Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de outubro de 2021

Jovem é assassinado a tiros ao sair do trabalho em um Lava a Jato em Posto da Mata

 

Nova Viçosa: O homicídio consumado aconteceu na tarde desta sexta-feira, 08 de outubro, por volta das 12h30, no Lava a Jato do Posto Belo Jardim, nas proximidades da BR-418, no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa. De acordo com as informações, vários disparos de arma de fogo foram ouvidos por moradores da localidade, porém, não visualizaram nenhum suspeito, ou até mesmo veículo. 

Policiais Militares da 89ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e encontraram a vítima, em um local ermo, e bem deserto, no local não havia estojos no chão. A vítima foi atingida por cinco disparos de arma de fogo, com perfurações no ombro, cabeça, e costas. No local, prevaleceu a Lei do Silêncio. 

Ainda de acordo com as informações, a vítima foi identificada como sendo, Paulo Henrique Souza Oliveira, 19 anos, que tinha acabado de sair de um Lava a Jato, onde trabalhava. A delegada plantonista, Rina Andrade, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de Medicina Legal e, posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. A Polícia Civil vai investigar o crime com a instauração do devido inquérito policial./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é encontrado morto com perda de massa encefálica na BA 489 entre Prado e Itamaraju

 

Itamaraju: A Polícia Militar de Itamaraju foi informada na madrugada deste sábado, 09 de outubro, por volta de 1h20 da manhã, que um homem foi encontrado morto na BA-489, entre os municípios de Itamaraju e Prado, em frente ao estabelecimento Água Forte, logo após a subida do Rio do Furado. 

Uma guarnição da 43ª CIPM de Itamaraju esteve no local e confirmou o fato. A vítima estava caída na pista, em decúbito ventral, com exposição de massa encefálica. Pelas características, tudo indica que se trata de um caso de atropelamento. Os militares preservaram a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

A Polícia Civil foi informada e autorizou o IML/DPT a remover o corpo. Nenhuma testemunha foi encontrada. A vítima foi identificada como sendo, Marcelo de Jesus Santos, 21 anos. Após necropsia, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento. Um inquérito policial vai ser instaurado para apurar as circunstâncias do acidente./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa morta em Porto Seguro

 

Uma colisão entre uma motocicleta Pop e um Uno, na manhã deste sábado, 09 de outubro, no Anel Viário, na zona urbana de Porto Seguro, terminou com uma pessoa morta.

 

Abraão Alves Pereira, de 35 anos, que conduzia a moto Pop sofreu fraturas nas pernas e teve uma parada cardíaca no local. Socorristas do SAMU tentaram reanima-lo, mas  não tiveram sucesso e ele veio a óbito no local.

 

A identidade do condutor do Uno não foi revelada. A polícia vai apurar as causas do acidente. Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa morta em Porto Seguro./bahiaextremosul

Vem ai um domingo com fortes emoções em Jucuruçu, onde acontecerá o Super Torneio de futebol


Imperdível um Grande Torneio de futebol que acontecerá no próximo domingo dia 10-10- 2021 às 8 h, horas da manhã no campo Francisco Neto em Jucuruçu. 

Traga seu time e sua torcida e venha prestigiar. Premiação primeiro lugar R$ 1.500 reais - Segundo lugar R$ 500 reais e várias premiações para a torcida. 

Juiz Marcelo de Nova Alegria e Duardo de Dazinha 

Organização Nataly Nogueira

Acusado de estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil de Teixeira por força de mandado de prisão

 

Teixeira de Freitas: Na tarde desta quinta-feira, 07 de outubro, por volta das 17h00, os investigadores do SI da Polícia Civil de Teixeira de Freitas cumpriram um mandado de prisão preventiva, em desfavor de Isaque Pereira Barbosa, de 31 anos, sob a acusação de estupro de vulnerável. Isaque foi preso próximo da Rua Raquel de Queiroz, no Bairro Colina Verde. 

Em 2019, um boletim de ocorrência foi formalizado na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher  (DEAM), por um membro da família, relatando que o abuso ocorreu no dia 24 de abril de 2019, por volta das 19h00. Na ocasião, a delegada Viviane Scofield, titular da DEAM, pediu a prisão preventiva do acusado. 

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Júri e Execuções Penais de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, Isaque já estava sendo monitorado pelos policiais. Após receber voz de prisão, Isaque foi conduzido e apresentado na Delegacia da Policia Civil de Teixeira de Freitas, onde segue custodiado à disposição da Justiça. 

Segundo apurou a reportagem do Liberdade News, o Isaque Pereira já tinha uma passagem na Polícia, quando foi preso em 28 julho 2019, em uma ação do PETO da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, no Bairro Estância Biquíni. Na ocasião, ele foi flagranteado por crime de receptação./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Retran, SineBahia, posto avançado do SAC, Iluminação do estádio, e novas escolas: Veja o que Mildson Medeiros conseguiu em Salvador

 

O prefeito Mildson Medeiros (PSD) tem se mostrado incansável na busca por recursos e investimentos que mudem, para melhor, a vida do cidadão itanheense. Na semana passada ele esteve cumprindo uma extensa agenda na capital Salvador, onde, acompanhado do Deputado Estadual Alex da Piatã (PSD) assinou convênios e discutiu projetos importantes para o município. 

Na Caad – Coordenação e Articulação as Unidades Descentralizadas, Mildson conversou com a coordenadora, Dra. Carla Santiago, na busca pela implantação de uma unidade decentralizada do Detran em Itanhém. O projeto já está na fase de vistoria e a previsão para a instalação é para ainda este ano. Com a Retran, a comunidade poderá tirar e renovar a CNH, além de serviços de documentação de veículos e protocolos. Com a chegada da Unidade Descentralizada do Detran em Itanhém, o município ainda contará com uma clínica médica para exames de vista e psicotestes, que são exigências para tirar e renovar carteira de habilitação (CNH), e ainda uma emplacadora de veículos. 

 

Na SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, o prefeito esteve com os técnicos responsáveis pela implantação do SineBahia, que oferece serviço de intermediação para o trabalho, de forma gratuita. O setor identifica, analisa e encaminha profissionais para as vagas oferecidas pelos empregadores. 

Na Secretaria Estadual de Administração, Mildson discutiu sobre a implantação do Posto Avançado do SAC no município, onde todos os documentos de identificação serão emitidos no próprio posto, reduzindo o tempo de espera da entrega dos documentos, a exemplo do RG. O prefeito ainda esteve no instituto Pedro Melo, para tratar do convênio para emissão de RG, no sentido de reduzir o tempo para entrega dos documentos no município. Hoje, o serviço é ofertado no SAC Municipal. 

Ainda ao lado do Deputado Alex da Piatã, o prefeito esteve na SUDESB para assinar o convênio da iluminação do estádio “O Teixeirão” que, em breve, contará com uma iluminação de qualidade para proporcionar mais conforto e a oportunidade de os desportistas praticarem esporte à noite.

A “cereja do bolo” ficou por conta da Educação, que contará com grandes investimentos na construção de novas escolas: uma escola de cinco salas, com quadra poliesportiva, na Vila Resende, uma escola de cinco salas, com quadra poliesportiva na Vila São José, e uma escola de nove salas, com quadra poliesportiva, para Santa Rita do Planalto. 

O gestor está viabilizando ainda outros investimentos, junto ao secretário Estadual de Educação. Das escolas acima citadas, duas serão de emenda parlamentar, com recurso Federal e contrapartida do município, e uma com recursos do Estado e contrapartida do município. 

Prefeito Correria

 

A agenda de Mildson continua essa semana em Brasília, onde, nesta manhã de quinta-feira (07) fez uma visita ao assessor especial do Ministério da Cidadania, Netto Sandes, e ao Secretário Nacional de Renda do Ministério da Cidadania, Atila Brandão, onde busca por mais melhorias para Itanhém. [Jan Santos/Ascom PMI]

Jovem é executado a tiros próximo a BR 418 em Posto da Mata

 

Paulo Henrique Oliveira Souza de 19 anos foi executado a tiros no final da tarde desta sexta-feira, 08 de outubro, próximo a BR 418 em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. 

Ainda não se tem muitas informações do crime, apenas que populares ouviram barulho de tiros e quando saíram para averiguar encontraram o jovem já sem vida, caído ao chão. 

A polícia foi acionada e o servidor público Milton Cândido removeu o corpo para o IML de Itamaraju, onde passará por exames de necropsia e será liberado em seguida para sepultamento. 

A polícia civil irá investigar autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Duas mulheres são encontradas mortas às margens da BR-101

 

Populares encontraram na manhã desta sexta-feira, 08 de outubro, os corpos de duas jovens ainda não identificadas às margens da BR 101 entre os municípios de Eunápolis e Itabela. 

Ainda não se tem muitas informações do duplo homicídio. Somente que as vítimas apresentam sinais de perfurações feitas por arma de fogo e arma branca (faca). 

Uma das vítimas trajava short jeans e top preto, tem uma tatuagem na perna e outra no braço direito. Já a outra trajava short de malha e top verde. 

Os corpos foram removidos para o IML da cidade de Eunápolis onde passarão por exames de necropsia e ficarão no aguardo de algum parente para fazer o reconhecimento. 

A polícia civil investiga o caso./bahiaextremosul

Vereda recebe Câmara Conservadora de Vacina da Suzano, através do Projeto Unidos Pela Vacina

 

Na manhã desta sexta-feira (08), o munícipio de Vereda recebeu mais uma Câmara Conservadora de Vacina, desta vez uma doação da Suzano, através do Projeto Unidos Pela Vacina,  uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luíza Trajano. O  projeto é uma iniciativa de um movimento da sociedade civil que reúne centenas de entidades, empresas, associações e ONGs. 

No mês de julho o município de Vereda através da secretária de saúde, realizou o cadastro do município no projeto, almejando fortalecer as ações de imunização no município, e agora tem a alegria de receber mais uma câmara conservadora de vacina além de caixas térmicas para transporte seguro dos imunobiológicos nas ações extra muro, “Tenho orgulho de ser militante da política da mulher, e hoje receber esse presente que adveio de uma iniciativa de um grupo de mulheres, que fortalecerá as ações de saúde também voltada ás mulheres, como a vacinação contra o HPV, que visa prevenir o câncer em mulheres, como o câncer uterino, um marco nesse mês alusivo a prevenção do câncer em mulheres, o Outubro Rosa.

 

O prefeito Manrick Teixeira falou de sua satisfação em ver sua equipe de saúde desenvolvendo um trabalho consistente e com qualidade com acesso a recursos tecnológicos de qualidade, como essas câmaras que garantem uma melhor qualidade na conservação da vacina que serão utilizadas na população veredense. O prefeito agradeceu a iniciativa da sociedade civil organizada como o do projeto “Todas pela Vacina” e das empresas como Suzano e Coelba, que doaram os equipamentos para conservar vacina no munícipio. 

A cada nova conquista, nos sentimos impulsionados a fazer mais pela população, relatou o responsável pela Rede de Imunização em Vereda, o enfermeiro Luan Bomjardim, que teve a grata surpresa de receber os equipamentos enquanto se preparava para se deslocar ao povoado da Prata, para garantir a vacinação da população residente naquela localidade.

 

COVID-19, considerando apenas a população elegível para campanha, definido pelo Plano Nacional, as pessoas de 12 anos acima esse percentual sobe para 90%, e dos adultos (18 anos acima), Vereda chegou a marca de 98%. O Município que já iniciou a vacinação de trabalhadores da saúde e idosos com a 3ª dose da vacina, de forma decrescente para aqueles que receberam a segunda dose da vacina há mais de seis meses. 

Avaliações técnicas de volume de imunos a serem conservados, dificuldades com falta de energia periódicas e fluxos organizativos têm sido os critérios utilizados para o direcionamento dos equipamentos, informou o coordenador da VIEP Alan Barbosa, que expressou ainda a expectativa da chegada de mais uma câmara conservadora de vacina para o município já sinalizada pelo Governo da Bahia. 

Na campanha de Vacinação contra a COVID-19, Vereda tem se destacado pelo processo organizativo consistente, tendo avançado a cada dia na vacinação da população, onde até o dia de ontem mais de 82% da população total do município já recebeu ao menos uma doses da vacina contra COVID-19, considerando apenas a população elegível para campanha, definido pelo Plano Nacional, as pessoas de 12 anos acima esse percentual sobe para 90%, e dos adultos (18 acima), vereda chegou marca de 98%. O Município de já iniciou a vacinação de trabalhadores da saúde e idosos com a 3ª dose da vacina, de forma decrescente para aqueles que receberam a segunda dose da vacina a mais de 06 meses.

 

A Secretária de Saúde Maria José, expressou o desejo de que a vacinação chegue de forma equânime aos quatro cantos do município, referindo não apenas a vacinação contra a COVID-19, mas de todas as vacinas ofertadas pelo SUS, e convoca a população de 0 a 14 ano, 11 meses e 29 dias para comparecerem nas Unidades de saúde para verificarem o cartão de vacinação, informando que a secretaria já está organização o ‘Dia D’ de vacinação da campanha de multivacinação para o dia 16 de outubro, sábado nas unidades de Saúde da Família./bahiaextremosul

Rui Costa anuncia retorno das aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino

 

A partir do dia 18 de outubro, as escolas da rede estadual de ensino da Bahia devem retomar o modelo de aulas 100% presenciais. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (8), durante agenda no município de Floresta Azul, no sul baiano. 

"As escolas estão no modelo híbrido, mas na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno", explicou Rui.

Marcelo Angênica inaugura 2 Creches, 7 novas ruas pavimentadas e anuncia 25 milhões para novas obras em Itamaraju

 

Durante a programação de aniversário dos 60 anos de emancipação político-administrativa do município de Itamaraju, nesta terça-feira (05/10), o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), na companhia da primeira dama e secretária Municipal de Assistência Social Fabiana Angênica, do vice-prefeito Dalvadisio Lima (PDT), do presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PSDB), os demais vereadores e secretários municipais, servidores públicos e populares, entregou 9 novas obras públicas a população.

O prefeito Marcelo Angênica iniciou inaugurando a Creche Pró-Infância do bairro Novo Prado. O prédio foi reconstruído e adaptado ao modelo padrão pró-infância com 6 salas de aula, salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros, mobília nova, lavatório, área de serviço e área de recreação. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

A diretora da Creche do bairro Novo Prado, a pedagoga Adélia Medeiros, explica que o CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil do Novo Prado foi criado no ano de 2017 no 1º ano da primeira administração do prefeito Marcelo Angênica, mas a unidade funcionava em um prédio improvisado e agora ganhou uma estrutura apropriada, construída especialmente para abrigar a Creche do bairro Novo Prado com capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos.

O vereador Francisco Carlos Barbosa Silva, o “Chico do Hotel”, autor da proposição legislativa que sugeriu a implantação da Creche do  bairro Novo Prado, disse que a bela obra entregue pelo prefeito Marcelo Angênica representa dignidade e bem-estar para as crianças e seus familiares. A professora Suênia Bastos Oss, coordenadora Municipal de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Itamaraju, disse que todas as duas creches inauguradas tem esse modelo, um conceito moderno de berçário, com uma filosofia pedagógica para ensinar a criança na primeira infância e, que a expansão da oferta de vagas voltadas à Educação Infantil tem se consolidado no governo Marcelo Angênica.

Na Rua 5 de Outubro o prefeito Marcelo Angênica inaugurou a revitalização da Creche Pró-Infância Castro Alves, uma unidade de ensino que atende do berçário ao maternal com os espaços totalmente mobiliados. A infraestrutura do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Castro Alves é composta de berçário, seis salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso) e área de lazer.

A diretora da Creche Castro Alves, a letrista Marinalva de Oliveira Nogueira, celebrou o momento da entrega da nova unidade. “É um momento muito especial para todos nós educadores, crianças e pais de alunos, agradeço o esforço e empenho do prefeito Marcelo Angênica e ao secretário de educação José Ferreira Filho pelo esforço e de nos presentear com um equipamento de ensino tão lindo como esse, com uma proposta pedagógica inovadora”, destacou a diretora Marinalva Nogueira.

O secretário Municipal de Educação de Itamaraju, José Ferreira Filho, o “Professor Ferrerinha” disse que a inauguração das duas novas creches é motivo de comemoração, pois significa mais tranquilidade às famílias e mais educação de qualidade aos pequenos itamarajuenses. “As unidades contam com todos os ambientes de acordo com as normas de infraestrutura, arquitetura, segurança e vigilância sanitária. Essas unidades estão todas adequadas, é um projeto vencedor para a cidade de Itamaraju, que tem a primeira infância como prioridade. Na educação, entendemos que a primeira infância é muito especial”, ressaltou o secretário Ferreirinha.

O presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital”, disse que a inauguração das duas creches e das 7 novas ruas pavimentadas representam novos tempos e nova história para o município. “As creches foram presentes de aniversário de 60 anos para nossa cidade, que, além disso, vamos diminuir a fila de espera por vagas na primeira infância. A primeira infância é fundamental para o desenvolvimento, pois as crianças recebem e absorvem todo tipo de estímulo. Isso é fundamental na formação do caráter. O jovem mais estimulado e resiliente para enfrentar as dificuldades da vida será um adulto mais disciplinado e seguro”, enfatizou o presidente Rubens do Hospital.

Ao discursar na inauguração das creches, o prefeito Marcelo Angênica disse que no seu governo foram criadas novas vagas, aumentou a capacidade de atendimento, construiu e revitalizou unidades com arquitetura moderna e vem garantindo equipamentos de qualidade para atender cada aluno matriculado. “Educação infantil é uma fase muito importante para a criança e entregar mais duas unidades pró-infância é uma honra para nós. Com as novas unidades entregues hoje, vamos expandir o número de alunos atendidos e garantir ainda mais qualidade ao ensino das nossas crianças. Sabemos o quanto é importante para as crianças a convivência, o desenvolvimento cognitivo que um equipamento desse proporciona, e estou muito feliz de inaugurar mais essas creches”, pontuou Marcelo Angênica.

Ainda na tarde do dia 5 de outubro, o prefeito Marcelo Angênica inaugurou a pavimentação de 7 ruas de uma área nobre da zona central da cidade adjacente da Lagoa do Jacaré, as quais foram: Borba Gato, Mem de Sá, Marechal Cândido Rondon, Rio Grande do Sul, Manoel Elias Ribeiro, Terra Nova e Faustino Pereira de Melo. As obras de pavimentação contemplou as referidas ruas onde seus moradores esperaram a obra por mais de 4 décadas, uma edificação de mobilidade urbana que modificou diretamente a acessibilidade dos moradores, a qualidade de vida e também promoveu a melhoria do tráfego de veículos na localidade.

O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Itamaraju, Antônio Charbel Vieira, o “Toninho”, disse que as 7 ruas inauguradas receberam obras de reparos na rede de esgoto e ampliação no manilhamento do escoamento da água da chuva e para a obra foi pensada uma solução inteligente com a colocação de bloquetes intertravado que representa mais durabilidade, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto ou  paralelepípedos. O secretário Toninho explica que o pavimento intertravado é um tipo de piso feito com blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. O piso é permeável e oferece excelentes ganhos ambientais.

A bancária Iraildes Andrade festejou a inauguração da obra na sua porta e disse que os moradores esperaram pela pavimentação por 47 anos, desde a fundação da zona urbana e somente o prefeito Marcelo Angênia foi capaz de realizar as benfeitorias na área. A médica oftalmologista Marinês Meirelles Saback disse que a pavimentação realizada trata-se de uma obra de boa qualidade, que os moradores nunca perderam as esperanças e que a pavimentação interfere diretamente na qualidade de vida dos seus habitantes e agradeceu o prefeito pela tão esperada obra.

“Nós acreditávamos que teríamos um prefeito que olhasse com atenção para essa área da cidade, de fato ganhamos de presente o Doutor Marcelo Angênica que nos presenteou com esta belíssima obra de pavimentação. Aqui não era rua, era uma barroca, e a gente vivia colocando brita e cascalho dentro dos buracos para conseguir passar. Agora, sim, viraram ruas de verdade. Estamos a partir de hoje dando adeus a buraqueira, a poeira e a lama”, disse um outro morador, o médico Sérgio Assis.

O vereador Mazuk Ribeiro (PDT) autor da proposição legislativa que sugeriu ao chefe do Poder Executivo que idealizasse as obras da localidade, comemorou a inauguração das vias públicas dizendo que acabou o sofrimento dos moradores da região que por 47 anos esperaram pela chegada da pavimentação em vossas portas. “Mas valeu a pena esperar, porque o pavimento chegou e trata-se de uma obra bem feita, segura, bela e ganhou calçadas adaptadas com a sua devida acessibilidade. O Pavimento intertravado de concreto é uma solução moderna e apresenta a maior das permeabilidades, permitindo o escoamento da água da chuva e evitando a formação de poças”, enfatizou o parlamentar. Durante a inauguração os próprios moradores ofereceram um coquetel ao prefeito Marcelo Angênica e aos seus convidados.

“Essa receptividade dos moradores me deixa ainda mais motivado a trabalhar por essa cidade. Agradeço muito o carinho de todos, sei que o pavimento é um sonho de muitos moradores e esse também é meu desejo enquanto gestor. Vamos continuar com frentes de serviço em todos os setores da Prefeitura Municipal, contribuindo assim, para uma nova realidade do município de Itamaraju. A pavimentação possibilita qualidade de vida e desenvolvimento aos espaços urbanos e, por isso, estamos proporcionando melhorias na qualidade de vida dos usuários e ampliando de forma participativa a interação da comunidade. Contudo, sabemos que o pavimento traz muitos benefícios, começando pela diminuição de doenças provocadas por poeiras e pela água parada que se forma nas vias de chão batido, sem contar na valorização dos imóveis urbanos”, destacou o prefeito Marcelo Angênica.

A noite na sessão solene da Câmara Municipal para outorgar 16 personalidades da cidade com o título de “Cidadão Honorário de Itamaraju”, o prefeito Marcelo Angênica assinou ordem de serviço no valor de R$ 25 milhões, recursos do próprio município para obras de infraestrutura, como a construção de três campos de futebol society, três quadras poliesportivas, revitalização do Hospital Municipal, construção de duas unidades de saúde no bairro São Domingos e no povoado de Pirajá, aquisição de uma máquina patrol e dois caminhões caçambas, construção das ciclovias paralelas a BA-489 numa extensão de 4 quilômetros no bairro da Liberdade, na zona leste da cidade e cerca de 10 milhões investidos exclusivamente na pavimentação de ruas.

“A nossa administração tem como prioridade o bem estar social e com isso garantir a população em geral o apoio institucional, quanto ao direito de ir e vir. É desta forma que temos trabalhado com afinco para que novos projetos e programas sejam implantados em nosso município. Estamos anunciando R$ 25 milhões em obras, dinheiro que estamos economizando dos próprios recursos do município para que no próximo aniversário de Itamaraju possamos estar entregando estas obras à população. Mais ainda teremos outras novidades que vão chegar por intermédio das emendas parlamentares dos nossos deputados, federal Adolfo Viana (PSDB) e  estadual Thiago Correia (PSDB). Vamos transformar Itamaraju numa cidade inteligente, com inovação e soluções que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para atrairmos empresas para discutir os conceitos da cidade e gerar efetivamente emprego e renda para a nossa gente”, concluiu o prefeito Marcelo Angênica./teixeiranews

Morto a tiros acusado de matar jovem com facada durante cavalgada no interior de Itamaraju

 


Adinaelson de Jesus Bessa de 19 anos foi morto a tiros na noite desta quinta-feira, 07 de outubro, em Pau D’Alho, zona rural do município de Itamaraju. 

A vítima estava acompanhado do pai, quando os assassinos chegaram e atiraram em sua direção. Adinaelson foi atingido e morreu no local. 

Adinaelson era o principal suspeito de matar a facadas o jovem Guilherme Alves, durante cavalgada, realizada no último sábado (02), em Pau D’Alho, mesmo local onde foi morto. 

O corpo foi removido para o IML onde passará por exames de praxe e em seguida será liberado para sepultamento. 

A polícia civil irá investigar autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Suspeito de matar o irmão de 09 anos em Teixeira é preso pela Polícia Militar do Rio de Janeiro

 

Teixeira de Freitas: Na noite desta quinta-feira, 07 de outubro, a Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu Gilmar dos Santos Almeida, suspeito de ter matado brutalmente o seu irmão, a criança Pietro dos Santos Alves, 09 anos de idade, crime ocorrido na madrugada do último dia 04 de outubro (segunda-feira). 

O corpo da criança foi encontrado em uma estrada vicinal, às margens da BR 101, próximo ao IF Baiano, nas primeiras horas de terça-feira (05). Pietro apresentava diversas perfurações pelo corpo e uma ferida lacerante no pescoço (quase degolado), além de uma faca cravada no olho direito. O crime chocou toda a cidade, pela crueldade, covardia, e por ter sido supostamente praticado pelo próprio irmão da vítima. 

Gilmar foi preso na cidade do Rio de Janeiro através de uma troca de informações entre as polícias militares dos dois estados. Segundo o comando da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, o Coronel Anacleto França, os detalhes da ação não poderão ser divulgados por questões de sigilo. Segundo apurou nossa reportagem, o delegado titular de Teixeira Freitas, Ricardo Amaral, já pediu a prisão temporária de 30 dias do Gilmar.

 

Segundo a mãe, o Gilmar não morava com eles, e veio passar uns dias em sua casa, há aproximadamente 02 meses. A mãe disse que o Gilmar apresentava muito ciúme do Pietro, pelo fato de ele (Gilmar) não ter sido criado com ela. Na noite anterior, ele teria sequestrado o Pietro, e a mãe procurou a Polícia Civil para registrar o desaparecimento da criança./Edvaldo Alves/Liberdadenews

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Preocupante: Jucuruçu tem três novos casos de COVID-19 confirmados e alertamos os moradores a terem mais cuidados

 


Na quarta-feira, 6 de outubro, fomos informados que em Jucuruçu, precisamente na sede haviam três casos do novo corona vírus confirmados na cidade de Jucuruçu, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Jucuruçu, mas no momento a pessoa que nos atendeu parecia meio insegura para nos informar, no momento até questionamos com o mesmo o porque   não estavam publicando o  boletim epidemiológico, o atendente nos passou umas informações não convincentes. 

Então nesta quinta-feira, 7 de outubro, fomos informados que realmente os três casos de covid-19, são verídicos em nossa cidade. 

Então o que nos restam neste momento é nos precavermos com muito cuidado e prevenções no protocolo recomendado pala a Secretaria nacional de Saúde. 

Para evitar a propagação da COVID-19: 

  • Mantenha uma distância segura de outras pessoas (pelo menos, 1 metro), mesmo que não pareçam estar doentes. Evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel 70%.
  • Use máscara em espaços públicos, especialmente em ambientes fechados ou sempre que o distanciamento físico não for possível.
  • Opte por espaços abertos e bem arejados em vez de espaços fechados. Abra uma janela se estiver num ambiente fechado.
  • Lave frequentemente as mãos. Utilize água e sabão, ou uma solução à base de álcool.

Vacine-se quando chegar a sua vez. Siga as orientações locais relativas à vacinação. Cubra o nariz e a boca com o cotovelo fletido ou um lenço quando tossir ou espirrar. Se se sentir doente, fique em casa.

Desfiles, alegria e entrega de títulos de “Cidadão Honorário” pela Câmara Municipal marcam as comemorações dos 60 anos de Itamaraju

 

Acidade de Itamaraju esteve em festa nesta terça-feira, feriado municipal do dia 5 de outubro de 2021, data que o município completou 60 anos de emancipação político-administrativa. Toda a programação aconteceu na Praça 2 de Julho, local que recentemente o governo municipal revitalizou e construiu uma quadra poliesportiva de grama sintética. O evento começou com uma alvorada às 06h da manhã, às 08h os professores do município fizeram uma caminhada pelas ruas, avenidas e praças da cidade, até chegaram a Praça 2 de Julho, onde toda uma infraestrutura foi instalada com parque infantil, estandes com serviços de saúde, assistência social e tantos outros da Prefeitura Municipal.

 

Logo no início da manhã, o prefeito Marcelo Angênica (PSDB), na companhia da primeira dama e secretária Municipal de Assistência Social Fabiana Angênica, do vice-prefeito Dalvadisio Lima (PDT), do presidente da  Câmara Municipal, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PSDB), demais vereadores e secretários municipais, participaram de um ato ecumênico na Praça 2 de Julho. Uma extensa programação ocorreu durante o dia, quando o prefeito Marcelo Angênica inaugurou duas Creches Pró-Infância, no bairro Novo Prado e na Rua 5 de Outubro, além da pavimentação de 7 ruas, adjacentes da Lagoa do Jacaré.

 

Um desfile cívico marcou a celebração dos 60 anos de Itamaraju na Praça 2 de Julho, onde as autoridades políticas, civis e militares prestigiaram o evento. O desfile foi aberto com a apresentação do Projeto Batuque de Rua, regido pelo professor Irio Gomes; houve o desfile da equipe do SAMU-192 e da mascote Bibi, uma cadela de rua que recentemente foi atropelada e salva pelos socorristas e adotada pela equipe do órgão; A Guarda Municipal de Itamaraju também foi um dos grupos que desfilou na praça. A tropa do Tiro de Guerra 06-025 também se apresentou sob o comando do 1º Sargento Jewson Alves Padilha; A Banda Marcial do 2º Batalhão da Polícia Militar de Ilhéus foi uma das grandes atrações das comemorações dos 60 anos de Itamaraju.

 

No início da noite, a Câmara Municipal de Itamaraju, sob a presidência do vereador Rubens do Hospital, realizou uma sessão solene para a entrega de 16 títulos de “Cidadão Honorário” a personalidades residentes na cidade que contribuíram ou que ainda contribuem com o desenvolvimento do município nas mais diferentes áreas sociais e profissionais. Fizeram parte da mesa, além do presidente Rubens do Hospital, o prefeito Marcelo Angênica, o vice-prefeito Dalvadisio Lima, o juiz do direito Rodrigo Alves Rodrigues e a comandante da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Kelly Ravani.

 

O cerimonial foi comandado pelo radialista Sivaldo Miranda e pela cerimonialista Jaqueline Costa –, além da história do município, foi exibido um vídeo celebrando o 60º aniversário da cidade. Após a execução do Hino Nacional e a execução do Hino de Itamaraju (Paraíso de amor e beleza) sob o som de uma acordeom e cantado na voz da jovem Nayana Reis, o presidente Rubens do Hospital abriu a sessão solene festejando a especial data do município.

 

“Aprendemos com erros e acertos do passado, derramamos muito suor com a força do trabalho do nosso povo, mas construímos caminhos prósperos, dia após dia alimentamos, regamos e adubamos a semente plantada por nossa gente patriota. O que unifica nossa gente é o amor por Itamaraju. Queremos construir aqui uma cidade que ofereça aos seus habitantes segurança, justiça, paz, oportunidades de crescimento profissional, boas escolas e uma desejada política cultural em favor da nossa gente”, disse o presidente.

 

O prefeito Marcelo Angênica e o presidente da Câmara Municipal, vereador Rubens do Hospital

A emoção tomou conta de homenageados, familiares e os presentes conforme os currículos eram lidos e os novos cidadãos itamarajuenses eram chamados a frente para a outorga. Os homenageados com o “Título de Cidadão Honorário de Itamaraju” foram: O saudoso médico e ex-prefeito da cidade Orlandino Lopes da Paixão; o comerciante e atual secretário Municipal de Obras, Antônio Charbel Vieira, o “Toninho”; a médica Carolina Martins Aguilar; o médico Christiano Manta de Carvalho Barreto e o médico Diego Pires Barbosa Ramalho.

 

Também foram homenageados, o contador Cleilson Iglesias do Rego; o ex-jogador de futebol Eurico Batalha; o atual secretário Municipal de Administração Léo Oss; o médico Fabiano Santos Rodrigues; o empresário Jorge Almeida; o advogado Jorge de Souza Higyno; o mestre de capoeira Manoel Roseno Pereira Melo, o editor do portal Itamaraju Notícias Marcos Aurélio Marques da Cunha; o médico Onaldo de Oliveira Almeida e o jovem empresário Orlando Sulz de Almeida Neto, o “Neto Carletto”.

 

No final da sessão solene, houve uma homenagem dedicada ao prefeito de Itamaraju, o médico Marcelo Angênica, por ocasião que ele assinou várias ordens de serviços para construção de obras, totalizando um valor de R$ 25 milhões de recursos próprios do município, que vai contemplar vários setores da infraestrutura, da saúde, do esporte, da educação e principalmente com obras de pavimentação de ruas. No seu discurso pediu à população que confie no futuro de Itamaraju.

 

“Acredito que temos aqui uma missão a ser cumprida, a missão de construir no presente oportunidades para o futuro, lutar a cada dia para deixarmos um legado de harmonia, paz, desenvolvimento e dignidade para que daqui mais 60 anos as futuras gerações continuem enxergando no passado um povo virtuoso, solidário e unido em um só sentimento: o amor pela nossa Itamaraju”, assegurou o prefeito Marcelo Angênica./Por Athylla Borborema

Itamaraju: Homem morre afogado após consumir bebida alcoólica e ir tomar banho no Rio Jucuruçu

 

Itamaraju: A Polícia Militar (43ª CIPM de Itamaraju) foi informada na manhã desta quinta-feira, 07 de outubro, de um afogamento, ocorrido na noite do dia 06 outubro (quarta) no Bairro São Bernardo, na cidade de Itamaraju. A Polícia Militar esteve no local realizando os procedimentos legais. 

De acordo com as informações, a vítima estava entre amigos, fazendo uso de bebidas alcoólicas, e ao anoitecer, resolveu tomar banho no Rio Jucuruçu, junto a alguns amigos. Na sequência, se afogou e desapareceu. A vítima trata-se de Elias Santos Oliveira, de 34 anos. 

O delegado titular Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público, Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal de Itamaraju para exames de Medicina Legal. Após necropsia, o corpo foi liberado aos familiares./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Polícia procura assassino de criança em Teixeira: Principal suspeito de crime bárbaro é o irmão da vítima

 

Teixeira de Freitas: Na tarde desta quarta-feira, 06 de outubro, Aliete, a tia da criança de 09 anos, assassinada em uma estrada vicinal na BR-101, entrou em contato com a redação do Liberdade News, para esclarecer em relação ao comportamento de Gilmar dos Santos Almeida, 34 anos, irmão de Pietro dos Santos Alves, suspeito de ser o autor do brutal assassinato da criança. Dona Aliete diz que o Gilmar não tem nenhum transtorno mental, fato comentado em redes sociais. 

"...mas, ele não tem nenhum transtorno mental, praticamente estamos todos transtornados com essa situação". Segundo informações, a mãe do Pietro esteve na Delegacia da Polícia Civil de Teixeira, na noite anterior para registrar um Boletim de Ocorrência do desaparecimento do Pietro, porém, a resposta foi que teria que aguardar 24 horas para que o Boletim de Ocorrência fosse feito. "Ficamos muito triste com essa atitude", disse a mãe. 

Em nota, o Comando da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) informou que estão à procura do principal suspeito do assassinato de Pietro dos Santos Alves, de 09 anos, na cidade de Teixeira de Freitas. Segundo a Nota da PM, o crime sugere que tenha sido praticado pelo irmão mais velho, que estaria na casa da família, no Bairro Kaikan Sul, há cerca de dois meses, depois de ter vindo da cidade de Salvador conhecer a família.

 

“Desde o primeiro momento nosso policiamento foi reforçado para localizar o suspeito do crime, que seria o próprio irmão da vítima”, disse o tenente-coronel França, comandante da 87ª CIPM, acrescentando que o Setor de Inteligência da Polícia Militar já está trabalhando no sentido de localizar o suspeito. "Além disso, foi acionado um alerta às polícias de todo o Sul da Bahia e dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, bem como a PRF", completou o comandante./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Caravelas é bicampeã na região extremo sul da Bahia na avaliação do Ministério da Saúde

 

De janeiro a abril de 2021, a saúde pública do município de Caravelas se destacou na região extremo sul do estado, ocupando a primeira posição (veja ranking abaixo) no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde para avaliar o desempenho da atenção básica. 

De maio à agosto, a saúde pública de Caravelas manteve o ritmo e a qualidade dos serviços, consolidando a posição de primeiríssimo lugar, feito que a tornou bicampeã, em comparação aos 21 municípios (Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, ltapebi, ltamarajú, ltanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda). 

Não bastasse a superação de ser a primeira na região, Carvelas conseguiu a 24ª posição, dentre os 417 municípios do estado da Bahia, com melhor qualidade de serviços públicos oferecidos à população. 

De acordo com a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, "esse é mais um feito espetacular, que premia os esforços das equipes e os investimentos do município, demonstrando que o trabalho é capaz de superar todos os desafios", destaca. 

O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, destaca "que esse resultado de investimentos, cada vez maiores, na qualificação, capacitação e valorização das equipes de saúde, além de investimentos na melhoria, revitalização e ampliação das unidades de saúde do município", argumentou. 

RANKING DOS 21 MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA 

1° - Caravelas2° - Mucuri 

3° - Ibirapuã 

4° - Itanhém 

5º - Vereda 

6º - Guaratinga 

7° - Medeiros Neto 

8° - Teixeira de Freitas 

9º - Porto Seguro 

10º - Nova Viçosa 

11° - Itabela 

12º - Eunápolis 

13º - Lajedão 

14 - Santa Cruz Cabrália 

15º - Alcobaça 

16º - Itagimirim 

17º - Itamaraju 

18º - Itapebi 

19º - Belmonte 

20° - Prado 

21° - Jucuruçu./bahiaextremosul

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Campanha solidária em prol do casal de Nova Alegria que perdeu tudo no incêndio

 


Jucuruçu: quarta-feira, 6 de outubro de 2021, o jucuru net sensibilizado com a triste fatalidade que aconteceu no distrito de Nova Alegria na tarde de sábado 02 de outubro, onde a família de dona "ANA Pereira", perdeu completamente a sua residência devido um  incêndio.

 

Então entramos em contato com o amigo radialista Sivaldo Miranda da rádio da 99 FM de Itamaraju, do programa tribuna popular pra juntos fazermos uma campanha para ajudarmos ao casal dona Ana Pereira e seu esposo o senhor Gedeon, reconstruir sua casa que foi toda destruída. Toda ajuda é bem-vinda no intuito de reconstruir o imóvel e também por meio de alimentação.

Se você pode ajudar entre em contato através do WhatsApp 73 - 9 9119-8609, falar com Jobides, ou através do Pix 73 9 9809 3094 - Weslei de Souza Ribeiro.

Matéria relacionada:

Residênciapega fogo em Nova Alegria causando prejuízos aos proprietários

Criança de 09 anos é brutalmente assassinada a facadas às margens da BR 101 em Teixeira: Irmão mais velho é suspeito

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta quarta-feira, 06 de outubro, por volta das 06h15, a central da CICOM/190 foi informada de um homicídio (localização de cadáver) em uma estrada vicinal, paralela à BR-101, logo após o IF Baiano, na cidade de Teixeira de Freitas-BA. De acordo com as informações, policiais militares da 87ª CIPM estiveram no local, e preservaram a área até a chegada da Polícia Civil. 

O crime chocou, mesmo os experientes policiais que atenderam a ocorrência. A criança foi encontrada em decúbito ventral, sem sinais vitais, apresentando perfurações nas costas, um corte profundo no pescoço (quase degolado) e a faca cravada no olho direito do menor. A vítima foi identificada como sendo a criança Pietro Santos Alves, de 09 anos, morador do Bairro Kaikan Sul.

 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, esteve no local, realizou o levantamento cadavérico, acompanhou a perícia e autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. Um inquérito policial vai ser instaurado para investigar esse crime bárbaro e covarde. 

Segundo apurou nossa reportagem, o Pietro teria sido sequestrado na noite anterior, pelo próprio irmão mais velho. A mãe da criança procurou a delegacia e também a reportagem do Liberdade News para informar o desaparecimento dos dois. Desde então, ela temia o pior, pois, o filho mais velho não foi criado com ela, e estava há dois meses morando com eles. O filho apresentava deficiência mental e grande ciúmes do Pietro.

 

"Ele não morava comigo, veio passar uns dias comigo, há dois meses. Ele sentia ciúme do Pietro, porque não foi criado comigo. E para me machucar, ele fugiu e levou meu filho. Ele saiu com uma bolsa, não pretendia voltar mais. Alguém viu quando ele fugiu e levou meu menino", disse a mãe desesperada./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Derramamento de sangue: Homem é executado com 06 tiros na cabeça no Residencial Antônio Costa Filho em Teixeira


Teixeira de Freitas: O segundo homicídio consumado aconteceu na manhã desta quarta-feira, 06 outubro, por volta das 09h45, na Rua 03, Bloco 43, Casa 103, no Residencial Antonio Costa Filho, na cidade de Teixeira de Freitas-BA. De acordo com as informações, ocupantes de um veículo, não identificado, chegaram ao local, um deles portando uma arma de fogo, e este disparou várias vezes contra a vítima, fugindo em alta velocidade, sem deixar pistas. 

A vítima foi identificada como sendo, Ruan Carlos Cardoso, de 27 anos. Policiais Militares da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estiveram no local e preservaram a área até a chegada da Polícia Civil. A delegada plantonista, Rina Andrade, e o investigador Águia, realizaram o levantamento cadavérico.  Após os trabalhos periciais do Departamento de Polícia Técnica, o corpo foi removido ao IML, onde será necropsiado. 

Segundo informações da perícia, a vítima apresentava 06 perfurações por projéteis de arma de fogo, na região da cabeça, possivelmente de revólver, pois, não foi encontrada nenhuma cápsula de munição no local. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. A Polícia Civil investiga o crime.

 

Esse é o segundo homicídio do dia em Teixeira e o número de assassinatos na cidades chega a 71, três a mais do que o ano todo de 2020. A sensação de insegurança só aumenta com esse derramamento de sangue. E a população está assustada./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Queimadas: Satélite identifica focos de calor em Jucuruçu e outras 12 cidades baianas

 

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) identificou 29 focos de calor em 13 cidades da Bahia. Os números foram divulgados pelo órgão nesta terça-feira, 5 de outubro. 

Segundo informações do Inema, as cidades que registraram focos de calor nesta terça são: Teixeira de Freitas (4), Floresta Azul (3), Manoel Vitorino (3), Maracás (3), Santa Cruz Cabrália (3), Irajuba (2), Itacaré (2), Itapé (2), Jucuruçu (2), Pau Brasil (2), Potiraguá (2) e Itarantim (1). 

Também nesta terça, o Corpo de Bombeiros atualizou a Operação Florestal Bahia 2021, que ocorre atualmente em 13 cidades baianas. 

Veja a situação nas 13 cidades: 

Macaúbas – As equipes foram divididas em dois grupos de trabalho. Um monitora as localidades de Pageu, Canatiba e Queimadas e o outro cobre a zona urbana que tiveram incêndios debelados na segunda-feira (4)

Uibaí – Os bombeiros realizam o monitoramento da região da Casa do Vaqueiro, do Carreiro do Boi e do Alto da Cruz. 

Iraquara – Foi iniciado o monitoramento na região do Rio do Carrapato com formação de aceiros. A fiscalização também acontece em todo perímetro, no parque gentil e lago da piroca. 

Lençóis – Continua o monitoramento às margens da BR-242 com o apoio de drone também para a identificação de possíveis novos focos. 

Mucugê – Foi iniciado o monitoramento nas áreas afetadas. Os bombeiros com o apoio de brigadistas percorrem todo o perímetro para identificar possíveis novos focos de calor. A ação é conjunta com o ICMBio e Prevfogo. 

Luís Eduardo Magalhães – A ação acontece no Distrito Industrial da cidade, através do combate direto. 

Barreiras – Na região de Serra Talhada, os bombeiros com o apoio de funcionários de uma fazenda local realizam o combate direto evitando que as chamas alcancem a barreira natural mais próxima, a estrada. 

Riachão das Neves – Continua o combate direto na localidade de Mata 7.

Barra – Na comunidade do Igarité, os bombeiros atuam com o combate indireto com a confecção de aceiros. Aeronaves dão apoio com o lançamento de água e identificando possíveis novos focos. 

Ibotirama – Na região do Cercado, os bombeiros realizam o combate direto às chamas evitando que cheguem em residências e em torres de rádio e internet.

Formosa do Rio Preto – No Vilarejo Pavão, os bombeiros realizam o combate direto e fazem aceiros nas áreas afetadas. 

Serra Dourada – O combate direto continua evitando que as chamas atingiam fazendas e pastos. 

Campo Alegre Lourdes (Baixão, Baixãozinho, Angico dos Dias) – As equipes continuam combatendo os focos na região. A área é muito acidentada e de difícil acesso, o que dificulta a chegada dos militares. Drones estão realizando o monitoramento aéreo./ G1/BA

Em dia de visita da diretora da DEPIN Rogéria Araújo, Teixeira já ultrapassa o número de homicídios de 2020

 

Teixeira de Freitas: Nossa equipe de reportagem apurou nesta terça-feira, 05 de outubro, dia da visita da diretora do DEPIN (Departamento de Polícia do Interior), Drª Rogéria Araújo, que a cidade de Teixeira de Freitas acabou de superar o número de homicídios ocorrido no ano passado (2020). Durante todo o ano de 2020, nossa cidade registrou 68 homicídios. Já este ano, com o homicídio ocorrido nesta segunda-feira (04), no Bairro Bela Vista, a cidade passou ao número de 69 homicídios em 2021. E olha que ainda faltam 03 meses para o término do ano. 

Ou seja, mais uma vez os policiais militares e civis da região Extremo Sul não receberão o PDP (Prêmio de Desempenho Policial), uma gratificação oferecida pelo estado para as regiões que reduziram as estatísticas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). Nossa equipe apurou ainda que no primeiro semestre de 2021 houve 42 homicídios, contra 28 do primeiro semestre de 2020. No segundo semestre de 2021, houve até o momento 27 homicídios. No mesmo semestre de 2020 foram 15. No total, este ano já são 69 assassinatos. 

A redação do Liberdade News recebe constantemente ligações, mensagens, e-mails de familiares de vítimas de homicídios na cidade. Familiares nos cobram respostas, nos pedem que cobremos respostas, que busquemos informações. Por que até hoje as investigações sobre a morte do meu filho não avançam? Por que ninguém descobre nada nestas investigações? O que houve com a Polícia Civil? Questionamentos assim chegam a todo momento para nós? E estamos repassando à delegada coordenadora Drª Valéria e à Diretora do DEPIN, Drª Rogéria Araújo. 

O que nossa reportagem ouve nos bastidores é que a Polícia Civil de Teixeira parece não trabalhar. Parece ser meramente uma polícia burocrática. Há tempos não se fala em elucidação de crimes. Os homicídios estão aumentando, e a sensação de insegurança da cidade também. Os últimos conduzidos acusados de homicídios foram presos pela Polícia Militar. “Estamos desolados, se não pudermos confiar na polícia, na Justiça, o que vamos fazer?”, questionou uma moradora do Bairro Bela Vista, que não quis se identificar. 

Importante ressalta que nossa equipe de reportagem confia na atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil, e que não faltam esforços dos comandantes e coordenadores destas instituições, bem como de todos os policiais para o combate ao crime. Mas é preciso que haja um maior investimento do Estado nestes órgãos. Há muitos relatos de descaso e abandono do estado em relação aos seus servidores, e com a pandemia, o problema se agravou, especialmente por fatores externos, entre eles, a baixa remuneração dos servidores, que há 07 anos não têm reajustes do governo./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.