Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de março de 2021

Coveiros são vacinados contra a covid-19 em Porto Seguro

 

Nesta sexta-feira (12), catorze coveiros que trabalham nos oito cemitérios do município de Porto Seguro foram imunizados com a 1ª dose da vacina CORONAVAC, contra a COVID-19 na Secretaria de Serviços Públicos. 

A gestão do prefeito Jânio Natal vêm realizando ações de combate ao COVID-19 ampliando a imunização de todos dos grupos prioritários. 

Os coveiros, assim como os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, estão classificados de acordo com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) como risco de exposição muito alto: contato com casos confirmados ou suspeitos de COVID-19 durante a realização de procedimentos de saúde, laboratoriais ou pós-morte. 

Flodualdo Santos, 68 anos, carinhosamente conhecido pelos moradores da Terra Mãe do Brasil como “Flodú”, está na área a mais de quarenta anos, ficou emocionado e muito feliz. “Esse é um momento especial para todos nós, podemos ficar mais tranquilos. Estou muito feliz!” 

Os trabalhadores irão receber a segunda dose em 09 de abril./osollo

Homem é assassinado a tiros no Bairro Vila Feliz em Teixeira de Freitas

 

Teixeira de Freitas: A Polícia Militar de Teixeira de Freitas foi acionada nesta manhã de sábado, 13 de março, por volta das 06h00, para atender a uma ocorrência de homicídio consumado. Segundo informações, populares encontraram a vítima em via pública, na Rua Samaritano, no Bairro Vila Feliz, em frente a uma transportadora. 

Uma guarnição esteve no local e preservou a área, acionando a Polícia Civil. A vítima foi identificada como sendo, Alexander Moreira Sobrinho, 37 anos, morador da mesma rua onde foi assassinado. Segundo a PM, a vítima foi assassinada a tiros. Mas, populares não souberam informar o horário, nem a dinâmica do crime. 

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica realizaram o levantamento cadavérico e a perícia de ação violenta respectivamente. Após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao IML para ser necropsiado. Autoria e motivação ainda são desconhecidas pela polícia, que instaurou inquérito policial para investigar o crime./Liberdadenews

Agricultor doa 1.1/5 tonelada de melancia para instituições e famílias de baixa renda de Itamaraju

 

Durante o dia de quarta-feira (10/03), uma ação solidária foi realizada no município através do jovem agricultor Mateus Bomfim, com apoio de voluntários da causa solidaria Rede do Bem – Itamaraju.

 

Cerca de 1 tonelada e meia de melancia foi doada para instituições do município e famílias de baixa renda, a frutas foram produzidas no Rancho Garcia do Bonfim, situado na Rodovia BA 489, sentido Prado.

 

Segundo relatou o proprietário Mateus Bonfim, a produção do ano atingiu a expectativa esperada, e sempre que possível o agricultor busca ajudar a população, Mateus Bomfim, enfatizou que a solidariedade abre o caminho para a transformação da sociedade e simples gestos muda o mundo.

 

As instituições beneficiadas foram o Tiro de Guerra 06 – 025, Centro de Acolhimento Arco-Íris, Centro de Recuperação Benedito Pereira Ralille e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.

 

Ainda no período vespertino o agricultor juntamente com voluntários do Rede do Bem – Itamaraju, visitaram o bairro Itatiaia, sendo recepcionados pela moradora Vera e esposo João, que promovem atividades sociais na comunidade, cerca de 40 alunos do projeto sendo um de cada família, foram selecionados para receberem as frutas.

 

Os voluntários do Rede do Bem – Itamaraju, destacaram que a instituição vem de forma construtiva estabelecendo parcerias no município com empresas, comércios e se conectando com outras instituições, fortalecendo a rede de solidariedade contribuindo para uma sociedade cada vez melhor.

 

Mediante a pandemia os voluntários relataram que estão retomando as atividades gradativamente, seguindo as determinações das organizações de saúde na garantia da manutenção da vida.

 

Mensagem do Agricultor as Famílias de Itamaraju

 

Rogo aos céus clamando pela intervenção divina em favor de todas as famílias, estamos enfrentando um momento muito difícil e só venceremos através da fé e união. Não sabemos o dia do amanhã e tão pouco aquilo que podemos ser submetidos no presente momento, eu no papel de ser humano quero sempre entender a mão e ajudar o próximo, como seria tão bom se cada um de nossos agricultores promovessem uma ação em prol de nossa sociedade, com certeza teríamos um mundo melhor.

 

Apesar dos dias difíceis continuaremos lutando por um mundo melhor, somos um povo determinado, feliz e solidário, somos uma nação impactada por um vírus que nos limitam, um vírus que vem fazendo inúmeras vítimas fatais deixando um saldo de dor a inúmeras famílias, o que nos resta é a esperança e nos ajudarmos uns aos outros. 

Que Deus, abençoe a todas as famílias de nosso Brasil./bahiaextremosul

Motorista de carro de passeio morre ao chocar de frente com caminhão da Itaipava na BR 242/BA

 

Um acidente nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (12), envolvendo um caminhão da Itaipava, um carro de passeio e uma ambulância, deixou uma vítima fatal e um ferido.

 

A vítima era o motorista do veículo Hyundai l30 prata, de placa  NVG 2413, licenciado em Ipupiara/BA, que colidiu de frente com um caminhão da Itaipava na BR-242, altura da cidade de Itaberaba, região da Chapada Diamantina.

 

Uma ambulância de Boa Vista do Tupim também se envolveu no acidente, mas ninguém ficou ferido. O carona do Hyundai foi socorrido em estado grave para o Hospital Ana Catarina, na cidade de Itaberaba.

 

Segundo agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atenderam a ocorrência, a suspeita é de que o motorista do carro de passeio que seguia sentido a Itaberaba tenha dormido ao volante e acabou colidido de frente com o caminhão que trafegava no sentido Seabra./bahiaextremosul

Prefeitura de Itamaraju realiza reunião com servidores municipais do distrito de Piragí

 

A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Administração e Secretaria de Governo, vem promovendo ações na sede e interior do município, estabelecendo relações institucionais com servidores e comunidade.

 

Durante a tarde de quinta-feira (11/03), uma reunião foi realizada contando com a participação dos secretários Leo Oss e Selmides Bida, representando a gestão municipal, sendo realizada com os servidores públicos que atuam no distrito de Piragí.

 

Os secretários destacaram o trabalho que vem sendo desempenhado pelos profissionais da comunidade de Piragí, e região adjacentes, enfatizando o compromisso da gestão com o distrito visando promover melhorias nos setores de competência da gestão e proporcionar qualidade de vida a população. 

 

Durante o dialogo os secretários ouviram as demandas apresentadas pelos servidores públicos, e pontuaram algumas intervenções que precisam ser ajustadas na comunidade, Coleta de Lixo, Sistema de Abastecimento de Água, Saneamento Básico entre outros.

 

O Secretário de Administração Leo Oss, ressaltou que a Prefeitura de Itamaraju, vem adotando um novo de gestão, sendo esse mais participativo e presente. “Administrar e compreender as necessidades e dificuldades de cada setor, por isto, vamos percorrer os distritos diagnosticando as regiões e buscar oferecer melhores condições de trabalhos aos servidores e oferecer qualidade a população disponibilizando qualificação aos profissionais para desempenhar as funções, sabemos que o caminho é árduo e é necessária a colaboração de todos.

 

Nossa prioridade é um trabalho de excelência e uma gestão para todos” disse Leo Oss. 

O Secretário de Governo Bida, enfatizou que o dialogo estabelece o caminho de grandes transformações, “a gestão está à disposição de todos os servidores e população firmando parcerias e focada em promover o desenvolvimento do município, temos muitos desafios pela frente e acredito que o final será vitorioso pois, não se faz gestão se a participação da comunidade” disse Bida.

 

Nos próximos dias será inaugurado na comunidade o novo Posto de Saúde, além disso o gestor Marcelo Angênica, deverá anunciar novas obras a serem realizadas na comunidade. 

ASCOM – Prefeitura de Itamaraju./cocobongo

Advogado itamarajuense Dr Walter, morre de Covid-19 em hospital de Eunápolis

 

O advogado itamarajuense Walter Serra Sabaini, de 59 anos, morreu de complicações em decorrência do Coronavírus em um hospital de Eunápolis. 

Dr Walter, como era mais conhecido, foi a óbito na noite desta quinta-feira, 11, após permanecer internado por 47 dias lutando contra a doença. 

De acordo com informações, o advogado atuava nos últimos anos em Itabela onde fixou residência, mas tinha muitos amigos e familiares em Itamaraju onde seu corpo  será sepultado. 

Ele deixa esposa e filhos. Cumprindo os protocolos de segurança contra o Covid-19, a família informou que não haverá velório./sigaanoticia

Carlos Bolsonaro abre queixa-crime contra Felipe Neto e Bruna Marquezine

 Carlos Bolsonaro abre queixa-crime contra Felipe Neto e Bruna Marquezine

SÃO PAULO, SP - O vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) anunciou, nesta quinta-feira (11), pelas redes sociais que vai abrir uma queixa contra Felipe Neto e a atriz Bruna Marquezine por calúnias contra seu pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O youtuber e a atriz tem postado críticas ao presidente nas redes sociais. 

No Instagram, Carlos publicou uma montagem com as fotos dele, de Bruna Marquezine nua em um trabalho de dramaturgia com os seios cobertos por estrelas e do youtuber com o cabelo colorido. Ao lado da postagem, o vereador publicou o artigo 138 do Código Penal. 

"Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: pena detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga", escreveu Carlos. 

Em resposta, Felipe Neto criticou a publicação de Carlos Bolsonaro com uma foto dele e de Bruna no Instagram. O youtuber escreveu que colocar uma foto de Bruna em um trabalho de dramaturgia "com os seios cobertos com estrelinhas vermelhas dando uma conotação sexual de maneira rasteira" é vergonhoso. 

O youtuber afirmou que enfrenta a articulação do ódio há muito tempo e que isso não o amedronta porque a razão que está ao meu lado e mais de 41 milhões de pessoas. "Vocês podem botar medo em quem não tem como se defender, mas aqui não tem essa. Estamos prontos para todo tipo de covardia do lado de vocês e não vamos nos calar em função dessas tentativas nojentas de silenciamento. Os governantes devem temer seu povo, nunca o contrário. Nós vamos vencer", escreveu. 

Procurado, o youtuber reitera seu posicionamento feito nas redes sociais nesta quinta (11) e informa que "sua equipe jurídica ainda não recebeu nenhuma notificação acerca do caso"./FOLHAPRESS

Renato Aragão, Michelle e Barack Obama são vacinados contra Covid

 Renato Aragão, Michelle e Barack Obama são vacinados contra Covid 

SÃO PAULO, SP - Artistas e políticos se vacinaram nesta quinta-feira (11) contra a Covid-19 e incentivaram a população a se imunizar. O humorista Renato Aragão, 86, tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19, em um drive-thru na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. 

Renato posou para foto segurando uma placa da Prefeitura do Rio que dizia: "Vacinação Covi-19, segunda dose" e a hashtag "eu fui vacinado". Ele compartilhou o momento nas redes sociais. "Que felicidade! Que todos possam ser vacinados logo", escreveu. 

Nos Estados Unidos, a ex-primeira dama Michelle Obama, 57, postou nesta quinta-feira uma foto nas redes sociais do momento que recebeu a vacina incentivando as pessoas a se vacinarem. Michelle dise que ela e o marido, o ex-presidente Barack Obama, 59, ficarão felizes se a população se imunizar. 

"Quando você puder tomar a vacina da Covid-19, espero que o faça - Barack [Obama] e eu certamente ficamos felizes por tê-lo feito. É nossa melhor chance de vencer este vírus, cuidando uns dos outros e voltando a fazer algumas das coisas que perdemos. Ser vacinado salvará vidas - e essa vida pode ser a sua", escreveu. 

O ex-presidente postou um vídeo no Instagram dizendo que ele e a esposa se imunizaram e convidou a população a se vacinar. "Michelle e eu fomos vacinados contra Covid-19 porque sabemos que é a melhor maneira de vencer esta pandemia, proteger uns aos outros e fazer o país voltar a funcionar. Portanto, espero que você receba a vacina assim que estiver disponível para você. Isso pode salvar sua vida", escreveu Obama. 

No último dia 4, outros artistas foram imunizados contra Covid no Rio de Janeiro. A atriz Suzana Vieira, 78, foi vacinada no planetário da Gávea no Rio de Janeiro. A veterana da Globo não permitiu que o momento da vacinação fosse acompanhado pela imprensa. 

O cantor e compositor, Caetano Veloso, 78, também mostrou que se vacinou. Em vídeo publicado, ele escreveu "Chegou a data para os da minha idade, tomei a vacina. Primeira dose. Oxford/AstraZeneca. Sempre acho que vacinar-se é o certo. Em três meses tomo a segunda dose". Após receber a dose, o cantor garante: "Não é doloroso, não". 

O cantor Paulinho da Viola, 78, também se imunizou, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. "A alegria de ser vacinado hoje contrasta com a tristeza de saber que a cada dia tantas vidas estão sendo perdidas. A única ferramenta que temos são os cuidados e a vacina. Não deixe de se vacinar quando chegar a sua vez", publicou o artista em seu perfil do Instagram. 

"Deixo aqui os meus agradecimentos àqueles que trabalham incessantemente para nos dar esperança, aos profissionais de saúde, ao SUS, ao Instituto Butantan e à Fiocruz. Que mais vacinas cheguem o mais rápido possível a todos os brasileiros", completou o artista na legenda. 

Em São Paulo, o humorista Ary Toledo, 83, também recebeu a vacina pelo sistema de drive-thru, no dia 3. "Vacinado, graças a Deus! Primeira dose da esperança", escreveu em seu perfil no Instagram. O comediante chegou ser internado algumas vezes, antes da pandemia, por causa de problemas nos pulmões. 

O rei do futebol, Pelé, 80, compartilhou em seu Instagram que também se imunizou no dia 2. "Hoje foi um dia inesquecível. Eu recebi a vacina! A pandemia ainda não acabou. Nós precisamos manter a disciplina para preservar vidas enquanto muitas pessoas ainda não foram imunizadas", começou. 

"Por favor, lavem bem as mãos e continuem em casa, se possível. Quando você sair, não esqueça de usar máscara e de manter o distanciamento social. Isso vai passar se conseguirmos pensar no próximo e ajudar uns aos outros", finalizou o ex-jogador de futebol. 

As apresentadoras Adriane Galisteu, 47, e Isabella Fiorentino, 43, também celebraram a vacinação de seus pais, no Instagram no dia 3. Galisteu publicou uma foto do momento em que sua mãe, Emma, toma a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e Fiorentino registrou o pai sendo vacinado. 

"Gente, pensem no dia do alívio, que emoção. Hoje foi o dia dela, do meu grande amor, Dona Emma. Já tomou a primeira dose. Assim como outros idosos de boa parte do nosso país! E vamos seguindo com fé no pai que o inimigo cai! Saúde para todos", escreveu Galisteu. 

"Como expressar a emoção em ver meu pai vacinado? Só agradeço por esse momento! Logo mais será minha mãe! Te amo, papi (meu pai pegou Covid há uns meses, passou superbem, mas sabíamos que ele poderia pegar novamente, como aconteceu com a minha irmã que pegou por duas vezes! Agora, ele está protegido!", disse a modelo e apresentadora do Esquadrão da Moda (SBT)./FOLHAPRESS

Brasil - Auxílio Emergencial: Confira o calendário para atualização dos dados no Caixa TEM

 

 Foi divulgado pela Caixa Econômica Federal na última  quinta-feira, 11 de março, o calendário para que os beneficiários do auxílio emergencial bem como demais usuários do Caixa Tem possam realizar a atualização do cadastro no aplicativo. 

De acordo com informações da Caixa, a atualização cadastral do aplicativo Caixa Tem será realizada de maneira escalonada, ou seja, seguindo o mês de aniversário dos usuários do aplicativo. 

Confira o calendário para atualizar o cadastro: 

       Nascidos em janeiro e fevereiro – atualização nesta quinta-feira, 11 de março

       Nascidos em março e abril – atualização na sexta-feira, 12 de março

       Nascidos em maio e junho – atualização na segunda-feira, 15 de março

       Nascidos em julho e agosto – atualização na terça-feira, 16 de março

       Nascidos em setembro e outubro – atualização na quarta-feira 17 de março

       Nascidos em novembro e dezembro – atualização na sexta-feira 18 de março 

Saiba como atualizar o aplicativo 

A atualização do Caixa Tem será realizada pelo celular não sendo necessário o comparecimento a uma agência bancária. 

De acordo com o banco a atualização é para oferecer “mais segurança e praticidade aos clientes”. Para atualizar basta seguir as orientações do aplicativo. 

Veja o passo a passo: 

Acessar o Caixa Tem 

Acessar a conversa “Atualiza seu cadastro” 

Enviar a documentação solicitada, foto e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de endereço. 

O envio é feito diretamente pelo celular e todos os usuários precisam realizar a atualização para receber os seus benefícios. 

Lembre-se a atualização é única e somente pelo aplicativo Caixa Tem, qualquer outra mensagem que receba você deve desconsiderar./Sulbahianews

sexta-feira, 12 de março de 2021

Empresa responsável por obras na BA-290 é alvo de críticas por parte de condutores

  

Motoristas que trafegam pela rodovia BA-290, no trecho que liga Medeiros Neto a Teixeira de Freitas, denunciam a falta de sinalização durante as obras realizadas na pista. 

O fluxo de veículos no local é intenso em determinados horários, pois, além de interligar as duas cidades, a rodovia também acolhe tráfego de Itanhém e outros municípios, tendo instaladas, às margens, a Usina Santa Maria e a unidade de ensino Cetep/Medeiros Neto. Também é acesso para distritos e estradas vicinais. 

Os usuários da pista temem por acidentes. As obras começaram recentemente e causam preocupação, além de prejuízos matérias, devido às pequenas pedras soltas nos frisos feitos no asfalto. 

Um condutor disse: "Não sei se todos têm a mesma impressão. Essa empresa que está reformando a estrada de Medeiros Neto/Teixeira de Freitas está cometendo um crime contra a vida dos condutores". 

Empresa responsável por obras na BA-290 é alvo de críticas por parte de condutores. 

E aponta o problema: "Eles abrem buracos e frisos na estrada, deixam aqui em situação perigosa, sem ao menos sinalizar com placas que está em obras no trecho". 

Empresa responsável por obras na BA-290 é alvo de críticas por parte de condutores. 

Um outro relato vai além: "Um amigo caiu sábado. Foi levado para Teixeira, ficou internado. Segunda, fez uma cirurgia porque, além de quebrar o braço, ainda saiu do lugar, mas, graças a Deus, que não perdeu a vida". 

Indignados, os condutores cobram fiscalização por parte das autoridades. 

Empresa responsável por obras na BA-290 é alvo de críticas por parte de condutores. 

"Todo dia vejo ou um acidente, ou carros com pneus estourados, ou quase acidentes... Não entendo como que o poder público não reage a isso. Aí quando acontece uma tragédia, vão todos para a mídia reclamar de uma tragédia que já está anunciada", diz outro usuário. 

Somado a esses relatos, existe o fator velocidade por parte dos caminhões e outros veículos e o prejuízos causados pelos frisos feitos no asfalto. A reclamação é dos moradores do entorno da pista, que pedem ainda a instalação de quebra-molas. 

Procurada por nossa reportagem, a empresa responsável pela obra de restauração da BA-290 não havia emitido esclarecimentos até o fechamento desta matéria./MDD

"Bira Corretor" é baleado no Bairro Estância Biquíni e socorrido em estado grave ao HMTF

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta sexta feira, dia 12 de março, por volta das 07h30, policiais militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), juntamento com policiais lotados no Pelotão de Emprego Tático (PETO), foram acionados para uma ocorrência de homicídio tentado, no Bairro Estância Biquíni.

 

Ao chegarem na Rua Projetada, no referido bairro, a vítima já havia sido socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A vítima foi identificada como sendo o corretor de imóveis, Ubiratan Ferreira dos Santos, de 54 anos, mais conhecido como "Bira Corretor".

 

Uma testemunha presencial da ação criminosa relatou que estava junto com Ubiratan dentro do veículo da vítima, quando foram surpreendidos por dois indivíduos a bordos de uma motocicleta. A vítima foi alvejada por três disparos de arma de fogo, sendo um tiro no pescoço e dois no braço direito, e se encontra em estado grave no HMTF.

 

Após buscas e diligências, os policiais militares conduziram dois suspeitos do crime, junto com uma arma tipo revólver, cal. 38. Os militares apreenderam ainda um veículo Pálio, de cor prata, placa policial EUJ-9A25. Segundos apurou nossa equipe de reportagem, os criminosos fizeram campana na rua da vítima das 03h00 da manhã até o momento em que ele saiu de casa.

 

Quando o "Bira Corretor" saiu de casa, os criminosos trocaram o carro pela moto e foram atrás da vítima para executá-lo. O terceiro envolvido no crime foi preso com a moto usada no homicídio tentado, já no Bairro São Lourenço. A Polícia Civil está investigando os suspeitos. A moto e o carro serão periciados./Liberdadenews

Rui confirma compra de 9,7 milhões de doses da Sputnik V

 


Está confirmado. Um contrato foi fechado entre o Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo, na tarde desta sexta-feira (12), e sacramentou a compra da vacina Sputnik V para o estado. 

Segundo o governador Rui Costa, foram compradas 9,7 milhões de doses. O governador deu esta notícia durante reunião com prefeitos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

O primeiro lote chegará em abril, e as vacinas poderão ser aplicadas na população imediatamente. Um ato oficial de assinatura do contrato entre o governador e autoridades russas está previsto para a próxima semana./bahiaextremosul

Os casos de corona vírus em Jucuruçu voltam a subir já são 9 contaminados e 2 internados

 

O momento é de refletirmos diante de tantas mortes por conta desse maldito vírus. Ai vem a pergunta, meu Deus até quando? Quem será a próxima vitima. Só hoje perdemos em 24h, 2.349 mortes. E não está tendo vagas nos hospitais. Isso é desesperador, só Deus por nós.  

Como se proteger

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

 

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado. 

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.

 

Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

   

Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência. 

Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados. 

Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável. 

 

Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Eunápolis e outras cidades não vão receber novas doses

 

Apenas os municípios que utilizaram 85% ou mais das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 receberão os imunizantes vindos na remessa que chegou ao Estado na noite de terça-feira (9). A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne representantes de todas as secretarias municipais de saúde e da secretaria da saúde do Estado. A medida tem o objetivo de evitar que o estado fique com doses ociosas, acelerando a estratégia de imunização na Bahia. 

Secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, acompanhou vacinação de idosos 

Dos 417 municípios baianos, 194 estão abaixo do estabelecido para que possam receber novo quantitativo de vacinas, entre eles os oito que compõem a Costa do Descobrimento: Eunápolis (74% de cobertura vacinal da 1ª dose), Porto Seguro (68,9%), Santa Cruz Cabrália (56,3%), Itabela (63,6%), Belmonte (58,6%), Itapebi (77,2%), Guaratinga (44,6%) e Itagimirim (68,9%). 

Em Eunápolis, os grupos prioritários, atualmente, são profissionais de Saúde e idosos a partir de 83 anos, enquanto em Porto Seguro, idosos acima de 78 anos já estão recebendo a 1ª dose da vacina a partir desta quinta-feira (11). 

Itabela começou a aplicar, na última segunda-feira (1°), a 1ª dose em idosos acima de 80 anos e a 2ª dose em idosos acima de 90 anos. Já em Guaratinga, idosos com mais de 80 anos estão recebendo a 1ª dose. 

Em Belmonte, na quarta-feira (03) foi realizada uma reunião, por videoconferência, entre o governador Rui Costa, o prefeito Bebeto Gama e a secretária de Saúde do município, Renata Diniz, quando foram traçadas novas estratégias de combate ao aumento da Covid-19, entre elas o início da vacinação dos idosos a partir de 75 anos. Essa mesma faixa etária acima de 75 anos está sendo vacinada em Santa Cruz Cabrália e em Itagimirim. 

Em Itapebi, a Secretaria Municipal de Saúde alega que no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, ao contrário do que mostra o site da Sesab, a meta de 85% de vacinação foi alcançada na cidade, conforme matéria do site Itapebi Acontece. Ainda segundo a matéria, o município teria aplicado todas as 650 doses recebidas. 

Falta de vacina 

Secretária de Saúde de Eunápolis, Anara Sartório, recebendo documentação das vacinas 

Enquanto o número de infectados se multiplica, lotando hospitais e cemitérios, Eunápolis pode ter a situação de pandemia piorada devido à baixa cobertura de vacinação e à falta de doses necessárias para atender todos os grupos prioritário. Além de não receber nova remessa de doses, a secretária de Saúde Anara Sartório confirmou que não há vacina suficiente para atender toda a demanda atual. “A gente não tem sobra de vacina. Na verdade, se formos considerar a nossa estimativa populacional, a gente tem necessidade de vacinas, a gente precisa de mais”, disse. 

O presidente da Câmara Municipal de Eunápolis, vereador Jorge Maécio, tem destacado a importância da vacinação para conter o avanço da Covid. “Acho que o isolamento social, uso de álcool 70°, uso de máscara e ações sanitárias são medidas preventivas e precisam ser praticadas sim, mas somente a vacina trará o resultado que esperamos, a nossa vida normal e o fim de tanto sofrimento”, afirmou Maécio em pronunciamento na Câmara. 

A eficácia da vacinação para conter a Covid-19 já começa a ser confirmada não apenas em outros países, mas também no Brasil. Diversas cidades já registram redução no número de infectados após a vacinação. Em São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a taxa de mortes e internações por coronavírus despencou desde o início da campanha de imunização. Nenhum idoso na faixa de vacinação – acima de 90 anos – morreu na capital paulista no mês de março, contra 127 óbitos de pacientes dessa faixa etária em janeiro deste ano. 

Situação caótica 

Eunápolis já contabiliza 6.452 casos de Covid-19, sendo 155 ativos, segundo Boletim Epidemiológico divulgado quarta-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde. O número de óbitos é divergente: enquanto a prefeitura diz que são 90 mortes até agora, a Secretaria de Saúde do Estado contabiliza mais de 100 óbitos. 

Entre terça (09) e quarta-feira (10) foram registradas seis mortes decorrentes de Covid em Eunápolis, dados repassados pelos próprios agentes funerários que vivenciam essa realidade diariamente – e que cobram da prefeitura o direito de serem vacinados, pois fazem parte do grupo prioritário. 

Para piorar a situação, o último censo de ocupação de leitos, feito na tarde quarta-feira (10), mostra que os leitos de UTI em Eunápolis estão com 80% de ocupação, tanto na rede privada como na pública./RADAR64

"Dema Corretor" é assassinado a tiros dentro de seu veículo no Bairro Bela Vista em Teixeira

 

Teixeira de Freitas: Após alguns dias sem homicídio em Teixeira de Freitas, a noite desta quinta-feira, 11 de março, foi marcada pelo assassinato de Ademi Cardoso de Lima, 69 anos de idade, mais conhecido como "Dema Corretor". Ademi foi assassinado a tiros, dentro do seu veículo, na Rua da Liberdade, no Bairro Bela Vista, em Teixeira, por volta das 20h30.

 

Segundo informações, "Dema Corretor" estava saindo de casa com direção à casa do filho, quando foi surpreendido pelos criminosos. O vidro da porta do carro estava aberto e o atirador desferiu 06 tiros, sendo 04 no rosto e 02 no peito. Os criminosos fugiram e não há informações se estavam de carro, moto ou a pé. "Dema" chegou a ser socorrido ao HMTF, mas já deu entrada em óbito.

 

A Polícia Militar está realizando rondas tentar prender algum suspeito. Os delegados Bruno Ferrari e Andressa Carvalho estiveram no hospital, ouviram familiares e foram até o local dos disparos para verificar câmeras de segurança nas imediações. Os delegados já deram início às investigações. O veículo da vítima, um VW/Polo, foi removido para a Delegacia e será periciado. 

No local do crime, os policiais encontraram a dentadura da vítima. Familiares disseram que desconhecem qualquer inimigo que o "Dema" poderia ter e que ele não mexia com nada ilícito. Autoria e motivação ainda são desconhecidas pela polícia. O delegado Bruno Ferrari autorizou a remoção do corpo do HMTF para o IML, onde será necropsiado. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o homicídio consumado./Liberdadenews

Em live, Bolsonaro diz que é fácil "impor ditadura no Brasil" e lê carta de suposto suicida para criticar medidas restritivas

 [Em live, Bolsonaro diz que é fácil "impor ditadura no Brasil" e lê carta de suposto suicida para criticar medidas restritivas]

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (11), em live transmitida nas redes sociais, que é fácil "impor" uma "ditadura no Brasil", em alusão às medidas de restrição determinadas por governadores e prefeitos. 

A frase é a mesma dita em reunião ministerial do dia 22 de abril de 2020, que veio à público após decisão do ex-ministro Celso de Mello, do STF. 

"Vou repetir: como é fácil impor uma ditadura. Estamos vendo municípios com guarda municipal de cassetete mantendo todo mundo dentro de casa. Imagina as Forças Armadas com fuzil. Em nome da ciência, da sua vida, você vai ficar em casa mofando. Uma pequena parcela da sociedade até pode ficar em casa mais tempo, mas a grande maioria não pode. Não pode produzir mais nada, todos vão sofrer. Eu sou o garantidor da democracia. Usam o vírus para te oprimir, para quebrar a economia", declarou o presidente. 

Em outro momento da transmissão, Bolsonaro leu a carta de um suposto suicida, que teria sido destinada à mãe da vítima. 

“Estamos tendo casos de suicídio durante o lockdown. Tivemos um trabalhador que pulou de uma ponte em Fortaleza e um que deixou uma carta, que vou ler”, disse o Bolsonaro, antes de ler o conteúdo da suposta carta. 

Pelo segundo dia seguido, o Brasil contabilizou mais de 2 mil mortes em 24h por Covid-19. No total, mais de 270 mil brasileiros já perderam a vida, vítimas da doença./bnews

quinta-feira, 11 de março de 2021

Município de Itamaraju atinge meta de vacinação e recebe novas doses de imunizantes

 

A Prefeitura de Itamaraju, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na manhã de quinta-feira (11/03), novas dose do imunizante CoronaVac enviados através da Secretaria de Saúde do Estado. 

Os imunizantes foram entregues na Vigilância Epidemiológica do município, sendo recebidos pela coordenadora da unidade Nina Santos, juntamente com o Coordenador da Vigilância Sanitária Taillon Bastos e responsável pela rede de frios Mirtys Rodrigues. 

Mais uma vez a ação contou com apoio da 43ª Companhia de Policia Militar de Itamaraju, 88ª CIPM de Alcobaça e profissionais da Diretoria Regional de Saúde – Sesab/9ª Dires. 

Itamaraju, recebeu 920 doses, sendo 4% destinados a Trabalhadores da Saúde, 15% Idosos de 80 anos ou idade superior, e 38% para imunização de idosos de 75 a 79 anos. 

178 mil e 600 novas doses de vacinas da CoronaVac chegaram na Bahia, durante a noite de terça-feira (09/03), e foram distribuídas para os municípios baianos que atingiram a meta de vacinação no dia seguinte. 

Somente os municípios que utilizaram 85% das vacinas recebidas, foram contemplados com a nova remessa do imunizante segundo informações da Sesab, dos 417 municípios baianos somente 223 atingiram a meta. 

O objetivo da pactuação, é uma decisão dentro da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia -CIB, com participação dos secretários de saúde de todos os munícipios da Bahia, é fazer com que a os municípios amplie a vacinação, garanta o processo e não retenha dose a nível de município. 

O Secretário de Saúde Fábio da Minas, explica que o município vem adotando todas as medidas necessárias para que a população seja imunizada, na garantia da manutenção da vida, encerrou./cocobongo

Porto Seguro: PF investiga empresas por desvios em auxílio emergencial

 

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, em uma operação de combate a fraudes no auxílio emergencial, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Entre esta quarta-feira 10, e quinta-feira, 11, foram cumpridos quatro mandados de prisão e de busca e apreensão na cidade. 

A Operação 4.1, constatou mais de 100 contas fraudulentas criadas pelo aplicativo Caixa TEM através de um mesmo dispositivo eletrônico. De acordo com a PF, os valores referentes aos benefícios recebidos através das contas foram desviados com pagamentos simulados a três empresas suspeitas de participação no esquema. 

Apenas em relação às contas fraudulentas já identificadas, cujas vítimas apresentaram contestação junto à Caixa Econômica, os prejuízos chegaram a quase R$ 70 mil. A Polícia Federal estima que as perdas sejam maiores, e por isso deve seguir apurando a partir da análise dos documentos e objetos arrecadados durante as buscas. 

Os autores das fraudes responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude (art. 155, § 4º, II, Código Penal), com pena de 2 a 8 anos de reclusão. Outro mandado judicial foi cumprido em Atibaia, no interior de São Paulo./bahianoticias

Radialista Eduardo Ribondi, ‘O Eclético’, morre aos 70 anos vítima de Covid-19

 

Porto Seguro: O radialista Eduardo Ribondi morreu na noite desta quarta-feira (10/03), aos 70 anos, após contrair a Covid-19. Ele estava internado há 18 dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Neuroccor, na cidade de Porto Seguro, e não resistiu às complicações da doença. 

Ribondi morava em Itabela, onde contraiu o vírus. 

A notícia da morte de Ribondi repercutiu em toda a classe. O radialista Sandro Dias, que já trabalhou junto com Ribondi em Itabela, escreveu em sua rede social: “Quando comecei na locução, Eduardo Ribondi foi um grande incentivador. Ele sempre dividia suas experiências e desafios na profissão. Um amigo, uma pessoa que alimentou um sonho de um jovem ainda tímido e inseguro. Vai em paz, amigo. Faça o céu sentir a potência da sua voz“. 

O radialista Washington Teixeira, de Eunápolis, também escreveu uma nota de pesar em suas redes sociais: “A Covid silencia uma das vozes mais bonitas que conheci no rádio e que tive a honra de trabalhar. Eduardo Ribondi foi locutor-noticiarista da Rádio Jacarandá, onde comecei minha carreira. Dono de uma voz grave, padrão notícia, foi responsável por noticiar na grade da emissora os fatos mais marcantes na década de 90 no Repórter Jacarandá. Descanse em paz, irmão“. 

Na manhã desta quinta-feira (11/03), a Câmara de Eunápolis abriu a sessão fazendo um minuto de silêncio em respeito a morte de Eduardo Ribondi, em nome de todas as vítimas da Covid-19. 

‘ECLÉTICO’ 

Ribondi nasceu no interior de Rio de Janeiro. Chegou à região extremo sul da Bahia há cerca de 40 anos, onde teve passagens por diversas emissoras de rádio, como a extinta Jacarandá AM, em Eunápolis. 

Ficou conhecido como o “Eclético”, atuando na cobertura de acontecimentos jornalísticos como repórter e apresentador de noticiários. 

Com sua voz grave e imponente, se notabilizou também na apresentação de comícios políticos, shows e eventos de toda a natureza. 

Também já atuou com assessor de comunicação nas prefeituras e câmaras municipais de Itabela e Guaratinga. 

Morou a maior parte do tempo em Itabela, onde constituiu família e teve três filhos. 

Ribondi deixa viúva dona Marlene Mizskovski, de 66 anos. 

A família ainda não informou onde o corpo do comunicador será enterrado./Radar64

Jiboia resgatada pelo Gads em Itamaraju

 Jiboia resgatada pelo Gads em Itamaraju

Ativistas do Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) capturaram uma jiboia, medindo aproximadamente 1,5 metro, no bairro Beira Rio, próximo ao Rio Jucurucu, em Itamaraju. A cobra foi solta no Parque Nacional do Descobrimento,  no município de Prado. 

O animal encontrava-se em um sitio e foi descoberto pelos proprietários da área, que entraram em contrato com a equipe de resgate do Gads, composta pela presidente Ninha Garcia e os diretores Vinicius Borges, Gel Pires e Josival Santos (Cowboy). 

"O dono do sítio disse que a jiboia estava no galinheiro e que, certamente, procurava ovos e pintos para se alimentar", relata Vinicius Borges. Segundo ele, é constante a presença de animais dessa espécie nas imediações do bairro, devido a sua aproximação com o rio e áreas florestais. 

De acordo com o Gads, consideradas inofensivas aos humanos, as jiboias possuem dentes pequenos e iguais. "Geralmente, elas se alimentam de pequenos animais", explica Borges./TH

Brasil bate recorde com 2.349 mortes pela covid em 24h; média de óbitos salta 43% em duas semanas


O momento é de refletirmos diante de tantas mortes por conta desse maldito vírus. Ai vem a pergunta, meu Deus até quando? Quem será a próxima vitima. Só hoje perdemos em 24h, 2.349 mortes. E não está tendo vagas nos hospitais. Isso é desesperador, só Deus por nós. 

O Brasil registrou 2.349 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas. A marca, recorde na pandemia, aprofunda a crise do País, que conta com sistemas de saúde cada vez mais pressionados e ritmo lento de vacinação. Os dados foram reunidos pelo consórcio de veículos de comunicação nesta quarta-feira, 10, e mostram que o total de óbitos chegou a 270.917. 

Nas últimas duas semanas, o Brasil viu sua média diária de óbitos saltar 43%. Há 14 dias, em 25 de fevereiro, o número estava em 1.150. Agora está em 1.645 , o maior da pandemia. A média móvel leva em consideração dados dos últimos sete dias e capta melhor a tendência da variação nos registros. No País, essa curva tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado. 

Em 1º de janeiro, por exemplo, a média diária de mortes estava em 704. Se comparado com o número atual, o aumento é de mais de 130%, o que significa mais do dobro. Em janeiro, a crise se alastrou por Manaus e cidades do interior do Amazonas, chegando a causar desabastecimento de oxigênio para pacientes. Agora, a crise está em todas as regiões. 

Dados do consórcio formado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, mostram que o número de casos chegou a 11.205.972, com 80.955 novos registros nas últimas 24 horas. Os dados são coletados junto às secretarias estaduais de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 9.913.739 pessoas recuperadas da doença. 


O número de óbitos foi mais alto nesta quarta-feira em São Paulo, com 469 vítimas. Os números de Goiás (267), do Rio Grande do Sul (250), do Paraná (243) e de Minas (219) também ficaram acima das duas centenas de mortes em um dia. O recorde desta quarta-feira supera o patamar anterior desta terça-feira, 9, quando 1.954 morreram pelo novo coronavírus. É o sexto recorde diário que acontece neste mês de março. 

As altas consecutivas têm feito Estados adotarem novamente medidas de restrição na tentativa de frear a propagação da doença. Em São Paulo vigora a fase vermelha, na qual atividades não essenciais foram fechadas. No Rio, o governo cogita barrar a entrada de turistas. No Rio Grande do Sul, todas as cidades estão sob bandeira preta, de risco altíssimo, e o Estado tem 100% dos leitos de UTI ocupados, o mesmo que ocorre no Distrito Federal. 

O Estadão mostrou que ao menos 4.352 pessoas diagnosticadas ou com suspeita de covid-19 aguardavam nesta terça-feira, 9, por um leito de atendimento em hospitais do País - 2.257 delas estavam na fila da UTI. Treze Estados e o DF informaram ter paciente em algum grau de espera. Vinte e cinco das 27 capitais apresentam taxas de ocupação de leitos de UTI para covid-19 iguais ou superiores a 80%, segundo a Fiocruz. 

Para Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), o lockdown não tem sido aplicado adequadamente no País. "Está uma bagunça, porque tem municípios que entendem de um jeito, governadores de outro", diz. "Falta um governo federal que tenha responsabilidade de orientar quais as diretrizes que deveriam ser tomadas em todas as regiões e com ações pontuais em locais que precisem de atenção maior", defende. 

"Acho que nossa população, por questões políticas, não está atendendo a essas normas (de restrição), por isso penso que infelizmente temos de ser mais rigorosos com as fiscalizações, com a proibição de festas e aglomerações. Isso resulta em falta de leitos, mortes desnecessárias. Essas mesmas pessoas que querem se aglomerar vão chorar depois porque o pai ou a mãe morreram na fila à espera de atendimento", diz a médica. Além da falta de coordenação nacional das medidas restritivas, segundo ela, o Brasil falhou no planejamento da compra de vacinas. 

"Hoje temos uma distribuição mais uniforme do momento pandêmico e justamente em um momento em que a população está cansada dessas medidas de isolamento, com o auxílio emergencial suspenso, o que impossibilita muitos dos brasileiros ficarem em casa", afirma o infectologista Renato Kfouri, também da Sbim. O médico também destaca o risco do avanço de variantes do vírus, como a de Manaus (P.1). Estudos preliminares já mostraram que essa nova cepa é mais transmissível. 

O recrudescimento da doença tem feito os governadores pressionarem o governo federal por mais vacinas com objetivo de ampliar a campanha de imunização. Os líderes estaduais têm se reunido e mantêm a intenção de negociar por conta própria a aquisição de doses junto aos laboratórios. Em resposta, o governo federal tenta agilizar o acordo com a Pfizer. Nesta terça-feira, em uma mudança de postura, o presidente Jair Bolsonaro apareceu em público para um evento usando máscara. 

A situação do Brasil causa preocupação ao mundo. Autoridades e especialistas dos Estados Unidos já disseram que o avanço da covid-19 nas cidades brasileiras, com a aparição da nova variante, pode se transformar em ameaça sanitária internacional. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS), que vê a situação como "muito preocupante", cobrou que o País leve a pandemia a sério.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.