Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 7 de abril de 2018

Cela com TV e banho quente espera por Lula seu ocupante vip



Resultado de imagem para Cela com TV e banho quente espera por Lula

Curitiba, 07 - Uma cela especial, com TV, 15 metros quadrados de área e banho quente, espera pelo ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, o berço da Operação Lava Jato.

Após dois dias entrincheirado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, ele saiu à pé e se entregou às 18h40 aos agentes da PF. Passou por exame de corpo de delito no serviço médico da Superintendência de São Paulo, no 10ª andar. De lá, partiu em helicóptero do governo estadual ao aeroporto de Congonhas, onde um monomotor da corporação o esperava. Às 20h46, o avião decolou para a terra da Lava Jato.

Na ordem de prisão, o juiz federal Sérgio Moro determinou que Lula ficasse em uma cela especial na carceragem da PF em Curitiba.

Na cobertura do prédio de quatro andares, no bairro Jardim Santa Cândida, um cômodo que servia de alojamento para policiais de outras cidades, em missão na capital paranaense, foi transformado nos últimos dois meses em cela especial para receber o petista.

O Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, que é unidade prisional do governo do Estado, onde estão a maior parte dos presos provisórios e alguns dos condenados da Lava Jato, foi descartada desde o início.

Como ex-presidente, Lula tem direito a uma cela especial. Cogitou-se um espaço no quartel do Exército, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, mas a hipótese também foi desconsiderada por integrantes do grupo. Segundo apurou a

Agência Estado

a solução consensual foi a sede da PF, que reunia as condições ideais de segurança.

Cárcere

O dormitório na superintendência fica isolado da Custódia, onde estão encarcerados os demais presos da Lava Jato e os presos comuns, no segundo andar do prédio, uma exigência colocada na mesa. Na Custódia, estão hoje dois de seus ex-companheiros e atuais algozes: o ex-ministro Antonio Palocci e o ex-diretor da Petrobrás Renato Duque - ambos colaboradores da Justiça.

O alojamento usado para federais em passagem por Curitiba tem cerca de 3 metros por 5 metros, banheiro próprio, com pia, privada e chuveiro quente, janelas pequenas de vidro, com grades de segurança doméstica. O dormitório contava com três beliches, uma mesa pequena e TV, segundo policiais que já dormiram no local.

O alojamento fica no último andar do edifício, que tem área menor do que os demais e está abaixo do heliponto. O andar é usado pelo Núcleo de Inteligência Policial, que lida com dados sensíveis de investigações.

Havia agentes em missão no alojamento, no início do ano, quando foram comunicados que teriam que deixar o local. Desde então, as beliches foram removidas, a mesa também. Sobrou uma cama e o colhão. As janelas dão acesso ao terraço do edifício, de onde se chega ao heliponto, mas estão isoladas.

Rotina

Apesar de a cela preparada para Lula estar fisicamente isolada da carceragem, o tratamento em relação aos demais presos, caso ele venha a ser detido na PF, deve ser o mesmo dado aos demais presos da carceragem: café com leite e pão com manteiga pela manhã e quentinhas no almoço e na janta, com direito a alimentos especiais levados pela família uma vez por semana, dentro de uma lista pré-estabelecida pela polícia.

Os contatos com os advogados, familiares e horas de banho de sol por dia devem ser os mesmos. Mas isso será decidido por Moro, em sua ordem de prisão, caso seja dada. Será ele também que estipulará se Lula terá que se apresentar em 48 horas, após a ordem, como fez com o último preso da Lava Jato que teve execução de pena cumprida, o ex-presidente da Engevix Gerson de Mello Almada, ou se optará por uma outra medida.

A passagem do ex-presidente pela cela preparada na PF de Curitiba também pode estar limitada aos primeiros dias de cárcere. Cumprida a ordem do TRF-4 por Moro, abre-se um processo de execução penal para Lula e o caso passa para a 12.ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução penal. Um pedido da defesa do ex-presidente levará o juiz da área a analisar se mantém o petista no local ou se o transfere para outra cidade, perto de sua residência.

Filho de Letícia Spiller e Marcelo Novaes é detido no Rio





O filho dos atores Letícia Spiller e Marcelo Novaes, Pedro Novaes, de 19 anos, foi flagrado com porções de maconha e detido por policiais militares do Rio de Janeiro neste sábado (7).

De acordo com o site “UOL”, Pedro, a namorada e mais três amigas foram abordados por policiais que faziam uma blitz. Durante a abordagem a polícia encontrou uma porção de maconha com Pedro e outra com a namorada do rapaz.

Eles foram levados à delegacia onde foram autuados e vão responder pela posse e uso de entorpecentes.

Procurado pelo UOL, Marcelo Novaes ficou surpreso com a notícia e disse que ainda não estava sabendo do incidente./jornalopcao

Leia a íntegra do discurso de Lula antes de ser preso




[Brasil de Fato | São Paulo (SP)] Na tarde deste sábado (7), em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou seu último discurso antes de entregar-se à Policia Federal para cumprir o mandado de prisão emitido pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro nesta semana.

A milhares de pessoas que o acompanhavam desde sexta-feira em vigília, Lula, emocionado, relembrou o início de sua vida política no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e enviou uma mensagem de motivação para os que acreditam em seu projeto político.

Confira, abaixo, a transcrição do discurso histórico:

Em 1979, esse sindicato fez uma das greves mais extraordinárias. E nós conseguimos fazer um acordo com a indústria automobilística que foi talvez o melhor. E eu tinha uma comissão de Fábrica com 300 trabalhadores. E o acordo era bom.

E eu resolvi levar o acordo para Assembleia. E resolvi pedir pra comissão de fábrica ir mais cedo para conversar com a peãozada. E eu fazia assembleia de manhã pra evitar que o pessoal bebesse um pouquinho a tarde, porque quando a gente bebe um pouquinho a gente fica mais ousado.

Mesmo assim não evitava porque o cara levava litro de conhaque dentro da mala e quando eu passava tomava uma ‘dosinha’ para a garganta ficar melhor – coisa que não aconteceu hoje. 

Pois bem, nós começamos a colocar o acordo em votação e 100 mil pessoas no Estádio da Vila Euclides não aceitavam o acordo. Era o melhor possível. A gente não perdia dia de férias, não perdia décimo terceiro e tinha quinze por cento de aumento. Mas a peãozada tava tão radicalizada que queria 83 ou nada. E nós conseguimos. 

E passamos um ano sendo chamado de pelego pelos trabalhadores. A gente, Guilherme, ia na porta de fábrica… [Lula começa a fazer saudações diversas]. Então companheiros e companheiras, nós conseguimos… os trabalhadores não aprovaram o acordo… [interrupção para atendimento médico à pessoa na multidão].  

Eu ia dizendo pra vocês que nós não conseguimos aprovar a proposta que eu considerava boa e o pessoal então passou a desrespeitar a diretoria do Sindicato. Eu ia na porta da fábrica ninguém parava. E a imprensa escrevia: “Lula fala para os ouvidos moucos dos trabalhadores”.

Nós levamos um ano para recuperar o nosso prestígio na categoria. E eu fiquei ṕensando com ar de vingança: “Os trabalhadores pensam que eles podem fazer 100 dias de greve, 400 dias de greve, que eles vão até o fim. Pois eu vou testá-los em 1980”. E fizemos a maior greve da nossa história.

A maior greve. 41 dias de greve. Com 17 dias de greve fui preso e os trabalhadores começaram depois de alguns dias a furar greve e nós então – eu sei que Tuma, eu sei que o doutor Almir eu sei que Teotônio Vilela ia dentro da cadeia e falava assim pra mim: “Ô Lula cê precisa acabar com a greve, cê precisa dar um conselho para acabar com a greve”. E eu dizia: “Eu não vou acabar com a greve. Os trabalhadores vão decidir por conta própria”.

O dado concreto é que ninguém aguentou 41 dias porque na prática o companheiro tinha que pagar leite, tinha que pagar a conta de luz, tinha que pagar gás, a mulher começou a cobrar o dinheiro do pão, ele então começou a sofrer pressão e não aguentou. 

Mas é engraçado porque na derrota a gente ganhou muito mais sem ganhar economicamente do que quando a gente ganhou economicante. Significa que não é dinheiro que resolve o problema de uma greve, não é 5%, não é 10%, é o que está embutido de teoria política de conhecimento político e de tese política numa greve.

Agora, nós estamos quase que na mesma situação. Quase que na mesma situação. Eu tô sendo processado e eu tenho dito claramente: “O processo do meu apartamento, eu sou o único ser humano que sou processado por um apartamento que não é meu”. E ele sabe que o Globo mentiu quando disse que era meu. 

A Polícia Federal da Lava Jato quando fez o inquérito mentiu que era meu, o Ministério Público quando fez a acusação mentiu dizendo que era meu e eu pensei que o Moro ia resolver e ele mentiu dizendo que era meu e me condenou a nove anos de cadeia.

É por isso que eu sou um cidadão indignado, porque eu já fiz muita coisa com meus 72 anos. Mas eu não os perdoo por ter passado para a sociedade a ideia de que eu sou um ladrão. Deram a primazia dos bandidos fazer um pixuleco pelo Brasil inteiro.

Deram a primazia dos bandidos chamarem a gente de petralha. Deram a primazia de criar quase um clima de guerra negando a política nesse país. E eu digo todo dia: nenhum deles, nenhum deles, tem coragem ou dorme com a consciência tranquila da honestidade, da inocência que eu durmo. Nenhum deles. [aplausos].

Eu não estou acima da justiça. Se eu não acreditasse na justiça eu não tinha feito partido político. Eu tinha proposto uma revolução nesse país. Mas eu acredito na justiça, numa justiça justa, numa justiça que vota um processo baseado nos autos do processo, baseado nas informações das acusações, das defesas, na prova concreta que tem a arma do crimeo que eu não posso admitir é um procurador que fez um powerpoint e foi pra televisão dizer que o PT é uma organização criminosa que nasceu para roubar o Brasil e que o Lula, por ser a figura mais importante desse partido, o Lula é o chefe, e portanto, se o Lula é o chefe, diz o procurador, “eu não preciso de provas, eu tenho convicção”.

Eu quero que ele guarde a convicção deles para os comparsas deles, para os asseclas deles e não para mim. Certamente um ladrão não estaria exigindo prova. Estaria de rabo preso com a boca fechada torcendo para a imprensa não falar o nome dele. Eu tenho mais de 70 horas de Jornal Nacional me triturando.

Eu tenho mais de 70 capas de revista me atacando. Eu tenho mais de milhares de páginas de jornais e materias me atacando. Eu tenho mais a Record me atacando. Eu tenho mais a Bandeirantes me atacando, eu tenho a rádio do interior me atacando. E o que eles não se dão conta é que quanto mais eles me atacam mais cresce a minha relação com o povo brasileiro.

Eu não tenho medo deles. Eu até já falei que gostaria de fazer um debate com o Moro sobre a denúncia que ele fez contra mim. Eu gostaria que ele me mostrasse alguma coisa de prova. Eu já desafiei os juízes do TRF-4 que eles fossem prum debate na universidade que ele quiser, no curso que ele quiser, provar qual é o crime que eu cometi nesse país. E eu as vezes tenho a impressão e tenho a impressão porque eu sou um construtor de sonhos.

Eu há muito tempo atrás sonhei que era possível governar esse país envolvendo milhões e milhões de pessoas pobres na economia, envolvendo milhões de pessoas nas universidades, criando milhões e milhões de empregos nesse país, eu sonhei, eu sonhei que era possível um metalúrgico, sem diploma universitário, cuidar mais da educação que os diplomados e concursados que governaram esse país e cuidaram da educação.

Eu sonhei que era possível a gente diminuir a mortalidade infantil levando leite feijão e arroz para que as crianças pudessem comer todo dia.

Eu sonhei que era possível pegar os estudantes da periferia e colocá-los nas melhores universidades desse país para que a gente não tenha juíz e procuradores só da elite, daqui a pouco vamos ter juízes e procuradores nascidos na favela de Heliopólis, nascidos em Itaquera, nascidos na periferia. Nós vamos ter muita gente dos Sem Terra, do MTST, da CUT formados.

Esse crime eu cometi.

Eu cometi esse crime que eles não querem que eu cometa mais. É por conta desse crime que já tem uns dez processos contra mim. E se for por esses crimes, de colocar pobre na universidade, negro na universidade, pobre comer carne, pobre comprar carro, pobre viajar de avião, pobre fazer sua pequena agricultura, ser microempreendedor, ter sua casa própria. Se esse é o crime que eu cometi eu quero dizer que vou continuar sendo criminoso nesse país porque vou fazer muito mais. Vou fazer muito mais.

[Povo começa a gritar “Lula, guerreiro do povo brasileiro]

Companheiros e companheiras, eu em 1990, em 1986 eu fui o deputado constituinte mais votado na história do país. E nós, ficamos descobrindo, que dentro do PT, Manuela, companheiros, o Ivan era do PT na época, havia uma desconfiança que só tinha poder no PT quem tinha mandato..

Quem não tivesse mandato era tido… [começa a fazer saudações]. Então companheiros, quando eu percebi que o povo desconfiava que só tinha valor no PT quem era deputado, Manoela e Guilherme sabe o que eu fiz? Deixei de ser deputado.

Porque eu queria provar ao PT que ia continuar sendo a figura mais importante do PT sem ter mandato porque se alguém quiser ganhar de mim no PT só tem um jeito: é trabalhar mais do que eu e gostar do povo mais do que eu, porque se não gostar não vai ganhar. Pois bem: nós agora estamos num trabalho delicado. Eu talvez viva o momento de maior indignação que um ser humano vive.

Não é fácil o que sofre a minha família. Não é fácil o que sofrem meus filhos. Não é fácil o que sofreu a Marisa e eu quero dizer que a antecipação da morte da Marisa foi a safadeza e a sacanagem que a imprensa e o Ministério Público fizeram contra ela. Eu tenho certeza. Essa gente eu acho que não tem filho, não tem alma e não tem noção do que sente uma mãe ou um pai quando vê um filho massacrado, quando vê um filho sendo atacado.

Eu então, companheiros, resolvi levantar a cabeça. Não pense que eu sou contra a Lava Jato não. A Lava Jato, se pegar bandido, tem que pegar bandido mesmo que roubou e prender. Todos nós queremos isso. Todos nós a vida inteira dizíamos: “Só prende pobre, não prende rico”. Todos nós dizíamos.

E eu quero que continue prendendo rico. Eu quero. Agora qual é o problema? É que você não pode fazer julgamento, subordinado à imprensa. Porque no fundo, no fundo, você destrói as pessoas na sociedade, na imagem da pessoas e depois os juízes vão julgar e vão dizer “eu não posso ir contra a opinião pública tá pedindo pra caçar”.

Quem quiser votar com base na opinião pública largue a toga e vá ser candidato a deputado, escolha um partido político e vá ser candidato. Ora, a toga ela é o emprego vitalício.

O cidadão tem que votar apenas com base nos autos do processo, aliás eu acho que ministro da Suprema Corte não deveria dar declaração de como vai votar. Nos EUA termina a votação e você não sabe em quem o cidadão votou exatamente para que ele não seja vítima de pressão.

Imagina um cara sendo acusado de suícidio e não tenha sido ele o assassino. O que a família do morto quer? Que ele seja morto, que ele seja condenado. Então o juíz tem que ter, diferentemente de nós, a cabeça mais fria, mais responsabilidade de fazer a acusação ou de condenar.

O Ministério Público é uma instituição muito forte. Por isso esses meninos que entram muito novo fazem um curso direito e depois faz três anos de concurso porque o pai pode pagar, esses meninos precisavam conhecer um pouco da vida, um pouco de política para fazer o que eles fazem na sociedade brasileira. Tem uma coisa chamada responsabilidade.

E não pense que quando eu falo assim eu sou contra. Eu fui presidente e indiquei quatro procuradores e fiz discurso em todas as posses e eu dizia: “Quanto mais forte for a instituição mais responsável os seus membros tem que ser”.

Você não pode condenar a pessoa pela imprensa para depois julgá-la. Vocês estão lembrados de que quando eu fui prestar depoimento lá em Curitiba, eu disse para o Moro: “Você não tem condições de me absolver porque a globo tá exigindo que você me condene e você vai me condenar.

Pois bem, eu acho que tanto o TRF-4, quanto o Moro, a Lava Jato e a Globo, eles têm um sonho de consumo. O sonho de consumo é que primeiro, o Golpe, não terminou com a Dilma. O golpe só vai concluir quando eles conseguirem convencer que o Lula não possa ser candidato a presidência da república em 2018.

Não é que eu não vou ser, eles não querem que eu participe porque existe a possibilidade de cada um se eleger, eles não querem o Lula de volta porque pobre na cabeça deles não ṕode ter direito. Não pode comer carne de primeira. Pobre não pode andar de avião. Pobre não pode fazer universidade. Pobre nasceu, segundo a lógica deles, para comer e ter coisas de segunda categoria.

Então, companheiros e companheiras, o outro sonho de consumo deles é a fotografia do Lula preso. Ah, eu fico imaginando o tesão da Veja colocando a capa comigo preso. Eu fico imaginando o tesão da Globo colocando a minha fotografia preso. Eles vão ter orgasmos múltiplos.

“Eles decretaram a minha prisão. E deixa eu contar uma coisa pra vocês: eu vou atender o mandado deles. E vou atender porque eu quero fazer a transferência de responsabilidade. Eles acham que tudo que acontece neste país acontece por minha causa.

Eu já fui condenado a 3 anos de cadeia porque um juiz de Manaus entendeu que eu não preciso de arma, eu tenho uma língua ferina, então precisa me calar, porque se não me calar, ele vai continuar falando frases como eu falei, t´a chegando a hora da onça beber água, e os camponeses mataram um fazendeiro e eles achavam que era a senha.

Eles já tentaram me prender por obstrução de justiça, não deu certo. Eles agora querem me pegar numa prisão preventiva, que é uma coisa mais grave, porque não tem habeas corpus. O Vaccari já tá preso há três anos. O Marcelo Odebrecht gastou R$ 400 milhões e não teve habeas corpus.

Eu não vou gastar um tostão. Mas vou lá com a seguinte crença: eles vão descobrir pela primeira vez o que eu tenho dito todo dia. Eles não sabem que o problema deste país não chama-se Lula, o problema deste país chama-se vocês, a consciência do povo, o partido dos trabalhadores, o PCdoB, o MST, o MTST, eles sabem que tem muita gente.

E aquilo que a nossa pastora disse, e eu tenho dito em todo discurso, não adianta tentar de me impedir de andar por este país, porque tem milhões e milhões de boulos, de manuelas, de dilmas rousseffs neste país para andar por mim. Não adianta tentar acabar com as minhas idéias, elas já estão pairando no ar e não tem como prendê-las. Não adianta parar o meu sonho, porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês e pelos sonhos de vocês. Não adianta achar que tudo vai parar o dia que o Lula tiver um enfarte, é bobagem, porque o meu coração baterá pelos corações de vocês, e são milhões de corações.

Não adianta eles acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque eu não sou um ser humano, sou uma idéia, uma idéia misturada com a idéia de vocês, e eu tenho certeza que companheiros como os sem-terra, o MTST, os companheiros da CUT e do movimento sindical sabem, e esta é uma prova, esta é uma prova, eu vou cumprir o mandado e vocês vão ter de se transformar, cada um de vocês, vocês não vão se chamar chiquinho, zezinho, joãozinho, albertinho…

Todos vocês, daqui pra frente, vão virar Lula e vão andar por este país fazendo o que você tem que fazer, e é todo dia! Todo dia! Eles tem de saber que a morte de um combatente não para a revolução. Eles tem de saber.

Eles tem de saber que nós vamos fazer definitivamente uma regulação dos meios de comunicação para que o povo não seja vítima das mentiras todo santo dia. Eles têm de saber que vocês, quem sabe, são até mais inteligentes que eu, e queimar os pneus que vocês tanto queimam, fazer as passeatas, as ocupações no campo e na cidade; parecia difícil a ocupação de São Bernardo, e amanhã vocês vão receber a notícia que vocês ganharam o terreno que vocês invadiram.

Companheiros, eu tive chance, agora, eu estava no Uruguai, entre Livramento e Vera, e as pessoas diziam assim, ô, Lula, você finge que vai comprar um “uisquizinho”, e você vai para o Uruguai com o Pepe Mujica e vai embora e não volta mais, pede asilo político. Você pode ir na embaixada da Bolívia, do Uruguai, da Rússia, e de lá você fica falando… Eu não tenho mais idade.

Minha idade é de enfrentá-los com olho no olho e eu vou enfrentá-los aceitando cumprir o mandado. Eu quero saber quantos dias eles vão pensar que tão me prendendo e quantos mais dias eles me deixarem lá mais lulas vão nascer neste país e mais gente vai querer brigar neste país, porque numa democracia, não tem limite, não tem hora para a gente brigar.

Eu falei para os meus companheiros: se dependesse da minha vontade eu não ia, mas eu vou porque eles vão dizer a partir de amanhã que o lula tá foragido, que o lula tá escondido, e não!

Eu não to escondido, eu vou lá na barba deles pra eles saberem que eu não tenho medo, que eu não vou correr, e para eles saberem que eu vou provar minha inocência. Eles têm de saber isso. E façam o que quiserem. Façam o que quiserem. Eu vou pegar uma frase que eu peguei em 1982 de uma menina de 10 anos em catanduva, e essa frase não tem autor. Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais poderão deter a chegada da primavera.

E a nossa luta é em busca da primavera. Eles tem de saber que nós queremos mais casa, mais escola, nós queremos menos mortalidade, nós não queremos repetir a barbaridade que fizeram com a marielle no rio de janeiro. Não queremos repetir a barbaridade que se faz comm meninos negros neste país. Não queremos mais a mortalidade por desnutrição neste país.

Não queremos mais que um jovem não tenha esperança de entrar numa universidade, porque este país é tão cretino, que foi o ultimo país do mundo a ter uma universidade. O último! Todos os países mais pobres tiveram, porque eles não queriam que a juventude brasileira estudasse. E falavam que custava muito; é de se perguntar quanto custou não fazer há 50 anos atrás.

Eu quero que vocês saibam que eu tenho orgulho, profundo orgulho, de ter sido o único presidente da república sem ter um diploma universitário, mas sou o presidente da república que mais fiz universidade na história deste país para mostrar para essa gente que não confunda inteligência com a quantidade de anos na escolaridade, isso não e inteligência, é conhecimento.

Inteligência é quando você tem lado, inteligência é quando você não tem medo de discutir com os companheiros aquilo que é prioridade, e a prioridade é garantir que este país volte a ter cidadania.

Não vão vender a petrobras! Vamos fazer uma nova constituinte! Vamo revogar a lei do petróleo que eles tão fazendo! Não vamos deixar vender o BNDES, não vamos deixar vender a Caixa, não vamos deixar destruir o Banco do Brasil! E vamos fortalecer a agricultura familiar, que é responsável por 70% do alimento que nós comemos neste país.

E com essa crença, companheiros, de cabeça erguida, como eu to falando com vocês, que eu quero chegar lá e dizer ao delegado: estou à disposição. E a história, daqui a alguns dias, vai provar que quem cometeu crime foi o delegado que me acusou, foi o juiz que me julgou e foi o Ministério Público que foi leviano comigo. Por isso companheiros, eu não tenho lugar no meu coração pra todo mundo, mas eu quero que vocês saibam que se tem uma coisa que eu aprendi a gostar neste mundo é da minha relação com o povo.

Quando eu pego na mão de um de vocês, quando eu abraço um de vocês… porque agora eu beijo homem e mulher igualzinho, não mistura mais… Quando eu beijo um de vocês, eu não to beijando com segundas intenções, eu to beijando porque quando eu era presidente, eu dizia: eu vou voltar pra onde eu vim.

E eu sei quem são meus amigos eternos e quem são os eventuais. Os de gravatinha, que iam atrás de mim, agora desapareceram. E quem está comigo são aqueles companheiros que eram meus amigos antes de eu ser presidente da república.

É aquele que comia rabada no Zelão, que comia frango com polenta no Demarchi, é aquele que tomava caldo de mocotó no Zelão, esses continuam sendo nossos amigos. São que tem coragem de invadir terreno pra fazer casa, são aqueles que têm coragem de fazer uma greve contra a previdência, são aqueles que ocupam no campo pra fazer uma fazenda produtiva, são aqueles que na verdade precisam do estado.

Companheiros, eu vou dizer uma coisa pra vocês. Vocês vão perceber que eu vou sair desta maior, mais forte, mais verdadeiro, e inocente, porque eu quero provar que eles é que cometeram um crime, um crime político de perseguir um homem que tem 50 anos de história política, e por isso eu sou muito grato. Eu não tenho como pagar a gratidão, o carinho e o respeito que vocês tem dedicado a mim nesses anos todos.

E quero dizer a vocês Guilherme, e à Manuela, a vocês dois, que para mim é motivo de orgulho pertencer a uma geração, que está no final dela, ver nascer dois jovens disputando o direito de ser presidente da república neste país.

Por isso, grande abraço, e podem ficar certos: esse pescoço aqui não baixa, minha mãe já fez o pescoço curto pra ele não baixar, e não vai baixar, porque eu vou sair de lá de cabeça erguida e de peito estufado porque eu vou provar a minha inocência. Um abraço companheiros, obrigado, mas muito obrigado, pelo que vocês me ajudaram, um beijo, querido, muito obrigado!/UOL

Primo do ex-presidente Lula morre ao ser baleado em assalto no Agreste





Um primo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morreu na manhã desta sábado (7), em um hospital de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, após ser baleado durante uma tentativa de assalto na noite da sexta-feira (6), em Garanhuns. Sandoval Ferreira de Melo, de 70 anos, foi alvejado por dois tiros dentro de um bar. O idoso era filho de Ananias, irmão de dona Lindu, mãe do Petista.

As informações são da Rádio Jornal.

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, o crime aconteceu na Avenida Santa Rosa, no bairro de Heliópolis. Dois bandidos chegaram armados e anunciado o assalto, pedindo dinheiro e celulares aos clientes do estabelecimento. Neste momento, Sandoval reagiu ao assalto e entrou em luta corporal com um dos marginais. No embate, vários disparos foram efetuados.

De acordo com o repórter Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal de Garanhuns, Sandoval foi atingido por um tiro na barriga e outro, no tórax. O idoso foi socorrido e levado para o Hospital Dom Moura, na cidade onde o crime aconteceu.

Diante da gravidade dos ferimentos, entretanto, o Sandoval foi transferido para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Ainda de acordo com apuração do repórter Eduardo Peixoto, os médicos constataram a morte do primo do ex-presidente no final da manhã deste sábado.

Após a confusão que acabou baleando o idoso, os criminosos fugiram do local e ainda não foram identificados. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Pernambuco.


A reportagem da TV Jornal entrou em contato com a assessoria de imprensa do Partido dos Trabalhadores para saber se o ex-presidente Lula foi informado sobre a morte de Sandoval, mas ainda não teve resposta.

Prisão de Lula

A morte de Sandoval acontece no mesmo dia em que é esperada a prisão do ex-presidente, Lula, condenado em primeira e segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato. Para o juiz Sérgio Moro, Lula recebeu, da construtora OAS, um triplex no litoral paulista em troca de benefícios em contratos com a Petrobrás.

A prisão de Lula foi decretada no final da tarde de quinta-feira (5), depois que um habeas corpus preventivo da defesa do petista foi negado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente foi para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde permanece até a tarde deste sábado./ne10

Moro diz a TV que não havia razão para adiar prisão de Lula



[Moro diz a TV que não havia razão para adiar prisão de Lula]


O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, respondeu às críticas feitas por apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que foi muito açodado ao determinar o cumprimento da prisão do ex-presidente, na última quinta (5).

Moro deu uma entrevista nesta sexta (6) a uma emissora de TV chinesa, a CGTN America, pertencente à China Global Television Network, que transmite em inglês. Segundo o juiz, não havia razão para adiar o cumprimento da sentença.

"Ele [Lula] foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção. É preciso executar a sentença. Simples assim. Não vejo qualquer razão específica para adiar mais", disse o magistrado na entrevista, em Curitiba. A entrevista já estava marcada antes da decisão de Moro de mandar prender o ex-presidente.

O juiz admitiu que não se sente "confortável" em tratar do caso.

"Eu recebi o ofício do TRF-4 [Tribunal Regional Federal da 4ª Região] ordenando a prisão e simplesmente a cumpri. Não tenho escolha se não cumprir a ordem", afirmou Moro. 

O juiz disse ainda que a prisão e condenação de Lula, são importantes, mas que é preciso olhar de maneira mais ampla para a questão da corrupção na Petrobras, origem das investigações da Lava Jato.

"Acho que ainda está cedo para saber se ele vai se entregar ou se a polícia vai ter que realizar a prisão. Mas eles estão trabalhando", afirmou o magistrado.

Moro vem sendo atacado por partidários e advogados do ex-presidente Lula por não ter aguardado o julgamento de novos embargos de declaração na sentença que condenou o petista a 12 anos e 1 mês de prisão no caso do tríplex de Guarujá (SP).

A decisão surpreendeu inclusive à Polícia Federal, que esperava que a ordem de prisão ocorresse apenas no início desta semana.

Entrevistas

No momento em que a Operação Lava Jato completa quatro anos, Moro começou a se expor mais em entrevistas à televisão, hábito que nunca teve.


Na semana passada, o juiz deu uma entrevista ao vivo ao programa "Roda Viva",da TV Cultura, em que defendeu a prisão após a condenação em segunda instância e mandou um recado à ministra Rosa Weber, do STF, voto decisivo para a rejeição do habeas corpus para o petista na madrugada da última quinta (5). Moro foi assessor de Rosa no julgamento do mensalão./bocaonews

Teixeira: Após denúncia via SICOM o PETO/ROTAM apreende drogas no Santa Rosa de Lima





Teixeira de Freitas: No início da noite desta sexta-feira, 06 de abril, o Sistema Integrado de Comunicação (SICOM) recebeu uma denúncia anônima, informando que uma residência localizada na Rua Luxemburgo, no Bairro Santa Rosa de Lima, era usada como ponto de armazenamento e comercialização de drogas (boca de fumo). Diante dos fatos, uma equipe do PETO/ROTAM saiu em diligência até o local para apurar a denúncia.

Os militares chegaram na residência e solicitaram a presença de um responsável pelo imóvel. Ao serem atendidos, informaram sobre a denúncia e tiveram a entrada autorizada. Os militares realizaram buscas e encontraram debaixo de uma colchão, 03 porções de "maconha". Segundo a mulher que estava no imóvel, ela não sabia da existência da droga no local.

Os militares apuraram e descobriram que a droga pertencia a Henrique Paraíso Galvão, que já cumpriu pena no CPTF e que não foi encontrado durante a ação policial. As 03 porções de maconha e 01 fita adesiva foram apreendidas e, juntamente com a irmã do suspeito, foram encaminhadas e apresentadas na sede da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas.

O caso foi apresentado ao delegado Maderson Souza Dias, que ouviu os militares, a irmã do suspeito e realizou a apreensão das drogas. As drogas foram encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica e o caso foi encaminhado para o Núcleo de Homicídio e Tráfico (N.H.T), que deverá pedir a prisão de Henrique./LiberdadeNews

Vendedor da Coca Cola e dono de distribuidora são mortos dentro de estabelecimento comercial em Porto Seguro



Foto; Radar64


Luciano Novaes de Oliveira e Laércio de Jesus Santos, estavam dentro de uma distribuidora de bebidas que fica localizada na Rua do Campinho em frente ai Colégio Frei Calixto, no bairro Baianão, quando três homens chegaram e sem dizer nada, dois deles sacaram as armas e abriram fogo contra as vítimas.

Luciano que segundo informações era vendedor da Coca Cola e Lércio, dono da distribuidora, foram atingidos por vários tiros de pistola Ponto 40, chegaram a ser socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), depois para o hospital Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiram aos ferimentos.

A polícia ainda não sabe se Luciano também era alvo dos atiradores, ou morreu porque estava no lugar errado e na hora errada. Segundo a polícia, Laercio pertencia ao alto comando de uma facção criminosa com atuação em Porto Seguro.

Conforme moradores, Laércio era o dono da distribuidora, localizada na Rua do Campinho, em frente ao Colégio Frei Calixto. Luciano, ainda de acordo com as informações, trabalhava no centro de distribuição da Coca-Cola e estaria no local fazendo uma entrega.

A polícia ainda não sabe se ele também seria alvo dos assassinos. Laércio, informou a polícia, seria membro de alta patente de uma facção criminosa da cidade. Autoria e motivação do duplo homicídio ainda são desconhecidas.

A polícia vai investigar a autoria e motivação do duplo homicídio./bahiaextremosul

Autorizada construção de policlínica regional em Vitória da Conquista





O Governo do Estado concretizou mais um passo para viabilizar o acesso mais rápido da população aos serviços de saúde no sudoeste do estado. Em visita a Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, nesta sexta-feira (6), o governador Rui Costa (PT) autorizou o início imediato das obras de construção da Policlínica Regional de Saúde da região de Vitória da Conquista.

O equipamento contará com investimento de R$ 22,6 milhões e oferecerá atendimento para 18 especialidades.

A policlínica contará com salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, e uma sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

Até o momento, 28 municípios fazem parte do consórcio de saúde que irá utilizar os serviços da policlínica. A unidade atenderá a demanda de 648 mil baianos.

Lula ignora ordem de prisão e advogados negociam sua entrega



Resultado de imagem para lula preocupado

Os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva negociavam nesta sexta-feira (6) uma saída acordada para a crise gerada com a decisão do ex-presidente de ignorar o prazo estabelecido pelo juiz Sérgio Moro para se entregar na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

"Está havendo uma conversa na polícia com os advogados do ex-presidente, e o partido está acompanhando. A ideia é evitar que o juiz decrete a prisão preventiva, o que agravaria a situação. Mas ainda não tem nada concluído", disse à AFP o deputado Carlos Zarattini, do Partido dos Trabalhadores (PT), que está com Lula na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

O prazo para Lula se entregar voluntariamente à Polícia Federal terminou às 17h00. Em Curitiba foi preparada uma cela especial com 15 metros quadrados para recebê-lo.

Esta manhã, sua defesa havia apresentado um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tentativa de bloquear a ordem de prisão, alegando que ela foi emitida sem que o TRF4, que o condenou em segunda instância, analisasse as objeções apresentadas contra a rejeição inicial dos recursos.

Mas o ministro Félix Fischer, do STJ, negou o pedido.

O ex-presidente (2003-2010) está desde a noite de quinta-feira na sede do Sindicato, no São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Nos arredores da sede do Sindicato, os manifestantes - milhares durante o dia - zelam por seu líder, aos gritos de "Lula Livre!", e decididos a protegê-lo de qualquer tentativa de prisão.

Neste sábado, quando a falecida esposa de Lula, dona Marisa Letícia faria 68 anos, será celebrada no edifício uma missa em sua memória, informaram fontes do PT.

Segundo a imprensa, Lula poderia se entregar após esta cerimônia, embora também possa tentar resistir no local durante todo o fim de semana.

- "Lula Livre" versus "Foragido" -

Em uma demonstração da polarização que tomou conta do país, tanto seus seguidores reunidos em frente ao Sindicato, quanto seus críticos, concentrados perante a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, fizeram uma contagem regressiva antes das 17h00, quando venceu o prazo para se apresentar à Justiça.

Quando a hora chegou, os primeiros explodiram em gritos de "Resistência!" e "Lula livre!", enquanto os segundos repetiam "Foragido!".

Entre os que protestavam contra Lula estava Roberto Silva, professor de 49 anos, fantasiado de médico e com nariz de palhaço.

"Estamos aqui para evitar que mais um condenado fique doente e que não possa cumprir a pena e saia ileso mais uma vez, fazendo a gente de palhaço", declarou.

"Lula é um símbolo muito importante da esquerda nacional. E eu sou totalmente contrário à visão de mundo deles", disse Igor Merchert, empresário autônomo de 27 anos em Curitiba.

Mas em frente ao Sindicato, a determinação era a tônica.

"Eu vou ficar. Não tenho medo. O meu medo é que o Brasil volte atrás com Lula preso. Eu não era nada e, graças a Lula, montei uma pequena empresa. Eu devo isso a ele", disse Sérgio de Paula, dono de uma transportadora.

"Estamos aqui para resistir até o fim. Lula não será preso e voltará a ser presidente para ajudar o povo", afirmou Renata Swiecik, caixa desempregada de 31 anos, mãe de quatro filhos.

Lula, que presidiu o Brasil entre 2003 e 2010, foi condenado a doze anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro por ter recebido um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, da empreiteira OAS em troca de contratos na Petrobras.

- Lula "não é foragido" -

A assessoria de comunicação do juiz Sérgio Moro explicou que Lula não pode ser considerado foragido.

"Foi dada a oportunidade para que se apresentasse à Justiça sem a necessidade de a polícia ter que intervir. Mas todo mundo sabe onde está, não está escondido, nem foragido", informou a assessoria à AFP.

"Só pode ser considerado com pedido de busca ou foragido se a polícia o procurar e não conseguir localizá-lo", destacou.

A situação de Lula é complexa penal e eleitoralmente.

Se for preso, ele poderia fazer pré-campanha da prisão até a Justiça eleitoral invalidar sua candidatura, a princípio em agosto, quando estudar as candidaturas, visto que a lei da Ficha Limpa impede que condenados em segunda instância tenham direito a disputar eleições.

O Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra (MST) iniciou uma campanha de bloqueio de rodovias para expressar sua "indignação contra a iminente prisão do companheiro Lula".

Segundo a Agência Brasil, pelo menos oito dos 27 estados do país registraram piquetes em estadas, a maioria no nordeste - reduto eleitoral de Lula -, mas também no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

PF e Lula negociam termos de rendição



Resultado de imagem para Lula

Dois emissários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negociam com a Polícia Federal os termos de rendição para que o petista seja preso. Ainda não há uma decisão sobre como será o procedimento a ser adotado.

O canal de comunicação entre a defesa de Lula e a PF, uma das exigências do despacho do juiz Sérgio Moro, foi aberto no final da tarde de ontem. Pela PF, quem negocia é o delegado Igor Romário de Paulo, chefe da Lava Jato em Curitiba.

O ex-presidente tinha até as 17h desta sexta-feira, 6, para se entregar após a expedição do mandado de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro no processo do triplex, que rendeu ao petista uma condenação de 12 anos e um mês de reclusão.

A PF não realiza prisão após as 18h, mas policiais ouvidos disseram ao Estado que caso o ex-presidente resolva se entregar é possível recebê-lo em São Paulo para depois fazer sua remoção para Curitiba.

O avião da PF já se encontra no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Congonhas. Nesta sexta, 6, as duas partes se falaram após o término do prazo dado por Moro

O Estado apurou que, em um primeiro momento, os interlocutores de Lula afirmaram que o petista estava à disposição da PF, mas que ele não iria se entregar. ‘Que venham me pegar’, disse a um aliado.

A posição do petista era de que a PF teria que buscá-lo no lendário Sindicato dos Metalúrgicos, onde fez carreira.

Entretanto, Uma fonte da PF afirmou ao Estado que a sinalização dos interlocutores do petista era de que Lula se entrega, mas dentro do ‘tempo’ dele.

Um petista que está no Sindicato dos Metalúrgicos com o ex-presidente disse que ele irá se entregar e que os últimos detalhes estão sendo ajustados com os aliados mais próximos.

Juiz decreta internação de adolescente de 17 anos que tentou matar o pai em Vereda






Teixeira de Freitas: Nesta sexta-feira, 06 de abril, a Polícia Civil de Vereda, representada e comandada pelo delegado Manoel Andreetta, apresentou para Audiência de Custódia, o adolescente de 17 anos que tentou matar a pauladas o próprio pai. O crime aconteceu no dia 03 de abril, por volta das 22h00, na Rua da Macaca, no Bairro Novo, em Vereda.

No dia seguinte, o delegado e sua equipe foram a campo e apreenderam o autor, que em posse de um cabo de enxada, atingiu o seu pai Ernildo Santos Anacleto, 46 anos de idade. Segundo relatos de testemunhas e de familiares, o pai vinha cobrando uma mudança de postura do filho, para que ele deixasse o envolvimento com o tráfico de drogas. Diante disso, houve discussões, resultando na agressão.

O senhor Ernildo foi socorrido até o Hospital Municipal de Vereda e como houve suspeita de traumatismo crânioencefalico, o mesmo foi transferido para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). O adolescente foi apresentado ao Juiz de Direito, Dr. Argenildo Fernandes, que decretou a internação do menor.


O juiz determinou 03 anos de internação com avaliação de comportamento a cada 06 meses. O menor segue detido na sede da 8ª COORPIN e será recambiado para unidade de ressocialização para menores infratores em Salvador./LiberdadeNews

‘Batinga é sempre a última em tudo, uma bagunça que só', diz morador revoltado com administração Zulma Pinheiro uma das piores prefeitas da região



Resultado de imagem para Batinga - BA


A comunidade de Batinga, distrito pertencente ao município de Itanhém, tem usado redes sociais para mostrar sua indignação contra a gestão da família Pinheiro, que tem Zulma Pinheiro como prefeita, e os irmãos dela, Newton Pinheiro, que é secretário de Infraestrutura e também secretário de Administração, e Álvaro Pinheiro, que é secretário de educação, mas parece ser quem, de fato, comanda o município.

Com as escolas paralisadas, pela continuidade da greve dos trabalhadores da educação, que, inclusive, reivindicam transporte e merenda de qualidade, os batinguenses ainda têm de enfrentar vários outros problemas. Um cidadão, indignado com toda situação do local, conversou com a redação do MedeirosDiaDia e, através do aplicativo WhatsApp, nos enviou algumas imagens e elencou os problemas que necessitam de solução rápida.

Segundo ele, há quase dois meses foi solicitada a substituição de uma porta de vidro da Unidade de Saúde local, quebrada por marginais durante um assalto, que a administração improvisou uma porta de madeira, que está lá até hoje.  O problema é que a porta esta solta, é pesada, não fecha direito e oferece risco de cair em cima de algum paciente.

  Outra reclamação da comunidade é acerca da falta de limpeza urbana e do mato que tem tomado conta das ruas.  



No esporte, a indignação é com o caso do ginásio, que ficou fechado por 10 meses para reforma, mas que ainda está sem as marcações no piso, e não possui rede de proteção. Além disso, os desportistas reclamam da desorganização dos coordenadores, que deixam os times fora dos eventos esportivos da região. Recentemente, a quadra foi cedida, pela prefeitura, para a estadia de um circo, o que impediu a prática dos “babas”. Uma foto montagem, onde, no lugar do ginásio, aparece uma lona de circo, e com a frase: “sem esporte, ginásio vira circo. Obrigado, Zulma! Batinga agradece”, circulou nas redes.


“É buraco em chão de escola, ruas abandonadas, posto de saúde com porta com armengo, é carros locados, é circo dentro de ginásio, uma bagunça que só, até as fotocélulas de Batinga foram desviadas para Salomão, Batinga é sempre a última em tudo”, disse o morador.


Por fim, no início desta semana, os moradores foram surpreendidos com a instalação de uma academia de saúde, na praça do Clube Social, onde os aparelhos de ginástica foram instalados sem a devida estrutura, em meio ao barro e ao mato, o que pode comprometer a segurança de quem usa e a vida útil dos equipamentos.


Diante de tanto barulho da comunidade, que clama pela atenção do Poder Executivo, Zulma e seus irmãos, até agora, se mantiveram como surdos, e nada fizeram para amenizar a situação de Batinga./medeirosdiadia

Prefeita garante aumento de 6,81% e evita paralisação dos professores de Medeiros Neto





A prefeita de Medeiros Neto, Jádina Paiva (PPS), determinou o aumento de 6,81% para os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino, evitando que as aulas no município fossem paralisadas por três dias, a partir do próximo dia 11.

A delegacia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), de acordo com a diretora Eliene Miranda Silva Queiroz, desde o início do ano vem dialogando com o Executivo, na tentativa de fazer com que o município cumprisse a Lei do Piso Nacional. Na verdade, todo ano, no mês de janeiro, o governo federal reajusta o salário dos professores. Paralelo a isso a União faz a complementação do piso, o que garante aos municípios a efetivação do reajuste.

Mas, ainda de acordo com a diretora, o município alegava insuficiência de recursos. Foi aí que a delegacia sindical da APLB contratou um técnico para fazer um diagnóstico dos recursos que a prefeitura de Medeiros Neto recebe do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Após a conclusão do diagnóstico, segundo a diretora sindical, foi confirmado que o município teria condições de reajustar o salário dos educadores. E, após três reuniões sem consenso da diretoria da APLB com representantes do Executivo, a categoria, em assembleia, decidiu encaminhar à prefeita Jádina Paiva a seguinte Proposta: “Pagamento do reajuste de 6,81% na folha de pagamento do mês de março e o retroativo dos meses de janeiro e fevereiro, respectivamente nos meses de abril e maio e, além disso, o pagamento, no mês de março, da diferença do terço de férias dos secretários e auxiliares de secretaria escolar”.

De acordo com a diretora sindical, a proposta da APLB foi rejeitada pela prefeita, que fez a seguinte contraproposta à categoria: “Pagar 3% de reajuste no mês de março e a diferença do terço de férias dos secretários e auxiliares de secretaria”. A contraproposta da prefeita Jádina Paiva foi submetida à análise da categoria e rejeitada por maioria absoluta, no dia 27 de março, em assembleia extraordinária. Nessa mesma assembleia foi aprovada uma paralisação dos servidores da educação para os dias 10, 11 e 12 de abril.

O interessante é que, mesmo a categoria tendo rejeitado a proposta, o município pagou, no mês de março, os 3% para os professores e também a diferença do terço de férias para os secretários. Mas, mesmo assim, a categoria manteve a proposta de paralisação.

Na última quarta-feira (4), entretanto, o Executivo, segundo a diretora sindical da APLB, procurou a promotora de Justiça Michele Aguiar Silva Resgala e foi, a partir daí que, ao final, ainda segundo a diretora sindical, ficou acordado que o município fará o pagamento da diferença dos 3,81% do Piso Nacional nesse mês de abril e o pagamento respectivamente em abril e maio, do retroativo dos meses de janeiro e fevereiro. Assim, a paralisação foi suspensa.

“Estamos vivendo momentos de tanta instabilidade e insegurança que a nossa luta maior hoje não é nem tanto por adquirir novos direitos, mas sim, por não perder direitos já adquiridos”, disse Eliene Miranda.

FOTO: Reunião na promotoria./aguapretanews

Definitivo: Prefeito ACM Neto anuncia que não é candidato



Resultado de imagem para ACM Neto anuncia que não é candidato



O prefeito ACM Neto anunciou oficialmente, no fim da manhã desta sexta-feira (6), que não vai ser candidato ao governo do Estado e permanecerá no Palácio Thomé de Souza até o fim do mandato, em 31 de dezembro de 2019. O comunicado ocorreu durante o lançamento da obra da primeira etapa da urbanização da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

“Eu tenho que deixar nesse momento o meu coração falar e peço a cada um aqui que compreenda as palavras que vão ouvir agora do seu prefeito. Vivi nos últimos dias momentos muito intensos na minha vida. Talvez os momentos mais difíceis da minha vida profissional. Meu nome, naturalmente, passou a ser cogitado para disputar o Governo do Estado da Bahia.

Todo baiano que ama a sua terra. Todo baiano que quer ver o seu estado crescendo e se desenvolvendo e que sonha com uma Bahia que possa ser respeitada no país, todo baiano que tem na sua veia o amor verdadeiro pela nossa terra, teria orgulho e o prazer de ser governador desse estado. 

Quando eu acompanhei, a partir de 1991, o trabalho de meu avô, como governador, a primeira vez eu não era nascido, a segunda eu era muito pequeno, mas a terceira vez foi a oportunidade que eu tive de acompanhar o trabalho dele.

Apesar de eu ter 12, 13 anos, foi ali que eu decidi ser político. Então, em nome dele, olhando para ele, eu disse que um dia, quando eu crescer, eu quero ser gual a ele. 

Ouvi meus amigos, ouvi minha família e a decisão que eu tomei ela foi tomada ouvindo o meu coração. E eu quero dizer a vocês que o meu coração me impede nesse momento de deixar a Prefeitura de Salvador. Não tem a ver com política. Tem a ver com vida. E é a vida de 3 milhões de habitantes”, confirmou o democrata, aos prantos.

ACM Neto prometeu aos seus aliados que vai tentar convencer José Ronaldo de Carvalho, a deixar a administração de Feira de Santana para encarar o desafio. O seu vice Bruno Reis também seria outra saída./metro1

Ato a favor de Lula fecha BR-101 em Teixeira de Freitas



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre


Movimentos ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) fecharam a BR-101, no Trevo de Teixeira de Freitas na manhã desta sexta-feira, 6 de abril.

O ato pró-Lula acontece em mais de 50 rodovias em todo o país. De acordo com integrantes do movimento, não há previsão para reabertura das rodovias.

Filas de engarrafamento se formaram ao longo das rodovias. A Polícia Rodoviária Federal- PRF acompanha o protesto que até o momento segue pacificamente.


O protesto acontece devido a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou nesta quinta-feira, 5, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no Caso do tríplex em Guarujá (SP).

A pena foi definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em de 12 anos e um mês de prisão, com início em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Por determinação de Moro, Lula tem até as 17horas desta sexta-feira, para se apresentar voluntariamente à sede da Polícia Federal em Curitiba./sulbahianews

Caravelas: Homem se afoga no Rio Caravelas na tarde do dia 03 e corpo é encontrado





Caravelas: Na tarde da última terça-feira, 03 de abril, um homem acabou se afogando no Rio Caravelas. Foram realizadas buscas e o corpo do mesmo foi encontrado por volta das 07h00 da última quinta-feira (05).

O corpo foi reconhecido e identificado como sendo de Aluziano dos Santos Costa, 29 anos de idade, natural de Caravelas e que residia no Sítio Nova Esperança, zona ribeirinha de Caravelas.

O corpo foi retirado da água e o caso informado a Polícia Civil, e o delegado titular de Caravelas, Gilvan de Meireles, emitiu guia de remoção e o corpo foi encaminhado para o IML de Itamaraju, onde foi submetido à necropsia.

Logo após, o corpo foi liberado aos familiares para velório e sepultamento./LiberdadeNews

Governo Temer é aprovado por 5% e reprovado por 72%, diz Ibope



Resultado de imagem para PESQUISA DE TEMER


Avaliação do governo Temer, segundo o Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (5) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (MDB):

Ótimo/bom: 5%
Regular: 21%
Ruim/péssimo: 72%
Não sabe/não respondeu: 2%
Na última pesquisa do Ibope sobre avaliação do governo, feita em dezembro, 74% o consideravam "ruim/péssimo"; 19%, "regular"; e 6% avaliavam como "bom/ótimo".

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 22 e 25 de março e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios.

A pesquisa foi feita antes da deflagração pela Polícia Federal da Operação Skala, que prendeu amigos do presidente.

O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quarta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, levada em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Maneira de governar
A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira de governar do presidente da República:


Aprovam: 9%
Desaprovam: 87%
Não souberam ou não responderam: 4%
No levantamento divulgado em dezembro, 9% aprovavam e 88% desaprovavam.

Aprovação por áreas

Outro tópico da pesquisa foi a avaliação dos entrevistados sobre áreas de atuação do governo:

Segurança Pública

Aprovam: 14%
Desaprovam: 84%
Educação

Aprovam: 18%
Desaprovam: 80%
Saúde

Aprovam: 87%
Desaprovam: 12%
Taxa de juros

Aprovam: 10%
Desaprovam: 85%
Combate ao desemprego




Aprovam: 13%
Desaprovam: 85%./G1

Suspeito de furtar moto é preso após ser agredido por populares em Medeiros Neto





Por volta das 14:40 da última quarta-feira (04) o agricultor Shirlando Coelho Sales, de 53 anos, teve sua moto furtada, no trevo de acesso ao povoado de Juracitaba, km 18 da BA - 290, município de Medeiros Neto.

À Polícia Militar, a vítima disse que havia deixado a motocicleta, uma Dafra, apache 150, preta, placa policial NTW - 6603 licenciados em Medeiros Neto, estacionada às margens da BA290 por, aproximadamente, 15 minutos e que, quando retornou, a moto já não estava no local.

Após a guarnição ter realizado rondas no distrito de Juracitaba e proximidades da Usina Santa Maria, moradores das proximidades informaram que havia visto uma moto, com as mesmas características, sendo guiada no sentido de Medeiros Neto, onde também realizaram rondas, na tentativa de localizar a moto. Sem lograr êxito, os policiais orientaram a vítima a registrar um boletim de ocorrência, na Delegacia local, para que fossem tomadas as devidas providências.

Mas o caso tomou outro rumo, pois, por volta das 20 horas, a PM foi solicitada para intervir uma briga generalizada que estava acontecendo na Praça da Bíblia, Centro de Medeiros Neto, e, quando a guarnição chegou ao local, se deparou com o dono da moto e mais 3 populares que capturaram e imobilizaram o jovem Henrique Medeiros Barros, de 19 anos, que estava em posse da moto furtada.

Agredido pelos quatro homens, Henrique foi levado ao Hospital Municipal de Medeiros Neto, onde foi atendido pelo médico plantonista; Ele apresentava edema na testa, um leve corte no rosto do lado esquerdo e ferimentos na região da cabeça. A motocicleta foi conduzida para o pátio da 44ª CIPM de Medeiros Neto.

Após o atendimento hospitalar, os envolvidos foram encaminhados para a Sede de Coordenadoria Regional de Polícia do Interior - 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas e apresentados à delegada plantonista. O veículo foi devolvido ao legítimo dono e Henrique Medeiros Barros ficou preso à disposição da justiça./Medeiros Dia Dia

Ex-candidato está desaparecido deste a última quarta-feira (04)





Nesta quinta-feira (05), a família de Jhonata de Jesus Ferreira de 20 anos, compareceu no Complexo Policial de Eunápolis, para comunicar o desaparecimento, do jovem que é morador do bairro Juca Rosa.

Jhonata foi candidato a vereador pelo PR, nas últimas eleições em Eunápolis, onde obteve 80 votos. O jovem foi visto pela última vez na quarta-feira (04), por volta das 10h00, no bairro Juca Rosa em uma moto Honda/Biz de cor vermelha, placa NSZ-2919 que tomou emprestado a uma amiga.

Familiares se encontram desesperados a procura do jovem. Caso alguém tenha alguma informação do paradeiro do mesmo, entre em contato agora mesmo pelos telefones; 98138-7707, 3281-4990./AtlanticaNews

Bombeiros vão analisar câmeras de segurança em buscas por médica no ES



Médica Jaqueline Colodetti desapareceu nesta terça-feira, 3 de abril, na BR-262 (Foto: Reprodução/Facebook)
Médica Jaqueline Colodetti desapareceu nesta terça-feira, 3 de abril, na BR-262 (Foto: Reprodução/Facebook)


Quase 50 pessoas estão envolvidas nas buscas da médica Jaqueline da Penha Colodeti, desaparecida desde terça-feira (3), quando voltava de Santa Leopoldina, onde trabalha, para Cariacica, onde mora. As buscas foram retomadas na manhã desta quinta-feira (5).

O Corpo de Bombeiros solicitou acesso as câmeras de monitoramento dos pontos comerciais ao longo da BR-262 na localidade de Domingos Martins e Marechal Floriano, na região Serrana do Espírito Santo.

O Corpo de Bombeiros informou que organizou cinco grupos formados por voluntários, familiares e militares, totalizando 47 pessoas. Também foram usados carros, botes, caiaques e cães farejadores.

Uma equipe de voluntários fez buscas pela BR-262, de Marechal Floriano até Venda Nova do Imigrante, em todos os pontos por onde viram a médica passar.

Outras duas equipes fizeram o percurso de Marechal até a ponte do Rio Jucu, local onde a médica ficou parada por duas horas, segundo testemunhas. Um grupo também desceu o Rio Jucu de bote.

Três equipes do Corpo de Bombeiros percorrem os 12 km da estrada de Biriricas, local onde a médica foi vista no dia do desaparecimento à noite.

O percurso foi dividido em três pontos que são percorridos a pé pelos bombeiros.

Desaparecimento

A médica saiu de casa, em Campo Grande, às 8h30 de terça-feira. Imagens de segurança da garagem do prédio onde ela mora mostram a cardiologista saindo para trabalhar.

Médica Jaqueline Colodetti vestia caça jeans e blusa marrom no dia que desapareceu, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/Videomonitoramento)
Médica Jaqueline Colodetti vestia caça jeans e blusa marrom no dia que desapareceu, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/Videomonitoramento)

A família começou as buscas e encontrou o carro da médica fechado, com todos os pertences dentro, em uma estrada próximo à ponte do Rio Jucu, entre Viana e Domingos Martins.

Moradores de um sítio da região viram a médica dentro do carro estacionado. Dois moradores contaram que ela ficou parada dentro do carro por cerca de duas horas.

A família acredita que Jaqueline possa ter sofrido um apagão e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Pessoas Desaparecidas (DPD).



Quem tiver informação que ajude a família pode ligar para os números: 3336-0924 ou 99946-4428./G1 ES

quinta-feira, 5 de abril de 2018

A prisão do Ex - presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá a acontecer a qualquer momento



Resultado de imagem para Luiz Inácio Lula da Silva


O juiz Sergio Moro decretou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde desta quinta-feira (5). Moro determinou que Lula se apresente até as 17h de sexta (6) à Superintendência da Polícia Federal no Paraná, em Curitiba. O petista foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Expeçam-se, portanto, como determinado ou autorizado por todas essas Cortes de Justiça, inclusive a Suprema, os mandados de prisão para execução das penas contra José Adelmário Pinheiro Filho [Leo Pinheiro], Agenor Franklin Magalhães Medeiros e Luiz Inácio Lula da Silva

"Relativamente ao condenado e ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão", afirma Moro, em seu decreto.

Em entrevista à rádio BandNews, um dos advogados de Lula, José Roberto Batochio, informou ter a "impressão" de que, "sem dúvida nenhuma, ele [Lula] não se ausentará" de se apresentar à PF como determinado por Moro. Batochio reforçou que o ex-presidente é "respeitoso em relação ao Poder Judiciário e à Lei".

O magistrado afirmou ainda que não há como a defesa do ex-presidente protelar a execução da pena. "Hipotéticos embargos de declaração de embargos de declaração constituem apenas uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico", diz trecho do despacho. Moro determinou que Lula fique em uma sala especial na sede da PF no Paraná e que não seja algemado.

Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física"

Apesar de o caso ainda não ter passado por todas as instâncias da Justiça, Lula deverá ser preso devido ao entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), adotado em 2016, de que o início do cumprimento da pena após a segunda instância não viola o princípio constitucional da presunção de inocência. A defesa contesta este entendimento no próprio Supremo e quer conseguir que Lula recorra em liberdade.

O ex-presidente pode tentar reverter sua condenação no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF. Para chegar aos tribunais superiores, estes recursos dependem de um julgamento de admissibilidade ainda no TRF-4, para verificar se cabe o seguimento do processo para as outras instâncias. 

Resultado de imagem para Luiz Inácio Lula da Silva

Quem faz essa avaliação é a vice-presidente do tribunal, desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère. Lula foi condenado por receber propina de R$ 2,2 milhões da construtora OAS

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.