Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de março de 2024

formatura FASB celebra a formação de mais uma turma de Bacharéis em Direito em Teixeira de Freitas


Na noite de sexta-feira, dia 22 de março, a Faculdade do Sul da Bahia (FASB) foi palco de uma solenidade marcante: a colação de grau do curso de Bacharelado em Direito.

 


Com a presença do corpo docente, autoridades locais, familiares e amigos, a cerimônia representou um marco na jornada acadêmica dos formandos, que agora se tornam bacharéis em Direito.

 


Edinete Zanardo, secretária acadêmica da FASB, ressaltou a importância do evento, explicando que esta foi a última formatura do segundo semestre de 2023. Embora a turma conte com mais de 60 alunos, a solenidade oficializou a graduação de 31 formandos. Alguns graduandos anteciparam a colação de grau devido à aprovação em concursos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 


O curso de Direito da FASB é reconhecido por sua excelência e contribuição para a comunidade local e regional. Desde sua primeira turma em 2008, a instituição tem formado profissionais de destaque, que ocupam posições de liderança em diversas esferas da sociedade. Profissionais que passaram pela FASB agora estão presentes em cargos de gestão pública, como delegados federais, juízes e membros do Ministério Público.

 


Ali Abutrabe Neto, professor de Direito há mais de 20 anos e paraninfo da turma, destacou seu orgulho em fazer parte da jornada educacional dos graduandos. “É uma noite especial, uma noite solene, onde eu tive a honra de ser padrinho dessa turma de formandos que já mora eternamente no meu coração”, destacou.

 


Olga Suely Soares de Souza, coordenadora do curso, compartilhou a satisfação de entregar à sociedade a 32ª turma de Direito da FASB. Além disso, anunciou uma novidade para o próximo semestre: o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) no campus da instituição. “O curso de Direito da FASB está sempre à disposição daqueles que desejam estudar conosco. Temos uma tradição de ensino de qualidade e estruturas modernas para oferecer aos nossos alunos”, comentou.

 


A tradição e a qualidade do curso de Direito da FASB são fundamentais para o sucesso dos alunos no mercado de trabalho. A instituição tem orgulho em formar profissionais competentes, críticos e comprometidos com os valores humanistas da justiça. Estudar Direito na FASB não apenas desafia os alunos, mas também garante uma formação diferenciada e de excelência, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo jurídico com integridade e ética.

 


A cerimônia aconteceu na Av. General, Av. Gov. Salgado Viana, 364 – Mirante do Rio, Teixeira de Freitas – BA, 45988-174./Sulbahianews

Jerônimo Rodrigues desembarca em Porto Seguro onde cumpre agenda intensa neste sábado





 O governador Jerônimo Rodrigues desembarcou em Porto Seguro para uma agenda repleta de compromissos importantes neste sábado, dia 23. Logo ao chegar no Aeroporto, Jerônimo conferiu de perto o projeto de requalificação da pista de pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, que receberá investimento de R$ 22 milhões e tem previsão de conclusão para junho deste ano. 

Durante a visita, Jerônimo também  observou as máquinas que iniciarão os trabalhos na próxima segunda-feira, 26, para as melhorias e adequações necessárias na pista do Aeroporto de Porto Seguro, visando atender às exigências da Anac e garantir maior segurança nas operações aéreas na região. 

Além da inspeção no Aeroporto, o governador cumpre uma extensa agenda na cidade de Porto Seguro, que inclui a entrega do novo Centro Estadual de Educação Profissional 2 de Julho, a inauguração de duas unidades conjugadas da Delegacia Territorial – DT com um Pelotão da Polícia Militar em Arraial d’Ajuda e Trancoso, e a entrega de uma Areninha Society no 8º Batalhão da Polícia Militar. 

Jerônimo Rodrigues também vai autorizar a pavimentação da pista e faixas laterais do Aeroporto de Porto Seguro, a construção do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) no município, a entrega de certificados do Projeto Qualifica Bahia e a inauguração de um sistema simplificado de abastecimento de água no Assentamento Chico Mendes./sigaanoticia

Temporal causa estragos e deixa cidades do Sul do Espírito Santo em alerta; caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado

 


Um violento temporal atingiu o Sul do Espírito Santo entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23), deixando um rastro de destruição em várias cidades da região. O acumulado de chuva em algumas localidades chegou a alarmantes 295 milímetros, resultando em inundações e deslizamentos. 

Em Mimoso do Sul, a força das águas arrastou diversos veículos pelas ruas, incluindo um caminhão do Corpo de Bombeiros, conforme relatos do coronel Amaral, subcomandante-geral dos bombeiros no estado. Felizmente, não houve registro de feridos ou fatalidades, segundo as autoridades estaduais. 

Outras localidades afetadas pelo temporal incluem Vargem Alta, Bom Jesus do Norte, Alegre, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves, onde várias ruas foram transformadas em verdadeiros rios de correnteza intensa. 

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que está operando em alerta máximo devido às chuvas, e até o momento contabiliza 101 desalojados. Entre os relatos de danos, destacam-se a destruição de um portão de ferro em Mimoso do Sul e as cenas de enchentes em Vargem Alta, que evocaram lembranças dolorosas de eventos similares ocorridos no passado. 

De acordo com o relatório divulgado pela Defesa Civil, o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi particularmente severo em algumas áreas, com destaque para Bom Jesus do Norte, que registrou 295,4 milímetros, seguida por Mimoso do Sul com 228 mm e Muniz Freire com 193,8 mm. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a possibilidade de chuvas intensas na Região Sudeste do Brasil, com especial atenção ao Espírito Santo, onde múltiplos avisos estão em vigor. 

O Boletim Meteorológico da Defesa Civil Estadual alerta para a continuidade das chuvas, especialmente nas regiões Sul, Serrana e Caparaó, com previsão de grandes acumulados./Bahiaextremosul

Itamaraty diz que não há brasileiros entre vítimas de atentado em Moscou


 

O Ministério das Relações Exteriores declarou que não há brasileiros entre as vítimas do atentado a uma casa de espetáculos em Moscou, capital da Rússia, nesta sexta-feira (22). Em nota, o Itamaraty repudiou os atos e prestou solidariedade ao povo russo. Pelo menos 40 pessoas morreram, segundo as autoridades russas. O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. 

"Ao expressar condolências aos familiares das vítimas e o desejo de pronta recuperação aos feridos, o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Rússia e reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo. Não se tem notícia de nenhum cidadão brasileiro vítima do ataque. O plantão consular da Embaixada em Moscou permanece em funcionamento para atender brasileiros em situação de emergência", escreveu o ministério. 

Pelo menos cinco homens mascarados e camuflados invadiram a casa de shows Crocus City Hall, localizada em Krasnogorsk, a 25km da capital Moscou, nesta sexta (22). Até o momento, foram confirmadas 40 mortes e mais de 100 feridos. O presidente russo, Vladimir Putin, foi "prontamente informado" do início do ataque, anunciou o canal oficial de notícias de Kremlin. 

Além do ataque com armas de fogo, foram relatadas duas explosões no local, que levaram a um incêndio que abalou as estruturas do espaço de eventos e gerou risco de desabamento do telhado. Segundo a imprensa russa, mais de 50 ambulâncias foram enviadas ao local. 

É o pior atentado terrorista na história do país, desde o Massacre de Beslan, em 2004, quando 344 pessoas, incluindo 186 crianças, morreram na ação das Forças Armadas contra militantes separatistas que faziam reféns em um prédio./noticias.r7

sexta-feira, 22 de março de 2024

Em Porto Seguro, neste sábado (23), Jerônimo entrega Centro de Educação Profissional e unidades conjugadas das Polícias Civil e Militar

 

Em Porto Seguro, a partir das 8h30 deste sábado (23), o governador Jerônimo Rodrigues cumpre uma agenda de entregas que incluem o novo Centro Estadual de Educação Profissional 2 de Julho, duas unidades conjugadas da Delegacia Territorial – DT com um Pelotão da Polícia Militar, uma em Arraial d’Ajuda e outra em Trancoso, e ainda uma Areninha Society no 8º Batalhão da Polícia Militar. 

Jerônimo também vai autorizar a pavimentação da pista e faixas laterais do Aeroporto de Porto Seguro, a construção do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) no município, entregar certificados do Projeto Qualifica Bahia e dar por entregue um sistema simplificado de abastecimento de água, que vai atender ao Assentamento Chico Mendes./osollo

Horror em Teixeira de Freitas: Cabeça humana é encontrada em área rural após decapitação

 

Teixeira de Freitas: Uma cabeça humana foi encontrada em uma área rural no final de uma cerca de um condomínio, às margens da BA-290, no município de Teixeira de Freitas, na manhã desta sexta-feira (22), sentido ao distrito de Duque de Caxias. A cabeça foi encontrada por um morador da região que passava pelo local. 

A Polícia Militar foi acionada e preservou a cena do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT). Os peritos Flávio Sampaio e Elson Junior realizaram a perícia do local e autorizaram a remoção da cabeça para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de medicina legal. 

Exames necropapiloscópicos (impressões digitais do cadáver) confirmaram que a cabeça pertencia a Vilmarques Pereira Almeida, de 23 anos, que foi morto a tiros e decapitado na madrugada desta sexta-feira (22) em Juracitaba, distrito de Medeiros Neto. 

O Departamento de Polícia Técnica ainda realizou exame de tipagem sanguínea da cabeça e do corpo, além disso, a família realizou junto ao delegado plantonista, Ricardo Amaral, um auto de reconhecimento da cabeça como sendo do Vilmarques. Segundo a polícia, são procedimentos padrão para a garantia da identificação do cadáver. 

O crime de decapitação é considerado um crime bárbaro e hediondo. A Polícia Civil está trabalhando para identificar e prender os autores do crime. A família de Vilmarques está em estado de choque e pede justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews 

Matéria relacionada

Barbárie em Juracitaba:Morador de Barcelona é assassinado a tiros, decapitado e criminosos levam acabeça

Cordélia Torres anuncia reajuste e benefícios inéditos aos professores da rede municipal de Eunápolis

Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres

A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, anunciou, nesta sexta-feira (22), reajuste salarial acima da média nacional e uma série de benefícios inéditos para os professores da rede municipal de ensino. 

Em vídeo publicado nas redes sociais, ela disse que haverá reajuste de 7% nos salários e será feito o enquadramento da carga horária de 20 para 40 horas. 

Ambas as medidas terão efeito imediato. Esse é o quarto reajuste salarial que a atual gestão concede aos profissionais da educação. 

Além disso, Cordélia anunciou ainda o reconhecimento de títulos e a progressão horizontal, que serão feitos de forma escalonada até dezembro. 

CESSÃO DE SERVIDORES AO SINDICATO – Demonstrando a boa interação com a APLB/Sindicato, Cordélia revelou que, a pedido da presidente da entidade, professora Jovita Lima, a prefeitura vai ceder servidores para atender no sindicato. 

A prefeita destacou a necessidade de se manter o diálogo e a ordem para alcançar essas conquistas. “Estamos cuidando dos nossos professores e todos ganham com isso. Um fato histórico em Eunápolis e, quiçá, na Bahia. 

Uma gestão que está dando todos os direitos, garantias e atendendo o sonho de muitos professores que já nem acreditavam que isso poderia acontecer”, comemorou./RADAR

GRAVE: 20ª morte por dengue é confirmada na Bahia


Nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) divulgou que a dengue persiste como uma ameaça na Bahia, com a confirmação da 20ª morte pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.  

De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, a situação é alarmante, com 272 municípios em estado de epidemia, o que representa aproximadamente 65% das cidades do estado, incluindo a capital Salvador. Além disso, outras 34 cidades estão classificadas como em risco, enquanto 7 estão em estado de alerta. 

As mortes relacionadas à dengue foram registradas em 12 municípios diferentes, evidenciando a disseminação da doença por diversas regiões do estado. Até quinta-feira (21), foram notificados impressionantes 73.310 casos prováveis da doença, um número que alerta para a gravidade da situação. 

Apesar do cenário preocupante, a Sesab destaca que a Bahia possui um índice de letalidade por dengue relativamente baixo, situando-se em 1,5%, o que está abaixo da média nacional, que é de 3,09%. Esse cálculo é realizado com base nos casos notificados que evoluem para a forma grave da doença, conforme avaliação da Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Sesab. 

Esses números evidenciam a necessidade urgente de ações coordenadas e eficazes de combate ao mosquito transmissor, bem como de medidas preventivas por parte da população, incluindo a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti em suas residências e locais de trabalho. 

As autoridades de saúde continuam a enfatizar a importância da conscientização e da colaboração de todos os cidadãos na luta contra a dengue, visando reduzir o número de casos e evitar novas perdas de vidas./Bahiaextremosul

Barbárie em Juracitaba: Morador de Barcelona é assassinado a tiros, decapitado e criminosos levam a cabeça

 


Medeiros Neto: Um crime brutal chocou os moradores do distrito de Juracitaba, no município de Medeiros Neto, na madrugada desta sexta-feira (22). Vilmarques Pereira Almeida, de 23 anos, morador de Barcelona, interior de Caravelas, foi morto a tiros e decapitado por cinco homens em uma emboscada. 

Segundo informações, por volta das 2h30, os cinco criminosos estavam em um veículo. Eles abordaram Vilmarques que estava em carro, VW Voyage branco, placa PZR-1A10, licenciado em São João de Meriti/RJ e o atingiram com disparos de armas de fogo de calibres .38, .40 e .45. 

A brutalidade: 

O corpo de Vilmarques apresentava múltiplas perfurações. Uma arma branca tipo facão também foi utilizada no crime. Ao lado do veículo, foram encontradas 25 cápsulas deflagradas, supostamente da arma usada na decapitação da vítima. 

Investigações: 

A Polícia Militar (44ª CIPM) preservou o local do crime até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. Os peritos Elson Junior e Flávio Sampaio realizaram os procedimentos de perícia e autorizaram a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

As investigações do crime estão sob a responsabilidade do delegado titular em exercício, Gean Nascimento, e sua equipe. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. 

Comoção na comunidade: 

A cena da brutalidade do crime abalou os moradores de Juracitaba. A comunidade espera que os autores do crime sejam identificados e punidos com rigor./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Criminosos deixam um morto e outro gravemente ferido em ataque a tiros em Itabatã


Mucuri: Mais um ato violento foi registrado no Bairro Bela Vista, no distrito de Itabatã, em Mucuri, na noite desta quinta-feira, 21 de Março, por volta das 22h00. A Rua Sete Lagoas tornou-se cena de um crime brutal que resultou na morte de um homem e deixou outro gravemente ferido. 

Segundo informações, a 89ª CIPM foi acionada para atender a ocorrência de disparos de arma de fogo, com uma vítima fatal e outra ferida. Chegando ao local, os policiais encontraram Augusto Mota Barreto, de 32 anos, sem vida no quintal de uma residência. Testemunhas relataram que dois indivíduos em uma motocicleta vermelha abriram fogo contra Augusto, confirmando sua morte imediata. 

Felipe Reis de Souza, 24 anos, foi a segunda vítima deste ataque. Durante a perseguição, ele foi baleado e rapidamente socorrido ao Hospital São José, sendo transferido em seguida para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Até o momento, não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde. 

O delegado de plantão, Charlton Bortolini, autorizou o agente Sidney Neves a proceder com a remoção do corpo de Augusto para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde serão realizados exames de necropsia antes da liberação para sepultamento. 

O delegado titular, Bruno Ferrari, e sua equipe já iniciaram as investigações para capturar os responsáveis pelo crime e esclarecer as motivações por trás deste crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Robinho é preso em Santos pela Polícia Federal e vai cumprir pena de 9 anos em regime fechado por estupro

 


O ex-jogador de futebol Robinho, conhecido como Robson de Souza, foi preso nesta quinta-feira (21) pela Polícia Federal em Santos, no litoral de São Paulo. A prisão se deu em cumprimento à decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou que Robinho cumpra uma pena de nove anos em regime fechado pelo crime de estupro coletivo, conforme condenação da justiça italiana. 

A sentença italiana foi referente a um caso ocorrido em 2013, quando Robinho, então jogador do Milan, foi acusado de participar de um estupro coletivo contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão. Após nove anos de trâmites judiciais, a justiça italiana emitiu a decisão final de condenação, levando o STJ brasileiro a ordenar a prisão do ex-atleta. 

A defesa de Robinho tentou reverter a situação através de um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), porém, o pedido foi negado. Sendo assim, a determinação para sua prisão foi cumprida pela Justiça Federal de Santos, após a homologação dos documentos da sentença italiana. 

Após ser detido em sua residência no bairro Aparecida, em Santos, Robinho passou audiência de custódia antes de ser encaminhado para a sede da Polícia Federal, onde foi submetido a exame de corpo de delito em seguida ele foi encaminhado para a penitenciária de Tremembé que fica a150 km de São Paulo. A P2 é conhecida por receber presos envolvidos em crimes de grandes repercussões, como Cristian Cravinhos, Gil Rugai, Alexandre Nardoni e Lindemberg Alves. 

O crime pelo qual Robinho foi condenado envolveu outros cinco homens e uma mulher albanesa, que estava inconsciente devido ao consumo excessivo de álcool. Os condenados alegaram que a relação foi consensual, porém, a justiça italiana considerou o ato como estupro coletivo, resultando na pena imposta ao ex-jogador./Bahiaextremosul

Enchente 2021 de Jucuruçu e as marcas da maracutaia com as doações e os recursos adquiridos


Era madrugada de 8 de dezembro de 2021, quando as águas do rio Jucuruçu subiram de forma rápida, inundando as ruas da cidade - Das 1.907 pessoas que foram atingidas em Jucuruçu, pela a última enchente, sendo 307 que ficaram desabrigadas e um total de 155 casas destruídas, e um saldo de 84 pessoas que dependem do auxílio aluguel. 

A realidade é essa, infelizmente essas pessoas ainda continuam sem receber nada da prefeitura municipal de Jucuruçu, segundo comentários só uma pequena parte que ainda está recebendo o auxílio aluguel, diante de tanto recursos que o município de Jucuruçu recebeu só do governo federal o primeiro repasse quase 55 mil reais para compra de alimentos, combustível e kits de limpeza e higiene pessoal, mais recursos - R$ 76 mais R$ 543.725, o influenciador digital Felipe Neto doou, no dia  (10/12), a quantia de R$ 100 mil para famílias vítimas das chuvas -  Entre 2021/2022 a Defesa Civil disponibilizou o total de R$ 7.649.881,24 - R$ 667.363,54 - Socorro e Assistência emergencial - Aquisição e distribuição de água potável - Serviços emergenciais de limpeza de área urbana etc. (pago).

- R$ 40.137,15 - Recuperação de pavimentação rua Bela Vista (pago)  - R$ 5.040.000,00 - Construção de 44 unidades habitacionais na sede e recuperação de 12 unidades no distrito de coqueiro (aprovado)

- R$ 28.700,55 Construção de tabuleiro de madeira sobre o córrego gado bravo, fazenda de Horácio. (aprovado) - R$ 1.873.680,00 - Reconstrução de pontes sobre o rio Jucuruçu , 01- fazenda de Teodoro, 02 - fazenda de Celivaldo, 03 localizada na entrada do distrito Coqueiro (aprovado)

2022: Emenda Bancada - Custeio MAC – R$ 181.907,00 – (pago)

2021: 1 (Um) Trator, Com Implementos - 1 Arado Reversível Hidraulico 3x28, Carreta Agrícola Com Capacidade Mínima De 04 Toneladas, Caçamba De Madeira De 02 Eixos, 1 Grade Hidráulica Com 24 Discos De 18 Polegadas (Sem valor – Doado pela CAR – medida emergencial)

1. 2021: Construção de Praça – R$ 300.000,00 - Empenhado – Cláusula Suspensiva.

2.  2021: Programação/RP2 - Equipamento para o Hospital - R$ 249.213,00 (pago)

2. 2021: Emenda Individual - Custeio PAB – R$ 100.000,00 (Pago). 3. 2021: Emenda Individual - Aquisição de 3 veículo para Saúde – R$ 174.975,00 (pago).

4. 2020: Calçamento Blocos Intertravados (Distrito) – R$ 500.000,00 - Aplicação Direta CODEVASF 2ª SR - Edital nº 034/2020 - RCP – (Obra iniciada)

5. 2020: Trator (DNOCS) – R$ 80.000,00 (Pago)

6. 2020: Arado (DNOCS) – R$ 9.600,00 (Pago)

7. 2018: Trator + Grade + Arado + Carreta (DNOCS) – R$ 115.000,00 (Pago) .

gente, foi muito dinheiro que o município recebeu e que por injustiça os flagelados não viram um centavo desses repasses. 

Vale lembrar que o mundo todo ajudou o município de Jucuruçu. 

E até essa data a única casa construída foi Uma ação entre amigos que construiu uma casa para a  moradora de Jucuruçu, Maria Rúbia ela que é conhecida por "RUBINHA", ela recebeu sua casa na data 11 de dezembro de 2022. 

Até os terrenos que foram distribuídos foi tudo na base dá maracutaia, pois quem mais precisa  ganhou os piores terrenos, que é bem provável que nem vão aceitar.

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética


O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo equipamentos para ser entregue à população do Extremo Sul baiano ainda neste primeiro semestre. 

Nesta semana, o HECB recebeu o aparelho de Ressonância Magnética, que já está sendo instalado numa sala especialmente estruturada para receber o equipamento que irá atender aos baianos muito em breve. “Estamos bastante ansiosos para entregarmos esta nova unidade à nossa população. O Costa das Baleias conta com um investimento de mais de R$ 200 milhões e incrementará os atendimentos de alta e média complexidade na região 100% pelo SUS”, explica a secretária da Saúde, Roberta Santana. 

O aparelho de Ressonância Magnética faz parte de toda a gama de equipamentos de diagnóstico por imagem que o hospital terá, junto com tomógrafo, ultrassom, mamógrafo, angiógrafo e raio-x, entre outros. “Toda a tecnologia de diagnóstico estará disponível para a população de Teixeira de Freitas e região, em mais uma iniciativa do Governo do Estado para a regionalização da assistência à saúde na Bahia”, complementa Roberta Santana. 

Perfil 

O Costa das Baleias é estruturado com perfil de hospital geral de referência macrorregional, integrante da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul. A unidade vai ofertar 216 leitos, sendo 30 de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos destinados à urgência e emergência. 

A unidade vai disponibilizar atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, inclusive em leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo. 

Com capacidade para mais de 1 mil internações mensais, o HECB ainda vai ofertar atendimentos de urgência nas 24 horas nas especialidades clínica, incluindo saúde mental, e cirúrgica adulto, funcionando também como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). 

O complexo também contará com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia estruturada para ofertar consultas e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer, além de cirurgias oncológicas e tratamento por quimioterapia, e cuidados paliativos aos cânceres mais prevalentes no país./osollo

quinta-feira, 21 de março de 2024

Polícia cumpre mandados de busca contra falsos médicos e ex-diretor do hospital de Itagimirim


A Polícia Civil cumpriu, nesta quinta-feira (21), nas cidades de Eunápolis, Teolândia e Itagimirim, mandados de busca e apreensão contra investigados por exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A ação policial fez parte da 12ª fase da Operação Unum Corpus. 

Um dos mandados cumpridos foi na residência de Marco Aurélio de Melo Franco, em um condomínio no bairro Centauro, em Eunápolis. Ele era diretor do Hospital Municipal de Itagimirim, onde atuava um falso médico, Paulo Rogério Ferreira, de 50 anos. Marco Aurélio foi exonerado do cargo um dia depois da prisão de Paulo Rogério, em dezembro de 2023. 

CUMPRIMENTO DE MANDADOS – A polícia não conseguiu apreender documentos na residência de Marco Aurélio porque, ao chegar ao local, foi informada que ele se mudou do condomínio depois que o caso de falsidade ideológica veio à tona. 

No Hospital de Teolândia, foram encontrados diversos prontuários médicos assinados por Paulo Rogério Ferreira. Um celular de um funcionário daquele hospital também foi apreendido. 

INVESTIGAÇÕES – De acordo com o coordenador regional de Eunápolis, delegado Paulo Henrique de Oliveira, durante as investigações, foi identificado um segundo suspeito, que também atuava no Hospital Municipal de Itagimirim, com a anuência do diretor do hospital. 

As investigações também identificaram um funcionário público do Hospital de Teolândia que mantinha contato com Paulo Rogério Ferreira, encaminhando-o para diversos hospitais do interior da Bahia onde poderia atuar como plantonista. 

O coordenador da 23ª Coorpin informou que a companheira de Paulo Rogério utilizava a conta bancária dele para receber os pagamentos dos plantões, com o objetivo de ocultar a verdadeira identidade do investigado. Ela será indiciada por associação criminosa e lavagem de dinheiro. 

PREFEITO DE ITAGIMIRIM – Ainda segundo o delegado, o prefeito de Itagimirim, Luiz Carlos Júnior Silva de Oliveira, conhecido como Luizinho, chegou a ser atendido por um falso profissional. Ele teve que retornar ao hospital no dia seguinte porque a medicação foi prescrita de forma errada. 

Na época da prisão do falso médico, a prefeitura informou que o investigado não era funcionário contratado do município e atuava com documentação profissional falsa por uma empresa credenciada que prestava serviço à Secretaria de Saúde de Itagimirim./Radarnews

FÓRUM DA COMARCA DE ITAMARAJU – ESTADO DA BAHIA - UTILIDADE PÚBLICA


 

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA PRAÇA CASTELO BRANCO, 46 - CENTRO ITAMARAJU/BA – CEP: 45836-000 TEL./FAX: (73) 3294-3466 

ADMINISTRAÇÃO DO FÓRUM DA COMARCA DE ITAMARAJU – ESTADO DA BAHIA A V I S O AO PÚBLICO EM GERAL A ADMINISTRAÇÃO DO FÓRUM  DESTA COMARCA DE ITAMARAJU  INFORMA, AO PÚBLICO EM GERAL,  PARTES E ADVOGADOS, QUE AS  ATIVIDADES DAS UNIDADES JUDICIAIS  DESTE FÓRUM (CÍVEL E CRIMINAL),  ASSIM COMO O CARTÓRIO ELEITORAL,  ESTARÃO SUSPENSAS DURANTE O  PERÍODO DE COMEMORAÇÕES  ALUSIVAS À SEMANA SANTA E PÁSCOA  NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE  OS DIAS 28 E 29 DE MARÇO DO  CORRENTE ANO (DECRETO JUDICIÁRIO  n.º 16/2024), RETORNANDO  NORMALMENTE NO DIA 01/04/2024. 

AGRADECEMOS A COMPREENSÃO,  DE TODOS COM VOTOS DE UMA FELIZ  PÁSCOA

Equipe do Ministério da Saúde reforça ações de combate à dengue na Bahia


Nesta quarta-feira 20,  uma equipe do Ministério da Saúde (MS) esteve presente nas cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista, na Bahia, para fortalecer as ações de combate e prevenção à dengue, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). As duas cidades, que estão entre os 272 municípios em epidemia de dengue no estado, receberam a visita da equipe do MS com o objetivo de avaliar a situação local e sugerir medidas para intensificar o enfrentamento à doença. 

Durante a visita, as funcionárias do MS identificaram a necessidade de melhorar a resposta dos municípios nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, bem como na prevenção das doenças e na atenção básica à saúde. Em Feira de Santana, foi observada uma subnotificação de casos e a equipe do MS destacou a importância de um suporte mais adequado por parte da gestão de saúde municipal. 

Para Morgana Caraciolo, epidemiologista da Coordenação Geral de Vigilância das Arboviroses do Ministério da Saúde, a organização da rede de atenção básica é fundamental para conter a propagação da dengue e evitar novos casos graves e óbitos. A presença da equipe do MS nas cidades visa apoiar o estado da Bahia com ações e orientações do Centro de Operações de Emergências do Ministério da Saúde. 

O aumento de casos de dengue em todo o país, devido às mudanças climáticas e ao contexto pandêmico da Covid-19, que impactou as ações de controle vetorial das arboviroses, reforça a importância do trabalho conjunto entre as esferas federal, estadual e municipal no combate à doença. Além disso, a conscientização e a participação da população são essenciais para o sucesso das medidas de prevenção. 

Diante desse cenário, a Sesab e o MS ressaltam a importância de que a população se engaje no combate e na prevenção da dengue, adotando medidas simples em suas residências para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor. A colaboração de todos é fundamental para reduzir a incidência da doença e proteger a saúde da comunidade./gov

Teixeira de Freitas lamenta o falecimento do ex-candidato a vereador Ademar Barbosa Silva


Teixeira de Freitas: A comunidade de Teixeira de Freitas foi tomada por uma onda de tristeza nesta quarta-feira, 20 de março, ao receber a notícia do falecimento de Ademar Barbosa Silva, aos 78 anos. O ocorrido se deu após uma delicada cirurgia para a extração de um tumor cerebral no Hospital Santa Rita, em Vitória/ES. 

Ademar, que estava sob cuidados médicos desde a noite de 12 de março, teve seu estado de saúde alterado na sexta-feira (15), apesar do monitoramento constante da equipe médica. Infelizmente, o quadro evoluiu para óbito na unidade hospitalar, deixando familiares e amigos em luto. 

Conhecido por sua paixão pela música e pela política, Ademar Barbosa era uma figura querida na cidade, reconhecido por suas sólidas amizades, seu papel como pai e esposo, e por sua contribuição para a unidade e o bem-estar social em Teixeira de Freitas. Por diversas vezes ele se candidatou a um vaga na Câmara Municipal na cidade. 

O corpo será transladado na manhã de quinta-feira (22), e o sepultamento está marcado para a tarde de sexta-feira (23), no Cerimonial Reviver, onde a comunidade poderá prestar suas últimas homenagens a um homem que deixou um legado de amor e união./Lenio Cidreira/Liberdadenews

INSS não vai bloquear benefício sem prova de vida


A falta comprovação de vida dos beneficiários da Previdência Social não acarretará o bloqueio ou suspensão do benefício, pelo menos não até 31 de dezembro de 2024. A medida foi normatizada pela publicação da Portaria nº 723, do Ministério da Previdência Social, no último dia 8, no Diário Oficial da União. 

Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final de 2024, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação. Ao invés de a contagem partir da data de aniversário do segurado, ela agora começa da data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida. 

É importante lembrar que a prova de vida está sendo realizada por meio de consultas a atos registrados em base de dados próprias da autarquia ou mantidas pelos órgãos públicos federais, preferencialmente biométricas./ACS/MG

quarta-feira, 20 de março de 2024

Casos de dengue aumentam disparadamente no município de Jucuruçu e o distrito do Coqueiro é o mais preocupante

 


BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

ARBOVIROSES


JUCURUÇU

CASOS 27

COQUEIRO

CASOS 91

MONTE AZUL

CASOS 04

ÁGUA LIMPA

CASOS 00

S.J. DA BOA NOVA

CASOS 01

CASOS 28

TOTAL DE CASOS

CASOS 123

PERÍODO DOS DADOS: 01/01/2024 Á 20/03/2024

JUCURUÇU

A dengue tem provocado quadros de maior gravidade em crianças até 9 anos. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Observa Infância, Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz.

Apesar do maior número de casos registrados em 2024 estar entre adolescentes de 10 a 14 anos, a análise mostra que as maiores taxas de letalidade estão entre as crianças com menos de 5 anos, seguidas pelas de 5 a 9 anos.

Das 52 mortes registradas agora em 2024 na faixa etária até 14 anos, 16 delas foram confirmadas e 36 estão em investigação. 44% das vítimas tinham menos de 5 anos, 33% estavam na faixa de 5 a 9 anos, e 23% entre 10 a 14 anos.

A taxa de letalidade, que mede o número de óbitos em relação ao total de casos, para as crianças até 9 anos, também é superior, na comparação com a faixa de 10 a 14 anos, como destaca o pesquisador Cristiano Boccolini.

Já em relação ao número de casos notificados a situação se inverte. Dos cerca de 240 mil registrados este ano em crianças até 14 anos, a faixa etária de 10 a 14 responde por cerca de 42% dos casos, enquanto que quase 34% estão em crianças de 5 e 9 anos e 24% nas menores de 5 anos.

Boccolini avalia que esses dados devem ser levados em consideração na ampliação da faixa etária para vacinação contra a doença pelo Ministério da Saúde.  

O Observa Infância analisou os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde referentes às primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024, encerradas no último dia 9 de março. 

Até quando posso tirar o título de eleitor para votar nas Eleições 2024?

 


Até quando posso tirar meu título de eleitor para votar nas Eleições 2024? Eleitoras e eleitores perguntaram, e o TSE responde. Faltam três meses para o fim do prazo para que cidadãs e cidadãos solicitem a emissão da primeira via do título de eleitor ou regularizem o documento para poderem votar nas Eleições Municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro. Então se liga: a data-limite para tirar o primeiro título é 8 de maio. 

A emissão do documento está disponível, de forma gratuita e em poucos cliques, no Portal do TSE na internet, no Autoatendimento Eleitoral. Você também pode fazer sua inscrição eleitoral presencialmente: é só se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência.

 

Para isso, basta consultar o Portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado ou uma unidade de atendimento da zona eleitoral perto do seu domicílio eleitoral (onde você reside e vai votar) e verificar se há a necessidade de agendamento.

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje; confira os grupos prioritários

A partir desta quarta-feira, 20 de março, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teixeira de Freitas irão disponibilizar a vacina contra a Influenza, conhecida popularmente como contra a gripe, como parte da campanha nacional de vacinação — que foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios em todo o território brasileiro.

Os grupos prioritários a serem vacinados são:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); 

Trabalhadores da saúde;

Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

Professores do ensino básico e superior; 

Povos indígenas e quilombolas; 

Idosos com 60 anos ou mais de idade;  

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; 

Profissionais das Forças Armadas;   

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; 

Pessoas com deficiência permanente;  

Caminhoneiros;  

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;  

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A gripe é uma doença altamente contagiosa e se espalha de forma muito rápida, especialmente em lugares fechados. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população teixeirense./Sulbahianews/ASCOM

Médicos voltam a denunciar atrasos nos salários e falta de insumos no Hospital Luís Eduardo Magalhães

Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro

Referência para a população dos municípios da Costa do Descobrimento, o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, tem enfrentado problemas recorrentes de gestão, que vêm se agravando desde 2023. A unidade de saúde integra a rede pública estadual e desde 2015 está sob gestão terceirizada do Instituto de Gestão e Humanização (IGH). 

Em uma nota pública divulgada na terça-feira (19), o corpo clínico do HLEM denuncia a falta de estrutura no trabalho, a gestão truculenta da empresa terceirizada e pede que o governo do Estado e o IGH respeitem os médicos e a população do município. 

PROBLEMAS – Entre os problemas enfrentados, a categoria cita os atrasos salariais, que ocorrem desde janeiro deste ano. Também há falta de insumos básicos, que impede a realização de cirurgias e, consequentemente, gera acúmulo de pacientes nos corredores do hospital. 

Além disso, os médicos do HLEM ressaltam que o contrato com a terceirizada IGH está se encerrando e existe a possibilidade de outra empresa assumir a gestão do hospital, o que gera maior incerteza aos funcionários da unidade de saúde. 

Na nota, a categoria critica a omissão da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), “que deveria garantir a segurança e tranquilidade nas relações de trabalho”. 

GESTÃO TRUCULENTA – Além do clima de instabilidade, os médicos ressaltam que enfrentam uma gestão truculenta do IGH, “que não dialoga com o corpo clínico” e promove retaliação aos profissionais que reivindicam melhorias, a exemplo do que ocorreu em 2023 com o diretor do corpo clínico do hospital, o médico Vinicius Ferreira, que foi afastado das atividades.  

Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro

 “A cidade, polo turístico da Bahia, concentra uma demanda enorme de atendimentos e precisa de médicos trabalhando num ambiente saudável, estimulados a exercer a profissão com toda competência e experiência que possuem. Mas o que vemos no hospital são médicos infelizes e amedrontados, diante da inaptidão da gestão terceirizada pelo IGH e pela omissão da Sesab”, conclui a nota. 

SINDIMED EXIGE PROVIDÊNCIAS – Em um vídeo publicado nas redes sociais, a médica Rita Virgínia Marques Ribeiro, presidente do Sindimed, denunciou a grave situação no hospital e exigiu providências do governo do Estado, “que, apesar de haver terceirizado a gestão, permanece o responsável pela unidade de saúde”. 

Ela citou o caso do diretor do corpo clínico do HLEM, “afastado das atividades por denunciar os atrasos salariais e buscar, junto ao sindicato, melhorias estruturais para o hospital”. Segundo ela, conforme denúncias, a situação vem se agravando devido à falta de insumos e de recursos, além de novas demissões e afastamentos de médicos. 

“O Sindimed exige que situação seja reparada e que Estado assuma responsabilidade que tem perante essa unidade de saúde, para que a população não fique desassistida”, afirmou ela. 

GOVERNADOR EM PORTO SEGURO – O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, estará em Porto Seguro no sábado (23) para inaugurar obras em Arraial d’Ajuda. No entanto, a situação enfrentada no HLEM não está na pauta da agenda oficial do governador./RADAR

Natural de Medeiros Neto é brutalmente executado com mais de 20 tiros em Teixeira de Freitas


A violência volta a chocar a região norte de Teixeira de Freitas após um jovem ser brutalmente executado no Residencial Castelinho. Artur Pereira dos Santos, 17 anos, foi alvejado por mais de 20 tiros em uma ação que aterrorizou a comunidade local. 

O incidente ocorreu na Rua B, onde Artur, também conhecido como 'PH', foi emboscado por indivíduos armados. Apesar de tentativas desesperadas de fuga, os atiradores o perseguiram até uma residência e concluíram o ato violento com disparos de pistolas calibre .40 e .45. 

A Polícia Militar respondeu prontamente, isolando a área para as investigações iniciais da Polícia Civil e da Polícia Técnica. O perito criminal Manuel Garrido sublinhou a severidade do crime, indicando que a autópsia revelará o número exato de tiros recebidos pela vítima. 

Um parente de Artur esteve no local e mencionou seu passado ligado ao tráfico de drogas, sugerindo que seu retorno recente a Teixeira de Freitas pode ter motivado o assassinato. O corpo foi encaminhado ao IML local para procedimentos padrões antes de ser entregue à família. 

Este evento marca o quinto homicídio na região em um curto período, ressaltando a necessidade urgente de ações para combater a crescente onda de violência./MDD

Governador Jerônimo inaugura obras em Porto Seguro neste sábado

 

O governador da Bahia, estará em Porto Seguro no próximo sábado (23) para uma série de inaugurações de obras estaduais. A visita, a convite da deputada estadual Cláudia Oliveira, reforça, segundo ela, o compromisso do governo com o desenvolvimento da cidade. 

Entre as obras a serem entregues estão: 

Centro Estadual de Educação Profissional 2 de Julho:Localizado no bairro Vila Vitória, o centro vai oferecer ensino profissionalizante para jovens e adultos da região. 

Unidade Conjugada da Delegacia Territorial – DT e Pelotão da Polícia Militar de Arraial d’Ajuda e Trancoso:A nova unidade vai reforçar a segurança pública nos distritos. 

Areninha Society no 8° Batalhão da Polícia Militar:O espaço vai promover a prática de esportes e a integração. 

Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do Assentamento Chico Mendes I e II:O sistema vai garantir o acesso à água potável para as famílias assentadas. 

Para a deputada Cláudia Oliveira, a visita do governador é motivo de grande alegria. “É gratificante ver que os pedidos que fizemos, tanto como prefeita de Porto Seguro quanto agora como deputada estadual, estão se tornando realidade”, afirma. 

A presença de Jerônimo Rodrigues em Porto Seguro, destaca a deputada, “demonstra a importância que o governo estadual dá à cidade e ao seu povo”. 

“As obras que serão inauguradas representam um investimento no futuro da região, com benefícios para a educação, a segurança pública, o esporte e a qualidade de vida da população”, finaliza Cláudia Oliveira./RADAR

terça-feira, 19 de março de 2024

Ação Policial em Itamaraju: Suspeito de incendiar ônibus a mando do Crime Organizado é preso


 Itamaraju: Em uma resposta rápida ao ataque incendiário contra um ônibus de transporte urbano, a Polícia Militar de Itamaraju prendeu um dos suspeitos envolvidos no crime. O incidente, que ocorreu na última quinta-feira (14 de Março) no Bairro Várzea Alegre, foi um ato sem precedentes na cidade e causou grande alvoroço entre os moradores. 

O Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul liderou uma operação significativa para intensificar a segurança e restabelecer a ordem. Durante as operações, houve um confronto armado que resultou na morte de um indivíduo ligado a outro crime grave. 

No domingo (17), com base em uma denúncia, membros do PETO da 43ª CIPM localizaram e abordaram o suspeito em um bar no bairro São Domingos. O homem admitiu seu envolvimento e revelou informações sobre seus cúmplices e um traficante que ordenou a gravação de um vídeo perturbador, em que a adolescente "Formiga" acusa policiais de diversos crimes, antes de ser assassinada. 

Na residência do suspeito, a polícia apreendeu um revólver Taurus calibre 38, munições, drogas e dinheiro. O indivíduo, identificado como Ryan dos Santos Lima, de 20 anos, foi preso e acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ryan dos Santos permanece sob custódia, aguardando as decisões judiciais subsequentes./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é assassinado e corpo jogado em Praia de Prado: Polícia investiga o crime

 


Prado: Neste dia 18 de março, um corpo masculino em avançado estado de decomposição foi descoberto por moradores na manhã de segunda-feira, na beira da praia "Portal das Orquídeas", localizada na área rural da Comunidade do Quati. Segundo informações preliminares, a vítima apresentava perfurações na cabeça e no rosto, sendo confirmado como um caso de homicídio. 

O delegado plantonista Charlton Bortolini autorizou o servidor público Milton Cândido a proceder com a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, onde serão realizados exames de necropsia. 

A vítima foi identificada como Elvis Santos de Oliveira, de 43 anos. Após a realização dos exames necessários, o corpo será liberado para a família realizar o sepultamento. 

As investigações estão agora nas mãos do delegado titular, Kleber Gonçalves, e sua equipe. A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas./ Lenio Cidreira/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.