Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de abril de 2022

Mulher mata o companheiro com um golpe de faca e acaba presa pela PM do Prado.

 

Prado: O homicídio aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 01 de abril, por volta das 16h30, na Rua Europa, no Bairro Portelinha. Segundo a PM do Prado, a Central foi informada do homicídio e foi averiguar os fatos, confirmando que a vítima foi assassinada pela sua companheira. 

A vítima foi identificada como sendo, Fernando Rodrigues, mais conhecido por "Ninha". Fernando foi atingido por um golpe de faca de cozinha, pela sua companheira, identificada como Vilma Santos Conceição, 45 anos. Uma equipe do SAMU esteve no local, mas a vítima já estava em óbito. 

Após denúncia de populares, a autora foi presa pela Polícia Militar do Prado e conduzida para a Delegacia Territorial do Prado. O delegado Kleber Gonçalves autorizou a remoção do corpo que foi feita pelo agente público, Anderson Barbosa, para o IML de Itamaraju. 

Após exames de praxe, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. A Polícia Civil do Prado instaurou inquérito policial e encaminhará o procedimento para o Ministério Público para as medidas cabíveis./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Pé de Rato é executado a tiros no sofá de sua casa no Castelinho


Teixeira de Freitas: O homicídio consumado aconteceu na manhã deste sábado, 02 de abril, por volta das 09h00, na Rua Itaipu, no Bairro Castelinho, na Baixada do Esgoto, em Teixeira de Freitas. Policiais militares da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas estiveram no local e tomaram as devidas providências. 

De acordo com as informações, um criminoso chegou a pé, adentrou a residência da vítima e atirou várias vezes, fugindo do local sem deixar pistas. A vítima foi identificada como sendo, Juraci de Jesus, de 60 anos, vulgo "Pé de Rato". Segundo informações, a vítima foi atingida por dois tiros na cabeça. O corpo foi encontrado na sala da residência. Próximo ao corpo, a Polícia encontrou um projétil e duas cápsulas de pistola 380. 

Não há informações sobre as características do criminoso. A Polícia Civil foi informada e esteve no local, representada pelo delegado plantonista, Marco Ludovico, juntamente com a Polícia Técnica (DPT). Após procedimentos de praxe, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas e após necropsia, será liberado aos familiares para velório e sepultamento. 

Segundo apurou nossa reportagem, dois filhos da vítima já foram assassinados. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para investigar o homicídio consumado./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Governador da Bahia anuncia suspensão do uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos.

Rui Costa, governador da Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou, na manhã deste sábado (2), a não obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, em todo o estado. Em espaços fechados, a exemplo do transporte público, o equipamento de proteção seguirá obrigatório. 

De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrida na noite de sexta-feira (1º) e outros detalhes constarão em decreto que deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado. Como ainda não foi assinado o decreto, a medida ainda não está em vigor. 

"Hoje, a gente assina o decreto liberando o uso de máscaras em áreas abertas e daqui por diante esperamos contar com vocês pra seguir com a vacinação. Permanece, o uso [das máscaras] em ambientes fechados, principalmente em áreas confinadas como ônibus, metrô, elevador, enfim...em locais onde o vírus se transmite mais facilmente", disse Rui. 

Logo após a declaração, o governador foi aplaudido por moradores de Brejões, no sudoeste, onde ele esteve na manhã deste sábado para iniciar processo licitatório de ampliação e modernização de colégios estaduais, e autorizar assinatura de convênios com a prefeitura municipal, para requalificação de uma praça, obras de pavimentação e drenagem, além da instalação do Projeto Conecta Bahia. 

Cidades anteciparam medida 

Antes mesmo do anúncio do governador, prefeituras de 12 cidades baianas já haviam determinado a suspensão do uso obrigatório de máscaras em espaços abertos. A última a adotar a medida foi Alagoinhas, a cerca de 160 km de Salvador, cujo anúncio foi feito na sexta-feira. 

Além disso, Vitória da Conquista e Porto Seguro liberaram o uso da máscara em quaisquer ambientes, sejam eles abertos ou fechados. 

Em Salvador, o uso segue obrigatório em todos os locais. A reportagem entrou em contato com a prefeitura municipal, mas ainda não há posicionamento da gestão municipal sobre o assunto. 

Em março, o governador já havia dito que a flexibilização deveria ser adotada em abril, a depender dos números da pandemia. Na época, o prefeito Bruno Reis disse que a capital baiana está pronta para a medida, e que a decisão estava pendente de um posicionamento do governo estadual./g1 Bahia.

02 de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

 


O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. 

Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. 

Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.

Como forma de divulgação da campanha “Respeito para todo Espectro”, realizada, neste ano, por entidades envolvidas nessa luta, usamos a hashtag da junção das palavras respeito e espectro: #RESPECTRO 

Saiba mais em: www.revistaautismo.com.br 

#ParaCegoVer 

A imagem possui fundo azul escuro e três esferas nas cores amarela, verde e vermelha. Na esfera amarela, do lado superior direito, está escrito “02 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. 

No lado superior esquerdo está o símbolo do Transtorno do Espectro Autista, composto por um quebra-cabeça nas cores azul, amarelo e vermelho. E, no lado inferior esquerdo, o logotipo da Unidade de Políticas Inclusivas – UPI.

Mensagem do 'JUCURUNET' pelo aniversário de 107 anos do distrito de Dois de Abril- MG.

 


Desejamos um Feliz Aniversário ao nosso querido Dois de Abril! Primeiramente o orgulho de conhecer e admirar essa querida terra, um lugar ótimo para se viver e ser feliz. 

Temos certeza que o seu povo tem orgulho de seu distrito, de suas belezas, histórias incomparáveis e localização geográfica privilegiada. 

A celebração desta data é muito mais do que um marco na vida de cada munícipe, é uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e novas oportunidades para continuar reescrevendo a história; 

Que seja um ponto de apoio em sua construção diária, com valores sólidos que ajude a preparar as crianças, jovens e a todos os moradores do nosso município neste processo contínuo de transformação. 

Dois de Abril é, acima de tudo, um lugar de gente de bem, acolhedora, amiga. 

Dois de Abril ainda  está em um processo de desenvolvimento contínuo. Sabemos que os abrilenses se orgulham de sua região. Por isso, dividimos essa alegria com todos vocês que se sentem da mesma forma. 

Que todos os abrilenses, nascidos nessa terra ou aqueles que a adotaram como se distrito, zelam por ele e o defendem. 

Muitos aqui nasceram outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho de sermos abrilenses, de pertencer a este distrito, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos. 

Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé, na certeza de que Deus continuará abençoando a nossa terra! 

Feliz aniversário, querido Dois de Abril! Parabéns pelos seus 107 anos de existência

Carga com 25 mil quilos de carne é saqueada após carreta tombar na BR-415.

 


Itabuna: Uma carreta com 25 mil quilos de carne tombou, na BR-415, trecho de Itabuna, no sul da Bahia. O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (31) e, apesar do susto, ninguém ficou ferido. 

Moradores da região e pessoas que passavam pelo local saquearam toda a carga. Algumas pessoas estavam a pé e colocaram a mercadoria na cabeça para conseguir carregá-la, enquanto outras carregaram a carne em um carrinho de mão ou bicicleta. 

O veículo saiu de Itapetinga, na região sudoeste do estado, e tinha como destino a capital baiana. À reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, o motorista da carreta informou que subia uma parte inclinada da pista quando perdeu o controle da direção. O veículo desceu de ré e tombou. 

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que esteve no local, mas não impediu o saqueamento, porque a quantidade de agentes era inferior ao número de pessoas. 

Ainda na nota, a PM disse que acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mas quando a PRF chegou no local, toda a carga já havia sido saqueada./G1

Copa do Mundo: Brasil enfrenta Sérvia, Suíça e Camarões na 1ª fase.

 


O Brasil terá Sérvia, Suíça e Camarões pela frente no Grupo G da Copa do Mundo deste ano. O sorteio foi realizado no Centro de Exibições e Convenções de Doha, no Catar, país sede da competição, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. O dono da casa fará o jogo de abertura do Mundial contra o Equador. 

A seleção de Tite estreará diante dos sérvios no dia 24 de novembro, uma quinta-feira. Quatro dias depois, em uma segunda-feira, encara os suíços. A participação na primeira fase chega ao fim no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, contra os camaroneses. 

World Cup - Final Draw 

World Cup - Final Draw - Reuters/IKai Pfaffenbach/direitos reservados 

Os três adversários são velhos conhecidos dos brasileiros em fases de grupo na Copa. Sérvia e Suíça, por exemplo, foram rivais na última edição, há quatro anos, na Rússia. Já Camarões esteve no caminho nas campanhas do tetracampeonato, em 1994, nos Estados Unidos, de 2014, quando o Brasil sediou o torneio. 

Ainda faltam serem conhecidos três participantes do Mundial. Um deles sairá do duelo entre Costa Rica (quarta colocada das Eliminatórias das Américas Central e do Norte) e Nova Zelândia (vencedora da Oceania) e será alocado no Grupo E, junto com Espanha, Alemanha e Japão. 

Outro será decidido no confronto entre Peru (quinto da América do Sul) e a Austrália ou Emirados Árabes Unidos (que se enfrentam para definir o representante asiático da repescagem). Quem avançar, integrará o Grupo D, de França (atual campeã mundial), Dinamarca e Tunísia. 

O último europeu confirmado sairá da partida entre País de Gales contra o ganhador de Escócia e Ucrânia - que jogariam em março, mas cujo embate foi adiado, devido à ação militar russa no território ucraniano. O classificado será inserido no Grupo B, com Inglaterra, Irã e Estados Unidos.

O sorteio teve de obedecer algumas regras. Países de mesmo continente, por exemplo, não poderiam cair na mesma chave, exceto os europeus (com limite de dois por grupo). A restrição também vale às seleções que se classificarem pelas repescagens. 

As equipes foram divididas por quatro potes, conforme a posição no ranking da Fifa. As exceções foram o anfitrião Catar (situado automaticamente no pote um, ao lado das sete seleções mais bem colocadas) e as três equipes vindas das repescagens, que foram inseridas no pote quatro. 

Confira os grupos da Copa do Mundo 

Grupo A: Catar, Equador, Senegal e Holanda.

Grupo B: Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales/Escócia/Ucrânia

Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polônia.

Grupo D: França, Peru/Emirados Árabes Unidos/Austrália, Dinamarca e Tunísia.

Grupo E: Espanha, Costa Rica/Nova Zelândia, Alemanha e Japão.

Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia.

Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.

Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Morador de rua mata outro com facada no pescoço após discussão no centro de Eunápolis.


Eunápolis: Um morador em situação de rua matou outro na tarde desta sexta-feira (1º), no centro de Eunápolis, após uma discussão por causa de comida. Após o desentendimento, um dos pedintes sentou em uma calçada na Avenida Santos Dumont, quando foi surpreendido pela pessoa com a qual havia brigado. 

Segundo relatos de testemunhas, o assassino veio por trás e atingiu a vítima com uma única facada no pescoço. O mendigo morreu poucos minutos depois, antes mesmo da chegada de paramédicos do Samu. 

O autor do crime fugiu em seguida, deixando, próximo ao corpo, a arma usada no crime: uma peixeira de cerca 40 centímetros de comprimento. De acordo com testemunhas, a confusão começou em frente a um restaurante, também no centro, por causa de um prato de comida. 

A polícia ainda não conseguiu localizar o assassino. 

PERIGO CONSTANTE – Lojistas têm reclamado, ultimamente, da grande quantidade de pessoas em situação de rua perambulando pelo comércio de Eunápolis. 

De acordo com os lojistas, a maioria porta facas e outros tipos de objetos e chega a intimidar as pessoas que se negam a dar alguma ajuda./Atarde

Prefeitura distribui senhas para beneficiários do programa de moradia em Santo Antônio

 


A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Habitação, realizou entregas de senhas e cestas básicas para moradores da comunidade de Santo Antônio que têm suas residências em localidades de risco da área de preservação permanente. 

Estas senhas servirão para identificar os moradores que são beneficiários do programa habitacional, que visa construir novas casas para reassentar estas famílias para moradias em local dignos. 

“O Município está entrando em negociação com uma área para construção de moradias adequadas para essas famílias. Mais uma vez, a administração trabalhando em prol do cidadão teixeirense”, esclareceu o prefeito, dr. Marcelo Belitardo. 

O prefeito ainda aponta que Santo Antônio receberá investimento em infraestrutura, e já estão ocorrendo obras de pavimentação e drenagem pluvial, a fim de trazer mais conforto e dignidade aos moradores do povoado. 

É importante ressaltar que estas visitas de confirmação do cadastro e o projeto da construção de novas moradias são pedidos do prefeito que confirmou a programação desde o início desta gestão e, através da Secretaria de Habitação, visitou e cadastrou as pessoas que moram em áreas de riscos da área de preservação permanente para serem beneficiadas, na conhecida Rua Balbino Mota. 

A equipe de habitação, juntamente com a assistente social da pasta, também realizou o relatório de dois idosos que moram há poucos metros da margem de um córrego que, quando transborda, invade suas residências. Os relatórios já estão prontos e a Secretaria de Habitação já está tomando providências para direcionar esses dois moradores para as secretarias que dispõe de serviços especializados. 


“A Secretaria de Habitação está à disposição de toda a comunidade de Santo Antônio. As visitas são feitas em constância, para este público beneficiado do local, com o intuito de verificar sempre a condição de moradia das famílias, e quaisquer outras demandas que esses moradores tenham”, finaliza a secretária de habitação, Gabriela Oliveira./bahiaextremosul

Preço do gás de cozinha na Bahia tem quarto reajuste no ano; valor deve ultrapassar R$ 130.

 

Preço do gás de cozinha tem quarto reajuste na Bahia em três meses — Foto: Reprodução / TV Bahia

O preço do botijão de gás teve novo reajuste na Bahia, conforme divulgado pela Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, nesta quinta-feira (31). O aumento entra em vigor na sexta (1°) e será entre R$ 5 e R$ 7. 

O primeiro reajuste deste ano aconteceu no dia 3 de fevereiro, quando o valor do produto chegou até R$ 120, de acordo com Sindicato dos Revendedores de Gás. Com o novo aumento, o valor médio do botijão em Salvador deve ser R$ 132. 

À reportagem da TV Bahia, a empresa que administra a refinaria disse que os reajustes acontecem por causa da cotação do petróleo, da variação do dólar, além do custo logístico para a entrega do produto. 

Em setembro de 2020, um botijão custava em média, R$ 68 no estado. Em 2021, o valor chegou a R$ 105 em Salvador./g1 Bahia.

Após descumprir ordem, deputado Daniel Silveira recebe tornozeleira eletrônica e volta a ser monitorado.

 

Deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) exibe tornozeleira eletrônica ao deixar prédio da PF em Brasília — Foto: Isabela Camargo/GloboNews

O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) colocou tornozeleira eletrônica nesta quinta-feira (31). O parlamentar chegou à superintendência da Polícia Federal em Brasília pouco antes das 15h e deixou o prédio 50 minutos depois, já com o dispositivo. 

O parlamentar concordou com a instalação do equipamento de monitoramento após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar, na quarta-feira (30), que o Banco Central bloqueasse as contas bancárias ligadas a Silveira para garantir o pagamento de uma multa diária de R$ 15 mil caso o deputado continuasse se recusando a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. 

Silveira é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, entre elas o STF. Ele chegou a ser preso por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo, mas foi liberado em novembro do ano passado com a condição de não se comunicar com outros investigados e ficar fora das redes sociais. 

Moraes determinou no dia 25 que Silveira passasse a usar a tornozeleira eletrônica. A ordem do ministro do STF atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou que, contrariando decisão judicial, o deputado havia participado de atos políticos e seguia praticando "comportamento delitivo contra o Estado Democrático de Direito, ameaçando e proferindo inúmeras ofensas" contra o Supremo e ministros da Corte.

Antes de colocar a tornozeleira, Daniel Silvera esteve no Palácio do Planalto e, da primeira fila dos convidados, participou de cerimônia de troca de ministros do governo com a presença do presidente Jair Bolsonaro. 

Recusa

Em discurso no plenário nesta terça (29), Silveira afirmou que não aceitaria a decisão do ministro. Ele chegou a dormir no gabinete para evitar cumprir a decisão de Moraes, alegando que a polícia não pode agir dentro do Congresso Nacional. 

No entanto, Moraes autorizou a Polícia Federal e a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal a cumprirem a decisão dentro da Câmara dos Deputados, se necessário. 

Segundo o entendimento do ministro, a colocação da tornozeleira não atrapalha o exercício do mandato do parlamentar, por isso, a Câmara não precisaria ser comunicada para se posicionar sobre a determinação. 

VÍDEOS: a prisão de Daniel Silveira 

Policiais federais e civis estiveram na Câmara para cumprir a ordem judicial de colocação de tornozeleira eletrônica no deputado nesta quarta, mas ele se recusou a assinar o termo de cumprimento da medida./G1

Jovem que foi baleado na cabeça em Lajedão não resiste e morre no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.


Teixeira de Freitas: Morreu na madrugada desta quinta-feira, 31 de março, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), a vítima André Ferreira Pardim, de 21 anos, natural de Nanuque/MG, morador da Rua Basileu de Alcântara, Centro, da cidade Lajedão-BA. André deu entrada no HMTF por volta das 23h15 de quarta-feira (30), alvejado por disparos de arma de fogo, indo direto para o Centro Cirúrgico. 

A tentativa de homicídio aconteceu na noite de quarta, na Rua 01 de Maio, no Bairro Santa Mônica, na cidade de Lajedão-BA, mas em território do estado de Minas Gerais. Segundo apurou nossa reportagem, um homem de identidade ignorada desferiu dois tiros na cabeça da vítima, que estava na porta da casa do sogro com a mulher e uma criança de 08 meses, filha do casal. O atirador teria pedido a mãe para segurar o filho e sair, em seguida, atirou no André. 

Uma equipe do SAMU socorreu o André em estado grave, primeiro para Medeiros Neto, depois para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde veio a óbito. Segundo informações, o sogro do André, sentindo sua família ameaçada, acabou atingindo o atirador com várias pedradas na cabeça. O atirador morreu no local. A arma do crime (revólver) foi encontrada e se encontra em posse da polícia. 

O delegado plantonista, Manoel Andreetta, autorizou o servidor público Milton Cândido a remover o corpo do André para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares. Segundo o delegado, a Polícia Civil instaurou um inquérito policial, que será remetido para a Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo informações, o André já foi preso por acusação de tráfico de drogas na cidade de Nanuque/MG./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jovem é morto à tiros em São José de Alcobaça. O homicídio é o terceiro em uma semana.

Júnio César Severiano Teixeira


O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (31/03). Tandy Muniz (trabalhava da limpeza pública) foi executado à tiros. O corpo apresentava diversas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. 

Já são três mortos em apenas uma semana. 

Júnior César  Severiano Teixeira (16 anos) foi morto por volta das 23 horas do último sábado (26), na Rua Benedito Francisco Muniz, bairro Planalto, em São José de Alcobaça. 

Dois dias antes, Agileu Lacerda de Jesus (46 anos) foi morto a tiros na noite de quinta-feira (24), no bairro Zezinho, também em São José, distrito de Alcobaça. 

As execuções estão impondo terror e medo nos moradores. Os criminosos estão atuando à margem da lei, sem respeitar ninguém./primeirojornal

quinta-feira, 31 de março de 2022

Inusitado: Homem atira contra desafeto e acaba morto a pedradas em Lajedão.

 


Lajedão: Uma tentativa de homicídio ocorrida na noite desta quarta-feira, 30 de março, teve uma reviravolta inusitada no pequeno município de Lajedão, mais precisamente na Rua 01 de Maio. Um homem de identidade ignorada desferiu dois tiros na cabeça da vítima, André Ferreira Pardim, de 21 anos. André foi socorrido pelo SAMU em estado grave para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. 

O caso inusitado aconteceu depois, quando, segundo informações preliminares, o sogro do André, sentindo sua família ameaçada, acabou atingindo o atirador com várias pedradas na cabeça. Não há muitos detalhes sobre o caso. Mas nossa equipe de reportagem conseguiu levantar de informações de que arma do crime (revólver) foi encontrada e se encontra em posse da polícia. 

Em Lajedão, ninguém conhece o atirador, que acabou se tornando vítima. Ele também não apresentava documentos pessoais. Segundo informações levantadas por nossa equipe de reportagem, o André já foi preso por acusação de tráfico de drogas na cidade de Nanuque/MG. A Polícia acredita que o crime (homicídio tentado) possa estar ligado ao tráfico de drogas. 

O Bairro Santa Mônica pertence à parte mineira da cidade, ou seja, faz parte do território pertencente ao município de Serra dos Aimorés/MG. A Polícia Militar da Bahia (44ª CIPM) esteve no local e preservou a área do crime, até a chegada da Polícia Civil de Minas Gerais. O corpo será removido ao IML de Nanuque/MG. O sogro do André foi conduzido para a Delegacia e será ouvido pela Polícia Civil./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Indo para casa- Funcionário do Posto Nova era morre em acidente na estrada de Santo Antônio.

 


Uma colisão entre uma moto e um carro de passeio nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (31), tirou a vida do jovem Eufrain de Jesus Araújo, que faria 28 anos no próximo dia 11 de abril. 

Eufrain era morador de Santo Antônio, distrito de Teixeira de Freitas e tinha saído do trabalho no Posto Nova Era que fica localizado às margens da BR 101 e estava voltando para sua casa quando se envolveu no acidente que ceifou sua vida. 

Segundo relatos de pessoas que presenciaram a colisão, o jovem invadiu a pista contrária e se chocou contra o carro que trafegava no sentido contrário. Essa informação será confirmada ou não pela PRE que atendeu a ocorrência. 

Com o impacto que destruiu a motocicleta, o carro saiu da estrada e foi parar em meio a uma pastagem depois de ter atravessado uma cerca de arame. Não há informação sobre os ocupantes do veículo. 

O jovem Eufrain morreu no local. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas. A polícia vai investigar o que motivou o acidente./bahiaextremosul

Chapa 2 vence eleição para associação de moradores do Residencial Vista Bela.


Aconteceu durante o domingo 27 de março de 2022, a votação para eleição da diretoria da Associação de Moradores do residencial Vista Bela em Itamaraju. 

Duas chapas pleitearam os cargos da diretoria da instituição, apresentando ao eleitorado propostas com intuito de promover melhorias na comunidade. 

A chapa 1, encabeçada pela Professora de Futebol Andréia Santos e Vice José Carlos. A chapa 2 encabeçada pela Enfermeira Marilene Rodrigues e Vice Henrique Peixoto. 

Duas sessões de votação foram montadas na área social situada na Rua 2, a votação teve início às 10:00hs e foi encerrada as 15:00hs. 320 compareceram às urnas exercendo a cidadania e depositando a confiança aos concorrentes aos cargos da diretoria. 

A eleição ganhou grande proporção sendo comentada em toda a cidade, representantes do Poder Legislativo acompanharam a votação verificando a lisura da votação, e cumprimentando os candidatos. 

Ambas chapas apresentaram propostas com intuito de proporcionar melhorias na comunidade, após a contagem dos votos foi declarada a vitória da Chapa 2, que obteve maioria dos votos vencendo com grande vantagem a chapa 1. 

Resultado: 

Chapa 2, 220 Votos

Chapa 1, 100 Votos 

Após o resultado de apuração das urnas, os representantes da chapa eleita reafirmaram o compromisso em lutar por dias melhores, constituindo uma diretoria participativa e que de fato represente cada morador. 

A Presidente Eleita Marilene Rodrigues, destacou que as ações sociais continuarão a ser realizadas beneficiando as famílias carentes da comunidade, entre outros projetos que serão anunciados nos dias vindouros. 

O Vice-Presidente Eleito Henrique Peixoto, enfatizou que a soberania do povo jamais poderá ser ultrajada, e que a democracia prevalecerá. “A vitória foi da comunidade que anseia por mudanças, respeito, moralidade, conquistas e deposita a esperança em seus representantes que tem pela frente uma missão árdua a enfrentar na garantia de melhorias para a comunidade, tendo como combustível a coragem e determinação para alcançar os objetivos”, encerrou. 

Algumas das propostas apresentadas pela chapa 2, está a Aquisição de Ambulância Comunitária, Implantação de Lixeiras, Aquisição de Equipamentos na Garantia da Manutenção das Áreas Sociais da Comunidade, Implantação de Salão Comunitário, Criação de Comissão Executiva Integrada Por Representantes do Poder Público, Revitalização das Áreas Sociais e organização da comunidade. 

Nos próximos dias toda a diretoria deverá ser apresentada a população, além disso os eleitos buscarão dialogar com a gestão municipal sobre as demandas da localidade, estabelecer parcerias com outras instituições públicas e privadas./Ascom

Prazo para tirar o título de eleitor para todos que tenham 16 anos até o dia da eleição vai até 4 de maio.

 

Serviços relacionados ao título de eleitor podem ser feitos pela internet — Foto: TRE/Divulgação

Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas Eleições de 2022. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net. 

O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerão em 30 de outubro, último domingo do mês.“Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta“, diz o TSE. 

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91) determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Neste período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições. 

Como fazer? 

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE). Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar. 

Veja vídeo com passo a passo abaixo: 

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação: 

Uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação; 

Comprovante de residência atualizado; 

Certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos. Na página seguinte, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site. 

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização. 

e-Título 

Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. 

Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS./G1

quarta-feira, 30 de março de 2022

Em parceria com a prefeitura SAC Móvel faz atendimento em Itanhém de 3 a 6 de abril.


Itanhém irá receber a visita da unidade do SAC Móvel no período 03 a 06 de abril, de domingo a quarta-feira da semana que vem. 

Por questão de melhor logística, houve uma mudança no local de instalação e a carreta ficará instalada na Praça Otávio Mangabeira (Praça da Rodoviária), e não na Praça Castro Alves. 

A alteração foi feita na manhã desta quarta-feira (30). O equipamento chegará na cidade nesta quinta (31), para iniciar o processo de instalação dos instrumentos, mas, só começam a atender no domingo (03). 

A ação é organizada pela SAEB (Secretaria de Administração do Estado da Bahia), em parceria com a Prefeitura de Itanhém, que estará dando apoio. 

Serão oferecidos os seguintes serviços: Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais e Ouvidoria Geral do Estado. 

Durante o atendimento, os protocolos sanitários serão respeitados, para garantir a segurança dos servidores e da população. 

Serão disponibilizados no local álcool gel para higienização e serão feitas recomendações de distanciamento social./sociedadeonline 

Tenente Coronel França pede licença do comando da 87ª CIPM para concorrer ao cargo de Deputado Estadual nas eleições 2022.


Teixeira de Freitas: O Extremo Sul foi surpreendido com uma notícia política importante, o Tenente Coronel França, um dos mais experientes e preparados Oficiais da PM no Estado, pediu afastamento do cargo para concorrer às eleições em outubro deste ano. 

Dono de um amplo currículo, conhecido por comandar inúmeras operações policiais bem sucedidas, e ter atuação determinante na redução do número de crimes em várias cidades onde comandou, o Tenente Coronel França surpreendeu o meio político e até a própria a PM ao decidir pedir licença do cargo em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa. 

Segundo informações colhidas pela reportagem do Liberdade News, pesou na decisão de França, além da pouca expectativa de melhoria das condições de trabalho para enfrentamento da criminalidade, a ausência de uma liderança política capaz de falar de forma técnica e clara sobre Segurança Pública, bem como, alguém empenhado em levar as necessidades da região para o Governo do Estado, uma das maiores queixas dos eleitores. 

Do ponto de vista político, a entrada do renomado Oficial na disputa pode modificar o tabuleiro das forças e, caso se confirme, ascende a chance do surgimento de uma liderança no extremo sul, tornando-se uma opção interessante para quem deseja novos nomes na política da Bahia. 

O militar que nunca havia concorrido a cargo eletivo deverá carregar a bandeira da Segurança Pública de qualidade, com isso, podendo trafegar por todo Estado, tratando de um tema de muito apelo e do interesse de todos, o qual com toda certeza ele conhece com profundidade. 

O Liberdade News deseja ao comandante Anacleto França, muita sorte nesse novo projeto./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Urgente: Filho de empresário de São José de Alcobaça morre em acidente na BA-290.

 


O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30 de março, na BA-290, trecho próximo ao distrito de São José de Alcobaça. 

O jovem até o momento identificado como Weverton, filho de um empresário local do ramo de supermercados e material de construção, teria batido a moto que pilotava na lateral de um caminhão e acabou perdendo a vida. 

De acordo com informações, a vítima era motorista de ônibus escolar e havia acabado de retornar de uma escola, onde deixou os estudantes. O jovem estaria sem capacete e sofreu um corte profundo na cabeça, além de ter um dos braços amputados com a violência da colisão. 

A Polícia Civil foi acionada e o corpo aguarda pelo procedimento pericial para remoção ao Instituto Médico Legal./ SulbahiaNews

Dois homens são mortos durante ação da Polícia Militar em bairro de Porto Seguro.

 


Porto Seguro: Dois homens morreram em uma ação da Polícia Militar na cidade de Porto Seguro, na noite de terça-feira (29). A PM informou que a dupla atirou contra os policiais e foi baleada no revide. 

De acordo com a informação, equipes do 8º Batalhão faziam rondas na Rua Beira Rio, no Complexo do Baianão, quando avistaram os dois saindo de um imóvel, em atitude suspeita. Um deles estava com uma mochila nas costas e segurava uma arma de fogo. 

Conforme a polícia, ao perceberam a chegada dos agentes, os suspeitos correram de volta para a parte interna da casa, que foi cercada pelas guarnições. Houve troca de tiros e os dois homens foram baleados. A dupla foi levada para uma unidade de saúde em Porto Seguro, mas não resistiu aos ferimentos. 

Os policiais apresentaram uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38 e munições das duas armas de fogo que estariam em posse dos dois homens. 

Além disso, foram apreendidas também 40 porções pequenas de crack, 32 porções pequenas de maconha, 10 porções pequenas de cocaína, um notebook, uma calça camuflada e uma mochila./Radar64

Jair Bolsonaro deixa hospital das Forças Armadas após passar a noite internado.


O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, na manhã desta terça-feira (29). Ele estava no local desde a noite anterior, quando deu entrada, segundo o ministro das Comunicações, Fabio Faria, para submeter-se a exames devido a um “desconforto”. 

Na segunda-feira (28), Bolsonaro se dirigia a um evento do Republicanos, partido da base de apoio ao governo, quando precisou ir para o hospital. Segundo a primeira-dama Michelle Bolsonaro, que compareceu ao evento, Bolsonaro passava bem. “Primeira-dama Michelle, receba os nossos cumprimentos, as nossas orações. 

Tenho certeza que o presidente está bem. São apenas uns exames que ele está fazendo, por isso não está presente aqui”, disse o deputado Marcos Pereira, presidente do partido, durante o evento, no qual se filiaram ao partido os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos)./G1

Gabriel, O Pensador revela que possui alopecia: "Provoca mais estresse ainda".


Gabriel, O Pensador desabafou no Instagram ao falar sobre o comentário de Chris Rock sobre Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith que sofre com queda capilar, durante o Oscar. O músico brasileiro revelou que também batalha contra a mesma doença. 

"Alopecia é causada por estresse e provoca mais estresse ainda. Jada Smith perdeu o cabelo, Will Smith perdeu a cabeça, e eu perdi o bigode. 

Na época não falei publicamente, mas foi o motivo pelo qual eu tive que ser chamado de Abraham Lincoln, Rolo da Turma da Mônica e de personagem do filme Planeta dos Macacos'", desabafou o rapper. 

"Temos que lutar contra o estresse sempre na vida, pois o mal que ele nos faz é bem maior e mais grave do que os sintomas que podem ser vistos na nossa aparência. 

Por isso que o índio acendeu um da paz pra relaxar, mas quando foi dar um tapinha, levou um tapão violento, tipo o Chris Rock no Oscar", finalizou Gabriel./G1

terça-feira, 29 de março de 2022

Noite de terror na Bahia- Casal de idosos é morto e tem casa queimada.

Casal morre após ser espancado em vera Cruz. — Foto: TV Bahia

Na madrugada desta terça-feira, 29 de março, quatro criminosos armados promoveram uma verdadeira madrugada de terror na localidade de Barra do Pote, em Vera Cruz, na Bahia. 

Os bandidos invadiram por volta de 1h da madrugada, a casa do casal Paulo de Souza Rodrigues, de 65 anos, e Magnólia da Silva, 55 anos, espancaram o idoso e não satisfeitos colocaram fogo na casa. Paulo morreu carbonizado. 

Magnólia conseguiu fugir para a casa de um filho, os criminosos foram atrás, a espancaram e também a nora dela grávida de 5 meses e uma criança de 1 anos. Magnólia chegou a receber atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Segundo familiares, os suspeitos de assassinar os idosos disseram que estavam matando porque eles eram “X-9”, uma gíria que significa 'traidor' e é utilizada quando alguém é considerado informante da polícia. 

"Eles falaram que estavam matando eles porque eram 'X9', mas meu pai não se envolvia em nada, muito menos a minha mãe", relata uma dos seis filhos do casal, que não quis ter a identidade divulgada. 

O filho das vítimas conseguiu sair do local e chamar a polícia. 

"Quando meu irmão chegou com os policiais, minha mãe ainda estava viva. Ela morreu no colo dele, apertando a mão dele", desabafa outra filha do casal. 

A criança de um ano também recebeu atendimento médico, mas não teve o estado de saúde divulgado. 

A nora do casal levou golpes na cabeça e precisou tomar 30 pontos. Ela, o marido e os filhos foram levados para casa de parentes que vivem fora do município de Vera Cruz. 

Segundo a filha das vítimas, os pais se mudaram de Salvador para a Ilha de Itaparica há cerca de um ano e meio. 

"Meu pai queria tranquilidade, queria passar a velhice dele em um lugar mais tranquilo, mais calmo, e achou que a ilha era um bom lugar para fazer isso", conta. 

Casa foi incendiada e ficou completamente destruída. — Foto: TV Bahia


Os moradores do local atribuem o crime ao tráfico de drogas. Segundo um morador, os traficantes cobram dinheiro aos comerciantes da região. A 24ª DT/Vera Cruz investiga o caso./bahiaextremosul

Grupo de saqueadores leva dezenas de televisores e ar-condicionado de veículo que tombou na BR-101.


Itabela: Uma carga de dezenas televisores e ar-condicionado foi saqueada por um grupo de pessoas, na tarde de segunda-feira (28), na BR-101, no município de Itabela. Os aparelhos estavam sendo transportados por uma carreta que tombou na região do distrito de Monte Pascoal. 

Os saqueadores, segundo a polícia, arrombaram o compartimento de carga e furtaram os equipamentos. Quando a Polícia Rodoviária Federal chegou ao local, os autores do saque já tinham fugido. 

Foram deixados no veículo apenas três televisores, de 75, 80 e 85 polegadas. Um quarto aparelho, de 65 polegadas, foi apreendido dentro de um ônibus, após uma denúncia anônima. 

Testemunhas viram quando um homem entrou no coletivo com o televisor. Ele foi preso já perto do centro da cidade de Itabela e encaminhado para a delegacia de polícia, onde acabou autuado em flagrante por furto. 

O motorista da carreta não ficou ferido. A empresa transportadora não informou o valor da carga. O veículo, que seguia em direção ao Rio de Janeiro, foi removido da rodovia por volta das 21h./Radar64

Funcionários do INSS entram em greve na Bahia.

 


Funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que atuam na Bahia entraram em greve por tempo indeterminado, a partir desta segunda-feira (28). Ao todo, 140 postos de atendimento e sete gerências estão fechados em todo o estado. 

A greve nacional de servidores do INSS começou na última quarta-feira (23). Na sexta (25), a categoria decidiu, em assembleia, que iria aderir ao movimento também no estado. Todos os atendimentos foram suspensos, exceto as perícias que estavam previamente agendadas. 

Os trabalhadores pedem reposição salarial, que, segundo eles, está defasada há três anos. O reajuste reivindicado é de 19,9%. Além disso, a categoria também afirma que há déficit de mil profissionais, e por isso pede a realização de um concurso público para reforçar os quadros. 

A assessoria do INSS na Bahia foi procurada, mas não se posicionou a respeito da situação. 

Sem saber da greve, muitas pessoas buscaram atendimento em agências de Salvador na manhã desta segunda-feira. Na unidade de Brotas, por exemplo, uma fila de pessoas aguardando atendimento foi registrada. 

Uma das mulheres que esperavam no local saiu da cidade de Itapicuru, que fica a cerca de 230 km de Salvador. Por lá, não há agência do órgão. 

“Cheguei aqui às 5h, para fazer perícia médica. Não sabia que ia estar em greve. Já estava agendado para hoje, a gente pegou o carro da prefeitura e veio. A gente fica sem saber, né”, disse ela, que não teve nome divulgado. 

Como reagendar atendimento 

Mesmo sem uma data para o fim da greve, é possível reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Outra opção é acessar o site ou Meu INSS e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência. 

Entre os serviços disponíveis na plataforma estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição. 

Pelo app também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135. 

Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento ao local. O segurado pode solicitar, ainda, que o serviço seja reagendado pelo atendente - e depois confirmar a remarcação pelo 135, pedindo número de protocolo./g1 Bahia.

Mulher de 29 anos desaparece em Teixeira: Familiares buscam por informações..



Teixeira de Freitas: Compareceu na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, uma comunicante registrando uma ocorrência, dando conta que Tarcila Rodrigues de Oliveira, de 29 anos, teria saído de sua residência na manhã da última quinta-feira, 24 de março, por volta das 11h00, na Rua Macaúba, no Bairro Vila Vargas, e depois disso, desapareceu. 

Ainda segundo a comunicante, Tarcila teria deixado seus 03 (três) filhos na casa de sua avó. 

As buscas por Tarcila são intensas, familiares e amigos pedem para todos que tiver alguma informação sobre o paradeiro de Tarcila informar à Polícia Militar (190) ou à Polícia Civil (197). Garantido o sigilo do denunciante e das informações./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.