Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 29 de agosto de 2015

Baleia Jubarte é encontrada morta no litoral de Cumuruxatiba, em Prado


11912946_418168158380093_319443374_n


Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na manhã deste sábado (29), por volta das 07:30hs, na praia do Rio do Peixe Grande, em Cumuruxatiba, no município de Prado,  Segundo informações, o mamífero, mede cerca de 15 metros.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  temporada de reprodução das baleias, que acontece entre  julho e novembro atraí para a costa brasileira mais de 15 mil baleias das espécies franca e jubarte. Para fugir do inverno rigoroso da Antártida, onde buscam alimento entre os meses de dezembro e junho, as baleias viajam milhares de quilômetros para acasalar ou dar à luz seus filhotes nas águas cálidas do nosso litoral./Prado Notícia

Idoso de 73 anos é preso pela PM de Alcobaça acusado abusar de criança de 05 anos


Alcobaça: Foi preso nesta tarde de sábado, 29 de agosto, um idoso de 73 anos de idade, oriundo de Alcobaça, acusado de estupro de vulnerável. Segundo informações de militares da 88ª CIPM, uma guarnição foi acionada para atender a uma denúncia de abuso sexual. Os militares foram até o local do fato, no Bairro Paraíso Verde e após buscas, conseguiu prender o acusado.

Trata-se de Elias José dos Santos, 73 anos de idade, morador do referido bairro. O idoso foi preso nas imediações de um posto de combustível a dois quilômetros de casa. Segundo informações, uma criança de 05 anos de idade, vizinha do idoso, estaria na casa do mesmo, e ele teria colocado filmes pornôs para assistir com a menor e teria acariciado as partes intimas dela.

Ainda segundo relatos da menor aos policiais militares, o idoso passou o filme e pediu para que ela lhe tocasse. Os militares foram até a casa do idoso e encontrou três DVD’s e um CD em uma capa plástica (pornográfica). Foi dada voz de prisão e o senhor José Elias foi conduzido para Teixeira de Freitas, e foi apresentado ao delegado do Plantão Regional, Charlton Fraga.

Após ouvir os militares, os conselheiros tutelares e o acusado, o delegado autuou o idoso por crime de estupro de vulnerável, com base no artigo 217–A Código Penal. Em entrevista à nossa reportagem, o senhor José Elias negou as acusações e disse que é amigo do avô da criança e que foi o avô da menina que colocou o DVD para assistir e que ele não tocou na menina.

O acusado segue custodiado na carceragem da 8ª COORPIN e deverá ser recambiado para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas./Liberdadenews

Lojas teixeirenses fazem propagandas enganosas



Durante o dia de quinta-feira, dia 27 de agosto, uma equipe de reportagem esteve caminhando por lojas do Centro de Teixeira de Freitas e flagrou diversas situações criminosas por parte de lojistas. As situações foram gravadas em áudio e fotografadas, e confirmamos serem ações criminosas quando conversamos com a Associação de Proteção e Defesa do Consumidor (PRODECON).

A Prodecon é uma instituição civil privada, gestora do Procon, que existe há mais de vinte anos em Teixeira e se encontra localizada na Rua Felinto Müller, 48, Centro. Atualmente, o presidente da instituição é o João Batista Valente.

Em uma das lojas é exibido um cartaz anunciando que: “PREÇO ÚNICO – R$ 49,90 – SÓ HOJE”. Tudo isso escrito em letras garrafais cobrindo toda a loja. Porém, quando adentramos no estabelecimento, descobrimos que eram somente algumas peças com esse preço, e as demais estavam com valores diferenciados.

De acordo com a Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor, doravante CDC, em seu Art. 37. “É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva”. Para esse tipo de crime está prevista multa.

“A lei é bem clara: a loja deve anunciar exatamente o que está na promoção e qual a porcentagem ou o valor dessa promoção e não colocar como a loja toda”, disse João, que ressalta a importância de se informar também qual a forma de pagamento que a loja está disponibilizando, seja em cartões de crédito ou no dinheiro.

Outra prática que tem sido abusiva por parte das lojas, e também fere o CDC no artigo 39, inciso V, por exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, é diferenciar os valores da compra quando o pagamento é feito com cédulas de dinheiro e quando é usado o cartão de crédito. Nesse caso, diz João, a pessoa pode imediatamente acionar a Polícia, pois está sendo claramente lesada pela loja.


Ultimamente, o PRODECON tem trabalhado indo até as lojas através de denúncias que chegam até eles, e assim é feito um trabalho de imediação entre a loja, o consumidor e o Ministério Público, caso necessário.



Informações Petrina Nunes / Sul Bahia News

Seis presos, armas e munição na operação ‘LUPERCUS” no Extremo Sul da Bahia



Seis pessoas entre elas ciganos, armas, munições, peças de carro, moto, carros, cheques e notas promissórias foram levados para a 8 Coorpin de Teixeira de Freitas

Uma operação conjunta das policias do DEPIN de Salvador com participação da 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas, DT de Prado com apoio da COE/PC, 23ª COORPIN de Eunápolis, da CIPE Mata Atlântica e BOPE de Salvador, na manhã desta sexta feira, 28 de agosto teve o objetivo de combater homicídios e roubos na região de Itamaraju e região.

Batizada de Operação "LUPERCUS” a operação cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pela Comarca de Prado, nas cidade de Teixeira de Freitas, Itamarajú, Eunápolis, Mucuri e Itabatã, e resultou nas prisões de seis pessoas.



Os presos são; José Robson Dantas Meira "Robi” (cigano), Milton José dos Santos Neves "Zu”, Lindomar de Almeida Ramos "Oreia”, Mateus de Almeida ramos "Boi Veio” Vivaldo Dantas Meira (cigano) e Adriano de tal..... Foram apreendidos 01 pistola Glock 25-380 com 03 carregadores e 30 munições Gold, 01 pistola Imbel 380 com 01 carregador e 06 cartuchos, 03 revólveres Taurus 38, 01 revólver Rossi 32, 31 munições calibre 38, 01 espingarda de cartucho, 01 moto com chassi adulterado, 01 colete balístico da Polícia Civil, 04 camisas pretas com emblema da Polícia Civil, 02 veículos com restrição judicial, peças de veículos desmanchados, cheques. Notas promissórias, cartões magnéticos, agendas e documentos diversos. Até um cofre foi trazido para a 8ª Coorpin.


Os presos e o matéria apreendido foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de Teixeira de Freitas onde permanecem custodiados a disposição da justiça, a operação foi comandada pela delegada Rosângela Souza delegada de Itamarajú./bahiaextremosul

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Caso da recém-nascida de Itabatã ainda repercute a nível nacional: Polícia procura pela mãe




Teixeira de Freitas: A tristeza se transformou em esperança, e a esperança se transformou em tristeza novamente. Isso é o resumo da história da criança recém-nascida, encontrada em um antigo lixão nesta última quarta-feira (26), no Bairro Cidade Alta, em Itabatã, Distrito de Mucuri/BA. O bebê, do sexo feminino, foi encontrado por crianças, que brincavam no local e chamaram a Polícia Militar. Bem debilitada, a criança foi socorrida ao Hospital São José e devido à gravidade, foi transferida para a UTI Neonatal da Unidade Municipal Materno Infantil, em Teixeira de Freitas.

Nesta madrugada de quinta-feira (27), por das 03h00 da manhã, a criança não resistiu e veio a óbito. Segundo informações, o bebê nasceu prematuramente [07 meses] e pesava pouco mais de 1,5 kg. O caso ganhou grande repercussão, chegando aos principais meios de comunicação do país, através de rádio, TV, jornal impresso e online. Nas redes sociais, muitas pessoas estavam se movimentando para ajudar o bebê, de alguma forma. Outras pessoas já estavam chamando a criança de “Vitória Valentina”, pela força com a qual ela lutou pela vida./liberdadenews

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Motociclista pula para não morrer esmagado por ônibus em trevo de Medeiros Neto



motoonibusveredaago15 (1)

Por pouco um jovem motociclista não morreu esmagado por um ônibus em um acidente ocorrido no início da noite desta quinta-feira (27), na BA-290, no trevo de Medeiros Neto que dá acesso à cidade de Teixeira de Freitas.

O motociclista, que teve apenas escoriação no braço direito, disse que pulou para não morrer. “Quando vi de relance o ônibus vindo pra cima de mim eu pulei”, contou.

Ramon Borges Amaral, 19 anos, que conduzia a CG 150, cor preta, placa OUG-3336, licenciada de Medeiros Neto, disse que estava parado no trevo, aguardando o momento certo para prosseguir em direção ao centro de Medeiros Neto. Já o motorista do ônibus, cor prata, placa JQC-7206, de Vereda, Adão venâncio de Souza, vinha da cidade de Vereda e seguia com estudantes para a faculdade de Teixeira de Freitas.

Uma guarnição da Polícia Militar isolou o local para evitar novos acidentes e registrou a ocorrência./RADAR58

Morre nesta madrugada em Teixeira recém-nascida encontrada no antigo lixão em Itabatã



Teixeira de Freitas: Na manhã de quarta-feira (26), crianças encontraram no antigo lixão, em meio ao matagal com espinhos na Cidade Alta, um recém-nascido, do sexo feminino. A Polícia Militar fez os primeiros socorros ede imediato acionou o SAMU e o bebê foi socorrido ao Hospital São José em Itabatã. E por volta das 22h da quarta feira, a criança precisou ser transferida para UTI na UMMI em Teixeira de Freitas.

Infelizmente, por volta das 3h da madrugada, o bebê não resistiu e faleceu. O corpo foi encaminhado na manhã desta quinta feira (27), para o IML para exames de praxes, em seguida será levado para geladeira, onde irá cumprir o prazo legal de 30 dias e não aparecendo familiares será enterrada com indigente.


Até o momento a Polícia não conseguiu nenhuma informação sobre a mãe ou familiares. A polícia civil  pede para quem tiver alguma informação, se conheceu alguma grávida que apareceu sem o bebê, fazer a denúncia através do 197 ou 190.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Em tempos de crise Prefeitura de Teixeira de Freitas lança campanha pra combater o desperdício


Em tempos de crise Prefeitura de Teixeira de Freitas lança campanha pra combater o desperdício
Jussara Bahia - Secretária Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está lançando a campanha Gestão Nota 10, que tem foco principal no combate ao desperdício e o uso desnecessário de alguns produtos e serviços utilizados no cotidiano da Administração Pública.

O primeiro passo vai acontecer nos equipamentos ligados à própria Secretaria de Assistência Social, combatendo todo tipo de desperdício e o uso desnecessário de bens de consumo. O segundo passo será feito com as famílias assistidas pela Pasta.

Com palestras, peças teatrais com foco na conscientização e no consumo sustentável, a campanha vai percorrer os equipamentos nas áreas de abrangência das periferias da cidade. A secretária Jussara Bahia afirma que a ideia é provocar outras instituições a adotarem a prática da gestão responsável. “O interessante não é fazer como o beija-flor que fez a sua parte, mas, sim convencer mais pessoas a adotarem essa prática e juntos conseguirmos colaborar com as finanças públicas e principalmente com o meio ambiente”, afirma.

 “Ações como não deixar a luz acesa, fechar a torneira direito, desligar a televisão ao sair da sala, não manter todas as luzes da casa acesa e comprar somente o necessário, são ações simples que, somadas, podem gerar grandes resultados”, completa. Os servidores da Assistência Social a partir deste mês já estão adotando várias práticas para combater o desperdício.

A campanha é fruto de colocações feitas pelo prefeito João Bosco, com o objetivo de combater todo tipo de desperdício nas repartições públicas municipais e que isso sirva de motivação para outras instituições e famílias teixeirenses./TN

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tia jogua água quente em rosto de sobrinho de 08 anos. Criança sofreu queimaduras de 2º grau


Rosimaria Sacramento dos Santos, 24 anos, foi presa, por volta das 09 horas de  sábado na Travessia Jacundá, Paraíso Verde, zona rural de Alcobaça, sob suspeita de lesões corporais contra seu sobrinho de 08 anos de idade.

Segundo informações da polícia, Rosimaria teria jogado água quente no rosto da criança, que teve seu pescoço, face e orelha queimados.



A criança, que tem 08 anos de idade, e é filho da irmã da acusada, foi socorrida para o Hospital São bernardo em Alcobaça, onde os médicos constataram queimaduras de segundo grau na vítima, e ainda segundo os médicos, o menino correu risco de vida.


A acusada, foi encaminhada para a delegacia de polícia, onde foi ouvida pelo delegado Gean Nascimento. Rosimaria foi autuada e vai responder por crime de lesão corporal.// Opovonews

Funcionário é encontrado morto dentro do banheiro da delegacia de Teixeira de Freitas





Na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, Luiz Féliz Araújo Neto, de 68 anos, que trabalhava como colaborador voluntário da Polícia Civil, na Delegacia de Tóxico e Entorpecentes, foi encontrado morto dentro do banheiro da delegacia.

De acordo com as informações preliminares, às 08 horas da manhã, quando os policiais chegaram até a DTE, sentiram um cheiro forte que vinha do banheiro e lá encontraram o senhor Luiz caído, já morto. Pelo estado do corpo ele pode ter morrido durante a madrugada.

Luiz fazia tratamento de doença cardíaca, inclusive os remédios ainda estão no quarto onde ele dormia, dentro da delegacia. E essa doença pode ter sido a causa de um ataque fulminante do coração.

Esse colaborar foi trazido a Teixeira pelo delegado Dr. Bezerra, há muitos anos serviu a 8º COORPIN. Ele é natural de Alagoas, foi funcionário público, militar, detetive particular e, atualmente, tinha uma licença da prefeitura para exercer essa atividade de prestação de serviço na delegacia.

De acordo com o coordenador da 8º COORPIN de Teixeira de Freitas, Dr. Marcos Vinicius, o corpo está no IML e será feito necropsia para a confirmação da causa da morte. O coordenador ainda explica que Luiz “tinha vários cursos na área de investigação, mas sempre trabalhou voluntariamente como colaborador ajudando no trabalho das policiais”. “Para nós é um momento de bastante tristeza e sentimento, pois era uma pessoa que se dedicou até o final de sua vida a atividade de combate ao crime”, disse Marcos.

Até o momento não foi encontrado nenhum parente de Luiz, mas sabe-se que um sobrinho dele morava em Teixeira. Assim que reconhecido por familiares, o corpo será liberado para o velório./opovonews

Médico mantém criatório da maior cobra venenosa da América no sul baiano

Um criatório particular da cobra surucucu, a maio venenosa das Américas, é mantido em um sítio de Serra Grande, cidade vizinha a Ilhéus, no sul baiano. A cobra pode chegar a até 4,5 metros de comprimento.  Ao todo, o criatório tem 34 cobras.

O médico mineiro Rodrigo de Souza é o dono do sítio. Quando chega, ele prefere ficar em uma barraca. "Eu acredito nesse tipo de sistema porque a interação com a floresta é muito grande. Com animais peçonhentos em geral, dentro da barraca fica bastante protegido. Fora isso, é risco", explicou Souza ao Globo Rural.

Souza se interessa por animais peçonhentos desde a infância. Ele se mudou para a região para atuar como médico, e acabou se envolvendo com as cobras. "Um policia militar bateu na minha casa de madrugada e pediu que eu removesse uma cobra. Ele achou que eu iria ‘amarelar’. Mas, eu fiz uma remoção e virou referência", lembra.

A partir daí, o médico passou a resgatar várias cobras. Uma ele soltou na natureza, e as outras manteve no criatório. Em 2003, o médico entrou com pedido de autorização para a criação junto ao Ibama, que ainda não respondeu em definitivo. "Ela tem autorização prévia de instalação. Agora, foi feita a vistoria. A próxima etapa é a autorização de manejo, que é a final. Isso vai nos permitir reproduzir e comercializar o veneno de maneira que torne sustentável o criadouro, que cumpra sua utilidade", conta o zootecnista Fábio Hosken, que é responsável técnico pelas cobras.

A demora na autorização é pelo caso pouco usual. O Ibama afirma que precisava determinar a origem das cobras. "Muitos foram entregues pela Polícia Militar oriundos da Polícia Civil, por ocorrência da população. Ao longo do tempo, esses animais se reproduziram em cativeiro. Então, havia uma dificuldade no cumprimento da legislação para demonstrar que esses animais têm uma origem legal", diz o superintendente Célio Pinto.

Uma fêmea e um macho de surucucu cruzaram em 2007, embora a reprodução fosse proibida, o que o médico não sabia. "Quando você tiver a autorização de manejo, que é o licenciamento final, não há nenhuma objeção pra reprodução. Mas, até que o trâmite seja completado, não é possível, não é permitido que se reproduza. A gente ficou sabendo disso em 2011. A partir daí, temos tomado cuidado", garante Souza.



O médico desembolsa os custos com o criatório. A única atividade até agora foi a doação de dois gramas de veneno de surucucu para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), um dos produtores de soro antiofídico no Brasil. O soro é produzido em uma fazenda em Betim. O veneno da cobra é injetado nos cavalos. O organismo vai reagir e parte do sangue, plasma, contendo os anticorpos, é retirada e usada na produção do soro.

domingo, 23 de agosto de 2015

Acidente com três pessoas numa moto deixa um morto na BA 290- Canta Galo



Um acidente por volta de 22 horas deste sábado, 22 de agosto no Km 17 da BA 290, ladeira do Canta Galo, município de Alcobaça, envolvendo três pessoas numa motocicleta deixou uma pessoa morta e outra ferida. Uma mulher que também estava na moto nada sofreu.

Segundo informações, Dorival Silva Bispo e outros dois ocupantes da moto passaram a tarde bebendo na comunidade do Canta Galo, saindo os três na mesma motocicleta sentido ao acampamento Bela Manhã em Teixeira de Freitas, na ladeira sofreram o acidente.

Dorival morreu no local já os outros dois ocupantes, apenas um jovem identificado até então pelo nome de Arlei, ficou ferido e foi socorrido para o hospital municipal de Teixeira de Freitas. A moto usada por Dorival era uma XRE 300 dourada com placa policial HKX 3345, licenciada em Teófilo Otoni-MG.


Dorival morava na comunidade do Apaga Fogo e era irmão de Valdevane Silva Bispo que morreu de acidente de moto na ladeira da Cascata em 06 de julho deste ano quando bateu a moto em uma vaca. O corpo foi removido para o IML onde será necropsiado./bahiaextremosul

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.