Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de setembro de 2014

Corpo enterrado há 10 anos é achado inteiro após zeladora abrir cova na BA


  Roupas também estavam conservadas e situação repercute na cidade. Puxei a cabeça para ver se    soltava e nada, diz zeladora do cemitério. 

O corpo de um homem enterrado há mais de 10 anos na cidade de Poções, a cerca de 452 km de Salvador, foi encontrado inteiro e com roupas conservadas. A descoberta foi feita depois da zeladora do cemitério abrir a cova com objetivo de enterrar no local também a mãe dele, no domingo (14), e perceber que o corpo estava praticamente intacto.

Diante da situação, para permitir que os dois corpos ficassem juntos na cova, o corpo da mãe foi enterrado no caixão dela, que não era grande, e o corpo dele foi colocado de lado na cova, de acordo com a zeladora do cemitério, Maria Barbosa de Jesus, 64 anos. Ela relata como encontrou o corpo do homem.

"A mãe dele morreu na madrugada de domingo, então o pessoal abriu o túmulo e deixou o caixão para que eu retirasse os ossos, como sempre faço. Quando abri a tampa do caixão, o corpo estava lá, inteirinho. Puxei a cabeça para ver se soltava, mas nada. Nada do corpo se soltava. Então tirei ele da cova e mandei chamar os familiares", diz.

Segundo Maria de Jesus, em Poções, quando uma pessoa morre, os familiares contratam ou pedem que alguém abra a cova, mas a responsabilidade de tirar os ossos é dela. A zeladora trabalha no cemitério há dois anos e afirma nunca ter visto algo parecido. "Eu não me assusto com morto porque eles não fazem nada a ninguém. Não senti nada ao ver aquele corpo inteiro, mas foi uma novidade, porque nunca tinha visto isso", relata. BA (Foto: Adriano Cruz/Poções

Policia Militar de Alcobaça prende jovem acusado de vender drogas pelo WhatsApp



Alcobaça: Na tarde desta quarta-feira (17), policiais militares da cidade de Alcobaça, prenderam um jovem na Rua Memorial de Sá, Centro da cidade. O acusado foi identificado como Victor Silva de Brito, vulgo “Victor Branquinho” ou “Vitinho”, de 18 anos. Com o acusado a polícia apreendeu certa quantidade de “maconha” e “cocaína”.

Segundo a polícia, o Vitinho já vinha sendo investigado pela PM através de diversas denúncias. Os militares estavam monitorando o acusado há aproximadamente 02 meses. Após a prisão, o celular do acusado não parava de tocar, chegando mensagens via “Whatsapp” de usuários solicitando a droga para o Vitinho.

Ainda segundo a polícia, a apreensão do celular do acusado prova as denúncias contra o acusado de que ele utilizava o telefone e as redes sociais para traficar. O acusado foi conduzido para a Delegacia do Prado, onde a delegada Rosângela Sousa está respondendo por Alcobaça. Após oitiva a delegada autuou o Victor por crime de tráfico de drogas.

O acusado encontra-se custodiado na carceragem da cadeia Pública do Prado e deverá ser recambiado nos próximos dias para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), ficando à disposição da Justiça./Liberdadenews

Mãe pega no colo filho morto a tiros em Ibirapuã



Ibirapuã: Um homem foi morto a tiros, por volta das 21h00, na rua José Bonifácio, no centro de Ibirapuã, próximo a uma igreja evangélica, de onde se ouviu os disparos.

Regivaldo Souza Silva, o Deca, 25 anos, que tem várias passagens pela polícia por furto, morreu no local. A mãe dele aparece na foto, desolada, com o filho no colo.

Ninguém soube informar sobre os atiradores. A motivação do crime será investigada pelo delegado titular de Ibirapuã Gean Carlos Nascimento./Radar58

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Gestantes recebem kits para bebês através do Programa “CRAS ”



O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social de Jucuruçu realiza Projeto para as gestantes e finaliza com entrega de Kits de enxovais.


Esse projeto é uma parceria entre Prefeitura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Voluntárias Sociais da Bahia, onde beneficia gestantes acompanhadas pelo (CRAS), tendo intuito também, de se estender para beneficiar as gestantes dos Distritos, Através da equipe Volante do CRAS.


Objetivo do projeto é de passar informações desde a percepção da gravidez aceitação, conflitos, sentimentos, Direitos Sociais da gestante e criança, e a importância de uma alimentação saudável, para que possam usar as informações para terem uma gestação saudável e segura para mãe e filho(a).

Itens que compõe o kit de enxoval: Banheira, camisetas, conjuntos de lençóis para berço, pagãos, pares de luvas e meias, toca, toalha de banho, fraldas descartáveis e de tecido, trocador, sabonetes, cotonetes, pacotes de algodão, broches, toalha de boca, saboneteira e lembranças para entregar na visita de Nascimento do bebê.


Tio obriga menina de 6 anos a beber cachaça para estuprá-la em MG



Menina e o suspeito moram em Verdelândia. Violência foi descoberta depois que garota chegou bêbada na escola.

Um homem de 24 anos foi preso nesta quinta-feira (11), em Amargoso, zona rural de Verdelândia (MG). Ele é suspeito de estuprar a sobrinha de seis anos. Segundo a Polícia Militar, ele obrigava a criança a ingerir bebida alcoólica para cometer a violência sexual.

A PM foi acionada por um funcionário do Conselho Tutelar da cidade, depois de uma denúncia da supervisora da escola onde a criança estuda. Segundo as informações que constam no boletim de ocorrência, a menina chegou para estudar com sinais de embriaguez, ela tinha inclusive dificuldades para se manter em pé.

Ao ser questionada, a garota de seis anos afirmou que o tio a obrigava a beber cachaça e em seguida abusava dela. Disse também que isso acontecia com frequência e que ele a ameaçava, dizendo que se ela contasse para alguém apanharia.

A PM procurou pelo tio da criança, que negou todas as acusações. A mãe dela também disse que não sabia que a menina era vítima de abusos e que havia saído cedo para trabalhar, deixando a filha com o irmão. Ela também foi levada a delegacia.

Como a criança se queixava de dores na barriga e de cabeça, ela foi encaminhada para um hospital./G1

Corpo de pescador é encontrado boaindo no rio Jequitinhonha em Itaobim




Corpo de pescador é encontrado boiando no rio Jequitinhonha em Itaobim. O corpo do pescador Lourismar Pereira da Silva, de 35 anos, foi encontrado na manhã de quarta-feira (17), boaindo no rio Jequitinhonha, em Itaobim.

O pai dele contou que o pescador estava desaparecido desde segunda-feira (15).

O corpo foi encontrado por populares que auxiliavam os policiais do Corpo de  Bombeiros na busca. A pericia foi acionada e o corpo enviado ao IML.

O corpo estava em avançado estado de decomposição e não foi possível  determinar se o homem  passou mal e se afogou,  ou se foi morto por outra causa.

O pescador foi sepultado no cemitério municipal daquela cidade./Gazeta De Araçuai

Saída de Patrícia Poeta do 'Jornal Nacional' teria relação com Carlinhos Cachoeira


Jornal Nacional

Segue ecoando na Globo o anúncio repentino da saída de Patrícia Poeta do "Jornal Nacional".

Para alguns jornalistas da emissora, o fato tem associação direta com a notícia de que Poeta e seu marido, o diretor de programação da rede, Amauri Soares, estariam comprando um apartamento no Rio, no valor de R$ 23 milhões, que seria do empresário Georges Sadala, citado nas investigações sobre o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Segundo fontes da Globo, a notícia da compra do imóvel vazou para a imprensa e desagradou à alta cúpula da emissora. Teria até sido assunto de uma reunião. Procurado, Amauri Soares não comentou o assunto.

Poeta deixa o "JN" com audiência em queda. Mas vale dizer que o noticiário vem sofrendo com a fuga de plateia do horário eleitoral e com o baixo desempenho das novelas que o antecede e o sucede na emissora.

As informações são da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (19)./Folha

JUCURUÇU: Todos juntos contra a hipertensão arterial


HIPERTENSÃO ARTERIAL OU PRESSÃO ALTA
O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL?


A hipertensão arterial é uma doença caracterizada pela alta pressão que o sangue exerce para se movimentar nas artérias. Quando atinge valores maiores que 140/90 mmHg – ou 14 por 9 – , é necessário cuidado, porque se não controlada a hipertensão pode acarretar infarto do miocárdio, derrame, insuficiência cardíaca, falência dos rins, edema agudo dos pulmões (pelo acúmulo de sangue), crescimento do coração (miocardiopatia dilatada hipertensiva) e angina (dor no peito), aneurismas e dissecção de aorta.


Fatores de risco

Embora a hipertensão seja uma doença muitas vezes silenciosa, existem fatores de risco gritantes que devem ser levados em consideração para ficar em alerta sobre este problema, entre eles estão o histórico da doença na família, ingestão de grande quantidade de bebida alcoólica, tabagismo, dislipidemia (excesso de gordura no sangue), obesidade, vida sedentária, estresse e alimentação com excesso de sal.



Estatísticas que atestam o aumento da doença

Segundo pesquisas do Ministério da Saúde e dados das Sociedades Brasileiras de Cardiologia e de Hipertensão, mais de 17 milhões de brasileiros são hipertensos. A porcentagem da doença aumentou em todas as faixas etárias, já que atualmente, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do problema, 14% da população de até 34 anos é atingida. O índice salta para 34,5%, dos 45 aos 54, e para 50,4%, dos 55 aos 64 anos. Ainda constatou-se que a ocorrência de hipertensão é mais comum no sexo feminino (27,2%) do que no masculino (21,2%).

Uma boa parte da população (24,4%) é portadora desta doença, que é responsável por 80% dos AVCs (acidentes vasculares cerebrais), 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Apesar desses indicadores, apenas 23% dos hipertensos controlam corretamente a doença.


Preste atenção nos sintomas

É imprescindível que tanto as mulheres quanto os homens façam sempre um check-up, que incluirá uma avaliação clínica para detectar a doença. Outro fator importante é prestar atenção nos sintomas da hipertensão arterial. Os principais são:

Dor de cabeça na região da nuca,
Visão turva,
Sensação de cansaço,
Tontura,
Sangramento no nariz,
Náusea e vômito, que geralmente aparecem quando o caso está mais avançado.
Diagnóstico


Pessoas que têm pressão alta precisam visitar o cardiologista pelo menos a cada seis meses. Já as que têm pressão de até 12 por 8, considerada normal, devem ir ao cardiologista uma vez por ano. As crianças também precisam ter sua pressão acompanhada pelo pediatra. Vale lembrar também que 90% dos indivíduos com mais de 55 anos podem desenvolver hipertensão, mesmo aqueles que nunca tiveram pressão alta.

Tratamento

Após o diagnóstico da hipertensão, inicia-se o tratamento que se constitui de:

Alimentação adequada com redução do uso de sal;
Exercícios físicos;
Redução da ingestão de bebidas alcoólicas;
Cessação do hábito de fumar;
Tratamento da obesidade;
Controle do estresse;
Identificação de doenças (como problemas na tireóide ou rins) ou medicamentos (uso de anti-inflamatórios ou esteroides), que podem causar elevação da pressão;
Introdução de medicamentos anti-hipertensivos, quando necessários.
É imprescindível que paciente não interrompa o tratamento, siga as orientações do médico e tome as medicações corretamente.



JUCURUÇU: Todos juntos contra a hipertensão arterial, a famosa pressão alta! Envelhecendo com Saúde! Obrigada pela parceria da Educação e Social sempre conosco.

Juiz é condenado por ficar com dinheiro de fiança; pena é aposentadoria compulsória



Juiz é condenado por ficar com dinheiro de fiança; pena é aposentadoria compulsória

O juiz Sérgio Rocha Pinheiro Heathrow foi condenado à aposentadoria compulsória pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) por peculato – crime de desvio de dinheiro público. A decisão de aposentar o magistrado foi tomada pelo Tribunal Pleno nesta quarta-feira (17). De acordo com a relatora do processo administrativo disciplinar, desembargadora Heloísa Pinto de Freitas, o juiz é alvo de diversos processos administrativos e já estava afastado das atividades, por ter sido condenado anteriormente pelo tribunal à disponibilidade. O juiz foi condenado por ter se apropriado dos valores de duas fianças afixadas em dois processos que tramitavam na Vara Criminal de Camacã, no sul da Bahia. Os valores das fianças eram de R$ 1.085 e R$ 3.400. Segundo os autos, o juiz era substituto na comarca, e deferiu duas liberdades provisórias mediante pagamento de fiança.

O advogado do juiz, João Daniel Jacobina, afirmou que ele ficou com a importância por “não saber como proceder com o valor pago” e pediu orientação do que fazer a um servidor experiente da comarca de Ilhéus, em que já havia trabalhado. Isso teria sido feito, já que nenhum servidor queria ficar responsável pela quantia. A orientação foi solicitada, segundo o advogado, na frente de uma servidora da unidade judicial. A orientação, conforme o defensor, deveria ser de oficiar um banco para abrir uma conta para depositar o valor e aguardar o resultado do processo. Jacobina diz que o processado não entendeu a orientação e transferiu a ligação para uma servidora e que ela teria entendido como proceder. “O magistrado, inexperiente, teve o cuidado de ligar para pedir orientação. Mas o fato é que o dinheiro sumiu”.

Tempo depois, o juiz saiu da comarca, quando o TJ abriu processo de promoção/ remoção. A defesa do magistrado afirma que, logo que ele saiu de Camacã, teve notícia do desaparecimento da quantia, e entrou em “pavor”, porque, na condição de magistrado, seria responsável pela situação. Diante disso, ele ligou para comarca, e para “não prejudicar ninguém, para que se resolvesse a situação, sem assumir qualquer tipo de culpa, restituiu o dinheiro”. De acordo com o relato da desembargadora, “os testemunhos coerentes e harmônicos prestados pelos servidores daquele juízo conduzem à conclusão de que o próprio processado recebeu tais quantias e liberou os alvarás de soltura, sem ter adotado qualquer providência posterior no sentido de recolhê-las em conta judicial, retendo-as indevidamente em seu próprio proveito. Evidenciam, ademais, que o processado, instado por várias vezes pela servidora do Cartório a regularizar tal situação, sempre prometeu que devolveria as fianças pagas, sem ter cumprido tais compromissos”.

Uma servidora, testemunha do caso, afirma que o cartório recebeu o dinheiro da fiança, e que o valor teria ficado dentro de um envelope grampeado e certificado nos autos, e que “nunca recebeu dinheiro de fiança em cartório". A servidora teria começado a cobrar o juiz sobre o valor quando ele começou a falar de promoção. Ela pedia a ele o dinheiro, e ele dizia que ia devolver. A testemunha ainda diz que “não havia dinheiro nos processos e nem comprovante de depósito”. Ela tinha receio de que ele não devolvesse a importância. Certa vez, nessas cobranças, depois que saiu a promoção, ela diz que Sérgio a ligou “dizendo que ia mandar o dinheiro por alguém, para dizer que esse dinheiro estava em um envelope e simular que tinha achado dentro do cartório, porque senão ia quebrar para o cartório”. A mesma versão foi apresentada por outras testemunhas. 

O advogado de Sérgio afirmou que não houve apropriação da verba, e que ele preferiu “sofrer este dano, a parecer que ele, ou qualquer servidor, tivesse sumido com o dinheiro”. A relatora do caso afirma que a quantia só foi devolvida quando uma sindicância foi instaurada para apurar o fato. A ligação do magistrado foi gravada por uma servidora. João Daniel Jacobina afirma que a servidora ameaçou o juiz para que desse conta do dinheiro, e que o áudio, conforme a perícia, teria sido manipulado, e por isso, não poderia ser considerado como prova. O advogado pediu que, caso o juiz fosse condenado, que fosse por negligencia na gestão cartorária. O Pleno decidiu pela aposentadoria por unanimidade, com vencimento proporcional ao tempo de serviço.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Medeiros Neto: Homem é preso em Itupeva por furto de moto



Um homem foi preso, na tarde da última quarta-feira (17), por policiais do 3º Pelotão de Lajedão, no distrito de Itupeva, município de Medeiros Neto. 

Josiel Santos Silva, 18 anos, estava com uma motocicleta roubada, uma XR 200, placa JOB–7383/Teixeira de Freitas.

Nossa reportagem fez contato com o delegado Sanney Simões, que informou que, até o momento, não há informações sobre o envolvimento do acusado em furtos a fazendas e que ele foi autuado em flagrante por furto qualificado, em razão de ter subtraído a motocicleta./Radar58

Prefeito de Itaberaba pode ficar inelegível



Conhecido pelas irregularidades cometidas na gestão de Itaberaba, o prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP) teve, novamente, suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) na tarde desta quinta-feira (18). Caso a Câmara de Vereadores acate o parecer do órgão, o pepista poderá ficar inelegível. As finanças de 2013 foram reprovadas com solicitação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor.

O relator do parecer, conselheiro José Alfredo, apontou que as contas estavam com diversas irregularidades nas demonstrações contáveis e destacou a negligência do pepista. O provável ato de improbidade administrativa será alisado pelo Ministério Público. O órgão ainda recomendou a implementação de medidas adequadas e eficazes ao estímulo ao recolhimento dos débitos e incremento da cobrança, em atendimento a dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal quanto a obrigatoriedade de instituição e efetiva cobrança de tributos municipais.

No mês passado, o gestor foi multado pelo TCM em função da contratação irregular de atrações musicais para animar o São João, no exercício financeiro de 2012, quando o município sofria graves consequências ocasionadas pela estiagem. Ainda de acordo com o órgão, ocorre que, além de não realizar concorrência para selecionar as atrações musicais para a festa, o prefeito não demonstrou que a empresa contratada fosse representante exclusiva das bandas que escolheu.

Em 2012, Mascarenhas apareceu na lista referente à rejeição de contas das Prefeituras, Câmara de Vereadores e das entidades descentralizadas nos últimos sete anos (de 2004 a 2010). O prefeito recorreu e venceu as eleições no mesmo ano.

Ibirapuã: Vereador que prega a moralidade contrata empresa do seu filho para prestar serviços a Câmara


Presidente da Câmara Enivaldo e seu filho
  Presidente da Câmara Enivaldo e seu filho 
Murilo Soares P. Lima  

Parece natural atualmente os políticos ampararem primeiramente a família e posteriormente pensarem quem sabe na população. Pior do que isso é além de ajudar a família superfaturar o máximo a ajuda.

Em Ibirapuã o presidente da Câmara Enivaldo Cordeiro Lima contratou um lava jato do seu filho e ainda foi cordial pagando uns trocados a mais pelos serviços. O pior é que toda a bondade foi realizada com o dinheiro público.

Conforme relata o termo da contratação, a Câmara Municipal de Ibirapuã contratou Murilo Soares Pereira Lima, filho do então presidente Enivaldo para dar manutenção ao poder legislativo.

No histórico do processo diz que Murilo recebe para realizar lavagem, troca de óleo do veículo e lavagem do auditório da Câmara. O presidente como é um homem de conduta incorrupta e continuamente traz o discurso da moralidade e honestidade com o dinheiro público, resolveu dar uma fugidinha no seu discurso “ético” e contratou a empresa do próprio filho.


Analisamos esse serviço sendo realizado semanalmente e o resultado daria ao filho do presidente R$ 900.  Observando o valor parece pouco, mas se levarmos em consideração o município de Ibirapuã, sua arrecadação e a fonte de renda, essa valor é algo muito amplo, principalmente se tratando do filho do presidente da Casa Legislativa.


Ibirapuã0000

A verdade é que além de conquistar a responsabilidade de representar o povo de Ibirapuã, receber a confiança dos vereadores, o presidente Enivaldo Cordeiro Lima não foi verdadeiro com o discurso que traz frequente nas sessões da Câmara e mostra que é um vereador cheio de vícios, principalmente quando o assunto é beneficiar alguém que seja da própria família.

Estamos analisando outros contratos referentes a contratações da Câmara Municipal de Vereadores e permaneceremos vigiando as ações da direção da casa legislativa./PORTALN3


Dilma fará caminhada em Feira de Santana na próxima quinta-feira



A dez dias das eleições, a presidente Dilma Rousseff (PT) volta à Bahia na próxima quinta-feira (25). Ela desembarca em Salvador no início da manhã e segue para Feira de Santana onde fará caminhada com os correligionários.

De acordo com o presidente da sigla na Bahia, Everaldo Anunciação, a atividade vai fortalecer a campanha dos petistas no interior do estado.

A atividade é estratégica, já que neste sábado a principal adversária na corrida presidencial, Marina Silva (PSB), faz comício em um dos bairros mais populosos de Salvador, Cajazeiras.

Ainda segundo Anunciação, a presidente deve andar pelo interior do estado, pois já cumpriu seu papel na capital baiana no último dia 28 de agosto.

Porém, a passagem da petista em Feira de Santana não descarta a possibilidade de a mesma voltar ao solo baiano antes do dia 5 de outubro.

Protesto de fazendeiros na BR-101 próximo a Itamaraju


Na manhã desta quinta-feira (18), fazendeiros interditaram a BR-101, na altura do km 802, a cinco quilômetros de Itamaraju, região sul da Bahia como forma de protesto.

O protesto é formado por agricultores e familiares de Raimundo Domingues Santos de 55 anos, que teria sido feito de refém por índios(no dia 09/08), ao se deslocar até uma fazenda ocupada por índios.

 Centenas de pessoas com faixas e camisas clamam por justiça e pede maior agilidade nas investigações. A extensão do engarrafamento de veículos está com mais de um quilômetro.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes pedem a presença de autoridades para esclarecer o sequestro de um fazendeiro, ocorrido no dia 9 de agosto, após ser mantido refém por índios na região.

Usuário estupra, mata e enterra a própria mãe


O outro filho, desolado, chora ao lado do corpo da mãe.

Isaque Silva de Oliveira, 22 anos, confessou nesta quarta-feira (17) que estuprou, matou e enterrou o corpo da própria mãe, Ivanilde Silva de Oliveira, de 42 anos.

  Policiais encontraram o corpo da vítima no local exato indicado pelo autor do crime  

À Polícia Civil, o acusado disse que cometeu o crime após uma discussão com a vítima na madrugada do dia 5 de agosto, em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal.

Ivanilde de Oliveira foi morta com golpes na cabeça. O corpo foi enterrado em um lote baldio próximo à casa onde mãe e filho moravam, no dia 7 de agosto.


Após confessar o crime, Isaque mostrou o local exato onde enterrou o corpo da mãe. Ele está preso na Delegacia Regional de Águas Lindas./Portal730

Bahia tem 230 mil carros com o IPVA atrasado




As intituladas Blitz do IPVA realizadas pelos órgãos de regulamentação de trânsito da Bahia, e suspensas pela juíza de Direito Maria Verônica Moreira Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública, em liminar movida pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), continuam. Pelo menos é o que informa o assessor técnico do Detran, major Genésio Luide.

“Ainda não recebemos nenhum tipo de notificação a respeito da liminar, por isso, as blitzes que estão agendadas para atuar na cidade, continuam,” afirma. Segundo Luide, as ações que atuam em conjunto com a Transalvador, são legais.

“A blitz que foi intitulada como do IPVA , faz fiscalização do trânsito e dentro disso, ela verifica se o veículo está com o CRLV em dias, que é o documento que informa se o seguro DPVAT, licenciamento e o IPVA do automóvel estão regulares.

A falta desse documento pelo artigo 269 do código de trânsito é motivo de apreensão do porte do veiculo, “ explica o major. (Tribuna)

Taxa de analfabetismo cai 0,4 pontos percentuais, mas ainda atinge 13 mi




A taxa de analfabetismo das pessoas acima de 15 anos no Brasil voltou a cair em 2013. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o país tinha cerca de 13 milhões de analfabetos nesta faixa etária no ano passado, o que corresponde a 8,3% da população. O resultado é 0,4 ponto percentual abaixo do regsitrado em 2012 (8,7%).

A taxa de analfabetismo funcional também caiu, de 18,3% para 17,8%. A Pnad foi divulgada nesta quinta (18.09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado de 2012 manteve-se praticamente estável, com alta de 0,1 ponto percentual em relação a 2011, quando foi registrado 8,6% de analfabetos.

Desde 2004, ano em que a abrangência da Pnad incluiu pela primeira vez as populações rurais de toda a Região Norte, houve queda de 3,2 pontos percentuais, de 11,5% para 8,3%. Em números absolutos, de 2012 para 2013 houve redução de 297,7 mil analfabetos no país.

De acordo com o IBGE, a maioria de analfabetos eram mulheres, com 50,6%, realidade que se repete nas regiões Sudeste (56,2%), Sul (55,6%) e Centro-Oeste (50,5%). No Norte e no Nordeste, os homens representam a maioria dos analfabetos, com 53,2% e 52,1%.

Apesar disso, a taxa de analfabetismo é superior entre os homens, com 8,6% contra 8,1% da mulheres. Na divisão por região e sexo, os homens nordestinos têm a taxa mais alta, de 18,2%, enquanto as mulheres da Região Sul têm a menor, de 3,9%. Ao considerar a idade, a pesquisa mostra que pessoas com mais de 60 anos são mais frequentemente analfabetas que as mais jovens.

Palmeiras 2 x 2 Flamengo: Verdão sai atrás no placar, mas reage na segunda etapa e consegue o empate


Palmeiras 2 x 2 Flamengo: Verdão sai atrás no placar, mas reage na segunda etapa e consegue o empate

Com as vitórias de Bahia e Coritiba, Palmeiras cai para a 18ª posição e se complica no Brasileiro. Flamengo se mantém no meio da tabela

Empate com sabor de derrota para os dois times. Esse é o sentimento de Palmeiras e Flamengo, que empataram em 2 a 2 em partida disputada no Pacaembu, válida pela 22ª rodada do Brasileiro. O Flamengo saiu na frente com gols de Canteros e Alecsandro, mas o Palmeiras reagiu na segunda etapa e conseguiu o empate com gols de Diogo e Victor Luís. O Verdão ainda poderia ter saído com a vitória, senão fosse a expulsão infantil de Valdívia, quando o time dominava a partida.

A noite foi marcada por "desencantos". Alecsandro, que não marcava com bola rolando desde a vitória sobre o Botafogo, no dia 27 de julho, marcou de cabeça. Desde o tento no clássico, foram apenas três gols, todos em cobrança de pênalti. Do outro lado, Diogo, que não marcava desde o ano passado - seu último gol tinha sido com a camisa da Portuguesa -, desencantou e fez seu primeiro gol pelo Palmeiras.

O JOGO

O Palmeiras ficava com a bola, mas tinha dificuldades para furar o bloqueio da zaga carioca. Melhor posicionado em campo, o Flamengo explorava bem os contra-ataques e criava boas chances, principalmente pelo lado esquerdo. Aos 12 minutos, João Paulo foi até a linha de fundo e cruzou para a entrada da área. Juninho cortou mal, e a bola ficou limpa para Canteros, que ainda driblou Nathan antes de encher o pé e abrir o placar.

O time do Palmeiras parecia sem reação. E a situação piorou quando o Flamengo ampliou. Aos 31, Leo Moura enfiou boa bola para Eduardo da Silva. O atacante ganhou dividida com o goleiro e cruzou para Alecsandro cabecear para o fundo do gol. Ele não marcava um gol com bola rolando desde o dia 17 de julho.

PALMEIRAS REAGE NO SEGUNDO TEMPO E CONSEGUE O EMPATE

Sem saída de bola e com pouca criatividade, Dorival Júnior promoveu a entrada de Allione e Valdívia ainda no intervalo. E as mudanças do treinador, com um toque de sorte, surtiram efeito logo de imediato. Com apenas dois minutos da segunda etapa, o Palmeiras diminuiu o placar. Lúcio deu um chutão para o ataque, Léo Moura furou e Diogo chutou cruzado para fazer seu primeiro gol com a camisa alviverde.

O Palmeiras era muito melhor na segunda etapa, e o empate era questão de tempo. Aos 23, após boa jogada do ataque do Palmeiras, Valdívia deu lindo passe para Victor Luís dentro da área. O lateral acertou um belo chute de perna esquerda e empatou a partida.

VALDÍVIA É EXPULSO E FLAMENGO POR POUCO NÃO SAI VITORIOSO

O time pressionava e estava perto da virada, mas Valdívia foi expulso infantilmente e prejudicou o Palmeiras. Após fazer uma falta em Amaral, o meia chileno, sem nenhum motivo, pisou de forma desleal no adversário. Anderson Daronco mostrou o vermelho direto.

Nos minutos finais, o Flamengo, com um a mais, pressionou e quase conseguiu a vitória. Aos 38, Canteros fez boa jogada de linha de fundo e rolou para Elton tocar para o gol vazio. Lúcio, de forma heroica, salvou em cima da linha.

E não foi só isso. Aos 40, Alecsandro arriscou de fora da área e carimbou a trave. No rebote, Everton balançou as redes, mas já tinha sido marcado o impedimento.

Os dois times voltam a campo no próximo domingo, dia 21. O Palmeiras vai até Goiânia enfrentar o Goiás no Serra Dourada. Já o Flamengo terá um clássico regional pela frente. O Rubro-Negro pega o Fluminense no Maracanã.

GUARATINGA: Homem Denunciado por assassinato no Córrego do Norte será julgado nesta quinta-feira


GUARATINGA: Homem Denunciado por assassinato no Córrego do Norte será julgado nesta quinta-feira

GUARATINGA – Denunciado pelo Ministério público Estadual como incurso nas penas do artigo 121, § 2º, I e IV do Código Penal, Sebastião Rodrigues Lacerda, vulgo “Tião Peludo”, será submetido a júri popular na próxima quinta-feira, dia 18, no Salão do Júri do Fórum Valentim Batista, da comarca de Guaratinga.

“Tião Peludo” foi denunciado pelo MP, como sendo, o autor do crime que vitimou Manfredo da Silva Oliveira, no dia 20 de Dezembro de 2011, na Fazenda Reunidas, localizada no Córrego do Norte, nas proximidades do povoado de Monte Alegre, no município de Guaratinga.

Consta no Inquérito Policial que, no dia do crime, por volta das 23 horas, num imóvel da Fazenda, o denunciado, aproveitou o momento em que a vítima se encontrava deitado no quarto em que ambos dividia para deferir um tiro a queima-roupa de pistola tipo garrucha, de fabricação caseira, contra a região craniana de Manfredo, levando-o a óbito. Sebastião Rodrigues e Manfredo da Silva trabalhavam juntos na Fazenda “Reunidas”, compartilhando o mesmo quarto do imóvel que era destinado aos empregados rurais daquela fazenda.

O Julgamento terá inicio as 08:30h e será presidido pelo Juiz de Direito titular da Comarca de Guaratinga, Dr° Rodrigo Quadros de Carvalho. Na defesa do Réu atuará o advogado Dr° Deldi Ferreira Costa. O Ministério Público será representado pela Promotora de Justiça, Drª Michelle Roberta Souto./guarananet

Assaltantes são atropelados e rendidos pela população e são lichados


Criminosos são atropelados e rendidos pela população que parte para o linchamento
  Criminosos são atropelados e rendidos pela população que parte para o linchamento  

Na manhã da ultima terça-feira 16/ 09 no centro de Rondonópolis no Mato Grosso, que fica 215 km de Cuiabá, dois suspeitos em uma motocicleta abordaram duas pessoas que saiam de um banco com uma maleta de dinheiro.

Segundo informações a dupla de assaltantes com arma em punho se aproximou do veiculo das vitimas e anunciou o roubo. Uma pessoa que estava próximo ao local e presenciou toda situação, atravessou a rua com seu carro e atropelou os assaltantes que de imediato caíram da moto. Após atropelar os marginais o condutor perdeu o controle do veiculo e bateu em uma árvore.

Os assaltantes identificados como Geusvan Silva Pinto e Fernando Medeiros Pereira ainda tentaram atirar contra as vítimas, mas foram amarrados e agredidos pela população que não poupou chutes e ponta pés em cima dos criminosos.

VEÍCULO UTILIZADO PARA ATROPELAR ASSALTANTES
  VEÍCULO UTILIZADO PARA ATROPELAR ASSALTANTES  

Duas viaturas da Policia Militar esteve no local e encaminhou a dupla de assaltantes para a 1ª Delegacia de Polícia onde foram atuadas em flagrante. As vitimas do assalto e do veículo passam bem./Naftali Gomes/PORTALN3

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Prefeita Uberlândia toma posse como presidente da Junta Militar em Jucuruçu



Na manhã da última terça-feira (16/9), a prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Carmos Pereira, foi empossada como presidente da Junta de Serviço Militar nº 225 do município de Jucuruçu – BA.

A prefeita assinou o termo de posse na presença do delegado da 7ª Delegacia do Serviço Militar sediada em Eunápolis e 1º tenente do Exército, Paulo Gilmar P. Santo, do secretário da Junta Militar de Jucuruçu Cleiton Batista Sena e do secretário da Junta Militar de Itanhém Eptacio Costa.


Para o delegado regional, a prefeita será uma peça fundamental para o desenvolvimento do serviço militar no município. “A Junta Militar tem muita importância no município que vai além da expedição de certificados de dispensa de incorporação e regularização da situação militar”, ressaltou o tenente, que elogiou o trabalho que é realizado em Jucuruçu em parceria com a Prefeitura e valorizou principalmente a qualidade de atendimento ao público na Junta Militar.

Assumindo o cargo, a prefeita adquiriu a responsabilidade de manter os serviços do Exército Brasileiro em Jucuruçu em funcionamento bem como certificar jovens alistados.

"Prometo envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que nosso município contribua para o exercício da cidadania e o engrandecimento da pátria”, disse a prefeita em trecho de seu juramento.


A Junta de Serviço Militar é o órgão do município que tem o apoio técnico do Exército Brasileiro e é responsável pelo alistamento de jovens e atendimento a todos os cidadãos nos serviços relacionados ao serviço militar.

A prefeita Uberlândia reforçou a importância do serviço, destacando o seu compromisso como presidente, missão que assume “com responsabilidade e respeito”.

"Agradeço ao secretário Cleiton pelo belo trabalho que vem desenvolvendo à frente da Junta Militar, também à presença do tenente Paulo Gilmar, e faço o convite para que retornem sempre a Jucuruçu", finalizou a prefeita.


Todos o jovens que completam 18 anos no ano em vigor podem procurar a Junta do Serviço Militar que funciona do centro Administrativo 2 de Jucuruçu, na rua Trindade S/N, da 08 às 14h, para se alistarem./Itanhemfest

Justiça concede liminar que suspende blitz do IPVA em toda Bahia


Para a OAB é preciso discutir a cobrança do imposto sem privar o cidadão do seu direito de propriedade
  Para a OAB é preciso discutir a cobrança do imposto  
   sem privar o cidadão do seu direito de propriedade  

A Justiça mandou suspender a blitz do IPVA  em toda Bahia, em liminar datada de sexta-feira (12/9), depois de uma ação movida pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA). A juíza Maria Verônica Moreira Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública, entende que a blitz e a apreensão de carros que têm pendência no IPVA são exercício ilegal da administração pública e ferem princípios constitucionais. Com a liminar, o governo deve continuar cobrando o imposto pelos meios determinados pela legislação, mas sem apreender carros de contribuintes que estejam devendo.

A juíza determinou ainda multa de R$ 50 mil por operação de blitz que descumpra a decisão. Para a juíza, “apreender veículo na via pública por débito de IPVA, é o mesmo que expulsar, sem qualquer prévio procedimento, o contribuinte de seu lar em caso de inadimplemento do IPTU”.

A OAB está envolvida no caso desde novembro do ano passado, quando encaminhou a questão para a Comissão de Direito Tributário da instituição. A comissão então elaborou um parecer que apontou ilegalidade na operação.

O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, que é procurador do Estado, declarou-se impedido de analisar a questão e transferiu ao vice-presidente Fabrício Oliveira o comando das sessões do conselho que debateram e deliberaram sobre as blitz do IPVA.

A partir daí, o Conselho Pleno aprovou o parecer e propôs uma ação judicial que questiona as blitze e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

Na ação, a OAB da Bahia afirma que o procedimento de blitz e apreensão do veículo em situação de inadimplência configura exercício ilegal do poder de polícia da Administração Pública, em flagrante desrespeito princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório, da propriedade, razoabilidade e da proporcionalidade, com prejuízos de ordem moral e material aos cidadãos baianos./Correio

Imperdível: Azul vende passagem por R$ 79,90 de Teixeira de Freitas para Belo Horizonte


1tudoazul

A companhia Azul reduziu o valor das passagens dos voos diretos de Teixeira de Freitas para Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A venda começou na manhã de terça-feira (16). De Teixeira de Freitas para Confins, ou no sentido contrário, o preço foi reduzido de R$ 729,90 para R$ 79,90 na ida ou volta. Esse valor vale para viagem nos meses de novembro deste ano. O primeiro voo em Teixeira de Freitas será no dia 29 de setembro, uma segunda-feira.


Para conseguir os menores preços é preciso comprar a ida e a volta. Os menores preços são garantidos quando a compra da passagem for com pelo menos 20 dias antes da data da viagem. No site da Azul a taxa de embarque não está sendo cobrada do Aeroporto de Teixeira de Freitas. O motivo é que o aeroporto ainda não concluiu todas as etapas de homologação exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As exigências que garantem segurança nos pousos e decolagens foram atendidas, motivo de os voos terem sido aprovados./PORTALN3

Ibope/Globo: Dilma 36%, Marina 30% e Aécio 19%


ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) mostra a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) na frente na corrida presidencial. De acordo com o levantamento, apresentado no Jornal Nacional da Rede Globo, Dilma aparece com 36% das intenções de votos.


A presidenciável pelo PSB, Marina Silva, aparece logo em seguida com 30% e o postulante Aécio Neves (PSDB) marcou 19%.  Na comparação com o último levantamento, Dilma aparecia com 39% e Marina com 31%. Aécio tinha 15%.

Na simulação de segundo turno, entre Marina e Dilma, a presidente oscilou negativamente e caiu de 42% para 40%. Marina manteve o percentual e permanece na frente com 43%.

Incêndio em vegetação ocasiona acidente na BR 101 envolvendo quatro veículos



Teixeira de Freitas: Um acidente envolvendo um veículo Corolla, duas carretas e uma moto por pouco não acabou em tragédia na BR 101, dentro do perímetro urbano da cidade. O fato aconteceu em frente à Pousada Lord, por volta das 15h30, desta segunda-feira, 15 de setembro. De acordo com informações, o acidente foi causado por conta de um incêndio na vegetação próxima ao local, o qual impedia a visibilidade dos veículos.

O Corolla, de placa policial EPS 7374, era dirigido por Roberto Baptista Pontes, que vinha de Nova Venécia/ES e ia para Alagoas. O caminhão de placa policial IFP 2323, de cor branca, vinha de São Paulo e ia descarregaria em Fortaleza. Não obtivemos informações sobre o destino do caminhão verde, de placa policial ODH 5680, que ia sentido ao Espírito Santo, nem sobre o motociclista, já que ele evadiu-se do local, e alguém levou a moto, antes da chegada da Polícia Rodoviária Federal.


De acordo com o motorista do carro, ele vinha em baixa velocidade devido à falta de visibilidade ocasionada pela fumaça do incêndio. Ele sabia que na frente dele existiam veículos que também reduziram a velocidade. De repente ele ouviu um forte barulho que foi a colisão entre as carretas. Ainda segundo ele, e conforme imagens, o motorista da carreta branca saiu da sua mão e invadiu a pista contrária, batendo de frente na carreta verde.

O motoqueiro bateu na traseira do carro. Ainda restaram partes da viseira e da moto no veículo. A parte de trás do carro ficou destruída. A única informação que temos é que o motoqueiro machucou a cabeça, mas conseguiu sair correndo, sangrando e parecia consciente. Não há informações se ele foi levado ao Hospital, nem quem tenha pegado a moto dele.



Os motoristas das carretas não quiseram gravar entrevista. O Corpo de Bombeiros esteve no local controlando o incêndio, porém foram muitos os trechos incendiados ao longo da BR. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local controlando o trânsito e impedido que mais desastres ocorressem, já que os motoristas estavam invadindo a contramão para poder seguir viagem.

coliid2

Segundo o policial Persici, o motorista da carreta disse que invadiu a pista contraria para não matar o motoqueiro, quando ele avistou o acidente. Persici disse ainda, que esse trecho existe sinalização orientando para que a velocidade seja de 40 km por hora e a PRF alerta aos motoristas para que, se houver casos como esse de fumaça na pista, que a atenção seja redobrada. A PRF ficou no local até a chegada do guincho para a retirada dos veículos./Liberdadenews

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Jovem de 18 anos é assassinado a tiros no Ulisses Guimarães em Teixeira de Freitas



Teixeira de Freitas: Por volta das 19h30, desta terça-feira, 16 de setembro, um jovem foi executado a tiros, no Bairro Ulisses Guimarães. A Polícia Militar foi informada da ocorrência e uma guarnição compareceu ao local para fazer a preservação até a chegada da Polícia Civil. Estiveram presentes, o delegado plantonista do SILC, Dr. Júlio Telles, e sua equipe para fazer o levantamento cadavérico.


A vítima foi identificada como sendo Higor Gomes de Jesus, 18 anos de idade, morador do referido bairro. Segundo informações da polícia, o Higor estava caminhando pela Rua Panamá, quando foi abordado por dois indivíduos a pé, sendo que um deles sacou uma arma e atirou contra ele, fugindo em seguida. Segundo a mãe da vítima, o Higor tinha acabado de sair de casa, quando foi assassinado.


Ainda segundo a genitora, o Higor já foi preso por tráfico de drogas. O jovem foi assassinado com vários tiros, sendo a maioria na cabeça.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica esteve no local e procedeu aos exames perinecroscópicos. O corpo foi encaminhado ao IML para exames de praxe. O delegado Júlio Telles instaurou inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Ladrão de bodes teve as mãos decepadas e o corpo cortado





Um homem acusado de roubar bodes teve as mãos decepadas a golpes de facão no município de Pilão Arcado, localizado a 740 km de Salvador.


De acordo com informações da polícia, o caso ocorreu na noite de segunda-feira (15). A vítima foi encaminhada para uma unidade hospitalar em Petrolina, com cortes profundos por todo o corpo. Ainda de acordo com a polícia, o agressor informou que a vítima tinha sido vista roubando bodes em sua propriedade rural.



Após cortar as mãos da vítima e agredi-la com vários golpes, Norberto da Silva Moraes acionou a polícia e confessou a autoria do crime. Moraes foi preso em flagrante./R7

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.