Aparecer

Aparecer

O CARPINTEIRO MAIS VELHO DO BRASIL E SUAS HISTÓRIAS

Siga-nos no instagram

sábado, 7 de junho de 2014

Ministro do STF autoriza investigação de deputados por suposto cartel


Marco Aurélio Mello autorizou as investigações de denúncias envolvendo Rodrigo Garcia e José Aníbal. Os dois negaram envolvimento no caso.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello autorizou a investigação de denúncias de envolvimento dos deputados federais Rodrigo Garcia, do Democratas, e José Aníbal, do PSDB, em um suposto cartel de fornecedores do metrô e de trens de São Paulo.

O ministro também autorizou a tomada de depoimentos do ex e do atual diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, um ex-secretário estadual de transportes e um ex-prefeito do município de Mairiporã.

Tanto José Aníbal quanto Rodrigo Garcia negaram envolvimento no caso. Os dois deputados disseram que as testemunhas vão confirmar em seus depoimentos que eles não estão envolvidos.

Recadastramento de aposentados da Educação termina no final de junho

A terceira etapa do recadastramento anual da Previdência Estadual termina no dia 30 deste mês. Até esta quinta-feira (5), 41.452 servidores aposentados ligados à Secretaria da Educação do Estado da Bahia já haviam regularizado os dados cadastrais junto ao Estado. Ao todo, 52.704 inativos foram convocados nesta etapa, que teve início em abril.

Os faltosos devem comparecer à sede da Previdência Estadual, no SAC Servidor (Multishop Boca do Rio), em Salvador, ou em qualquer uma das 44 unidades de Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev).

Aposentados residentes em Salvador e região metropolitana foram divididos em três grupos, de acordo com escalonamento por ordem alfabética. Durante o mês de junho devem se recadastrar os inativos com nomes iniciados pelas letras de ‘N’ a ‘Z’. Para os residentes no interior da Bahia e também os que moram fora do estado ou em municípios ainda sem cobertura previdenciária, o recadastramento pode ser feito até este mês.

As unidades do Ceprev estão lotadas nos postos SAC e Pontos Cidadão, no Brotascenter (Brotas) e no SAC Servidor (Boca do Rio), em Salvador. O serviço também pode ser agendado para atendimento na Previdência Estadual (3116-5437/ 3116-5440 / 3116-5434) e nos Postos SAC do Shopping Paralela, Salvador Shopping, SAC Feira Centro II e Passeio Norte, em Lauro de Freitas (0800 071 5353/4020-5353).

Documentos

Para efetivar o recadastramento, os inativos devem apresentar os seguintes documentos originais - carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de endereço como contas de água, luz ou telefone, todos originais.

Os residentes em local fora da área de cobertura previdenciária podem fazer o recadastramento mediante envio dos documentos autenticados para a Suprev - Av. Dom João VI, n° 1.050, 2° piso, Brotascenter, bairro Brotas, Salvador – Bahia, CEP - 40.290-900, informando na parte externa do envelope a palavra 'Recastramento'. A lista de documentos exigidos e o endereço de todas as unidades do Ceprev estão disponíveis no Portal do Servidor.

Doença grave

Em caso de impossibilidade de locomoção, doença grave ou ausência do domicílio, o recadastramento pode ser feito mediante procuração por instrumento público (originais e cópias), emitida até seis meses antes da data atual, ou por meio de formulário disponibilizado pela Previdência Estadual, além de atestado médico (atual e original), comprovando a dificuldade no deslocamento ou a doença grave.

No caso de ausência do domicílio, é necessário apresentar atestado de vida, declaração que pode ser concedida por uma autoridade pública, a exemplo de médico ou delegado, confirmando que o servidor está vivo e reside no município informado.

Já os casos de falecimento devem ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev, envio pelos Correios à Suprev (endereço acima) ou por fax para (71) 3116-5464 / 5418./Gov

Vítima de assalto em Alcobaça morre no HMTF após 09 dias internado

Teixeira de Freitas: Faleceu na tarde desta sexta-feira, 06 de junho, por volta das 18h00, o senhor Aguinaldo Marcio Meira Quadros, 46 anos de idade, conhecido como ‘Cabeça’, morador de Teixeira de Freitas, que foi baleado no dia 28 de maio, em frente a uma residência em Alcobaça, durante um assalto, no qual os bandidos deram três tiros em sua cabeça.
De acordo com informações “Cabeça” teria reagido ao assalto, simulando estar segurando uma arma, após os criminosos terem rendido ele mais três pessoas. “Cabeça” foi socorrido pelo SAMU e levado imediatamente para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, passou por cirurgia, ficou em coma induzido, e após 09 dias internado na UTI, não resistiu e faleceu.
“Cabeça” era bastante conhecido em nossa região, por sempre dar apoio na política local. Seus amigos ficaram bastante abalados pela notícia, pois ele era muito querido por todos. Sempre alegre e simpático, sempre levando felicidade por onde passava. Diante da tragédia, a equipe do Liberdade News presta neste espaço toda a solidariedade aos familiares e amigos de “Cabeça”./Liberdadenews

PMDB acusa governo baiano de pintar o metrô de vermelho para favorecer PT


O presidente do PMDB de Salvador, deputado Bruno Reis, vai ingressar com uma representação na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra o governo do estado por ter pintado o metrô de vermelho. O parlamentar alega que o objetivo da ação é fazer propaganda eleitoral do pré-candidato do PT ao governo, Rui Costa, com dinheiro público.

"O metrô era azul, e foi pintado de vermelho para fazer referência ao PT, como aconteceu também nas estações e em várias outras obras em Salvador. A PGE precisa se posicionar até para a gente saber quanto o governo está gastando com essa brincadeira. É muita tinta e pouca ação efetiva", disse Reis.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, ironizou a acusação feita pelo presidente do PMDB de Salvador. "Deviam fazer um documento agradecendo ao governador Jaques Wagner, que colocou o metrô nos trilhos, após 14 anos emperrado nas mãos deles", disse ao iG Bahia e à Tribuna da Bahia.

Zé Neto acusou a oposição baiana de utilizar a estratégia de agredir o governo do estado, "entrando com representações descabidas, para  desviar atenção do debate verdadeiro, que é quem fez e quem não fez". E conclui: "Desmontamos a bomba. Colocamos o metrô nos trilhos." /Tribuna da Bahia

MEC vai exigir carga horária no SUS para estudantes de medicina


Os cursos superiores de medicina vão mudar a partir de 2016. Entre as alterações estão a aplicação de uma prova bienal

Os cursos superiores  de medicina vão mudar a partir de 2016. Entre as alterações previstas estão a aplicação de uma prova bienal aos estudantes e a reserva de 30% da carga horária do internato na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS.

As propostas fazem parte de um parecer do Conselho Nacional de Educação, homologado na sexta-feira (6) pelo ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo o documento, as graduações terão um ano para aplicar as novas diretrizes às turmas abertas após a data de ontem.

Quem já está cursando medicina pode optar por concluir o curso sem seguir as novas regras. Com a aprovação do texto, estudantes de medicina terão de fazer, a partir de 2016, exames bienais para comprovar o conhecimento adquirido no curso.

O resultado será classificatório para o ingresso na residência. O Inep - órgão do MEC responsável pelo Enem - será o responsável por realizar o exame. Fica definido ainda que, a partir de 2019, o número de vagas de residência médica deverá ser equivalente à quantidade de estudantes egressos do curso no ano anterior.

Já a USP, principal universidade do país, pretende mudar a seleção de novos alunos - fazendo com que a Fuvest deixe de ser a única porta de entrada. Entre as novas possibilidades estão a inclusão de sistema de cotas e a distribuição de bolsas para alunos que se destacarem em escolas e competições científicas, como acontece nos Estados Unidos./correio

Homem é assassinado a tiros em São José de Alcobaça


Edilson Marques dos Santos, de 38 anos, foi assassinado por volta das 9h30 desta sexta-feira, 6 de junho, dentro de um bar, na rua Amazonas, localizado no distrito de São José de Alcobaça.

De acordo com informações colhidas no local do crime, Edilson estava dentro do bar quando dois homens chegaram e efetuaram os disparos, fugindo em seguida. A vítima foi atingida com cinco tiros.

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas para necropsia. A Delegacia de Alcobaça instaurou um inquérito para investigar a motivação e autoria do crime./SulBahiaNews

Zagallo deixa hospital após 11 dias e deve ir à abertura da Copa



Após 11 dias de internação, Mário Jorge Lobo Zagallo recebeu alta do Hospital Barra D'Or, nesta sexta-feira, no Rio, e garantiu a disposição de estar presente no jogo de abertura da Copa do Mundo. Brasil e Croácia vão se enfrentar na próxima quinta, no Itaquerão, em São Paulo.

Zagallo, de 82 anos, estava internado desde o dia 26 de maio por causa de uma infecção na coluna vertebral, chamada de espondilodiscite. Mesmo sem identificar a bactéria responsável pelo problema, os médicos liberaram o ex-jogador e ex-treinador para continuar o tratamento em casa. “Ele vai ter uma vida mais normal em casa”, disse Mário Zagallo, filho e assessor do ex-técnico e ex-jogador.

Ele adiantou que só um imprevisto vai tirar seu pai do jogo de abertura da Copa. “Pretendemos ir, sim”, declarou. Convidado de honra da Fifa, Zagallo terá a sua disposição um jatinho para assistir a todos os jogos da seleção brasileira na Copa. A presença nas demais partidas do Brasil na fase de grupos ainda é incerta.

Na última quarta-feira, Mário afirmara que, mesmo bem disposto, o pai poderia deixar de viajar para Fortaleza, local do jogo contra o México (dia 17), e para Brasília, sede do duelo contra Camarões (dia 23), por causa do desgaste causado pelas viagens. “Como filho, o ideal seria dar uma esperada, antes de ir para Fortaleza. Mas também não dá para dizer que ele não vai”, dissera Mário, que garantira a disposição do pai. “Ele está muito bem. Piadista e sorridente, como sempre”, afirmara.

O tetracampeão Zagallo participou das duas primeiras conquistas mundiais do Brasil, em 1958 e 1962, como jogador. Em 1970, sagrou-se tricampeão como treinador da seleção. E, em 1994, foi auxiliar do técnico Carlos Alberto Parreira na campanha do tetracampeonato. (Estadão)

Aplicativo auxilia polícia baiana no combate ao crime


A população baiana já conta com um aplicativo para fazer denúncias contra criminosos e identificar procurados pela polícia. O Sistema de Informação para Proteção à Pessoa (SIPP), desenvolvido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), oferece a possibilidade de identificar, por meio de fotografias ou vídeos, pessoas desaparecidas, procurados do Almanaque do DHPP, assaltantes de banco, fugitivos do sistema prisional, entre outros.

De acordo com o diretor do DHPP, delegado Jorge Figueiredo, o aplicativo também auxilia a polícia a identificar criminosos que aparecem em vídeos, recuperados de câmeras instaladas próximas aos locais de crimes, além de traficantes e homicidas, em que a descrição e área de atuação são os únicos dados conhecidos. Inicialmente, o aplicativo pode ser baixado em qualquer celular que tenha acesso a internet por meio do endereço: http://app.vc/dhpp_ba?feature=email.

Em breve, o app estará disponível para qualquer celular com os sistemas operacionais IOS, Android, Java, Windows e Symbiam. Apenas três funções disponíveis pelo SIPP estão restritas à utilização por profissionais da segurança pública - o Portal SSP (onde é possível consultar a ficha criminal e se há mandados de prisão em aberto), o Sicohnar, que reúne um banco de dados cruzando informações do DHPP e Departamento de Narcóticos (Denarc), e o Termômetro DHPP, onde constam estatísticas diárias sobre o registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), permitindo a identificação de áreas críticas e a aplicação de medidas operacionais.

Desde que foi lançado, no dia 21 de maio, sete mil downloads do aplicativo foram realizados. “Qualquer pessoa, de qualquer lugar do estado, poderá denunciar a localização de envolvidos em homicídios e assaltantes de banco.

No aplicativo, a população tem acesso a fotos de homicidas e outros criminosos”, enfatizou o diretor do DHPP. Segundo Figueiredo, inicialmente, o aplicativo dispõe de fotos de criminosos que atuam em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS), mas já está sendo realizado um levantamento dos criminosos mais procurados nos municípios baianos, principalmente os que cometeram assalto a banco e homicídios.

Após este levantamento, as fotos estarão disponíveis no aplicativo. “Em pouco tempo de lançado, já recebemos diversas informações sobre criminosos procurados. Alguns só sabíamos o vulgo ou o primeiro nome. Não tínhamos fotos. Mas, por meio do aplicativo, passamos a receber informações sobre os criminosos e estamos investigando”, explica./Bocão News

Google quebra sigilo de email de empresários investigados por crimes na Bahia


O Google quebrou o sigilo do email de empresários investigados por crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro na Bahia, segundo o Ministério Público na Bahia (MP-BA), que fez o pedido e conseguiu a decisão na Justiça. Todas as mensagens trocadas pelo correio eletrônico foram enviadas para os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf). 

Pela demorar em seguir a decisão, o Google pode pagar multa de R$ 2,4 milhões. O Google, que tem sede nos EUA, inicialmente se recusou a enviar os dados pedidos pelos promotores. A empresa pediu que o MP se dirigisse ao Departamento de Justiça americano para pedir a quebra de sigilo dos emails, alegando que os dados se encontram armazenados nos EUA. 

O MP argumentou que o provedor se estabeleceu no país sob leis brasileiras e que o conteúdo solicitado não é prova estrangeira, já que foi trocado por brasileiras e em solo nacional. O órgão ainda pediu que os dados fossem enviados em 10 dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. 
Em junho do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia determinado que o Google quebrasse o sigilo das comunicações feitas pelo Gmail para investigação de crimes como formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.VB

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Hackers invadem perfis em redes sociais do PSDB

Um das mensagens da invasão ao perfil no Twitter do PSDB
Um das mensagens da invasão ao perfil no Twitter do PSDB


Alguns dos principais perfis do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) foram hackeados na manhã desta segunda-feira (1). As páginas do Facebook, Twitter, Youtube e do Instagram do partido sofreram ataques. Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques, apesar da atribuição ao grupo Anonymous.

No Facebook e no Twitter, os invasores colocaram uma imagem em alusão ao escândalo de corrupção envolvendo a compra de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô de São Paulo.

 No Instagram, a mensagem lembrava da legalização de drogas no Brasil, discussão onde o PSDB se posiciona contrariamente. As senhas de alguns perfis do partido também foram relevadas na ação, as mensagens ficaram no ar por cerca de meia hora. O partido ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Aos 31 anos, homem diz ter fetiche por idosas; namorada tem 91


Um velho ditado diz que 'panela velha é que faz comida boa' e pelo visto, no que depender de Kyle Jones, a frase é completamente verdadeira. Aos 31 anos, o americano namora com uma mulher 60 anos mais velha há cinco anos e garante ter fetiche por idosas.

Segundo reportagem da Barcroft Media, Kyle e Marjorie McCool não se separam e são a prova de que o amor realmente não tem idade. Trata-se de um namoro liberal, onde o homem tem autorização para sair com outras mulheres e engana-se quem pensa que ele não exerce esse direito.

Contudo, ele só o faz com mulheres bem mais velhas. "Os cérebros funcionam de forma diferente. Uns caras preferem as louras, outros gostam das morenas e há ainda os que curtem outros homens. Eu gosto de senhoras idosas", disse ele, revelando que a média de idade desuas paqueras são entre 60 e 80 anos. "A coisa mais comum que ouço é que estou atrás do dinheiro ou da herança delas.


Ou as pessoas pensam que as mulheres estão comprando coisas para mim", lamentou. Kyle utiliza sites de relacionamento para achar mulheres de seu gosto. Ele e Marjorie, que moram em Pittsburgh, na Pensilvânia, revelaram ainda na entrevista que, mesmo aos 91 anos, possuem uma vida sexual ativa e gostam de passear de mãos dadas./Reportagem iBahia

Brasil vence Sérvia por 1 x 0 e ouve vaias em último jogo antes do Mundial

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil venceu apertado a Sérvia por 1 x 0 nesta sexta-feira, com o gol da vitória marcado por Fred depois que o time recebeu vaias da torcida de São Paulo no último jogo antes da estreia na Copa do Mundo, também na capital paulista.

O atacante recebeu ótimo lançamento de Thiago Silva, dominou a bola dentro da área e mandou para a rede mesmo caído, aos 13 minutos da etapa final.

O gol silenciou momentaneamente as vaias dos torcedores, que foram ouvidas a partir do final do primeiro tempo devido à atuação apática da equipe na etapa inicial da partida.

Ainda que o Brasil tenha melhorado depois do gol, a Sérvia quase empatou aos 25 minutos, quando Jojic acertou uma cabeçada na trave.

O Brasil também esteve perto de ampliar. Hulk até fez um gol, mas o lance foi anulado pelo bandeira, que assinalou impedimento inexistente.

A seleção brasileira iniciou a partida com a mesma formação que conquistou o título da Copa das Confederações do ano passado que Felipão disse que utilizaria na abertura do Mundial contra a Croácia, em 12 de junho: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.

Mas o rendimento da equipe no primeiro tempo pode levar Felipão a pensar em fazer mudanças na equipe titular. Além de Willian na vaga de Oscar, o técnico também testou Maicon, Maxwell, Fernandinho, Bernard e Jô entre os titulares contra a Sérvia.

Major que dançou hit 'Lepo Lepo' em evento é exonerado do cargo


O governador Jaques Wagner publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (5), a exoneração do major Eneas Dibelo Estrela, da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar, que chamou atenção ao dançar o hit “Lepo Lepo” durante um evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) para falar das operações do Carnaval 2014, em fevereiro deste ano. 
A exoneração veio a pedido do próprio major, que pretende deixar a corporação para poder discutir mais livremente a segurança pública no país. Eneas afirma que sua decisão veio de descontentamentos com as leis de segurança brasileira.  Subiu no palco Durante a Operação Carnaval 2014, em fevereiro deste ano, a cantora Carla Cristina, que apresentava  o evento, chamou o major Eneas Estrela ao palco para dançar o hit do Psirico. 
Muitos PMs aplaudiram e riram com a performance, mas o major recebeu críticas por estar dançando fardado, circunstância em que deveria seguir o protocolo. Em entrevista à TV Itapoan, o major explicou que a polícia “tem que quebrar o paradigma de ser sisudo” e disse que isso aproxima a corporação da comunidade. “O que não é cabível é lá, no momento na rua, o policial estar dançando, pois é o terreno da operação”, acrescentou, explicando que a cerimônia de apresentação já havia terminado./Correio)

Em dia de reencontros, Felipão estreia "em casa" pela Seleção contra a Sérvia

Felipão no treino da Seleção (Foto: Reuters)
Felipão espera contar com o incentivo da torcida paulista no Morumbi contra a Sérvia (Foto: Reuters)

Residente em São Paulo, técnico é trunfo do Brasil para iniciar fase "paz e amor" com a torcida paulista, que, sem representantes atuais, terá chance de rever antigos ídolos. Luiz Felipe Scolari disse que São Paulo é sua casa. Agora ele quer transformar São Paulo na casa da seleção brasileira, pelo menos até dia 12 de junho.

O técnico não vê a hora de dirigir a equipe na cidade onde escolheu morar. Gaúcho de nascimento, paulistano por opção, Felipão já comandou o Brasil em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Salvador - mas nunca na capital paulista. Nesta sexta-feira, às 16h, contra a Sérvia, finalmente terá sua primeira vez.

O amistoso é o último da Seleção antes da estreia na Copa do Mundo, seis dias depois, do outro lado da mesma cidade que até hoje mantém relação de amor e ódio com a equipe verde e amarela. Felipão e seus 23 jogadores estão determinados a apagar de vez as lembranças de vaias e bandeiras atiradas ao campo.

– Quando se escolhe uma cidade para jogar a seis dias da Copa, a mesma onde vamos estrear, é porque temos confiança que esse torcedor vai nos ajudar a superar as dificuldades. Se a história diz que São Paulo é arredia à Seleção, é hora de mudar essa história. Vamos fazer de São Paulo nossa casa a partir de agora – afirmou Felipão, que admitiu também não ter tido opção de escolher outro palco diante do desejo do presidente da CBF, José Maria Marin.

Em solo brasileiro e no comando da Seleção, o técnico ostenta retrospecto invejável: 15 vitórias, dois empates e uma derrota, justamente em sua despedida após o penta, em 2002. Foram 56 gols a favor (média de 3,1 por jogo) e só nove contra. Jogar em São Paulo com a seleção brasileira também tem peso especial para alguns jogadores. Uns para matar a saudade, outros que buscam algum tipo de reconciliação. Hoje não há atletas de times paulistas entre os convocados, mas há vários “ex”. Ex-Corinthians, ex-Palmeiras, ex-Santos, ex-São Paulo.

Willian, por exemplo. O meia deixou o Corinthians em meio ao triste ano de 2007, quando o clube caiu para a segunda divisão do Brasileiro. Foi vendido por uma fortuna para o futebol da Ucrânia, e deixou no ar a sensação de que poderia ter evitado o rebaixamento se tivesse ficado.
O santista tem a chance hoje de matar a saudade de Neymar.

Com ele no time, o Santos acumulou glórias e dinheiro como há muito não se via - ganhou a primeira Libertadores desde a era Pelé, para resumir. Guardadas as devidas proporções, o são-paulino pode se reencontrar com Hernanes, peça-chave na última fase de brilho do tricolor - o tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008, e o palmeirense vai rever Henrique, capitão da última conquista de elite, a Copa do Brasil de 2012.
Neymar Treino Seleção Brasileira (Foto: Agência AP )
Neymar será um dos ex-jogadores de time paulistas em ação nesta sexta-feira no Morumbi (Foto: Agência AP )

Durante toda a semana, os jogadores pediram paciência. Há no grupo a sensação de que, se o mau início do último amistoso contra o Panamá, em Goiânia, se repetir em São Paulo, o público não será tão conivente, e as vaias virão bem mais rapidamente.

– O público vai precisar ter bastante paciência. Não quero mudar a forma de o povo torcer, só dar uma dica do que poderá acontecer. O outro time vai estar fechado e só com o apoio da torcida seremos campeões do mundo – disse o zagueiro Dante.

Depois do amistoso, o Brasil entrará na fase final de preparação para a estreia da Copa, dia 12, contra a Croácia, na Arena Corinthians. México e Camarões completam o grupo A.
FICHA TÉCNICA

Brasil
Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Willian); Hulk, Neymar e Fred.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Sérvia
Stojkovic, Basta, Mitrovic, Ivanovic e Kolarov; Tosic, Tadic, Gudelj, Matic e Markovic; Dordevic.
Técnico: Ljubinko Drulovic
Data: 06/06/2014 (sexta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Enrique Cáceres (Fifa-PAR)
Auxiliares: Darío Gaona e Milciades Saldivar (ambos do Paraguai)
Transmissão: a TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com exibem a partida ao vivo.

Dilma tem 34%, Aécio, 19%, e Campos, 7%, diz Datafolha

O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (6), no site do jornal "Folha de S.Paulo", pesquisa de intenção de voto para presidente da República neste ano. A pesquisa indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem 34% das intenções de voto, contra 35% dos dez demais candidatos somados.

O segundo colocado na pesquisa é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 19% das intenções de voto. Em terceiro aparece o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 7%.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado em maio, Dilma tinha 37% das intenções de voto. Aécio tinha 20% e, Campos, 11%. O quarto colocado, pastor Everaldo (PSC), apareceu com 3% na pesquisa de maio e agora tem 4%.

Pesquisa Datafolha de junho sobre intenção de voto para presidente (Foto: Arte/G1)
Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:

- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Eduardo Campos (PSB): 7%
- Pastor Everaldo (PSC): 4%
- Magno Malta (PR): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 17%
- Não sabe: 13%

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de junho. Foram entrevistadas 4.337 pessoas em 207 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00144/2014./G1

Reajuste de 8% da Embasa começa a valer a partir desta sexta dia 6


A população baiana vai acordar  com a conta de água mais cara. Passa a vigorar a partir desta sexta-feira (6/6), o aumento anual de 7,8% na conta de água, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).  Por meio da Resolução  nº 002 de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de abril, a agência autorizou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aplique o reajuste nos municípios em que atua já a partir deste mês.

A Embasa encaminhou ao órgão, um pedido de reajuste ainda maior, que alcançaria a margem 12,12% (4,67% correspondem ao IRT – Índice de Reajuste Tarifário Anual + 7,45% da universalização dos serviços de água e esgoto). No entanto, após análise dos dez indicadores de desempenho acordados com a concessionária, a Agersa deliberou pela homologação dos 7,8%, mais do que a metade do que foi pleiteado.

A Agência Reguladora levou em consideração na redução do percentual de reajuste, a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém municípios cumprindo planos de racionamento de água.

Orçamento afogado

A presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia, Marinelma Macedo, considerou o aumento abusivo. “Com certeza vamos ter que fazer mais malabarismos para dar conta desse aumento nas despesas”. Para a ela, a qualidade dos serviços prestados pela a empresa não estão adequadas ao percentual do novo aumento. “A rua fica toda esburacada e a gente só pagando caro por um serviço que não melhor”, opinou.

Alguns produtos que podem ajudar o consumidor na hora de economizar. O bom senso ao utilizar a água continua sendo a premissa fundamental. Para todas as outras coisas, o mercado disponibiliza hoje vários tipos de reguladores de fluxo para torneiras e chuveiros, como explica o diretor Comercial da Aquasave, Júlio César Pinto: “os reguladores de fluxo eliminam o excedente involuntário do desperdício, ou seja, todo o consumo excessivo, fora do normal”.

Se uma casa, por exemplo, dispõe de uma descarga acoplada, a instalação de um kit de duplo fluxo, reduz a vasão em 8 litros por fluxo. Água que daria para lavar os 10 copos que estão na pia. O mecanismo interno para a substituição custa em média R$ 90,00. O sistema só não funciona em descargas de sobrepor, aquelas que são instaladas no tubo, acima do vaso. Estas podem gastar até 20 litros em apenas um acionamento, o que dá para lavar um carro com flanela e balde. Nesse caso, a melhor opção é trocá-la por outra de caixa acoplada e dupla vasão.

Já os reguladores de fluxo para torneiras e chuveiros, o consumidor pode encontrar por R$ 21,00 cada. “A instalação desses equipamentos chegam a reduzir o gasto de água em até 60% com relação ao que se gastava anteriormente”, avalia Júlio Cesar. O gerente reforça, ainda, a importância de se acompanhar o consumo. “As ações se complementam. É preciso combater o desperdício, mas também monitorar a quantidade de água que estamos utilizando. Tome conta do seu consumo", recomenda.

Já que o serviço é essencial e não há como abrir mão, o jeito é mesmo economizar. "O planeta agradece, e o seu bolso também", finaliza./Correio24h

Jovem de Itabela capota carro na BR-101 e sai ileso.

Reprodução Facebook / Mãe da vítima

Um jovem de Itabela capotou seu automóvel Chevrolet modelo Corsa Sedan placa JRZ-9921 licenciado em Eunápolis-BA, na manhã desta quinta-feira (05), na BR-101 próximo à cidade de Eunápolis.

Conforme a polícia, que atendeu a ocorrência, o jovem relatou que perdeu o controle da direção do veículo e capotou, mas segundos populares, o carro seguia em alta velocidade. Em decorrência do acidente, o carro ficou parcialmente destruído às margens da rodovia.

O acidente acorreu por volta das 10h30, o jovem Aílton Junior, que é  morador de Itabela, contou que seguia pela rodovia sentido a Itabela, quando um caminhão que seguia na direção contraria, evadiu a faixa, para não  bater ele desvio pelo acostamento e colidiu no barranco. O jovem saiu em ileso, tudo não passou de um grande susto./GN

Ambulâncias e ônibus escolares são entregues para atendimento no interior

Mais 86 ambulâncias, que beneficiam 85 municípios baianos, foram entregues pelo governador Jaques Wagner, na tarde desta quinta-feira (5), durante evento realizado no pátio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), na BR-116, em Feira de Santana, município que recebeu duas unidades. Os investimentos somam R$ 5,4 milhões.

O lote de 300 ambulâncias que o Governo da Bahia está destinando ao atendimento no interior representa investimento de R$ 19 milhões. “Como Feira é o Portal do Sertão, estamos fazendo essa entrega [na cidade] para facilitar aos municípios da região. Teremos outra entrega em Vitória da Conquista na próxima segunda-feira [9]”, disse o governador Jaques Wagner.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Washington Couto, o reforço no transporte de pacientes se soma aos investimentos na área, nos últimos sete anos, quando foram construídos cinco novos hospitais e ampliado em mais de mil o número de unidades de saúde da família.

“Com as unidades construídas e [mais] profissionais, incluindo os 1.634 contratados pelo programa Mais Médicos, precisávamos reforçar o transporte inter-hospitalar e o social, que já conta também com 56 unidades de UTI Móvel do Samu 192”, informou o secretário.

“A ambulância vai ajudar no transporte de pacientes para outros municípios e também para Salvador, dando segurança nessa transferência”, afirmou Jussara Márcia, prefeita de Dias D’Ávila, um dos municípios contemplados.

Ônibus escolares

Na ocasião, o governador autorizou o início das obras de construção de uma escola estadual no bairro de Viveiros e entregou 38 ônibus escolares do programa ‘Caminho da Escola’. Parceria entre os governos federal e estadual, o programa prevê a entrega de 375 veículos de transporte escolar, até o final deste ano, para os municípios baianos, com investimento total de R$ 93 milhões.

tamaraju: Carro fica parcialmente destruído em colisão na entrada da cidade


O acidente ocorreu por volta das 14:50h dessa quinta-feira (05) na Avenida ACM, mais precisamente trevo do bairro Santo Antônio, envolvendo uma S-10 cabine dupla de cor prata, placa MTM-1320 – Cariacica/ES, conduzido por Adalton Miltão de Souza, 57 anos e um VW Gol branco (placa NTO-0550 – Itamaraju/BA, que estava com Ivan Santana dos Santos, 38 anos.

De acordo com testemunhas o veículo S-10 saia de uma rua e entrou repentinamente na Avenida ACM e o Gol que descia sentido centro de Itamaraju atingiu em cheio a S-10 e ficou com a frente completamente destruída.


O condutor da S-10 explicou que no momento em que saia não teria nenhum carro a vista, mas relatou que o condutor do Gol estava em alta velocidade e por conta disso só enxergou o outro carro quando já estava dentro da via e ainda tentou acelerar mais não conseguiu evitar a colisão.

Já o condutor do VW Gol discordou de estar em alta velocidade, relatou que seguia normalmente em sua via, porem a S10 atravessou repentinamente em sua frente e tentou frear para evitar mas nada foi possível fazer onde houve a colisão.


Uma viatura da Polícia esteve no locel, como não houve vítimas os veículos casos estiverem legais serão liberados./Radar830

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Secretaria de Saúde de Jucuruçu convoca os cadastrados do Bolsa Família para pesagem


A secretaria de Saúde de Jucuruçu convoca todos os beneficiados do programa Bolsa Família, para comparecerem a unidade de saúde até o dia 20 de junho, para realizarem o peso das pessoas assistidas pelo programa, evitando, desta forma, que o benefício seja suspenso. Para medir o peso é necessário que as crianças apresentem apenas a carteira de vacinação. Já para as mulheres, os documentos exigidos são o cartão do Bolsa Família e o RG. É importante lembrar que a pesagem deve ser feita duas vezes por ano, uma nos 1º e 2º semestres.

Vale ressaltar que essa pesagem é obrigatória e os beneficiários que não cumprirem a essa exigência do programa terão o beneficio bloqueado. Vale ressaltar que essa pesagem é obrigatória e os beneficiários que não cumprirem a essa exigência do programa terão o beneficio bloqueado. Para que continuem recebendo o benefício. O Bolsa Família visa proporcionar melhores condições de vida às famílias, além da inclusão das crianças e jovens nas políticas de educação e saúde, evitando, assim, a evasão escolar.

O Bolsa Família é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome e, em Jucuruçu, o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que atua em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O cadastro para ingressar no “Bolsa Família” é realizado o ano inteiro e o valor repassado a cada família pode variar de R$ 32,00 a R$ 306,00. Vale dizer que a triagem das famílias contempladas no Programa é feita pelo Governo Federal e, assim que o inscrito é incluído no Bolsa Família, o mesmo é notificado pela Caixa Econômica Federal (CEF), por meio de correspondência.

Condicionalidades do programa, a partir do momento que a família passa a receber o benefício, a mesma se compromete a cumprir algumas Condicionalidades para se manter no Bolsa Família, que são voltadas, mais especificamente, para as áreas de saúde e educação.

Uma delas visa manter as crianças e adolescentes em idade escolar frequentando a escola. As crianças de até 15 anos devem ter frequência escolar acima de 85% e os adolescentes com 16 e 17 anos, de 75%%. Já na área de saúde, que tem como meta zelar pelos cuidados básicos em saúde, os beneficiários do Bolsa Família devem manter em dia a carteira de vacinação de seus filhos com idade de zero a seis anos, seguindo sempre o calendário de vacinação, além de passar por consulta médica, pelo menos duas vezes por ano, para avaliação geral da saúde das crianças.

As mulheres devem seguir a agenda pré e pós-natal das gestantes e mães em amamentação, para garantir que as condicionalidades sejam atendidas e para que as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família não deixem de recebê-lo, a Prefeitura de Jucuruçu procura orientar todos quanto aos seus direitos e responsabilidades, como a importância de se manter o seu cadastro atualizado e de cumprir as normas estabelecidas pelo Governo Federal. É importante lembrar que o cadastramento no Programa Bolsa Família em Jucuruçu é realizado nas unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Itamaraju: Incêndio deixa residência destruida no Bairro Jaqueira


O fato ocorreu no fim da manhã de quinta-feira (05) por volta de 11hr na Rua Pará no Bairro Jaqueira em Itamaraju. De acordo com relato de moradores havia um morador dormindo na residência quando o incêndio começou.

De acordo com informações o fogo começou de forma rápida e não tiveram como saber de onde o incêndio começou, vários vizinhos ajudaram com o intuito de apagar as chamas que eram altas e tomava conta de todo o telhado.

Com a ajuda dos vizinhos alguns moveis foram retirados a tempo, porem vários eletrodomésticos como computador, som e notebook foram destruídos pelo fogo, baldes e mangueiras foram usados para apagar o fogo mais as chamas eram muitas.

No momento do incêndio um caminhão pipa da Embasa passava pelo local e ajudou a apagar o fogo. Uma guarnição da Polícia Militar lotada na 43ª CIPM esteve no local.

Há uma suspeita de que o incêndio tenha começado após um problema em um apagador já que vizinhos afirmaram ter ouvido uma pequena explosão antes de o fogo começar a destruir a casa, um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado na delegacia da Polícia Civil de Itamaraju./Cocobongo

Por unanimidade, TRE julga Ubaldino, Lúcio e Leandro inelegíveis por 8 anos

Foto:

A Justiça da terra é sempre lenta, muitas vezes falhas, mas a Deus não falha nunca. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia acaba de julgar, na tarde desta quinta-feira, 05, a representação movida pela prefeita Cláudia Oliveira contra os ex-candidatos  Lúcio Pinto e Leandro de Souza, mais conhecido como Leandro do Portinha, por abuso dos meios de comunicação, tendo os desembargadores condenado, por unanimidade,  os dois a ficarem nada menos do que 8 anos inelegíveis.

A ação foi julgada através dos Recursos Eleitorais de números 992-19.2012 e 1034-68.2012 propostas pela Coligação Porto dos Sonhos contra Ubaldino, Lúcio e Leandro. O TRE entendeu que os recorridos abusaram dos meios de comunicação social ao utilizar a rádio palanque em favor dos referidos candidatos . Assim, todos os três acabaram inelegíveis, após o voto do Relator Fábio Costa Bastos.

A notícia bombástica, que representa sem dúvida nenhuma um grande ganho para nossa cidade, ao se ver livre da possibilidade desta turma voltar a se locupletar no poder,   enterra de vez o sonho da família Pinto, ao mesmo tempo em que faz justiça ao uso criminoso e indiscriminado do famoso vídeo do agulhão, o qual teve seu uso e reprodução proibidos pela Justiça Eleitoral, determinação que foi completamente ignorada pelo trio./TRE

Tribunal pune ex-prefeito e presidente da Câmara de Prado


João Alberto Amaral, ex-prefeito de Prado, foi multado pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (04), em função da contratação irregular do Instituto Nacional de Amparo a Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Saúde, durante o exercício financeiro de 2012, pelo valor global de R$673.669,92. O contrato tinha como objeto a gestão da Unidade de Pronto Atendimento - UPA do município, por um período de 90 dias.

O conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, relator do processo, determinou a devolução aos cofres municipais da quantia de R$99.744,35, na medida em que o pagamento foi efetuado mediante recibo e sem discriminação dos serviços executados e produtos adquiridos, e multou o gestor em R$4 mil.

O ex-prefeito não apresentou qualquer justificativa para descaracterizar as irregularidades, revelando a total responsabilidade pelas ilicitudes praticadas.

Câmara: Na mesma sessão, o conselheiro Raimundo Moreira acionou o Ministério Público contra o presidente da Câmara de Prado, Alfredo de Almeida, e aplicou multa de R$ 2.500, em função da reincidência nos gastos elevados com diárias pagas a vereadores e servidores, que somaram R$77.800,00 no ano de 2012. Segundo o relator, o pagamento de diárias aparentemente é utilizado como complemento salarial./Redação Bocão

Secretário de Administração sofre acidente de carro na zona rural


Rony Charles perdeu o controle do veículo ao desviar de um motoqueiro, o secretário de administração da Prefeitura de Itabela, Roni Charles Rocha, sofreu acidente de carro na tarde desta quarta-feira, 04, na estrada da cascalheira, perímetro Rural de Itabela.

No momento do acidente, o secretário estava acompanhado do seu assessor, Danilo Ribeiro e de seu sobrinho, Leonardo Rocha, que nada sofreram apenas lesões leves.

De acordo com informações, o secretário voltava de uma visita à uma ponte de madeira, na estrada que liga a cidade de Itabela ao distrito do queimado, quando ao retornar pela estrada da cascalheira, o secretário para desviar de um motoqueiro, acabou perdendo o controle do veículo colidindo com uma árvore.

Os Airbags do veículo Chrysler Cruiser foram acionados e os passageiros usavam cinto de seguranças, o que evitou qualquer lesão maior. O carro ficou com a frente parcialmente destruída com o impacto./folhabaiana

Dia do Meio Ambiente e Ecologia

Cuidar é a melhor forma de preservar

No dia 05 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies de animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Empresários conquistenses morrem na BR-116; um era vereador de Nova Canaã


Dois empresários conquistenses morreram em um acidente automobilístico próximo às cidades mineiras de Montes Claros e Salinas, as vítimas foram identificadas como Gerson Oliveira, conhecido como "Som", diretor da Joane Confecções, localizada na Avenida Lauro de Freitas, centro de Vitória da Conquista e Willy Rodrigues Costa, proprietário das Casas Astecas, que ocupava uma cadeira na Câmara Municipal de Nova Canaã e era conhecido como "Vei da Loja".


As informações foram confirmadas ao Blog do Anderson por um sobrinho de Som. Os corpos foram liberados na manhã desta quarta-feira (4). Não há informações sobre velório ou sepultamento./Bocão News

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 32 milhões no sábado


O concurso 1.605 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (4), não teve ganhadores e pode pagar R$ 32 milhões para quem acertar as seis dezenas no próximo sorteio, que será realizado no sábado (7).

Os números sorteados nesta quarta foram: 09 - 19 - 21 - 30 - 31 - 42. No mesmo concurso, 87 apostadores acertaram a Quina e vão ganhar R$ 34.579,33. Outras 6.694 pessoas acertaram a Quadra e vão levar R$ 642,02 cada uma.

TRE proíbe Rede Sul Bahia de transmitir eventos políticos até convenções partidárias



Em decisão liminar, o juiz João de Melo Cruz Filho, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), determinou que a Rede Sul Bahia de Comunicação não transmita qualquer evento político-partidário, como reuniões, congressos e prévias, até que sejam oficializados os candidatos das eleições deste ano.

No último dia 23, as rádios Carapaipe FM, Cidade FM, Alvorada AM e Difusora AM, todas da Rede Sul Bahia, divulgaram integralmente um evento realizado pelo DEM no Clube Kaika, em Teixeira de Freitas. "Sabemos que a mídia conservadora vai ser usada como arma contra o PT. Paulo Souto está tentando refazer a sua imagem usando espaços indevidos.

Mas não adianta: o povo baiano sabe que foi feito muito mais no atual Governo do que quando ele era o Governador do Estado", criticou o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, que apontou na situação “uso indevido da mídia para beneficiar a candidatura do DEM ao governo da Bahia”.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Grupo de evangélicos sofre acidente de carro quando ia orar; uma mulher morreu


Um grave acidente na manhã desta terça feira (03), na BR 101, em um local conhecido como "Curva da Tinta", próximo ao Posto Tenente, deixou uma pessoa morta e outras feridas. Todos viajavam em um veiculo modelo fusca de placa JOD – 1834, licenciado em Itabuna. O fusca onde as vítimas viajavam foi atingido por um caminhão desgovernado.


No fusca viajavam 04 membros da Igreja Assembleia de Deus de Ibirapitanga que iriam orar na congregação do Povoado de Serra de Areia. O acidente aconteceu por volta de 05h da manhã. Uma mulher de prenome Celidalva, esposa do Diácono Jackson da Assembleia de Deus, morreram no local, outras três pessoas ficaram feridas./ Com informações do Ubaitaba Urgente.

Homem é preso no interior da Bahia por estuprar filhas de 8, 11 e 14 anos


Homem suspeito de estuprar filhas de 8, 12 e 14 anos é preso no interior da Bahia  1

Um homem foi preso na tarde da última terça-feira (3) na cidade de Iguaí, no sudoeste da Bahia, acusado de estuprar suas três filhas.

As meninas têm 8, 11 e 14 anos e confirmaram à polícia que sofriam abuso do pai. De acordo com o delegado do município, Roberto Leal, Sidivaldo Francisco Sampaio, de 43 anos, cometia o crime há pelo menos cinco anos.

"A menina de 11 anos disse para a polícia que era abusada desde os oito", relatou o titular. À polícia, as crianças e a mãe delas disseram que não prestaram queixa contra Sidivaldo, pois eram constantemente ameaçadas de morte por ele.

Ainda segundo Leal, as garotas costumavam sofrer os abusos dentro da própria casa. O suspeito foi preso após denúncias feitas por vizinhos.

Chioro diz que 14 cubanos já deixaram o Mais Médicos

Chioro diz que 14 cubanos já deixaram o Mais Médicos

O número de profissionais recrutados em Cuba que abandonaram o programa Mais Médicos subiu de sete para 14. O levantamento foi apresentado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, em audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (4). 

De acordo com o ministro, 11.161 profissionais chegaram ao país para trabalhar por meio do acordo firmado entre a pasta e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), desde que o programa foi lançado. 

O índice de desistência nesse grupo, afirmou, é de 0,1%. Entre os formados no exterior que se inscreveram individualmente no programa (sem a intermediação da Opas), o porcentual de desistência foi de 0,8% e entre os médicos brasileiros, de 8,4%. 

O ministro não apresentou durante a audiência mais detalhes sobre as novas desistências, como informações sobre quando ou onde elas ocorreram./BN

Teixeirense encontra objeto estranho dentro de garrafa de cerveja


Um comerciante de Teixeira de Freitas recebeu um “presente” curioso no dia de seu aniversário. De acordo com o mesmo, que preferiu não se identificar no momento, ao se dirigir a um bar no centro da cidade para comprar cerveja de uma determina marca para comemorar seu aniversário, encontrou dentro de uma das garrafas, um objeto estranho.

Ao posicionar a garrafa contra luz, pode perceber algo parecido com a proteção plástica de uma lâmina de barbear.

A olho nu é impossível identificar algum indício de fraude, pois o invólucro da garrafa permanece intacto e aparentemente sem nenhuma adulteração, o que aumenta os questionamentos quanto ao referido objeto.

De acordo com o comerciante, o mesmo irá consultar seus advogados para decidir qual posição tomar diante da situação, bem como, a comunicação à referida empresa do produto sobre a irregularidade encontrada.

Talvez a garrafa precise ser submetida a uma perícia para comprovar que não foi adulterada. “Este é um passo importante para qualquer ação que possa ser movida pelo comerciante”, disse um advogado.

Recentemente a Coca-Cola foi condenada a indenizar em R$ 14.400 a uma consumidora que diz ter encontrado “algo semelhante a uma lagartixa ou pedaços de pele humana” dentro da garrafa do refrigerante.

O objeto estranho foi encontrado pela mulher em 2005 e levou ao pedido de indenização após a Coca-Cola prometer, mas não trocar o produto. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça (STJ)./Liberdade News

Lei criminaliza discriminação de pessoas com HIV/aids


Lei criminaliza discriminação de pessoas com HIV/aids

Uma lei que criminaliza a discriminação de pessoas com HIV/Aids foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União. 

A norma prevê punição de um a quatro anos de prisão para as condutas discriminatórias, entre as quais recusar, procrastinar, cancelar ou segregar a inscrição ou impedir que permaneça como aluno em creche ou estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado; negar emprego ou trabalho; exonerar ou demitir de seu cargo ou emprego; segregar no ambiente de trabalho ou escolar; divulgar a condição de pessoa com HIV ou de doente de aids, com intuito de ofender-lhe a dignidade; recusar ou retardar atendimento de saúde. A lei entra em vigor hoje.

Assalto: Mulher de 59 anos baleada ao desembarcar em Eunápolis

Equipe do Samu atende mulher de 59 anos atingida por tiros na perna

Uma senhora de 59 anos foi baleada em um assalto por volta das 20h desta terça-feira (03). A mulher, cujo nome está sendo preservado, tinha desembargado no terminal rodoviário de Eunápolis e procurava uma pousada nas imediações.

Em uma rua do Santa Isabel, nos fundos da rodoviária, a mulher foi abordada por três bandidos, que lhe roubaram uma bolsa com R$ 2.600, além de dois celulares e documentos pessoais.

Como o local estava muito escuro, populares não souberam informaram porque os marginais atiraram na vítima. A polícia suspeita que ela tenha reagido. Atingida três vezes na perna esquerda, a mulher foi atendida no local por equipe do Samu e encaminhada para o Hospital Geral.

Os assaltantes fugiram a pé. A Polícia Militar fez rondas pelas imediações e prendeu os três suspeitos de São Paulo.

A mulher tinha vindo de Campinas, em São Paulo, de avião. De férias do trabalho, ela desceu no aeroporto de Porto Seguro e se dirigiu de ônibus até Eunápolis. A mulher pretendia ir para Guaratinga, no dia seguinte, visitar uma irmã./RADAR 64

04 de Junho - Dia Internacional contra a Agressão Infantil


"O Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão ou Dia Internacional contra a Agressão Infantil, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, como data de reflexão e não comemorativa. A violência contra a criança é um assunto que desperta interesse de toda a sociedade e que pretende entender as razões de tal abuso.

Até ao século XVIII, a criança era pouco valorizada e muito desrespeitada, vítimas de abusos sexuais, trabalhos forçados e submetida a todo tipo de agressão. Somente no século XIX, as crianças passaram a ser percebidas como seres humanos autónomos e assim se desenvolveu a psicologia, pedagogia, pediatria e psicanálise, com vista a atenuar as agressões e melhorar a qualidade de vida delas.


Zelar pelas crianças não é uma tarefa exclusiva dos pais, mas também dos parentes, da comunidade, dos profissionais de saúde, dos líderes, em geral, dos educadores, dos governantes, enfim, da sociedade como um todo. "O quatro de Junho não é data para se comemorar. Absolutamente, não. É um dia, isto sim, para se refletir sobre algo terrível: a violência contra as crianças", segundo a ONU. Porém, dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que nos países em desenvolvimento mais de 250 milhões de crianças de 5 a 14 anos de idade trabalham.

A maioria delas (61%) vive na Ásia, um continente de grande densidade populacional, seguindo-se a África, com 32%. Em termos relativos, a situação na África é a mais preocupante, pois, em cada cinco crianças, duas trabalham.  Nas grandes cidades do Mundo, muitas crianças são ambulantes, lavadoras e guardadoras de carros e engraxadoras. Vivem de gorjetas, sem remuneração ou com, no máximo, um salário mínimo.

Esta situação as afasta das salas de aulas e também das brincadeiras, jogos fundamentais para um desenvolvimento psicológico saudável rumo à vida adulta. Consequência da pobreza, uma vez que essas crianças necessitam trabalhar para ajudar no sustento familiar, o trabalho infantil é proibido em quase todo o Mundo e o seu combate é considerado pela ONU e OIT uma das prioridades.

As crianças exploradas como soldados, mão-de-obra ou para o tráfico de seres humanos têm sido uma preocupação constante nas intervenções de várias religiões a nível internacional. As autoridades internacionais são desafiadas a combater esses abusos e criar dispositivos legais que protejam, efetivamente, os menores."

São Sebastião de Jucuruçu - encerramento.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.