Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 23 de julho de 2016

Morador de Ibirapuã morre durante partida de futebol



Ibirapuã- 23/07 - Uarli Ferreira de Jesus de 26 anos, esportista, morreu na tarde desta sexta feira, 22 de julho, depois de passar mal durante uma partida de futebol que disputava com amigos no estádio Dilson Rodrigues d Silva, no centro de Ibirapuã. 

Uarli ainda foi socorrido ao hospital Isaura Chácara mais não resistiu e veio a óbito. O corpo do desportista que deixa uma filha foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde será necropsiado. 

Muito querido, amigos de Uarli estão postando mensagens na redes sociais lamentando a morte do amigo. Tudo indica que jovem esportista sofreu um infarto fulminante./bahiaextremosul

Acusados da morte de Felipe Lisboa ,08 anos, são detidos pela CAEMA em Rancho Alegre



Numa ação rápida da CAEMA, já estão atrás das grades dois menores, um de 15 e outro de 16 anos, acusados do assalto que culminou com a morte á pauladas do garoto Felipe Gomes Lisboa, de apenas 08 anos. Crime ocorrido na tarde desta sexta feira, (22), próximo a Volta Miúda, distrito de Caravelas. O pai de Felipe ainda está internado no hospital de Teixeira, e segundo familiares, ainda não sabe da morte do filho.


Segundo o Boletim de ocorrência, assim que souberam do roubo, policiais da CAEMA se deslocaram até a comunidade de Rancho Alegre, onde algum tempo atrás já haviam detidos adolescentes envolvidos com roubo de motos.


O primeiro acusado de 16 anos, foi detido na casa do sogro que fica localizada á Rua José Vaz de Barreto, já o outro meliante foi detido na casa dos pais que na presença de familiares acabou confessando o assalto que acabou matando o garoto de 08 anos.


Os acusados levaram os policiais até o local onde a motocicleta Suzuki/Struder, de cor vinho, placa policial MTH 8390 estava escondida dentro de um matagal numa floresta de eucaliptos próximo ao local do crime, bem como retornaram ao referido local, onde foram apreendidos, uma bolsa escolar infantil com algumas peças de roupas, 01 mochila dupla da moto de cor amarela, blusa de couro, capacete prata e três pedaços de madeira usados no crime.


A esposa de um dos criminosos está no ultimo mês de gestação. Os dois são suspeitos de terem matado a pauladas um idoso em rancho Alegre á poucos meses atrás. Os menores estão detidos na carceragem da 8ª Coorpin a disposição da justiça.


O corpo de Felipe está sendo velado na Igreja Batista Central onde os pais congregam.
Entenda o caso; Uma criança de apenas oito anos foi espancada á pauladas junto com o pai por assaltantes, na tarde desta sexta feira, (22), próximo á comunidade de Volta Miúda, distrito de Caravelas. Socorrida em estado grave para o hospital de Teixeira de Freitas, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Felipe Gomes Lisboa de apenas 08 anos de idade, residente no Bairro Bela Vista em Teixeira de Freitas, estava indo na garupa da moto do pai para o sitio de propriedade da família quando foram interceptados e atacados á pauladas por assaltantes encapuzados. 

O pai do garoto que é de família muito querida na cidade, contou que os criminosos os derrubaram da moto Suzuki/Intruder 250 com uma paulada, após pai e filho terem caído eles foram espancados com um pedaço de pau pelos criminosos que fugiram em seguida levando a moto.

Socorridos para o hospital de Teixeira, a criança já chegou em estado grave. Levada imediatamente para a UTI, Felipe não resistiu e morreu poucas horas depois. Filho de uma família evangélica da Igreja Batista Central, o crime choca não só os evangélicos, mas toda uma sociedade pela violência sem precedentes que tirou a vida de uma criança de apenas oito anos.


Assim que a noticia do crime se espalhou as manifestações de apoio a família e de revolta contra a violência que toma conta de nossa região, tomou conta das redes sociais. É impossível ficar calado diante de tanta crueldade.

Rui diz que eleições "começam agora" Rui Costa admitiu que os partidos de sua base terão de fato as três chapas desenhadas



Embora ainda procure mostrar certa distância das decisões sobre os partidos que fazem oposição ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o governador Rui Costa (PT) já começa a falar em público sobre as eleições municipais deste ano.

“Agora é que as coisas começam a acontecer mais efetivamente, e todo mundo até aqui testou seus nomes em várias cidades. Os acordos começam a acontecer, e até o dia 5 (de agosto) teremos tudo definido. As coisas estão caminhando bem. Em Salvador foi o que nós prevíamos, de ter três candidaturas da nossa base. Vai ser um debate importante na cidade”, disse Rui na cerimônia em que anunciou a inauguração da Agroindústria de Processamento de Frutas da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos (Coopercuc).

O governador, contudo, não quis comentar sobre as negociações com o PCdoB, que tem a candidatura da deputada federal Alice Portugal a prefeita de Salvador.  Brigam pela vaga de vice na chapa que será encabeçada pela comunista o PT, que sequer lançou pré-candidato, e o PSB, que decidiu retirar a pré-candidatura da senadora Lídice da Mata, em prol da ‘união das oposições’ para enfrentar ACM Neto.

“O candidato tem que ter autonomia para compor a sua vice, ninguém externamente deve impor ao candidato. Vai da sensibilidade dele”, disse o comandante do Executivo baiano em entrevista coletiva. Rui Costa admitiu, contudo, que os partidos de sua base terão de fato as três chapas desenhadas até então pelas pré-candidaturas.

Além do PCdoB de Alice Portugal, terão candidatos o PDT, do deputado estadual Pastor Sargento Isidório, e o PP (partido do vice-governador, João Leão), que tem como candidato o ex-secretário da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) Cláudio Silva. Para o governador, porém, o que ainda não foi acertado precisa ser decidido “em horas” e não mais “em dias”. 

“Agora eu diria que começa de fato a reta de chegada. Todo mundo até aqui chegou com seus nomes. A partir daqui, os acordos começam a acontecer em horas e não mais em dias. As coisas estão caminhando bem, o quadro é o que nós precisamos”. E o governador ainda fez mistério. “Pode até ter novas candidaturas (na base dos partidos de oposição ao prefeito”, disse o petista.  “O que nós tínhamos que fazer está feito. Agora é fechar a estratégia das chapas proporcionais. 

Isso ainda vai sofrer acomodações, mas eu acho que o essencial está definido”, enfatizou o governador, que sofreu críticas por não ter conduzido o processo de perto. Vaga de vice deve ficar com o PT Nos bastidores, conforme apurou a Tribuna, a vaga de candidato a vice-prefeito na chapa do PCdoB deve mesmo ficar com um nome do PT. Entre os cotados estão a presidente do partido em Salvador, ex-vereadora Marta Rodrigues, e os deputados federais Afonso Florence (líder do PT na Câmara Federal), Jorge Solla e Valmir Assunção.

O vereador Gilmar Santiago também teve seu nome disponibilizado pelo PT, mas declinou da missão. Ele se colocava como pré-candidato do partido. No PSB, os nomes disponíveis são do vereador Silvio Humberto e do ex-deputado estadual Capitão Tadeu. O partido também cogitou a deputada estadual Fabíola Mansur, mas ela também não aceitou a indicação.

Mulher assume pela primeira vez uma Companhia Independente da PM na Bahia



O policiamento da região do Rio Vermelho e Ondina, bairros que compreendem parte da orla de Salvador, agora está sob o comando da major Milanezi, que assumiu a 12ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, nesta sexta-feira (22/7).

Ela foi conduzida ao posto em solenidade realizada no Hotel Mercure, e substitui o major André Ricardo, que comandou a companhia por mais de quatro anos e assumirá agora, como subcomandante, o Batalhão de Polícia de Reforço Operacional (BPRO). A beleza e a sensibilidade da mulher, evidenciadas durante a cerimônia, prontamente dão lugar à consciência da importância da missão assumida.

“Os turistas e as olimpíadas estão chegando; na nossa área temos grandes hotéis, mas estamos preparados. Também estamos no berço do policiamento comunitário, que é algo que a gente precisa fortalecer em parceria com as comunidades”, disse a major. Ela afirma ainda ser natural o frio na barriga ao assumir a nova responsabilidade. “Cheguei ao posto de major, que pede comando. O primeiro passo é dar continuidade ao trabalho do major André, e vou implementando novas ações com o passar do tempo”, revelou.

Para o comandante do Policiamento Regional da Capital Atlântico, tenente-coronel Kerjean Lopes, a PM está quebrando mais um paradigma. “A todo momento observamos as mulheres galgando postos elevados nas organizações e não poderia ser diferente na Polícia Militar. A major Milanezi é a primeira oficiala superior a comandar uma companhia independente e ela vem com uma expectativa muito boa da tropa, que está depositando uma confiança muito grande no trabalho dela”.

Inspiração

Com 46 anos, há 20 na corporação, a nova comandante é uma das oito mulheres que ocupam o posto de major na PM da Bahia. Alunas do Colégio da Polícia Militar, que sonham um dia ingressar na corporação, se inspiram no exemplo de Milanezi, ex-diretora adjunta da instituição.

Larissa Oliveira, 16, do segundo ano do Ensino Médio, diz que as mulheres devem ocupar lugares importantes no espaço de trabalho. “É uma inspiração para nós alunas, mostra que as mulheres podem conseguir um posto de comando. Ela ajudou muito a melhorar o Colégio da Polícia Militar da Ribeira, onde foi diretora. É uma mulher maravilhosa e estudiosa, por isso conquistou o posto”, destacou a aluna.

TCU destrava edital que cria novos cursos de medicina pelo Mais Médicos



O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (20) retirar a suspensão do edital de abertura de novos cursos de medicina lançado durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) no programa Mais Médicos. Os editais estavam suspensos desde outubro do ano passado, quando entidades médicas questionaram a constitucionalidade de supostas mudanças de regras no edital após o seu lançamento.

Com a decisão, dez municípios baianos que haviam sido selecionados retomam o processo de instalação de cursos de medicina: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro estão no primeiro edital; Euclides da Cunha, Irece, Brumado e Senhor do Bonfim no segundo. “Foi uma decisão sensata e atende ao planejamento de longo prazo do Mais Médicos, que é o de termos profissionais brasileiros em todos os municípios do interior e em todas as periferias, abrindo mão dos intercambistas”, disse o deputado Jorge Solla (PT-BA), que coordena no estado a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Implantação dos Cursos de Medicina.

“As instituições de ensino investiram em infraestrutura, as prefeituras investiram na rede própria de saúde para atender as exigências mínimas do MEC para o período de internato, foram criadas residências médicas, e estava tudo ameaçado. Com esta decisão, agora as instituições de ensino e as prefeituras voltam a correr contra o tempo para iniciar as atividades dos novos cursos”, completou o deputado. Ele participou, em maio, de audiência com a ministra Ana Arraes, relatora da ação do Mais Médicos no TCU, quando cobrou celeridade na votação.

No julgamento desta quarta, houve uma rara discordância entre os ministros do TCU: enquanto Arraes entendeu haver ilegalidades no edital, o ministro Vital do Rêgo apresentou voto favorável à abertura dos novos cursos. O ministro alegou que seria um retrocesso para área de educação, além do prejuízo econômico das entidades que já investiram para instalação de novos cursos. Seu voto foi seguido por outros cinco ministros.

Jequié: Homem é assassinado e menor que presenciou o crime é baleado


001

Um homem foi assassinado com pelo menos sete tiros por volta das 19h30, desta quinta-feira (21/7), no Residencial Campo Belo (Minha Casa Minha Vida), no Cansanção, bairro Joaquim Romão, em Jequié. 

Abraão Henrique Santos, 21 anos, funcionário da Indústria de Calçados Ramarim, retornava do trabalho e nas proximidades de um bar localizado dentro do conjunto residencial próximo de sua casa, foi emboscado pelos criminosos que após fazerem os disparos fugiram a pé tomando rumos ignorados. 

Um menor de iniciais L.S.C., 14 anos, ao presenciar o crime saiu correndo pela rua e foi alvejado de raspão no braço e no supercílio, por balas perdidas. O menor foi socorrido por uma ambulância do Samu e não corre risco de morte. O Residencial Campo Belo, fica a pouco mais de 50 metros no Complexo Policial de Jequié e, no local vem sendo recorrentes as ações de grupos criminosos./Jequié Repórter

Bandidos matam criança de 8 anos a pauladas durante assalto no interior de Caravelas


Bandidos matam criança de 8 anos a pauladas durante assalto no interior de Caravelas


Comoção e revolta sobre a ocorrência de um crime bárbaro que foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (22/07), as margens da estrada que liga a cidade de Teixeira de Freitas ao quilombo de Volta Miúda, em Caravelas (rodovia de barro conhecida por estrada Maria Mil Réis), quando pai e filho foram atacados a golpes de pau por bandidos e a criança não resistiu e morreu.

O crime já ocorreu no território de Caravelas por volta do meio-dia, numa área conhecida por Estação do Gasoduto. Um comerciante da Rua Jardim de Alah, no bairro Jardim Caraípe em Teixeira de Freitas, pilotava a sua motocicleta com seu filho de 8 anos de idade na garupa em direção ao sítio da família no município de Caravelas, quando foram interceptados por dois bandidos que surgiram de dentro do matagal.

Os dois homens negros, altos e magros, encapuzados com camisas amarradas na cabeça e usando bermudas os levaram para uma estrada secundária, onde os espancaram a pauladas, principalmente com golpes na cabeça até o desmaio de ambos. Uma equipe da empresa Suzano Papel e Celulose que passou pelo local foi quem prestou socorro às vítimas e os trouxeram para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Durante o trajeto o comerciante acordou e chegou ao hospital vomitando sangue e o filho continuou desmaiado até o hospital.

As vítimas são: O capoteiro Valdeixo Lisboa dos Santos, popularmente conhecido por Liliu, 49 anos e o seu filho Felipe Gomes Lisboa, de 8 anos. As 19h19min desta sexta-feira (22), a criança não resistiu aos ferimentos sofridos e morreu após sofrer duas paradas cardíacas. E o pai segue internado com o estado de saúde necessitando ainda de muito cuidado.

O garoto Felipe Gomes Lisboa residia com a mãe “Judith” na Rua Liberdade no bairro Bela Vista, região central de Teixeira de Freitas e o corpo do menino será velado neste sábado (23), no salão nobre da Igreja Batista Central, na Praça da Prefeitura. O capoteiro Liliu, pai da criança, é irmão do comerciante “Pivete” da Rua da Pituba e também de “Beija Nega” ex-presidente da Liga de Futebol que são pessoas muito conhecidas, tradicionais e queridas pela população teixeirense.

O titular da Polícia Civil no município de Caravelas, delegado Charlton Fraga disse que o crime é repugnante e inaceitável e já está trabalhando no intuito de prender os criminosos no mais curto prazo de tempo possível. O delegado Charlton Fraga informou que os assaltantes fugiram levando a motocicleta das vitimas, modelo Suzuki/Intruder 250, Cor Vinho, Placa Policial MTH-8390, além da carteira do motociclista com todos os seus documentos pessoais, dinheiro e cartões bancários.

O diretor da 8ª Coordenador Regional da Polícia Civil em Teixeira de Freitas, delegado Kleber Gonçalves lamentou e execrou o fato, informando que desde a primeira hora que tomou conhecimento da ocorrência que designou uma equipe especial para auxiliar o delegado Charlton Fraga objetivando oferecer uma resposta mais rápida possível a sociedade.

Na tarde desta sexta-feira (22), durante um Seminário Eleitoral ocorrido na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o juiz eleitoral da comarca Roney Moreira fez um pronunciamento de repulsa com o fato e chamou atenção da sociedade e das autoridades em geral para se promover uma medida mais enérgica e legítima em favor da população, porque os fatos ocorridos em relação a violência urbana e rural já tem passado dos limites e que a sociedade já não aguenta mais de tanto medo e de viver enjaulada em suas próprias casas.

Em frente ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas onde o pai da criança se mantém internado e onde o corpo do garoto permaneceu até o meio da noite aguardando translado para perícia médica legal no Departamento de Polícia Técnica, a comoção social foi geral e a revolta foi mais ainda nas redes sociais na internet, todos indignados com a tamanha barbárie provocada contra pai e filho que resultou na morte do garotinho.

O estado de saúde do capoteiro Valdeixo Lisboa dos Santos, o “Liliu” é de um quadro clínico ainda delicado e deve se submeter a procedimentos, mas demonstra certa consciência, embora a família aguarda um melhor momento para poder lhe contar sobre a morte do filho. (Por Athylla Borborema).

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Carro desgovernado invade casa no Tancredo Neves



Um carro desgovernado derrubou uma parede e invadiu uma casa na Rua na tarde desta sexta feira, 22 de julho, na Rua Macaúbas, bairro Tancredo Neves em Teixeira de Freitas.


Segundo informações, o motorista que tem problemas cardíacos passou mal e acabou provocando o acidente. O nome do condutor do Pálio de cor vermelha, placa policial MPQ 8590, licenciado em Linhares- ES, não foi revelado.


Reclamando de mal estar no peito, o motorista foi socorrido por populares para o hospital municipal. O carro invadiu a casa e parou próximo ao sofá da sala. Ninguem ficou ferido.bahiaextremosul

Vacina contra HIV será testada em 5.400 pessoas na África do Sul


Foto:

Uma nova vacina contra HIV será testada ainda este ano na África do Sul, depois de resultados promissores de ensaios preliminares realizados em 2015. A vacina experimental veio depois de um medicamento similar, chamado RV144, ter sido testado na Tailândia em 2009. Este foi o primeiro sucesso depois de anos de tentativas para criar uma vacina, segundo a Agência Brasil. Um ano após os testes de 2009, a eficácia da RV144 foi avaliada com 60%. No entanto, após três anos e meio de vacinação, a eficácia caiu para cerca de 31%. 

A vacina anterior foi modificada para aumentar a resposta imunitária do organismo. Os pesquisadores também a modificaram para lidar com uma estirpe do HIV endêmico ao continente africano. Cerca de 250 pessoas participaram do teste preliminar de HVTN100 em 2015. Neste ano, a vacina será testada em 5.400 pessoas, em quatro cidades na África do Sul, e continuará por três anos. 

"Esperamos que este possa ser o primeiro regime de vacinação oficial no mundo", declarou nesta quarta-feira (20) Gail Bekker, vice-diretor do Centro de HIV, e presidente eleito da Sociedade Internacional de HIV. "Vamos ter uma vacina para combater [a epidemia de HIV]". Os pesquisadores advertem, no entanto, que uma vacina por si só não será suficiente para fornecer proteção contra a doença, sendo necessário manter as medidas existentes, incluindo prevenção, tratamento e intervenção social.

Estuprador e homicida fogem do presídio de Teixeira



Em nota divulgada nesta sexta-feira, 22 de julho, a direção do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, confirmou a fuga de dois internos ocorrida por volta das 17h30 do dia anterior. Walter do Nascimento e Marcos da Silva Santos, fugiram quando exerciam atividades laborativas na área interna da Unidade Prisional, conseguindo burlar a vigilância dos Agentes Penitenciários.

A direção do presídio informou também, que foram iniciadas buscas no sentido de localizar os fugitivos, inclusive solicitando apoio as forças de segurança na. Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar as circunstâncias da fuga e as possíveis responsabilidades.


Walter respondia por crime de homicídio e Marcos foi preso no início de Janeiro deste ano depois de ser filmado estuprando as filhas gêmeas de 14 anos. "Em tempo, solicitamos que quem obtiver informações relacionadas aos fugitivos, nos auxilie através dos telefones: (73) 3665 1021 (CPTF)", finaliza a nota./sulbahianews

Representação feminina é destaque nas eleições municipais de 2016



Em escala global, regional e local, a liderança feminina e sua participação na política tem tido um grande crescimento, tendo maior abrangência nas últimas eleições de 2014. Atualmente representam 52% do eleitorado brasileiro e têm conseguido mais espaços no Congresso Nacional e nas Câmaras municipais e estaduais.

Com a nova reforma política o envolvimento das mulheres foi garantido o que colaborou com o crescimento feminino nos cargos públicos. Nessa eleição que se aproxima em outubro, é notável o numero de mulheres que colocaram seus nomes a disputar cargos para prefeitas e vereadoras.

 fizemos um breve levantamento das candidatas que concorrerão aos cargos de gestão municipal na região.

Eunápolis - Cordélia Torres (PMDB)

O PMDB lançou como pré-candidata a concorrer o cargo de prefeita de Eunápolis Cordélia Torres, esposa do ex-prefeito Paulo Dapé. Apesar de nunca ter se envolvido diretamente com cargos políticos Cordélia sempre esteve nos bastidores devido a atuação do seu marido.

Cordélia Torres pré candidata a prefeitura e Eunápolis pelo PMDB


Eunápolis - Maria Menezes (PSB)

Maria Menezes já é veterana na participação da política em Eunápolis. Atual vice-prefeita de Eunápolis já atuou também como secretária de assistência social e vice-prefeita também em outras gestões.

Dessa vez Maria tentará o cargo mais elevado do município e teve a sua pré-candidatura lançada pelo Partido Social Brasileito (PSB).

Maria Menezes (PSD)

Itabela - Sueli Caribé (PMDB)

Sueli Caribé é candidata à prefeita de Itabela lançada pelo PMDB. A professora já participou do cenário político no município nos cargos de vereadora (por dois mandatos consecutivos), secretária municipal de educação e secretária de assistência social na gestão do mandato do seu marido e ex-prefeito municipal, Oswaldo Gomes Caribé, que por estar inelegível encorajou a esposa a concorrer o cargo.

Sueli Caribé (PMDB) pré-candidata a prefeita de Itabela

Porto seguro - Cláudia Oliveira (PSD)

Cláudia Oliveira, figura também no cenário das veteranas na política e tenta a reeleição em Porto Seguro, através do PSD.Com mais de 58 mil votos Cláudia foi eleita deputada Estadual nas eleições de 2010 e deixou a bancada para concorrer à prefeitura de Porto em 2012.

A prefeita tem grande influência do seu marido, o atual deputado Robério Oliveira, que também (PSD) concorre mais uma vez a prefeitura de Eunápolis, depois de ter atuado por dois mandatos.

Cláudia Oliveira (PSD) pre-candidata a reeleição em Porto Seguro

Porto Seguro - Roberta Cáires (PPS)

Mais uma mulher figura na concorrência pela prefeitura de Porto Seguro. Roberta Cáires teve a sua candidatura lançada pelo partido da Solidariedade ao cargo de prefeita do município.

Roberta já participou de diversas campanhas, inclusive de Cláudia Oliveira, mas rompeu com esse grupo político e agora faz oposição ao governo municipal. A pré-candidata é casada com o vereador e ex-presidente da câmara, Paulinho Toa à Toa (PTB).

Roberta Cáires (Partido da Solidariedade)

Jucuruçu - Uberlândia (PSD)

Uberlândia é a atual prefeita de Jucuruçu e teve sua pré-candidatura à reeleição lançada pelo PSD. A pré-candidata teve seu primeiro cargo público em  em 1992, quando Teodolino José Pereira  seu pai, foi prefeito. em  2004, Uberlândia  foi  presidente da câmara de vereadores,  e 2012 se tornou eleita prefeita de Jucuruçu.

Uberlândia (PSD) pré candidata a reeleição em Jucuruçu

Atual secretária municipal de Finanças e Fazenda Pública e presidente do diretório municipal da legenda, Lucilene Curvelo agora concorre ao cargo de prefeita de Itamarajú. Sua candidatura lançada pelo PMDB e tem apoio de partidos aliados como PHS, PEN, PV, PSC, PTN, PR.

Lucilene Curvelo no lançamento da sua pré-candidatura pelo PMDB

Guaratinga - Cristina Pinto (PSD)

Cristine Pinto concorre ao cargo de prefeita de Guaratinga com apoio do seu pai e ex-prefeito do município, Ademar Pinto, que está inelegível. Cristine não tem histórico político, atua como médica na região e trabalhou na campanha que elegeu seu pai nas eleições de 2008.

Cristine Pinto (PSD) pré-candidata a prefeita de Guaratinga

Belmonte – Alice Elias (PSB)

Alice Elias (PSB) pré-candidata a reeleição em Belmonte

Encerrando o seu primeiro mandato em Belmonte Alice Elias foi lançada pré-candidata a reeleição no município e deverá disputar com outros dois candidatos./bahiadiaadia


Vídeo: aniversariante é assassinado e mãe faz oração sobre o corpo



O crime aconteceu por volta das 19 horas, desta quinta-feira, 21 de julho, na Rua Manoel Sambique, bairro Vila Vargas em Teixeira de Freitas.


O ex-presidiário, José Ricardo Alcântara de Souza, que completava 30 anos hoje, foi morto a tiros. Ninguém soube informar como o crime aconteceu, populares contaram que ouviram os disparos e em seguida encontraram o corpo da vítima caído no chão.


De acordo com o perito criminal, Manoel Garrido, José Ricardo foi alvejado por dois tiros de revólver calibre 38, um do lado direito do pescoço e outro na região do rosto, lado esquerdo que transfixou.


O delegado Júlio Telles acompanhou o trabalho pericial e vai instaurar um inquérito para investigar a motivação e autoria do crime./sulbahianews

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Atriz de 'Barrados no Baile' raspa cabelo durante luta contra o câncer

Uma das protagonistas da série 'Barrados no Baile', a atriz Shannen Doherty ganhou apoio de fãs e seguidores nas redes sociais ao publicar uma série de fotos em sua conta no Instagram mostrando o corte de seus cabelos durante sua batalha contra um câncer de mama. 
A artista de 45 anos foi diagnosticada com a doença em agosto de 2015. Nas imagens, a intérprete da personagem Brenda Walsh na produção dos anos 90 aparece próxima a amigos e familiares enquanto raspa seu cabelo.
A atriz Shannen Doherty cortou o cabelo durante seu tratamento contra um câncer de mama (Foto: Instagram)
Apesar de aparentemente triste no primeiro dos seis registros, Doherty parece ir se acostumando com o novo visual entre cada uma das fotos. Nas últimas imagens ela aparece sorrindo e foi estimulada por seus seguidores a continuar acreditando em sua recuperação.
A atriz Shannen Doherty cortou o cabelo durante seu tratamento contra um câncer de mama (Foto: Instagram)
No mês de fevereiro a atriz deu uma entrevista emocionante aos apresentadores do programa ‘The Dr. Oz Show’ na qual informou que não poderia ter filhos por causa do tratamento e que provavelmente passará por uma mastectomia.
A atriz Shannen Doherty cortou o cabelo durante seu tratamento contra um câncer de mama (Foto: Instagram)

A atriz Shannen Doherty cortou o cabelo durante seu tratamento contra um câncer de mama (Foto: Instagram)

A atriz Shannen Doherty cortou o cabelo durante seu tratamento contra um câncer de mama (Foto: Instagram)

Cachorro ataca crianças em condomínio em Teixeira de Freitas



Um cachorro da raça Chow Chow atacou três crianças na noite desta quarta- feira, 20 de julho, no Condomínio Atlântico Ville, em Teixeira de Freitas.

Uma das crianças caiu no chão e conseguiu se defender do ataque usando o braço como proteção do rosto e pescoço. A segunda foi atingida somente na região das pernas e a terceira conseguiu escapar, ela subiu o escorregador no parquinho e se abrigou na casinha de brinquedo.

Segundo informações, dois meninos de 9 anos, brincavam na área de lazer quando um menino de 12 anos passeava com o cachorro, que subitamente atacou as crianças.

As crianças foram hospitalizadas e passam bem. Ainda de acordo com informações, essa não é a primeira vez que animais dentro do condomínio surtam e atacam moradores.

No condomínio há muitas crianças pequenas que estão impossibilitadas de usar a área comum, pois os moradores costumam passear com seus cães. “Há até um morador que transita com um rotweiller dentro do condomínio e o animal é tão forte que anda arrastando o dono.” desabafou um morador que não quis se identificar.

Pedaços de corpo feminino são encontrados em lixão no interior de Caravelas



Pedaços de corpos do sexo feminino foram encontrados nesta quarta-feira, 20 de julho, no lixão de Barcelona, interior de Caravelas.

Partes do corpo, como pé, seios e outros estão junto a um material hospitalar, há indícios de que ao ser descartado, alguém tentou incinera-lo, mas o fogo não conseguiu destruir os restos mortais.


O caso foi comunicado à Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica se dirigiu ao local no fim da manhã desta quinta-feira, para fazer a perícia e recolher o material. Um inquérito investiga o caso./Sulbahianews

Prefeito e secretária de Saúde são afastados do cargo por improbidade


Prefeito e secretária de Saúde são afastados do cargo por improbidade

A pedido do Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), a Justiça Federal decretou o afastamento do prefeito e da secretária de Saúde de Candeias (BA), Francisco Silva Conceição e Lindinalva Freitas Rebouças, respectivamente, por 180 dias, em ação civil pública por atos de improbidade administrativa proposta em razão de malversação de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Justiça também decretou, liminarmente, o bloqueio de mais de R$ 150 milhões dos envolvidos nas irregularidades. As decisões foram tomadas em duas ações movidas pelo MPF na Bahia, a partir de relatórios da Controladoria Geral da União que apontam danos ao patrimônio público e enriquecimento ilícito dos acusados (Processos nºs 13828-33.2016.4.01.3300 e 12934-57.2016.4.01.3300) .

Nas ações propostas, os gestores públicos e os responsáveis pelo Instituto Médico Cardiológico da Bahia e pelo Centro Médico Aracaju EIRELI EPP são acusados da prática de atos de improbidade administrativa, tendo em vista o direcionamento das contratações para terceirização da gestão da saúde no município e o mau uso de mais R$50 milhões do Ministério da Saúde, pagos por despesas não comprovadas.

No processo nº 13828-33.2016.4.01.3300, o MPF pede a condenação pelas irregularidades na contratação do Centro Médico Aracaju. Por meio da decisão proferida, o prefeito; a ex secretária de Saúde Iolanda Almeida Lima; a empresa e seus gestores, Maria Eugênia Barreto Silva e Gustavo Silva de Araújo Góes devem ter seus bens bloqueados em até 10 milhões de reais – correspondentes ao valor do dano ao erário, de R$3.343.590,34, acrescido de multa de duas vezes o valor do dano.

No processo nº 12934-57.2016.4.01.3300, o MPF aponta malversação de verbas públicas decorrentes da contratação do Instituto Médico Cardiológico da Bahia, razão pela qual o prefeito, o ex secretário de Saúde Manoel Eduardo Farias Andrade; o instituto e João Ricardo de Camargo Silva e Nicolau Emanoel Marques Martins Júnior, seu então presidente e proprietário, respectivamente, devem ter seus bens bloqueados em até 141 milhões de reais – correspondentes ao valor do dano ao erário, de R$ 47.044.370,76, acrescido de multa de duas vezes o valor do dano.

De acordo com o MPF, a contratação do Instituto Médico Cardiológico, que atuou no município de de julho de 2012 a janeiro de 2015 , para a gestão das unidades de saúde de Candeias, foi feita sem atender aos parâmetros legais. O procedimento não contou com a realização de estudos que indicassem que a terceirização era a melhor opção ou com a deliberação do Conselho Municipal de Saúde, entre outros requisitos.

No procedimento de dispensa de licitação, a prefeitura não detalhou o objeto do contrato, não realizou orçamento de referência para julgar as propostas e não justificou a escolha das entidades convidadas para a concorrência. A CGU verificou, ainda, vínculo entre as empresas concorrentes e correlação entre os preços ofertados por elas, indicando uma simulação na cotação de preços.

Nas investigações, o MPF constatou que o instituto não cumpriu os requisitos para ser considerada entidade sem fins lucrativos, um dos requisitos legais para ser contratada, tendo o seu funcionamento voltado para burlar o fisco e sonegar tributos. Apurou-se, ainda, que a empresa é formalmente gerida por “laranjas”, sendo estes empregados ou ex-empregados de empresas ligadas ao proprietário, nas quais exercem cargos de baixa qualificação e remuneração.

Durante a gestão pelo Instituto, a prefeitura pagou mais de 47 milhões de reais (valores atualizados) em despesas sem qualquer comprovação documental e sem cobertura contratual. A empresa ainda atuou irregularmente na gestão do Hospital Municipal de Candeias e da UPA, no período de outubro a dezembro de 2012, sem cobertura contratual.

Com o fim do contrato com o instituto para gerir o hospital, em 2014, a prefeitura realizou licitação com irregularidades similares às da contratação anterior: falta de estudos comprovando que a terceirização seria a melhor opção, falta de discussão pelo conselho de saúde, falta de aprovação no Plano Municipal de Saúde e falta de orçamento de referência detalhado.

Na licitação, a prefeitura fez exigências que, na avaliação do MPF, restringiram a concorrência e direcionaram os resultados, como a obrigatoriedade de apresentação de certidões não amparadas na legislação ou a existência de profissionais, no quadro da contratada, que não atuam diretamente na saúde.

Apenas a empresa vencedora, o Centro Médico Aracaju, participou da licitação e foi contratada, apesar de ser entidade de natureza privada com fins lucrativos e de não ter atendido a todas as exigências do edital.

Seguindo o mesmo esquema praticado com a empresa anterior, a Secretaria de Saúde de Candeias autorizou diversos pagamentos sem avaliar os documentos que comprovavam as despesas. A secretária declarou que, por orientação superior e desconhecimento da legislação, atestava as notas sem conferir a documentação comprobatória, o que demonstrou, para o MPF, a completa falta de controle e fiscalização do contrato e dos recursos públicos nele empregados. A omissão resultou no pagamento indevido de quase R$ 3 milhões durante o contrato.

De maio a abril de 2015, por exemplo, quase metade das notas fiscais apresentadas à CGU para a comprovação de aquisição de materiais e medicamentos contêm observações no rodapé indicando serem referentes a itens adquiridos para unidades no interior de Sergipe. Dos R$ 190 mil pagos pela prefeitura de Candeias no período, somente R$ 68 mil foram comprovados por notas fiscais, sendo R$ 36,7 mil em itens para o Hospital Municipal de Candeias e os demais R$ 31,3 mil para unidades de outras localidades onde a empresa mantém contratos.

As liminares de afastamento dos cargos e de bloqueio de bens foram assinadas em 15 de julho. Prefeito e secretária devem se afastar das funções públicas para garantir que não dificultarão a apuração do caso.

Os processos seguem tramitando na Justiça Federal, e, caso condenados, os acusados devem sofrer as penas por improbidade administrativa: perda da função pública, ressarcimento do valor aos cofres públicos, pagamento de multa civil, proibição de contratar com o poder público, receber incentivos fiscais ou creditícios e suspensão dos direitos políticos por até oito anos. (Ascom MPF)

Ebal deve concluir privatização da Cesta do Povo até início de 2017


Ebal deve concluir privatização da Cesta do Povo até início de 2017

O processo de privatização da Cesta do Povo continua em curso, apesar do silêncio em relação às novidades da tramitação, e deve ser concluído até o início de 2017. O presidente da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), Marcos Cohim, responsável pela rede varejista, explicou que a fase agora é de análise de cenários e tomada de medidas. “Ele [o desfecho do processo] pode ocorrer ainda este ano, mas ainda não existe nenhuma decisão tomada, se nesse ano ou no próximo. Mas que vai haver o processo, vai. 

Vamos levar opções ao secretário [de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda] e ao governador [Rui Costa]”, disse Cohim, em entrevista ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (20). O presidente prometeu ainda que todas as unidades passarão por reposição de produtos durante o processo, o que não acontecia nos últimos meses. “A empresa precisa vender para ter valor de mercado. 

Estamos retomando as compras junto aos fornecedores e as vendas estão acontecendo – num processo ainda lento de melhoria, por conta da reposição não estar acontecendo na velocidade desejada e por conta do momento econômico”, disse, acrescentando que o período de suspensão na reposição dos produtos nas unidades da Cesta do Povo fez parte da reestruturação da empresa. “Foi dentro da programação que foi feita, mas isso já se encerrou”, garantiu. De acordo com informações da Ebal, o estado possui mais de 100 unidades da Cesta do Povo em mais de 60 municípios.

Quase metade do eleitorado baiano não tem ensino médio completo



Dos 10.185.417 eleitores aptos a votar no estado da Bahia quase a metade não concluiu o ensino médio. Conforme apuração, baseado nos dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), 3.084.691 não têm ensino fundamental completo e 1.821.441 não possui ensino médio, ou seja, 4.906.132 sequer concluíram os estudos do primeiro grau. 

O número representa 48,16% do eleitorado da Bahia. Se tratando de nível superior o percentual é muito menor. 2,28% possui ensino superior completo, o equivalente a 233.132 eleitores. 

Analisando outra estado do Nordeste, como Pernambuco, o cenário não é diferente. O número de eleitores é menor que o da Bahia, são 6.512.353, é o 7º colégio eleitoral do país. Já a Bahia é o 4º, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente. 

Em Pernambuco, 1.782.893 não têm ensino fundamental completo e 954.376 não concluíram o ensino médio, totalizando 2.737.269, é metade do número baiano, porém em percentual, o cenário não muda muito. 42,3% dos eleitores de Pernambuco não concluíram os estudos.

Já o Rio de Janeiro, é o terceiro maior colégio eleitoral, com 12.141.145, conforme Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos quais 3.539.553 não têm ensino fundamental completo e 2.621.494 não concluíram o ensino médio. O que significa dizer que 50,1% do eleitorado fluminense não concluíram os estudos. Em relação a quem tem ensino superior, 6,4% terminaram a faculdade. São Paulo é o primeiro colégio eleitoral do país, com 15.224.151 eleitores. 28,3% não tem ensino fundamental e 22,5% não tem ensino médio completo. 

Veja o nível de escolaridade por gênero no Estado da Bahia   (dados das últimas eleições de 2014)/Bocão News

Bahia alcança mais de 93% na vacinação contra aftosa e contabiliza prejuízos com a seca



Divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, os dados são da última campanha de vacinação contra febre aftosa, finalizada em 31 de Maio. O índice de vacinação nesta primeira etapa de 2016, alcançou  93,84%, o que corresponde a mais de 9,7 milhões de animais vacinados, entre bovinos e bubalinos, independente de faixa etária. As regionais de Salvador (98,05%); Itapetinga ( 97,95%) e Teixeira de Freitas (97,03%) obtiveram os melhores índices de vacinação, seguidas por Itaberaba (96,24%) e Irecê (95,27%). Destacaram-se ainda os municípios de Acajutiba, Cairu, Cardeal da Silva, Ibitita, Itaparica, Ituberá e Rio do Pires, que alcançaram o índice de 100%.

Desde a última ocorrência de febre aftosa no Estado, em 1997, os resultados obtidos nas campanhas de vacinação vêm se mantendo acima dos 90% exigidos pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).  "O Governo do Estado, através da ADAB, está cumprindo com o papel de zelar pelo patrimônio pecuário baiano, já que o controle da febre aftosa é fundamental para a economia do Estado e do País, pois a manutenção do status de zona livre da doença, há 15 anos, evita a imposição de embargos econômicos ou barreiras sanitárias aos nossos produtos”, diz o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, lembrando que isso acontece porque os países compradores de carne estabelecem empecilhos à entrada de animais suscetíveis à doença e aos produtos provenientes de regiões com ocorrência de aftosa.

O diretor-geral da ADAB, Marco Vargas, acredita que, apesar das dificuldades econômicas e climáticas, os altos índices de cobertura vacinal alcançados mostram que o produtor continua motivado e comprometido com a prevenção da enfermidade. "O criador está consciente da importância da sanidade animal para a produção de leite, corte e para o agronegócio baiano”, diz Vargas.

Em virtude da escassez de chuvas, principalmente nas Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste, houve uma redução no rebanho existente. Essa perda fica visível na comparação com novembro de 2015 (10.783.415) e Maio de 2016 (10.389.079). A Regional de Itapetinga foi a que teve a maior redução de rebanho, em mais de 10%, perdendo 95 mil cabeças de gado.Ainda assim, a Bahia possui a maior população bovina do nordeste, e a 8ª do Brasil. Os municípios de Itamaraju, Guaratinga e Itanhém, localizados no extremo sul do Estado, detém os maiores rebanhos. 

Aqueles que deixaram de vacinar ou não declararam a vacinação dentro do período da campanha, ficam impossibilitados de transportar seus animais pelas rodovias baianas, bem como participar de eventos pecuários, até a regularização da situação, mediante vacinação assistida pelos fiscais da ADAB. 

Apesar das dificuldades ocasionados pelos longos períodos de estiagem, o balanço final desta primeira etapa da campanha é positivo, graças ao comprometimento de todos os envolvidos e entidades ligadas ao setor, como FAEB, FETAG, FUNDAP. Para a segunda etapa da campanha, realizada durante o mês de Novembro, haverá novidades. Os produtores poderão realizar a declaração de vacinação via internet.

Homem é preso suspeito de estuprar a filha de 12 anos em Teixeira de Freitas




Nesta quarta-feira (20), policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Teixeira de Freitas prenderam preventivamente um homem de 38 anos, natural de Caravelas (BA), e morador no bairro Liberdade II, e morador daquela cidade.

O pedreiro Gildo dos Santos é suspeito de estuprar a própria filha de apenas 12 anos, após ser flagrado pela esposa quando saía do quarto da filha. Ele foi preso sob força de um mandado de prisão preventiva, após ser flagrado pela esposa quando saía do quarto da filha.

A esposa dele havia saído para ir ao mercado e quando retornou encontrou Gildo em situação suspeita. A mulher entrou no quarto da filha e encontrou a menina de 12 anos vestida uma saia, sem calcinha e com esperma em uma das pernas.

Gildo já havia sido denunciado em abril deste ano pelos vizinhos que desconfiaram dos abusos, na ocasião ele negou o crime. Depois de ser flagrado pela esposa nesta terça-feira, ele se preparava para fugir para o Vitória no Espírito Santo, mas foi surpreendido pela equipe da DEAM com o mandado de prisão.

Em depoimento à delegada Kátia Guimarães, o pedreiro confessou o crime e disse que estuprava a filha desde o ano passado. Ele foi conduzido para a 8ª Coorpin e passará por exames no Departamento de Polícia Técnica nesta quinta-feira. A vítima também será submetida a exames./medeirosdiadia

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Suposto soldado do Exército quase é linchado ao cometer assalto em Teixeira



Um homem identificado como, Ivanildo da Silva Pedrotti Filho de 21 anos, que diz ser soldado do Exército quase foi linchado pela por populares no início da tarde desta quarta-feira, 20 de julho, no Centro de Teixeira de Freitas.

O suposto soldado assaltou um contador na Rua Massonari Nagao, próximo ao Teixeira Mall, mas foi perseguido pela vítima e que com a ajuda de um amigo, conseguiu capturar o acusado.

O contador contou para a Polícia que saiu do escritório e falava ao celular quando foi surpreendido por Ivanildo que desceu da moto e rapidamente tomou o aparelho e saiu correndo. O piloto que estaria armado se assustou com a reação da vítima e fugiu deixando Ivanildo para trás.

A pé, o acusado não teve outra opção se não correr, sendo alcançado já na Avenida Getúlio Vargas. No momento em que foi capturado, a população queria linchá-lo, mas a Polícia Militar foi acionada e conduziu o assaltante para a delegacia.

O contador disse que agiu por impulso e não sabe explicar de onde tirou tanta força para correr atrás do ladrão. Somente na delegacia, ele disse ter analisado o risco de vida que correu, já que o comparsa do suposto soldado estava armado e poderia ter efetuado algum disparo.

Prefeito de Medeiros Neto é multado pelo TCM



Na sessão desta quarta-feira, 20 de julho, o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente dois processos formulados contra o prefeito de Medeiros Neto, Nilson Vilas Boas Costas. O relator, conselheiro José Alfredo Dias, aplicou multas no total de R$3.500,00.

O primeiro processo tratou de irregularidades praticadas no processo licitatório e termo aditivo realizado para contratação de serviços de transporte escolar para alunos da rede pública de ensino fundamental no exercício de 2014, por R$1.547.989,30, com a empresa Antônio José dos Santos Filho-Transportes.

A relatoria comprovou uma série de ilegalidades, como ausência de dotação orçamentária suficiente para efetivação do aditamento realizado ao contrato, não apresentação de certidões negativas do FGTS, ausência de indicação de servidor municipal responsável pela fiscalização do contrato, realização de empenhos a posteriori e não apresentação de planilhas de medições e dos alunos beneficiados.

O segundo processo apontou irregularidades na contratação da empresa Catavento Produções e Eventos para realização dos festejos juninos de 2014, ao custo de R$178.500,00. Analisado o processo, o relator constatou a existência de falhas formais como a ausência de indicação de responsável pela fiscalização do contrato e de publicação resumida do edital no diário oficial./sulbahianews

Divulgador da Telexfree e pré-candidato em Serra Preta é encontrado morto


telexfree

Um dos divulgadores mais conhecidos na Bahia da Telexfree e pré-candidato a prefeito de Serra Preta, na Bacia do Jacuípe, foi encontrado morto nesta terça-feira (19). O corpo de Dorian da Silva Santos, conhecido como “Dorian da Telexfree”, foi achado no município de Conceição do Jacuípe, informou a Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) de Feira Santana.

O corpo da vítima estava com as mãos amarradas por fio de carregador de celular e foi perfurado por seis tiros na cabeça. O divulgador foi visto pela última vez, por volta das 15h desta terça-feira (19), ao sair da residência de um amigo na Avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana. Segundo o Acorda Cidade, ele dirigia um carro modelo SW4, cor branco, placa OKU 1162. Segundo informações preliminares, Dorian tinha dito que precisaria resolver questões após receber um telefonema.

Dorian Santos também era esperado no colégio da filha por volta das 17h para levar a criança para casa, mas não esteve no local. O celular do divulgador foi localizado em frente a uma empresa às margens da BR 324.

Com diversas passagens flanelinha é preso acusado de cometer furto


bicao

Preso pela Polícia Militar de Teixeira de Freitas, Fábio Cardoso Santos, o “Bicão”, de 31 anos, morador da rua Cora Coralina, nº 1, bairro Colina Verde, na região norte da cidade, um velho conhecido das forças de segurança, contumaz na prática de crimes relacionados a furtos e arrombamentos.

Segundo relatos dos policiais da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar de Teixeira de Freitas (CIPM), responsáveis pela prisão, “Bicão” estava em posse de uma bicicleta Kalf, de cor preta, quadro masculino, que o mesmo havia furtado na noite de segunda-feira, dia 18 de julho, bem em frente à loja Dinossouros. Com ele os militares ainda apreenderam um cartão da Caixa Econômica Federal, conta poupança, em nome de Bernardo dos Anjos Santos, que também havia sido furtado do interior do carro da vítima, crime ocorrido há cerca de um mês.

Como sempre faz, durante oitiva e entrevista à imprensa, Fábio Cardoso Santos, o “Bicão”, de 31 anos, assumiu os furtos e disse que pratica os crimes por conta de seu vício em crack. Como as vítimas dos furtos não compareceram à sede da 8ª Coorpin pra registrar ocorrência e fazer o reconhecimento do autor, “Bicão” foi ouvido e logo depois liberado./Opovonews

Escolas de Guaratinga sem merenda escolar e contas do programa foram reprovadas, diz conselheiro



Alunos das escolas da rede pública municipal do município de Guaratinga estão sem merenda desde o retorno do recesso escolar, no ultimo dia 11. Por conta disso, as instituições de ensino estão tendo que diminuir a carga horaria diária de aulas e liberando os alunos mais cedo para casa.

A nova secretaria municipal de Educação, Cristiana Pereira da Silva, informou na manhã da ultima terça (19), que a falta da merenda se deve ao fato de que a empresa vencedora da licitação, não entregou todos os produtos alimentícios solicitados, faltando itens  essenciais como leite, carne, biscoito e outros que pudessem complementar o cardápio da merenda escolar. Cristina disse ainda que, o restante da remessa do pedido feito a empresa, chegaria ainda na tarde de terça-feira, e consequentemente distribuída as escolas para normalização da merenda aos alunos.

O vice-presidente do CAE – Conselho da Merenda Escolar em Guaratinga, Estevão Silva do Nascimento, confirma que esta não é a primeira vez que este transtorno acontece. Segundo Ele, por diversas vezes a merenda faltou para os alunos, em dias seguidos. Estevão disse ainda, que por conta deste e de outros agravantes, o Conselho enviou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), relatório que reprovou as contas da Execução dos Recursos Financeiros referentes ao PNAE, do ano de 2015 e que agora cabe ao órgão federal analisar e manter ou não a decisão do CAE em Guaratinga.

Uma reunião entre os conselheiros do CAE, com a secretária de Educação, está marcada para acontecer na manhã desta quarta-feira (20), onde na oportunidade serão tratados assuntos relacionados o atual problema e outros que dificulta na fiscalização do CAE./guarananet

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.