Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Em Porto Seguro, governador Rui Costa lança campanha de combate ao aedes aegypti




Em Porto Seguro, o dia nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, na manhã deste sábado [13], começou com o governador Rui Costa [PT] entrando nas casas dos moradores da Vila Valdete [um condomínio do Programa Minha Casa Minha Vida com mais de 1,2 mil domicílios], ao lado da prefeita Cláudia Oliveira [PSD] e do Secretário Especial de Saúde Indígena do MS, Antônio Alves de Souza.


A primeira casa inspecionada pelo governador foi a de número 196, onde moram um casal e uma criança. A presença do governador da Bahia encheu de orgulho o senhor Valdinei Aníbal Santos, de 31 anos. Ele revelou que estava surpreso e lisonjeado, mas garantiu que o governador encontrou tudo limpinho.

“Eu fiquei até um pouco surpreso porque não esperava que eles fossem nos visitar. Ao mesmo tempo me senti lisonjeado por ter recebido a visita do governador e na prefeita Cláudia na minha casa”. Por coincidência, a mulher do senhor Valdinei contraiu a dengue no período do Carnaval, mas ele conta que foi em outra localidade e não na Vila Valdete.

Valdinei Santos elogiou o trabalho da prefeitura de Porto Seguro e enviou um recado aos demais moradores para que continuem tendo, em suas casas, o mesmo cuidado que ele.

Pelo trajeto, agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias, que atuam em Porto Seguro, orientaram a população e distribuíram panfletos explicativos, além de recolher o lixo e vasilhames descartados em vias públicas e que podem acumular água. O mutirão contou com a participação das Forças Armadas, Polícia Militar, Câmara de Vereadores de Porto Seguro, secretários municipais, servidores públicos, instituições religiosas e imprensa.

Segundo o agente comunitário de Saúde, Pedro Palma da Silva, de 35 anos, que há mais de 10 anos atua no distrito de Vale Verde, o mutirão é um momento importante de alertar a população para a responsabilidade individual no combate ao mosquito. ”Minha responsabilidade é muito maior no contato com a população para não deixar água parada. Esse é um trabalho que a gente já faz no dia a dia”, frisou.


ALERTA NACIONAL

Presença de Rui Costa mobilizou vários setores da comunidade no combate ao mosquito


O Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti aconteceu, simultaneamente em 353 municípios de todos os estados brasileiros. Em Porto Seguro, considerada terra máter do Brasil, a presença do governador Rui Costa mobilizou vários setores da comunidade no combate ao mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zica, esta última considerada muito alarmante pela sua associação com a microcefalia.

Em entrevista ao Radar 64, o governador elogiou a atuação da prefeitura local no sentido de vencer o mosquito. “O que eu vi aqui é uma grande mobilização da Prefeitura e das Forças Armadas e aproveito para agradecer à Marinha, ao Exército, Aeronáutica e Polícia Militar, porque esta é uma tarefa de todos, por isso eu peço a ajuda de todos vocês para incorporar este combate como uma prática cotidiana”, conclamou.

Usando o boné da campanha municipal contra o mosquito [Não Fique de Corpo Mole] o governador lançou um desafio: “Nós vamos mostrar que o povo brasileiro, o povo baiano vai vencer este mosquito. E eu quero dizer a você que 90% das pessoas que contraíram Dengue, Zica ou Chikungunya, o mosquito estava dentro da casa deles, no reservatório de água, embaixo da geladeira no reservatório do degelo, estava numa planta ou em um objeto no quintal acumulando água”.

Boa parte da população ainda desconhece alguns hábitos do mosquito. Rui Costa, por exemplo, admitiu que tinha pouca informação sobre o tempo de vida do Aedes aegypti. “É que o mosquito desde quando nasce, eu não sabia disso, eu aprendi isso recentemente, ele não voa _ do nascer até morrer _ mais do que 200 metros, portanto se ele nascer na sua casa ele vai picar a sua família ou a do vizinho, então cuide da sua casa”.

“É essa conscientização que nós estamos fazendo aqui em Porto Seguro”, prosseguiu o governador. “A gente pode ver que as casas estão preservadas, estão limpas e as garrafas de cabeça para baixo, agora o que preocupa é que a gente viu, no entorno da casa, muito material jogado fora, ou seja, a pessoa tinha uma geladeira velha jogou perto de casa, um fogão velho, jogou perto de casa, uma garrafa de plástico, uma lata, Então a gente pede, não jogue lixo na rua, o lixo, a garrafa, a geladeira velha é o lugar adequado para o mosquito se reproduzir”, conclui o governador, pedindo o apoio de todos no sentido de não deixar o mosquito nascer.

PREFEITA DIZ QUE CIDADE É EXEMPLO


Coordenando pessoalmente a Campanha Municipal “Não Fique de Corpo Mole”, a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, mesmo com uma luxação no tornozelo direito, vestiu a camisa e o boné e entrou de casa em casa, ao lado do governador, da secretária municipal de Saúde, Edna Alves, do deputado Robério Oliveira e o vice-prefeito Humberto Martins, além de outras autoridades locais.

Sem nenhum caso oficial de Dengue, Zica ou Chikungunya registrado este ano [embora algumas suspeitas estejam sendo investigadas pelos organismos locais da Saúde], Cláudia Oliveira destacou o empenho dos agentes de saúde, que há algum tempo estão envolvidos na campanha, mas se mostrou surpresa “e recompensada com a presença do governador Rui Costa no mutirão nacional lançado pela presidente Dilma.”

“Porto Seguro sempre sai à frente nessas campanhas de mobilização, e nosso pessoal de saúde está bastante comprometido, mas o que eu não sabia era que o nosso governador, Rui Costa, nos faria esta surpresa participando no nosso mutirão. Ele estava na cidade, desde o Carnaval – completou – e disse que não precisaria voltar à capital para o lançamento da campanha”.

Prefeita Cláudia Oliveira, coordenando pessoalmente a Campanha Municipal 'Não Fique de Corpo Mole'


Com mais de 1,2 mil residências e perto de 4,5 mil moradores, “o Residencial Vila Valdete foi escolhido como marco da Campanha em Porto Seguro por se tratar de um bairro bastante vulnerável e que conta somente com uma unidade de apoio à saúde,” informou a prefeita Cláudia Oliveira. No final, ela garantiu que a Unidade de Saúde do Vila Valdete já está sendo construída./radar64

Comerciante ‘João dos Fogos’ morre em acidente na BA-001



Carro saiu da pista e capotou várias vezes antes 
de bater em uma casa; Comerciante morreu no local


Um comerciante de Eunápolis morreu em um acidente, por volta de 1h da madrugada deste sábado (13), na BA-001, no município de Belmonte. 

João de Jesus Assunção, 47 anos, mais conhecido como 'João dos Fogos', perdeu o controle da direção do carro em uma curva perto da localidade de Mogiquiçaba. O veículo modelo Fiat Uno saiu da pista e capotou várias vezes, até atingir uma casa em construção.

'João dos Fogos', que não usava cinto de segurança, foi projetado para fora do automóvel. Ele estava sozinho e morreu na hora. Segundo a polícia, o comerciante seguia de Belmonte para o distrito de Guaiú.

Morador de Eunápolis, onde atuava no comércio de fogos de artifício, João era casado e deixa filhos. Na última eleição, ele se candidatou a vereador pelo PSDB. Obteve quase 400 votos, mas não se elegeu.


Até a última atualização desta notícia, o corpo estava no necrotério municipal de Belmonte, aguardando remoção para o Instituto Médico Legal de Porto Seguro, onde será feita a necropsia.

A família ainda não informou local de enterro e velório./radar64

Dupla que fez arrastão no período de carnaval é presa pela CAEMA com objetos e droga





Teixeira de Freitas: Na última quinta-feira (11), foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, o nacional Ítalo Francisco dos Santos, 18 anos. O mesmo foi abordado pela guarnição da CAEMA e uma guarnição da PM. Segundo informações, Ítalo encontrava-se parado em uma esquina com uma mochila. Após ser abordado, foram localizados dentro da referida mochila, 10 buchas de "maconha", 02 aparelhos celulares, 01 notebook, 01 máquina de cortar cabelo e R$ 101,00 em espécie.

Após ser indagado pelos policiais, o acusado confessou que os objetos localizados em sua mochila haviam sido roubados no período de carnaval. O jovem foi conduzido até à Delegacia, onde confessou 10 roubos. E durante a conversa, o mesmo entregou um dos seus parceiros de roubo. Trata-se de Vinícius da Conceição  Gonçalves, 19 anos. A guarnição rapidamente dirigiu-se com intuito de localizar o suspeito, sendo localizado na sequência, dentro de sua casa.


Durante revistas no imóvel do Vinícius foram encontrados 02 aparelhos celulares, 02 espingardas e 01 brinco de ouro. Após ser indagado, o mesmo confessou ter roubado pelo menos 08 casas no período de carnaval. Os dois serão investigados pela Polícia Civil e encontram-se custodiados à disposição da Justiça./Edvaldo Alves

Briga na Praça da Bíblia termina com capixaba esfaqueado: Autor é preso pelo 1° Pelotão




Teixeira de Freitas: No fim da noite da violenta e tensa de sexta-feira, 12 de fevereiro, foi registrado o 3° homicídio tentado. O fato aconteceu na Praça da Bíblia, no Centro de Teixeira de Freitas, onde um adolescente entrou em vias de fato com um homem que se diz morador do Centro Pop. Durante a briga, o adolescente que reside na Rua Nova Zelândia, no Bairro Ulisses Guimarães, se apossou de uma faca, tipo peixeira e desferiu golpes na perna da vítima.

A vítima foi identificada como sendo o capixaba, Gilcimar de Jesus Pires, 34 anos de idade, natural de Itamaraju/BA e que reside na Rua Baixo Gandu, no Bairro Zumbi, em Cachoeira do Itapemirim/ES, mas, que relatou estar residindo no Centro Pop. Gilcimar, que saiu há pouco tempo de um presidio no Espírito Santo, foi golpeado por duas vezes na perna esquerda e socorrido ao HMTF. 

Uma guarnição do 1° Pelotão, que atendeu a ocorrência, tomou as devidas providências e conseguiu deter o autor, que é menor. O mesmo foi conduzido à sede da Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Maria Luiza Ribeiro. A delegada ouviu os militares, a vítima e o menor em companhia de responsáveis e lavrou um ato infracional em desfavor do menor.

O adolescente será apresentado ao Ministério Público. A vítima recebeu alta e após ser ouvida, foi verificado se o mesmo possui algum mandado de prisão em aberto. Como nada foi encontrado, o mesmo foi liberado./Liberdadenews

Tentativa de homicídio - “Di Menor” é baleado em bar na Urbis I




A tentativa de homicídio aconteceu por volta de 23h40 em um bar situado próximo a Igreja católica na Urbis I em Teixeira de Freitas. Igor de Jesus Monteiro Lirio, vulgo "Di Menor” 22 anos, morador da Rua 14 na Urbis I, foi atingido na bunda por um tiro disparado por um desconhecido que perfurou o intestino. 

A vítima ainda correu, mas caiu próximo a Igreja. Socorrido pelo SAMU para o hospital municipal. Di Menor passou por cirurgia e seu estado de saúde não foi divulgado. A polícia milita esteve no local e fez rondas na região, mas até o momento ninguém foi preso. O crime está sendo investigado./bahiaextremosul

Jovem é estuprada em plena luz do dia próximo ao Parque de Exposição em Teixeira




O crime aconteceu por volta de 13h30 desta sexta feira, 12 de fevereiro, num galpão que fica localizado nas proximidades do Parque de Exposição, em Teixeira de Freitas.

Segundo informações da polícia, uma jovem de 19 anos, residente no bairro Monte Castelo, estava indo a pé para o trabalho quando foi rendida por um homem aparentando idade entre 20 e 25 anos, usando bermuda e camiseta, de estatura mediana, moreno, magro, montado numa bicicleta de cor verde.

A jovem foi levada para um galpão nas proximidades do Parque de Exposição Timóteo Alves de Brito no bairro Monte Castelo. Segundo depoimento da jovem a delegada Andressa Carvalho na Delegacia de Proteção a Mulher (DEAM), quando chegou ao galpão ele teve as roupas arrancadas do corpo e em seguida foi estuprada. 

Após ser ouvida a delegada encaminhou a vítima para o Departamento de Polícia Técnica para exames. Este é o segundo estupro envolvendo moradoras do bairro Monte Castelo em menos de quinze dias. A polícia está investigando o caso.

Jovem de 23 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Itabuna



Jovem de 23 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em Itabuna


O estudante Rafael Monteiro Esteves, 23 anos, morreu nesta quinta-feira (11), no Hospital São Lucas, no município de Itabuna, Sul da Bahia, onde estava internado em estado grave sob suspeita de dengue hemorrágica.

De acordo com Tatiana Pires, coordenadora de endemias da Secretária Municipal de Saúde de Itabuna, já são 2.271 casos notificados de dengue no município em 2016. Os dados são da última quarta-feira (10).

Ainda na quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna encaminhou amostras de sangue de Rafael para o Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para confirmar a causa da morte do jovem.

Uma outra amostra foi encaminhada para um laboratório particular como contraprova. O Departamento de Vigilância Epidemiológica vai aguardar a conclusão dos exames sorológicos.

“Esse caso está em investigação, mas muito provavelmente o foi porque estamos muito bem aparelhados para investigar a dengue. Temos sorologias e os testes que são feitos quase que imediato, já que elas têm o teste rápido, o teste confirmatório e têm a capacidade de notificar com a relativa correção de que o caso identificado de dengue o foi”, afirmou o sub-secretário de Saúde da Bahia, o infectologista Roberto Badaró.

Rafael foi internado no Hospital São Lucas na última quarta-feira (10), apresentando estado febril. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o estudante tinha um quadro de anemia, que foi constatada após uma avaliação médica. Ele foi medicado e liberado em seguida na unidade de saúde.

Entretanto, o quadro de Rafael se agravou nas primeiras horas da manhã de quinta-feira, quando ele retornou a unidade de saúde onde ficou internado e morreu por volta das 12h30. A Secretaria Municipal de Saúde adotou procedimento padrão para a investigação de casos semelhantes ao do estudante, enviando técnicos ao hospital para ver o prontuário médico do paciente e recolhendo amostras de sangue para exames laboratoriais através do isolamento do agente ou métodos sorológicos.

A Direção Técnica do Hospital São Lucas, por meio de nota, informou que adotou toda assistência prevista no protocolo de Emergência Clínica para Dengue Hemorrágica e que solicitou, inclusive, uma vaga em CTI. Conforme a unidade de saúde, não havia registro em prontuário de sintomas que alertassem para dengue hemorrágica no quadro do paciente, nem mesmo relato algum por parte de paciente e/ou acompanhante apontando para a presença de sangramentos e hemorragias.

Ainda de acordo com o hospital, não há registro de outras admissões recentes deste paciente na Unidade Hospitalar. A Direção Técnica do Hospital São Lucas informou também que está operando há pouco mais de 2 meses no máximo de sua capacidade instalada./Correio

Ineficiência do Governo Pedro da Campineira faz com que Itamaraju pareça uma cidade abandonada



12573122_742501295850787_3634345660475211903_n
Ineficiência, incompetência ou falta de dinheiro? Há quem diga que sejam apenas as duas primeiras opções


Basta dar uma pequena caminhada pelas ruas de Itamaraju, para perceber que esta cidade mais parece uma cidade abandonada, com ruas completamente esburacadas, com calçadas tomadas por matos e com inúmeros sacos de lixo e entulhos espalhados por todos os cantos.

Vemos diariamente incontáveis postagem nas redes sociais, feitas pela população, relatando inúmeros problemas de ordem social, que cabe apenas ao poder público resolver.

hmi1

Saúde pública

É grande a preocupação de centenas, ou melhor, milhares de famílias com a saúde de seus familiares, pois diariamente são obrigadas a conviver com inúmeros terrenos repletos de mato alto, como é o caso da Rua Presidente Kennedy, onde o mato se alastra pelas ruas.

A população daquele região, e de todo o resto da cidade, temem pela segurança de seus filhos, pois com o mato alto e o lixo acumulado, é grande a incidência de animais peçonhentos que adentram em suas casas.


12592430_749218438512406_3044137751959438436_n

Mas além dessas preocupações, há também a preocupação com a dengue, pois como existe um enorme volume de lixo espalhado pelas ruas, é grande a probabilidade de haver água parada, e com isso, torna-se infinitamente possível uma epidemia de dengue em nossa cidade.

Buracos nas ruas

Recentemente realizamos uma postagem em nosso site, onde relatávamos a quantidade de buracos nas ruas do município, onde podia-se comparar Itamaraju com um queijo suíço, o que, para nossa infelicidade, é a mais pura verdade, pois basta percorrermos poucos quarteirões da cidade para vermos a infinita quantidade de buracos existentes nas ruas.

Existem ruas que ficam quase que impossível de se trafegar, como por exemplo, Rua Medeiros Neto, travessa Brasil, Rua D. João VI,, Rua Men de Sá, Rua Afonso Lessa entre outras no centro da cidade.


a2

Em uma publicação, nas redes sociais, o Vereador Antonio Portugal (PT), relata o fato da existência de sacos de lixo espalhados por toda Rua Juventus, que fica no Bairro Novo Prado. Podemos ver nas fotos que os sacos de lixo estão lá a tanto tempo, que larvas estão se procriando sobre o saco. É possível ver também que o próprio mato está nascendo nos sacos de lixo, o que mostra que o lixo está lá há semanas./Radar830

Claudia Oliveira não cumpre acordo com a educação e professores saem às ruas em protesto



Na manhã de quinta-feira (11/02), um dia após o carnaval  os professores da rede municipal da cidade de Porto Seguro foram às ruas da cidade em protesto a falta de investimentos na Educação do Município.

Em 2015 houve um acordo de melhorias nas escolas entre a classe e a  prefeita Claudia Oliveira e não foi cumprindo. Os professores cobram da prefeita o cumprimento do cronograma das reformas e ampliações das escolas como foi acordado no ano passado com a classe que reclamam das más conduções de trabalho.

Devido o descumprimento do acordo da gestora feito com a educação, as aulas que iniciaria na última quinta-feira (11/02), foram adiadas, isso irritou ainda mais os profissionais em educação municipal.

No começo  do mês de fevereiro de 2016 a secretária de educação, Terezinha Siviero adiou  o início das aulas para o final mês, os professores não aceitaram a proposta.

Pias de alunos da rede municipal, revoltadas  disse que a prefeita não cumpre com sua responsabilidades em reformar as escolas, mas gasta absurdos  para realizar carnaval./VIA41

PRF realiza Operação de fiscalização e conscientização de motoristas na BR-101


br1011

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta sexta-feira ( 12), a Operação de concretização e fiscalização na BR-101 em Itabela, sul da Bahia. Serão quilômetros de rodovias federais fiscalizadas, além de policiais, viaturas e equipamentos eletrônicos, que serão usados com o intuito de reduzir a violência nas estradas estão sendo utilizados.

O trecho da BR-101 foi escolhido para realizar a operação, por ser um local da rodovia que concentra um grande número de veículos e de acidentes no estado. Esta região terá uma atenção maior, principalmente nos trechos entre Eunápolis, Itabela, Itamaraju e Teixeira de Freitas trechos que interliga os municípios com grande fluxo de veículos.

De acordo com a policial Alencar serão utilizados radares e etilômetros (bafômetros) para incrementar a fiscalização e coibir os excessos e o desrespeito às leis de trânsito.

br1013


Segundo Alencar a PRF orienta os condutores quanto aos veículos envolvidos em acidente de trânsito, sem vítimas: eles devem ser retirados da pista de rolamento e estacionados no acostamento da via ou em local seguro, com a devida sinalização, para evitar a ocorrência de novos acidentes.

Após esses procedimentos de segurança, os condutores poderão acionar uma equipe da PRF para ir até o local fazer o levantamento de informações para elaboração do Boletim de Acidente de Trânsito.

Os condutores também poderão optar por fazer o registro fotográfico do acidente e em seguida dirigir-se ao posto mais próximo da PRF para elaboração da Declaração de Acidente de Trânsito. O Telefone de emergência da PRF é o 191.


A PRF alerta os condutores – insistir em permanecer com o veículo parado sobre a pista obstruindo o trânsito, é uma infração de trânsito de natureza média, prevista no Artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e que os infratores estarão sujeitos a multa e a computação de quatro pontos na carteira de habilitação.

br1012

O trabalho nem bem começou e um grande número de veículos já haviam sido parados. Alguns motoristas sem o uso do sinto e segurança, outros dirigindo pela contra mão e um veiculo foi pego com uma carga sem nota. Para ajudar no trabalho, a PRF disponibiliza de um ônibus todo equipado com equipamentos de identificação./Girodenotícias

[Guaratinga] Homem de 37 anos morre ao fazer limpeza de cisterna



12743856_763497810448428_6700785894189541230_n

Um homem de 37 anos morreu afogado em uma cisterna na tarde dessa sexta-feira (12), na cidade de Guaratinga. Segundo informações da Polícia Militar, ele desceu no poço de aproximadamente 15 metros de profundidade e sofreu um mal súbito.

Ainda segundo a polícia, a vítima Nivaldo Abreu Santana, estava acompanhada de algumas pessoas antes do acidente e teria dito que iria descer para tirar o que restava de água no poço. Momentos depois, ele foi encontrado dentro da cisterna quase sem vida.

Uma das pessoas que estava ajudando esgotar a cisterna ao perceber a angústia do colega desceu rapidamente no poço para prestar socorro a vítima e também sentiu mal e foi preciso ser retirado às presas.

Este segundo foi resgatado rapidamente pelos colegas e Nivaldo que estava inconsciente demorou um pouco mais a ser resgatado, ele foi retirado da cisterna ainda com sinais vitais, foi atendido por uma equipe do Samu e encaminhado para o Hospital, mas morreu antes de chegar naquela unidade de saúde.

12695951_763489543782588_863818262_n

De acordo com as informações, todos que desceram no poço tiveram dificuldades para respirar e sentiram muita tontura, ainda contaram, que ao chegar ao fundo do poço perceberam um forte cheiro de gás.

O corpo de Nivaldo Abreu Santana foi encaminhado ao (IML) Instituto Médico Legal de Eunápolis./Guarababado

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Madrugada de terror em Felisburgo - Assalto a bancos



Três pessoas foram feitas reféns



Cerca de seis criminosos fortemente armados explodiram dois caixas eletrônicos do banco Itaú e Sicoob na madrugada desta sexta-feira (11), no Centro de Felisburgo (MG). A quantia levada  não foi divulgada.

Os assaltantes foram abordados pela Polícia Militar quando tentavam explodir outro caixa do banco Bradesco. Houve troca de tiros, mas ninguém se feriu.

Eles conseguiram fugir em dois veículos sentido a Joaíma (MG) e até o momento ninguém foi preso. No local do crime, os militares apreenderam dinamites/Diário do Jequi

Pedreiro é acusado de passar informações para adolescentes que mataram servidor público de Governador Valadares



Mais uma pessoa envolvida na morte do servidor público de Minas Gerais Terence Henrique Luis, 45 anos, foi presa em Governador Valadares. De acordo com o delegado regional do município, Bernardo Salles, a prisão aconteceu na quarta-feira, 10 de fevereiro.

Segundo informações de Salles, André Martins Ribeiro, 22, passou informações sobre a rotina e a condição financeira do servidor para os quatro adolescentes que efetuaram o crime. "Ele trabalhou na reforma da casa da vítima como pedreiro e sempre fazia pequenos reparos na casa do servidor", informou o delegado. Salles explicou ainda que André já havia, inclusive, ficado com a chave da casa de Terence para realizar uma reforma.

Conforme o delegado, André e os adolescentes moravam no mesmo bairro, conhecido como Vitória e iria receber uma parte do dinheiro do veículo da vítima que os adolescentes pretendiam vender na Bahia pelo valor de R$ 15 mil. "Ele também queria ficar com a televisão da vítima", afirma o delegado Bernardo Salles.

A Polícia Civil chegou até André, após os adolescentes contarem em depoimento que o pedreiro havia passado informações sobre a rotina de Terence. André foi preso na própria casa e levado para a delegacia, onde prestou depoimento. Em seguida, ele foi encaminhado para a Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares.

Os quatro adolescentes, que possuem entre 15 e 17 anos, estão internados no Centro de Internação do Adolescente.

O Crime

O crime aconteceu no último sábado, 6, quando Terence se preparava para buscar os filhos na casa da ex-mulher antes de viajar para passar o carnaval na cidade de Prado, na Bahia. O objetivo dos adolescentes era sequestrar Terence e levá-lo para agências bancárias para fazer saques. Porém, o grupo mudou de ideia depois de encontrar a vítima apenas com um cartão de crédito. Eles então levaram Terence para a BR-116, em Frei Inocêncio, onde o torturaram.

O servidor teve os pulsos cortados, foi agredido com um triângulo de sinalização e esganado com uma corda e uma correia dentada. Os quatro adolescente participaram do crime, segundo a polícia. Após a ação, eles fugiram no Ford Fusion da vítima para a Bahia.



Os adolescentes foram localizados no município de Mucuri, após um deles utilizar o cartão de crédito da vítima para efetuar uma compra na farmácia da cidade. A Polícia Civil de Minas Gerais não soube informar o valor gasto no cartão de crédito pelos jovens. Os quatro adolescentes foram presos em Mucuri e levados para Minas Gerais.

Corpo de vaqueiro que estava desaparecido é encontrado próximo a Usina Ibiralcool




O corpo do vaqueiro Charles Santos Souza, popularmente conhecido como Charlin, 24 anos, que trabalhava na fazenda Amazonas, ás margens da BA 290, próximo a Nova Lídice, e estava desaparecido desde a última terça feira, 09 de fevereiro, quando saiu de sua casa por volta de 15 horas em sua motocicleta Yamaha Factor, de cor preta, placa policial HKD 5163, com destino a Teixeira de Freitas, foi encontrado na manhã desta sexta feira (12), dentro do canavial que pertence a Ibiralcool, usina de álcool em Ibirapuã.

Segundo informações da família, Charlin saiu de sua casa por volta de 15 horas dizendo que ia para Teixeira de Freitas e desapareceu. Na quarta feira (10) a família do vaqueiro esteve na 8ª Coorpin, onde registrou o sumiço do rapaz.

O corpo de Charlin, já em estado decomposição foi encontrado por trabalhadores da usina. O corpo estava com as mãos amarradas para trás. A motocicleta que a vítima usava não foi encontrada. Segundo um amigo da família do vaqueiro, familiares do rapaz, localizaram o local onde o jovem provavelmente foi rendido. Quando saiu de casa, Charles trajava bermuda e camiseta.

Policiais militares da cidade de Medeiros neto estiveram no local assim que foram avisados da presença de um corpo dentro do canavial. O IML de Teixeira de Freitas fez a remoção do corpo para ser necropsiado. A polícia vai investigar o caso.

Dupla furta estabelecimento comercial e leva R$ 20 mil: CAEMA prende 01 e comparsa foge



Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 11 de fevereiro, policiais da CIPE/MA (CAEMA), após investigações e diligências, conseguiram chegar até um dos autores de um arrombamento, ocorrido no último dia 07 de fevereiro, onde as câmeras de segurança do local flagraram o momento onde 02 indivíduos adentraram as dependências do local e furtaram a quantia de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Os militares tiveram acesso às imagens dos autores e iniciaram buscas, e já na noite, chegaram até à residência de um dos acusados.

O autor foi identificado como sendo Wellyngton Ferreira dos Santos, 19 anos de idade, natural de Itamaraju/BA e que reside na Rua Cruz Alta, no Bairro Colina Verde. Com a chegada dos militares da CAEMA, e tendo ciência de que o crime havia sido descoberto, Wellyngton confessou o assalto e apontou onde estaria o dinheiro. No local indicado foi encontrado em um pacote a quantia de R$ 9.107,00 (nove e cento e sete reais), e após questionamentos foi descoberto que na residência residia Bruno Nunes da Silva, 20 anos de idade, que foi o comparsa de Wellyngton no crime.

Segundo informações colhidas pela polícia, Bruno em posse de R$ 12.000,00 (doze mil reais) fugiu da cidade, e o destino pode ter sido Belo Horizonte/MG. O fato curioso é que Bruno deu entrada no HMTF em janeiro, vítima de disparo de arma de fogo, mas, na ocasião disse que foi vítima de assalto, versão que o mesmo passou para a Polícia Civil. A suspeita é que o mesmo foi vítima de uma tentativa de homicídio, já que a polícia recebeu informações que o mesmo vem praticando diversos assaltos na cidade, inclusive a mão armada. Bruno foi alvejado com um tiro nas costas, fato ocorrido no dia 06 de Janeiro na Praça dos Leões no Centro da cidade.


Wellyngton, juntamente com parte do dinheiro e documentos de Bruno foi encaminhado à sede da Delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e apresentado à delegada plantonista, Rina Andrade. Em entrevista à nossa reportagem, Wellyngton disse apenas o seu nome, e disse que não queria falar sobre a prisão e nem sobre o crime. A delegada ouviu os militares e Wellyngton será ouvido nesta sexta-feira (12), pelo delegado Kleber Gonçalves, titular da delegacia Territoria de Teixeira de Freitas./Liberdadenews

88ª CIPM prende jovem com porção de maconha


maconha beija flor

Policiais da 88ª (CIPM), durante rondas no bairro Beija Flor, prenderam Flávio Santos do Rosário, de 18 anos, flagrado em posse de uma porção maior de maconha e uma pedra de crack.

Segundo os militares que efetuaram a prisão, Flávio já registrava uma passagem anterior na polícia quando era menor de idade.

beijad1

Agora novamente detido, o acusado foi inicialmente apresentado à Delegacia da Polícia Civil de Alcobaça (DEPOL) e como a unidade não possui carceragem, o mesmo deve ficará preso na 8ª Coorpin, em seguida transferido para o presídio./Opovonews

Vídeo mostra transferência dos adolescentes que mataram empresário de Mucuri para MG




Mucuri: Os quatro adolescentes de 14, 15, 16 e 17 anos, que sequestraram, mataram e roubaram o empresário de Governador  Valadares/MG, Terence Henrique Luís, o "Teo da SAAE”, foram transferidos para a cidade de Governador Valadares, município de moradia da vítima, e local onde aconteceu o sequestro no último dia 07 de fevereiro, em frente à residência da vítima.



Os menores foram apreendidos em uma operação da Polícia Civil e Militar de Mucuri/BA no último dia 08 de fevereiro. E nesta noite de quarta-feira (10), policiais civis do Estado de Minas Gerais estiveram na Delegacia de Mucuri e fizeram a transferência dos adolescentes para a cidade mineira, onde eles ficarão à disposição do Ministério Público.



Nossa equipe de reportagem teve acesso a um vídeo em que um cinegrafista amador narra a transferência dos menores. Uma multidão acompanhou a transferência e se mostrou revoltada com o crime bárbaro cometido pelos adolescentes, que depois de torturar e matar o empresário, ainda fugiram com o carro e o cartão da vítima para curtir o Carnaval em Mucuri. /Liberdadenews

Jovem de 20 anos, foi assassinado em frente à Escola Modelo


Imagem juca rosa


Um jovem identificado por Dionata Pereira de Almeida, 20 anos, foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (11), no bairro Juca Rosa, Zona Norte de Eunápolis. Segundo informações, a vítima era sobrinho do vereador eunapolitano, Gildair Telha Sul. O crime ocorreu por volta das 19h40 em frente à Escola Modelo Antônio Batista.

O SAMU foi até o local para prestar socorro à vítima, mas nada pode fazer, o jovem já tinha ido a óbito. Prepostos da Polícia Militar se deslocaram para o local e ficaram preservando a cena de crime até a chegada da Polícia Civil, juntamente com a Polícia Técnica para ser realizado o levantamento cadavérico e remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML).

Dionata, morava no mesmo bairro onde foi assassinado. A polícia deverá abrir inquérito para apurar o assassinato do jovem./Otemponoticias

Quando a mulher deve parar de fazer mamografia?




Vários estudos buscam definir se a mamografia anual traz mais benefícios ou prejuízos às pacientes acima dos 75 anos. Alguns pesquisadores defendem que mulheres com idade entre 40 e 50 anos, bem como aquelas com mais de 75 anos, devem conversar com seus médicos sobre a necessidade de fazer o exame com base nos fatores de risco individuais.  Afinal, a grande maioria dos tumores malignos surge entre 50 e 60 anos. Mas um novo estudo prova que vale a pena a paciente idosa continuar o rastreamento anual – indicando que o debate em torno desse tema ainda terá muitos desdobramentos.

Na opinião da doutora Sarah Cate, cirurgiã da mama no centro médico Mount Sinai Beth Israel, em Nova York (Estados Unidos), como muitas mulheres de 75 anos ou mais têm boa saúde, praticam exercícios e têm uma vida social ativa, o rastreamento anual traz benefícios. De acordo com a médica, a taxa mínima de detecção de câncer de mama que justifique a realização da mamografia é de 2,5 casos a cada mil pacientes examinadas. Mas vários centros relatam taxas de quase cinco casos a cada grupo de mil. Ou seja, há evidências para continuar submetendo essas senhoras à mamografia.

Já na opinião de Vivian Schivartche, médica radiologista especialista no diagnóstico de câncer de mama do CDB Premium, em São Paulo, a rotina anual de mamografia deve começar aos 40 anos – ou antes, caso a paciente tenha histórico da doença na família – e não tem data para acabar. "Obviamente, dependendo do estado geral de saúde da paciente e de doenças que ela esteja tratando, deixar de fazer mamografia é considerado um mal menor, já que o importante, no caso, é o tratamento e o controle da doença mais grave. Mas quando a paciente idosa tem a saúde sob controle, pratica atividades físicas, de lazer e sociais, é muito importante garantir o rastreamento mamográfico. Afinal, hoje em dia, quando o câncer é descoberto em fase inicial tem grandes chances de cura. Quem pode afirmar que essa paciente não vá viver mais 10 ou 15 anos? Então, é melhor que viva com saúde”.

A especialista explica que a mamografia costuma apresentar sensibilidade em torno de 80%. Mas a introdução da tomossíntese mamária, há alguns anos, refinou o diagnóstico. "A tomossíntese, também chamada de mamografia 3D, costuma aumentar sensivelmente a detecção do câncer de mama, já que permite enxergar o tumor numa fase muito precoce e em mamas densas e heterogêneas. Porém, em pacientes de alto risco ou quando persistirem dúvidas, outros exames devem ser realizados de forma complementar, como a ultrassonografia e a ressonância magnética”.

De acordo com Vivian Schivartche, na imagem mamográfica, o tecido denso aparece em branco, enquanto a gordura é caracterizada pelas áreas escuras. Como os tumores também aparecem em branco nessas imagens, é mais difícil diferenciar o que é tecido altamente denso de um tumor. Muitas vezes, a mulher é chamada novamente para que façam novas imagens e esclareçam essas dúvidas. Os avanços da mamografia nos últimos anos, quando passou de um simples exame em filme para um exame digital e depois para a tomossíntese, caminham na direção de aumentar a detecção de tumores cada vez menores e reduzir a necessidade de imagens extras. "Num país em que estão previstos quase 58 mil novos casos de câncer de mama este ano, é fundamental ter acesso à mamografia a partir dos 40 anos, independentemente do debate que ainda persiste com relação à idade em que a paciente deve parar de se preocupar com o rastreamento”. 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Todos os vereadores presos por fraudes



Fato aconteceu no interior do Estado de Minas Gerais. Segundo investigações do Ministério Público de Minas Gerais, os parlamentares estariam por trás de um esquema de recebimento de diárias em eventos fantasma

A pequena cidade de Centralina, com 10,6 mil habitantes, no Triângulo Mineiro, teve todos os nove integrantes da Câmara Municipal presos preventivamente suspeitos de desviar dinheiro público. Os vereadores afastados são investigados na operação “Viagem Fantasma”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial do Combate ao Crime Organizado, órgão do Ministério Público de Minas Gerais. São apuradas fraudes em notas fiscais para justificar recebimento de diárias de viagens nunca feitas pelos vereadores e desvio de verbas públicas do município.
Na manhã desta quinta-feira, quando foi deflagrada a segunda etapa da operação, cinco parlamentares foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Uberlândia e depois conduzidos ao presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia. Os presos são Wandriene Ferreira (PR), Sônia Martins de Medeiros (PP), irmã do prefeito de Centralina Elson Martins de Medeiros (PP), Ismael Pereira Peres (PT), Rodrigo Lucas (PTdoB) e Cleison Vieira (PDT).
Segundo o MP, o grupo de combate ao crime organizado tem acompanhado as irregularidades cometidas por vereadores e servidores da Câmara de Centralina desde o ano passado. Dentre os crimes praticados estão associação criminosa, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Também são investigados ex-vereadores ligados aos crimes e funcionários da Câmara.
Na semana passada outros quatro foram presos na primeira etapa da “Viagem Fantasma”: o presidente da Casa, Eurípides Batista Ferreira, o Baianinho (Pros), Hélio Matias (PSL), Carla Rúbia (Solidariedade) e Roneslei do Carmos (PR). Os primeiros vereadores presos foram ouvidos e liberados um dia depois, mas tiveram os bens bloqueados e cumprem prisão domiciliar, além de terem deixado suas vagas na Câmara.

A promotoria informou que alguns vereadores fizeram acordo de colaboração premiada, confessaram a participação no esquema de desvio de dinheiro público e delataram outros envolvidos. Foram recolhidos nos gabinetes dos vereadores documentos que serão analisados para a conclusão das investigações.

Nenhum representante da Câmara quis se pronunciar sobre o caso. O Legislativo de Centralina está de recesso até a próxima semana, quando serão convocados os suplentes dos vereadores presos para assumir os cargos.

Magno Malta: “Uma trama está armada. Dilma renuncia, Lula perde os direitos e Cunha assume a presidência”


MagnoMalta


Segundo senador Magno Malta diz que um grande “ACÓRDÃO está sendo feito e Dilma deixará o poder


Eduardo Cunha (presidente da câmara) na Ultima segunda feira ele estava em São Paulo na reunião da FIESP, federação da Industrias, órgão que não é politico porém muito forte dentro do nosso país ouviu o clamor dos representantes na federação. Hoje os banqueiros, os empresários, as industrias a grande mídia, alguns sindicatos, movimentos sociais, os intelectuais,  ele não querem mais a DILMA e o PARTIDO DO PT no governo do Brasil.

Todos estes citados juntos os deputados e senadores, estão trabalhando com duas propostas de impeachment, uma pelas pedaladas fiscais, que seria o impeachment apenas da Presidente Dilma e o Michel Temer assim assumiria a presidência do país. Um impeachment como foco ao caixa dois utilizado na campanha eleitoral, dinheiro que foi utilizado, fruto da corrupção na campanha de DILMA, neste caso sairia DILMA e MICHEL TEMER. Onde Eduardo Cunha assumiria a Presidência da Republica.

E a outra opção que envolve diretamente LULA (Luiz Inácio LULA da Silva), porque existiu uma triangulação com a delação premiada dos gerentes da Petrobrás, onde a advogada de defesa defende 9 pessoas acusadas, entre Paulo Roberto e quatro pessoas da sua família, o Duque, outros dois gerentes de serviços da Petrobrás, que DECLARARAM na delação premiada, que RECEBERAM de 2 a 3 % por fora do contrato, e todos sabem que esse valor é muito maior.

Só que entre os depoimentos, um dos gerentes foi CONVENCIDO a afirmar que teria passado dinheiro a Eduardo Cunha, e isso acaba envolvendo muita coisa, por nesta triangulação de dinheiro, os gerentes que assumiram que receberam o dinheiro, os empresários assumiram que pagaram, dinheiro este de CORRUPÇÃO, os doleiros JÁ assumiram que receberam dinheiro por fora para ser lavado e mandar dinheiro para partidos políticos, FOI AI QUE DESCOBRIRAM nas contas na Suíça e em PORTUGAL, quem recebeu.

Ai acharam uma grande quantidade de valor nas contas de LULA.

Os valores em nome de LULA estaria no BANCO SANS em Portugal, onde só com essa tese LULA já poderia estar PRESO, mas, segundo o senador, houve um GRANDE ACORDO para que ele não fosse preso, tanto que o ministro da justiça foi depor no congresso, exatamente sobre este assunto, mas eles (situação) seguraram pra ninguém tocar neste assunto, e ai estão finalizando este GRANDE ACORDO para que:

Lula não seja preso, não seja mais candidato a mais nada; e por consequência DILMA renuncie a Presidência da Republica juntamente com Michel Temer.

Acontecendo isso, CUNHA assume a presidência e convoca imediatamente novas eleições no país. Esta renuncia da Dilma para oposição é melhor, para controlar o país. por que se ela renunciar os movimentos sociais não irão para as ruas, o MST não vai pra rua, diferentemente se houver um impeachment onde teremos um distúrbio social muito grande no BRASIL.

Isso tudo será finalizado no dia 16 de agosto, porque só está faltando agora a participação popular. Se o povo clamar a sua saída ela fica em um estado de falta de governabilidade do nosso país. Nenhum instituição quer  e o povo também não quer.

Entrevista dada com exclusividade pelo Senador da Republica Magno Malta.

Homem tem morte súbita e conhecidos desconfiam de envenenamento em Caravelas




Caravelas: Eliandro Pereira Mateus, 28 anos, morador de Juerana, faleceu no Hospital Municipal de Caravelas, após uma morte súbita, ainda de causas ignoradas, podendo ser um possível envenenamento. 

De acordo com informações, ele estava em casa quando começou a se sentir enjoado. A vítima foi levada ao Hospital, porém morreu antes dos médicos descobrirem a causa do seu mal súbito. 

O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de necropsia para saber a causa da morte./Liberdadenews

Homem é executado dentro de casa com um tiro na cabeça em fazenda próximo a Medeiros Neto



Um homem identificado como David Barbosa Pires, natural de Itanhém, de 56 anos, (lavrador), foi executado com um tiro na cabeça na noite desta quarta-feira (10), na Fazenda Bela Flor no município de Medeiros Neto.Onde trabalhava a pouco mais de um ano.
 
A vítima foi encontrada agonizando dentro da residência da fazenda pelo proprietário Milzon Oliveira (Milzão), por volta das 20 horas e 30 minutos. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foi acionado e prestou os primeiro socorros no local, em seguida encaminhou a vítima para o Hospital de Medeiros Neto, ferido e em estado grave David Barbosa não resistiu ao ferimento mortal e veio a óbito por volta das 23 horas. Na casa não havia sinais de arrombamento, nada foi roubado e a cápsula do projétil também não foi encontrada.


Policiais do 1º Pelotão da 44ª CIPM de Medeiros Neto foram acionados e realizaram diversas diligências nas proximidades da fazenda, mas até o momento, não há maiores informações sobre a autoria ou motivação do crime.

A vítima tinha antecedentes criminais. Em agosto de 1985, David, assassinou sua esposa Marinalva de Jesus Gomes Pires, grávida de seis meses, com dois tiros por suspeita de traição, ele ficou cinco anos preso. Os familiares da vítima juraram vingança e já haviam tentado por quatro vezes executá-lo. Segundo informações do sobrinho do senhor David.


O corpo foi encaminhado na manha desta quinta-feira, (11), Para o IML de Teixeira de Feitas. O homicídio do lavrador será investigado por policiais da Delegacia de Medeiros Neto, sob o comando do Delegado Dr. Sanney Simões./medeirosdiadia

Homem que matou a esposa é assassinado com tiro na cabeça




O lavrador David Barbosa Pires de 56 anos, foi morto com um tiro na cabeça na noite desta quarta-feira, 10 de fevereiro, na fazenda Bela Flor em Medeiros Neto.

David trabalhava na fazenda há pouco mais de um ano e foi encontrado pelo dono da propriedade, Milzon Oliveira, ainda com vida. O fazendeiro chamou o SAMU, que levou a vítima para a unidade hospitalar, mas o lavrador não resistiu ao ferimento e morreu.

Segundo informações, na casa onde a vítima morava havia sinais de arrombamento, porém nada foi levado. A Polícia Militar realizou buscas e até o momento ninguém foi preso.

Em agosto de 1985, David ficou preso durante 5 anos por ter assassinado a sua esposa Marinalva de Jesus Gomes Pires, ela estava grávida de seis meses e a motivação do crime foi uma suposta traição.

De acordo com familiares do lavrador, a família da falecida esposa jurou sua morte e tentou assassina-lo quatro vezes. A Polícia Civil instaurou um inquérito de investigação para autoria e motivação do crime.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia./Medeirosdiadia

Jovem de 19 anos é assassinado a facadas no bairro São Braz em Prado


morto Prado

Um jovem identificado como André da Rocha Silva, de 19 anos, foi assassinado durante a noite dessa terça-feira de Carnaval, dia 9 de fevereiro, por volta das 21h30, na rua da Igreja Católica, próximo à rua Marizete Cardoso, no bairro São Braz, em Prado.

Segundo informações de moradores próximos de onde aconteceu o crime, após ser atingido com facadas, o rapaz ainda chegou a ser socorrido por populares e familiares e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu e veio a óbito.

André da Rocha Silva foi morto com duas facadas no tórax e uma no queixo. Segundo a Polícia Militar do 3º pelotão, o autor do crime foi identificado como “Neguino” ou “Zói de Fogo” que se encontra foragido.

A delegada Rosângela Santos, titular de Itamaraju e que responde também pela Polícia Civil no município do Prado, já instaurou um inquérito policial para investigar o crime e o primeiro passo será localizar e prender o acusado de ter cometido o homicídio.

O corpo da vítima foi removido ao IML de Teixeira de Freitas para exames de necropsia./Pradonoticia

Homem é encontrado morto no dia do aniversário de 26 anos


bm

O trabalhador rural Jacson Ferreira Bonfim foi encontrado morto em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro, por volta das 9h desta quarta-feira (10/2), no dia do seu aniversário de 26 anos.

A Polícia Civil informou que o corpo, que foi localizado atrás de uma escola municipal, no Bairro Novo, apresentava várias perfurações provenientes de arma de fogo.

Familiares informaram à polícia que Jacson estava desaparecido desde às 21h de terça-feira (09/2), quando saiu de casa, em uma fazenda localizada no município de Santa Cruz Cabrália. O corpo da vítima foi liberado do IML para o sepultamento no fim da tarde desta quarta-feira (10)./Radar64

Homem é acertado com pedrada na cabeça em Duque de Caxias, povoado de Teixeira de Freitas



Homem é acertado com pedrada na cabeça em Duque de Caxias, povoado de Teixeira de Freitas

O homicídio tentado aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, no povoado de Duque de Caxias, interior de Teixeira de Freitas e a vítima foi Vagner Martins dos Santos, de 28 anos, que reside no próprio lugar.

Vagner, que foi socorrido perdendo muito sangue ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), disse que estava bebendo em um bar, momento que um desconhecido, aparentemente sem motivos, arremessou uma pedra em sua direção, acertando em cheio a sua cabeça.

No hospital, Vagner, que já tem passagem por furto, recebeu atendimento médico e levou alguns pontos na cabeça. Até o fechamento dessa reportagem o caso não havia sido registrado na Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas (DEPOL). /Por Tyago Ramos

Familiares encontram “João Serralheiro” que estava desaparecido há 3 dias



Familiares localizaram um homem que estava desaparecido desde o dia 07 de Fevereiro, domingo de carnaval, o senhor João Batista Barbosa, mais conhecido como João Serralheiro.

De acordo com informações de familiares ele teria saído da casa do seu irmão na cidade do Prado – Bahia por volta das 18:00 horas, dizendo que retornaria para sua residência em Itamaraju e não foi mais visto por seus familiares e amigos.

Os familiares solicitaram ajuda através da rede social e meios de comunicação. O caso acabou com um desfecho bom, pois João foi localizado na cidade do Prado, onde o mesmo continua e passa bem.  A família agradece o apoio dos amigos e colaboradores.

Vaqueiro desaparece durante o serviço em Teixeira de Freitas



Teixeira de Freitas: A família de Charles Santos Souza, 24 anos, vaqueiro, morador da Fazenda Amazona, de Teixeira de Freitas, sentido a Medeiros Neto, na BA 290, próximo ao Posto de Nova Lídice, comunicou seu desaparecimento na tarde desta quarta-feira, 10 de fevereiro, na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas.

De acordo com a família, Charles saiu da fazenda por volta das 15h00 da terça-feira, 09 de fevereiro, trajando bermuda e camiseta. Ele estava em uma moto Yamaha Factor, de cor preta, placa policial HKD 5163.

O caso foi registrado na Delegacia, e será investigado pelo delegado plantonista, Dr. Manoel Andretta. Quem souber o paradeiro de Charles pode ligar para o (73) 99909-5620 ou (73) 99948-4885, e falar com a família, ou para o 197 [Polícia Civil], 190 [Polícia Militar]./Liberdadenews

Polícia prende suspeito de matar lanterneiro no Castelinho



Marcos Vinicius de Oliveira, de 25 anos, foi detido no final da tarde desta quarta-feira, 10 de fevereiro, depois de ter sido apontado como principal suspeito da morte do lanterneiro, Hélio Santos da Silva, 41 anos, encontrado morto no início da manhã no bairro Castelinho em Teixeira de Freitas.

De acordo com trabalho pericial, a vítima que estava no quintal de sua residência, foi agredida com golpes de enxada, provavelmente durante a madrugada. Vizinhos contaram que ouviram um barulho por volta das 3 horas, mas não imaginaram que podia se tratar de um assassinato.

Após a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal, a Polícia Militar recebeu informações de que o crime teria sido praticado por Marcos Vinicius, ele foi localizado na Rua Paulo Afonso, no mesmo bairro onde aconteceu o assassinato.


Na delegacia, o suspeito negou envolvimento no homicídio, ele foi ouvido pelo delegado Manoel Andreetta e permanece custodiado. Nesta quinta-feira, o caso será apresentado ao Serviço de Investigação da Polícia Civil que dará prosseguimento ao trabalho de apuração./Sulbahianews

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Em Porto Seguro, Rui enfatiza a paz e o caráter econômico do Carnaval




O governador Rui Costa enfatizou o clima de paz do Carnaval baiano ao participar, nesta terça-feira (9), do desfile de entidades culturais e trios elétricos em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.

"O excelente trabalho da polícia e a aposta nas atrações sem cordas devolvem o Carnaval ao povo que, afinal, foi quem inventou esta festa maravilhosa", disse, do alto do trio de Amanda Santiago, um dos mais animados do circuito. Ele estava acompanhado da primeira dama Aline Peixoto.

Rui lembrou que o Governo do Estado não investiu apenas no Carnaval de Salvador. "Estivemos presentes em toda a Bahia, como aqui em Porto Seguro. É bom observar o crescimento da festa na cidade e ver que, juntos aos baianos, brincam em paz foliões vindos de São Paulo, Rio, Minas e muitos outros estados, gerando renda e empregos na nossa terra".

"No ano que vem faremos uma festa ainda melhor, sempre incentivando a participação popular", explicou.

Prefeito Bernardo Olívio encerra carnaval debaixo e vaias



Apesar da contratação de última hora da Banda Vingadora, o que acabou atraindo muita gente para o carnaval de Alcobaça, o final da festa momesca não foi nada boa para o prefeito do município Bernardo Olívio.

O chefe do executivo até tentou discursar no encerramento do evento, mas uma vaia ensurdecedora evidenciou a crise enfrentada por seu governo e sua baixa popularidade frente aos moradores da cidade e visitantes do extremo sul, além de outras regiões.

Visivelmente incomodado, Olívio tentou colocar culpa no povo, dizendo ao microfone que as pessoas que o vaiavam estavam com “dor de cotovelo”. Bernardo Olívio venceu a eleição em Alcobaça com o discurso que por ser da própria cidade, jamais decepcionaria aos seus conterrâneos.



Após a posse o que se viu foi o contrário e ao longo dos últimos três anos de mandado ele vem enfrentando denúncias de má aplicação dos recursos públicos e seguidas condenações por parte do Tribunal Contas dos Municípios./sulbahianews

Secretaria de Saúde de Itamaraju vai realizar mutirão contra o Aedes aegypti a partir desta sexta-feira (12/02)



A Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju vai realizar a partir desta sexta-feira (12/02) uma ação de combate a tríplice epidemia arbovirótica (dengue, febre chikungunya e zika vírus) com o objetivo de combater a proliferação do mosquito causador das doenças, o Aedes aegypti. De acordo com a secretária Gilma Teixeira, serão realizadas ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito através de campanhas educativas, vistorias e limpeza nas áreas internas e externas de todos os domicílios de Itamaraju, bem como em todos os prédios comerciais e de órgãos públicos situados no município.

Teixeira assegura que até os imóveis fechados, desocupados ou aqueles em que os moradores se recusem em permitir a entrada dos agentes, terão que ser inspecionados, mesmo que seja por intervenção judicial. "Para isso vamos buscar parcerias com o Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Militar, nenhum imóvel dentro do perímetro urbano do município vai deixar de ser vistoriado”, destaca a secretária.

De acordo com o cronograma fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, serão visitados nas quatro sextas-feiras do mutirão contra o Aedes aegypti, quase 25 mil imóveis localizados no Centro e nos bairros do município. Até o momento ainda não foram confirmados casos de dengue, zica e chikungunya em Itamaraju, mas, a secretária afirma que a partir da avaliação clínica feita pelos médicos e técnicos da Vigilância Epidemiológica, é possível afirmar que Itamaraju já tenha algumas ocorrências do vírus zica, "pessoas com sintomas do zica deram entrada no Hospital Municipal, infelizmente não podemos afirmar que é o vírus porque precisamos aguardar o resultado dos exames, que só chega entre 30 e 60 dias”, explica.

Para a secretária, das três viroses, a dengue é a mais perigosa, "porque pode matar se for hemorrágica”, diz. Mas, ela ressalta que a zica pode estar associada à microcefalia, e a chikungunya pode evoluir para a síndrome de Guillain-Barré (SGB), que é uma doença neurológica, de origem autoimune (ocorre quando o próprio sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo), capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em casos mais graves, pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar.

Por isso a secretária defende que mesmo com o empenho total do município, sem o engajamento de toda a comunidade não será possível vencer a guerra contra o Aedes. Ela pede o empenho da população. "se algum morador tiver conhecimento de eventuais focos de proliferação do mosquito, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica e faça a notificação, dessa forma o cidadão estará ajudando o município a combater esse mal”, pontua.

A ação, em regime de mutirão, será realizada em quatro etapas que irão acontecer nas sextas-feiras a partir desta semana. O primeiro mutirão ocorre neste dia 12 de fevereiro, com os agentes comunitários de saúde, agentes de combate à endemias e também com a equipe da vigilância epidemiológica visitando 5,494 mil imóveis localizados nos bairros Corujão, Várzea Alegre, São Bernardo, Novo Prado e São Domingos.

No dia 19, será a vez dos bairros Liberdade, Primavera, Bela Vista e Cristo Redentor, num total de 6,448 mil imóveis. O combate ao mosquito transmissor da dengue – febre chikungunya – zica – terá continuidade no dia 26 quando a equipe da Saúde visitará os 6,437 mil imóveis dos bairros de Fátima, Marotinho e Santo Antônio. Na última semana (04/03) será a vez do Centro e do Bairro Tassizo Carletto, com 6,6 mil imóveis relacionados para visitação. Esta é a primeira vez que uma ação dessa proporção acontece em Itamaraju. Depois de fechar o perímetro na Sede, as ações serão desenvolvidas nas localidades do interior.

Entretanto, a secretária Gilma enfatiza que o combate ao Aedes não vai se resumir às sextas-feiras, mas de segunda a quinta-feira os imóveis serão visitados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) dentro de suas respectivas áreas./bahiaextremosul

Homem é morto com golpes de enxada na cabeça



O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 10 de fevereiro, numa casa de esquina da Rua do Cedro com a Rua Inácio Monteiro, fundos da Autoplan em Teixeira de Freitas.


Hélio Santos da Silva, de 41 anos, morreu no quintal da casa onde morava. Segundo informações colhidas no local do crime, a vítima era usuária de drogas e sua morte pode ser por conta de acerto de dívidas.

Vizinhos informaram que acordaram por volta das 3 horas e ouviram barulhos, mas com o latido do cachorro acharam que não seria nada.


A Polícia Técnica esteve no local juntamente com o perito Paulo Libório e o perito Pablo que realizaram o levantamento cadavérico e remoção para o Instituto Médico Legal (IML) onde serão realizados exames de necropsia.


Segundo o delegado plantonista que acompanhou o caso, Dr. Manoel Andreetta, a vítima tinha lesões corporais e um corte profundo na cabeça que causou um traumatismo crânio cefálico, e acrescentou que o caso será repassado ao delegado titular Dr. Kleber Gonçalves que irá ouvir vizinhos e parentes para chegar ao autor do crime./Sulbahanews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.