Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 29 de outubro de 2022

SOY LOCO POR TRI, AMÉRICA! Flamengo derrota o Athletico-PR e conquista a Libertadores pela terceira vez

 


A América é do Flamengo pela terceira vez! Gabigol entrou para a história mais uma vez e marcou o gol do título rubro-negro diante do Athletico-PR, em Guayaquil. O camisa 9, que já havia sido o herói da conquista de 2019 contra o River Plate, coloca novamente o seu nome na galeria dos maiores momentos da história do clube mais popular do mundo. 

Com o título no Equador, o técnico Dorival Júnior conquista o troféu mais importante de sua carreira. A campanha da equipe que o atual treinador assumiu na metade do caminho foi irretocável. Fora 12 vitórias e apenas um empate. Na fase eliminatória, o Mais Querido superou todos os seus adversários, tanto dentro, quanto fora de casa. 

O início do jogo foi complicado e o Athletico-PR chegou a ameaçar o gol defendido pelo goleiro Santos, mas o roteiro do jogo virou pelo avesso quando Pedro Henrique recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Minutos depois, pouco antes do fim da etapa inicial, Everton Ribeiro, melhor nome do Flamengo no jogo, fez ótima jogada pela direita e cruzou na medida para Gabigol conferir para o fundo das redes. 

No segundo tempo, o Athletico-PR até tentou empatar o jogo, mas esbarrou na superioridade técnica e numérica do time carioca e não chegou nem perto do objetivo. Por outro lado, o Flamengo demonstrou maturidade com a bola na pé e segurança quando estava sem ela, até o apito final do árbitro Patrício Lostau./TUPI

Governo do Estado implanta câmeras de segurança em Itamaraju, reforçando o combate ao crime no município


A Secretaria de Segurança Pública da Bahia iniciou no estado a implementação do projeto Vídeo Polícia, uma solução integrada de videomonitoramento dotado de inteligência artificial, cuja primeira fase já foi concluída, atendendo Salvador e sua região metropolitana.

 


A cidade de Itamaraju, no Extremo Sul da Bahia, está entre os 77 municípios baianos que vem recebendo investimentos do governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ampliando ações de combate e prevenção de crimes.

 


O município vem sendo contemplado com a implantação de sistema de videomonitoramento, capazes de registrar e identificar criminosos, armas, placas de carros e atitudes suspeitas, localizar pessoas desaparecidas, entre outras ações que contribua para a segurança da população.

 


A nova realidade e inovação na segurança pública, já levou à prisão de centenas suspeitos em Salvador e está sendo ampliado pelo Governo do Estado, garantindo segurança pública nos diversos municípios contemplados.

 


Em diversos pontos do município itamarajuense as câmeras já foram instaladas e já estão em funcionamento, para os moradores os investimentos aumentam a sensação de paz e ajuda no combate ao crime.

 


"Nós temos agora talvez a melhor tecnologia do país nesta área. Há cerca de quatro anos, implementamos um projeto piloto de reconhecimento facial na cidade de Salvador, fruto de visitas que fizemos à Europa e à China. Essa tecnologia serve para prevenir crimes, socorrer pessoas e para a funcionalidade da cidade. No projeto piloto tivemos absoluto êxito, inclusive durante os carnavais, com a prisão de mais de 200 pessoas e a elevação substantiva da atividade da Segurança Pública", afirmou o governador.

 


Ainda de acordo com Rui Costa, a Bahia já conta com 23 centros de comunicação instalados, todos eles conectados. "O planejamento é que todas as cidades que fazem parte do projeto tenham acesso a essa inteligência artificial, a esse recurso tecnológico. O que muda é que, antes, a identificação era feita pelo policial, visualmente. Agora, o próprio sistema identifica criminosos, suspeitos, armas e placas de veículos".

 


Para o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, o investimento vai dar muito mais resolutividade para a Segurança Pública.

 


Inovação

 


Além de aumentar o número de municípios atendidos pela tecnologia, o projeto traz mais uma inovação, a adoção de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados que serão implantados em viaturas das unidades da Polícia Militar da capital e região metropolitana. Os chamados rádios transceptores permitirão o acesso imediato das equipes policiais nas ruas aos alertas emitidos pelos sistemas de reconhecimento facial e de placas, em tempo real./ cocobongo

Mucuri: Homem de 38 anos é assassinado a tiros no Bairro Triângulo Leal em Itabatã


Mucuri: João dos Anjos Oliveira, de 38 anos, foi assassinado na noite da última sexta-feira, 28 de outubro, por volta das 23h20, na Rua Pescocinho, no Bairro Triângulo Leal, no distrito de Itabatã, município de Mucuri. 

Segundo informações, a vítima estava na região das Casas Populares, quando foi surpreendido por criminosos, que já chegou atirando, sem oferecer chance de defesa. A vítima foi alvejada por diversos disparos de arma de fogo, e apresentava perfurações na cabeça e tórax. Na sequência, os criminosos fugiram do local, tomando rumo ignorado. 

A Polícia Militar, esteve no endereço da ocorrência, realizou rondas nas imediações, mas não localizou nenhum suspeito. João dos Anjos chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal São José, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito na Unidade Hospitalar. A delegada plantonista, Andressa Carvalho, foi informada do óbito e autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Após exames de necropsia, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. As investigações estão a cargo do delegado titular, Samuel Martins, e sua equipe. Segundo a Polícia, João dos Anjos era considerado um indivíduo de alta periculosidade, com várias passagens pela polícia./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Medeiros Neto: tio do vereador Ermisvaldo morre vítima de infarto


Nesta sexta-feira, 28 de outubro, a cidade de Medeiros Neto perdeu mais um ilustre morador. Danilo de Jesus Rodrigues, 24 anos, foi vítima de infarto. 

Segundo informações, Danilo passou mal no dia anterior, quando chegou a ir ao hospital. Ele retornou para casa, repetiu o quadro e teve o infarto. 

Ele era lanterneiro e deixa duas filhas. Danilo era também tio do vereador Ermisvaldo Rodrigues (PT), de Medeiros Neto. 

O corpo de Danilo Rodrigues, está sendo velado na residência da família, no bairro Olaria. O sepultamento está previsto para às 08 horas, desde sábado, dia 29 de outubro, no cemitério Alto da Colina./MDD

AJUDE: Teixeira: Criança nasce com hidrocefalia e anencefalia e família pede ajuda para comprar cadeira postural

A pequena Maria Lara, de 2 anos e 3 meses, foi diagnosticada ainda na gestação com hidrocefalia — a qual é o acúmulo de líquor cefalorraquidiano na cabeça, ocasionando o crescimento do perímetro cefálico — e anencefalia — sendo a total, ou quase total falta de massa encefálica, ou seja, cérebro, a tornando, segundo os médicos, totalmente incompatível com a vida. 

Maria Lara nasceu em Teixeira de Freitas com o perímetro cefálico (PC) de 40 cm, e foi aumentando numa velocidade absurda. Os médicos da cidade alegaram que nada podia ser feito e que a única cirurgia que poderia ajudá-la, também poderia matá-la, porque “ela não tinha absolutamente nada de cérebro”. 

Dois meses após o nascimento ela já tinha 66 cm de PC. Não comia, não chorava e nem mexia mais os braços, pois a cabeça crescera tanto, que estava causando pressão intracraniana e isso estava afetando suas funções básicas. 

Então, Lorrâyne Gomes, mãe de Maria Lara, que morava no bairro Redenção, a tirou da cidade, contrariando as opiniões médicas. Chegando ao Hospital Infantil de Vitória, ela foi rapidamente internada para colocação da válvula que drena o líquido da cabeça para bexiga, para assim ser expelido no “xixi”. 

Desde então sua cabeça parou de crescer, porém, também não diminuiu e pesa muito. Isso causa dificuldades nos cuidados com a pequena, pois ela não consegue se segurar. Os familiares são seu sustento o tempo todo. 

A família está na luta desde que Maria Lara veio ao mundo, tentando adaptar tudo que pode para que ela tenha conforto e uma ótima qualidade de vida. 

Hoje, mesmo com tantas limitações, o seu crescimento não foi prejudicado se comparado às crianças de sua idade. Isso é ótimo, porém, também traz algumas preocupações à família quanto ao conforto da criança no carrinho de bebê que ela usa, pois não cabe, não se ajeita e não há conforto. 

A fisioterapeuta de Maria Lara, indicou a cadeirinha postural, que é o correto e indicado, já que ela não sustenta o tronco e muito menos a cabeça. Porém, custa caro, quase R$ 21.000,00 e, por conta disso, a família criou uma vaquinha online com o objetivo de angariar recursos para comprar a cadeirinha da pequena. 

Com a cadeirinha postural, tarefas simples do dia a dia de Maria Lara, se tornarão mais fáceis e confortáveis, tais como ir ao posto de saúde, ir à fisioterapia, ou até mesmo poder se alimentar sentada e sem tencionar a coluna. 

Você pode ajudar a pequena, Maria Lara, a ter uma vida melhor, através do pix da Vakinha ou compartilhando para chegar ao maior número de pessoas. 

A família agradece. 

Chave pix: 3213244@vakinha.com.br ou (73) 99915-6340. 

Clique aqui, para saber mais detalhes sobre a Vakinha da Maria Lara./ SulbahiaNews/Bell Kojima

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Família denuncia descaso e negligência médica no HMTF: “Meu filho entrou com dois arranhões após cair de moto e saiu no caixão

Teixeira de Freitas: A reportagem do Liberdade News foi procurada por Jefirson Sandres, de 34 anos, irmão de Marcelo Sandres Oliveira, de 30 anos, morador da Rua João Cabral de Melo Neto, no Bairro Colina Verde, na cidade de Teixeira de Freitas. Jefirson conversou com a reportagem do Liberdade News, em relação à morte de seu irmão, fato ocorrido em uma segunda-feira, dia 18 de outubro. Segundo o Jefirson, seu irmão Marcelo caiu de moto no dia 10 de outubro, e teve aparentemente dois arranhões na perna. 

Ele foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas. A princípio, medicaram e deram alta sem nenhum Raio-X. A perna inchou, imaginávamos que seria uma pequena torção. O quadro se agravou e ele foi encaminhado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Imagino eu que por falta de cuidado deles, a ferida infeccionou e generalizou. O meu irmão ficou internado por 08 dias. Ele deu entra em uma segunda-feira (10), cheguei na quarta-feira (13), conversei com o médico, porque percebi que eles não estavam olhando o meu irmão”. 

“Fui em outra sala, voltei a falar com o médico para ele fazer uma avaliação e não deixei que a enfermeira fechasse a lesão. Após a minha atitude, as coisas começaram a mudar, e tomarem as providencias. Articularam com o pessoal do intensivo, entraram com as medicações corretas, e encontraram a bactéria que ele pegou no Hospital. Começou a usar os medicamentos e a melhora veio posteriormente, mas, já na sexta-feira (15), se alimentou normalmente, e no sábado (16) amanheceu indisposto, sem querer se alimentar, e com uma hemorragia”. 

“Eu preocupado, sempre procurando o médico e ele dizendo que a saúde do meu irmão estava melhorando, mas, a perna estava roxa, e o médico dizia estava melhorando. Na sexta-feira (15) ele mandou uma mensagem para minha mãe, que ele estava bem, e a médica ia dar alta para ele. Já na manhã do sábado (16), ele não estava mais conversando. Na sequência, ele foi para a UTI, deu uma parada cardíaca, e na noite do sábado, foi intubado. De domingo (17) para a segunda-feira (18), ele veio a óbito na Unidade Hospitalar”. 

“Minha mãe está em choque, está em choque até hoje. Não sabemos o que fazer. Estamos ainda conversando nesse momento em família para saber que providências vamos tomar. Estamos vendo esse episódio como um caso de negligência médica. Vamos tomar uma decisão em família. Mas o que gostaria de falar para os médicos do Hospital Municipal é que tenham mais amor no que fazem, que procurem tratar os pacientes com mais cuidado para que pessoas saudáveis não morram como o meu irmão morreu, por falta de cuidado.” 

“Está claro o que aconteceu. Meu irmão era saudável, não tinha nenhum problema de saúde. Talvez um pouquinho mais de cuidado e atenção teria evitado essa morte e meu irmão poderia estar no nosso meio ainda. Poderia estar vivo e dando alegrias para nossa família e amigos, como ele sempre dava. Tenham amor pela profissão que vocês escolheram, pois um erro será fatal”, finalizou Jefirson. 

Nossa equipe de reportagem procurou o secretário de Saúde do município, Danilo Fernandes, e ele informou que instaurou um procedimento administrativo e vai apurar os fatos. Caso seja comprovada a negligência médica, os responsáveis serão devidamente punidos. O secretário deu entrevista ao Jornal Liberdade da Rádio Eldorado FM e disse que o caso está sendo investigado e que assim que tiver um resultado, ele retornará à Rádio para informar. 

Uma amiga da família disse que a mãe do Marcelo está inconformada, em estado de choque, que não consegue nem falar. Só disse que seu filho entrou no Hospital com dois arranhões na perna e saiu no caixão, e em nome da família agradeceu as orações de todos os amigos e familiares. O Liberdade News aproveita a oportunidade e expressa os sentimentos aos familiares, se solidarizando com todos e se colocando à disposição da família para ajudar no que for possível neste momento de dor./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem morre eletrocutado após instalação irregular na rede da Coelba no Assentamento São João em Prado


Prado: Um “Gato de Energia” provocou a morte de Pedro Moreira da Silva, de 43 anos, natural de Prado-BA. Pedro morreu no Assentamento São João, na tarde da quinta-feira, 27 de outubro, por volta das 13h30, no município de Prado-BA, vítima de uma descarga elétrica. Segundo apurou nossa reportagem, um cabo de energia se rompeu e teria provocado uma descarga elétrica em várias casas no referido assentamento. 

A suspeita é que um "Gato de Energia", puxado da rede da Coelba para o local teria causado o acidente. Ainda segundo informações, cabo de média tensão de energia "fonte clandestina" rompeu-se, caindo sobre um cabo de baixa tensão, deixando passar para as residências uma voltagem de 13.000 (treze mil e oitocentos) volts, onde deveria ter a média de 220 (duzentos) volts. Por conta disso, o Pedro foi atingido pela descarga e morreu no local. 

A Polícia Civil do Prado foi informada do caso e o delegado titular, Kleber Gonçalves, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo foi liberado aos familiares. Foram apresentados na Delegacia Territorial da Polícia Civil do Prado, 01 isolador, e 01 cartucho de fusível, usados na instalação irregular./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Suspeito de dar o golpe do PIX no comércio de Medeiros Neto é preso pela PM: Acusado tinha um mandado de prisão em aberto


Medeiros Neto: As prisões aconteceram na tarde da quinta-feira 27 de Outubro, no Bairro Uldurico Pinto, na cidade de Medeiros-BA. De acordo com as informações, a Central de Operações da 44ª CIPM de Medeiros Neto recebeu denúncias de que 03 (três) indivíduos estariam aplicando golpes com falsos comprovantes de transações (Via PIX) em estabelecimentos comerciais da cidade de Medeiros Neto. 

Os pedidos eram feitos tanto na modalidade Delivery, quanto presencialmente. Em posse das características dos suspeitos, policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) iniciaram rondas pelo Bairro Uldurico Pinto, quando avistaram 03 (três) indivíduos em atitude suspeita, com características similares aos da denúncia. Após a busca pessoal, foi encontrado com um deles, 02 (dois) papelotes de cocaína e 01 tablete de maconha. 

Além das drogas, os militares apreenderam com os suspeitos, um rádio modelo Walkie Talkie. Após serem questionados, informaram que haviam adquirido os entorpecentes com um terceiro suspeito, e este seria o autor do golpe do falso PIX, indicando a sua localidade. Na sequência, a guarnição deslocou-se até o local apontado, onde o suspeito foi encontrado, e após ser identificado, foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor. 

Durante as buscas no local, foram encontrados 01 Walkie Talk, 01 máquina de cartão; 02 (dois) Rádios Comunicadores (Baofeng); 01 Aparelho Celular Motorola; 01 Celular Redmi Note 10; 02 (dois) papelotes de cocaína; e 07 pedras de crack. O trio suspeito foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas. Dois dos suspeitos de 23 e 20 anos, após oitiva, foram liberados pelos delegados plantonistas, Charlton Bortolini e Ricardo Amaral. 

Já o terceiro indivíduo, Diógenes Souza da Cruz, de 23 anos, em seu desfavor consta um mandado de prisão definitiva, pelo crime de tráfico de drogas (Art. 33 do CPB). Após o cumprimento do mandado de prisão, o Diógenes Souza segue preso na custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Jovem é executado a tiros no meio da Rua em Eunápolis


Um jovem ainda não identificado foi executado a tiros na tarde desta quinta-feira, 27 de outubro, foi executado a tiros na Avenida Luiz Eduardo Magalhães no bairro Pequi, nas proximidades da BR 101, na cidade de Eunápolis. 

Moradores locais contaram à polícia que ouviram o barulho de vários disparos de arma de fogo, após o barulho cessar, o jovem foi encontrado caído ao chão. 

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O SAMU foi acionado esteve no local e constatou o óbito. 

A polícia vai investigar autoria e motivação do crime./Bahiaextremosul

28 de Outubro – ‘Dia do Servidor Público Municipal’ o jucuru net parabeniza todos pelo o seu dia

 


O jucurunet - parabeniza a todos os servidores, pelo Dia do Servidor Público, comemorado na data de 28 de outubro. 

Responsabilidade, determinação, excelência, eficiência e zelo. Todos esses adjetivos fazem parte da vida de quem abraça o serviço público. Características que, naturalmente, vão sendo fortalecidas todos os dias, durante o trabalho de lidar com a coisa pública. Ser servidor (a) é ter a missão de dar o melhor de si, tendo o bem-estar da população como objetivo. É testemunhar as mudanças e transformações sociais com um olhar privilegiado - e que por isso mesmo exige grande sensibilidade e capacidade de se colocar no lugar do outro. 

O integrante do serviço público precisa ter a sensação de pertencimento. A partir do momento em que ele percebe-se como parte fundamental de um processo amplo, passa a compreender a importância (social, econômica, política) da sua própria atuação. É precisamente aí que - fazendo uso do bom senso e de seus valores pessoais - passa a ser, de fato, um agente de promoção do crescimento sustentável, da justiça e da prosperidade. 

A figura do servidor humaniza o processo de diálogo das esferas do poder público com a sociedade, o que é muito valioso para qualquer país democrático. Sem pessoas, a figura do Estado é apenas um conceito. 

Parabéns a todos os servidores públicos do nosso Brasil que abrilhantam o Serviço Público com suas ideias e projetos. O país vive dias desafiadores, que exigem serenidade e cautela. Mas tenho certeza de que a chegada de tempos melhores passa por servidores conscientes de seu real valor.

Sabatina TV Bahia: ACM Neto se posiciona sobre câmeras na farda de policiais; veja

Anteriormente, o ex-prefeito de Salvador era taxativamente contrário à inserção das câmeras nos uniformes

Candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (UB) manteve sua posição mais flexível sobre a instalação de câmeras nos uniformes de policiais militares do estado. A fala aconteceu na noite desta quinta-feira (27), durante sabatina realizada pela TV Bahia após Jerônimo Rodrigues (PT) não comparecer ao evento, que, antes, seria um debate entre ambos os postulantes. 

Anteriormente, o ex-prefeito de Salvador era taxativamente contrário à inserção dos equipamentos. No entanto, ao menos desde o começo do segundo turno, tem se mostrado mais flexível à ideia, considerada um tema sensível. 

Hoje, não foi diferente. Ao ser questionado pela mediadora Graziela Azevedo, o carlista afirmou não ser contra a instalação, ao contrário do que costumava declarar. 

"Eu não sou contra que se coloque (sic) a câmera no uniforme do policial. A grande discussão é: quando colocar. Porque aqui na Bahia, a polícia está desestruturada. Então, antes de colocar a câmera, nós precisamos organizar as polícias, valorizar os policiais, dar condição de remuneração digna, equipá-los, permitir que a polícia trabalhe com inteligência e dar apoio psicológico", enumerou. 

E continuou: "quantos policiais sofrem, ele e as suas famílias, porque não têm nenhum tipo de apoio psicológico do governo do Estado? Depois que tudo isso for organizado, aí sim eu acho que cabe a discussão das câmeras nos uniformes". 

Novamente, ACM Neto disse que as demais unidades da federação que implantaram a medida nas suas polícias militares se prepararam previamente. "Outros estados que colocaram as câmeras primeiro fizeram o seu dever de casa: organizaram a polícia, que é o que eu pretendo fazer caso tenha a oportunidade de ser governador nesse próximo domingo", finalizou./bnews

Moraes converte prisão de Roberto Jefferson para prisão preventiva

Moraes afirmou que a detenção de Roberto Jefferson é necessária para a garantia da ordem pública

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) por tentativa de homicídio de policiais federais. A prisão preventiva não tem um prazo específico para expirar e a saída do ex-deputado depende de uma nova decisão judicial. 

No decreto, o ministro descreve o arsenal de armas e munições encontrados pela PF na casa do político e afirmou que a detenção dele é necessária para a garantia da ordem pública. 

“Conforme já destacado, o preso se utilizou de armamento de alto calibre (fuzil 556), para disparar uma rajada de mais de 50 (cinquenta) tiros, além de lançar 3 (três) granadas contra a equipe da Polícia Federal”, escreve Moraes. 

“O cenário se revela ainda mais grave, pois, conforme constou do auto de apreensão, foram apreendidos mais de 7 (sete) mil cartuchos de munição (compatíveis com fuzis e pistolas). Essa conduta, conforme ampla jurisprudência desta Suprema Corte, revela a necessidade da custódia preventiva para garantia da ordem pública”, conclui o ministro./ESTADO DE MINAS

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Detran abre leilões de veículos conservados e sucatas aproveitáveis para Teixeira de Freitas e região


Na Bahia, há exatamente 1.007 novos lotes abertos para quem deseja adquirir veículos conservados e sucatas aproveitáveis, através dos leilões oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Eles estão distribuídos em oito diferentes cidades: Barreiras, Salvador, Alagoinhas, Camaçari, Conceição do Coité, Itabuna, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. 

As regras para os certames e informações adicionais estão disponíveis no site do órgão, na aba “Leilões” — edital. Ou através do telefone (71) 3116-2300. É importante fazer a leitura dos editais, que estão disponibilizados no site do órgão. 

O edital número 13/22 que atende as cidades de Conceição do Coité, Itabuna, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas tem fechamento para lances na próxima segunda-feira, 7 de novembro. O edital número 14/22 encerra no dia 16, e o de número 15/22 finaliza no dia 17, os três no mesmo horário, às 9h. 

Segundo a presidente da Comissão de leilão do Detran-BA, Júlia Sanches, as dívidas do carro são do antigo dono. 

“O carro de leilão é entregue ao arrematante livre e desembaraçado. O arrematante é responsável, somente, pela taxa de licenciamento do exercício da aquisição e o valor proporcional do IPVA a partir da data da aquisição.” 

Os interessados devem estar atentos aos requisitos exigidos. Além disso, é essencial conferir o horário de fechamento dos editais. Os endereços e datas para visitação nos pátios de Itabuna e Teixeira de Freitas são: 

  • Itabuna — 28 de outubro à 4 de novembro, na Rodovia BR-101, km 502, s/n, São Lourenço, ao lado da Bravo Caminhões;
  • Teixeira de Freitas — 28 de outubro à 4 de novembro, na Avenida Pedro Alves Santos, número 1317, bairro Nova Jerusalém./ Todabahia

Pastor acusado de cárcere privado em Mucuri é transferido para Teixeira e é liberado após Audiência de Custódia: Paciente fala sobre os maus-tratos


Mucuri: Após a Operação do MP/BA, que foi deflagrada durante a última terça-feira, 25 de outubro, no município de Mucuri-BA, que resultou no fechamento de uma Clínica de Reabilitação de propriedade de um pastor, a equipe de reportagem do Liberdade News conversou com um dos internos desta clínica, que contou um pouco do que sofreu nas mãos do pastor, Clóvis Luiz Passin, 61 anos, natural de Itapetinga-BA. 

Trata-se de um paciente da Clínica de Itabela, que também pertencia ao pastor. O paciente é pescador e morador da cidade do Prado. Vivaldo Nascimento do Espírito Santo, de 40 anos, disse à nossa reportagem, que sofreu maus-tratos, na Clínica de Reabilitação de Itabela, e denuncia que o proprietário o teria obrigado a uma série de constrangimento, desde uma alimentação de péssima qualidade a agressões violentas. 

Segundo o Vivaldo, quando ele foi agredido, ele voltou à cidade do Prado, registrou um Boletim de Ocorrência (BO) e passou por exames de corpo delito no dia 01 de outubro de 2021, por volta das 09h10, no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. Nossa equipe de reportagem não conseguiu mais detalhes com pacientes atuais. Segundo o delegado de Mucuri, Samuel Neto, o Pastor será investigado por maus-tratos e cárceres privado aos clientes da Clínica. 

A operação que resultou na prisão do pastor e de seu funcionário aconteceu com o apoio do MP/BA, de militares da 89ª CIPM, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Saúde, tendo como alvo, a “Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos”. Segundo as informações, diversas denúncias foram formuladas aos clientes que sofriam, torturas, maus tratos, e cárcere privado. 

As denúncias são diretamente à pessoa do Pastor Clóvis Luiz Passin, 61 anos, que foi proprietário de outra Clínica no município de Itabela-BA, que agia na mesma proposta e tratamento da clínica de Mucuri. No entanto, após diversas denúncias dos moradores de Itabela e região, o Pastor fechou a Clínica em Itabela e migrou para o município de Mucuri-Ba. 

O Pastor Clóvis Luiz Passin foi ouvido pelo delegado titular, Samuel Martins, e foi flagranteado pelo crime de cárcere privado, sendo transferido para a Carceragem da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. Porém, após Audiência de Custódia, ele foi liberado pela Justiça para responder pelo crime em liberdade./Lenio Cidreria/Liberdadenews

Vaqueiro morre após acidente entre moto e carro na BA 290 próximo à Painha: Duas mulheres foram socorridas ao HMTF


Teixeira de Freitas: O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira, 27 de outubro, por volta das 18h20, no KM 78, da BA-290, próximo ao Povoado da Painha, no município de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, a condutora, Ana Lúcia Bessoni Caires, de 47 anos, trafegava na via, dirigindo um veículo Hyundai/HB20, Comfort, de cor prata, quando colidiu com uma motocicleta Honda Bros, NXR 160, cor preta, placa policial PKW-1825.  

Na motocicleta viajavam o condutor, Idalício Osvaldo da Hora, de 68 anos e 02 (duas) mulheres, de idade e identidade não informadas. Com o forte impacto, Idalício Osvaldo foi arremessado para o outro lado da pista, vindo a óbito no local. Já as mulheres foram socorridas para Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, por profissionais do 18° Grupamento de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas (GBM).  

Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. Policiais militares da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) atenderam a ocorrência, e realizaram os procedimentos legais, orientando o tráfego na via. Segundo informações, a condutora do veículo seguia sentido ao Duque de Caxias, e o motociclista sentido à Teixeira. O motociclista era vaqueiro em uma propriedade rural próxima ao Aterro Sanitário. 

O delegado plantonista, Ricardo Amaral, foi informado do acidente e autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia. Posteriormente, será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Cantor “Carlos Costa” é procurado pela polícia paulista, após agredir companheira


O cantor sertanejo Carlos Barreto (o Carlos Costa) está foragido, após tentar contra a vida da companheira, ocorrida num bairro paulista. 

Imagens de vídeo monitoramento chegaram flagrar a ação, onde o acusado atacou a esposa com vários golpes de arma branca (faca), após ter discutido com mulher. 

O crime ocorreu em Guarulhos, na Grande São Paulo. Cássia era casada com Carlos há 22 anos e o relacionamento sempre foi conturbado. 

A discussão ocorreu no aniversário do filho mais velho ocorrido no sábado (22) de outubro, onde o músico sofreu uma crise de ciúmes, após notar a companheira conversando com um amigo do aniversariante. 

Três dias depois, quando a mulher saiu para trabalhar e foi interceptada e atacada por Carlos Costa, que portava uma faca. Cássia foi socorrida pelo filho, que ouviu os gritos de socorro. 

A polícia paulista iniciou as buscas na tentativa de encontrar o acusado das agressões. 

Em depoimento dos filhos afirmaram que por várias vezes presenciaram momentos conturbados entre o casal./IN

Vítima de acidente na BR 418 em Posto da Mata morre no HMTF após 03 dias de internação


Teixeira de Freitas: Gilmar Laurindo de Jesus, de 26 anos, morreu na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Gilmar Laurindo foi vítima de um acidente de veículo, ocorrido na madrugada de segunda-feira, 24 de outubro, por volta de 01h20 da manhã. 

Segundo informações, a vítima (Gilmar) seguia na BR-418, conduzindo um veículo GM/Ônix, de cor prata, licenciado em Belo Horizonte/MG, quando colidiu no fundo de uma carreta. A vítima foi socorrida para o Hospital Municipal de Posto da Mata e, posteriormente transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). 

Após tratamento intensivo na UTI do HMTF, o Gilmar não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na Unidade Hospitalar. A Polícia Civil de Teixeira de Freitas foi informada e o delegado plantonista autorizou a remoção do corpo do HMTF para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rui descarta concorrer à prefeitura de Salvador em 2024: ”não estou considerando isso”

 


O governador Rui Costa (PT) afirmou, durante entrevista à rádio Metrópole na manhã desta quinta-feira (27), que não considera a possibilidade de concorrer à prefeitura de Salvador em 2024, como especulado por alguns adversários e aliados. 

Com seu segundo mandato à frente do executivo estadual marcado para terminar no início de 2023 e seu nome ventilado para ser ministro em um eventual governo Lula (PT), o petista mostrou disposição em contribuir com ‘algo no âmbito nacional’. 

“Qualquer cargo público sempre me orgulhou, tive muito orgulho de ser vereador, deputado também, embora não tenha gostado muito. Eu gosto mesmo do Executivo”, disse Rui. “Eu gosto de fazer e realizar. Eu prefiro o Executivo. Mas não estou considerando isso [prefeitura]. Nem acabei o governo ainda”, completou, quando questionado. 

“O que considero é algo no âmbito nacional, se o presidente [Lula] precisar de uma ajuda. E aqui na Bahia ajudar [o candidato ao governo do estado] Jerônimo Rodrigues, quero contribuir. E se houver possibilidade no plano nacional, que o Brasil está precisando muito”, continuou o governador. 

CONFIRA ENTREVISTA COMPLETA NO LINK:

Na ocasião, Rui Costa criticou o candidato ao governo do estado e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), a quem acusou de ‘não apresentar proposta nenhuma’ para o estado. “Se tem alguém cansado é a turma dessa conversa mole que governou a Bahia por mais de 40 anos. Só pancadaria [nas propagandas eleitorais]. Não apresenta proposta nenhuma. Se tem alguém testado e reprovado é ele na Educação”, criticou. 

Auxílio Brasil: Caixa pede prazo maior para liberação do crédito consignado

 


A Caixa Econômica Federal solicitou ao Ministério da Cidadania uma ampliação do prazo para liberar o crédito consignado atrelado ao Auxílio Brasil. Atualmente, a Caixa tem dois dias úteis para liberar os recursos aos emprestadores. Com a ampliação, esse prazo deve passar para cinco dias. 

De acordo com o banco, o ministério sinalizou que essa ampliação deve ser aprovada – mas isso ainda não foi oficializado. 

Na noite de segunda-feira (24), a Caixa informou que, atendendo a uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), congelou por 24 horas a liberação de empréstimos nessa modalidade. Esse prazo foi o intervalo dado pelo TCU para o banco dar explicações sobre o consignado do Auxílio Brasil. 

Recomendação do TCU

O pedido para a Caixa apresentar esclarecimentos partiu do ministro Aroldo Cedraz, do TCU. 

Cedraz também sugeriu que a Caixa, caso queira, por prudência, pode suspender imediatamente a liberação de novos empréstimos nessa modalidade "como medida de zelo com o interesse público, até que este Tribunal examine a documentação a ser encaminhada e a entenda apta a demonstrar não estarem presentes as graves irregularidades sugeridas na representação". 

O pedido de Cedraz foi feito dentro do processo, aberto a pedido do Ministério Público de Contas, que pediu para o Tribunal analisar os procedimentos adotados pela Caixa para a concessão de empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil. 

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, alegou suposta "utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco". 

Furtado também pediu que o TCU adote medida cautelar (urgente e provisória) determinando à Caixa que se "abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto"./G1

Vereador satiriza prefeito de Itamaraju sobre falta de obras do Governo do Estado: “ele sofre de amnésia”

 


O vereador Adriano Pinafo (PSD) partiu para cima do prefeito de Itamaraju Marcelo Angênica (PSDB) após o gestor tecer críticas à atuação do Governo do Estado na cidade. 

O estopim foi provocado por um desafio lançado por Angênica durante uma entrevista na qual ele pediu aos moradores que apontassem uma obra realizada pelo governador Rui Costa (PT) no município. 

Indignado com a declaração, Pinaffo desmentiu o gestor que, ao seu ver, sofre de amnésia. Logo em seguida o parlamentar citou obras como o asfaltamento da BA-284 que liga Itamaraju a Jucuruçu, a reforma e ampliação dos colégios Modelo e CIEI, reforma do Complexo Policial e implantação do Complexo Esportivo que estão em fase de execução pelo governo estadual. 

De acordo com o vereador, o prefeito aprendeu a mentir com seu aliado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) que é considerado o rei das fake news. “Ele [Marcelo Angênica] não passa de um fanfarrão, todos sabem que ele recusou 20 leitos de UTI durante a pandemia por simples capricho”, disparou./sigaanoticia

Jair Bolsonaro faz apelo a eleitores durante comício na Bahia; saiba o que ele disse

Presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de comício realizado nesta quarta-feira (27), no sul da Bahia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um apelo aos seus eleitores, nesta quarta-feira (27), durante comício realizado em prol dele - que tenta à reeleição ao Palácio do Planalto -, na cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia. 

O mandatário participou do encontro através de uma vídeo chamada feita pela esposa dele, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que está no município, ao lado de outros apoiadores do presidente, como o deputado federal, João Roma (PL) e a candidata derrotada ao Senado pela Bahia, Raíssa Soares. 

"Estamos na reta final. Faço um apelo para que todos compareçam as urnas, busquem os votos daqueles indecisos, convençam outros a mudar de lado. Assim, com certeza venceremos essas eleições. Por isso, faço um último apelo, para que cada um saia com mais vontade de realizar essa virada, a qual acredito que já ocorreu", afirmou o mandatário, com relação ao adversário dele, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)./bnews

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Animais circulam livremente pela as Ruas da cidade de Jucuruçu e ás autoridades fazem vistas grossas

 

Queremos ver até quando animais vão continuar circulando livremente nas Ruas de Jucuruçu - apelamos para ás autoridades tomarem paternidade dessa prática irresponsável dos proprietários. 

Não adianta só colocar carro de som anunciando pelas as Ruas da cidade - porque isso já vem sendo feito há muito tempo e nunca resolveu nada, parece que os políticos de Jucuruçu, tem medo de conversar diretamente com os proprietários dos animais de Jucuruçu, todo mundo sabe muito bem quem são os donos desses animais, aqui mesmo no jucurunet já demos a receita várias vezes para acabar com esses animais em vias públicas a nossa receita é tão boa que não acaba com os animais nem só em vias públicas como também nas pistas. 

A receita é muito simples, basta às autoridades notificarem os proprietários com antecedência e uma vez vencendo o prazo determinado o dono do animal não obedeceu às ordens seu animal quer seja Bovinos ou Equinos, o proprietário perde 100% seu animal. 

Se for equino o mesmo será doado para quem precisa e mora distante da pista e se for Bovino o mesmo será abatido e doado para ás entidades sem nenhum custo.  

O abandono de animais em via pública, como Ruas e Praças, além de representar um risco aos bichos, comunidade, pedestres ou motoristas, existe uma lei de crimes ambientais, que enquadra a situação como uma irregularidade. Deixar animais soltos em espaços públicos é crime. 

Os animais têm reações imprevisíveis e a presença deles na pista e nas ruas pode causar acidentes graves. Vale ressaltar que, em caso de acidentes com animais, o proprietário é o responsável por ressarcir os danos materiais dos veículos envolvidos e pode responder ainda por crimes graves em caso de haver vítimas. 

A atuação poderá reduzir o risco de acidentes causados por animais soltos nas vias públicas. Será reforçada a importância dos criadores manterem seus bichos presos. Os animais soltos causam prejuízos e transtornos à população, ao trânsito e danificam Praças e jardins, além da possibilidade de transmissão de doenças. 

Campanha educativa, sensibilizando os criadores para que se adequem às normas devem ser feitas. A ação objetiva a prevenção à saúde, limpeza e urbanização, preservando assim os locais da cidade, que ficam também mais atrativos e de melhor convívio social. 

Comissão aprova multa para proprietário que deixar animal circular em estradas. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1211/21, que proíbe a presença de animais soltos nas vias e determina aplicação de multa a proprietários, posseiros ou tratadores. 11 de jan. de 2022

Moraes nega pedido para investigar inserções nas rádios e diz que campanha de Bolsonaro pode ter agido para 'tumultuar' as eleições


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, negou na noite desta quarta-feira (26) pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) para investigar a alegação de irregularidade em inserções eleitorais por emissoras de rádios. 

Para Moraes, os dados apresentados pela campanha sobre supostas irregularidades são inconsistentes. 

Na mesma decisão, Moraes: 

aciona o Procurador-Geral Eleitoral, Augusto Aras, para apurar "possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito" por parte da campanha de Bolsonaro; 

aciona a Corregedoria-Geral Eleitoral para apurar eventual desvio de finalidade no uso do Fundo Partidário para a contratação da suposta auditoria; 

determina o envio do caso para o Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito que apura a atuação de uma "mílicia digital" que atenta contra a democracia. 

A campanha de Bolsonaro alegou no TSE, na segunda-feira (24), que rádios deixaram de exibir inserções da propaganda eleitoral do candidato. A campanha pediu a investigação da denúncia e também que, para compensar, propagandas do rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixassem de ser exibidas. 

Ao tomar a decisão, Moraes afirmou que a campanha levantou suposta fraude às vésperas da eleição "sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova". 

"Os erros e inconsistências apresentados nessa pequena amostragem de oito rádios' são patentes", prossegue o ministro. 

Moraes afirma que, ao complementarem o pedido inicial protocolado no TSE, os representantes da campanha de Bolsonaro "abandonaram o pedido inicial e passaram a indicar uma 'pequena amostragem de oito rádios', o que representa 0,16%do universo estatístico apontado". 

"Diante de discrepâncias tão gritantes, esses dados jamais poderiam ser chamados de 'prova' ou 'auditoria'", conclui Moraes após detalhar uma série de falhas encontradas no material apresentado pela coligação. 

"Não restam dúvidas de que os autores - que deveriam ter realizado sua atribuição de fiscalizar as inserções de rádio e televisão de sua campanha - apontaram uma suposta fraude eleitoral às vésperas do segundo turno do pleito sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova, em manifesta afronta à Lei n. 9.504, de 1997, segundo a qual as reclamações e representações relativas ao seu descumprimento devem relatar fatos, indicando provas, indícios e circunstâncias", escreveu o ministro./G1

Pilotos de cidades da Bahia e Minas participam de trilhão em Itanhém


Cerca de 130 pilotos participaram, neste domingo (23), do "7º trilhão os problemáticos", evento que é realizado anualmente na cidade de Itanhém por praticantes do motociclismo. 

Este ano o evento teve a participação também de trilheiros das cidades mineiras de Machacalis, Nanuque, Palmópolis e Santo Antônio do Jacinto e Itabela, Mucuri, Teixeira de Freitas, Lajedão e Vereda, da Bahia. 

Vinícius Augusto Medina Correia, um dos organizadores, explicou que os pilotos saíram do Parque de Exposições às 9h e retornou por volta das 17h, depois de percorrerem as principais ruas e avenidas da cidade e vários trechos na zona rural. Dois carros foram utilizados na logística do evento. 

"Queria agradecer a prefeitura, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e o comércio local", disse Vinícius, garantindo que haverá trilhão no próximo ano./aguapretanews

Em Mucuri Pastor e diretor de clínica de reabilitação são presos por cárcere privado e tortura


Uma clínica de reabilitação para dependentes químicos foi interditada em Mucuri nesta terça-feira, 25 de outubro. De acordo denúncias recebidas pelo Ministério Público, o local era investigado por tortura, internação forçada e cárcere privado. 

Segundo o delegado Samuel Martins, o local é irregular e não possui licença. O responsável pelo local de pré nome Fernando e o Pastor Clóvis, proprietário do local foram presos e autuados em flagrante por cárcere privado. Segundo a denuncia, uma mulher com transtorno mental foi forçada a comer com a boca a comida que ela havia jogado no chão. 

O delegado Samuel Martins informou a nossa reportagem que no momento da prisão não havia pessoas acorrentadas, mas algumas delas apresentavam marcas no corpo condizente com marcas de correntes. Vinte pessoas, de várias cidades do extremo sul estavam intenadas no local. Elas foram devolvidas as famílias.

 

O repórter Beto Ramos conversou a respeito das denúncias com o Promotor que esclareceu os fatos. Veja o vídeo completo./Bahiaextremosul

Criança de 7 anos é estuprada dentro de casa e suspeito é preso; homem pedia donativos para centro de recuperação

Homem suspeito de estuprar criança de 7 anos foi preso em Itabuna — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um homem de 26 anos foi preso nesta terça-feira (25), na BR-101, em Itabuna, suspeito de estuprar uma criança de 7 anos na mesma cidade, localizada no sul da Bahia. Ele confessou e disse a Polícia Civil que foi autuado pelo mesmo crime em Porto Seguro, na mesma região do estado. 

De acordo com a Polícia Civil de Itabuna, o crime aconteceu no final da manhã desta terça-feira, no condomínio Pedro Fontes, no bairro São Roque. O suspeito, identificado como Rodrigo Santana Santos, faz parte do Centro de Recuperação Maanaim e teria saído com outros internos para pedir donativos, como é de costume da instituição que auxilia no tratamento de dependentes químicos há 23 anos no município. 

No condomínio Pedro Fontes, Rodrigo teria ido em um imóvel pedir donativos e percebeu que a criança de 7 anos estava sozinha. A mãe da menina havia saído de casa para comprar um refrigerante. 

À vítima, o homem pediu água e para ir ao banheiro. Ao conseguir entrar no imóvel, ele estuprou a menina. Quando a mãe da criança retornou para casa, Rodrigo já tinha fugido e a vítima estava chorando. Os moradores da região abordaram os outros companheiros do suspeito e a família acionou a polícia. 

"Quando ele conseguiu entrar [no imóvel], já próximo do banheiro, ele pediu que ela [criança] tirasse a calcinha. Ela não quis, mas ele a obrigou e ele praticou atos libidinosos. Depois ele fugiu. Ele vai responder pelo crime ediondo, que a pena de reclusão é de 8 a 15 anos", explicou a delegada Sione Porto, que acompanha o caso. 

Ainda segundo Sione Porto, a criança não será ouvida na delegacia, mas compareceu à unidade na companhia da mãe. A vítima passou por exames no Hospital Manoel Novaes. 

"Ela será encaminhada ao juizado da Infância e da Juventude, que lá tem uma equipe multidisciplinar. Também terá acompanhamento com Conselho Tutelar, que já está aqui [na delegacia], além de acompanhamento psicológico", disse. 

Conforme informou a polícia, Rodrigo estaria internado na instituição Maanaim há cerca de quatro meses para tratamento contra drogas. 

A delegada vai pedir a prisão preventiva. O pastor responsável pela instituição Maanaim disse que lamenta a situação e que prestou assistência à família./ g1 Bahia.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.