Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 25 de setembro de 2021

Jovem vítima de acidente em Teixeira precisa de doação de sangue e família faz campanha

 

Teixeira de Freitas: Familiares de Emelly Maia pedem a todos que puderem, comparecer no Hemoba de Teixeira de Freitas para doar sangue para a jovem Emelly, que sofreu um acidente de moto nesta sexta-feira, 24 de setembro. 

Segundo o Hemoba, qualquer tipo de sangue é aceito. Basta você comparecer e informar que está doando para Emelly Maia. Qualquer informação, ligue para o número (73) 99981-1325, falar com Sansão Pedreiro (pai da Emelly). 

Quem puder doar sangue e salvar a vida dessa jovem, é só ir ao Hemoba, que fica localizado na Rua Massanori Nagao, no Centro da cidade. A doação poderá ser agendada, basta entrar em contato com o Hemoba através do telefone (73) 3011-2739. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Moradores amarram ladrão em árvore até a chegada da polícia

 

Eunápolis: Um homem suspeito de ter tentado arrombar pelo menos três casas no Delta Park, em Eunápolis, foi detido por um grupo de moradores na madrugada deste sábado (25). Os policiais militares encontraram Adalberto Neto Pereira dos Santos, 29 anos, amarrado por cordas a uma árvore, em uma praça do bairro. 

Segundo a polícia, ele estava de bicicleta e usava um alicate tesoura para quebrar os cadeados. “Também estava com uma mochila, certamente para colocar os objetos furtados”, disse um policial. 

“Pegamos ele subindo o muro de nosso vizinho. Como não aguentávamos mais tantos furtos e arrombamentos, corremos atrás dele, que ainda se escondeu em um matagal, mas acabou capturado”, afirmou uma moradora, na condição de anonimato. 

Adalberto foi retirado da árvore e levado para a Central de Flagrantes da Delegacia Territorial. Ele não tinha ferimentos e foi autuado em flagrante por tentativa de furto qualificado. Não coube fiança. 

A polícia informou também que Adalberto já havia sido preso outras vezes por tráfico de droga e furtos./Radar64

Teixeira de Freitas registra caso de variante Delta, 72 casos já foram registrados em várias cidades da Bahia

 

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) divulgou neste sábado (25), a detecção por meio de sequenciamento genético de mais 58 amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 72 casos da variante, com dois óbitos. 

Estes novos casos foram identificados em pacientes residentes nos municípios de Aporá, Baixa Grande, Barrocas, Bonito, Brumado, Camaçari, Canavieiras, Cícero Dantas, Coribe, Entre Rios, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Maracás e Nilo Peçanha. , Maraú, Medeiros Neto, Muritiba, Nova Fátima, Pé de Serra, Prado, Riachão do Jacuípe, Salvador, São Gonçalo dos Campos, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vereda. 

Anteriormente, 14 casos com a variante Delta foram notificados em residentes dos municípios de Conceição do Almeida, Feira de Santana, Medeiros Neto, Prado, Salvador, Sapeaçu, Senhor do Bonfim, Vereda, Vitória da Conquista,, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. 

De acordo com a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, “é importante destacar que estamos utilizando um protocolo novo, que não são de amostras aleatórias. Estamos concentrando atenção nas amostras provenientes de municípios com aumento do percentual de casos positivos ou que tenham casos anteriores da Delta”, explica a diretora. 

A secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, ressalta que “o novo protocolo permite que a vigilância epidemiológica atue de modo mais célere na identificação e monitoramento dos pacientes e dos municípios”, afirma a secretária. No entanto, Paim alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 e, por consequência, a variante Delta, é o avanço da vacinação. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a doença, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressalta. 

Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou cerca de 700 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19./bahiaextremosul

Profissionais de saúde receberão dose de reforço de vacina contra a Covid, diz Queiroga

 0

Os profissionais de Saúde passarão a receber dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A decisão foi tomada por gestores do Ministério da Saúde e secretários estaduais (Conass) e municipais de saúde (Conasems). 

A decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em suas redes sociais. Ele disse que a dose deve ser aplicada após os seis meses da imunização completa. A vacina usada será preferencialmente da Pfizer. 

“Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa. Essa já é a maior campanha de vacinação da história do Brasil.” 

A dose de reforço já havia sido aprovada para idosos a partir dos 70 anos e em imunossuprimidos. A vacinação foi liberada pelo governo federal a partir de 15 de setembro. 

A justificativa na época era reforçar a imunização diante do avanço de variantes do vírus, como a delta. 

Todos os imunossuprimidos que já tomaram a segunda dose da vacina há 21 dias poderão receber o reforço. No caso dos idosos, eles devem ter tomado a segunda dose há mais de seis meses. 

A necessidade de doses de reforço de vacinas contra o coronavírus vem sendo discutida em âmbito mundial. Estudos mostram que a proteção das vacinas cai com o tempo. 

O Ministério da Saúde realiza um estudo em parceria com a Universidade de Oxford para avaliar a necessidade de terceira dose da vacina contra a Covid-19. 

O estudo, que começou em agosto, vai verificar a intercambialidade da Coronavac com outros imunizantes disponíveis para a população brasileira. 

Ele deve abrir uma nova frente: o teste da meia dose de reforço. A ideia é saber se as pessoas que receberem a metade de uma dose completa na terceira aplicação ficam igualmente imunizadas. 

A decisão de aplicar a terceira dose em profissionais de saúde foi tomada dois dias após o Ministério da Saúde recuar e voltar a indicar que adolescentes sem comorbidade recebam a vacina contra a Covid-19. 

A pasta preparou nota técnica e informe aos gestores do SUS com orientações para recolocar o grupo de 12 a 17 anos na campanha de imunização. 

A Saúde ainda recomenda só vacinar estes jovens sem comorbidades após garantir o reforço da vacinação de idosos e grupos mais vulneráveis, encurtar o intervalo entre as aplicações das vacinas, além de imunizar adolescentes com deficiência ou privados de liberdade./ folha

Após mais de cinco horas, moradores da Roça do Povo liberam BR-101 em Eunápolis

 

Eunápolis: Moradores da Roça do Povo, comunidade agrícola a cerca de 10 km do centro de Eunápolis, liberaram a BR-101, por volta das 9h desta sexta-feira (24). Cansados ​​dos acidentes com mortos e feridos, eles realizavam um protesto no local desde do fim da madrugada. 

Com faixas, o grupo reivindicou a instalação de redutores de velocidade, como radares e quebra-molas, pois considera que o tráfego no trecho é muito intenso. 

As reclamações se intensificaram desde a noite do último domingo (19), quando um trabalhador rural de 43 anos morreu atropelado por um carro enquanto tentava cruzar a pista. 

O protesto foi encerrado após o chefe regional do Dnit, Aldo Apolônio, negociar com os moradores. Não há informação se as demandas da comunidade serão atendidas. 

“Os motoristas passam em alta velocidade, colocando em risco a segurança dos trabalhadores, idosos e até crianças. Por isso acreditamos que a instalação de radar ou quebra-molas iria resolver o problema ”, afirma o morador Antônio Costa. 

O protesto gerou um longo congestionamento de veículos nos dois sentidos da entrada./Radar64

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

"Zói" é assassinado a tiros no Bairro Cidade Baixa em Itamaraju

 

Itamaraju: O homicídio consumado aconteceu na noite desta quinta-feira, 23 de setembro, por volta das 19h30, na Rua Vasco da Gama, no Bairro Cidade Baixa, em Itamaraju. De acordo com as informações, a vítima Roberto Laje Conceição, de 35 anos, vulgo “Zói”, caminhava em via pública, quando 02 (dois) indivíduos a bordos de uma motocicleta, já chegou atirando na vítima. 

Na sequência, os criminosos empreenderam fuga, sem deixar pista. Vários tiros foram ouvidos por moradores, mas, o silêncio foi preservado no local. Policiais Militares da 43ª CIPM estiveram no local, e preservaram a área até a chegada da Polícia Técnica (DPT. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e atestaram o óbito.

 RLNR0637.JPG

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para a realização de necropsia. A motivação e autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Itamaraju vai investigar o homicídio consumado./Lenio Cdreira/Liberdadenews

Teixeira: Bolsonaro mantém visita a cidade, afirma revista “ISTOÉ”

 

De acordo com a revista IstoÉ, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai contrariar a recomendação da ANVISA de “quarentena” após a volta de Nova York, e vai manter a visita à Teixeira de Freitas, programada para a próxima terça-feira, 28 de setembro. 

Bolsonaro não testou positivo para a Covid-19, mas cancelou há pouco agendas nas cidades de Ponta Grossa, Castro e Piraí do Sul – onde faria a famigerada ‘motociata nas duas primeiras até esta sexta-feira. 

Mas, de olho nas tratativas para os palanques na sua tentativa de reeleição, ele manteve na agenda a viagem à Bahia, preparada por João Roma , quem já faz a ponte com deputados e prefeitos do Estado para Bolsonaro. 

O ministro da Cidadania trará Bolsonaro à cidade para uma agenda de meio dia.

Ainda de acordo com a revista, para Bolsonaro, pisar na Bahia, maior colégio eleitoral do Nordeste e onde Lula da Silva está forte, é crucial para seu projeto eleitoral./ ISTOÉ

Dois mortos e um ferido em tiroteio no Castelinho em Teixeira: Uma das vítimas é membro da Igreja Nova Aliança

 

Teixeira de Freitas: O tiroteio começou na Rua Lomanto Júnior, e as duas vítimas (alvos) correram até a Rua Antônio Félix Freitas Correia, no referido bairro, quando, na tentativa de se esconder dos criminosos, entraram na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Nova Aliança, correndo dos atiradores, que continuaram os disparos e atingiram uma terceira pessoa, membro da igreja, e que estava em reunião. No local, o adolescente Carlos Daniel Santos Silva, 16 anos, (alvo), não resistiu ao ferimento e veio a óbito no local. 

Os outros dois baleados foram socorridos pelo SAMU ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). O crime aconteceu por volta das 21h30, desta quarta-feira, 22 de setembro. O jovem evangélico Maicon Laureano da Cruz, 19 anos, que estava dentro da igreja, não tinha nada a ver com o atentado, e acabou morrendo pouco tempo depois de dar entrada no Hospital Municipal (HMTF). Maicon foi atingido por dois tiros, sendo um na cabeça e outro no braço.

 

O outro baleado (alvo), foi identificado como sendo, Narriel Almeida Silva, 18 anos. Segundo informações, o Narriel já passou por cirurgia e está em observação, sem risco de morrer. Todas as três vítimas são moradores do Bairro Castelinho. Informação dão conta que os autores do crime estavam em uma moto, e fugiram sentido às casinhas. Eles usavam blusas pretas. Essa é a única informação levantada pela polícia. No local, prevaleceu a Lei do Silêncio. 

Guarnições da Polícia Militar preservaram o local e realizaram rondas, mas nenhum suspeito foi preso. O delegado plantonista, Marcos Ludovico e o investigador Tuca, da Polícia Civil, realizaram o levantamento cadavérico. Os peritos Manoel Garrido e Alexson Magalhães realizaram a perícia de ação violenta (homicídio). Segundo o perito Garrido, a vítima (Carlos Daniel) morreu ao lado da igreja (via pública) com um único tiro na região do glúteo.

 

O perito informou ainda que dentro da igreja foram coletados 03 estojos de pistola 380, um projétil e fragmentos. O perito Garrido disse ainda que não foi possível precisar se foram usadas armas de calibres diferentes. 

Segundo o pastor da igreja, Dejaniro, ele estava em reunião com membros da igreja, e quando já havia acabado a reunião e eles estavam indo embora, os dois jovens invadiram a igreja correndo dos atiradores. "Foi um momento de pânico, estávamos em 25 pessoas na igreja e um jovem inocente acabou sendo atingido pelos tiros", disse o pastor.

 

Após perícia, o corpo do adolescente foi removido ao IML. O corpo do Maicon será removido do HMTF para o IML, e os dois passarão por necropsia. Um inquérito polícia será instaurado pela Polícia Civil para investigar autoria e motivação deste crime./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Bahia tem mais de 1,5 milhão de títulos eleitorais cancelados, confirma TRE

 


O Estado da Bahia possui 1.576.023 eleitores com os títulos cancelados, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).  Em entrevista ao programa Bnews Agora, nesta quinta-feira (23), na Piatã FM, o Secretário de Planejamento, de Estratégia e de Eleições do Regional da Bahia, Victor Xavier, afirmou que os motivos do cancelamento são a ausência do eleitor em votações e na revisão biométrica, no cadastramento da biometria. 

“Normalmente, isso ocorre por dois motivos. O primeiro deles é a ausência às urnas. O eleitor que não comparece a três turnos consecutivos tem seu título cancelado. E também tivemos a revisão biométrica. Houve aquela convocação aqui no estado da Bahia para que os eleitores se dirigissem ao Regional Baiano e muitas pessoas não compareceram”. 

Apesar do número alto, o secretário pontuou que o cidadão pode regularizar a situação do seu documento até maio de 2022, ficar quite com a Justiça Federal e exercer sua cidadania. 

“O prazo para regularização do título se encerra em 04/05/2022. Mas, como estamos falamos em 1,5 milhão de baianos, eu faço um convite à população para que não deixe para última hora. No último dia 09/08, o TRE-BA inaugurou o NAVE - Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor e através do telefone 71 3373-7000, o eleitor pode telefonar para o tribunal, das 07h às 19h, e vai encontrar uma equipe de atendentes qualificada para solucionar os seus problemas. Você quer uma certidão de quitação eleitoral, quer pagar sua multa,  o atendente pode lhe atender”. 

Victor Xavier destacou ainda a possibilidade de atendimento via vídeochamada, pelo Balcão Virtual no site do tribunal, que conta também com atendentes especializados para atendimento de pessoas portadoras de deficiência auditiva.  

“A gente tem também o Balcão Virtual, serviço disponível no site do TRE-BA, pelo qual você pode fazer uma vídeochamada com o TRE, de onde você estiver. O atendente vai lhe atender, vai falar com você em tempo real. Inclusive, a gente tá oferecendo um serviço pra comunidade surda. Ou seja, o eleitor que é surdo, vai encontrar um atendente qualificado para conversar com ele na Língua de Sinais Brasileira (LIBRA)”./bnews

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Prefeito de Itanhém decreta luto de três dias pela morte do Coronel Irineu Prudêncio

 

O prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros (PSD), decretou luto oficial de três dias no município, pelo falecimento de Irineu Prudêncio de Oliveira, coronel reformado da Polícia Militar, que faleceu na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro. 

Mildson lamentou morte do coronel, que, além de amigo, prestou importantes serviços ao município de Itanhém e ao estado da Bahia. 

“Foi com muita tristeza que recebemos essa notícia do falecimento do coronel Irineu. Exemplo de militar e cidadão, desempenhou com coragem e determinação a sua função durante toda sua carreira. 

Estamos de luto não apenas pela perda de um cidadão exemplar, mas pelo amigo e pai de família que nos deixa. Nos solidarizamos com todos os familiares e aos amigos, neste momento de profunda tristeza. Fica decretado Luto Oficial de três dias”, disse o prefeito.

Leia o Decreto: 

Informações não oficiais dão conta de que coronel Irineu havia passado por uma cirurgia muito delicada e que já se encontrava há mais de 30 dias em coma. SulbahiaNews/Débora Rezende

Pavimentação da BA-284 facilitará ligação do Extremo Sul baiano com Minas Gerais

 


A pavimentação da BA-284, do distrito de Alho, em Itamaraju, até a BR-101, irá reduzir o tempo de viagem entre a sede municipal e Jucuruçu de 2h para cerca de 1h. O aviso de licitação para a realização da obra no trecho de 35 km foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (22). Os serviços a serem realizados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) também incluem melhoramentos em pontos localizados da rodovia. 

“A via asfaltada facilitará a ligação do Extremo Sul baiano com o estado de Minas Gerais. O deslocamento entre os municípios de Itamaraju e Jucuruçu vai passar a ser feito em um trecho da BA-284 totalmente pavimentado. 

Um total de 73 mil moradores de ambos os municípios serão atendidos com a ação na rodovia, que também beneficiará o desenvolvimento da produção agropecuária local” ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas tem a previsão de serem abertos de 26 de outubro. 

Outras obras 

A região do Extremo Sul do estado vem recebendo outras ações na área de Infraestrutura. As obras de pavimentação dos acessos ao Santuário de Itanhém e ao distrito de Rio Pau Alto, em Nova Viçosa, foram concluídas neste ano. 

Os 89 km da BA-290, entre Itanhém, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, estão sendo restaurados pelo Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias (Premar). A implantação da BA-290, de Itanhém até o acesso à Vila Resende, se encontra em execução. O Semianel Rodoviário de Medeiros Neto é pavimentado no trecho que liga a BA-290 a BA-690./ASCOM SEINFRA

Homem é morto a tiros em Cachoeira do Mato, distrito de Teixeira de Freitas

 

Diego Santos Souza de 31 anos foi morto a tiros por volta do meio dia desta quinta-feira, 23 de setembro, em Cachoeira do Mato, distrito de Teixeira de Freitas.

Segundo informações dois homens armados chegaram em uma moto e fizeram vários disparos contra a vítima que não teve como se defender. Diego morreu no meio da rua.

A polícia foi acionada e está no local realizando os procedimentos cabíveis.

Diego já tem passagem pela polícia, quando foi preso em junho de 2013 acusado de tentativa de homicídio contra Sérgio Emídio Alves, morador do Bairro Ulisses Guimarães, em Teixeira de Freitas, e por suspeita de roubo.

A polícia civil abrirá inquérito pra investigar autoria e motivação./bahiaextremosul

Jovem é morto no interior de igreja evangélica em Teixeira de Freitas; Outras duas pessoas acabaram baleadas

 

Na noite desta quarta-feira, 22 de setembro, Narriel Almeida Silva, de 22 anos, foi vítima de um homicídio tentado, na rua Lomanto Júnior, baixada do bairro Castelinho, região leste de Teixeira de Freitas. 

Carlos Daniel Santos da Silva, 16, que estaria com Narriel, assim que percebeu a ação dos dois criminosos que chegaram numa moto, começou a correr e após passar por duas ruas, conseguiu entrar numa igreja evangélica, localizada à rua Antônio Féliz. 

Minutos após os dois criminosos adentraram no templo religioso, que realizava uma reunião de membros e efetuaram pelo menos três tiros em direção do menor, sendo que um deles acertou na região do glúteo. O outro tiro atingiu um dos membros da igreja. 

Apesar de ter sido atingido por apenas um disparo, segundo o perito criminal Manoel Garrido, o projétil acertou a veia femoral de Carlos Daniel, que perdeu muito sangue e veio a óbito logo depois. Já Narriel Almeida Silva, de 22 anos e o obreiro Maicon Loureano da Cruz, 19, acabaram socorridos pelo SAMU e levados ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). O estado de saúde deles não foi informado. 

No interior da igreja os peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), recolheram três estojos e um projétil de calibre 380. Autoria e motivação do ataque estão sendo investigadas pela Polícia Civil./teixeiranews

Após denúncia de descaso do estado no IML de Teixeira, Assessoria encaminha Nota de Esclarecimento

 

Teixeira de Freitas: Após matéria publicada no Liberdade News, intitulada: Descaso do Estado no DPT de Teixeira: Geladeira quebrada, rabecão quebrado, falta de médicos e corpos são removidos ao IML de Itamaraju, a Assessoria de Comunicação entrou em contato com a redação do site e informou que todas as providências já foram tomadas, inclusive o conserto da geladeira do IML de Teixeira de Freitas já teria sido executado no mesmo dia. 

Segue a nota na íntegra 

“A Assessoria de Comunicação do Departamento de Polícia Técnica informa que o DPT atua em rede no interior do Estado e, portanto, o Posto Avançado de Itamaraju pode auxiliar nas demandas da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas. 

Por conta de um problema na geladeira em Teixeira de Freitas, ocorrido ontem (20), os corpos que passaram por perícia foram encaminhados para Itamaraju e depois devolvidos ao IML de origem para serem entregues às famílias. O serviço de manutenção foi concluído hoje (21), por volta das 12h e o equipamento já funciona com normalidade. 

Quanto aos exames médico-legais, o DPT informa que os atendimentos podem acontecer tanto em Teixeira de Freitas quanto em Itamaraju sem prejuízos à população”. 

Após a Nota da Assessoria Estadual, nossa equipe de reportagem procurou informações sobre o caso, confirmando que realmente a geladeira foi consertada. Mas, não obtivemos nenhuma informação da Assessoria de Comunicação acerca do Rabecão de Itamaraju, que está quebrado há tempos e sobre a carência de médicos no DPT de Teixeira. 

Nossa equipe de reportagem segue acompanhando os desdobramentos deste problema, que há tempos vêm sendo denunciado, pois, causam transtornos para os familiares que perdem seus entes queridos. O Liberdade News é e sempre será a voz da comunidade, seja através do site, da TVLN ou da Rádio Lajedão FM. Nosso compromisso é com a sociedade. Nosso compromisso é com a verdade./Edvaldo Alves/Liberdadenews 

Matéria relacionada

Descaso do Estado no DPT de Teixeira: Geladeira quebrada, rabecão quebrado, falta de médicos e corpos são removidos ao IML de Itamaraju 

Bahia registra 1.057 novos casos e mais 7 mortes em 48 horas

 [Bahia registra 1.057 novos casos e mais 7 mortes em 48 horas]

Na Bahia, nas últimas 48 horas, foram registrados 1.057 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 809 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (22) também registra 7 óbitos. Os dados foram compilados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) até às 17h. 

Dos 1.230.257 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.200.896 já são considerados recuperados, 2.573 encontram-se ativos e 26.788 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. "Essa é uma falha recorrente desde o lançamento da nova versão em 8 de setembro de 2021", diz a pasta. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.530.520 casos descartados e 236.019 em investigação. 

Vacinação - Com 9.698.519 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 76,17% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas./bnews

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Rui Costa realiza licitação para a conclusão da terceira e última etapa da BA-284

 


Pavimentação da BA-284 facilita ligação do Extremo Sul baiano com Minas Gerais. A pavimentação da BA-284, do distrito de Alho, em Itamaraju, até a BR-101, irá reduzir o tempo de viagem entre a sede municipal e Jucuruçu de 2h para cerca de 1h. 

O aviso de licitação para a realização da obra no trecho de 35 km foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (22). Os serviços a serem realizados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) também incluem melhoramentos em pontos localizados da rodovia. 

"A via asfaltada facilitará a ligação do Extremo Sul baiano com o estado de Minas Gerais. O deslocamento entre os municípios de Itamaraju e Jucuruçu vai passar a ser feito em um trecho da BA-284 totalmente pavimentado. 

Um total de 73 mil moradores de ambos os municípios serão atendidos com a ação na rodovia, que também beneficiará o desenvolvimento da produção agropecuária local" ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura. Os envelopes com as propostas das empresas interessadas tem a previsão de serem abertos de 26 de outubro.

Outras obras 

A região do Extremo Sul do estado vem recebendo outras ações na área de Infraestrutura. As obras de pavimentação dos acessos ao Santuário de Itanhém e ao distrito de Rio Pau Alto, em Nova Viçosa, foram concluídas neste ano. 

Os 89 km da BA-290, entre Itanhém, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, estão sendo restaurados pelo Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias (Premar). 

A implantação da BA-290, de Itanhém até o acesso à Vila Resende, se encontra em execução. O Semianel Rodoviário de Medeiros Neto é pavimentado no trecho que liga a BA-290 a BA-690.

AVISO DE LICITAÇÃO-CONCORRÊNCIA N° 040/2021 - SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA

Tipo: Menor Preço, Abertura 26/10/2021 às 09h 30min. Objeto: Melhoramento e Pavimentação em TSD da BA-284, trecho Entroncamento BR 101 (Itamaraju) - Jucuruçu, sub-trecho. 

BR 101-Povoado do Alho, com extensão de 35,00 km. Família 07 19, O Edital e seus anexos poderão ser obtidos através do site www.comprasnet.ba.gov.br Os interessados poderão entrar em contato através do e-mail cpl@infra.ba.gov.br. 

Telefone (71)3115-2174 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 as 12.00h e das 13h30 as 18h00 no endereço Comissão Permanente de Licitação-CPL-SEINFRA, Av. Luiz Viana Filho, nº 445-4° Avenida - Centro Administrativo da Bahia - Prédio Anexo - 1° andar - Ala B. Salvador-Ba. 

O Certame será realizado mediante Videoconferência, com acesso através do endereço eletrônico www.infraestrutura ba.gov.bricitacoes ou https://comprasnet.ba gov.br/content/sess%c3%a3o-virtual, em conformidade com a Instrução Normativa SAEB nº 016/2020, ante a situação de emergência, acarretada pela Pandemia do Novo Coronavirus COVID-19 Salvador-Ba, 21/09/2021, Alexinaldo Negreiros da Silva/Presidente da CPL.


Matérias relacionadas:  

Deve ficar pronta até setembro a 2ª etapa da Rodovia BA-284 Itamaraju/Jucuruçu










Anvisa determina recolhimento de lotes da CoronaVac

 Anvisa determina recolhimento de lotes da CoronaVac. Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de alguns lotes da vacina CoronaVac, contra a covid-19, que foram interditados após constatação de que “dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase da vacina em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação”. 

A determinação foi anunciada nesta quarta-feira, 22 de setembro, por meio da Resolução (RE) 3.609, que determinou o recolhimento dos lotes da CoronaVac que já haviam sido interditados de forma cautelar pela Resolução (RE) 3.425, de 4 de setembro de 2021. 

No dia 3 de setembro, a agência foi comunicada pelo Instituto Butantan que o parceiro na fabricação vacina CoronaVac, o laboratório Sinovac, havia enviado para o Brasil 25 lotes na apresentação frasco-ampola (monodose e duas doses), totalizando 12.113.934 doses, que foram envasados em instalações não inspecionadas pela Anvisa. 

Diante da situação, e “considerando as características do produto e a complexidade do processo fabril, já que vacinas são produtos estéreis (injetáveis) que devem ser fabricados em rigorosas condições assépticas”, a Anvisa adotou medida cautelar com o objetivo de mitigar um potencial risco sanitário. 

Em nota divulgada há pouco, a agência informa que, desde a interdição cautelar, avaliou todos os documentos encaminhados pelo Instituto Butantan, “dentre os quais os emitidos pela autoridade sanitária chinesa”. 

“Os documentos encaminhados consistiram em formulários de não conformidades que reforçaram as preocupações quanto às práticas assépticas e à rastreabilidade dos lotes”, detalha a nota. 

A Anvisa acrescenta que também fez a análise das documentações referentes à análise de risco e à inspeção remota realizadas pelo Instituto Butantan, “e concluiu que permaneciam as incertezas sobre o novo local de fabricação, diante das não conformidades apontadas”. 

Os lotes interditados “não correspondem ao produto aprovado pela Anvisa nos termos da Autorização Temporária de Uso Emergencial (AUE) da vacina CoronaVac”, uma vez que foram fabricados em local não aprovado pela agência e, conforme informado pelo próprio Instituto Butantan, “nunca inspecionado por autoridade com sistema regulatório equivalente ao da Anvisa”. 

“Portanto, considerando que os dados apresentados sobre a planta da empresa Sinovac localizada no número 41 Yongda Road, Pequim, não comprovam a realização do envase da vacina CoronaVac em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação, a Anvisa concluiu, com base no princípio da precaução, que não seria possível realizar a desinterdição dos lotes”, completa a nota. 

A Anvisa concluiu também que a realização de inspeção presencial na China não afastaria a motivação que levou à interdição cautelar dos lotes, por se tratar de produtos irregulares, uma vez que não correspondem ao produto aprovado pela Anvisa, por terem sido envasados em local não aprovado pela agência. 

Diante a situação, ficará a cargo dos importadores adotar os procedimentos necessários para o recolhimento das vacinas restantes de todos os lotes que foram interditados. 

A agência enfatiza que “a vacina CoronaVac permanece autorizada no país e possui relação benefício-risco favorável ao seu uso no país”, desde que produzida nos termos aprovados pela autoridade sanitária./Agência Brasil

Idoso morre vítima de queimaduras em propriedade rural no distrito de Santo Antônio em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na tarde da última terça-feira, 20 de setembro, por volta das 20h00, no distrito de Santo Antônio, no município de Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, o idoso Atenor Alves França, de 65 anos, teria colocado fogo em um milharal, em uma área próximo à sua moradia no distrito de Santo Antônio, e aparentemente, o fogo tomou proporções não esperadas. 

Na sequência, a vtima saiu correndo do local o que, supostamente, o fez tropeçar, sendo, assim atingido pelas chamas, vindo a óbito no local. 

O delegado plantonista, Gean Nascimento, autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares, para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Academia Teixeirense de Letras realiza a sessão da saudade Ramiro Guedes nesta sexta-feira dia 24 de setembro

 

A ATL – Academia Teixeirense de Letras,l realizará nesta sexta-feira,24 de setembro, a partir das 19h, no Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a tão aguardada “sessão da saudade Ramiro Guedes”.  Em virtude da pandemia da Covid-19, este será o único evento acadêmico da ATL aberto à comunidade em 2021. A sessão acadêmica terá número reduzido de público e, além do mais, serão observadas todas as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de álcool em gel e o uso da máscara será obrigatório. 

Conforme informa o presidente da ATL, escritor e jornalista Athylla Borborema, a sessão solene será dividida em dois momentos distintos. O primeiro será marcado pela premiação dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Castro Alves de Literatura, com entrega de troféus aos primeiros colocados e medalhas aos segundos e terceiros colocados, bem como as menções honrosas. Por conta da pandemia, em 2021 houve apenas a versão interna do prêmio, ou seja, apenas os acadêmicos puderam se inscrever nas categorias conto, crônica e poema.

 

Os membros da comissão organizadora e comissão julgadora também serão homenageados com diplomas e medalhas. Os acadêmicos Almir Zarfeg e Athylla Borborema cuidaram da organização do certame e, por outro lado, coube às professoras Aline Nascimento e Iara da Rós, bem como aos poetas Maurício de Novais e Rodrigo Starling e ao contista Toni Ramos Gonçalves avaliar os textos inscritos. No final deste primeiro momento, o jornalista e poeta Almir Zarfeg, titular da Cadeira nº 01, membro fundador e primeiro presidente da ATL, receberá o certificado acadêmico de presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras. 

O segundo momento da cerimônia será dedicado à memória de Ramiro Guedes da Luz, jornalista e acadêmico ocupante da Cadeira nº 07, falecido no último dia 25 de junho de 2021, aos 73 anos, em virtude de complicações da diabetes. Com seu passamento, será declarada a vacância do assento pelo presidente Athylla Borborema. Assim que a Diretoria Acadêmica publicar o Edital de provimento de cadeira, os autores teixeirenses interessados poderão se candidatar à cadeira deixada pelo saudoso jornalista, cronista e poeta.

 

A programação ainda conta com o lançamento da 5ª edição da antologia “ATL em Verso e Prosa” e uma homenagem especial aos 30 anos da publicação da 1ª edição de “Água Preta”, livro de poemas que marca a estreia de Almir Zarfeg na literatura brasileira em 1991 e que até os dias atuais o livro vem fazendo histórias, ganhando novas edições ao longo dos anos e sendo reconhecido pelo seu conteúdo de primeira grandeza. “Todos estão convidados para a sessão da saudade Ramiro Guedes que, sem dúvida, será um evento acadêmico emocionante e inesquecível”, convida o presidente Athylla Borborema./teixeiranews

Itanhém também terá ato contra Bolsonaro no dia 2 de outubro

 

Depois de mobilizar nas redes sociais e nas ruas milhões de pessoas, os atos contra o presidente Bolsonaro (sem partido) chegam em Itanhém. Um grupo de pessoas de diversas correntes ideológicas estão organizando uma manifestação no dia 2 de outubro (sábado). 

Em Itanhém, os manifestantes vindos de diversas partes da cidade se reunirão às 16h na Praça da Prefeitura e depois partem em direção a Praça da Rodoviária. Atos culturais e políticos estão marcados ao final do percurso. 

No Planalto, Bolsonaro assiste a vídeo de campanha, chora e deixa cerimônia

Um dos organizadores do evento, o vice-prefeito Alex Chaves (PT) diz que o movimento tem reunido diversas pessoas que não estão mais suportando os desmandos do governo federal, que só piora a vida das pessoas. 

“Ninguém aguenta mais preço alto, desgoverno e ataques à democracia e o exemplo é a diversidade de pessoas que se juntaram para organizar o protesto”, explicou. 

Presidente da República Jair Bolsonaro, chora durante videoconferência com  lideranças religiosas em comemoração da Páscoa - Fotos Publicas

Para Luiza Guimarães, jovem advogada que integra a Comissão da Juventude na organização do evento, “um ato contra Bolsonaro em Itanhém é importante porque o povo da nossa cidade também tem sofrido as mazelas deste desgoverno. É preciso nos manifestarmos para que não sejamos coniventes com os atos do presidente que atentam contra a democracia e a vida do nosso povo insistentemente!” 

Bolsonaro critica medidas de controle à Covid-19: “Chega de frescura, de  mimimi, vamos ficar chorando até quando?” | 7Segundos - Maceió

A previsão dos organizadores é que o evento coloque Itanhém no mapa das manifestações contra o Governo Federal, visto que dia 2 de outubro também ocorrerão manifestações em diversas cidades do pais./aguapretanews

Gente de Sucesso: Jovem de 22 anos do interior de Itanhém será novo advogado em Teixeira e região

 

Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem conheceu a história de um jovem morador do distrito de Batinga, interior de Itanhém que, com muito sacrifício, veio para Teixeira de Freitas realizar o sonho de cursar uma faculdade de Direito. A trajetória acadêmica de Ryan Sousa dos Santos, 22 anos, começou em 2017, quando se mudou de Batinga e se matriculou no curso Direito. 

Durante a graduação, Ryan relata que desde os primeiros dias esteve com seus objetivos traçados e, por conta disso, manteve-se focado desde o início. Ryan ainda conta que graças, primeiramente a Deus e segundo ao seu bom desempenho durante toda faculdade, muitas portas se abriram, o que fez com que ele conhecesse ótimas pessoas, as quais oportunizaram estágios na área jurídica. “Creio que aproveitei muito bem as oportunidades”, disse Ryan. 

No dia 13 de junho do corrente ano, Ryan realizou a primeira fase do XXXII EXAME DE ORDEM UNIFICADO, popularmente conhecido como “Prova da OAB”. Essa edição do Exame da Ordem dos Advogados foi para muitos acadêmicos uma aflição ainda maior, por tudo que essa prova representa para os operadores de direito e em razão dos adiamentos por conta da Pandemia do COVID-19, tornando-a uma das provas mais conturbadas dos últimos tempos. 

Na ocasião, Ryan conseguiu ótima pontuação e foi aprovado na prova objetiva (1ª FASE). De igual modo, no dia 06 de setembro deste ano foi publicado o resultado da prova Prático-Profissional (2ª FASE), também obtendo ótimo êxito. Já estagiando no escritório Santiago Advogados, Ryan agora só precisa concluir o curso de Direito para poder receber a Carteira da OAB e se arvorar na prática advocatícia, o que ele já vem fazendo muito bem como estagiário. 

“A realização pessoal é a maior conquista de um profissional, mas o reconhecimento dos demais é o que faz esse acontecimento ser tão especial”. O Liberdade News parabeniza o jovem Ryan pelo ótimo desempenho em sua vida acadêmica, em seu estágio, e na sua aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, e deseja muito sucesso a este jovem de origem humilde e que vem, com méritos, alcançando seus objetivos. Boa sorte Ryan em seu caminho rumo à advocacia./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Descaso do Estado no DPT de Teixeira: Geladeira quebrada, rabecão quebrado, falta de médicos e corpos são removidos ao IML de Itamaraju

 

Teixeira de Freitas: Internautas denunciaram ao Liberdade News nesta terça-feira, 21 de setembro, que a geladeira do Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas está com defeito e os corpos estão sendo transferidos, para o IML da cidade de Itamaraju. Segundo os denunciantes, somente na última segunda-feira (20), vários corpos foram removidos. Muitos corpos já são encaminhados para Itamaraju pela falta de médicos em Teixeira, o que faz com que as famílias esperem muitas horas pela liberação dos corpos. 

Segundo os denunciantes, há informações de que há deficiência de médicos nos quadros da CRPT, pois um médico pediu exoneração e outro pediu redução de carga horária. E quando os médicos precisam tirar férias ou licenças, o caso piora. Não bastasse essa falta de médico em Teixeira, os denunciantes relataram que a geladeira do IML de Teixeira está quebrada, o rabecão do IML de Itamaraju está quebrado e isso vem gerando grandes transtornos, sem previsão de solução. 

“Não bastasse a dificuldade da falta de médico em Teixeira, a geladeira está quebrada e o rabecão de Itamaraju também. É um absurdo o que o Estado está oferecendo ao cidadão acerca dos serviços do Instituto Médico Legal de nossa região. A pessoa já sofre com a perda, muitas vezes prematura de um ente querido, e ainda tem que passar pelo transtorno de esperar muito para a realização de uma necropsia. Sem contar o fato de pessoas que morrem na região, mas os parentes moram longe, e os corpos precisam ficar na geladeira, que hora ou outra está com problema. Descaso do Estado”, disse um denunciante.

 

Nesta terça-feira (21), parentes de uma vítima foram até o Instituto Médico Legal de Teixeira para liberar o corpo do ente querido, e descobriu que ele foi encaminhado para a cidade de Itamaraju, por conta da geladeira que não funciona. Ainda segundo a denúncia, a geladeira do IML de Teixeira tem 03 (três) gavetas e existe há mais de 20 anos, quando o IML foi inaugurado. É só comparar a população de Teixeira de Freitas há 20 anos, com a população atual, nem precisa fazer contas para perceber a deficiência. 

“Já faz tempo que o IML de Teixeira deveria passar por reformas para atender à demanda da região. São 13 cidades e uma população estimada em 600 mil pessoas. Como pode o Estado manter a mesma estrutura criada há 20 anos ou mais? Com muito ajuste e boa vontade, os servidores vêm conseguindo atender a esta população. Mas, está beirando o caos. Não há mais condições de continuar com esse desrespeito do estado para com as famílias. Algo precisa ser feito. Chega de promessas, de conversa bonita. A população dessa região quer ver resultados. Quer ser bem atendida no pior momento de suas vidas”, disse outro denunciante. 

“O Rabecão do IML de Itamaraju está sem funcionamento há vários meses. As ambulâncias de empresas particulares que estão realizando as remoções dos corpos. É lamentável a situação, poucos médicos, Rabecão com mais de 09 (nove) anos, e já quebrou por diversas vezes em trabalhos de remoções, e agora, quebrado e encostado sem operação. Geladeira que não funciona, o caos é visível, a população sofre, o desrespeito é total, o governo do estado desconhece os problemas, não responde e não resolve às demandas do IML das cidades de Teixeira de Freitas e Itamaraju”, finalizou o denunciante.

 

Vale salientar que as denúncias chegaram à redação do Liberdade News e a nossa Reportagem vem acompanhando de perto a tamanha irresponsabilidade por parte do Governo do Estado. A equipe do Liberdade News está o tempo todo fazendo a cobertura dos crimes em Teixeira e região e é impressionante como a Segurança Pública está abandonada. Até quando governador? Até quando Secretário de Segurança Pública do Estado? O que será preciso acontecer para que vocês tenham consciência do que está acontecendo em nossa região?/Lenio Cidreira/Liberdadenews

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Parabéns aos comunicadores de plantão hoje, 21 de setembro, é o Dia do Radialista

 

Só pra lembrar que são várias reivindicações para que se tenha uma Rádio no município de Jucuruçu, mas até o presente nada.   

21 de setembro, Todos os dias são dias do rádio e dias dos radialistas. Companheiros nas 24 horas do dia, os 7 dias da semana, 365 dias do ano, os profissionais que atuam nesse meio formam um verdadeiro "exército". 

Não são apenas locutores, talvez estes por colocarem na "vitrine" do rádio a sua voz são os mais conhecidos. Radialistas são muitos: os técnicos que com todo o cuidado e "ouvido afinado" editam, tratam e operam o som; jornalistas e repórteres na apuração das notícias; redatores e comentaristas que dão o tom ao radiojornalismo;  vendedores, roteiristas de intervalo comercial que cuidam e valorizam muito os anunciantes; programadores que sempre estão atualizados no mundo da música; também  radialistas que atuam em departamentos considerados burocráticos como o faturamento, os recursos humanos, a cobrança, a direção, a manutenção e limpeza, a recepção, o atendimento ao telefone, ao público e ao ouvinte ... Enfim, um exército mesmo. 

Durante muito tempo o Dia do Rádio, ou da Radiodifusão, e o Dia do Radialista foram comemorados juntamente, em 21 de setembro. Nos anos 80, quando da realização do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, os proprietários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o dia da radiodifusão. 

Para o dia do rádio foi escolhido 25 de Setembro, pois nesse dia nasceu Roquette-Pinto, fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Assim passou-se a comemorar o dia do radialista em 21 de setembro e em 25 do mesmo mês o dia do rádio, ou da radiodifusão. 

Mais recentemente, em decreto assinado pelo Presidente Lula, foi instituído no calendário de efemérides nacionais o dia do radialista a ser comemorado em 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso, mas a maioria continuou a comemorar em 21 de setembro. 

No dia de hoje um abraço especial a todos os radialistas que atuam na Rádio.

Prefeito Dr. Marcelo Belitardo anuncia reajuste de 20% para os técnicos de enfermagem do município

 


Teixeira de Freitas: Valorização do servidor municipal e de quem atua para a saúde da população. Nesta segunda-feira (20) o prefeito Dr. Marcelo Belitardo anunciou que, a partir deste mês, os técnicos de enfermagem terão aumento salarial de 20%. 

“Desde que eu assumi eu tive esse compromisso de valorizar o servidor público de uma forma geral, encontramos muitas limitações, inclusive financeiras, e no começo tivemos dificuldades, mas conseguimos dentro do nosso orçamento um reajuste de 20% para os técnicos de enfermagem”, declarou o prefeito. 

O prefeito ainda reforçou seu compromisso com todos os servidores do município: “A medida em que formos organizando as contas públicas, a previsão é que continuemos reajustando os salários das categorias que atuam no município”, garantiu./Liberdadenews/Ascom

Itamaraju ganha um filme documentário nos seus 60 anos de emancipação política

 

O escritor e jornalista Athylla Borborema lançou nesta terça-feira (21/09) o seu mais novo filme documentário longa-metragem, disponível ao público em seu canal no Youtube. O documentário é um extraordinário acervo eletrônico que conta as grandes histórias que marcaram as memoráveis épocas da terra do cacau, do café, da água boa, do boi gordo e narra os pontuais períodos do seu desenvolvimento político e econômico.

 

Intitulado “Itamaraju 60 anos”, o documentário é lançado exatos 15 dias antes da data do 60º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade, a se comemorar no próximo dia 5 de outubro de 2021. O filme DOC de Athylla Borborema começou a ser construído em junho de 2019 e sua produção final só ficou pronta esta semana, depois de intensos trabalhos nos últimos 06 meses, contendo um grande acervo de informações, entrevistas, imagens, dados, fatos e fotos.

 

O documentário de Athylla Borborema é uma produção artística, via de regra um filme, não-ficcional, que se caracteriza principalmente pelo compromisso de narrar a realidade memorial de uma cidade que ele conhece tão bem. O DOC apresenta um trajeto histórico e conceitual sobre a história de Itamaraju, mas exigiu muita paciência, pesquisa e estudo. Planejamento, roteiro estruturado, atuação, soluções, documentos, criação, processo, campo, sets de gravações, além da ideia ou vontade de contar uma história que se entende que precisa ser contada pelo viés do autor sobre a importância de que seja registrada e publicada, para a certeza do valor do documentário.

 

De acordo com Athylla Borborema, houve caminhos inesperados, dramáticos e incontroláveis, imprevistos, aparição de conflitos, mas o documentarista tem a responsabilidade de criar recortes e construir a narrativa que julgar adequada. Ele afirmou que o município de Itamaraju possui um dos mais importantes territórios agrícolas do Nordeste do Brasil, ostentando incríveis ranques econômicos e grande potencial rural. Além disso, possui arquivada uma memória fascinante e uma cultura histórica de se dar inveja à maioria dos municípios brasileiros, nunca antes explorada.

 

Segundo o jornalista Athylla Borborema, a sua intenção de ter produzido o DOC “Itamaraju 60 anos”, que durou 02 anos de trabalho, foi imortalizar os grandes personagens que construíram Itamaraju e narrar um pouco da história da cidade e disponibilizar à população uma espécie de “Memorial Eletrônico” tendo em vista que a cidade não possui museu, memorial, centro cultural e nenhum outro organismo físico que guarda a história da cidade.

 

O documentário “Itamaraju 60 anos” tem duas horas de duração e expõe a historiografia da terra do cacau de forma cronológica e vislumbra importantes entrevistas de personagens apaixonados pela biografia do município de Itamaraju, sincronizadas com belíssimas imagens naturais que são mostradas no decorrer do DOC. O filme-documentário de Athylla Borborema pode ser assistido livremente pelo seu canal no Youtube a partir de agora.

 

Athylla Borborema é um jornalista, radialista, publicitário e documentarista brasileiro. Já produziu e lançou mais de 100 teledocumentários e já foi assistido por mais de 40 milhões de pessoas. Athylla Borborema é baiano nascido no balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado, mas é radicado em Itamaraju desde os 6 anos de idade. Em 1993 publicou sua primeira obra e entrou efetivamente para o time dos escritores mais festejados do país e trata-se de um proeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Seu trabalho ocupa a lista das obras mais recomendadas da literatura nacional com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados no mundo inteiro. Em setembro de 2021, Athylla Borborema – que é tão libriano quanto o município de Itamaraju – se presenteia com a oportunidade de contar a história da sua própria cidade./bahiaextremosul

Vereda: família pede ajuda para pagar cirurgia que pode livrar criança de cegueira

 [Vereda: família pede ajuda para pagar cirurgia que pode livrar criança de cegueira ] 

Uma família de Vereda está em uma corrida contra o tempo para arrecadar uma quantia de três mil reais. O valor será utilizado para pagar despesas de transporte, remédio e alimentação, durante um procedimento cirúrgico de Davi Costa Santos Braga, de 7 anos, morador do município. 

O garoto, em breve, passará por uma cirurgia de enxerto ocular, para que, num futuro próximo, ele possa receber sua tão sonhada prótese. Esta cirurgia será realizada no Hospital das Clínicas na cidade de Vitória - ES. 

Em uma cirurgia anterior, no ano de 2017, Davi teve que retirar o olho direito, ficando com a visão apenas do olho esquerdo. Em seu acompanhamento oftalmológico, foi constatada a diminuição da acuidade visual do olho esquerdo, o que requer uma maior atenção para que o garoto não perca totalmente sua visão. 

Ele nasceu de uma gestação gemelar e com alguns problemas de saúde. Sua mãe, Aniele Costa Santos, nos informou que ele e seu irmão Kauã, possuem sopro cardíaco e também fazem acompanhamento cardiológico no Hospital das Clínicas em Vitória. 

Corrente do bem 

Assim que a data da cirurgia foi marcada, para 19 de novembro, Aniele começou a pedir ajuda. 

“Se cada um nos ajudar com R$ 10 ou R$ 20, vamos salvar o meu filho. Ele é uma criança que está perdendo a visão. Já quero agradecer todos aqueles que estão contribuindo e os que ainda vão me ajudar a salvar o Davi. Qualquer quantia é bem-vinda e Deus vai retribuir”, diz Aniele. 

Veja como ajudar a família de Davi:

Podem nos procurar pessoalmente neste endereço: 

Rua Vereador Jayme de Souza Carvalho, 80

Bairro: Centro

Cidade: Vereda 

Pelo Telefones para contato:

(73) 981113966 – Aniele (mãe) 

(73) 981646630 – Alvedi (avô) 

(73) 982221684 – Lica (avó) 

Ajudas via PIX – 05376589552 – Aniele Costa Santos

Transferência bancária ou depósitos

Banco Sicoob 

Jacilene Assunção Costa dos Santos 

Agência – 3231Conta Corrente – 6026-1 

Caixa Econômica Federal 

Alvedi Almeida dos Santos 

Agência – 2027 Conta poupança - 00004904 dígito7 Operação 013 

Bradesco 

Alvedi Almeida dos Santos 

Agência – 3197-6 Conta Poupança 4016281-0 

/MM

Aposentado é encontrado morto com sinais de violência na Estrada da Colônia em Eunápolis

 

Eunápolis; O aposentado Liozino José da Silva, de 65 anos, foi encontrado no sítio onde morava, no fim da madrugada desta segunda-feira (20). O crime aconteceu às margens da Estrada da Colônia, a cerca de cinco km do centro de Eunápolis. 

Segundo a família, um amigo da vítima que passava pela estrada estranhou a porta da casa aberta e a luz acesa. Ao se aproximar, ele viu o corpo em cima da cama e chamou a polícia. 

A polícia acredita que o idoso pode ter sido morto a tiros, pois no local havia marcas de sangue e uma cápsula de arma de fogo. 

A família disse ainda que Liozino tinha uma plantação no sítio e problemas com alcoolismo. Quando estava embriagado, ele costumava ameaçar com um facão como pessoas que passavam pela estrada. 

O crime pode ocorrido durante a noite de domingo. A porta da casa não possuía sinais de arrombamento. O caso vai ser investigado./Radar64

Bolsonaro vira 'criminoso climático' em ação nas ruas de NY antes de Assembleia da ONU

 [Bolsonaro vira 'criminoso climático' em ação nas ruas de NY antes de Assembleia da ONU]

Nesta terça (21), quando o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) iniciar seu discurso na Assembleia-Geral da ONU, um caminhão com três telões circulará pelas ruas de Nova York exibindo mensagens como "Bolsonaro is burning the Amazon" (Bolsonaro está queimando a Amazônia, em inglês). 

O caminhão já rodou as ruas da cidade-sede da ONU, nos Estados Unidos, nesta segunda (20), primeiro dia de agenda oficial do presidente brasileiro em solo americano. Entre os locais por onde ele passou estão Wall Street, a Times Square e o One World Trade Center. 

No vídeo exibido nos telões ambulantes, as frases contra o presidente são acompanhadas do som de labaredas flamejando e de imagens, ora da floresta em chamas, ora de montagens de Bolsonaro com os cabelos em fogo. 

A intervenção foi elaborada por um grupo de ativistas brasileiros e americanos e financiada por organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente e à defesa da democracia no Brasil. Entre as frases exibidas no vídeo, estão ainda "Jail Bolsonaro" (prendam Bolsonaro), "Amazon or Bolsonaro" (Amazônia ou Bolsonaro) e "Bolsonaro, climate criminal" (Bolsonaro, criminoso climático). 

A ação é capitaneada pelas organizações Amazon Watch e US Network for Democracy in Brazil (Rede dos Estados Unidos pela Democracia no Brasil). Outras organizações envolvidas na iniciativa preferiram o anonimato para evitar retaliações do governo brasileiro. 

"Sabemos que Bolsonaro veio a Nova York para mentir que seu governo está protegendo a Amazônia e, portanto, nós temos o dever de denunciá-lo", explica Christian Poirier, diretor de programas da Amazon Watch. Ele afirma que a ação destaca haver nos EUA uma rede de brasileiros e brasilianistas que apoiam e se preocupam com a democracia no Brasil. 

"O futuro da floresta está ameaçado por este presidente, que diz protegê-la." 

Em nota, as organizações da sociedade civil envolvidas na ação afirmam que "a mera presença de Bolsonaro na Assembleia-Geral das Nações Unidas demanda uma resposta". 

"Ele é o único chefe de Estado não vacinado. É o homem que desmontou os instrumentos de fiscalização do desmatamento em seu país. Ele é o líder que autoriza e anistia o aumento recorde na destruição da Amazônia e de outros biomas", descreve o texto, que aponta o presidente brasileiro como responsável por "um dos maiores ataques aos povos indígenas do Brasil". 

O discurso de Bolsonaro na ONU é visto por diplomatas, militares e integrantes mais moderados do governo federal como um palco internacional importante na tentativa de reduzir a pressão sobre o Brasil em temas como preservação da Amazônia e direitos das comunidades indígenas. 

A imagem de líder descompromissado com a proteção ambiental e hostil a comunidades tradicionais é considerado um obstáculo à agenda externa do Brasil, além de ser um entrave à expansão do comércio exterior do agronegócio brasileiro. 

"Bolsonaro representa tudo o que é ruim no Brasil neste momento: negacionismo, recusa às vacinas, agressividade contra povos indígenas, contra o povo negro e contra o movimento LGBT", avalia o brasilianista James Green, professor de história do Brasil na Universidade Brown (EUA) e um dos coordenadores da Rede nos EUA pela Democracia no Brasil. 

"É um desejo de pessoas em Nova York demonstrar repúdio geral ao governo dele e às políticas que ele tem defendido."

Segundo Green, este é um movimento que aponta para o progressivo isolamento e vulnerabilidade de Bolsonaro, como apontado por pesquisa Datafolha, que indica reprovação ao seu governo por 53% dos brasileiros. 

"Nenhum chefe de Estado, nenhuma liderança comprometida com meio ambiente, direitos humanos e democracia deve confiar em uma só palavra que Bolsonaro tenha a dizer nem recebê-lo ou tê-lo como aliado", acusa o documento das organizações envolvidas na ação em Nova York, que apontam o presidente brasileiro como "um extremista e uma ameaça real ao futuro de todos nós". 

Outros grupos e coletivos de ativistas brasileiros e americanos planejam ainda espalhar projeções e cartazes por Nova York nesta terça (21)./G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.