Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 26 de novembro de 2016

Sexta-feira Sangrenta: Homicídio no Guarani foi a 5ª ocorrência de disparos de arma de fogo



Prado: No fim da noite da última sexta-feira, 25 de novembro, que foi marcada pelas promoções da Black Friday [sexta-feira negra], na verdade deveria ser chamada de Sexta-feira Sangrenta, já que houve diversos atentados violentos provocados por disparos de arma de fogo, sendo o último deles ocorrido em Guarani, distrito do Prado, onde a Polícia Militar recebeu a informação de que um homem havia sido baleado, mas, assim que a guarnição chegou ao local, confirmou que a vítima não resistiu e morreu no local.


A vítima foi identificada como sendo, Deval Ramos, e segundo populares, dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram dele e iniciaram os disparos. Os militares preservaram o local do crime e acionaram a Polícia Civil, e o delegado do Plantão Regional Jorge Nascimento, juntamente com o investigador Sacramento, se deslocou até o local, onde realizou o levantamento cadáverico. 


O delegado solicitou perícia e uma equipe liderada pelo coordenador do Departamento de Polícia Técnica, Paulo Libório, esteve no local e realizou perícia de ação violenta [homicídio]. Auxiliados pelos agentes Edmilson e Anderson, o perito iniciou os trabalhos, e encontrou ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. 


Após perícia, o delegado autorizou a remoção e o corpo foi encaminhado ao IML de Itamaraju. O corpo será submetido à necropsia para identificar a quantidade de disparos que atingiu a vítima. O delegado instaurou inquérito policial e encaminhará o procedimento para o delegado titular do Prado, Júlio César Telles, que dará seguimento às investigações para identificar autoria e motivação do crime. Além desse homicídio no Guarani, um jovem foi morto a tiros em Itamaraju, no Bairro Itatiaia; 02 foram baleados no Bairro Nova América em Teixeira e um homem executado a tiros no Bairro Tancredo Neves, também em Teixeira./Liberdadenews

Motociclista morre atropelado por dois ônibus da Expresso Brasileiro enquanto fugia da polícia na BR 101 em Teixeira de Freitas




O acidente fatal ocorreu por volta das 17 horas  deste sábado, 26 de novembro, no KM 878da BR 101, em gente a Pousada Lord em Teixeira de Freitas.


Segundo informações, uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), trafegava pela Rua Rio Negro no bairro Monte Castelo quando dois jovens em uma motocicleta Yamaha YBR de cor vinho, placa policial 0304, ao avistar a guarnição empreendeu fuga em alta velocidade sentido a BR 101.


Ao tentar atravessar a BR 101 a motocicleta foi colhida por um ônibus da Expresso Brasileiro de placa JPW 2204, licenciado em Porto Seguro,  que trafegava sentido Teixeira Espírito Santo. Outro ônibus da mesma empresa de placa JPW 1989, licenciado em Eunápolis não conseguiu frear e passou por cima da cabeça do condutor identificado até o momento pelo nome de Jornandes, morador do bairro Nova América. A motocicleta ficou presa debaixo do segundo ônibus.


O outro passageiro da motocicleta identificado pelo nome de Samuel de Oliveira Nascimento, filho de Daniel ramos do Nascimento e Romilda Bomfim de Oliveira, que mora na zona rural, próximo ao aeroporto, foi socorrido pelo SAMU para o hospital municipal. Com Daniel a polícia encontrou duas poções de maconha prensada em certa quantia em dinheiro.

A delegada Waldízia Fernades acompanhou os trabalhos de levantamento cadavérico e perícia do local, feita pelos peritos Paulo Lobório e Pablo Bonjardim. A PRF e a Polícia Militar fizeram a segurança do local. No asfalto ficaram partes da massa encefálica da vítima e pecas dos ônibus. 


O corpo foi removido par ao IML onde será necropsiado.  A polícia vai instaurar inquérito para apurar as responsabilidades do acidente./bahiaextremosul

Morte de Fidel: Cuba decreta luto nacional de nove dias


Resultado de imagem para Morte de Fidel: Cuba decreta luto nacional de nove dias


Ex-presidente de Cuba e líder da revolução comunista no continente americano, Fidel Castro morreu aos 90 anos, anunciou seu irmão, Raúl Castro, em pronunciamento na TV estatal na madrugada deste sábado (26). O ex-líder governou a ilha caribenha por quase meio século antes de entregar os poderes a Raúl, em 2008. Em um comunicado, o governo declarou nove dias de luto nacional e programou uma semana de homenagens.

De acordo com O Globo, o ex-líder morreu às 22h29 e seu corpo será cremado, "atendendo a seus pedidos", informou o Raúl. As cinzas percorrerão Cuba em caravana de quatro dias e depois serão enterradas em 4 de dezembro, em Santiago de Cuba. "Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas deste sábado", disse o presidente em uma mensagem na televisão.

A notícia da morte de Fidel, apesar de seu frágil estado de saúde, pegou de surpresa os cubanos e repercute no mundo através de mensagens de condolências de vários dirigentes e líderes mundiais.

De segunda a terça-feira, os cubanos poderão se despedir de Fidel na Praça da Revolução, em Havana, onde haverá um grande ato.  "Durante a vigência do luto nacional cessarão as atividades e os espetáculos públicos, ondeará o pavilhão nacional a meio o mastro nos prédios públicos e estabelecimentos militares", diz o texto divulgado pela imprensa estatal.

Três homens são mortos a tiros em dois bairros de Porto Seguro



A noite de sexta-feira (25) foi violenta no município de Porto Seguro. Três homens foram mortos a tiros em dois bairros da cidade. A Polícia Civil suspeita que os crimes foram cometidos pelos mesmos autores. Conforme a polícia, Israel Alves dos Santos Amaral, 20 anos, e um homem, não identificado, foram mortos no bairro Baianão, por volta das 22h30. Eles estavam conversando na Rua Beira Rio, quando ocupantes de dois carros passaram atirando. As vítimas ainda tentaram correr, mas morreram no local.

De acordo com a informação, Israel foi atingido por seis disparos e outro homem por três tiros. Segundo informações apuradas pela polícia, os ocupantes dos veículos, de cores preta e prata, portavam armas longas e pistolas. Cerca de cinco minutos depois, ocupantes de dois carros com as mesmas características alvejaram Felipe Silencio Andrade, 16 anos, no conjunto habitacional Vila Parracho. O adolescente foi morto com diversos tiros quando estava conversando com amigos em uma calçada, próxima à sua casa.

Os amigos não foram baleados. Todos os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal da cidade. Segundo a polícia, o homem não identificado possui uma tatuagem de felino nas costas e aparenta ter entre 20 e 25 anos. Ele vestia bermuda jeans, camisa preta e boné vermelho e preto. A polícia vai abrir inquéritos para investigar os crimes./Radar64

Sinal verde: conta de energia fica mais barata em dezembro



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (25), que a conta de luz ficará mais barata no mês de dezembro. Isso devido a bandeira tarifária que passará de amarela para verde.

A boa notícia é que as condições hidrológicas favoreceram o desligamento das usinas termelétricas, que são mais caras que as hidrelétricas.

Mas com a falta de chuvas, os níveis dos reservatórios das hidrelétricas caem e com isso é necessário utilizar as térmicas.

Neste mês de novembro a conta ficou mais cara com a tarifa amarela, o que acrescenta R$ 1,50 a cada 100 kWh.

Traficante com várias passagens pela polícia é assassinado em Posto da Mata



Posto da Mata: Por volta das 00h20 da madrugada desta sexta feira (25), a polícia foi atender um chamado, onde confirmaram que Pedro Paulo Bessa Ribeiro, 34 anos de idade foi assassinado. O corpo foi encontrado na Rua Cananeia, próximo a uma pizzaria no centro do distrito.



O delegado autorizou a remoção do corpo ainda na madrugada, e no local foi constatado 3 perfurações, sendo 01 na cabeça, 01 no abdome e 01 nas costas. A vítima era um velho conhecido da polícia e recentemente foi preso e respondia por tráfico de drogas. Também foi instaurado inquérito devido à várias ocorrências contra ele na delegacia da mulher em Teixeira de Freitas, inclusive a delegada requereu uma medida protetiva de urgência contra o mesmo.


O corpo foi encaminhado para o IML de Teixeira de Freitas passou por exames de praxe, e sendo liberado no início da tarde para velório e sepulto. O delegado titular de Nova Viçosa Madson Souza Dias, instaurou inquérito para descobrir a autoria e motivação do crime./Liberdadenews

Criminosos encapuzados executam homem a tiros de pistola no Bairro Tancredo Neves



Teixeira de Freitas: Na noite desta sexta-feira, 25 de novembro, a Central de Polícia Militar foi acionada e informada de um homicídio ocorrido na esquina da Rua Macaúba com a Rua João Pereira, no Bairro Tancredo Neves. Segundo informações, homens chegaram em um carro preto, todos encapuzados e armados, e efetuaram diversos disparos contra um homem, que seguia pela via pública. Ainda segundo informações, mais de 10 disparos foram efetuados.

Guarnições do PETO e da CAEMA estiveram no local, onde isolaram e preservaram a cena do crime e acionaram a Polícia Civil. O Coordenador da 8ª COORPIN, Kleber Eduardo Gonçalves e o investigador Sacramento se deslocaram até o local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico. A vítima foi identificada como sendo Clezio Ferreira de Jesus, 35 anos de idade, que reside na Rua da Paz, no mesmo bairro onde ele foi assassinado.


O delegado solicitou perícia e o Departamento de Polícia Técnica, composta pelos peritos Paulo Libório e Everton dos Anjos realizaram os trabalhos periciais. Próximo ao corpo foram recolhidos 05 estojos e 02 projéteis de munição calibre "ponto 40". No corpo da vítima foram encontrados múltiplos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo. Após perícia de local, os peritos finalizaram os trabalhos e autorizaram a remoção do corpo IML de Teixeira de Freitas.


A esposa da vítima esteve no local do crime, e acabou passando mal, e precisou ser atendida pelo SAMU, e segundo populares a mulher está grávida. A Polícia não confirmou se a vítima tem passagem pela polícia. O coordenador da 8ª COORPIN irá instaurar um inquérito policial para investigar autoria e motivação do crime. O corpo será necropsiado na manhã do próximo sábado (26) e, após exames, será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Liberdadenews 

Transporte Escolar é atingido por caminhão no trevo de Teixeira




O acidente aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 25 de novembro, no KM 876, BR 101, trevo de Teixeira de Freitas. Um caminhão da empresa Pianna e uma Van escolar se chocaram.



Segundo informações, o transporte escolar, Fiat/Ducato Minibus, cor azul, placa DSU-0371, licenciado em Alcobaça, vinha de Alcobaça e passava pelo trevo, quando foi atingida por um caminhão Mercedes Bens/ L.1620, cor branca, placa MQT-7526, licenciado em Linhares. O impacto foi tão grande que a van foi arremessada sobre um dos canteiros central.

No transporte escolar não havia alunos, apenas o condutor, que teve ferimentos leves. Ainda segundo informações, o motorista que está há 18 no ramo de transporte escolar trazia o carro para uma oficina, por isso estava vazia.


A PRF (Polícia Rodoviária Federal) esteve no local isolando o local e cuidando do trânsito que ficou lento por 2 horas./sulbahianews

Empresária de Prado manda carta mostrando insatisfação com Prefeitura



eventos


Empresária do Prado, surpreendeu a todos com uma carta aberta enviada aos contatos mostrando total insatisfação com a votação de um projeto na câmara dos vereador, sendo aprovado uma lei orçamentaria liberando 100% da transferência da verba de uma pasta para qualquer outra.

Na carta, a insatisfação também decorre do valor, aprovado para o orçamento do Turismo da cidade, apenas R$ 19.000,00, virando motivo de piada.

Leia a carta por completo.

Prezados,  bom dia!

Tivemos ontem, às 19:00hs, mais uma decepcionante sessão da câmara, onde foi votada e vitoriosa a transferência de 100% dos recursos de cada  pasta orçamentária, sem a obrigatoriedade de ser esse recurso aplicado na devida pasta para a qual ele foi orçado. Nessa votação, os vereadores aprovaram essa transferência  de 100% assinando dessa forma um cheque em branco, para que a administração da cidade, possa fazer o que quiser e em qualquer pasta, sem nem mesmo precisar provar para que foi usado o orçamento. Por migalhas oferecidas e talvez nem cumpridas, se esquecem do compromisso maior para o qual foram eleitos. Proteger a cidade e o cidadão!!!! Mas quem estava lá para assistir à essa sessão? Do Turismo, apenas 06 empresários, preocupados com o presente e o futuro dessa cidade.

Onde estavam aqueles que  batem no peito, chamado a cidade de turística? E onde estavam aqueles que adoram criticar, reclamar de verões ruins? Cadê aqueles que reclamam de 10 meses de baixa temporada, cidade fantasma, sujeira, lixo etc??? Muito fácil é sentar numa mesa de boteco e reclamar de tudo isso e mais…

Também tem aqueles que dizem que precisamos manter um bom relacionamento com a administração pública!!! Eu,  particularmente, gosto de ter um bom relacionamento é com a minha conta bancária! Por esse motivo defendo o meu patrimônio e o meu negócio. Tenho compromisso comigo, com meus projetos. Não preciso que a prefeitura me ajude,  o que realmente quero é o cumprimento do dever da administração pública em relação à cidade, escolas, saúde, limpeza, jardins, etc etc…

Para aqueles que são omissos, que gostam apenas de conversar ou que querem um bom relacionamento com a administração pública, quero avisar de que foi orçado para o turismo o valor de R$19.000,00.. parece piada?? Mas não é… Esse valor é menor do que a folha de pagamento mensal da minha empresa e deve ser também a de muitos outros nessa cidade…

Empresários, saiam dessa zona de conforto a qual se encontram, protejam o seu patrimônio, torne-se eficiente, busquem pelo sucesso, tenha orgulho do que faz,  não tenham medo, não deixem que migalhas oferecidas o desviem do projeto maior que é o NOSSO TURISMO!

Muito obrigado pelo tempo que você perdeu em ler o que eu penso!!!/pradoonline

Oposição pretende protocolar pedido de impeachment de Temer




O pedido de demissão do ex-ministro Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo, na manhã desta sexta-feira, dia 25, repercutiu entre parlamentares da oposição que já ensaiam um movimento para saída do presidente Michel Temer do governo.

Uma prova disso é o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que vai protocolar um pedido de impeachment do presidente Michel Temer na próxima segunda-feira, dia 28, por considerar que o episódio envolve o chefe do governo em crime de responsabilidade. Na avaliação do petista, o presidente pressionou o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para que este liberasse a construção de um edifício de alto padrão em Salvador no qual o ministro Geddel adquiriu um imóvel.

“Vamos entrar com pedido de impeachment porque houve crime de responsabilidade, tráfico de influência, ele desmoralizou a instituição da Presidência da República”, disse o senador. Lindbergh aproveitou para informar que está conversando com movimentos sociais e representantes da sociedade civil sobre o pedido.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) falou em seu discurso sobre a saída de Geddel e disse que o governo vive uma crise que pode prejudicar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que cria um limita para os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

“Temos duas grandes tarefas para a próxima semana. A primeira é impedir que a PEC seja discutida e votada na terça-feira [29]. Antes de se resolver essa crise que envolveu a Presidência da República, não há condições de discutir uma matéria de tal implicação para o povo brasileiro. A segunda [tarefa] é discutir com nossos pares e iniciar aqui procedimentos para que o Brasil tenha eleições diretas para a sucessão de Michel Temer”, disse Gleisi.

Itabuna deve ter nova eleição em 2017



Itabuna deve ter nova eleição em 2017

A novela de julgamento do recurso de Fernando Gomes contra sua inelegibilidade nas eleições para prefeito de Itabuna neste ano continua. Depois de dois adiamentos, o julgamento finalmente aconteceu nesta quinta. Mas…

Um pedido de vista do juiz Marcelo Junqueira Ayres Filho adiou novamente o julgamento no TRE, que estava em 1×1. O relator Fábio Alexsandro Costa Bastos ignorou a decisão da primeira instância e votou a favor de Gomes.

O desembargador e juiz federal Paulo Roberto Lyrio Pimenta votou por manter a inelegibilildade. Em seguida Ayres Filho pediu vistas, suspendendo e adiando mais uma vez o julgamento.

Para tomar posse, Fernando Gomes precisa vencer este julgamento no TRE em Salvador e depois no Tribunal Superior Eleitoral, para onde o Ministério Público Eleitoral deve recorrer em caso de vitória do candidato.

Para Gomes ser empossado, a decisão final do TSE precisa ser dada antes de 19 de dezembro, o que se tornou improvável depois deste adiamento e pelos prazos legais. Com isso, a lei prevê nova eleição em 2017.

O ex-prefeito, recordista em processos por corrupção em Itabuna, aposta na suspensão de uma condenação no Tribunal de Contas da União, cujo julgamento do recurso também foi adiado.

Foi o ministro Bruno Dantas quem pediu o adiamento do julgamento do processo 021.450/2009, relativo à Operação Sanguessuga, uma compra superfturada de ambulâncias pela qual Gomes foi condenado por unanimidade./A Região

Vasco tenta evitar vexame histórico e salvar acesso diante do Ceará


Resultado de imagem para Vasco


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Vasco faz o jogo mais importante do ano neste sábado (26), na rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro. O time cruzmaltino recebe o Ceará às 17h30 (de Brasília), no Maracanã, e precisa vencer para voltar à elite do futebol nacional e evitar a inédita permanência na segunda divisão por duas temporadas seguidas. Com 62 pontos, o Vasco é o quarto colocado e último na zona de acesso à Série A, um ponto atrás do Bahia. 

Se empatar ou perder em casa, o time carioca pode ser ultrapassado pelo Náutico, que tem 60 pontos e recebe o ameaçado Oeste também neste sábado, no Recife. A delegação cruzmaltina passou a semana isolada em um centro de treinamentos no município de Pinheiral, no sul fluminense. O time voltou ao Rio nesta sexta, mas nenhum jogador ou o técnico Jorginho deram entrevistas. Embora faça mistério para o jogo decisivo, o treinador cruzmaltino não deve fazer mudanças drásticas no time. Sem o zagueiro Luan, suspenso, Rafael Marques será titular. 

Lesionado, o atacante Éderson também desfalca o Vasco, que terá Thalles e Jorge Henrique no setor ofensivo. Vasco, Bahia e Náutico disputam as duas vagas restantes para o acesso à Série A. O Bahia precisa de um empate contra o campeão Atlético-GO, fora de casa. Ao Vasco, só a vitória interessa para não depender de um tropeço do Náutico contra o Oeste, que tenta escapar do risco de rebaixamento. Com 54 pontos, o Ceará é nono colocado, mas pode terminar a segunda divisão em sétimo se derrotar o Vasco no Maracanã. “

Vamos enfrentar um gigante. Seria um fato inédito se o Vasco não conseguisse o acesso, creio. Um time grande ficar na Série B por dois anos seguidos. Envolve muita coisa”, afirmou o técnico Sérgio Soares. VASCO Martín Silva; Madson, Rafael Marques, Rodrigo e Julio César; Diguinho, Douglas, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles. T.: Jorginho CEARÁ Éverson; Tiago Cametá, Ewerton Páscoa, Valdo e Eduardo; Richardson, Felipe, Felipe Menezes e Wescley; Bill e Lelê. T.: Sérgio Soares Estádio: Maracanã, no Rio Horário: 17h30 (de Brasília) Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Teixeira: Encontro da Caixa com prefeitos eleitos discute projetos para municípios do extremo sul


Teixeira: Encontro da Caixa com prefeitos eleitos discute projetos para municípios do extremo sul

Prefeitos eleitos e reeleitos dos 13 municípios do baixo extremo sul da Bahia se reuniram durante toda tarde desta quinta-feira (24/11) e continuam durante toda a manhã desta sexta-feira (25) com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), no auditório da Pousada Lord, às margens da BR-101, em Teixeira de Freitas, para debater parcerias e ampliar projetos públicos, objetivando potencializar a captação de recursos e fazer uma interlocução afinada com os municípios da região.

O encontro entre a Caixa e os prefeitos eleitos é para discutir parcerias e desenvolver projetos nestas cidades da região. A maioria das obras públicas é financiada através de projetos e parcerias firmadas com a Caixa Econômica Federal. O banco reforçou regras para convênios e contratos com o Governo Federal e os novos prefeitos defendem projetos para financiamentos de obras com maior acesso a recursos federais.

caixad3

No evento, o superintendente regional da Caixa, Marcus Vinícius Nascimento, apresentou aos prefeitos eleitos e aos vices,  a estratégia da Caixa para a recepção dos novos gestores e para que conheçam qual o modelo de negócio disponibilizado pela instituição financeira. “A caixa tem um portfólio amplo, que vai desde a gestão de pagamento, e pode ajudar os gestores. Repasse de recursos para empreendimentos habitacionais”, destacou Marcos Vinicius.

O prefeito eleito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), participa do encontro e salientou a importância de obras subsidiadas pela Caixa. “Esse evento é importante para a gente conseguir novas obras nos próximos quatro anos. É uma parceria que pode trazer bons frutos ao município. Tanto porque os municípios podem solicitar junto ao banco financiamentos para habitação, infraestrutura, saneamento e obras diversas, onde a cessão dos recursos depende de alinhamento técnico entre prática e projetos”, disse Temóteo Brito.

caixad2

O prefeito reeleito de Lajedão, Humberto Carvalho Cortês, o “Betão” (DEM), ressaltou que a parceria com a Caixa lhe garantiu, entre outras realizações, a construção de conjuntos habitacionais e obras de mobilidade para Lajedão. “Devo ressaltar que este momento serve para ratificar a parceria com a Caixa, sendo ela a principal fonte de repasses do Governo Federal, de contratos e convênios ou financiamentos. E como prefeito reeleito, coloco a minha experiência de acertos na parceria com a Caixa”, enfatizou Betão.

caixad1

Eleito para o município de Alcobaça, o ex e futuro prefeito Leonardo Coelho Brito, o “Léo Brito” (PSD), disse que além dos novos projetos previstos para financiamentos, pretende recuperar convênios iniciados e não concluídos na cidade. “O encontro é importante para os novos conhecimentos sobre contratos e convênios, mas temos que recuperar aqueles de obras que estão parados de tempos atrás. É um desafio buscar recursos nesse período de crise, mas essa relação com a Caixa é um caminho para estruturarmos melhor nossa cidade. Estamos conhecendo as regras e vamos atuar principalmente na busca de obras essenciais para a população e agenciar verbas para o turismo e a mobilidade urbana”, explicou o prefeito eleito Léo Brito.

caixad

O encontro está orientando os futuros gestores do funcionamento e das parcerias com o Governo Federal. “A Caixa está trazendo eles aqui e auxiliando como chegar a esses recursos. Estamos tendo essa preocupação de falar com os prefeitos antes deles assumirem para não ter a interrupção de projetos ou o retorno de verbas que geralmente acontece na transição de gestores. Esse é um encontro importantíssimo para os prefeitos eleitos ficarem atentos sobre as opções da CEF. Para os reeleitos, é um momento para alinhar os repasses de convênios e contratos. Isso abre o leque de possibilidades para a pauta municipalista que muita vezes é relegada a quinto plano”, enfatizou o superintendente regional da Caixa, Marcus Vinícius. (Por Athylla Borborema).

Geddel pede demissão após crise gerada com denúncia de ex-ministro



Acusado de ter pressionado o ex-titular da Cultura Marcelo Calero para liberar uma obra em Salvador, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, enviou na manhã desta sexta-feira (25), por e-mail, uma carta de demissão ao presidente Michel Temer. Geddel, que está na capital baiana desde quarta (23), conversou por telefone com o presidente depois de encaminhar a solicitação para se desligar do primeiro escalão.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, Temer aceitou o pedido de Geddel, que era responsável pela articulação política do governo federal com o Congresso Nacional. Em meio ao turbilhão que atingiu até mesmo seu gabinete, o presidente tentará sair de foco nos próximos dias. Ele anunciou que vai viajar para sua residência em São Paulo na tarde desta sexta.

Geddel é o sexto ministro a deixar o governo desde que Michel Temer assumiu o comando do país em maio. Antes dele, caíram Romero Jucá (Planejamento), Fabiano Silveira (Transparência), Fábio Medina Osório (AGU), Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Marcelo Calero (Cultura).

Na carta de demissão, na qual se referiu ao presidente da República como "fraterno amigo", Geddel escreveu que "avolumaram-se as críticas" sobre ele e, em Salvador, vê o"sofrimento" de sua família, que é o "limite da dor que suporta". Ele, então, diz ao presidente que "é hora de sair".

Na mensagem, ele também pediu desculpas a Temer pela dimensão das "interpretações dadas", referindo-se à acusação de Marcelo Calero de que Geddel o pressionou para desembargar a construção de um condomínio de luxo em um bairro nobre de Salvador que havia sido barrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Em meio ao texto, o agora ex-ministro da Secretaria de Governo ainda diz que retorna à Bahia, mas seguirá como "ardoroso torcedor" do governo. Ele também aproveitou a carta para fazer um afago na base aliada, agradecendo o apoio e a colaboração na aprovação de "importantes medidas" para o país.

A queda de Geddel: Até então um dos homens forte de Temer no Planalto, Geddel começou a balançar no cargo de ministro da Secretaria de Governo na semana passada, quando Calero concedeu uma entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" denunciando a pressão do ex-colega da Esplanada dos Ministérios.

A turbulência política provocada pela denúncia chegou ao gabinete presidencial nesta quinta (24), quando veio à tona o teor do depoimento prestado nesta semana por Calero à Polícia Federal (PF). O ex-ministro disse aos policiais que, durante uma audiência no Palácio do Planalto, Temer interveio em favor dos interesses do então ministro da Secretaria de Governo./G1

Operação conjunta: PETO e 2º Pelotão apreendem drogas e prendem traficantes ligados ao PCE, em Itanhém

 Foto: Medeiros Dia Dia

Uma operação coordenada pelo Major Leão, em ação conjunta com o PETO e 2º Pelotão de Itanhém, culminou na prisão de 03 (três) traficantes e apreensão de drogas, na noite da última quinta-feira (24), na cidade de Itanhém (BA).

A operação foi iniciada após denúncias informando que haviam elementos agredindo uma mulher, em deslocamento, os militares constataram a veracidade do fato. Ao perceberem a presença da força policial, os elementos empreenderam fuga, mas foram interceptados e identificados como sendo Valterlande de Jesus Silva, vulgo Val, Daniel Cunha Teixeira, vulgo Kadanga e Dione Oliveira Matos.
 
 Foto: Medeiros Dia Dia

No momento da revista pessoal dos envolvidos foram localizadas, com Daniel Kadanga, 03 pedras de "crack”. Em deslocamento na casa de Daniel Kadanga, os policiais encontraram ainda a outra parte da droga, totalizando 22 pedras de "crack” e aproximadamente 30 gramas de maconha, 03 celulares e algumas pulseiras.
 
 Foto: Medeiros Dia Dia

Ao ser questionado sobre a origem da droga, Kadanga, delatou que Dione comercializa a droga através de "Latrô”; que inclusive seria uma ramificação do (PCE), Primeiro Comando de Eunápolis na cidade de Itanhém. 

Em consulta no sistema policial foi constatado que o suspeito Daniel Cunha Teixeira, de 21 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto, o qual foi cumprido sendo feita a recaptura do autor.

 
  Foto: Medeiros Dia Dia

Os militares ainda descobriram que os elementos têm envolvimento em diversos roubos que vinham acontecendo na cidade de Itanhém e que, realmente, todos fazem parte do PCE (Primeiro Comando de Eunápolis), considerados de alta periculosidade.

 
  Foto: Medeiros Dia Dia

Diante dos fatos foi dada voz de prisão a Valterlande de Jesus Silva (Val), Daniel Cunha Teixeira (Kanganga) e Dione Oliveira Matos, que foram encaminhados juntamente com as drogas e os materiais apreendidos para a Delegacia de Polícia Civil de Itanhém, para as providências de praxe.

O Major Leão informou que, além de dar continuidade nas operações em combate ao tráfico de drogas, vai iniciar também um trabalho ostensivo para combater a onda de roubos e furtos, que vem ocorrendo dentro do município de Itanhém./Medeiros Dia Dia

Empresas devem pagar o 13º salário no prazo estabelecido pela legislação



Empresários que não cumprirem as normas para pagamento do 13º salário estão sujeitos à cobrança de multa, que podem até ter o valor dobrado em caso de reincidência. O não cumprimento do prazo de pagamento é uma das causas mais comuns de aplicação das penalidades previstas pelo Ministério do Trabalho. A primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e a segunda, no máximo, até 20 de dezembro.

Dados afirmam que a maioria das empresas, sobretudo as menores, não garantem o pagamento em dia, e muitos deles para honrar com suas obrigações, acabam recorrendo a empréstimos. Instituída em 1962, a Gratificação de Natal, popularmente conhecida como 13º salário, é uma bonificação salarial que o empregador deve pagar a todos os seus empregados. O benefício corresponde ao valor do salário integral do empregado, caso tenha trabalhado durante todo o ano na empresa.

Porém, se o empregado for demitido no curso do ano, o 13º salário será proporcional aos meses trabalhados, só tem direito ao 13º salário o trabalhador registrado, seja ele rural ou urbano, doméstico, do setor público ou privado. Base de cálculo

Quando o empregado receber, além do salário base estabelecido na carteira de trabalho e parcelas adicionais, devem ser incluídas na base do cálculo do 13º salário pelo seu total ou pela médica, quando variáveis. Vale destacar, ainda, que a fração igual ou superior a 15 dias de serviço é considerada como mês integral, para efeito de pagamento do 13º salário. Assim, o empregado somente perde o direito ao “avo” daquele mês, ou seja, a parcela da gratificação, quando o número de dias trabalhados, no respectivo mês for inferior a 15.

Terceira parcela

Ainda há casos de parcelamento desse valor em até três vezes, mas está só existe para os empregados que recebem parcelas variáveis, que neste caso, a empresa não tem como apurar até o dia 20 de dezembro o valor exato da remuneração devida. Para estes empregados, o pagamento da 3ª parcela terá de ser efetuado até o dia 10 de Janeiro do ano seguinte, sendo antecipado se este dia não for útil.

Fotos e Vídeo: Modelo teixeirense é espancada e denuncia caso na internet




A modelo Renata Lustosa, de 27 anos, usou as redes sociais nesta quinta-feira, 24 de novembro, para denunciar um caso de agressão cometido pelo pai do seu filho.

A vítima postou fotos e também fez um vídeo onde aparece com hematomas no rosto, ainda sangrando, o que leva crer que as agressões aconteceram instantes antes do registro das imagens.

Lustosa não menciona o nome do acusado e diz que essa não seria a primeira vez que foi agredida. A modelo conta também, que desta vez teria apanhado na frente do filho de 3 anos.

“Nem na lei Maria da Penha eu vou, vou lá registro queixa, ele pode ser preso um dia, no outro ele vai vir como já prometeu milhões de vezes que vai voltar para me matar”, conta.




De acordo com a delegada Kátia Guimarães, chefe da Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher (DEAM) a vítima como diz no vídeo, ainda não registrou ocorrência. Ao tomar conhecimento do caso, a delegada solicitou que a vítima compareça à unidade e preste esclarecimentos para que o processo de investigação seja iniciado./sulbahianews

STF pede a Procuradoria-Geral para abrir inquérito contra Geddel



O ministro de governo do presidente Michel Temer, Geddel Vieira Lima deve ser investigado pela equipe do procurador-geral da República Rodrigo Janot, por conta da acusação do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de que o baiano teria o pressionado para liberar as obras do edifício La Vue, situado na Ladeira da Barra em Salvador. 

O Supremo Tribunal Federal encaminhou nesta quinta-feira (24) à procuradoria-geral da República o depoimento do ex-ministro Marcelo Calero no qual ele confirma ter recebido pressão do ministro Geddel Vieira Lima para liberar as obras do prédio, no qual ele possui apartamento. As obras teriam sido embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Conforme o Estadão, a tendência é pela abertura do inquérito, assim Geddel passa a ser investigado formalmente./bocaonews

Criança morre vítima de meningite na UMMI em Teixeira



Exames de necropsia realizados pelo Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas confirmaram esta tarde, 24 de novembro, que Aclycia Victória de Souza Santos, de apenas 1 ano e 1 mês, morreu vítima de meningite.

A vítima faleceu na Unidade Materno Municipal Infantil (UMMI) e foi removida para o exame de medicina legal após uma autorização do delegado William Telles, procedimento comum em casos de  mortes com causas duvidosas. O corpo da criança foi levado para São José de Alcobaça onde será sepultado.

A causa da morte de Aclycia liga um alerta em todo o município. Após a realização dos exames, o Instituto Médico Legal foi isolado e passará por procedimentos para evitar contaminação.

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. Como crianças de até 6 anos e ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente consolidados, são elas as mais vulneráveis. Idosos e imunodeprimidos também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.

A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção alcança a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele (que são inicialmente semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue) são alguns dos seus sintomas./sulbahianews

Dono de padaria é baleado em tentativa de assalto e ladrão é agredido com uma pá pelo filho da vítima



Teixeira de Freitas, 24/11 - Uma tentativa de assalto a uma padaria por pouco não termina com duas mortes na manhã desta quinta feira, 24 de novembro, na Avenida Almirante Barroso, bairro Nova Teixeira.

O proprietário da padaria identificado pelo nome de Luís Carlos estava dentro do estabelecimento quando dois assaltantes pararam a motocicleta e anunciaram o assalto.

Durante a ação, o empresário foi atingido por dois tiros, um tiro no ombro e outro de raspão no braço, mesmo ferido, a vítima pariu pra cima do bandido e entrou em luta corporal com o meliante, nesse momento, um filho da vítima e alguns funcionários que estavam no interior da padaria ouviram o tiro e saíram para ver o que estava acontecendo.

Ao ver o empresário ferido e lutando com o assaltante, o filho e os funcionários partiram pra cima do bandido com pás e enxadas. Com ferimentos graves na cabeça, o assaltante identificado como Niblo Costa de Souza de 21 anos, morador da Rua Kuwait, no Bairro Ulisses Guimarães, foi socorrido para o hospital municipal. O comparsa conseguiu fugir.

O empresário foi socorrido ao hospital e não corre risco de morrer. Ao chegar ao hospital, o filho da vítima desesperado por ver o pai baleado, tentou entrar no hospital acompanhando o pai, foi barrado pelos guardas, houve tumulto e bate boca, o jovem desferiu um soco em um dos guardas, foi contido pelos colegas do vigilante e levado para delegacia onde prestou depoimento e foi liberado.


A polícia ainda não tem informações do paradeiro do outro assaltante que conseguiu fugir./bahiaextremosul

Black Friday promete bons descontos, mas é preciso ficar alerta


Resultado de imagem para Black Friday” promete preço baixo, mas é preciso pesquisar

A Black Friday, nesta sexta-feira (27), promete bons descontos em diversos produtos, mas é recomendável ficar atento. O Procon de São Paulo começou às 19h da quinta-feira (26) um atendimento especial aos consumidores que se sentirem prejudicados.

O site anuncia impressionantes 90% de desconto, mas quando a oferta é muito grande, é hora de desconfiar. “Para mim, eles aumentam na semana para depois baixar e falar que é desconto. Mas eu não acredito, não”, diz Tainara de Novais.

Por isso, o representante de vendas Fábio Alexandre Thimm está pesquisando há um mês e meio os celulares. Ele quer dar um aparelho para a avó e resolveu tirar fotos dos preços para não ser surpreendido. “Só espero que eles não aumentem para anunciar um desconto de 50%. Se isso acontecer tenho os prints das telas que estou tirando e salvando”, diz.

“Tudo aquilo que o fornecedor oferta ele é obrigado a cumprir. Se ele realmente está dando um desconto de 60% é em cima do valor que aquele produto tinha na verdade. Então, não se pode aumentar o valor do produto para depois dar um falso desconto”, diz Tatiana Viola de Queiroz, advogada da Proteste.

As principais reclamações recebidas pelo Procon na Black Friday do ano passado foram de oferta de produtos indisponíveis, sites que caíam com frequência e preço diferente do anunciado.

Para não cair em armadilhas nas compras online, cheque se o site é realmente da loja e confirme os dados da empresa, como razão social e CNPJ, se constam no site da Receita Federal.

“É muito importante que o consumidor saiba que mesmo numa situação de promoção máxima, como é a Black Friday, os direitos são mantidos. Nós orientamos o consumidor. 

Se for necessário, nós ligamos diretamente para a empresa porque estamos com canais específicos em todas elas”, diz Ivete Ribeiro, diretora executiva do Procon-SP.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Jovem reage assalto e é baleado com tiro nas nádegas



Na manhã desta quinta-feira (24), Genescleiton Rosa  Feliciano 19 anos foi baleado com um tiro nas nádegas em via pública no bairro Palmares na cidade de Itabela.

Segundo o relato da vítima, após não querer entregar o seu celular para um assaltante foi atingido pelo disparo.

Após efetuar o disparo o assaltante fugiu com destino ignorado. A vítima recebeu os primeiros socorros por uma equipe do SAMU e foi conduzido para o Hospital de Itabela.

A polícia trabalha nas investigações do crime e procura pelo atirador./atlanticanews

Corpo de jovem em estado de decomposição é encontrado em plantação de café



No final da manhã desta quinta-feira (24), o corpo de Uerlis de Jesus Barbosa de 18 anos, mais conhecido como “Caboclo” foi encontrado em estado avançado de decomposição em uma plantação de café no bairro Manzolão na cidade de Itabela.

O corpo foi encontrado por populares que de imediato acionaram a Polícia Militar. Foi realizado o levantamento cadavérico e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Eunápolis. A polícia abrirá um inquérito policial onde será investigado o crime./atlanticanews

Prefeita Mayra prevendo cassação em processos substabelece novo Advogado


Resultado de imagem para Prefeita Mayra Pires Brito


Preocupada com os processos, a Prefeita Mayra Pires Brito, reeleita em Prado, procurou logo substabelecer um novo advogado que possa dar continuidade aos processos em Salvador.

Já aceitando uma decisão favorável a sua cassação de diploma, cassação de registro e inelegibilidade, devido a várias denúncias feitas pelos Advogados, Esterfeson Fontes Marcial, Sandro Gomes Ferreira e Jaqueane Veloso Ferreira, representantes da coligação “A força do povo” do candidato Gilvan da Silva Santos e Antônio Carlos da Silva Magalhães Neto.

Segundo os advogados dos representantes, as denúncias são muito bem fundamentadas e com provas concretas de que as eleições 2016 houve compra de votos com doação de vários objetos.

Os advogados da coligação “A força do povo” se preparam para os próximos dias entrar com mais denuncias contra a Prefeita Mayra Pires Brito candidata reeleita nas eleições 2016.

Mayra pode estar perto do fim de sua história política terminando da pior forma, cassada, inelegível e na lista dos gestores ficha suja./pradoonline

Você pode consultar o andamento dos processos pelo site:

http://www.tse.jus.br/servicos-judiciais/acompanhamento-processual-push

Jovens que tinham sido sequestrados são encontrados mortos no município do Prado


Jovens que tinham sido sequestrados são encontrados mortos no município do Prado

De acordo com informações levantadas pela Polícia Militar do Prado, Matheus Silva dos Anjos, de 17 anos e Vagnes Conceição Azevedo, 22, foram sequestrados na noite do último domingo, dia 20 de novembro, por volta das 22h, por três homens armados e colocados dentro de um veículo Volkswagen Gol, de cor preta, aparentemente sem placa.

No dia seguinte, segunda-feira (21), a mãe de um jovens procurou a Delegacia da Polícia Civil do Prado (DEPOL) e comunicou o sequestro, ocorrido na Rua José Có, no bairro São Sebastião, o maior e um dos mais violentos da cidade.

E na manhã desta quinta-feira, dia 24, os familiares dos dois rapazes depararam-se com o pior, após a confirmação do achado dos corpos em um matagal próximo à Comunidade do Oiteiro, no interior daquele município. Autoria e motivação da dupla execução são desconhecidas e as investigações seguem a cargo do delegado Júlio César Telles, titular do Prado.

Ainda não foi informado como os jovens foram mortos, apenas que os corpos, removidos ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), para a necropsia, estavam juntos. O resultado dos exames de medicina legal devem divulgados nas próximas horas./TN

TSE revoga prisão de Garotinho e determina fiança de 100 salários mínimos


Resultado de imagem para TSE revoga prisão de Garotinho

A maioria do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votou a favor da revogação da prisão preventiva do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, acompanhando o voto da relatora, ministra Luciana Lóssio. Até a publicação deste texto, seguiram o voto da relatora os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Admar Gonzaga Neto e Napoleão Nunes Maia Filho, enquanto o único voto divergente até aqui foi o do ministro Herman Benjamin. Falta votar o ministro Gilmar Mendes.

Luciana Lóssio defendeu a substituição da prisão preventiva pelas seguintes medidas cautelares: a proibição de Garotinho manter contato com 36 testemunhas arroladas pelo Ministério Público; a obrigação de comparecer a todos os atos do processo na Justiça; não se ausentar por mais de três dias de sua residência; e a fixação de fiança de 100 salários mínimos. O descumprimento de qualquer uma das medidas levará ao retorno à prisão preventiva, ressaltou a ministra.

"A decretação da prisão preventiva baseou-se em duas hipóteses: conveniência da instrução criminal e garantia da ordem pública, circunstâncias que não estão devidamente delineadas no caso em apreço", disse Luciana. "A liberdade do paciente não oferece riscos à conveniência da instrução criminal."

A ministra destacou que o caso trata de crime eleitoral, "consistente", envolvendo compra de votos, mas ressaltou não haver fundamento de "preservação da ordem pública para se evitar a repetição de delitos" na decretação de prisão preventiva, já que os episódios investigados se referem a uma eleição que já passou. Luciana também lembrou que duas testemunhas supostamente coagidas são investigadas e já mudaram suas versões dos fatos diversas vezes.

Garotinho foi preso pela Polícia Federal na semana passada, na Operação Chequinho, que investiga o uso do programa Cheque Cidadão, do município de Campos dos Goytacazes (RJ), para obter apoio eleitoral. Ele atuava como secretário municipal de governo na gestão de sua mulher, Rosinha Garotinho, que também já foi governadora do Estado e atualmente é a prefeita de Campos, no Norte Fluminense.

Episódio

Por decisão do juiz Glaucenir Oliveira, Garotinho foi levado no dia 17 deste mês de um hospital municipal do Rio para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na capital, num episódio traumático. O ex-governador relutou e foi contido por agentes, numa cena filmada por pessoas que acompanharam a transferência.

"Não se viu nesse País cenas tão grotescas e desumanas como foram televisionadas. Um juiz determinou a retirada de um paciente de dentro de um hospital e determinou levá-lo pra um local dentro do presídio, uma UPA que não contava com condições necessárias. As cenas do paciente sendo retirado da cama de um hospital, as cenas do paciente resistindo à entrada em uma ambulância, com a filha gritando, são cenas de desumanidade que já não se vê em locais de guerra", criticou o advogado Fernando Fernandes, defensor de Garotinho.

Luciana autorizou então que Garotinho fosse transferido do hospital no complexo penitenciário para um hospital privado. O ex-governador foi submetido no último domingo (20) a uma angioplastia para colocação de stent, no Hospital Quinta D'Or, na zona norte do Rio. O cateterismo realizado pela equipe médica identificou uma obstrução da artéria coronária direita.

Na posse de Freire, Temer diz que novo ministro vai 'salvar o Brasil'


Resultado de imagem para roberto freire

O presidente Michel Temer deu posse nesta quarta-feira (23) ao deputado licenciado e presidente nacional do PPS Roberto Freire no comando do Ministério da Cultura. A cerimônia de posse foi realizada em um evento fechado no Palácio do Planalto.

Em discurso, Temer elogiou Freire e disse que a chegada do novo ministro é importante e que as ações do governo vão ganhar celeridade. Para Temer, Freire “vai salvar o Brasil”. “Nós temos hoje absoluta certeza de que o governo está ganhando muito. E se o governo foi bem até agora, vou dizer a vocês, a partir do Roberto, vai ganhar céu azul e velocidade de cruzeiro. Vai salvar o Brasil.” 


Freire substituiu o diplomata de carreira Marcelo Calero, que pediu demissão na última sexta (18) alegando que sofreu pressões do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, para liberar uma obra em Salvador embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O ex-titular da Cultura disse em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo" e confirmou posteriormente em um evento com artistas no Rio de Janeiro que o motivo principal de sua saída da Esplanada dos Ministérios foi a pressão que sofreu de Gedel para liberar um empreendimento imobiliário de alto luxo na capital baiana no qual o ministro da articulação política tinha comprado um apartamento.

Geddel admitiu que é proprietário de um apartamento no empreendimento, confirmou que procurou o então ministro da Cultura para tratar do embargo à obra, mas negou que tivesse pressionado Calero para liberar a construção do edifício. 

'Integração e diversidade'

Durante o discurso, Roberto Freire afirmou que a cultura é um instrumento de integração de diversidade e que a pluralidade do Brasil deve ser a base da tolerância. "Enquanto para alguns a cultura é simples elemento de afirmação da diferença, para nós deve ser instrumento de integração de diversidade em função de humanismo que busca excluir a noção de estrangeiro", disse.

Freire falou ainda sobre as crises econômica e ética que, segundo ele, o Brasil enfrenta atualmente. "Temos clareza das dificuldades que atravessamos hoje em nosso país. Uma profunda crise econômica e ética de governos que não cuidaram dos fundamentos macroeconômicos com a necessária responsabilidade produziu um ambiente nefasto para nossa economia e para a política, que requer temperança, ousadia e de apoio à Lava Jato para superá-la".

Para ele, a a experiência de 40 anos como parlamentar o ensinou sobre a necessidade do dialogo para enfrentar a divergência, "elemento fundamental da democracia". Ao dar posse a Freire, o presidente Michel Temer lembrou da decisão de juntar o Ministério da Cultura com o da Educação, quando assumiu interinamente a Presidência. À época, o governo decidiu unificar as pastas em uma ação para reduzir a quantidade de ministérios.

"Eu, como tinha na cabeça coisas de antigamente, o MEC, eu disse que iria reunir Educação e Cultura. E, logo depois, houve uma grita natural da cultura. E acho que nós, quando contestados, devemos ver a procedência das contestações. Quando elas são legitimas, você revê o ato. E foi o que eu fiz", afirmou Temer.

Cultura

Em maio, Freire elogiou no microblog Twitter uma postagem de um usuário que citava países sem um ministério exclusivo para a área da Cultura. "Alemanha, Canadá e EUA nem Ministério da Cultura têm. Japão junta tudo: Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia", dizia a postagem, com o seguinte comentário do novo ministro: "E parece que as coisas acontecem e funcionam bem melhor que por aqui".

Mensagem publicada pelo novo ministro da Cultura, Roberto Freire, no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)


Procurado pelo G1, Freire disse que, ao fazer a postagem, quis dizer que "não haveria problemas" em juntar a pasta da Cultura a outro ministério. "Não teria nenhum obstáculo a isso, porque você pode ter as mesmas atribuições de um ministério criando uma secretaria vinculada a um ministério, como o da Educação, por exemplo, que é o que acontece em vários países. Mas isso não quer dizer que o país onde isso ocorre não tenha uma política de cultura, pelo contrário, talvez até seja mais eficiente, foi isso que quis dizer, foi só uma avaliação", disse./G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.