Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 13 de novembro de 2021

Prefeitura de Nova Viçosa emite nota de pesar pela morte de Vanusa enfermeira

 


A prefeitura de Nova Viçosa emitiu nota de pesar pela morte da enfermeira Vanusa Amaral em acidente ocorrido na noite desta sexta-feira (12), no Km 23 da BA 698, no município de Mucuri. 

Vanusa estava em um veículo Gran Siena de placa OUS 5H77 e havia acabado de sair do trabalho, no hospital do distrito de Itabatã quando o carro em que ela estava colidiu de frente com um ônibus que trafegava no sentido contrário. 

Segundo informações, Vanusa havia saído de seu último plantão no hospital, pois pediu demissão do trabalho porque fazia o mesmo trajeto Itabatã x Nova Viçosa todo dia para trabalhar e sempre vinha de carona. Porém, no seu último dia ela veio dirigindo, na saída do hospital ela ainda deu carona para uma amiga e a deixou no centro de Itabatã antes de seguir para Nova Viçosa. 

Com o forte impacto da batida o automóvel ficou com a frente completamente destruída e Vanusa morreu no local.

 

Não há informações de ferido no ônibus. A polícia e o SAMU foram acionados e estiveram no local. 

Vanusa deixa marido e dois filhos. 

A polícia vai investigar as causas do acidente. /bahiaextremosul

Enfermeira morre vítima de acidente automobilistico na BA-698 em Mucuri: Morte comove moradores da região

 

Mucuri: O acidente aconteceu na noite da última sexta-feira, 12 de novembro, por volta das 19h00, na BA-698, KM 35, no trecho Mucuri/Itabatã. De acordo com as informações, a condutora trafegava na via, conduzindo um veículo Fiat Siena Attrative, placa policial OUS-5H77 (Mercosul) e colidiu frontalmente com um Ônibus, marca Mercedes Benz, placa policial, HGJ-1486. 

O ônibus era conduzido por Gilson Pereira de Souza, de 49 anos. O veículo Fiat/Siena era conduzido pela enfermeira Vanusa Amaral das Neves Santos, de 41 anos. Vanusa havia acabado de sair do trabalho, no hospital do distrito de Itabatã, chovia muito na hora do acidente. Policiais militares da Polícia Rodoviária Estadual estiveram no local e realizaram os procedimentos legais. 

Socorrista do SAMU estiveram no local e confirmaram o óbito. Vanusa Amaral deixa esposo, e dois filhos. O delegado plantonista, Charlton Bortolini, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório sepultamento. 

Os veículos passarão por perícia. Um inquérito policial será instaurado para apurar responsabilidade. 

A morte da enfermeira Vanusa Amaral repercutiu nas redes sociais. Muita comoção, muita lamentação. 

Moradores de Mucuri, Nova Viçosa e dos distritos estão muito sentidos pela morte prematura da enfermeira, pessoa muito querida por todas, amada por parentes, amigos e pacientes./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Acidente entre dois carros deixa quatro mortos e três pessoas gravemente feridas na BR-101, em Itagimirim

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi causado por uma ultrapassagem em local proibido, realizada pelo motorista de um dos veículos, que seguia em direção ao município de Eunápolis. 

Os quatro passageiros do veículo atingido, entre eles um adolescente, morreram na hora. Os corpos do motorista e do carona ficaram presos nas ferragens. 

Já os passageiros do carro que teria causado o acidente ficaram gravemente feridos. Eles foram encaminhados para o Hospital Regional de Eunápolis (HRE). Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos socorridos. 

De acordo com a PRF, a pista teve que ser parcialmente interditada para remoção dos veículos do local. As vítimas ainda não foram identificadas./teixeiranews

Divergências e Convergências no contexto escolar

O ambiente escolar é extremamente contraditório, carregado de sentimentos e emoções. Por conta disso seus participantes vivem com os nervos à flor da pele e com a pandemia as emoções afloraram ainda mais. Em geral, neste contexto as pessoas focam mais nas divergências, deixando o clima escolar ainda mais tenso e conflituoso, ao invés de focar nos pontos de convergências, ficam estabelecendo entraves entre si e quase sempre a responsabilidade pelo problema é do outro. 

A convivência na escola não é uma tarefa fácil, exige muito equilíbrio emocional e resiliência, pois esta é formada por muitos fatores subjetivos e pessoais onde cada um percebe este clima de acordo com suas necessidades e sentimentos. A garantia de um clima escolar harmonioso, pressupõe relações saudáveis entre todos com papéis bem definidos, para isso penso que a estratégia mais adequada é compreender suas funções e atribuições, sempre buscando os pontos de convergência. Acredito que quando cada membro conhece e reconhece seu papel e do outro na organização é aumentada a probabilidade de uma convivência harmoniosa. 

E como buscar essa convergência? Procurando ser parte da solução e não do problema: se corresponsabilizando, respeitando a individualidade, pois em qualquer relação cada um é responsável por 50%. Portanto, procure ser solidário, colaborando com as atividades dos colegas, valorizando as ações coletivas e acima de tudo aprenda a se colocar no lugar do outro, percebendo que "assim como você" o outro também tem sentimentos e emoções, que se frustra, se magoa e se decepciona. Seja empático, resiliente e coerente! Clique aqui para ver mais 

O Radialista e vereador Lucas Bocão de Teixeira de Freitas procura senhora de Rua para lhe proporcionar qualidade de vida

 


Atenção Teixeira de Freitas, essa senhora está com problemas mentais mora na Rua segundo informações. 

Estou a sua procura para levá-la para fazer um tratamento urgente e tirar ela das Ruas. 

Ela fica sempre entre Santa Rita e redenção favor quem tiver informações manda no meu zap 999947498

Homem tenta matar a própria mãe com um facão e acaba preso pela PM de Itamaraju: Vítima foi socorrida ao hospital

 

Itamaraju: O fato aconteceu, na noite da última quinta-feira, 11 de novembro, por volta das 20h40, na Rua Paraguaçu, no Bairro Marotinho, na cidade de Itamaraju-BA. Segundo informações, policiais militares da 43ª CIPM foram solicitados para uma ocorrência de violência doméstica, na Rua Paraguaçu, no Bairro Marotinho. 

Ao chegarem no local, os militares encontraram a vítima, em via pública, com um ferimento na cabeça, com muito sangue no local. O filho foi detido e apontada pela vítima como causador da lesão, vale ressaltar que por conta da demora do SAMU/192, a vítima foi socorrida pelos policiais militares da 44ª CIPM para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI). O seu estado de saúde não foi informado. 

Os moradores confirmaram para os policiais que o suspeito é o filho da vítima, e que ele teria usado uma arma branca (tipo facão) para cometer a agressão. O suspeito foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde foi identificado como sendo, Dario Santos Lima, de 46 anos. 

Após oitiva, o delegado plantonista, Bruno Ferrari, flaganteou o Dario por tentativa de homicídio e violência doméstica. Dário segue preso na custodia da Delegacia Territorial da Polícia Civil, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Vídeo - Ultrapassagem proibida termina em acidente com 4 vítimas fatais na BR 101

 

Um acidente na tarde de sexta-feira, 12 de novembro, na BR 101 no município de Itagimirim deixou quatro mortos, entre eles um adolescente, e três pessoas feridas.

 

De acordo com as autoridades, o motorista do veículo um Hyundai Ix35 teria tentado fazer uma ultrapassagem proibida, e acabou colidindo de frente com outro veículo.

 

Os ocupantes do Ix35, dois adultos e um adolescente foram socorridos por equipes do SAMU e encaminhados para o hospital. O estado de saúde deles não foi informado.

 

Já os ocupantes do carro atingido morreram na hora. O motorista e o passageiro ficaram com os corpos presos às ferragens. A identidade dos envolvidos no acidente não foi divulgada./bahiaextremosul

Ex-prefeita de Jucuruçu é denunciada na justiça por irregularidades com ambulância doada para o SAMU

 

A equipe jurídica da prefeitura de Jucuruçu encaminhou na manhã desta sexta-feira (12), ao Poder Judiciário da Comarca de Itamaraju/BA, uma ação civil pública contra a ex-prefeita Uberlândia Carmos Pereira, por irregularidade encontrada com uma ambulância do SAMU doada pelo Ministério da Saúde.

O Governo Federal, por meio de uma auditoria do Ministério da Saúde, constatou que a ambulância que foi doada para o município de Jucuruçu, que deveria servir como base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nunca trabalhou no município.

 

A ambulância que veio para atender via SAMU não foi registrada e nem devidamente regularizada pela gestão da ex-prefeita Uberlândia. O veículo foi deixado para a atual gestão, sem qualquer condição de uso, privando a população de Jucuruçu de um serviço tão importante como o SAMU.

O prefeito Ariovaldo Almeida, o “Lili” disse que diante da constatação da irregularidade, o município agora está com um problema junto ao Ministério da Saúde, onde deverá restituir ao órgão os valores referentes à ambulância que, à época, estava avaliada em R$ 149.000,00 (cento e quarenta e nove mil reais)./bahiaextremosul

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Casal de Jucuruçu é Vítima de acidente no Centro de Teixeira de Freitas


Os corpos de Lucimar Costa dos Santos, de 40 anos, e Rubinéia Gonçalves Pereira, de 42, foram identificados no início da tarde desta sexta-feira, 12 de novembro, no Instituto Médico Legal de Teixeira de Freitas.

 Imagem SulBahiaNews

O casal que estava em uma  motocicleta com placa, JSZ 0G28, e seguia sentido a Rotatória da Melancia, acabou se envolvendo em acidente com um caminhão por volta das 10h30.

 Imagem SulBahiaNews

O casal Lucimar Costa dos Santos, e Rubinéia Gonçalves Pereira, é de Jucuruçu, mas morava em Vera Cruz, trabalhava na fazenda Boa Sorte.

 Imagem SulBahiaNews

De acordo com informações de testemunhas, o condutor da moto, Lucimar Costa, teria tentado ultrapassar o caminhão, quando se desequilibrou sendo atingido pelo veículo carregado com melancias na Avenida Getúlio Vargas, trecho próximo ao Hospital São Lucas.

 Imagem SulBahiaNews

Rubinéia foi arremessada e morreu na hora, já Lucimar só veio a óbito minutos depois. 

O motorista do caminhão, Laldy Queiroz, de 68 anos, deixou o local do acidente, mas foi interceptado pela Polícia Militar no trevo que dá acesso a BR-101 na saída para Itamaraju e conduzido para a delegacia, onde permanece detido.

Agropecuária Boa Sorte emitiu nota de pesar pelo falecimento do funcionário Lucimar Costa dos Santos  

A Agropecuária Boa Sorte, representada por Osmar Torres Júnior e Augusto Magnavita Filho, emitiu uma nota de pesar, sobre o falecimento do funcionário Lucimar Costa dos Santos  e sua esposa  Rubineia Gonçalves Pereira.

 


“Com gratidão ao empenho e profissionalismo de ambos,  agradecemos ao seu trabalho, dedicação, amizade e alegria de tantos anos. Para sempre os teremos na memória desta empresa.” Destacou a nota.

Do jeito que está não dá: Vereadores de Jucuruçu cobram mais eficiência da EMBASA, no abastecimento de água

 

Em suas constantes cobranças junto a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), sobre as falhas recorrentes nos serviços da empresa em Jucuruçu, a Vereadora Cida Vieira, conseguiu o apoio de mais sete vereadores, para juntos, cobrarem providências e melhorias no sistema de abastecimento de águas da cidade. 

O ofício foi encaminhado à diretoria da Embasa, no dia 01 de Novembro, com as assinaturas da vereadora Cida Vieira, da Presidente Maria Nilza Loyola, dos vereadores Homo de Monte Azul, Gilson Koiô, Fredy do Hospital, Anorino Mizim, Gil da Kombi e Pezão de Água Limpa. 

Os oito vereadores cobram a ampliação no reservatório de água da cidade, pois com o aumento da população da sede do município, o mesmo não tem sido suficiente para suprir a demanda dos moradores, principalmente no período chuvoso, que tem gerado grandes transtornos para a população. Ao mesmo tempo, os vereadores cobram da EMBASA, que os moradores próximos ao reservatório, estão constantemente reclamando da dificuldade do fornecimento de água em suas residências. 

“Nossa cidade tem o privilégio de ser abastecida por um dos maiores rios da região e tem um sistema precário de captação de água por uma empresa que arrecada muito dinheiro dos moradores. Esse problema não pode continuar, muitas pessoas estão sendo afetadas com a falta de água e também com a ineficiência da captação de nossa cidade.

Adolescente é assassinado a tiros no Bairro Panorama em Ibirapuã

 

Ibirapuã: O homicídio consumado aconteceu na noite da última quinta, por volta das 21h20, na Rua A, no Bairro Panorama, na cidade de Ibirapuã. Segundo informações, policiais militares da 44ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram solicitados para uma ocorrência de homicídio, e ao chegarem no local, a vítima estava caída em uma calçada com perfurações aparentes na cabeça e várias cápsulas de projéteis próximas ao corpo. 

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e constataram o óbito. Segundo uma testemunha, ela estava conversando com a vítima, e quando entrou dentro de casa para pegar um copo com água, a pedido do adolescente, ela ouviu vários disparos de arma de fogo. Assim que saiu, viu a vítima caída no chão e um carro branco saindo do local às pressas, não sabendo informar outras características do veículo, e do autor. 

A vítima foi identificada como sendo, Andrei Souza dos Santos, de 16 anos. O delegado plantonista, Bruno Ferrari, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. A motivação e a autoria, ainda são desconhecidas. As investigação estão a cargo do delegado titular de Ibirapuã, Gean Nascimento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Olha ai sua chance de emprego: Processo Seletivo - POSTO FLECHA ITAMARAJU/BA

 


O SENAC em pareceria com a nova gestão do POSTO FLECHA ITAMARAJU está iniciando o processo seletivo para as diversas vagas que irão compor o quadro operacional do complexo. Se você está interessado em participar do nosso banco de dados, preencha o formulário abaixo. 

Você tem interesse em se cadastrar no BANCO de OPORTUNIDADES do SENAC para participar deste processo de RECRUTAMENTO e SELEÇÃO, mesmo que incorra na possibilidade de não ser convocado(a) especificamente para este processo seletivo? * 

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018, os integrantes deste cadastro se obrigam a manter o sigilo e a garantir a confidencialidade em relação aos dados pessoais a que tiverem acesso nos dados aqui inseridos, sendo que suas informações serão utilizadas para cadastro reserva de candidatos num período de até 2 anos para receber informações da programação de ações junto a processos seletivos do BANCO DE OPORTUNIDADES do SENAC envolvendo a cidade de Itamaraju/BA. Para ver mais clique aqui

Morre deputado estadual João Isidório; parlamentar de 29 anos se afogou na praia de Loreto, na BA

 


Morreu no final da tarde desta quinta-feira (11) o deputado estadual João Isidório (Avante). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros no começo da noite. De acordo com informações da assessoria do parlamentar, ele estava na praia do Loreto, na Ilha dos Frades, que pertence a Salvador, quando sofreu um mal súbito e se afogou. 

João Isidório tinha 29 anos e estava no primeiro mandato como deputado estadual. Ele foi o deputado estadual mais votado da Bahia em 2018 com 110.540 votos.

Ele é filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório. João será enterrado nesta sexta-feira (12), no Cemitério de Caboto, em Candeias.

 Graer chegou a ser acionado, mas deputado morreu em Madre de Deus — Foto: Graer

Após o afogamento, ele foi socorrido inicialmente por familiares. Em seguida, o deputado chegou a ser atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tentou reanimar o parlamentar por cerca de uma hora. Ele chegou a ser levado para o Hospital de Madre de Deus, mas não resistiu e morreu. 

Uma equipe do Grupamento Aéreo da PMBA (Graer) chegou a ser acionada para transportar o parlamentar para um hospital de Salvador, mas os militares não chegaram a atuar, já que o político morreu ainda em Madre de Deus.

 Morre deputado estadual João Isidório; parlamentar se afogou em praia na região metropolitana de Salvador — Foto: Graer

Após a morte de João Isidório, partidos e políticos lamentaram a morte do parlamentar. O governador da Bahia, Rui Costa, decretou luto de três dias no estado. 

O senador Angelo Coronel divulgou nota onde se solidariza com familiares e amigos do parlamentar. "A Bahia perde um jovem talentoso, conciliador, filho exemplar. O Nosso João. Que tristeza. Eu e Eleusa nos solidarizamos com toda a família e amigos. Que Deus os conforte por essa falta."

 Morre deputado estadual João Isidório; parlamentar estava em praia na cidade Madre de Deus (BA) — Foto: Tv Bahia

O senador Jaques Wagner (PT) também falou sobre a morte do deputado. "Perdemos um jovem com futuro promissor e que ainda tinha muito a contribuir com a Bahia. Nossa solidariedade e abraço à família, especialmente ao amigo Pastor Sargento Isidório", disse. 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes divulgou nota onde lamenta a morte do colega. "É mais um golpe muito duro nestes tempos de luto. João era um companheiro muito leal, discreto, mas com um trabalho social de largo alcance em Candeias, com a ressocialização de usuários de drogas, em parceria com o seu pai, o deputado federal Sargento Isidório. A morte é sempre dolorosa, mas, quando alcança um jovem de 29 anos, é pura crueldade", declarou Menezes.

 


A Assembleia Legislativa da Bahia divulgou nota onde diz que o deputado era " jovem, atuante e com uma trajetória pela frente". 

Prefeito de Salvador, Bruno Reis também se manifestou sobre a morte do deputado estadual. Ele manifestou solidariedade aos familiares e amigos do político. 

Presidente da Câmara Municipal de Salvador (MDB), Geraldo Júnior, também lamentou o falecimento do deputado. “Presto minhas condolências e sentimentos aos seus familiares. E quero desejar força ao Pastor Sargento Isidório neste momento de dor. Realmente, é um momento difícil para este homem de fé. Vamos orar pelo deputado João Isidório”, disse o presidente do Legislativo de Salvador. 

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) da Bahia divulga nota onde lamenta a morte do deputado estadual João Isidório (Avante), e presta solidariedade aos familiares, em especial ao pai, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante). "É uma notícia muito triste. O deputado João Isidório era uma pessoa muito boa, conciliadora e sempre disposta a ajudar o próximo. Todos os políticos gostavam muito dele. Que Deus o receba e console os familiares nesse momento de dor", diz o presidente do PDT da Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior. 

A Câmara de Vereadores de Madre Deus publicou nota, nas redes sociais, lamentando a morte do político./g1 

Homem assassinado a tiros em plantação de café na Painha é identificado no IML: Vítima saiu de casa com uma pessoa não identificada

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, familiares do homem assassinado a tiros, em uma aérea  de plantação de café, na região da Painha, no município de Teixeira de Freitas estiveram no Instituto Médico Legal  (IML) de Teixeira de Freitas para fazerem o reconhecimento do corpo. 

Após exames de Medicina Legal, o corpo foi reconhecido pela família e identificado como sendo, Lucas Moreira Santos, 21 anos. Segundo a perícia, a vítima apresentava 03 perfurações, nas costas, cabeça e pescoço. 

Segundo informações levantadas por nossa reportagem, um homem chegou na noite da última quinta-feira (10), na casa da vítima, no Bairro Ulisses Guimarães, por volta das 22h00 e chamou o Lucas. A esposa do Lucas perguntou para onde ele ia, e na sequência, o Lucas saiu com a pessoa não identificada. 

Depois disso, o Lucas não voltou mais para casa Ao amanhecer a esposa ficou sabendo de sua morte. O crime continua sem a autoria e motivação, e a Polícia Civil já instaurou inquérito policial para investigar o homicídio./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Jucuruçu perde um grande amigo Lurdenito Tiburcio Muniz (BI) aos 72 anos

 

Jucuruçu - comunicamos o falecimento do Senhor, Lurdenito Tiburcio Muniz, 72 anos de idade,  popularmente conhecido pó (BI) o seu óbito aconteceu nesta quinta-feira, 11 de novembro de 2021, por volta do meio dia, na cidade de Itabela- BA - segundo os comentários a morte foi causada devida complicações no fígado.  

O nosso amigo (BI) foi um dos primeiros funcionários públicos de Jucuruçu, sua função era lavador de carros e posteriormente ele passou prestar outra atividade de   office-boy.

BI - como era chamado tinha sua peculiaridade, uma pessoa de uma simplicidade impa, ele só vivia sorrindo, de grande presteza. 

Os nossos profundos sentimentos a família do senhor Lurdenito Tiburcio Muniz, hoje quero lhe prestar todo meu apoio e dizer que lamento muito mesmo que esteja passando por este terrível momento. Os meus pêsames! 

Perder alguém que amamos é uma das piores provações que devemos passar na vida, mas espero que consiga encontrar conforto nas lembranças e nos sentimentos que para sempre guardará de quem se foi. 

Encare este adeus como uma despedida momentânea, pela qual todos havemos de passar um dia, e que na eternidade nos encontraremos de novo com aqueles que amamos e partiram antes de nós. Muita força! Meus sentimentos e meus pensamentos estarão sempre com você. 

Neste momento de tristeza e perda irreparável, espero que estas palavras possam lhe trazer algum conforto. Meus sentimentos! Lamento muito sua perda e todo sofrimento que está passando. 

Espero que consiga encontrar alguma paz na memória de quem partiu, e na certeza que se encontrarão novamente na eternidade. 

A morte é algo imensamente injusto, mas não devemos desistir de encontrar uma forma de entender a lógica da vida. Eu vou fazer meu luto, chorar de saudade, mas também vou recordar seu legado com um sorriso e manter seu nome vivo em qualquer instante. Até um dia!

O velório de (BI) acontecerá no auditório municipal Valdemar José Nogueira em Jucuruçu, o horário do sepultamento ainda não foi definido pela a família.

43ª CIPM realiza mais uma reunião voltada para a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itamaraju.

 

Na manhã desta quinta-feira (11), aconteceu no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Itamaraju, mais uma reunião promovida pelo Comando da 43ª CIPM e voltada para a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itamaraju (CONSEG/Itamaraju). Participaram da reunião lideranças de bairros, administradores de distritos e representantes da sociedade civil organizada. A Major Kelly Ravani, comandante da unidade, abriu o evento fazendo uma abordagem sobre o cenário da segurança pública no município e reforçou a necessidade de criação do CONSEG/Itamaraju, como instrumento de participação da comunidade na segurança pública. 

O Capitão Sidney Oliveira, subcomandante, esclareceu para os presentes o que é o Conselho, sua finalidade e sua composição, destacando o papel da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo para que o seu propósito seja alcançado. Em seguida, foi apresentada a chapa consensual do Conselho, sendo convocada uma Assembleia Geral para o dia 08 de dezembro, voltada para eleição, posse dos eleitos e aprovação do estatuto da entidade a ser criada

 

A Chapa da Diretoria Executiva ficou com a seguinte formação: Presidente - Gilney Rodrigues Ventura, Vice Presidente - Filintro Santos Almeida, 1 Secretário - Jorge Luiz da Silva Lima, 2ª Secretária - Rosangela Dantas André Barreto, 1 Diretor Financeiro - Mariangelo Cardoso de Almeida, 2 Diretor Financeiro - Charles Pereira da Cruz, 1 Diretor de Cultura e Social - Gilmar Cardoso de Souza, 2ª Diretora de Cultura e Social - Elza Prado Ramos, 1 Diretor de Relações Públicas - Henrique Peixoto, 2 Diretor de Relações - Públicas Hudson Conceição Nascimento.

 


Também haverá a eleição da chapa do Coselho Fiscal do CONSEG/Itamaraju, que terá como titulares: Aloisio de Jesus Santos, Carlos Antônio Alves e Alessandro Gomes Aguiar. Os suplentes serão: Cosme Geraldo de Oliveira Gouvea, Ronaldo Santos Brito e Juliano Melo de Almeida. O Conselho Consultivo do CONSEG/Itamaraju será formado por representantes de órgãos da segurança pública e de entidades da sociedade civil organizada.

Homem é assassinado a tiros e corpo encontrado em fazenda próximo à Painha em Teixeira de Freitas

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta-feira, 11 de novembro, por volta das 06h00, a central da CICOM/190, informou ao plantão da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, que um corpo do sexo masculino foi encontrado em uma plantação de café, na Fazenda Gabrigil, na região da Painha, no município de Teixeira de Freitas.  

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, esteve no local, acompanhada da Polícia Técnica (DPT) e confirmou a veracidade da informação. Trata-se de um homem, que foi alvejado por disparos de arma de fogo, e apresentava uma lesão cortante (por arma branca), no braço esquerdo. A delegada autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de Medicina Legal. 

Após necropsia, e identificação, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil de Teixeira de Freitas aguarda familiares para reconhecimento do corpo para dar início às investigações sobre o crime./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Avaliação negativa do governo Bolsonaro atinge 56%, diz pesquisa Genial/Quaest

 

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) revela que 56% dos entrevistados avaliam como negativo o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

A pesquisa ouviu 2.063 entrevistados entre os dias 3 e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. 

A avaliação negativa cresceu acima da margem de erro se comparada a outubro — quando atingiu 53% — e em relação a setembro — quando era de 48%. 

Já a avaliação regular do governo era de 27% em julho e agosto. Em setembro, oscilou negativamente para 26%. Em novembro, a avaliação regular caiu para 22%. 

Os que consideravam o governo positivo eram 26% em julho e agosto. O índice caiu para 23% em setembro e para 20% em outubro. Agora, a pesquisa aponta 19% de avaliação positiva. 

Não sabiam ou não responderam, em julho, 2% dos entrevistados, percentual que chegou a 3% no levantamento realizado em agosto e setembro. O índice caiu para 2% em outubro e voltou para 3% em novembro.

 

Problemas do Brasil 

A pesquisa também identificou os principais problemas do país na visão dos eleitores. Em primeiro lugar aparece a economia. O tema cresce desde julho, quando foi citado por 28% dos entrevistados e vem subindo: foi a 32% em agosto; 42% em setembro; chegou a 44% em outubro e, em novembro, subiu para 48%. 

Saúde/pandemia também figuraram entre os principais problemas do país, porém em um caminho contrário da economia, com uma trajetória decrescente. O tema aparecia como maior preocupação dos brasileiros em julho, com 41%, caiu para 36% em agosto, 28% em setembro, 24% em outubro e ficou em 17% em novembro. 

Em terceiro lugar, a corrupção também apresentou uma trajetória decrescente. Em julho e agosto, 11% dos entrevistados apontavam o tema como principal defeito do país.  Em setembro e outubro eram 10% e, por fim, 9% em novembro. 

O tema “questões sociais” também foi citado pelos entrevistados. Com 9% em agosto e setembro, variou para 10% outubro e, finalmente, 13% em novembro.

 

Vale ressaltar que a pesquisa agrega no item ‘Economia’ temas como desemprego, inflação e crescimento econômico. Enquanto ’Questões sociais’ agrega temas como fome, pobreza, desigualdade e habitação.cnnbrasil


Vítima de acidente na BA 284 com carreta de brita precisa de doação de sangue em Teixeira de Freitas

 


Eliandro dos Santos Silva segue internado em Teixeira de Freitas, com a necessidade de transfusão de sangue. A tipagem sanguínea dele é O-. 

Com fraturas em várias partes do corpo, escapou por muito pouco com vida, depois do caminhão caçamba (placa JMH-6731) em que ele estava, carregada de brita, tombar na BA-284, proximidades de Coqueiro, distrito de Jucuruçu. 

Amigos e familiares fazem apelos nas redes sociais para que as pessoas doem sangue. 

Como doar? Podem ser doadores, as pessoas com idade entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento de identificação original com foto. 

O voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, se alimentar bem e ter dormindo 6 horas, ao menos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h e não fumar por, pelo menos, duas horas. 

Pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com a vacina da Coronavac, poderão doar sangue após 48 horas. No caso do imunizante da AstraZeneca e da Pfizer, as pessoas podem doar após sete dias da vacinação. 

Onde doar? O Hemoba de Texeira de Freitas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A unidade fica localizada na Rua Massanori Nagao, centro da cidade. O agendamento pode ser feito através do telefone (73) 3011-2739./primeirojornal

Detento é encontrado morto três dias após fugir de presídio

 

Ilhéus: O detento Dânnison Araújo Santos, um dos presos que fugiu no último domingo do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi encontrado morto, nesta quarta-feira (10), em uma área perto de rodoviária da cidade. 

De acordo com a Polícia Militar, o corpo de Dânnison tinha marcas de tiros. Ele cumpria pena por porte ilegal de arma de fogo. A autoria e motivação do crime estão sendo investigadas pela Polícia Civil. 

O outro detento, identificado como Iugrácio Santos Oliveira, segue foragido. Ele cumpria pena por homicídio. A polícia pede que quem tiver alguma informação sobre o foragido entre em contato através do 190./G1

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

VIDEO: Idoso morre após ser atropelado por micro-ônibus em Itanhém, interior do estado

 

De acordo com familiares, o aposentado morreu no local e foi necessário que populares suspendessem o veículo para retira-lo. 

Elenilton Pereira Barreto, de 65 anos, havia chegado no próprio micro-ônibus, da cidade de Teixeira de Freitas, onde passou por exames. Habitualmente os usuários do serviço são deixados próximos as suas residências. 

Logo depois de desembarcar na Rua Teixeira de Freitas, o aposentado foi atropelado. 

O micro-ônibus parou logo em seguida, na rua Belo Horizonte e os populares suspenderam o ônibus para a vítima ser retirada. 

Imagens TV Bahia

O médico e ex-secretário da Saúde Roberto Matoba chegou imediatamente ao local e, juntamente com a equipe do SAMU, prestou os primeiros atendimentos à vítima./aguapretanews

Governador Rui estará em Jucuruçu no próximo dia 19 de novembro assunto conclusão da BA-284

 

Governador anuncia início de obras pra conclusão da BA-284 em Jucuruçu - Ao ser questionado por um internauta no Papo Correria desta terça-feira (9), o governador Rui Costa anunciou que vai aos municípios de Jucuruçu e Itamaraju no próximo dia 19 de novembro. Rui vai assinar a ordem de serviço para início das obras de conclusão da pavimentação da BA-284, trecho que liga as duas cidades. 

A rodovia asfaltada na extensão de quase 100 km facilitará a ligação do Extremo Sul baiano com o estado de Minas Gerais, beneficiando 73 mil moradores e o desenvolvimento da produção agropecuária local. 

Outras obras 

A região do Extremo Sul do estado vem recebendo outras ações na área de Infraestrutura. As obras de pavimentação dos acessos ao Santuário de Itanhém e ao distrito de Rio Pau Alto, em Nova Viçosa, foram concluídas neste ano. Os 89 km da BA-290, entre Itanhém, Medeiros Neto e Teixeira de Freitas, estão sendo restaurados pelo Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias (Premar).

 Ouça o áudio do governador:

A implantação da BA-290, de Itanhém até o acesso à Vila Resende, se encontra em execução. O Semianel Rodoviário de Medeiros Neto é pavimentado no trecho que liga a BA-290 a BA-690./bahia

Cantora Vanessa da Mata presta queixa contra empresário após sofrer ameaça em Porto Seguro

 

Porto Seguro; A cantora Vanessa da Mata registrou, na tarde de terça-feira (9), um boletim de ocorrência contra um empresário de Trancoso, distrito turístico da cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, após ser ameaçada por ele. 

Segundo a Polícia Civil, a situação aconteceu após um desentendimento no estabelecimento do suspeito, na noite de segunda-feira (8). Além da artista, o caso envolveu também outras duas pessoas, que seriam amigas de Vanessa. O nome do empresário não foi divulgado. 

A reportagem entrou em contato com a delegacia de Porto Seguro, para obter mais detalhes sobre a situação, mas a unidade não quis prestar informações. Nas redes sociais, a cantora não se pronunciou sobre a situação. A reportagem também falou com a assessoria dela, que não quis se posicionar sobre o caso./G1

PL diz ter fechado filiação de Bolsonaro para disputa da reeleição

 

Depois de dois anos sem partido, o presidente Jair Bolsonaro decidiu se filiar ao PL para disputar a reeleição no ano que vem. 

Segundo O Globo, seu ingresso na sigla foi confirmado pelo presidente da legenda, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, e a filiação pode ocorrer nesta terça-feira, segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal carioca. 

Costa Neto disse que Bolsonaro informou sua decisão à cúpula do PP, com quem também negociava. O presidente teria conversado com o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), presidente licenciado do PP. 

Reservadamente, integrantes do PP relatam frustração e afirmam que ainda não está definido qual será a participação do partido no projeto de reeleição.

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Será imperdível mega evento em Jucuruçu, sábado dia 13 bloco das TULIPAS no Arena Beer

 


Um certo dia, desses assim, nada comum, umas amigas criaram um grupo no whatsapp, com a idéia de aproximação, pelo fato de algumas dessas amigas morarem fora de Jucuruçu. 

Saíram ao primeiro encontro, mas não imaginava que tanta gente sentiria o desejo de está ali, presente, junto á aquelas garotas destemidas, bonitas, corajosas e cheias de atitude. 

Não deu noutra, logo um bloco foi criado, denominado TULIPAS ( junção de copo e flor).

 

E assim virou uma festa, pois o bloco começou a chamar a atenção de todos! 

Veio o primeiro encontro, o segundo, o terceiro, o quarto, mas devido a pandemia, infelizmente o distanciamento não permitiu novos encontros. 

Mas para a alegria de todos, vem aí a 5° edição do bloco mais badalado quando? 13/11. Local? Arena Beer Jucuruçu/BA. A partir das 21:h com cantor Júlio Cardozzo.

 

















Vale ressaltar que é uma festa fechada!  Ingressos antecipados com edição limitada.  E no dia 14/11 ressacão com bloco das Tulipas nas principais ruas de Jucuruçu.

Mucuri: Justiça concede liminar favorável ao prefeito Robertinho e vereadores são acusados de chantagem e extorsão

 

Mucuri: Nossa equipe de reportagem teve acesso a uma decisão do juiz de Direito da Comarca de Mucuri (Substituto), Dr. Renan Souza Moreira, acerca de um mandado de segurança contra possível abertura de cassação do mandato do atual prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o "Robertinho". Ao analisar o processo, nossa reportagem observou que o advogado de defesa do prefeito Robertinho, Dr. Alex Santiago, entrou com um Mandado de Segurança com Pedido de Concessão de Medida Liminar contra ato ilegal e abusivo praticado pelo presidente da Câmara Municipal de Mucuri e pelo presidente da comissão processante da CPI de cassação de mandato, de número 125/2021. 

O processo tramita no âmbito do Poder Legislativo Municipal, como uma denúncia de suposta infração político-administrativa praticada pelo prefeito Robertinho, formulada pela Srª Brenda Larissa Alzamora Feregueti. Afirma a denunciante que o impetrante teria cometido as infrações político-administrativas ao entregar no dia 14/05/2021, à população mucuriense 06 (seis) ambulâncias a serem utilizadas na Sede e nas comunidades do interior do município. E a denunciante afirma que no referido contrato houve irregularidades com pagamentos mensais indevidos, sem o mínimo de zelo com a coisa pública, configurando negligência na defesa dos bens, rendas, direitos e interesses do Município. 

Sustenta a denunciante, que o prefeito desviou recursos públicos ao realizar pagamentos indevidos, por serviços não prestados ao Município, causando lesão ao erário público, bem como o enriquecimento ilícito de terceiros. Ocorre, que um dia após o protocolo da denúncia 12 dos 13 Vereadores redigiram um requerimento ao Presidente da Câmara solicitando a supressão das matérias constantes da pauta da vigésima sessão ordinária para inclusão da denúncia protocolada em 19/08/2021. O referido requerimento foi protocolado na Câmara aos 23/08/2021. No dia seguinte, 24/08/2021, o Plenário da Câmara decidiu, por onze votos favoráveis e um contrário pelo recebimento da denúncia. 

 

O prefeito foi notificado pela Comissão Processante aos 30/08/2021 para apresentação de defesa prévia e apresentou a defesa de forma tempestiva. Além das provas documentais apresentadas com a defesa prévia, o impetrante arrolou 10 (dez) testemunhas a serem ouvidas, protestando pela produção probatória. Após a apresentação da defesa prévia, a Comissão Processante emitiu Parecer Preliminar opinando pelo prosseguimento da denúncia. A defesa do prefeito seguiu os protocolos e alegou manipulação do processo como instrumento de vingança, desvio de finalidade; impedimento e suspeição dos vereadores que votaram pelo recebimento da denúncia, entre outros. 

Segundo apurado por nossa reportagem, a Comissão Processante dificultou ao máximo a defesa, indeferindo pedido de adiamento de audiências, pedindo a exclusão de testemunhas arroladas pelo prefeito, entre outros. E nos fundamentos do pedido de Mandado de Segurança, a defesa alegou que o processo de cassação do mandato do impetrante encontra-se eivado de ilegalidades, abusividades e nulidades absoluta sem franca e evidente violação às garantias constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. E a defesa sustentou suas teses alegando, entre outras coisas, flagrante violação às regras do processo legislativo, aos ritos da casa legislativa, cerceamento de defesa, etc, e pediu ao judiciário, a nulidade da sessão de recebimento da denúncia. 

O Ministério Público, através da Promotora, Drª Caroline Maronita Stange, deu parecer favorável ao pedido de concessão de liminar, e dissertou: [...] “Nesse ponto cumpre pontuar existirem indícios suficientes de irregularidades no processo nº 125/2021 em trâmite na Câmara de Vereadores do município de Mucuri, irregularidades essas aptas a comprometer o devido processo legal, motivo pelo qual este órgão ministerial manifesta-se favoravelmente à antecipação da tutela mandamental requerida. [...] Dada a gravidade da sanção a ser imposta pelo processo em exame, a prudência recomenda sua suspensão até que sejam sanados os fundados questionamentos acerca da regularidade procedimental, a fim de garantir que todas as regras e princípios sejam observados”. 

 

“A cassação de mandato de Prefeito democraticamente eleito também tem graves consequências para a estabilidade socioeconômica do município, de modo que cabe ao Poder Judiciário e ao Ministério Público garantirem que, sua eventual ocorrência, observe a todos os ditames legais e constitucionais. Assim, tendo em vista todas as razões expostas, manifesta-se o Ministério Público do Estado da Bahia favoravelmente à concessão da tutela antecipada de urgência em caráter liminar para determinar a suspensão do processo administrativo de denúncia de infração político-administrativa nº 125/2021 até o julgamento de mérito do presente Mandado de Segurança, sob pena de multa diária”. 

Já na Decisão do Magistrado, ele dissertou: “[...] Compulsando o caderno processual com acuidade, verifico que as irresignações do impetrante se consubstanciam nas alegações de que o procedimento de cassação do impetrante não obedeceu ao contraditório e a ampla defesa. Além de não ter obedecido ao rito do Decreto-Lei 201/67, nem o Regimento Interno da Câmara Municipal de Mucuri”. Assim, o Magistrado demonstrou em sua decisão, que a fumaça do bom direito está comprovada por meio dos documentos juntados nos autos, notadamente pelo fato do recebimento da denúncia ter sido realizada na mesma data de sua inclusão em pauta. 

 

[...] “Por sua vez o perigo da demora é evidente eis que o impetrante pode ser, já na próxima reunião legislativa, destituído do cargo ao qual foi eleito por escolha popular, afetando a estabilidade política e administrativa da municipalidade, podendo, ainda que por via reflexa, causar sérios problemas aos munícipes. Por tais motivos, o pedido de suspensão do ato que afastou o impetrante deverá deferido, ao menos com fundamento nesse juízo de cognição sumária,” 

“Nesse sentido inclusive é a manifestação do Ministério Público. Ante o exposto, recebo o presente mandamus, acolho o parecer ministerial de ID nº 155526546, e DEFIRO o pedido liminar para determinar a suspensão do processo administrativo de denúncia de infração político-administrativa nº 125/2021 até o julgamento de mérito, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais). 

 

Segundo apurou nossa equipe de reportagem, diversos moradores de Mucuri estão insatisfeitos com os desmandos dos vereadores, que segundo mensagens recebidas por nossa reportagem, são vereadores acostumados à corrupção, às propinas, a chantagear todos os prefeitos que entram para administrar a cidade. “Isso não passa de vingança política. O outro prefeito não governou, ficou nas mães desses vereadores. Esse agora quer fazer a coisa certa, e os urubus já estão procurando meios de tirá-lo do poder para continuarem roubando. É uma vergonha esses vereadores. Espero que eles não esqueçam que em 2011, 06 dos nove vereadores de Mucuri foram preso por corrupção”, disse um morador de Mucuri, que não quis se identificar./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Micro-ônibus da Secretaria da Saúde de Itanhém atropela e mata aposentado após desembarque

 

Um aposentado morreu atropelado no inicio da tarde desta terça-feira (9), na região central de Itanhém, por um micro-ônibus da Secretaria da Saúde da prefeitura da cidade. 

De acordo com familiares, o aposentado morreu no local e foi necessário que populares suspendessem o veículo para retira-lo. 

Elenilton Pereira Barreto, de 65 anos, havia chegado no próprio micro-ônibus, da cidade de Teixeira de Freitas, onde passou por exames. Habitualmente os usuários do serviço são deixados próximos as suas residências. 

Logo depois de desembarcar na Rua Teixeira de Freitas, o aposentado foi atropelado. 

O micro-ônibus parou logo em seguida, na rua Belo Horizonte e os populares suspenderam o ônibus para a vítima ser retirada. 

O médico e ex-secretário da Saúde Roberto Matoba chegou imediatamente ao local e, juntamente com a equipe do SAMU, prestou os primeiros atendimentos à vítima./aguapretanews

Jucuruçu e o distrito de Coqueiro, em LUTO morre Dimar Açougueiro aos 53 anos de idade

 


Jucuruçu: com muito pesar que comunicamos o falecimento do jucuruçuense o senhor Edimar da Silva, popularmente conhecido por (Dimar Açougueiro) 53 anos de idade, ele faleceu nesta madrugada de terça-feira, 9 de novembro, Edimar estava sofrendo com um câncer na cabeça  há meses ele se encontrava internado em Vitória-Es. 

Dimar Açougueiro - residia na cidade de Jucuruçu, anos atrás ele trabalhava com açougue e também na compra e vendas de gado, mas posteriormente ele se mudou para distrito de Coqueiro, onde ele continuou no mesmo ramo. 

Nossas condolências a família e amigos do senhor Edimar da Silva,  imagino como esteja sendo duro para você perdeu seu pai. Ao longo da vida, ele certamente foi sua proteção e seu melhor conselheiro. Saber da sua morte foi sem dúvida uma notícia triste e envio agora meus pêsames,  não quero que você desanime, mas sim que tenha forças para continuar. 

A vida tem vários mistérios, e o maior deles é a morte. Nunca poderemos entender o porquê de um ente amado ter que partir. A dor que sentimos é imensurável. Nestas horas não há nenhuma palavra que possa ser dita que seja capaz de confortar os nossos corações. Tudo parece perder o sentido e ficar pequeno diante de tamanho sofrimento. 

A única coisa que nós, amigos e familiares, podemos fazer é nos colocarmos à disposição para ouvir no momento em que quiserem falar, e oferecer os nossos ombros e coração amigo para apoiar vocês. 

Não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem se foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, e transformar a dor em saudade e serenidade. Os meus mais sinceros pêsames! 

O senhor Edimar, deixa a senhora Iranir com quem foi casado e os filhos Cleimarcos - Clicía - Clemison Santos Silva  "In memória". Clivia, Geovanna, Cleisla, e Marcos. 

O velório acontecerá no auditório municipal Valdemar José Nogueira em Jucuruçu, o horário do sepultamento ainda não foi definido pela a família.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.