Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 27 de outubro de 2018

Corpo de itanheense que estava desaparecido é encontrado em rio em Medeiros Neto




Após uma semana de angústia, a procura por José da Silva Soares terminou com uma trágica notícia. O corpo do itanheense, de 26 anos, foi encontrado no final da tarde deste sábado (27), boiando no rio Itanhém, fundos da usina Santa Maria (MEDASA), em Medeiros Neto.

De acordo com informações, José foi visto, pela última vez, na manhã do dia 20 de outubro, quando saia para cuidar de uma plantação de melancia, numa propriedade que fica localizada em uma ilha, nas proximidades da Fazenda do Sr. Zuíno, e, desde então, estava desaparecido.

Seu empregador, o Sr. Mário Jorge Costa da Silva, chegou registrar a ocorrência do desaparecimento de seu funcionário, na manhã do 22 de outubro, na Delegacia da Polícia Civil de Medeiros Neto. O corpo foi encontrado por um vaqueiro, que informou ao patrão da vítima que, por sua vez, acionou as autoridades competentes. A Polícia Militar esteve no local verificando a situação.

Por estar em área geograficamente acidentada, localizada a uma distância de aproximadamente 05 km da BA 290, o cadáver será removido na manhã deste domingo (28), com auxílio do Corpo de Bombeiros; em seguida será encaminhado ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará exames de necropsia e, posteriormente, será liberado para que a família realize velório e sepultamento.

A causa da morte pode ter sido afogamento, mas a Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar./ medeirosdiadia

Acusado de tráfico é assassinado a tiros dentro de bar no Bairro Corujão em Itamaraju




Itamaraju: A Polícia Civil de Itamaraju tomou conhecimento de um homicídio ocorrido no interior do Bar da Dita, antigo Bar do Grume, no Bairro Corujão, e se dirigiu ao local para averiguação. Chegando lá, o crime foi confirmado e uma guarnição da PM fazia a preservação da área.

O crime aconteceu por volta de 00h20, desta madrugada de sábado, 27 de outubro, na Rua Nova Alegria, no Bairro Corujão. A vítima foi identificada até o fechamento desta reportagem, apenas pelo prenome de Juliano, e seu corpo foi encontrado caído no interior do referido bar, vítima de tiros na região da boca, cabeça e ombro.

Segundo testemunhas que presenciaram o crime, os autores chegaram a pé e foram na direção da vítima, efetuando vários disparos. A vítima era traficante de drogas e comercializava drogas naquela região, tendo sido encontrado no bolso de sua bermuda, certa quantidade de crack.

A Polícia já tem informações da autoria do crime, mas, não divulgou os nomes para não atrapalhar as investigações. O corpo foi removido ao IML, onde passou por necropsia e foi liberado aos familiares. Um inquérito policial já foi instaurado./Liberdadenews

Joaquim Barbosa cita medo de Bolsonaro e declara voto em Haddad


'Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad', escreveu Barbosa

Em uma publicação em seu perfil no Twitter neste sábado (27), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa declarou voto no candidato Fernando Haddad (PT) para a Presidência. Barbosa, que se filiou ao PSB, quase se ca.

Em uma publicação em seu perfil no Twitter neste sábado (27), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa declarou voto no candidato Fernando Haddad (PT)para a Presidência. Barbosa, que se filiou ao PSB, quase se candidatou para o cargo, mas desistiu em maio deste ano.

"Votar é fazer uma escolha racional. Eu, por exemplo, sopesei os aspectos positivos e os negativos dos dois candidatos que restam na disputa. Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad.", escreveu Barbosa.

Até então, a última manifestação de Barbosa na rede social havia sido justamente negando sua participação no pleito presidencial deste ano. O partido do ex-ministro, PSB, já havia se posicionado em favor de Haddad no segundo turno dessas eleições.

Horas após declarar seu apoio e também após reação de Jair Bolsonaro (dizendo que Barbosa apontava apenas Bolsonaro como o único não comprado pelo PT no mensalão; veja abaixo), Barbosa voltou ao Twitter: "Até a data de hoje eu ignorei completamente o uso do meu nome na campanha por um dos candidatos. Mudei de ideia porque hoje reiterou-se a manipulação".

Nos tuítes seguintes, o ex-ministro escreveu: "A manipulação foi reiterada em resposta ao exercício, por mim, da liberdade de dizer em quem vou votar amanhã. Seguinte" e "desde 2014 jamais emiti opinião sobre a conhecida Ação Penal 470. Mudei de atividade profissional. Virei a página. Mas vou esclarecer às pessoas sem conhecimento técnico o seguinte: 1) a AP 470 envolvia sobretudo líderes e presidentes de partidos".

Na sequência: "Bolsonaro não era líder nem presidente de partido. Ele não fazia parte do processo do Mensalão. Só se julga quem é parte no processo. Portanto, eu jamais poderia tê-lo absolvido ou exonerado. Ou julgado. É falso, portanto, o que ele vem dizendo por aí".

Barbosa, que ocupou uma cadeira no Supremo entre 2003 e 2014, foi o primeiro presidente negro da história da Corte. Em 2006, assumiu a relatoria da Ação Penal 470, popularmente conhecida como "Mensalão", protagonizado por políticos do PT, PTB, MDB, PPS, entre outros. Barbosa votou pela aceitação da denúncia dos 38 réus no processo. 

O ex-ministro também foi relator do chamado "mensalão tucano", votando a favor da denúncia contra o ex-senador do PSDB Eduardo Azeredo. O ex-senador respondeu pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro durante a sua campanha de reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998.

Reação dos presidenciáveis

Jair Bolsonaro reagiu à publicação e afirmou, em seu Twitter, que "ele mesmo [Barbosa] disse que só Bolsonaro não foi comprado pelo PT no esquema de corrupção conhecido como Mensalão". No ano do "mensalão", Bolsonaro fazia parte do PTB de Roberto Jefferson, político que foi protagonista do escândalo. 

Em suas redes sociais, Joaquim barbosa divulga voto em Haddad, mas já está na história que ele mesmo disse que só Bolsonaro não foi comprado pelo PT no esquema de corrupção conhecido como Mensalão, que feria gravamente a democracia do nosso país anulando o Poder Legislativo.

Na favela de Heliópolis, durante o último dia de campanha, Haddad afirmou: "O que o Joaquim Barbosa falou é o que todo mundo sabe e alguns têm medo de dizer. Infelizmente nem todo mundo tem a coragem de admitir o risco que ele realmente representa para o país".

O candidato do PT continuou: "É um apoio muito significativo. Ele tem uma representação muito forte e representa valores dos quais eu compartilho. Aguardei esse momento e estou celebrando esse apoio, que é muito representativo do risco que o Brasil está vivendo".

Em seu perfil no Twitter, o petista publicou um texto agradecendo o posicionamento de Barbosa e outros nomes importantes da política brasileira. "Agradeço Joaquim Barbosa, Jarbas, Goldman, Marina e sobretudo os milhões de brasileiros que tem lutado para defender nossa democracia.", disse o ex-prefeito de São Paulo.

Fernando Haddad (PT)

Agradeço Joaquim Barbosa, Jarbas, Goldman, Marina e sobretudo os milhões de brasileiros que tem lutado para defender nossa democracia. É muito importante que a população esteja tomando consciência dos riscos que a eleição do Bolsonaro representa para o país./noticiasuol

ITAMARAJU | Uma pessoa morta e outra ferida a tiros no Bairro Corujão



A imagem pode conter: 1 pessoa

Na noite deste domingo, (1º de Abril) por volta das 22:30hs, socorristas do SAMU 192 foram acionados para prestarem atendimento a duas pessoas feridas por disparos de arma de fogo no bairro Corujão, em Itamaraju.

Acompanhados por policiais militares que ao chegar ao local encontrou uma pessoa em óbito e o registro de outra que havia sido socorrida por populares para o Hospital Municipal de Itamaraju com ferimento no braço.

De acordo com as primeiras informações apuradas pela polícia a  vítima em óbito trata-se de um jovem identificado por Davi Borges (25 anos).  E a segunda pessoa baleada seria irmã da vítima.

O jovem teria sido alvejado por diversos disparos de arma de fogo no interior de uma moradia da localidade. A polícia Civil já foi notificada e deve proceder com o levantamento cadavérico nas próximas horas.

Rondas estão sendo realizadas na tentativa de prender suspeitos de ter praticado o crime.

A polícia segue investigando a autoria e motivação do crime. O corpo deverá ser encaminhado ao IML local de Itamaraju./IN

Após ameaçar Rosa Weber, coronel da reserva usará tornozeleira eletrônica

Resultado de imagem para coronel da reserva Carlos Alves




Após ameaçar a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, e a outros ministros do tribunal, o coronel da reserva Carlos Alves passará a usar tornozeleiras eletrônicas depois de decisão judicial. Segundo a Polícia Federal (PF), além do monitoramento eletrônico, o coronel está proibido de andar armado e possuir arma em casa, impedido de ir a Brasília e se manter a pelo menos de 5 km de distância de todos os Ministros do STF, do TSE e do Ministro de Estado da Segurança Pública.

A PF cumpriu mandado de prisão na casa de Alves, no Rio de Janeiro, e apreendeu computadores e aparelhos celulares. Ainda de acordo com a PF, ele "poderá responder pelos crimes de difamação, injúria, constrangimento ilegal, ameaça, além de crimes previstos na Lei de Segurança Nacional".

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu para a PF abrir um inquérito para investigar o coronel e o ouviu nesta sexta-feira. O engenheiro militar da reserva divulgou um vídeo nas redes sociais afirmando que, se TSE aceitar o pedido do PT e declarar Jair Bolsonaro (PSL) inelegível, irá sofrer as consequências.

[Após ameaçar Rosa Weber, coronel da reserva usará tornozeleira eletrônica]

Após a divulgação do vídeo, o Exército divulgou uma nota e afirmou que o militar deve assumir as responsabilidades pelas declarações, que "não representam o pensamento do Exército Brasileiro"./bocaonews

Morador de Lajedão-Ba de 57 anos, pedala cerca de 300 quilômetros até Colatina-ES.



Aos 57 anos, Lezinho demonstra força e amor pelo ciclismo de resistência, nascido e morando atualmente na cidade de Lajedão, o ciclista Clemente Brito, mais conhecido como “Lezinho”, demonstrou mais uma vez ser um exemplo de superação e amor pelo esporte. Há 15 anos pedalando e buscando sempre desafios maiores, já fez vários trajetos de resistência.

O mais recente foi na última sexta-feira (19), que ele compartilhou com o jornal OSollo.

Saindo de Lajedão (BA) com destino a Colatina (ES), Lezinho percorreu 294 quilômetros em sua bicicleta. Ele partiu por volta da meia-noite, concluindo a viagem em cerca de 20 horas dentro do mesmo dia. Dessa vez, ele registrou tudo em fotos durante cada parada.

Ao todo, ele passou por 10 cidades no passeio ciclístico

Sua rota incluiu as cidades mineiras de Serra dos Aimorés e Nanuque, depois, já em rodovias capixabas, passou por Montanha, Vinhático, Pinheiros, Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte e, finalmente, Colatina.

O trajeto foi concluído dentro de aproximadamente 20 horas. Imagem: Google

Hoje, com 57 anos, sua viagem foi motivada por um encontro realizado com colegas de escola de sua turma de 1982. “Quando eu morava em Vitória, eu ia de carro, levava a bike apenas para treinar. Como o encontro é a cada dois anos, em 2016, eu disse que no próximo eu iria pedalando. Quando eu cheguei, eles não estavam acreditando. Fui fazendo as fotos por cada lugar. Eu, Deus e Nossa Senhora“, contou Lezinho.


Em contato com O Sollo, ele agradeceu a todo incentivo de amigos e parceiros de estrada, além de convidar mais pessoas a desenvolverem a prática na sua cidade e região./O Sollo

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Considerado grande sucesso, Geraldo Luís é colocado em escanteio pela Record



Geraldo Luís no Domingo Show (Foto: Reprodução)

O problema é que desde o começo do ano Geraldo tem sido colocado para escanteio na emissora paulista. Perdeu plateia, colaboradores e assistentes de palco. O pior tem sido a queda de audiência, que está assustando os diretores com a presença no cangote do SBT, algo que não acontecia antes.

Geraldo Luís está solteiro! Após um longo relacionamento com a bailarina Sthepanie Pessanha, ele confirmou que está solteiro. Em dezembro do ano passado, o TV Foco já havia feito algumas revelações sobre o ex-casal.

Agora, em entrevista para o programa A Tarde é Sua, da RedeTV, Geraldo contou que o seu coração não está preparado para se apaixonar novamente e ainda fez um desabafo. “Porque eu não quero [me envolver], porque eu sou difícil”, iniciou ele.

“Não, agora não”, negou Geraldo qualquer possibilidade de se envolver com alguém por agora. Sobre ter vivido uma linda história de amor, o apresentador relatou: “Todas as pessoas que eu me envolvi me fizeram bem, não me envolvo por acaso. Sempre que alguém passa pela vida da gente deixa alguma coisa, né?”, disse.

Geraldo ainda revelou a vontade de ser pai novamente. “Eu queria [ser pai] de uma menina, mas está faltando gente boa no mercado. Para nós de televisão tudo é mais difícil. Fama é horrível nesse aspecto, você precisa separar o interesse de quem quer”, avaliou o apresentador.


Sobre o motivo de não estar se envolvendo com ninguém, Geraldo desabafou: “Tem gente que engana a gente, mas você com quase 50 anos só cai em alguma coisa se você quiser. Tem muita mulher metida”, declarou./otvfoco

A quatro dias da eleição, MP abre investigação contra Paulo Guedes



A quatro dias da eleição, MP abre investigação contra Paulo Guedes

 O Ministério Público Federal no Distrito Federal abriu nesta quinta-feira (25), a quatro dias do segundo turno da eleição presidencial, uma nova investigação contra o guru econômico de Jair Bolsonaro (PSL), o economista Paulo Guedes. A informação foi publicada pelo jornal O Globo e confirmada pelo JORNAL DO BRASIL. A suspeita é de “benefícios econômicos” a partir de “crimes de gestão temerária ou fraudulenta” de investimentos vindos de fundos de pensão. O procedimento determina a imediata intimação de Paulo Guedes, que deve prestar depoimento em Brasília no dia 6 de novembro.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo no dia 12 de outubro, a Funcef aponta em relatório a suspeita de irregularidades em um investimento de R$ 112,5 milhões feitos pelo FIP Brasil Governança na empresa Enesa Participações. Gerido pela BR Educacional, empresa ligada a Paulo Guedes, o FIP causou perda total aos seus cotistas, entre eles a Funcef, que detinha 20% de suas ações.

Chamado de “Posto Ipiranga” por Jair Bolsonaro e indicado como ministro da Fazenda em caso da vitória dste, Guedes já era investigado em outro procedimento investigatório criminal por suspeita de ter cometido os crimes de gestão fraudulenta e temerária à frente de outro fundo de investimento (FIP), o BR Educacional.

“O novo procedimento a ser instaurado, que deve ser distribuído por correlação à Operação Greenfield, terá o seguinte objeto: investigar a possível ocorrência dos crimes de gestão fraudulenta ou temerária de instituições financeiras equiparadas e emissão e negociação de títulos mobiliários sem lastros ou garantias em relação aos investimentos realizados na empresa Enesa Participações, por meio do FIP Brasil Governança”, afirmam os procuradores Anselmo Lopes e Sara Moreira em despacho de abertura da investigação.

Funcef

O relatório da Funcef revelado pelo Estado de S. Paulo apresenta uma série de indícios de irregularidades no investimento na Enesa. Entre eles estão o pagamento de dividendos incompatível com seus lucros, uso de empresas de fachada para justificar o enquadramento da empresa como uma holding e pagamento de ágio acima do normal.

A Funcef aponta que a Enesa Participações pode ter sido criada apenas para receber os aportes do FIP administrado pela empresa de Guedes e financiado com dinheiro dos fundos de pensão.

“As perdas significativas para os cotistas, entre os quais a Funcef, indicam a necessidade de instauração de processo administrativo, por meio de Comissão Técnica de Apuração (CTA), para avaliação das irregularidades apontadas”, diz a Funcef.

Segundo o fundo de pensão, a Enesa Engenharia S.A existia desde 1977, mas a holding Enesa Participações, que recebeu o aporte do FIP, foi criada “quando já estava em andamento o processo de constituição” do FIP Brasil Governança na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Para justificar o enquadramento em “participações”, a Enesa passou a figurar como sócia de sete empresas. Segundo a Funcef, cinco dessas empresas são suspeitas de serem fantasmas e existirem apenas no papel.

Sobre a distribuição de dividendos, a Funcef afirma que, em 2010, logo após receber o aporte de R$ 112 milhões do FIP Brasil Governança, a Enesa Participações realizou distribuições de dividendos no valor de R$ 77,3 milhões. O indício de irregularidades estaria no fato de que o lucro da empresa, relativo ao ano anterior, foi de R$ 44 milhões, portanto, diz o relatório do fundo de pensão, incompatível com a distribuição de dividendos.

Defesa

Em nota, os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo afirmam que a investigação se “baseia em um relatório fragilíssimo, que tratou de apenas um, dentre quatro investimentos realizados pelo fundo”. “O relatório omite o lucro considerável que o fundo tem propiciado aos investidores e a perspectiva de lucro de mais de 50% do valor investido. Ou seja, não houve qualquer prejuízo às partes envolvidas”, afirmam os advogados. “Causa perplexidade que, a setenta e duas horas das eleições, o Ministério Público instaure uma investigação para apurar um investimento que deu lucro aos fundos de pensão”, finalizam os defensores./Estadão Conteúdo

Micro-ônibus atinge casa na cidade de Eunápolis; ninguém ficou ferido




 EUNÁPOLIS: Um acidente na noite de quinta-feira (25), na cidade de Eunápolis, por pouco não terminou em tragédia. O motorista de um micro-ônibus, que trafegava pela avenida que liga os bairros Moisés Reis e Stela Reis, perdeu o controle da direção e bateu em uma casa.

Na residência, que fica cerca de seis metros abaixo do nível da rua, havia cinco pessoas de uma mesma família, dentre elas uma criança. Os moradores, que já estavam dormindo, acordaram com o impacto da batida. Ninguém ficou ferido.

A dona do imóvel, de 40 anos, afirmou que toda a área de serviço foi destruída. O veículo é usado no transporte de estudantes, mas, de acordo com testemunhas, não estava a serviço naquele momento.

Além do motorista, estavam no micro-ônibus uma mulher e uma criança. Apenas a mulher teve escoriações. No local, o proprietário do escolar não quis falar com a reportagem. A causa do acidente ainda é desconhecida./RADAR 64 

Após queda nas pesquisas, campanha de Bolsonaro muda estratégia


O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) durante coletiva de imprensa nesta quinta (25), no Rio de Janeiro

Uma leve piora para Jair Bolsonaro (PSL) nas pesquisas fez com que a campanha mudasse a estratégia. O candidato decidiu aparecer mais e cobrar foco de aliados que estão envolvidos em campanhas estaduais.

A decisão foi tomada depois que levantamento feito pelo Ibope, de terça-feira (23), mostrou que o candidato oscilou de 59% dos votos válidos para 57% em relação ao levantamento anterior, do dia 15.

Datafolha para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 56%; Haddad, 44%

Pesquisa Datafolha - 25-10 - Votos válidos, segundo turno da eleição presidencial — Foto: Arte/G1

Houve também piora na rejeição, que subiu de 35% para 40%, enquanto Fernando Haddad (PT) teve melhora no indicador, com queda de 47% para 41%. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (25) também mostrou uma piora no desempenho de Bolsonaro, que passou de 59% para 56% dos votos válidos. Haddad apareceu com 44%, contra 41% da pesquisa anterior.

A rejeição do candidato do PSL passou de 41% para 44% e a do petista oscilou de 54% para 52%, segundo Datafolha.

Até a semana passada, a cúpula do PSL trabalhava com a ideia de 'jogar parado'. Falar o mínimo possível já que o que cenário é favorável. Em visita à Superintendência da Polícia Federal no Rio, na semana passada, Bolsonaro chegou a falar que estava “com a mão na faixa”.

Essa piora, na visão de aliados do capitão reformado, pode ter ocorrido pela denúncia de que empresas estariam pagando por pacotes de distribuição de conteúdo, via WhatsApp, para difamar o PT, em favor de Bolsonaro.

Pesou também negativamente o fato de ter circulado um vídeo do filho do presidenciável o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), falando em fechar o STF (Supremo Tribunal Federal).

Isso fez com que Bolsonaro fizesse uma transmissão ao vivo no Facebook, na noite de quarta (24), e pedisse para que seus aliados não se desmobilizassem e se concentrassem na eleição nacional, deixando de lado as disputas por governos dos estados.

Nesta quinta, a campanha convocou a imprensa para uma entrevista coletiva, que foi precedida da entrega de uma faixa-preta de jiu-jítsu ao candidato pelo lutador Robson Gracie.

Na entrevista, Bolsonaro reforçou que a eleição não está garantida e cobrou empenho de aliados para somar votos até a votação de domingo (28).

Resultado de imagem para 2 turno eleições

“Do nosso pessoal, eu quero é mais empenho do que eles estão demonstrando”, afirmou, ao responder pergunta sobre a pesquisa em São Paulo, que mostrou Haddad à frente, com 51% dos votos./folha

Vídeo - Parte do teto do Banco do Brasil de Teixeira desaba durante chuva



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A chuva que caiu durante mais ou menos 1 hora em Teixeira de Freitas na tarde desta quinta-feira (25), deixou estragos na cidade.

Em um vídeo enviado a nossa redação, dá para ver o momento em que partes do forro do Banco do Brasil, situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, bairro Monte Castelo, desabou e uma verdadeira cachoeira se formou no local.

Veja o vídeo:



 

No vídeo dá para ver o teto descendo água igual cachoeira e em seguida o forro caindo. Apesar de ter sido em horário de funcionamento, nem funcionários e nem usuários ficaram feridos./bahiaextremosul



ELEIÇÕES 2018 - Segundo turno das eleições terá reforço de 27 mil militares


Segundo turno das eleições terá reforço de 27 mil militares

Para auxiliar a Justiça Eleitoral no segundo turno das eleições, que ocorre neste domingo (28), aproximadamente 27 mil militares foram colocados à disposição dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE). Além da segurança, os militares vão ajudar no deslocamento de urnas e equipes que trabalharão durante o pleito aos locais de difícil acesso, como tribos indígenas e comunidades ribeirinhas.

Até o momento, 91 localidades de seis estados - Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima - já confirmaram o apoio logístico. Nas missões de Garantia da Votação e Apuração (GVA), quando o trabalho é manter a normalidade da segurança pública no período, as Forças Armadas atuarão em cerca de 400 localidades, que ainda serão definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Newton de Almeida Costa, o GVA ocorre para assegurar a ordem jurídica. "É uma solicitação do TSE, em complemento às deficiências que possam ter nas forças de segurança estaduais, municipais ou federais”, explica. O trabalho dos militares será coordenado a partir do Centro de Operações Conjuntas (COC), localizado no Ministério da Defesa, em Brasília.

Primeiro turno

No primeiro turno das eleições, realizado no dia 7 de outubro, as tropas auxiliaram em 513 locais de 11 estados, em ações de Garantia da Votação e Apuração. Os militares também foram enviados para 94 localidades em que foi necessário apoio logístico para transportar 278 urnas./Governo do Brasil

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Bruna Marquezine diz que amigo foi espancado por ser contra Bolsonaro: "esse homem vibra no ódio"


[Bruna Marquezine diz que amigo foi espancado por ser contra Bolsonaro:

Aatriz Bruna Marquezine falou sobre vários assuntos polêmicos durante um evento em São Paulo na terça-feira (23). Um dos assuntos foi a campanha #EleNão, contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o site 'Observatório dos Famosos', na ocasião ela contou que um amigo foi espancado por ser contra o presidenciável.

“Ele não, ele nunca. Esse homem [Jair Bolsonaro] vibra no ódio. Uma pessoa do nosso meio foi espancada na rua, perdeu a memória, terá que operar o maxilar. Isso me desespera muito, não quero brigar com pessoas que amo.

Marquezine ainda comentou sobre a possibilidade de debates na sociedade. “Você vai além de uma visão política, valores diferentes. Tento não brigar, cada um tem uma opinião, não existe uma verdade única”, declarou.

Homem é atropelado e morre na BR 101 entre Teixeira e Posto da Mata: Motorista não prestou socorro



Teixeira de Freitas: Por volta das 02h30, desta madrugada de quinta-feira, 25 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para atender a um acidente (atropelamento), fato ocorrido no KM 916 da BR 101, no trecho entre Teixeira de Freitas e Posto da Mata. O caso foi confirmado e a vítima, identificada como sendo José Roberto Nascimento de Lisboa, 38 anos de idade, natural de Itabuna.

Segundo informações de populares, o José Roberto  estava andando em ziguezague pela  BR antes de ser atropelado. Não há informações sobre o veículo que o atropelou, e ao que tudo indica, o motorista não prestou socorro à vítima, evadindo-se do local, sem deixar pistas.

A Polícia Civil foi informada do caso e autorizou a remoção do para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia. Após procedimentos de praxe, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente./Liberdadenews

Às vésperas das eleições, Bolsonaro e Haddad têm agendas lotadas



Resultado de imagem para Bolsonaro e Haddad têm agendas lotadas


A três dias das eleições, os candidatos à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) têm agendas lotadas, mas organizadas de forma bem distinta. Bolsonaro recebe correligionários de diversas áreas, enquanto Haddad intensificou as viagens e irá até esta sexta-feira (26) a três capitais do Nordeste. Na noite desta quinta-feira (25) ele estará no Recife.

Haddad programou ainda atos políticos em Salvador na sexta-feira (26) e, em seguida, irá para João Pessoa. O Nordeste foi a região em que o PT recebeu mais votos no primeiro turno das eleições.

Nos últimos atos e entrevistas, o candidato do PT subiu o tom contra o adversário, aumentando as críticas e acusações. Às vésperas do segundo turno, Haddad voltou a cobrar a participação do candidato do PSL em debates.

Em casa, no condomínio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, Bolsonaro recebe correligionários, entre eles parlamentares e prefeitos, e também aproveita para fazer suas postagens nas redes sociais.

Nas conversas com colaboradores e nas redes sociais, o candidato do PSL, aos poucos, indica como pretende organizar seu governo, se eleito. na quarta-feira (24) integrantes da bancada ruralista afirmaram que Bolsonaro não pretende seguir adiante com o projeto de unir as pastas da Agricultura e do Meio Ambiente./Agência Brasil

Eleições 2018: o que pensa Fernando Haddad, candidato do PT

Cantora Paula Fernandes faz primeira aparição com novo namorado


Cantora Paula Fernandes faz primeira aparição com novo namorado
A cantora Paula Fernandes chegou à festa de aniversário de Rodrigo Faro

A cantora Paula Fernandes, 34, fez as primeiras aparições em público com o namorado Gustavo Lyra. Os dois foram a duas festas. No aniversário da modelo Izabel Goulart, na casa do apresentador Matheus Mazzafera, e também na festa de aniversário de Rodrigo Faro.

O empresário paraibano tem 29 anos e, segundo o programa Fofocalizando, do SBT, os dois foram apresentados pelo estilista Eduardo Amarante há pouco mais de um mês.

Antes de Lyra, Fernandes namorou o cantor Thiago Aracam. O último relacionamento mais longo da cantora foi com o dentista Henrique do Valle, que durou quatro anos. Com informações da Folhapress./noticiasaominuto

Brasil é o 2º consumidor mundial de cocaína e derivados, diz estudo



Resultado de imagem para cocaína e derivados

O Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína e derivados, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e divulgado nesta quarta-feira (5). O estudo mostra que o país responde hoje por 20% do mercado mundial da droga.

Ao todo, mais de 6 milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivados ao longo da vida. Entre esse grupo, 2 milhões fumaram crack, óxi ou merla alguma vez e 1 milhão foram usuários de alguma dessas três drogas no último ano.

 Só nos últimos 12 meses – ou seja, de janeiro a março de 2011 até o mesmo período de 2012, quando as pessoas foram entrevistadas –, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes brasileiros consumiram cocaína sob alguma forma.

Destes usuários constantes, 78% aspiraram o pó, 5% fumaram derivados e 17% usaram as duas formas. Além disso, 27% fizeram uso diário ou superior a duas vezes por semana, e 14% admitiram já ter injetado a droga na veia em alguma ocasião.

Resultado de imagem para cocaína e derivados

Segundo os autores da pesquisa, coordenada pelo psiquiatra Ronaldo Laranjeira, essa é a primeira amostra representativa da população brasileira sobre o uso e a dependência de cocaína. Como equivale à nossa população, a cidade de São Paulo, por exemplo, teve mais participantes. Por essa razão, os resultados dão uma noção mais precisa de onde o país se encontra hoje entre os consumidores de drogas.

O levantamento mostra, inclusive, uma mudança do papel no Brasil no tráfico internacional. Antigamente, o país era usado como rota de passagem para a cocaína, que vinha da Colômbia, Bolívia e do Peru e seguia para os EUA ou a Europa. Hoje ela já para por aqui – até 60% da droga produzida na Bolívia tem o nosso território como destino.

Nos rankings internacionais, as informações sobre cocaína e derivados geralmente aparecem combinadas, já que as substâncias vêm de uma pasta-base comum. Por isso, é impossível afirmar que o Brasil seja o maior consumidor de crack do mundo hoje, embora os pesquisadores acreditem nisso.

Resultado de imagem para cocaína e derivados

"Nenhum outro país tem 1 milhão de consumidores de crack atualmente", afirmou Laranjeira. Pelos dados do Lenad, um em cada cem adultos brasileiros fumou crack no último ano. Já nos países desenvolvidos, tem se notado uma diminuição do uso de cocaína e derivados e um aumento das drogas sintéticas.

Detalhes da pesquisa

O estudo entrevistou 4.607 pessoas com idade mínima de 14 anos, em 149 municípios das cinco regiões do país, sobre o consumo de cocaína aspirada ou fumada. Ao todo, foram feitas mais de 800 perguntas, que também avaliaram o uso de álcool, cigarro e outras drogas, como a maconha – cujos dados foram divulgados no início de agosto. Esse consumo também foi associado a problemas como depressão e violência, e os dados serão divulgados posteriormente.

A presença da cocaína se mostrou três vezes maior nas áreas urbanas, com principal incidência no Sudeste – 46% dos usuários, ou 1,4 milhão de pessoas. Depois vêm o Nordeste (27%), o Norte e o Centro-Oeste (10% cada) e o Sul (7%).

O contato com a droga começa cedo: quase metade (45%) dos usuários provou a substância pela primeira vez antes dos 18 anos. Essa experimentação precoce, de acordo com os pesquisadores, aumenta o risco do uso de outras drogas ao longo da vida e da incidência de doenças psiquiátricas.

Além disso, o estudo identificou que quase metade (48%) dos consumidores de cocaína se tornou dependente e, destes, 30% disseram que pretendem parar nos próximos meses. Apenas 1% afirmou que já havia procurado algum tipo de tratamento.

Ainda entre os usuários de cocaína, 78% disseram que acham fácil conseguir a droga e 10% admitiram já ter vendido alguma parte do que tinham, ou seja, praticaram tráfico.

Porta de entrada

O levantamento não conclui se a maconha é ou não uma porta para drogas mais pesadas, como a cocaína e o crack. Apesar disso, a pesquisa aponta que 70% dos usuários de cocaína também consomem maconha e 41% dos fumantes de maconha aspiram ou fumam cocaína. No início de agosto, a Unifesp divulgou dados sobre uso e dependência de maconha no Brasil.

Outros fatores que contribuem para o uso de drogas no país, na opinião de Laranjeira, são a melhoria das condições sociais e o baixo preço dos produtos, pelo menos cinco vezes menor que no exterior. "No passado, a cocaína era a champanhe das drogas, hoje é a cerveja", compara o psiquiatra.

Ele ressalta que, embora os usuários de crack sejam em menor número, a preocupação é maior por causa da alta taxa de mortalidade: quase um terço morre em um prazo de cinco a dez anos.

Resultado de imagem para cocaína

Apesar de todos esses dados, os pesquisadores dizem que é difícil chegar a um número aproximado de usuários de drogas no Brasil, e que ele deve ser bem maior. Por isso, entre as perguntas do questionário, também estava uma pergunta indireta, se as pessoas conheciam alguém que usa cocaína, e 22% responderam que sim.

Acusado de tráfico morre em troca de tiros com policias da 89ª CIPM de Itabatã



A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Romolo Costa da Conceição, de 20 anos, morreu numa troca de tiros com policiais militares da 89ª CIPM de Mucuri, por volta das 15 horas desta quarta-feira, 24 de outubro, na Rua Rio Jequitinhonha, bairro Triângulo Leal em Itabatã, distrito de Mucuri.

Segundo informações, uma guarnição fazia ronda de rotina no bairro conhecido como Casinhas, quando os policiais avistaram três indivíduos, velhos conhecidos da polícia. Ao proceder a abordagem, foi encontrado em poder de  Romildo Nascimento Rosa, um revólver Taurus e um celular Sansug, com registro de roubo na delegacia de Itabatã.

A imagem pode conter: 2 pessoas, close-up

Em poder de Jessé Cardoso Paixão, os policiais encontraram 03 buchas de maconha. Ao ser questionado sobre a procedência da droga, Jessé  informou que havia mais em sua residência. A guarnição foi até a casa do acusado e lá foram encontradas mais 17 buchas de maconha em um barraco no acampamento sem dos Teto.

Os policiais foram informados que um quarto indivíduo que seria o chefe do tráfico, estaria no Triângulo Leal. Os policiais deslocaram-se para o local indicado e quando lá chegaram, avistaram  Romolo, saindo da residência.

Ao perceber a presença da polícia, Romolo sacou  uma arma e começou a atirar contra os policiais. O criminoso errou o tiro, os policiais revidaram Romolo continuou atirando enquanto corria para dentro da casa, alvejado caiu no interior da residência.

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Depois que os tiros cessaram os militares adentraram a residência e perceberam que Romolo ainda estava vivo, foi socorrido para o Hospital são José, mais não resistiu. Ao lado de Romulo foi encontrado um revólver, Taurus prateado, calibre 32, contendo 6 cartuchos, três intactos e três deflagrados, mais uma arma e 10 buchas de maconha. Romolo respondia por tráfico e estava em liberdade por força de Alvará./bahiaextremosul

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Presos vão trabalhar como garis em Vitória Conquista



Terceira maior cidade da Bahia, com 338 mil habitantes, a cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, se prepara para nos próximos dias ter 50 detentos do regime semiaberto trabalhando nas ruas como garis e realizando serviços gerais.

A novidade foi anunciada pela Prefeitura, que prepara os últimos ajustes para que isso ocorra, como forma de pagamento e contratação dos detentos, oriundos do Conjunto Penal Nilton Gonçalves.

Com o ingresso de mais 50 presos nos serviços públicos, a Prefeitura local passará a contar com a força de trabalho de 72 internos, já há 60 dias 22 deles empregados num projeto de plantação de palmas na zona rural da cidade.

Nesse período, os presos já plantaram 60 mil mudas de palmas originárias do México, num área equivalente a cinco campos de futebol – as palmas mexicanas estão substituindo espécies nativas que vêm sendo dizimadas por uma praga.

Na área urbana, os detentos vão trabalhar na limpeza de vias e praças e onde existem serviços gerais, como em feiras, cemitérios, chafariz e outros lugares, segundo informou o secretário Municipal de Serviços Públicos José Marques.

Na Prefeitura de Conquista há 120 garis. Outros 278, contratados pela empresa Torre, responsável pelos serviços de limpeza pública da cidade, trabalham tanto varrendo ruas como na coleta de lixo diária.   

A realização das atividades será possível por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Conjunto Penal. “Com a ressocialização dessas pessoas, através dos serviços públicos, creio que é um ganho tanto para a sociedade”, disse Marques.

“Os presidiários estão se ressocializando e pagando a sua pena. Que a comunidade lhes veja trabalhando decentemente. Todo mundo merece uma chance”, comentou o coordenador de Limpeza Pública Joaquim Vieira.

Salário

O diretor do Presídio Nilton Gonçalves, Alexsandro Silva, informou que os presos vão receber cerca de R$ 750, sendo que metade vai para uma conta poupança controlada pelo Estado da Bahia e a outra para a família do preso.

A cada três dias trabalhados, o detento tem um dia da pena abatido. Caso ele opte por estudar, a redução de um dia da pena ocorre a cada 12 horas de estudo, informou diretor do presídio.

Na unidade prisional que existe há cerca de 30 anos e deixou de ser a principal da cidade, com a inauguração em 2016 do Presídio de Vitória da Conquista, só ficam atualmente detentos do regime semiaberto e mulheres – regime fechado e semiaberto.

O local está com 241 detentos do sexo masculino e 62 do sexo feminino -  duas estão no projeto de plantação de palmas e outras duas numa repartição pública. A meta do presídio é colocar para trabalhar ainda este ano 100 internos.

“Para as empresas, isso é muito bom porque é mão de obra barata, não tem vínculo trabalhista, nem previdenciário, e está dando ocupação para uma pessoa que está apenada, fazendo com que ela possa ser reintegrada à sociedade”, declarou Silva.

Para ter direito ao trabalho, observa o diretor do presídio, o detento precisa ter cumprido 1/6 da pena, além de ter bom comportamento, histórico de saída e volta nas épocas de liberdade temporária, como nas saídas do Dia das Mães e final de ano.

“Fazemos também uma avaliação psicológica do preso e verificamos sua disposição para o trabalho, suas aptidões. Tem presas daqui que estão trabalhando em setores de arquivamento em repartição estadual”, afirmou o diretor do Conjunto Penal.

Bem comportados

De acordo com Alexsandro Silva, os presos que participam do projeto de ressocialização tem se mostrado mais bem comportados e dispostos a terem uma vida sociável quando deixarem de cumprir a pena.

“É algo que incentiva outros presos também, vemos isso em muitos deles. Tenho muita esperança que essas pessoas, com as oportunidades que estão tendo, sairão daqui melhores do que entraram”, disse.

O projeto está ajustando também alguns problemas, como o pagamento dos internos que já estão na plantação de palmas. Devido a falta de documentos para abertura de contas em bancos, eles ainda não receberam salário dos dois meses de trabalho.

Na Prefeitura de Vitória da Conquista, estuda-se ainda onde ficarão concentrados os pagamentos. Atualmente, os internos que trabalham na plantação de palmas estão contratados pela Emurc, empresa pública municipal.

Já os que vão para os serviços de limpeza e gerais ainda não se sabe se serão contratados diretamente pela Secretaria de Serviços Públicos ou pela empresa Torre, que até então não foi convidada a participar do projeto, segundo informou a gerência.

O Sindicato dos Servidores Municipais informou que deve se reunir esta semana com a Prefeitura de Vitória da Conquista para discutir o assunto, de acordo com a secretária-geral do sindicato Lúcia Chagas.

Sobre a contratação dos internos do Conjunto Penal e o atraso no pagamento dos que já estão na plantação de palmas, a Prefeitura declarou que “este processo foi acertado com o Presídio que seria experimental”. “Quando finalizar a tramitação do processo, o que deve acontecer dentro dos próximos dias, todos os que participaram da experiência irão receber, bem como os que serão enquadrados na secretaria de serviços públicos”, diz o comunicado.

Mais de 2.300 presos realizam trabalhos na Bahia

Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), atualmente 2.306 apenados desenvolvem atividades laborativas na Bahia, que até esta segunda-feira (22) tinha população carcerária de 14.504 presos.

Dos que realizam atividades no estado, 897 possuem trabalhos remunerados, sendo 552 do regime fechado, 18 do provisório, oito do aberto e 319 do semiaberto. Há outros 1.409 presos que desenvolvem atividades sem remuneração, sendo 617 do regime fechado, 471 provisórios e 321 do semiaberto.

Com geração ou não de renda, eles têm um dia a menos de pena a cada três dias trabalhados, afirma a Seap.

Dispõe o artigo 29 da Lei 7.210/84, Lei de Execuções Penais no Art. 29 que o trabalho do preso será remunerado, mediante prévia tabela, não podendo ser inferior a 3/4 (três quartos) do salário mínimo.

Desses 3/4, 2/3 vão para a família e 1/3 fica numa conta pecuniária para o preso retirar quando cumprir a pena. Este ano, a Bahia está com 1.026 internos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Atualmente, quatro presos estudam na Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nos cursos de Artes, Biologia, Letras Vernáculas e Ciências da Tecnologia./Correio 24h

Veja a Biografia de Fernando Haddad



Resultado de imagem para Fernando Haddad


Fernando Haddad - (São Paulo, 25 de janeiro de 1963) é um acadêmico, advogado e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff,[2] e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016.[3][4] É professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP), instituição pela qual se graduou bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia.[5]

Trabalhou como analista de investimento no Unibanco e, de 2001 até 2003, foi Subsecretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo da administração de Marta Suplicy.[6] Integrou, ainda, o Ministério do Planejamento do Governo Lula durante a gestão de Guido Mantega (2003–2004), oportunidade na qual elaborou o projeto de lei que instituiu as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil.[7]

Foi nomeado como Ministro da Educação em julho de 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanecendo no cargo até janeiro. Durante seu mandato como ministro, houve a criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a implementação da Universidade Aberta do Brasil, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, assim como a reformulação e ampliação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2012, foi eleito prefeito do município de São Paulo, vencendo no segundo turno o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), José Serra.[3]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Em setembro de 2018, lançou sua campanha como candidato à Presidência da República nas eleições gerais no Brasil em 2018, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Lula. No primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro, Haddad ficou em segundo lugar, com mais de 31 milhões de votos, correspondente a cerca de 30% dos votos válidos. Haddad disputará o segundo turno contra Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), no dia 28 de outubro.[8]

Infância e juventude

Fernando Haddad é o segundo de uma família de três filhos. Seu pai, Khalil Haddad, emigrou do Líbano para o Brasil aos 24 anos, em 1947, vindo a estabelecer-se como comerciante atacadista de tecidos.[9][10] Sua mãe, Norma Teresa Goussain, filha de libaneses nascida no Brasil, formou-se no curso de Magistério no Liceu Pasteur[11] e atualmente presta serviços filantrópicos, ocupando atualmente a presidência do Grupo Socorrista Maria de Nazaré.[12] Kardecista, D. Norma lia o Evangelho toda semana com Fernando e suas duas irmãs, Priscila e Lúcia, criando nas crianças o hábito da oração antes de dormir, que é mantido até hoje.[13]

A família Haddad cultiva como referência espiritual, Cury Habib Haddad, avô paterno de Fernando, que, ao ficar viúvo, tornou-se padre da Igreja Ortodoxa Grega de Antioquia. Naquele país, destacou-se como líder na luta contra o domínio francês, no período posterior à Primeira Guerra Mundial.[14] Morreu em 1961 no Brasil.[15] Fernando Haddad carrega sempre na carteira a foto do avô, que ele não chegou a conhecer.[9]

Imagem relacionada

Passou a infância no bairro Planalto Paulista, onde desenvolveu a paixão pelo esporte nos campos de várzeas.[10] Cursou a pré-escola e o Ensino Fundamental no Ateneu Ricardo Nunes,[16] e o secundário no Colégio Bandeirantes.[10] Em 1981 ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP.[5] Durante a graduação, Fernando Haddad dividiu-se entre os estudos e o trabalho com o pai no comércio atacadista de tecidos.[10][13][14]

Em 1988, aos 25 anos, casou-se com a dentista paulistana Ana Estela Haddad,[17][18] depois de dois anos de namoro e de uma amizade mantida desde que ele tinha 17 anos. No Canadá, enquanto trabalhava na dissertação de mestrado, ela fazia estágio em Odontologia.[14][19] Em 1992 nasceu o primeiro filho, Frederico, e em 2000, a filha Ana Carolina.[9][20]

Formação acadêmica

Haddad em 1984, ao ser eleito presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco.
Fernando Haddad é bacharel em direito, mestre em economia (com a dissertação O caráter sócio-econômico do sistema soviético) desde 1990, e doutor em filosofia (com a tese De Marx a Habermas — O Materialismo Histórico e seu paradigma adequado, sob a orientação de Paulo Arantes) desde 1996, tendo obtido esses três graus pela Universidade de São Paulo (USP).[5]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

No final de 1985 diplomou-se em Direito e, no ano seguinte, foi aprovado no exame da OAB. Em outubro de 1986, Haddad foi selecionado para o mestrado em Economia da Universidade de São Paulo (USP), que viria a concluir em 1990, depois de passar um ano (1989) elaborando a tese como aluno visitante da Universidade McGill.[21]

Prosseguiu a jornada acadêmica na USP cursando, entre 1991 e 1996, o doutorado em Filosofia. Nos dois níveis da pós-graduação defendeu teses de crítica ao socialismo real, adotando em ambas abordagens ancoradas na escola frankfurtiana.[5][22]

Política estudantil
No terceiro ano da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, começou a militância estudantil. Em um período de distensão da ditadura militar, que acirrava o debate político nas universidades, Fernando Haddad fez uma imersão na leitura de Karl Marx, aplicando-se à crítica ao stalinismo e também ao trotskismo, que considerava apenas uma crítica moralista ao totalitarismo.[17]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Nessa época, conectou-se com o pensamento da Escola de Frankfurt, identificando-se com as teorias críticas de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse.[11][22] Associou-se a militantes de fora das duas facções que se revezavam na direção do Centro Acadêmico XI de Agosto — o Partido Comunista Brasileiro, alinhado à União Soviética, e a trotskista Libelu de crítica ao regime soviético.[22] Fernando apoiou a nova chapa que concorria ao centro acadêmico, ironicamente chamada The Pravda — escrita com a junção das logomarcas dos jornais The New York Times (EUA) e Pravda (URSS). Com a vitória, tornou-se em 1984 presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto.[9][10][14] Na ação política, participou das passeatas e comícios do movimento Diretas Já, em favor do restabelecimento de eleições diretas para Presidente da República.[23]

Carreira
Em 1986, associou-se ao engenheiro Paulo Nazar, seu cunhado, para atuar no ramo da incorporação e construção.[10][14] Em 1988, trabalhou como analista de investimento do Unibanco.[14] Em 1997, foi aprovado no concurso para lecionar na USP, tornando-se, aos 34 anos, professor do departamento de Ciência Política.[5] No mesmo ano, se desfez do negócio da família em função do agravamento do estado de saúde de seu pai.[13] A partir de 1998, trabalhou como consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, onde criou a Tabela Fipe.[10][24]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Prefeitura de São Paulo (2001–2003)
Em 2001, assumiu a função de chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo,[25] no início da gestão da prefeita Marta Suplicy, integrando-se à equipe encarregada de equacionar o desequilíbrio fiscal provocado pelas dívidas herdadas da gestão anterior.[26][27]

Na Secretaria, comandada por João Sayad, Haddad ajudou a montar uma estratégia de pagamento escalonado aos credores e a organizar as finanças municipais.[28] Ao final de dois anos e meio, segundo fontes do Partido dos Trabalhadores (PT), o município teria alcançado o equilíbrio fiscal, incrementando a capacidade de investimento.[29][30] Haddad deixou a Secretaria junto com Sayad, no primeiro semestre de 2003. Haddad, no mesmo ano, assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Sayad, em 2005, foi convidado por José Serra, eleito prefeito, para assumir a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

Dados da nova gestão após o fim da administração de Marta Suplicy revelaram um quadro bastante diferente, com um déficit acumulado de 1,9 bilhão de reais somente no último ano da ex-prefeita Marta Suplicy, o que superou as dívidas com fornecedores deixadas pela gestão de Celso Pitta (1997–2000).[31] A dívida deixada pela gestão Marta Suplicy com credores ultrapassou a soma de dois bilhões de reais.[32] Não obstante as acusações, o Tribunal de Contas do Município de São Paulo aprovou todas as contas da gestão Marta Suplicy.

Governo federal

Em 2003, Fernando Haddad foi convidado por Guido Mantega para integrar sua equipe do Ministério do Planejamento, em Brasília.[33] Na função de assessor especial, formatou a Lei de Parcerias Público-Privadas, as PPPs, destinada a estimular empresários a investir em áreas consideradas estratégicas pelo governo federal.[17][34] No ano seguinte, foi promovido ao cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação, na gestão de Tarso Genro.[35] Desenvolveu o Programa Universidade para Todos (ProUni), transformando em lei federal o programa de concessão de bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. [36][37][38] Em janeiro de 2012, o programa concedeu, segundo dados do governo federal, um milhão de bolsas de estudos.[39][40][41]

Imagem relacionada

Haddad assumiu o cargo de Ministro da Educação do Governo Lula em 29 de julho de 2005.[42] Com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de 2007,[43] inaugurou no MEC uma visão sistêmica da educação, que levou o Ministério a atuar da creche à pós-graduação.[44][45][46][47] Ainda em 2007, instituiu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que passa a medir a qualidade do ensino fundamental e médio.[48] O novo indicador permite estabelecer metas de desempenho anual para cada escola, município e estado, bem como melhorar a distribuição dos recursos pela identificação das carências localizadas.[49][50]

Em (2007), substituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).[51][52] A mudança ampliou o fundo de financiamento - antes restrito ao ensino fundamental - para toda a educação básica, incluindo creche, pré-escola, ensino médio e modalidades como alfabetização de adultos, educação no meio rural, entre outras.[53] Em 2008, Claudio Haddad, diretor do Ibmec São Paulo, o solicitou com a proposta de mudar o Sistema S.[54] Com o Fundeb, os recursos transferidos da União para estados e municípios saltam de 500 milhões de reais (média no Fundef) para cinco bilhões ao ano.[55][56][57] Em contrapartida, estabeleceu o piso salarial nacional para o professor,[58] que passou a ser progressivamente adotado pelas unidades federativas.[59][60]

Ao final da gestão Haddad, o Brasil havia aumentado o investimento público em educação de 3,9% para 5,1% do produto interno bruto.[61] Os maiores investimentos não resultaram em melhora da educação de acordo com a análises internacionais de desempenho, como o PISA, no qual o Brasil se manteve na 52ª posição entre 57 países[62] e na Unesco, que manteve o país na 80ª colocação entre 129 países avaliados.[63] Haddad respondeu que a posição do Brasil no Pisa não era uma "vergonha".[64]

Imagem relacionada

Ainda durante a gestão Haddad, estipulou-se o ensino fundamental de nove anos[40] e expandiu-se o acesso ao ensino superior com a criação de catorze novas universidades federais e mais de 100 campi.[40] Com isso, segundo dados do governo, o número de vagas em universidades federais aumentou de 139 mil para 218 mil.[44] Por meio da criação do SiSU,[65] o Sistema de Seleção Unificada o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) torna-se uma porta de entrada para instituições públicas de ensino superior.[66]

Acesso à universidade

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi um projeto criado durante a gestão de Haddad no MEC, que concede bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. O embrião do projeto surgiu quando ele integrava a Secretaria de Finanças na gestão Marta Suplicy na Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, já havia proposto uma lei municipal que permitia a transformação de débitos tributários de instituições privadas de ensino em bolsas de estudos. Quando assessorou o então ministro do Planejamento Guido Mantega, prosseguiu discutindo com universidades particulares a proposta de trocar tributos por bolsas.

Quando foi secretário executivo do Ministério da Educação, em 2004, concretizou a ideia na forma de projeto de lei federal. E foi durante a sua gestão como ministro que o programa se expandiu até atingir a marca de um milhão de bolsas concedidas.[44] Com o mesmo propósito de facilitar o acesso de estudantes de baixa renda à universidade, o ministro Haddad alterou as regras do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Assegurou a redução dos juros, aumento de prazo de carência, dispensa de fiador e um mecanismo de remissão da dívida para professores da escola pública e médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), à razão de 1% por mês de exercício profissional. Haddad instalou 14 novas universidades federais e concebeu e implementou a Universidade Aberta do Brasil e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Durante os seis anos e meio em que comandou o MEC, o número de vagas no ensino superior público federal passou de 139,9 mil em 2007 para 218,2 mil em 2010. Foram entregues ao país 126 campus universitários federais, 214 escolas técnicas e 587 polos de educação à distância. O número de formandos cresceu 195% nos últimos dez anos.[44]

Em 2009, Haddad reformulou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A mudança ampliou as funções do exame e, em 2011, 59 universidades federais e privadas já utilizavam a nota do ENEM para substituir o vestibular, à semelhança dos sistemas utilizados em outros países, como o SAT norte-americano e o Baccalauréat francês.[67] O ENEM, de acordo com informações do Portal R7, é considerado o segundo maior exame do mundo, só sendo superado pelo exame aplicado na China.[68]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

No início, no entanto, o Enem foi marcado pelo que os estatísticos chamam de lei dos grandes números. Nas primeiras edições do ENEM foram registrados problemas de diferentes magnitudes. No primeiro ano, em 2009, houve vazamento da prova, que foi adiada para a elaboração e reimpressão de novo teste. O consórcio Connasel, responsável pela aplicação do exame, foi condenado a ressarcir os prejuízos e os responsáveis pelo vazamento foram condenados a pena de reclusão.[69] Em 2010 cerca de 3,5 mil provas — do total de 4,6 milhões — [70] tiveram problemas de impressão, como questões repetidas e cabeçalho da folha de respostas errado. 

Novas provas foram aplicadas aos estudantes prejudicados, sem custos adicionais para a União.[71] Mas com enormes desgastes para os estudantes e demais envolvidos no processo. Em 2011 houve o cancelamento de 14 quesitos da prova para 600 alunos de um colégio de Fortaleza, que tiveram acesso antecipado às questões na fase do pré-teste.[72] A condução de Haddad do ENEM foi duramente criticada por partidos de oposição e também por articulistas na imprensa, apontando que as falhas ocorridas repetidamente no exame seriam um ponto fraco do ex-ministro durante a campanha para a prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2012.[73]

Essas falhas, no entanto, não teriam afetado a credibilidade do Enem, que vem crescendo continuadamente em participação.[74] Em 2009, foram 4,15 milhões de inscritos no Enem. Em 2010, 4,61 milhões,[75] e em 2011, o número de candidatos saltou para 6,22 milhões.[74] O Enem é o maior exame vestibular do Brasil (reconhecido oficialmente pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros) e o segundo maior do mundo, atrás somente do Gāo Kǎo, o exame de admissão do ensino superior da República Popular da China.[76] Em 2016, a prova contou com mais de 9 milhões de inscritos, divididos em 1.661 municípios do país.[77]

Emendas constitucionais para a Educação
Haddad conseguiu apoio político para aprovar duas Emendas Constitucionais (nº 53 e nº 59) que alteraram oito dispositivos da Constituição, instituindo:[78][79][80]

Imagem relacionada

Obrigatoriedade do ensino dos 4 aos 17 anos;
Fim do dispositivo de Desvinculação de Receitas da União (DRU) que retirava do orçamento do MEC, desde 1995, cerca de R$ 10 bilhões ao ano;
Limite mínimo do investimento público em educação como proporção do PIB;
Ensino fundamental de nove anos;
Substituição do Fundef pelo Fundeb;
Piso salarial nacional para os professores da rede pública;
Extensão dos programas complementares de livro didático, alimentação, transporte e saúde escolar para toda a educação básica, da creche ao ensino médio.

Indicadores da educação

Indicadores nacionais e internacionais de avaliação constatam que, embora ainda haja muito a fazer para compensar o atraso histórico da educação brasileira, houve melhorias objetivas durante a gestão de Haddad no MEC. Segundo o Banco Mundial, o Brasil foi o país que mais avançou em aumento de escolaridade.[81] Segundo o IDEB, a nota média dos alunos subiu acima das metas pré-fixadas como viáveis para o período entre 2005 e 2009. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª à 4ª série) a nota passou de 3,8 para 4,6 – a meta era de 4,2. Nos anos finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), subiu de 3,5 para 4,0 – a meta era de 3,7. No ensino médio, o Ideb subiu de 3,4 para 3,6 – a meta era de 3,5.[82] No indicador internacional – Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) –, o Brasil aparece entre os três países que mais evoluíram na educação básica, depois do Chile e de Luxemburgo.[83] O avanço foi classificado no relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como "impressionante".[84]

Segundo pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, logo após Haddad ser indicado pelo Partido dos Trabalhadores em janeiro de 2012 para se candidatar à Prefeitura de São Paulo, a pasta de educação do governo federal (MEC) foi a melhor avaliada pela opinião pública.[85]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Distribuição de livros didáticos

Durante sua gestão, o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) distribuiu mais de 700 milhões de livros gratuitos para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Foram atendidas 185 mil escolas em todas as regiões do Brasil.[86] Desse total, 484 mil livros destinados a jovens e adultos foram alvo de grande polêmica em 2012. O livro intitulado Por uma Vida Melhor citava expressões como "nós pega os livro" e "os menino pega o peixe" para exemplificar que esta linguagem, coloquial em algumas regiões do país, não se adequa à norma culta da língua portuguesa.[87] Inicialmente, a imprensa anunciou que foram distribuídos livros com erros de concordância verbal.[88] 

O debate se prolongou com a discordância entre estudiosos sobre o ensino da língua nas escolas. Professores como Pasquale Cipro Neto, Marcos Bagno, Carlos Alberto Faraco e Dante Lucchesi se posicionaram a favor da obra,[89] enquanto a Academia Brasileira de Letras emitiu uma nota pública contrária à aplicação do livro, argumentando que não cabe ensinar em sala de aula variedades da língua que não seja a padrão.[90] Haddad prestou esclarecimentos sobre o livro no Senado Federal e a Defensoria Pública da União propôs uma ação judicial pedindo o recolhimento dos livros.[91] A ação acabou sendo arquivada pelo Ministério Público Federal, por considerar que o livro não propaga o estudo errado da língua portuguesa.[89]

Em setembro de 2007, o livro Nova História Crítica de Mario Schmidt, que constava no Guia do Livro Didático do Ministério da Educação de 2002 até abril de 2007 e era distribuído em escolas do ensino fundamental, foi alvo de polêmica semelhante. Ali Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo, apontou que o livro teria como finalidade a doutrinação dos alunos para o socialismo. Para a historiadora Eliana Vinhaes, professora da UERJ, a polêmica não passou de uma "falsa questão", pois ninguém se mostrou incomodado pelas passagens do livro em relação ao negro e ao índio, que, segundo ela, também deixam a desejar.[92] Apesar da polêmica, o livro de Schmidt para o segundo grau permaneceu no PNLD de 2008.

Imagem relacionada

Programa Brasil Sem Homofobia

Em 2004, o Ministério da Saúde/Conselho Nacional de Combate à Discriminação elaboraram o Programa Brasil Sem Homofobia, após as secretarias e entidades sociais concluírem que entre tantos preconceitos existentes, apenas um deles é a homofobia, que significa o ódio e a violência contra homossexuais, e que prejudica a imagem de alunos, professores e servidores, interfere no aprendizado e na evasão escolar.[93] Como parte dessa política, o MEC vem capacitando professores para o combate à homofobia,[94] financiando projetos em todas as regiões para promover o reconhecimento à diversidade sexual e trabalhando com instituições de ensino superior na produção de materiais didáticos de enfrentamento ao problema.[95]

Em 2008, a ONG Pathfinder, em parceria com outras entidades,[96] produziu três vídeos com recursos de uma emenda parlamentar[97] que foram liberados pelo MEC. Os vídeos integravam um kit de materiais pedagógicos que seriam distribuídos nas escolas do ensino médio.[98] Os críticos do programa batizaram-no de "Kit Gay", entendendo que o programa não combate nenhum preconceito e tinha a finalidade de "ensinar e divulgar o estilo de vida homossexual".[99]

Imagem relacionada

Em 2011, os vídeos foram postados na internet antes de serem examinados e aprovados pelo ministério.[100] O material provocou polêmica nos meios de comunicação. Programas de TV evangélicos e bancadas parlamentares religiosas da Câmara dos Deputados apontaram que os vídeos não pretendiam combater preconceitos em geral, mas estimulavam a prática homossexual nos alunos.[101] Do outro lado, parlamentares progressistas, lideranças e entidades sociais defendiam o projeto das ONGs.[102][103] A Unesco entrou no debate, declarando que o kit estava "adequado às faixas etárias e de desenvolvimento afetivo-cognitivo a que se destina".[104]

A presidente Dilma Rousseff encerrou a polêmica, determinando que o material não fosse distribuído oficialmente.[105] Haddad anunciou que o material seria refeito.[106] Aloízio Mercadante, seu sucessor no MEC, afirmou que dará continuidade ao programa sem o uso de vídeos.[107] Em maio de 2012, o deputado João Campos (PSDB-GO), líder da Frente Parlamentar Evangélica, admitiu que usou as denúncias de corrupção que pesavam contra o então ministro da Casa Civil Antonio Palocci para pressionar a presidente Dilma pela suspensão dos vídeos. 

A oposição ao governo federal propôs a criação de uma CPI para investigar as denúncias de enriquecimento ilícito que pesavam contra o então ministro, mas não obteve apoio suficiente devido à falta de adesão dos deputados da Frente Evangélica. Os deputados evangélicos teriam ameaçado a dar quórum para a abertura da CPI caso os vídeos fossem liberados para os alunos.[108]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Eleições de 2012

Campanha

Ver artigo principal: Eleição municipal de São Paulo em 2012
Em evento realizado em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores homologou a pré-candidatura de Fernando Haddad para concorrer a prefeitura de São Paulo nas eleições de 2012.[109]

No dia 18 de junho de 2012, o PT formalizou aliança municipal com o PP, partido da base de apoio aos governos Dilma e Alckmin, cujo apoio a José Serra era dado como certo.[110] Tal aliança, em virtude da presença de Paulo Maluf na presidência estadual do PP, fez com que a candidata a vice, Luiza Erundina, desistisse de concorrer ao lado de Haddad, embora tenha deixado claro que faria campanha por Haddad por considerá-lo o melhor candidato.[111] PCdoB e PSB também se somaram a coligação de apoio a Haddad. Nádia Campeão foi anunciada como vice de Fernando Haddad no lugar de Luiza Erundina.[112]

Em julho, Haddad anunciou que pretendia disponibilizar uma rede pública de bicicletários com empréstimos de bicicletas pela periferia da cidade de forma integrada com o Bilhete Único.[113] Dias depois pedalou com cicloativistas em um trajeto da Praça do Ciclista até o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores e assinou a “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas” por iniciativa das associações de ciclistas, CicloBr e Ciclocidade. Ao final do evento apresentou seu Plano de Governo para o Sistema Cicloviário do Município de São Paulo,[114] o plano, intitulado "Sou + SP de Bicicleta", entre outros, teve a participação do cicloativista Henrique Boney em sua elaboração[115] e foi disponibilizado na internet pelo coordenador da área de transportes do seu programa de governo, Chico Macena.[116] O Plano chegou a ser elogiado pela sua oponente nas eleições, a ex-apresentadora e vereadora Soninha Francine.[117]

Imagem relacionada

Em agosto, Haddad lança seu plano de governo, chamado de "Arco do Futuro". Haddad planeja redesenhar a cidade transformando todas operações urbanas em andamento e em projetos, em apenas uma única Operação urbana, cobrindo toda área no entorno deste "Arco" com estímulos fiscais, estruturais e sociais para atrair o desenvolvimento e a criação de novos polos de empregos e serviços.[118][119]

Apuração das urnas

Em 7 de outubro recebeu 1.776.317 votos válidos, ficando em segundo lugar com 28,98%, atrás de José Serra (PSDB). Este resultado permitiu-lhe continuar com a disputa pela Prefeitura de São Paulo no segundo turno.[120] Na votação do dia 28 de outubro, Fernando Haddad foi eleito prefeito de São Paulo, com 3.387.720 votos (55,57% dos votos válidos).[121][122][123]

Promessas de campanha

Logo após os resultados nas urnas que confirmaram a vitória de Fernando Haddad, a imprensa de São Paulo reuniu suas principais promessas anunciadas durante a campanha eleitoral para que fossem objeto de futura cobrança pela população.[124][125]

Transição de governo

No dia seguinte aos resultados das urnas, o prefeito eleito de São Paulo foi a Brasília para negociar com a presidente Dilma Rousseff as dívidas do município com a união,[126] e o então prefeito, Gilberto Kassab, anunciou que o responsável em sua gestão pelo processo de transição seria Nelson Hervey, seu secretário de governo,[127] enquanto o coordenador de transição de governo de Haddad seria Antonio Donato.[128] Em meio ao processo de transição Haddad foi a Paris para defender a candidatura de São Paulo para receber a Expo 2020.[129]

Imagem relacionada

Em novembro e dezembro Haddad anunciou os nomes dos primeiros secretários de seu governo. A Secretaria de Governo ficou com Antonio Donato, a de Finanças com Marcos de Barros Cruz, Desenvolvimento Urbano ficou com Fernando de Mello Franco, Planejamento com Leda Paulani, Luís Fernando Massonetto em Negócios Jurídicos,[130] Jilmar Tatto em Transportes, José de Filippi na Secretaria Municipal de Saúde,[131] Chico Macena na Coordenação das 31 Subprefeituras, João Antonio em Relações Governamentais, Eliseu Gabriel para a Pasta de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Netinho para a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ricardo Teixeira para a Secretaria de Verde e Meio Ambiente (após a desistência do nome inicialmente escolhido, Roberto Tripoli), Marianne Pinotti para a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Luciana Temer na Secretaria de Assistência Social,[132] Celso Jatene em Esportes, Denise Motta Dau para a Secretaria de Mulheres, Nunzio Briguglio Filho para a Secretaria de Comunicação, Rogério Sotilli em Direitos Humanos, Paula Mota Lara para Controle Urbano, Cesar Callegari para a Secretaria de Educação e Leonardo Barchini para Relações Internacionais.[133]

Prefeito de São Paulo (2013–2016)

Mobilidade urbana

Uma das bandeiras da gestão Haddad tem sido a mobilidade e uma mudança de mentalidade do paulistano no que diz respeito a essa área. O prefeito declarou diversas vezes que pretende "comprar briga" com motoristas dando prioridade para transporte coletivo e outros meios de transporte que não o individual motorizado.[134][135]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Em campanha, Haddad havia prometido construir 150 km de corredores de ônibus, definidos como faixa exclusiva do lado esquerdo da via, com algum tipo de separação física (mesmo que pequena, com "tartarugas"), e mais 150 km de faixas exclusivas de ônibus, definidos como faixa exclusiva do lado direito da via, sem separação física, apenas com sinalização de solo. Até setembro de 2014, a gestão Haddad já havia licitado 97 km para construção de corredores de ônibus, sendo 37 km já em execução, e 60 km "aguardando licença ambiental, mas já contratados", segundo o prefeito. Além de ter superado a meta das faixas exclusivas, tendo implementado mais de 200 km delas na cidade.[136][137]

Em fevereiro de 2015, 151 novas linhas de ônibus noturno foram lançadas em substituição a 98 linhas que circulavam na madrugada, agora extintas. A rede noturna atende toda a extensão da rede metroviária, terminais de ônibus e serviços 24 horas, e os coletivos circulam da 0h às 4h. 101 linhas operam com intervalo de 30 minutos e as outras 50 linhas são estruturais e circulam com intervalo de 15 minutos.[136][138][139]

O jornal norte-americano The Wall Street Journal publicou, em setembro de 2015, uma reportagem sobre Haddad e sua polêmica iniciativa de ampliação das ciclovias, defesa do uso de bicicletas e redução do volume de automóveis. O jornal disse que se Haddad "fosse o chefe de São Francisco, Berlim ou alguma outra metrópole, ele seria considerado um visionário urbano".[140] Em outubro do mesmo ano, o The New York Times o descreveu como o líder de um movimento que desafia a supremacia do automóvel após uma sucessão de políticas desastrosas que pioraram o problema de mobilidade urbana no município. O NY Times cita que o prefeito da capital paulista se inspira em políticas de Nova York, Bogotá, Paris e outras cidades para construir ciclovias e corredores de ônibus, alargar calçadas, reduzir limites de velocidade, limitar estacionamentos em lugares públicos e proibir carros em determinadas vias aos finais de semana.[141]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Em dezembro de 2015, o site especializado em arquitetura ArchDaily classificou o projeto de mobilidade urbana do governo Haddad como "inspirador" e afirmou que "mesmo sob pressão de uma sociedade conservadora, a atual gestão conseguiu impulsionar e ganhar reconhecimento da população em algumas de suas principais ações, como inserir uma rede de ciclovias que possibilitam o uso - até então inimaginável - de bicicletas, criar novas faixas exclusivas para ônibus, abrir a Avenida Paulista – ícone da cidade – para que os pedestres possam ocupá-la durante todos os domingos, incentivar a arte e cultura urbana".[142]

Entre 2013 e 2015, por exemplo, o município de São Paulo caiu 51 posições no TomTom Trafic Index, o mais importante ranking mundial de medição de congestionamentos, feito em 295 metrópoles com mais de 800 mil habitantes, em 38 países. Posicionada em 7º lugar entre as mais congestionadas do mundo em 2013, a capital paulista foi classificada na 58ª posição na medição de 2015. A melhora no indicador é explicada por medidas adotadas pela administração municipal no período analisado, como a ampliação dos corredores exclusivos para ônibus, o aumento da fiscalização, as mudanças de mão em vias estratégicas e, especialmente, a redução nos limites de velocidade de trânsito. No Brasil, o tráfego rodoviário de cidades como Rio de Janeiro (4º lugar), Salvador (7º), Recife (8º) e Fortaleza (41º) foi classificado como pior que o de São Paulo.[143]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Expansão da malha cicloviária

Em 4 de junho de 2014, Fernando Haddad e seu secretário dos transportes, Jilmar Tatto, anunciaram a meta de criar, até o fim da gestão Haddad, mais 400 km de malha cicloviária na capital.[144] Até setembro de 2014, quase 80 km de novas ciclovias já haviam sido construídos.[145][146][147][148] Em abril de 2016 a marca dos 400 km de ciclovias foi superada.[149]

Apesar de algum grau de controvérsias,[150] a expansão da malha cicloviária tinha, segundo pesquisa do Ibope em setembro de 2014, tinha aprovação de 88% dos cidadãos da capital paulista.[151][152] Além disso, um aumento expressivo no número de ciclistas vem acompanhando a expansão das ciclovias na cidade.[153][154][155]

Segundo uma pesquisa do Datafolha de fevereiro de 2015 a aprovação das ciclofaixas caiu de 80% (09/2014) para 66% e a proporção de pessoas contrárias subiu de 14% para 27% no espaço de apenas 4 meses. Em 19 de março de 2015, a justiça decidiu paralisar as obras das ciclovias, com exceção da obra na Avenida Paulista, por falta de estudo de prévio impacto das alterações viárias sobre tráfego de veículos em vias públicas.[156]

A liminar dada em primeira instância foi derrubada em 27 de março, após decisão do Desembargador Renato Nalini, na qual afirmou que a "falta de prévio estudo de impacto viário não é o bastante [...] Isso porque não se pode equiparar a alegação de estudo deficiente, como quer o Ministério Público, à ausência completa de prévia avaliação do impacto".[157]

Combate à corrupção

Uma das promessas do prefeito Fernando Haddad era atuar na prevenção da corrupção nos órgãos vinculados à administração municipal.[158] Em maio de 2013, a Lei 15.764/2013 foi sancionada criando a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM) com a finalidade de prevenir e combater a corrupção na gestão municipal, garantir a defesa do patrimônio público, promover a transparência e a participação social e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.[159]

Embora tenha recebido críticas que remetiam a criação do novo órgão ao inchaço da máquina pública, a atuação da CGM trouxe resultados efetivos no que concerne às suas finalidades. Ainda no ano de 2013, a Controladoria Geral do Município foi responsável pela investigação de denúncias sobre servidores públicos suspeitos de cobrar propina para livrar contribuintes do pagamento de Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza. O caso ficou conhecido como Máfia do ISS.[160] Em 2015, após dois anos de funcionamento, foi divulgado um balanço no qual constava um retorno de R$90 milhões aos cofres da Prefeitura de São Paulo graças à atuação da CGM.[161]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

No entanto, o projeto de combate à corrupção de Haddad sofreu um revés no final de sua gestão, quando, por alegadas razões orçamentárias, o prefeito se viu obrigado a cancelar parte das nomeações dos novos funcionários da CGM, contratados por concurso público e que deveriam substituir servidores provisórios, indicados por nomeação política. A informação foi revelada pelo jornal O Estado de São Paulo, deixando dúvidas sobre a possibilidade de Haddad ter cedido a pressões políticas contrárias à investigação de irregularidades na Prefeitura.[162][163]

Popularidade

O Datafolha divulgou uma pesquisa em que 40% dos paulistanos consideravam a gestão de Haddad como ruim ou péssima, 35% como regular e 18% como ótima ou boa.[nota 1][165] Em uma pesquisa divulgada em 18 de junho pelo mesmo instituto, 55% avaliaram o desempenho de Haddad diante das manifestações como ruim ou péssimo.[165] Este índice caiu sucessivamente para 50% e 44% nas duas pesquisas seguintes (realizadas pelo Datafolha em 21 e 28 de junho).[164] No final de seu primeiro ano como prefeito de São Paulo, apenas 18% aprovavam sua gestão.[166]

Em setembro de 2014, porém, uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha foi publicada. Nela consta que a reprovação do governo de Haddad caiu neste período de 47% para 28%, sua aprovação cresceu de 15% para 22%, e a parcela dos que o consideram regular aumentou de 37% para 44%. 6% não opinaram.[167] Em dezembro do mesmo ano recebeu a pior avaliação entre os prefeitos das cinco maiores capitais brasileiras.[168] Em fevereiro de 2015 uma nova pesquisa do Datafolha mostrou nova queda na avaliação do prefeito. Nesta mesma pesquisa 44% dos entrevistados consideram a administração do prefeito Haddad de ruim a péssima, 33% a consideram regular e 20% ótimo e bom. A avaliação de ruim a péssimo foi a mais frequente em todos os segmentos de renda familiar.[169]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Candidatura à reeleição

Haddad concorreu à reeleição como prefeito de São Paulo. Ele foi derrotado no primeiro turno da eleição pelo candidato João Doria Júnior do PSDB no dia 2 de outubro de 2016. Haddad ficou na segunda colocação com 16,7 % dos votos válidos.[170] Esta foi a primeira eleição desde 1992, quando foi feita a primeira eleição municipal em dois turnos, em que um candidato do PT não chegou ao segundo turno, também a primeira vez que um candidato elegeu-se no primeiro turno.[171]

Candidatura à presidência em 2018

Ver artigo principal: Campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018

Em 2017, Lula anunciou publicamente que seria novamente o candidato do PT à presidência da República. Em setembro daquele ano, saiu em caravana pelos estados do Brasil.[172] Mesmo após a prisão em abril de 2018, o PT insistiu e manteve Lula como candidato do partido à presidência.[173]

O PT oficializou a candidatura de Lula em 5 de agosto de 2018, em São Paulo. O vice indicado na chapa presidencial foi Haddad, que representou Lula em eventos e debates. Na provável inelegibilidade de Lula, Haddad assumiria a cabeça da chapa, tendo como vice a deputada gaúcha Manuela d'Ávila.[174]

Em 16 de agosto, depois que a maioria dos ministros do TSE declarou que a "inelegibilidade [de Lula como candidato] é incontroversa",[175] a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou uma impugnação contra a candidatura tendo como base a Lei da Ficha Limpa, que considera inelegíveis candidatos condenados em segunda instância,[176] apesar de o comitê de Direitos Humanos da ONU ter-se manifestado a favor da candidatura de Lula.[177][178] Em 14 de setembro PT anunciou oficialmente que Haddad seria o novo candidato do partido nas eleições presidenciais de 2018, em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula estava preso.[179][180][181]

Obteve 31 342 005 votos no primeiro turno da eleição, que aconteceu dia 7 de outubro, o que equivale a 29,28% dos votos válidos.[182] Segundo mais votado nesse turno, classificou-se para o segundo turno contra Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL).[183] Para a campanha do segundo turno, adotou as cores verde e amarelo e mudou o slogan, de 'o Brasil feliz de novo' para 'O Brasil para todos'.[184] Menos de 24 horas após o primeiro turno, Haddad voltou a visitar Lula, o quinto encontro desde que ele foi oficializado candidato.[185][186]

Imagem relacionada

Controvérsias

Invasão da reitoria da USP

Em 2 de novembro de 2011, a reitoria da USP foi invadida e tomada por estudantes e militantes de partidos de esquerda, em protesto contra a presença da Polícia Militar na Cidade Universitária. Na ocasião, a PM havia detido três estudantes que portavam maconha no campus. No dia 8, a PM cumpriu a decisão judicial de desocupação da reitoria, prendendo 72 estudantes.[187] Provocado a se posicionar, em entrevista no dia, Haddad condenou a ocupação de prédios públicos,[188] mas declarou que "não se pode tratar a USP como a Cracolândia, nem a Cracolândia como a USP".[189] O secretário de Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, rebateu a declaração, dizendo: "Essa declaração mostra que o ministro Haddad não conhece o que se passou na USP nem na Cracolândia.[190] À época, uma série de operações policiais estava sendo realizada na região da Cracolândia, promovendo a retirada dos viciados das ruas, sem maiores preocupações com tratamentos hospitalares ou soluções efetivas para a questão das drogas.[191]

Transporte de familiares em aviões oficiais
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, nos anos de 2010 e 2011, Haddad fez 129 voos em aviões da Força Aérea Brasileira acompanhado da mulher e da filha, de Brasília para São Paulo, completando pelo menos uma viagem de ida e volta por semana. O uso de aviões da FAB é regulamentado pelo decreto federal 4.244/2002, que prevê o transporte de ministros, além de outras autoridades, para agendas oficiais ou no deslocamento para casa, porém não há nada no texto sobre a extensão desse benefício a parentes ou conhecidos das autoridades. Entretanto, Haddad fixou residência em Brasília em 2005, ao assumir o ministério da Educação, e recebia mensalmente o auxílio moradia de 3.800 reais. Além disso, segundo o jornal, dezenas de voos foram realizados nos finais de semana. Como exemplo o diário cita um voo realizado em fevereiro de 2011, em uma aeronave Embraer de 45 lugares que partiu de São Paulo para Brasília, em um domingo, só com Haddad e a filha, embora não se saiba se aeronave não voltaria a Brasília mesmo vazia.[192][193]

Acusações de improbidade administrativa
Em 2018, Haddad e três outras pessoas foram acusadas de improbidade administrativa por irregularidades na construção da ciclovia Ceagesp-Ibirapuera, além da empresa responsável pela construção. A denúncia foi acatada pela justiça. A defesa de Haddad argumenta que as medidas tomadas pelo ex-prefeito, como citadas no próprio despacho da ação, isentariam-no de culpa ou dolo.[194][195] Uma semana depois, o Ministério Público de São Paulo levantou outra ação por improbidade administrativa, dessa vez sob a acusação de recebimento de caixa dois para quitar dívidas de campanha eleitoral, junto ao ex-secretário da saúde da cidade de São Paulo. A defesa dos acusados nega qualquer recebimento ilícito, citando que todo o material de campanha está devidamente documentado e declarado.[196] Em nota, o Partido dos Trabalhadores afirmou que o intuito do Ministério Público de São Paulo seria "propaganda negativa" durante a campanha eleitoral de Haddad.[197] Semanas antes, uma ação movida pelo MP-SP acusando Haddad de improbidade administrativa em um caso não relacionado foi rejeitada pela justiça.[198]

Resultado de imagem para Fernando Haddad

Acusação de caixa 2 em campanha

Em janeiro de 2018, a Polícia Federal indiciou Haddad por suspeita de recebimento de caixa 2 na campanha eleitoral de 2012, da empreiteira UTC, investigada na Operação Lava Jato.[199][200] Seguindo o indiciamento, em maio o Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou à Justiça Eleitoral a campanha de 2012 do Partido dos Trabalhadores, com Haddad como um dos beneficiados.[201] Segundo a defesa de Haddad, o inquérito é contraditório, não havendo participação da empreiteira na gestão de Haddad. Ademais, negou as acusações, que partiram, segundo a defesa, de colaboradores "sem credibilidade".[200][199] Francisco Macena, réu em ação pelo recebimento de caixa 2 na campanha de Haddad em 2012,[202] foi apontado como tesoureiro também para sua campanha eleitoral de 2018, à presidência da república.[203][204]

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.