Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de maio de 2014

Exclusivo: paguei o preço, dispara jovem que se masturbou com desodorante

O caso da jovem Thaís Couto, moradora da cidade de Jequié, localizada no sudoeste baiano, entra nas estatísticas dos muitos que já foram noticiados pela imprensa. Na noite de terça-feira (13), Thaís, que tem 19 anos, resolveu se filmar enquanto se masturbava usando um desodorante. O ato, natural e íntimo, acabou sendo espalhado através da ferramenta WhatsApp e caiu no youtube. Na quarta-feira pela manhã, a jovem  - que irá iniciar o curso de nutrição - descobriu que toda Jequié assistira ao que ela mesma chamou de 'fantasia', em conversa

"Eu não estou mais suportando e preciso me defender. Minha foto quem espalhou foi um menino. Este eu já processei e prestei queixa na delegacia da cidade porque ele postou uma foto minha nua no face dele. Já o vídeo eu não passei pra ninguém. Fiz pra mim", garantiu, dizendo acreditar que algum tipo de hacker invadiu o celular dela e teve acesso ao vídeo.

A jovem, que mora com a avó, assim que se viu na boca do povo, foi embora sozinha para a cidade de Vitória da Conquista. onde mora uma amiga. "Estou recebendo o apoio dos meus amigos verdadeiros. Até porque meu único erro foi filmar o que fiz", afirmou. Quando questionada se há arrependimento pelo ato, ela se explicou: "Me arrependo em partes. O que fiz foi normal, qualquer um faz. Mas, não devia ter filmado. Não sabia que isso poderia acontecer", revelou.

Sobre a repercussão do caso, Taís conta que já sabe que o vídeo se espalhou em WhatsApps de todos o país. "Muita gente está vendo. Eu não sei o que fazer, mas sei que vou mudar. Quero ser uma outra mulher daqui pra frente", disse.

Como recado para aqueles que a criticam, ela resumiu: "Estou pagando o preço. Pretendo ser uma nova mulher e ninguém tem o direito de apontar o dedo para o outro, só Deus. Somos humanos e todos nós erramos. Sei que vou vencer isso".

 PORQUE SE MASTURBOU COM UM DESODORANTE. "Eu estava com raiva e aí gravei isso. Foi um desabafo", contou. ela diz que fez isso por dificuldade de arrumar namorados./Bocão News

Câmara pode aprovar multa para quem jogar bituca de cigarro na rua



A Câmara dos Deputados pode aprovar um projeto que estabelece multa de R$ 100 para quem jogar filtros de cigarro, as chamadas bitucas, ou qualquer outro produto fumígeno, como cigarrilhas e charutos, em vias públicas. O projeto de Lei (PL 3.259/12), que tramita em caráter conclusivo, foi aprovado na quarta-feira (14) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

O texto ainda deve passar nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, vai direto para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a proposta, fica “proibido jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e de quaisquer outras áreas e logradouros de acesso público.” A multa, que ficará a cargo dos agentes de trânsito federais, estaduais ou municipais, será cobrada em dobro em caso de reincidência.

Caberá aos restaurantes, bares e estabelecimentos que vendem o produto “disponibilizar recipientes adequados ao descarte de filtros de cigarros.” O projeto diz anda que os materiais aproveitáveis serão reciclados e os demais devem seguir para os aterros sanitários. As empresas fabricantes de cigarros serão obrigadas providenciar cartazes com as determinações da lei, que deverão ser fixados nos locais de venda e de consumo de produtos fumígenos.

Quem desrespeitar a regra será penalizado com multa de R$ 800, que será cobrada em dobro em caso de reincidência. O projeto diz ainda que o governo e as empresas fabricantes de cigarros devem desenvolver políticas educacionais voltadas para a conscientização popular “no tocante ao descarte adequado de resíduos pós-consumo, objetivando evitar impactos ambientais futuros".

De acordo com o relator do projeto, deputado Edson Pimenta (PSD-BA), a proposta visa a diminuir problemas ambientais causados por esse tipo de material, que leva de cinco a dez anos para se decompor. “Em geral, o destino desses resíduos são canos de esgotos, rios e praias.

No primeiro caso, seu acúmulo em galerias de esgoto pode causar enchentes; nos outros casos, a poluição das águas; e, em ambas as situações, o resultado é o comprometimento da saúde humana, pois na composição dos filtros usados há metais pesados, arsênico e outras substâncias nocivas”, argumentou.

Superdose de sarampo modificado fez câncer desaparecer em estudo

Uma dose fortíssima do vírus do sarampo manipulada em laboratório eliminou pela primeira vez o câncer em uma paciente, informaram cientistas americanos esta semana.

"Temos aqui um tratamento que você aplica uma vez e o efeito pode ser a remissão de longo prazo do câncer", disse Stephen Russell, hematologista que codesenvolveu a terapia, descrita na edição desta semana do periódico "Mayo Clinic Proceedings". "Acreditamos que possa se tornar uma cura de aplicação única", prosseguiu.

A paciente, de 49 anos, foi diagnosticada com um tipo de câncer na medula denominado mieloma múltiplo. Ela tinha um tumor na fronte e o câncer se espalhou pela medula espinhal. Ela recebeu uma dose intravenosa do vírus do sarampo, conhecido como MV-NIS, que é seletivamente tóxico às células de plasma do mieloma.

Uma dose normal de vacina do sarampo contém 10 mil unidades infecciosas do vírus do sarampo. A dose neste estudo foi de 100 bilhões de unidades infecciosas. "Ela teve uma resposta notável", disse Russell.

Apesar de alguns efeitos colaterais precoces, como fortes dores de cabeça, o tumor na testa logo desapareceu e sua medula ficou limpa. Russell disse que sua remissão durou nove meses. Quando o tumor em sua fronte começou a reaparecer, os médicos o trataram com radioterapia local.

Experiências

Uma reportagem publicada no jornal "Minneapolis Star Tribune" noticiou que a mulher, agora com 50 anos, continua a gozar de boa saúde e espera que a visita ao seu médico, no mês que vêm mostre que ela ainda está livre do câncer.

Uma segunda paciente acompanhada no estudo não se saiu tão bem. Ela tinha grandes tumores nas pernas e a terapia não conseguiu erradicá-los.

No entanto, usando estudos de geração de imagem avançados, os médicos conseguiram rastrear o caminho do vírus do sarampo em seu corpo e descobriram que ele, na verdade, estava atacando as áreas onde os tumores estavam se desenvolvendo.

As duas foram as primeiras estudadas na mais elevada dose possível do tratamento, que não funcionou em doses menores. As mulheres também tiveram uma exposição limitada ao sarampo no passado. Seus cânceres se espalharam a um ponto em que não tinham outras opções de tratamento.

Em editorial que acompanha o artigo, escrito por John Bell, do Centro de Pesquisas Inovadoras sobre o Câncer do Instituto de Pesquisas do Hospital de Ottawa, no Canadá, informou que as evidências eram "convincentes".

"São resultados animadores que finalmente validam o potencial clínico deste tipo de tratamento. No entanto, há muita pesquisa a ser feita", escreveu Bell.

Porto Inseguro: jovem de 15 anos é morto com tiro na cabeça em Trancoso

O adolescente Matheus de Oliveira Moreira, 15 anos, foi morto com um tiro na cabeça, em Trancoso, distrito de Porto Seguro.

O crime, segundo a polícia local, ocorreu por volta das 20h de quinta-feira (15), na Avenida Getúlio Vargas.

Motivação e autoria do assassinato ainda são desconhecidas pela polícia, que informou, apenas, que suspeita que o jovem estivesse envolvimento com o tráfico de drogas./Informações do Radar 64.

Ex-prefeito de Itapebi vai a júri na próxima segunda-feira

Esmeraldo Costa, ex-prefeito de Itapebi

Acusado de ser o mandante do assassinato do então presidente da Câmara, Gilberto Rodrigues Esteves, mais conhecido como Giba, o ex-prefeito de Itabebi, Esmeraldo Costa Santos vai a júri popular na próxima segunda-feira (19).

O ex-prefeito e os policiais aposentados Aristides Neri e Dari Gomes Marinho foram denunciados pelo crime que ocorreu na noite de 11 de junho de 1995. O então presidente da casa legislativa saía de uma festa no Clube Social quando foi alvejado com dois tiros na cabeça, tendo morte instantânea.

De acordo com a imprensa local, os familiares de Giba já consideravam o crime como impune, em razão dos quase 20 anos de transcorrido, sem perspectivas de que os acusados fossem a julgamento.

A acusação estará por conta dos promotores João Alves Neto e Dinalmari Mendonça Messias, este, que acompanha o caso desde o início.

O julgamento está previsto para começar às 08h30 da manhã, no Fórum Desembargador Mário Albiani, na comarca de Eunápolis./Radar64

Tiroteio com um morto e outro ferido no São Lourenço, em Teixeira de Freitas

Tiroteio com um morto e outro ferido no São Lourenço, em Teixeira de Freitas
O homicídio consumado e o homicídio tentado aconteceram no final da tarde desta sexta-feira (16), na rua Projetada, bairro São Lourenço, região central de Teixeira de Freitas e as vítimas foram identificadas como Diogo Lopes Batista, de 27 anos, morto com nada menos que oito disparos de pistola calibre 380 e Idenilson Moreira Santos, de 37 anos, que acabou sendo atingido e foi socorrido pelo SAMU ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), onde permanece internado. Não informação atualizada sobre seu estado de saúde.

Segundo informações divulgadas pelo delegado Marco Antônio Neves, titular da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, o alvo dos assassinos seria Diogo, mas pelo fato de o mesmo ter entrado na primeira casa que encontrou aberta fugindo dos criminosos, Idenilson, dono do imóvel, acabou sendo alvejado durante o tiroteio.

Logo após perceberem os dois homens atingidos e perdendo muito sangue, moradores próximos acionaram a Polícia Militar pelo telefone 190. Assim que chegaram ao local e confirmaram a veracidade da informação os próprios militares ligaram para o SAMU e às polícias Civil e Técnica.

Como Diogo já estava em óbito, restou aos profissionais do SAMU socorrer Idenilson. De acordo com um morador que já foi ouvido pela polícia e por questão de segurança está com seu nome mantido em sigilo, Diogo, corria dos criminosos, esses que estavam em um Volkswagen Gol, modelo novo, de cor branca e assim que viu a porta da casa de Idenilson aberta, tentou entrar em disparada.

Mesmo assim os atiradores desceram e um deles sacou a arma e efetuou pelo menos nove disparos e a vítima caiu antes mesmo de entrar na casa. O perito Bruno Mello, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), responsável pela perícia de local, no corpo de Diogo foram notadas oito perfurações, sendo duas no antebraço esquerdo, uma no ombro esquerdo, uma no antebraço direito, uma na axila esquerda, uma na região temporal esquerda, outra no pescoço do lado esquerdo e uma no abdômen. No local foram recolhidos quatro projéteis de calibre 380, além de dois estojos do mesmo calibre. Após a perícia foi autorizada a remoção do corpo ao IML para exames de necropsia.
diogod1
A motivação do crime ainda é desconhecida e o caso segue sendo investigado pelo delegado Marco Antônio Neves, que já instaurou inquérito policial. A polícia tenta descobrir nessa fase inicial das investigações a possível existência de câmeras de circuitos internos próximos, já que essas imagens podem contribuir na identificação dos criminosos.TN

Prefeita Uberlândia recebe uma Patrol e uma Caçamba para Jucuruçu em evento do Governo Federal

A prefeita de Jucuruçu, Uberlândia Pereira (PSD) recebeu das mãos da presidenta Dilma Rousseff, as chaves de uma patrol motoniveladora e um caminhão-caçamba traçado que vão proporcionar autonomia para construção das estradas do município. A patrol motoniveladora e o caminhão-caçamba chegaram na noite desta sexta feira 16/05, na sede e varias pessoas das comunidades de todo o município, juntamente com a chefe de administração preparam uma forte carreata e circularam por toda cidade.
O povo ficou muito feliz com a chegada desses veículos, pois serão muito úteis para todos os Jucuruçuenses. E a comemoração se estendeu até a meia noite com a presença de vários Secretários, Administradores, Vereadores, Diretores, e da própria Prefeita e seu esposo (Lili), com direito churrasco e muita cerveja. Jucuruçu está entre os municípios adimplentes que assinaram convênio com o Governo Federal, tanto que a prefeita Uberlândia esteve na cerimônia com a presidenta Dilma e com o governador Jaques Wagner e recebeu das próprias mãos da presidenta Dilma, as chaves dos novos veículos que conquistou para o município de Jucuruçu.
Conforme a Prefeita Uberlândia, a motoniveladora é uma patrol utilizada em obras da construção civil de ampla escala, principalmente em nivelamento de estradas ou patamares. E consiste em um veículo em geral com 6 rodas, e uma lâmina horizontal ajustável (horizontal, vertical e ângulo) através de braços mecânicos e/ou pistões hidráulicos e engrenagens. As máquinas auxiliam no escoamento da produção, bem como na melhoria das estradas vicinais, beneficiando principalmente a população da área rural e a agricultura familiar do município. Foram doadas 41 patrols motoniveladoras, 76 caminhões–caçamba e 111 pás carregadeiras para 190 municípios.

A cerimônia de entrega ocorreu na terça-feira (29/04), em Feira de Sanatana-Ba quando a presidenta Dilma Rousseff promoveu a doação de 228 máquinas agrícolas para 190 cidades localizadas no Estado da Bahia. O evento realizado em Feira de Santana contemplou ainda novos investimentos para combater os efeitos da estiagem na região do semiárido. Apenas para o Programa de Cisternas, serão liberados mais de R$ 442 milhões para garantir captação e armazenagem de água. Entre os veículos entregues, estão motoniveladoras, caminhões-caçamba e pás-carregadeiras que vão auxiliar no trabalho de transporte da produção e na recuperação de estradas.
 
Além de Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, ainda foram beneficiados com o recebimento dos veículos os Municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Guaratinga, Mucuri, Nova Viçosa, Ibirapuã, Itanhém, Medeiros Neto, Prado, Santa Cruz Cabrália e Vereda.
"Esses equipamentos serão importantes para reforçar a nossa frota e poder oferecer serviços de qualidade e mais eficientes para toda a população, principalmente na manutenção das estradas da zona rural do nosso Município. Essa é mais uma conquista da população jucuruçuense e vamos continuar em busca de mais recursos para beneficiar o nosso povo." disse a Prefeita Uberlândia Pereira (PSD).

Itamaraju: Delegado Gean anuncia sua saída do município

delegadoitamaraju-interno

Um decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), com o número Nº 15.120, publicado nesta quinta-feira (15) exonerou o delegado da policia civil GEAN CARLOS DO NASCIMENTO, substituído pela Delegada  DILMA MARIA FRANÇA DOS SANTOS, que assumirá como delegada

Além dessas duas substituições outras mais de 20 também foram decretadas para ocorrer nos próximos dias em todo o estado da Bahia. O delegado Gean deverá assumir como titular no município de Ibirapuã./IN

Grupo sem teto invade propriedade do ex-deputado Uldurico Pinto

Um grupo de sem-teto invadiu durante a madrugada desta sexta-feira, 16 de maio, uma área no alto do Colina Verde, em Teixeira de Freitas. A propriedade que, segundo o Movimento de Luta pela Moradia (MLM), estaria em dívida com o IPTU, pertence ao ex-deputado e empresário do ramo de comunicações Uldurico Pinto.
Integrantes do grupo afirmam que pelo menos 100 famílias deverão acampar no local ainda nesta sexta-feira.  “Não temos moradia e a invasão foi nossa única opção de conseguirmos uma casa”, comentou uma mãe de família.
Ainda segundo o MLM, a maior parte das famílias se cadastrou no programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, mas, não foi contemplada, outra parte ainda aguarda a convocação, porém, a demora é maior que a necessidade./SulBahiaNews

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pedido de liminar para interdição da sede do Samu de Itabuna é negado



A Justiça do Trabalho na Bahia negou o pedido de liminar para interdição do prédio do Samu em Itabuna, cidade ao sul da Bahia, por conta das condições precárias de trabalho, conforme denunciado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A decisão é da juíza Andrea Rocha Trocolo, da 1ª Vara do Trabalho do município. De acordo com informações da Vara, ela considerou que a prefeitura não foi ouvida pelo MPT e, por isso, nessa fase de liminar, o pedido foi negado. A decisão é da terça-feira (13); Para o MPT, a sede, que é provisória, não oferece condições adequadas aos funcionários. Já os trabalhadores reclamam ainda da falta de equipamentos de proteção individual.

Em nota, a prefeitura da cidade confirmou a existência de "gravíssimos problemas" e aponta que eles tentam ser solucionados desde janeiro de 2013, quando administrado pela atual gestão. São citadas, por exemplo, "problemas na estrutura das suas instalações, péssimo serviço de alimentação e necessitando de material para o seu funcionamento, inclusive equipamentos de proteção individual (fardamento)".

Por isso, informa a prefeitura, foi alugado um imóvel no bairro Jardim Vitória, onde tem hoje a base operacional. "Foi rescindido o contrato com a empresa que fornecia alimentação aos profissionais, em razão das deficiências apresentadas, sendo realizada nova licitação e regularizada a situação".

Operação 13 de maio: Prefeitos serão levados para Presídio Salvador



Os prefeitos dos municípios baianos de Fátima, José Idelfonso Borges dos Santos, e de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, ambos do PDT, ainda não foram ouvidos na sede da Polícia Federal, em Salvador.

De acordo com a assessoria de comunicação da PF a oitiva pode, ou não acontecer nesta quarta, mas "hoje mesmo eles devem deixar a unidade e seguirem ao sistema prisional de Salvador".

A medida é justamente para garantir que os gestores respondam pelos crimes supostamente cometidos. Além deles dois mais quatro pessoas que estavam sendo procuradas também se apresentaram nesta quarta, na sede da Polícia.

Até a noite desta terça-feira, 19 pessoas já haviam sido presas durante a operação 13 de Maio, que desarticulou uma quadrilha composta por 153 funcionários públicos (entre eles, 28 agentes políticos) e empresários. Usando empresas de fachada, o esquema desviou pelo menos R$ 70 milhões do erário./Bahia Notícias

Corpo do filho de Erasmo Carlos é enterrado no Rio

O corpo do músico Carlos Alexandre Esteves, filho do cantor e compositorErasmo Carlos, foi enterrado pouco depois das 17h desta quinta-feira (15) no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio.

Erasmo, um dos mais emocionados na despedida, deu um beijo na mão e a apoiou sobre o caixão. Antes, o Tremendão distribuiu rosas e fez uma oração em frente ao túmulo de sua ex-mulher e mãe de Alexandre, Narinha, morta em 1995. Após o sepultamento, amigos e familiares fizeram uma oração coletiva.

Roberto Carlos, que era padrinho de Alexandre, acompanhou o velório e o cortejo, também emocionado. Uma bandeira do Vasco cobriu o caixão durante o cortejo e foi entregue a Erasmo antes de o corpo ser enterrado. Carlos Alexandre que foi apresentador da TV Vasco, time do coração dos dois.

O presidente do clube, Roberto Dinamite, foi à cerimônia prestar solidariedade. A área da capela durante o velório foi isolada com grades para garantir privacidade a família durante a despedida. Fãs dos ídolos da jovem guarda, se aglomeravam para ver os artistas durante o funeral. A cantora Wanderléa, foi a primeira a chegar, pouco antes das 15h. (G1)

Bahiatursa: 138 prefeituras estão aptas para receber recursos no São João

Cento e trinta e oito prefeituras do interior baiano estão aptas a firmar convênio com a Bahiatursa para apoio ao São João deste ano. No total, a Empresa de Turismo da Bahia deverá injetar nas cidades baianas e na capital R$ 8 milhões para a realização dos festejos juninos. Do total dos municípios considerados aptos, 120 serão contemplados com recursos que vão de R$ 20 mil a R$ 100 mil.

De acordo com a Bahiatursa, a Comissão de Avaliação, composta por representantes da Setur, Bahiatursa, Secult, Serin, Secom, Secopa e Casa Civil adotará critérios como tradição da festa, presença de manifestações culturais tradicionais de São João, estrutura receptiva do município como meios de hospedagem e tamanho população.

Em entrevista ao programa Se Liga Bocão, da Itapoan FM, o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, informou que o colegiado se reúne na próxima segunda-feira (19) para definir as cidades contemplatas. O dirigente ainda confirmou a mudança do Concurso de Quadrilhas, que era realizado na Praça Municipal, no Centro, para a Praça da Revolução, no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário.

Nesta sexta, Diogo Medrado se reúne com o secretário de Turismo da prefeitura de Salvador, Guilherme Bellintani, para tratar dos projetos de realização do São João em bairros da capital baiana. Durante o bate-papo com o apresentador Zé Eduardo, Diogo Medrado, que assumiu a Bahiatursa no final de abril em substituição ao ex-dirigente Fernando Ferrero, afirmou que nos primeiros dias à frente da empresa mista sentiu falta de um planejamento interno, como a preparação para o “São João da Bahia”. “As definições para esta grande festa estão sendo feitas agora. Tudo que chega na mesa da diretoria é para ontem”, informou./vozdabahia

HOMEM MORRE ATROPELADO NA BR-116

Erivan Gomes de Souza, 33 anos, morreu atropelado por volta das 5h desta quinta-feira (15), quando transitava pela avenida Transnordestina, na BR-116 Norte, em frente ao Ginásio de Esportes Oyama Pinto, em Feira de Santana.

Segundo Patrulheiros Rodoviários Federais (PRF), a vítima foi colhida por uma carreta de dados ignorados. Não há outros detalhes sobre o acidente.
O homem é natural do estado do Ceará, conforme documentação encontrada em um dos bolsos dele. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), após levantamento cadavérico./vermelhinhoba

Homem teve crânio esmagado em acidente

Erivan Gomes de Souza, 33 anos, morreu atropelado por volta das 5h desta quinta-feira (15), quando transitava pela avenida Transnordestina, na BR-116 Norte, em frente ao Ginásio de Esportes Oyama Pinto, em Feira de Santana.

Segundo Patrulheiros Rodoviários Federais (PRF), uma carreta de dados ignorados provocou o acidente. A vítima é natural do Ceará, conforme documentação encontrada em um dos bolsos dele. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), após levantamento cadavérico./Vermelhinhoba

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Padre mineiro é encontrado na Bahia após sequestro

Padre mineiro é encontrado na Bahia após sequestro
Um padre mineiro e seu motorista foram encontrados no distrito do Alegre, em Condeúba, na noite de quarta-feira (14), após serem sequestrados por um grupo ainda não localizado pela polícia. O líder religioso relatou que não sofreu ferimentos, mas o empregado recebeu uma coronhada na cabeça.

O bando conseguiu levar R$ 500 e o carro do religioso foi encontrado. As vítimas foram encaminhadas pela Polícia Militar ao Hospital Municipal de Mortugaba e levadas a São João do Paraíso (MG). A PM faz rondas pela região, mas até o momento não prendeu nenhum suspeito pelo crime./Blog do Anderson

Extremo Sul vai retomar exportação de mamão para os Estados Unidos

A Bahia é o segundo exportador e o maior produtor de mamão do Brasil, com 11.635 hectares de área colhida e mais de 683 mil toneladas da fruta, segundo dados de 2012 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Como as exportações de mamão produzido em municípios do Extremo Sul do estado serão retomadas ao mercado americano a partir de setembro deste ano, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), fará a liberação para os EUA conforme as determinações da Instrução Normativa Nº 05, de 22 de janeiro de 2008.

Com o objetivo de ampliar as exportações para os países importadores, a exemplo dos Estados Unidos, a Bahia precisa atender às medidas de manejo de risco que visam minimizar as ameaças fitossanitárias. Em razão disso, o produtor deve seguir um protocolo de requisitos que contempla a qualidade alimentar e a fitossanidade.

Uma das medidas que os fiscais da Adab irão adotar junto ao produtor é a inspeção da área de plantio para posterior liberação da exportação. O diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, explica que nesta ação é observado o grau de maturação dos frutos, o índice de moscas-das-frutas, o controle de qualidade do monitoramento, entre outros aspectos.

Treinamento

O diretor de Defesa Sanitária Vegetal esclarece que esta é uma atividade normalmente atribuída ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas pode ser delegada à Adab. De acordo a Instrução Normativa nº 05, a empresa exportadora - a Bello Fruit - deverá garantir a identidade, a rastreabilidade e a conformidade fitossanitária dos frutos oriundos da aplicação das medidas integradas baseadas no princípio dos Systems Approach.

Para isso, o Mapa, por meio da Superintendência Federal na Bahia (SFA/BA), realizou treinamento técnico com fiscais das coordenadorias regionais da Adab em Teixeira de Freitas, Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador, em abril deste ano. O treinamento foi ministrado pelo fiscal federal Joel Lourenço Scabelo e pelo responsável técnico da empresa, Rodrigo Viana.

Os fiscais da Adab visitaram o Projeto Capitão, no município de Pedro Canário, no Espírito Santo, a cerca de 20 quilômetros da empresa processadora de frutas, onde inspecionaram os pomares monitorados de papaia, observando o trabalho de retirada dos frutos maduros, a distribuição das armadilhas, a leitura das armadilhas e o controle das viroses do mamoeiro.

A coordenadora do Projeto Estadual do Controle da Mosca-das-Frutas da Adab, Rita de Cássia de Oliveira, conta que na empresa processadora, localizada no município de Mucuri, eles acompanharam a chegada dos frutos da área produtora e visitaram as áreas de seleção e inspeção, incluindo o tratamento em água quente, embalagem e refrigeração dos frutos tratados, além da plataforma de embarque.

De acordo com a superintendente federal da Agricultura na Bahia, Virgínia Hagge, a exportação de frutas baianas não representa apenas a consolidação da qualidade do produto baiano, mas o rompimento de barreiras comerciais e abertura de mercados. “A boa qualidade das frutas e ausência de pragas são as principais exigências dos mercados importadores. Por isso vamos continuar dando todo apoio para as exportações, sempre garantindo a sanidade dos produtos e subprodutos de origem agropecuária”.

Bandidos matam e queimam família dentro de casa

FOGOSS
Morreu na manhã desta quinta-feira (15) o homem de 39 anos que estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE) com queimaduras graves pelo corpo após chacina cometida na noite de quarta (14), no bairro de Marechal Rondon, em Salvador.

O rapaz foi o único a sair com vida após um grupo de cinco pessoas ser alvo de tiros e terem os corpos queimados por um um grupo de criminosos. Durante esta manhã, o paciente não resistiu aos ferimentos. O crime aconteceu na Rua Lígia Maria, em Marechal Rondon.

A chacina teria sido motivada por uma retaliação contra a prisão de dois traficantes no bairro de Marechal Rondon. De acordo com a polícia, dois suspeitos do tráfico de drogas foram detidos após se esconderem na casa das vítimas.

Após a prisão dos homens, um traficante da região, conhecido como “Índio”, teria ordenado a comparsas a morte dos moradores, que seriam da mesma família, por achar que foram eles quem denunciaram os criminosos. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso./FOTO VERMELHIMHO

Mulher de dono da TelexFree é presa tentando fugir dos EUA

Katia Wanzeler, mulher de Carlos Wanzeler, um dos coproprietários da TelexFree, foi presa na noite de quarta-feira no Aeroporto Internacional JFK, em Nova York, enquanto tentava embarcar num voo para sair dos Estados Unidos, de acordo com informações do jornal The Boston Globe. Carlos Wanzeler é considerado fugitivo pela polícia americana. Segundo o jornal, ele teria fugido dos Estados Unidos para o Brasil com um voo partindo do Canadá.

Seu parceiro de negócios, James Merrill, foi preso na semana passada e está sob custódia, aguardando uma audiência que deve acontecer nesta sexta-feira. O principal órgão regulador do mercado de títulos no Estado de Massachusetts acusou a TelexFree de promover um esquema de pirâmide que movimenta US$ 1 bilhão junto a públicos que incluem brasileiros residentes nos Estados Unidos.

William Galvin, secretário de Estado de Massachusetts, afirmou que a empresa ofereceu títulos fraudulentos e não registrados no Estado e fez falsas promessas a potenciais participantes de que poderiam ficar ricos rapidamente. "Esquemas de pirâmide não são nada de novo, nem esquemas que focam em públicos específicos, mas a comunicação moderna permite um amplitude global para eles", disse Galvin em comunicado.

Nos EUA, participantes do esquema têm que pagar US$ 289 por um kit de publicidade ou US$ 1.375 por cinco kits. Em troca pela publicação de anúncios publicitários pré-escritos em determinados sites, a companhia prometia retornos anuais de até 250%, disse Galvin. Esquemas de pirâmide pagam mais aos participantes para recrutarem novos membros do que para venderem os produtos oferecidos.

A TelexFree entrou com pedido de recuperação judicial no Estado norte-americano de Nevada na segunda-feira. Representantes da companhia não puderam ser contatados de imediato. "Por meio da oferta ou venda de títulos não registrados, a TelexFree tem causado e continua a causar grande prejuízo para minorias pouco instruídas ao atraí-las pelo falso pretexto de enriquecimento rápido", afirma a acusação. (Irará)

Quatro baianas brilham em concurso musical exibido em programa do SBT

Quatro baianas foram escolhidas entre 48 cantoras que participaram de uma seleção, envolvendo mais de nove mil inscritas. Elas fazem parte da edição 2014 do concurso Mulheres que Brilham, quadro do Programa Raul Gil, exibido aos sábados no SBT, que tem o objetivo de revelar novos talentos femininos da música brasileira. 

As soteropolitanas Sheila Oliveira e Nay Caldas, além de Deise Novais, natural de Paulo Afonso e Mila Santana, de Simões Filho, terão agora de lutar para ficar entre as dez finalistas e conquistar, no caso da grande vencedora, o direito de ter um CD gravado e um ano de contrato com a Sony Music. O concurso já está em sua terceira edição e o primeiro episódio deste ano foi exibido no último sábado (10). 

Em 2014, o projeto tem uma madrinha especial, a também baiana Ivete Sangalo, que levará a vencedora do Mulheres Que Brilham para abrir alguns de seus shows ao longo do ano./Aratu

Verba desviada na BA em esquema ilegal chega a R$ 70 milhões, diz PF

O delegado da Polícia Federal que está à frente das investigações sobre desvio de verba pública em 26 municípios baianos afirmou na manhã desta terça-feira (13) que o montante de dinheiro desviado pelas gestões municipais chegou a R$ 70 milhões. A "Operação 13 de Maio" também apura fraudes em Aracaju (SE) e Brasília (DF). Os detalhes sobre as ações nos dois estados não foram divulgados na entrevista coletiva realizada em Salvador.

Dois prefeitos do interior baiano estão entre alvos de operação federal.
Delegado detalha que empresas de fachada eram contratadas para fraudes.

A estimativa da PF era de que os valores desviados girassem em torno de R$ 30 milhões, mas com o andamento das investigações, cumprimento de mandados, e visitas às sedes de prefeituras alvos da ação, constatou-se uma nova estimativa dos valores desviados dos cofres públicos.
Dos 29 mandados de prisão emitidos, dois são para prefeitos, quatro ex-prefeitos, quatro vereadores, seis secretários ou ex-secretários, além de diversos servidores públicos. Até o início da tarde, tinhamdo sido emitidos 90 laudos periciais.

"Muitas dessas empresas não têm sede física, não têm funcionário, não têm declaração de Imposto de Renda, nem contabilidade. Até agora, já foram contabilizados R$ 70 milhões no mínimo em desvios. Estamos analisando outros laudos e esse número pode aumentar", afirmou o delegado José Nogueira Eupídio.

De acordo com ele, até o início desta tarde, tinham sido cumpridos 18 mandados de prisão dos 29 que foram expedidos para a operação. Além disso, são cumpridos 83 mandados de busca e apreensão. Os alvos da operação da Polícia Federal são prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários ou ex-secretários e funcionários públicos da gestão municipal.

A Polícia Federal relata que a investigação do esquema de desvio de verba pública começou em 2008, mas há indícios de que as irregularidades estejam sendo cometidas desde o ano de 2001.
De acordo com o delegado José Nogueira, os envolvidos nas fraudes desviavam verba federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ou verbas estaduais e municipais.

Segundo a PF, as fraudes eram cometidas por meio da contratação de empresas de fachada para eventos; contratação de empresas para obras públicas, a exemplo da construção de escolas; além de haver desvio de dinheiro do  Ministério da Saúde para compra de remédios, e verba muncipal desviada também do transporte escolar.

O delegado José Nogueira afirmou que o prefeito da cidade baiana de Fátima está entre os alvos da operação, mas preferiu não entrar em detalhes a respeito dos investigados porque, segundo ele, a operação "corre em segredo de justiça". Nogueira estima que somente neste município tenham sido desviados cerca de R$ 20 milhões.

"Ficamos impressionados em relação ao número de empresas de fachada em Fátima. O que sabemos é que aquela organização que atuava em Fátima teve o poder de atuar em outros municípios e se interagir com essas organizações".

"Eram constituídas empresas de fachada. E essas empresas eram contratadas para diversos tipos de serviços. E logo em seguida, o dinheiro caía na conta dessas empresas, que repassavam esse dinheiro para prefeitos, secretários, ex-secretários e vereadores. Esses gestores criam uma aparência de estar tudo funcionando, mas as coisas não eram feitas de acordo com o valor licitado. Ou as obras não funcionavam ou funcionavam de forma precária", pontua o delegado.

Segundo José Nogueira, o dinheiro público desviado era usado para aquisição de imóveis e carros. "Muito dos bens, do patrimônio, não estão no nome dessas pessoas. Geralmente, estão no nome de alguns parentes. Esses parentes compravam fazendas, gado, imóveis, carros", explica.

Operação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (13) a "Operação 13 de Maio", que visa o combate de crimes de desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras da Bahia.

Cerca de 400 policiais federais, com o apoio de 45 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) e 45 da Receita Federal, cumprem 29 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal.

Entre os suspeitos com prisão determinada pela justiça, dois são prefeitos e seis são ex-prefeitos, informou a PF. Quatro vereadores também tiveram a prisão decretada, além de cinco secretários municipais e nove funcionários públicos. A Justiça determinou, ainda, o afastamento cautelar de sete pessoas de suas atividades profissionais, inclusive de funções públicas ocupadas.

Através de nota, a Polícia Federal informou que as investigações "apontam a existência de uma organização criminosa em atividade há mais de dez anos, composta por funcionários públicos e empresários". De acordo com a PF, eles atuavam com a finalidade de desviar recursos públicos provinientes da conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de Valorização dos Profissionais da Educação, além de outros de origens federais, estaduais e municipais. O grupo utilizava empresas de fachada e laranjas contratados para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais, informou a polícia.

A polícia afirma que irregularidades ja foram constatadas nos municípios de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.

Os envolvidos responderão por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações./G1 BA

Jucuruçu: (CRAS) homenageia idosos aniversariantes do mês de maio

O grupo de convivência da melhor idade (CRAS) se reuniu nesta quarta feira 14/5/2014 às 16h, aconteceu mais um grande encontro do grupo da melhor idade de Jucuruçu, no auditório Valdemar José Nogueira para homenagear os aniversariantes do mês de maio, com o total de cinco aniversariantes, as homenageadas foram. Paula Oliveira de Jesus, Sebastiana Pereira Silva, Rosa Lima dos Santos, Edilza Batista Neres, e Maria Inalada da Silva.
Todos cantaram parabéns entregaram lembranças teve um lindo bolo, refrigerantes e vários salgados. Com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social Núbia Cajaíba, da Coordenadora Eudenes Rocha e Lucimária Marinho.
A equipe do (CRAS) disse - “homenagear estas pessoas tão queridas que convivem conosco, dedicamos esta mensagem. Faz alguns anos que Deus as enviou à terra para iluminar a todos com a tua presença. E neste dia mais que especial de evidência a vossa chegada ao mundo, palavras não bastam pra vos homenagear. Vocês são uma obra preciosa que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades, grandes pessoas que admiramos e queremos muito bem”! Parabéns hoje e felicidades sempre! Agradecemos a prefeita Uberlândia, que como sempre colaborou para que o trabalho seja feito com competência.
O grupo de convivência da melhor idade (CRAS), sempre visa à melhoria das relações Sociais e afetivas do idoso, sua saúde e sua auto-estima, melhorando, assim, sua qualidade de vida, por meio de assistência médica e psicológica, além de atividades complementares como dança, artesanato e educação física.

Adolescente é morto a tiros no bairro Planalto II

Adolescente foi assassinado pelos criminosos.
Um adolescente foi executado a tiros por volta das 21h30 desta quarta-feira (14), no bairro Planalto II, em Medeiros Neto. Natan de Jesus dos Santos, 15 anos, que na última sexta-feira (9), havia sido apreendido pela Polícia Militar, acusado de envolvimento com drogas, foi morto na Rua Projetada, próximo à residência onde morava com a mãe.

Um dos tiros transfixou a janela de uma casa na rua Ciro Sanches, que fica em frente ao local do crime, mas, segundo populares, o proprietário estava na igreja no momento dos disparos. O projétil caiu dentro do quarto.

Testemunhas disseram que dois homens chegaram em uma moto preta, de placa não anotada, usando capacetes pretos e dispararam. Uma equipe do SAMU chegou a ser acionada e constatou que a vítima não mais apresentava sinais vitais./Radar58

UFSB: Teixeira de Freitas ganha maior número de vagas em Medicina

UFSB I
Teixeira de Freitas foi contemplada no ano passado com a instalação do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cujos cursos na localidade serão voltados para a área da saúde. Em 29 de novembro de 2013, a Prefeitura de Teixeira de Freitas recebeu o reitor da UFSB Naomar Almeida para a solenidade oficial de implantação. O evento contou com mais de 3 mil pessoas. Na manhã desta terça-feira (13/05), a boa notícia foi para o curso mais esperado, Medicina, que, de acordo com Portaria nº 274/2014, terá 80 vagas.

O campus de Teixeira, em número de vagas para Medicina, ficou a frente de sete outras universidades federais. A UFSB terá o dobro das vagas disponibilizadas para a Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Piauí, Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Já a Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul terão 60 vagas cada. “O curso de Medicina provocará um grande impulso de desenvolvimento no setor da Saúde em nosso município”, avaliou o secretário municipal de Saúde Eujácio Dantas.

A portaria foi divulgada pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), no Diário Oficial da União. De acordo com a nota divulgada, as vagas serão oferecidas já no segundo semestre deste ano. “Este é um marco para a Educação local e regional”, comentou o Secretário municipal de Educação Ari Santos.

O sonho da Universidade Federal está se concretizando e, junto a ele, a ampliação de oportunidades para as famílias teixeirenses e de toda a região, “são avanços indiscutíveis para Teixeira de Freitas”, comemorou o prefeito João Bosco.

 A UFSB ofertará educação gratuita e de qualidade, além de movimentar a economia local com a geração de emprego e renda. O processo seletivo para os servidores já está em andamento e o ingresso na Universidade será feito por meio do Enem, cujas inscrições também estão abertas./Portaln3

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Policiais da CETO prendem jovem traficando drogas em Teixeira de Freitas

Policiais da CETO prendem jovem traficando drogas em Teixeira de Freitas
Policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), que atuam no serviço de moto patrulhamento, prenderam na tarde desta terça-feira, dia 13 de maio, Dermival Correia Gonçalves, de 24 anos, morador da Rua Itapetinga, no bairro Vila Vargas.

A guarnição estava em rondas no bairro São Lourenço, quando na rua André Medeiros, próximo da Feira de Domingo, avistou o indivíduo em atitude suspeita. Ao abordá-lo, os militares encontraram com o mesmo uma pedra bruta de crack, uma pedra menor da mesma droga, dinheiro e uma munição intacta de calibre 357, que é uma arma de uso restrito.
dernid1
No celular de Derminal a polícia descobriu fotos tiradas do revólver, que até o momento ninguém sabe a quem pertence. Segundo conseguiram apurar os policiais civis do Serviço de Investigação (SI), o acusado já cumpriu pena por roubo. Indiciado por tráfico e porte ilegal de arma, já que carregar consigo uma munição caracteriza esse tipo de crime, Dermival Correia Gonçalves, de 24 anos, vai continuar preso à disposição da Justiça./Por Tyago Ramos

MEC autoriza 420 vagas de medicina em universidades do País

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de 420 vagas para oito novos cursos de medicina em universidades federais. As vagas são para campi das universidades localizados em cidades do interior de seis estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A autorização está em portaria publicada na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União.

Os estados contemplados são Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. A autorização de vagas faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, no âmbito do Programa Mais Médicos. O programa prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017 com foco na melhor distribuição da oferta de profissionais no País, e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos.

O maior número de vagas, 80, foi autorizado para o bacharelado em medicina na Universidade Federal do Sul da Bahia, no campi de Teixeira de Freitas (BA). Serão abertas 60 vagas em cada uma das seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás (UFG), em Jataí (GO); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Teófilo Otoni (MG); e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas (MS).

Três instituições foram autorizadas a abrir cursos com 40 vagas em unidades do interior: Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, Paulo Afonso (BA); Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Caicó e Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras.

Mais vagas

Também como parte da política de expansão, em dezembro de 2013, universidades federais das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste foram autorizadas pelo Ministério da Educação, a abrir 560 novas vagas em cursos de medicina. Foram contemplados nove campi de sete instituições. O maior número de vagas – 300 – foi para municípios do interior do Maranhão, Pernambuco e Bahia. Instituições de Minas Gerais tiveram autorizadas 160 vagas e de Mato Grosso, 100.

Das 560 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação, 300 foram para três instituições da região Nordeste: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com 160 vagas, distribuídas nos campi Imperatriz, 80, e Pinheiro, 80; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 80 para o campus Caruaru, e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), 60 vagas no campus Santo Antonio de Jesus.

No Sudeste, foram destinadas 160 vagas para três instituições de Minas Gerais: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 60 vagas para o campus Diamantina; Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), 40 no campus São João Del-Rei, e Universidade Federal de Alfenas (Unifal), 60 no campus Alfenas.

No Centro-Oeste, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve autorizadas 100 vagas, distribuídas entre os campi de Sinop, 60, e de Rondonópolis, 40.

Criação de cursos

A ampliação das vagas em medicina também possibilitou a abertura de dois novos cursos na área. Em janeiro, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação autorizou a criação de 1.340 vagas anuais para o curso de bacharelado em medicina. Com a autorização, foram abertos dois cursos, cada um com cem vagas, em instituições particulares de Lauro de Freitas, na Bahia, e em Sobral, no Ceará. Para universidades particulares foram criadas mil vagas, distribuídas nos estados do Pará, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

As universidades federais de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Amapá (Ufap), por exemplo, também foram afetadas pela decisão. Elas ampliaram o número de vagas anuais para 80 e 60, respectivamente.

Fontes:
Portal EBC
Portal Brasil

Itabela: BR-101 fica parcialmente interditada por mais de 10 horas

caminhao_2
O trânsito ficou lento na BR-101, perto da cidade de Itabela, das 04h da madrugada até por volta das 14h30 desta quarta-feira (14), por conta do tombamento de uma carreta carregada de madeira no trecho conhecido como três pistas.

O veículo e o material bloquearam parte da estrada. Os policiais controlaram o tráfego no local e os carros passaram pelo acostamento. Três pessoas viajam no veículo, que tem placa de Vila Velha (ES) e transportava o material para a cidade de Aracajú (SE).
caminhao_1
O motorista Willian Rocha de Souza, idade não informada, foi levado para o Hospital Geral de Eunápolis, que não divulgou o seu estado de saúde./Radar 64

Dois prefeitos baianos são considerados foragidos pela PF

prefeitos
Os prefeitos baianos de Fátima, José Idelfonso Borges dos Santos, e de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, ambos do PDT, são considerados foragidos pela Polícia Federal que realizou na manhã desta terça-feira (13) a Operação 13 de Maio, que investigou desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras de 20 municípios baianos. Seis ex-prefeitos estão entre os suspeitos e tiveram prisão determinada pela justiça. Segundo a PF, pelo menos R$ 30 milhões foram desviados nos municípios investigados.

Cerca de 400 agentes federais, 45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal, cumpriram 18 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal. Sete pessoas foram afastadas de suas atividades e cargos públicos. Além dos prefeitos, quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos também tiveram a prisão decretada.

Os desvios foram identificados nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde. Segundo investigação da Polícia Federal, funcionários públicos e empresários integram uma organização criminosa que existe há mais de 10 anos.

Eles desviavam recursos públicos que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Recursos de origens federais, estaduais e municipais também foram desviados. Empresas de fachada e laranjas eram contratados para a realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo. Os envolvidos devem responder por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações./Correio.

GUARATINGA: Professores voltam às aulas, mas poderão parar novamente em 72 horas

GUARATINGA: Professores voltam às aulas, mas poderão parar novamente em 72 horas
Os Professores da rede municipal de ensino do município de Guaratinga voltaram às aulas na tarde desta terça-feira (13), depois de terem ficado 30 horas paralisados de suas funções. A motivação da suspensão das aulas pelos profissionais foi devido ao pagamento incorreto de 21 professores, que receberam seus salários pela metade. Mesmo com o retorno das atividades, a APLB sindicato já sinaliza uma nova paralisação, caso o prefeito Kenoel Viana (PV) não apresente uma proposta para resolver de vez as pendencias da categoria. 

Quanto aos salários atrasados dos professores, a prefeitura regularizou ainda no fim da tarde de segunda-feira. Na reunião realizada na manhã desta terça-feira, os educadores confirmaram o retorno às aulas, mas devido a varias irregularidades e pendencias, que vêm prejudicando o trabalhador, o Sindicato resolveu enviar ao prefeito Kenoel Viana, um documento que esclarece uma série de pendencias que afetam diretamente no salário de muitos servidores, deixando-os sem vantagens e direitos adquiridos dentro da legalidade.

De acordo com o coordenador do sindicato APLB Núcleo Garça Branca, Gilson Pereira da Paixão, o a categoria vai aguardar até a próxima sexta-feira (16), quando o prefeito deverá manifestar-se com uma proposta plausível, que resolva de vez com os impasses salariais, correções de vantagens e direitos adquiridos, pagamento de 1/3 de férias dos servidores educacionais dos 40%, desdobramento de professores, pagamento da ACC – valorização de 1ª a 4ª série e mudança de nível aos professores. 

A proposta do executivo deverá ser apresentada na assembleia que está marcada para a próxima sexta-feira, na APLB Sindicato, onde os servidores da educação poderão aprovar ou reprovar. Caso a proposta seja aprovada poderá com isso, findar os constrangimentos em que o professor vem sofrendo. Em caso de reprovação, os educadores entrarão em paralisação por tempo indeterminado, até que seja atendido os anseios da categoria.

Agora, a “bola da vez” está com o prefeito Kenoel, que deverá atender mais uma vez as reivindicações dos profissionais da educação, que desde meados do ano de 2013, vêm lutando contra a administração municipal por uma estabilidade salarial e educacional no município de Guaratinga./guarananet

Aneel publica regras para modalidade pré-paga de energia elétrica

Aneel publica regras para modalidade pré-paga de energia elétrica
A exemplo do que ocorre com a telefonia, os consumidores brasileiros poderão aderir a planos pré-pagos para o consumo de energia, segundo resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União. 

A tarifa da nova modalidade será igual à da pós-paga, mas as distribuidoras poderão dar descontos para incentivar os consumidores a aderirem ao serviço. De acordo com as regras estabelecidas pela Aneel, será de responsabilidade das empresas definir quando e em quais áreas o sistema será implementado inicialmente. 

A adesão dos usuários será opcional e os custos da instalação dos medidores deverá ser arcado pelas distribuidoras. Os créditos comprados não terão validade e o retorno ao modelo convencional poderá ser solicitado a qualquer momento. 

O pedido deve ser atendido em no máximo 30 dias. Quem optar pelo sistema pré-pago, receberá um crédito inicial de 20 quilowatts-hora (kWh). Depois, poderá comprar mais energia quando e quantas vezes quiser, com aquisição mínima de 5 kWh. 

Maioria das obras para Copa em Salvador está incompleta

Maioria das obras para Copa em Salvador está incompleta
A um mês da Copa do Mundo, 71% dos projetos previstos para ficar prontos antes do torneio ainda não estão finalizados em Salvador, segundo levantamento da Folha de S. Paulo. Com base na Matriz de Responsabilidades, divulgada pelo governo em 2010, as capitais que receberão jogos do campeonato de futebol têm 53% das obras sem conclusão. 

Entre as sete construções esperadas na capital baiana, apenas duas estão concluídas: a reforma da Fonte Nova e o sistema viário parade acesso ao estádio. A reforma do porto, a construção da torre de controle e reforma do terminal aéreo, a construção do BRT no corredor aeroporto-Acesso Norte e a implantação de rotas para pedestres estão incompletos. 

O secretário estadual da Copa, Ney Campello, alegou que o projeto do sistema de ônibus foi engavetado, porque inviabilizaria a ampliação do metrô. Já os atrasos nas obras portuárias teriam acontecido por conta da chuva e greves, de acordo com o presidente da autoridade portuária, José Rebouças. Nacionalmente, a cidade-sede com mais atrasos é Fortaleza, onde apenas 8% das obras foram concluídas./BN

Câmara de Itamaraju empossa Irmão Almerindo como seu novo vereador

Câmara de Itamaraju empossa Irmão Almerindo como seu novo vereador
A Câmara Municipal de Itamaraju em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (13/05), sob a presidência do vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR), convocou e empossou o novo vereador da casa, Almerindo Oliveira do Nascimento, o “Irmão Almerindo” (PSC), de 57 anos. Como primeiro suplente da coligação Força do Trabalho e devidamente diplomado pela Justiça Eleitoral, ele ocupa a vaga deixada pelo falecimento do vereador Antônio da Silva Pires, o “Tonhão de Almerindão” (PSB), que tinha 47 anos.

O vereador em memória “Tonhão de Almerindão”, nas últimas eleições municipais foi o 7º mais votado no município com 704 votos e na quinta-feira do último dia 8 de maio, faleceu em um leito do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, após um longo tratamento com complicações renais, cuja luta pelo restabelecimento da sua saúde era acompanhada há vários meses por familiares e pela população de Itamaraju.
almed1
A sessão foi marcada por homenagens diversas ao saudoso Tonhão de Almerindão, feita pelos vereadores em plenário, onde pelo menos quatro deles estavam convivendo pelo segundo mandato com Tonhão de Almerindão. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens do Hospital, fez uma longa homenagem ao vereador que partiu, descrevendo toda sua trajetória política no município de Itamaraju e eternizou sua memória nos anais do Poder Legislativo descrevendo a sua biografia como homem de família e habitante do interior, pelo qual se dedicou a décadas em favor do bem-estar das pessoas da região de Piragi.
almed2
Oportunidade que também enalteceu a vida ilibada do vereador que hora tomava posse e lhe deu as boas vindas. “Nossa homenagem a Tonhão de Almerindão, será oportuna por ocasião da sessão festiva do próximo dia 7 de junho no auditório do CESESB para entrega de títulos de cidadão honorário a todos aqueles que contribuíram ou ainda contribuem com Itamaraju, quando Tonhão de Almerindão também será lembrado”, ressaltou o presidente Rubens do Hospital.

Quem é o novo vereador Almerindo

almed3
O novo vereador do Poder Legislativo de Itamaraju, Almerindo Oliveira do Nascimento, o “Irmão Almerindo” de 57 anos, é oriundo de uma das famílias mais tradicionais do município, a “Borges Nascimento”. É membro há 21 anos e presbítero da Igreja Assembleia de Deus. Casado há 32 anos com Arimian Almeida Nascimento, pai de três filhos: Hiata Anderson Almeida Nascimento, Sheila Sabrine Almeida Nascimento Rocha e Andrelle Almeida Nascimento e ainda tem dois netos: Hyan César Nascimento e Nicolas César Nascimento.

Homem de grande contribuição social prestada ao município, discursou dizendo que chega para somar no Legislativo. “Chego à Câmara Municipal de Itamaraju por uma escolha de Deus e minha chegada é para adicionar forças em prol de um município melhor. E, sobretudo, que nossa experiência cristã e nossa prova política nos tragam uma somatória essencial em prol do bem estar das pessoas de Itamaraju” disse o vereador empossado.
almed4
Almerindo Oliveira do Nascimento, o “Irmão Almerindo” é policial da reserva da Polícia Militar da Bahia, já foi vereador do município de Prado no mandato compreendido pelos anos de 1993 a 1996. E nas últimas eleições municipais de Itamaraju, obteve pelo PSC, 584 votos pela coligação “Força do Trabalho”./ (Por Athylla Borborema)

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.