Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 15 de julho de 2023

Mulher é executada a tiros no Bairro Portela em Posto da Mata


Nova Viçosa: Na madrugada deste sábado, 15 de julho, uma mulher, identificada como sendo, Maria Aparecida do Nascimento Rodrigues, 38 anos, foi morta a tiros na Rua Alan Gomes Campos, no Bairro Portela, em Posto da Mata. O crime ocorreu por volta das 00h40. 

De acordo com o relato de uma testemunha, a vítima foi levada para sua casa por uma colega. Pouco tempo depois, a colega foi embora e deixou a mulher desconhecida na casa dela. A vítima pediu para ficar um pouco mais, pois estava com medo de ser morta. 

Por volta da meia-noite, três homens chegaram à casa e começaram a dialogar com a vítima. Eles fizeram um vídeo dela e enviaram para alguém pelo celular. Depois de confirmar a identidade da mulher, os homens começaram a atirar nela na presença da moradora, que não sofreu nenhuma agressão. Os três homens fugiram do local logo em seguida. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito da vítima no local. A guarnição da 89ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) preservou o local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda não há informações sobre a motivação do crime ou sobre os suspeitos. 

A investigação está em andamento, sob a responsabilidade do delegado titular, Rui Pinheiro./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Assaltante que destruiu estrutura de vidro de lotérica com tiro é preso em Eunápolis

Dois adolescentes envolvidos no roubo foram apreendidos na operação


Herycson Oliveira dos Santos, conhecido como ‘Baiano’, 20 anos, foi preso nesta sexta-feira (14) pela Polícia Civil de Eunápolis. Ele foi capturado após ser identificado nas imagens das câmeras de segurança de uma lotérica. Durante o assalto, Baiano destruiu a estrutura de vidro do caixa com um tiro. 

Na mesma ação, realizada no bairro Pequi, um segundo participante do roubo, um adolescente de 17 anos, foi apreendido pelos agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. A polícia já identificou os outros dois assaltantes e está em busca deles. 

Durante a operação desta sexta-feira, outro adolescente de 16 anos foi apreendido no bairro Juca Rosa. Ele teve participação indireta no roubo à lotérica ocorrido na manhã de quinta-feira (13) na Rua Cristóvão Colombo, Pequi. Segundo a polícia, sua função foi abandonar o carro usado pelos ladrões na fuga, um Fiesta preto roubado anteriormente em Porto Seguro.

 

ALTA PERICULOSIDADE – Em posse de Herycson, considerado pela polícia como de alta periculosidade, foi encontrada uma pequena parte do dinheiro roubado da lotérica, além de porções de drogas, uma balança de precisão, um caderno de contabilidade do tráfico e embalagens para substâncias entorpecentes. Ele será autuado em flagrante por tráfico de drogas e também responderá pelo roubo majorado no inquérito instaurado para investigar o assalto. 

Assaltante flagrado destruindo vidraça de lotérica com tiro

OUTROS ASSALTOS – Tanto Herycson quanto o adolescente responsável por abandonar o veículo eram suspeitos de outros assaltos a casas lotéricas. O adulto teria participado de um assalto em 31 de maio na Rua Ana Nery, no bairro Pequi, enquanto o menor estava envolvido no roubo ocorrido em 5 de abril no distrito de Trancoso, em Porto Seguro./Radar News

Acidente entre caminhão e carro que transportava pacientes mata seis pessoas na BR-116, na Bahia


Um acidente entre uma Spin e um caminhão deixou seis pessoas mortas, na noite de sexta-feira (14), no KM 375 da BR-116, na região de Serrinha, cidade a cerca de 180 quilômetros de Salvador. 

Cinco vítimas morreram no local. Outras duas pessoas foram socorridas, mas um delas morreu no hospital. Não há informações sobre o estado de saúde da sétima pessoa envolvida no acidente. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a colisão ocorreu por volta de 20h. 

O carro que transportava os pacientes era da Secretaria de Saúde do município de Valente, e retornava para a cidade após atendimento médico em Salvador. 

A prefeitura de Valente divulgou nota de pesar nas redes sociais. O motorista e servidor público morreu no acidente. Outra vítima identificada foi o árbitro de futebol da cidade Joelson Batista. 

Na nota assinada pelo prefeito Ubaldino Amaral, a prefeitura manifesta condolências às famílias e destaca que o motorista era um "servidor público dedicado e comprometido com o zelo e bem estar daqueles que transportava". 

A Liga Desportiva de Valentense também divulgou nota onde lamenta o acidente e a morte do árbitro Joelson Batista./g1 Bahia.

VEREDA: É OBRA AQUI, É OBRA ALI, É OBRA LÁ

 


A Prefeitura de Vereda não para, e hoje dia 13/07/ foi à vez da assinatura de mais uma ordem de serviço para pavimentação de mais uma Rua, dessa vez a Rua contemplada foi a Rua Ernesto Guimarães no distrito de São José de Vereda (Piau).

Avançamos ainda mais em nosso compromisso de 100% de ruas pavimentadas. Vem muito mais por aí! 

Prefeitura de Vereda, Um novo tempo, uma nova história.

Homem é retirado de casa e espancado até a morte em Itanhém: Polícia Civil investiga o crime


Itanhém: Um homem foi brutalmente assassinado na manhã desta sexta-feira, 14 de julho, na Rua Joventino Francisco Rosa, no Bairro Arlindo Pinheiro, próximo a um estabelecimento comercial nas casas populares. Segundo informações, a Polícia Militar foi informada sobre o homicídio, e ao chegar no local, o fato foi confirmado. O delegado titular de Itanhém, então, foi informado para que fosse tomadas as devidas providências. 

A equipe de reportagem do Liberdade News conversou com o delegado, e ele revelou que, de acordo com as investigações, a esposa da vítima, de 49 anos, estava com ele quando dois criminosos de aparência jovem, chegaram gritando "vamos, vamos". Neste momento, o homem saiu chorando, como se já soubesse o destino que o esperava. Acredita-se que ele tenha sido levado para uma fazenda próxima à sua residência, onde foi espancado até a morte. 

O delegado Bruno Ferrari disse ainda, que ele também pode ter sido deixado naquele local, onde foi encontrado já sem vida. A vítima foi identificada como Osmar Valeriano Costa, de 44 anos, e já possuía histórico de prisões por crimes relacionados ao tráfico de drogas, roubo e furto. O delegado titular, Bruno Ferrari, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Após necropsia, o corpo foi liberado aos familiares para realizar o sepultamento. Segundo apurou a reportagem do Liberdade News, a vítima apresentava diversas lesões pelo corpo, provocados por instrumento contundente, e não havia sinais de ferimentos por arma branca ou projéteis de arma de fogo. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. O delegado Bruno Ferrari já deu início às investigações./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Ibirapuã comemora 61 anos de emancipação política impulsionada por indústrias e setores agrícolas

Ibirapuã, Bahia - Neste mês, a cidade de Ibirapuã, localizada no extremo sul da Bahia, celebra com entusiasmo seus 61 anos de emancipação política. O município, que se destaca pela sua rica produção agrícola e industrial, tem muito a comemorar em termos de desenvolvimento econômico e crescimento sustentável. 

A cidade, conhecida por suas vastas áreas rurais e clima propício para a agricultura, conta com dois pilares fundamentais que impulsionam sua economia: o Laticínio DaVaca e a indústria de álcool. Essas duas grandes empresas têm desempenhado um papel significativo na geração de empregos e no fortalecimento da economia local. 

O Laticínio DaVaca, renomado tanto no mercado regional quanto nacional, é responsável pela produção de uma ampla variedade de produtos lácteos, incluindo queijos, leite e a famosa Manteiga DaVaca, líder de venda em quase todo país . Com uma estrutura moderna e tecnologia avançada, a empresa tem contribuído para a valorização da pecuária de gado de leite na região, incentivando os produtores locais e garantindo o abastecimento de produtos lácteos de qualidade. 

Já a indústria de álcool, baseada no plantio de cana-de-açúcar, tem sido um importante motor econômico para Ibirapuã. A produção de álcool combustível e outros derivados da cana tem gerado empregos diretos e indiretos, além de impulsionar o setor de transporte e contribuir para a matriz energética renovável do país. 

Além dessas indústrias, o município também se destaca na produção de frutas cítricas, aproveitando o clima favorável da região. A plantação e a comercialização dessas frutas têm sido fonte de renda para muitos trabalhadores locais, gerando emprego e renda e impulsionando o comércio local e regional. 

A diversificação da economia de Ibirapuã, baseada na agroindústria e na produção agrícola, tem contribuído para o desenvolvimento sustentável da região, reduzindo a dependência de setores mais voláteis e proporcionando uma maior estabilidade econômica. As festas tradicionais do município são a Festa do Vaqueiro que atrai turistas de várias cidades e o São João. O Arraiá do Biratinga também atrai grande numero de pessoas para a cidade no mês de junho, o que aquece a economia do município com as vendas no comércio local. 

Além disso, a comemoração dos 61 anos de emancipação política de Ibirapuã é marcada por outras conquistas importantes. O município tem investido em infraestrutura, com melhorias nas áreas de saúde, educação e saneamento básico, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus habitantes. 

Administrado pelo prefeito Calixto Antônio Ribeiro que já está em seu 4º mandato, a cidade de Ibirapuã demonstra seu orgulho por sua história e conquistas, reafirmando seu compromisso com o crescimento sustentável, o fortalecimento da economia local e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Com a união de esforços e a valorização de seus recursos naturais, Ibirapuã segue em direção a um futuro promissor./Bahiaextremosul

Produtores do extremo sul pedem investimentos na agricultura familiar

 


Reunidos nesta quinta-feira (13) na cidade de Prado, representantes de associações de pequenos produtores rurais da agricultura familiar da região apresentaram uma pauta de reivindicações visando melhorias em suas comunidades. 

Coordenada pelo ex-vereador e ex- vice-prefeito do município Iraílton Gonçalves, o encontro reuniu cerca de 60 dirigentes de nove associações rurais e contou ainda com a participação do advogado Darlos Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Pau Brasil, Nego Elder, e do assessor parlamentar da deputada estadual Maria Del Carmen, Ernane Dias. 

A pauta, que será encaminhada às esferas governamentais, requer investimentos como energia elétrica nas comunidades rurais, perfuração de poços artesianos, abertura de estradas vicinais, ampliação de escolas e maquinários agrícolas. 

Representando também o deputado federal Joseildo Ramos, Ernane Dias informou que alguns itens solicitados pelos agricultores já foram apresentados ao governo estadual, tendo como intermediários os dois parlamentares baianos. 

“Na semana que vem estaremos seguindo para Salvador, no sentido de encaminhar aos gabinetes as demais reivindicações”, anunciou Dias. 

Ainda no evento, os pequenos agricultores foram orientados pelo advogado Darlos Gomes quanto a procedimentos jurídicos envolvendo a categoria./Por Domingos Oliveira

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Romário é internado às pressas no Rio com quadro de infecção intestinal


Romário, de 57 anos, foi internado às pressas, na quinta-feira (13). O senador do Rio de Janeiro deu entrada no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, em decorrência de uma infecção intestinal. 

O político e ex-jogador de futebol teria se sentido mal antes de ser socorrido. O boletim médico divulgado hoje pelo hospital não forneceu informações sobre Romário. "O Hospital Barra D'Or tem por política não divulgar nenhuma informação sem autorização do paciente ou de seus familiares", diz o comunicado. 

Já a assessoria de imprensa dele revelou que o quadro é estável, e tem sido acompanhado de perto pela família: “O senador Romário de Souza Faria encontra-se internado no Hospital Barra D’Or, desde a noite de 13 de julho de 2023, com quadro de infecção intestinal. Permanece com antibioticoterapia intravenosa, em companhia de seus familiares’’. 

Em 2021, Romário já havia se submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de sua vesícula, no Hospital Copa Star, em Copacabana. 

Recentemente, ele comemorou os 18 anos de sua caçula, Ivy. Romário, inclusive, se emocionou ao relembrar todos os desafios já enfrentados pela filha, que é portadora de Síndrome de Down. 

"São 18 anos de uma transformação profunda na minha vida e de um amor gigantesco. Filha, ser o seu pai é o maior e melhor título que eu poderia ter! Obrigada por ser quem você é, por proporcionar tanta alegria e orgulho para toda nossa família. Para alguns, você já é uma mulher maior de idade. Para mim, vai ser pra sempre minha princesinha. Te amo muito", escreveu ele./revistaquem

Homem é assassinado a tiros no Distrito de 31 de Março em Mucuri


Mucuri: Na noite desta quinta-feira, 13 de julho, a Polícia Civil registrou mais um homicídio em Mucuri, dessa vez na Rua Luiz Inácio Lula da Silva, no distrito de 31 de Março, próximo à divisa Espirito Santo/Bahia. Policiais Militares da 89ª CIPM foram chamados para atender a ocorrência e, ao chegarem no local, confirmaram o crime e preservaram a área até a chegada da Polícia Civil. 

A vítima foi identificada como sendo, Raildo Oliveira Teodoro, de 27 anos, o qual foi atingido por dois disparos de arma de fogo na costas. Os suspeitos fugiram após a ação criminosa e ainda não foram localizados. 

Raildo Oliveira Teodoro tinha um mandado de prisão em seu desfavor emitido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Linhares/ES pelo crime de roubo (Art. 157 do CPB). O delegado plantonista autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Após necropsia, o corpo será liberado à família para velório e sepultamento. As investigações do crime estão a cargo do delegado titular de Mucuri, Samuel Martins e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Acusado de matar a mulher é preso após 12 dias escondido na mata em Itabela

 

Corpo de Maria d’Ajuda Fernandes da Costa foi descoberto no quarto de sua casa

Na quinta-feira (13), a Polícia Militar efetuou a prisão de um homem acusado de feminicídio em uma região rural do município de Itabela. Nilson Alves da Costa, de 56 anos, estava com prisão preventiva decretada pela comarca local. 

As investigações apontaram que Nilson cometeu o crime contra sua esposa, Maria d’Ajuda Fernandes da Costa, de 51 anos, na noite de 1º de maio, no distrito de São João do Monte, em Itabela. O corpo da vítima foi encontrado no quarto do casal, apresentando diversas perfurações causadas por arma branca. No local, uma faca com manchas de sangue foi apreendida como evidência. 

Após o assassinato, o acusado fugiu para uma região de mata, onde se manteve escondido até ser capturado pela polícia. Durante seu depoimento, Nilson alegou que agiu em legítima defesa, afirmando que sua companheira foi a primeira a iniciar as agressões. Para se proteger, ele alegou ter tomado a faca e, em meio ao conflito, acabou desferindo os golpes fatais. 

Registros policiais revelam que Nilson Alves já possuía um histórico de violência contra mulheres. Anos atrás, ele foi preso na cidade de Itamaraju por espancar uma ex-mulher./Radar News

Homem é preso por estupro de vulnerável na cidade do Prado

Foto: Ilustrativa


Na noite de quinta-feira, 13 de julho, por volta das 18h10, uma ocorrência de estupro de vulnerável mobilizou os Policiais Militares da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) na cidade de Prado. O crime chocante envolveu uma garota de apenas 10 anos e seu vizinho, resultando na prisão do agressor. 

De acordo com informações obtidas junto à vítima e sua mãe, a menina foi abordada pelo autor, que solicitou que ela pulasse o muro de sua residência para abrir o portão, alegando ter perdido a chave. Inocentemente, a vítima atendeu ao pedido e adentrou à casa do vizinho. Foi nesse momento que o agressor começou a agarrá-la, tocando suas partes íntimas e tentando cometer o ato de penetração. 

Aterrorizada, a criança começou a gritar, conseguindo escapar das mãos do agressor e pulando novamente o muro, retornando à rua em busca de sua mãe. Rapidamente, a polícia foi acionada e dirigiu-se à residência do autor, onde o encontraram e o detiveram. No momento da detenção, o agressor apresentava sinais de embriaguez. 

Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Teixeira de Freitas, onde foi lavrado o flagrante. O autor será indiciado por estupro de vulnerável, um crime grave previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de 8 a 15 anos. 

É importante ressaltar a importância da denúncia de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A sociedade deve estar vigilante e denunciar qualquer situação de violência contra os mais vulneráveis, visando a proteção e o bem-estar das vítimas. As autoridades competentes têm o papel de investigar, prender os responsáveis e garantir que a justiça seja feita. 

Reforçamos que a identidade da vítima será preservada para resguardar sua privacidade e segurança durante o processo legal./Bahiaextremosul

Polícia Civil: Delegado Dr. José Bezerra, deixa o DRACO para assumir a direção da delegacia Especializada no Combate a Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil da Bahia


O delegado Dr. José Bezerra Junior, que tem uma trajetória nas principais delegacias e departamentos de combate a criminalidade no Estado da Bahia, que estaria por último Coordenando o DRACO, foi nomeado nesta última terça-feira, 11 de julho.

 


Como delegado diretor do “Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico” na estrutura da Polícia Civil do Estado da Bahia.

 


O delegado Bezerra, assim que é chamado, tem todo um currículo de bons resultados pelas delegacias e departamentos que ele já passou na estrutura da Secretaria de Segurança Pública./alojuca

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Família de Jucuruçu afirma que perdeu seu filho por 'OMISSÃO DE SOCORRO' e o pai da criança morta quer justiça

Hoje quero falar para todos jucuruçuenses a minha tamanha tristeza que carrego em meu coração, minha esposa deu entrada aqui no Hospital de Jucuruçu no dia 14 de Junho de 2023, com fortes dores na sua gestão, e infelizmente meu bebê nasceu prematuro, nasceu as 10:40 da manhã e veio a óbito as 21:45 da noite. 

Eu presenciei tudo e particularmente não vi um pingo de interesse de querer salvar meu filho. Foi tempo demais e meu filho morrendo aos poucos, eu acho se fosse um filho de rico, eles tiravam até de helicóptero. 

Mas foi um filho de pobre parece que nós não eram ninguém. Choro com minha esposa todos os dias. 

Já dei várias viagens perdidas no Hospital e eles não querem me fornecer o número do SUREM. Liguei para SESAB da Bahia eles falaram que não tem essa informação e que só o Hospital pode dá. mas dá como, se eu vou lá e eles sempre inventam uma coisa diferente. 

Mas a justiça de Deus não falha, eu procurei um Advogado eu vou fazer Justiça pelo meu Filho, não vou fazer Justiça pelo dinheiro porque dinheiro nenhum não trará meu bebê de volta, mas através de mim outros pais e mães não vão chorar em ver seu filho morrer aos poucos. 

Muita injustiça o que fizeram comigo e minha esposa, agora tá nas mãos de Deus em Primeiro lugar e na competência do meu Advogado Dr. Reginaldo Nascimento Leal. 

Vou até o fim por Justiça, nem que vendo meu único bem na terra que é minha casinha, mas todos os culpados não ficarão impune porque meu filho não foi filho de cachorro não, e vou fazer isso em memória do meu bebê que hoje poderia está em uma incubadora na grande esperança deu tê-lo em meus braços.

Laudo pericial não esclarece se tiro foi acidental ou se adolescente cigana foi assassinada, diz delegado

Guaratinga: O laudo de necropsia revelou que o tiro que matou a adolescente cigana Hyara Flor Santos Alves, de 14 anos, atingiu-a abaixo do queixo. O delegado Robson Andrade, encarregado das investigações, destacou que o exame não conseguiu determinar se o disparo foi acidental, como alegaram os familiares do principal suspeito, o marido da jovem, também de 14 anos. 

A principal versão até o momento aponta que o próprio esposo de Hyara tenha efetuado o disparo. Os dois haviam celebrando a união numa cerimônia religiosa, em maio deste ano, seguindo a tradição cigana de casamento arranjado. Após o fato, o adolescente fugiu da cidade junto com seu pai, mãe e irmão. 

Até a tarde de quarta-feira (12), já haviam sido ouvidas 10 pessoas no decorrer das investigações, que estão em andamento. Com base nas evidências reunidas, o delegado está elaborando o inquérito para encaminhamento ao Ministério Público e ao poder judiciário. Além disso, visando à proteção do suposto autor, foi solicitada sua apreensão, pedido que foi aceito pela Vara da Infância e Juventude. 

“Trabalhamos com todas as linhas de investigações. Mas a motivação só saberemos quando ocorrer a apreensão do suposto autor, que é o marido, e a localização do seu pai e outros familiares”, disse Robson. 

POLÍCIA RASTREOU PARADEIRO DOS SUSPEITOS – O delegado Moisés Damasceno, coordenador regional da Polícia Civil, informou que, no dia seguinte ao homicídio, os investigadores rastrearam o paradeiro da família cigana. Eles chegaram até o endereço de uma prima em Vitória (ES), mas os suspeitos já haviam partido. 

Segundo Damasceno, a prima confirmou a presença dos suspeitos em sua residência, relatando que eles chegaram por volta das 5h30 da manhã de sexta-feira (07). No entanto, quando tomou conhecimento dos fatos pela internet, pediu que deixassem o local para preservar a segurança dela e de seus familiares. 

Os investigadores descobriram que, por volta do meio-dia da sexta-feira, o grupo se deslocou de táxi para a cidade de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória. Os homens já haviam raspado a cabeça para dificultar a identificação. 

Em Cariacica, a família procurou abrigo em uma comunidade cigana, porém, foram rejeitados, pois a comunidade já estava ciente do crime ocorrido em Guaratinga. 

Até o momento, não há informações atualizadas sobre o paradeiro dos suspeitos, mas os policiais continuam em diligências. A polícia busca esclarecer os eventos ocorridos na residência de Hyara naquele fatídico dia. 

BOATOS SOBRE SUPOSTA RECOMPENSA – O delegado Moisés Damasceno também esclareceu um boato que circula nas redes sociais, que afirmava que o pai da jovem assassinada estaria oferecendo uma recompensa de R$ 300 mil pela captura do suposto autor. Entretanto, os familiares negaram veementemente essa informação, ressaltando que não houve tal publicação ou fato. “A propagação de boatos é preocupante, podendo gerar situações mais graves, e a polícia está atenta a essa questão”, frisa o delegado Damasceno. 

REPERCURSSÃO – O crime despertou grande repercussão em todo o país, com manifestações de repúdio, como a da autora Gloria Perez em seu perfil no Instagram. 

Em meio a esse cenário, a polícia apreendeu no local do crime uma pistola calibre .380, juntamente com dois carregadores e munições. Além disso, a polícia intensificou a vigilância nas áreas ciganas para prevenir possíveis represálias entre as famílias./Radarnews

Guaratinga: MP recomenda que prefeita anule contratos de R$ 590 mil com consultoria jurídica


O Ministério Público (MP-BA) recomendou à prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas (UB), que anule os contratos de dispensa/ inexigibilidade eventualmente firmados com escritórios de advocacia e assessorias jurídicas dentro de prazo de 30 dias. 

No entendimento do promotor Rafael Henrique Tarcia Andreazzi, os procedimentos que deram origem a tais contratos “se encontram absolutamente viciados”. 

A medida refere-se especialmente, a contratação da Boa Ventura e Oliveira Advogados Associados, Mahmed Sociedade Individual de Advocacia, Oliveira e Barreto Advogados Associados e Caio César Oliveira Sociedade Individual de Advocacia. 

A investigação de inquérito civil apontou que, desde 2021, a prefeita contratou irregularmente ao menos quatro escritórios de advocacia para desempenho de serviços de caráter permanente, “em detrimento a servidor próprio e em valores vultosos e sem comprovação da razoabilidade e economicidade e atendimento aos ditames do art.25, II da Lei 8666/93 para contratação direta por inexigibilidade de licitação, haja vista que tais serviços não se coadunam com natureza singular”. 

De acordo com dados do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), somente em 2021, o município de Guaratinga gastou R$ 593.800,00 com consultoria jurídica – quantia classificada pela Corte como desproporcional e incompatível. Em comparativo com outras cidades, o TCM-BA constatou que os gastos são superiores em 210% em relação a Medeiros Neto (R$ 191.185,00), 440% em relação a de Belmonte (VR$ 110.000,00) e 369% em relação a Santa Cruz Cabrália (R$ 126.600,00). 

O MP-BA determinou que o município de Guaratinga não poderá firmar novas contratações, pelo prazo de 30 dias, por meio de declaração de inexigibilidade de licitação com a finalidade de prestar, de forma generalizada, assessoria jurídica, a exceção para atender serviço de natureza singular e conforme delineamentos previamente formulados pelo TCM-BA na Cientificação/Relatório Anual 2021./sigaanoticia

Sargento Soares precisa de doação de sangue; ajude


O PM Sargento Noilson Gomes Soares está internado e precisa de doação sanguínea de qualquer tipo. 

Os interessados em realizar a doação precisam comparecer a unidade do Hemoba e informar o motivo da doação. 

O Hemoba fica localizado na R. Massanori Nagao, 355 – Centro próximo ao Shopping Teixeira Mall./ SulbahiaNews

Criminosos invadem casa lotérica em Eunápolis, quebram vidraça a tiros e fogem com dinheiro

Quatro bandidos encapuzados realizaram um assalto a uma casa lotérica na manhã desta quinta-feira (13) no bairro Pequi, em Eunápolis.

O estabelecimento, situado na Rua Cristóvão Colombo, foi invadido após os criminosos efetuarem disparos para quebrar a vidraça do caixa. Nenhum dos funcionários presentes no local ficou ferido. 

Bandidos roubam dinheiro de um cofre numa das salas da lotérica

A quadrilha recolheu dinheiro do caixa e de um cofre, enquanto os funcionários estavam rendidos. 

Dezenas de clientes estavam na lotérica. Alguns saíram correndo do local e outros também foram rendidos e colocados contra a parede.  

Clientes que estavam na fila da lotérica foram rendidos pelos bandidos

Após concretizarem o roubo, que durou cerca de cinco minutos, os assaltantes empreenderam fuga em um veículo Ford Fiesta, de cor escura, levando consigo uma quantia em dinheiro cujo valor não foi divulgado pela administração da lotérica. 

A Polícia Militar iniciou diligências na região, na tentativa de localizar os assaltantes. No entanto, até o momento, nenhum dos criminosos foi encontrado. 

DENÚNCIAS – Quaisquer informações que possam ajudar na identificação ou no paradeiro dos assaltantes devem ser comunicadas à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos através do número (73) 98168-0106./Radar News

Jucurunet matéria especial no 13 de julho – Dia Mundial do Rock

 


O Dia Mundial do Rock é celebrado anualmente em 13 de julho, sendo essa data escolhida por conta do Live Aid, evento de rock que aconteceu, em 13 de julho de 1985, com objetivo de arrecadar dinheiro para fornecer ajuda humanitária no combate à fome na Etiópia. Apesar do nome, essa data só é celebrada aqui no Brasil.

 

Nesse dia é celebrado o rock, um dos estilos musicais mais famosos da história, que surgiu na virada da década de 1940 para a de 1950 e misturou elementos do rhythm and blues, jazz e country and western, estilos muito populares nos Estados Unidos na época. Aqui no Brasil, o estilo também fez muito sucesso e popularizou dezenas de bandas e cantores. 

O dia 13 de julho é conhecido em nosso país como o Dia Mundial do Rock, uma data separada para comemorar esse que é um dos estilos musicais mais conhecidos do mundo e que foi muito popular entre as décadas de 1950 e 1980. Apesar do termo “Mundial”, essa data comemorativa não é internacional.

 

O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, é uma celebração exclusivamente brasileira. Fora do Brasil não existe uma data significativa que celebre o rock, e a que existe aqui foi uma criação publicitária realizada na passagem da década de 1980 para a década de 1990. 

Os idealizadores da celebração queriam homenagear esse estilo musical tão famoso e que possui tanta história. Além do estilo, homenageia-se também os músicos que dedicaram (e dedicam) suas vidas ao rock. Na época em que essa comemoração começou a ser propagandeada, o rock era um dos principais estilos musicais no Brasil, e fala-se que os responsáveis pela divulgação dessa data foram duas rádios.

 

As duas rádios eram de São Paulo — a 89 FM e a 97 FM. Ambas eram especializadas em rock, e o objetivo dos criadores da data era ampliar a divulgação desse estilo para conquistar mais fãs. De lá pra cá, o rock continuou perdendo espaço na mídia, e hoje não é muito comum vermos grandes bandas de rock na TV brasileira, por exemplo.

De toda forma, a data popularizou-se, e anualmente é comum que alguns canais de comunicação dediquem alguma atenção a ela com eventos sendo realizados em bares e casas noturnas.

 

Por que o dia 13 de julho? 

O 13 de julho foi escolhido para receber o Dia Mundial do Rock porque nesse dia, em 1985, foi realizado o Live Aid, um dos maiores festivais de rock da história. Esse festival foi idealizado pelo músico Midge Ure, que fez parte de bandas como Thin Lizzy, e por Bob Geldof, que era vocalista da Boomtown Rats. 

Esse foi um evento voltado para promover ajuda humanitária, arrecadando fundos para socorrer as pessoas que sofriam com a fome na Etiópia. Esse país africano sofreu uma grave crise de alimentos entre 1983 e 1985, causada por uma guerra civil, e estima-se que até 1,2 milhão de pessoas possam ter morrido de fome e que outras milhares tenham se refugiado nos países vizinhos.

 

O Live Aid foi idealizado para receber grandes bandas de rock da década de 1980 e foi realizado simultaneamente em duas cidades: Filadélfia, nos Estados Unidos, e Londres, na Inglaterra. Os locais que receberam os shows foram o Estádio JFK e o Estádio Wembley, respectivamente. Estima-se que dois bilhões de pessoas acompanharam os shows em 150 países. 

O show em Londres contou com a participação de Sting, Phil Collins, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney etc. Já na Filadélfia, o show contou com a participação de Billy Ocean, Black Sabbath, Judas Priest, Neil Young, Led Zeppelin, Duran Duran, Mick Jagger, Madonna etc.

 

Durante o Live Aid, Phil Collins tocou em Londres e, logo em seguida, embarcou em um avião rumo à Filadélfia, e também tocou na cidade norte-americana, sendo o único do evento a comparecer aos dois continentes. Durante o Live Aid, o músico manifestou o desejo de transformar o dia 13 de julho em uma data para comemorar-se internacionalmente o rock. Como podemos perceber, isso aconteceu somente no Brasil. 

Estima-se que o Live Aid conseguiu arrecadar o total de 150 milhões de libras, e, apesar da causa nobre, acredita-se atualmente que parte considerável desse dinheiro acabou sendo desviada na Etiópia e tenha sido usada por rebeldes e pelo próprio governo etíope para comprar armas e continuar financiando a guerra.

 

Origem do rock 

Hoje o rock não é necessariamente o estilo musical mais popular do planeta, mas, ainda assim, possui milhões de fãs por todo o mundo, e isso não é diferente no Brasil. No momento, nenhum dos grandes hits musicais em nosso país são desse estilo, mas existem milhões de fãs de rock no Brasil, e nosso país possui bandas desse estilo que são conhecidas até internacionalmente.

 

Esse estilo musical surgiu na passagem da década de 1940 para a década de 1950 nos Estados Unidos. O rock veio, principalmente, da influência da cultura afro-americana, que, na época, dominava o cenário musical dos Estados Unidos com o jazz e o rhythm and blues. O country and western, muito popular entre a população branca, também contribuiu para o surgimento do rock. 

O rock então foi resultado dessa mistura da cultura afro-americana, manifestada no jazz e no rhythm and blues, com a cultura branca, manifestada no country and western. Seu surgimento aconteceu em um momento que a indústria cultural estava se estabelecendo, e o rock aproveitou-se bastante da divulgação que rádio e cinema fizeram dele na década de 1950.

 

Muitos especialistas consideram Rocket 88, canção composta por Ike Turner e Jackie Brenston e gravada em março de 1951, como a primeira composição legitimamente rock 'n roll da história. Outros, no entanto, preferem não apontar um marco assim sob a alegação de que é impossível falar-se de um início claro da criação do rock porque ele não surgiu por um processo evolutivo linear. 

Essa música de Ike Turner e Jackie Brenston é, ainda assim, considerada um marco por conta de sua composição musical, que possui características que permitiram os especialistas classificarem-na como uma canção de rock. Outra composição de grande impacto na história do rock foi Rock around the clock, composta por Bill Haley & His Comets, que se popularizou porque esteve no filme Blackboard Jungle, de 1955, conhecido no Brasil como Sementes da violência.

 

Outra grande questão desse período de surgimento do rock é que Elvis Presley não foi o “pai do rock”, como muitos acreditam. Esse cantor norte-americano não foi o “inventor” do rock, mas se tornou muito conhecido por ter sido um dos grandes nomes que o ajudou a popularizar-se tanto nos Estados Unidos como no mundo. 

Outros cantores da década de 1950 também ficaram conhecidos como grandes nomes do surgimento do rock, e muitos deles tiveram vendas de discos superiores às de Elvis Presley no período. Cantores dessa época e que tiveram grande expressão durante o surgimento do rock foram: Fats Domino, Ray Charles, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry etc.

 

Quanto ao termo rock and roll, não se sabe sua origem. Alguns sugerem que ela tem relação com o fato do rock, a princípio, ser um estilo dançante, e, por isso, a palavra rock, que significa “agitar” em inglês, teria sido usada na designação. 

Outros sugerem que o termo é derivado de uma gíria entre os afro-americanos do período que a usavam com uma conotação sexual. Atualmente atribui-se a Alan Freed, um radialista norte-americano, o feito de ter usado o termo rock ‘n roll pela primeira vez. Ele fez isso em seu programa de rádio chamado Moondog Rock and Roll Party.

Grandes bandas de rock 

O rock, como qualquer estilo musical, passou por grandes mudanças ao longo de sua existência. Além dos nomes citados que foram marcantes na sua origem na década de 1950, podemos listar outras grandes referências desse estilo, como:

       The Beatles

       The Rolling Stones

       Sex Pistols

       AC/DC

       Queen

       Janis Joplin

       The Clash

       Iron Maiden

       Megadeth

       Oasis

 

O Brasil também teve grandes bandas e cantores de rock desde que esse estilo chegou ao nosso país. Entre os nomes mais conhecidos, podemos destacar:

 

       Raul Seixas

       Os Mutantes

       Titãs

       Legião Urbana

       Engenheiros do Havaí

Flamengo supera Athletico-PR e pega o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil

 


O Flamengo venceu o Athletico-PR por 2 a 0, na Ligga Arena, e está em mais uma semifinal da Copa do Brasil. 

Atual campeão, o Rubro-Negro avançou com 4 a 1 no placar agregado. A partida de ida, no Maracanã, terminou com triunfo dos cariocas por 2 a 1. 

Erick, contra, e Gabigol fizeram os gols da partida de volta. Os tentos saíram aos 45 do primeiro e aos 48 do segundo tempo. 

Gabigol ainda teve um tento anulado na segunda etapa. O camisa 10 retornou ao time após ter ficado fora dos dois últimos jogos por lesão. 

Os comandados por Sampaoli enfrentarão o Grêmio na próxima fase — o Tricolor Gaúcho eliminou o Bahia nos pênaltis. As partidas da semi estão marcadas para as semanas dos dias 9 e 16 de agosto. 

As duas equipes voltam a campo no domingo (16), pelo Brasileirão. O Flamengo visita o Flu às 16h (de Brasília), enquanto o Furacão recebe o Bahia, às 18h30. 

Curiosidade: O Fla foi para a sua terceira semifinal seguida da Copa do Brasil e desempatou o retrospecto recente contra o rival. As equipes se enfrentaram no mata-mata da competição desde 2019, e o Flamengo levou a melhor pela terceira vez — classificou em 2020 (oitavas) e 2022 (quartas), enquanto o Athletico avançou em 2019 (quartas) e 2021 (semi). 

O Flamengo começou dominante, acuando o time da casa. Os visitantes controlaram, pressionaram e criaram chances para inaugurar cedo o marcador. 

O Athletico reagiu no decorrer do primeiro tempo e encurralou o adversário. A joia Vitor Roque deu trabalho para a defesa do Fla e protagonizou as principais oportunidades do time. 

O gol contra foi um balde de água fria para o Furacão, que vinha superior. Além de sair atrás, o tento aumentou a vantagem do Rubro-Negro no agregado. 

Gabigol balançou a rede duas vezes após o intervalo, mas só uma valeu. O Flamengo ampliou o resultado, não voltou a passar por apuros e ainda viu o reforço Allan fazer a sua estreia pelo clube. 

Gerson e Thiago Heleno receberam cartão vermelho direto em confusão na reta final. Enquanto o clima esquentava no gramado, a torcida do Flamengo entoava cantos de "eliminado" na arquibancada. 

A classificação à semi rende bônus de R$ 9 milhões aos cofres do Fla. Já um eventual passaporte para a final significaria pelo menos mais R$ 30 mi — prêmio dado ao vice-campeão. 

Gols e destaques

Bento defende. Aos 11 minutos de jogo, Gabigol acionou Ayrton Lucas, que levou a melhor na corrida, invadiu a área até ficar perto da linha de fundo e bateu cruzado, rasteiro. O goleiro do Athletico, no entanto, espalmou rente à trave. 

Zagueiros do Fla providenciais. Aos 27', Vitor Roque foi lançado no corredor, mas Fabricio Bruno se impôs na velocidade e ainda conseguiu o tiro de meta. Na sequência, David Luiz bloqueou, de carrinho, novo chute de Vitor Roque na grande área. 

Trave. Aos 34', o Athletico envolveu o Fla com toques rápidos e Cannobio encontrou Vitor Roque na entrada da área. O camisa 9 dominou, girou e bateu colocado, carimbando o poste. 

1x0. Aos 45', Thiago Maia cruzou e achou Arrascaeta pelo lado esquerdo da área. O uruguaio escorou para o meio e Erick acabou mandando contra a própria meta. 

Quase um frango. Aos 12', Vitor Bueno recebeu com espaço perto da área, ajeitou e basteu firme. Matheus Cunha amorteceu, mas quase foi surpreendido pela bola e conseguiu evitar uma lambança em cima da linha. 

Gol impedido. Aos 14', Arrascaeta achou Gabigol nas costas de Thiago Heleno. O camisa 10 saiu livre, driblou Bento fora da área e tocou para o fundo da rede. O tento, no entanto, foi anulado por impedimento no limite. O VAR traçou a linha em tempo real e confirmou a infração. 

Gol perdido e tentativa de olímpico. Aos 42', Vitor Bueno ficou com a sobra na área do Flamengo, só que não conseguiu aproveitar a oportunidade e David Luiz desviou. Cuello foi para a cobrança de escanteio e tentou surpreender Cunha, mas a bola acertou a trave e foi para fora. 

2x0. Aos 48', Léo Pereira escorou para Gabigol na área, que conseguiu dominar e mandou por baixo de Bento para decretar a vitória. 

Ficha técnica

Athletico-PR 0 x 2 Flamengo (1x4 no agregado)

Competição: Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil

Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)

Data e hora: 12 de julho de 2023, às 21h30

Árbitro: Braulio da Silva Machado

Assistentes: Danilo Ricardo Simon e Kleber Lucio Gil

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira

Gols: Erick (contra), aos 45'/1ºT, e Gabigol, aos 48'/2ºT

Amarelos: Fernandinho, Arrascaeta, Thiago Maia, Christian, Sampaoli, Ayrton Lucas, Vitor Roque, Gabigol, Cuello

Vermelhos: Thiago Heleno e Gerson

Público: 37.842 torcedores

Renda: R$ 1.844.245,00 

Athletico: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Lucas Esquivel); Khellven (Madson), Fernandinho, Erick (Pablo), Christian (Arriagada) e Vitor Bueno; Canobbio (Cuello) e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho. 

Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Léo Pereira), Victor Hugo (Allan), Gerson, Everton Ribeiro (Luiz Araujo) e Arrascaeta; Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli./uol

Vencedor do The Voice Kids é recebido pelo governador da BA


O cantor baiano Henrique Lima, de 14 anos, vencedor da última edição do programa The Voice Kids, da TV Globo, foi recebido, na manhã desta terça-feira, 11 de julho, pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O encontro aconteceu no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, e foi marcado pelo reconhecimento à conquista do adolescente. 

Natural de Senhor do Bonfim, cidade do norte do estado, Henrique Lima ganhou o título de campeão do programa de talentos e faz história como primeiro baiano a alcançar o topo da competição. O governador da Bahia parabenizou o cantor pela conquista e destacou o orgulho de tê-lo como representante da música baiana e exemplo inspirador para outros jovens artistas. 

“Com um futuro brilhante pela frente, Henrique é um exemplo de superação e talento, inspirando jovens artistas a seguirem seus sonhos e acreditarem em seu potencial. Sua vitória é motivo de orgulho para toda a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues. 

Henrique Lima expressou gratidão ao povo baiano pelo apoio e pelos votos que o levaram ao pódio. “É uma honra representar minha terra pelo Brasil afora. Vou continuar me dedicando à música, levando a arte e a cultura baiana para o Brasil e o mundo”. 

Na tarde de domingo (9), uma multidão se reuniu na Praça Nova, em Senhor do Bonfim, para acompanhar a final do The Voice Kids. 

“Quero agradecer a todo mundo, é uma honra estar no palco do The Voice Kids. Eu sou o primeiro ganhador do The Voice Kids baiano”, comemorou Henrique.

Após o resultado, o público, que estava reunido na praça da cidade natal do jovem, celebrou com gritos e aplausos. 

Henrique Lima fazia parte do time de Mumuzinho e levou para casa o troféu do programa, R$ 250 mil e um contrato com a gravadora Universal Music. Para a final, ele escolheu “Na Hora de Amar”, canção que faz sucesso na voz de Gusttavo Lima./ G1/BA

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.