Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de dezembro de 2021

Prado entra em estado de alerta devido á cheia do Rio Jucuruçu. Várias famílias estão desabrigadas


A forte chuva que castigou o extremo sul da Bahia esta semana provocando cheias históricas em várias cidades da região, coloca em alerta total a cidade do Prado que já vinha sofrendo com a queda de pontes e cheias em algumas comunidades e na zona rural.

A vasão das águas que devastou Jucuruçu começou a chegar á cidade do Prado e vários bairros já estão debaixo d’água. O prefeito Gilvan Produções, acompanhado de sua equipe e de homens do Corpo de Bombeiros estão tirando as famílias que estão ilhadas e levando para lugares seguros. 

Algumas comunidades e aldeias indígenas estão isoladas devido a queda de pontes, o acesso a essa comunidades só podem ser feitas de barco ou de helicóptero. 

À agua já tomou conta da BA 489 que liga a Prado a Itamaraju deixando O Guarani isolado. Uma parte da estrada, próximo ao Tombador já estava interditada, e neste sábado outra parte também foi interditada por causa da água que cobriu toda a pista./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Urgente - Cabeceira da ponte do Prado acabou de cair


A cidade do Prado está completamente isolada por terra, isso porque a cabeceira da ponte sobre o rio Jucuruçu que na saída da cidade para Alcobaça acabou de cair.



O aceso por Itamaraju já estava proibido devido a queda de ponte e invasão de água na pista, agora com o acesso pela ponte comprometido, a cidade fica isolada por via terrestre./bahiaextremosul



Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Graer socorre três grávidas ilhadas em Itamaraju e Guaratinga


Ações rápidas do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar garantiram socorro a três gestantes, na manhã deste sábado (11). Elas estavam ilhadas por causa das fortes chuvas que ocorrem no Extremo Sul da Bahia. Aeronaves da força estadual de Segurança Pública atuam em toda a região realizando resgates e levando remédios, mantimentos e outros suprimentos para as comunidades. 

As ocorrências foram registradas na cidade de Guaratinga, nos povoados de São Paulino e Santa Rita, onde Jéssica Ferreira, 31 anos, e Núbia Souza, 30, precisaram ser resgatadas. 

Já no Hospital de Guaratinga, os policiais militares do Graer atuaram na situação mais complicada. Adrieny Simão da Silva, 18 anos, com 42 semanas de gestação, precisava ser transportada com urgência para uma outra unidade. Imediatamente, a paciente foi encaminhada até o Hospital Regional de Eunápolis, onde passou por uma cesariana, dando à luz uma menina. 

As outras duas grávidas também foram transportadas para o Hospital Regional de Eunápolis. 

“Esse desfecho motiva toda a tropa a trabalhar em 110, 120%. Nossa missão é resgatar as pessoas, devolver a tranquilidade a quem se encontra nas situações mais difíceis, nos locais isolados pela chuva. Esse tipo de ação nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que nosso esforço é recompensado. 

Que esses bebês cresçam saudáveis e levem muita alegria a suas famílias,” declarou o comandante do Graer, tenente-coronel Wolney Anderson./bahiaextremosul 

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Enchentes: Governo do Estado homologa decretos de Situação de Emergência em cidades do Extremo Sul

Bahia: Serão publicados na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado, os decretos de homologação de Situação de Emergência nos municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí. 

Os decretos assinados pelo governador Rui Costa têm validade de 180 dias. Já são 25 as cidades baianas nas quais os efeitos da chuva resultaram na medida. 

Segundo os decretos, todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades. 

A decisão vale para as cidades que foram citadas em decreto anterior, e para Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Guaratinga, Ibirapuã, Ilhéus, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda./Liberdadenews/Ascom

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Cantor teixeirense mobiliza artistas nacionais e pede ajuda para as vítimas das chuvas na Bahia

 

As fortes chuvas que tem caído na Bahia e especialmente no extremo Sul baiano chamou a atenção do jovem cantor teixeirense Ivan Martins, que resolveu usar as redes sociais para se posicionar sobre a tragédia. 

O cantor usou as redes sociais durante a tarde desta sexta-feira (10/12) para sensibilizar a população e os artistas de renome nacionais para que mais  doações possam ser realizadas com o objetivo de diminuir as necessidades dos desabrigados. 

"Tem muitas pessoas que estão com suas casas submersas pelas águas, várias famílias  perderam tudo, todos nós devemos ajudar isso é solidariedade, disse Ivan Martins em um vídeo divulgado nas redes sociais". 

Ele ainda pediu para que vários artistas nacionais  pudesse se juntar nessa corrente para ajudar a minimizar a dor e o sofrimento das pessoas. 

A ajuda deve ser encaminhada ao consórcio construir composto pelas cidades afetadas pelas fortes chuvas. 

O músico se colocou à disposição das necessidades das pessoas atingidas e disse que se sentiu impelido a fazer sua parte. 

Em tom de quem também fará doações ele disse que tenta se colocar no lugar das pessoas, mas que e difícil entender a dor que elas estão passando agora.

 

Doadores e voluntários podem ajudar fazendo qualquer tipo de doações ao consórcio construir ou enviando qualquer valor para  o PIX 11175842000109 do consórcio./zerohoranews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Eunápolis: ponte do Rio Buranhém é liberada para tráfego de veículos leves e pesados


Devido as fortes chuvas, trechos que ligam municípios do Extremo Sul da Bahia ficaram interditados, e um deles foi o trecho da saída sul da cidade de Eunápolis, a ponte do Rio Buranhém, porém neste sábado, 11 de dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) liberou totalmente a passagem de veículos sobre a ponte, na BR-101. 

Inicialmente, os engenheiros do Dnit permitiram apenas a passagem de veículos leves, pois eles avaliavam se a ponte sofreu algum dano estrutural. Após a análise, eles liberaram o trânsito de caminhões, carretas e ônibus. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acesso funciona em “para e siga”, sistema que permite melhor organização do trânsito, pois há um volume muito grande de veículos na estrada. 

Depois que o nível da água baixou, na madrugada deste sábado, técnicos do Dnit retiraram galhos de árvore, lama e outros entulhos que estavam sobre o vão da ponte, que tem 12 metros de altura. 

A ponte foi completamente tomada por água há mais de 24 horas, depois de um ciclone que provocou 450 mm de chuva em único dia em municípios do Extremo Sul da Bahia. 

Outro Bloqueio 

No Extremo Sul baiano, a BR-101 está bloqueada parcialmente na cidade de Itamaraju, a cerca de 100 quilômetros de Eunápolis. Devido a rachaduras em uma ponte, só está sendo permitida a passagem de veículos de pequeno porte ou de serviços de emergência./Radar64

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

 

Prefeito de Vereda fala ao vivo para a população de Jucuruçu

 

Força tarefa liderada pelos prefeitos, Manrick de Vereda e Mildson de Itanhém, conseguiram chegar a Jucuruçu com ajuda para os desabrigados - em um curto discurso o prefeito de Vereda foi super aplaudido por todos de Jucuruçu. 

Uma força tarefa liderada pelo prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir, Manrick Teixeira e Mildson Medeiros, de Itanhém, tentaram chegar a Jucuruçu com ajuda para os desabrigados.

 

Segundo o diretor do Construir, Dr. Valdey Ferreira, mesmo com todos os problemas enfrentados nos dois municípios, Manrick e Mildson acompanhados de colaboradores e voluntários tiveram êxito ao chegar a Jucuruçu trazendo alimento, roupas, colchões e cobertores para as vítimas da enchente. 

Valdey explicou que as doações vieram de campanhas feitas com moradores de Itanhém e Vereda e uma parte dos gestores que não estão medindo esforços para amenizar o sofrimento das famílias que estão precisando de ajuda.

 

Ainda segundo o diretor do Consórcio, a tarefa não foi fácil por causa das estradas. Em Itanhém três distritos estão isolados, devido á queda de pontes, e um deles é Vila São José que liga Itanhém á Cruzeiro do Sul. Outro problema foi a cheia dos rios que tomou conta das estradas de acesso, dificultando a passagem de carros.

 

Mesmo a missão sendo quase impossível, Valdey disse que Manrick fez de tudo para chegar ao seu destino e levar ajuda para os moradores de Jucuruçu./ focodenoticias

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Comoção: Jucuruçu é manchete no jornal nacional e deixa muita gente consternada

 

"IMAGENS REDE GLOBO" 

Jucuruçu foi manchete nesta sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, essa data ficará marcada na memória de todos os nossos Jucuruçuenses - O município Jucuruçu está localizado no Estado Brasileiro Bahia - BA. 

Jucuruçu possuí uma área total de 1.457,86 Km². Sua população no ano de 2010 era de 10.290 habitantes.

 

Quem nasce ou reside na cidade de Jucuruçu é chamado de Jucuruçuense. O estado Bahia possuí uma área total de 564.951,18 Km² e está localizado na Região Nordeste do Brasil. A capital do Estado Bahia é Salvador. 

Quem nasce ou mora no Estado Bahia é chamado de Baiano. Jucuruçu faz parte do estado da Bahia.

 

Jucuruçu é vocábulo indígena que significa "cobra grande". Do tupi jucuru: cobra, jacuru ou jucuru; e ussu: grande. Nome supostamente dado pelos índios devido as curvas do rio que margeia a cidade, dando a impressão de que o mesmo é uma grande cobra. Diz a lenda que essa cobra existiu, e que após ter sido morta pelo índios, ela se transformou no rio. 

A região onde hoje é o município de Jucuruçu, anteriormente pertencia ao município de Itamaraju. Os primeiros habitantes que desbravaram as matas à beira do mitológico Rio Jucuruçu foram os senhores Ramiro Rocha (casado com “Dona Florzina”) e o senhor José Rodrigues, mais conhecido como “Zé de Du” (casado com Dona Vitorina Maria de Jesus). 

Provenientes do sertão baiano, data-se que a chegada dos primeiros moradores na região foi no ano de 1912 e que nesta época a tribo indígena anteriormente existente já havia se deslocado da região para aldeias litorâneas ou para aldeias na região de Minas Gerais. 

Infelizmente estamos vivendo momentos de muita dor e tristeza ao ver nossos moradores da Rua Bonifácio José Dantas, da Praça Izabel, (baixada) parte dos residentes da Rua Trindade, da Praça Armindo Vieira de Araújo, da Rua Tiradentes - Bairro Jaqueira, e Bairro Arizona. 

Todas as imagens produzidas em Jucuruçu são fortes, mas três delas chamam muita atenção, os jovens salvando pessoas em um colchão - outra de uma pessoa no telhado que por incrível que pareça até agora a nossa redação não sabe o nome dele, outra imagem também que muita gente comenta e outros até choram é aquela de dona Benir sendo carregada também no colchão. 

 

Muitos moradores antigos de Jucuruçu comentam que essa enchente é incomparavelmente maior que a outra enchente que até então era a mais lembrada de nossa história a enchente acontecida em 1968 há exatamente 53 anos, e por consciência a mesma data.

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Prefeito Beto Pinto percorre ruas alagadas e avalia impactos da enchente em Medeiros Neto

 

Na tarde desta sexta-feira, 10 de dezembro, com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros, o prefeito Adalberto "Beto" Pinto visitou áreas atingidas pela enchente que assola a cidade de Medeiros Neto, considerada a segunda maior da história. Em determinado momento, participou do resgate de pessoas ilhadas em um hotel. 

A catástrofe natural se deu com a cheia dos rios Alcobaça, também conhecido como Itanhém, e Água Fria, alagando todo entorno das margens e o centro comercial. Desde a meia-noite anterior, a ponte central está totalmente submersa. 

Em entrevista concedida ao MedeirosDiaDia, o gestor municipal apontou quais os passos necessários para avaliar os impactos da enchente. 

"É muito difícil fazer essa avaliação. Aqui tem pessoas que perderam tudo. Todos os bancos foram prejudicados na questão financeira, dois postos de gasolina que abastecem a cidade totalmente danificados, farmácias, feirantes. A gente vai fazer um estudo junto com a população para chegar a uma avaliação real", disse Beto. 

O prefeito destacou ainda que não foi registrada nenhuma morte e as famílias das áreas de risco receberam apoio da prefeitura municipal, no sentido de alimentação e acomodação, com serviço de nutricionista, assistente social e outros profissionais. A força-tarefa de enfrentamento aos impactos contou com o serviço das secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, empresas privadas e populares. 

Beto enfatizou: "Estamos em defesa da vida, depois a gente vê a questão de patrimônio e bens materiais". 

Diante disso, o gestor municipal acenou para o diálogo com as esferas estaduais e federais para devolver a autoestima e o crescimento, principalmente, ao comércio local. 

"A gente vai encarar os problemas de frente. Ouvir os clamores do povo, a necessidade de cada um. Vamos ver como podemos ajudar dentro da nossa realidade. Acredito que a autoestima começa com a sinceridade, com a participação", comentou. 

Durante a tarde, moradores observaram uma diminuição do nível das águas. As chuvas também foram em menor quantidade. Ainda assim, todo o contorno dos rios que cortam a cidade vem sendo monitorado e informações são trocadas junto a prefeituras de municípios mineiros, de onde nasce o rio Alcobaça. 

Assista à íntegra da fala do prefeito Beto Pinto e a sua participação em um resgate na pousada A Visgueira./MDD

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Desaparecido: Polícia Civil localiza um dos irmãos: O outro menor fugiu

 

Prado: Na tarde desta sexta-feira, 10 de dezembro, a redação do Liberdade News foi informada que os adolescentes Kauã Alves dos Santos, de 13 anos e Kelvin Alves dos Santos, de 11 anos, que estavam desaparecidos, foram localizados. Um deles retornou para casa e o outro fugiu com a chegada dos policiais civis da cidade do Prado. 

De acordo com a mãe, seus filhos estavam desaparecidos, desde a última terça-feira (07). A mãe chegou a fazer postagem em redes sociais, desesperada atrás dos filhos. Na sequência, ela até gravou outro vídeo, pedindo desculpas à Polícia Civil de Prado, pelas palavras ditas por ela anteriormente. A mãe disse ainda que o Kauã de 13 anos, já está em casa, mas, o Kelvin, de 11 anos, ainda está fora do círculo familiar (fugiu). 

A mãe agradece a todas as pessoas que direta ou indiretamente ajudaram a procurar seus filhos, em especial, ao Liberdade News, que não mediu esforços para postar as informações./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Vídeo: Confira imagens aéreas de Jucuruçu após fortes chuvas


(Há registros de alagamentos, inundações e deslizamentos nas comunidades de Jucuruçu após fortes chuvas). 

As fortes chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia têm deixado pessoas desabrigadas, provocado deslizamentos de terra e inundações. Imagens aéreas mostram a situação de emergência que o município de Jucuruçu, um dos mais afetados, se encontra. 

O município de Jucuruçu e uma comunidade de Itamaraju seguem ilhados nesta sexta-feira (10). As duas cidades são as mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Extremo Sul da Bahia e estão entre os municípios que tiveram decreto de situação de emergência homologados pelo governo do estado. 

desmoronamento de um trecho da BA-284 impede o acesso a Jucuruçu. De acordo com o último boletim da Superintendência de Proteção e Defesa Social do Estado da Bahia (Sudec), a estimativa é que haja duas mil pessoas desabrigadas na cidade. A tendência, no entanto, é que os números, que são levantados pelas prefeituras, subam. 

O volume de água da Barragem da Pedra, em Jequié, está subindo. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), nas redes sociais, que também alerta à comunidade ribeirinha. 

"Pedimos que toda a comunidade ribeirinha se desloque para locais mais altos. A Defesa Civil municipal está a postos para ajudar essas pessoas que precisam de deslocamento", informou. 

O alerta do governador acontece em meio às fortes chuvas que atingem o extremo sul da Bahia. "Recomendamos que as pessoas que moram em áreas de risco saiam desses locais e busquem regiões mais altas. 

Se não tem para onde ir, procure a Defesa Civil municipal. Nós estamos apoiando os Municípios para fornecer abrigos em espaços estaduais e enviando cestas básicas e colchões", completou Rui Costa./bnews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Ponte sobre o Rio Jucuruçu em Itamaraju será interditada para caminhão

 

O extremo sul da Bahia começa a fica isolado pela BR 101. A próxima ponte a ser interditada pela PRF será a de Itamaraju, sobre o Rio Jucuruçu. 

Segundo o deputado Evair de Melo que se encontra em Itamaraju ele esteve em contato com a defesa civil nacional que está em Itamaraju e com Tourinho, superintendente da PRF na Bahia, ficou decido que a ponte será interditada para tráfego de caminhão. 

A ponte sobre o rio Buranhém na BR 101 entre Eunápolis e Itabela foi interditada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (10).

No Km 772 em Itamaraju  o trafego de veículo estava sendo feito em meia pista devido a queda de barreira. Com a ponte de acesso ao bairro Várzea Alegre em Itamaraju, a cidade ficará sem acesso a veículos pesados./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Governador se reúne com prefeitos de municípios atingidos pelos temporais

O governador Rui Costa se reuniu, em videoconferência, nesta sexta-feira (10), com prefeitos dos municípios do Sul e Extremo Sul baianos que vêm sofrendo com as fortes chuvas. Secretários de Estado também participaram do encontro, que serviu para fazer um diagnóstico detalhado dos problemas que as cidades estão enfrentando e reforçar o suporte que o governo estadual já começou a oferecer por meio de uma força-tarefa. 

Entre os 21 prefeitos ouvidos estavam Jânio Natal, de Porto Seguro; Manrick Teixeira, de Vereda; Marcelo Belitardo, de Teixeira de Freitas; Adalberto Pinto, de Medeiros Neto; Arivaldo Costa, de Jucuruçu; e Marcelo Angênica, de Itamaraju. Na reunião, os participantes sinalizaram problemas como falta de abastecimento de energia elétrica e água, além de dificuldade de resgate de pessoas que se encontram ilhadas em suas residências. 

“Nivelamos as informações das ações do Estado, ouvimos todos os presentes e vamos manter uma reunião diária emergencial com toda a equipe de governo e municipais para tomar as providências. Já conseguimos, em vários locais, fazer resgates de muitas pessoas doentes e mulheres grávidas. Onde o abastecimento de água foi interrompido e é possível ter acesso, a Embasa está enviando caminhões-pipa”, citou Rui Costa. 

O governador lembrou que os temporais atingem quase todo o estado da Bahia, mas a situação mais crítica é no Extremo Sul, principalmente em Jucuruçu e Itamaraju, no distrito de Nova Alegria. “Estas regiões estão, praticamente, embaixo d’água. A prioridade é tirar as pessoas de áreas de risco, mas, infelizmente, as condições do tempo estão limitando as ações aéreas”, explicou. 

Aos moradores dos locais mais afetados, ele pediu que se abriguem em áreas mais altas e solicitem ajuda diante do alerta de mais chuvas e vazão de água nas áreas ribeirinhas: “Faço um apelo para que as pessoas que estão próximas de rios e riachos saiam das suas casas e vão para regiões mais altas. Esses rios e algumas barragens vão soltar mais água. Recebemos um alerta da Chesf, que opera a barragem de Pedras, em Jequié, afirmando que, até amanhã, vai soltar um volume grande de água. Faço este alerta para que as prefeituras e órgãos de defesa civil e assistência social retirem as pessoas dessas localidades o mais rápido possível”. 

A força-tarefa realizada pelo Governo do Estado desde a última quarta-feira (8) envolve a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), entre outros órgãos estaduais. 

Aeronaves, barcos, botes e caminhonetes estão sendo utilizados para dar socorro aos moradores das comunidades alagadas. A distribuição de cestas básicas, cobertores, lonas e medicamentos é feita de acordo com o diagnóstico previamente feito pelo Estado e municípios. 

A edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Estado traz a publicação de um decreto de situação de emergência em 24 municípios afetados pelas fortes chuvas em diferentes regiões da Bahia. A medida determina que todos os órgãos estaduais devem se mobilizar, no âmbito de suas competências, para apoiar as ações de socorro às cidades. O decreto tem validade de 90 dias./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

 

Itanhém decreta estado de calamidade pública em razão das intensas e fortes chuvas

 

Através do Decreto n° 182, de 08 de dezembro de 2021, o prefeito de Itanhém, Mildson Dias Medeiros, declarou, nesta quarta-feira (08) situação de estado de calamidade pública no município, comprometido pelo elevado volume de chuvas torrenciais nos últimos dias. 

Leia o Decreto na íntegra:

Entre os motivos, o prefeito considerou os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias, que resultaram em enchentes e deslizamentos em encostas, colocando em risco inúmeras habitações, e deixando estradas vicinais intransitáveis, bem como os transtornos às famílias afetadas.  

Segundo o decreto, “compete ao Município a preservação do bem estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, combater situações emergenciais”./ bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

PM em Teixeira de Freitas está arrecadando alimentos para desabrigados da chuva

A Polícia Militar lançou nesta sexta-feira (10), em Teixeira de Freitas, uma campanha de arrecadação de alimentos, água mineral e roupas para serem entregues às famílias que estão desalojadas em cidades da região que estão sendo atingidas pelas fortes chuvas desde o início desta semana. A ação é coordenada pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar e pelo 13º Batalhão de Ensino e Capacitação da Polícia Militar (BEIC). 

As doações podem ser entregues de segunda à sábado, das 8h às 20h, na sede do 13º BEIC, na Rua Coronel Fonseca, nª 34, no trevo de Teixeira de Freitas, na saída para Itamaraju. 

Os alimentos devem ser não perecíveis, as roupas podem ser novas ou usadas em bom estado e a água mineral deve ser entregue com o galão. 

A PM acredita muito na força da solidariedade do povo teixeirense no sentido de ajudar a diminuir o sofrimento de famílias que estão desabrigadas e com dificuldades básicas de sobrevivência./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Depois de muita cobrança helicóptero consegue pousar na cidade de Jucuruçu

 

O tão esperado helicóptero chegou em Jucuruçu, meio dia desta sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, para ajudar nos resgates de pessoas que estão que se encontram nas encostas e em fazendas na beira do rio Jucuruçu, sem poder sair, como por exemplo vários moradores da fazenda entre Jucuruçu, e Coqueiro do senhor Camilo Queiroz.  O município de Jucuruçu está em estado de calamidade pública.

Entre o povo tem várias crianças e mulheres, então com a chegada do helicóptero muita coisa pode acontecer principalmente buscar os recursos que os moradores de Itanhém, Vereda e outros lugares doaram para os moradores desabrigados de Jucuruçu.   

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Defesa Civil e autoridades de Itamaraju criam Comando Gerencial de Incidentes para discutir os efeitos negativos da chuva em municípios


Na manhã desta quinta-feira (09), aconteceu, no auditório da Ordem dos Advogados de Itamaraju, uma reunião presidida pelo Coronel BM Carlos Miguel de Almeida Filho, Superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, da qual participaram o Prefeito de Itamaraju, o Sr. Marcelo Angênica, acompanhado do seu secretariado, a Major PM Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM/Itamaraju, o Major BM Fábio Freitas Azevedo, representando o Comando do 18º GBM/Teixeira de Freitas, o Sr. Vinicius Borges, Coordenador da Defesa Civil de Itamaraju e representantes da Policia Rodoviária Estadual e da CIPPA/Porto Seguro, com o objetivo de estabelecer um Comando Gerencial de Incidentes, em face da crise instalada nos municípios do Extremo Sul, decorrente das chuvas torrenciais dos últimos dias. 

Na reunião em questão, além da criação de uma Sala de Crise que funcionará no município de Itamaraju, com o envolvimento diário dos representantes dos órgãos de defesa social, prefeitos e secretários municipais, os participantes também traçaram estratégias, alinharam ações e definiram prioridades para o enfrentamento dos problemas de cada município, sobretudo nas cidades de Itamaraju e Jucuruçu, atingidas de forma mais crítica pelos temporais. Em Itamaraju, há o registro de 03 (três) vitimas fatais e, em Jucuruçu, há uma pessoa desaparecida, após ter sido arrastada pela correnteza de um rio. 

No período vespertino, o Coronel BM Adson Marchessini, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, chegou ao município de Itamaraju com um efetivo de bombeiros militares que atuará nos dois municípios. Um helicóptero do Grupamento Aéreo da PMBA, tendo à frente da tripulação o Coronel PM Vanderval Meneses Ramos, Comandante do Policiamento da Região Sul, ao longo do dia realizou ações de resgate de pessoas ilhadas, mas não conseguiu chegar ao município de Jucuruçu em razão das más condições climáticas. 

A 43ª CIPM/Itamaraju, a Polícia Rodoviária Estadual, a CIPPA/Porto Seguro e CIPT/Sul (Rondesp/Sul), dentro das suas atribuições específicas, realizaram ações de policiamento ostensivo, em Itamaraju, e em apoio aos órgãos que atuam na defesa civil. De acordo com informações passadas por secretarias dos dois municípios, em Jucuruçu há mais de 500 (quinhentas) famílias em pontos de apoio disponibilizados pela prefeitura. Em Itamaraju, até o momento, há 397 (trezentas e noventa e sete) pessoas em abrigos do município e 600 (seiscentas) pessoas desalojadas. Outras aeronaves estão sendo aguardadas em Itamaraju para apoiarem as ações na região e mantimentos para os desabrigados também chegarão ao município para serem destinados às demais cidades afetadas. No início da noite, uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, também chegou ao município de Itamaraju para ajudar nos trabalhos./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Máquinas do governo estão trabalhando para liberar acesso a comunidades do extremo sul

 

Os serviços de manutenção emergenciais na via de acesso ao distrito de São Paulino, na BA-284, entre Itamaraju e Jucuruçu, já se encontram em execução pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). 

A ação foi iniciada com a chegada dos equipamentos necessários, como escavadeiras, na tarde da última quinta-feira (09). 

O trânsito no local, em que ocorreu o rompimento da pista e do aterro no KM 17, ainda permanece bloqueado. Para dar condições de trafegabilidade à via, a Seinfra está construindo um desvio provisório no trecho. 

Na BR-489, o tráfego de veículos continua interrompido entre o distrito de Guarani e a comunidade do Tombador, que fica na ligação de Prado com Itamaraju. 

Os equipamentos, que farão os serviços emergências na área onde a pista cedeu, estão sendo deslocados e tem a previsão de chegar no trecho ainda nesta sexta-feira (10). 

Um desvio provisório será feito na rodovia após a melhoria das condições climáticas na região./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

JUCURUÇU: Grupo das tulipas faz campanha solidária em prol aos desobrigados da enchente de Jucuruçu

Estamos aqui para te pedir encarecidamente ajuda. Jucuruçu passa por fortes chuvas e mais de 500 famílias estão desabrigadas e perderam tudo. 

Nesse momento precisamos de doações como roupas, água, comida, produtos de higiene ou através de (pix), pois assim podemos comprar aqui na cidade e distribuir. 

Ajude também compartilhando esse post, qualquer ajuda é bem vinda. 

Atenciosamente - Grupo das tulipas 

Chave pix: Aiala Figueiredo. Celular: 73981365156

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

50 anos depois medo de enchente deixa Medeiros Neto em alerta

Enchente dezembro de 1968 -  Foto- Reprodução'

Com a chuva intermitente que cai na região e nas cabeceiras dos rios em Minas Gerais, o risco de uma enchente histórica como aconteceu exatamente ha 50 anos quando uma tromba d’água caiu em Machacalis-MG, e a cidade foi imediatamente tomada pela enchente que pegou todos de surpresa. 

No dia 09 de dezembro de 1968 há exatamente 50 anos, os moradores de Medeiros Neto foram apanhados de surpresa e só tiveram tempo de sair correndo tentando salvar suas vidas, vendo tudo o que tinham ser levado pelas águas.

Agora depois de tantos anos, com a chegada de nova enchente muitos moradores que viveram a enchente histórica de 68 temem que a situação possa se repetir. 

A agua já tomou boa parte da zona ribeirinha e agora a noite chegou a Praça 07, local das grandes festas juninas, no centro da cidade. Vídeos postados por moradores mostram comerciantes já recolhendo suas mercadorias para locais seguros. 

Enchente dezembro de 2021- Foto Reprodução'

O prefeito Beto Pinto e todo seu secretariado estão de prontidão dando suporte ás famílias que já precisaram deixar suas casas e foram levadas para escolas do município./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Dois jovens são executados a tiros dentro de uma casa próximo a Delegacia de Teixeira de Freitas

Dois jovens foram mortos em uma ação criminosa por volta das 20 horas desta quinta-feira, 9 de dezembro, em Teixeira de Freitas. 

Ainda não há muitas informações sobre o crime. Moradores teriam ouvido barulhos de tiros vindos do interior de uma casa na Avenida Almirante Barroso, no Nova Teixeira, e em seguida encontraram as vítimas já sem vida no imóvel. 

Uma das vítimas foi identificada como, Alisson da Rocha Souza, de 24 anos, que seria morador do local, o segundo jovem foi identificado apenas pelo prenome de Felipe.

 

Na cena do crime, peritos da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica coletaram projéteis que serão analisados. Após o procedimento pericial, os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal para exames de necropsia./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Força tarefa liderada pelos prefeitos, Manrick de Vereda e Mildson de Itanhém, tentam chegar a Jucuruçu com ajuda para os desabrigados

 

Uma força tarefa liderada pelo prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir, Manrick Teixeira e Mildson Medeiros, de Itanhém, está tentando chegar a Jucuruçu com ajuda para os desabrigados. 

Segundo o diretor do Construir, Dr. Valdey Ferreira, mesmo com todos os problemas enfrentados nos dois municípios, Manrick e Mildson acompanhados de colaboradores e voluntários vão tentar chegar a Jucuruçu levando alimento, roupas, colchoes e cobertores para as vítimas da enchente.

Valdey explicou que as doações vieram de campanhas feitas com moradores de Itanhém e Vereda e uma parte dos gestores que não estão medindo esforços para amenizar o sofrimento das famílias que estão precisando de ajuda. 

Ainda segundo o diretor do Consórcio, a tarefa não será fácil por causa das estradas. Em Itanhém três distritos estão isolados, devido á queda de pontes, e um deles é Vila São José que liga Itanhém á Cruzeiro do Sul. Outro problema é a cheia dos rios que tomou conta das estradas de acesso, dificultando a passagem de carros. .

Mesmo a missão sendo quase impossível, Valdey disse que Manrick vai tentar chegar ao seu destino e levar ajuda para os moradores de Jucuruçu./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Idoso e três pescadores estão entre os desparecidos no temporal que atinge a região

Um casal de pescadores de Itamaraju está desaparecido deste a manhã desta quarta-feira 8. Miralva Araújos dos Santos e seu esposo identificado como Ananias são moradores do bairro São Sebastião localizado as margens do Rio Jucuruçu na cidade baixa. 

Já em Prado, outro pescador de Cumuruxatiba, distrito turístico de Prado também esta desparecido.

Em Coqueiro, distrito de Jucuruçu, um aposentado de 70 anos, também está desaparecido. 

De acordo com informações,  o idoso Antônio Tovi dos Santos [foto acima] tentou salvar seu carro que estava em na garagem da sua casa com um bote, mas antes de chegar ao local bateu em um galho de arvore, caindo na água. 

Depois do incidente ocorrido por volta das 14h de ontem 8, ele não foi mais visto. 

A Defesa Civil de Itamaraju informou que na noite de ontem que o eleito do Rio Jucuruçu esta a cerca de 6 metros acima do normal e anda esta subindo./sigaanoticia

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.