Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de dezembro de 2021

Governador Rui Costa visita Vereda e Lajedão nesta segunda-feira 20

 

Vereda: O Sistema de Abastecimento de Água de Vereda será construído pela  Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb),vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado(Sihs). Rui também vai autorizar a  secretaria estadual de Educação (SEC) a deflagrar a licitação para modernização do Colégio Estadual Odílio Alves Neto, com implantação de refeitório, auditório, vestiário, reforma e cobertura da quadra poliesportiva. 

Já Conder, companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), vai celebrar convênio com o município para pavimentação em piso intertravado de diversas ruas localizadas no bairro São Pedro, na sede, Distrito de São José de Vereda e Povoado de Sulzinho. Ainda em Vereda, Rui vai autorizar aSecretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio com o município de Vereda para reforma e requalificação do Mercado Municipal. 

Lajedão 

Em Lajedão, a partir das 14h, o governador Rui Costa vai autorizar a SEC lançar licitação para modernização do Colégio Estadual Professora Neide Soares Borges, com implantação de refeitório e quadra poliesportiva coberta. A SDR vai celebrar convênio com o município para reforma do Mercado Municipal. 

Um convênio também será assinado entre a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (setre), e o município para iluminação do Estádio Municipal. Rui vai ainda anunciar a entrega, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), de uma processadora de Raio X para a Unidade de Saúde Dona Diza./gov

Policial Militar morre após tiro acidental quando manuseava arma

Arataca: Um policial militar morreu após atirar contra o abdômen enquanto manuseava a própria arma na cidade de Arataca, sul da Bahia. 

O soldado Thiago de Oliveira Melo, de 37 anos, era lotado na 62ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Após o acidente, ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, mas não resistiu. 

A PM divulgou nota de pesar pela morte do soldado. Não há informações sobre o sepultamento do policial./G1

 

Defesa Civil emite alertas para moradores de áreas de risco a partir deste sábado


A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) começa a enviar, neste sábado (18), mensagens de alerta via SMS para moradores de cidades com previsão de chuvas mais fortes. O serviço é gratuito e tem como objetivo reservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais. 

Através do Alerta SMS, serão mandadas informações de novas previsões de chuvas, áreas de risco, deslizamento de terra, inundações e outras ocorrências, além de direcionamentos sobre como agir em casos de problemas causados pelos fenômenos climáticos. 

Para receber os textos, é necessário fazer um cadastro, enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. 

Para este fim de semana, a previsão é de mais chuva para cidades baianas, sobretudo as que ficam na faixa litorânea, desde o extremo sul até Salvador. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), isso ocorre por causa do sistema de baixa pressão, que está canalizando a umidade da região amazônica para o estado. Há um sistema sobre o continente e outro sobre o oceano, ambos passando rapidamente no sul do Brasil e estão estacionados no sul da Bahia. 

O Inmet destaca que, apesar da baixa pressão, ainda não há a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul, e foi responsável pelo temporal que destruiu diversas cidade no extremo sul do estado./G1

43ª CIPM/Itamaraju recebe do Comando Geral da PMBA, em mais um ano, a certificação por sua gestão de qualidade.

 

Na tarde de sexta-feira (17), a Major Kelly Ravani, comandante da 43ª CIPM/Itamaraju, esteve em Porto Seguro participando de uma reunião com o Coronel Coutinho, Comandante Geral da PMBA, oportunidade em que recebeu das mãos deste o Certificado do "Prêmio Polícia Militar de Gestão da Qualidade." A cerimônia de certificação ocorreu no dia 10 de dezembro de 2021, mas diante do estado de calamidade pública no município de Itamaraju a comandante não pode se deslocar à capital para participar do ato. 

A unidade, após ter sido avaliada de forma criteriosa,  está sendo certificada pelo quarto ano consecutivo por ter a sua gestão administrativa e operacional pautada no modelo de excelência da gestão, da fundação Nacional de Qualidade, o que a coloca em destaque entre as unidades da Corporação. 

"Fico feliz com o fato da unidade estar sendo certificada em mais um ano, sob o meu comando, e agradeço aos policiais militares que servem nos municípios de Itamaraju e Jucuruçu pelo compromisso com a excelência dos serviços prestados ao cidadão, de modo a contribuir para que a 43ª CIPM alcance resultados cada vez melhores.", comemorou a comandante.

Jucurunet alerta - pode haver pancada de chuva em Jucuruçu neste sábado

 


Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Homem com várias passagens pela polícia é executado a tiros em Eunápolis

Genival dos Santos Pereira de 29 anos foi executado a tiros no início da tarde desta sexta-feira, 17 de dezembro, em frente ao Hemocentro da cidade de Eunápolis.  

Segundo informações, a vítima passava pela calçada do hemocentro, na Avenida Brilhante, bairro Pequi, quando dois homens que estavam em uma moto se aproximaram e um deles sacou uma arma de fogo atirou várias vezes contra ele. 

Atingido por 10 tiros Genivaldo morreu no local. A polícia foi acionada juntamente com uma equipe do SAMU que ao chegar ao local constatou o óbito. 

Genival possuía diversas passagens pela polícia, por furtos e arrombamentosestava em liberdade há poucos dias./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Cidades do extremo-sul recebem remessa de medicamentos e vacinas contra Covid-19 e Influenza

 

Intensificando as ações de assistência e vigilância à saúde nos municípios afetados pelas chuvas no sul e extremo sul da Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) enviou mais um lote de medicamentos do elenco da atenção básica e vacinas contra o vírus da Influenza para a região. Ao todo, mais de R$ 27 mil foram revertidos em kits de medicamentos e entregues para as cidades que estão em estado de alerta. São elas: Alcobaça, Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Jucuruçu, Medeiros Neto, Mucuri, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda. 

Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim destaca a importância da união de esforços para ajudar a região afetada. Além do auxílio com materiais, insumos e assistência à população, também foram destinados a região testes rápidos, soro antiofídico e hipoclorito. “Nós enviamos 23 mil doses da vacina contra Influenza A para os municípios que estão sendo vítimas das enchentes e alagamentos. Precisamos unir esforços e continuar trabalham em prol dessas pessoas que foram tão afetadas”, afirma Paim. A força-tarefa do Governo do Estado conta com o auxílio de equipes do Ministério da Saúde, Força Nacional do SUS, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Cruz Vermelha. 

Equipes em campo 

Agentes da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia (Suvisa), ambas ligadas à Sesab, estão na região realizando vistorias em hospitais e abrigos montados de forma emergencial. De acordo com o último boletim divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, cerca de 15 mil pessoas ficaram desalojadas e mais de 6 mil desabrigadas na região./ gov

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Atriz Giselle Itié tentou adotar menina de 14 anos morta em Caraíva


Porto Seguro: A atriz Giselle Itié lamentou por meio de seu perfil no Instagram, na quarta-feira (15), a morte de Nayra Gatti, uma adolescente de 14 anos que foi encontrada morta em uma área de mangue em Caraíva, distrito de Porto Seguro. O corpo da jovem foi encontrado na última sexta-feira (10) após ficar um blecaute que atingiu a região. 

Na publicação, a atriz mostrou uma sequência de fotos com a garota e diz que se sente culpada pela tragédia. “Arrancaram muito de mim. Mesmo sabendo que de alguma forma o caminho era esse. Era? Minha intuição. Percepção. A realidade. O que você disse. Sua irmã. O que eu vi. Pedi. Supliquei. Pedi. Briguei. Me calaram. Calei. Pedi. Acreditei em outros. Engravidei. E desfoquei. Me sinto culpada”, iniciou. 

“E quem conhecia Nayra, se não se sente culpada, então nada sabe da vida. Sei que a culpa não vai me levar pra lugar nenhum. Transmutar. E voltar pedir. Lutar. Lutar pela Nereida. Sim. E nunca mais me calar. Muito de mim foi contigo. Me perdoa?”, completa o texto. 

Em entrevista para a revista Glamour, Giselle revelou que conheceu a menina há dois anos em uma viagem com amigos. “Conheci Nayra em junho de 2019. Ela, sua irmã Nereia e o pai. Primeira vez que as vi foi em um restaurante. Elas estavam sozinhas. A menor dizendo que estava com muita fome e Nayra a tratando como se fosse sua filha, dizendo para se acalmar. Ambas falando em espanhol e assistindo desenho na TV do restaurante. Chamei as duas para comer comigo e meus amigos. As meninas ficaram muito felizes”. 

Durante a viagem, a atriz percebeu que as crianças, segundo ela, vivam abandonadas pelos pais e tentou adotá-las. Giselle tentou se aproximar da diretora de uma ONG que atendia as irmãs, mas a tentativa foi frustrada. 

“Ela disse que estava de olho. E que faria o trabalho dela. Pedi para gente unir forças. Levantar o nome completo do pai, pedi para ela. Nada feito. Falei, falei, falei. Discutimos. Falei: quero adotá-las! E expressei que não precisava ser experiente como ela para entender que as meninas estavam sendo maltratadas. Quem era esse pai? Meus amigos e eu levantamos um grupo de whats para nos unir a favor das pequenas. Mas o tempo foi passando. Tive que voltar para o RJ. Tentei falar com a diretora, mas desta vez ela não me atendeu”, lamenta./Bahia Notícias

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Casos de chikungunya crescem e de dengue caem em 2021, diz ministério


Entre janeiro e início de dezembro deste ano, os casos prováveis de chikungunya no Brasil somaram 93.403. O número representa um aumento de 31,3% sobre o mesmo período no ano passado. 

As regiões com as maiores taxas de incidência da doença foram Nordeste (111,7 por 100 mil habitantes), Sudeste (29,1) e Centro-Oeste (6,9). No período analisado, foram confirmadas 13 mortes em decorrência da doença, com 24 casos em investigação. 

Os dados estão no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre os casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti, divulgado nesta quinta-feira (16), disponibilizado no site da pasta . 

Os casos de dengue totalizaram 508,2 mil no período, uma queda de 45,7% em comparação ao mesmo período em 2020. As regiões com as maiores taxas de incidência são Centro-Oeste (548,8 por 100 mil habitantes), Sul (218,6) e Sudeste (210,9). 

Entre janeiro e dezembro de 2020, foram registrados 230 óbitos por dengue, sendo 189 por critério laboratorial e 41 por critério clínico-epidemiológico. Outras 47 mortes estão em investigação. 

Os casos de zika também caíram entre 2021 e 2020. Entre janeiro e dezembro deste ano foram notificados 6.020 casos prováveis. O número corresponde a uma redução de 15,4% sobre o mesmo período no ano passado. 

“Diante desse cenário, ressalta-se a necessidade implementar ações para redução de casos e investigação detalhada dos óbitos, para subsidiar o monitoramento e assistência dos casos graves e evitar novos óbitos”, recomendam os autores do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Prefeitos da região participam de reunião em Vereda para tratar de Medidas Emergenciais para amenizar Os efeitos da catástrofe da chuva

 

O prefeito de Vereda e Presidente do Consórcio Construir Manrick Teixeira promoveu na manhã dessa quinta-feira uma reunião para tratar de medidas emergênciais para auxiliar os municípios e a população em medidas de reestruturação da catástrofe da chuva. 

Participaram do evento, os prefeitos, Toinzinho de Lagedão, Calixto de Ibirapuã, Silvio Ramalho de Caravelas, Beto Pinto de Medeiros Neto, o Superintendente do Conder José Trindade, o Diretor regional da Cerb Ramires, o vice- prefeito de Vereda Salvador Nonato, o chefe de gabinete de Itanhém Gildeon Rosa, a Diretora Administrativa do Construir Alessandra, os vereadores de Vereda, Márcio, Bil, Nael e Murilo.

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

População isolada de Palmópolis é socorrida por helicópteros da PM de Minas


A chuva deu uma trégua na região de Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha, mas as péssimas condições das estradas persistem e para o socorro chegar em algumas localidades, os helicópteros Pégasus, da 5ª Base Aérea Regional de Aviação, de Governador Valadares (que atuou durante a semana), e Guará 01, do Comando de Aviação do Estado da Polícia Militar de Minas Gerais, têm sido essenciais no socorro às famílias isoladas. 

Segundo último balanço da Defesa Civil, 1.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas na cidade. 

Na manhã deste domingo (12/12), a movimentação dos militares que atuam com o helicóptero Guará 01 foi intensa em Palmópolis, levando as equipes de técnicos da Cemig para o distrito de Dois de Abril, que está sem energia elétrica. O helicóptero também está levando fios e cabos de energia elétrica e outros materiais que serão usado para resolver o problema da falta de energia. 

No sábado, o helicóptero Guará 01 fez o resgate de uma mulher grávida que se encontrava ilhada no distrito de Dois de Abril. A parturiente, que se encontra com gravidez de risco, necessitou de apoio médico urgente. Ela foi levada para Palmópolis./noticia

 Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Homem desaparece após sair do trabalho e familiares não têm mais notícias há 04 dias


Teixeira de Freitas: Marcus Vinícius Gomes Miranda, de 29 anos, está desaparecido desde a noite do último domingo, 12 de dezembro após deixar o trabalho, no Bairro Itapuã, por volta das 22h30, na cidade de Vila Velha/ES. Segundo a irmã do Marcus Vinícius (Kézia), ele é conhecido como Vinícius, na região de São Pedro, em Vitória, e trabalha no ramo de bar. 

No domingo (12), o Marcus Vinícius havia sido liberado mais cedo do trabalho por ter perdido um familiar na madrugada anterior, na cidade de Teixeira de Freitas/BA. "Nós perdemos nossa tia-avó na madrugada de sábado (11), e isso o deixou muito abalado. Ainda assim, ele foi trabalhar normalmente, mas os funcionários da casa perceberam que ele não estava bem, então falaram para ele ir para casa", explicou Kézia. 

Assim que deixou o local, Marcus caminhou em direção ao ponto de ônibus, onde deveria ter pegado uma condução, porém, segundo a irmã, ele não entrou em nenhum coletivo e seguiu andando na direção contrária para onde deveria seguir. Depois disso, ele não foi mais visto. A família já registrou um Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento do Vinícius, mas, até o momento, ele não apareceu. 

Quem souber informações, os números dos familiares são (27) 99288-3998 (Kézia) – (27) 99627-9342 (Waleska - esposa) – (27) 99641-8691 (Andressa - prima) e (27) 3323-8005 (casa). Vinícius tem avô e tios que são moradores de Teixeira de Freitas, e nas férias sempre vem passear em Teixeira de Freitas, por isso, familiares acreditam que ele pode estar na região, e que alguém possa ajudar nas buscas. Desde já a família agradece./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

 

Direto de Itamaraju: Prefeito fala pela 1ª vez sobre confusão entre secretário e jornalistas e culpa ausência da PM


O prefeito de Itamaraju, Marcelo Angenica (PSDB), falou pela primeira vez sobre a atitude do secretário Municipal de Obras, Antônio Charbel, que puxou o microfone da jornalista Camila Marinho, da TV Bahia, durante visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao município no último domingo (12) em meio ao desastre ocasionado pelas chuvas que atingiram a cidade. 

Em entrevista ao BNews, na noite desta quinta-feira (16), o prefeito afirmou que não viu o momento em que o secretário, que também é seu padrinho, puxou o equipamento da repórter. Apesar do ocorrido, o gestor municipal salientou que Charbel é considerado uma pessoa bastante tranquila. 

“Ele é como se fosse um pai pra mim. É meu padrinho e meu amigo. Ele não é uma pessoa de fazer isso. É uma pessoa do bem, trabalhador. Quem o conhece sabe que foi um dos caras que mais trabalhou pela cidade nesses 60 anos de existência de Itamaraju”, disse. 

O prefeito atribuiu a culpa do epidsódio à ausência da Polícia Militar, que segundo ele, no momento não estava presente no local. Durante a confusão, o aparelho da jornalista teve a espuma rasgada. 

“A Polícia Militar se ausentou. Não sei se por ordem do governador. Eu achei uma irresponsabilidade muito grande porque independente da instituição, a Polícia Militar tem que fazer a segurança. Se talvez a polícia tivesse ali nos ajudando a fazer a segurança do presidente, não teria acontecido nada disso”, afirma. 

No dia do ocorrido, além de Bolsonaro, Itamaraju recebeu a visita do governador da Bahia, Rui Costa (PT), que sobrevoou as áreas atingidas pelo temporal. 

Ainda de acordo com o gestor municipal, o secretário mostrou arrependimento e ainda está bastante abalado com a repercussão do ocorrido. “Ele ficou chateado com tudo e está muito arrependido com tudo que aconteceu”, assegura. 

Questionado sobre quais providencias foram adotadas após o caso, Marcelo disse que primeiro precisa cuidar da cidade, que ainda vive um cenário de caos após as chuvas, para só depois tomar alguma decisão. 

“Não gosto de resolver nada no calor da situação, ainda mais agora que estamos passando por esse problema das chuvas. Eu disse a ele: ‘vamos cuidar da cidade e depois vamos cuidar do problema que você criou. Mas volto a dizer que divido essa responsabilidade pela ausência da Polícia Militar”, pontuou o prefeito que aproveitou para pedir desculpas pelo fato e agradecer pelo trabalho da imprensa. 

“A prefeitura pede desculpas. A imprensa está aqui para divulgar e até nos ajuda divulgando toda essa situação. Estamos recebendo muito apoio porque, de certa forma, a imprensa divulgou o que aconteceu aqui”. 

Além de ter o microfone danificado pelo secretário, de acordo com a TV Globo, um dos seguranças do presidente segurou a repórter com a parte interna do antebraço, numa espécie de "mata-leão". Ainda segundo a emissora, a equipe de segurança de Bolsonaro formou uma espécie de paredão no estádio onde o chefe do executivo pousou e agiu para impedir a aproximação dos profissionais da imprensa. 

Rui Costa  repudiou o caso e defendeu que a liberdade de imprensa é um dos fundamentos da democracia. "Minha solidariedade à equipe de reportagem da Rede Globo, que foi agredida e impedida de realizar a cobertura jornalística durante carreata com o presidente em Itamaraju, na Bahia"./bnews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Datafolha: Nova pesquisa aponta Lula com 48% no 1º turno, seguido de Bolsonaro (22%) e Moro (9%)

 

Foi divulgada nesta quinta-feira (16) uma nova pesquisa de intenções de voto para as eleições de 2022 pelo Instituto Datafolha. O levantamento foi feito entre 13 e 16 de dezembro e ouviu 3.666 pessoas em 191 cidades do País. 

Segundo os dados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desponta como 48% das intenções de voto, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) com 22% e em terceiro lugar o ex-juiz Sergio Moro com 6%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. 

De acordo com simulações, Lula mantém a vantagem mesmo em cenários diferentes. Confira: 

No cenário A, o petista tem 48%, ante 22% de Bolsonaro, 9% de Moro, 7% do ex-governador Ciro Gomes (PDT) e 4% do governador paulista, João Doria (PSDB). Dizem que votarão em nulo, branco ou ninguém, 8%, e 2% não souberam responder./istoe

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Pedreiro morre vítima de descarga elétrica no Condomínio Terras da Bahia em Teixeira


Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira, 16 de dezembro, por volta das 14h40, no Condomínio Terras da Bahia, situado na BA-290, zona urbana da cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, o pedreiro, Elson Pereira de Jesus, de 41 anos, estava trabalhando em uma residência, nas dependências do Condomínio e inesperadamente sofreu um choque proveniente de descarga elétrica, vindo a óbito no local. 

Segundo informações, o pedreiro estava fazendo um reparo na calha do telhado da residência, quando sofreu o choque. A delegada plantonista, Andressa Carvalho, esteve no local, acompanhada dos peritos da Polícia Técnica (DPT) e após os trabalhos de praxe, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal. 

Após necropsia, o corpo posteriormente será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Direto de Itamaraju: "Surreal o que estamos vivendo", diz diretor da Defesa Civil de Itamaraju

  

O coordenador da Defesa Civil de Itamaraju, Vinicius Borges, definiu, em entrevista ao BNews nesta quinta-feira (16) diretamente do município, como "surreal" o que a cidade tem sofrido após as fortes chuvas no extremo sul. 

"Surreal o que a gente está vivendo nesse momento. Não só em Itamaraju, como em várias cidades na região", afirmou Borges. "Mesmo com todo o efetivo, vai demorar um tempo para atender as centenas de demandas", completou. 

O coordenador do órgão estima que demore até mais de um mês para reconstruir as mais de 100 casas destruídas. "Construímos seis abrigos na área urbana e mais cinco na área rural", disse. 

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, em sessão extraordinária mista (presencial e virtual) na tarde de terça-feira (14), oito projetos de iniciativa do Poder Executivo. A apreciação das propostas, conforme anunciado pelo presidente Adolfo Menezes (PSD), foi facilitada por acordo entre as lideranças da maioria e da minoria, respectivamente os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Sandro Régis (DEM). 

Uma das primeiras matérias de consenso foi o PL nº 24.402/2021, que autoriza o Governo do Estado a adotar medidas emergenciais para mitigar os danos causados aos municípios baianos pelos desastres naturais, decorrentes das fortes chuvas ocorridas nesse mês de dezembro. 

Com a apresentação de requerimento de dispensa de formalidade para votação, os parlamentares deixaram de lado as diferenças ideológicas, unindo-se para agilizar a apreciação da matéria que, entre outras iniciativas, libera R$ 20 milhões em financiamentos para atender comerciantes e prestadores de serviço nas cidades atingidas pelo temporal e que estão em estado de calamidade pública ou situação de emergência. Os recursos serão aportados no Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese). 

Auxílio a agricultores 

O governador Rui Costa (PT) disse, durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (14), que vai se reunir com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) para planejar um benefício aos agricultores atingidos pelas fortes chuvas no sul da Bahia. 

"Vou me reunir com o pessoal da agricultura para identificar ações que podemos fazer para apoiar os agricultores. A primeira providência é dar trafegabilidade, acesso, mesmo com instalações provisórias", explicou. 

Nesta terça, os serviços de manutenção emergenciais na BA-284, entre Itamaraju e o distrito de Pau D’Alho, foram finalizados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). As ações no KM 30 terminaram na segunda-feira (13), enquanto os serviços no KM 10 e 17 já haviam sido concluídos no fim de semana. A movimentação de veículos nesses pontos é feita por meio de desvios provisórios construídos junto da pista./bnews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Prefeito de Vereda envia equipe para cuidar da limpeza de Nova Alegria

Nesta quarta-feira, (15) estivemos visitando Nova Alegria onde deparamos com um verdadeiro cenário de destruição, é de cortar o coração ao ver tanta gente sofrida aonde muitos moradores não tem mais pra onde ir, todos estão com muita esperança e contam a ajuda de todos.

 

A limpeza das ruas do distrito de Nova Alegria está sendo executada pelo Governo da Bahia, por meio da Seinfra, em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul do Estado (Construir).

 

Estão sendo retirados entulho e resíduos de terra carregados pela água que invadiu a localidade. O objetivo é permitir a movimentação dos moradores e dos profissionais que estão auxiliando no atendimento à população.

   

O presidente do Consórcio Construir o prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, enviou para o local uma forte equipe com pessoas de Jucuruçu, Vereda, e também pessoas locais para os trabalhos de limpeza andar mais rápido. 

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Jornalista Athylla Borborema lança biografia do artista plástico Frans Krajcberg nesta sexta-feira (17) em Teixeira de Freitas


Mucuri: Para encerrar as comemorações do centenário de nascimento do artista plástico brasileiro Frans Krajcberg – acontece na noite desta sexta-feira, dia 17 de dezembro, a apresentação da biografia da trajetória do escultor em sessão solene da ATL – Academia Teixeira de Letras, no plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O livro trata-se de uma biografia não autorizada, intitulado “Frans Krajcberg: o poeta da árvore”, Editora LURA (SP), com 450 páginas, demorou 5 anos para ficar pronto e é de autoria do jornalista Athylla Borborema que acompanhou o percurso do biografado desde 1989 e manteve uma interlocução pessoal com o artista nos seus últimos 17 anos de vida. 

O livro será lançado em celebração ao centenário de Frans Krajcberg (1921/2021) na sessão solene de final de ano da Academia Teixeirense de Letras, a partir das 19h. Qualquer pessoa pode acompanhar a sessão de homenagem e adquirir o exemplar da obra. O evento vai comemorar o aniversário de nascimento do artista plástico Frans Krajcberg e vai encerrar as comemorações ao seu centenário que ocorreram em várias capitais e cidades do Brasil e do mundo neste ano de 2021 em virtude da grande importância que o artista representava e que até hoje suas obras representam. Ele será homenageado, portanto, com a biografia “Frans Krajcberg: o poeta da árvore”, escrita pelo jornalista e presidente da ATL, Athylla Borborema. 

O livro “Frans Krajcberg – O poeta da árvore” é uma obra biográfica em homenagem aos 100 anos de nascimento do escultor Frans Krajcberg, que representa o retrato de uma arte singular, tanto que na sua época foi considerado como um dos 10 artistas mais influentes do planeta e outorgado inúmeras vezes por países da Ásia, da Europa e das Américas como o maior escultor do mundo. Esta “biografia não autorizada” do escultor Frans Krajcberg é mais do que um livro sobre a vida e obra do artista, é um tratado sobre as lutas, as derrotas e as conquistas de quem nunca se deixou abater. Nasceu na Polônia, mas nunca quis se considerar polonês. Declarava que a Polônia havia tirado tudo de mais importante da sua vida, matou toda a sua família. Um artista que nunca se deixou abater, seja pela indiferença dos governos ou pela ignorância da humanidade. 

Krajcberg escolheu o Brasil para chamar de lar. Mas não uma cidade qualquer. Queria estar perto da vida que pulsava, da natureza que considerava única. Escolheu Nova Viçosa, uma cidade litorânea da região extremo sul da Bahia, conhecida por praia dos mineiros, goianos e brasilienses, com uma das belezas naturais mais encantadoras do hemisfério sul, munida de sedutoras praias sob a restinga, manguezais e a mata nativa. Frans Krajcberg foi naturalizado brasileiro em 1957. O artista plástico faleceu no dia da Proclamação da República, no Hospital Samaritano, no dia 15 de novembro de 2017, na cidade do Rio de Janeiro. Suas cinzas estão depositadas no tronco de madeira que sustenta a sua Casa da Árvore no Sítio Natura em Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia. 

Frans Krajcberg era um brasileiro de alma, baiano por opção, novaviçosense de coração, cidadão do mundo, construiu uma trajetória singular pela sua luta em defesa da vida, foi capaz de unir arte e meio ambiente num trabalho que foi além do encantamento. Frans Krajcberg resiste os traumas da infância, combate a guerra, persiste após o holocausto que fora vítima toda sua família, tolera a vulnerabilidade ao chegar ao Brasil em 1948, abraça seu espaço em Nova Viçosa em 1972, debela o fogo, afugenta o ladrão de madeira, espanta o desmatador, cinge a floresta, enxota o falsário de obra de arte e quem mais o queria fora de combate. O escultor foi um artista em defesa do meio ambiente pela arte por transbordamento, a trajetória pessoal do artista plástico colocou-o em defesa da vida. Krajcberg só reencontra a humanidade quando já é um artista reconhecido, consagrado. 

Frans Krajcberg era um artista plástico, pintor, escultor, gravador, escritor e fotógrafo singular, cujas imagens que produziam falavam por si só, ele se definia mais como ambientalista do que como artista. No Brasil, elaborou 11 manifestos nacionais, mais de 50 gritos públicos, publicou 14 livros, recebeu mais de dois mil prêmios, cerca de 50 livros e pelo menos 32 documentários e filmes foram produzidos no Brasil e em vários outros países do mundo em sua homenagem. Enfim, se tornou um artista requisitado e prestigiado em todo mundo, sua vida ganhou documentários, filmes, honrarias e agora, uma bela biografia, escrita pelo jornalista Athylla Borborema, um dos textos mais refinados da Bahia e um artista das letras com uma trajetória de superação semelhante à de Frans Krajcberg. 

Durante a sessão solene da ATL, será lançado também o primeiro romance do jornalista e acadêmico Almir Zarfeg. Trata-se da obra “Estação 35”, que tem como pano de fundo a EFBM - Estrada de Ferro Bahia Minas, que durante 85 anos transportou o progresso entre o porto de Ponta de Areia em Caravelas até a cidade de Araçuaí, no médio Vale Jequitinhonha. A locomotiva foi desativada em 1966, mas, 55 anos depois, reaparece imponente no romance de aventura e suspense de Almir Zarfeg, produzido com base no longa-metragem “De uma Ponta à Outra” de Athylla Borborema. 

A programação da ATL ainda envolve o lançamento do Prêmio Castro Alves de Literatura 2022 e uma homenagem aos 30 anos da licenciatura plena do curso de letras do Campus X em Teixeira de Freitas da UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Haverá ainda uma homenagem aos confrades e confreiras que tiveram seus trabalhos literários selecionados para o Prêmio OffFlip 2022, que acontece durante a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, no estado do Rio de Janeiro./Liberdadenews/Ascom

 Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Anvisa libera vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças a partir dos 5 anos nesta quinta-feira, 16. Até então, a bula do produto no Brasil indicava que o uso permitido era apenas em pessoas com mais de 12 anos. 

"O número de casos de Covid-19 tem sido representativo na população pediátrica. Nós temos um perfil de segurança e reatogenicidade positivo com a vacinação e nós temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população", disse o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes. 

Apesar da autorização, o Governo Federal não irá iniciar a vacinação de crianças ainda, já que não solicitou a compra de imunizantes específicos para a faixa etária. 

De acordo com a Pfizer, um novo contrato não precisa ser firmado entre o Brasil e a farmacêutica, bastando apenas um pedido do Ministério da Saúde para que as doses pediátricas sejam enviadas. De acordo com o ministério, 70 milhões de crianças deverão ser imunizadas no país. 

A medida deve encontrar resistência do presidente Jair Bolsonaro (PL), que levantou dúvidas sobre a eficácia dos imunizantes diversas vezes, especialmente nos mais jovens./Atarde

 Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Alerta de chuvas fortes deixa o extremo sul em sinal de alerta

Após as fortes chuvas que castigaram a região do extremo sul da Bahia, deixando várias cidades em estado de calamidade, a previsão de chuvas fortes já no final desta semana traz preocupação aos moradores das áreas atingidas. 

O alerta foi dado no Jornal Nacional da TV Globo, na noite desta quarta-feira (14). Segundo o Boletim Meteorológico emitido pelo INMET,  previsão é de chuva forte na região já no próximo domingo (19). Em Teixeira de Freitas a previsão é de 30 mm de chuva. 

Com os rios ainda cheios e a terra encharcada, a chegada de mais chuva traz preocupação para as autoridades e s moradores das áreas afetadas pelas enchentes que ainda estão contabilizando os prejuízos e tentando voltar para suas casas.

 

Como há previsão para acumulados elevados, ressalta-se a importância de uma atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos, alerta o Climatempo.

 Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Município de Teixeira de Freitas receberá R$687 mil do Governo Federal após chuvas a região

 


Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (14) o empenho e a transferência de recursos ao Município de Teixeira de Freitas para a execução de ações de Defesa Civil por conta das fortes chuvas registradas nos últimos dias no Extremo Sul e que prejudicaram centenas de famílias. 

De acordo com a publicação, “Foi autorizado o empenho e o repasse de recursos ao Município de Teixeira de Freitas no valor de R$687.021,60 (seiscentos e oitenta e sete mil vinte e um reais). 

O valor será destinado às ações que serão implementadas em prol das famílias que foram afetadas pela chuva, como a distribuição de Kit Dormitório (colchão), Kit Higiene Pessoal, Kit Limpeza e Kit Cesta de Alimentos. O município de Teixeira de Freitas decretou Situação de Emergência na última quarta-feira (8). 

O prefeito Marcelo Belitardo agradeceu a sensibilidade e empenho do excelentíssimo presidente Jair Messias Bolsonaro, dos ministros de Estado e todos os integrantes das equipes de governo , diante à situação de emergência e calamidade dos municípios do Extremo Sul Baiano: “O recurso que Teixeira de Freitas vai receber será muito importante, para que possamos prestar ainda mais assistência às famílias em situação de vulnerabilidade de nossa cidade”./bahiaextremosul

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Morre aos 67 anos de idade o Sargento da Reserva Juarildo Pereira

 

Faleceu nesta quarta-feira, (15) pela amanhã ocorrido hoje em Conceição de Feira -BA, onde vinha passando por tratamento de saúde.  Juarildo Pereira da Silva, 67 anos de idade, Sargento da Reserva, Juarildo foi policial por vários anos no município de Jucuruçu, onde constitui sua família e ele era muito querido por todos, Joarildo, apesar de já estar há muitos anos aposentados, seguia apaixonado pela atividade que abraçou por mais de 30 anos na Corporação, como profissional dedicado e querido no seio da tropa. Há tempos ele não vinha passando bem de saúde, e ficamos sabendo que sua causa morte foi infarto, como dissemos Juarildo era morador de Jucuruçu e há um bom tempo  ele passou morar no assentamento Edmundo Gusmão. 

Lamentamos profundamente sua perdida, Todo adeus é doloroso, insuportável, mas a despedida eterna a um pai é algo que provoca um sofrimento inimaginável. Meus pêsames pela perda do seu pai, amigos! 

Sei que amava muito seu pai, e hoje gostaria de poder fazer um pouco mais para aliviar seu sofrimento, mas infelizmente isso só o tempo fará. 

Hoje apenas peço que tenha força e fé, que recorde seu pai e encontre um pouco de conforto em tudo aquilo que viveram, e no pai maravilhoso que ele foi para você. 

Meu amigo, nada fará seu coração parar de chorar nesse momento, mas espero que encontre alivio na certeza que você foi um bom filho, e seu pai teve uma vida plena e feliz. 

Sei que não há palavra ou gesto que agora possa consolar seu coração, mas quero que você saiba que estou inteiramente à disposição para o que você precisar; se quiser conversar, eu estarei aqui para ouvir, se quiser chorar, eu estarei aqui para o amparar e enxugar as suas lágrimas. Receba as minhas mais sinceras condolências, e conte sempre comigo! 

Nada nos prepara para perder quem amamos. Imagino que esteja sofrendo muito com a perda do seu pai, querido amigo, mas saiba que pode contar sempre com meu apoio. 

Seu pai era um homem alegre, cheio de positividade que contagiava todo mundo com sua boa disposição. É assim que será recordado por todos, por isso, pense nas alegrias que ele lhe proporcionou e encontre conforto nos momentos que compartilhou com ele. 

Sei que deve estar sofrendo imenso com o falecimento do seu pai, amigo, e também sei que as palavras de pouco ou nada servem para atenuar sua dor, mas tenho a certeza que o sofrimento será passageiro. 

Irá sempre sentir saudades de seu pai e vai custar não poder falar mais com ele. Mas eu acredito que seu pai irá continuar a acompanhar você. Desde lá do alto, ele vai estar atento às suas conquistas e irá festejar junto com você suas vitórias. E quando mais precisar de força, ele vai estar torcendo por você e intercedendo por você junto de Deus. 

O nosso amigo Juarildo Pereira da Silva foi sepultado ás 16, h na cidade de Feira de Santana BA.  Juarildo era viúvo e ele deixa 4 filhos e sete netos.

Mãe procura por filho desaparecido há seis dias em Itamaraju

Itamaraju: Compareceu na Delegacia da Polícia Civil de Itamaraju, uma mãe, registrando um boletim de ocorrência informando que seu filho, Marcos dos Santos Ramos, de 28 anos, conhecido por "Cone", morador do Bairro Vista da Pedra, teria saído de sua residência, na última quinta-feira, 09 de dezembro, por volta das 12h00, e desapareceu. 

A mãe disse ainda que seu filho estava trajando uma camisa de gola-polo, bermuda tactel, e descalços. A mãe está muito preocupada, e muitas buscas já foram realizadas, mas, sem sucesso. Ainda segundo a mãe, o Marcos tem momentos de transtornos mentais. 

A comunicante pede a todos que tiver alguma informação sobre paradeiro do seu filho, informar à Polícia Militar (190) ou à Polícia Civil no (197)./Lenio Cidreia/Liberdadenews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Cidadão Mexicano é encontrado por Polícias Militares em estado de vulnerabilidade na cidade de Medeiros Neto

Durante rondas na Rodovia BA 290, nas proximidades da Escola CETEPS, Policiais avistaram um indivíduo caminhando às margens da Rodovia, momento em que a guarnição fez a aproximação e ao abordá-lo, foi constatado tratar-se de um cidadão estrangeiro, que não portava qualquer documento de identificação pessoal, apresentando-se como Oscar Senna, segundo ele natural da cidade de Puerto Vallarta, Jalisco, México, relatou estar no Brasil há aproximadamente 02 (dois) meses, encontrando-se em situação de vulnerabilidade. 

Tendo em vista a grave situação, de imediato foi realizado contato com o consulado Mexicano para que fossem adotadas as providências cabíveis, bem como foi realizado contato com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS do município de Medeiros Neto, órgão que ficou responsável pela assistência necessária./bahiaextremosul

 Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Nova Alegria: Imagens fortes de um povo que perdeu praticamente tudo

 

Imagem Visiontec Informática

Veja através dessas imagens a real situação de uma das comunidades mais atingidas pelas as fortes chuvas que caíram na noite de quarta-feira (8) disparadamente o distrito de Nova Alegria pertencente o município de Itamaraju, foi o mais atingido por essa enchente. 

Porque fazemos essa afirmação, é simples, porque Nova Alegria recebeu uma quantidade imensamente maior de água que Jucuruçu, Coqueiro, outro ponto, triste nesse requisito. 

No distrito a parte baixa é muito maior que a parte alta, e bem mais construída, outro ponto triste, em outros lugares seus moradores tinham energia elétrica - internet- água potável - supermercados funcionando - e infelizmente nada disso os moradores da querida Nova Alegria tinham. 

Nesta grande catástrofe, está mais que na hora do seu filho nato o Deputado Federal Valmir Assunção, fazer algo pela primeira vez pelo o seu povo, porque é de conhecimento de  todos que o Valmir sempre foi bem votado em Nova Alegria e a grande revolta dos nativos é que ele tem feito muito pouco pela sua terra natal e aos seus conterrâneos, e na verdade é revoltante mesmo porque além de Deputado Federal o petista é amicíssimo do governador Rui Costa - do Ex- governador Jaques Wagner- do Ex- presidente LULA - da Ex- presidente Dilma - ele é o representante maior do MST, e outras lideranças, então se Valmir não fizer a diferença nesse momento ele nunca poderá receber tamanha credibilidade do povo de Nova Alegria. Mostre seu prestigio filho idolatrado seu povo perdeu tudo e você tem muito. Se é que você tem coração.  

Vídeo Visiontec Informática 

Por isso a situação é muito mais caótica sim, tanto que a quantidade de casas caídas no distrito ganha de todos os lugares vizinhos.

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

Tarifa social da Embasa vai contemplar moradores atingidos pelas enchentes

O Projeto de Lei do Governo do Estado enviado à Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira 13, que prevê a liberação de R$ 20 milhões em financiamentos para atender os comerciantes afetados pelas chuvas que causaram prejuízos no Extremo Sul e no Sul da Bahia, também dispõe sobre tarifa social da Embasa.

O Projeto de Lei ainda autoriza que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aplique, no mês de dezembro de 2021, a tarifa social prevista no “Programa Tarifa Residencial Social” aos moradores, comerciantes e prestadores de serviços dos municípios baianos atingidos pelas enchentes.

O cadastramento dos beneficiários será feito pela própria Embasa e contemplará aqueles que residam ou tenham a sede dos comércios e prestadoras de serviços em municípios abrangidos por estado de calamidade pública ou situação de emergência motivados pelas chuvas intensas ocorridas no estado./ SulbahiaNews

Acompanhe JUCURU NET também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook, do Youtube, do SoundCloud, e do Twitter

 

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.