Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Motorista morre após perder controle de veículo e tombar próximo ao Distrito de Coqueiro em Jucuruçu


Jucuruçu: José Alves de Souza Filho, de 47 anos, morre em um acidente de veículo ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 10 de fevereiro, por volta das 02h30, próximo ao distrito de Coqueiro, no município de Jucuruçu. Segundo informações, José Alves de Souza Filho, de 47 anos, conduzia um veículo Fiat/Uno Mille Way, de cor cinza, licenciado em Jucuruçu, momento em que perdeu o controle da direção e tombou. 

O veículo caiu em uma ribanceira, local de difícil acesso, e o motorista veio a óbito no local. Além do motorista, viajava no veículo, Aleidian Costa de Jesus (esposa) e Thaís Costa Alves (filha) ambas foram socorridas para o Hospital Municipal de Jucuruçu, onde receberam os primeiros atendimentos. 

O delegado titular, Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Mortes no terremoto da Turquia e da Síria passam de 23 mil, e sobreviventes são retirados com vida mais de cem horas sob escombros

 


ONU estima que número de vítimas possa chegar a 40 mil. Equipes de resgate avançam nas buscas, enquanto moradores na Turquia se queixam da falta de estrutura dos edifícios, muitos deles novos. 

Resumo 

O total de mortos na Turquia e na Síria devido ao terremoto de magnitude 7,8 da última segunda-feira passou de 22 mil; só no território turco foram 18,9 mil mortos, e, no sírio, mais de 3 mil. 

O tremor ocorreu a 10 km da superfície, o que significa baixa profundidade e maior potencial de destruição, e o raio de alcance foi de 250 km; houve mais de 90 réplicas. 

Condições climáticas desfavoráveis, com o inverno no hemisfério norte, dificultam os trabalhos de buscas. 

Apesar das dificuldades, crianças e famílias inteiras chegaram a ser retiradas dos escombros com vida. Veja na reportagem vídeo dos resgates. 

Cem horas de angústia e desespero, centenas de toneladas de escombros, um número de vítimas cada vez maior, resgates emocionantes e a dificuldade para a chegada de ajuda. 

É com este balanço que o sul da Turquia e o norte da Síria fecham uma das piores semanas na história na região, após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o local na segunda-feira (6). 

O número oficial de mortos por conta do tremor passa de 22 mil - a contagem quadruplicou desde segunda-feira (6), e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pode chegar a 40 mil. 

O avanço das mortes tornou este terremoto o pior e mais mortal dos últimos 80 anos - superando outro tremor em território turco em 1999, que teve 17 mil mortos - e o sétimo mais mortal do mundo (veja aqui a lista completa dos últimos 20 anos). 

Até agora, estas são as principais informações sobre o terremoto: 

Há 23.075 mortes confirmadas - 19.875 na Turquia e mais de 3.200 na Síria - levando em conta os balanços fornecidos pelo governo nacional e por grupos de resgate que atuam no noroeste do país, controlado por jihadistas e rebeldes. 

O terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria. 

Cerca de 1.500 réplicas foram registradas após o primeiro tremor.

Milhares ainda estão desaparecidos, e mais de 50 mil ficaram feridos. 

Mais de 70 países enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate, que já chegaram aos dois países - a primeira equipe do Brasil embarcou nesta quinta. 

O governo turco declarou estado de emergência por três meses em dez cidades.

O tremor durou cerca de um minuto e meio e teve um raio de alcance de 250 quilômetros, atingindo centenas de municípios. 

O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície - profundidade considerada muito baixa e que explica, em parte, os efeitos devastadores.

O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas nesses países. 

O raio de alcance do tremor foi de 250 quilômetros e, portanto, foi fortemente sentido em centenas de municípios e cidades dos dois países.

Foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno por ser uma área de encontro de placas tectônicas.

Mais de 70 mil pessoas ficaram feridas, e milhares ainda estão desaparecidas. 

Também nesta sexta-feira (10), a ajuda humanitária começou a chegar na Síria - a região afetada pelo terremoto nesse país é controlada por rebeldes, rivais ao presidente do país, Bashar al-Assad, que é quem oficialmente recebe toda a ajuda enviada por outros países. 

Bashar al-Assad, que visitou nesta sexta à região, é acusado de não estar distribuindo a ajuda por conta da rivalidade. 

Por enquanto, o socorro na parte síria afetada pelo terremoto é feita quase toda por cerca de 3.000 Capacetes Brancos, o grupo de voluntários que atuam no país há anos. 

Para acelerar o socorro à Síria, a ONU abriu nesta sexta-feira um corredor humanitário entre o sul da Turquia e o norte sírio. Ancara afirmou também estar estudando abrir as fronteiras na região para facilitar a entrada de ajuda no país vizinho. A OMS disse nesta sexta que os recursos de resgate e manutenção das operações na Síria estão perto de terminar. 

Essa ajuda é crucial, também para sobreviventes e pessoas que tiveram suas casas destruídas - a Turquia estima em mais de 70 mil esses afetados só na Turquia. Eles passaram a noite sob temperaturas negativas e sem aquecimento, dependendo apenas da alimentação e mantimentos da ajuda internacional. 

Histórias emocionantes do resgate

 

Apesar de todas as dificuldades, as equipes de busca têm conseguido fazer resgates bem-sucedidos e emocionantes, superando expectativas. 

Nesta sexta, uma mulher e seu bebê de apenas dez dias foram resgatados com vida após ficarem mais de cem horas sob os escombros, segundo o governo turco. 

Ao longo da semana, o trabalho das equipes de resgate também gerou histórias de superação e outras devastadoras, entre elas: 

Um pai, sentado em uma cadeira, segurando a mãe da filha adolescente, que não resistiu aos ferimentos e morreu sob os escombros. Uma família inteira salva com vida diante dos aplausos e da vibração de quem acompanhava o resgate. 

Uma bebê nascida sob os escombros, retirada com cordão umbilical de lá, ainda com vida mas já sem sua mãe e seu pai, que morreram no local. 

O frio extremo e a quantidade de escombros - as áreas atingidas tinham muitos edifícios - complicam os trabalhos. 

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, reconheceu esta semana que as condições climáticas severas dificultaram os resgates e o envio de ajuda às regiões afetadas. 

Oktay disse que, diante das dificuldades, apenas veículos de resgate e ajuda estão autorizados a entrar ou sair de Hatay, Kahramanmaras e Adiyaman, três das províncias mais afetadas. 

As operações de resgate estão se concentrando nessas três províncias e em Malatya. 

Conflitos na Síria

Na Síria, os tremores abalaram principalmente o noroeste do país, que é controlado por jihadistas e rebeldes, o que dificulta o socorro às vítimas. Os países que não têm relação com o governo sírio estão enviando doações diretamente a ONGs para ajudar os impactados pelo terremoto. 

Nesta sexta, a Organização das Nações Unidas (ONU) disse ter conseguido enviar seis funcionários à região, que coordenam trabalhos. 

Brasileiros na Síria: 'tremor só aumentava' 

Os terremotos que atingiram a Síria e a Turquia nesta segunda-feira (6) deixaram brasileiros desabrigados em território turco, de acordo com o conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia Marcelo Viegas. Não há informações sobre brasileiros mortos ou feridos pelos tremores. 

Os brasileiros Lucas Saad e Gabriela Waked estavam em Alepo, na Síria, durante o terremoto. Os dois são produtores de conteúdo e estão fazendo uma viagem longa — Gabriela está viajando há dez meses, Lucas está dando uma volta ao mundo. 

VÍDEOS: Terremoto na Turquia e Síria 

Eles contaram que estavam dormindo no quarto de um hotel em Alepo quando foram acordados pelo tremor./G1

Morre Milton Borges, ex prefeito de Mucuri

 


Morreu na noite desta sexta-feira, 10 de fevereiro, o ex prefeito de Mucuri, Milton José Fonseca Borges. 

Milton Borges, nasceu em Mucuri aonde construiu sua família e sua vida política. Foi vereador, prefeito por dois mandatos e candidato a deputado na eleição de 2018, pelo MDB. Não foi eleito. 

Milton Borges estava internado em um hospital de Vitória para tratar de um câncer, na manhã de ontem ele foi submetido a uma cirurgia na perna e estava reagindo bem, mas a noite a situação se complicou e ele veio a óbito. 

O ex prefeito tinha fazenda na região de Cruzelândia aonde morava com a família. O filho Beto Borges foi vereador de Mucuri e candidato a prefeito na última eleição. 

Em sua rede social o filho Milton Borges Júnior confimou a morte de seu pai. Milton Borges Junior

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Câmara aprova licença para viagem do prefeito e do vice, e Presidente da Casa, Dilmo Santiago assume prefeitura por dez dias

 



A Câmara de vereadores aprovou na sessão desta quinta-feira, (09/02) mensagem do executivo municipal para licenciamento do cargo de prefeito Jânio Natal (PL) e seu Vice, Paulinho Toa Toa (UB), que farão viagem de interesse do município para Lisboa -Portugal.

A viagem para o país lusitano e pai da nossa língua portuguesa, se dará entre os dias 28 de fevereiro a 10 de março, em caráter oficial, e envolve tratativas para a realização da Feira de Turismo BTL ( Bolsa de Turismo de Lisboa) que requer a presença de profissionais de alto nível com poder de decisão nos diversos setores representados no evento.

Nesse período, com o prefeito e o vice ausentes, assume o Presidente da Câmara, como previsto em lei. A mensagem foi aprovada pela maioria dos edis com o voto contrário do vereador Bolinha.

No pequeno expediente, vários vereadores cobraram da administração a construção, ou até mesmo o aluguel de imóveis, para atender a necessidade de expansão de creches em todo o município, para atendimento às demandas de pais e mães de alunos que não conseguiram vagas no sistema atual.

A atuação dos secretários de Obras e de Serviços Urbanos, Denisson e Luciano, respectivamente, também foi muito elogiada pelos edis que destacaram que, mesmo com maquinário reduzido, os agentes têm se mostrado eficientes e atenciosos às questões, quando lhes são encaminhadas.

“A pavimentação e a limpeza urbana tem alcançado lugares aonde o ‘vento faz a curva’”, disse, de forma descontraída, o vereador Nilsão (PROS).

Robinson Vinhas (PC do B) aproveitou a reunião para convocar os presentes e a população para comparecerem no sábado (11/02) no Estádio Agnaldo Bento, ocasião em que serão inauguradas as novas instalações e outras intervenções que foram realizadas no “Gigante da Feirinha”. O evento terá a presença do Secretário Estadual de Renda, Esporte, Emprego e Lazer, Davidson Magalhães; que em seguida farão uma visita de inspeção às obras que estão acontecendo, também no Estádio Guaiamunzão, no bairro Baianão./jojonoticias

CONVITE: Posse Canônica do Pe. Gilson F. Correia – Paróquia São Sebastião – Vereda

 


Paróquia São Sebastião convida os fiéis para participar da Posse Canônica do Pe. Gilson F. Correia como Administrador Paroquial. 

A Santa Missa será no dia 15 de Fevereiro de 2023, às 19h, na Igreja Matriz São Sebastião na cidade de Vereda – BA. 

Participe e traga a sua família!

LUTO: Morre ex- administrador do Coqueiro de acidente de automóvel o jovem "Nem Do Fato"

 


Comunicamos com pesar o falecimento do jovem coqueirense José Alves de Souza Filho *mais conhecido como "Nem Do Fato" ex- administrador do distrito de Coqueiro, 47 anos de idade, ele faleceu em decorrência de um acidente de automóvel ocorrido por volta das 2h 40 da madrugada desta Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, quando José Alves e sua esposa e sua filha retornavam para o distrito de Coqueiro, e infelizmente aconteceu a grande tragédia aonde veio a óbito o amigo "Nem do Fato" não temos grandes detalhes desse acidente, fomos informados que a esposa e a filha ambas passam bem. 

Moradores do distrito de Coqueiro estão todos muito tristes com a morte do nosso grande amigo "Nem do Fato", É com todo pesar que o jucurunet vêm de público trazer a triste notícia do falecimento de nosso querido amigo. Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. 

As pessoas são insubstituíveis em sua existência, e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais pobre. Sem o nosso amigo, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. 

Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade. 

A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames a família e amigos do inesquecível José Alves de Souza Filho "Nem Do Fato".

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

O corpo de "Nem Do Fato" será velado, na residência de sua mãe na Perto da creche nº 223, distrito do Coqueiro, o sepultamento, será neste sábado no cemitério do Coqueiro, o horário não foi definido pela a família. A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. 

Sabemos como o jovem "Nem Do Fato" era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. 

José Alves de Souza Filho deixa a viúva a senhora  Aleidian Costa de Jesus, e 3 filhos

Motociclista morre após bater com carreta na BR-101


Eunápolis: Um motociclista morreu em um acidente com uma carreta na BR-101, a cerca de nove quilômetros do centro de Eunápolis, na noite desta quinta-feira (09.02). O caminhoneiro relatou que seguia em direção ao estado do Espírito Santo, quando o condutor da moto invadiu a contramão e bateu na lateral do veículo. 

Com o impacto, o motociclista, Bruno Souza Bitencourt, de 34 anos, morreu no local do acidente. O corpo e a moto ficaram no meio da pista e foram arrastados para o acostamento por pessoas que passavam pelo local. 

Bruno morava em Eunápolis e, quase que diariamente, se deslocava para prestar serviço a uma instituição financeira na cidade de Guaratinga. Ele morreu quando voltava de mais um dia de trabalho. 

O motorista Ericki Antônio Cardoso, 42 anos, fez o teste do etilômetro que não apontou ingestão de álcool. Ele foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. 

O caminhoneiro declarou que subia uma ladeira, atrás de outra carreta. Segundo ele, o condutor do veículo da frente conseguiu desviar da motocicleta, indo para o acostamento, mas ele, surpreendido pela moto, que teria surgido em uma curva invadindo a faixa contrária, não teve tempo de evitar a colisão. 

A moto, uma Honda Bros, vermelha, é licenciada no município de Guaratinga./G1

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Mais uma vítima de homicídio em Alcobaça: Criminosos invadem residência e matam homem a tiros em cima da cama

 


Alcobaça: O homicídio consumado aconteceu na manhã desta quinta-feira, 09 de fevereiro, por volta das 05h10, na Rua Teixeira de Freitas, no Bairro Beija-flor, próximo a um estabelecimento comercial na cidade de Alcobaça. 

Segundo informações, a vítima estava no interior de uma residência, quando criminosos invadiram o imóvel, e atiraram por várias vezes na vítima, que estava dormindo. Os tiros atingiram a região da cabeça. 

Os criminosos fugiram do local tomando rumo ignorado e a Polícia Militar foi acionada. O crime foi confirmado e a Polícia Militar tomou as primeiras providências. 

A vítima foi identificada como sendo, Jeferson Calixto dos Santos, de 29 anos, natural de Alcobaça. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local, mas a vítima já se encontrava sem sinais vitais. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia, e posteriormente o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A Polícia Civil de Alcobaça investiga o crime. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. Em agosto de 2019, o Jeferson Calixto foi preso pela Polícia Militar, juntamente com um comparsa, com certa quantidade de drogas e dinheiro, sendo flagranteado por tráfico de drogas. 

A escalada da violência urbana cresce a cada dia na cidade, e os munícipes pedem às Forças de Segurança, que atuem no sentido de alcançar esses criminosos que tiram a tranquilidade dos moradores de Alcobaça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Desvio da BR-101, em Itamaraju, é liberado a trânsito de veículos leves e pesados


Itamaraju: O desvio da pista da BR-101, na altura do km 817, em Itamaraju, foi liberado para veículos leves e pesados, em ambos os sentidos, por volta das 14h30 desta quinta-feira (9). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu que os motoristas de carros, ônibus e caminhões redobrem a atenção ao passar pelo trecho, que ainda não está asfaltado. 

ALARGAMENTO DO DESVIO – A pista foi bloqueada no final do ano passado, devido à erosão causada pelas fortes chuvas, que abriram uma cratera na estrada. 

Até esta quinta-feira, somente carros podiam utilizar o desvio. A liberação de passagem de veículos pesados, como ônibus e caminhões, foi possível após ser feito o alargamento do trecho. 

 

Depois que as obras do desvio estiverem concluídas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) dará início à recuperação da pista original, onde foi aberta a cratera./Radarnews

Morre em Jucuruçu, aos 81 anos, de Câncer de pulmão o senhor Chicão

 


Comunicamos com pesar o falecimento do senhor Francisco Ornelio dos Santos, Conhecido por (Chicão) 81 anos de idade, ele faleceu as 7 h 20 dá manhã desta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, no Hospital Municipal Dr. Paulo Souto Jucuruçu - causa morte, Câncer de pulmão. 

O senhor (Chicão) de naturalidade de Teofilo Otoni - MG, mas residia em Jucuruçu, há muito tempo onde ele criou toda a sua família.  

Os nossos pêsames pela sua perda, imaginamos o tamanho da dor da família e dos amigos do senhor *Chicão* nesse momento, mas tenham força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. 

Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

O corpo de seu Chico está sendo velado, na sua residência na Rua Bonifacio José Dantas nº 354, o sepultamento, será nesta sexta, feira, no cemitério Jardim da saudade Jucuruçu, ás 8:h dá manhã. 

 A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos. 

Sabemos como seu (Chicão) era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-lo. O senhor Francisco Ornelio dos Santos, "Chicão" deixa a viúva a senhora  Aureizina Batista da Silva Santos, 5 filhos,  9 netos, e 2 bisnetos. 

Livro de jucuruçuense é lançado!

 


No dia 8 de fevereiro começou a pré-venda do Livro de Suspense/Romance Policial Marcados, de autoria de Caio Rodrigues dos Santos, médico e jucuruçuense, que utiliza o pseudônimo literário de Caio Rossan. 

O livro é ficcional e acompanha Calila, uma garota de 17 anos que se muda com sua mãe para a cidade baiana de Alto Cedro. Na nova cidade, Calila se vê embrenhada em maquinações da política local, ambição dos novos colegas e se torna alvo do impiedoso Assassino da Carranca. 

Marcados está com frete grátis pelas próximas horas. Vamos apoiar a literatura nacional e, mais que isso, um autor de nossa cidade? Não fique de fora!

 Link para aquisição:

 https://www.catarse.me/marcadoslivro

Sinopse: Ao herdar propriedades do tio-avô, Calila se muda contra a sua vontade para Alto Cedro, cidade onde sua mãe cresceu. Era para ser uma solução para as dívidas de mãe e filha e um novo começo, mas logo Calila se vê embrenhada em maquinações da política local e a ambição e segredos dos novos colegas. Com o assassino da Carranca cada vez mais próximo, a jovem corre o risco de ser silenciada e descobre que não pode confiar em ninguém. Quanto sangue Calila verá derramado até descobrir a motivação dos seus algozes? 

Marcados é um thriller para jovens adultos que promete agradar fãs de tramas misteriosas, whodunits e a saudosa coleção Vagalume. 

Fique marcado você também! 

Vale sugerir para amigos, familiares e apoiadores da literatura nacional, okey? Acima de 16 anos até 130 anos podem ler, sem problemas.

Vereadores de Palmópolis Renatinho e Alze fazem esclarecimento aos seus munícipes

 


Nota de esclarecimento. 

Em primeiro lugar, queremos cumprimentar a toda população de Palmópolis, Dois de Abril e Jeribá e as comunidades rurais. Aqui são os vereadores Renatinho e Alze e viemos através das nossas redes sociais denunciar para todos uma prática ilegal que há anos vem ocorrendo na câmara municipal de Palmópolis.´ 

Segundo o artigo 37, inciso II, “a investidura em cargo ou emprego público depreende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.” 

Como não bastasse tamanho descaso com a nossa carta magna, a Constituição Federal, o excelentíssimo senhor presidente da câmara vem atropelando os princípios listados no caput do artigo 37 da Constituição Federal, que regem a administração pública que são: 

Legalidade, que coloca a lei como prioridade; Impessoalidade, que por sua vez diz respeito a tratar todos com igualdade, sem escolher a dedo quem deve ou não trabalhar na administração pública; Moralidade, que garante que o servidor público tome conduta considerada aceitável; Publicidade, que tem que ser transparente com relação as vagas de emprego e em todas as atividades da administração; e o principal, Eficiência, onde as contratações devem ocorrer através de concurso público ou processo seletivo simplificado, a fim de contratar o melhor servidor e não com deliberação partidária. 

Queremos deixar claro ao presidente da câmara que as vagas de emprego que a câmara oferece devem ser abertas a ampla concorrência de todo o público através de um edital de processo seletivo simplificado ou levaremos ao conhecimento da promotoria. 

Muito obrigado a todos,

Dos seus vereadores

Renatinho e Alze.

A galera de Jucuruçu marcou presença no 3º Pedal Costa das Baleias em Alcobaça

 


O município de Alcobaça sediou no último domingo, 5 de fevereiro, a terceira edição do Pedal Costa das Baleias. O evento é uma realização da prefeitura de Alcobaça, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com grupos de pedal e apoio de empresas da região. 

O encontro contou com mais de 400 ciclistas de diversas cidades do Extremo Sul e estados vizinhos, movimentando o dia ensolarado durante os Jogos de Verão 2023. 

Além do café da manhã e sorteio de brindes, a programação também incluiu shows ao vivo com Neto Galdino e Caio Magno, almoço, premiação para os cinco primeiros colocados de cada percurso (completo 55 km e reduzido 30 km – nas categorias masculino e feminino), troféu para o 1º lugar, também nas duas categorias, e premiação para maior grupo de pedal inscrito. 

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte do município, Sérgio Figueiredo, o ‘Serginho’, explica que esta é a segunda edição do pedal na gestão de Zico, “que não tem medido esforços para fazer grandes eventos potencializando as atividades turísticas de Alcobaça, movimentando a economia local, recebendo bem os turistas e também os alcobacenses que participam destes eventos”, comentou o secretário. 

Ainda de acordo com ‘Serginho’, a 3ª edição do Pedal Costa das Baleias, superou todas as expectativas e já faz parte do calendário turístico local, ganhando destaque também no cenário nacional com relação ao ciclismo, “quero também agradecer as parceiros, ao comércio local, que abraçaram o evento e proporcionaram uma excelente recepção aos participantes”, disse. 

A ciclista Andréia Prates, que é de Nanuque/MG e participou pela primeira vez de um pedal em Alcobaça, elogiou bastante a estrutura do evento. 

Imagens TV Abrolhos

O grupo Pedal dos Roia, que ela participa, foi premiado como maior grupo participante, com uma média de 69 ciclistas vindos do estado mineiro. 

Quem ficaram maravilhados com o super evento também foram os participantes da cidade de Jucuruçu - BA, Herlan Ribas Pereira, Ozilene Rodrigues Pereira, Thaís da Silva Lúcio e Uilian Coelho da Silva. 

Grupo de Jucuruçu - BA

Ainda durante o evento, houve o sorteio de duas bicicletas Draee, aro 29, uma delas doada pela DJ Bicicletas, de Teixeira de Freitas. 

Alfredo Baldrae, sócio-proprietário da DJ Bicicletas, ressaltou a importância do evento e destacou que a DJ está sempre presente em atividades da região com objetivo de apoiar os grupos de pedais e incentivar o esporte, principalmente, para a melhoria da qualidade de vida. 

A bicicleta sorteada neste domingo, é a 6º bike doada pela DJ Bicicletas para eventos da região.

Jogos de Verão 

A 3ª edição do Pedal Costa das Baleias faz parte da programação dos Jogos de Verão. A versão 2023 do evento foi iniciada em janeiro com programação estendida até fevereiro. 

Futevôlei, foot table e beach tênis, são algumas das modalidades já realizadas. No próximo dia 20,21 e 22, o evento também conta com o Torneio de Beach Soccer ‘Aberto e Veterano’. 

O secretário de Turismo, José Sérgio de Almeida, destaca que a iniciativa da prefeitura com os jogos, tem o objetivo de agregar o esporte à atividade turística de Alcobaça, proporcionando, lazer, saúde e o desenvolvimento econômico do município./SulbahiaNews

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

PRF informa que novo desvio da BR 101 no KM 817 ficará pronto nesta quinta (09) para todos os veículos


Teixeira de Freitas: A reportagem do Liberdade News conversou na tarde desta quarta-feira (8) com o Chefe da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Eunápolis, Eduardo Leôncio, em relação ao novo desvio no KM 817 da BR-101. 

Eduardo Leôncio relatou que a liberação do novo desvio para todos os veículos será na tarde da próxima quinta-feira (9), conforme informado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

No local do novo desvio, várias máquinas trabalham para que toda logística fique pronta a contento para amenizar a insegurança a qual passa os motoristas que trafegavam no dia a dia pelo KM 817 da BR-101./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Dispara o número de casos de chikungunya em Jucuruçu

 


A população jucuruçuense,  sofre com o crescente número de casos de dengue e chikungunya. Os relatos de pessoas com sintomas da doença são alarmantes, a infestação aconteceu logo depois de um período chuvoso que deixou alguns terrenos alagados na cidade.

O jucurunet está atento no combate ao mosquito, e pedimos que todos façam o mesmo trabalho de rotina nas residências onde é grande os focos são encontrados.

Um senhor que mora na rua trindade foi picado pelo Aedes aegypti e pegou chikungunya. Ele pensou que estava com problema na coluna e só descobriu que estava com a doença quando procurou uma unidade de saúde.

“Começou a dor no pescoço, foi para baixo, mão, tudo. Eu estava pensando que era coluna, que eu tenho problema. Eu comprei até um remedinho que eu bebo, mas não melhorou, travou mais. Liguei para os meus meninos e fomos para o hospital, lá disseram que era chikungunya”, contou o senhor.

Apenas na rua onde o morador mora, outras cinco pessoas foram diagnosticadas com chikungunya no intervalo 4 dias.

Num período de uns 12 dias, Jucuruçu registrou um percentual de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito alarmante.

 “As pessoas costumam se automedicar em casa, procuram a unidade de saúde para os profissionais fazerem o trabalho de notificação, que é muito importante.

Diário Oficial da União publica Deliberação autorizando a Construção da Ferrovia Bahia-Minas com início em Caravelas: Linha passará por Teixeira e Mucuri


aravelas: Um dos mais ousados projetos de infraestrutura de toda a região extremo sul da Bahia e parte de Minas Gerais está saindo do papel e se tornando realidade. Uma luta antiga do prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, que acreditou no Projeto e vem se movimentando nos últimos anos para a concretização desse sonho. 

Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, 07 de fevereiro, a Deliberação nº 31, de 03 de Fevereiro de 2023, que autoriza a construção e exploração de estrada de ferro localizada entre Caravelas/BA e Araçuaí/MG, pelo prazo de 98 (noventa e oito) anos, objeto do requerimento da empresa Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda. (Art. 1°). 

Segundo esta Deliberação, em seu Art. 2º, "Após assinatura do Contrato de Adesão pela Agência Nacional de Transportes - ANTT, a MTC - Multimodal Caravelas deverá opor a sua assinatura no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de perda de eficácia desta Deliberação e consequente arquivamento do processo". 

Segundo o prefeito Silvio Ramalho, todo o Projeto está pronto, e não faltará empenho da Prefeitura, das entidades de classe e da empresa MTC para que esse sonho se realize. Segundo a empresa responsável pelo Projeto, a proposta da nova ferrovia Bahia e Minas apresenta uma oportunidade de desenvolvimento para as regiões de três Estados: Sul da Bahia, tendo Caravelas como marco inicial, chegando ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais e tendo enorme influência no norte do Espírito Santo. 

Dessa forma, a ferrovia atende às necessidades do sul baiano com as áreas do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, em especial a mineração, celulose da planta industrial da Suzano em Mucuri/BA e combustíveis. A ferrovia apresenta a linha tronco Caravelas/BA a Araçuaí/MG em 442 km, acrescentado pelos ramais para Teixeira de Freitas/BA (32,35 km), e para a região do distrito de Mucuri/BA (16,5 km). Com isso, a Ferrovia Bahia-Minas tem a distância total de 491 Km./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Vídeo: Homem é morto com tiro no peito após reagir a roubo de celular no bairro Ouro Verde

 

Itabela: Um homem, que estava sentado na calçada de uma lanchonete, morreu após reagir a um assalto, no bairro Ouro Verde, na cidade de Itabela. O crime, que aconteceu por volta das 19h20 de terça-feira (07.02), foi registrado por câmeras de vigilância. 

Nas imagens, a vítima, Valdemir Gonçalves de Queiroz, 49 anos, aparece manuseando o celular. Dois bandidos, em uma moto vermelha, param no local. O passageiro, que estava sem capacete e sem camisa, desce da garupa e vai em direção a Valdemir, já com a arma em punho. 

O criminoso rouba o telefone, mas, num ato repentino, Valdemir tenta desarmá-lo e é baleado no peito. Ele cai na rua. Os bandidos fogem em seguida. Valdemir chegou a ser levado para o hospital público do município, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia informou que os assassinos ainda não foram localizados./Radarnews

Ministério dos Transportes divulga imagens das obras de recuperação da BR-101 em Itamaraju

 

O Ministério dos Transportes divulgou nesta terça-feira 7, imagens as obras de recuperação da BR-101 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas. 

As imagens divulgadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) mostram as obras em andamento para liberar o tráfego na rodovia. 

Ao divulgar um vídeo das obras, o órgão informa que as máquinas trabalham dia e noite para solucionar a emergência de grande complexidade causada pelas chuvas entre Itamaraju e Teixeira de Freitas. 

As equipes realizam os serviços de recomposição do corpo de aterro que foi danificado em mais de 20 metros de altura. 

O trecho onde as chuvas provocaram a abertura de uma enorme cratera na altura do Km 817 segue interditado desde dezembro do ano passado causando imenso transtorno aos motoristas. 

Os veículos pesados estão sendo forçados a percorrer grande distância pelas rodovias estaduais BA-489, em direção de Prado, e BA-001 até Alcobaça para seguir até Teixeira de Freitas./DNIT

Jovem de 22 anos é morto com vários tiros a três quilômetros da BR-367


Eunápolis: Um homem foi encontrado morto, na tarde desta terça-feira (07.02), na zona rural de Eunápolis. O corpo de Everlan Soares Souza, de 22 anos, estava em um ramal, nas proximidades do Assentamento 3 de Julho. O local, que é de difícil acesso, fica localizado nos fundos do bairro Delta Park e três quilômetros da BR-367. 

Desde a noite de segunda-feira (06), a polícia já tinha recebido denúncia sobre um homicídio na localidade. Os policiais patrulharam o local, mas, devido à falta de visibilidade, suspenderam as buscas. Nesta terça, a polícia retomou o trabalho e, com a auxílio de moradores, encontrou o corpo. 

Segundo os peritos do Departamento de Polícia Técnica, o homem foi morto com mais de 10 tiros. A perícia também constatou marcas de sangue e cápsulas de pistola 9mm ao lado do corpo, um indicativo de que o crime foi cometido no local. 

A polícia suspeita que o assassinato tenha ocorrido há pelo menos 24 horas, pois no fim da tarde de segunda um morador diz ter ouvido disparos de arma de fogo e, em seguida, alguns homens correndo por um matagal. Além disso, o corpo já estava rígido e tinha começado a ser devorado por animais. 

Em um dos bolsos da vítima, que era natural de Guaratinga, existiam duas chaves de fechadura e uma bucha de maconha. Um inquérito será instaurado na delegacia para investigar o assassinato./Radarnews

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Jovem baleado em ação criminosa em Medeiros Neto não resiste e morre na Unidade Hospitalar

 


Medeiros Neto: Miqueias Veiga Costa, 21 anos, que foi baleado na manhã desta terça-feira, 07 de fevereiro, não resistiu e veio a óbito no Hospital Municipal de Medeiros Neto (HMMN), vítima de disparos de arma de fogo. Miqueias foi atingido por pelo menos 03 (três) tiros na região do ouvido, no Bairro Uldurico Pinto, na Agrovila Perobinha I, na cidade de Medeiros Neto. 

Na ação, o jovem Caique Celestino Borges da Silva, de 18 anos, veio a óbito no local. Já a segunda vítima (Miqueias) foi socorrido por uma ambulância para o Hospital Municipal de Medeiros Neto. 

O delegado titular, Júlio Telles, autorizou a remoção do corpo de Miqueias do Hospital Municipal de Medeiros Neto, para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal. 

As investigações estarão a cargo do delegado Júlio Telles e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Petrobras anuncia redução de R$ 0,40 no preço do diesel


O preço do diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras de combustíveis terá uma queda de R$ 0,40 a partir de amanhã (8), anunciou hoje (7), no Rio de Janeiro, a estatal. Em termos percentuais, a redução é de 8,8%. 

Com a variação de preço, o valor do litro do diesel comprado pelas distribuidoras, chamado de diesel A, vai cair de R$ 4,50 para R$ 4,10, segundo a Petrobras. 

O diesel comprado por motoristas nos postos de combustíveis é resultado de uma mistura de 90% desse diesel A, vendido pela Petrobras, com 10% de biodiesel. 

A empresa estima que a parcela do preço cobrado por ela no valor final pago pelos motoristas passará a ser de R$ 3,69 por litro. 

Equilíbrio 

O valor de venda às distribuidoras tem como principal balizador a busca pelo equilíbrio dos preços da Petrobras aos mercados nacional e internacional, argumenta a estatal. 

"A companhia, na formação de preços de derivados de petróleo e gás natural no mercado interno, busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente", finalizou./Agência Brasil

Brutal - Adolescente é suspeita de matar filha após dar à luz e jogá-la em saco de lixo


Uma adolescente de 14 anos é suspeita de matar a própria filha recém-nascida logo após dar à luz em casa, segundo informado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO). O crime ocorreu na madrugada deste domingo, 5, em Porangatu e é investigado pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da cidade. 

Segundo a polícia, a menina teria afirmado que conseguiu esconder a gravidez de todos os familiares e fez o parto sozinha, no banheiro de sua casa. No entanto, após o início das investigações da morte do recém-nascido, a equipe da PCGO prendeu em flagrante um casal suspeito de auxiliar no crime. 

Após realizar o parto, as investigações apontam que, com uma faca, a adolescente, sob influência de estado puerperal e do casal, cortou o pescoço da criança e, em seguida, a colocou no saco de lixo. 

De acordo com o apurado até o momento, a menor de 14 anos teve relações sexuais com o companheiro de sua prima, acarretando na gravidez. Durante a gestação, foram várias as tentativas de interrupção por meio de medicamentos abortivos fornecidos pela sua prima e por seu companheiro, pai da criança. Porém, nenhuma das tentativas deu certo. 

Após o parto, a mãe perdeu muito sangue e foi levada ao hospital. No local, a equipe de saúde constatou um parto recente e perguntou pela criança. Um familiar que acompanhava a menina, por conta própria, foi à residência e encontrou a recém-nascida dentro de uma sacola, levando-a para o hospital. Em seguida, a equipe da Polícia Civil foi acionada e iniciou as investigações. Também foi realizada perícia no local.  

A adolescente recebeu os devidos cuidados médicos e depois foi apreendida, permanecendo à disposição do juízo da infância e juventude de Porangatu, enquanto o casal - prima da menor e companheiro dela - foi encaminhado para a Unidade Prisional, onde aguardarão o desfecho da investigação, já que foram apreendidos celulares que auxiliarão na apuração do caso. 

Segundo a Polícia Civil, os suspeitos foram autuados por ato infracional análogo a homicídio e crime de homicídio triplamente qualificado, respectivamente./Terra

Itamarajuense procura por familiares distantes cerca de 60 anos


A senhora Jandira Martins Vieira, residente na cidade de Bom Jesus de Tocantins no estado do Pará, mas é natural de Itamaraju e agora tenta localizar seus familiares, após perder contato por mais de 60 anos. 

Atualmente ela está com 76 anos, mas suas últimas informações dão conta que alguns de seus familiares continuavam residindo no município e outros haviam mudado para Poções (BA). Informou que saiu muito jovem da cidade em busca de oportunidade. 

Também detalhou que seus pais eram o senhor Gabriel Martins Vieira e Carolina Lima Viera. 

Agora utiliza as redes sociais para identificar o paradeiro de seus entes. Qualquer informação poderá repassada no telefone (87) 96304840.

Presidiário usando tornozeleira eletrônica é baleado em tentativa de homicídio em Medeiros Neto e socorrido ao HMTF


Medeiros Neto: O homicídio tentado aconteceu na noite da última segunda-feira, 06 de fevereiro, por volta das 21h10, na Avenida Iluminato Bonjardim, no Bairro São Bernardo, na cidade de Medeiros Neto. De acordo com as informações, policiais militares de Medeiros Neto foram solicitados para atender a uma ocorrência de tentativa de homicídio, e estiveram no local informado. 

Segundo informações, a vítima, Pedro Ivo Fernandes dos Santos, de 35 anos, morador do Bairro Planalto II, solicitou uma corrida no serviço Mototáxi até as proximidades do Terminal Rodoviário, e após o desembarque saiu caminhando pela Rodovia BA-290, momento em que uma testemunha escutou estampidos de disparos de arma de fogo. 

No local, os militares avistaram a vítima ensanguentada, porém consciente. Populares informaram que o mesmo chegou ao local caminhando com dificuldades e solicitando socorro. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderam a ocorrência e socorreram a vítima ao Hospital Municipal de Medeiros Neto (HMMN). 

Em razão da gravidade dos ferimentos a vítima foi transferida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Rondas foram realizadas nas imediações do local e bairros adjacentes a fim de identificar e localizar os autores, mas até o fechamento desta reportagem, ninguém foi preso. 

Vale salientar que Pedro Ivo estava usando uma tornozeleira eletrônica, sendo necessário uma escolta policial até o Hospital./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.