Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de dezembro de 2022

Morador de Nova Alegria está desaparecido e a família pede ajuda para reencontrar seu (LAPIXI)

 


Jucuruçu: sábado, 17 de dezembro de 2022, encontra-se desaparecido, o senhor AMILTON BARBOSA, 50 anos de idade ele é muito conhecido por (LAPIXI) morador do distrito de Nova Alegria, ele desapareceu na noite de quinta pra sexta por volta da meia noite. 

Segundo a sua filha, o senhor (LAPIXI) estava usando bermuda e camisa preta, ele foi visto pela a última vez, assim que ele teve um surto ele foi parar na casa do vizinho aí se prendeu em um banheiro e depois conseguiu sair e dessa hora pra cá não apareceu mais. 

A filha do senhor (LAPIXI) nos disse que seu pai não tem problema de cabeça, e nunca tinha acontecido isso, seu (LAPIXI) só consume bebidas alcoólicas, mas não é motivo do seu desaparecimento. 

A família do senhor AMILTON BARBOSA, está desesperada, e pede pelo o amor de Deus, se alguém souber do paradeiro do senhor (LAPIXI), por favor, entre em contato nesse tel. Whatsapp (73) 9837 - 9777 para avisar a família dele o mais rápido possível, pois estamos sofrendo muito. 

Fortes chuvas deixa acesso de Jucuruçu a Minas Gerais inviável

 


Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, tivemos um das chuvas mais grosas dos últimos dias, a chuva começou aqui na cidade por volta das 21: hs e teve uma duração de aproximadamente uma hora e meia, tempo suficiente para alagar todas as Ruas da cidade principalmente as baixadas. 

Com esse temporal desta sexta, feira deixou outra vez o município de Jucuruçu isolado de outros municípios, entre eles o município de Palmópolis, MG - pois vários trechos estão impossibilitados de tráfegos, pois uma ponte caiu, devido à força da água, por exemplo, uma próxima da cidade de Jucuruçu, no Rio Bom Sucesso, ali perto da casa de Dirceu.

Entramos em contato com o pessoal da Secretaria de infraestrutura de Jucuruçu, e o Secretário da pasta Marcio Alves, nos informou, que assim que a água do Rio baixar a sua equipe estará indo para concertar a passagem e reabilitar o acesso de Jucuruçu ao distrito de Dois de Abril.

       

A parte danificada do município de Jucuruçu será concertada o mais rápido possível, ficando assim dependendo da mão de obra do município de Palmópolis, MG - Minas Gerais, na incumbência do Sr. prefeito Marcelo Fernandes Almeida. 

Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na BR 101 em Teixeira: Criança de 06 meses que estava na moto não se feriu

 


Teixeira de Freitas: O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira, 16 de  dezembro, por volta das 19h00. No KM 879, na BR-101, na área urbana da cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, o condutor, Diego da Silva Santos Nascimento, de 29 anos, trafegava na via, dirigindo um GM/Classic, de cor bege, placa policial HEQ-5B42, quando perdeu o controle da direção e colidiu com uma motocicleta. 

A motocicleta Honda/POP100, de cor amarela, placa policial JRD-4195 era conduzida por Aleandro Pereira de Jesus, de 41 anos, e tinha como passageira, Lígia Luiz de Jesus, de 43 anos, e Benjamin, uma criança de 06 (seis) meses, que estava no colo da passageira (Ligia). Na sequência o casal foi socorrido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Não há informações sobre o estado de saúde do casal. 

Vale salientar que a criança de 06 (seis) meses (nada sofreu) entretanto, 03 (três) pessoas estavam na motocicleta, o que não é permitido pelo Código de Trânsito. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência. Eles estavam na preferêncial, mas, a motocicleta estava com documento vencido e foi recolhida para o pátio conveniado PRF/Detran de Teixeira de Freitas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Motorista de carreta carregada de MDF perde controle do veículo e capota na BR 101 em Teixeira: Motorista se negou a ir no hospital


Teixeira de Freitas: O acidente aconteceu na manhã desta última sexta-feira, 16 de dezembro, por volta das 10h00, no KM 853 da BR 101, no município de Teixeira de Freitas, sentido ao município de Itamaraju. De acordo com as informações, chovia muito no momento do acidente, pista escorregadia, e com pouca visibilidade. 

Por conta desses fatores, o José dos Santos Nascimento, de 45 anos, perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. A carga estava vindo de Pedro Canário/ES, com destino à Feira de Santana/BA, carregada de MDF. José dos Santos estava conduzindo uma carreta Volvo, de cor azul, placa policial KDU-1E71 (Mercosul), licenciada em Eunápolis-BA, tracionando o semirreboque de placa BWD-1F74, carregado de MDF. 

O SAMU esteve no local mas, o condutor da carreta se negou a ir para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência, controlando o tráfego na via./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Conselho Tutelar de Caravelas é contemplado com um veículo novo


O veículo é um Fiat/Chronos (modelo zero quilômetro, equipado com kit comodidade, conforto e cadeirinha infantil), adquirido através da parceria entre a Prefeitura de Caravelas e o Governo Federal, através dos ministérios da Cidadania, Família e Direitos Humanos. 

A entrega aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, numa cerimônia com a presença de Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas), Ayna de Souza (Secretária de Assistência Social e Cidadania), Murilo Paranhos (Presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e dos conselheiros tutelares, Flávia Paixão, Ivete Oliveira e Ivo Affonso, dentre outros. 

A aquisição desse novo veículo visa melhorar o trabalho do dia-a-dia dos conselheiros na oitiva de queixas e reclamações em ocorrências que ameacem ou violem os direitos de crianças e adolescentes. 

Segundo a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Ayna de Souza, "com grande dimensão geográfica no território caravelense, o trabalho dos conselheiros - em todo município - exige o deslocamento de um ponto à outro, por isso, a aquisição de um carro novo é tão importante", argumentou. 

Já o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, destacou que "a chegada do novo veículo  representa mais um investimento na melhoria das condições de trabalho dos conselheiros tutelares e em melhores condições para o atendimento e a prestação de serviços à população", disse./Bahiaextremosul/Ascom

Jucuruçu constata 11 casos positivos de covid-19, e continua os cuidados com a pandemia


Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Jucuruçu informou que há 11 novos casos positivos para a COVID-19- sendo 9 na sede e 2 no distrito. Importante destacar que não há pessoas internadas. 

Como se proteger? 

Diante da emergência ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2, o reconhecimento da pandemia pela OMS e a declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), o Ministério da Saúde tem estabelecido sistematicamente medidas para resposta e enfrentamento da covid-19. 

Entre as medidas indicadas pelo MS, estão as não farmacológicas, como distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados e quarentena dos contatos dos casos de covid-19, conforme orientações médicas. 

Ademais, o MS recomenda ainda a vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Estas medidas devem ser utilizadas de forma integrada, a fim de controlar a transmissão do SARSCoV-2, permitindo também a retomada gradual das atividades desenvolvidas pelos vários setores e o retorno seguro do convívio social. 

Informações adicionais podem ser descritas na Portaria GM/MS n° 1.565, de 18 de junho de 2020. 

Ressalta-se a necessidade de manutenção das medidas não farmacológicas na prevenção da infecção pelo vírus da covid-19, conforme segue abaixo. 

Distanciamento social 

Limitar o contato próximo entre pessoas infectadas e outras pessoas é importante para reduzir as chances de transmissão do SARS-CoV-2. Principalmente durante a pandemia, devem ser adotados procedimentos que permitam reduzir a interação entre as pessoas com objetivo de diminuir a velocidade de transmissão do vírus. 

Trata-se de uma estratégia importante quando há indivíduos já infectados, mas ainda assintomáticos ou oligossintomáticos, que não se sabem portadores da doença e não estão em isolamento. 

Além disso, recomenda-se a manutenção de uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas, especialmente daquelas com sintomas respiratórios e um grande número de pessoas (aglomerações) tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados. 

Garantir uma boa ventilação em ambientes internos também é uma medida importante para prevenir a transmissão em ambientes coletivos. Segundo o CDC19 e a OMS20, aglomerações representam um risco alto para disseminação do SARSCoV-2. Para isso, considera-se o aglomerado de várias pessoas num mesmo local, onde se torna difícil para as pessoas permanecerem a pelo menos um metro de distância entre elas. 

Quanto mais pessoas interagem durante este tipo de evento e quanto mais tempo essa interação durar, maior o risco potencial de infecção e disseminação do vírus SARS-CoV-2. Lugares ou ambientes que favorecem a aglomeração de pessoas devem ser evitados durante a pandemia. 

Higienização das mãos 

A higienização das mãos é a medida isolada mais efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória. As evidências atuais indicam que o vírus causador da covid-19 é transmitido por meio de gotículas respiratórias ou por contato. A transmissão por contato ocorre quando as mãos contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos. 

O vírus também pode ser transferido de uma superfície para outra por meio das mãos contaminadas, o que facilita a transmissão por contato indireto. Consequentemente, a higienização das mãos é extremamente importante para evitar a disseminação do vírus causador da covid-19. Ela também interrompe a transmissão de outros vírus e bactérias que causam resfriado comum, gripe e pneumonia, reduzindo assim o impacto geral da doença. 

Etiqueta respiratória 

Uma das formas mais importantes de prevenir a disseminação do SARS-CoV-2 é a etiqueta respiratória, a qual consiste num conjunto de medidas que devem ser adotadas para evitar e/ ou reduzir a disseminação de pequenas gotículas oriundas do aparelho respiratório, buscando evitar possível contaminação de outras pessoas que estão em um mesmo ambiente. 

A etiqueta respiratória consiste nas seguintes ações: 

Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.

Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.

Manter uma distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.

Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados.

Uso de máscaras em serviços de saúde

O uso universal de máscaras em serviços de saúde deve ser uma exigência para todos os trabalhadores da saúde e por qualquer pessoa dentro de unidades de saúde, independente das atividades realizadas. Todos os trabalhadores da saúde e cuidadores que atuam em áreas clínicas devem utilizar máscaras cirúrgicas de modo contínuo durante toda a atividade de rotina. 

Em locais de assistência a pacientes com covid-19 em que são realizados procedimentos geradores de aerossóis, recomenda-se que os profissionais da saúde usem máscaras de proteção respiratória (padrão N95 ou PFF2 ou PFF3, ou equivalente), bem como demais equipamentos de proteção individual. 

Uso de máscaras na população em geral

O uso de máscara facial, incluindo as de tecido, é fortemente recomendado para toda a população em ambientes coletivos, em especial no transporte público e em eventos e reuniões, como forma de proteção individual, reduzindo o risco potencial de exposição do vírus especialmente de indivíduos assintomáticos. 

As máscaras não devem ser usadas por crianças menores de 2 anos ou pessoas que tenham dificuldade para respirar, estejam inconscientes, incapacitadas ou que tenham dificuldade de remover a máscara sem ajuda. Recomenda-se lavar as mãos antes de colocar a máscara, colocando-a sobre o nariz e a boca, prendendo-a sob o queixo. 

A pessoa deve ajustar a máscara confortavelmente pelas laterais do rosto, e certificar-se que consegue respirar normalmente. As máscaras não devem ser colocadas em volta do pescoço ou na testa, e ao tocá-la, deve-se lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% para desinfecção. Para pessoas sintomáticas recomenda-se o uso de máscaras cirúrgicas como controle da fonte.

Novos Diretores Escolares tomam posse em cerimônia da Secretaria de Educação de Itanhém

 

A prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou nessa quarta-feira (14), no auditório da Loja Maçônica Padre Roma, a Cerimônia de Posse dos Diretores e Vice-Diretores Escolares, para a gestão 2023/2025. No evento, foram empossados 17 novos diretores, que foram escolhidos através do voto, por alunos, pais e responsáveis por alunos. 

Participaram do evento o prefeito Mildson Medeiros, a secretária da Educação Normélia Alquilina, o vereador e membro da Comissão Seletiva Central, Renato Correia, a representante da Comissão Seletiva Central Fáustia Cilene, a assessora jurídica da Secretaria da Educação, Dra. Melissa Prado, o representante da APLB Sindicato, Marco Antônio Pires, e a representante dos diretores atuais, Cristiane Gomes Lima. 

Evento iniciou com oração, conduzida pela professora Valéria Gomes, e momento musical com Alexandre Costa. A secretária Normélia fez uma homenagem aos diretores que estão encerrando o mandato. O evento foi encerrado com churrasco e show com Vinícius Lima. 


Os novos diretores e vices são: 

  • Escola CEMEI (Professor Diolizon Antônio) - Diretora: Cláudia Ferraz Macedo Pinheiro Dias. Vice Diretora: Vanusa Souza Lisboa Oliveira. 
  • Escola Municipal São Bernardo – Diretor: James Silva Costa. Vice-Diretores: Luzinete Ferreira de Novaes Souza, Paulo Ferreira Guimarães e Wagner Gonçalves da Silva. 
  • Colégio Municipal Alves de Macedo – Diretora: Janisleide Moura Ferreira Lopes.
  • Colégio Educames – Diretor: Luciano de Jesus.
  • Escola Municipal Eulinda Gavazza - Diretora Milene de Oliveira Ferraz.
  • Escola Municipal Dolírio Rodrigues – Diretora: Gildeci Acácio da Rocha Brito. Vice-Diretora Geane Freire da Rocha.
  • Escolas do Campo – Diretora: Emanuela Aparecida Moraes Santos Medeiros.
  • Escola Municipal Castro Alves – Diretor: Erléio José Vital.
  • Escola Municipal Marechal Costa e Silva – Diretora Zenólia Santos Amaral Moraes. Vice-Diretoras: Nágila Barbosa da Silva e Edicélia Vieira Silva.
  • Escola Municipal João Lopes de Ângelo – Diretora: Marinalva Schneider Santos.
  • Escola Municipal José Alves de Souza - Diretor: Marcos Correia Amorim.
  • Escola Municipal José Rezende Sobrinho – Diretor: Zelândio Neves da Silva.
  • Escola Municipal Nossa Senhora da Penha e Sady Teixeira – Diretora: Lauriana Rodrigues Silva Lopes.
  • Escola Municipal Nova Brasília – Diretora: Marilând Rodrigues de Souza.
  • Escola Municipal Rui Santos – Diretora: Luciara Alves Santos Lima.
  • Escola Municipal Simplício Binas – Diretora: Edileuza Xavier Souza. Vice-Diretora: Jamile de Jesus Lopes.
  • Escola Municipal João Farias Pires - Diretora: Claudina Santos Oliveira./aguapretanews

Mulher engasga com comida e morre na zona rural de Alcobaça

Alcobaça: Leudiene Silva dos Santos, de 46 anos, morreu na noite da última quinta-feira, 15 de dezembro, por volta das, 19h00, no Sítio Bom Sossego, na região de Pedra D'agua, no município de Alcobaça. De acordo com as informações, Leudiene Silva estava jantando no sofá da sala, e minutos após, Leudiene Silva começou a passar mal. 

Leudiene não conseguia falar. Sua mãe, ao ver a aflição da filha, ainda chamou o SAMU, que atendeu a ocorrência, mas, a vítima já estava sem sinais vitais. O delegado titular, Maderson Souza Dias, autorizou a  remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia, e posteriormente, o corpo foi liberado aos familiares para sepultamento. 

Segundo os familiares, Leudiene Silva era uma pessoa bondosa, simples, humilde, e vai fazer falta no meio da família. Segundo apurou nossa reportagem, o exame de necropsia, realizado pelo perito médico,  Dr. Marcelo Guimarães, comprovou que a causa da morte foi asfixia por engasgamento. O perito médico retirou certa quantidade de comida, carne, feijão, farinha e verduras da traquéia./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Morre Paulinho Contador


Morreu na manhã desta sexta-feira, 16 de dezembro, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), Paulo Luiz Ferreira, o popular “Paulinho Contador” de 60 anos. 

Paulinho é irmão de Dr. Hosmário Ferreira, advogado e ex vice prefeito de Teixeira de Freitas. Paulinho trabalho muitos anos na prefeitura de Teixeira e de Nova Viçosa onde viveu seus últimos dias de vida. 

Natural de Ibirapuã, Paulinho conquistou muitos amigos por onde passou. De fácil convivência, estava sempre alegre e disposto a um bom papo. 

Há algum tempo ele teve um infarto e, segundo a família vinha lutando contra a depressão, nos últimos dias o quadro de saúde se agravou  e ele foi internado no HMTF onde morreu nesta manhã de sexta feira. 

O velório está acontecendo na Câmara Municipal de Ibirapuã, o enterro será neste sábado (17) as 09 horas no cemitério local./Bahiaextremosul

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Bahia tem mais de 146 mil atingidos por chuvas e 768 desabrigados


A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta quinta-feira, 15, os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado. 

De acordo com a autarquia estadual, até o momento, já são 768 desabrigados, 14.576 desalojados e 131.389 afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O total de atingidos chega a 146.741 pessoas. 

Os números correspondem às ocorrências registradas em 76 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 56 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha,Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba,Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda e Wenceslau Guimarães. 

Os municípios afetados são: Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Almadina, Aurelino Leal, Belo Campo, Catu, Cipó, Floresta Azul, Gandú, Guaratinga, Ibotirama, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriça, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Maragogipe, Marcionílio Souza, Santo Antônio de Jesus, Sátiro Dias, Teixeira de Freitas e Wenceslau Guimarães. 

Rodovias afetadas pelas chuvas 

A execução de serviços emergenciais, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), permitiu o restabelecimento do tráfego de veículos em 27 pontos de rodovias baianas afetados pelas chuvas das últimas semanas. As intervenções também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura. 

Confira, abaixo, a relação dos trechos de rodovias baianas e pontes que foram atingidos durante o período chuvoso 

Trechos com tráfego em meia pista: 

Sudoeste e Médio Sudoeste Baiano 

BA-263: Vitória da Conquista - Itambé (Próximo à Serra do Marçal - Novo) 

Uma erosão no aterro da BA-263, entre Vitória da Conquista e Itambé, próximo à Serra do Marçal, foi registrada pela equipe técnica da Seinfra na manhã desta quinta-feira, 15/12. Os técnicos da Seinfra foram até o local junto com a empresa responsável pela manutenção da rodovia a fim de reforçar a sinalização no local onde houve o problema e garantir a estabilidade da via para o fluxo de veículos. O órgão está aguardando a melhoria das condições climáticas na região para definir quais as ações emergenciais a serem realizadas no trecho. O tráfego está em meia pista. 

Trechos com tráfego liberado: 

Extremo Sul 

Ponte na área urbana de Itamaraju, na saída da BR-489, em direção à Prado -Novo) 

Houve uma erosão em um dos encontros da ponte localizada  na área urbana de Itamaraju, na saída da BR-489, para quem segue em direção à Prado, nesta quinta-feira, 15/12. A equipe técnica da Seinfra está adotando as providências para ações necessárias no equipamento e a empresa responsável pela manutenção da rodovia está em deslocamento a fim de iniciar os serviços emergenciais. O tráfego de veículos está normal no trecho. 

BA-001: Prado - Cumuruxatiba 

Houve o rompimento total da pista na BA-001, que liga Prado à Cumuruxatiba, no domingo, 27/11. A rodovia está passando por obras de pavimentação e a empresa responsável pela mesma realizou a execução de desvio no local afetado. No trecho, o fluxo de veículos já foi normalizado na rodovia após a construção do aterro provisório. 

BA-690: Vereda - BA-284 (Próx. Itamaraju) 

- Os aterros da cabeceira da ponte cederam e dois bueiros romperam na BA-690, em Itamaraju, que liga o distrito de Pirajá à sede municipal, por conta das fortes chuvas na região na quinta-feira, 01/12. Os serviços emergenciais foram realizados na rodovia e o tráfego foi liberado na segunda-feira, 05/12. A equipe do Consórcio Construir está no local para garantir a trafegabilidade em caso de ocorrências de novas chuvas na região. 

- A ponte sobre o Rio do Sul, na BA-690, que liga Vereda à Itamaraju, cedeu na quinta-feira, 01/12. O Consórcio Construir está monitorando a situação e irá esperar diminuir o nível da água para avaliar quais intervenções serão necessárias. O tráfego já foi liberado. 

BA-699: Jucuruçu - Itanhém 

A pista rompeu em dois pontos da BA-699, entre Jucuruçu e Itanhém, por conta das chuvas do final do mês de novembro. Os serviços para a desobstrução da rodovia com a recomposição de desvio foram realizados pelo Consórcio Construir, responsável pelo trecho. O fluxo de veículos na rodovia já foi liberado. 

Uma ponte rompeu a 500 metros do distrito de Frango na BA-699, entre Itanhém e Jucuruçu. O tráfego já foi liberado pelo Consórcio Construir. 

BA-126: Vereda - ItaBrasil - Bisogue - Buqueirão - Nova Alegria 

Na BA-126, quatro pontilhões romperam no trecho entre Vereda e o distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, por conta das chuvas no último fim de semana. A equipe técnica do Consórcio Construir, responsável pelo trecho, realizou ações emergenciais para retomar o tráfego de veículos no local. Os acessos aos povoados de ItaBrasil (Bisogue) e Boqueirão já foram liberados. 

BA-690: Medeiros Neto - Vereda 

Na BA-690, houve registros de queda de árvore e erosões na pista na ligação de Medeiros Neto com Vereda na quinta-feira, 01/12. Um desvio na rodovia foi implantado pelo Consórcio Construir. As ações de recomposição na pista serão iniciadas assim que melhorarem as condições climáticas na região. O tráfego de veículos na rodovia está normal. 

BA-284: Distrito de Nova Alegria (Itamaraju – Jucuruçu) 

Um bueiro na BA-284, entre o distrito de Nova Alegria e Jucuruçu, rompeu no domingo, 27/11, devido às fortes chuvas na região. A ação aconteceu no km 35 da rodovia no sentido saindo Jucuruçu em direção à BR-101. A equipe técnica da Seinfra já concluiu a recomposição do desvio na BA-284, entre o distrito de Nova Alegria e Itamaraju, que cedeu novamente na noite da terça-feira, 29/11. O tráfego de veículos na rodovia já está liberado desde a quarta-feira, 30, e requer atenção do usuário. 

BA-290: Teixeira de Freitas - Alcobaça 

Na BA-290, houve o registro de queda de árvore e deslizamento de terra no trecho entre Teixeira de Freitas e Alcobaça na quinta-feira, 1/12. O Consórcio Construir realizou as ações de poda de árvore e a limpeza para desobstrução da pista. O fluxo de veículos já foi liberado na rodovia. 

BA-290: Itanhém - Divisa BA/MG 

Um ponto da pista na BA-290, que liga Itanhém e a divisa entre Bahia e Minas Gerais, cedeu com as chuvas do último final de semana. As intervenções necessárias foram feitas na rodovia. O fluxo de veículos no trecho já está normalizado. 

Sudoeste Baiano 

BA-262: Poções - Nova Canaã 

- Um novo deslizamento de terra na BA-262, entre Poções e Nova Canaã, nas proximidades da localidade de Pé de Nogueira, ocorreu na quinta-feira, 8/12. Os serviços de reparo necessários na rodovia já foram feitos pelo Consórcio Municipal CISUDOESTE. O trânsito no trecho já foi liberado. 

- Um deslizamento de terra na pista na BA-262, entre Poções e Nova Canaã, aconteceu na noite de quarta-feira, 30/11. A Seinfra realizou os serviços de limpeza da pista para dar condições de trafegabilidade. O tráfego no local já foi liberado na quinta-feira, 1/12. 

BA-130: Ibicuí – Ibitupã 

O desvio criado na ponte sobre o Riacho Doce, que havia se rompido devido à enchente do ano passado, cedeu no sábado (26/11). O mesmo desvio na BA-130, entre Ibicuí e Ibitupã, cedeu novamente na tarde da terça-feira (29/11). A Seinfra recompôs o aterro a fim de normalizar o tráfego. O fluxo de veículos foi liberado e o órgão está com equipe no local para eventuais intervenções em decorrência da chuva. 

Semiárido Nordeste II / Sisal 

BA-409: Conceição do Coité - Serrinha - Novo) 

- O estudo para a elaboração do projeto a fim da resolução definitiva do problema de erosão no aterro da BA-409, entre Conceição do Coité e Serrinha, por conta das chuvas, está sendo realizado pela equipe técnica do órgão. A situação na rodovia é causada por problema de drenagem urbana do município, que é de responsabilidade da prefeitura local. No trecho, a Seinfra irá reforçar a sinalização para chamar a atenção dos condutores. 

BA-220: Euclides da Cunha – Monte Santo 

A água invadiu a pista na BA-220, entre Monte Santo e Euclides da Cunha, após transbordamento de açude devido às fortes chuvas na região na quinta-feira, 1/12. A equipe técnica da Seinfra está no local nas proximidades do município de Monte Santo monitorando a situação. A trafegabilidade na rodovia está normal. 

Litoral Norte e Agreste Baiano 

BR-349: Olindina - Itapicuru 

Erosões no bordo da pista da BR-349, entre Olindina e Itapicuru, foram registrados após as chuvas do último final de semana. A equipe responsável pela manutenção está realizando os serviços de recomposição do aterro e da pista danificada. O tráfego de veículos está normal. 

BA-233: Sátiro Dias – Inhambupe 

As fortes chuvas na região do Litoral Norte e Agreste baiano causaram erosões no aterro da BA-233, entre Sátiro Dias e Inhambupe, na quinta-feira, 1/12. A empresa responsável pela manutenção da rodovia está realizando os serviços emergenciais a fim de que a pista de rolamento não seja afetada. O tráfego de veículos no trecho está normal. 

Piemonte Norte do Itapicuru / Piemonte da Diamantina 

BA-144: Carnaíba de Baixo (Pindobaçu) - Nuguaçu (Mirangaba) 

Uma erosão no bordo da pista da BA-144, entre os distritos de Carnaíba de Baixo, em Pindobaçu, e Nuguaçu, em Mirangaba, apareceu após as chuvas da região na terça-feira (06/12). As intervenções necessárias foram realizadas na quinta-feira (08/12) pela empresa responsável pela obra de pavimentação da rodovia. O fluxo de veículos no trecho já foi normalizado. 

Chapada Diamantina 

BA-427: Entre os distritos de Campo Alegre e Lagoas (Souto Soares) 

Erosão de aterro e rompimento de pista foram registrados na BA-427, em Souto Soares, que liga os distritos de Campo Alegre e Lagoas, na terça-feira, 6. Os serviços de recomposição do aterro e da pista já foram concluídos pela equipe responsável pela manutenção na rodovia. O tráfego está normal. 

Ponte sobre o Rio Santo Antônio, na BA-142: BR-242 - Andaraí 

Uma das cabeceiras da ponte sobre o Rio Santo Antônio, que fica localizada na BA-142, nas proximidades da sede municipal de Andaraí e na ligação com a BR-242, cedeu com as chuvas da sexta-feira, 2/12. A Seinfra acionou a empresa responsável pela manutenção da rodovia e os serviços emergenciais já foram concluídos. O local está sinalizado e o tráfego liberado para veículos. 

Recôncavo / Vale do Jiquiriçá 

BA-026: Santo Antônio de Jesus - Amargosa 

Na BA-026, quatro pontos no trecho entre Santo Antônio de Jesus e Amargosa foram afetados após deslizamento de terra no último final de semana. Os serviços de limpeza da pista já foram concluídos pela empresa responsável pela manutenção da rodovia. O tráfego está liberado no trecho e requer atenção do motorista. 

Portal do Sertão 

Ponte no município de Teodoro Sampaio, que liga a BA-515 à BR-101 

A ponte em Teodoro Sampaio, que liga a BA-515 à BR-101, está com a situação comprometida. A inspeção no equipamento foi realizada pela equipe técnica da Seinfra e as providências necessárias já estão sendo tomadas para recuperação estrutural da ponte. O órgão acompanha a situação do equipamento e o tráfego está normal. 

Bacia do Rio Grande 

BA-463: São Desidério - Roda Velha 

A água invadiu a pista na BA-463, entre São Desidério e Roda Velha, por conta do aumento do nível do rio Santo Antônio devido às fortes chuvas na região na quinta-feira, 1/12. A equipe técnica da empresa responsável pela restauração e manutenção da rodovia está no local e monitora a situação do trecho. O tráfego está normal. 

Litoral Sul 

Semianel Viário de Itabuna: Liga as BR’s 101 e 415 

Um deslizamento de terra no Semianel Viário de Itabuna, que liga a BR-101 com a BR-415, foi registrado no sábado, 3/12. A equipe técnica da Seinfra já concluiu os serviços de limpeza da pista no domingo, 4/12. O tráfego está liberado. 

BA-651: Itapitanga – Coaraci 

O desvio criado para a construção da nova ponte sobre o Rio Três Braços, entre Coaraci e Itapitanga, que caiu devido às chuvas do ano passado, cedeu em 26 de novembro. As ações para recomposição do desvio foram concluídas pela Seinfra na quinta-feira, 1/12. O tráfego de veículos está normal no trecho. 

Recôncavo 

BA-502: São Félix - Muritiba 

Um deslizamento de terra na BA-502, entre São Félix e Muritiba, ocorreu na sexta-feira, 2/12. Os serviços de limpeza da pista foram realizados pela Seinfra. O fluxo de veículos na rodovia já está normalizado. 

BA-084: Santo Amaro - Oliveira dos Campinhos 

Um deslizamento de terra na BA-084, entre Santo Amaro e Oliveira dos Campinhos, nas proximidades do povoado de Nova Conquista, foi registrado na noite da terça-feira, 29/11. A empresa responsável pela manutenção da rodovia concluiu os serviços para desobstrução da rodovia na quarta-feira, 30/11. O trânsito já está liberado./Atarde

Asfalto ameaça ceder aumentando o perigo na BR 418 entre a BR 101 a cidade de Caravelas


Não bastassem os buracos que tomam conta da BR 418, trecho que liga a BR 101 no Trevo de Posto da Mata as cidades litorâneas de Caravelas, Alcobaça e Prado, agora o asfalto começa a ceder e várias fissuras já começam a aparecer no asfalto, aumentando o risco de trafegabilidade na área próximo a Ponte sobre o Rio Peruibe. 

No último dia 02 deste mês de dezembro, moradores fecharam a pista proibindo as carretas que transportam eucalipto para a Suzano Papel e Celulose de trefegarem na área alegando que o peso das carretas contribui para o desgaste da pista..


A preocupação das pessoas que moram próximo as margens da rodovia é o aumento de acidentes, na maioria deles com vítimas fatais e com a chegada do verão o trânsito na BR 418 aumenta consideravelmente com a chegada dos turistas que todo ano visitam nossas praias para as férias de final de ano. 

Preocupado com a situação da BR, o ex vereador Klebinho do Espora Gato nos enviou imagens e vídeo mostrando as fissuras no asfalto que já começa a ceder com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o problema./Bahiaextremosul

Bebê de 9 meses precisa passar por cirurgia e família cria rifa solidária. Ajude você também

Benício Almeida de Souza, um bebê de 9 meses que mora no município de Teixeira de Freitas, nasceu com uma má formação do aparelho urinário, o que causa uma obstrução chamada ‘válvula de uretra posterior’, provocando infecções urinárias de repetição. 

O problema acarretou algumas intercorrências desde o nascimento do bebê, que já passou por duas cirurgias reparadoras, sendo necessário mais um procedimento cirúrgico. 

Por ser um caso que necessita de especialidades médicas como cirurgião pediátrico, urologista pediátrico e nefropediatra, o bebê tem passado por acompanhamento nas cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, o que faz com que os custos com o tratamento fiquem bastante altos. 

Com objetivo de angariar fundos para contribuir com as despesas na busca por assistência especializada e melhor qualidade de vida para o bebê, a família de Benício criou uma rifa solidária. 

Com apenas R$ 10, o participante concorre um sorteio pela Loteria Federal com a seguinte premiação: 

1° Prêmio – Fritadeira Airfryer 

2° Prêmio – Liquidificador 

3° Prêmio – Ventilador 

Benício é o filho mais novo do topógrafo, Arnaldo Souza, morador de Teixeira de Freitas, que ficou conhecido em fevereiro de 2019, após uma iniciativa que repercutiu em toda a Bahia. 

Ele encontrou um pacote com R$ 3 mil em espécie em frente ao Shopping PátioMix e devolveu todo o dinheiro para o dono. Na ocasião, Arnaldo procurou o dono no local e não encontrou, tendo a iniciativa de anunciar na rede social que havia encontrado o envelope. 

Quando fez a devolução, o topógrafo novamente surpreendeu, recusando a recompensa oferecida pelo proprietário do dinheiro. 

Arnaldo é de família humilde e disse na época, que sua atitude é reflexo de tudo que seus pais lhe ensinaram ainda na infância, “minha atitude não poderia ser outra, fiz o que achei ser certo, tenho família e tenho que inspirar meu filho a fazer coisas boas dando exemplo com uma boa conduta. Além de tudo, se agisse diferente não estaria em paz hoje”. 

Clique AQUI para ter acesso à Rifa ou entre em contato nos telefones (73) 99944-7788 (Jamile), (73) 99922-0844 (Arnaldo), para saber como contribuir de outra forma com o tratamento do Benício./Sulbahianews

Governo Federal reconhece situação de emergência de Eunápolis; previsão é de mais chuvas nesta semana

 

Governo do Estado já tinha reconhecido a situação de emergência em Eunápolis.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência de Eunápolis devido às fortes chuvas que atingem o município. 

A portaria n° 3.541 foi publicada nesta quarta-feira (14). Nesta semana, o Governo do Estado também já havia reconhecido a emergência que o município vive atualmente. 

Os reconhecimentos ocorreram após a prefeita Cordélia Torres decretar situação de emergência no município no último dia 02, por meio do decreto n° 11.060. 

PREVISÃO DE MAIS CHUVAS 

Para esta quarta-feira (14), são esperados 40 mm de chuvas no território eunapolitano. Já na quinta-feira (15), a previsão é de 30 mm. E na sexta-feira (16), a meteorologia aponta volume de 20 mm. Devido à intensidade das chuvas, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) colocou Eunápolis na lista de municípios em estado de atenção nesta semana. 

Em casos de emergência, acione: Defesa Civil (73) 9.8171-5118; Corpo de Bombeiros 193; SAMU 192; Coelba 116./teixeiranews

Ciclista de 55 anos morre após ser atropelado por carro em Eunápolis


Eunápolis: Um ciclista morreu após ser atropelado por um carro na tarde desta quinta-feira (15), no cruzamento das ruas Dom Pedro II e Coqueiros no bairro Gusmão, em Eunápolis. 

Jailton Souza Ribeiro, de 55 anos, chegou a ser socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, o motorista do veículo, Talles Pereira da Silva, 35 anos, ficou no local e prestou socorro. Ele estava no carro com a mulher e os dois filhos. 

Devido ao forte impacto da colisão, a vítima bateu cabeça contra para-brisa do veículo e caiu no chão. Ainda não há outras informações sobre como ocorreu o acidente, que vai ser investigado pela polícia. 

O ciclista morava no bairro Santa Lúcia, em Eunápolis, e deixa seis filhos maiores. O motorista, muito abalado com o acidente, não teve condições de falar com a reportagem./Radarnews

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Pescador de 55 anos fica preso à rede e morre afogado na Praia de Alcobaça




 Alcobaça: O afogamento aconteceu no início desta manhã de quarta-feira, 14 de dezembro, por volta das 08h10, na Praia do Farol, na Orla Marítima da cidade de Alcobaça. De acordo com as informações, a vítima, Ataíde Pereira Mendes, de 55 anos, natural Linhares-ES, teria saído para uma pescaria, e ao fazer o procedimento da armação da rede, ficou preso à rede. 

Um colega chegou até ele e ainda conseguiu puxá-lo até a praia, mas, já estava sem sinais vitais. Profissionais do SAMU foram acionados, estiveram no local e confirmaram o óbito. A Polícia Militar atendeu a ocorrência e preservou o corpo até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Itamaraju. A remoção foi autorizada pelo delegado titular, Maderson Dias. 

O corpo foi removido pelo servidor público, Anderson Barbosa, para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. O corpo segue no IML aguardando os familiares chegarem na manhã desta quinta-feira (15) para a retirada./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Sargento do Exército é morto a tiros na porta de casa em Feira de Santana




 Um sargento do Exército foi morto a tiros na porta da casa em que vivia, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, na manhã desta quarta-feira (14). 

Fabrício da Silva Santos, de 23 anos, foi socorrido e levado ao Hospital Clériston Andrade, onde chegou sem vida, de acordo com o Comando da 6ª Região Militar. O crime aconteceu por volta de 7h15. 

Imagens da câmera de segurança do local mostram ainda Fabrício saindo de cada com uma mochila e se aproximando de moto. Ele foi abordado pelo suspeito, fez sinal de que estava desarmado, e foi baleado. 

O Comando da 6ª RM e o Comando do 35° BI lamentaram a morte e afirmam que estão prestando todo o apoio e assistência necessários aos familiares da vítima./Correio

43ª CIPM é mais uma vez certificada no Prêmio de Gestão da Qualidade da PMBA em Salvador

 


Na noite da quarta-feira, 14 de dezembro, a Major Sheyla Kelly Ravani Rodrigues, comandante da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar, recebeu em Salvador o certificado do Prêmio Polícia Militar de Gestão da Qualidade, edição 2022, em cerimônia presidida pelo Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, comandante geral, que aconteceu no Quartel do Comando Geral da PMBA, em Salvador. 

A 43ª CIPM/Itamaraju foi certificada pelo quinto ano consecutivo, após ter sido avaliada quanto ao preenchimento dos critérios estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade, ficando entre as unidades da Corporação bem pontuadas. Na avaliação, foram observadas as práticas implementadas pela unidade no seu processo de gestão de excelência, nas esferas operacional e administrativa, com foco nos resultados alcançados. 

“Fico muito feliz por estar vendo a 43ª CIPM mais uma vez sendo certificada no meu comando, o que indica que a unidade vem cumprindo o seu papel na sua busca pela excelência dos serviços prestados, através do empenho diário e do profissionalismo do seu efetivo.”, externou a comandante após receber o certificado./43ª CIPM

Vídeo: O município de Jucuruçu produz abacaxi diferenciado


Um fato vem nos chamando atenção nos últimos dias depois de uma postagem do nosso amigo Elton Alves da Silva - ou seja, Pebinha Alves Produções Silva, ex- vereador e ex- candidato a vice- prefeito de Jucuruçu, Pebinha Alves, é morador de Farinha Lavada no sítio Santa Luzia próximo a cachoeira aonde acontece o tradicional piquenique. a 43 KM  da sede do município de Jucuruçu. 

Então no dia 11 de dezembro, o nosso amigo Pebinha Alves, postou uns vídeos e fotos de um abacaxi de uma espécie tanto quanto muito estranho e aquelas imagens nos chamou muito atenção porque até então nunca tinha vista daquele abacaxi, peguei a foto e mandei para alguns produtores rurais para saber se eles conheciam aquela espécie de abacaxi, mas infelizmente ninguém conhecia e nem sabia que qualidade era aquele abacaxi ai começamos fazer pesquisa na internet do tal abacaxi e para a nossa surpresa nem na internet encontramos a resposta exata.

Em seguida entramos em contato com o próprio Pebinha Alves, e fizemos uma entrevista com ele para nos contar a história dessa fruta tão diferenciada.     

Jucurunet: Qual é a espécie desse abacaxi? R: Amigo não sei, estou tentando descobrir.  

Jucurunet: Tem quanto tempo que você plantou a muda dele? R: Mais ou menos uns 12 anos.  

Jucurunet: Como você conheceu essa espécie de abacaxi? R: Conheci numa viagem pra o município de Guaratinga, aí passa numa casa do parente de um amigo meu, vi uma touceira, que mim chamou muita atenção. Foi aí que pedir uma muda. 

Jucurunet: O sabor dele é igual do outro tradicional? R: Sim o sabor e o mesmo.  

Jucurunet: Você tem o plantio dele por beleza, ou por que ele é mais gostoso que o outro. É para comercializar ou pelo o fato dele ser diferente? R: Tenho por ambos, também por que ele é apropriado pra suco, por sinal muito saboroso. Não comercializo por enquanto só por que acho bonito e também aproveito pra fazer suco!   

Jucurunet: Alguém já lhe procurou muda dele, ou você ainda não tem muda dele? 

R: Mais de 100 pessoas já mim procuraram, mas infelizmente não posso atender todos, pois essa espécie e diferenciada, não tem muda igual os outros comuns, esse tipo dar pouquíssimas mudas, ao redor da touceira. Ainda tenho umas 5 mudas. As poucas que dar nunca vendi. 

Jucurunet: E se tem como você vai vender? R: Estou pensando aumentar o plantio pra no futuro vender.  

Jucurunet: Você sabe explicar se tem mais alguém de nossa região que tem plantio dessa espécie?  R: Acredito que só eu tenho, pois nunca vi e nem ouvi falar que outras pessoas têm. A não ser alguns aqui perto que dei a muda. 

Jucurunet: Seu plantio dele é grande ou médio? R: Pequeno, tenho umas 5 touceiras. 

Jucurunet: Tem algum segredo para o cultivo dessa espécie de abacaxi? R Tem não, é normal igual os outros comuns mesmo. A diferença que ele não dar muitas mudas, igual os comuns, como eu disse anteriormente. 

Jucurunet: De onde você conseguiu a muda desse abacaxi será que ainda tem mais para vender? R: Como eu disse, anteriormente, foi no município de Guaratinga, muitos anos atrás. Infelizmente tive informação que lá não existe mais.

  

Deixamos o espaço aqui se alguém sabe ou conhece a verdadeira espécie desse abacaxi pode entrar em contato com a nossa redação através do whatsapp (73) - 981647431

Pai suspeito de dopar e matar os quatro filhos para se vingar da ex- esposa é preso

 

Crianças tinham 3, 6, 8 e 11 anos, e o pai é o suspeito de tê-las matado
REPRODUÇÃO/ RECORD TV

Um homem foi preso por suspeita de ter matado os quatros filhos na manhã desta quarta-feira (14), na cidade de Alvorada, região metropolitana do Rio Grande do Sul. David da Silva Lemos, de 28 anos, estava separado da mãe das crianças, e essa teria sido a motivação do crime, segundo familiares. 

Com sinais de asfixia e facadas, os corpos das crianças, de 3, 6, 8 e 11 anos, foram encontrados pela avó paterna quando ela chegou em casa. 

O suspeito fugiu da cena do crime, mas foi localizado em um hotel no centro da capital, Porto Alegre. Os corpos foram levados para o Instituto Geral de Perícias. 

David teria dado um chá às crianças, e elas acabaram ficando desacordadas. Foi então que ele matou os próprios filhos. O homem também estava separado da mãe das crianças. 

"Ele se fazia de louco. Tentou uma vez se matar com remédio, porque a esposa não queria mais ficar com ele", afirmou a tia das crianças, Ana Guimarães Rosa, ao Balanço Geral. Para ela, David cometeu o crime porque a ex- esposa pediu a separação. 

À polícia, o suspeito afirmou ter matado as crianças asfixiadas e esfaqueado as mais velhas para garantir que elas realmente estivessem mortas. 

Segundo a polícia, durante a prisão, o homem confessou o crime. David da Silva Lemos será indiciado por homicídio quádruplo, triplamente qualificado./R7

Pai é preso pela PM de Teixeira acusado de abusar da filha de 11 anos: Abusos aconteciam desde quando a criança tinha 05 anos


Teixeira de Freitas: A Polícia Militar de Teixeira de Freitas apresentou à delegada plantonista, Vivianne Scofield Amaral, na manhã desta quarta-feira, 14 de dezembro, por volta das 08h00, Henrique Chaves Costa, de 32 anos, morador de Teixeira de Freitas, acusado de abusar da própria filha de 11 anos. Segundo informações, os abusos aconteciam desde 2016, quando a criança tinha 05 anos de idade. 

De acordo com as informações, a denúncia chegou através do CICOM/190, e o abuso foi confirmado pelo próprio pai, o Henrique Chaves. O Henrique conversou com a Reportagem do Liberdade News, e disse que está preso porque abusou da filha. "Só abusei, não penetrei, só passei a mão, por várias vezes, eu não gostava do que fazia, só que o diabo me usou várias vezes, e acabei com a minha vida", explicou. 

"Só passei a mão. A Polícia me prendeu, quando eu sair não vou deixar de ir para a igreja, vou usar tornozeleira eletrônica, depois que tirar, para eu não ficar com vergonha da minha família, eu vou embora da cidade. Estou muito arrependido pelo que fiz", acrescentou. O acusado não esboçou nenhuma reação na prisão, e na sequência, foi conduzido e apresentado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas. 

Após oitiva, a delegada plantonista, Vivianne Scofield Amaral, flagranteou o Henrique Chaves pelo crime de estupro de vulnerável (Art. 217-A do CPB). Henrique Chaves foi transferido para a custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, onde permanece à disposição da Justiça. Nos próximos dias ele será recambiado para o Conjunto Penal./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.