Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de janeiro de 2020

Homem é brutalmente assassinado a pauladas e corpo é encontrado no Bairro São Lourenço em Teixeira





Teixeira de Freitas: O corpo de um homem foi encontrado em área de vegetação no final da manhã deste sábado, 18 de janeiro, no Bairro São Lourenço, em Teixeira de Freitas. A Central do CICOM/190 foi comunicada por populares, que encontraram a vítima, em uma área de vegetação na localidade conhecida como baixada da Rua André Medeiros, que fica na divisa entre os Bairros São Lourenço e Arco Verde.

thumbnail_DSC_0622.jpg

Uma guarnição do PETO foi enviada para local, e constatou a veracidade dos fatos, comunicando ao delegado de plantão, Charlton Bortolini, que se deslocou, juntamente com uma equipe do DPT para realização do levantamento cadavérico e perícia no local. Segundo informações preliminares, aparentemente o corpo foi desovado no local onde foi encontrado.

thumbnail_DSC_0623.jpg

A polícia acredita que a vítima foi morta a pauladas na região da face (rosto), cabeça e nas costas onde havia marcas múltiplas de agressão. A vítima não portava documentos de identificação, e trajava uma blusa vermelha e uma bermuda tactel, de cor escura. Os peritos observaram ainda que ele tem uma cicatriz grande de um corte na coxa da perna direita.

thumbnail_DSC_0602.jpg

O corpo foi removido para o IML, onde passará por necropsia, ficando posteriormente à disposição para reconhecimento de familiares. Um inquérito será aberto para apurar a motivação e possível identificação dos autores, já que a forma pela qual o corpo foi encontrado, a perícia deduz que mais de uma pessoa teria cometido a ação, jogado o corpo naquele local./Liberdadenews

Justiça manda cancelar concurso da PM em toda a Bahia



Justiça manda cancelar concurso da PM em toda a Bahia


A Justiça mandou cancelar os concursos que selecionariam soldados para a Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros e oficiais de Saúde da PM. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17) pela Defensoria Pública da Bahia, que fez o pedido. O órgão alega falhas nos editais dos certames. Mesmo com a decisão, da desembargadora Dinalva Gomes, as provas já marcadas para os dias 19 e 26 deste mês estão mantidas.

A sentença proferida na última quinta-feira (16) determinou a suspensão do concurso após a realização das provas. Isso, segundo o texto, é necessário até o julgamento final do mérito, que não tem data para acontecer. De acordo com argumentação enviada pela Defensoria, os editais citados "violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursandos homens".

Entre os temas do edital questionados pela Defensoria estão a exigência de exames ginecológicos admissionais considerados invasivos, a impossibilidade de remarcação do Teste de Aptidão Física (TAF) para gestantes, a desproporcionalidade das vagas quanto ao gênero e o momento da comprovação da idade máxima para aprovação no concurso./TH

Após discussão aberta pela Rádio Educadora, prefeitura de Itamaraju diz que vai recorrer de decisão sobre plantio do eucalipto



Após discussão aberta pela Rádio Educadora, prefeitura de Itamaraju diz que vai recorrer de decisão sobre plantio do eucalipto


Após grande repercussão acerca de uma decisão da Justiça que autorizou o plantio de eucalipto em grande escala em Itamaraju, o prefeito do município Marcelo Angênica (PSDB), divulgou nota no fim da tarde desta sexta-feira, dia 17 de janeiro, afirmando que logo após a medida ser oficializada em seu gabinete, ele recorrerá ao Tribunal de Justiça da Bahia (TBJA).

Em Itamaraju existe a Lei Municipal 583 de 2001, que restringe o plantio de eucalipto a 5 por cento do território do município e a 2 por cento nas áreas planas e agricultáveis. Diante da restrição um grupo de produtores rurais ingressou com um mandado de segurança na Vara Cível de Itamaraju e nesta semana a juíza Lívia Figueiredo julgou procedente o pedido.

A magistrada em sua decisão levou como base o direito à propriedade e escreveu que a alegação de proteção ambiental não tinha sustentação legal, pois essa finalidade seria da União e dos Estados. “Diante do exposto julgo procedente o pedido formulado pelo impetrante para, reconhecendo a inconstitucionalidade dos Artigos 1º e 3º da Lei Municipal 583 de 2001, conceder a segurança pretendida em caráter definitivo, determinar que o impetrado (município de Itamaraju) seja compelido a expedir certidão de uso do solo e ocupação do solo em favor do impetrante, satisfeitos os demais requisitos para a prática do ato”, decidiu.

Após essa decisão a Rádio Educadora abriu um debate com a população e trouxe aos seus estúdios alguns especialistas no assunto, a exemplo do vereador Egnaldo Fernandes e suplente de vereador Juniex Santos. O assunto virou o principal dessa última semana em Itamaraju e o prefeito Marcelo Angênica começou a ser pressionado a recorrer.

A questão é tão polêmica que alguns articuladores políticos de Angênica chegaram a afirmar publicamente que se ele não adotasse medidas jurídicas para impedir a monocultura, sua reeleição estaria comprometida. E nesta sexta-feira (17) a assessoria de imprensa do governo municipal enviou nota à Rádio Educadora e ao Teixeira Hoje, onde condena algumas notícias supostamente falsas que o gestor estaria envolvido com a liberação e informando que logo ser citado da decisão, recorrerá. “A Prefeitura Municipal de Itamaraju em respeito à população e à imprensa regional, vem a público esclarecer e repudiar a divulgação de notícias falsas e caluniosas que o município é o responsável pela liberação do plantio de eucalipto. Isso não passa de “Fake News”, não corresponde a verdade dos fatos”.

E segue: “Alguns produtos rurais, individualmente, ingressaram com um mandado de segurança contra o município de Itamaraju, alegando inconstitucionalidade da Lei Municipal que estabelece limites para o plantio de eucalipto. A juíza da Vara Civil de Itamaraju acatou o mandado de segurança. Diante do exposto o município de Itamaraju passa ser réu no processo”.

E garante: “A administração municipal ainda não foi notificada da decisão, mas segundo informou a Procuradoria, assim que receber a citação e começar a cortar os prazos legais, o município entrará com recurso para que essa decisão seja revista no Tribunal de Justiça”.

Segundo o advogado e professor Luciano Porto, se quiser recorrer, o município tem dois recursos à disposição pra atacar essa decisão. Pode agravar da liminar (entrar com recurso de agravo) ou requerer uma Suspensão de Execução da Liminar, direto na presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Ainda de acordo com Porto, que é especialista em direito público, há possibilidade de 99% dessa última ação ter êxito./TH

ITAMARAJU | Três adultos e uma criança ficam feridos em acidente em estrada vicinal





Uma colisão entre duas motocicletas em uma estrada vicinal que dá acesso ao distrito de Campo Alegre, em Itamaraju, deixou quatro pessoas feridas. O acidente ocorreu no início da noite desta sexta-feira (17).

Transeuntes que passavam pelo local notificaram a central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que prontamente encaminhou uma equipe avançada até a localidade. De acordo com informações, uma das vítimas estava inconsciente, no entanto, recebeu os primeiros atendimentos e posteriormente junto com as outras foram destinadas para o Hospital Municipal de Itamaraju.

As vítimas foram identificadas por Carleane dos Santos Oliveira, Hélio de Jesus Oliveira, Edilson Santos Gonçalves Xavier e uma criança de apenas 3 anos de idade.

A policia tomou conhecimento e registrará o caso nas próximas horas. Mas as motocicletas envolvidas ficaram destruídas, as causas do acidente deverão ser apuradas./IN

Bebê declarado morto em hospital é encontrado chorando em necrotério



[Bebê declarado morto em hospital é encontrado chorando em necrotério ]


Um bebê de 48 dias, que teve a morte declarada em um hospital de Foz do Iguaçu, no Paraná, foi encontrado chorando cinco horas depois em um necrotério da cidade. Os pais da criança registraram boletim de ocorrência e a Polícia Civil investiga o caso, que foi registrado no último domingo (12).

Apesar dos esforços, a criança morreu na segunda-feira (13) após sofrer duas paradas cardíacas. Gabriela Moraes, mãe do bebê, disse que levou o filho ao hospital pois ele estava sentindo desconforto abdominal e refluxo após ingerir uma fórmula à base de leite em pó, receitada pelo pediatra para ajudar a ganhar peso.

Bebê declarado morto em hospital é encontrado chorando em necrotério

“Ele estava tomando soro no meu colo e de repente começou a chorar muito de dor e apagou no meu colo, parou de respirar”, relatou Gabriela sobre o momento. Depois disso, a equipe médica tentou fazer a reanimação de Theo por 40 minutos, mas acabou declarando a morte do bebê por broncoaspiração.

Algum tempo depois veio a notícia de que o menino estava vivo, pois funcionários do necrotério escutaram o choro dele. Desta forma, os pais decidiram transferi-lo para outro hospital, mas a criança morreu na manhã seguinte./medeirosdiadia

Saúde Após mortes, Anvisa proíbe venda de cervejas Backer



[Após mortes, Anvisa proíbe venda de cervejas Backer]

AAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na noite desta sexta-feira (17), a interdição, por 90 dias, de todas as cervejas da Backer que tenham validade de agosto de 2020 em diante.

Com a determinação, a agência proíbe a venda desses lotes, cuja data de fabricação coincide com a das mercadorias contaminadas.

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a medida vale por 3 meses, ou até que a cervejaria comprove que seus produtos não oferecem mais qualquer risco à saúde.

O ministério da Agricultura já havia determinado o recolhimento de todos os rótulos produzidos pela Backer.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou na tarde de quinta-feira (16) que identificou as substâncias dietilenoglicol e monoetilenoglicol em oito rótulos produzidos pela Backer, de Belo Horizonte.


Segundo o portal G1, quatro pessoas morreram. Em um dos casos, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais confirmou intoxicação por dietilenoglicol após consumo da cerveja; outras três mortes estão em investigação./ principal

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

"Políticos viraram chave de porta de cadeia", afirma Jaques Wagner





O senador Jaques Wagner (PT) fez um desabafo na porta da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, nesta quinta-feira, 16, ao ser questionado sobre uma delação que envolve o seu nome e o do governador Rui Costa, em relação a construção de um prédio da Petrobras, em Salvador.

"Sentimento de tristeza pelos caminhos que parte do MP e do judiciário têm tomado. Isso é ridículo, um absurdo. Sou citado, não passei nem na porta daquela obra, não tive nada haver com isso, não sei nada disso"afirma o senador.

Wagner crítica também o instituto da delação e a forma como elas estão sendo conduzidas. "Os políticos viraram chave de porta de cadeia. O Cidadão rouba para caramba, compra seus iates, seus carros de luxo. E depois, para sair (da cadeia) diz que fez isso para ajudar fulano, e ciclano", critica o senador do PT.

Wagner revela que se encontrará com o seu advogado nesta quinta para tratar do assunto e desafia a justiça a fazer uma acareação, colocando ele e os delatores frente a frente.

"Pega os delatores e colocam na minha frente para eles dizerem onde foi que me deram dinheiro", desafia o parlamentar./Atarde

Teixeirense assassinada em Nanuque/MG é reconhecida por familiares e corpo é trazido para Teixeira




Teixeira de Freitas: Familiares da teixeirense encontrada morta às margens do Rio Mucuri, na cidade de Nanuque/MG, no último final de semana, fazem o reconhecimento do corpo, sendo a vítima identificada como, Alexandra de Jesus Correia, que tinha 33 anos, e era dependente química.

O corpo de Alexandra foi trasladado para Teixeira de Freitas, e sepultado nesta quinta-feira, 16 de janeiro, no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Nova Teixeira.

Segundo informações, a vítima era conhecida por populares próximo onde o corpo foi encontrado, como "Alexandra de Teixeira", e ainda segundo informações, ela foi encontrada com uma corda em volta do pescoço, e com mãos e pés amarrados, além de aproximadamente 10 perfurações no corpo de algo corto-contundente tipo faca, e um corte no pescoço possivelmente provocado, também, pela faca.

A nossa equipe obteve informações que a Polícia Civil Mineira, da cidade de Nanuque, está investigando o caso, e que existem dois irmãos, que são suspeitos de terem cometido o crime./Liberdadenews

Caminhonete da ICMBio capota em rodovia que liga Itamaraju a Prado




Uma caminhonete da ICMBio capotou durante a manhã desta quinta-feira 16/01 na BA-489 rodovia que liga os municípios de Itamaraju a Prado.

A caminhonete L-200 de cor branca com placa PBF-4950 seguia pela via quando o condutor teria perdido o controle da direção e acabou capotando.

Apesar do susto, cupantes tiveram ferimentos leves, a caminhonete será removida a qualquer momento./cocobongo

STF veta tentativa de Moro de utilizar Polícia Rodoviária Federal em operações


Resultado de imagem para STF veta tentativa de Moro de utilizar Polícia Rodoviária Federal em operações"


O Supremo Tribunal Federal vetou o trecho da portaria do Ministério da Justiça que determinava que a Polícia Rodoviária Federal passasse a participar de operações de investigação e inteligência. A liminar é do ministro Marco Aurélio.

Moro quer que Polícia Rodoviária Federal participe de investigações Divulgação/PRF Segundo o ministro, novas atribuições para a corporação só podem ser criadas por lei. E, segundo Marco Aurélio, a portaria vai muito além de apenas criar novos desdobamentos de tarefas que a PRF já faz.

"As atribuições inscritas na portaria ministerial revelem tão somente desdobramentos do feixe de competência inerente à natureza da Polícia Rodoviária Federal. Trata-se de verdadeira ampliação de atribuições desse órgão", afirma na decisão.

Para o ministro, o ministro Sergio Moro "incursionou por campo reservado ao Congresso Nacional".

A Portaria 739/2019 prevê a atuação da PRF em operações de natureza ostensiva, investigativa, de inteligência ou mistas para fins de investigação de infrações penais ou de execução de mandados judiciais, em atuação conjunta com outros órgãos responsáveis pela segurança pública e pela defesa social do país.

O pedido de liminar foi feito pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). A entidade afirma que a portaria afronta os princípios da eficiência e da supremacia do interesse público.

Além disso, ressalta que cria cenário de insegurança jurídica ao prever, de maneira genérica, que as operações conjuntas poderão ocorrer em “áreas de interesse da União”, sem especificar quais seriam essas áreas./conjur

Mais uma ponte é incendiada em Guaratinga; polícia investiga



Mais uma ponte é incendiada em Guaratinga; polícia investiga

Parte de uma ponte de madeira que liga os distritos de Cajuíta e Barra Nova, em Guaratinga, foi incendiada na madrugada desta quinta-feira (16). A ponte ficou parcialmente interditada, mas alguns motoristas se arriscam e ainda passam com veículos de passeio no local.

De acordo com o site Bahia Dia a Dia a Polícia Civil da cidade, informou o caso à prefeitura Guaratinga. Ainda não há detalhes do autor da ação.

Essa é a segunda ponte de madeira da cidade que é queimada em quatro dias. O primeiro caso ocorreu no último domingo (12), na BA-283, na ponte que liga Guaratinga ao distrito de Buranhém, além das cidades do norte de Minas Gerais.


Sobre a ponte incendiada nesta quinta (16), a prefeitura informou que ela fica sobre o rio dos Frades e é conhecida como a Ponte Represa. Essa ponte é o único acesso aos distritos de Cajuíta e Barra Nova. Em Cajuíta tem cerca de mil moradores e em Barra Nova, outros 500 habitantes./TH

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Prado: Homem é executado a tiros de pistola 9mm na porta de sua residência no distrito de Corumbau





Prado: Um homem foi executado a tiros na porta de sua residência, no distrito de Corumbau, município de Prado, no início da noite desta quarta-feira, 15 de janeiro. A Central do CICOM/190 foi informada sobre a ocorrência de disparos de arma de fogo, e que uma vítima teria sido atingida, e estava caída em via pública, sendo na Avenida Itamaraju, no centro da comunidade.

KZLH0552.JPG

Foi deslocada uma guarnição da cidade do Prado para averiguar as informações, constatado o homicídio consumado. A vítima foi identificada como Wilian Cézar Pereira dos Santos, 46 anos. Segundo informações, dois suspeitos teriam chegado em um veículo modelo VW/Gol, de cor prata, em sua residência, chamaram pela vítima, e posteriormente efetuaram vários disparos, que lhe atingiram nas costas, tórax, braço, perna e um tiro de confere na cabeça.

Várias cápsulas de cartuchos de calibre 9mm foram encontradas no local. O fato foi comunicado ao delegado titular do município, Kléber Gonçalves, que solicitou a remoção do corpo ao IML. O corpo foi removido pelo Agente Público, Anderson Barbosa, para o IML de Itamaraju, onde irá passar por necropsia, sendo liberado para os familiares posteriormente.

CALT3246.JPG

O caso será investigado pelo delegado Kléber Gonçalves e sua equipe./Liberdadenews

Latrocida que matou “Zezinho de Ibirapuã” é condenado a 25 anos e 04 meses de prisão





Ibirapuã: Foi julgado na manhã desta quinta-feira, 16 de janeiro, no Fórum da Comarca de Ibirapuã, pelo juiz, Dr. Marcus Aurelius Sampaio, os acusados Uécio Colatino Lima e Henrique Lima Mateus, sendo que o Uécio foi condenado a uma pena de 25 (vinte e cinco) anos e 04 (quatro) meses, e 360 dias-multa pelo crime de latrocínio e ocultação de cadáver. O Uécio é o autor do latrocínio contra o funcionário público, José Carlos Paim, vulgo Zezim, com quem tinha um relacionamento homoafetivo.

No dia 09 de setembro de 2017, na cidade de Ibirapuã, após a festa do Vaqueiro, o Uécio matou a vítima para roubar o seu veículo Fiat/Pálio. Uécio foi preso no dia 28 de setembro de 2017, na cidade de São Mateus. O corpo de Zezinho foi encontrado 04 dias após o crime, depois que a polícia chegou ao primo do acusado, Henrique Lima Mateus. O Henrique levou a Polícia até a Comunidade Juazeiro, na zona rural de Ibirapuã, próximo a uma plantação de eucalipto, onde o corpo foi enterrado.

O réu Henrique Lima Mateus foi condenado a 1 (um) ano e 1 (um) mês e 30 dias-multa que foi substituída por prestação de serviço à comunidade por ter ajudado o seu primo Uécio Colatino a ocultar o cadáver da vítima em uma plantação de eucalipto e por favorecimento pessoal ao dar fuga ao criminoso. O réu Uécio Colatino Lima se encontra custodiado no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), desde a sua prisão no Espírito Santo, e continuará preso para cumprimento da pena.

Entenda o caso

José Carlos Paim, era morador de Ibirapuã, funcionário público, e desapareceu na madrugada de sábado, 09 de setembro de 2017  Após o sumiço de José Carlos,  familiares e amigos  se mobilizaram  nas redes sociais tentando encontrá-lo. O jovem estava em um Pálio branco, e foi visto na comunidade de Juazeiro com um jovem que tem passagens pela polícia por furto de moto.

Na terça feira (12), a polícia deteve o primo do suspeito, Henrique Lima, vulgo "Negão" e na quarta-feira (13), “Negão” confessou que ajudou o primo a enterrar o "Zezinho", como a vítima era conhecida. Segundo Negão, o primo chegou com Zezinho, já morto dentro do carro e disse que se ele não o ajudasse a enterrar, ele o mataria também.


Após confessar o crime, Negão levou a polícia até onde a vítima estava enterrada em uma cova rasa, dentro de uma plantação de eucaliptos em um local de difícil acesso. O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas onde passou por exames de necropsia. Segundo o acusado, Zezinho foi morto a pauladas./Liberdadenews

Estudo contesta uso de maconha no tratamento da dependência de cocaína





O uso recreativo de maconha como estratégia de redução de danos para dependentes de crack e cocaína em reabilitação pode não ser eficaz, é o que mostra uma pesquisa brasileira publicada na revista Drug and Alcohol Dependence. Dados do artigo indicam que o consumo da erva piorou o quadro clínico dos pacientes, em vez de amenizar, como esperado, a ansiedade e a fissura pela droga aspirada ou fumada em pedra (crack).

O estudo acompanhou um grupo de dependentes por seis meses após a alta da internação voluntária de um mês no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP). Os pesquisadores do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) e do Laboratório de Neuroimagem dos Transtornos Neuropsiquiátricos (LIM-21) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) constataram que a maconha prejudica as chamadas funções executivas do sistema nervoso central, relacionadas, entre outras atividades, com a capacidade de controlar impulsos.

“Nosso objetivo é garantir que políticas públicas para usuários de drogas sejam baseadas em evidências científicas. Quando as políticas de redução de danos foram implementadas no Brasil, para usuários de cocaína e crack, não havia comprovação de que seriam benéficas. Os resultados deste estudo descartam completamente essa estratégia para dependentes de cocaína”, disse um dos autores do artigo, Paulo Jannuzzi Cunha, professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador do LIM-21.

Foram incluídos na pesquisa 123 voluntários divididos em três grupos: dependentes de cocaína que fizeram uso recreativo da maconha (63 pessoas), dependentes de cocaína que não consumiram a erva (24) e grupo controle (36), composto por voluntários saudáveis e sem histórico de uso de drogas. 

Os primeiros resultados mostraram que um mês após receberem alta, 77% dos dependentes de cocaína que fumaram maconha mantiveram a abstinência. Já entre aqueles que não fizeram uso de maconha, 70% não tiveram recaídas.

Mas três meses após a internação a situação se inverteu e a estratégia de redução de danos mostrou-se pouco efetiva. Entre os que não fumaram maconha, 44% permaneceram sem recaídas, enquanto só 35% dos que fizeram uso recreativo da maconha mantiveram-se abstinentes. Ao fim dos seis meses de acompanhamento, permaneceram sem recaídas 24% e 19% dos voluntários, respectivamente, mostrando que os pacientes que usavam maconha acabaram recaindo mais no longo prazo.

“Os resultados desbancam a hipótese de que o uso recreativo de maconha evitaria recaídas e ajudaria na recuperação de dependentes de cocaína. Um quarto daqueles que não fumaram maconha conseguiu controlar o impulso de usar cocaína, enquanto só um quinto não teve recaída entre os que supostamente se beneficiariam da estratégia de redução de danos. O uso pregresso de maconha não traz melhoras de prognóstico no longo prazo, o estudo até sugere o contrário”, disse o psiquiatra Hercílio Pereira de Oliveira Júnior, primeiro autor do artigo.

Prejuízo cognitivo
De acordo com os resultados, os dois grupos de dependentes de cocaína em reabilitação apresentaram déficits neurocognitivos importantes em tarefas que incluíam memória operacional, velocidade de processamento, controle inibitório, flexibilidade mental e tomada de decisão, quando comparados ao grupo controle.

Porém, aqueles que fizeram uso recreativo de maconha apresentaram resultados ainda piores em relação às chamadas funções executivas – relacionadas à capacidade de sustentar a atenção em determinados contextos, memorizar informações e elaborar ou planejar comportamentos mais complexos. Também apresentaram lentidão no processamento mental e maior dificuldade para frear impulsos. Durante todo o projeto foram realizados testes cognitivos e exames de neuroimagem. Os voluntários também fizeram exames de urina para verificar o eventual uso de drogas.

“Um dos limitadores do nosso estudo foi a impossibilidade de analisar o tipo de maconha usada pelos voluntários. Era a droga que eles consumiam em casa ou no seu contexto social”, disse Cunha.

Um preparado de maconha é composto por pelo menos 80 tipos diferentes de canabinóides. Dois deles têm maior relevância: o THC, associado aos efeitos de relaxamento da droga, à dependência e a danos neurológicos; e o canabidiol, que poderia modular os efeitos do THC. “Nosso trabalho não envolveu uma avaliação específica dos possíveis efeitos do canabidiol, que pode até ter potencial terapêutico, mas se apresenta em proporção muito menor na maconha fumada e é muito difícil de ser extraído puro da Cannabis”, disse.

Segundo o professor Cunha, isolar o canabidiol é uma das linhas de pesquisa para entender melhor se um comprimido contendo canabidiol pode ter resultados em dependentes de cocaína. “O problema é que, primeiro, é muito difícil isolar o canabidiol para realmente fazer uma medicação efetiva, porque geralmente os remédios vem com o THC, então mesmo remédios com canabidiol vendidos, por exemplo, nos EUA e na Europa, têm também um teor de THC alto, e o THC piora o quadro do paciente”, reforçou.

Dados do artigo também indicam que, quanto mais precoce foi o uso de maconha e cocaína na vida dos dependentes, maiores as chances de recaída durante a reabilitação por cocaína. “Trabalhos anteriores demonstraram que a precocidade prejudica o neurodesenvolvimento e a organização de importantes redes neurais no cérebro. Portanto, a exposição precoce à maconha teria um prognóstico pior não só em relação à própria maconha, como também a outras substâncias”, disse Oliveira Júnior.

Redução de danos
O uso de substâncias como a metadona (narcótico do grupo dos opioides) tem sido considerado uma estratégia de redução de danos eficaz na reabilitação de dependentes de heroína e outras drogas injetáveis, atingindo, desde os anos 1990, determinado sucesso em diferentes países.

Com base nos resultados com dependentes de heroína, trabalhos anteriores não controlados vinham sustentando a hipótese de que o uso recreativo da maconha poderia ser também uma estratégia eficaz na redução da fissura em dependentes de cocaína e crack. “Isso resultou, inclusive, na implementação de organizações na área de redução de danos e políticas públicas que indicavam o uso da maconha fumada como estratégia para redução da ansiedade e fissura pelo uso de cocaína. Nosso estudo contradiz esse tipo de estratégia”, disse Oliveira Júnior.

Cunha explica que a diferença de resultados na política de redução de danos entre usuários de heroína e cocaína ou crack se dá pelas peculiaridades de cada droga. “A abstinência por heroína traz sintomas corporais, fisiológicos e biológicos muito rapidamente. Se o usuário fica sem um opioide, começa a suar frio, passar mal, pode ter convulsões e problemas físicos graves”, disse.

O pesquisador afirma que uma estratégia farmacológica de redução de danos que ajude na remissão dos sintomas e que seja um passo intermediário até que o paciente consiga se manter abstinente é completamente apropriada.

“Já o usuário de cocaína em abstinência vai ter mais sintomas de humor, como irritabilidade e depressão. Pode ter uma depressão logo após cessar o uso, mas nada equiparável aos efeitos físicos observados em usuários de drogas injetáveis. Por isso, nesse caso, são importantes as estratégias comportamentais que ensinam o paciente a lidar melhor com as emoções e o ajudam a se manter sem uso de drogas, sendo bem mais eficientes em longo prazo”, disse.

De acordo com os pesquisadores, as abordagens mais indicadas são terapia cognitivo-comportamental, manejo de contingências (reforço de comportamentos desejáveis) e o tratamento médico-psiquiátrico de eventuais doenças associadas, como depressão, transtornos de ansiedade e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)./bahiaextremosul

3ª fase do asfalto da rodovia Itamaraju/Jucuruçu será licitada em março, garante secretário






 Em Salvador, onde cumpre agenda política buscando investimentos para Itamaraju, o pré-candidato a prefeito pelo PSD, Luiz Mário, visitou na tarde dessa terça-feira (14) de janeiro, o secretário estadual de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, um dos principais nomes do primeiro escalão do Governo do Estado, a fim de viabilizar obras de infraestrutura para a cidade e cobrar a conclusão do asfaltamento da Rodovia BA 284, que liga os municípios de Itamaraju e Jucuruçu.


A audiência foi agendada pelo deputado federal Paulo Magalhães (PSD), que participou da conversa.

Atendendo ao pleito do prefeiturável do PSD de Itamaraju, o secretário Marcus Cavalcanti informou que providenciará já para o mês de março o processo de licitação para contratação da empresa que realizará a terceira e última etapa da obra de asfaltamento da rodovia, que compreende aproximadamente 36km, do distrito de Pau d’Alho à sede do município de Itamaraju. “Luiz Mário veio me cobrar notícias da conclusão da estrada que liga Itamaraju a Jucuruçu.

E nós vamos licitar até março a conclusão dessa estrada, do Alho até a BR-101”, confirmou o secretário em vídeo gravado e publicado nas redes sociais do pré-candidato. “Conversamos sobre uma série de outros investimentos que Luiz Mário pensa em para Itamaraju e que deverá será contemplado pelo governo do estado”, completou.


Paulo Magalhães avaliou como um grande sucesso a audiência com o secretário da SEINFRA. De acordo com ele, o governador Rui Costa e seu secretariado possui grande simpatia a pré-candidatura de Luiz Mário, pois vê nele a possibilidade de estreitar as relações políticas com o povo de Itamaraju facilitando a chegada de investimentos do Estado no município./Ascom

PRADO | Uma pessoa é assassinada no distrito de Corumbau






Uma pessoa foi morta no final da tarde desta quarta-feira (15), no distrito paradisíaco de Corumbau, região litorânea pertencente ao município de Prado.

As primeiras informações dão conta que a vítima identificado como Wilian Cezar Pereira dos Santos, estava às margens de acesso ao distrito, quando ocupantes de um veículo passaram atirando.Uma seqüência de tiros acertou a vítima que teve morte instantânea, alguns dos disparos lhe alvejaram na região da cabeça.

Moradores mantiveram contato com as autoridades policias que destinaram guarnições até o local, para a coleta de evidências do homicídio e remoção do corpo para o IML de Itamaraju.

Exames periciais deverão ser realizados e corpo será liberado aos familiares.

Um inquérito deverá identificar a motivação e autoria do assassinato, rondas foram efetuadas, mas ninguém foi preso./IN

Irmão secreto de Cazuza recebe R$ 20 milhões de herança



[Irmão secreto de Cazuza recebe R$ 20 milhões de herança ]


Um irmão desconhecido do cantor Cazuza recebeu R$ 20 milhões de herança, deixados pelo pai dos dois. O capitão de fragata da Marinha do Brasil, Carlos Augusto Figueira Magioli, provou através de um exame de DNA que era filho de João Araújo. Com isso, conseguiu ser incluído no testamento do produtor musical.

O primeiro contato entre João e Carlos aconteceu em 2009. Mesmo após a comprovação do parentesco, o irmão de Cazuza continuou em sigilo por decisão de Lucinha Araújo, mãe do cantor. Segundo o jornalista Alessandro Lobianco, da Rede TV, ela teria mantido o silêncio "não mexer em feridas".

Dos R$ 80 milhões deixados por Cazuza, Carlos teria recebido 1/4 do valor total por causa do testamento feito pelo pai deles./BNEWS

Drogas sintéticas e maconha avaliadas em R$ 25 mil são apreendidas dentro de encomendas dos Correios



[Drogas sintéticas e maconha avaliadas em R$ 25 mil são apreendidas dentro de encomendas dos Correios]


Drogas sintéticas e maconha, avaliadas em R$ 25 mil, foram apreendidas no Centro de Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, localizado na Via Parafuso, região de Camaçari, na terça-feira (14). A apreensão foi realizada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), durante a Operação Correio Legal.

Com o apoio da unidade de inteligência da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), o Draco encontrou 450 comprimidos de MDMA e ecstasy, 100 gramas de cocaína e 200 de maconha. As drogas estavam escondidas em caixas de som e embalagens de presentes. 

Correio Legal está entre as operações de combate ao tráfico de drogas, realizadas no período que antecede o carnaval. As investigações seguem no sentido de identificar e prender tanto os remetentes dos entorpecentes, como os destinatários./BNEWS

Destaque da TVLN desta terça-feira: Homicídio; Lixão na Rua; Acidente; Afogamento; Volta às aulas; prefeito Léo Brito




Teixeira de Freitas: A TVLN foi ao ar nesta terça-feira, 14 de janeiro, e o jornalista Clóves Neto, esteve na Rua Eguiberto Rabelo Pino, no Bairro Redenção, onde os moradores reclamam do lixão que virou aquela rua. Segundo os moradores, pessoas de diversos bairros jogam lixo naquele local. O local virou um cemitério de animais, um verdadeiro lixão, provocando mau cheiro, e sendo vetores de doenças. Moradores pedem socorro e solicitam apoio da Prefeitura. A TVLN destacou um homicídio ocorrido na Zona Rural de Alcobaça, às margens da Reta de Itamaraju. A vítima foi identificada como Jorge Messias, que estava desaparecido desde a quarta-feira (08). O veículo da vítima foi encontrado totalmente incendiado a 20 metros do corpo da vítima.

A TVLN destacou a morte do jovem Marcos Antônio dos Santos, 25 anos, que morreu após perder o controle de uma motocicleta, na cidade de Ibirapuã, já chegando à zona urbana. O jovem morreu no local, e o delegado plantonista, Bruno Ferrari, autorizou a remoção do corpo ao IML. O caso será investigado pela Polícia Civil. Outro destaque policial foi o homicídio tentado, contra a vítima, Leandro Nascimento Santana, 20 anos, que foi surpreendido por dois criminosos, que chegaram na porta da casa da vítima, e o chamou pelo nome. Quando a vítima apareceu, um dos criminosos, sacou a arma e começou a atirar. A vítima correu, mas, chegou a ser atingindo por um dos tiros. Na sequência, ele foi socorrido ao HMTF e não corre risco de morrer.

A TVLN destacou também a morte de um garoto de 09 anos de idade, que morreu afogado na piscina de um condomínio, localizado na saída de Teixeira de Freitas. A criança não era moradora do condomínio, e estaria no local para uma comemoração de família. Mesmo sendo socorrido por um médico que mora no condomínio, a criança não resistiu e veio a óbito. O jornalista Edvaldo Alves destacou uma denúncia da jornalista Neuza Brizola, que fez um Boletim de Ocorrência, denunciando que alguém vem constantemente denunciando ao Facebook, toda as matérias que ela vem colocando no Face. Assim que é postado o link no Face, alguém denuncia com “matéria abusiva”, e o Face, sem averiguar, bloqueia. A jornalista está tomando as devidas providências.

O jornalista Lênio Cidreira esteve na Secretaria de Educação, e conversou com o secretário municipal, Hermon Freitas, que falou sobre o início das atividades escolares, sendo que as aulas começarão no dia 31 de janeiro de forma a cumprir os 200 dias letivos, sem sacrificar os fins de semana com sábado letivo. O secretário falou sobre vagas, matrículas e transporte escolar. Assista. Lênio Cidreira esteve também na BA 290, onde uma queimada de grande proporção provocou transtornos, tanto aos moradores, como também aos condutores de veículos que transitam pela rodovia. Poluição, doenças respiratórias, e acidentes, são algumas das consequências dessas queimadas, além de que é um crime, passível de multa e prisão.

A TVLN destacou ainda um acidente com vítima fatal na BA 001 em Caravelas; a prisão de um jovem com quase um quilo de drogas. O acusado foi preso pela PETO/ROTAM, e foi apresentado na delegacia, sendo indiciado por tráfico de drogas; uma denúncia de um empresário de Alcobaça, contra o prefeito Léo Brito, que estaria usando uma caminhonete L200 doada para o combate à Dengue e que estaria sendo usada, após ter tirado os adesivos, para fins particulares; e por fim, a anulação da condenação por tráfico do ex-professor do Pitágoras, Vasconcelos Zuqui, que foi acusado de tráfico no estado do Espírito Santo, o advogado Alex Santiago conseguiu a anulação do processo, em uma ação direta no Tribunal de Justiça do Espírito Santo.


Assista a esses e outros destaques da TVLN que foi ao ar nesta terça-feira, 14 de janeiro. Se você perdeu o programa ao vivo, assista pelo site: TVLN.com.br ou através do Site: liberdadenews.com.br, e também na rede social Facebook ou pelo canal do Youtube. O Jornal da Liberdade da TVLN vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 20h. Assista, participe, interaja, mande denúncias, sugestões, reclamações. A TVLN vai até você. Mande informações, denuncie, critique, dê sugestões através do WhatsApp 073 99972 7955./Liberdadenews

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Supermercados do Rio passam a cobrar por sacolas plásticas nesta quarta-feira





As sacolas plásticas passam a ser cobradas, nesta quarta-feira (15), nos supermercados de grande porte do Rio de Janeiro.

A distribuição, gratuita, de duas sacolas aos clientes deveria ser encerrada no dia 27 de dezembro, mas foi adiada para que os consumidores pudessem se readequar à lei.

De acordo com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro, em seis meses, cerca de 1 bilhão de sacolas deixaram de circular pelo Estado.

A partir de agora, os estabelecimentos comerciais vão poder distribuir as sacolas mediante o pagamento de uma taxa de, aproximadamente, R$ 0,08 por unidade./TUPI

Idoso golpista tenta aplicar golpe em Agência Bancária em Teixeira e acaba preso pela Polícia Militar





Teixeira de Freitas: Homem é preso em Agência Bancária em Teixeira de Freitas tentando fazer saque com documento falso, em nome do proprietário de uma conta residente no Estado de São Paulo, e que se encontra viajando para o exterior. A Central do CICOM/190 foi acionada na tarde desta terça-feira, 14 de janeiro, através da gerência do Banco Santander, informando sobre a tentativa de um saque no valor de R$ 25 mil reais, com indícios de que o suspeito estaria portando uma carteira de identidade falsa e cartões em nome de um cliente de uma de suas agências no Estado de São Paulo.

Uma guarnição da Polícia Militar se deslocou para averiguar a denúncia, e com a chegada dos militares, o suspeito conseguiu se desfazer dos cartões que teria apresentado para o caixa do banco. A Polícia acredita que ele estaria na companhia de uma segunda pessoa, pois, os cartões não foram encontrados. Já a cédula de identidade, que teria ficado retida pela gerência da agência, foi apresentada para os PMs, que confirmaram através da foto que se tratava da pessoa apontada como suspeita.


Ao fazerem uma revista, foi encontrado outra identidade, em nome do acusado, que foi identificado como, Erisvaldo de Souza Almeida, 64 anos. A identidade do Erisvaldo foi confirmada, posteriormente, através dos peritos do DPT, que realizaram consulta no banco de dados do Sistema Integrado das Forças Policiais. O acusado foi conduzido para a Delegacia Territorial, e apresentado para o delegado de plantão, Charlton Bortolini. Com a confirmação dos peritos, que constataram a falsidade na documentação, ele foi flagranteado por uso de documento falso.


O acusado foi encaminhado para a carceragem, e ao passar por uma nova revista, foi encontrado dentro de uma das meias que ele estava usando, o valor em espécie de R$ 2.540,00 (dois mil e quinhentos e quarenta rais), que foi juntado aos autos do inquérito policial, ficando à disposição da Justiça./Liberdadenews

Novo reajuste de salário mínimo é anunciado e entra em vigor a partir de fevereiro





O governo decidiu reajustar o salário mínimo de R$ 1.039 para R$ 1.045 a partir do dia 1º de fevereiro, anunciou nesta terça-feira, 14, o presidente Jair Bolsonaro.

A correção será feita por uma nova Medida Provisória (MP), que precisa ser aprovada pelo Congresso em 120 dias para não perder a validade.

O novo valor leva em conta a variação do Índice de Preços ao Consumidor (INPC) de 2019, que foi de 4,48%. Também foi incorporado um resíduo de 2018 (porcentagem do INPC daquele ano que não havia sido incorporada ao mínimo de 2019).

Em 2019, o salário mínimo estava em R$ 998. Inicialmente o valor fixado pela área econômica para o salário mínimo neste ano, de R$ 1.039, não repunha a inflação do ano passado.

Isso ocorreu porque o reajuste autorizado, com base na última previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2019 ficou abaixo da inflação oficial registrada pelo indicador, divulgada apenas em janeiro.

O INPC serve como base para correção do salário mínimo e é diferente do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial. Impacto nas contas públicas de acordo com cálculos do governo, cada R$ 1 de aumento para o salário mínimo implica despesa extra em 2020 de aproximadamente R$ 355,5 milhões.

Se for levado em conta um aumento para R$ 1.045, informou o secretário Waldery Rodrigues, do Ministério da Economia, o impacto seria maior, de R$ 2,13 bilhões em 2020.

De acordo com ele, esse gasto adicional, não considerado anteriormente na aprovação do Orçamento deste ano, pode levar o governo a fazer cortes em outras áreas - como forma de não descumprir o teto de gastos e a meta fiscal./noticias

Governador não confia nos hospitais do estado



rui costa


Que administra, apesar de repetir que os hospitais estaduais da Bahia são “de excelência” e que seu governo deixou a Saúde “quase perfeita”. Rui Costa preferiu viajar 2 mil km, gastar com diárias, transporte e estadia, para fazer em São Paulo uma cirurgia simples.

Ela está disponível de graça no Hospital Geral do Estado. onde não teria custo para os baianos. Mas Rio Costa se operou no badalado e particular Hospital Sírio Libanês, no domingo passado. Ele ficou hospedado num apartamento do HSL até terça 7, quando voltou a Salvador.

A cirurgia foi necessária para retirar um nódulo mamário benigno. A informação foi divulgada pela assessoria do governo, que não explicou a escolha do hospital paulista. A cirurgia foi realizada no dia 5 e Rui Costa também passou por uma ginecomastia, que é a retirada das glândulas mamárias.

Em entrevista gravada pelos assessores do governo, o médico cirurgião Marcelo Sampaio, que realizou os procedimentos, comentou sobre a necessidade da cirurgia, falou sobre a recuperação do governador, e divulgou a alta, que ele recebeu na terça-feira.

Dor e desconforto

Segundo o cirurgião, o governador tinha ginecomastia, que se trata da presença de mama em homens. Em geral, essa alteração se caracteriza pelo aumento do volume das mamas, o que incomoda bastante e, no caso de Costa, ele sentia um pouco de desconforto, de dor, em uma das mamas.

“Portanto, o contato físico nas suas aparições muito incomodava quando alguém tocava. Essa foi a razão da cirurgia, onde foram removidas as duas mamas, as duas glândulas mamárias. Uma cirurgia tranquila”, contou o médico Marcelo Sampaio.

Os gastos do governo da Bahia com a viagem, hospedagem em apartamento do Sírio Libanês para o governador e em hotal para a esposa e a filha, diárias, além da cirurgia, não foram divulgados pelo estado. O governador viajou acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e da filha mais velha, Aline Cotrim.

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

ITAMARAJU | Bandidos roubam animais em propriedades rurais





Bandidos voltaram a agir na região da zona rural de Itamaraju, neste final de semana ao menos 3 propriedade foram invadidas por criminosos.

De forma arquitetada os criminosos estiveram em propriedades rurais e levaram vários animais bovinos utilizando um caminhão.

Numa das instalações cerda de 9 animais foram levados somando um prejuízo de quase 30 mil reais.

As vítimas procuraram as unidades policiais e informaram sobre os crimes. Algumas testemunhas relataram que os bandidos fugiram levando os animais num caminhão de cor branca.


As autoridades policiais tentam identificar os suspeitos e orientam que caso haja outra vítimas, seria necessário registrar um boletim de ocorrência./IN

Bolsonaro diz que há brecha para elevar salário mínimo e recompor inflação



[Bolsonaro diz que há brecha para elevar salário mínimo e recompor inflação]

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (14) que há brecha orçamentária para um novo aumento do salário mínimo que pelo menos recomponha a inflação do ano passado.

Na entrada do Palácio do Alvorada, onde cumprimentou um grupo de eleitores, ele disse que tratará do tema com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e ressaltou que o aumento do preços em dezembro foi atípico por causa da alta na carne.

"Eu vou me reunir com o Paulo Guedes agora à tarde e acho que tem brecha para a gente atender aí, porque a inflação de dezembro foi atípica por causa do preço da carne", disse.

Para este ano, foi autorizado um salário mínimo de R$ 1.039, que considerou uma inflação mais baixa do que a anunciada oficialmente na semana passada.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2019, que ficou em 4,48%.

Pelo cálculo usado pela equipe econômica, que parte de R$ 999,91 ao considerar um resíduo de inflação de 2018, o valor chegaria a R$ 1.044,70, que, arredondado, seria de R$ 1.045.

"A ideia é, no mínimo [recompor], né. A cada R$ 1 no salário mínimo são mais ou menos R$ 300 milhões no orçamento. A barra é pesada, mas apesar de ser pouco o aumento, de R$ 4 ou R$ 5, a gente tem que recompor", ressaltou.

Na conversa com a imprensa, o presidente voltou a defender propostas de reformas tributária e administrativa que sejam possíveis de serem aprovadas sem causar atrito com o Poder Legislativo. Ele disse acreditar que nenhuma das duas enfrentará grandes dificuldades no Congresso.

"A minha ideia é fazer da melhor maneira possível, que ela possa ser aprovada sem muito atrito. Essa que é a ideia", disse. "O Congresso, no meu entender, está bastante consciente disso. Eu acredito que não tenhamos grandes dificuldades se apresentarmos uma boa proposta", acrescentou.

Na semana passada, o presidente disse que a reforma administrativa seria enviada em fevereiro, no retorno das atividades legislativas.

A iniciativa é considerada sensível porque atinge uma categoria de trabalhadores que tem forte lobby sobre os políticos. A frente parlamentar do serviço público do Congresso, por exemplo, tem 255 deputados. Isso corresponde a quase metade dos 513.

Outro ponto levado em consideração é o fato de as mudanças de regras atingirem não apenas os servidores do Executivo mas também os do Judiciário, grupo bem organizado, e do Legislativo, que atuam diretamente em contato com os congressistas.

A reestruturação das regras do serviço público é elaborada desde o governo Michel Temer (MDB). Embora o Ministério da Economia já tenha toda a estrutura das medidas pronta, o pacote está em aberto e, segundo membros da pasta, pode ser alterado até o momento da apresentação./bnews

BR-101 | Corpo de jovem itamarajuense é localizado em área de eucalipto





O corpo do jovem Jorge Andre Messias da Silva (20 anos), foi localizado no final da tarde deste sábado (11), numa propriedade rural as margens da rodovia BR-101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas. Ele estaria desaparecido desde o dia (08), onde familiares movimentaram as redes sociais a procura de informações.

As autoridades foram notificadas sobre a localização do corpo que estava numa área de plantio de eucalipto.

O corpo da vítima possuía sinais de violência, onde os autores efetuaram disparos de arma de fogo, possivelmente o corpo foi  desovado na localidade.

A polícia efetuou os procedimentos periciais e posteriormente o corpo foi removido e transferido para o IML de Itamaraju, onde passou por reconhecimento e a liberação foi realizada pelos familiares.

Um inquérito deverá ser aberto para identificar a motivação e autoria do crime./IN

Bandidos em um carro branco matam jovem no bairro Pequi





De acordo com as informações, Nathan estava na companhia de outra pessoa, ainda não identificada, quando os atiradores chegaram em um carro de cor branca e efetuaram vários disparos de arma de fogo em sua direção.

Após praticarem o crime os bandidos fugiram com destino ignorado. Nathan ainda foi socorrido, mas não resistiu e morreu a caminho do Hospital Geral.

O crime deixou os moradores da localidade em pânico, devido a quantidade de tiros deflagrados pelos criminosos.


A polícia já trabalha nas investigações. Até o fechamento dessa reportagem a motivação do crime é desconhecida./radar64

Número de feminicídios cresce quase 33% na Bahia em 2019, aponta SSP




O número de feminicídios na Bahia cresceu 32,9% em 2019, de acordo com dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em coletiva realizada nesta segunda-feira (13). Na ocasião, a SSP apresentou o balanço dos crimes ocorridos no passado.

Foram registrados 101 casos de feminicídios em todo o estado. Em 2018 a Bahia teve 76 crimes do mesmo tipo.

Durante a coletiva, o secretário de segurança, Maurício Teles Barbosa, anunciou o lançamento da Operação Ronda Maria da Penha em mais nove municípios baianos. A ação visa combater crimes de violência contra a mulher.

Por intermédio da operação, segundo a SSP, 76 prisões foram feitas até o mês de novembro, durante 24 mil rondas ostensivas. O órgão disse que os policiais fizeram 10.462 fiscalizações de medidas protetivas.

Outros crimes

Já o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídio, Latrocínio e Lesão Corporal Seguida de Morte) teve queda de 9,4% em comparação a 2018. Em Salvador, a redução foi de 11,4%, no interior do estado 9,7% e nas cidades da região metropolitana 4,5%.

De acordo com a SSP, 20.799 pessoas foram presas após investigações e operações policiais, sendo que 17.355 em flagrante e 3.444 por meio de mandado de prisão. Mais de 4,8 mil adolescentes foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente Infrator após cometerem crimes.

Segundo o órgão, a Bahia registrou uma queda de 8,6% no número de roubo de veículos. Os roubos a coletivos diminuíram em 3,6%.

Já o número de assalto contra estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 34%.

Apreensões

A Secretaria de Segurança Pública informou que 23 fuzis e 4.109 revólveres, espingardas, pistolas e metralhadoras foram apreendidas na Bahia, em 2019.

Além disso, 34 toneladas de drogas foram apreendidas e incineradas em Salvador, cidades do interior e da região metropolitana. Nas operações conjuntas em bairros da capital, os policias apreenderam quase 4 toneladas de cocaína e 30 de maconha (em tabletes e plantações).

Tecnologia

A SSP informou que 110 criminosos foragidos da Justiça ou que estavam descumprindo critérios de prisão domiciliar foram detidos em Salvador e Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital, no ano passado, através do sistema de reconhecimento facial.

Os criminosos foram flagrados por câmeras espalhadas nas estações de metrô, rodoviária, Aeroporto Internacional de Salvador, além das utilizadas em grandes eventos, como o carnaval, Micareta de Feira de Santana, Festival da Virada Salvador e Copa América./G1

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Criança de oito anos morre em acidente; quatro da mesma família têm escoriações





Santa Cruz Cabrália: O capotamento de um carro provocou a morte de uma criança de oito anos, na tarde deste domingo (12), na BA-683, em Ponto Central, município de Santa Cruz Cabrália. Outras quatro pessoas da mesma família estavam no veículo e tiveram apenas ferimentos leves.

Segundo a Polícia Militar, Marcela Almeida de Souza não usava cinto de segurança e foi parcialmente lançada para fora do carro. Ela teve a cabeça prensada e morreu na hora.

O pai da menina, Samuel Cordeiro Souza, de 31 anos, relatou para a polícia que foi ultrapassado por outro veículo, que estaria em alta velocidade, na "Estrada do Embaúba".

Ainda segundo ele, a manobra fez com que fosse levantada muita poeira, o que atrapalhou sua visibilidade. Samuel contou que acabou perdendo o controle da direção, bateu no acostamento e capotou. O outro carro que teria realizado a ultrapassagem ainda não foi identificado.

A família é de Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro. A polícia vai instaurar inquérito para apurar as causas do acidente./Radar64

Quatro feridos e criança morta após acidente de carro em Santa Cruz Cabrália





Uma criança de 8 anos morreu e outras quatro pessoas da mesma família ficaram feridas após uma acidente automobilístico na tarde deste último domingo, dia 12 de janeiro, numa estrada de chão batido próxima a Ponto Central, povoado de Santa Cruz Cabrália.

Segundo informações da Polícia Militar ao site Radar64, Marcela Almeida de Souza não usava cinto de segurança e foi parcialmente lançada para fora do carro. Ela teve a cabeça prensada e morreu na hora.

O pai da menina, Samuel Cordeiro Souza, de 31 anos, relatou para a polícia que foi ultrapassado por outro veículo, que estaria em alta velocidade, na "Estrada do Embaúba".

Ainda segundo ele, a manobra fez com que fosse levantada muita poeira, o que atrapalhou sua visibilidade. Samuel contou que acabou perdendo o controle da direção, bateu no acostamento e capotou. O outro carro que teria realizado a ultrapassagem não foi identificado.

A família é de Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro. A polícia instaurou inquérito para apurar oficialmente as causas do acidente./TH

Motorista passa mal, perde o controle do veículo, cai em ribanceira na BA 284 e morre entre Itamaraju e Jucuruçu





Itamaraju: O fato aconteceu neste domingo, 12 de janeiro, na BA 284, que interliga os municípios de Itamaraju e Jucuruçu, no Km 27. A vítima foi identificada como, Moisés de Almeida Miranda, 66 anos, e estava conduzindo um veículo modelo Fiat/Uno, de cor prata, placa FXR 7956, na companhia de sua esposa, Cassia dos Reis Miranda, 46 anos. A esposa relatou aos policiais militares da PRE, que a vítima (Moisés) teria passado mal, e caído sobre o seu colo, e que ela tentou parar o carro antes de cair na ribanceira, mas não conseguiu evitar o acidente.

Ela foi socorrida por outras pessoas que passaram posteriormente pelo local, e foi levada para o Hospital Municipal de Itamaraju, onde foi medicada e liberada. A Central do CICOM/foi informada e designou uma guarnição da 43ª CIPM para o local, até a chegada da Polícia Rodoviária Estadual - PRE, que registrou o acidente, e comunicou o óbito da vítima ao delegado de plantão da 8ª COORPIN, Charlton Bortolini, que solicitou ao DPT a remoção do corpo para o IML de Itamaraju.


Após necropsia, o corpo liberado aos familiares. O caso está sendo tratado inicialmente como morte súbita, como relatou a sua companheira. O laudo da necropsia que apontará a real causa morte da vítima. O procedimento de apuração será encaminhado para o delegado titular de Itamaraju, Gilvan de Meireles./Liberdadenews

Jovem é morto com mais de 20 tiros em distrito de Feira de Santana



[Jovem é morto com mais de 20 tiros em distrito de Feira de Santana]


Na tarde deste sábado (11), dois homicídios foram registrados em Feira de Santana, cidade do interior da Bahia. Em um dos casos, a vítima foi alvejada com mais de 20 tiros, segundo informações da polícia.

O jovem de 21 anos foi identificado pelos familiares como Renan Bispo Souza. O corpo foi encontrado na Estrada do Conoa, no distrito de Ipiuaçu.

O outro caso aconteceu na Rua Pavão, no bairro Conder, no início da tarde. De acordo com informações divulgadas pelo site Acorda Cidade, a vítima foi identificada como Weverson Ferreira Miranda, de 22 anos, baleado após ser perseguido por um homem.

Segundo a publicação, ele  ainda tentou fugir entrando em um mercadinho, mas o proprietário gritou e ele saiu, sendo alcançado a cerca de 60 metros do estabelecimento pelo autor do crime.

O proprietário, que é policial militar, acionou uma viatura e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atestou o óbito./noticias

Criança de 09 anos morre após se afogar em piscina de condomínio de Teixeira de Freitas





O pequeno Werveton Tomás Ferreira, de apenas 09 anos, morreu na tarde deste domingo, 12 de janeiro, após se afogar na piscina do condomínio Atlântica Ville, localizado na BA 290, saída para Medeiros Neto, em Teixeira de Freitas.

A família da vítima que mora no Espírito Santo veio a Teixeira de Freitas para o casamento de um familiar e na tarde deste domingo, moradores viram a criança no fundo da piscina e a resgataram. Um médico que mora no condomínio foi chamado e prestou os primeiros socorros até a chegada do SAMU.

Os socorrista do SAMU tentaram reanimar a criança e a levaram para a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), onde foi constatada a morte.

A polícia civil deve instaurar inquérito para apurar as responsabilidades./bahiaextremosul

domingo, 12 de janeiro de 2020

ITAMARAJU | Acidente deixa um morto e uma pessoa ferida




Uma pessoa morreu e outra deu entrada na unidade hospitalar de Itamaraju, após um acidente na BA-284, na manhã deste domingo (12).

Um veículo FIAT Uno de cor prata seguia pela rodovia, entre os municípios de Itamaraju e Jucuruçu, quando a condutora notou que o carona necessitava de cuidados, devido a um mal estar. Ao tentar auxiliar, acabou perdendo o controle do veículo que capotou na rodovia.

Pessoas que passavam pela localidade notificaram a central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que destinou até o local uma unidade avançada e os primeiros procedimentos foram realizados, identificando que uma das vítimas o senhor Moisés de Almeida Miranda não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

A condutora Cássia dos Reis Miranda, foi encaminhada pela equipe do SAMU 192, para o hospital municipal de Itamaraju. Os ocupantes do veículo são do distrito de Coqueiro pertencente ao município de Jucuruçu.


As autoridades policiais foram informadas sobre o acidente, e o corpo da vítima fatal será transferido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames periciais e será liberado aos familiares./IN

Jovem itamarajuense que estava desparecido é encontrado morto ao lado de carro incendiado



Jovem itamarajuense que estava desparecido é encontrado morto ao lado de carro incendiado


O jovem itamarajuense Jorge André Messias da Silva, que estava desaparecido desde a última quarta-feira, dia 8 de janeiro, foi encontrado morto no final da tarde deste domingo, dia 11 de janeiro, numa plantação de eucalipto próxima à reta, trecho da rodovia BR-101, na divisa entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas.

A Polícia Militar foi ao local e após confirmar a existência do corpo, comunicou o ocorrido ao delegado Chalton Fraga, responsável pelo plantão na Delegacia Territorial de Itamaraju – DT. Fraga solicitou uma perícia no local do crime, trabalho que foi realizado pelos peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas – DPT.

No local foi encontrado um veículo Volkswagen Gol, de cor branca, incendiado e com sinais de batida, após colisão em uma árvore. O corpo da vítima estava 20 metros à frente, já dentro da plantação de eucalipto, com marcas de tiros e perfurações possivelmente provocadas por faca do tipo peixeira.

Após a perícia de local e levantamento cadavérico, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju – IML – para exames de medicina legal. As investigações em torno do homicídio seguem a cargo do delegado Gilvan Meirelles, titular da Polícia Civil no município de Itamaraju./TH

Afinal, é permitida a exibição de imagem de preso ou detento após a nova Lei de Abuso de Autoridade?




Resultado de imagem para ressocialização preso"

Com a edição da nova Lei de Abuso de Autoridade, passou-se a dizer que a Polícia estaria impedida de divulgar imagens e nomes de presos, gerando-se, com isso, inúmeras polêmicas nos meios de imprensa.

Cada um parece dizer uma coisa, e o discurso, longe de ser uno, acaba diversificado e perdido. Mas afinal, pode ou não exibir foto de preso ou detento após a nova Lei de Abuso de Autoridade? Bem, vamos tentar responder de maneira clara, direta e didática.


A lei diz ser crime constranger o preso ou o detento, mediante violência, grave ameaça ou redução de sua capacidade de resistência, a exibir-se ou ter seu corpo ou parte dele exibido à curiosidade pública (art. 13, I).

Violência ou grave ameaça, policial algum em sã consciência vai exercer, entretanto, por estar privado da liberdade, é certo que o preso ou o detido estará, em regra, com a capacidade de resistência reduzida.

Os tipos penais da nova Lei de Abuso exigem dolo específico, ou seja, o agente deve praticar a ação com a finalidade de prejudicar outrem (o detido/preso), beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal (vaidade). Sem isso, não há crime, sequer em tese.

Quando a lei fala em “curiosidade pública”, ela faz alusão a exibição desprovida de finalidade específica ou interesse público, onde se visa, tão somente, entregar o sujeito a sanha popular de saber quem ele é e o que fez. Esse é o ponto crucial.

Enfim, vejamos alguns exemplos práticos, para entendermos, definitivamente, o que pode ou não pode ser feito a partir de agora:

1) Durante o transporte do detento/preso da viatura para a Delegacia de Polícia, a imprensa fotografa e filma o conduzido e divulga sua imagem na televisão ou jornal. Há crime?

NÃO. Se a interpelação da mídia se dá em trânsito ou em dependência de acesso não controlado (via pública), os policiais não tem como obstar o trabalho da imprensa, a qual, neste país, é livre. Diante disso, lhes falta dolo. E se este não existe, não há que se falar em crime.

2) Durante o transporte do detento/preso em área de circulação livre da Delegacia para o gabinete da autoridade policial ou sala (cartório, investigação etc), a imprensa fotografa e filma o conduzido e divulga sua imagem na televisão ou jornal. Há crime?

NÃO. Se a interpelação da mídia se dá em área não restrita e de livre acesso ao público (átrio, corredores, recepção etc), os policiais não podem obstar a presença dos profissionais de imprensa, salvo nas hipóteses excepcionais em que a área está interditada ou expressamente controlada. Sem isso, não há crime.

3) Durante o transporte do detento/preso em área de circulação livre para a Delegacia e ou gabinete específico, um policial, percebendo a presença da imprensa, interrompe o transporte e, forçosamente, ergue a cabeça do conduzido e a exibe a imprensa, para que esta o fotografe ou filme. Há crime?

SIM. Nesse caso o policial agiu intencionalmente, pois preferiu exibir o preso a continuar sua marcha a fim de encaminha-lo ao lugar de direito. Ele estava com a capacidade de resistência diminuída e foi forçado a exibir-se.

4) No interior do seu gabinete de trabalho, isto é, num ambiente de acesso controlado, um Delegado de Polícia convoca a imprensa para exibir, como “troféu”, um detento/preso que foi capturado, exibição esta desprovida de interesse público, afinal não existe a comprovada necessidade de reconhecimento pessoal do mesmo por outros delitos. Haverá crime com a divulgação das imagens à curiosidade pública?

SIM. O detento/preso está com a capacidade de resistência reduzida e sob a custódia do Estado (ambiente controlado). A exposição, em si, visa apenas a satisfação da curiosidade pública e, quanto muito, a vaidade do agente público. Nesse caso, o delito, em tese, subsiste.
5) Policiais de determinada equipe, após uma prisão, tiram fotos com os detidos/presos e as postam em redes sociais, comemorando a ação. Há crime?

SIM. Os detentos/presos estão tecnicamente com a capacidade de resistência diminuída e tem o corpo ou parte dele expostos a curiosidade pública, a qual, nesse caso, é indeterminada. Ainda que os rostos sejam borrados, o crime em tese persiste, pois a lei fala em “parte do corpo”.

6) Visando elucidar uma série de delitos perpetrados na sua circunscrição, um Delegado de Polícia, objetivando que novas vítimas procurem a Delegacia, divulga para a imprensa a imagem de uma pessoa já anteriormente reconhecida (é ela) por crimes similares. Há crime?

NÃO. Se o interesse for público, motivado pela necessidade de esclarecer crimes e movimentar a máquina persecutória do Estado, não há que se falar em dolo específico ou exposição concisa a “curiosidade pública”, mas sim, em ato decorrente do poder de polícia da administração, necessário para a elucidação de delitos e a responsabilização do seu efetivo autor.

7) Visando formalizar a captura de um foragido sob o qual recai ordem de prisão, o Delegado de Polícia de determinada circunscrição divulga a imprensa a imagem do procurado, objetivando o seu encarceramento e consequente encaminhamento a cautela da Justiça. Há crime?

NÃO. O interesse nesse caso é publico, afastando-se o dolo exigido pelo tipo penal. O ato decorre da obrigação estatal de emprestar marcha a persecução criminal, a qual não se confunde com a mera exposição a curiosidade pública, elementar do tipo.

8) Convicta em razão dos meios de prova admitidos em Direito de que determinado indivíduo praticou crimes de natureza sexual contra uma menor, uma Delegada de Polícia de Defesa da Mulher representa pela prisão cautelar do mesmo (que é judicialmente concedida) e, ato seguinte, exibe a imprensa uma imagem do procurado, que foi apontado como o autor das graves sevícias e se encontra foragido. Há crime? 

NÃO. Como visto, trata-se de interesse público, e não mera exposição gratuita a curiosidade alheia, isso sim vedado pela lei.

9) Após efetuar a prisão de uma quadrilha e esclarecer um grande roubo, a Polícia convoca uma coletiva de imprensa para dar detalhes da ação e, na oportunidade, apresenta, perfilados e com as cabeças baixas, os oito autores do delito, que permanecem em pé, filmados ao vivo e fotografados, enquanto a entrevista transcorre. Há crime?

SIM. Pelo que vimos, resta claro que a exibição a curiosidade pública só é permitida quando eivada de interesse público, ou seja, se existe a necessidade de que a exposição seja imprescindível para o esclarecimento do delito investigado (pessoa procurada, foragida etc). Nesse caso, a situação é inversa, trata-se de infração pretérita e já esclarecida. Assim, o delito, em tese, se caracteriza.

10) Visando divulgar a imagem de um perigoso roubador que foi capturado, a imprensa solicita a foto do mesmo à Polícia, a qual, acessando uma imagem já anteriormente captada para fins de triagem/controle, se limita a fornecê-la. Há crime com a divulgação?

NÃO. Nesse caso o detido/preso não foi vítima de violência, grave ameaça ou redução de capacidade de resistência para exibir-se a curiosidade pública, já que a imagem, como visto, é pretérita. Nesse caso, salvo restrição administrativa existente (e que pode, em tese, gerar responsabilização civil, ou, quanto muito, funcional), não há crime de abuso de autoridade, por ausência de tipicidade.

Enfim, é isso.

O tipo penal é claro. O policial brasileiro, assim, não pode se intimidar e, se agir imbuído no interesse público, não poderá ser responsabilizado, pois a própria Lei de Abuso de Autoridade exige dolo específico demonstrado, sob pena de crime algum existir.

Cautela e bom senso. Observados ambos, continua a Polícia firme e rigorosa na árdua missão de aplicar a lei e encarcerar, sem paixões, aqueles que a burlarem.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.