses, Neto viajou para várias regiões da Bahia visitando apoiadores, e se inteirando dos problemas do Estado, pincipalmente no interior onde a situação requer mais atenção do futuro governador da Bahia./bahiaextremosul

Rui diz que não vai apoiar prefeituras que promoverem Réveillon

 

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), avisou que vai notificar todas as prefeituras do estado para esclarecer que não vai oferecer nenhum tipo de suporte à qualquer festa de Réveillon, em razão da pandemia da Covid-19. 

Apesar do decreto estadual publicado nesta terça-feira, 30 de novembro, que amplia para 5 mil a capacidade de público nos eventos, o mandatário explicou que festas promovidas pelos municípios costuma reunir muito mais pessoas, portanto difícil de manter um limite e aumentando o risco de contaminação. 

“Tudo que estiver em consonância com o decreto estadual, estaremos presentes. Aquilo que estiver fora do decreto, não estaremos presentes. Nenhuma festa de rua do tipo Réveillon vai ter menos de 100, 200, 60 mil pessoas juntas bebendo, se abraçando. Nós não recomendamos e recomendamos à população que não participe desses eventos”, apelou o governador, em entrevista à rádio Sociedade. 

Nesta segunda-feira, 29, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou o cancelamento pelo segundo ano consecutivo do Festival da Virada, evento de fim de ano criado na gestão de ACM Neto e que se tornou um atrativo turístico no verão soteropolitano. 

Rui destacou a “autonomia” reforçada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tanto para os municípios, quanto para o estado, responsável por questões de logística e, principalmente, pelo comando da segurança pública, na figura da Polícia Militar, que faz trabalho ostensivo em festas de rua de grande proporção. 

“Os municípios têm autonomia para tomar decisão como disse o STF, mas o estado também também tem e tomou a decisão que não participará destes eventos. Estamos notificando oficialmente todas as prefeituras de que o estado não estará”, comunicou./ A Tarde

Abuso de Poder Econômico: Ex-prefeito Léo Brito e Dr. Pedro Chicon se tornam inelegíveis por 08 anos pela Justiça Eleitoral

 

Alcobaça: A Justiça Eleitoral condenou o ex-prefeito de Alcobaça, Léo Brito (PSD), à perda dos direitos políticos por oito anos em Ação de Investigação de Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pela Coligação “ Para Reconstruir Nossa História e Cuida da Nossa Gente”, e Givaldo Muniz contra Léo Brito (então prefeito e concorrendo à reeleição) e Pedro Chicon Muniz (candidato a vice-prefeito). Os dois eram investigados acerca de uma negociação de compra de apoio político de candidatos e lideranças partidárias que estariam alinhados ao então candidato a prefeito Givaldo Muniz, configurando prática de abuso de poder. 

Segundo a denúncia, Léo Brito e Dr. Pedro tentaram comprar apoio de Rubens Lene Rodrigues Farias, líder do PT, pelo valor de R$10.000,00 (dez mil reais), cujo fato teria sido gravado, e que os mesmos ainda teriam tentado comprar o apoio político de Alessandra de Souza Alves, então vereadora e candidata à reeleição, entre outras lideranças políticas. A defesa dos candidatos Léo Brito e Dr. Pedro alegaram ilicitude da prova audiovisual, sob o fundamento de que teria sigo obtida mediante flagrante preparado, o que foi rejeitada pelo magistrado, conforme jurisprudência do TSE. (REspe n° 408-98/SC, rei. Min. Edson Fachin, julgado em 9.5.2019, DJe de 6.8.2019). 

Em sua decisão, escreveu o magistrado: [...] “Resta incontroverso que os investigados entregaram ao senhor RUBENS LENE RODRIGUES FARIAS, popularmente conhecido como “Rubão”, a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais) em espécie, [...] Dos vídeos é possível identificar o teor dos diálogos realizados entre os sujeitos que integravam a situação. Deles resta evidente que os investigados negociam a compra do apoio político Não só isso. Logo após a entrega dos valores, os investigados cobram-lhe a gravação de vídeo, para divulgação nas redes sociais, em apoio às suas candidaturas”. 

“Não é plausível a alegação dos investigados de que tais valores seriam doação às candidaturas dos vereadores do PT de Alcobaça, não havendo nos autos elementos mínimos que justifiquem a entrega do valor de R$10.000,00 em espécie ao senhor RUBENS LENE RODRIGUES FARIAS, sobretudo levando em consideração que tais valores foram entregues em completo desrespeito à legislação vigente, sem a devida contabilização na prestação de contas e sem transitar por meio de contas bancárias, impedindo a fiscalização da movimentação financeira pela Justiça Eleitoral”. 

“A prova oral produzida confirmou detalhadamente o ocorrido, ratificando integralmente o quanto narrado na inicial. [...] Os aludidos registros demonstram claramente a prática ilícita pelos investigados, os quais lhe entregaram, voluntariamente e com o intuito eleitoreiro, a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais). [...] Também é inadequada a alegação de ocorrência de flagrante preparado, o qual ocorre quando o agente é provocado a praticar um crime e, simultaneamente, é impedido de consumá-lo”. [...] 


“Por fim, quanto à alegação de que os investigados teriam tentado comprar o apoio político de outros políticos locais, ... entendo que tais condutas não foram devidamente comprovadas, não sendo possível a este magistrado imputar tais fatos aos investigados, com base em meras presunções. Assim, promovido o cotejo entre o objeto deduzido em sede de AIJE e o acervo probatório constate dos autos, é de se concluir haver prova robusta quanto à autoria e responsabilidade dos investigados”. 

[...] A conduta praticada pelos investigados configura abuso de poder econômico, consistente na concessão de vantagens e benefícios a terceiros com inegável objetivo eleitoreiro. [...] Tendo em vista que os investigados não se encontram investigados em mandato eletivo, resta prejudicada a aplicação da penalidade de cassação de registro/diploma. [...] Posto isso, JULGO PROCEDENTE a pretensão exposta na inicial quanto aos investigados Leonardo Coelho Brito e Pedro Chicon Muniz, aplicando-lhes, nos termos do art. 22, inciso XIV da Lei Complementar n. 64/1990, a sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição de 2020”./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Teixeira registra 38 novos casos do Covid 19


Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que há 38 novos casos positivados. Até o momento são 19.624 casos confirmados. Destes, 64 são considerados ativos, ou seja, as pessoas que ainda têm a possibilidade de transmitir o vírus. Já foram contabilizadas 299 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,54% em relação aos casos confirmados. Nossa taxa de recuperação é de 98.15% são 19.261 recuperados. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta tarde, há 03 pacientes na enfermaria e 03 pacientes internados na UTI no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, representando 60% de ocupação. Na UPA e UMMI não há pacientes internados. Lembrando que são internadas na UMMI puérperas, gestantes e crianças. 

Na rede privada, há 01 pessoa na enfermaria e 01 pessoa internada na UTI, representando 25% de ocupação. A quantidade de leitos de UTI da rede privada é flexível, visto que alguns leitos são reservados para realização de cirurgias. 

A rede privada reduziu o número de leitos destinados à COVID, ficando: de 5 leitos UTI para 02 e de 10 leitos enfermaria para 02. 

O total de internações nas redes pública e privada, considerando UTI e enfermaria é de 08  pacientes. 

Lembramos que as pessoas internadas podem ainda ter sequelas, mas não necessariamente estão ainda no grupo de ativos. Há também muitos casos de chegada do resultado confirmado positivo para Covid-19 depois de 14 dias do ciclo viral, logo esses casos nem chegam a constar como ativos, entram apenas na contabilização de confirmados./bahiaextremosul

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Prefeitura lança Programa “Caminhos de Nossa Gente” para o desenvolvimento da zona rural de Vereda

Vereda:  O Prefeito Manrick Teixeira se reuniu na manhã do ultimo domingo com moradores das comunidades rurais dos Silveira, Mutum e Serrinha, para tratar de assuntos sobre o desenvolvimento da zona rural de Vereda. 

Na pauta foram destacadas ações para o fortalecimento do homem do campo através de parceria com o Poder Público, e principalmente, a recuperação das estradas rurais, através do Programa “Caminhos de Nossa Gente”. 

O Programa tem o intuito de simplificar a vida do agricultor ao favorecer o escoamento da produção agropecuária por meio de melhorias na trafegabilidade nas estradas rurais que serão beneficiadas. 

Manrick reafirmou seu compromisso com a população e com o investimento em melhorias para a população./focodenoticias

Mãe reconhece corpo de filho morto em confronto com a Polícia em Itanhém no IML de Teixeira de de Freitas

Teixeira de Freitas: Compareceu no Departamento da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, uma mãe buscando informações sobre o paradeiro do seu filho, morto em confronto com a Polícia Militar de Itanhém. Ao realizar o reconhecimento, a mãe conversou com a reportagem do Liberdade News e disse que seu filho já tinha passagem pela polícia e teria saido do presídio de Eunápolis há 08 (oito) meses. "Eu o chamei para morar comigo, mas, ele não quis", disse a mãe. 

O corpo foi reconhecido no IML como sendo de Flávio Monteiro Santos, de 35 anos, natural de Guaratinga/BA. Agora, os peritos do Departamento de Polícia Técnica vão fazer a pesquisa dos dados do Flávio nos Instituto de Identificação e confrontar as digitais coletadas no cadáver, com as digitais da Ficha onde ele tirou o RG, fazendo assim, a identificação oficial do corpo do Flávio. Após esse procedimento, o corpo do Flávio, que está refrigerado no IML será liberado aos familiares. 

O Flávio e o Reginaldo (anteriormente identificado) tocaram o terror em Vila Resende, interior de Itanhém, no início da noite da última quarta-feira (24). Eles chegaram em uma moto, de cor branca, e segundo testemunhas, dispararam tiros por onde passavam. Um homem baleado acabou morrendo antes de chegar ao hospital em Itanhém. Ele foi identificado como sendo Valmir Oliveira Silva, de 54 anos. 

Após os policiais militares realizaram diligências, encontraram a dupla no interior de Vereda, e os dois receberam os militares a tiros, sendo necessário o revide. Na ação, os dois foram atingidos e socorridos ao Hospital, não resistindo./Lenio  Liberdadenews

Trânsito é liberado após colisão e incêndio em veículos na BR 101 em Itamaraju: Nenhum ferido gravemente

Itamaraju: O acidente (colisão) aconteceu na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, por volta das 06h00, na BR 101, na "Curva da Morte", no município de Itamaraju, depois do Posto Serral sentido à Eunápolis. No local, a carreta tanque ficou atravessada na rodovia, pegando fogo. 

De acordo com as informações, a Rodovia ficou interditada totalmente, com possível risco de explosão. As vítimas as tiveram ferimentos leves, foram socorridas ao Hospital de Itamaraju e já receberam alta. O 18° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Teixeira de Freitas se encontra no local. Não  informações sobre os dados dos veículos. 

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberaram o trânsito após os procedimentos de praxe./Lenio Cidreia/Liberdadenews

Vacinação contra a Covid: Brasil tem 62,25% da população totalmente imunizada

 

Os dados do consórcio de veículos de imprensa divulgados às 20h deste domingo (28) mostram que 62,25% da população brasileira está com o esquema vacinal completo. No total, 132.789.239 pessoas tomaram a segunda dose ou a dose única de vacina. 

O número de pessoas com a primeira dose é de 158.765.625, chegando a 74,43% dos brasileiros. 

O total de quem recebeu as duas doses é de 128.214.566 (60,1% da população). Já os que receberam a dose única somam 4.574.673 (2,14% da população). 

Os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) são: São Paulo (74,8%), Mato Grosso do Sul (69,84%), Rio Grande do Sul (68,01%), Santa Catarina (67,58%) e Paraná (66,12%). 

Já entre aqueles que mais tem sua população parcialmente imunizada estão São Paulo (81,41%), Santa Catarina (78,17%), Rio Grande do Sul (77,29%), Paraná (77,26%) e Minas Gerais (76,46%). 

O levantamento é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, "O Globo", "Extra", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro. 

Brasil, 28 de novembro

Total de pessoas que estão parcialmente imunizadas (que receberam apenas uma das doses necessárias): 158.765.625 (74,43% da população)

  • Total de pessoas que estão totalmente imunizadas (que receberam duas doses ou dose única): 132.789.239 (62,25% da população)
  • Total de doses aplicadas: 307.414.892 (87,33% das doses distribuídas para os estados)
  • 14 estados divulgaram dados novos: ES, RR, PE, MS, AC, AM, PA, GO, PB, PR, SC, RS, SP, RJ
  • 12 estados e o DF não divulgaram dados novos: AL, AP, BA, CE, DF, MA, MG, MT, PI, RN, RO, SE, TO

Total de vacinados, segundo os governos, e o percentual em relação à população do estado: 


  • AC - 1ª dose: 561.607 (61,93%); 2ª dose + dose única: 419.109 (46,21%); dose de reforço: 14844
  • AL - 1ª dose: 2.331.005 (69,26%); 2ª dose + dose única: 1.752.626 (52,08%); dose de reforço: 152301
  • AM - 1ª dose: 2.682.744 (62,83%); 2ª dose + dose única: 2.072.277 (48,53%); dose de reforço: 221735
  • AP - 1ª dose: 503.475 (57,37%); 2ª dose + dose única: 322.293 (36,72%); dose de reforço: 9751
  • BA - 1ª dose: 10.692.831 (71,36%); 2ª dose + dose única: 8.110.620 (54,12%); dose de reforço: 741529
  • CE - 1ª dose: 6.781.707 (73,39%); 2ª dose + dose única: 5.781.544 (62,57%); dose de reforço: 477292
  • DF - 1ª dose: 2.282.450 (73,76%); 2ª dose + dose única: 1.961.268 (63,38%); dose de reforço: 213193
  • ES - 1ª dose: 3.070.283 (74,73%); 2ª dose + dose única: 2.569.085 (62,53%); dose de reforço: 482260
  • GO - 1ª dose: 5.195.269 (72,09%); 2ª dose + dose única: 4.021.533 (55,8%); dose de reforço: 419146
  • MA - 1ª dose: 4.408.193 (61,62%); 2ª dose + dose única: 3.334.458 (46,61%); dose de reforço: 253853
  • MG - 1ª dose: 16.371.428 (76,46%); 2ª dose + dose única: 13.677.964 (63,88%); dose de reforço: 1745751
  • MS - 1ª dose: 2.022.648 (71,24%); 2ª dose + dose única: 1.982.848 (69,84%); dose de reforço: 366747
  • MT - 1ª dose: 2.514.700 (70,49%); 2ª dose + dose única: 1.950.015 (54,66%); dose de reforço: 143519
  • PA - 1ª dose: 5.287.429 (60,24%); 2ª dose + dose única: 3.504.791 (39,93%); dose de reforço: 265702
  • PB - 1ª dose: 3.063.912 (75,47%); 2ª dose + dose única: 2.378.052 (58,57%); dose de reforço: 298434
  • PE - 1ª dose: 7.159.101 (74%); 2ª dose + dose única: 5.667.442 (58,58%); dose de reforço: 654215
  • PI - 1ª dose: 2.462.707 (74,87%); 2ª dose + dose única: 1.920.615 (58,39%); dose de reforço: 150567
  • PR - 1ª dose: 8.960.441 (77,26%); 2ª dose + dose única: 7.668.338 (66,12%); dose de reforço: 857421
  • RJ - 1ª dose: 12.960.824 (74,22%); 2ª dose + dose única: 10.567.188 (60,51%); dose de reforço: 1673302
  • RN - 1ª dose: 2.575.821 (72,34%); 2ª dose + dose única: 2.133.106 (59,9%); dose de reforço: 274135
  • RO - 1ª dose: 1.204.071 (66,33%); 2ª dose + dose única: 936.182 (51,57%); dose de reforço: 77698
  • RR - 1ª dose: 342.896 (52,53%); 2ª dose + dose única: 197.753 (30,3%); dose de reforço: 7776
  • RS - 1ª dose: 8.862.143 (77,29%); 2ª dose + dose única: 7.798.040 (68,01%); dose de reforço: 1191260
  • SC - 1ª dose: 5.736.293 (78,17%); 2ª dose + dose única: 4.959.026 (67,58%); dose de reforço: 524081
  • SE - 1ª dose: 1.708.000 (73,04%); 2ª dose + dose única: 1.412.355 (60,4%); dose de reforço: 149364
  • SP - 1ª dose: 37.977.683 (81,41%); 2ª dose + dose única: 34.895.511 (74,8%); dose de reforço: 4424087
  • TO - 1ª dose: 1.045.964 (65,07%); 2ª dose + dose única: 795.200 (49,47%); dose de reforço: 70065 

Quantas doses cada estado recebeu até 27 de novembro
  • AC: 1.015.363
  • AL: 5.104.895
  • AM: 6.362.250
  • AP: 1.278.730
  • BA: 24.043.917
  • CE: 16.407.494
  • DF: 5.717.927
  • ES: 7.591.590
  • GO: 11.756.940
  • MA: 9.043.210
  • MG: 38.835.349
  • MS: 4.451.566
  • MT: 6.193.767
  • PA: 13.006.075
  • PB: 6.494.615
  • PE: 15.820.530
  • PI: 5.179.835
  • PR: 19.640.000
  • RJ: 26.015.376
  • RN: 4.992.829
  • RO: 2.817.558
  • RR: 1.085.848
  • RS: 20.165.186
  • SC: 12.589.364
  • SE: 3.847.145
  • SP: 79.983.726
  • TO: 2.559.225 

Consórcio 

O consórcio de veículos de imprensa foi formado em junho de 2020, em resposta a uma decisão do presidente Jair Bolsonaro de, na ocasião, restringir acesso a dados sobre a pandemia. Os boletins informam, atualmente, o número de pessoas mortas por coronavírus, a quantidade de contaminados e a média móvel, indicador segundo o qual é possível verificar em quais estados a pandemia do novo coronavírus está aumentando, diminuindo ou em estabilidade./G1

Temporal com ventos fortes tomba carreta, derruba árvores e interdita a BR 101 em Itabela

 

O forte temporal acompanhado por ventos fortes, raios e trovões complicou a vida dos motoristas quem trafegavam pela BR 101 entre Eunápolis e Itabela. 

Vídeos feitos por pessoas que trafegavam na rodovia mostram o forte temporal que tombou uma carreta e derrubou 07 árvores próximo ao Posto de Combustíveis Sítio Novo, na BR 101, trevo de acesso a Monte Pascoal, distrito de Itabela.

Em um dos vídeos, vários homens munidos com facões e machados cortam uma árvore gigantesca que caiu sobre a rodovia interditando o tráfego nas duas direções.  Nenhum veículo foi atingido pelas árvores.

 

A PRF orienta os motoristas que dirijam em baixa velocidade e tome muito cuidado entre Itagimirim e Teixeira de Freitas pois podem haver muitos galhos de árvores espalhados na rodovia.

Nesse momento, segundo a PRF, os bombeiros ainda trabalham para remover as árvores. A rodovia próximo a Monte Pascoal, está parcialmente interditada, por isso é preciso muito cuidado e atenção. Não há registro de acidente na área, informou a PRF./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.