Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 10 de setembro de 2022

Jornalista Athylla Borborema é homenageado em Brasília com Medalha do Bicentenário do Brasil


Um baiano do Extremo Sul do estado foi um dos 200 brasileiros homenageados, na noite desta sexta-feira (9), em Brasília, na solenidade alusiva ao Bicentenário da Independência do Brasil. O escritor e jornalista Athylla Borborema, atual presidente da Academia Teixeirense de Letras (ATL), foi agraciado com seis prêmios de reconhecimento – além da Medalha Comemorativa ao Bicentenário da Independência do Brasil, do Prato Dourado e da Comenda Brava Gente Brasileira – Homenagem ao Povo Brasileiro, todos alusivos aos 200 anos de independência do Brasil, ele também recebeu o Certificado de Honra ao Mérito, pelo centenário da 1ª Semana de Arte Moderna de São Paulo; o Certificado de Honra ao Mérito, em tributo à memória de sua majestade imperial Dom Pedro I; e o título de Chanceler da Cultura Nacional. 

A cerimônia que outorgou personalidades envolvidas com a literatura e com a história brasileira reuniu autoridades civis e militares, escritores, jornalistas, pensadores, poetas e personalidades do mundo cultural. O evento foi promovido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (Febacla) e pela Secretaria Especial da Cultura do Brasil, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (Conaf). 

“Estamos contentes pelo reconhecimento da nossa literatura em uma data tão especial para nosso país. Dedico esses prêmios a minha querida gente do extremo sul da Bahia. A nossa eterna gratidão a todos os brasileiros e que Deus continue nos dando saúde e sabedoria para continuarmos produzindo cultura e literatura para a nossa nação”, disse Borborema. 

QUEM É AHYLLA BORBOREMA – Natural do balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte de Prado, Athylla Borborema é jornalista, radialista, publicitário, roteirista, documentarista, youtuber, mestre e doutor em jornalismo científico. 

Em 1993, publicou seu primeiro livro. Desde então, ocupa a lista das obras mais recomendadas da literatura nacional, com mais de 30 livros publicados, todos campeões de vendas e premiados nos principais países culturais do mundo. 

Em julho passado, lançou na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo a obra “1500 – O Brasil a partir da Foz do Rio Cahy” (Editora Lura/SP), inspirada na carta de Pero Vaz de Caminha, que resgata a história do descobrimento com fascínio, aventura e pesquisa. O livro comemora também os 100 anos da 1ª Semana de Arte Moderna de São Paulo e os 200 anos da Independência do Brasil. 

É ainda autor de livros premiados como os policiais “Tiro e Dor em Silêncio” (1994) e “Infância Violentada” (1997), os doutrinários “Do Assessor de Imprensa ao Assessorado” (2014), “As Armas da Conquista” (2016), o “ABC do Jornalismo” (2018), “Os vencedores do Amanhã” (2019), e o festejado romance “A Menina do Céu Cor-de-Rosa” (2015). 

Foi presidente regional por três mandatos e diretor estadual por duas gestões do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Televisão e Publicidade do Estado da Bahia (SINTERP) e diretor no Nordeste da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)./ liberdadenews

Passageiro de mototáxi morre após ser atingido por tiro no tórax

 

Eunápolis: O passageiro de um moto táxi morreu na noite de sexta-feira (09), em Eunápolis, depois de ser atingido por um tiro no tórax. Jeferson Pereira Freitas, 28 anos, foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu ao ferimento e morreu antes de dar entrada na emergência do Hospital Regional. 

O crime aconteceu um pouco antes das 22h, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Itapuã. A polícia não tem mais detalhes sobre como ocorreu o homicídio, pois o mototaxista ainda não foi localizado. 

Segundo apurou a reportagem, o condutor da moto chegou a abordar uma guarnição da polícia na BR-101, avisando que o seu passageiro havia sido baleado, mas não disse o motivo do crime. 

Enquanto os policiais se dirigiam ao local para socorrer a vítima, pois uma equipe do Samu demorou de ser enviada, o mototaxista desapareceu. Os policiais encontraram a vítima caída no asfalto, ainda com o capacete na cabeça e com dificuldade para respirar. 

O depoimento do mototaxista será crucial para desvendar o assassinato. A polícia apurou que a moto usada por ele era da marca Yamaha, modelo YBR, cor branca, placa ignorada. 

Segundo familiares, Jeferson Pereira era dono de um posto de lavagem no bairro Juca Rosa. Ele deixa mulher e uma filha pequena./Radar64

Buracos na pista causam morte de dois motociclistas na BR 418 em Caravelas

 

Caravelas: O acidente aconteceu na noite da última sexta-feira, 10 de setembro, por volta das 19h40, no Km 40 da BR 418, no distrito de Juerana, município de Caravelas. Segundo informações, houve uma colisão entre um caminhão e uma motocicleta, Honda/NXR 150 Bros. O condutor da moto morreu no local e o carona foi socorrido em estado grave ao Hospital Municipal de Caravelas, onde veio a óbito. O piloto foi identificado como sendo, Maílson da Silva Tamandaré do Nascimento, 28 anos, natural de Itamaraju/BA. 

O motorista do caminhão (ainda não identificado) dirigia um veículo VW/17.190, de cor branca, ano 2020, placa policial RBC-1J32, licenciado em Aracruz/ES, veículo que pertence à Suzano Celulose, e que faz o reabastecimento de outros veículos da mesma empresa. Ele não se feriu. Mailson da Silva pilotava uma motocicleta, Honda/NXR 150 Bros KS, de cor preta, ano 2009, placa policial JST-6976, licenciada em Teixeira de Freitas. 

O carona da motocicleta foi identificado como sendo, Davi Conceição Dias, de 21 anos, natural de Alcobaça. Ele foi socorrido para o Hospital, mas devido aos graves ferimentos, foi a óbito na Unidade de Saúde. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam a ocorrência, realizando os procedimentos legais, e orientando o trânsito na via. 

O delegado plantonista autorizou a remoção dos corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. Um inquérito policial vai ser instaurado para apurar as circunstâncias do acidente./Lenio Cidreira/Liberdadenews

MPF apura conflitos de terra em Prado e violência contra indígenas da etnia pataxó

 


O Ministério Público Federal (MPF) informou, nesta sexta-feira (9), que apura os conflitos de terra e a violência contra indígenas, no extremo sul da Bahia, após a morte de um adolescente de 14 anos. 

No momento, segundo reportagem do G1 Bahia, o MPF mantém diálogo com lideranças indígenas, servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Polícia Federal (PF), bem como da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (Direitos Indígenas), para avaliar as medidas cabíveis a serem adotadas. 

Na manhã desta sexta-feira, 9, um grupo de indígenas do extremo sul do estado, que está na capital baiana, prestou depoimento no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), sobre os ataques que a comunidade tem sofrido. 

Após o relato dos indígenas, a SSP-BA garantiu que será criado um Grupo de Trabalho com policiais que coordenarão as ações preventivas e investigativas na região. 

A decisão foi tomada pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e pela delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito. 

Integrantes das Secretarias de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de Promoção da Igualdade (Sepromi) também participaram do encontro. 

Conflitos 

Na última quarta-feira (7), indígenas da etnia Pataxó denunciaram um novo ataque de pistoleiros na Aldeia Nova, no município do Prado. A situação aconteceu entre a noite de terça (6) e a madrugada de quarta (7), e foi motivada por disputa de terras, conforme contou Zeca Pataxó, uma das lideranças indígenas. Ao todo, 38 famílias moram no território. 

“Eles invadiram as terras, quebraram as portas e até mataram cachorros. Desta vez, nenhum indígena ficou ferido, porque eles se esconderam no mato. Se as pessoas tivessem ficado em casa, seriam assassinadas. O cacique está escondido. Esses pistoleiros estão a mando de fazendeiros da região, que tentam invadir as terras indígenas, que já são demarcadas antropologicamente”, detalhou. 

Os territórios indígenas de Barra Velha, onde ficam a Aldeia Nova e Comexatibá já são reconhecidos pela Funai, e aguardam apenas a assinatura do presidente da república na carta declaratória, para homologação dos documentos. 

“Já mandamos documentos e fizemos pedidos em todas as instâncias. Nós vamos a Brasília, conversar com o Supremo Tribunal Federal (STF), para ver se há andamento nessa assinatura. Enquanto isso, os indígenas seguem sem segurança para defender seus próprios territórios”, completa a liderança indígena./G1Bahia.

Motorista morre em acidente na BR-101


Um grave acidente, nas primeiras horas desta terça-feira (06), véspera de feriado da independência do Brasil, vitimou o condutor de um veículo de carga, no trecho urbano da BR-101 em Itamaraju. 

O registro ocorreu próximo dos bairros Tarcizão e Alvorada, quando um caminhão, colidiu no fundo de uma carreta. Com impacto Douglas Sergio Ramos Silva (25 anos), ficou preso nos destroços do veículo. 

O motorista do caminhão morreu no local, o condutor do outro veículo permaneceu na localidade até a chegada da polícia. 

O posto do Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi notificado e um equipe do Corpo de Bombeiro Militar, estiveram no local do acidente, retirando o corpo dos destroços do veículo. 

Uma guia de levantamento cadavérico foi autorizada e o corpo foi removido pelo servidor Anderson Barbosa, sendo transferido para o IML da cidade. 

As causas do acidente serão investigados pela polícia./IN

Ex-prefeito de Teixeira João Bosco tem sua candidatura a deputado estadual impugnada pelo TRE/BA


Teixeira de Freitas: Na tarde desta sexta-feira, 09 de setembro, por volta das 15h00, o TRE/BA, através do Desembargador, Dr. Marcos, relator do Processo 0601078-64-2022, foi cassada a candidatura do ex-prefeito de Teixeira de Freitas e candidato a Deputado Estadual nas eleições de 2022, João Bosco Bittencourt. 

Em Julgamento de mérito, o pleno do TRE Bahia indeferiu o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito João Bosco, que tentaria o pleito de Deputado Estadual nessas eleições. Segundo o voto do Desembargador, Marcos, a impugnação foi rejeição dos numerários, não aplicação do mínimo exigido na educação e saúde, não recolhimento de multas, não comprovação de recolhimento ao erário. 

O desembargador encontrou irregularidades configuradoras de atos dolosos de improbidade administrativa na época em que João Bosco era prefeito, e foi indeferida o registro de candidatura por unanimidade. Toda a corte acompanhou o voto do relator e impugnou a candidatura de João Bosco. 

Segundo a Lei da Ficha Limpa, atos de improbidade administrativa são uma das causas de inelegibilidade. A decisão cabe recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)./Edvaldo Alves/Liberdadenews

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Prefeitura prossegue com a apreensão de animais soltos na Zona Urbana de Teixeira de Freitas


A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Agricultura, prossegue com a apreensão de animais de médio e grande porte soltos nas vias e logradouros públicos da Zona Urbana do município. 

É essencial que os cidadãos estejam atentos ao deixarem cavalos e bois, por exemplo, soltos nas rodovias e ruas da cidade. De acordo com a Lei Municipal 1170/2021, a partir da segunda apreensão, o animal será remarcado e será aplicada o dobro da multa estipulada inicialmente. 

Caso a situação ocorra pela terceira vez, o animal será imediatamente leiloado, doado ou vendido para frigorífico, e com o produto da renda, será destinado ao Fundo Municipal da Agricultura Familiar, a ser aplicado nos serviços de apreensão de animais. 

“Houve um aumento significativo no número de mortes de animais de grande e médio porte nas rodovias; os teixeirenses precisam estar conscientes dos riscos que acometem todas as vidas envolvidas em possíveis acidentes”, alerta Elenita Medrados, secretária de Agricultura. 

Em caso de denúncias, basta ligar para o número 3011-2738. A Secretaria de Agricultura atende de segunda a sexta, das 7 às 17 horas./Bahiaextremosul/Ascom

Jair Bolsonaro lidera corrida presidencial, diz pesquisa Futura Inteligência


O presidente Jair Bolsonaro (PL) está à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera corrida presidencial, segundo pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada nesta quinta-feira (8). Veja os números do cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos: 

Jair Bolsonaro (PL): 41,8%

Lula (PT): 35,7%

Ciro Gomes (PDT): 7,7%

Simone Tebet (MDB): 5,4%

Soraya Thronicke (União Brasil): 0,7%

Pablo Marçal (PROS): 0,5%

Felipe d'Ávila (Novo): 0,2%

Léo Péricles (União Popular): 0,2%

Sofia Manzano (PCB): 0,2%

Vera (PSTU): 0,2%

Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0,1%

Não sabe/não respondeu/indeciso: 4,1%

Branco/nulo: 3,2% 

Se os candidatos fossem apenas Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), o atual presidente também lideraria as intenções de voto. Confira: 

Jair Bolsonaro (PL): 41,9%

Lula (PT): 35,4%

Ciro Gomes (PDT): 9,8%

Simone Tebet (MDB): 6,6%

Não sabe/não respondeu/indeciso: 2,8%

Branco/nulo: 3,5% 

Se os candidatos fossem somente Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB), o atual presidente continuaria liderando as intenções de voto. Confira: 

Jair Bolsonaro (PL): 43,6%

Lula (PT): 38,7%

Simone Tebet (MDB): 11,1%

Branco/nulo: 4,5%

Não sabe/não respondeu/indeciso: 2,1% 

O levantamento, encomendado pelo Banco Modal, ouviu 2.000 eleitores do país por telefone entre 5 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-02618/2022./noticias noticias.r7

Porto Seguro cria Corredores Verdes e Arraial d’Ajuda ganha Trilha Ecológica

O Prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, assinou dois importantes projetos de lei nesta segunda-feira, 5, em evento realizado no auditório do hotel Arraial D’Ajuda Eco Resort, que contou com a presença de mais de 300 pessoas entre empresários, lideranças, autoridades e representantes da comunidade do Litoral Sul. 

O primeiro projeto assinado pelo gestor foi o PL 1.803/22, que considera servidão pública a estrada vicinal conhecida como Trilha Ecológica, interligando a Praia do Parracho ao bairro Corais do Arraial, com extensão média de 600 metros, oficializando a criação da tão sonhada trilha ecológica, com a previsão de conclusão da primeira etapa para o prazo de 90 dias. 

O outro PL assinado pelo gestor foi o 1.802/22, que cria os Corredores Verdes no município, regulamentando e estabelecendo regras de uso e exploração das principais estradas de chão batido nos distritos de Caraíva, Trancoso e Arraial. 

De acordo com o Prefeito, essas são demandas antigas da comunidade e que finalmente estão sendo atendidas em sua administração. “Sou um servidor público e trabalho para atender aos anseios da nossa comunidade. Esses novos projetos de lei atendem pedidos antigos de toda a sociedade do Litoral Sul. 

Juntos, estamos trabalhando e construindo algo importante e grandioso, que irá se perpetuar pelas próximas gerações, preservando a natureza e o meio ambiente de forma responsável”, completou, agradecendo a parceria com a Câmara de Vereadores, Verdejar, Acordo Mucugê, Sociedade Amigos do Arraial, Sociedade Loteamento dos Corais, Despertar Trancoso, Observatório Social, Anac de Caraíva, Associação de Vans e Taxistas do Arraial e toda sua equipe da administração municipal./agazetabahia

Cepa da dengue é identificada pela 1ª vez na Bahia e Sesab emite alerta


 O Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA) identificou, pela primeira vez no estado, a nova cepa da dengue: a sorotipo 2 (DENV-2) pertencentes ao genótipo II – cosmopolita. 

A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) nesta quinta-feira (8). 

A cepa foi identificada em oito amostras nos municípios de Feira de Santana (6), a cerca de 120 quilômetros de Salvador, e Camaçari (2), na região metropolitana. 

Após a identificação feita pelo Lacen-BA, a Sesab emitiu um alerta para os núcleos regionais de saúde e para as secretarias municipais sobre a importância da detecção precoce de sinais e sintomas da dengue. 

Conforme o alerta da Sesab, este genótipo é o mais disseminado no mundo. No entanto, ainda não há dados suficientes para associá-lo a maior transmissão e gravidade dos casos. 

Entre as recomendações feitas pela secretaria estão: 

 Atualizar e executar os planos municipais de contingência das arboviroses; 

mobilizar e orientar a população sobre a situação epidemiológica local e as estratégias de prevenção e controle da dengue; 

Desenvolver ações de rotina no combate ao mosquito Aedes aegypti, como forma de conter a disseminação do vírus; 

Atualizar profissionais de saúde em todos os níveis de atenção da rede pública e privada sobre os sinais e sintomas da doença, diagnóstico, diagnóstico diferencial e manejo clínico adequado./G1/BA

Corpo de idoso aguarda reconhecimento de familiares


O corpo de um idoso de 66 anos foi localizado, na manhã da última terça-feira (06) de agosto, numa moradia no bairro Cristo Redentor na cidade de Itamaraju. 

Moradores encontram Albdias Jacinto dos Santos, o interior do imóvel localizado na rua Itapebi, no bairro Cristo Redentor, na região da cascalheira. O corpo não possuía sinais visíveis de violência. 

As autoridades policiais foram informadas sobre a localização do corpo, que estava em processo de decomposição. 

Seguindo os procedimentos o corpo foi encaminhado para o IML do município e aguarda a apresentação dos familiares para efetivação da liberação e funeral. 

Até o período da manhã desta quinta-feira (08), nenhum familiar havia procurado o local./IN

Bolsonaro promete R$ 200 extras no Auxílio por meio de benefício que ele próprio não implementou


O presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu, em seu programa eleitoral gratuito desta quinta-feira (8), um pagamento extra de R$ 200 às famílias do Auxílio Brasil por meio de um benefício criado em 2021 e que ele próprio não implementou. 

Na propaganda veiculada pela TV, a campanha do presidente diz que o novo valor, que se somaria ao piso de R$ 600 mensais por família, seria repassado aos beneficiários que "começarem a trabalhar", sugerindo se tratar do Auxílio Inclusão Produtiva, já existente na estrutura de benefícios do programa social. 

Previsto na MP (medida provisória) enviada em agosto de 2021 para criar o Auxílio Brasil e mantido na lei que rege o programa, o Auxílio Inclusão Produtiva Urbano nunca saiu do papel. 

O benefício foi criado com a ideia de premiar beneficiários do programa, pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza, que conseguissem um trabalho com carteira assinada. 

Na base de dados sociais, mantida pelo próprio Ministério da Cidadania, não há quaisquer informações sobre contemplados pelo Auxílio Inclusão Produtiva Urbano. Na página oficial da pasta na internet, a descrição dessa parcela está em branco, diferentemente de outros benefícios, cujos detalhes estão disponíveis. 

Uma fonte do governo ouvida reservadamente admite que esse braço do Auxílio Brasil até hoje não foi implementado. Outro técnico que participou da formulação do programa diz que o benefício foi incluído na lei "apenas para idealização da política", uma vez que havia incertezas sobre os recursos disponíveis. 

A sinalização de Bolsonaro é dada dez dias após seu principal adversário nas urnas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometer uma parcela extra de R$ 150 a cada criança de até seis anos beneficiada pelo programa social. O público-alvo deve superar 9 milhões de crianças. 

Na propaganda eleitoral, um locutor diz: "Os mais de 20 milhões de brasileiros que recebem Auxílio Brasil de no mínimo R$ 600 agora receberão mais R$ 200 se começarem a trabalhar. Vai ser R$ 800 mais o salário do trabalho. Quando Bolsonaro dá os R$ 200 a mais, ele incentiva o trabalho. Isso é o oposto que o PT fazia, porque para receber o antigo Bolsa Família as pessoas não podiam trabalhar". 

Bolsonaro também busca uma forma de reagir às críticas por ter enviado a proposta de Orçamento para 2023 sem recursos suficientes para bancar o piso de R$ 600, já prometidos anteriormente por Bolsonaro e por outros candidatos à Presidência da República. 

A peça orçamentária foi encaminhada com a previsão de um benefício médio de R$ 405,21 mensais a 21,6 milhões de famílias do Auxílio Brasil, menos que o benefício mínimo atual de R$ 600. Esse ponto tem sido explorado pela campanha petista como um fator para desgastar Bolsonaro. 

Além da parcela extra para beneficiários que conseguem emprego com carteira assinada, a estrutura do Auxílio Brasil prevê o pagamento de um benefício chamado Auxílio Inclusão Produtiva Rural. 

Esse braço do programa foi implementado, no valor de R$ 200 mensais, mas ainda tem um alcance tímido: 6.958 agricultores familiares contemplados em agosto, um número bem aquém das 660 mil famílias beneficiárias do programa social que poderiam ser elegíveis, segundo informações da pasta. 

Além disso, a proposta orçamentária para 2023 prevê um corte de recursos no Inclusão Produtiva Rural, que receberia apenas R$ 1,3 milhão, o suficiente para atender só 527 famílias. Neste ano, foram reservados R$ 25,3 milhões, dos quais R$ 3,5 milhões foram efetivamente pagos pelo governo. 

Bolsonaro promete criar seis milhões de empregos sem explicar como:

No programa eleitoral, Bolsonaro também prometeu criar 6 milhões de empregos caso seja reeleito, mas não deu detalhes de como isso será feito. 

"Se em plena pandemia o Brasil gerou 4 milhões de novos empregos, anota aí: com Bolsonaro no próximo governo tem mais 6 milhões de empregos chegando no Brasil", diz o narrador da peça veiculada na TV. 

Na apresentação do Orçamento, o programa Auxílio Brasil ficou com uma reserva de R$ 105,7 bilhões, suficiente para bancar o benefício médio de R$ 405,21. A manutenção dos outros R$ 200 prometidos por Bolsonaro e outros candidatos terá impacto adicional de R$ 52,5 bilhões. 

Na entrevista coletiva de apresentação do Orçamento, em 31 de agosto, o secretário especial de Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, confirmou que a ampliação permanente do Auxílio Brasil demandará uma mudança no teto de gastos -regra fiscal que limita o avanço das despesas à inflação-, mas não deu detalhes de como isso será feito. 

"A regra atual do teto de gastos não comporta a despesa adicional de R$ 52 bilhões. O presidente eleito vai ter todas as condições de sentar com o Congresso e fazer os ajustes", disse. Na ocasião, não havia discussão de outra parcela extra. 

Um dia antes do envio do Orçamento, Bolsonaro também chegou a dizer que usaria o dinheiro da venda de estatais para bancar a ampliação permanente do programa. Isso porque as regras fiscais também exigem uma fonte de receitas para a despesa, além do espaço no teto. Colnago, porém, reconheceu que as normas legais atuais não permitem essa utilização do dinheiro. 

O ministro Paulo Guedes (Economia) defende o uso das receitas com a tributação de lucros e dividendos como fonte permanente de arrecadação para o Auxílio Brasil mais amplo. Para criar o espaço no teto, o ministro chegou a falar em prorrogação do estado de emergência e decretação de um estado de calamidade como solução provisória, a despeito de exaltar a retomada econômica do país./BNews

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 anos, diz Palácio de Buckingham


Arainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira aos 96 anos, informou o Palácio de Buckingham, e será sucedida no trono britânico por seu filho mais velho, Charles. 

Elizabeth, que assumiu o posto de rainha em fevereiro de 1952, quando tinha 25 anos, era a monarca mais longeva do Reino Unido e a mais velha do mundo. 

Ela morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, ao lado de familiares que foram às pressas para lá após médicos afirmarem que o estado de saúde da monarca era preocupante, colocando-a sob supervisão médica. 

A rainha vinha sofrendo desde o final do ano passado do que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas episódicos de mobilidade”. 

Ela também vinha reduzindo suas aparições públicas e, em alguns casos, foi representada em eventos por Charles e pelo filho mais velho dele, o príncipe William, que torna-se agora o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico./R7

Polícia descobre fábrica de dinheiro com R$ 100 mil em notas falsas

Fábrica falsificava dinheiro - DIVULGAÇÃO / PF


 A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Militar, realizou a prisão em flagrante de um homem responsável por manter uma fábrica de produção e distribuição de cédulas falsas em São Carlos, no interior paulista. 

Na terça feira (6), houve também a autuação do suspeito por receptação dolosa, uma vez que mantinha uma motocicleta furtada. 

A abordagem ocorreu em São Carlos a partir da identificação de uma moto furtada. Os policiais obtiveram informações e localizaram o laboratório de produção e distribuição de dinheiro falso. 

O suspeito foi preso e levado à Delegacia da Polícia Federal em Araraquara, também no interior do estado. Houve apreensão de materiais, entre eles cerca de R$ 100 mil em notas falsas, além de documentos, veículos, equipamentos, mídias e apetrechos utilizados na confecção do dinheiro. A venda ocorria pela internet. 

O preso foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça Federal. Ele pode responder pelos crimes de receptação e fabricação de cédula falsa. Se somadas, as penas podem chegar a 16 anos de reclusão./R7

Prefeitura Municipal de Ibirapuã instala câmeras de monitoramento na cidade


Visando garantir mais segurança aos seus cidadãos, a Prefeitura Municipal de Ibirapuã inaugurou na última segunda-feira (05), um moderno sistema de monitoramento por câmeras no perímetro urbano da cidade. 

As câmeras de alta qualidade foram instaladas nos principais pontos da cidade. O equipamento de última geração que garante boa visibilidade, inclusive a noite, foi instalado no complexo policial com vigilância 24 horas por dia. 

Com a instalação do equipamento de monitoramento é possível verificar os carros que entram e saem do perímetro urbano através das câmeras instaladas nos acessos da cidade; observar problemas relacionados ao uso e tráfico de drogas nos principais pontos do município, como rodoviária, praças e escolas. 

A cidade de Ibirapuã realiza neste final de semana a tradicional Festa de Vaqueiro, evento que atrai pessoas de várias cidades e de outros estados, as câmeras de monitoramento vão ajudar o trabalho da polícia no combate a violência e na proteção do cidadão.

Já o prefeito Calixto Antônio Ribeiro disse que a instalação das câmeras é muito importante para a segurança dos moradores de Ibirapuã. Vídeo; 

Para o - Secretário de Administração, Infraestrutura e Obras, Djalma Pinto da Cruz, a cidade de Ibirapuã vive um momento impar com a instalação dos novos equipamentos. Vídeo;/Bahiaextremosul

Vereador é preso por suspeita de envolvimento de execução na Bahia

 

Jean Charles Alexandre é filiado ao PSB — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Câmara de Vereadores de Ibotirama, no oeste da Bahia, foi preso na manhã desta quinta-feira (8), pela morte de Marcello Leite Fernandes, em julho. Jean Charles Alexandre (PSB), 44 anos, é investigado por ser mandante do crime. Ainda não há informações se ele será afastado do cargo. 

Jean Charles Alexandre é filiado ao PSB — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Jean Charles foi o vereador mais votado em Ibotirama, nas eleições de 2020 – último pleito municipal. Ao todo, ele teve 1.377 votos: um percentual de 8,6%. A reportagem tenta contato com a defesa do vereador. 

Um policial militar também foi preso pelo crime, mas a identidade dele ainda não foi divulgada. Uma terceira pessoa é procurada pela polícia. A Polícia Civil informou que o crime foi motivado por desavenças entre os investigados e a vítima. 

Os detalhes sobre essas desavenças não foram divulgados. Mandados de busca e apreensão também são cumpridos nesta manhã, inclusive na Câmara de Vereadores. 

A vítima foi executada dentro do próprio carro, na BA-160, e a polícia ainda não divulgou a motivação do crime. Câmeras de segurança flagraram o momento em que dois homens, que estavam em uma moto, aparelharam com o veículo da vítima e dispararam. 

Batizada de Petunia, a operação também cumpre mandados na Região Metropolitana de Salvador. Participam da ação diferentes setores da Polícia Civil, Polícia Militar e do Ministério Público da Bahia (MP-BA)./G1-BA

Mais Saúde, Menos Fila: triagens para cirurgia de catarata ocorrem nos dias 19 e 20; operações serão realizadas no dia 21


A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, prossegue com o projeto Mais Saúde Menos Fila. Nos dias 19 e 20 de setembro, das 7 às 16 horas, o Centro Especializado em Reabilitação (CER VI) recebe pacientes a partir de 60 anos que precisam da cirurgia de catarata para atendimento médico e triagem, a partir da distribuição de 200 e 150 senhas, respectivamente. 

No dia 18, será efetuada a reavaliação dos pacientes que passaram pelo procedimento no período de 21 a 22 de agosto. O procedimento também será realizado no CER IV, das 7 às 17 horas. Para a próxima leva de cirurgias, os pacientes não precisam de encaminhamento médico: o espaço terá uma equipe de profissionais especializados para avaliações e realização de exames pré-operatórios necessários. As cirurgias serão feitas no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. 

Informações sobre a realização de reavaliações, exames pré-operatórios e triagem

Local: CER IV – Avenida das Nações, Nº 410, bairro Monte Castelo

Dias: 18/09 (reavaliações) / 19 e 20/09 (exames pré-operatórios e triagens)

Horários: 7h-17h (reavaliações) / 7h-16h (exames pré-operatórios e triagens) 

Informações sobre a realização de cirurgias 

Local: Hospital Municipal de Teixeira de Freitas – Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 2267 -Dia: 21/09./Bahiaextremosul/Ascom

Flamengo pode ser campeão invicto com melhor campanha da história da Copa Libertadores da América

 

Dos sete campeões sem derrotas, Estudiantes é o único sem empates, mas jogou só quatro vezes. Flamengo tem 11 vitórias e um empate


O Flamengo chega à decisão da Libertadores, depois de superar o Vélez, da Argentina, com a melhor campanha da história do torneio. São doze partidas, com onze vitórias e apenas um empate. Dos sete vencedores invictos, apenas o Estudiantes, de 1969, ganhou o troféu vencendo todos os jogos, mas eram apenas quatro compromissos. 

Depois da década de 1970, quando o Boca Juniors venceu invicto com seis partidas disputadas, o Corinthians foi o único a entrar em campo mais de dez vezes. Foram 14 partidas, com 8 vitórias e seis empates. Se for campeão invicto, o Flamengo disputará um jogo a menos (13), por causa da final em jogo único. Mas tem só um empate. 

Também tem a defesa menos vazada, com 4 gols sofridos, sete a menos do que o Athletico Paranaense. E o artilheiro da Libertadores, Pedro, com 12 gols. 

Só perde em ataque. Com 29 gols, pode igualar o desempenho do ano passado, quando igualou o melhor ataque de todos os tempos, com 33 gols. Neste ano, no entanto, o Palmeiras já marcou 37 vezes./globo 

Abaixo todos os campeões invictos: 

  • 1960 - Peñarol - 3 vitórias, 3 empates 
  • 1963 - Santos - 3 vitórias, 1 empate 
  • 1964 - Independiente - 6 vitórias, 2 empates 
  • 1969 - Estudiantes - 4 vitórias, 0 empates 
  • 1970 - Estudiantes - 3 vitórias, 1 empate 
  • 1978 - Boca Juniors - 4 vitórias, 2 empates 
  • 2012 - Corinthians - 8 vitórias, 6 empates

Teixeira de Freitas comemora 200 anos da Independência do Brasil com desfile cívico


Os 200 anos da Proclamação da República foram comemorados em Teixeira de Freitas com desfile cívico.  Organizado pela prefeitura municipal. O evento começou às 07 horas da manhã desta terça-feira, 07 de setembro com hasteamento das bandeiras, do Brasil, da Bahia e de Teixeira de Freitas. 

O prefeito Marcelo Belitardo acompanhado da primeira dama, Penélope Belitardo, de autoridades civis e militares, e assessores, deu início ao ato cívico com o hasteamento da bandeiras que aconteceu em frente ao Paço Municipal. 

Após o ato, o prefeito se dirigiu até o palanque montado na Avenida Mal. Castelo Branco para acompanhar o desfile das escolas entidades filantrópicas e secretarias do município. 

Este é o primeiro desfile da administração Marcelo Belitardo que expressou sua alegria em poder homenagem nosso país em seus 200 anos de independência “Estou muito feliz em retomarmos esta tradição, com a pandemia não estava acontecendo o desfile e este ano foi maravilhoso, com uma grande participação da sociedade prestigiando o evento”, disse o prefeito. 

Confira a lista de todos os participantes: 

  • CPM – Colégio da Polícia Militar 
  • 87º CIPM 
  • SPO/18º GBM – Corpo de Bombeiros 
  • Conjunto Penal – CPTF 
  • Guarda Municipal 
  • Defesa Civil 
  • Pestalozzi 
  • Maçonaria 
  • Desbravadores 
  • LImpeza Pública – Garis 
  • CETEPS 
  • Escola Municipal Nilson Fernandes 
  • Escola Municipal Alcenor Alves Barbosa 
  • Escola Municipal D. Pedro II 
  • Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho 
  • Escola Municipal Jesuíno Martins de Souza 
  • Escola Municipal Amigos de Aracruz (Tem banda) 
  • Escola Municipal Gilberto Cardoso 
  • Escola Municipal Igualdade e Justiça 
  • Escola Municipal João Mendonça 
  • Escola Municipal Joaquim José de Almeida 
  • Escola Municipal São Lourenço 
  • Escola Municipal São Geraldo 
  • Escola Municipal Professor Sheneider Cordeiro 
  • CEPROG  
  • Secretaria de Educação e Cultura 
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico 
  • Secretaria de Projetos Estratégicos 
  • Secretaria de Habitação 
  • Secretaria de Agricultura 
  • Secretaria de Esporte 
  • Secretaria de Meio Ambiente 
  • Secretaria de Finanças 
  • Secretaria de Administração 
  • Secretaria de Segurança e Cidadania 
  • Secretaria de Assistência Social 
  • Secretaria de Infraestrutura e Transporte 
  • Secretaria de Saúde./bahiaextremosul

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Dois de Abril em (LUTO) profundo morre a jovem "Geovana Jardim" aos seus 21 anos de idade

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da jovem abrilense Geovana Jardim, ela que tinha apenas 21 anos de idade, segundo a sua família a causa morte da jovem foi   trombose nos pulmões, pois ela teve a síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) é caracterizada por uma reação cutânea severa que pode ser desencadeada principalmente por reação alérgica a fármacos. 

A jovem 'Geovana' veio a óbito nesta  quarta-feira, 7 de setembro de 2022, Por volta das 10h em Feira de Santana. 

O jucurunet externa os mais puros sentimentos e pêsames aos familiares e amigos da nossa querida 'Geovana' ela que partiu assim tão de repente - 'Rubenilsa Dias' lamentamos a  perda de sua estimada e amada filha  e imaginamos a dor que agora atormenta seu coração. Mas tenha força e acredite que com o tempo tudo ficará mais fácil. A saudade estará sempre presente, e através dela a memória de quem se foi continuará viva. 

Não há dor maior do que ter de dizer adeus aos que amamos. Nem há saudade tão eterna como aquela que nasce com o luto. Por isso oro a Deus para que lhe conceda conforto e força nesta hora tão difícil. Receba as minhas sinceras condolências. 

Meu coração vestiu o luto eterno porque você partiu deste mundo. Não sei como lhe dizer adeus para sempre quando ainda tinha tantas outras coisas para dizer. Queria ter tido mais tempo para dizer, e para fazer tudo que ainda sonhava viver ao seu lado. Agora virão os dias, os meses e os anos. O mundo continuará sua caminhada como antes, mas para mim nada voltará a ser igual. Sentirei sua falta todos os dias. Vá com Deus! 

A saudade eterniza a presença de quem se foi. Com o tempo esta dor se aquieta, se transforma em silêncio que espera, pelos braços da vida um dia reencontrar. 

E essa dor que ora todos sentem não é uma dor eterna… Deus é tão sábio e misericordioso que ele criou o tempo e o tempo serve para muitas coisas, inclusive para ir amenizando e diminuindo a dor. Não que essa pessoa será esquecida, porém a dor vai aliviando, aliviando até uma hora ela permanecer apenas nas suas lembranças, no seu pensamento, e aí essa pessoa querida vai ter apenas um nome: saudade! 

O corpo vai ser velado no mercado municipal de Dois de Abril - e o sepultamento  ocorrerá assim que o corpo chegar.

Jequié: Operador de 'jogo do bicho' morre a tiros

 


Um operador de apostas esportivas, de 52 anos, foi morto a tiros em um trecho da BR-330 de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. Segundo o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, a vítima, identificada como Edmilson da Cunha Vicente, pilotava uma motocicleta – no trecho urbano da rodovia em frente ao condomínio Alvorada – quando foi atingido. Era por volta das 18h. 

O operador veio a óbito no local. Ao lado da moto havia um montante de arrecadação do jogo do bicho. O corpo do homem foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade. Ainda segundo informações, testemunhas disseram que os atiradores estavam a bordo de outra motocicleta. 

Até o momento não há informações sobre a autoria e a motivação do homicídio. Há um mês o filho do operador de apostas foi morto a tiros em uma ação policial na Urbis, em Jequié./Bahianoticias

Dois dias após morte de adolescente indígena, Pataxós denunciam novo ataque de 'pistoleiros' no Prado

 Dois dias após morte de adolescente indígena, Pataxós denunciam novo ataque de 'pistoleiros' na Bahia — Foto: Arquivo pessoal

"Eles invadiram as terras, quebraram as portas e até mataram cachorros. Desta vez, nenhum indígena ficou ferido, porque eles se esconderam no mato. Se as pessoas tivessem ficado em casa, seriam assassinadas. 

O cacique está escondido. Esses pistoleiros estão a mando de fazendeiros da região, que tentam invadir as terras indígenas, que já são demarcadas antropologicamente", detalhou. 

O líder indígena disse ainda que o novo atentado tem ligação com o assassinato de um Pataxó de 14 anos, que foi morto a tiros na madrugada do último domingo (4), na mesma região. Gustavo Conceição da Silva foi morto em um atentado de pistoleiros e não resistiu aos ferimentos. 

Indígena de 14 anos foi baleado na madrugada de domingo (4). — Foto: Redes sociais

"A polícia até chegou na madrugada [desta quarta], mas fez uma ronda e foi embora. Nós solicitamos de imediato a presença da Força Nacional na região, para apaziguar os conflitos, mas o que vemos é a omissão do governo federal e do governo estadual. Além disso, tem muito policial militar que faz a segurança particular dos fazendeiros". 

A Polícia Militar foi procurada, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem. Já a Polícia Civil informou que não há registro do ataque em delegacia. 

O g1 teve acesso ao documento assinado pelo Movimento Indígena da Bahia (MIBA), em que a entidade pede que o Ministério Público Federal apure e dê providências sobre os ataques às comunidades que vivem em Prado e em Porto Seguro. 

O documento foi encaminhado ao MPF no dia 5 de setembro. Na solicitação, o MIBA descreve que há caráter de urgência para o pedido, por causa do clima de tensão e dos conflitos de terra. O g1 entrou em contato com o MPF para saber o andamento do pedido, mas ainda não obteve resposta. 

Demarcação de terras 

Os territórios indígenas de Barra Velha, onde fica a Aldeia Nova, e Comexatibá já são reconhecidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), e aguardam apenas a assinatura do presidente da república na carta declaratória, para homologação dos documentos. 

Indígena de 14 anos foi baleado na madrugada de domingo (4). — Foto: Redes sociais

"Já mandamos documentos e fizemos pedidos em todas as instâncias. Nós vamos a Brasília, conversar com o Supremo Tribunal Federal (STF), para ver se há andamento nessa assinatura. Enquanto isso, os indígenas seguem sem segurança para defender seus próprios territórios"./G1-BA

Jucurunet feliz feriado de 7 de setembro — Independência do Brasil a todos

 


O dia 7 de setembro é comemorado todos os anos em nosso país como o dia da nossa independência, isto é, o dia em que o Brasil colocou fim aos laços coloniais que existiam entre ele e Portugal. O processo de Independência do Brasil aconteceu de maneira paralela aos movimentos de independência que aconteciam nas colônias da Espanha aqui na América. 

Esse processo teve como grande personagem Pedro de Alcântara, também conhecido, depois de sua coroação, como D. Pedro I. Outro personagem que se destacou nesse contexto foi José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos grandes articuladores da nossa independência. A independência do Brasil aconteceu como reflexo direto da tentativa da burguesia portuguesa de recolonizar o Brasil e de reverter os avanços que tinham acontecido no país — principalmente nas questões econômicas — durante o Período Joanino. 

Saiba mais: Primeiro Reinado — fase em que D. Pedro I foi imperador do Brasil

Contexto histórico e causas da Independência do Brasil

As causas que explicam a Independência do Brasil, ocorrida em 1822, estão diretamente relacionadas com o Período Joanino e com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, que aconteceu na virada de 1807 para 1808. Lembrando que a transferência da corte portuguesa para o Brasil aconteceu em decorrência da invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas em represália ao fato de os portugueses não terem aderido ao Bloqueio Continental. 

Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, uma série de mudanças aconteceu no país, como abertura dos portos, autorização dos comerciantes a negociarem com os ingleses, instalação de bibliotecas e museus como forma de incentivo à cultura, desenvolvimento de uma pequena imprensa etc. 

Essas e outras mudanças resultaram, em pouco tempo, no aumento populacional da cidade do Rio de Janeiro e em um maior desenvolvimento econômico, principalmente dos comerciantes que passaram a negociar com os ingleses com base nos Tratados de Comércio e Navegação de 1810. Por fim, o grande marco que tornou clara a nova condição do Brasil aconteceu em 1815, quando o rei D. João VI elevou o Brasil à condição de reino, o que significou que o Brasil deixava de ser uma colônia. 

Dentro desse cenário, o domínio dos portugueses sobre o Brasil parecia consolidado, com exceção do caso da Revolução Pernambucana de 1817. A nova condição do Brasil, no entanto, não agradava aos portugueses, sobretudo porque Portugal vivia uma crise interna (política e econômica) muito grande que estava relacionada, principalmente, com a ausência do rei e com a liberdade econômica que tinha sido dada ao Brasil. 

A reação portuguesa à crise que havia atingido o país provocou a Revolução Liberal do Porto, que eclodiu em 1820. Nesse momento, a questão “independentista” no Brasil estava sob controle, desde a derrota do movimento rebelde de Pernambuco. A Revolução Liberal do Porto foi organizada pela burguesia portuguesa, que se baseava nos ideais liberais, como o próprio nome já sugere. 

Os portugueses formaram em Portugal uma espécie de Assembleia Nacional, nomeada de Cortes Gerais, que tinha como grande objetivo enfrentar a crise econômica que afetava o país. As cortes passaram a exigir duas coisas de imediato: o retorno de D. João VI a Lisboa e o rebaixamento do Brasil à condição de colônia. 

No Rio de Janeiro, principalmente, houve grande insatisfação, sobretudo com as tentativas dos portugueses de revogar o tratado de 1810 com os ingleses. Além disso, é claro, houve insatisfação com a iniciativa dos portugueses de quererem rebaixar o Brasil à condição de colônia novamente. 

O rei D. João VI ficou dividido, na dúvida se retornaria ou não a Portugal, mas a ameaça a seu trono pelas cortes fez com que ele retornasse para Lisboa em abril de 1821. Ele retornou a Portugal com cerca de 4 mil pessoas e um grande volume de ouro e de diamantes do Brasil. Seu filho, no entanto, permaneceu aqui com um conselho de seu pai: “Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti, que me hás respeitar, do que para algum desses aventureiros”|1|. A partir desse momento, iniciou-se a regência de Pedro de Alcântara no Brasil. 

Processo de independência do Brasil

Durante a regência de D. Pedro no Brasil, as cortes portuguesas continuavam a tomar medidas que aumentavam a insatisfação dos brasileiros com Portugal. Destacam-se aqui os decretos das cortes que estipulavam a remoção e a transferência para Portugal das principais instituições administrativas que haviam sido instaladas no Brasil por D. João VI, o envio de novas tropas portuguesas ao Rio de Janeiro e, o mais grave de todos, a exigência do retorno imediato para Lisboa do príncipe regente D. Pedro. 

Esses decretos, somados à intransigência das cortes durante as negociações e ao tratamento inadequado dado aos brasileiros (os relatos contam sobre o uso de termos desdenhosos dos portugueses com os brasileiros) reforçaram a tendência no Brasil à separação, isto é, para sua independência. Surgiu, a partir daí, todo um movimento formado pela elite brasileira para que D. Pedro permanecesse no Brasil. 

Esse movimento resultou, em 9 de janeiro de 1822, no Dia do Fico. Nesse dia, durante uma audiência do Senado, D. Pedro teria dito as seguintes palavras: “Como é para bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto; diga ao povo que fico.”|2| Mesmo com o teor dessas palavras, os historiadores afirmam que ainda havia uma vontade em muitos de que o Brasil mantivesse vínculo com Portugal. 

A sequência de acontecimentos foi levando o Brasil ao caminho da ruptura, ou seja, da independência. Durante todo esse processo, duas pessoas tiveram papel-chave na liderança exercida por D. Pedro no nosso processo de independência: sua esposa, Maria Leopoldina, e José Bonifácio de Andrada e Silva. 

Em maio de 1822, foi decretada uma ordem, conhecida como “Cumpra-se”, que determinava que todas as ordens emitidas em Portugal só teriam validade no Brasil se fossem legitimadas pelo príncipe regente. Em junho de 1822, foi decretada a convocação para a formação de uma Assembleia Constituinte no Brasil. Essas duas medidas reforçaram a visão de que D. Pedro possuía apoio interno suficiente para desafiar as cortes portuguesas. 

A postura das cortes portugueses permaneceu irreconciliável e intolerante com os interesses brasileiros. No dia 28 de agosto, novas ordens de Lisboa chegaram ao país: D. Pedro deveria retornar imediatamente a Portugal, os privilégios da abertura do país seriam revogados e os ministros de D. Pedro, presos por traição. 

A ordem convenceu Maria Leopoldina de que a ruptura entre Brasil e Portugal deveria acontecer de imediato e, em 2 de setembro, ela assinou o decreto de independência para, logo em seguida, despachá-lo com urgência para D. Pedro, que estava em viagem a São Paulo. O príncipe regente foi alcançado no dia 7 de setembro, às margens do rio Ipiranga. 

D. Pedro, que naquela circunstância estava acometido de problemas intestinais, recebeu as mensagens, atualizou-se das ordens vindas de Portugal e declarou a Independência do Brasil. Esse foi considerado o marco da Independência. A partir desse momento, o Brasil seria organizado como uma monarquia e procuraria reconhecimento internacional. 

Veja também: Abdicação de D. Pedro I 

Guerra de independência do Brasil

A Independência do Brasil, no entanto, não foi pacífica como muitas pessoas pensam. Uma guerra de independência foi travada entre “brasileiros” (aqui se incluem brasileiros e portugueses favoráveis à nossa independência) e portugueses em diferentes partes do Brasil. Essa guerra foi travada porque algumas das províncias negaram-se a declarar lealdade ao movimento independentista iniciado por D. Pedro. Com isso, foi necessário mobilizar tropas para garantir a unidade territorial do Brasil. 

Foram realizados combates em diferentes partes do país, e as províncias rebeldes foram Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia e Cisplatina. A guerra estendeu-se até 1824, e seu desfecho levou ao reconhecimento da nossa independência pelos portugueses em 1825.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.