Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Dr. Aílton Amorim convida toda comunidade jucuruçuense e região para uma reunião neste domingo aqui na sede


Foto de Ailton Amorim.

Itanhém: “Mineirinho” sobre tentativa de homicídio em via pública




Uma tentativa de homicídio foi registrada no inicio da tarde desta sexta-feira (26) em via pública na cidade de Itanhém.

Segundo informações Guilherme Cândido da Silva, de 25 anos - vulgo Mineirinho foi ouvido hoje na Delegacia de Itanhém sobre o seu suposto envolvimento na tentativa de homicídio contra Érico Cunha Santos de 18 anos, o Eriquinho, no último dia 14 de fevereiro, quando ele foi atingido no tórax do lado esquerdo. O crime aconteceu na Rua Edivaldo Nogueira, Bairro Arlindo Pinheiro/ Casas Populares.


 
Érico Cunha Santos (Eriquinho)

Após sua oitiva, segundo a própria vítima, ele foi atraído para as proximidades do lavador da prefeitura por mulher de pré-nome Bianca, com que marcou um encontro. Uma armadilha ou vulgarmente conhecida como "cróca”,
  
 Bianca 

Ainda segundo o "Mineirinho” no local ele foi surpreendido por outro elemento de pré-nome Alef, em uma moto Fan Preta que efetuou 10 disparos, mas somente um atingiu o seu dedo da mão direita.


Segundo informações Alef também é ligado ao tráfico de drogas na cidade de Itanhém.

O 2º Pelotão e o PETO realizaram diversas diligencias mais até o fechamento dessa edição o autor do disparo não havia sido localizado. O Delegado Dr. Jorge Nascimento deverá instaurar inquérito para descobrir a motivação de mais esse crime./medeirosdiadia

Jucuruçu: Provedor de internet Vision Net Telecom passa por mudança



Foto de Vision Net Telecom.

Informamos a todos nossos clientes que estamos implantando nossa NOVA REDE CABEADA com o que há novo no mercado, que trará mais estabilidade, velocidade com novos planos de acesso, praticidade técnica.

Instalação de novos clientes de imediato, enfim: uma nova tecnologia para melhor atender e satisfazer as necessidades de todos nossos clientes. Em breve este projeto estará em sua casa sem nenhum custo a mais, através da VISION NET TELECOM.

Homem confessa a polícia estupro de 12 crianças em Itororó, na Bahia


estupro_itororo

Um homem de 26 anos foi preso em Itororó, entre as regiões sudoeste e sul da Bahia, na terça-feira (23), suspeito de estuprar 12 crianças na região. De acordo com o titular da Delegacia de Itororó, Frank Nogueira, ele foi denunciado pela mãe de uma das vítimas, que recebeu vídeo do filho de oito anos sendo abusado.

Em depoimento, o suspeito confessou ter assediado outras 11 crianças na cidade e municípios vizinhos. Segundo a polícia, o homem é irmão de uma mulher que era vizinha da criança, cujo abuso foi filmado e chegou à mãe da vítima nesta semana.

Após denúncia da mãe, a polícia pediu à Justiça a prisão preventiva do suspeito, que foi encontrado em uma fazenda vizinha da casa onde ele morava, na zona rural da cidade. O homem e a vítima disseram, em depoimento, que o crime aconteceu em outubro de 2015.

“O suspeito disse que fazia amizade, pagava para algumas crianças, de outras era vizinho. Ele diz que foi abusado quando era criança e de lá para cá aconteceu esse desejo por crianças”, conta o delegado Frank Nogueira. Segundo o titular da delegacia, a polícia ainda irá ouvir as supostas vítimas que o homem confessou ter estuprado.

O suspeito foi encaminhado para o presídio de Itabuna, sul da Bahia, na quinta-feira (25), onde permanece nesta sexta-feira (26). Ele irá responder por estupro de vulnerável./G1

Embriagado morre ao cair e bater a cabeça no chão



O incidente ocorreu por volta das 16 horas desta quinta-feira, 25 de fevereiro, no bairro Ulisses Guimarães em Teixeira de Freitas. Alessandro de Jesus de 42 anos, teria feito uso de bebida alcoólica em um bar e caiu batendo a cabeça no chão.

Segundos testemunhas, após a queda, Alessandro começou a sangrar pela boca e foi socorrido ao hospital, mas morreu antes e dar entrada na unidade. O corpo foi removido para o IML e liberado no final da manhã desta sexta-feira, 26./sbn

Justiça absolve dois dos acusados de matar Gilmar São Leão; relembre o caso

Walas e André foram absolvidos

Dois dos quatro acusados de matar Gilmar Borges São Leão, foram absolvidos em um júri realizado na última terça-feira, 23 de fevereiro, no Fórum de Itanhém. Dos quatro réus, a justiça absolveu após quase 19 horas de juri, Walas Rigo Pinho e André Pinho Paixão.

Gilmar e Arthur foram condenados e vão responder em liberdade

Eles teriam dirigido o carro no dia do homicídio dando suporte ao mentor e executor do crime, Gilmar da Silva Caraíva e Arthur Neves de Barros que foram condenados por homicídio privilegiado e vão responder em liberdade.

Entenda o caso

O crime ocorreu no dia 21 de março de 2014, na Estrada do Corró, zona rural de Itanhém. A vítima, Gilmar São Leão, trafegava em uma motocicleta próximo a fazenda de Edite Jardim quando foi alvejada com um tiro nas costas. Segundo informações, Gilmar ainda tentou fugir, mas, foi baleado com mais dois disparos.

Gilmar chegou a ser socorrido, mas morreu no dia seguinte


Ele chegou a ser socorrido por uma unidade do Samu e foi transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde acabou morrendo no dia seguinte.

As prisões de Gilmar, Arthur, Walas e André, todos moradores de Teixeira de Freitas, aconteceram no dia 25 de abril de 2014 durante uma operação chefiada pelo delegado Marcus Vinícius, da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, com participações dos delegados Jorge Nascimento, de Itanhém, e dos titulares, Marco Antônio Neves, Wendel Ferreira e Kleber Gonçalves.

Todo o material usado no crime foi apreendido pela Polícia

Com eles foi encontrada uma espingarda calibre 12 com um cartucho intacto, além de um revólver calibre 32 e outro calibre 28, munições e uniformes da Polícia Militar da Bahia; nove camisas, quatro calças, duas capas de colete, uma boina e um boné.

As investigações revelaram que no dia 14 de março, Walas, Gilmar e Arthur, os dois últimos vestidos com uniforme da Polícia Militar, foram até a estrada do Corró com objetivo de cometer o crime, mas, a vítima, Gilmar São Leão, não foi encontrada. Eles chegaram a montar uma falsa blitz e realizaram diversas abordagens no local.

Os assassinos chegaram a usar fardas da PM em uma falsa blitz

Nesse mesmo dia, o trio usava um Fiat Pálio Branco alugado em Teixeira de Freitas, já no dia 21, os acusados usaram outro carro da mesma locadora, dessa vez, um Fiat Uno Vivace, vermelho. Os dois veículos foram alugados em nome de Gilmar, que já foi preso por falsificação de documentos, e usou apenas uma fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação nos contratos de locação.

De acordo com as investigações desenvolvidas pelo Serviço de Inteligência (SI), o crime está relacionado ao homicídio de José Antônio Pinho Paixão, o “Tonho de Rael”, morto no dia 27 de janeiro de 2011, na Fazenda Itaporanga, zona rural de Itanhém.

Wallas, filho de “Tonho de Rael”, teria descoberto que Gilmar São Leão foi o autor do assassinato do seu pai, e, juntamente com seu tio André, combinou de pagar a quantia de R$ 2.500,00 pela morte do São Leão. O crime foi executado por Gilmar Caraíba e Arthur Neves. Walas estava presente no momento do assassinato, mas, não desceu do carro.

A espingarda calibre 12 foi usada por Arthur e foi encontrada na casa de José Hélio, autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo no dia da operação. Hélio pagou fiança e responde o processo em liberdade. O revólver calibre 32 foi encontrado com Arthur, que indicou onde estava o revólver calibre 38 usado por Gilmar.

Ainda na operação, a Polícia Civil conseguiu identificar o cheque no valor de R$ 500,00 que foi dado por André como parte do pagamento. Ainda segundo o que foi apurado pela Polícia Civil, Arthur já teria morado com um policial militar, e por isso teria as fardas da PM
.

De acordo com o SI, na época do assassinato do sargento Borges, em março de 2010, integrantes da Família São Leão afirmam que uma nota vinculada em jornal impresso teria informado que “Tonho de Rael” ligou para a polícia antecipando a informação de que alguém estaria tramando a morte do sargento. “Tonho” chegou a receber a visita de um dos São Leão, que pediu que ele provasse sua inocência, já que teria negado ter feito a ligação; meses depois, ele apareceu morto. Ninguém foi preso pelo homicídio./Sulbahianews

Polícia Civil conclui com indiciamento o inquérito que apurou o homicídio de Vítor Aguiar


caso vitor 05

O crime ocorreu no dia 19/02/2015, por volta da 0:17hs, quando a vítima estava num churrasco, em companhia de nove amigos, na casa que mantinha para fins de lazer, situada no Bairro Universitário, em Teixeira de Freitas, sendo atingida por um único disparo de arma de fogo.

Ficou evidenciado que o tiro ocorreu de fora para dentro, transfixando o portão de chapa metálica, conforme perícia do DPT realizada no local do crime. As testemunhas presenciais, bem como diversos moradores das imediações, foram categóricos em afirmar terem ouvido um único disparo.

caso vitor 06

Não foi ouvido barulho de carro ou moto, sendo identificadas testemunhas que viram toda a movimentação das pessoas logo após o disparo, entretanto não perceberam a evasão do atirador.

Chamou atenção dos policiais, o fato de não terem sido encontrados os moradores de uma casa muito próxima ao local do crime (Rua Dom Casmurro, 141), apesar das sucessivas tentativas e indicativos de que o local era habitado. Foi recebida denúncia anônima via 197, dando conta que um morador daquela casa, referido por “Renilto” havia viajado sozinho para São Mateus-ES, na segunda feira 21/12/2015, atitude suspeita, já que havia previsão de mudança para Vitoria-ES na quarta-feira 23/02/2015.

caso vitor 02

Em diligência realizada na Rodoviária local, Policiais Civis constataram o embarque do passageiro RENILTON PRACHEDE RODRIGUES, 20 anos, além de serem coletadas imagens do circuito interno das câmeras de vigilância. Foi formulado pedido de Prisão Temporária, que obteve deferimento da Justiça Criminal de Teixeira de Freitas.

No dia  22/12/15, Policiais Civis lotados na 8a Coorpin e DTE Teixeira de Freitas, empreenderam diligências até São Mateus-ES,  onde foi preso o suspeito, encontrado na casa de um primo na Rua “T”, Bairro Seac.


Apesar de viver com uma companheira e uma filha, Renilton tinha viajado sozinho em vésperas no natal. Os chips do seu celular estavam escondidos debaixo da capa. O suspeito explicou aos policiais que era em razão de não funcionarem naquele Estado, mas a verificação no celular comprovou a mentira, já que havia ligação realizada para a companheira.

Caso vitor 01

Não havia explicação lógica para sua presença em São Mateus. Os policiais informaram que havia câmeras de segurança no local do crime. Diante das contradições, Renilton terminou confessando que realizou o disparo, alegando que não pretendia matar. Disse que estava “injuriado” devido ao barulho das festas frequentes que eram dadas no local do crime.


Renilton foi Interrogado no dia de sua prisão 22/12/15, em presença de seu advogado, de testemunhas e do representante do Ministério Público, sendo submetido a exame de lesões corporais, cujo laudo comprova ausência de coação física. Em seu interrogatório reafirmou ter realizado o disparo, indicando que vendeu a arma do crime para um desconhecido, mas a Polícia acredita que ele teme represália, e por isso não indicou para quem a repassou.

A Reprodução Simulada dos Fatos (reconstituição) foi realizada no dia 28/12/15, sendo evidenciada a idoneidade dos depoimentos das testemunhas presenciais. Ficou comprovado que ocorria uma espécie de confraternização, com som em altura possível de ser ouvida pelos vizinhos, além do fato da vítima, quando foi atingida, estar em pé, e em movimento. Os trabalhos foram presenciados pelo representante do Ministério Público, além dos advogados dos familiares da vítima, e do suspeito, que na ocasião mudou sua versão, afirmando que não realizou o disparo.

Foi procedida nova perícia no local do crime, com a presença de RENILTON, visando verificar se sua altura era compatível com a trajetória do projétil, cujo laudo confirma essa possibilidade.

Familiares de RENILTON entraram em contradições relevantes, notadamente em relação ao que aconteceu após o crime. Foram colhidos indícios de combinação de depoimentos, além dele já ter ameaçado a sogra, com clara referência a posse de “duas armas”, as quais guardava em casa.

caso vitor 03

Também ficou confirmada ausência de justificativa plausível para sua viagem repentina à São Mateus-ES, já que estava desempregado e com mudança programara para o dia 23/12/2015./Opovonews

Teixeira de Freitas: Polícia Militar apreende quase 35 quilos de drogas em casa de travesti


Teixeira de Freitas: Polícia Militar apreende quase 35 quilos de drogas em casa de travesti
Na  tarde desta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, policiais militares, da 87° Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, apreenderam uma grande quantidade de drogas numa casa à rua Antônio Raposo Tavares, número 42,  no bairro Vila Caraípe, região central da cidade. A droga estava em posse de três indivíduos, que também foram presos. A operação denominada “Romeu e Juliana” iniciou a partir de denúncias anônimas que apontavam um suposto ponto de tráfico na casa frequentada por homossexuais.
Os acusados presos foram identificados como Olydelano Teixeira dos Santos, dono da residência e que foi preso recentemente, Artur Soares Leite, de 24 anos, namorado de um dos travestis, e foi apreendido um menor de 15 anos. De acordo com Olydelano, ele “ganhou” a droga de um traficante que ele não sabe o nome, o qual mandou que ele guardasse o material. Ao todo foram pesadas 33 quilos e 398 gramas de maconha, 440 gramas de crack, 18 gramas de pasta base de cocaína e balanças de precisão.
trad1Em entrevista à reportagem, Olydelano assumiu a propriedade da droga e disse ainda que há três meses foi preso com grande quantidade de entorpocentes, mas, ficou apenas um mês na cadeia e, por isso, aceitou, novamente, esconder o material dentro de casa. A polícia encontrou toda a droga escondida no quarto do travesti, com tabletes distribuídos dentro de malas em cima e na parte de baixo da cama. Os suspeitos não resistiram à prisão. Eles foram apresentados na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Teixeira de Freitas (DTE), ao delegado Marco Antônio Neves.
trad2As últimas informações dão conta que Olydelano foi indiciado por tráfico, enquanto Artur vai responder por associação ao tráfico de drogas. O menor teve um auto de apreensão em flagrante lavrado em seu desfavor e será apresentado ao Ministério Público./Tyago Ramos

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Conta de luz ficará mais barata a partir de abril




A partir de abril, o consumidor deverá pagar menos pela energia. A redução será possível com a adoção da bandeira verde no sistema de bandeiras tarifárias, que adota as cores verde, amarela e vermelha para informar o consumidor, a cada mês, se a energia está mais cara ou mais barata.

“Com isso, a partir de abril não haverá mais ônus para o consumidor”, disse o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que fez o anúncio nesta quinta-feira (25). Para o consumidor, isso deverá resultar em uma redução média entre 6% e 7% na conta de luz.

Neste mês, o governo anunciou que, em março, seriam desligadas sete usinas térmicas com custo de geração acima de R$ 420 por megawatt-hora (MWh). Posteriormente, foi decidida uma redução incluindo 15 usinas que geravam energia a um custo de R$ 250 por MWh.

“Agora estamos anunciando o desligamento das usinas térmicas com custo de geração acima de R$ 211. Com isso, a partir de abril, entraremos em regime de bandeira verde. Ao adotar a bandeira verde, deixa-se de cobrar esse ônus. Mas em março ela [bandeira] continuará amarela”, disse o ministro.

Ao todo, em abril, 5 mil MW gerados pelas térmicas já terão sido desligados do sistema, o que representará uma economia total de R$ 10 bilhões ao ano. Braga disse que, mantida a previsão positiva da situação hidrológica, mais 2 mil MW gerados em usinas térmicas poderão ser desligados nos próximos meses.

Todas essas decisões são tomadas durante as reuniões do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que avalia fatores como entrada de nova energia, capacidade dos reservatórios e comportamento de carga.

“Não é apenas uma questão de redução de consumo. A entrada da energia gerada em novas usinas, como as de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio tem contribuído [para os desligamentos das térmicas]”, acrescentou Braga.

Cantor sertanejo Chico Rey morre aos 63 anos durante férias em Maceió

Reprodução/Facebook
Chico Rey (esquerda) com o irmão Paraná (foto: Reprodução/Facebook)



Cantor sertanejo Chico Rey morre aos 63 anos durante férias em Maceió


Por volta das 15h desta sexta-feira, 26, morreu o sertanejo Chico Rey, que formava dupla com o irmão, Paraná. De acordo com o produtor da dupla e sobrinho do cantor, Tayann Gomes, Chico Rey estava de férias com a esposa Meire e as duas filhas do casal, Camila e Flávia. Chico Rey tinha 63 anos.

"Ele sofria de diabetes e, por isso, fazia hemodiálise. Ontem ele teve um problema na fístula, ela começou a sangrar, e ele foi ao Hospital Vida, em Maceió, para receber um ponto. Hoje o sangramento continuou e ele foi recolido para ficar internado. A partir daí ele teve uma parada cardíaca e não resistiu", contou Breno César, amigo da família.,


De acordo com Tayann, o corpo ainda aguarda liberação para ser transportado de Maceió para Brasília, cidade em que Chico Rey morava e onde será realizado o velório e enterro do músico. "Estamos tentando que o corpo seja liberado para pegar o voo de 4 da manhã, que chega em Brasília por volta de 6h", falou ele.

Ainda segundo o sobrinho, toda a família está bastante abalada com o falecimento. "Há alguns anos ele já enfrentava problemas de saúde. A gente meio que esperava, mas nunca estamos de fato preparados", lamentou ele.

Cantor Daniel lamentou no Instagram morte do colega sertanejo (Foto: Reprodução/Instagram)

"Eles cantavam desde a infância"

Thaylla Gomes, filha de Paraná, relembrou que os dois começaram a cantar ainda crianças. "Oficialmente a dupla tem 30 anos, mas os dois cantavam juntos desde a infância. E foi na década de 80 que eles fizeram o maior sucesso. Acima de parceiros de trabalho e de irmãos, eles eram bem amigos", lembrou ela, que adiantou que o enterro de Chico Rey deve ocorrer no Cemitério de Taguatinga, em Brasília.

Mulher é perseguida por desafeto e agredida a golpes de facão no cais de Alcobaça



Alcobaça: Uma mulher foi golpeada com um facão quando estava no cais de Alcobaça, no Bairro do Novelo, na noite do dia 25 de fevereiro, quinta-feira, após se desentender com um desafeto em uma festa. De acordo com informações de pessoas que estavam no local, ela estava próxima a uma festa, quando as pessoas começaram a discutir. De repente, todos ouviram os gritos dela pedindo socorro e viram que ela corria e pessoas iam atrás com o facão.

Quando a mulher foi encontrada caída no chão, já havia sofrido vários golpes e sangrava bastante. Algumas pessoas fotografaram e colocaram suas fotos em diversas redes sociais com comentários sobre a brutalidade. Há informações de que ela poderia estar grávida. O socorro foi acionado e ela foi socorrida em estado grave pelo SAMU.

Uma equipe da Polícia Civil esteve no local, mas, ainda não houve a prisão de nenhum suspeito do crime. Até o momento, o nome da vítima não foi divulgado. O caso será investigado pelo delegado Marco Antônio Neves./Liberdadenews

Brasil é mais perigoso para a imprensa do que países em guerra


ImageProxy

Entre as nações mais perigosas do mundo para o exercício profissional do jornalismo, o Brasil ocupa posição de destaque. Em 2015, o país alcançou números assustadores: 8 mortes e 64 agressões, tendo apresentado situação pior do que em países em guerra. No total, foram 116 registros de violações à liberdade de expressão, com casos de ameaças, intimidações e ataques. Os dados estão no relatório sobre Liberdade de Imprensa da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), lançado na segunda-feira , 22, em Brasília.

“Foi um ano cruel para o jornalismo brasileiro. Está ocorrendo uma inversão de valores, onde o profissional da imprensa devidamente identificado tem se tornado alvo das agressões, seja pelos próprios manifestantes ou, ainda mais grave, pelos policiais que têm a obrigação constitucional de garantir a segurança desses profissionais”, declarou o presidente da entidade, Daniel Slaviero, em coletiva à imprensa.

Para a organização, o ano de 2016 é preocupante pelas eleições municipais, visto que os veículos de comunicação desempenham papel investigativo forte, envolvendo casos de corrupção relacionados a agentes públicos ou empresários. “Precisa haver uma ampla investigação, apuração e punição rigorosa nesses casos para que outras pessoas que queiram ter esse tipo de atitude contra profissionais da imprensa sejam inibidas”, explicou Slavieiro.

A partir desta edição, o levantamento da Abert passa a verificar casos que aconteceram durante todo o ano, de janeiro a dezembro. Antes, os dados eram compilados de outubro a outubro e apresentados durante a Conferência da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR)./Comunique-se

Já são 2 anos do assassinato do jornalista Jel Lopes em Teixeira de Freitas


Já são 2 anos do assassinato do jornalista Jel Lopes em Teixeira de Freitas
Ás  09h15 da noite deste sábado (27/02/2016) completa exatamente 2 anos da ocorrência que vitimou fatalmente o radialista e jornalista Jeolino Xavier Lopes, o “Jel Lopes”, 44 anos. O repórter, ex-vereador e pré-candidato a deputado federal, Jel Lopes foi abatido com 6 tiros por volta das 21h15 de quinta-feira do dia 27 de fevereiro de 2014, no interior do seu veículo, um Volkswagen modelo Voyage, cor verde, plotado com a marca do seu portal de notícias.
O crime ocorreu em frente ao prédio de nº 348 da Rua da Saudade, no bairro Bela Vista, numa região central de Teixeira de Freitas, onde foi deixar em casa, o colega repórter esportivo Djalma Ferreira, 72 anos. A sua namorada Daniele Ferreira dos Santos, 25 anos, que estava no banco traseiro, acabou ferida na perna direita por um projétil de arma de fogo. Ela estava grávida do jornalista e hoje é mãe de uma garotinha de quase 1 e meio.
Os criminosos estavam possivelmente a bordo de um Toyota Corola, cor cinza ou branca, que emparelhou ao seu veículo e um homem da porta dos fundos desceu e disparou vários tiros contra o jornalista, que estava ao volante do seu carro aguardando sua namorada sair do banco traseiro para embarcar no banco dianteiro. O repórter esportivo Djalma Ferreira ainda não tinha conseguido abrir o portão quando os tiros aconteceram, mas ele preferiu não olhar para trás e adentrou no seu prédio e bateu a estrutura. Só quando ouviu os gritos de socorro da namorada do jornalista, ele saiu para verificar o que tinha ocorrido.
A namorada do jornalista estava no banco traseiro, porque teria oferecido o banco do carona para o repórter esportivo que estava recém operado. A moça contou na ocasião que não conseguiu enxergar absolutamente nada, porque foi tudo muito rápido e aconteceram os tiros no momento que ela se preparava para descer da porta traseira para ocupar o banco da frente e a única coisa que conseguiu enxergar, foi um carro claro fugindo em direção ao mesmo sentido do veículo da vítima.
No local os peritos recolheram no chão, três cápsulas calibre 9 milímetros e um projétil, outro projétil foi localizado na caixa de ar do painel do carro da vítima. Conforme o filho da vítima, o também jornalista Joris Bento Xavier, 15 dias após o crime, quando foi buscar o carro do pai no pátio do Departamento de Polícia Técnica por meio de um termo de entrega, encontrou mais uma cápsula no banco do carona e durante a higienização do veículo, os operários do posto de lavagem localizaram mais três projéteis no interior do carro.
O laudo criminalístico e de medicina legal expedido pelo perito criminal Manoel Garrido e pela médica legista Cezarina Siqueira, revela que o jornalista Jel Lopes foi assassinado com 6 perfurações, sendo duas que lhe atingiram a parte baixa da cabeça e 4 na região do tórax, todas com orifícios de entrada pelo lado esquerdo. Os peritos constataram que quatro dos 6 tiros que atingiram o jornalista, tiveram seus projéteis transfixados, inclusive os dois que lhe atingiram a parte baixa da cabeça que quebraram sua mandíbula. E dois projéteis foram extraídos durante a necropsia alojados no coração do jornalista. Pela dinâmica do local do crime, os peritos evidenciaram que o projétil que atingiu e se alojou na perna direita da namorada do jornalista, seja um dos projéteis que transfixaram do corpo da vítima.
jeld1No dia 5 de setembro de 2014, o governo da Bahia designou por meio do Departamento de Polícia Civil do Interior (DEPIN), o delegado especial Elvio Brandão para presidir o inquérito policial do caso. No último dia 22 de janeiro de 2015, a Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) e a Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram o “Relatório 2014 da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil” registrando 129 casos de agressões a jornalistas, dentre elas 3 mortes, incluindo o assassinato do jornalista Jel Lopes em Teixeira de Freitas.
Jel Lopes foi o segundo jornalista abatido em Teixeira
O radialista e jornalista Jel Lopes foi misteriosamente assassinado, 23 anos depois do sumiço também misterioso do radialista e jornalista Ivan Rocha, que no próximo dia 21 de abril de 2016, completará 25 anos do seu desaparecimento de Teixeira de Freitas. O jornalista Ivan Rocha, que tinha 32 anos na ocasião, editor de três jornais de circulação dirigida e apresentador do programa jornalístico do meio-dia da Rádio Alvorada AM de Teixeira de Freitas, desapareceu na noite do dia 21 de abril de 1991, quando saía da casa da sua namorada, uma pedagoga que morava no bairro Urbis-I, na zona sul da cidade.
No dia do seu sumiço ele havia anunciado no seu programa de rádio que entregaria ao desembargador Mário Albianni, então presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, que visitaria a cidade no dia seguinte, um dossiê com nomes de políticos e policiais que integravam o sindicato do crime na região. Época que o extremo sul vivia uma enorme onda de crimes de pistolagem. (Por Athylla Borborema).

Prefeito de Alcobaça está acuado dentro do próprio governo





Com prestígio em baixo e rodeado de atos suspeitos de irregularidades, o Prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio, está acuado dentro do próprio governo. Depois de perder o apoio de vários nomes políticos, o prefeito começa a ser hostilizado pela população.

As manifestações populares estão pipocando nos quatro cantos do município. Na Câmara de Vereadores vários parlamentares estão investigando atos com fortes indícios de irregularidades.


As denúncias são de descaso com alunos e professores, contratações com suspeitas de fraudes e retenção ilegal de recursos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS)./primeirojornal

Ex-deputado do DEM é preso acusado de estupro em Santa Catarina



Ex-deputado do DEM é preso acusado de estupro em Santa Catarina

Ex-deputado estadual pelo Paraná, Osmar Bertoldi (DEM) foi preso pela Polícia Federal e pela Polícia Militar de Santa Catarina acusado de violência doméstica, lesões corporais, constrangimento ilegal, trabalho escravo, ameaça por palavras e estupro. 

De acordo com o Estadão, a prisão aconteceu na quarta-feira (24). A prisão preventiva do ex-parlamentar foi decretada em janeiro porque ele teria violado a Lei Maria da Penha ao se aproximar de sua vítima. Com apoio do canil da PF em Itajaí (SC), em conjunto com a Agência de Inteligência do 12º Batalhão de Polícia Militar de Camboriú, os federais localizaram e prenderam Bertoldi por volta das 22 horas desta quarta, 24. 

O advogado Claudio Dalledone Junior disse que o ex-deputado foi levado para o Presídio de Canhanduba, em Itajaí. A PF informou que, após passar por exames no Instituto Médico Legal, Osmar Bertoldi será transferido para o Complexo Médico Penal, em Pinhais (PR), onde aguardam sentença empreiteiros, políticos e outros alvos da Operação Lava Jato.

Saúde anuncia liberação de R$ 300 mi para compra de repelentes para gestantes



Saúde anuncia liberação de R$ 300 mi para compra de repelentes para gestantes

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, anunciou nesta quinta (25) no Senado, a transferência ao Ministério de Desenvolvimento Social de R$ 300 milhões para a compra de repelentes, que serão distribuídos para gestantes atendidas pelo Bolsa Família. 

A estratégia tem como objetivo reduzir o risco de casos de zika entre grávidas e, consequentemente, de nascimento de bebês com microcefalia. Embora não haja uma afirmação categórica de organismos internacionais de saúde, para o governo brasileiro está certa a relação entre o aumento de casos da má-formação com a transmissão vertical do vírus. 

O anúncio foi feito durante uma sessão realizada no Plenário do Senado Federal para discutir a microcefalia e o zika no País. Castro se referiu ao momento pelo qual o País passa como um dos mais difíceis da saúde pública brasileira e mundial. "Não é à toa que a última vez que o Brasil havia declarado emergência pública foi em 1917, com a gripe espanhola", disse o ministro. 

Castro voltou a afirmar que a tarefa de se combater o mosquito não cabe apenas ao governo federal. "O mosquito não tem filiação partidária. A responsabilidade é de todos brasileiros e de toda humanidade", completou. Ele ressaltou a necessidade do trabalho do poder municipal, da sociedade civil e chegou a sugerir que pessoas "inspecionem seus vizinhos" em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. 
Questionado sobre os gastos com vigilância, Castro fez uma comparação com o que foi investido na área durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. De acordo com ele, entre 1995 e 2002, foram aplicados R$ 20,63 bilhões. 

Durante o governo Lula, foram investidos R$ 44,1 bilhões e nos 5 anos da presidente Dilma, R$ 53 bilhões. "Todos reconhecemos que não é suficiente. Precisamos de mais", concluiu. Mais uma vez, o ministro praticamente descartou a possibilidade da incorporação da vacina contra dengue, produzida pela Sanofi Pasteur na rede pública de saúde. 

Ele observou que o imunizante, que já recebeu aval da Anvisa para comercialização no Brasil, é caro, tem de ser aplicado em três doses e, sobretudo, não é indicado para um público alvo considerado essencial pelo governo: crianças e idosos. "Na vacina da dengue, as crianças abaixo de 10 anos e os mais idosos são prioridade. E essa vacina não presta para isso", completou. 

Castro apontou ainda o problema de a vacina ter eficácia distinta, de acordo com o subtipo do vírus da dengue. O único ponto positivo citado pelo ministro foi a possibilidade de a vacina reduzir o porcentual de casos graves e de internação de pacientes. 

Apesar de tantas restrições, o ministro afirmou que a decisão sobre a incorporação da vacina da dengue no SUS ainda não está tomada. "Isso precisa de uma análise mais detalhada", completou. Não há prazo para essa 

Criminoso ataca tartaruga a golpes de facão durante desova em Porto Seguro


Criminoso ataca tartaruga a golpes de facão durante desova em Porto Seguro

O centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS/IBAMA, localizado em Porto Seguro, recebeu, no último dia 21, uma tartaruga marinha da espécie conhecida como tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), resgatada por policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro – CIPPA/PM. A tartaruga foi resgatada numa praia de Porto Seguro. Segundo informações da CIPPA, a tartaruga estava na praia, para realizar a desova, quando um indivíduo, ainda não identificado, desferiu golpes de facão no animal, com o provável intuito de matá-la para utilizar a carne. Com a chegada da equipe da CIPPA, o infrator evadiu-se do lugar.

O animal, que pesa cerca de 80 kg, foi encaminhado ao CETAS, para avaliação, identificação e atendimento médico. De acordo com o Ney Carvalhal, médico-veterinário, a tartaruga marinha apresenta duas lesões de aproximadamente 15 cm de comprimento no casco e uma lesão profunda na cabeça, com cerca de 6 cm de profundidade, ocasionadas pelos golpes, deixando expostos tecidos internos do animal e provocando intensa hemorragia. Constatou-se ainda, através de uma radiografia, a presença de ovos no interior da tartaruga, cuja desova foi interrompida pela ação criminosa. A indução para retirada desses ovos só poderá ser feita após um período mínimo de 15 dias, tempo necessário para estabilizar a condição do animal. O período necessário para a recuperação ainda é incerto, em virtude da gravidade dos ferimentos, associada a um processo lento de recuperação.

A tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) costuma desovar no litoral da Bahia. Trata-se de espécie criticamente ameaçada de extinção, conforme Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente e classificação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

A Lei dos Crimes contra o Meio Ambiente (lei 9605/98) prevê pena de detenção e multa para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, sem a devida licença ou autorização, sendo igualmente punido quem consome carne e ovos de tartarugas marinhas e também quem impede a sua procriação, podendo a pena ser aumentada por se tratar de espécie ameaçada de extinção. O valor da multa administrativa a ser aplicada, nesse caso, é de 5 mil reais por espécime da fauna atingido.

Tartarugas avistadas na praia, locais onde se reproduzem, não devem ser incomodadas, devendo se tomar alguns cuidados básicos em caso de avistamento: respeitar o caminho utilizado pelas tartarugas desde o mar até a praia, não invadindo seu espaço, não tirar fotos com flash, não usar focos de luz ou lanternas (a luz assusta e desorienta as tartarugas), não fazer fogueiras nas praias, não levar animais domésticos para a praia, manter distância da tartaruga.

Se você tiver informações sobre qualquer infração ambiental, souber quem foi o autor dessa ação criminosa praticada com a tartaruga marinha, ou possuir outras informações relevantes, denuncie o fato para o IBAMA, através dos telefones (73) 3281-1526/3281-1652, ou para a CIPPA, através do telefone (73) 3274-1188./CIPPA/Porto Seguro

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Prefeito Kenoel recebe visita do novo Delegado de Guaratinga


IMG_2918

O prefeito Kenoel Viana recebeu em seu gabinete, a visita do novo Delegado Titular de Polícia Civil de Guaratinga, Rodolfo Faro. O encontro que foi acompanhado pela Procuradoria Geral do Município teve como objetivo estreitar a relação e reforçar a parceria entre a Polícia Civil e o governo municipal.

Kenoel Viana agradeceu a visita, deu as boas-vindas e se colocou à disposição para dar total apoio a polícia civil. “ A administração quer fortalecer as parcerias para continuar com avanços na área de segurança pública, e dessa forma permitir que nossa população possa viver de forma tranquila e harmoniosa.” Disse Kenoel

O Delegado Rodolfo Faro ressaltou a importância da união fortalecer a segurança pública. “O caminho hoje é a união entre o poder público, legislativo e judiciário, para que juntos possamos dar uma resposta maior a criminalidade.” Ressaltou Faro, que espera a contribuição da comunidade para denunciar casos à polícia.

Kenoel disse ainda que tem buscado junto ao Governo do Estado, parcerias que visam garantir mais qualidade de vida à população, com uma cidade mais segura para viver./guarababado

Foi por pouco! Meteoro de 18 metros de diâmetro cai a mil quilômetros da costa do Brasil, segundo Nasa.


meteoro

Uma grande bola de fogo entrou no planeta Terra e caiu no mar. O objeto possuía mais de 14 mil toneladas de TNT (medida utilizada para medir o poder de explosão de bombas atômicas, e no caso foi equivalente a bomba de Hiroshima) e caiu no Oceano Atlântico, mais ou menos a mil quilômetros da costa brasileira, segundo a Nasa. A agência espacial americana também ressaltou como esse tipo de impacto é comum, e ocorre “várias vezes ao ano”.

Segundo a Nasa, esse foi o maior corpo celeste a atingir a Terra, desde que uma objeto similar atingiu a cidade russa de Chelyabinsk, deixando 1.600 feridos. Mas o objeto russo era 40 vezes maior e causou muito estrago. Além dos objetos que caem na Terra, existem meteoros gigantes que passam “raspando” pelo planeta

Todo ano é a mesma coisa: vários rumores envolvendo o fim do mundo se espalham pela internet com a finalidade de espalhar o terror – ou apenas viralizar. Mas este ano um asteroide realmente pode significar uma ameaça ao planeta! O 163899 (também chamado de 2003 SD220) vai passar muito perto da Terra na véspera de Natal, podendo causar tremores e até mesmo despertar vulcões!.

No dia 24, o asteroide – que tem cerca de 2,5 quilômetros de diâmetro – vai passar a cerca de 11 milhões de quilômetros de distância do planeta, mais de 28 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Mesmo assim, já seria o suficiente para causar impactos gravitacionais no planeta. Certas localidades ao redor do globo conseguiriam sentir tremores causados pela movimentação acelerada das placas tectônicas, o que também seria responsável por acordar vulcões adormecidos. Ele só poderá ser visto, porém, através de telescópios.

A Nasa afirma que não há perigo na passagem do asteroide, embora, com seu tamanho, um impacto com o planeta poderia significar a extinção de continentes inteiros. Ele passará na noite do dia 24 e voltará a passar pela órbita terrestre em 2018 – mais uma vez sem representar ameaça alguma..

A Nasa acompanha de perto quase 13 mil objetos que orbitam, mesmo que de longe, a Terra. Desses, 1.607 são considerados potencialmente perigosos..

Em setembro, um meteoro também passou bem perto de colidir com a Terra. A ameaça que acabará com a vida no planeta seria um asteroide que iria atingir a Terra entre os dias 21 e 28 de setembro. Os dados da pesquisa foram pesquisados por Efrain Rodriguez, que enviou seu estudo para a agência espacial americana, a Nasa.

A previsão de Rodriguez bate com a “profecia da Lua de Sangue”, que marca a última das quatro “luas de sangue” no dia 28 de setembro: é dito que um desastre é eminente quando um eclipse lunar seguido de seis luas cheias acontece. Rodriguez teve uma visão de um asteroide “entrando no espaço aéreo da cidade de Arecibo no Porto Rico e atingindo o mar entre a ilha de Mona e Mayaguez, sendo o pivô de um terremoto de magnitude 12”.

Como a profecia deixou muita gente preocupada, a Nasa correu para desmentir tudo. Um representante da agência americana disse que não tem nenhuma chance de um objeto acertar a Terra pelo próximo século.

Ele ainda completou dizendo que não existe nenhuma base científica, ou evidência, que aponte para um asteroide vindo em direção a Terra. Mas antes disso, em março, a humanidade sofreu um susto parecido. Acreditava-se que objeto gigantesco chamado 2014-YB35 passaria terrivelmente perto do planeta no dia 27 de março. A notícia provocou temores de uma catástrofe mundial. O gigante tinha mil metros de largura e estaria sendo arremessado em direção à Terra a uma velocidade absurda.

Especialistas preocupados disseram que, embora pequenos meteoritos muitas vezes passem, a queda de um corpo deste tamanho não acontece há 5.000 anos. A colisão com a Terra causaria uma explosão equivalente a 15 mil megatons.

A tragédia poderia desencadear mudanças irreversíveis no clima, e terremotos e tsunamis que poderiam levar à erradicação da humanidade. Astrônomos avisaram que era apenas uma questão de tempo até que um asteroide colida com o nosso planeta. Bill Napier, professor de astronomia na Universidade de Buckinghamshire, disse: “Com algo como o YB35 temos que ficar preparados para uma escala de destruição global, o que representaria um risco para a continuação do planeta. Cometas ainda menores poderiam causar danos irreparáveis. Impactos menores ainda poderiam destruir cidades e redes de comunicação” .

O perigo é real: asteroides grandes já causaram impactos gigantescos na Terra, confira algumas das crateras mais incríveis presentes na superfície do planeta. O professor Napier ainda disse: “O risco real é de que cometas possam gerar uma nuvem enorme de fumaça com consequências extremamente significativas. Não há absolutamente um risco real e se você olhar para a história, há relatos de incêndios nos céus”. Especialistas da Nasa também relataram que o enorme pedaço de rocha passaria dentro de 2.800 mil milhas – uma pequena distância no espaço – da Terra no dia 27 de março.

O cofundador do Dia do Asteroide, que foi comemorado dia 30 de junho, Grigorij Richter, advertiu que existem milhares de asteroides que poderiam “destruir a vida”.

Richter afirma que uma colisão destruidora pode destruir não só os seres humanos, como toda a vida no planeta Terra. “Só um asteroide pode destruir completamente a vida – não apenas a humanidade, mas todas as espécies.”

Ao longo do ano foram diversas notícias dizendo que asteroides e meteoros iriam se chocar contra a Terra – por sorte nenhum deles acertou o nosso planeta! Será que em 2016 haverão mais corpos celestes ameaçando a vida terrestre? /R7.

[Itamaraju] Sem-teto ocupam plenário da Câmara de Vereadores do município



Durante a sessão ordinária os integrantes do movimento cobraram apoio das autoridades legislativas na luta para aquisição de moradias.

Essas famílias são as que ocupavam uma área ás margens da BR-101, pertencente à FACISA, e acataram uma ordem de desapropriação na última segunda-feira (22), e querem uma resposta para esse problema social.

“Estamos aqui para cobrar de nossos representantes um apoio nessa luta”. Os trabalhadores estão sem casa em sua maioria moram de aluguel e nas ruas. O que será desse povo agora? Exigimos que o presidente da Câmara faça uma comissão e sente com o prefeito do município para resolver nossa questão. Destacou um sem-teto.


O Presidente da Câmara Franscisco Barbosa, o popular “Chico do Hotel” recebeu das mãos de um representante do Movimento, uma ata de reivindicações. O jurídico da casa esteve analisando os documentos, mais não deu nenhum parecer.


Outra classe que esteve participando em massa dos trabalhos do dia e comemoraram a unanimidade na aprovação do veto do projeto de lei que requer a instalação do Bombeiro Civil no município, foram os profissionais em treinamento, do curso.

“É com grande satisfação que nos Bombeiros Civis, recebemos essa notícia, que após muita luta foi concretizada”, destacou Antônio Marcos, representante dos Bombeiros Civis de Itamaraju.


Os trabalhos da noite ainda ficaram por conta da aprovação 7 indicações enviadas ao executivo Municipal:

Requerendo a pavimentação das ruas Mario Ferreira (centro) e Oiapoque no Bairro Marotinho;

Manutenção da Academia ao Ar livre do Bairro Novo Prado;

Cascalhamento da via que dá acesso ao Assentamento Bela Vista.

Reformas das quadras poliesportivas dos Bairros Beira Rio e Urbis II.  Além da instalação de alambrado no campo de várzea, da Bacia, no Bairro Marotinho.

A nova sessão esta marcada para ocorrer no dia 1ª de Março./IN

Índio de 18 anos mata primo de 10 e alega que criança o ameaçava


Índio de 18 anos mata primo de 10 e alega que criança o ameaçava

Uma criança indígena de 10 anos foi morta pelo próprio primo, em Olivença, distrito de Ilhéus. De acordo com a polícia, o crime ocorreu no final da tarde de terça-feira (23), mas o corpo da criança só foi encontrado pela noite. Os primos integram a tribo Tupinambá de Águas de Olivença e foram criados juntos, segundo relatou nesta quarta-feira (24) o tio deles, Jailton Magalhães.

De acordo com a polícia, Rafael da Paixão Santos confessou ter matado o primo e disse que recebia ameaças de morte da criança. “Ele [o menino] só falou isso. Que queria me matar e só”, disse Rafael na delegacia. Os índios disseram à polícia que o garoto foi estrangulado, afogado e morto pelo primo, que depois do crime ainda teria amarrado o corpo da vítima e deixado às margens do rio que passa pela fazenda onde eles moravam.

“Eles foram pescar junto com o outros dois meninos, e no final da tarde só voltaram três. Perguntamos a ele [sobre o garoto] e ele disse que o menino quis ficar mais tempo pescando. Quando percebemos a demora, começamos a procurar o garoto, então outro menino que estava com eles mostrou onde estava o corpo. Perguntamos a Rafael [que matou o menino] o que motivou ele matar o primo, e ele disse que o menino ameaçava ele de morte. Chamamos a polícia e ele [Rafael] foi levado”, relatou.

O corpo da criança foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus e Rafael foi preso em flagrante. Ele deve responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. A Polícia Civil investiga o crime.

“A motivação está clara que foi questão de ameaça, há uma divergência entre eles, não há nada relacionado à direitos indígenas, então a apuração segue pela polícia civil”, explicou André Aragão, coordenador da Polícia Civil de Ilhéus.

O pai da criança, Gilmar Magalhães, relatou que apesar da situação, perdoa o sobrinho. “Por mim ele está perdoado, porque só Deus pode fazer justiça”, disse./G1

Sete baianos estão sob investigação na Lava Jato



Até agora só uma pessoa da Bahia foi julgada: o ex-deputado, Luiz Argôlo (segundo da esq.)


Com a decretação da prisão temporária do publicitário João Santana expedida, nesta segunda-feira, 22, na 23ª fase da Operação Lava Jato - intitulada Acarajé -, sobe para sete o número de baianos investigados sob acusação de terem recebido dinheiro de empreiteiras em contratos superfaturados da Petrobras. No caso de Santana, a suspeita é de que o publicitário teria sido pago pela Odebrecht, por serviços prestados ao PT, com propina oriunda de contratos com a petrolífera.

Os outros investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal (PF) são o vice-governador da Bahia, João Leão, o ex-ministro das Cidades e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM) Mário Negromonte, e os deputados federais Mário Negromonte Júnior e Roberto Britto - todos eles filiados ao PP.

Neste grupo também estão o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, preso em Curitiba desde junho do ano passado na Superintendência da Polícia Federal, e o ex-deputado federal Luiz Argôlo (ex-PP e ex-SD).

Argôlo foi o único baiano, até agora, julgado e condenado a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele cumpre pena no Complexo Médico-Penal (CMP), na Região de Curitiba, desde novembro passado.

O juiz Sérgio Moro considerou que ele recebeu e ocultou (lavou) mais de R$ 1,4 milhão em propina paga por empreiteiras fornecedoras da Petrobras à Diretoria de Abastecimento da estatal, então comandada por Paulo Roberto Costa. O dinheiro foi repassado ao ex-parlamentar pelo doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Operação Lava jato.

Marcelo Odebrecht está Preso em Curitiba (PR) desde junho de 2015. Ele é acusado de comandar uma organização criminosa que desviou, por meio de esquema de corrupção na Petrobras, R$ 300 milhões. O ex-presidente da Odebrecht depôs, nesta segunda, no caso João Santana, já que a polícia suspeita que ele teria controle sobre supostos pagamentos feitos ao marqueteiro no exterior.

O vice-governador e secretário de Planejamento da Bahia, João Leão, é uma das lideranças e parlamentares acusados de terem recebido dinheiro do Petrolão. Leão nega as acusações e diz ser leviano envolver seu nome sem provas.

Em depoimento de delação premiada à Justiça Federal, Youssef afirmou que o ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, e outras lideranças do Partido Progressista - caso de Leão - recebiam, por mês, entre R$ 250 mil e R$ 500 mil. Negromonte nega as acusações contra ele. Já a bancada do PP na Câmara Federal, entre os quais Roberto Britto, receberia entre R$ 1,2 milhão e R$ 1,5 milhão por mês.

O filho do conselheiro do TCM também é investigado. Em dezembro de 2015, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal , incluiu o deputado federal Mário Negromonte Júnior no rol de investigados.

Sete mandados de busca

Sete mandados de busca e apreensão da 23ª fase da Operação Lava Jato, denominada pela PF de "Acarajé", foram executados em Salvador e Camaçari, na região metropolitana. Foram apreendidos, entre outros, carros de luxo e obras de arte.

Além disso, uma pessoa foi presa. Trata-se da administradora de empresas Maria Lúcia Tavares, que, segundo a PF, mantém vínculo empregatício com a Odebrecht desde 2016.

Ela seria a responsável por criar uma planilha contendo registro de despesas de financiamento da empreiteira de campanhas eleitorais referentes ao PT, de 2008 a 2012. A planilha intitulada "Posição Programa Especial Italiano", datada de 31 de julho de 2012, traz um campo com nomes de pessoas ligadas à Odebrecht.
Investigados da Bahia

Marcelo Odebrecht
O ex-presidente da Odebrecht está preso desde junho de 2015. Ele é acusado de desvios de R$ 300 milhões da Petrobras

Luiz Argôlo (PP)

O ex-deputado federal do PP foi condenado a 11 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Mário Negromonte

O ex-ministro e atual conselheiro do TCM teria recebido do doleiro Yousseff entre R$ 250 mil e R$ 500 mil por mês

João Leão (PP)

O vice-governadoré acusado de ser uma das lideranças do PP que teriam recebido dinheiro de propina via Yousseff

Negromonte Jr. (PP)

Em dezembro, o ministro Teori Zavascki, do STF, incluiu o deputado federal no rol de investigados na Lava Jato

Roberto Britto (PP)

O deputado federal é citado por Yousseff como um dos parlamentares do PP que recebiam de R$ 1,2 mi a R$ 1,5 mi/ mês./Atarde

Menino fica desfigurado após ser usado em ritual de magia negra pela própria família


magia

Um menino de cinco anos foi internado na Santa Casa de Campo Grande (MS) na noite desta terça-feira, 23, após visita do Conselho Tutelar.

Em nota, a Santa Casa de Campo Grande informou que a criança está consciente e será submetida a um procedimento para “drenagem cirúrgica de abscesso extenso na orelha esquerda”. O hospital também confirmou “sinais de comprometimento visual” e “extensa queimadura em face e pescoço”.

Segundo a polícia, os tios-avós confessaram o crime e disseram que utilizavam a criança em rituais de magia negra, para obter prosperidade. As duas filhas do casal não sofriam maus tratos.

magia1-1

À polícia, a tia contou que recebia “entidades” e “espíritos” e que batia na criança a mando deles. Entre as agressões cometidas estavam queimaduras com água quente no rosto, orelhas e pescoço e socos e pancadas./jornalnovafronteira

Usuária de drogas é assassinada a tiros


itabela 05

Uma jovem de 24 anos foi assassinada por volta das 23h50 desta quarta-feira (24), na Rua Doutor Talma Sampaio, no bairro Bandeirantes em Itabela. Segundo informações, a vítima foi identificada sendo Milena Damasceno Santos, que era usuária de drogas.

Moradores informaram que foram ouvidos cerca de oito tiros. Nenhuma testemunha presenciou o crime. De acordo com a polícia, a vítima já possuía passagem por furtos e roubos. O corpo foi encaminhado ao IML de Eunápolis./Bahiadiadia

Policiais militares realizam parto em viatura na Liberdade


bebe viatura

Uma equipe da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (37ª CIPM/Liberdade) realizou um parto na manhã desta quinta-feira (25). A guarnição estava se deslocando em uma viatura Rua Lima e Silva quando foram abordados, por volta das 8h, pelo pai da criança, que buscava orientação para chegar à maternidade mais próxima.

Poucos minutos depois, a mãe do bebê, Cristina Maria dos Santos, e a filha de 15 anos, se aproximaram do veículo pedindo ajuda, informando que o marido estava perdido e que ela estava sentindo muitas dores.

Os policiais então colocaram Cristina deitada no banco traseiro. A adolescente entrou na viatura, acompanhando a mãe, enquanto o marido permaneceu no veículo da família, por não ter onde estacionar. Os policiais dirigiram para a Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, no Pau Miúdo, mas não deu tempo: um soldado que acalmava Cristina percebeu que a criança já estava nascendo.

O soldado, então ajudou a mãe a realizar o parto, e entregou a criança no colo da mãe após o bebê ter chorado. Mãe e filho foram levados até a maternidade, onde foram realizados procedimentos como retirada da placenta e limpeza do bebê./BN

Sacou arma durante discussão no trânsito e acabou preso pela PM de Teixeira de Freitas


Sacou arma durante discussão no trânsito e acabou preso pela PM de Teixeira de Freitas

Está preso na carceragem da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, após uma ação de policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 87ª CIPM, Rivandeck Correia Pereira, de 27 anos, morador da rua Tropical, no bairro Nova América, região leste da cidade, que por volta das 11h30 desta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, sacou uma arma e ameaçou um motorista.

Segundo consta na narrativa da ocorrência policial, o acusado, que conduzia um Fiat Uno, placa JLL-0342, após envolver-se em um acidente de trânsito no mesmo bairro onde reside, ficou visivelmente alterado e depois de uma rápida discussão com o outro condutor, sacou a arma para ameaçá-lo.

Populares que passavam no momento acionaram a Polícia Militar através do telefone 190, momento que uma guarnição foi ao local e prendeu o individuo em flagrante.

Levado à sede da 8ª Coorpin, Rivandeck Correia Pereira, de 27 anos, acabou sendo apresentado ao delegado Manoel Andreeta, de plantão da unidade, que o indiciou por porte ilegal de arma de fogo. Com o acusado foi apreendido um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos. Como o crime de porte ilegal de arma de fogo é afiançável, foi arbitrado um valor, que se for pago, Rivandeck passará a responder a acusação em liberdade, caso contrário, ele vai permanecer preso à disposição da Justiça./TN

Transporte universitário voltou a funcionar normalmente em Guaratinga



onibus-escolar-1
imagem ilustrativa


O transporte dos estudantes universitário voltou a funcionar normalmente nesta terça-feira (23/02), depois de ter sido interrompido no último dia (17/02), onde a Secretária de Educação alegou uma pane elétrica.

A nossa reportagem ouviu o responsável polo setor no dia (22/03) que tinha nos dito que iria tentar sanar os problemas antes do dia (29/02) quando estava previsto para o retorno do veículo, mas isso não dependeria apenas dele, pois a Concessionária estava aguardando chegar a peça para colocar no veículo.

No dia (23/02) o mesmo responsável entrou em contato com a nossa reportagem e nos deu a boa notícia de que a peça tinha chegado e o veículo voltaria a funcionar normalmente como de fato aconteceu. Desta forma os alunos universitários não terão mais que se preocupar com o transporte./Guarababado 

PM prende acusado de tráfico com arma e muita droga




A prisão de Rodrigo Gomes da Silva, 35 anos, conhecido como “Neguinho da Baiuca” aconteceu na tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro, durante uma ação da 89ª Companhia Independente de Polícia Militar em Nova Viçosa.

Com ele os militares encontraram 21 pedras de crack e 30 buchas de maconha, além de um revólver calibre 38, quatro munições intactas, sacos usados para embalar drogas e pouco mais de 1,5 mil em espécie.


O acusado foi conduzido para a delegacia e deve ser autuado por tráfico e porte ilegal de arma de fogo./Sulbahianews

Pão recheado com drogas era vendido através do Watshapp em Mucuri




Policiais Militares lotados na da 89ª CIPM, conduziu por trafico de drogas, na tarde desta quarta feira, 24 de fevereiro, três adolescentes e um jovem de 32 anos, acusados de tráfico de drogas, na cidade de Mucuri.

Os policiais chegaram até os acusados, através de denúncias feitas pelo Tel. 190, da Polícia Militar. De posse da denuncia, uma guarnição se deslocou até as proximidades da barraca Suor e Ginga, onde várias pessoas em atitude suspeita se encontravam.


Ao fazer a abordagem, os policiais verificaram tratar-se de adolescentes com idade entre 16 e 17 anos. Um dos menores chamou a atenção dos policias, pois carregava consigo certa quantia em dinheiro, telefone celular e uma corrente prateada. O menor já tinha passagem pela delegacia por envolvimento com drogas.

Após condução, foi verificado que existia um grupo de vendas de drogas via Watshapp. Nas mensagens do telefone, foi constatado que na residência de um dos menores havia drogas. Os policiais militares deslocaram ate a Rua Pedreira Franco, onde o menor morava e lá foram encontrados 6 tabletes de maconha que estavam dentro de um pão.


A droga pertencia Jovani da Conceição Brito de 32 anos, segundo o menor. Os policiais saíram em diligência e encontraram Jovani . Os acusados e o material apreendido foram levados para a delegacia de Mucuri e apresentados ao delegado para as medidas cabíveis./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.