Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de setembro de 2014

Trancoso: Homem com distúrbios mentais anda nu e causa transtornos



Moradores e comerciantes do distrito de Trancoso, pertencente ao município de Porto Seguro, andam tendo dores de cabeça com um rapaz com distúrbios mentais que, vez ou outra,resolve andar nu, mostrando o órgão genital para os nativos e turistas que trafegam pela vila.


De acordo informações, o homem é conhecido por “Satosho”, possui comportamento e temperamento violento e quando alguém chama sua atenção ele costuma ficar pelado na vila histórica, conhecida como Quadrado, local de comercio, e de turismo, que quando os ônibus de turistas chegam já dão de cara com o rapaz e ficam constrangidos.

Um comerciante, diz que já denunciou o caso para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Assistência Social de Porto Seguro, “Já denunciei mas ninguém tomou as devidas providências para medicar e tratar de forma humana o rapaz” informou o comerciante./Bahiadiadia

Medeiros Neto: Jovem teve rosto cortado com garrafa durante festa



Um jovem foi agredido com uma garrafa, na madrugada deste sábado (13), no circuito da festa que acontece na Praça Sete, em Medeiros Neto. A agressão provocou ferimentos no rosto de Breno Gonçalves dos Santos, 19 anos.

Segundo testemunhas o agressor, que não foi identificado, após uma discussão, tomou um litro de whisky que estava com a vítima e desferiu no rosto dela.

Uma equipe do SAMU prestou os primeiros socorros no local e levou a vítima para o Hospital Municipal de Medeiros Neto, que ficou em observação das 3 horas, quando chegou, até por volta das 8 horas. O agressor fugiu./radar58

Jucuruçu prioriza viabilidade de documentos das propriedades do município



  Etiene Rodrigues Ramos oficial do cartório de registro de imóveis de Itamaraju  

A senhora Etiene Rodrigues Ramos oficial do cartório de registro de imóveis de Itamaraju, esteve em Jucuruçu, neste sábado, 13 de setembro - no Auditório da Câmara Municipal, para dar orientações aos interessados em registrar títulos de terras e escrituras de imóveis rurais e urbanos.


Etiene Rodrigues, em sua palestra, disse, que em breve estará de volta em Jucuruçu. Para viabilizar todos os documentos pendentes de terrenos, casas e fazendas. Inclusive a área da cidade de Jucuruçu - que até esta data não tem documento de sua área urbana reconhecida em cartório. A prefeita Uberlândia está viabilizando essa parte burocrática.

Plinio Feliciano Corrêia - chefe do cartório de Jucuruçu - prefeita Uberlândia Pereira - Etiene  Rodrigues Ramos oficial do cartório de registro de imóveis de Itamaraju  


A gestora está empenhada nesta causa para que todos os moradores tanto da cidade e da zona rural tenham suas propriedades regularizadas.

A Prefeitura Municipal de Jucuruçu Apoia Esta Iniciativa do Cartório.

Mototaxista e passageiro morrem após acidente com explosão de carro na BR 101



Cinco pessoas acabaram se envolvendo em um grave acidente por volta das 20 horas desta sexta-feira, 12 de setembro, na altura do Km 869 da BR 101 próximo a ponte da Prainha em Teixeira de Freitas.


Segundo informações colhidas pela Polícia, o veículo Uno de placa não identificada, que era conduzido por João Batista Portela, 59 anos seguia sentido Teixeira de Freitas quando foi fechado por uma carreta. Ao tentar evitar uma colisão com o veículo de grande porte, João invadiu a contramão e bateu contra a moto Yamaha/Fazer 150 ED, placa OUX 7432 do mototaxista Cleomárcio Ribeiro da Silva que seguia com destino a Santo Antônio transportando o passageiro, Eliomar Gonçalves de Oliveira, 27 anos.


Após colidir contra a motocicleta, a Uno rodou na pista e ainda bateu na lateral de HB 20S placa OXD 1815 de Nanuque, ocupado por um casal que havia saído Serra dos Aimorés, Minas Gerais, com destino a Trancoso.


Ainda desgovernado, o Uno saiu da pista e caiu em buraco de aproximadamente três metros de profundidade e explodiu ficando completamente destruído. O motorista foi resgatado antes da explosão e socorrido ao Hospital Municipal pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


Cleomárcio que teve a perna dilacerada e o passageiro Eliomar também foram socorridos ainda com vida, mas morreram após dar entrada na unidade hospitalar.


Além do Samu, o Corpo de Bombeiro também ajudou no resgate das vítimas, o casal do HB 20S sofreu ferimentos leves. O motorista, de prenome Sérgio, disse que viu o mototaxista que estava em sua frente abrir para realizar uma ultrapassagem e em seguida houve o impacto.


O local isolado pela Polícia Rodoviária Federal foi periciado pelo perito criminal Bruno Melo da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica, o delegado Júlio Teles acompanhou o trabalho pericial. Um inquérito foi instaurado na delegacia local para apurar as responsabilidades./SulBahiaNews

Estados Unidos estão envolvidos na morte de Eduardo Campos, diz jornalista


Jornalista diz que Estados Unidos estão envolvidos na morte de Eduardo Campos

O jornalista investigativo norte-americano Wayne Madsen, especialista em inteligência e assuntos internacionais, afirmou que os Estados Unidos, através da CIA, estão envolvidos no acidente aéreo que matou o candidato a presidência da República do Brasil, Eduardo Campos, no dia 13 de agosto.

A denúncia do jornalista foi feita em sua coluna “Todos os Fatores indicam que a CIA assassinou por via aérea o candidato brasileiro à Presidência”, publicada no jornal online Strategic Culture Foundation.

O jornalista afirmou no texto que uma possível derrota da atual presidente Dilma Rousseff representaria uma vitória para os planos de Barack Obama, que supostamente pretenderia eliminar os “presidentes progressistas” da América Latina.

Segundo Wayne, os Estados Unidos têm um extenso histórico de participações em mortes de políticos que ameaçam os rumos do “Império Americano”, deixando a queda do avião ainda mais suspeita.

Jornalista diz que Estados Unidos estão envolvidos na morte de Eduardo Campos
Jornalista norte-americano Wayne Madsen afirmou que Estados Unidos, por meio da CIA, estariam envolvidos na queda de avião que matou candidato Eduardo Campos.

De acordo com o texto do jornalista e as informações levantadas por ele sobre a suspeita de participação da CIA no acidente, os aviões, modelo Cessna 560XLS, apresentam um histórico de voos perfeitamente seguros, deixando dúvidas sobre a estranha queda da aeronave.

O texto ainda comenta que várias incertezas estão sendo mostradas sobre o possível proprietário do veículo, que até o momento teria sido comprado por meio de empresas-fantasmas. Também foi questionado o fato de o gravador de voz da cabine do piloto não ter funcionado, pois a conversa apresentada e divulgada pela mídia pertencia a um voo anterior.

Wayne disse que a equipe norte-americana enviada ao Brasil para investigar o acidente é suspeita, dado os motivos para desconfiança durante a investigação de dois outros acidentes com as aeronaves TWA 800 e American Airlines 587, quando ações criminosas foram acobertadas.

Ainda, de acordo com o texto do jornalista, a candidata substituinte de Eduardo Campos, Marina Silva, seria uma espécie de “fantoche” de George Soros, um magnata húngaro-americano, entre os mais ricos do mundo, que teria participado da reeleição de Obama. Wayne lembra de que Marina é membro da Igreja Assembleia de Deus, pró-Israel, e muito mais favorável aos Estados Unidos do que ao governo do PT, de Dilma Rousseff.

Na visão do jornalista, a atual presidente representa uma ameaça aos EUA, após os deixar ainda mais desconfiados, quando Edward Swoden, revelou que a Agência Nacional de Segurança (NSA) estava espionando as atividades de Dilma.

Wayne afirma que a apresentação de Marina Silva como uma terceira opção presidenciável teria origem em uma corrente internacional conhecida por “Terceira Via”, à qual vários políticos pertenceram financiados justamente por George Soros. Segundo o texto, a intenção da corrente seria infiltrar seus representantes e assumir o controle dos partidos ligados à classe trabalhadora.

Eduardo Campos também faria parte dessa corrente, mas de acordo com Wayne, tal elo não via nenhum problema em tirá-lo de seu caminho para poder colocar no poder do país Marina Silva, que seria mais popular, com mais chances de ser eleita do que Eduardo, além de atender com mais facilidade aos interesses de Israel e dos EUA./Mega Curioso

Homem é assassinado a tiros em frente a sua residência no Bairro Santa Rita



Teixeira de Freitas: Populares da Rua Silva Andrade, no Bairro Santa Rita, acordaram assustados com o barulho de diversos tiros. Um homem foi assassinado quando sai de sua residência, na referida rua. O crime aconteceu por volta das 07h00, da manhã, desta sexta-feira, 12 de setembro. A vítima foi identificada como Afonso Almeida de Carvalho, 25 anos de idade, conhecido como “Zói”, morador do mesmo endereço da ocorrência.


Segundo informações, a vítima estava saindo de casa, quando um indivíduo em uma moto começou a atirar. Familiares ainda tentaram socorrê-lo, mas ele já havia morrido. A PM esteve no local e preservou a área. Uma equipe do SILC, liderada pelo delegado, Dr. Kleber Gonçalves, esteve no local e procedeu ao levantamento cadavérico. Os peritos, Dr. Bruno Melo e Alexson Magalhães fizeram a perícia de ação violenta (homicídio).

afonsod1

Segundo informações da perícia, o Afonso foi assassinado com 05 tiros, sendo 03 na cabeça e 02 nas costas. Os peritos encontraram 02 projeteis; 06 estojos e 01 munição intacta de arma de fogo calibre 380. Segundo informações preliminares coletadas no local, o Afonso já cumpriu pena por crime de tráfico de drogas e já sofreu uma tentativa de homicídio recentemente. Um inquérito policial foi instaurado para investigar autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Marina é hostilizada por grupo LGBT em Fortaleza



Um grupo LGBT hostilizou a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, no início do seu discurso em comício no centro de Fortaleza (CE). Com bandeiras do movimento e cartazes dizendo “Abra sua mente, gay também é gente”, o grupo vaiou a candidata. Ainda durante o discurso de Marina, houve um princípio de tumulto entre os militantes do PSB que estavam na praça e o grupo LGBT. Ao perceber as vaias, Marina disse que convivia com a diversidade e que só na ditadura as pessoas são impedidas de se manifestar.

Ela destacou que seu programa de governo preservava mais as bandeiras do movimento do que as propostas defendidas por sua adversária, a presidente Dilma Rousseff (PT). A presidenciável conseguiu contornar a situação, lembrando que seus parentes são do Ceará e que, por essa razão, se sentia em casa. “Na casa da gente, a gente recebe bem, com respeito e educação”, rebateu.

No discurso, de aproximadamente 20 minutos, Marina se emocionou ao lembrar das dificuldades que sua família viveu no seringal Bagaço, no interior do Acre. Ela mencionou um episódio em que seus pais deixaram de comer para alimentar os filhos. “Quem viveu essa experiência jamais acabará com o Bolsa Família”, declarou. Marina voltou a dizer que é vítima de calúnias, mentiras e difamações de seus adversários e comparou as injustiças que, segundo ela, vem vivendo a situações semelhantes vividas por Gandhi e Nelson Mandela.

“Prefiro sofrer uma injustiça do que praticar uma injustiça”, afirmou. Ela também lembrou a sucessão presidencial de 1989, quando Fernando Collor de Mello venceu Luiz Inácio Lula da Silva com base em mentiras, segundo a candidata. “As mentiras contra a Lula não são maiores do que o Lula”, disse. Em seu discurso, Marina comparou ainda a situação atual enfrentada por ela na campanha a do batalhão de Golias contra David.

Autonomia do BC

O vice da chapa do PSB, Beto Albuquerque, disse em seu discurso que, num eventual governo de Marina Silva, haverá investimentos para conclusão da Transnordestina e da transposição do São Francisco.

Ele também voltou a defender a autonomia do Banco Central e disse que é preciso dizer não ao governo do “descontroles”.

“Nunca na história do Brasil os banqueiros ganharam tanto quanto nos governos Lula e Dilma”, afirmou o vice de Marina. Albuquerque rebateu as críticas de que Marina vem sendo sustentada por banqueiros. “Aliança com os banqueiros eles (Lula e Dilma) já fizeram”, provocou.

Casa de jovem acusada de racismo é incendiada em Porto Alegre, diz advogado




Após ter a casa apedrejada e sofrer ameaças nas redes sociais, Patrícia Moreira, a torcedora gremista que foi flagrada ofendendo o goleiro Aranha, do Santos, com insultos racistas, teve parte de sua residência incendiada na madrugada desta sexta-feira (12) em Porto Alegre, conforme o advogado dela.

Segundo Alexandre Rossato, o fogo começou por volta das 4h. Não havia ninguém na residência, que está fechada desde o dia do jogo entre Grêmio e Santos, pela Copa do Brasil, no dia 28 de agosto. O Corpo de Bombeiros confirma que foi chamado, mas quando chegou ao local, na Zona Norte de Porto Alegre, o fogo já havia sido apagado pelos proprietários. De acordo com um dos irmãos de Patrícia, o fogo começou na frente da residência.


Vizinhos perceberam as chamas, por volta das 4h, e apagaram antes que pudessem atingir o interior da casa. Nos últimos dias, ele esteve no local retirando pertences da jovem e populares jogaram pedras contra as paredes e gritaram “racista”, relatou.

Por volta das 5h da manhã, um vizinho ligou avisando um dos irmãos. O fogo se concentrou no porão, junto ao relógio de água, e também atingiu relógio de energia elétrica. A família está registrando a ocorrência na 14ª Delegacia de Polícia da capital. A polícia aguarda perícia. "A vizinha que viu comunicou um dos irmãos da patrícia às 4h. Não há registro de chamado nos bombeiros, e a Polícia Civil não havia sido comunicada.


Ela [vizinha] foi levada para a DP para tomarmos o depoimento, ver se ela viu alguém. Preservamos o local e estamos aguardando a equipe do Instituto Geral de Perícias para realização da perícia. Apenas o irmão dela, que é o dono da casa, entrou lá", afirmou o delegado Thiago Baldin. Diante da repercussão do caso, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Nem a mãe diz saber de seu paradeiro. Pedras foram jogadas em direção a sua casa. Na última semana, Patrícia prestou depoimento à polícia e fez um pronunciamento à imprensa.


Ela negou ser racista e pediu perdão ao goleiro Aranha. "Eu quero pedir desculpas para o goleiro Aranha, desculpa mesmo, perdão de coração. Não sou racista. Aquela palavra macaco não foi racismo da minha parte. Não teve intenção racista. Foi no calor do jogo, o Grêmio tava perdendo. Peço desculpas pro Grêmio, para a nação tricolor, não queria nunca prejudicar o Grêmio. Desculpas para o Aranha. Perdão, perdão, perdão mesmo", declarou. (G1)

Adolescente espanca gato até a morte, filma e causa revolta em Arraial D'Ajuda


  O caso foi há meses, mas o vídeo só começou a circular na cidade esta semana  

Uma adolescente de 17 anos foi ouvida na delegacia de Arraial D'Ajuda por conta da denúncia de ter torturado e matado um gato na cidade. A jovem, que filmou tudo, assumiu o crime e disse que estava indignada porque o animal teria matado um dos seus coelhinhos da índia, além de entrar na sua casa quando a porta estava aberta e roubar comida.

O caso foi há meses, mas o vídeo só começou a circular na cidade esta semana, depois que a adolescente perdeu o cartão de memória do celular onde registrou as cenas. Com o vídeo causando muita polêmica pela cidade, a ONG Anjos D'Ajuda, fundada por uma estrangeira, fez uma denúncia na delegacia, que localizou a adolescente.

Segundo o delegado Sinézio Vieira Junior, a adolescente foi à delegacia prestar depoimento acompanhada da mãe. A garota responderá a ato infracional por maus tratos, conforme prevê o Código Penal. A mãe afirmou ter ficado surpresa porque a filha é comportada e sempre se deu bem com os animais.

No depoimento, a adolescente contou que a mãe tem vários cães e alguns coelhinhos da índia e que o gato estranho teria atacado um dos coelhos, o que a deixou com muita raiva. Logo depois, o animal voltou a entrar na casa, subindo em móveis e comendo coisas. Ela então pegou o gato, amarrou as patas e o pendurou para enforcar.

Ela ainda golpeou o animal com vassouradas. Depois de cerca de dois minutos, ela observou que o gato estava morto e o jogou dentro de uma sacola e colocou dentro do lixo na rua. Ela não contou o fato aos parentes e colegas. O cartão de memória com o vídeo foi retirado do celular e colocado na mochila esta semana e, possivelmente, foi furtado.

A pessoa que obteve o cartão retirou o vídeo e o circulou pelo WhatsApp e outras redes sociais. Com o vídeo descoberto e circulando na cidade, a adolescente ficou marcada e sofreu ameaças. "Estavam querendo linchar ela na escola. A mãe disse que vão mudar para outro estado, os colegas estão revoltadíssimos", contou o delegado.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Dia Nacional da Seresta




Dia da Seresta O Dia da Seresta foi criado em Diamantina (MG) para homenagear seu filho mais ilustre, o ex-presidente Juscelino Kubitschek que nasceu em 12 de setembro de 1902. Conhecido como admirador das serestas que marcam a tradição musical de Diamantina, Juscelino foi homenageado por sua terra natal com a criação desta data, uma festa que relembra seu aniversário com muita cantoria pelas ruas da cidade.

Seresta foi um nome surgido no século XX, no Brasil, para rebatizar a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades: a serenata. Ato de cantar canções de caráter sentimental a noite, pelas ruas, com parada obrigatória diante das casas das namoradas, a serenata já apareceria descrita em 1505 em Portugal por Gil Vicente na farsa Quem tem farelos?.

No Brasil, o costume das serenatas seria referido pelo viajante francês Le Gentil de la Barbinais, de passagem por Salvador em 1717, ao contar em seu livro Nouveau voyage autour du monde que “à noite só se ouviam os tristes acordes das violas”, tocadas por portugueses (espadas escondidas sob os camisolões) a passear “debaixo dos balcões de suas amadas” cantando, de instrumento em punho, com “voz ridiculamente terna”.

Mais compreensivo, outro francês, o estudioso de literatura luso-brasileira Ferdinand Denis, registraria em livro de 1826 que “gente simples, trabalhadores, percorrem as ruas à noite repetindo modinhas comoventes, que não se consegue ouvir sem emoção”. Com a transformação dessa modinha, a partir do Romantismo, em canção sentimental típica das cidades em todo o Brasil (alguns poetas românticos foram compositores, outros tiveram seus versos musicados), tal tipo de canto, transformado desde o séc. XVIII quase em canção de câmara, volta a popularizar-se com a voga das serenatas acompanhadas por músicos de choro, a base de flauta, víolao e cavaquinho.

Influenciadas pelas valsas, as modinhas têm então realçado seu tom de lamento na voz dos boêmios e mestiços capadócios cantadores de serenatas, por isso chamados de serenatistas e serenateiros.

Assim, quando no séc. XX a serenata passa por evolução semântica a seresta (para confundir agora sob esse nome, muitas vezes, o ato de cantar com o gênero cantado), os cantores com voz apropriada ao sentimentalismo de serenatas ou serestas transformam-se, finalmente, em seresteiros.

Conforme nos lembra o flautista brasileiro Carlos Poyares - na apresentação de seu disco Brasil, Seresta -, no passado, grupos de músicos, saindo das festas, detinham-se às janelas de suas pretendidas, para tocar e cantar madrugada a dentro, constituindo um costume boêmio que nós herdamos, como tantos outros, da Península Ibérica. Passando a denominar-se seresta, serenata ou sereno, essas primeiras manifestações, no Brasil, fizeram-se muito antes do lampião de gás, à luz da lua.

De fato, a origem desse costume - de se evocar alguém (especialmente a pessoa amada) através dos versos - vem de muitos séculos atrás. Conforme o testemunho de cronistas medievais, na Pesínsula Ibérica (Portugal e Espanha), desde a Idade Média os trovadores e menestréis já costumavam entoar as famosas Cantigas ou Cantares, que compõem um vasto repertório lírico e também satírico: as Cantigas nem sempre tinham tom de romantismo, pois havia as Cantigas de Amigo, de Amor, destinadas aos amigos ou à amada, mas também as Cantigas de Escárnio e Cantigas de Mal-dizer, nas quais enviavam-se recados indelicados a desafetos pessoais, inclinando para o tom humorístico.

As cantigas líricas medievais constituíam inicialmente atividades palacianas, cantadas para as damas dos castelos e palácios. Por essa razão, eram encaradas como hábitos aristocráticos, entoadas ao som de instrumentos denominados guitarras (século XIII) ou vihuela (viola espanhola - séculos XIV e XV).

Aos poucos, entretanto, foram extrapolando os muros dos palácios e mesclando-se com manifestações populares, entre as novas camadas sociais urbanas que se formavam. Em Portugal, no início do século XVI, o autor teatral Gil Vicente compôs peças que mostravam cenas do processo de popularização, como os autos Quem tem Farelos? e Auto de Inês Pereira.

Os instrumentos também foram se modificando, surgindo uma variante simplificada da viola, tão difundida popularmente que, por volta de 1650, “D. Francisco Manuel de Melo já podia acusar a perda de prestígio do instrumento junto às pessoas de melhor qualificação da cidade, tão baixo descera seu uso na escala social. (...) As novidades de uma música produzida pela gente do povo das cidades, para atender às expectativas do lazer urbano, estava nascendo em Portugal de Quinhentos.

E, tal como mais tarde viria a confirmar-se no Brasil, essa música popular surgia como criação das camadas mais humildes dos negros e brancos pobres das cidades, talvez por isso mesmo chamados de patifes”. (Em: História Social da Música Popular Brasileira, de José R. Tinhorão)

Após 21 anos Medeiros Neto Volta a comemorar seu aniversário de emancipação

festival


Cinquenta e seis anos depois de sua emancipação, a cidade de Medeiros Neto, famosa pelos festejos de São João, que já é conhecido em toda Bahia e porque no Brasil, comemora com grande festa o seu aniversário de emancipação política.

O último aniversário da cidade foi realizado no ano de 1993 pelo então prefeito Luís Fernando Tostes. Vinte anos depois, a administração Nilson Costa, que é considerado um dos melhores prefeitos que já administrou a cidade, volta a presentear os moradores da cidade e de cidades circunvizinha com uma festa que promete tudo de bom.

O evento vai contar com grande estrutura de palco, iluminação, som, barracas, e atrações locais, e de nível nacional. O objetivo da administração na organização do “Agua Fria Festival” é levar entretenimento para a população, criar empregos e gerar renda.

A festa organizada pela prefeitura municipal com o patrocínio da Bahiatursa tem por objetivo levar entretenimento e fomentar a renda do município com a criação de empregos temporários já que o fluxo de turistas aumenta, e quem ganha com isso é o comércio. A cadeia hoteleira, restaurantes, lojas, e bares aumentam suas vendas e contribui para o desenvolvimento local.

Os organizadores da festa estão buscando resgatar uma tradição de vinte anos, e proporcionar aos medeirosnetensses e visitantes mais diversão, cultura, e renda. Os três dias de festa que começa já nesta sexta feira (13), vai contar com atrações musicais de renome nacional como Estaka Zero, Sinho Ferrary, Fuska Virado, Samuka Macedo, entre outros. Muita diversão te espera em Medeiros Neto neste final de semana./portalsbn

Almenara: Monomotor pega fogo no aeroporto da cidade



Na manhã desta Sexta-Feira (12/09) por volta das 10h00, um monomotor, modelo RV-7, matrícula PT-ZHS pegou fogo no aeroporto da cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha.

Segundo relato de testemunhas a aeronave apresentou um problema na pastilha de freio da roda direita. Diante disso dois mecânicos foram solicitados para fazer a manutenção da aeronave. Ao fim da troca da pastilha de freio da roda trazeira do lado direito, o piloto e os mecânicos foram fazer o teste dando uma volta na pista do aeroporto.

Durante o percurso a roda trazeira do lado esquerdo do monomotor começou a sair fumaça e logo pegou fogo. Foi um momento de pânico para todos os tripulantes. Eles desceram do monomotor e usaram um extintor de incêndio para conter o fogo que queimou parte da carenagem esquerda da aeronave. Por muito pouco o monomotor não explodiu, já que estava com o tanque cheio de combustível.  Ninguém ficou ferido./dojequ

Jucuruçu: Festa da Rainha Rosa Vermelha




A comunidade católica de são Sebastião no distrito do “chumbo”, ainda pertencentes à paróquia São Cosme e São Damião de Itamaraju tendo os frades capuchinhos como missionários e administradores da fé cristã católica. Inspirados pelo Antigo Testamento, no livro Cântico dos Cânticos no Cap. 2:1 "Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales".

É sabido que o Vale de Saron é uma região da Palestina, um lugar fértil e de abundantes flores em meio ao deserto. No tempo do Rei Salomão ele atribuía analogicamente a Rosa Vermelha, a mais bela e perfeita dentre as flores do vale de Saron, à beleza e perfeição das mulheres do seu reino.

Os frades capuchinhos na pessoa do Frei Dílson Santiago, pároco da grande paróquia de Santos Cosme e Damião, atribuindo esforços missionários na evangelização achou necessário idealizar nessa região uma festa que se valoriza este povo, na época a vila chamava-se “chumbo” - distrito de Itamaraju e obtivesse meios de arrecadar fundos para a missão, criou-se, portanto, com as lideranças paroquiais a 1ª edição da festa da Rainha da Rosa Vermelha no sentido de valorizar as jovens do vilarejo e também de toda região do vale do rio Jucuruçu. Hoje 30 anos depois somos um povo municipalizado e também com sede paroquial própria.

A Rainha da Rosa Vermelha é uma referência simbólica a cidade de Jucuruçu.

Assim a 2ª edição aconteceu com Pe. Aelson Neves no ano de 2008; a 3ª edição no ano de 2009 com os frades da Milícia de Cristo – Pe. Frei Davi e este ano de 2014 estamos na 4ª edição da festa da Rainha da Rosa Vermelha com este mesmo objetivo: arrecadar fundos para as obras missionárias e valorizar as jovens de nossa região.

A festa será neste sábado 4ª festa da rainha da rosa vermelha data/ 13/09/2014, ás 20 h, local: Barracão Municipal Jucuruçu- BA, Organização – Paróquia São Sebastião. Apoio: Comunidades Católicas e Sociedade de Jucuruçu.

Atrações: Chapa me e Chinela de Couro.

Grave acidente em perímetro urbano da BR-101 de um ferido



Uma colisão entre dois veículos na BR-101 deixou o saldo de uma pessoa ferida, no final da noite desta quinta-feira, 11 de setembro. O acidente aconteceu no KM 810, numa curva, onde diversos outros acidentes foram registrados.

De acordo com informações de transeuntes um veículo VW Gol de placa policial GXG-6518, licenciada em Itamaraju, transitava tranquilamente pela rodovia, quando na curva acabou, sendo atingido por uma carreta que seguia em sentido contrário. Com o impacto o veículo de passeio foi arremessado para as margens da via.

O veículo VW Gol, era ocupado pelo condutor Roberval Guimarães dos Santos (38 anos) e uma segunda pessoa que ocupou o veículo no bairro Corujão, destinando sentido centro. A segunda pessoa nada sofreu. No entanto o condutor sofreu fraturas múltiplas, somada a vários traumas, onde seu estado de saúde é grave.

Diante da tragédia, transeuntes notificaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da central 192, que destinou uma guarnição para proceder com o atendimento e remoção do condutor das ferragens do veículo. Após os primeiros atendimentos a vítima foi encaminhado para o HMI.

A carreta envolvida no acidente fugiu, sem prestar socorro, mas populares informaram as autoridades policias que se tratava de uma carreta bitrem. O auxílio de populares foi crucial no resgate.

Uma unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local registrando um boletim de ocorrência./SulBahiaNews

Homem é espancado após roubar mulheres


%Fala Simões Filho Simões Filho: polícia prende acusado de roubo e evita linchamento

Silas Pereira Santos, 26, foi espancado pela população após roubar duas mulheres na tarde desta quinta-feira (11), no centro do município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

De acordo com informações do major Átila, comandante da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os policiais conseguiram prender o acusado em flagrante com os aparelhos celulares das vítimas.

%Fala Simões Filho Simões Filho: polícia prende acusado de roubo e evita linchamento

Durante os assaltos, Silas utilizou um barra de ferro para simular uma arma de fogo. Ainda segundo a polícia, o acusado foi reconhecido pelas duas vítimas. Ele foi apresentado na 22ª Delegacia Territorial (DT), em Simões Filho, onde foi verificado que o mesmo possui várias entradas na polícia. Silas Pereira Santos, 26 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (11), por roubo a transeunte, em Simões Filho.

Pereira estava na companhia de outro homem cometendo assaltos, principalmente contra mulheres, na Praça da Bandeira.O comparsa do acusado conseguiu fugir.

Feira de Santana: Governador tira o nome do senador João Durval de aeroporto



Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã. A frase cunhada pelo escritor italiano Nicolau Maquiavel cabe como uma luva na relação entre o senador João Durval (PDT) e o governador Jaques Wagner.

Ambos, antes aliados, foram para campos opostos. Wagner apoia Rui Costa à sua sucessão. Durval, Paulo Souto, candidato da oposição. Ao declarar apoio ao DEM, o ex-governador justificou. Perdeu prestigio. Não teve um cargo sequer ocupado por indicação sua.


Apesar de atuação pálida no Senado, Durval ainda mantém um bom capital politico e eleitoral, em Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia. Entretanto, os fatos mostram que Wagner não gostou do afastamento do senador da sua base e, para a surpresa de muitos, tirou do aeroporto de Feira de Santana o nome do senador. Até dias atrás, quem embarcasse ou pousasse em Feira, o fazia no Aeroporto Governador João Durval, inaugurado na década de 1980.


Ontem, com a reinauguração do equipamento, o nome do pedetista foi retirado. Para o deputado federal Colbert Martins (PMDB), “foi uma falta de respeito com um político que ainda está vivo”.


A verdade é que pela Constituição Federal equipamentos públicos, a exemplo de aeroportos, rodovias, avenidas, devem levar nome de pessoas que já morreram. Entretanto, a ‘farra’ em homenagear vivos ocorre em todo o país.

Cruzeiro toma susto contra o Bahia, mas reage e vira no Mineirão


  Cruzeiro enfrentou dificuldades contra o lanterna e só chegou  
  à vitória de virada (foto: Gualter Naves/Light Press)  

Líder com sobras do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro entrou em campo nesta quinta-feira, no Mineirão, para enfrentar o lanterna Bahia, em jogo que parecia ser tranquilo para a Raposa. Após o apito inicial, porém, o que se viu foi um confronto difícil e com os baianos abrindo o placar, com os cruzeirenses chegando a virada em 2 a 1 somente no segundo tempo, e contando com uma expulsão do Bahia.

A exclusão de Titi foi decisiva para o Cruzeiro somar a oitava vitória em oito jogos no Mineirão. O volante Rafael Mirada abriu o placar para o Tricolor, mas Everton Ribeiro em cobrança de pênalti e Ricardo Goulart decretaram o triunfo da Raposa. Os celestes chegam aos 46 pontos, sete de vantagem em cima do vice-líder São Paulo, deixando o Bahia na lanterna com apenas 17 pontos.

Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro terá compromisso contra o São Paulo, vice-líder da competição, jogo marcado para o próximo domingo, no Morumbi. Já o Bahia segue na briga para escapar da degola e vai receber o Figueirense, também no domingo, no estádio Joia da Princesa.

O jogo – Jogando em casa, o Cruzeiro iniciou o duelo pressionando o Bahia, e logo aos cinco minutos o zagueiro Manoel desviou cobrança de escanteio pela esquerda e acertou a trave de Marcelo Lomba. Diferentemente dos adversários que enfrentam a Raposa no Mineirão, os baianos conseguiram contra-atacar em alguns momentos, dando sustos na defesa celeste.

De maneira geral, o domínio das ações foi quase que totalmente do Cruzeiro, que devido o volume ofensivo acabou obrigando o Bahia a recuar cada vez mais as linhas de marcação. Apesar de jogadores rápidos no ataque, faltou um armador no meio-campo da equipe de Gilson Kleina, o que forçou a defesa a arriscar a ligação direta para os atacantes.

Em uma dessas ligações, Rafinha conseguiu arrancar em lance individual e rolou para Maxi, que finalizou cruzado, quase surpreendendo Fábio. Mesmo atuando improvisado pela esquerda, o lateral-direito Ceará conseguiu fazer boas jogadas e ainda tentou alguns chutes de longa distância, tornando-se uma boa opção para o Cruzeiro na maior parte do jogo.

Apesar as investidas ofensivas, o Bahia de se dedicou muito a marcação atrás da linha da bola, dificultando as ações do time mineiro, que usou bastante os lances de bola parada como alternativa. Aos 26, Lucas Silva mandou um verdadeiro petardo em cobrança de falta, que explodiu no travessão de Marcelo Lomba.

Perigoso quando chegava ao ataque, o Bahia surpreendeu no Mineirão aos 29 em ótima trama ofensiva, que terminou com cruzamento de Guilherme Santos para o volante Rafael Miranda aparecer como elemento surpresa e mandar no canto esquerdo de Fábio, abrindo os trabalhos no Gigante da Pampulha. O Cruzeiro sentiu o gol, enquanto o Bahia ganhou confiança e não mudou a postura mesmo com vantagem no marcador.

Como era de se esperar, o Cruzeiro voltou com tudo para o segundo tempo, e logo no comecinho conseguiu um pênalti, que acabou gerando a expulsão do zagueiro Titi, que deixou os celestes em condição bem favorável na partida. Everton Ribeiro foi cobrança da penalidade e deslocou Marcelo Lomba para deixar tudo igual no placar.

Com vantagem no número de atletas em campo, Marcelo Oliveira sacou um volante para a entrada do atacante Dagoberto, com a ideia de promover uma blitz para cima do Tricolor em busca da virada. Os mineiros realmente passaram a atacar bastante, mas as linhas de marcação do Bahia, bem compactadas, não deram moleza para os atacantes do Cruzeiro.

Em jogadas esporádicas, os visitantes ainda conseguiram criar alguns lances de perigo, mas o cansaço ficou evidente. Aos 26, o inevitável aconteceu, e o Cruzeiro virou o jogo com Ricardo Goulart, aproveitando a ajuda de Marcelo Moreno, que atuou com pivô, ajeitando para o companheiro finalizar. Com o 2 a 1, os donos da casa diminuíram o ritmo, e mesmo criando mais não conseguiram ampliar.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Confira o resultado da pesquisa Ibope para governo da Bahia

os-seis-1-02116-626x380

Indices:

Paulo Souto (DEM): 46%
Rui Costa (PT): 24%
Lídice da Mata (PSB): 6%
Da Luz (PRTB): 1%
Renata Mallet (PSTU): 0%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 11%
Indecisos: 11%
Segundo Turno
Em um possível segundo turno entre Paulo Souto e Rui Costa. Os resultados são os seguintes:
Paulo Souto: 50%
Rui Costa: 29%
Branco/nulo: 12%
Não sabe/não respondeu: 9%
Rejeição
A pesquisa também perguntou aos eleitores sobre a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Veja os números:
Da Luz: 24%
Paulo Souto: 23%
Lídice da Mata: 21%
Rui Costa: 20%
Renata Mallet: 16%
Marcos Mendes: 15%
Não rejeitaram nenhum dos candidatos: 13%
Não souberam ou não opinaram: 22%
Classificação do governo atual
A pesquisa Ibope também perguntou como o eleitor classifica a administração do governador Jaques Wagner (PT). Veja os números:
Ótima: 6%
Boa: 26%
Regular: 39%
Ruim: 13%
Péssima: 13%
Não souberam ou não opinaram: 4%
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de setembro e foi encomendada pela TV Bahia. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 84 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Itamaraju: PM prende acusado de estuprar adolescente



A polícia militar da 43ª CIPM conseguiu realizar a prisão de um homem que é o principal suspeito de realizar um estupro contra uma adolescente durante a madrugada desta quinta-feira (11), em baixo de uma ponte, na BA-489, em Itamaraju.

A guarnição seguia em rondas nas proximidades do local cenário do estupro, quando notou agitação e euforia, por parte de moradores contra um homem, que de imediato a guarnição tentou conter os ânimos, sendo possível identificar que a motivação seria contra o acusado identificado por  José Ferreira Neto (39 anos), que por pouco não foi linchado.

A polícia realizou a prisão do acusado encaminhado para atendimento médico e posteriormente, sendo apresentado na DEPOL de Itamaraju.

O acusado prestará depoimento à delegada Dilma França, onde trabalha na coleta de provas para tentar inserir no inquérito que investiga o estupro contra a adolescente, ficando na sequencia a disposição da justiça. Em entrevista o acusado nega todas a acusações./IN

Polícia Civil prende foragido acusado de estuprar enteado de 2 anos


acusadodeestupro

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas cumpriu um mandato de prisão nesta quinta-feira, 11 de setembro, contra Leonardo da Conceição Santos de 25 anos, acusado de ter estuprado uma criança de 2 anos em Nova Viçosa.

O mandato de prisão foi expedido pela Polícia de Nova Viçosa, depois que Leonardo e mais 5 homens em agosto desse ano renderam o carcereiro do complexo policial de Nova Viçosa e fugiram.

Leonardo é acusado de estuprar a própria enteado de apenas 2 anos de idade. Segundo informações do Delegado Dr Kleber Gonçalves, Leonardo se apresentou a unidade e os policiais cumpriram o mandato que havia sido expedido pela justiça desde a época da fuga. Os outros detentos continuam foragidos.

Leonardo será encaminhado ao Complexo Penitenciário de Teixeira de Freitas e ficará a disposição da justiça de Nova Viçosa./PORTAL N3

Rui culpa ex-governador por problemas da saúde e educação na Bahia



Uma das pedras no sapato do governador Jaques Wagner, o candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), afirmou na manhã desta quinta-feira (11), que o problema da saúde na Bahia é culpa da gestão passada.

“O problema é que no passado se investiu muito pouco. Salvador tinha 19 anos sem construir um hospital em nossa capital. O último hospital construído foi o Hospital Geral do Estado por Waldir Pires”, disse em conversa com a reportagem da Record Bahia.

E continua: “nenhum governador construiu um novo hospital. E Wagner construiu o Hospital do Subúrbio, e mais quatro hospitais no interior. Está duplicando o HGE, e ampliando o Roberto Santos. A nossa proposta é regionalizar a saúde, construindo sete novos hospitais na capital e interior. E fazer parcerias com hospitais municipais montando uma rede”. 

Já em relação à educação, Rui criticou o modelo de campanha de Paulo Souto duramente e prometeu ousadia para alavancar as melhorias no setor. "É obrigação do governador e buscar recursos federais para implatanção de novas universidades e novas escolas técnicas para melhor formação da população. A Bahia não merece um governador que fique limitado a orçamento como Paulo Souto disse que vai ser. Precisamos de um governador ousado, porque o povo tem pressa", concluiu. 

Mãe é condenada por arrancar olhos de filho de cinco anos com uma colher




Um caso espantoso  na cidade de Nezahualcoyotl, no México, foi concluído nesta semana. A mãe e família de um menino de cinco anos foi condenada a 30 de prisão por arrancar os olhos do garoto com uma colher durante um ritual satânico.

O crime aconteceu em 2012 quando Fernando Caleb Alvarado Rios se recusou a manter os olhos fechados enquanto os familiares faziam a cerimônia. Com a ordem desobedecida, a mãe do garoto,  Maria del Carmen Garcia Rios, pegou uma colher e pediu aos demais parentes para ajudá-la a retirar os olhos da criança.

Em entrevista ao jornal DailyMail, o policial Benet Curiel, que salvou a criança, relembrou o que viu quando chegou na casa depois de ser chamado por vizinhos. "Eu perguntei a uma das mulheres o que estava acontecendo e ela disse seu nome e que o garoto era seu filho. Ela disse que ele tinha 5 anos e que ela e a irmã, Lizbeth, arrancaram os olhos dele. Ela disse ao menino repetidas vezes para que fechasse os olhos e, quando ele disse 'não, eu não quero fechá-los', ela pediu ajuda aos parentes para remover seus olhos", contou.

 

Apesar da gravidade dos ferimentos, o jovem Fernando se recuperou após tratamento e recebeu olhos de vidro.

CRAS de Jucuruçu se reúne para homenagear seus aniversariantes



A Equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) reuniu-se nesta quarta - feira 10/09/2014, às 17h. Entre as comemorações dos aniversariantes do mês de agosto e setembro, a Secretária de Desenvolvimento Social, Núbia Cajaíba, anunciou um grande presente para o grupo da melhor idade, a Secretária disse que em breve todo o grupo estará fazendo uma excursão para a cidade de Porto Seguro- BA.


Os integrantes ficaram maravilhados com a boa noticia, pois, a cidade do descobrimento, segundo a dona Maria Pereira, era a cidade que a maioria sempre dizia que era, a que eles mais gostariam de irem.


A cerimônia foi só  alegria pois, em seguida foi cantado os parabéns para os aniversariantes, Rosalina    Lacerda Araujo, Evanilda Brito Nogueira, Meralva Rodrigues Viana, Gedeon  Bispo, José Ribeiro Neto, Maria Pereira de Souza, Dalva Ferreira Santana, e Eunice Moreira de Sá, sendo estes do mês de agosto.


E do mês de setembro, foram à senhora – Maria Pereira do Carmo, Anita Maria dos Santos, Joaninha Francisca dos Santos, e o senhor Florisvaldo Cardinho.


A equipe do (CRAS) os parabenizou e distribuiu as lembrancinhas.

Assistente Social, Lucimaria Marinho finalizou o evento exclamando uma linda mensagem a todo grupo e em especial aos aniversariantes.

Você se considera uma pessoa idosa, ou velha? Acha que é a mesma coisa? Pois então ouça o depoimento de um idoso de setenta anos:

Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade.


A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso nem todo idoso é velho e há velho que ainda nem chegou a ser idoso.

Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina.

Você é idoso quando pratica esportes, ou de alguma outra forma se exercita. É velho quando apenas descansa.

Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse.

Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.

Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.

O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram.


Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.

O idoso se renova a cada dia que começa; o velho se acaba a cada noite que termina. O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina.

O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram.


O idoso tem planos. O velho tem saudades. O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre o que o aproxima da morte.

O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.

O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças.

Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega.

O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido. As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.

Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.


A vida, com suas fases de infância, juventude, madureza, é uma experiência constante.

Cada fase tem seu encanto, sua doçura, suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos guardará a jovialidade de um homem sábio. Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.