Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 4 de agosto de 2018

Vereda: Corpo de idoso que estava desaparecido é encontrado em fazenda



A imagem pode conter: 1 pessoa, barba e close-up


Um corpo, em avançado estado de putrefação, foi encontrado, por volta das 11 horas da manhã desta sexta-feira (03), em uma fazenda, de propriedade do senhor Nem Paiva, que fica a cerca de 03 Km da cidade de Vereda.

De acordo com informações, o proprietário da fazenda vizinha teria visto uma revoada de urubus e foi até o local, pensando que pudesse ser um de seus animais. Como se tratava de um terreno alagadiço (brejo), ele teria subido em uma árvore e viu que era um cadáver humano.

A Polícia Civil foi informada e, no final da tarde, uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve na localidade, porém, devido às dificuldades do terreno e de visibilidade, não conseguiram remover o corpo; que foi identificado como sendo de Jorge Carlos Figueiredo Souza, de 65 anos, natural da cidade baiana de Almadina, e que era conhecido em Vereda como “Paraguai”.

De acordo com relatos, Paraguai, que estava desaparecido há aproximadamente 20 dias, não tinha família e morava de favor na referida fazenda. Ele fazia uso de remédios controlados, mas bebia muito. Não se descartam outras hipóteses, mas, até o momento, acredita-se que ele teria entrado no local, atolou e, por estar muito debilitado, não conseguiu sair.

A equipe do IML estará retornando ao local, juntamente com o Corpo de Bombeiros, para retirar os despojos, na tarde deste sábado (04). Eles acreditam que, devido ao estado de putrefação do corpo, o idoso teria morrido há aproximadamente 10 dias.

A Polícia Civil, através do delegado, Dr. Manoel Andreetta, vai investigar as causas da morte. Os restos mortais serão levados para o IML de Teixeira de Freitas/Diego Mattos

Menina de 11 anos é estuprada pelo marido da avó no Assentamento Zumbi dos Palmares em Mucuri



A imagem pode conter: 1 pessoa, selfie e close-up

Segundo Boletim de Ocorrência registrado nesta sexta-feira, 02 de agosto, na delegacia de Mucuri, uma garota de 11 anos, foi estuprada pelo marido da avó no assentamento Zumbi dos Palmares em Mucuri.

Segundo consta na ocorrência, a garota que hoje tem 12 anos, compareceu à delegacia acompanhada de uma tia e na presença do delegado Samuel Martins Neto, narrou o que vinha acontecendo desde o mês de fevereiro deste ano, na casa de sua avó que é asa há quase dois anos com o acusado.

Segundo a menor, o marido de sua avó de nome Paulo dos Santos Amaral, aproveitou que sua avó havia ido a cidade de Nanuque e que a mãe dele não estava em casa para estupra-la e a partir daí os estupros eram constantes. Segundo a menor, um dia ela estava na casa quando Paulo tirou o pênis para fora da calça e a mandou tocar, ela saiu correndo e se trancou no quarto.

Na época ela contou para a avó o que tinha acontecido, mais devido o sofrimento da avó que chegou a se separar do acusado, ela acabou desmentindo. A vítima conta ainda que depois disso, Paulo ficou um tempo sem mexer com ela.

No dia do estupro, elas estavam morando nem uma propriedade rural da mãe de Paulo. Nesse dia a avó da garota havia ido a Nanuque e ela ficou na casa com o acusado aguardando a chegada da mãe de Paulo que estava em Teixeira de Freitas, nesse período, Paulo foi tomar banho e ela ficou em seu quarto mexendo no celular.

Paulo voltou enrolado na toalha com o pênis ereto e usando camisinha. Relata a comunicante que ele se jogou em cima dela, arrancou sua roupa junto com a calcinha e dizia para ela não gritar enquanto ela lutava para não ser penetrada. A vítima conta que gritava alto enquanto o homem tentava tapar sua boca, nisso, o filho do agressor de nome Paulo Vitor que estava trabalhando em um mandiocal veio correndo e entrou na casa perguntando o que tinha acontecido.

A garota relata que sua vagina doeu muito mais ela não sabe se houve penetração. A garota também contou que o acusado ia sempre ao seu quarto pedir para ela fazer “boquete” e a ameaça dizendo que ia contar para sua avó que ela tinha um “casinho” com um garoto da escola, no que ela nega e ainda ameaçou matar a avó se ela contasse para sua tia Júlia, depois disso, Paulo Vitor foi mandado embora do sítio porque o seu pai pediu para uma colega de escola da vítima dizer que ele andava dando em cima da garota. Paulo Vitor foi embora declarando “ eu sei o que aconteceu naquele dia”.

A menina relata também que contou para duas colegas da escola que havia sido estuprada por Paulo, uma delas a orientou que contasse para sua avó, mas o caso só foi revelado nesta sexta-feira, quando uma tia em visita a sua casa pegou seu celular e descobriu um Facebook falso, ocasião em que ocorreu um desentendimento entre Paulo e ela, ai ela contou para sua tia o que vinha ocorrendo.

A partir das revelações da garota, Paulo começou a gaguejar e saiu correndo e só retornou para casa à noite se dizendo inocente. No dia seguinte a tia da garota foi a escola onde ela estuda e lá ficou sabendo que uma colega da menina já tinha relatado o caso para uma professora.

A garota foi levada para o departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas e exames comprovaram que ela tinha uma vida sexual ativa, a garota aproveitou para contar que não tinha falado dos abusos antes porque a avó não acreditava e ela também tinha vergonha.

Segundo a tia da garota, Paulo sumiu tomando rumo ignorado, a família acredita que ele veio para Teixeira de Freitas aonde tem familiares. A polícia está investigando o caso./bahiaextremosul

Acusado de tráfico e roubo morre em tiroteio com a polícia




Itabela: Morreu durante uma troca de tiros com a Polícia Militar, em Itabela, na sexta-feira (03), Matheus dos Santos Silva, 20 anos. Segundo a Polícia Militar, ele vinha praticando diversos crimes na cidade, como assalto e tráfico de droga.

Os policiais disseram que no fim da tarde, durante patrulhamento tático no bairro Bandeirantes, foram surpreendidos quando se aproximavam de Matheus para fazer uma abordagem.

O acusado sacou uma arma de fogo e deu início a um confronto. No tiroteio, Matheus acabou atingido. Ele ainda foi socorrido ao Hospital Municipal Frei Ricardo, mas acabou não resistindo.

Matheus transportava uma mochila camuflada, contendo mais de meio quilo de maconha, duas balanças de precisão e duas cadernetas com o movimento financeiro do tráfico. Com ele também foi encontrado um revólver./radar64

Professora itamarajuense necessita urgente de doação de sangue


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos

A professora itamarajuense Ivanildes Vitória de Santana Rodrigues, mais conhecida como “professora Nide” esta internada em Teixeira de Freitas e necessita com urgência de doação de sangue do tipo O+, O- e A+.

O apelo foi feito nas redes sociais na noite desta quarta-feira 1º por amigos e parentes da professora. Segundo informações a professora luta contra um câncer e encontra-se internada em estado grave no hospital regional de Teixeira de Freitas (HMTF) e devido ao agravamento de seu quadro ela perdeu muito sangue adquirindo uma anemia crônica.

Devido a essas complicações, a paciente tem realizado transfusões de sangue quase que semanalmente.  Os interessados em doar devem procurar o Hemoba de Teixeira de Freitas e fazer a doação em nome da paciente.

Rica e bem-sucedida, Bruna Marquezine revela desejos em aniversário e faz pedido especial



Resultado de imagem para Bruna Marquezine


Bruna Marquezine completa 23 anos amanhã, dia 04 de agosto, mas já comemorou no último fim de semana com festa organizada pelo namorado, Neymar.

Durante o festão realizado na mansão do craque do PSG em Mangaratiba, no Rio de Janeiro a atriz conversou com Matheus Mazzafera, um dos convidados ilustres, e o vídeo acabou publicado no canal dele no Youtube, o “Hottel Mazzafera”.

Rica, bem-sucedida na visa profissional e no amor, a atriz revelou seus desejos agora com 23 anos. “Quero saúde, mais amor, mais tempo com as pessoas que me fazem bem, que eu amo. Quero férias”, declarou ela, que vivia a vilã Catarina em “Deus Salve o Rei”, novela que chegou ao fim na segunda (30).

Em seguida, a atriz encarnou Paola, personagem divertida criada pela jovem, e contou quais são os desejos de aniversário da perua. “Eu quero bolsa, eu quero joia, eu quero viagens, eu quero sapatos, eu quero primeiras filas… diamantes, queijos e vinhos, geleias”, brincou.

Resultado de imagem para Bruna Marquezine

Bruna também foi questionada sobre o drink e a comida favoritos de Paola. “Gin tônica, que não engorda… Eu chupo gelo o dia inteiro. Quando eu sinto que vou desmaiar porque a pressão caiu, eu como caviar”, disparou.

DUBLÊ DE BRUNA MARQUEZINE MOSTRA DETALHES DA FINAL.

Chegou ao fim na última segunda-feira, 30 de julho, a novela Deus Salve o Rei. No último capítulo da trama escrita por Daniel Adjafre, ocorreu o tão esperado enforcamento de Catarina, personagem vivida por Bruna Marquezine.

Resultado de imagem para girlA cena deu o que falar e movimentou as redes sociais, tornando-se um dos assuntos mais comentados do dia. Para dar veracidade ao enforcamento, uma grande equipe foi escalada e Bruna contou com a ajuda de uma dublê.


Taísa Gomes, dublê das cenas de ação de Catarina, mostrou os bastidores em seu perfil oficial no Instagram e deixou os fãs impressionados.

“Catarina não escapou do seu final trágico! Última cena que foi ao ar hoje em ‘Deus Salve o Rei’, onde eu realizei mais um trabalho como dublê”, comemorou Taísa Gomes.

Resultado de imagem para Bruna Marquezine

“Hoje se encerra mais um ciclo e me despeço com gratidão de ter feito parte dessa produção, ‘Deus Salve o Rei’, e dessa vilã que tive o prazer de ser dublê de ação. Que venham os próximos e muita luz para todos que fizeram parte desse ciclo”, agradeceu a dublê.

Eleições 2018 - Na véspera da convenção, Rui bate martelo e haverá chapão para deputado estadual



[Na véspera da convenção, Rui bate martelo e haverá chapão para deputado estadual]

Ás vésperas da convenção deste sábado (4), o governador Rui Costa (PT) definiu, após tratativas com aliados, que haverá “chapão” na composição proporcional para disputa de assentos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (3), o governador admite que a semana foi “bastante tensa” até quem as arrumações fossem concluídas. O BNews acompanhou os passos das conversas e noticiou a ameaça de rebelião do PSD caso o PT não declinasse da ideia de não integrar o chapão.

O curto-circuito, como disse o deputado estadual Angelo Coronel, foi superado tão logo o Palácio de Ondina abrigou os descontentes para mais uma rodada de acordos.

“O importante é que os partidos mostraram amadurecimento e amplo poder de diálogo”, afirma Rui, ao contornar o embate desta última semana “foi importante para fortalecer ainda mais o grupo que vai disputar as eleições em outubro”.

O grupo ainda discute os termos da configuração proporcional para deputados federais./BNews

Ministro Luiz Fux afirma em decisão que Lula é inelegível




O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, afirmou em decisão desta quarta-feira (1º) que há uma “inelegibilidade chapada” (evidente, notória) na eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após a decisão, o PT divulgou a seguinte nota: “O Tribunal Superior Eleitoral examinou e autorizou centenas de candidaturas em situação semelhante à do presidente Lula. Qualquer manifestação sobre a situação jurídico-eleitoral de Lula antes deste exame é extemporânea e indevida, especialmente se parte de alguém com a responsabilidade de presidir o TSE.”

O PT fará no próximo sábado (4) convenção para confirmação do nome de Lula como candidato a presidente. Depois, o partido terá até 15 de agosto para registrar a candidatura na Justiça Eleitoral. Só após esse período é que partidos, coligações e o Ministério Público podem questionar a candidatura. O TSE tem um rito para julgamento dos registros de candidatura até 17 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno da eleição, em 7 de outubro.

Ao rejeitar ação apresentada pelo cidadão Manoel Pereira Machado Neto, que pedia a “imediata declaração de inelegibilidade” de Lula antes mesmo do registro da candidatura. Fux rejeitou a ação por considerar que esse cidadão não tinha legitimidade para o pedido. Mas ressaltou que o entendimento dele, Fux, a respeito do tema é “público e notório”.

“A controvérsia jurídica travada nos autos encontra óbice quanto à análise da questão de fundo em face de vício processual insanável. Isso porque a demanda apresenta um pedido impugnativo ajuizado por um cidadão, despido de legitimidade ativa amparada na lei”, afirmou Fux na decisão.

Lula está preso desde o começo de abril e cumpre pena em Curitiba em razão da condenação no caso do triplex do Guarujá, na Operação Lava Jato – ele se declara inocente. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em segunda instância, por órgão colegiado, o que, pela Lei da Ficha Limpa, pode impedi-lo de disputar as eleições. Essa questão, no entanto, precisa ser decidida pela Justiça Eleitoral.

Assim como já havia decidido a ministra Rosa Weber e o próprio Fux, o ministro afirmou na decisão que não se pode analisar a candidatura antes de um registro apresentado.

Segundo Fux, “independentemente da análise do conteúdo do pedido, cujo entendimento deste prolator é publico e notório, a existência de vício processual insanável impede a própria apreciação do pleito. Não obstante vislumbrar a inelegibilidade chapada do requerido, o vício processual apontado impõe a extinção do processo”, afirmou o ministro.

Nos julgamentos no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luiz Fux e outros ministros usam constantemente o termo “chapada” em expressões – a exemplo de “inconstitucionalidade chapada” – para se referir a questões evidentes, sobre as quais não há dúvidas./G1

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

MP instaura inquérito para apurar irregularidades em licitação de gás medicinal




A 5ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA de Teixeira de Freitas, através do Promotor de Justiça George Elias Gonçalves Pereira, instaurou um Inquérito Civil no último dia 24 de maio, através do IDEA nº 708.9.89395/2018, tendo em vista que chegou ao conhecimento da Promotoria que o fornecimento de gás oxigênio medicinal às unidades de saúde do município (UMMI, HMTF e UPA), não estão sendo especificados na licitação.


A empresa ganhadora do certame, foi a Assis & Rodrigues LTDA-ME, CNPJ: 11.050.527/0001-47, situada na Rua Pio Rodrigues, 245, bairro Castelinho em Teixeira de Freitas, cujo capital social é de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

Licitações para aquisição de gás oxigênio medicinal 2017. Nossa equipe de reportagem apurou através do site do Tribunal de Contas dos Municípios, (TCM), que a prefeitura de Teixeira de Freitas no ano de 2017, homologou através da LICITAÇÃO Nº PP118-2017, o valor de R$ 1.098,921,00 (um milhão noventa e oito mil e novecentos e vinte e um reais) gastos com aquisição de gás oxigênio medicinal.


Em outro contrato, a prefeitura de Teixeira de Freitas homologou através nº 3-865 – 2017, o valor de R$ 90.635,48 (noventa mil seiscentos e trinta e cinco reais e quarenta e oito centavos) também com aquisição de gás oxigênio medicinal.


Totalizando assim, o valor de R$ 1.189,556,96 (um milhão cento e oitenta e nove mil quinhentos e cinquenta e seis reais e noventa e seis centavos).

Licitações para aquisição de gás oxigênio medicinal 2018. Já no ano de 2018, o valor homologado com aquisição de gás oxigênio medicinal até o presente momento, conforme publicação no TCM, através do contrato 3-069-2018, foi de R$ 585.947,60 (quinhentos e oitenta e cinco mil novecentos e quarenta e sete reais e sessenta centavos).

Vereador solicita através de requerimento, informações ao prefeito


Através do requerimento nº 01/2018 de 19 de fevereiro de 2018, ( publicado no dia 14 de março de 2018 ), o vereador Marcos Belitardo, solicitou do prefeito Temóteo Brito, informações a acerca do fornecimento de gás (gás de oxigênio medicinal, nitrogênio, dióxido de carbono, ar comprimido) para atender às demandas HMTF, UMMI, UPA, conforme Pregão 118/2017, do Edital Processo 434/2017, e comprovantes de entregas indicando quantidade e marca dos gases, comprovantes de pagamento e respectiva nota fiscal até a data de 19 de fevereiro de 2018.

Marcos Belitardo solicitou ainda do prefeito municipal, informações e apresentação de nota fiscal por parte da empresa ganhadora, dentre outro pedidos.

Município possui Usina de Gás Oxigênio Medicinal própria o município de Teixeira de Freitas, possui uma Usina de Oxigênio Ar Medicinal própria, ficando esta localizada no interior do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.


Gastos com Reforma da Usina de Gás Oxigênio Medicinal  do HMTF o município de Teixeira de Freitas, homologou a licitação nº CV 006-2017, no último dia 06 de dezembro de 2017, o valor de R$ 78.050,00 (setenta e oito mil e cinquenta reais), em favor da empresa CONSMED SERVIÇOS TÉCNICOS LTDA, CNPJ 08.931.317/0001-53, para PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA REALIZAÇÃO DE REFORMA NA USINA DE OXIGÊNIO, BEM COMO, REPAROS NA REDE CANALIZADA DE GASES DO HMTF – HOSPITAL MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS, UMMI – UNIDADE MUNICIPAL MATERNO INFANTIL E UPA – UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE./Zero Hora News

Camacan: Homem tenta agredir esposa e morre enforcado no portão; Veja o vídeo





Um homem, ainda não identificado, foi encontrado morto agora há pouco, na Rua Renato Cabral, em Camacan. De acordo com o Plantão Itabuna, o indivíduo tentou pular o muro da casa para agredir sua ex-companheira, porém, na tentativa teria quebrado o pescoço, segundo informações ainda não oficiais.

Na semana passada, o autor teria tentado contra sua ex-mulher, contudo, a vítima pediu aos policiais de plantão que não o prendesse “apenas desse uns conselhos”. DPT de Itabuna já foi acionado.

O rapaz teria quebrado o pescoço enquanto tentava invadir a casa da ex-companheira, localizada na rua Renato Cabral, com o intuito de agredi-lá.


Segundo informações da Polícia Militar do município o homem agredia a ex-esposa constantemente, mas ela mesma pedia que os policiais não o prendessem.

PM baleado em Feira de Santana pede ajuda em áudio após esposa ser morta; vídeo mostra suspeitos do crime


PM pede socorro em áudio


A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (3), um áudio enviado pelo policial Fábio Emanuel Oliveira dos Santos, logo após ele ser baleado e a esposa, Ana Carla dos Santos Leite, de 28 anos, ser morta durante uma tentativa de assalto, na quinta-feira (2), em Feira de Santana. [Ouça o áudio acima]

Na mensagem de voz, ele avisa do crime: "Pessoal, tenente Fábio aqui. Eu fui baleado e estou no Emec [hospital que fica em Feira de Santana]", diz um trecho do áudio.

"Os caras vieram assaltar, estou baleado, no Emec, minha esposa tomou um tiro também. Oh, meu Deus", disse o PM no pedido de socorro.

A polícia também divulgou imagens de uma câmara de segurança que registrou a fuga de dois suspeitos da tentativa de assalto.


O crime aconteceu por volta das 19h de quinta-feira, na rua Juarez Távora, nas imediações do Shopping Boulevard. Os suspeitos chegaram em um veículo abordaram os dois enquanto caminhavam em direção ao carro do tenente.

Ao anunciarem o assalto, o policial reagiu e houve troca de tiros. Fábio acabou baleado na perna e no braço. Ana Carla foi atingida no peito, coxa e braço esquerdo e morreu após receber os primeiros atendimentos. Depois da ação, os criminosos fugiram no veículo sem levar nada das vítimas.

As imagens mostram dois homens correndo em direção a um carro. No veículo dos bandidos, estavam a bordo outros dois homens que, de acordo com o delegado Roberto Leal, que investiga o caso, participaram da tentativa de assalto indiretamente.

O tenente Fábio Emanuel Oliveira dos Santos e a esposa Ana Carla dos Santos Leite foram baleados em Feira de Santana; a mulher morreu no local (Foto: Acorda Cidade)
O tenente Fábio Emanuel Oliveira dos Santos e a esposa Ana Carla dos Santos Leite foram baleados em Feira de Santana; a mulher morreu no local (Foto: Acorda Cidade)

Apesar de terem resgatado as imagens das câmeras de segurança, a polícia ainda não conseguiu identificar os suspeitos. Até esta sexta, o delegado trabalhava com a hipótese de tentativa de assalto. As investigações são conduzidas pela Polícia Civil de Feira de Santana.

Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Feira de Santana) apurou que o carro utilizado pelos assaltantes tem as mesmas características de um veículo utilizado em outro assalto, ocorrido nos últimos dias na cidade, quando outro policial teve a arma roubada.

Hospital Emec, em Feira de Santana (Foto: Reprodução/TV Bahia)

O tenente Fábio Emanuel Oliveira dos Santos é lotado na 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Ele passou por cirurgia e continua internado no hospital Emec, em Feira de Santana, e tem o estado de saúde estável. Ainda não há informações sobre o sepultamento de Ana Carla./G1

6 pessoas, entre elas uma criança, morrem em acidente na BR 116, interior da Bahia



Seis pessoas morreram em um acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (2), na BR-116 Sul, entre as cidades de Santo Estevão e Antônio Cardoso, na Bahia. Um carro de passeio envolvido na batida ficou completamente destruído. O local do acidente fica a cerca de 140 km de Salvador. Houve um grande congestionamento na rodovia por causa da batida.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente envolveu um carro e duas carretas. Todos os ocupantes do veículo morreram. Cinco deles foram a óbito ainda no local do acidente, inclusive uma criança de seis anos. A sexta vítima morreu a caminho do hospital.

O acidente aconteceu por volta das 12h30 no sentido Feira de Santana e, conforme a PRF, foi provocado pelo motorista de uma das carretas que tentou fazer uma ultrapassagem em um local permitido.

Acidente ocorreu enter as cidades de Antônio Cardoso e Santo Estevão (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)

No entanto, segundo a Polícia Rodoviária, o condutor percebeu que não daria tempo de fazer a ultrapassagem, desistiu da manobra, retornou para pista dele e o fundo da carreta atingiu o carro de passeio, que seguia atrás do veículo grande. O carro pequeno rodou, foi parar na pista oposta e foi atingido por outra carreta que seguia no sentido contrário.

De acordo a PRF, o carro de passeio transportava pessoas de Santo Estevão, onde foram fazer compras, para o município de Antônio Cardoso. Não há informações sobre a indentidade das vítimas.

O motorista da carreta que tentou fazer a ultrapassagem, identificado como Guilherme Matos Fonseca, de 21 anos, foi levado por policiais rodoviários para o posto da PRF e, em seguida, encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Antônio Cardoso.

Seis pessoas que estavam no carro pequeno morreram no acidente na BR-116, na Bahia (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)

Quatro vítimas foram retiradas das ferragens por equipes da ViaBahia. Segundo a polícia, um caminhão tentou fazer uma ultrapassagem, não conseguiu, ao tentar voltar para a sua mão acabou batendo na Parati que acabou chocando de frente com a carreta Bi-trem que trafegava no sentido contrário.

 Acidente aconteceu por volta das 12h30, na BR-116 Sul, na Bahia. Carro ficou destruído (Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade)

As vítimas eram todas moradoras da região de Santo Estevão. O caminhão que causou o acidente foi apreendido pela PRF./G1

Homem toma “chumbinho” durante audiência na Justiça de Belmonte



A imagem pode conter: 1 pessoa, selfie e close-up


Na manhã desta última quarta-feira, dia 1º de agosto, por volta das 10h20, um homem tomou veneno de ratos conhecido por “chumbinho” logo após ser condenado numa audiência realizada no fórum da cidade de Belmonte.

José Raimundo Maia Damasceno foi socorrido rapidamente pelo SAMU até o Hospital Municipal de Belmonte, onde acabou submetido a uma lavagem estomacal. As últimas informações dão conta que o homem não corre risco de morrer.

A Polícia Militar recolheu o invólucro onde estava o suposto veneno e apresentou à Delegacia Territorial de Belmonte (DT), que por sua vez pediu uma perícia para a confirmar se a substância era realmente “chumbinho”, que possui um alto índice de letalidade.

WhatsApp Image 2018-08-01 at 6.15.09 PM

Segundo informações de testemunhas, José Raimundo é réu em um processo por desacatar um oficial de justiça que o notificou por dívidas de pensão alimentícia. Com a sentença que teria que pagar um salário mínimo ou prestar serviço comunitário pelo crime de desacato, o homem pegou uma embalagem plástica que estava num dos bolsos e virou na boca dizendo que preferia morrer./TN

TCU lista 483 baianos inelegíveis; Ubaldino Jr. e Ruiverson lideram número de processos



Ubaldino-2

A Bahia tem 483 pessoas na lista de gestores com contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos últimos oito anos. Divulgado nesta quinta-feira (26), o levantamento, lançado em plataforma digital, traz 7.431 nomes em todo país.

A presença na lista não significa que a pessoa seja considerada ficha-suja. De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, outros requisitos da Lei da Ficha Limpa precisam ser cumpridos também ao se declarar alguém inelegível por causa dessa legislação: dolo e irregularidade insanável. No entanto, a plataforma serve para orientar a população, partidos, coligações, candidatos e o próprio Ministério Público na obtenção dedados sobre os candidatos das próximas eleições.

No caso da Bahia, o ranking de primeiro lugar em contas com diversas irregularidades se divide entre duas personalidades conhecidas. Dividem o primeiro lugar os ex-prefeitos de Porto Seguro, Ubaldino Jr., e de Ibirapitanga, Ruiverson Lemos Barcellos (Russo).  Os dois tiveram as contas classificadas como irregulares oito vezes. Outros quatro foram desaprovados cinco vezes. São eles os ex-prefeitos de Piripá, Luciano Ribeiro Rocha; de Ribeira do Amparo, Marcello da Silva Britto; de Rio de Contas, Pedro da Rocha Reis Filho; e o ex-prefeito de Pilão Arcado, Roberto Alves Martins.

Além deles, outros conhecidos nomes da política baiana também figuraram no levantamento. O atual prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (sem partido), surgiu com três contas rejeitadas. Conhecida pelo escândalo do Instituto Brasil, que envolveu o governador Rui Costa, Dalva Sele Paiva, teve uma conta desaprovada. Outro que aparece é o ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira (SD), também com uma rejeição. Já o ex-deputado estadual Gildásio Penedo também surgiu na lista com uma conta rejeitada.

CONTAS IRREGULARES

A relação divulgada pelo TCU diz respeito a gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares por dano ao Erário, desvio de recursos públicos federais ou dispensa irregular de licitação, por exemplo. A legislação prevê que o TCU encaminhe a relação dos nomes à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto do ano das eleições.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Prado a Capital das Baleias Jubarte comemorara 122 anos de emancipação política



Praça da Matriz, foto Tales Azzi / Viaje Mais


O município de Prado, Capital das Baleias Jubarte na região do extremo Sul da Bahia, completou 122 anos nesta quinta-feira, 2 de agosto.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Joklébio Coelho, foi apresentada uma Gincana Comemorativa na Praça da Matriz da cidade com objetivo de resgatar as tradições das festividades, além de proporcionar um momento de interação, recreação e diversão entre os participantes.

Também aconteceu nesta quinta-feira, às 7h30 da manhã uma programação com Desfile Cívico e toda comunidade esteve presente demonstrando muito carinho, respeito e amor por nossa cidade. “Esperamos retomar a grandeza e magnitude de outrora proporcionando as pessoas um momento de lazer, diversão e, sobretudo uma oportunidade de acumulação de conhecimentos e resgate da cultura local”, afirmou Joklébio Coelho.

HISTORIA DO MUNICÍPIO

O município de Prado teve como origem uma aldeia de índios descendentes dos Aymorés se estabelecido antes do ano de 1755 na margem esquerda do rio Jucuruçu, próximo à beira mar.

Foi a aldeia de Jucuruçu elevada à categoria de Vila por carta régia de 3 de março de 1755, sendo vice rei D. Luiz Pedro Peregrino de carvalho Menezes de Ataíde, 10º Conde de Antagônia, que também criou município com o nome de PRADO, CONFORME AUTO DE ERECÇÃO E CRIAÇÃO DA VILA.

Por volta de 1884, a chegada de famílias procedentes de outros municípios motivou o progresso. Construiu-se a Casa da Câmara e abriram-se as primeiras estradas para tropas.

Em 1886, com a elevação da vila à cidade, inaugurou-se a iluminação a querosene. O topônimo, vocábulo da língua portuguesa, significa campo coberto de relva. Os nativos de Prado são chamados pradenses.

BRASÃO DO PRADO

Criados em 1972, no governo do Prefeito Orlando Sulz de Almeida, (1970 – 1972), os símbolos do município foram idealizados pelo Sr. José Fontes de Almeida, que deu forma, sentimento e cores aos desenhos.

No Brasão há 5 torres em heráldica representando o Município e nele está inserido:

Barco – Simboliza a pesca, uma das fontes de riqueza do Município.

Falésias – Simboliza as belezas naturais de nossas praias.

Boi – Simboliza nossa pecuária, como fonte de riqueza.

Coqueiro – Nosso coqueiral na orla marítima, fonte de atração turística.

Cacaueiro – Fonte de riqueza do Município.

Mar – A inspiração, motivação para a vinda do turista.

Mata e Toras – Nossa riqueza vegetal e agrícola.

BANDEIRA

Amarelo – Representa nossas riquezas minerais (pedras semi-preciosas e areia monazítica.

Verde – Representa nossas matas e campos, campo que deu origem ao nome Prado.

Branco – Representa a paz, a tranqüilidade, a hospitalidade que existe em nossa terra.

HINO DO PRADO

O hino de Prado foi da autoria do poeta Antônio Soares de Alcântara.

O Sargento Erasmo Simões que era músico do Corpo de Fuzileiros Navais e Pradense, transpôs o hino para a pauta musical e anos depois o então Prefeito José Fontes de Almeida (1974/1976) levou a partitura musical para o conjunto musical – Brasília Band. O hino foi gravado em fita cassete no Rio de Janeiro.

I

QUEM PISAR AS AREIAS DE PRADO
E FITAR OS SEUS BOSQUES EM FLOR
HÁ DE CERTO FICAR DESLUMBRADO
ANTE O SEU NATURAL ESPLENDOR

CORO

LIBERAL, OPULENTA E SADIA
TÃO MODESTA QUÃO BELA E GENTIL
PRADO É BEM UM JARDIM DA BAHIA
UM RECANTO IDEAL DO BRASIL

II

O SEU FILHO PATRIOTA INTEGRADO
NAS GUERREIRAS FALANGES DO NORTE
É O ORGULHO E A CONFIANÇA DE PRADO
POR SER BOM, POR SER BRAVO E SER FORTE

III

SEJA EMBORA A BATALHA RENHIDA
O PRADENSE VALENTE ESTARÁ
NA DEFESA DA PÁTRIA QUERIDA
DOS RINCÕES DO CHUÍ AO PARÁ./Prado Notícia

ITABELA – Professores rejeitam propostas do prefeito e paralisações podem acontecer a qualquer momento




O prefeito queria que os professores não fizessem mais greve durante este ano e que aceitassem o desbloqueio dos 60% do Precatório do Fundef a partir de 31 de dezembro deste ano.

Os professores da rede municipal de ensino de Itabela rejeitaram todas as propostas do prefeito, Luciano Francisqueto (PRB), em assembleia que aconteceu na manhã da última quarta-feira (01/08). As propostas do prefeito foram apresentadas em uma audiência com o juiz Dr. Roberto Costa de Freitas Júnior, na quarta-feira (18) de julho.

O coordenador da APLB, Professor Valtim R. Lima, decidiu que as propostas seriam apresentadas para a categoria e que as mesmas fossem submetidas à votação. “Não posso decidir por este assunto neste momento. Irei levar para a categoria votar pela aceitação ou rejeição”, disse o professor Valtim, naquele momento.

“Todas as propostas do gestor são indecentes, o direito de greve é garantido por lei e essa coisa de desbloquear os 60% durante nossas férias de fim de ano é mais uma jogada dele. Com a categoria em férias não teremos forças de mobilização em massa”, disse uma professora.

Entre as propostas rejeitadas estavam: o fim do direito dos profissionais da educação de fazer greve, independente do que acontecesse, este resto de ano e o desbloqueio dos 60% do Precatório do Fundef a partir de 31 de dezembro deste ano. Todas as propostas foram rejeitadas.

SOBRE OS DESCONTOS DOS SALÁRIOS

A categoria retornou às atividades desde a última sexta-feira (13) de julho e mesmo assim a prefeitura descontou 07 dias não trabalhados de todos os profissionais da educação que aderiram a greve. “Salários de Professores vieram com descontos mesmo o TJ-BA declarando a greve legal”. Disse um professor em sua rede social.

“Em nenhum momento falamos que não iríamos repor os dias que estávamos em greve e mesmo assim o prefeito descontou dos nossos salários”, disse uma professora revoltada.

De acordo com o coordenador da APLB-ITABELA, professor Valtim, uma comissão formada por vereadores, professores e membros da APLB, estiveram com o prefeito na tarde de ontem e ficou decidido que o mesmo iria autorizar a devolução dos descontos em até 48h. Com essa determinação, o coordenador ficou de apresentar um calendário de reposição que não prejudicará os alunos.

“Buscaremos a melhor forma para repormos os dias paralisados sem utilizarmos os sábados. A lei é clara, o aluno tem que ter, no mínimo, 200 dias letivos ao ano, e com a atitude do prefeito e da Secretária de Educação, Chrystiane Coelho T. Grassi, de descontar em nossos salários os dias em greve, nós não teríamos o direito de repor”, disse o coordenador.

DENÚNCIA

O coordenador anunciou que iria fazer uma denúncia pedindo o afastamento do prefeito devido as PEDALADAS aplicadas pelo gestor. De acordo com o coordenador, o prefeito vem fazendo uso dos recursos do precatório, indevidamente, até para pagamento de empréstimos consignados.

A denúncia foi elaborada pelo jurídico da APLB-ITABELA, lida durante a assembleia e o coordenador pediu para que todos os professores, que quisessem, assinassem como testemunhas.

No uso da palavra, um professor também defendeu o afastamento do prefeito. “Nossa presidente Dilma perdeu o cargo por PEDALAR. Então temos que pedir que a Câmara de Vereadores afaste o prefeito imediatamente”, disse o professor.

Os profissionais da educação que estavam na assembleia aplaudiram e viram com bons olhos a possibilidade do prefeito ser afastado.

O discurso do professor foi filmado e o vídeo já viralizou na internet. 


A categoria decidiu que não haverá mais greve, porém não descarta a possibilidade de fazer paralisações, a qualquer momento./FOLHABAIANA

ITAMARAJU | Homem morre vítima de afogamento no Rio Jucuruçu



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Um homem de aproximadamente 60 anos morreu vítima de afogamento na manhã desta quinta-feira (02), em Itamaraju.

De acordo com informações da polícia o caso foi registrado no Bairro São Bernardo, o corpo de Aloisio Fiel Pereira foi localizado por moradores as margens do Rio Jucuruçu. Ainda de acordo com informações a vítima estaria lavando algumas vasilhas no rio, quando sofreu um “ataque epiléptico” e caiu na água.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, montanha, atividades ao ar livre e natureza

A Polícia Civil foi informada para realizar o levantamento cadavérico e o corpo foi removido pelo servidor público Anderson Barbosa e encaminhado ao IML local de Itamaraju./IN

Eleições 2018 - PT deve apresentar Lula como candidato na TV mesmo com decisão contrária do TSE



Resultado de imagem para lula perdeu o dedo

É destaque na coluna de Mônica Bergamo, nesta quinta (2), que o ex-presidente Lula pode aparecer na propaganda eleitoral do PT mesmo contra eventual decisão em sentido contrário do Tribunal Superior Eleitoral. Ontem a imprensa divulgou que, até o final desde mês, o TSE deve proferir sentença que demonstre a inelegibilidade de Lula e o impeça de aparecer na TV.

Porém, segundo Bergamo, "dirigentes do partido acreditam, no entanto, que o TSE não terá como proibi-los de fazer o relato factual de que a candidatura está sub judice, que recursos ainda estariam pendentes e que ainda haveria chance de a inelegibilidade ser revertida."

A estratégia é arriscada porque, "advogados ligados ao partido observam, por outro lado, que há o risco de a legenda ser punida com a perda de tempo na TV." 

O PT deve apresentar Lula na TV como candidato a presidente ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida que ele não pode aparecer nessa condição.

De acordo com a coluna de Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, dirigentes do partido acreditam que o TSE não terá como proibi-los de fazer o relato factual de que a candidatura está sob judice e que recursos ainda estariam pendentes.

Seguidora do jucurunet diz: minha sogra está há 45 anos sem ver sua família e contamos com o jucurunet para encontrar



A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos
 Maria Lúcia Rodrigues da Silva 

Olá pessoal do jucurunet gostaria de saber se tem como você me ajudar, pois Procuro por familiares da minha sogra ela diz que já faz mais de 45 anos que não tem notícias de ninguém da família dela.

Ela é de Potiraguá estado da Bahia - Já faz muitos anos que não tem contatos com muito deles, somos de Santo António de Jesus e eles são de Potiraguá, o meu nome é Gracilene Ferreira, mas quem procura os familiares e minha sogra Maria Lúcia Rodrigues da Silva, os nomes dos pais dela são Floriza Rodrigues, o pai é Libarino Ribeiro de Silva, os irmãos Evanir, Evalcir, tem outros, mas não se lembram os nomes, só sei que eles moravam perto de uma igrejinha - por favor, me ajude

Minha sogra Maria Lúcia, saiu de Potiraguá era muito nova só tinha uns 14 anos de idade e hoje ela já tem 60 anos - na época ela foi trabalhar em Salvador lá se casou e veio morar em Santo Antonio de Jesus - e nunca mais teve notícia de ninguém da família dela.

Peso pelo o amor de Deus, quem souber de qualquer informação dos familiares da minha sogra Maria Lúcia Rodrigues da Silva, por favor, entre em contato com a gente nestes telefones - (75) 9 82 23 98 36 (75) 9 88 54 98 03

Estamos ansiosos para encontrar essa família.

Casal suspeito de espancar garoto de 3 anos em Porto Seguro tem prisão preventiva decretada



Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

O casal suspeito de espancar um menino de apenas 3 anos, na cidade de Porto Seguro, teve prisão preventiva decretada pela Justiça nesta terça-feira (31), segundo informações da Polícia Civil.

O crime ocorreu no domingo (29). Os suspeitos, identificados como Jamile Jesus dos Santos e Anderson Avelino dos Santos, são mãe e padrasto da criança.

Segundo o delegado Marcelo Paiva, que investiga o caso, há suspeita de que o menino tenha tido morte cerebral por conta das agressões. Um protocolo médico foi aberto na segunda-feira (30) para averiguar o caso.

O menino está internado no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Testes devem ser realizados para atestar a morte dele. O resultado dos exames deve ficar pronto em 48h após o início dos procedimentos.

Os suspeitos, que já tinham sido presos em flagrante, após o crime, tiveram a prisão convertida em preventiva. A decisão da Justiça foi deferida durante audiência de custódia.

O casal está na carceragem da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro. Conforme o delegado Marcelo Paiva, a mulher e o homem estão em celas separadas dos demais detentos, cada um em uma ala diferente.

Ainda não há informações sobre o que teria provocado as agressões. Os dois devem ser ouvidos pelo delegado na quarta-feira (1º). O caso está sob investigação.

Caso

O garoto foi espancado no bairro Mercado do Povo, onde morava com a mãe e o padrasto. Após a agressão, ele foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo casal, que foi preso logo em seguida.

De acordo com a polícia, a médica que atendeu a criança na UPA disse que o garoto chegou à unidade com marcas de espancamento, queimaduras nas mãos e múltiplas escoriações no corpo. No local, o menino foi diagnosticado com traumatismo craniano. Em seguida, ele foi levado para o hospital.

Em depoimento inicial, segundo a polícia, o casal entrou em contradição, mas acabou confessando as agressões. Conforme a polícia, os suspeitos teriam alegado que a surra seria para educar o menino.

Polícia Civil esclarece mais um homicídio atribuído a “Beto Carroceiro”



Polícia Civil esclarece mais um homicídio atribuído a “Beto Carroceiro”

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas acaba de informar a conclusão e remessa à justiça do inquérito policial que investigou o homicídio de Ademilson Silva Bernardo, o “Jiboia”, crime ocorrido às 14h30 de 30 de abril de 2015 quando a vítima estava em seu mercadinho na Rua Ibiraji, nº 166, bairro Luís Eduardo Magalhães e foi executada com 14 disparos de pistola 9mm.

As investigações apontaram Roberto Ribeiro dos Santos, o "Beto Carroceiro” como o executor dos tiros que mataram Ademilson e Maria Bernarda da Silva Gomes, sogra de Beto, como a mandante do crime.   A arma utilizada no homicídio foi apreendida com “Beto Carroceiro” em 20/05/2015 e, após passar por exame de microcomparação balística no Departamento de Polícia Técnica (DPT), confirmando sua utilização no homicídio de Ademilson.

"Beto Carroceiro" e a sogra dele estão presos
“Beto Carroceiro” e a sogra dele estão presos

Roberto Ribeiro dos Santos e sua sogra Maria Bernarda da Silva Gomes, segundo a polícia, fazem parte de um grupo de traficantes de drogas com atuação nos bairros Tancredo Neves, São Lourenço e Cidade de Deus. Os dois já se encontram presos e são investigados por participação em vários outros homicídios ocorridos na cidade desde 2015, alguns desses crimes na condição de executores, outros como mandantes./TN

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Professores protestam em frente a casa do prefeito de Eunápolis




Conforme convocação feita por Comunicado da APLB, os professores da rede municipal e demais trabalhadores da Educação estão concentrados na praça do bairro Centauro, em frente a casa do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira (PSD), desde às 7 horas desta terça-feira, 31 de julho.

A categoria protesta contra “violação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação”.


Pretendemos ouvir governo e trabalhadores para que os leitores conheçam as versões de cada um./Bahia40graus

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.