Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 19 de março de 2022

“TRE em Todo Lugar”: 3º ciclo estará em Jucuruçu nos dias (21 e 22/3)

 


Ação será realizada entre os próximos dias 21 e 26 de março; além da capital, serviço itinerante contemplará as cidades de Jucuruçu, Porto Seguro, Paulo Afonso, Euclides da Cunha e Monte Santo. 

O 3º ciclo do atendimento itinerante do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) terá início a partir desta segunda-feira (21/3) e atenderá seis municípios, incluindo a capital. Em Salvador, o serviço será prorrogado no bairro de Paripe. Já os outros dois caminhões do projeto “TRE em Todo Lugar” passarão – até o próximo sábado (26/3) – pelas cidades de Jucuruçu, Porto Seguro, Paulo Afonso, Euclides da Cunha e Monte Santo. 

Na capital, o 3º ciclo inclui a prorrogação do atendimento no bairro de Paripe (Prefeitura Bairro Subúrbio e Ilhas - Rua Pará, Nº 15) na segunda e terça-feira (21 e 22/3), das 8h às 17h. Na quarta e quinta-feira (23 e 24/3), o caminhão do serviço realizará o atendimento na região de Brotas, no Colégio Estadual João Pedro dos Santos, Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n. Na quarta (23/3), o atendimento ocorrerá das 13h às 18h. Já na quinta (24/3), o serviço estará disponível ao eleitor das 8h às 18h. 

Nos municípios do sul do estado, a ação contemplará os eleitores de Jucuruçu e Porto Seguro. Conforme dados do TRE baiano, as duas cidades somam mais de 22 mil eleitores com título cancelado. Em Jucuruçu, o serviço itinerante será oferecido na Creche Municipal João e Maria, Rua Ramiro Rocha, s/n, Centro. No local, o atendimento ocorrerá na segunda e terça-feira (21 e 22/3), das 8h às 19h. 

Já em Porto Seguro, o atendimento acontecerá de quarta-feira a sábado (23 a 26/03). Sendo que na quarta (23/3), o serviço funcionará das 13h às 19h. Nos dias 24 e 25/3 (quinta e sexta-feira), o funcionamento será das 8h às 19h. No sábado (26), último dia da ação na cidade, cidadãos poderão buscar por atendimento das 8h às 16h. Nos quatro dias a ação ocorrerá na Praça do Trabalhador, Rua do Campinho. 

Em Paulo Afonso, onde 16.571 títulos estão cancelados, o serviço será realizado de segunda a quarta-feira (21 a 23/3), das 8h às 19h, na Escola Municipal Professora Rivadalva, localizada na Rua Olavo Bilac, 510, Bairro Tancredo Neves II. 

Na sequência, nos dias 24 e 25/3 (quinta e sexta-feira), o caminhão atenderá em Euclides da Cunha, onde 8.973 eleitores estão com os títulos cancelados. Já no sábado (26/3), será a vez do município de Monte Santo, que possui 8.734 documentos eleitorais cancelados, receber o serviço de atendimento itinerante. 

Confira localidades, datas e horários:

 


Sobre o “TRE em Todo Lugar”

Resultado de parceria entre o TRE baiano e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), o projeto “TRE em todo lugar” leva atendimento eleitoral em caminhões adaptados para atender especialmente o público que não tem acesso à internet. Cada veículo tem quatro atendentes do TRE-BA, mais um supervisor e um servidor da área de tecnologia da informação. 

Atendimento presencial e online 

Desde o início de março, o TRE-BA retomou o atendimento presencial. Os cartórios eleitorais de todo o estado estão abertos para o público mediante agendamento, que pode ser feito pelo portal do TRE-BA ou por telefone (71) 3373-7000. 

Para além do atendimento itinerante e do agendamento para acesso presencial aos cartórios, os serviços online permanecem disponíveis e os eleitores podem contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), que pode ser acessado pelo site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), pelo Telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os cidadãos têm até o próximo dia 4 de maio para solicitar o alistamento (1º título) ou regularizar o documento eleitoral. Quem não cumprir o prazo não poderá participar das Eleições Gerais 2022, marcada para o próximo dia 2 de outubro. /tre - BA

Homem morre após levar choque elétrico em bomba d’água


Um homem de 39 anos morreu, neste sexta-feira (18) de março, após levar um choque elétrico, numa aldeia do município de Prado. 

O acidente ocorreu na aldeia Água Bela na região do distrito de Corumbau, quando ELCIMAR DE JESUS SILVA, tentava reparar uma bomba d’água que fornecia água para o reservatório da residência. Mas acabou sofrendo uma descarga elétrica. 

O homem chegou a ser socorrido para o hospital municipal de Itamaraju, no entanto, devido a gravidade do choque acabou não resistindo. 

A unidade hospitalar, seguindo os protocolos regulares, notificou a polícia civil. Que autorizou o levantamento cadavérico e transferência do corpo para o IML de Itamaraju. 

Exames periciais serão promovidos, antes mesmo da liberação do corpo aos familiares./IN

Sindicato dos Trabalhadores Rurais inicia atendimentos em Vereda


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itanhém e Vereda começou nesta sexta-feira, 18 de março, o atendimento em Vereda, provando que pequenas entidades também podem ter grandes atuações perante os produtores, associados e toda comunidade. 

A APLB/Sindicato dos Profissionais Trabalhadores em Educação, a Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais confirmaram parceria iniciando o atendimento aos trabalhadores rurais de Vereda, recebendo em torno de 60 pessoas durante o dia, entre visitas, pedidos de informação e atendimento. 

Agora, basta agendar o atendimento na sede da APLB, que a equipe de atendimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais estará atendendo, todas as semanas, às quartas-feiras e demais dias por agendamento. 

O vereador e presidente da Câmara, Jamil, ressalta a importância desse atendimento na sede. O coordenador da APLB confirma dizendo que as entidades sindicais andarão lado a lado para melhor atender o povo que tanto precisa de apoio, respeito comodidade 

A equipe do Sindicato, na pessoa da senhora Maria Alves (presidente), reforça o carinho e a honra em poder estar em Vereda, atendendo um povo tão acolhedor. "Estaremos sempre ao lado do trabalhador", diz a senhora Maria. 

Ela destaca também os serviços que estão à disposição dos trabalhadores: 

- Aposentadoria rural

- Salário maternidade

- Auxílio doença

- Contrato de comodato

- Contrato de parceria

- Carta de aptidão

- Pensão por morte

- Cadastro ambiental rural

- Atendimento jurídico

- Novas filiações

- Etc. 

Importante ressaltar também a visita do representante do CrediAmigo, que certamente estará junto nessa parceria em prol do povo. 

"Afirmamos que mais coisas boas para o nosso povo vem por aí a cada parceria feita mais gente fica feliz e atendida", diz a equipe./MDD/Ascom

Idoso morre queimado em incêndio na casa onde morava em Eunápolis


Eunápolis: Um idoso morreu depois que a casa dele pegou fogo, na madrugada deste sábado (19), na cidade de Eunápolis. A ocorrência foi na Rua Ebenézer, no bairro Juca Rosa, zona norte da cidade, por volta das 4h, e teve como vítima Josevando Soares, de 64 anos. 

Os bombeiros controlaram as chamas e, quando conseguiram ter acesso ao interior da residência, encontraram o morador em um dos cômodos, com o corpo já carbonizado.Segundo os familiares, Josevando morava sozinho e tinha, no mesmo imóvel, uma bicicletaria, que funcionava há mais de 40 anos. 

Um sobrinho suspeita que o fogo tenha começado em um botijão de gás na cozinha. Peritos estiveram no local e as causas do incêndio vão ser investigadas./Radar64

Homem é encontrado em estado avançado de decomposição e com lesão na cabeça no Assentamento Rosa do Prado

 


Prado: O corpo foi encontrado na noite da última quinta-feira, 17 de março, por volta das 23h10, no Assentamento Rosa do Prado, no município de Prado-BA. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, trajando bermuda, de cor clara, de média compleição física, sem camisa e sem outros trajes, com sinais de violência (lesão) no crânio. 

O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição, ao lado de uma bicicleta, de cor preta, “Barra Circular”. A vítima foi identificada como sendo, Ailton de Araújo Vital, de 52 anos, morador do Assentamento Rosa do Prado. O delegado plantonista, Marco Ludovico, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o IML de Itamaraju. 

Após exames de Medicina Legal, o corpo será liberado aos familiares. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. As investigações estão a cargo do delegado titular do Prado, Kleber Eduardo Gonçalves./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Criminoso de alta periculosidade morre em confronto com a PM no Bairro de Fátima em Itamaraju

 


 Itamaraju: A intervenção policial aconteceu na manhã desta sexta-feira, 18 de março, por volta das 11h00, na Rua Pernambuco, no Bairro de Fátima, na cidade de Itamaraju-BA, quando policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional(PETO), em rondas ostensivas avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao se aproximarem para uma abordagem pessoal, os policiais foram surpreendidos com tiros de arma de fogo disparados pelo indivíduo. 

A guarnição precisou revidar o ataque, vindo a atingir o suspeito. Após o cessar fogo, o resistente foi socorrido para Hospital Municipal de Itamaraju, (HMI), onde não resistiu aos ferimentos, e veio a óbito na Unidade Hospitalar. O criminoso foi identificado como sendo, Marlon de Freitas Lima, de 21 vulgo "Malafa". Segundo a PM, "Malafa" era conhecido por ser um indivíduo de alta periculosidade, e por seu envolvimento no tráfico de drogas. Ele já foi preso por homicídio em Itamaraju. 

O corpo foi removido do Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exames de Medicina Legal. Na ação, a Polícia apreendeu 01 revólver Taurus, numeração 155300, contendo 03 (três) munições deflagradas e 03 (três) munições picotadas; 01 invólucro de basta base de cocaína, pesando 195 gramas e 40 (quarenta) buchas de maconha, pesando 103 gramas. 

Apos procedimentos de praxe, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Um Inquérito Policial Militar será instaurado para apurar as circunstâncias do Auto de Resistência./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Alexandre de Moraes determina bloqueio do Telegram no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o aplicativo de mensagens Telegram seja bloqueado no Brasil. A decisão do magistrado ocorreu após diversas tentativas de contato do Judiciário brasileiro com a empresa. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) foi notificada para fazer o bloqueio imediato do aplicativo. 

O Telegram não possui escritório em território nacional, e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enviou diversos ofícios em que solicita reuniões com representantes da empresa para tratar do combate a fake news. O ministro fixou multa de R$ 500 mil em caso de descumprimento da decisão. 

"Por fim, a multa diária fixada em decisão anterior será majorada em R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) a partir da intimação da empresa Telegram", afirmou o ministro. 

Moraes também definiu que quem tentar violar as regras poderá ser multado em até R$ 100 mil, sejam pessoas físicas, sejam jurídicas. "As pessoas naturais e jurídicas que incorrerem em condutas no sentido de utilização de subterfúgios tecnológicos para continuidade das comunicações ocorridas pelo Telegram estarão sujeitas às sanções civis e criminais, na forma da lei, além de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais)", diz o despacho do ministro. 

Em decisão tomada no mês passado no Supremo, Moraes deu prazo de 48 horas para que perfis ligados ao blogueiro Allan dos Santos fossem retirados do ar. A decisão foi cumprida pelo aplicativo. 

Na mesma decisão, Moraes já tinha ameaçado tirar o serviço do ar caso a determinação não fosse cumprida./G1

Prado: Presidente de Moto Clube de Minas Gerais morre afogado na Praia do Centro


Prado: No final da manhã desta sexta-feira, 18 de março, a Polícia Militar foi informada de um afogamento na Praia do Centro. O SAMU foi acionado, esteve no local, mas, apenas constatou o óbito. Segundo informações, a vítima estava tomando banho na praia e não percebeu a maré subindo rapidamente. 

“De repente ele foi arrastado para o fundo do mar. Foi tudo muito rápido”, disse uma testemunha. A vítima foi identificada como sendo, Roberto Rodrigues Soares, 65 anos de idade. Roberto é morador de Teófilo Otoni/MG, e estava no Prado com um grupo de motoqueiros participando do Prado Moto Rock, evento que ocorre todo ano na cidade. 

Roberto é Presidente da Tribo Pé na Cova (Estradeiros). Colegas do clube lamentaram a morte do Roberto. ) tomava banho na região da Praia do Centro, em Prado, e não percebeu a maré subir. “Essa foi a última viagem, o último encontro. Morreu fazendo o que mais gostava, ao lado de amigos”, disse um dos participantes do Moto Clube Pé na Cova. 

O delegado Kleber Eduardo Gonçalves autorizou a remoção do corpo, e o agente público, Anderson Barbosa, conduziu o corpo do Roberto para o IML de Itamaraju, e após procedimentos de praxe, o corpo será liberado aos familiares./Lenio Cidreria/Liberdadenews

sexta-feira, 18 de março de 2022

Teixeira: Mulher é baleada na cabeça em bar na Avenida São Paulo e morre no HMTF


Teixeira de Freitas: Na madrugada desta sexta-feira, 18 de março, uma mulher de 27 anos deu entrada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas com um tiro na cabeça. Segundo informações, Luciana de Jesus Silva, morreu assim que deu entrada na Unidade Hospitalar. A vítima morava do bairro Tancredo Neves 

Segundo apurou nossa reportagem, populares ligaram para a Polícia Militar informando que uma pessoa teria sofrido um atentado a tiros, no Bar Whiskitório, localizado na Avenida São Paulo, em Teixeira de Freitas. Segundo populares, próximo ao local onde a vítima estava ferida, foi encontrada uma placa de veículo. 

Uma guarnição esteve no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). A Polícia Militar também esteve no local, mas o bar estava fechado e lavaram o local onde a vítima foi baleada. O caso foi comunicado à Polícia Civil que autorizou a remoção do corpo ao IML. 

Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares. Autoria e motivação ainda são desconhecidas. Segundo apurou nossa reportagem, a PM descobriu que a placa próximo ao local não tem relação com o homicídio, foi de um acidente de trânsito anterior ao fato. A Polícia Civil vai investigar o homicídio consumado./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Idoso é encontrado morto com marcas de tiros no Assentamento 40/45 em Alcobaça

 


O corpo do idoso Raimundo Conceição Costa, de 60 anos, foi encontrado, por volta das 06h00 da manhã desta quinta-feira, 17 de março, em frente sua casa no Assentamento 40/45, no município de Alcobaça. 

O idoso que estava sentado em um banquinho foi baleado no rosto e no peito, ele também tinha uma lesão na mão esquerda. 

A polícia foi acionada e esteve no local. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde passou por exames de necropsia. 

A polícia civil de Alcobaça instaurou inquérito para investigar autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Homem é morto a tiros próximo à praia de Iemanjá em Caravelas


O crime aconteceu por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira, 18 de março, próximo a praia de Iemanjá, na Barra distrito de Caravelas. 

Segundo informações, a vítima identificada como Leandro, popularmente conhecida por Lêco, estava indo de bicicleta colher Mangaba quando foi alvejado a tiros. 

Áudios enviados por moradores da Barra diz que ele era evangélico, outros dizem que ele gostava de mexer com mulher casada e seria morto em Vitória. A polícia vai apurar a verdade dos fatos. 

O corpo continua no local aguardando a chegada dos peritos e da Polícia Civil. Mais informação a qualquer momento./bahiaextremosul

Homem espanca mendigo após flagrar esposa traindo com ele e ela se justifica: “Vi a imagem de Deus”

 


O episódio pra lá de inusitado, aconteceu na última quarta-feira, dia 09 de março. Na ocasião, o personal trainer, que tem 31 anos, viu tudo acontecendo, dentro do próprio carro. O rapaz viu a esposa fazendo sexo, e logo em seguida, perdeu a cabeça e espancou o morador de rua. 

Entretanto, por mais que essa história já seja totalmente inusitada, o mais curioso nisso tudo, foi a justificativa da esposa. De acordo com a mulher, ela transou com o mendigo pois viu “imagens do marido e de Deus” nele. As informações são da TV Globo, que teve acesso a áudios particulares, onde a esposa admitiu a culpa e falou sobre isso. 

Ao Portal G1, a esposa do personal trainer ainda contou mais detalhes do como tudo teria acontecido. Segundo ela, o morador de rua chegou nela pedindo dinheiro. Todavia, como ela não tinha, ela falou a ele, e nesse momento, ele teria pedido para ver a bíblia que ela carregava. 

Dessa maneira, ela mostrou a bíblia para o rapaz, que logo em seguida lhe pediu um abraço. A mulher, por sua vez, deixou ele abraçá-la e então ele entrou no carro e eles começaram a trocar carícias. Logo em seguida, foram para os finalmentes e acabaram transando. 

Personal trainer saiu para procurar esposa

Em depoimento para polícia, o personal trainer afirmou que saiu para procurar a esposa, que teria ido ajudar uma pessoa em situação de rua, com sua mãe. No entanto, em determinado momento, elas se separaram, e a mulher do rapaz de 31 anos, ficou sozinha. 

Indo atrás para ver o que tinha acontecido, ele chegou ao Centro de Ensino Fundamental Paroquial, onde viu o carro da esposa, e se aproximou. Foi neste momento que ele viu que o mendigo estava transando com sua mulher. O rapaz, perdeu a cabeça e agrediu o morador de rua./ geroubuzz

Homem de 60 anos é assassinado a tiros na frente de sua casa no Assentamento 40/45 em Alcobaça


Alcobaça: A vítima, Raimundo Conceição Costa, de 60 anos, foi encontrado morto, sentado em um banquinho, na frente de sua casa. No corpo do Raimundo havia duas perfurações por projéteis de arma de fogo,sendo uma no rosto e uma no peito, além de uma lesão na mão esquerda. No local, ninguém viu nada e não sabe de nada, o silêncio prevaleceu no Assentamento. 

O corpo foi encontrado na manhã desta quinta-feira, 17 de março, por volta das 06h00 no Assentamento 40/45, no município de Alcobaça-BA. A Polícia Militar foi informada do crime e deslocou uma guarnição para o local, para as devidas providências. A Central comunicou o homicídio ao delegado titular de Alcobaça, Maderson Dias, que autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju. 

Após exames de Medicina Legal, o corpo será liberado aos familiares família para velório e sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil de Alcobaça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 17 de março de 2022

Hoje tem live com Fabiana Longo Ribeiro - Coordenadora Técnica da Bahiater/SDR, Território Extremo Sul

 


Diálogos de Ater segue com a programação Março Mulher e inicia a série MULHERES NA EXTENSÃO RURAL – Práticas e Afetos, com as coordenadoras técnicas que atuam na linha de frente dos SETAF, Bahiater/SDR, nos diversos territórios. 

O encontro desta quinta-feira (17/03), destaca as experiências de Fabiana Longo Ribeiro, no Extremo Sul da Bahia. 

Promovido pela SDR/Bahiater/Cepex, Diálogos de Ater é transmitido, sempre às quintas-feiras, a partir das 16h, no Canal SDRBahia no Youtube. Participe! 

#GovernodaBahia #SDR #Bahiater #Cepex  #MarçoMulher #AquiÉTrabalho #DesenvolvimentoRural #AgriculturaFamiliar #BahiaMeuOrgulho

Bolsonaro é recebido na Bahia com vaias e cobrança por máscara (vídeo)


Metrópoles - Jair Bolsonaro (PL) foi recebido com vaias nesta quarta-feira (16/3), em Salvador (BA), durante visita às instalações do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), do Senai. 

No primeiro compromisso da agenda oficial do presidente na capital baiana, os alunos do Sinai ficaram à distância para que o presidente passasse e fizesse a visita. “Ei, Bolsonaro, vai tomar no cu”, diziam os alunos, que também pediram uso da máscara, já que o chefe do Executivo federal e parte de sua equipe dispensaram a proteção facial. 

“Coloca a máscara, filho da puta” e “A pandemia acabou?” foram algumas das declarações do grupo. Vídeos do momento circulam pelas redes sociais./brasil247

Felipe Melo e Bigode perdem pênalti e Fluminense é eliminado na Libertadores


O Fluminense está eliminado da Libertadores. O tricolor carioca perdeu por 2 a 0 no tempo regulamentar e por 4 a 1 nos pênaltis para o Olímpia, do Paraguai. 

O jogo 

Com uma proposta defensiva, por ter vencido a primeira partida por 3 a 1, o Fluminense sofreu com a pressão dos donos da casa desde o começo da partida e só não abriu o placar mais cedo graças ao goleiro Fábio. 

Mas, de tanto pressionar, o Olímpia chegou ao seu primeiro gol aos 36 minutos após bola alçada na área e desvio de Derlis González para o meio da área que encontrou Recalde para mandar para o fundo das redes. 

Assim como no primeiro tempo, o Olímpia continuou pressionando o Flu na segunda etapa e cedeu o contra-ataque para a equipe brasileira. Gabriel Teixeira e William Bigode desperdiçaram duas grandes chances de empatar a partida. 

Aos 35 minutos do segundo tempo, o zagueiro Nino errou cobrança de falta e entregou a bola para a equipe paraguaia que saiu em contra-ataque e o próprio Nino parou a jogada e acabou expulso. 

Expulsão e castigo no fim 

Com um jogador a menos, o Fluminense se fechou ainda mais e viu o Olímpia aumentar a pressão em busca do gol que levaria a partida para os pênaltis. 

E o gol veio. Aos 44 minutos do segundo tempo veio o castigo tricolor. Após bola levantada na área, o goleiro Fábio deu rebota e Derlis González bateu cruzado para Paiva completar para o gol. 

Nos pênaltis, William Bigode e Felipe Melo desperdiçaram para o Fluminense. Já o Olímpia converteu as suas quatro cobranças e está classificado para a fase de grupos da Libertadores./band

Com aumento da gasolina, deputado baiano acusa Governo do Estado de dobrar lucro com arrecadação do ICMS

Lucro com arrecadação do ICMS teria saído de R$ 1,10 para R$ 2,20 por litro em um ano

Após novo aumento no preço da gasolina anunciado pela Petrobras, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) acusou o Governo da Bahia de dobrar a arrecadação do ICMS dos combustíveis em um ano, apesar de o Executivo baiano ter congelado o imposto. 

Segundo o deputado, há pouco mais de um ano, o governo baiano arrecadava R$ 1,10 por litro de combustível. Agora, o lucro seria de R$ 2,20 por litro. 

“O que sempre tenho proposto não é só congelar o ICMS, mas congelar com um preço muito mais baixo. O governo infelizmente nos ignorou e hoje a gasolina está a um preço impressionante”, criticou ele. 

O parlamentar voltou a propor que o preço arrecadado seja de R$ 1,10, como estava ano passado. “O governo não pode esperar a gasolina ultrapassar R$ 10 para fazer algo efetivo. Tenho certeza que com essa diminuição na arrecadação trará um impacto significativo no bolso das pessoas”, completou. 

Correia também criticou a falta de fiscalização do governo estadual com a Acelen, já que a operadora atual da Refinaria de Mataripe não seguiu o congelamento do ICMS./bnews

quarta-feira, 16 de março de 2022

Tarifa social da Coelba reduz conta em até 100%; saiba como se cadastrar

 

A Tarifa Social de Energia é um benefício social criado pelo Governo Federal para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda. 

O Programa Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, para Indígenas e Quilombolas até 100%. O benefício é regulamentado pela Lei nº 12.212, de 20 de janeiro de 2010 e pelo Decreto nº 7.583, de 13 de outubro de 2011. 

Terá direito a Tarifa Social a Unidade Consumidora classificada na Subclasse Residencial Baixa Renda, com família que: 

       Seja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família, e que tenha sido atualizado nos últimos dois anos; ou

       Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos, e apresente um atestado médico com as seguintes informações do item 3; ou

       Tenha Idoso ou Deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício.

       Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica – TSEE em apenas uma unidade consumidora. 

       O cadastro social, do NIS ou NB deve estar vinculado à área de concessão da Neoenergia Coelba, ou seja, endereços pertencentes ao Estado da Bahia, municípios Delmiro Gouveia no Estado de Alagoas  e Dianópolis no Estado de Tocantins. 

       A família que migrou de outro Estado deve procurar as seguintes instituições para atualizar o novo endereço de domicílio: 

       Cliente detentor do NIS (Número de Identificação Social): deve procurar a Prefeitura ou Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de residência;

       Cliente integrante do BPC detentor do NB (Número do Benefício): deve procurar uma das agências da Previdência Social. 

       O tipo de ligação da unidade consumidora pode ser monofásica, bifásica ou trifásica, independentemente do valor consumido. 

Para se cadastrar e saber mais sobre a Tarifa Social, você pode acessar o site da Coelba clicando AQUI./ SulbahiaNews

Pedestre morre atropelado por carreta na BR-101; corpo está sem identificação


Itapebi: Um homem morreu atropelado por uma carreta, no início da madrugada desta quarta-feira (16), na BR-101, no município de Itapebi. O motorista, de 43 anos, relatou que havia muita neblina no local e que não teve tempo hábil de desviar da vítima. 

O corpo do pedestre, que ainda está sem identificação, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. A polícia suspeita que ele fosse um andarilho, pois estava sem camisa e apenas de short, vagando por um local deserto. 

O motorista prestou depoimento na Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Eunápolis. O veículo e o disco tacógrafo vão passar por perícia. A carreta seguia do município de Conceição da Barra, no Espírito Santo, para a cidade baiana de Santo Antônio de Jesus, transportando uma carga de açúcar./liberdadenews

Comandante da PM em Teixeira de Freitas implanta câmeras de monitoramento no distrito Santo Antônio


De acordo com o comandante da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), tenente- coronel França, o equipamento foi instalado com apoio da iniciativa privada e será fundamental para ampliar as medidas de controle do crime no distrito. 

"As câmeras estão conectadas a uma central da PM em Teixeira de Freitas e são monitoradas 24 horas", explicou o comandante. 

Antes, o comando da 87ª CIPM havia destinado policiais e uma viatura para servir exclusivamente em Santo Antônio onde. Lá, com o apoio do poder público municipal, foi também instalado um posto da Policial Militar. 

“O videomonitoramento e a efetiva presença da PM no distrito, inclusive com a realização de ações de abordagens à pessoas e veículos para coibir o crime, tem sido fundamental para garantir melhor segurança à população”, finalizou o comandante França./bahiaextremosul

Gasolina cara em Teixeira: Indicação solicita averiguação da política de preços dos postos da cidade


A Indicação 85/2022 deu entrada na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas no último dia 7 de março, e deve ser apreciada pelo plenário na sessão desta terça-feira, 15. 

A proposição do vereador Uivanthê Brito, ‘Tekinha’, pede que o município manifeste-se junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, vinculado ao Ministério da Justiça, para orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico, com a finalidade de abertura de um processo para averiguar a política de preços adotada pelos postos de combustíveis da cidade nos últimos meses. 

De acordo com a Indicação, pesquisas realizadas entre os dias 4 e 5 de março, apontam a comercialização do litro de gasolina em postos de cidades vizinhas, como Medeiros Neto, Itamaraju e Alcobaça, em valores abaixo dos praticados em Teixeira de Freitas. 

“No sentido de dar transparência para a comunidade, questionamos porque os postos de combustíveis do município de Teixeira de Freitas, comercializam combustível a preços superiores que os postos de combustíveis localizados em nossa região do extremo Sul”, destaca o vereador. 

A proposição deve ser votada nesta noite, e encaminhada para análise do Poder Executivo./  SulbahiaNews

Sandro Régis é eleito vice-presidente do União Brasil na Bahia


O deputado estadual Sandro Régis foi eleito nesta terça-feira (15) vice-presidente do União Brasil na Bahia. A definição ocorreu durante reunião do diretório nacional do partido, que nasceu da fusão entre Democratas e PSL. Para Régis, será uma "missão honrosa" assumir a vice-presidência da legenda no estado. 

"Para mim, é uma missão honrosa ocupar esta função de vice-presidente do União Brasil na nosso estado. Nosso partido terá a missão de liderar o movimento de transformação que a Bahia quer e precisa. Com muita responsabilidade, eu vou cada vez mais dar minha contribuição ao partido e ao nosso grupo para que possamos eleger ACM Neto governador e apresentar um novo projeto para o nosso estado", declarou Régis. 

O deputado estadual já integrava o diretório estadual do Democratas antes da fusão como primeiro secretário. A reunião desta terça elegeu o deputado federal Paulo Azi como presidente estadual do partido. Além de Régis, também foram eleitos vice-presidentes os deputados federais Arthur Maia e Leur Lomanto Jr. 

Para Régis, o União Brasil nasceu como o maior partido do país e tende a sair ainda mais forte das eleições de 2022. "Na Bahia, teremos a missão de fortalecer ainda mais nosso partido, de forma que possamos construir bancadas robustas para ajudar Neto na empreitada de governar a Bahia", ressaltou./bahiaextremosul

terça-feira, 15 de março de 2022

Máscara deixa de ser obrigatória em locais abertos de Porto Seguro a partir desta sexta-feira


A partir desta sexta-feira, (11), está liberado o uso de máscaras de combate ao coronavírus em ambientes abertos, ruas e locais públicos, barracas e restaurantes de praia de Porto Seguro. 

Entretanto, permanece a obrigatoriedade do uso em ambientes fechados, locais de trabalho com mais de uma pessoa e transporte coletivo. 

A medida consta no Decreto nº 16.659/2022, assinado pelo prefeito Jânio Natal nesta sexta-feira. 

Ao justificar a decisão, a prefeitura citou o alto índice de vacinação já alcançado em todo o município e a redução de novos casos da doença. Conforme o decreto, as medidas poderão ser revistas a qualquer tempo. 

EM 2021, FLEXIBILIZAÇÃO DUROU POUCO TEMPO – Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Porto Seguro chegou a liberar, também através de um decreto, o uso de máscara em ambientes abertos, mas voltou atrás na decisão duas semanas depois, devido ao aumento no número de casos de covid no município./radar64

Bolsonaro visita a Bahia nesta quarta-feira e participa de agenda com João Roma


O presidente Jair Bolsonaro visita a Bahia nesta quarta-feira, 16 de março. Pela manhã, Bolsonaro participa da inauguração de um trecho da BR-116 entre as cidades de Santa Bárbara e Tanquinho, juntamente com o ministro da Infraestrutura , Tarcísio Freitas. 

Já o segundo compromisso oficial do chefe do Executivo ocorre à tarde, em Salvador. Na capital baiana, Bolsonaro visitará a sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres no dia 26 de maio de 1959. O ministro da Cidadania, João Roma, participa da agenda. 

Totalmente filantrópica, a entidade é um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano. 

“O presidente Bolsonaro tem dado uma atenção especial à Bahia, destravando obras que estavam entregues ao descaso, e fazendo investimentos fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado, a exemplo da Fiol, da ampliação do Porto de Salvador”, afirmou o ministro./SulbahiaNews

Morre Paulo Vaz, influenciador trans e esposo de Pedro HMC, em SP

Paulo Vaz era ativista e utilizava as redes sociais para abordar assuntos da causa LGBTQIA+. Ele era casado com Pedro HMC, do canal Põe na Roda(foto: Reprodução/Instagram)

O influencer Paulo Vaz morreu nesta segunda-feira, 14. Popó, como era mais conhecido nas redes sociais, era esposo do influencer Pedro HMC, do canal Põe na Roda, desde 2019. Ele era policial civil e também ficou conhecido por ser um dos poucos homens trans que trabalhavam na polícia. 

A informação foi divulgada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). "Acabamos de saber que o @popo_vaz nos deixou. Infelizmente perdemos mais um de nós que não suportou continuar em uma sociedade tão violenta e desumana. Rest in Power Paulo. Obrigada por tudo! Seguiremos em luto, na luta", publicou a associação em uma rede social. "A ANTRA se solidariza a familia e amigos do Paulo, em especial ao querido Pedro HMC com o qual era casado. Recebam nosso mais sincero abraço e nossos sentimentos". 

Paulo passou a ganhar notoriedade na mídia ao utilizar as redes sociais para viabilizar as causas das pessoas trans. Ele trabalhava como agente de segurança desde abril de 2018, em São Paulo. Paulo também era casado com o youtuber Pedro HMC, do canal Põe na Roda - um dos maiores canais do Brasil que trata de assuntos da cultura e entretenimento LGBTQIA+, com mais de 220 milhões de acessos no YouTube. 

Na noite nesta segunda, o perfil do Instagram do Põe na Roda estava indisponível. A causa da morte de Paulo não foi divulgada./opovo

Indígena é morto após reclamar de som alto em festa perto de aldeia em Porto Seguro

 Porto Seguro: Um indígena da etnia pataxó foi morto com dois tiros nas costas, no fim da noite de domingo (13), na Orla Norte de Porto Seguro, após reclamar do som alto em uma casa onde era realizada uma festa. 

Vítor Brás Souza, 21 anos, que era liderança dos jovens estudantis da aldeia Novos Guerreiros, chegou a ser encaminhado ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu. 

A reportagem apurou que Vítor e outras lideranças indígenas, dentre elas o cacique, foram até a residência, na região da Ponta Grande, reclamar do barulho, “que estava tirando a paz e a tranquilidade de toda a aldeia”, que fica a 500 metros do local do evento. 

De acordo com testemunhas, um dos homens que frequentava a festa ficou irritado com as reclamações e, após uma discussão, sacou uma arma e atirou no índio. O criminoso fugiu logo em seguida e ainda não foi identificado. 

Os indígenas reclamam da violência e da poluição sonora naquela região. “Antes dessa tragédia, a gente ligou para a Polícia Militar, que ignorou nosso pedido, não enviando nenhuma equipe ao local”, disse outro índio. 

ORGANIZADOR DESCUMPRIU ACORDO – Segundo a comunidade indígena, mais cedo o homem que alugou a casa para realizar a festa já havia se comprometido com o cacique a não continuar com som alto além das 23h. Como o horário estabelecido foi ignorado, uma comissão de indígenas foi até o local cobrar o cumprimento do acordo. “Houve uma discussão. Alguém deu um tapa no rosto do Vítor, que revidou. Ao se virar de costas, ele levou dois tiros”, disse um índio que presenciou o crime. 

LÍDER ATIVO – Vítor Brás era uma liderança indígena muito ativa, engajado nos ensejos do povo pataxó. Ele participava de eventos em Brasília, reivindicando direitos dos indígenas, como saúde, educação, cultura, demarcação de terras e saneamento básico”, disse uma liderança da aldeia a reportagem. 

O corpo do indígena deve ser liberado do Instituto Médico Legal, em Eunápolis, ainda na manhã desta segunda-feira (14). O velório está previsto para começar ao meio-dia, na aldeia Novos Guerreiros, no Território da Ponta Grande. O enterro será no cemitério indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. 

O jovem indígena era casado e deixa dois filhos, um de cinco anos e outro de dois meses./Radar64

Delegados da Bahia decidem entregar cargos e suspendem operações


Bahia: Mais de 300 delegados da Polícia Civil da Bahia decidiram, nesta segunda-feira, 14, durante reunião da categoria no hotel Fiesta, entregar os cargos e suspenderam por 30 dias as operações em todo o estado. 

O ato é em represália ao aumento de 4% concedido pelo Governo do Estado. A categoria aponta ainda ausência de diálogo e falta de investimentos na instituição, em estrutura e na contratação de pessoal. 

Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia, Fabio Lordello afirma que servidores da Segurança Pública, na gestão atual, sofreram principalmente cortes de benefícios. 

"Desta forma, mostra o descaso que possui com a pasta, enquanto a sociedade sofre com nefastas consequências", afirma. 

Segundo o sindicato, os delegados da Polícia Civil da Bahia estão entre os piores salários da categoria em todos os estados do país, ocupando a 24ª posição no ranking salarial. 

Lordello pontua que a categoria exige diálogo com a gestão ou, caso contrário, servidores irão 'cruzar os braços'. 

"A categoria não aceita mais estar na penúltima colocação no ranking das remunerações de delegados no Brasil, portanto, ou a administração senta para conversar ou a classe irá cruzar os braços". 

A expectativa é que o governador Rui Costa atenda a entidade até a próxima segunda-feira, 21. Caso não ocorra, serão recolhidas as assinaturas e a entrega de todos os cargos da Polícia Civil ocupados por delegados acontecerá a partir do dia 25 de março. 

Já a partir desta segunda-feira, 14, a categoria decidiu suspender todas as operações e o cumprimento de mandados, além das representações por novas medidas cautelares, inclusive as medidas protetivas decorrentes da Lei Maria da Penha, por 30 dias./Atarde 

PP/BA emite nota pública sobre saída do partido da base governista

Como já havíamos anunciado aqui, o Partido Progressista, comandado pelo vice- governador João Leão, emitiu nota pública confirmando a saída da base governista do PT. 

O vice- governador colocou o seu cargo de secretário estadual do Planejamento a disposição depois de uma reunião com os deputados petistas nesta terça-feira (14). Também entregaram os cargos Nelson Leal e Leonardo Góes, das pastas de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura Hídrica. 

Reunião do PP que decidiu saída do governo- Foto reprodução 

A insatisfação do PP com o governo se tornou pública na última semana, com uma nota emitida por Leão. Nela, o vice-governador e secretário estadual do Planejamento reclamou que o PT descumpriu um acordo. A saída do PP da base governista acende a expectativa do apoio a pré- candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia. 

O PP aguardava uma candidatura de Rui ao Senado, o que faria Leão sentar na cadeira de governador a partir de abril, já que o petista precisaria se desincompatibilizar para concorrer ao cargo. Na última segunda, 7, porém, o senador Jaques Wagner (PT) informou que o governador continuava no posto até o fim do mandato e que Otto Alencar (PSD) disputaria a reeleição no Senado. 

NOTA PÚBLICA - PP 

O Progressista Bahia decidiu buscar novos caminhos. Mas, antes de falar do futuro, precisamos rememorar a contribuição do Partido nos êxitos das últimas quatro gestões estaduais e explicar o caminho que nos trouxe até esta importante decisão. 

Nesses 14 anos de aliança com o PT da Bahia, o PP contribuiu ativamente nas três vitórias eleitorais de 2010, 2014 e 2018. Participou das administrações petistas com companheirismo e protagonismo nos avanços conquistados. 

Neste período, o vice-governador João Leão, presidente estadual do Progressista e uma das principais lideranças políticas da Bahia, esteve à frente das secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e, em todas elas, realizou gestões responsáveis e inovadoras, assim como todos os quadros do PP que participaram do governo. 

Vale ressaltar que neste período de aliança, jamais faltou lealdade, dedicação, apoio parlamentar e espírito público. Depois de muitas reuniões sob a coordenação do senador Jaques Wagner, foi atribuída ao partido a responsabilidade de assumir o governo durante os nove meses finais do atual mandato. 

O governador Rui Costa se afastaria do cargo para concorrer ao senado federal e o senador Otto Alencar ao Governo do Estado. Mesmo não concorrendo a um mandato popular, Leão aceitou o convite com a convicção de poder trabalhar muito mais pelo povo baiano. 

Logo após aceitar o honroso convite, Leão participou de um encontro em São Paulo com o ex-presidente Lula, acompanhado do governador Rui Costa que, na oportunidade, deu conhecimento do acordo a Lula. 

Na segunda-feira, 07 de março, porém, em entrevista a um programa de rádio de Salvador, o senador Wagner anunciou a nova composição da chapa. Nela, o vice-governador João Leão não teria nenhuma participação. Leão também não mais assumiria o governo. 

Além de considerar inaceitável a quebra do acordo, a indelicada comunicação da decisão pela imprensa causou uma imensa decepção e a constatação de que o PP não era mais desejado e não tinha espaço na aliança que nos trouxe até aqui. 

Somos homens e mulheres dedicados ao trabalho pelo desenvolvimento do nosso Estado e as propostas programáticas do partido sequer foram consideradas. 

O partido se uniu em torno de Leão. De todos os rincões do estado chegaram palavras de solidariedade e apoio. A Executiva Estadual do PP, após amplo debate e consultas às lideranças progressistas, decidiu, por unanimidade, se afastar da aliança atual e buscar outros caminhos onde possa continuar trabalhando pelo povo baiano. 

O PP é um dos maiores partidos da Bahia e do Brasil e a nossa história não foi reconhecida na decisão dos líderes petistas. 

O partido agradece a civilizada convivência desses 14 anos com todas as lideranças partidárias e enaltece as relações construídas com os demais partidos da base. 

Chegou a hora de partir, de mudar para avançar./folhape

segunda-feira, 14 de março de 2022

Indígena é assassinado ao reclamar de festa dentro de comunidade, em Porto Seguro

 

O indígena Vítor Braz de Souza, 22 anos, da etnia Pataxó, foi assassinado com um tiro no pescoço, na noite deste domingo (13), dentro da comunidade indígena Ponta Grande, na cidade de Porto Seguro, onde vivia com sua esposa e dois filhos, um deles de apenas um mês de vida. 

Após um dia inteiro de trabalho em uma barraca de praia, Vitor chegou em casa por volta das 23h e ouviu da esposa a dificuldade da criança em dormir por conta do volume do som de uma festa - feita por não indígenas -  que acontecia dentro do território. A primeira ação de Vitor foi reclamar em um grupo de WhatsApp formado por outros indígenas e lideranças. Em seguida, dado o nível do incômodo, o jovem decidiu ir até o local, onde fora recebido com hostilidade e atingido pelas costas após um convidado do evento disparar contra ele. O desfecho trágico deixou a comunidade completamente abalada. 

O relato foi feito pela liderança indigna Thyara Pataxó, da Aldeia Novos Guerreiros, que fica dentro do território de Ponta Grande. A área está em processo de demarcação. De acordo com Thyara, eventos, inclusive com música, são recorrentes naquela área nos finais de semana e a orientação do cacique e lideranças é de sempre acionar a Polícia Militar. “O Vitor fez queixas nos grupos da comunidade.  Aqui é todo final de semana a mesma coisa. E toda vez é liga para a polícia, só que até a polícia já está cansada de tanto ouvir reclamação da gente, eles nem atendem mais. A gente cansa de ligar e não é atendido. Algumas vezes vem e outras não. Ontem foi diferente, Vitor estava muito incomodado”, conta. 

“A gente estava achando que era um casamento, um aniversário. A gente não tinha noção de que era uma festa que estava sendo muito bem divulgada nas redes sociais, que era uma festa de influencers, e que a comunidade não foi avisada, o cacique não foi avisado, nenhuma das lideranças foram avisadas”, enfatiza. 

O local onde o evento aconteceu pertence a um indígena morador da comunidade, que alugou o espaço. Procurado pelas lideranças da comunidade após o ocorrido, o dono da casa informou que não sabia que o evento seria realizado. “Todos os lados que a gente vai para essa história é absurdo por cima de absurdo. Violência por cima de violência e que infelizmente”, diz antes de ser interrompida por um choro compulsivo. 

“A comunidade inteira, todo mundo muito abalado pelo que aconteceu. A gente não imaginou que chegaria a essa situação. Um segurança da festa estava revistando todo mundo e um cara simplesmente pegar uma arma e se achar no direito de tirar a vida de outra pessoa quando essa pessoa está reivindicando o direito dela.” 

O caso também foi denunciado por Thyara no Twitter, e tem causado revolta. Vitor, de acordo com a liderança, era atuante nas mobilizações coletivas. Após o disparo, Vitor chegou a ser socorrido ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu. 

O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que um homem, ainda não identificado, efetuou os disparos após Vítor reclamar do volume de um som e os policiais seguem nas buscas para identificar e prender o autor. 

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Porto Seguro informou que "que não houve solicitação para liberação do evento conhecido como “paredão” em uma residência localizada na BR-367 após a Ponta Grande"./Correio

Homem é assassinado a facadas no distrito de Itabatã em Mucuri


Mucuri: O homicídio aconteceu na tarde deste domingo, 13 de março, na Avenida Rondônia, por volta da 13h30, no distrito de Itabatã, município de Mucuri. De acordo as informações, Policiais militares da 89ª CIPM de Itabatã realizaram os procedimentos de praxe. A vítima foi atingida por 02 (duas) perfurações de arma branca tipo (faca), na cabeça e abdômen. 

No local, ninguém viu nada, e não sabe de nada. A Lei do Silêncio prevaleceu. A vítima foi identificada como sendo, Sidnei Ramos Medeiros, 37 anos de idade. Sidnei foi socorrido por populares, para o Hospital São José (HSJ), mas, diante dos ferimentos, seu quadro evoluiu para óbito, na Unidade Hospitalar. 

O delegado plantonista, Bruno Ferrari, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exame de Medicina Legal e, posteriormente o corpo liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Enfermeira dá copo com cachaça a paciente internada em hospital na Bahia: 'Achei que fosse água'

 

Enfermeira dá copo com cachaça a paciente internada em hospital na Bahia — Foto: Arquivo pessoal


Uma enfermeira deu um copo com cachaça a uma paciente internada no Hospital Municipal de Santa Teresinha, cidade que fica a cerca de 210 quilômetros de Salvador. Segundo a trabalhadora, a situação aconteceu por engano, já que ela achava que o líquido era água. 

O caso aconteceu no sábado (12). A paciente é a lavradora Zenilda Lisboa, que deu entrada na unidade sentido fortes dores no estômago. 

“Fui medicada e colocada em observação. Só que eu estava com muita sede, garganta seca, com dificuldade para respirar, e aí pedi água para a enfermeira. Ela foi buscar a água e, quando voltou com o copo, bebi", contou ela. 

"Quando bebi, identifiquei que não era água, que era bebida alcoólica. Aí passei mal, vomitei e fiquei internada no hospital. Fui para casa, mas senti muitas dores no estômago, ardência e retornei para o hospital”. 

Nesta segunda-feira (14), a paciente já teve alta médica e está em casa. A enfermeira Valci dos Santo explicou que pegou a garrafa com o líquido em cima de um armário, onde a equipe costuma deixar água para agilizar o atendimento aos pacientes. 

“Na emergência desta unidade, a gente deixa sempre um recipiente com água em cima do armário da emergência. Para que isso? Para não perder tempo quando tem paciente passando mal e a gente não deixar o paciente sozinho para pegar água. Então, esse recipiente já fica lá, em cima do armário. Peguei um copo e enchi. Eu estava de máscara, não senti nenhum cheiro. Peguei a água e dei para a paciente", explicou. 

"Ela me perguntou: ‘o que é isso?’ Eu respondi: ‘água’. E ela disse: ‘não é água, não. É bebida alcoólica’. Aí tirei a máscara para cheirar e realmente era bebida alcoólica. Estava em uma garrafa de água mineral, porém o líquido dentro não era água mineral". 

Valci contou ainda que estava com a equipe de profissionais de saúde, que acompanharam a situação. 

"O fato aconteceu desta forma, eu estava junto com uma equipe e todo mundo presenciou, mas quem deu a água a ela fui eu, que realmente achei que estava dando água”. 

O secretário municipal de Saúde de Santa Teresinha, José Lindomar, pediu desculpas pelo ocorrido e disse que uma sindicância foi aberta para investigar como a cachaça foi parar na unidade. 

“Quero aqui pedir desculpas à paciente e a todos os seus familiares. E frisar que estamos apurando esse acontecimento", disse./G1,B

Itabela: professor é investigado após alunas relatarem assédio sexual em escola estadual

 

Foto: Divulgação - Alunas denunciam professor de escola estadual de Itabela por assédio sexual


Um grupo de alunas da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães – ACM acusa um professor de educação física de assédio sexual e importunação. As estudantes receberam apoio de outros alunos e realizaram um protesto na escola, manhã desta sexta-feira (11). 

Os alunos portando cartazes com símbolos e mensagens sobre feminismo, cobravam da direção da escola uma resposta sobre as denúncias contra o professor. 

De acordo com elas, os assédios ocorrem desde 2015, e a direção da escola já era ciente das denúncias, mas nunca tomou providencias. Algumas alunas falaram que o educador conversa muitas vezes com ‘olhares de desejo" para elas, causando-lhe desconforto. E que essa atitude dele já ocorreu outras vezes, inclusive com outras alunas. 

“Estudei dos 14 aos 17 anos e o professor aproveitava que a matéria dele é esportiva, e ficava com gracinhas e ousadias, e dava cima de nós alunas. Ficamos indignada por que nunca tivemos apoio, nem mesmo da direção da escola.” Disse uma ex-aluna do colégio. 

Em áudios de aplicativos de mensagens que o BAHIA DIA A DIA teve acesso, as alunas relataram que os assédios eram constantes. “Ele [ o professor ] aproveitava os momentos de aula, para fazer comentários que as deixavam muitas vezes constrangidas. As vezes levávamos na brincadeira mas sentiram incomodados” contou uma outra estudante. 

O grupo de alunas também percorreram algumas ruas da cidade em forma de protesto. Um boletim de ocorrência deverá ser registrado na próxima segunda-feira (14), por pais e responsáveis das alunas. 

Itabela: professor é investigado após alunas relatarem assédio sexual em escola estadual. (Foto: Divulgação)

PROFESSOR FOI AFASTADO - Após a mobilização e protesto das alunas, a direção da escola decidiu afastar o docente das salas de aulas, por um prazo de 10 dias, até que sejam apuradas todas as informações. A direção informou que repudia toda e qualquer forma de assédio ou importunação./ BAHIA DIA A DIA

domingo, 13 de março de 2022

Homens compram dinheiro falso e são presos após receberem encomenda pelos Correios

 

O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11 de março, após a Polícia Civil receber a informação de que havia uma encomenda de notas falsas a ser entregue em Teixeira. 

A denúncia partiu de um dos servidores do Centro de Distribuição dos Correios, que informou que a máquina  de encomendas havia registrado que um dos pacotes recebidos para entrega teria cédulas falsas em seu conteúdo, e que o destinatário faria a retirada do conteúdo entre as 9h e 10h da manhã. 

Diante dos fatos, os policiais abordaram o suspeito, que não teve o nome divulgado pela polícia, a quem a encomenda estava endereçada. Ao ser abordado, o indivíduo afirmou que um segundo homem, seria seu comparsa na compra da moeda falsa, totalizando R$ 2 mil, objetivando usá-la no comércio do município. 

De acordo com os suspeitos, as notas foram adquiridas através de negociações pela Internet e por aplicativos de conversa, de uma pessoa conhecida como “Renan Samurai”. 

As negociações teriam sido realizadas em janeiro deste ano, pelo valor de R$ 500,00. Os acusados ainda afirmaram que já haviam adquirido as notas outras duas vezes no ano de 2021, ambas pelo custo de R$ 1 mil, comercializada em supermercados da cidade. 

Os indivíduos foram conduzidos e apresentados na delegacia, onde permanecem à disposição da Justiça./SulbahiaNews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.