Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 1 de abril de 2023

Medeiros Neto: homem tenta invadir hospital para matar desafeto e acaba detido pela PM


Na tarde deste sábado, dia 1º de abril, a guarnição do PETO/44 foi solicitada pela Central de Operações para verificar situação de indivíduo que chegou ao hospital municipal com graves ferimentos na cabeça. 

Na unidade de saúde, a vítima informou que estava bebendo em um bar localizado na Praça Bernardo Muniz com o autor e que, subitamente, sem que ele percebesse, o acertou pelas costas com golpes de martelo na cabeça. 

A guarnição colhia os dados da vítima quando o autor chegou no hospital com a arma usada no crime e disse estar procurando a vítima para concluir a intenção. 

Após detido e feita a busca pessoal, além da arma do crime, foram encontrados um canivete e outros pertences. Ao ser questionado sobre o ocorrido, relatou que teve um desentendimento com a vítima e que iria matá-lo, caso populares não tivessem evitado. Se consumasse o crime, contou ainda que iria se entregar, pois "era homem". 

O autor foi identificado como Vanderlei Cardoso dos Santos (38) e possui passagem pela Lei Maria da Penha. Diante dos fatos, foi conduzido para a sede da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior - 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas. 

A vítima, de 36 anos, não teve condições médicas de acompanhar a guarnição até delegacia./MDD

Homem é assassinado a tiros em via pública no Distrito de Itabatã em Mucuri

Mucuri: O homicídio aconteceu na manhã deste sábado, 01 de abril, por volta das 08h30, na Rua Rio Bonito, no Bairro Triângulo Leal no distrito de Itabatã, município Mucuri. De acordo com as informações, policiais militares da 89ª CIPM de Mucuri foram solicitados para uma ocorrência de homicídio, e ao chegarem ao local (via pública), confirmaram o crime. 

A vítima foi identificada como sendo, Luan Almeida dos Santos, de 24 anos, natural de Maragogipe-BA, vítima de disparos de arma de fogo. Ainda segundo as informações, Luan foi surpreendido por criminosos, que já chegaram atirando várias vezes, e ele veio a óbito no local. Após o crime, os atiradores fugiram, tomando rumo ignorado. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (MIL) de Teixeira de Freitas. As investigações estão a cargo do delegado titular, Samuel Martins, e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Uldurico Júnior pode disputar prefeitura de Teixeira de Freitas em 2024


Quase um mês após a realização da primeira parte do panorama eleitoral de 2024 para o município de Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano, novos nomes, nos bastidores, começam a ser aventados para a disputa de outubro do próximo ano. 

No dia 3 de março, na feitura do primeiro cenário, o BNews trouxe pelo menos cinco nomes que poderiam se tornar candidatos ao pleito: João Bosco – ou a esposa, Raíssa Felix (PT) -, Coronel França (PL), Eujácio Dantas (PSD), Temóteo Brito (PP) e Marcelo Belitardo (UB). 

De acordo com fontes ouvidas à época, desses, Marcelo Belitardo – que é o atual prefeito de Teixeira de Freitas – e Temóteo Brito – que já foi gestor da cidade em três oportunidades, mas perdeu o pleito de 2020 justamente para Belitardo, estariam um pouco mais à frente nessa disputa. 

Agora, um sexto nome que está sendo ventilado pode deixar uma eventual disputa ainda mais embolada: o ex-deputado Uldurico Júnior (MDB). Com força na cidade, o emedebista tentou renovar o mandato como congressista, em 2022, mas não obteve sucesso. 

No entanto, chama a atenção o fato de, em Teixeira de Freitas, ele ter sido o deputado federal mais bem votado, tendo recebido mais de 6.700 votos, à frente de candidatos que obtiveram êxito como Elmar Nascimento (UB), Roberta Roma (PL) e Paulo Azi (UB). 

A aposta pode vir em um momento no qual Marcelo Belitardo tentar deixar o grupo comandado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) e migrar para a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Uma das possibilidades é a de que o médico possa ir para o PSB. 

No entanto, de acordo com o portal Políticos do Sul da Bahia, fontes próximas a Jerônimo não avaliam como positiva essa adesão do prefeito, que ficou marcado pelo seu lado “bolsonarista”. Neste sentido, a alternativa seria a escolha de Uldurico Júnior, que é o MDB, partido da base do petista na Bahia. 

Por sua vez, conforme interlocutores ligados a Uldurico, ele estaria sim avaliando a possibilidade de sair pré-candidato à Prefeitura de Teixeira de Freitas./Bnews

Homem é assassinado dentro de casa no Bairro Vila São João em Teixeira: Vítima teve a garganta cortada


Teixeira de Freitas: Homem é assassinado a facadas no interior de sua residência, na Rua Califórnia, no Bairro Vila São João, na cidade de Teixeira de Freitas.

A vítima foi encontrada na noite desta sexta-feira, 31 de março, por volta das 18h30. A Polícia Militar foi acionada e atendeu a ocorrência. 

Ao chegarem no local, os militares encontraram a vítima, Sérgio Murilo Soares Barreiros, de 57 anos, no interior de sua residência, vitima de arma branca, tipo (faca) com um corte na garganta. 

Os policiais militares preservaram o local até a chegada da Polícia Técnica (DPT). O delegado titular, Marcos Ludovico, acompanhado dos peritos Elson Júnior e Felipe West, autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o crime. A arma do crime (faca) não foi encontrada./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Com a contaminação generalizada de chikungunya a comunidade pede mais atitude da Secretaria de Saúde de Jucuruçu

 

É imenso o número de contaminados de Chikungunya por todo o município de Jucuruçu. 


Chikungunya - Sinais e Sintomas: 

Febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos - dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. 

Como se identifica um caso suspeito? O Ministério da Saúde definiu que devem ser consideradas como casos suspeitos todas as pessoas que apresentarem febre de início súbito maior de 38,5ºC e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo e que tenham histórico recente de viagem às áreas nas quais o vírus circula de forma contínua. 

Após a picada do mosquito, em quantos dias ocorre o início dos sintomas? De dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias. Esse é o chamado período de incubação. 

Se a pessoa for picada neste período, infectará o mosquito? Isso pode ocorrer um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea. Este período é chamado de viremia. 

Dor nas articulações também não ocorre nos casos de dengue? Sim, mas a intensidade é menor. Em se tratando de Chikungunya, é importante reforçar que a dor articular, presente em 70% a 100% dos casos, é intensa e afeta principalmente pés e mãos (geralmente tornozelos e pulsos). 

Existem grupos de maior risco? O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença. 

As pessoas podem ter Chikungunya e dengue ao mesmo tempo? 

Sim. 

Se um pessoa for picada por um mosquito infectado necessariamente ficará doente? Não. Em média, 30% das pessoas infectadas são assintomáticas, ou seja, não apresentam os sinais e sintomas clássicos da doença. 

Quem se infecta com o vírus fica imune? Sim. Quem apresentar a infecção fica imune o resto da vida. 

Uma pessoa doente pode infectar outra saudável? Não existe transmissão entre pessoas. A única forma de infecção é pela picada dos mosquitos. 

A mãe grávida transmite o vírus para o bebê? Não há evidências de que o vírus seja transmitido da mãe para o feto durante a gravidez. Porém, a infecção pode ocorrer durante o parto. Também não há evidências de transmissão pelo leite materno. 

É possível a transmissão por transfusão sanguínea? Com os cuidados da segurança do sangue que a rede de hemocentros no Brasil já adota para evitar transmissão de doenças por transfusão, não se considera essa via uma forma de transmissão com importância para a saúde pública. 

O que a pessoa deve fazer se suspeitar que tem Chikungunya? Procurar a unidade de saúde mais próxima, imediatamente. É fundamental: NÃO TOMAR REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA. A automedicação pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente. Somente um médico pode receitar medicamentos. 

O que as pessoas podem fazer para evitar a doença? Como a doença Chikungunya é transmitida por mosquitos, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros das espécies. Elas são exatamente as mesmas para o controle da dengue, basicamente, não deixar acumular água em recipientes. Entre outras medidas, são muito efetivas: verificar se a caixa d´água está bem fechada; não acumular vasilhames no quintal; verificar se as calhas não estão entupidas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. Os procedimentos de controle são semelhantes para ambos os mosquitos. 

Já existem casos no Brasil? No Brasil, os três primeiros casos importados foram identificados em 2010. Em 2014 foram notificados os primeiros casos autóctones no país. O Ministério da Saúde tem alertado as Secretarias Estaduais de Saúde para manterem os serviços de saúde atentos às pessoas que venham de áreas com transmissão e apresentem os sintomas da doença. 

Há transmissão autóctone no Brasil? Sim. Tivemos as primeiras notificações nos Estados do Amapá e Bahia. Já temos casos autóctone em Mato Grosso também. 

A notificação de casos é obrigatória? No Brasil, sim. Os casos suspeitos de Chikungunya devem ser comunicados e/ou notificados em até 24 horas a partir da suspeita inicial. Qualquer estabelecimento de saúde, público ou privado, deve informar a ocorrência de casos suspeitos às Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde e ao Ministério da Saúde.

Itamaraju: Profissionais da educação aceitam proposta de 12% de reajuste salarial


Nesta sexta-feira (31/03) a categoria dos trabalhadores e trabalhadoras em educação de Itamaraju se reuniu em assembleia geral convocada pela APLB/Sindicato para deliberar sobre as propostas apresentadas pela administração municipal. 

 Ajuste Salarial 

Em reunião realizada na última quarta-feira (29/03), o prefeito municipal Marcelo Angênica apresentou proposta de 10% de reajuste salarial para a categoria. O dirigente sindical, Noel vieira, apresentou uma contraproposta de 12%, retroativo a janeiro e que as negociações do percentual restante (2,95%) continuassem abertas. O gestor acatou a proposta e pediu prazo de 60 dias pra reabrir as negociações quanto ao percentual de 2,95. 

Itamaraju: Profissionais da educação aceitam proposta de 12% de reajuste salarialDe acordo com o professor Noel, coordenador da APLB de Itamaraju, a proposta foi levada à discussão na assembleia de hoje (31). “A categoria decidiu, por unanimidade, aceitar o reajuste de 12%. ficou acordado ainda que as diferenças salariais, retroativas ao início do ano, serão pagas em 03 parcelas a partir de abril” explicou o sindicalista. O ajuste contempla professores, coordenadores, secretários, nutricionistas e diretores. 

Ainda segundo Noel, Após deliberação da assembleia, o sindicato encaminhará ofício à Administração Municipal comunicando que a proposta foi aceita pela categoria. “Caberá ao prefeito Marcelo Angênica enviar Projeto de Lei para apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. Aguardamos que os parlamentares aprovem o PL para que o reajuste seja concretizado”, detalhou. 

 Coordenadoras Pedagógicas 

O Coordenador da APLB de Itamaraju ainda informou que conseguiu negociar com a administração municipal uma pauta de reivindicações das Coordenadoras Pedagógicas do Ensino Infantil. “Elas tiveram gratificação incorporada ao salário base, e o início da carreira igualado ao piso nacional da educação, já com o novo reajuste que será concedido”, comemorou. 

 Auxiliares 

Outra vitória da APLB nesta negociação diz respeito a demanda das trabalhadoras auxiliares, que também foi atendida. “Ficou definido que as auxiliares, que ainda não retornaram ao regime de turnão, especialmente na Escola Reitor Edgard Santos, terão sua carga horária de trabalho modificada e voltarão a trabalhar 6 horas por dia, sem intervalo”, explicou Noel. 

Aposentados 

Quanto aos trabalhadores da educação aposentados que foram exonerados por foça de decreto municipal em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, e ainda possuem valores a receber da administração, a APLB e a Prefeitura Municipal também chegaram a um acordo. “O prefeito apresentou proposta de pagar os servidores de forma escalonada, em abril, maio e junho. Os pagamentos serão feito pela ordem de exonerações dos servidores”, concluiu./sigaanoticia

Prefeito Mildson Medeiros recebe novo ônibus para transporte escolar em Itanhém


O prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros, recebeu nesta quinta-feira, 30 de março, um novo ônibus escolar zero quilômetro. O objetivo é garantir a segurança e a qualidade, durante o deslocamento dos estudantes itanheenses. 

O novo veículo é padronizado, de acordo com a legislação exigida, e ainda é equipado com cadeira elevatória, facilitando o acesso de cadeirantes ou alunos com mobilidade reduzida. 

A secretária de Educação, Normélia Alquilina, ressalta que o novo veículo escolar possibilita a condução de alunos com mais conforto e segurança. “É com muita alegria que recebemos mais esse ônibus. 

O transporte escolar é fundamental para garantir a presença de crianças e adolescentes, moradores de áreas rurais, nas instituições de ensino”, disse. 

O prefeito Mildson destaca a importância do novo ônibus para o fortalecimento do ensino no município. “Estamos trabalhando para que a educação de Itanhém melhore cada vez mais. E isto se faz também com melhores equipamentos. 

A chegada deste novo veículo possibilitará um cuidado ainda maior com nossos alunos e a possibilidade da ampliação dos caminhos da educação de nossa cidade”, afirmou ele./aguapretanews

Por unanimidade, STF derruba prisão especial para quem tem curso superior


Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a previsão de prisão especial, antes da condenação definitiva, para quem tem diploma de curso superior. 

A prisão especial prevista em lei não tem características específicas para as celas – consiste apenas em ficar em local distinto dos presos comuns. 

Os ministros julgaram uma ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em 2015, que questionou o benefício previsto no Código de Processo Penal. 

️ A procuradoria defende que a norma viola a Constituição, ferindo os princípios da dignidade humana e da isonomia. 

Ressalvas: nos votos, ministros ressaltaram que presos podem ser separados, inclusive os com diploma de curso superior, para garantir a proteção da integridade física, moral ou psicológica, como prevê a lei. 

Entenda os argumentos 

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes afirma que a norma é inconstitucional e fere o princípio da isonomia. 

Em seu voto, o ministro afirmou que não há justificativa para manter um benefício que, segundo ele, transmite a ideia de que presos comuns não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado. 

"A norma impugnada não protege uma categoria de pessoas fragilizadas e merecedoras de tutela, pelo contrário, ela favorece aqueles que já são favorecidos por sua posição socioeconômica." 

"Embora a atual realidade brasileira já desautorize a associação entre bacharelado e prestígio político, fato é que a obtenção de título acadêmico ainda é algo inacessível para a maioria da população brasileira", diz Moraes. 

Para o ministro, “a extensão da prisão especial a essas pessoas caracteriza verdadeiro privilégio que, em última análise, materializa a desigualdade social e o viés seletivo do direito penal, e malfere preceito fundamental da Constituição que assegura a igualdade entre todos na lei e perante a lei”, escreveu. 

Seguindo o relator, o ministro Edson Fachin afirmou que "condições condignas no cumprimento da pena devem ser estendidas a todos os presos, sem distinção, os quais merecem respeito aos direitos fundamentais". 

O ministro disse que o grau de instrução não tem justificativa lógica e constitucionalmente para divisão de presos. 

"Não verifico correlação lógica entre grau de escolaridade e separação de presos. Não há nada que informe que presos com grau de instrução menor são mais perigosos ou violentos que presos com grau de escolaridade maior ou vice-versa. Nada que diga que inserir no mesmo ambiente presos com graus distintos de escolaridade causará, por si só, maior risco à integridade física ou psíquica desses", escreveu Fachin. 

Já Dias Toffoli argumentou que não há autorização para o poder público garantir tratamento privilegiado para seguimentos da sociedade em detrimento de outros. 

Como dito, a formação acadêmica é condição pessoal que, a priori, não implica majoração ou agravamento do risco ao qual estará submetido o preso cautelar, distinguindo-se, portanto, de outras condições pessoais, a exemplo de integrar o preso as forças de segurança pública, ou a de ter ele exercido atividades profissionais intrínsecas ou intimamente relacionadas ao funcionamento do Sistema de Justiça Criminal", disse./G1

Mais de 1,2 milhão de baianos podem ter desconto na conta de energia elétrica; veja como ter acesso ao benefício


Mais de 1,2 milhão de baianos têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão cadastrados junto à Neoenergia Coelba​ para receber o desconto, que pode chegar a 65% na conta de luz. 

De acordo com a concessionária de energia elétrica do estado, para ter direito, a pessoa precisa estar cadastrada nos programas sociais do Governo Federal e estar com o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (BPC/LOAS) atualizados. 

O cadastro pode ser feita por meio do WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), site oficial, pelo telefone 116, ou em um dos pontos de atendimento da empresa espalhados por todo o estado. 

Em caso de NIS ou BPC/LOAS desatualizados é preciso procurar o Centro de Referência e Ação Social (CRAS) mais próximo para regularizar a situação no CadÚnico do Governo Federal. Quem não possui o NIS ou NB (BPC/LOAS), mas tem uma renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também pode obter o número no CRAS. 

Apenas com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da TSEE à concessionária. Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. 

O desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas da mesma residência possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social. 

A Coelba destaca ainda a necessidade de manter o cadastro atualizado para continuar recebendo o benefício. No ano passado, mais de 150 mil pessoas perderam o desconto concedido pela Tarifa Social de Energia Elétrica e deixaram de ter a redução na fatura. 

QUEM TEM O DIREITO À TARIFA SOCIAL DE ENERGIA? 

Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família; 

Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; 

Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE em apenas uma unidade consumidora./G1

sexta-feira, 31 de março de 2023

Virose da mosca: saiba os sintomas e como evitar a contaminação


“Virose da mosca” é o nome popular dado à Doença Diarreica Aguda — um grupo de doenças provocadas por vários microrganismos (vírus, bactérias, fungos e parasitas). Durante os períodos de bastante chuva, como o verão, a condição é mais comum, pois o excesso de água contribui para a proliferação das moscas. Elas, por sua vez, hospedam vírus e bactérias facilmente transmitidos ao ser humano por meio de alimentos e utensílios contaminados. 

Em janeiro, os casos de infecção pela virose da mosca em Fortaleza dobraram em relação ao mesmo período do ano passado, ultrapassando dois mil casos, o que tem preocupado autoridades. De acordo com o Pós PhD em neurociências e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o surto também pode afetar outras regiões do Brasil. 

“Durante a época de chuvas, as moscas se proliferam e se dispersam de forma muito mais rápida, o que facilita o surgimento da virose também em outras regiões, até mesmo a água pode causar a contaminação”, alerta o especialista. 

Virose da mosca 

Ele explica que a mosca, na verdade, não é o transmissor da doença. “Ela apenas transporta os microrganismos causadores da virose para os seres humanos através do seu pouso ou por pôr ovos em determinado local, objeto ou alimento”, esclarece. 

A Prefeitura de Fortaleza orientou a população sobre os sintomas de contaminação, que incluem: 

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreias;
  • Febre;
  • Cólicas abdominais; 
  • Desidratação (nos casos mais graves). 

Segundo o Dr. Fabiano, tomar alguns cuidados básicos pode ajudar a evitar a infecção. “A infecção pela virose da mosca ocorre facilmente, através do consumo de alimentos, uso de utensílios ou com outras superfícies contaminadas. 

Por isso, a principal forma de prevenção é evitar comer alimentos crus ou mal cozidos, lavar bem os utensílios antes de usá-los, lavar sempre as mãos e manter o lixo sempre tampado”, afirma o biólogo e neurocientista./saudeemdia

Acelen anuncia redução de 8% no valor do gás de cozinha na Bahia


A Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, anunciou uma redução de 8% no valor do gás de cozinha, na Bahia, a partir de sábado (1º). O novo preço, que cai de R$ 4,02 para R$ 3,69 o quilo, vai valer durante todo o mês de abril. 

Na última semana, a Acelen também anunciou redução no preço dos combustíveis. A gasolina ficou 2% mais barata e o diesel 3% nas distribuidoras. 

A empresa informou que os preços dos produtos produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo. 

Segundo a Acelen, a empresa conta uma política de preços transparente, amparada por critérios técnicos, em consonância com as práticas internacionais de mercado. 

No início de março, o gás de cozinha teve o segundo aumento do ano, na Bahia. O preço do botijão ficou em média R$ 3 mais caro, segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sindrevgas). 

De acordo com o Sindrevgas, em Salvador e região metropolitana, o preço médio do gás praticado até 28 de fevereiro, era de R$ 125. Depois, passou a ter um valor de aproximadamente R$ 128. 

No mês de fevereiro houve um reajuste de 8,2%, ficando entre R$ 5 e R$ 7 mais caro. 

Na Bahia, a forma como o preço é definido é diferente do restante do país, já que a precificação é feita pela Acelen e não pela Petrobras. 

Reajuste no preço do gás realizados em 2022 e 2023: 

2022: 

03/02/22 + R$ 4,45 

01/03/22 + R$ 1,51 

11/03/22 + R$ 2,95 

01/05/22 + R$ 5,94 

01/07/22 + R$ 4,26 

01/09/22 + R$ 5,00 

2023: 

01/02/23 + R$ 5,00 

01/03/23 + R$ 3,00/G1

Ex-policial militar é condenado a 20 anos por homicídio cometido em Belmonte

Ex-policial militar Emanoel Magno escuta leitura da sentença em pé

O ex-policial militar Emanoel Magno Melo foi condenado a 20 anos de reclusão, em regime fechado, pela morte de Fabiano da Conceição Oliveira, ocorrida em agosto de 2014, em Belmonte. 

Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri, na manhã de quinta-feira (30), o conselho de sentença acatou acusação do Ministério Público do Estado (MP-BA) e condenou o réu por homicídio duplamente qualificado. 

Como o ex-soldado da PM está solto, o juiz Carlos Alexandre Pelhe Gimenez, que presidiu a sessão, também determinou a prisão preventiva do condenado. 

Promotor Bruno Gontijo, juiz Carlos Alexandre Pelhe e advogado José Mathias Barreto

O MP-BA atuou na acusação com o promotor de Justiça Bruno Gontijo Araújo Teixeira, enquanto a defesa do réu ficou a cargo do advogado José Mathias Honorato Barreto. 

O CRIME – Natural de Belmonte, Emanoel, atualmente com 42 anos, era soldado da Polícia Militar, lotado em Salvador, e estava passando férias no município natal quando ocorreu o crime. 

Conforme a denúncia do MP, por volta das 20h30 do dia 8 de agosto de 2014, ele desferiu dois tiros contra Fabiano da Conceição Oliveira, vulgo Fabinho, que acabou morrendo. O homicídio aconteceu no Beco do Ginásio Pedro Calmon, no centro de Belmonte. 

Emanoel era soldado da PM, lotado em Salvador, e passava férias na cidade natal, Belmonte 

Conforme apuração do Radar News, em 21 de julho de 2015, foi recebida a denúncia do Ministério Público e decretada a prisão do ex-PM. No entanto, ele foi solto ainda durante a instrução processual. 

Em 2017, Emanoel foi demitido administrativamente da Polícia Militar, ao ser considerado culpado das acusações que lhe foram feitas em diversos processos, entre eles, tráfico de drogas, receptação e extorsão, além de homicídio./Radar News

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” Vereda realiza sua 7ª Conferência Municipal de Saúde

 

A Prefeitura de Vereda, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira a Conferência Municipal de Saúde com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. 

A conferência realizada no quadra Poliesportiva Wilfredo da Rocha Nonato, reuniu autoridades e representantes do governo municipal, entre eles o Prefeito Manrick Teixeira, a população, equipes da gestão municipal, equipes de saúde e o Secretário Interino de Saúde, Josué Pereira, em um ambiente para discussões de políticas públicas de Saúde e para a contribuição dos participantes, usuários dos serviços de Saúde, conselheiros municipais de Saúde, prestadores de serviços e trabalhadores de Saúde para a formulação de propostas e diretrizes para o SUS. 

A conferência que é um canal de participação popular para exercer o controle social das políticas públicas voltadas para a Saúde no município foi realizada abrindo espaços para a reflexão, discussão e formulação de propostas. 

O evento que foi realizado de forma democrática reuniu veredenses proporcionado ampla participação e efetivo compromisso do governo com a população com o objetivo de propor avanços para a consolidação e ampliação das políticas públicas em prol da melhoria na qualidade do atendimento e a garantia dos usuários do Sistema de Saúde. 

O Prefeito Manrick Teixeira falou sobre a importância do evento e ressaltou o compromisso da gestão com a Saúde Municipal e como a Conferência irá contribuir com o planejamento de todas as ações e projetos para aprimorar o setor; 

”Essa Conferência vem para somar com nosso município e contribuir fortemente com nossa Saúde, é por meio dela que traçamos estratégias importantes para o aprimoramento dos nossos atendimentos, de todo o conjunto que envolve uma Assistência de Saúde.

Verdadeiramente humanizada e preparada para nossa população, esse encontro proporcionou à nós participantes uma importante troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da Saúde de Vereda” Disse

 

Manrick agradeceu ainda à todos os participantes pela presença e à todos os organizadores pelo sucesso do evento./focodenoticias

Convocado pelos vereadores Joabe Pires apela pela presença de funcionários da Saúde na Câmara


A Câmara de Vereadores de Itanhém, no último dia 13 de março aprovou, por unanimidade, a convocação do secretário Joabe Pires, para falar sobre a saúde do município. O presidente Renato Correia já notificou o secretário, que vai ao Legislativo no dia 10 de abril, durante a reunião ordinária, que inicia às 19h. 

Nos últimos meses o secretário vem sendo criticado pela população, em razão da falta de médicos, remédios e materiais no Hospital Municipal e falta de remédios na farmácia popular e no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que tem a responsabilidade de dar assistência à pacientes com sofrimento psíquico ou transtorno mental. 

Recentemente, o secretário parou a saúde por dois dias, mandou fechar a secretaria e os postos de saúde e, em um desses dias, logo pela manhã, viajou para a cidade de Ilhéus para jogar bola com amigos, em um evento promovido pela FENABB (Federação Nacional de AABBs). 

Atendendo pedidos da população, durante as reuniões, os vereadores têm feito cobrança pela melhoria da saúde. Além disso, André Correia denunciou que Joabe Pires pretende contratar uma empresa para gerir o hospital que, segundo André, só vai gerar mais despesas para o município. 

O secretário, por sua vez, já tratou de articular os servidores da saúde, em um grupo de WhatsApp da secretaria, para acompanhá-lo na reunião. 

“Estou convocado a participar da reunião da câmara no dia 10/04, conto com o apoio e a presença de todos que puderem”, escreveu Joabe Pires na mensagem, sem o cuidado de dar o valor maiúsculo ao substantivo próprio Câmara. 

Espera-se que o secretário vá à Câmara Municipal dar as explicações que tanto os vereadores precisam ouvir, afinal, todos os dias eles são cobrados nas ruas pelo caos que se estabeleceu na saúde de Itanhém. Espera-se também que Joabe Pires, com esse pedido de apoio dos servidores, não queira transformar a reunião do dia 10 de abril em um espetáculo, como já se viu inúmeras vezes durante a gestão de Zulma Pinheiro, quando um secretário dela era convocado para dar explicação ao Legislativo. 

E, claro, espera-se ainda que os vereadores se comportem como verdadeiros representantes do povo, defendendo os interesses daqueles que, volta e meia, estão sem médicos e sem remédios e que, definitivamente, os vereadores não se comportem como bajuladores de um secretário que tem demonstrado pouca responsabilidade com a saúde da população pobre de Itanhém./aguapretanews

Projeto Rede Cidadã dá início às palestras contra às drogas em escolas de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: O Projeto Rede Cidadã, que foi lançado na semana passada, na cidade de Teixeira de Freitas, pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE-07), deu início, nesta quarta-feira (29), às palestras educativas e de prevenção às drogas. 

Uma vez por semana, em todos os turnos, escolas da rede estadual de ensino vão ter palestras sobre vários temas. As temáticas das palestras foram definidas em reunião com a professora Maria Dias Assunção, que é a diretora do NTE-07, e com diretores das unidades escolares, onde as palestras serão ministradas pelo cabo Marcílio, que é educador, com licenciatura plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia e com formação no combate e prevenção ao uso de drogas. 

O major Neto, comandante da 87ª CIPM, fez a abertura do Projeto Rede Cidadã no Colégio Ruy Barbosa. O evento foi no auditório da escola e contou com a participação de professores e coordenadores pedagógicos e da diretora Clélia Aparecida Henriqueta dos Santos Malheiro. 

O comandante, que já garantiu que vai intensificar a presença da Polícia Militar nas escolas de Teixeira de Freitas, para criar uma maior sensação de segurança nas unidades de ensino e aproximar os policiais militares da comunidade escolar, convidou os adolescentes a interagir com o palestrante, no sentido de tirar todas as suas dúvidas em relação aos entorpecentes e em relação aos traficantes que, volta e meia, estão recrutando alunos para o crime. 

“Nossos jovens, especialmente os que fazem parte da comunidade estudantil, precisam estar preparados, conhecer o obscuro mundo das drogas para que não sejam pressas fáceis dos traficantes”, advertiu o major Neto, acrescentando que debater o assunto com a própria Polícia Militar nas escolas é um dos meios de fortalecer a corrente de prevenção contra a criminalidade./Liberdadenews/Ascom

Governador em exercício tem agenda oficial em Cabrália e Porto nesta sexta-feira


O governador em exercício, Geraldo Júnior, visitará duas cidades da Costa do Descobrimento, nesta sexta-feira (31). Em Santa Cruz Cabrália, às 9h, o gestor fará a abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde, na Câmara de Vereadores. O evento vai debater estratégias de melhorias na saúde para a cidade. 

Em seguida, Geraldo segue para Porto Seguro, onde, às 10h30, entrega a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que passa a funcionar dentro do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães. 

A Unacon foi instalada numa área de 325,85metros quadrados, com dez leitos de quimioterapia e investimento de R$ 1,4 milhão. 

O projeto de reforma e ampliação do Hospital Regional em Porto Seguro é coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e ainda prevê a implantação de UTI Cardiológica, Emergência Obstétrica, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Unidades Semi-Intensiva e Emergência Geral. 

Com a viagem do governador Jerônimo Rodrigues à China, Geraldo Júnior assumiu o comando do estado. A agenda de Jerônimo no país asiático deve durar entre 10 e 12 dias./radar

quinta-feira, 30 de março de 2023

Deputado Matheus Ferreira diz que prefeito de Itamaraju abandonou a cidade após eleição.

 

O Deputado Estadual Matheus Ferreira (MDB), utilizou da tribuna da Câmara para fazer duras críticas ao prefeito do Município de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB). 

O parlamentar denunciou que o prefeito teria abandonado a cidade após a eleição, e que a saúde estaria sucateada. “Quero fazer um apelo ao prefeito, ele que abandonou a gestão e a saúde.” Disse em um trecho do discurso. 

Ainda segundo o deputado, Marcelo Angênica, sucateou a saúde pública. “Não é possível que ele vá continuar deixando a população desleixada como está.” Desabafou Matheus Ferreira.

Deputado Matheus Ferreira diz que prefeito de Itamaraju abandonou a cidade após eleição.

A reação do deputado se deu após o mesmo receber fotos de vídeos do hospital municipal sucateado e com muita sujeira. 

Há relatos de que faltam medicamentos básicos, anos para conseguir marcar exames, e até cirurgias já teriam sido suspensas por conta de falta de soro fisiológico. 

Moradores denunciam que o prefeito estaria sucateando o serviço público propositadamente, já que o mesmo possui uma clínica particular onde vende serviços para a população. “Ele faz isso para forçar que a gente pague por exames e consultas na clínica dele.” Desabafou um morador que preferiu não se identificar./sigaanoticia

Vitória dos professores: Prefeito de Prado sanciona reajuste de 18,24% no piso dos professores


A sanção do prefeito autoriza o pagamento do reajuste de 18,24% ao salário da categoria de professores da rede pública municipal de ensino. 

O reajuste foi proposto por meio do projeto de lei 06/2023 do executivo municipal, aprovado pelos vereadores na sessão da última terça-feira (28). 

A Secretária de Educação, Keliane Fontoura, comemorou. "É uma vitória da categoria e, mais que isso, um investimento da gestão municipal na busca de maior qualidade do ensino da rede pública municipal, com o reconhecimento e a valorização salarial dos profissionais do magistério", disse. 

Para o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, "a incorporação do reajuste [de 18,24% ao salário dos professores] é parte da política de valorização dos profissionais de ensino, demonstrando as prioridades do governo municipal, dentre as quais, contribuir com o desenvolvimento da população pradense, através do incentivo à educação", concluiu./Bahiaextremosul/Ascom

Motociclista morre após colisão com veículo na BR 101 em trecho pertencente ai município de Ibirapuã

 


Ibirapuã: O acidente aconteceu na noite desta quarta-feira, 29 de março, por volta das 20h00, no Km 903 da BR-101, em território do município de Ibirapuã. De acordo com as informações, Damião de Jesus Oliveira, 41 anos, natural de Caravelas-BA (vítima fatal), trafegava na via conduzindo uma motocicleta Honda CG 125 Fan/Ks, de cor preta, placa policial NZR-3896, licenciada em Teixeira de Freitas, quando colidiu com outro veículo (não identificado). 

O motorista conduzia no sentido contrário do motociclista e evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. Não há informações sobre o modelo do veículo. Na colisão, o condutor da motocicleta perdeu o membro superior (braço) e teve fraturas nas 02 (duas) pernas (membro inferior), não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito no local. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), atenderam a ocorrência e realizaram os procedimentos legais, orientando o tráfego na via. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./ Lenio Cidreira/Liberdadenews

Geração de energia solar terá isenção fiscal para placas fotovoltaicas


Após bater recorde de geração em 2022, a energia solar ganhou um incentivo para atrair mais consumidores em 2023. Decreto publicado nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União incluiu as placas fotovoltaicas no programa de isenção fiscal para semicondutores. 

Criado em 2007, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) zera quatro tributos – Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (Cofins) – sobre a produção de chips e de semicondutores. Neste ano, o governo abrirá mão de arrecadar R$ 600 milhões. 

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Padis tem se mostrado fundamental para a fabricação de diversos dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores, televisores e sistemas de automação industrial. A pasta ressalta que os semicondutores e os componentes microeletrônicos são necessários para garantir a viabilidade da Indústria 4.0 (indústria adaptada à revolução tecnológica). 

Estatísticas 

A indústria de semicondutores no Brasil tem faturado mais de R$ 3 bilhões por ano, correspondendo a apenas 0,2% da oferta mundial desses componentes. Em 2019, último ano com dados fechados disponíveis, o investimento em pesquisa e desenvolvimento no setor atingiu R$ 90,2 milhões, e os produtos fabricados pelo Padis geraram o recolhimento de R$ 59,2 milhões em tributos federais. 

Segundo o MDIC, a ampliação do programa para a indústria de painéis solares impulsionará a produção de semicondutores e a geração de empregos de qualidade em diferentes estados. Para a pasta, o aumento da indústria de semicondutores poderá estimular a inovação em outras áreas, como inteligência artificial e computação em nuvem. Em relação à energia solar, o ministério destaca que o Padis elevará os investimentos em infraestrutura verde e em novas usinas de energia limpa em várias regiões do país./Agência Brasil

Prefeitura de Porto Seguro abre processo seletivo para a Saúde


Estão abertas até o dia 13 de julho as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que prevê a contratação temporária de médicos para atendimento junto à Prefeitura de Porto Seguro, na Secretaria Municipal de Saúde – Programa de Saúde da Família (PSF), por tempo determinado. 

O salário é de R$ 15 mil, para uma carga horária de 40 horas semanais. 5% das vagas são reservadas para portadores de deficiência. O edital 04/2022, que trata do seletivo, foi publicado no Diário Oficial do Município. 

Ao todo são 14 vagas para os PSF´s de Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso, Itaporanga, Imbiruçú, Caraíva e Vera Cruz. O processo seletivo consiste em uma única etapa, com avaliação de títulos, de caráter eliminatório e classificatório. 

Para concorrer à vaga é necessário ter graduação em Medicina; Registro no Conselho Regional de Medicina da Bahia- CRM/BA em situação regular; ter 18 anos completos; ser brasileiro nato ou naturalizado. 

A publicação dos resultados e a homologação será no dia 25/07/2022./Secretaria Municipal de Saúde / Prefeitura de Porto Seguro

Aniversário de Salvador: Você conhece a história da capital baiana que completa 474 anos?

 

A cidade de Salvador foi fundada no período da colonização portuguesa, sendo a capital do Brasil entre 1549 e 1763.

Na atualidade, o município de Salvador é o maior em termos de população da Região Nordeste e o quarto de todo o Brasil.

A geografia de Salvador é caracterizada pelo relevo declivoso, pelo clima tropical e pelas vegetações litorâneas, além de fragmentos florestais de Mata Atlântica.

A economia de Salvador está concentrada no setor terciário, mais precisamente na administração pública, no comércio e no turismo.

O município de Salvador está dividido oficialmente em18 regiões administrativas, que são compostas por 170 bairros.

Em termos culturais, são eventos marcantes de Salvador o Carnaval e as manifestações religiosas, como a procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Lavagem do Bonfim.

Histórico de Salvador

Fundação: 29 de março de 1549.

A história de Salvador está diretamente relacionada à chegada dos colonizadores portugueses, em 1501, na Baía de Todos os Santos. A cidade foi fundada por meio da ação do império português, que, a partir das condições geográficas favoráveis, criou no atual território soteropolitano a cidade de Salvador como sendo a primeira capital do Brasil.

A instalação da cidade de Salvador foi promovida por meio de Tomé de Sousa, representante da coroa portuguesa no Brasil, no ano de 1549. A partir dessa data, Salvador tornou-se o principal centro político e econômico brasileiro, até o ano de 1763, quando a capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro.

O processo histórico de Salvador está vinculado às atividades econômicas desenvolvidas na colônia a partir da ação dos portugueses. A Baía de Todos os Santos, onde está situada a cidade, era uma importante área portuária, utilizada pelos colonizadores para a exportação de matérias-primas. Além disso, a cidade foi o principal centro do tráfico negreiro no Brasil durante o período da escravidão. Sendo assim, a população negra teve um papel importantíssimo no desenvolvimento do município. Na atualidade, Salvador é reconhecida como centro da cultura afro-brasileira no Brasil.

Dessa maneira, a história de Salvador é caracterizada pela contribuição ativa de portugueses e africanos, assim como pela sua importância no contexto do Brasil Colônia. A cidade perdeu protagonismo ao longo do tempo, mas ainda é um dos principais centros urbanos do Brasil.

Ademais, apresenta um rico acervo histórico e cultural, com destaque para o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e também o Pelourinho, centro histórico da cidade e tido como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1985.

Geografia de Salvador

A cidade de Salvador está localizada no estado da Bahia, mais precisamente na sua costa leste, sendo banhada pelo Oceano Atlântico. A Bahia é um dos oito estados que compõem a Região Nordeste do Brasil. O sítio urbano da cidade está localizado ao longo da Baía de Todos os Santos, uma das principais baías do território brasileiro. As principais ilhas da cidade são Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Ilha do Bom Jesus dos Passos.

relevo de Salvador é muito acidentado, caracterizado pela elevação desigual do terreno, principalmente no interior do município. Já no litoral da cidade predominam-se estreitas faixas de planície litorânea. A diferença de altitude entre essas duas zonas da cidade é notória. As principais praias de Salvador são Itapuã, Artistas e Porto da Barra. Já os principais rios da cidade são o Camarajipe e o Jaguaribe.

clima de Salvador é o tropical. A influência do oceano garante a presença de umidade ao longo de todo o ano. Dessa maneira, a ocorrência de chuvas na cidade é frequente. Ademais, predominam as temperaturas elevadas, típicas de zonas tropicais. A vegetação de Salvador é formada por resquícios de formações litorâneas, áreas de mangue e também de remanescentes de Mata Atlântica.

Economia de Salvador

A economia da cidade de Salvador está ancorada no setor terciário. As atividades da administração pública, do comércio, serviços e turismo são os principais ramos econômicos da cidade. O município é um centro administrativo e turístico do território baiano, além de ser uma cidade portuária, sendo o principal centro logístico do estado da Bahia. Portanto, o setor terciário é o dominante na economia soteropolitana.

Já os setores secundário e primário não possuem amplo destaque na economia municipal. As atividades agropecuárias são praticamente inexistentes na cidade, em razão da indisponibilidade de terreno rural, sendo predominantes pequenos cultivos voltados para a subsistência. Já a indústria local é pequena, uma vez que as principais áreas industriais estão localizadas em cidades da região metropolitana de Salvador.

Infraestrutura de Salvador

A cidade de Salvador possui a infraestrutura mais desenvolvida dentre os municípios baianos. A cidade é um polo político e econômico do estado, sendo assim concentra a maior dos equipamentos de destaque no que toca aos transportes e às telecomunicações. O município conta com boas estruturas portuárias e aeroviárias, além de ser o principal polo de rodovias do estado. Em Salvador, o transporte aquaviário também é muito comum, a partir do uso da zona marítima da cidade.

Ademais, o município é um polo de produção cultural e de atuação de veículos de comunicação. A cidade conta com jornais e emissoras de televisão importantes. Além disso, detém centros culturais, como museus e teatros, além de também deter vários centros de lazer, como parques urbanos e a própria orla marítima municipal.

Em termos de estrutura de serviços, Salvador possui universidades de importância regional, assim como centros de saúde. A cidade é um polo de oferecimento de serviços públicos e particulares nas áreas médicas e educacionais. A população soteropolitana conta ainda com amplo acesso às estruturas de saneamento básico e energia. Porém, o crescimento exacerbado da cidade resultou na formação de ocupações urbanas irregulares, locais onde a população enfrenta dificuldade de acesso aos serviços públicos.

Tradicionalmente, a cidade de Salvador é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, mas, conforme o planejamento urbano local, a cidade conta formalmente com 18 regiões administrativas, que são compostas por 170 bairros oficiais.

Governo de Salvador

A estrutura governamental de Salvador segue a mesma lógica do Brasil, ou seja, é marcada pela divisão dos Três Poderes. O Poder Executivo é formado pelo prefeito e sua equipe; e o Poder Legislativo, pelos vereadores locais. A cidade possui um total de 43 vereadores, que são escolhidos junto com o prefeito em eleições livres de quatro em quatro anos. O Poder Judiciário é formado pelas unidades de Justiça.

Cultura de Salvador

A cidade de Salvador é um dos grandes centros culturais do Brasil. A formação da cidade contribuiu para a influência de diversos grupos na constituição cultural local. O município conta com um centro histórico imponente, marca do período de colonização brasileiro, com destaque para a arquitetura barroca portuguesa. As igrejas também são exemplos desse tipo arquitetônico e também da fé da população soteropolitana, fortemente marcada pela religião no seu cotidiano.

As festividades religiosas são as principais manifestações culturais da cidade. São exemplos a procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e a Lavagem do Bonfim. Além dessas, o Carnaval de Salvador é um dos maiores festejos carnavalescos do mundo.

O município é berço de ritmos musicais, como o axé. Além deste, os gêneros musicais pagode, samba e reggae são frequentemente ouvidos pelas ruas da cidade. A capoeira também é uma manifestação cultural marcante de Salvador.

Na literatura, o escritor Gregório de Matos é um importante expoente da poesia local. Além dele, o escritor Jorge Amado é frequentemente lembrado por ter descrito com perfeição o cotidiano da cidade de Salvador, apesar de não ser soteropolitano de nascença. Já na culinária, são pratos típicos locais o acarajé, o vatapá, a cocada, o bobó de camarão e moqueca baiana. No esporte, o futebol é esporte mais praticado pela população local./jojonoticias

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.