Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de setembro de 2020

Jovem é vítima de homicídio tentado no Centro e é socorrido ao HMTF

 

Teixeira de Freitas: Na tarde deste sábado, 26 de setembro, policiais militares da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) receberam um chamado para uma ocorrência de um homicídio tentado, em pleno Centro da cidade, na Praça da Bíblia. Ao chegarem no local, os militares confirmaram o fato e realizaram os procedimentos de praxe. 

A vítima foi identificada como sendo, Herbert Costa dos Santos, 18 anos, vulgo "Baratinha", que foi alvejado com dois tiros na cabeça, sendo socorrido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde deu entrada e foi direto para o Centro Cirúrgico. 

Mesmo com os tiros na cabeça, a vítima foi socorrida ainda consciente ao hospital. Nossa equipe não conseguiu levantar maiores informações sobre o estado de saúde do jovem. Segundo a polícia, é  terceira ou quarta tentativa sofrida pelo "Baratinha", sendo a última  no dia 04 de junho deste ano na Rua Torta, no Bairro Jerusalém. Um inquérito policial será instaurado pela Polícia Civil para investigar o homicídio tentado./Liberdadenews

Mulher é baleada dentro de bar na zona boêmia de Teixeira de Freitas

 

Uma mulher foi baleada na tarde deste sábado, 26 de setembro, em um bar localizado na Rua Mauá, Centro de Teixeira de Freitas. 

De acordo com informações repassadas à polícia, a vítima, identificada até o momento pelo prenome de Taline, também conhecida como ‘Branquinha’, estava no interior do estabelecimento quando um homem chegou ao local e pediu uma bebida. 

Logo após consumir a cerveja, o suposto cliente que chegou a conversar com Taline, foi até o carro, pegou uma arma de fogo e atirou contra a vítima. 

Taline foi atingida de raspão da cabeça por um tiro de pistola ponto 40. O atirador fugiu logo em seguida. 

A Polícia Militar foi acionada e acompanhou o socorro da vítima ao Hospital Municipal. O caso será apresentado na sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e um inquérito vai investigar a tentativa de assassinato./bahiaextremosul

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas em acidente na BR-367 em Porto Seguro

 

Dois carros colidiram de frente, deixando uma pessoa morta e três com ferimentos, na madrugada deste sábado (26/09). O acidente ocorreu na BR-367, região do distrito de Vera Cruz, município de Porto Seguro, por volta das 2h. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, há indícios que um carro modelo Uno, conduzido pelo vaqueiro Jaílson Pereira Silva, 28 anos, invadiu a pista contrária. Ele morreu no local, preso às ferragens. 

O impacto com um veículo Fiat Palio foi tão forte, que dois carros ficaram completamente destruídos. 

O motorista do Palio, que é membro de um assentamento de trabalhadores rurais, teve lesões graves, como fratura de fêmur. De acordo com a polícia, um teste bafômetro indiciou que ele estava alcoolizado./64

Com determinação esperança e muito talento apresentamos eles Alaércio Rodrigues & Renato Moura

 

Vamos conhecer um pouco da trajetória desse grande homem - Nome completo: Alaércio Rodrigues de Moura - Idade 39 anos - Pais: Ana Vieira Moura e Alício Rodrigues de Moura, naturalidade Jucuruçu BA - 

Sonho de Alaércio - levar alegria ao próximo - decepção: com os políticos - uma palavra que define: Superação. 

Conheça mais um pouco sobre esse grande guerreiro - onde ele nos contou, veja, minha vida começou a mudar no dia 28/01/2015 - fui atacado por uma vaca. Sofri uma fratura na coluna e uma lesão medular acompanhada de um trauma lombar me tornando paraplégico. 

Confesso que inicialmente foi muito difícil, passei por duas cirurgias no mesmo ano (2015) depois comecei fazer fisioterapia em Teixeira de Freitas, fui encaminhado para o hospital Sarah em Salvador, fiquei 2 meses internado lá pra me reabilitar, foi maravilhoso lá. Com a força de Deus primeiramente, dos meus parentes e amigos me reabilitei de forma surpreendente.

Atualmente vivo uma vida normal graças a Deus, faço quase tudo. Depois de um tempo paraplégico comecei a aprender violão no intuito de ter uma ocupação nas horas vagas.

Segue Alaércio Rodrigues de Moura no instagram

Assim comprei um violão no final de 2018 e comecei a treinar em casa mesmo, pois tenho sonho de aprender compor. Estou aí treinando aprendendo um pouquinho a cada dia. 

Objetivo me divertir e levar alegria as pessoas. Tenho uma família maravilhosa que pra me é um grande presente de Deus, composta por 9 irmãos que são eles  -  Vilza, Benvinda, Maria da paz, Vilma, Manoel Messias, Maria Aparecida, Alaides,  Alaete e Alessandra. 

Conheça também um pouco sobre esse grande talento jucuruçuense 

Nome Renato Moura de Oliveira, Idade 37, pais - Vilza Moura de Oliveira e João Antônio de Oliveira - irmãos - Wilisnei Moura - Hagda Moura, e Jucassia Moura. 

Seu sonho - viver da música, decepção - não realizar esse sonho - uma palavra que define - determinação - frustração - com a cultura local. 

Conheça um pouco da trajetória de Renato Moura, começando com seu primeiro grupo musical - 1ª grupo encanto, formação - Renato Moura - Dhone Silva - Hagda Moura - Vidiaia Sarind - landerle Plácido e Robson Oliveira. 

2ª Grupo - nome  Chapa Mé - formação - Renato Moura -João Pedro e Luciano Oliveira - 3ª Balada sertaneja - formada por -  Renato Moura - Hagda Moura,  Pedro Camargo e Landerle Plácido. 

4ª Mr Jhony, com Renato Moura - Pedro Camargo e João Pedro - 5ª Chapa Boys - componentes - Renato Moura - Pedro Camargo e Marisvaldo Viana - com tudo lá se vão 15 anos de história. 

Justiça Eleitoral, Ministério Público e 43ª CIPM realizam videoconferências com candidatos de Itamaraju e Jucuruçu, sobre as "Eleições 2020"

 

Na manhã desta sexta-feita (25), candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, representantes de coligações e advogados que acessoram juridicamente as campanhas estiveram participando de uma videoconferência, presidida pela Dr.ª Andrea Gomes Fernandes Beraldi, juíza da 172 ª Zona Eleitoral, com a participação da Dr.ª Mariana Araujo Libório, Promotora de Justiça, e da Major Kelly Ravani, Comandante da 43ª CIPM,  na qual se discutiu o cumprimento da legislação eleitoral nas eleições 2020, nos municípios de Itamaraju e Jucuruçu. 

Na videoconferência dentre as medidas tomadas, destacam-se: o dever dos candidatos, em face dos cuidados que a pandemia exige, de conscientizar os eleitores, quando da convocação para comícios, no sentido de orientá-los a comparecerem com máscaras e respeitarem o distanciamento social; haverá  fiscalização e controle para que os comícios não ultrapassem o numero de 100 pessoas participantes, em cumprimento ao decreto estadual; as carreatas serão permitidas, desde que observado o número de quatro pessoas por veículo, usando máscaras de proteção; cada coligação poderá ter apenas três veiculos, incluindo um minitrio, para fazer o serviço de sonorização nas carreatas e comícios, os quais serão credenciados após passarem por uma vistoria da Polícia Militar. 

Houve também a autorização para a realização de comícios com a concentração de carros, desde que observadas  as regras de trânsito e que as pessoas permaneçam no seu interior durante o evento. Por fim, a juíza eleitoral, a promotora e a comandante esclareceram como às instituições, que estão à frente, atuarão no pleito eleitoral nos dois municípios e também tiraram algumas dúvidas dos participantes da videoconferência./bahiaextremosul

Boletim Epidemiológico COVID-19 - Jucuruçu chega a 201 casos confirmados do Novo coronavirus

 

 Vale lembrar que o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica. 

Não compartilhe Fake News! 

Na dúvida ligue para a saúde! 

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório. 

Disque Covid 

WhatsApp: (73) 3662-2286

Sem repasse estadual: Hospital de Campanha de Teixeira já não atende mais pacientes da região e poderá ser fechado

 

Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem teve acesso a um ofício encaminhado pelo  secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Herbert Chagas, direcionado ao secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Segundo o conteúdo do ofício, o secretário Herbert Chagas reitera ofícios anteriores, em uma derradeira tentativa, no sentido de que o Governo do Estado da Bahia cumprisse o acordo com a Secretaria Municipal, que se comprometeu ao repasse de recursos para a manutenção do Hospital de Campanha – UTI Covid-19, “posto que até o presente momento, nem mesmo o que restou contratado através da Dispensa nº 151/2020 tem sido honrado”. 

Ainda no teor do ofício, o secretário Herbert Chagas reforça que a Secretaria Estadual havia se comprometido com o repasse mensal de R$ 960.000,00 (novecentos e sessenta mil reais), para o custeio do Hospital de Campanha (UTI Covid-19), de modo que pudesse atender via regulação, pacientes dos municípios que integram o NRS-9, “mas, até o presente momento, é o Município de Teixeira de Freitas que vem suportando, com parcos recursos, e com o repasse do Governo Federal, todas as despesas (profissionais de saúde, medicamentos, EPI’s e insumos diversos), que giram em torno de R$ 3.000.000,000 (três milhões de reais), que vem sendo  suportadas exclusivamente pelo Município de Teixeira de Freitas. 

O secretário Herbert reforçou ainda que nenhum paciente da região ficou sem atendimento, mas que se persistir na forma em que se encontra, outros setores da Saúde Pública Municipal serão prejudicados. “Por tais razões, para resguardar e prevenir responsabilidade, comunico a V.Exa. que, a partir desta comunicação, estamos suspendendo o atendimento no Hospital de Campanha – UTI COVID-10 a pacientes de outros municípios via Regulação, até que estas pendências sejam resolvidas. 

O ofício foi endereçado ao secretário Fábio Vilas-Boas, no último dia 23 de setembro. Nossa equipe de reportagem não conseguiu informações se houve uma resposta do secretário estadual. A reportagem do Liberdade News está acompanhando de perto esses desdobramentos. Nossa reportagem já havia denunciado o descaso do estado desde o início. Nossa cidade está sofrendo com a falta desses recursos estaduais, que foram devidamente garantidos no momento em que o governo propôs a instalação do Hospital de Campanha em Teixeira de Freitas. 

E agora governador Rui Costa, quantas vidas a mais serão perdidas pela ingerência do seu secretário de Saúde? Na conta de quem vai ficar essas vidas que poderão ser perdidas por falta de condições de atendimento? O que será feito a essas pessoas que vêm de toda a região buscando o atendimento prometido pelo Governo do Estado, via regulação, em Teixeira de Freitas? Lamentável isso. Com a palavra, Rui Costa, e o secretário Fábio Vilas-Boas./Liberdadenews

De São Paulo, Temóteo envia vídeo mostrando que está bem e desmente burburinhos que estaria doente

 

Teixeira de Freitas: O prefeito municipal de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito, enviou um vídeo informando à população teixeirense que ele está bem de saúde, e que foi à São Paulo para buscar parcerias de empresários para Teixeira de Freitas e aproveitou a oportunidade para fazer uma bateria de exames. 

Nas redes sociais um alvoroço tomou conta das pessoas, pois, algumas pessoas começaram a fazer alarme, dizendo que Temóteo estava com Covid-19 e foi se tratar em São Paulo. Alguns áudios afirmavam até que o prefeito Temóteo estava intubado em São Paulo. Temóteo enviou o vídeo mostrando que está bem.

   

“Timinha está firme e forte para trabalhar por Teixeira até o último dia do seu mandato. Teixeira virou um canteiro de obras e queremos continuar trabalhando por essa cidade maravilhosa. Estarei em Teixeira semana que vem, quando começa a campanha. Estarei com vocês. Minha saúde está ótima. Quando eu falo em Teixeira, minha saúde melhora. Timinha ama vocês, ama Teixeira. Muito obrigado meus amigos e amigas”./Liberdadenews

Cinco suspeitos de tráfico morrem em troca de tiros com PMs no interior da Bahia

 

Cinco homens suspeitos de tráfico de drogas morreram em troca de tiros com policiais militares, na manhã desta sexta-feira (25), na cidade de Nilo Peçanha, interior da Bahia. 

A operação realizada pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, Rondesp Sul, 33ª, 60ª e 68ª Companhias Independentes da Polícia Militar (Valença, Gandu e Ilhéus) teve início, após informações sobre criminosos ostentando armas na região. 

As denúncias também relataram que os indíviduos não eram residentes da localidade, mas estavam na região há aproximadamente 30 dias, comercializando drogas e praticando roubos. Os efetivos montaram o cerco e, ao chegarem no local indicado, encontraram cinco integrantes da quadrilha. Na tentativa de efetuar as prisões, os criminosos atiraram, acabaram atingidos, foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. 

Ao final da operação - que contou com a participação de cães farejadores - Três pistolas calibres 40 e 380 e dois revólveres calibre 38, 47 porções de maconha, munições, quatro carregadores de pistola, duas balanças, um caderno de anotações do tráfico, seis aparelhos celulares e um veículo modelo New Fiesta./bahiaextremosul

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Itamaraju: Família de ex-vereador pede doações em “vaquinha online” para pagar hospital

 

A família do ex-vereador por Itamaraju Gilberto Vieira, que foi submetido a cirurgia em um hospital particular de Teixeira de Freitas para tratar um câncer no intestino, resolveu lançar uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para quitar dividas contraídas para sua cirurgia. 

O caso de Gilberto Vieira veio a toma no inicio dessa semana quando ele gravou um vídeo no qual tenta sensibilizar o prefeito de Itamaraju Marcelo Angênica que é médico. 

No vídeo o ex-vereador relata que o prefeito assumiu com a família o compromisso de pagar por uma cirurgia, realizada a cerca de 9 meses atrás, assim que fosse notificado pela justiça, no entanto, de acordo com família do paciente que já foi transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), o prefeito voltou atrás no trato e resolveu contestar na justiça o deixando com débito de aproximadamente R$ 58 mil. 

Gilberto conta que deu entrada no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) e que com aval do prefeito foi transferido para Teixeira de Freitas em uma ambulância do SAMU 192. 

Até a manhã desta sexta-feira 25, a iniciativa havia contado com apoio de 16 apoiadores arrecadando um total de R$ 1.975,00. A família faz um apelo a comunidade para que com um gesto de solidariedade contribuam com qualquer valor afim de que os débitos com o tratamento de Gilberto sejam quitados. Os interessados em doar CLIQUEM AQUI. Em caso de devidas entrar em contato pelos telefones: 73 99926-2358 ou 99958-6936.

Mulher morre após tombamento de carreta na BR 101 em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Um acidente com vítima fatal foi registrado na madrugada desta sexta-feira, 25 de setembro, na BR-101, quando o motorista, Magnun Morais, de 38 anos, trafegava na via e ao fazer uma curva nas proximidades do Posto Malacarne, a carga puxou para o lado direito e a tombou a carreta, Mercedes Benz/ATego 2425, ano 2016, de cor preta, placa policial MQS-4E45 (Mercosul), licenciado em Viana/ES. 

No interior do caminhão viajava a esposa do motorista, Valeria Bravim Ribeiro Morais, de 35 anos, que no momento do tombamento estava dormindo, e foi a óbito no local. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local, realizando os procedimentos legais. O delegado plantonista autorizou ao servidor, Edmilson Xavier, remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Após exames de Medicina Legal, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente./Liberdadenews

Liberado o transporte coletivo de passageiros no sul e extremo sul

 

Durante agenda em Porto Seguro na manhã desta sexta-feira (25), o governador Rui Costa anunciou que vai autorizar a retomada do transporte coletivo intermunicipal, a partir da próxima segunda-feira (28), em 114 cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste. Com esta decisão, que será publicada na edição de sábado (26) do Diário Oficial, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários. 

Apesar da autorização, concedida devido à redução dos casos de contaminação da Covid-19 e desocupação dos leitos nas regiões, o governador salientou a importância de preservar as medidas de segurança necessárias, tais como uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros, ocupação de até 50% da capacidade, entre outras providências. “Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, alerta o governador. 

De acordo com o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, os protocolos são imprescindíveis para a liberação gradativa do serviço até sua totalidade. “Nós avaliamos semanalmente, junto com o secretário da Saúde, como se comporta a disseminação do coronavírus em função da liberação do transporte. Não tendo um impacto negativo, vamos ampliar, inicialmente, para 70% a capacidade, mas isso ainda será no mês de outubro”. 

Os outros 303 municípios, pertencentes a seis das nove macrorregiões de saúde do estado da Bahia, tiveram o transporte coletivo intermunicipal liberado desde o dia 14 deste mês./TH

Rui entrega obras em Porto Seguro e vistoria construção da Policlínica de Eunápolis nesta sexta, 25

 

O governador Rui Costa viaja para o extremo sul do estado nesta sexta-feira 25.  Sua programação começa, às 9h30, em Porto Seguro, onde vai entregar as obras da pavimentação da Avenida Airton Senna (Rua da Linha) e da Rua Valdívio Costa, no Bairro Cambolo. 

O serviço foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado. Além disso, Rui participa da inauguração de uma creche no bairro Paraguai e da assinatura de ordem de serviço para construção e reforma de praças públicas. 

Depois, o governador segue para Eunápolis, onde, às 10h30, vai vistoriar o trabalho de construção da Policlínica Regional, coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado. No município, o governador participa ainda da inauguração de uma creche, do Complexo Esportivo Itamar Seixas e da Praça do Esporte e Cultura./gov

Jovem é executado a tiros por motoqueiros no Bairro Cristo Redentor em Itamaraju

 

Itamaraju: Na tarde desta quinta-feira, 24 de setembro, a Polícia Militar de Itamaraju esteve às margens da BR 101, na entrada principal do Bairro Cristo Redentor, para averiguar uma informação de troca de tiros entre criminosos. A guarnição comprovou a veracidade das informações, e encontrou uma vítima de disparos de arma de fogo, já morta no local. 

A vítima foi identificada como sendo, Sávio Ramos da Silva, 20 anos de idade. Segundo a polícia, Sávio foi atingido por quatro disparos de arma de fogo, sendo dois tiros nas costas e dois na cabeça, vindo a óbito no local. Segundo testemunhas, os atiradores estavam em uma motocicleta Honda/Bros, de cor preta, placa policial não anotada. 

Ainda segundo testemunhas, o garupa estava de camisa preta com um nome branco, e capacete cor branco gelo. Já o condutor, trajava uma camisa de manga comprida, sem cor definida. A dupla evadiu-se em direção Bairro São Domingos. Autoria e motivação ainda são desconhecidas pela Polícia Civil, que instaurou inquérito policial e começou as investigações./Liberdadenews

Criminoso suspeito de ter matado um militar em Porto Seguro morre em confronto com a PM de Itamaraju

 

Itamaraju: A Polícia Militar de Itamaraju foi informada através do CICOM, na manhã desta na manhã desta quinta-feira (24), que dois criminosos, suspeitos de serem os autores do homicídio do Cb Clodoaldo, em Porto Seguro, estavam escondidos na Casa 15 da Urbis III. Uma guarnição da 43ª CIPM e outra da PETO se dirigiram ao local informado para averiguar as informações. Chegando na rua, um dos suspeitos avistou a viatura e correu para dentro da residência. 

Os militares desembarcaram da viatura e realizaram uma entrada tática no imóvel, momento em que foram recebidos com disparos de armas de fogo. Na sequência, visando resguardar a segurança de todos, os militares revidaram à injusta agressão, e dispararam na direção em que vinham os tiros. Após encerrar os disparos, foi visualizado um indivíduo caído, ainda com vida, sendo ele socorrido imediatamente ao hospital. 

Assim que deu entrada no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), o criminoso, identificado como Lázaro Pereira dos Santos, 26 anos, não resistiu ao ferimento e veio a óbito. Na residência, os militares encontraram 01 revólver .38 Taurus nº 2140757, com 4 munições deflagradas e 2 intactas; 30 buchas de maconha e outros 04 montantes da mesma substância; 25 pedras de crack e 2 pacotes com diversas peças do mesmo material. 

Os militares encontraram mais um pacote contendo um pedra maior de substância sólida semelhante ao crack; 23 munições de  calibre 38; 21 munições de calibre .380 (ponta ogival); 82 munições de .380 (ponta oca); 01 documento de identidade; 02 smartphone Samsung; 01 isqueiro; R$ 410,00 em espécie; 01 balança de precisão; 07 envelopes de seda. Todo o material foi apresentado na Polícia Civil para as devidas providências./Liberdadenews

Criminosos invadem residência e executam homem no Bairro Colina Verde em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira, 24 de setembro, por volta das 20h00, na Rua Evaristo da Veiga, no Bairro Colina Verde. A vítima foi identificada como José Marcos Pereira Martins, 42 anos. 

Segundo informações, criminosos invadiram a residência da vítima e começaram a atirar em sua direção. O José Marcos ainda tentou fugir pelos fundos, mas, não conseguiu. Ele foi atingido por três tiros, sendo um na cabeça, um no peito e um nas costas. 

A Polícia Civil foi acionada, e a delegada Andressa Carvalho, juntamente com sua equipe, esteve no local do crime e realizou o levantamento cadavérico. Uma perícia foi solicitada e após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao IML. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

TRE-BA poderá punir candidatos que descumprirem protocolos sanitários em campanha

 

Mesmo com a pandemia da covid-19, esse ano é de eleições municipais e os atos políticos de pré-candidatos já começaram pelo interior da Bahia. Além da campanha eleitoral antecipada, que é crime pelo Código Eleitoral, muitas mobilizações não cumprem as normas de vigilância sanitária. O que se vê são aglomerações atrás de carros de som, pessoas sem máscaras em comícios ou até mesmo na porta da casa de prefeitos que disputam a reeleição. 

Para relembrar a alguns candidatos que a pandemia não acabou, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) regulamentou, por uma resolução publicada na segunda-feira (21), que os postulantes a cargos políticos devem limitar o público de seus eventos a no máximo 100 pessoas e tomar as medidas para que todas as recomendações das autoridades de saúde sejam cumpridas, como foi estabelecido pelos decretos estaduais e parecer técnico da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). 

A resolução permite ainda que os juízes eleitorais façam o uso da força policial, se necessário, para impedir que esses atos que desrespeitam as normas sanitárias aconteçam. Em um primeiro momento, haverá uma notificação pelos policiais e tentativa de restaurar a ordem, isto é, de garantir que os protocolos de higiene sejam cumpridos. Se a situação não for resolvida, o autor do ato de campanha responderá por crime eleitoral, por desobediência às instruções da Justiça Eleitoral, como consta no artigo 347 do Código Eleitoral. 

Além disso, a decisão do TRE não exclui a possibilidade de apurar, num segundo momento, se houve prática de ato de propaganda eleitoral irregular, abuso do poder político, abuso do poder econômico e/ou crime eleitoral. Os casos serão analisados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), como explica o procurador regional eleitoral da Bahia, Cláudio Gusmão. 

“O propósito desse documento é servir como parâmetro para que o município se adeque aos documentos técnicos referidos na resolução. Se não houver adequação, prevalece o decreto do Governo do Estado”, explica o procurador. Gusmão ainda diz que o objetivo não é impedir a realização dos comícios e atos de campanha, mas de assegurar, nesses eventos, a segurança da população em meio à pandemia. 

Se necessário, o prefeito da cidade pode limitar ainda mais o número de pessoas para um número menor ao de 100 pessoas, a depender do contexto de habitantes e infectados por covid-19. “Há a possibilidade de restringir o limite, porque pode ter situações em que 100 pessoas para aquele município de 15 mil habitantes seja demais, arriscado. Temos que buscar conciliar a realização da campanha com as normas de proteção a vida das pessoas pelo risco de infecção”, completa Gusmão. 

Até agora, o MPE ajuizou três ações civis públicas contra candidatos e partidos políticos envolvidos em aglomerações nos municípios de Ituaçu, promovidos pelo atual prefeito Adalberto Alves Luz (atual prefeito) e Phellipe Brito (pré-candidato), e Encruzilhada. O órgão também enviou recomendações para que se cumpram os protocolos sanitários a 10 municípios baianos: Juazeiro, Iaçu, Irecê, São Gabriel, Presidente Dutra, Lauro de Freitas, Cícero Dantas, Fátima, Antas e Novo Triunfo. 

Candidatos se defendem 

O prefeito de Encruzilhada, Wekisley Teixeira Silva (Dr. Lei), afirma que, apesar dos registros de algumas aglomerações na cidade, ele tem orientado a população a não comparecer aos comícios e atos de campanha. “O pessoal acaba ficando um pouco eufórico nas cidades de interior, mas eu não tenho feito movimentos e venho orientado meu pessoal que não façam. Com a resolução fica mais fácil, porque a polícia vinha deixando a coisa acontecer porque não tinha uma normativa”, argumenta o prefeito. Ele ainda disse que antes mesmo de ter recebido a notificação do MPE, já tinha alertado um dia antes, pelas redes sociais, que a população não fosse ao comício realizado na quarta-feira (17). 

Em Itatim, já houve aglomeração na porta da casa do prefeito, Gilmar Pereira Nogueira, que é candidato a reeleição. Contudo, ele explicou que foi um ato “espontâneo” da população e que coibirá qualquer manifestação semelhante, acionando os policiais militares, se preciso. “O que for de competência do município vamos exercer de maneira muito rígida, com apoio da polícia militar e civil, e de todos os instrumentos legais, para conter qualquer tipo de aglomeração que venha exceder o limite de pessoas”, prometeu o prefeito. 

O médico infectologista Claudilson Bastos alerta para a importância de se manter longe das aglomerações, principalmente neste período de campanha eleitoral, que começa oficialmente na próxima segunda-feira (27). “Nesse momento de flexibilização, as pessoas têm que ter a devida consciência dessa tríade: uso correto das máscaras, distanciamento de 1,5 a 2 metros e higienização das mãos. Isso é o que está diminuindo o risco de transmissão”, orienta o infectologista. 

A Polícia Militar da Bahia informou, por meio de nota, que ainda não houve orientação por parte do TRE sobre a resolução. Porém, “independentemente disso, a PM tem atuado em caso de acionamento, inclusive seguindo as orientações do Ministério Público para coibir as aglomerações durante a pandemia. Nesses casos, o veículo e proprietário são apresentados na delegacia local”, declarou a instituição. 

Na terça-feira (22), o TRE-BA manteve a multa de R$ 15 mil para cada um dos pré-candidatos a prefeito e vice da cidade de Itaju do Colônia, Djalma Orrico Duarte Junior e Juscelino Pires de Almeida. Os dois foram condenados pela prática de propaganda eleitoral antecipada, no dia 10 de agosto, devido à promoção de carreata. 

Municípios que receberam recomendações do MPE para cumprir normas sanitárias em atos de campanha 

  • Juazeiro
  • Iaçu
  • Irecê
  • São Gabriel
  • Presidente Dutra
  • Lauro de Freitas
  • Cícero Dantas
  • Fátima
  • Antas
  • Novo Triunfo

Municípios em que houve ações ajuizadas pelo MPE por descumprimento de normas sanitárias em atos de campanha 

  • Ituaçu
  • Encruzilhada

Outros municípios que tiveram denúncias de aglomerações por atos de campanha 

  • Abaré, no norte do estado – carreata pré-campanha eleitoral
  • Ubaitaba, no sul da Bahia – pessoas sem máscaras e aglomeração por um evento promovido por um pré-candidato à prefeito
  • Varzedo – ruas lotadas por uma convenção de um partido político
  • Porto Seguro – aglomeração por convenção política
  • Ituaçu – pré-candidato a prefeito, Phellipe Brito (PSD) foi carregado por várias pessoas que estavam sem máscaras em um evento que aconteceu no primeiro fim de semana de setembro
  • Itatim – caminhão lotado de eleitores na carroceria do veículo, bem próximos uns dos outros, e a maioria não usava máscara

*Sob orientação da subeditora Fernanda Varela./correio24horas

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Bolsonaro passa por cirurgia nesta sexta-feira no Hospital Albert Einstein

 

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, passará por uma cirurgia nesta sexta-feira, 25, às 10h30min, para a remoção de cálculo na bexiga. 

Segundo informação do programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, Bolsonaro será operado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e não no Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or São Luiz, como havia sido dito anteriormente. 

A pedido do presidente, o médico responsável será o urologista Leonardo Borges. O procedimento é considerado simples e a previsão é de que o chefe do Executivo permaneça hospitalizado por dois dias. 

Esta será a sexta cirurgia de Bolsonaro desde 2018. A necessidade da nova cirurgia foi contada pelo chefe do Executivo a apoiadores no Palácio da Alvorada, em 1º de setembro Bolsonaro disse que estava com um cálculo na bexiga “maior que um grão de feijão”. “Esse cálculo aqui é de estimação. 

Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga”, afirmou na ocasião. No dia anterior à declaração, Bolsonaro havia ido ao serviço médico do Palácio do Planalto. 

Desde 2018, Bolsonaro passou por quatro cirurgias em decorrência da facada. A primeira foi feita ainda na Santa Casa de Juiz de Fora, logo após ser atingido por Adélio Bispo em ato de campanha em 6 de setembro de 2018. 

Depois, o então candidato foi transferido para o Hospital Albert Einstein e passou a ser acompanhado pelo cirurgião Antonio Luiz Macedo e pelo cardiologista Leandro Echenique. 

A última cirurgia foi realizada em setembro do ano passado para a retirada de uma hérnia. Bolsonaro ainda realizou no início deste ano uma vasectomia./jovempan

Candidato a vereador é assassinado durante live no interior de Minas

Candidato a vereador é assassinado durante live em MG - Reprodução / Facebook

O ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio e candidato a vereador, Cássio Remis (PSDB), foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (24). O assassinato foi confirmado pela Polícia Militar e teria acontecido após uma live transmitida em uma rede social do político. Ninguém foi preso até o momento. 

Remis realizava uma transmissão ao vivo em uma rede social, denunciando uma suposta obra irregular realizada pela Prefeitura de Patrocínio, a 393 km de Belo Horizonte. 

Durante a transmissão, Remis capta o momento em que um veículo branco se aproxima. Um homem desce do carro e é identificado pela vítima como Jorge Marra, secretário municipal de Obras e irmão do prefeito, Deiró Marra (DEM). 

O candidato a vereador chega a anunciar a chegada do opositor durante a live. 

— Está aqui agora o secretário que veio aqui para me agredir. 

Quando o homem se aproxima da vítima, o celular começa a balançar. Cássio chega a pedir para o homem não quebrar o aparelho. Neste momento, a transmissão é interrompida. 

De acordo com o tenente-coronel Caixeta, que atendeu à ocorrência, depois de ter levado o celular do candidato do PSDB, o homem entrou de volta no carro e seguiu em direção à Secretaria de Obras. A vítima foi atrás do autor para tentar pegar o celular de volta. Neste momento, o "autor sacou um revólver e efetuou disparos contra a vítima". 


Ainda segundo o militar, o autor do crime deixou o local em uma caminhonete Hillux. A PM tenta localizar o autor do crime./bahiaextremosul

Senhor de 67 anos de idade morador de Cruzeiro do Sul vem a óbito, e sua filha fica indignada com direção do hospital Regional de Teixeira

 

Sidevaldo Pereira Porto 67 anos de idade, agente de Saúde de Vereda aposentado morador de Cruzeiro do Sul,  ele ficou 8 dias no Regional de Teixeira a espera de fazer um eco cardiograma pra fazer um cirurgia na válvula aórtica era urgência porém no dia que fez os 8 dias sem fazer ele veio a falecer. 

Procurei assistência procurei os  responsáveis optei de pagar o exame falou que não podia tirar ele do hospital como ele sentia muita dor e falta de ar não aguentou. 

Dia 15 ele internou e dia 22 as 3:30 ele faleceu madrugada de segunda pra terça 

Sidevaldo foi sepultado em Cruzeiro do Sul

Andarilho morre no distrito de São José de Alcobaça e está sem identificação no IML de Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Na tarde da última quarta-feira, 23 de setembro, o Departamento da Polícia Técnica (DPT) foi solicitado para uma ocorrência de remoção de um corpo, no povoado de São Bernardo, no distrito de São José de Alcobaça. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exame de necropsia. 

Trata-se de um corpo do sexo masculino, de cor morena, aparentando ter aproximadamente 50 anos de idade, cabelos pretos, e bigode. De acordo com os moradores da localidade, na manhã da última quarta-feira (23), o andarilho se queixava de fortes dores, horas após, foi a óbito. 

A Polícia Técnica pede a quem souber de familiares deste andarilho, entrar em contato com os números (197) Polícia Civil ou no 3292-4519. Alerta ainda que  após 30 dias no IML, o corpo poderá ser sepultado como de uma pessoa indigente./Liberdadenews

Familia procura por homem desaparecido em Vereda há seis dias

 

Vereda: Compareceu na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro, na Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, uma comunicante relatando em um boletim de ocorrência que Izaque Marciel Pereira, de 25 anos, vaqueiro de profissão, saiu da sua residência, na tarde do último sábado (18), e desapareceu. 

Izaque trajava calça cinza, tênis preto, camisa azul de malha, e ele tem uma tatuagem no ombro esquerdo. A comunicante relatou ainda, que o Izaque veio do Estado do Espírito Santo, para a cidade de Vereda, e já estava há mais de um mês morando na cidade, e neste sábado, desapareceu, sem dar nenhum aviso, ou motivo. 

Os familiares pedem a todos que souberem do paradeiro deste homem, entrar em contato através dos telefones (190) Polícia Militar, (197) Policia Civil, ou nos contatos (73) 99985-7755 (Angélica) e no (73) 99987-9120 (Magnólia)./Liberdadenews

Caio Checon, candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, está internado após sintomas da covid-19

 

O candidato a prefeito de Teixeira de Freitas pelo Solidariedade (SD), Caio Checon, está internado no Hospital Sobrasa após suspeita de covid-19. 

Segundo informações apuradas até o momento, Caio sentiu faltar de ar e outros sintomas característicos do novo coronavírus. 

Tomando as devidas precauções para evitar a contaminação de outras pessoas, ele mesmo procurou atendimento médico nesta quarta-feira, 23 de agosto, e está bem, com quadro clínico estável, após realizar uma oxigenoterapia. 

O empresário e ex-vereador Caio Checon confirmou a sua candidatura para prefeito de Teixeira de Freitas durante convenção partidária do Solidariedade (SD), no dia 12 de agosto, ao lado do vereador Jonathan Molar como candidato a vice na chapa./osollo

Médico escalado para operar Bolsonaro é alvo de ataques de apoiadores do presidente

 

Considerado por muitos o melhor urologista do país, o médico Miguel Srougi é alvo de ataques de bolsonaristas nas redes sociais. Ele foi escalado para operar o presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (25), quando o chefe do Palácio do Planalto deve retirar um cálculo na bexiga, e já criticou o ocupante do posto político mais importante da nação. 

Apesar de afirmar que votou em Bolsonaro em 2018, Srougi disse, em entrevista à Metrópole, ter se arrependido. "Por azar, eu votei no atual presidente. Queria voltar três anos em minha vida e poder lutar contra essa pessoa que assumiu o Brasil e está desgraçando o Brasil", declarou. 

Investigado no Supremo Tribunal Federal por compor, supostamente, uma rede de fabricação e divulgação de notícias falsas, o blogueiro Allan dos Santos foi um dos personagens que puxou críticas a Srougi. Em publicação no Twitter, ele linka uma postagem do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que faz elogios ao médico./TH

Diocese de Teixeira enviará padre para formação em Roma

 

Pensando na formação constante dos presbíteros, a Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas enviará no dia 2 de outubro, para Roma, capital da Itália, o padre Jan Gabriel Rodrigues. 

O sacerdote fará mestrado em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana e residirá no Pontifício Colégio Pio Brasileiro pelos próximos dois anos e meio. 

O Padre Jan se despedirá de Caravelas presidindo Missas ao longo do próximo domingo, 27 de setembro, na Co-Catedral Santo Antônio. Os fiéis poderão participar fazendo o agendamento prévio no site da Diocese. 

Em entrevista concedida à PASCOM no mês de agosto, o Padre Jan falou do desejo manifestado e o sentimento de ter sido convidado: “É uma alegria profunda para mim, lembro-me da primeira conversa com Dom Jailton, ele me perguntou se eu desejava fazer um mestrado ou especialização, eu falei que sim, faz parte de minha vontade, mas gostaria que não fosse um ato unilateral, apenas minha vontade, mas que correspondesse a necessidade de nossa Diocese, o querer de nossa Igreja. Ele pediu que eu fizesse uma carta fazendo este pedido e ele iria nas instâncias com o Colégio (Consultores), submeter esse pedido. Depois ele me respondeu por escrito que de forma unânime essa solicitação foi atendida“, disse ele. 

Padre Jan Gabriel Rodrigues 

Padre Jan Gabriel nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 23 de abril de 1987. É o segundo dos dois filhos do casal João Rodrigues de Souza e Elza Aparecida Simões Rodrigues – in memoriam. Foi Batizado no dia 28 de outubro de 1990 na Paróquia São José, Diocese de São Miguel Paulista – São Paulo. Tinha 5 anos de idade quando seus pais vieram de São Paulo para Teixeira de Freitas onde se estabeleceram. 

Fez Primeira Comunhão no dia 21 de novembro de 2000, na Paróquia Santa Rita de Cássia em Teixeira de Freitas – Bahia. Foi Crismado no dia 21 de novembro de 2004, na Paróquia Santa Rita de Cássia em Teixeira de Freitas – Bahia. Ingressou em fevereiro de 2006, no Seminário Propedêutico Bom Pastor – Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas com apenas 18 anos de idade. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Internacional Maria Mater Ecclesiae do Brasil, em Itapecerica da Serra, em 2007. Recebeu a Ordenação Diaconal no dia 29 de dezembro de 2012, com 25 anos, na Paróquia São Francisco de Assis, em Teixeira de Freitas. Foi ordenado sacerdote no dia 13 de julho de 2013, com 26 anos, também na Paróquia São Francisco de Assis. 

Exerceu o cargo de Vigário e, posteriormente Administrador Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Teixeira de Freitas de 14 julho de 2013 à 21 de janeiro de 2016. Sendo nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda em Itanhém em 21 de janeiro de 2016 à 23 de março de 2018,  onde exerceu seu ministério cuidando pastoralmente da Quase Paróquia Senhor Bom Jesus, Batinga, distrito de Itanhém. Foi pároco da Co-Catedral Santo Antônio em Caravelas desde 23 de março de 2018 até o dia 24 de setembro deste ano./sulbahianews

Rui Costa critica pressão e diz que morre uma sala de aula por dia na Bahia

 

O governador da Bahia, Rui Costa, criticou em entrevista realizada na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro, a pressão feita por pessoas que querem o retorno das aulas. Ele disse que, enquanto o número de mortes diárias pela Covid-19 não baixar, não há possibilidade de retorno de estudantes às salas de aula. 

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado tem 50% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para adultos. 

“Vamos seguir avaliando o número de óbitos e a taxa de ocupação do hospital, porque isso é um sintoma real. Os números em si, dependem da quantidade de testes que se faz. Se faz mais testes, aparece mais gente. Se faz menos testes, aparece menos gente”, disse. 

O governador disse, ainda, que o número de pessoas que procuram o hospital não está relacionado a quantidade de testados. “Por enquanto, nós caímos [taxa de contaminação], mas estamos ainda em um patamar que eu considero alto demais para qualquer iniciativa que exponha mais a vida humana”, ponderou ele. 

Rui Costa fez um comparativo e disse que o número de mortes, por dia, na Bahia, tem sido o equivalente ao de estudantes que ocupariam uma sala de aula na rede pública estadual, em períodos sem pandemia. 

“Um patamar de 44 mortes, 40 mortes por dia é um alto. Se formos falar a linguagem de escola, é uma sala de aula morrendo todo dia. Hoje, morre uma sala de aula todos os dias”, – Rui Costa. 

O governador falou ainda que só irá autorizar a retomada das atividades nas escolas, quando o número diário de mortes diminuir. 

“A sensação que eu tenho às vezes, é que as pessoas perderam qualquer referência de solidariedade e de fraternidade com a vida humana. Nós só vamos atualizar retorno às aulas, seja particular, seja pública, com o número de redução de mortes. Eu não quero ser responsável pela morte de alunos e professores. Aulas, só quando a gente reduzir ainda mais o número de mortes diárias”, – Rui Costa. 

As aulas foram suspensas as escolas da Bahia em março – incluindo as da rede particular de ensino. Desde então, o decreto vem sendo renovado cada vez que vence, como medida de prevenção do coronavírus. 

O governo também passou a fazer testagem em alunos e funcionários de escolas públicas do estado, para avaliar os índices de contaminação das cidades baianas. Em Salvador, a testagem foi anunciada em algumas escolas estaduais do subúrbio no mês de agosto. 

Até o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no início da noite de terça, o estado registrou 1.809 novos casos de Covid-19 em 24 horas, chegando a um total de cerca de 298 mil casos. Por todo o estado, 6.359 pessoas já morreram com a doença./G1/BA

Corpo com lesões na cabeça é encontrado no Córrego das Pedras no Distrito de Argolo

 

Nova Viçosa: A Polícia Militar de Nova Viçosa foi informada através do CICOM sobre a ocorrência de um corpo, encontrado sem vida, no Córrego das Pedras, no Distrito de Argolo, município de Nova Viçosa. O corpo foi encontrado por populares, na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro. 

Uma guarnição esteve no local e confirmou a veracidade da informação. A vítima foi identificada como sendo, Jonas dos Santos, 32 anos, através de sua esposa que compareceu ao local do fato. A vítima tinha marcas de agressão e ferimentos na cabeça, na altura da testa. O DPT foi comunicado e fez a remoção do corpo. 

O caso será investigado pelo delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, que vai instaurar inquérito policial./Liberdadenews

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Secretário de Saúde de Medeiros Neto, Alex Serapião está internado em decorrência da covid-19

 

Após a evolução de um quadro de sintomas, o atual secretário municipal de Saúde de Medeiros Neto, Alex Serapião, se encontra internado com covid-19 em Teixeira de Freitas. 

As informações foram compartilhadas através de uma nota de esclarecimento. Segundo Alex, os primeiros sintomas apareceram na quinta-feira (17). Ele teve febre durante o dia e calafrios intensos. 

Na madrugada do dia seguinte, procurou ajuda médica, saindo de um pronto socorro médico pela manhã e retornando para casa. Foi onde, no sábado (19), teve um episódio de perda de consciência, quando foi novamente atendido e teve alta por volta das 15 horas. 

Há dois dias, na segunda-feira, dia 21, Alex Serapião detalha que foi internado em uma unidade hospitalar, em um leito clínico para covid-19, com boa recuperação. 

"Agradeço a preocupação de toda sociedade medeirense, de todos os coordenadores e colaboradores da Saúde", disse. 

E acrescentou: "Em uma batalha, há feridos e há momentos que precisamos nos recuperar para continuarmos em combate, mas, logo em breve, estarei com todos vocês de volta na linha de frente de enfrentamento à covid-19"./MDD

Locutor de vaquejadas é morto a tiros em bar; polícia investiga caso como execução


Riachão das Neves: Um locutor de vaquejadas bastante conhecido no oeste da Bahia foi morto a tiros, na tarde de terça-feira (22), em um bar de Riachão das Neves. A vítima, Pecula Alves de Oliveira, tinha 44 anos. 

Havia várias pessoas no bar, no momento do crime. Os criminosos chegaram ao local em um carro branco e começaram a atirar para cima. Depois eles atiraram contra Pecula e fugiram. Até o momento, os criminosos não foram identificados. 

Segundo a polícia, as armas utilizadas no crime foram pistolas 9mm. O caso está sendo tratado como execução, entretanto a motivação ainda é desconhecida./G1

Ex-prefeito de Mucuri será acionado por suspeita de fraudes de R$ 1 milhão


Mucuri: O Ministério Público o Estado (MP-BA) deve abrir inquérito contra o ex-prefeito de Mucuri, Paulo Alexandre Matos Griffo, após o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) encaminhar ao órgão processo que apura suspeita de improbidade administrativa (crime contra a administração pública) no município do extremo-sul baiano. Paulo Griffo é acusado de fraudes em licitações na contratação de serviço de publicidade em 2015, segundo informações do site Bahia Notícias. 

De acordo com o processo analisado pelo TCM, os contratos foram celebrados com as empresas Immaginare Arte e Técnica em Vídeo e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Municipal (IBAM), a um custo total de cerca de R$1 milhão. O relator do caso, conselheiro Francisco Netto, também aplicou multa de R$ 20 mil a Griffo. Já o conjunto dos conselheiros determinaram a devolução de R$316,7 mil com recursos pessoais à prefeitura local. 

O valor corresponde a não comprovação da realização de serviços contratados (R$233,4 mil) e despesas irregulares com publicidade autopromocional (R$83 mil). Ainda cabe recurso da decisão./Atarde

Moradora de Medeiros Neto morre em decorrência do coronavírus em Eunápolis


Maria Freire Pereira, mais conhecida como “Tia Lia”, de 82 anos, é a 20ª vítima da Covid-19, na cidade de Medeiros Neto. 

“Tia Lia” morreu por volta das 12h30 desta quarta-feira, 23 de setembro, no hospital da cidade de Eunápolis, após passar 15 dias internada devido a complicações do coronavírus. 

Maria era casada e deixa esposo e seis filhos. Não foi divulgada a informação sobre o sepultamento./SulbahiaNews

Covid:19: Em Jucuruçu, o número de contaminados pelo Novo Coronavírus chagam a 184

 

Vale lembrar que o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica. 

Não compartilhe Fake News! 

Na dúvida ligue para a saúde! 

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório. 

Disque Covid 

WhatsApp: (73) 3662-2286

Com gols de Pedro e Arrascaeta, Flamengo vence Barcelona de Guayaquil no Equador

 

O Flamengo desta terça-feira, em nada lembrou o que sofreu a goleada por 5 a 0 sofrida na última quinta-feira (17) contra o Independiente Del Valle. A equipe do treinador Domenèc Torrente jogou novamente em território equatoriano, e, mesmo com tantos problemas enfrentados antes do jogo, deixou para trás os percalços causados pelos 11 desfalques da equipe, sete deles contaminados pelo novo coronavírus (covid-19), e superou o Barcelona local no estádio Monumental de Guayaquil. A vitória por 2 a 1 deixou o Mengão com a classificação encaminhada às oitavas de final da Copa Libertadores. 

As ausências por causa da covid-19 foram os laterais Maurício Isla, Matheuzinho e Filipe Luís, o meia Diego Ribas e os atacantes Michael, Vitinho e Bruno Henrique. Além deles, o goleiro Diego Alves (lesão no ombro esquerdo), o zagueiro Gustavo Henrique (suspenso) e os atacantes Gabriel Barbosa e Pedro Rocha (ambos com lesões na coxa) também não estiveram à disposição. 

Mesmo com tantos desfalques, o Flamengo entrou em campo livre, dinâmico e aproveitando as oportunidades deixadas pela zaga do Barcelona. Aos cinco minutos, após jogada individual pela esquerda, o volante Gerson encontrou Pedro livre na entrada da área. O centroavante, substituto de Gabriel, teve tempo de dominar e bater entre as pernas do goleiro Javier Burrai, abrindo o placar. 

O Rubro-negro seguiu envolvendo o time equatoriano. Aos 17 minutos, os meias Everton Ribeiro e De Arrascaeta bombardearam a meta em sequência, mas pararam em Burrai. Aos 25, a dupla não desperdiçou. Aberto na direita, Everton Ribeiro recebeu de Pedro e cruzou para Arrascaeta, que recebeu com liberdade e chutou na saída do goleiro, ampliando em Guayaquil. 

Na segunda etapa, aos três minutos, o atacante Cristian Colmán foi lançado pelo meia Michael Arroyo, às costas do lateral-esquerdo Renê, que atuou no lugar de Filipe Luís. Ele rolou para dentro da área, encontrando o meia Emmanuel Martínez livre, após se desvencilhar da marcação, para diminuir. 

Após o gol sofrido, o Flamengo perdeu ritmo e já não encontrava a mesma facilidade para chegar à área do Barcelona. Já o time equatoriano passou a encontrar brechas na defesa rubro-negra. Aos 16 minutos, o lateral Gustavo Vallecilla levantou na pequena área, Martínez dominou a frente de Léo Pereira e rolou para Colmán, que, mesmo com o goleiro César deslocado e o gol vazio, pegou de canela na bola, facilitando a defesa. 

Precisando buscar o resultado, o técnico do Barcelona, Fabián Bustos, recheou o time da casa de atacantes. Apesar de sufocado e de sofrer com o desgaste físico, o Flamengo segurou a pressão e garantiu uma vitória memorável em Guayaquil. 

Ao final da partida, o clube utilizou as redes sociais para homenagear os jogadores que estão em quarentena. “Nada é fácil. Sabemos que vocês estavam conosco hoje e nos ajudaram nessa vitória importantíssima. Sairemos dessa cada vez mais unidos e fortes”, diz a publicação. 

Com o resultado, o Flamengo somou nove pontos, na segunda posição do Grupo A, após quatro rodadas. O líder é o Del Valle, com quem o rubro-negro tem o jogo de volta marcado para a próxima quarta-feira (30), no Maracanã, às 21h30. A partida ainda é dúvida, já que o clube carioca solicitou à CBF o adiamento da partida contra o Palmeiras, marcada para este domingo (27) pelo Brasileirão. Já o Barcelona, zerado na Libertadores, está eliminado e só cumpre tabela nas duas partidas finais da primeira fase./Agência Brasil*

Juiz autoriza busca e apreensão na sede do PROS de Alcobaça após denúncia de prática lesiva ao processo eleitoral

 

Alcobaça: O PSD de Alcobaça, por meio do escritório de advocacia do Dr. Alex Santiago, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral de Alcobaça (Tutela Cautelar Antecedente) contra o PROS (90) de Alcobaça, com pedido de Tutela Provisória de Urgência de Busca e Apreensão de materiais de campanha antecipada. Segundo o PSD, o PROS de Alcobaça está promovendo a simulação de venda de camisetas e outros objetos em lojas do comércio de Alcobaça/BA com a expressão “90 de coração”, na cor laranja, já que supostamente vem ocorrendo doação dos aludidos materiais. 

Segundo a denúncia do PSD, “em alguns momentos os materiais são distribuídos de forma gratuita, sob o falso manto de comercialização” e que os requeridos “TAMBÉM EMPREENDERAM FORTE PUBLICIDADE DO ATO CRIMINOSO ATRAVÉS DO WHATSAPP”. Aduz que os requeridos pretendem doar as camisetas para “expor a terceiros, suposto apoio do eleitorado visando o efeito manada”. E o PSD requereu à Justiça, em caráter liminar, a concessão de BUSCA E APREENSÃO, nos termos do art. 300, § 2º, do CPC, para apreender as camisetas e demais produtos(brindes, bonés e etc) que representem o candidato (90). 

O PSD pediu ainda a busca e apreensão de agendas, relatórios, CPU’s de computadores, balanços de contabilidade, eventualmente material de propaganda e outros elementos probatórios na sede do Partido (PROS), no estabelecimento onde o responsável pelo partido em Alcobaça reside, e em outros locais que porventura sejam localizados o referidos materiais que são pano de fundo para prática de ilícito eleitoral, mediante laudo de apreensão, especificando o dia, horário e circunstâncias da diligência). 

Ainda no requerimento do PSD, há o pedido para que seja também determinada a entrega das notas fiscais de aquisição e comercialização das referidas camisas e também seja informado a este juízo a quantidade da tiragem de camisas; e a identificação de todas as pessoas presentes no momento da diligência com a completa qualificação. Ao final, pleiteia a procedência da presente demanda. 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, o PSD instruiu o processo com fotografias do estabelecimento comercial onde supostamente estariam sendo distribuídas gratuitamente as camisetas, print do grupo “Política Municipal”, no qual o requerido supostamente estaria anunciando a venda da aludida vestimenta, e fotografia de camiseta laranja com o número 90. O Ministério Público Eleitoral, por sua vez, manifestou-se favoravelmente ao deferimento do pedido, com as cautelas devidas. 

Segundo a decisão do Juiz Eleitoral da 112ª Zona Eleitoral, Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho, [...] “Analisando-se a inicial, vislumbram-se presentes ambos os requisitos para antecipação dos efeitos da tutela, visto que, dos documentos juntados aos autos pelo requerente, verifico indícios suficientes de prática lesiva ao processo eleitoral, por meio de prática de atos que podem ferir gravemente a igualdade de oportunidade entre os pré-candidatos. Portanto, presentes os requisitos necessários à concessão da tutela antecipada de urgência e diante do exposto, DEFIRO parcialmente o pedido liminar”. 

Ainda na decisão, o Juiz determinou a realização de BUSCA E APREENSÃO das camisetas e demais produtos (brindes, bonés e etc) que representem a agremiação PROS 90 nos endereços denunciados; bem como a realização de BUSCA E APRENSÃO de agendas, relatórios, CPU’s de computadores, balanços de contabilidade, notas fiscais de aquisição e comercialização das referidas camisetas. Além da identificação de todas as pessoas presentes no momento da diligência com a completa qualificação. [...]. A busca e apreensão já foi cumprida e o Partido teve o prazo para manifestação./Liberdadenews

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Internado, ex-vereador faz apelo ao prefeito de Itamaraju por pagamento de cirurgia


O ex-vereador Gilberto Vieira, que luta contra um câncer e se encontra internado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), gravou um vídeo no qual faz um apelo ao prefeito de Itamaraju Marcelo Angênica (PSDB) em prol de seu tratamento médico. 

O vídeo, que circulou na noite de segunda-feira 21, através do aplicativo Whatsapp mostra o paciente ofegante, deitado e implorando a Angênica, que é médico, que através da Secretaria Municipal de Saúde pague por uma cirurgia a qual foi submetido a cerca de 9 meses atrás. 

O paciente entrou com ação de ressarcimento de gastos com hospital particular por negligência com pedido de antecipação dos efeitos da tutela em face da Fazenda do município de Itamaraju, pessoa jurídica de direito público interno. 

A família de Gilberto não possui condições de arcar com as custas do processo sem prejuízo de seu próprio sustento fazendo jus aos benefícios da justiça gratuita. Os familiares afirmam que tinham esperança que o gestor assim que notificado a pagar pelo tratamento, não contestasse na justiça a fim de protelar o pagamento. 

“Por uma questão de humanidade, achamos que o processo correria a revelia para adiantar o tratamento dele”, disse a esposa do paciente Edineide Rodrigues que relata que a família esteve com o prefeito que pediu que eles acionassem a justiça para que ele [Angênica] tivesse meio legal para pagar pelo tratamento que custou R$ 58 mil. 

“Não é falta de dinheiro”, diz Gilberto no vídeo. “Prefeito, não machuca o povo de Itamaraju não, você veio pra Itamaraju para cuidar da saúde do povo”, apela. “Você tá judiando demais prefeito”, reclama./sigaanoticia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.