Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 2 de maio de 2020

Soldado da Polícia Militar comete suicídio e deixa áudio falando de perseguição




O soldado da Polícia Militar lotado na 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa, Derval Ivo Neto, foi encontrado morto com um tiro na cabeça na manhã deste sábado, 02 de maio, no povoado de Juá.

Em um áudio emocionado gravado antes de tirar a própria vida e divulgado nas redes sociais, o soldado reclama de perseguição e de ter sido transferido sem nenhuma explicação.

Escute o audio:


O policial estava indo  da cidade de Riacho de Santana para Bom Jesus da Lapa para assumir os serviços, quando tomou a atitude trágica. As informações sobre a morte do soldado ainda são poucas e estão sendo apuradas pela própria Polícia Militar e Polícia Civil, para esclarecer o que ocorreu ou motivou a atitude do policial. 


A polícia Civil de Bom Jesus da Lapa emitiu um comunicado sobre a morte do soldado e já instaurou um inquérito policial para apurar a motivação.

A Polícia Militar da Bahia, através do Comando da 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa comunica com pesar o falecimento da policial militar Derval Ivo Neto, que teria cometido suicídio na manhã deste sábado (2), no povoado do Juá, quando se deslocava da cidade de Riacho de Santana para Bom Jesus da Lapa para assumir os serviços.

Veja a nota da 38ª CIPM:

A Polícia Militar, através do Comando da 38ª CIPM, lamenta profundamente o falecimento do soldado Derval Ivo Neto. O policial militar era lotado na 38ª CIPM de Bom Jesus da Lapa.

Parte de forma precoce, deixando entre seus superiores e pares o exemplo de policial dedicado, cumpridor de suas missões, tendo honrado à farda na execução da nobre missão de manter a ordem e a segurança da sociedade.

O Comando da 38ª CIPM, Oficiais, Praças e Funcionários Civis apresentam sentidas condolências pela perda do policial. Deus conforte toda a família neste momento de dor e sofrimento.

Fotos e áudio; rede social

O comandante da 38ª CIPM, Tenente Coronel Normanha, afirma que todas as medidas legais estão sendo tomadas pela Polícia Militar./bahiaextremosul

Motociclista morre ao colidir com animal solto na BA 283






A vítima identificada como Aleandro Silva de Almeida de 26 anos, morador de Guaratinga, trafegava pela BA quando colidiu com uma vaca que estava atravessando a pista. 

Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do SAMU, mais ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar na unidade de saúde. A vaca morreu no local, informou a polícia.


Populares disseram que constantemente há animais soltos na BA, e por isso a atenção tem que ser redobrada por quem passa por ali.


De acordo informações o animal estava marcado com as iniciais VS, se o proprietário for identificado poderá até ser processado./bahiaextremosul

Luto- Morre Alfredão, um dos principais aliados de Temóteo Brito




Conhecido no mundo político por ser amigo pessoal do prefeito Temóteo Brito, Alfredão foi encontrado morto na manhã deste sábado, 02 de maio em sua residência, no bairro Teixeirinha em Teixeira de Freitas.

Recentemente, Alfredo passou por problemas de saúde. Com problemas no coração, Alfredão como era mais conhecido, deve ter sucumbido vítima de um infarto súbito.

Ainda não há maiores detalhes sobre a morte de um dos principais aliados políticos de Temóteo. Estamos buscando maiores informações sobre a morte repentina de Alfredo./bahiaextremosul

Homem coloca fogo na casa com 3 filhos dentro, um morreu e 2 estão em estado grave, no interior da Bahia




Uma cena de terror chocou moradores da pequena cidade de Pindaí, no sudoeste da Bahia, na tarde desta sexta feira, 1º de maio. O fato aconteceu na Fazenda Mato Grosso, zona rural do município.

O autor, Galdino Souza de Carvalho, pai das três crianças, um menino de apenas 1 ano e 8 meses que morreu carbonizado e outros dois filhos, uma menina de 5 anos e outro menino de 09 anos, ateou fogo na casa com as crianças dentro.

A criança de apenas 1 ano e 8 meses morreu carbonizado as outras crianças foram socorridas para o Hospital geral de Guanambi (HGG)  com 90% dos corpos queimados. O autor também foi socorrido e está em estado grave.

Um avizinha que tentou salvar as crianças também ficou queimada, foi socorrida e não corre risco de morrer. A polícia informou que antes do crime o acusado discutiu com a ex mulher e em seguida colocou fogo na casa.

Segundo relatos de moradores, ele não aceitava a separação. Não  há informação de a mãe das crianças estava na casa no momento do incêndio./bahiaextremosul

Ação de pistoleiros deixa mototaxista morto e outras duas pessoas baleadas em Alcobaça



Ação de pistoleiros deixa mototaxista morto e outras duas pessoas baleadas em Alcobaça


No início da noite desta sexta-feira, dia 1º de maio, a central de comunicação da 88ª Companhia Independente da Polícia Militar de Alcobaça (CIPM), foi informada através do telefone 190, sobre a ocorrência de um homem que havia sido vítima de disparos de arma de fogo no bairro Bugia.

Carlos Roberto de Oliveira Júnior, de 36 anos, que era mototaxista, foi alvejado quando saía da casa da ex-sogra e apesar de ter sido socorrido ao Hospital São Bernardo, na própria cidade de Alcobaça, não resistiu e veio a óbito pouco tempo depois.

Testemunhas disseram que dois homens aproximaram-se da vítima em um carro de passeio, de cor branca e o carona foi o autor dos tiros. No corpo do mototaxista foi constatada uma perfuração na altura do pescoço.

Pouco tempo depois a 88ª CIPM recebeu nova informação acerca de disparos de arma de fogo no bairro Paraíso Verde, onde Nilson Oliveira Cardoso, de 37 anos e Henrique Soares Loures, 24, também foram alvejados a tiros. As vítimas foram socorridas ao Hospital Municipal de Prado (HMP), onde foram internadas. Não foi informado o estado de saúde das duas vítimas.

Populares disseram à polícia que o duplo homicídio tentado fora praticado por homens também a bordo de um carro, de cor branca, o que reforça a hipótese dos dois ataques terem sido práticos pelos mesmos criminosos. No caso da morte do mototaxista Carlos Roberto a polícia apura uma informação dando conta que o alvo dos atiradores seria outra pessoa da família.

As investigações em torno das autorias e motivações dos crimes estão a cargo do delegado Maderson Dias, titular da Polícia Civil no município de Alcobaça./TH

Morre maçom eunapolitano que capotou carro na BR-367





Morreu por volta das 10h30 da manhã desta sexta-feira (1º), no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, o agricultor João da Silva Ramos, 64 anos.

Morador de Eunápolis, João estava internado na UTI desde o dia 13 de março, depois de sofrer  um acidente de carro na BR-367.

Segundo pessoas próximas, ele seguia em direção a Porto Seguro e, ao desviar de um cachorro, acabou capotando. A mulher dele, dona Delza, também estava no veículo, mas não ficou ferida.

Ainda de acordo com a informação, o agricultor sofreu diversas fraturas na coluna cervical, foi submetido a pelo menos quatro cirurgias, mas, nesta sexta, o seu quadro de saúde pirou.

O corpo de João Ramos está sendo velado na Loja Maçônica Obreiros de Eunápolis, no bairro Centauro. O enterro está previsto para as 9h deste sábado (02), no Cemitério Campo Santo.

"Vai nos deixar muita saudade, com suas alegrias, brincadeiras, dedicação, serenidade e humildade. Valoroso Irmão João Ramos tinha a essência do verdadeiro maçom", disse um dos membros, disse um dos membros da maçonaria, da qual João Ramos também fazia parte./radar64

Futuro presidente do TSE, ministro Roberto Barroso vê 'risco real' de adiamento das eleições deste ano





Primeiro turno das eleições municipais, que escolherão prefeitos e vereadores, está marcado para 4 de outubro. Ministro se diz contrário à hipótese de prorrogação de mandatos. 

O ministro Luís Roberto Barroso, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou nesta sexta-feira (1º) que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 4 de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso.

“Por minha vontade, nada seria modificado porque as eleições são um rito vital para a democracia. Portanto, o ideal seria nós podermos realizar as eleições. Porém, há um Prisco real, e, a esta altura, indisfarçável, de que se possa vir a ter que adiá-las”, afirmou o ministro em transmissão ao vivo em uma rede social promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Ministro Luís Roberto Barroso é eleito para presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo o ministro, que sucederá a ministra Rosa Weber no final de maio na presidência do TSE, se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.

Barroso se disse ainda contrário à hipótese de se fazer a eleição municipal junto com a eleição nacional, em 2022, o que exigiria a prorrogação por dois anos dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

“Sou totalmente contra essa possibilidade. A democracia é feita de eleições periódicas e alternância no poder”, afirmou. “Os prefeitos e vereadores que estão em exercício neste momento foram eleitos para quatro anos.”

Para o ministro, o excesso de nomes para votação também comprometeria a qualidade do voto, para se fazer uma "escolha consciente"./G1

Sobe para 25 o número de casos do Covid-19 em Teixeira de Freitas





A Secretaria Municipal de Saúde informa que Teixeira de Freitas registra, em 01/05/2020, 25 casos positivos para COVID 19. São 3 novos casos confirmados hoje, pelo critério do vínculo epidemiológico. Este tipo de confirmação é reconhecido e integra os números oficiais para a Bahia e o Brasil. Nesta data, a Bahia registra 3140 casos confirmados e 117 óbitos.

Em Teixeira de Freitas, os números atuais são de: 12 casos positivos analisados pelo LACEN-BA ou atestados por vínculo epidemiológico; 13 casos positivos em laboratório privado (TR), totalizando 25 casos positivos. Destes, temos 14 casos positivos já recuperados, 100 casos descartados, 2 casos suspeitos aguardando o resultado da análise pelo LACEN-BA.

Considerando o total de casos positivos, em comparação aos já recuperados, afirma-se: Há em Teixeira de Freitas, nesta data, 11 casos ativos. Essas pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da COVID 19. Em nome da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda: fique em casa.

Vínculo Epidemiológico

Existe a confirmação do caso positivo para a COVID 19 pelo chamado vínculo epidemiológico, quando há confirmação de um caso pela proximidade com um caso confirmado em laboratório, para um paciente que se encaixe em todos os sintomas da doença. Antes de ser declarado positivo, o histórico do caso é minuciosamente estudado.

Outros casos positivos

Houve também a confirmação, via LACEN-BA, de um novo paciente que está sob cuidados médicos na UTI do HMTF. E ainda, outro caso confirmado por vínculo epidemiológico, em que o paciente está na enfermaria COVID do HMTF.

Estes casos não entram nos números oficiais do município porque as pessoas são naturais e moradoras de outro estado brasileiro e estavam apenas de passagem por Teixeira de Freitas quando precisaram de atendimento médico profissional./bahiaextremosul

Ação de criminosos deixa um morto e dois feridos em Alcobaça





Duas ações de criminosos na tarde desta sexta feira, 01 de maio, na cidade de Alcobaça deixou um mototaxista morto e dois feridos.

Carlos Junior de Oliveira foi morto a tiros na tarde desta sexta feira, 01 de maio, quando saia da casa da ex sogra no bairro da Bugia. Carlos chegou a ser socorrido para o hospital de Alcobaça mais não resistiu aos ferimentos.

Logo após o homicídio do mototaxista, duas outras pessoas foram baleadas no bairro Paraíso Verde/Jacundá . As vítimas foram socorridas para o hospital da cidade do Prado.

Segundo informações, Carlos era uma pessoa do bem e não tinha histórico de envolvimento com coisas erradas e o alvo dos criminosos era o ex cunhado da vítima. O Nome das outras vítimas não foi divulgado.

As investigações do homicídio e da tentativa do duplo homicídio serão comandadas pelo delegado de Alcobaça Maderson Souza./bahiaextremosul

Médico, cozinheira e policial militar testam positivo para COVID-19 em Porto Seguro




Médico, cozinheira e policial militar testam positivo para COVID-19 em Porto Seguro


Um médico lotado no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e um policial militar que atua no 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), estão contaminados pela COVID-19, o novo coronavírus, em Porto Seguro.

O médico, segundo a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, vinha atuando na linha de frente do setor que cuida de infectados pelo vírus. O resultado do exame que testou positivo para coronavírus foi divulgado na quarta-feira, dia 29 de abril, pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).

No mesmo dia deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do mesmo hospital um policial militar, sendo que o resultado da testagem divulgado nesta sexta-feira (1º), também deu positivo para COVID-19.

Segundo nota do Batalhão da Polícia Militar de Porto Seguro (BPM), o militar deu entrada no pronto socorro do hospital com muita falta de ar e desde então está respirando com a ajuda de um ventilador mecânico.

Cozinheira

Além do médico e o policial militar nesta semana uma cozinheira da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, também testou positivo para COVID-19. Ela e o médico estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica Municipal./TH

sexta-feira, 1 de maio de 2020

SP: remédio de baixo custo melhora quadro de pacientes com covid-19



Anticoagulante foi utilizado em pesquisa na cidade de São Paulo


Um estudo preliminar com o anticoagulante heparina em pacientes graves com a covid-19, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, mostrou que a substância contribuiu com a melhora nos níveis de oxigenação do sangue e no funcionamento dos pulmões, diminuindo assim o tempo de permanência na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

De acordo com o artigo publicado pelo grupo de pesquisadores, 27 pessoas foram submetidas ao tratamento experimental, com idade média de 56 anos e portadores de doenças pré-existentes como diabetes, problemas cardíacos e obesidade.

O tempo médio de hospitalização variou de 10 a 15 dias —considerando as particularidades de cada caso—, sendo que não foi registrado nenhum óbito até o momento e apenas três continuam na UTI da unidade particular de saúde.

A pesquisa identificou que o medicamento, que vem sendo utilizado na prevenção e tratamento de quadros de trombose, foi fundamental no processo de desobstrução dos vasos sanguíneos do sistema respiratório, o que representou uma queda no período em que esses indivíduos precisaram do auxílio de respiradores mecânicos.

A experiência foi coordenada médica pneumologista Elnara Negri, professora da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP), e contou também com a participação de outros médicos da instituição. Com os primeiros resultados, agora eles pretendem ampliar o estudo após aprovação do Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa).

O medicamento é considerado de baixa custo e, caso continue apresentando resultados satisfatórios, poderá se tornar um aliado importante na busca por um tratamento eficaz contra a covid-19./ R7

Homem é baleado e polícia descobre “boca de fumo” em sua residência na cidade de Itamaraju



Homem é baleado e polícia descobre “boca de fumo” em sua residência na cidade de Itamaraju


Roney Ramos, de 35 anos, permanece internado no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), com escolta 24 horas de uma guarnição da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), após ser preso por tráfico de drogas.

Segundo informações da Polícia Militar, Roney foi baleado na última quarta-feira, dia 29 de abril, às margens da rodovia BR-101, em um local conhecido como cascalheira, imediações dos bairros São Domingos e Cristo Redentor. Logo na sequência ele foi socorrido ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) e quando os policiais foram ao local do crime encontraram a motocicleta que a vítima usava.

Junto à moto os militares encontraram uma sacola plástica, onde estava uma pedra bruta de crack. Com a descoberta os policiais deslocaram-se à unidade de saúde e ouviram Roney, que informou o seu endereço e admitiu que no interior da residência existiam mais entorpecentes.

Na casa, no bairro Santo Antônio do Monte, os policiais militares apreenderam 29 pinos de cocaína, duas pedras de crack, duas balanças de precisão e dois cartuchos intactos de calibre 12. Diante da materialidade do crime de tráfico de drogas, a guarnição retornou ao HMI, onde deu voz prisão ao autor, sendo todo o material apreendido e apresentado à Delegacia Territorial de Itamaraju (DT).

Após recuperar-se dos ferimentos que sofrera fruto de disparos de arma de fogo, Roney Ramos, de 35 anos, será apresentado à Polícia Civil, para adoção das medidas de praxe. Ele deve responder por tráfico de drogas, com base no Artigo 33 da Lei 11.343/2006.

O delegado Gilvan Meirelles, titular de Itamaraju, ainda tenta descobrir autoria e motivação do homicídio tentado contra o acusado de tráfico de drogas./TH

Auxílio Emergencial: Mais de 100 agências da Caixa Econômica na BA irão abrir no sábado; veja lista

Fila em agência da caixa em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Mais de 100 agências da Caixa Econômica Federal irão abrir no sábado (2), na Bahia, para atender aos beneficiários nascidos de janeiro a outubro que recebem o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital e optaram por realizar o saque em espécie. [Confira no fim da reportagem a lista completa das agências que abrirão no sábado]

As unidades irão funcionar das 8h às 14h, em 80 municípios baianos. Em nota, a Caixa informou que a abertura no sábado permitirá a antecipação do calendário do saque em espécie, contribuindo para o escalonamento no atendimento a quem recebe o auxílio.

A data para os nascidos em novembro e dezembro está mantida na terça-feira (5).

Confira lista de agências que funcionarão no sábado (2 de maio)
ALAGOINHAS CENTRO 65 AG. ALAGOINHAS, BA RUA MILTON ORNELAS, 78
ALCOBACA CENTRO 2166 AG. ALCOBACA, BA RUA DESEMBARGADOR MELO ROCHA, 254
ARACI CENTRO 4765 AG. ARACI, BA RUA SETE DE SETEMBRO, 44
BARRA ROSARIO 3796 AG. BARRA DO RIO GRANDE, BA RUA PLINIO MARIANI GUERREIRO, 85
BARRA DA ESTIVA CENTRO 3799 AG. BARRA DA ESTIVA, BA AV SAO BENTO, 315
BARRA DO CHOCA CENTRO 4974 AG. BARRA DO CHOCA, BA PRACA CASTRO ALVES, 167
BARREIRAS CENTRO 783 AG. BARREIRAS, BA R CUSTODIA ROCHA CARVALHO 197
BARREIRAS CENTRO 3795 AG. RIO DAS ONDAS, BA AV CLERISTON ANDRADE, 921 - TERREO
BELMONTE CENTRO 4664 AG. BELMONTE, BA AV MARECHAL DEODORO, 138
BOM JESUS DA LAPA CENTRO 784 AG. BOM JESUS DA LAPA, BA AV. DUQUE DE CAXIAS, 556
BRUMADO CENTRO 947 AG. BRUMADO, BA RUA CORONEL TIBERIO MEIRA, 130
CACULE CENTRO 4589 AG. CACULE, BA AV. CONEGO MIGUEL MONTEIRO, 05
CAETITE CENTRO 1050 AG. ANISIO TEIXEIRA, BA AV SANTANA, 408
CAMACARI CENTRO 1051 AG. CAMACARI, BA AV DOUTOR MANOEL MERCES 136
CAMPO FORMOSO CENTRO 3230 AG. CAMPO FORMOSO, BA PRACA HERCULANO JOSE MONTEIRO DE MENEZES,
CANAVIEIRAS CENTRO 4581 AG. CANAVIEIRAS, BA AV OTAVIO MANGABEIRA, 639
CANDEIAS CENTRO 951 AG. CANDEIAS, BA PRACA DR. GUALBERTO DANTAS FONTES, 238/244
CAPIM GROSSO CENTRO 3741 AG. CAPIM GROSSO, BA AV ANTONIO CARLOS MAGALHAES, 100
CARINHANHA CENTRO 4975 AG. CARINHANHA, BA PRACA DA MATRIZ, 176
CASTRO ALVES CENTRO 1902 AG. CASTRO ALVES, BA AV. FERNANDO WILSON MAGALHAES, 17
CATU CENTRO 2119 AG. CATU, BA RUA DES PEDRO RIBEIRO BITENCOURT 17
CONCEICAO DO COITE CENTRO 1448 AG. CONCEICAO DO COITE, BA RUA FLORIANO PEIXOTO,48
CORRENTINA CENTRO 3794 AG. CORRENTINA, BA AV. PRINCESA ISABEL, 379
CRUZ DAS ALMAS CENTRO 948 AG. CRUZ DAS ALMAS, BA PC SENADOR TEMISTOCLES, 688
DIAS D AVILA CENTRO 2850 AG. DIAS D AVILA, BA AVENIDA BRASIL, 186
ENTRE RIOS CENTRO 4662 AG. ENTRE RIOS, BA R PADRE ANTONIO BARRETO, S/N
ESPLANADA CENTRO 3394 AG. ESPLANADA, BA PRACA LADISLAU CAVALCANTI, S/N
EUCLIDES DA CUNHA CENTRO 3201 AG. EUCLIDES DA CUNHA, BA RUA CASTRO ALVES, 57
EUNAPOLIS CENTRO 3793 AG. COSTA DO DESCOBRIMENTO, BA AV SANTOS DUMONT 567
EUNAPOLIS CENTRO 75 AG. EUNAPOLIS, BA AV. DOM PEDRO II, 538
FEIRA DE SANTANA CENTRO 68 AG. FEIRA DE SANTANA, BA RUA MONS TERTULIANO CARNEIRO,34/36
FEIRA DE SANTANA CENTRO 3138 AG. PRINCESA DO SERTAO, BA AV. GETULIO VARGAS, 303
FEIRA DE SANTANA CENTRO 1611 AG. SUBAE, BA RUA ARISTIDES NOVIS, 93
FEIRA DE SANTANA SANTA MONICA 3802 AG. SANTA MONICA, BA AV GETULIO VARGAS, 3233, TERREO
FORMOSA DO RIO PRETO CENTRO 4576 AG. FORMOSA DO RIO PRETO, BA AV BAHIA, 40
GANDU CENTRO 3534 AG. GANDU, BA PCA SIMOES FILHO,200
GUANAMBI CENTRO 779 AG. GUANAMBI, BA PRACA GERCINO COELHO 34
IBOTIRAMA CENTRO 3508 AG. IBOTIRAMA, BA AV TIRADENTES, S/N
ILHEUS CENTRO 69 AG. ILHEUS, BA RUA MARQUES DE PARANAGUA, 291
ILHEUS CENTRO 3203 AG. JORGE AMADO, BA PC EUSTAQUIO BASTOS, 170
INHAMBUPE CENTRO 4598 AG. INHAMBUPE, BA AV LOMANTO JUNIOR, S/N
IPIAU CENTRO 636 AG. IPIAU, BA RUA DOIS DE JULHO, 12
IPIRA CENTRO 3233 AG. IPIRA, BA PRACA ROBERTO CINTRA, 392
IRARA CENTRO 4769 AG. IRARA, BA R PEDRO LIMA, S/N
IRECE CENTRO 780 AG. IRECE, BA PRACA DR. MARIO DOURADO SOBRINHO 135
ITABELA CENTRO 4582 AG. ITABELA, BA AV MANOEL CARNEIRO, 327
ITABERABA CENTRO 949 AG. ITABERABA, BA PRACA FLAVIO SILVANY,SN
ITABUNA CENTRO 1558 AG. GRAPIUNA, BA AV. CINQUENTENARIO, 531
ITABUNA CENTRO 70 AG. ITABUNA, BA AV DO CINQUENTENARIO, 1163
ITABUNA GOES CALMON 3792 AG. JARDIM VITORIA, BA AV AZIZ MARON, S/N - JEQUITIBA PLAZA SHOPPING
ITABUNA SAO CAETANO 2089 AG. RIO CACHOEIRA, BA AV PRINCESA ISABEL, 755
ITAMARAJU CENTRO 1137 AG. ITAMARAJU, BA PRACA DAS NACOES UNIDAS SN SHOPPING CENTER
ITAPETINGA CENTRO 635 AG. ITAPETINGA, BA RUA BARAO DO RIO BRANCO, 25
JACOBINA CENTRO 634 AG. JACOBINA, BA RUA SENADOR PEDRO LAGO, 142
JAGUARARI CENTRO 4771 AG. JAGUARARI, BA R ALFREDO VIANA, 12
JEQUIE CENTRO 3840 AG. CIDADE SOL, BA R FELIX GASPAR, 46
JEQUIE CENTRO 71 AG. JEQUIE, BA RUA COLOMBO DE NOVAIS, 15
JUAZEIRO CENTRO 80 AG. JUAZEIRO, BA RUA BARAO DO RIO BRANCO, 13-17
LAURO DE FREITAS CENTRO 2022 AG. LAURO DE FREITAS, BA AV.SANTOS DUMONT,5-KM2
LAURO DE FREITAS VILAS DO ATLANTICO 3462 AG. VILLAS DO ATLANTICO, BA AV LUIS TARQUINIO, 1764
LIVRAMENTO BRUMADO CENTRO 1054 AG. LIVRAMENTO NOSSA SENHORA, BA AV.DR.EDILSON PONTES,138
LUIS EDUARDO MAGALHAES CENTRO 2734 AG. LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA RUA PERNAMBUCO QD 43 LT 24 LOTEAM MIMOSO OESTE
MARAGOGIPE CENTRO 4450 AG. MARAGOJIPE, BA R SAO BARTOLOMEU, 08
MEDEIROS NETO CENTRO 2027 AG. MEDEIROS NETO, BA AV OSCAR CARDOSO, 68
MORRO DO CHAPEU CENTRO 4825 AG. MORRO DO CHAPEU, BA AV. JOEL MODESTO, 113
MUCURI CENTRO 3542 AG. MUCURI, BA PRACA DOIS DE JULHO, S/N
MUNDO NOVO CENTRO 4694 AG. MUNDO NOVO DA BAHIA, BA R ARLINDO LEONE, 03
NAZARE CENTRO 72 AG. NAZARE, BA PCA. DR. ALEXANDRE BITTENCOURT 64
NOVA VICOSA CENTRO 3558 AG. NOVA VICOSA, BA PC MANOEL VIEIRA DE ANDRADE, S/N - POSTO DA MATA
PARATINGA CENTRO 4577 AG. PARATINGA, BA RUA BENJAMIN CONSTANT, 150
PAULO AFONSO GENERAL DUTRA 985 AG. PAULO AFONSO, BA RUA DAS MANGUEIRAS, 104
PAULO AFONSO TANCREDO NEVES II 4828 AG. CANION DO SAO FRANCISCO, BA RUA PADRE LOURENCO SN
POCOES CENTRO 1435 AG. POCOES, BA PRACA RAIMUNDO P.DE MAGALHAES,158
PORTO SEGURO CENTRO 3948 AG. PORTO SEGURO, BA AV GETULIO VARGAS 16
RIACHAO DAS NEVES CENTRO 4831 AG. RIACHAO DAS NEVES, BA PRACA BORGES, S/N
RIACHAO DO JACUIPE CENTRO 3644 AG. RIACHAO DO JACUIPE, BA AV. LANDULFO ALVES, 86
RIACHO DE SANTANA CENTRO 4832 AG. RIACHO DE SANTANA, BA R FELINTO MULLER, S/N
RIBEIRA DO POMBAL CENTRO 781 AG. RIBEIRA DO POMBAL, BA AV OLIVEIRA BRITO,135
SALVADOR ARMACAO 4112 AG. BAIRRO ARMACAO, BA AV SIMON BOLIVAR 160
SALVADOR BARRA 991 AG. BARRA, BA R.ALMIRANTE MARQUES DE LEAO, 456
SALVADOR BARRIS 1522 AG. SHOPPING PIEDADE, BA R.JUNQUEIRA AYRES,08 LJA 06, PISO L1, SHOP PIEDADE
SALVADOR BROTAS 1236 AG. DOM JOAO VI, BA AV.D.JOAO VI,234
SALVADOR BROTAS 3137 AG. VASCO DA GAMA, BA AV VASCO DA GAMA, 2526
SALVADOR CABULA 4111 AG. CABULA, BA RUA SILVEIRA MARTINS, 196
SALVADOR CAIXA D AGUA 4824 AG. CAIXA D AGUA, BA RUA SALDANHA MARINHO, 187 - TERREO
SALVADOR CAMINHO DAS ARVORES 3248 AG. CAMINHO DAS ARVORES, BA RUA DA ALFAZEMA 752 LJ 101 SHOPPING CAPEMI
SALVADOR CAMINHO DAS ARVORES 672 AG. SHOPPING DA BAHIA, BA AV.TANCREDO NEVES,148-SHOPPING CENTER IGUATEMI
SALVADOR CAMINHO DE AREIA 1498 AG. CAMINHO DE AREIA, BA AV CAMINHO DE AREIA, 234
SALVADOR CASTELO BRANCO 4096 AG. BAIRRO CASTELO BRANCO, BA R GENARO DE CARVALHO, 1535 - 1 ETAPA
SALVADOR COMERCIO 63 AG. COMERCIO, BA AV. ESTADOS UNIDOS, 1
SALVADOR FAZENDA GRANDE I 3617 AG. NOVA CAJAZEIRAS, BA AV ENG RAYMUNDO CARLOS NERY, 347
SALVADOR IMBUI 4121 AG. IMBUI, BA RUA DOS COLIBRIS, 44 - SHOPPING CABOATA
SALVADOR ITAPUA 1053 AG. ITAPUA, BA AV. DORIVAL CAYMMI,14359
SALVADOR LIBERDADE 618 AG. LIBERDADE, BA ESTRADA DA LIBERDADE, 81
SALVADOR MARES 62 AG. CALCADA, BA RUA BARAO DE COTEGIPE, 119
SALVADOR MATATU 1449 AG. SETE PORTAS, BA RUA DOS BANDEIRANTES N 01
SALVADOR MERCES 61 AG. DAS MERCES, BA AV 7 DE SETEMBRO 955-PREDIO
SALVADOR PAU DA LIMA 4342 AG. PAU DA LIMA, BA R SAO MARCOS, 819, PAU DA LIMA
SALVADOR PERIPERI 3003 AG. PRACA DA REVOLUCAO, BA PRACA DA REVOLUCAO, 09
SALVADOR PITUBA 1018 AG. PITUBA, BA AV. MANOEL DIAS DA SILVA, 1499
SALVADOR RIO VERMELHO 1519 AG. RIO VERMELHO, BA RUA ODILON SANTOS 76
SALVADOR SAO CAETANO 3777 AG. LARGO DO TANQUE, BA R ENGENHEIRO AUSTRICLIANO, S/N, LJ 3,4,5
SALVADOR SUSSUARANA 1019 AG. CENTRO ADMINISTRATIVO, BA AV ULLYSSES GUIMARAES, 3386, TERREO, LOJA 01
SANTA MARIA DA VITORIA CENTRO 3546 AG. SANTA MARIA DA VITORIA, BA R ARTUR ROCHA, 10
SANTO ANTONIO DE JESUS ERNESTO MELO 950 AG. SANTO ANTONIO DE JESUS, BA AV DOIS DE JULHO 96
SAO DESIDERIO CENTRO 4585 AG. SAO DESIDERIO, BA RUA DR. VALERIO DE BRITO, 126
SAO SEBASTIAO DO PASSE CENTRO 3633 AG. SAO SEBASTIAO DO PASSE, BA PRACA DOZE DE OUTUBRO, 130
SEABRA CENTRO 3204 AG. SEABRA, BA RUA BARAO DO RIO BRANCO, 116
SENHOR DO BONFIM CENTRO 76 AG. SENHOR DO BONFIM, BA RUA RUI BARBOSA, 22
SERRINHA CENTRO 77 AG. SERRINHA, BA RUA MACARIO FERREIRA, 448
SIMOES FILHO CENTRO 2150 AG. SIMOES FILHO, BA AV. LUIS EDUARDO MAGALHAES, 224 - QD A, LT 04
TEIXEIRA DE FREITAS CENTRO 1131 AG. TEIXEIRA DE FREITAS, BA R MASSANORI NAGAO, 150
UBAITABA CENTRO 3530 AG. UBAITABA, BA AV VASCO NETO, S/N
VITORIA DA CONQUISTA BRASIL 3543 AG. BAIRRO BRASIL, BA AV FREI BENJAMIN 2306
VITORIA DA CONQUISTA CENTRO 4160 AG. MONGOIOS, BA AV CRESCENCIO SILVEIRA, 430
VITORIA DA CONQUISTA CENTRO 79 AG. VITORIA DA CONQUISTA, BA PC BARAO DO RIO BRANCO, 30
XIQUE-XIQUE CENTRO 1056 AG. XIQUE-XIQUE, BA RUA JOSE PEREGRINO, 121

Teixeira: Prefeito demite 700 servidores contratados em plena pandemia





Pelo menos 700 pessoas contratadas em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), foram exoneradas em plena pandemia do novo coronavírus no município de Teixeira de Freitas.

As demissões foram feitas pelo prefeito Timóteo Brito (PP), e publicadas no Diário Oficial do Munícipio, na última quinta-feira 30.

O feito já virou caso de Justiça, visto que, uma ação popular tramita na Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Teixeira de Freitas na tentativa de anular as demissões.

Entre os exonerados estão profissionais de vários setores, entre eles de saúde, como odontólogos, psicólogos, fisioterapeuta, auxiliares de enfermagem, maqueiros, técnicos em radiologia, entre outros./sigaanoticia

Ex-participante do The Voice Kids de 15 anos é morto a tiros





Tuca Andrade, de 15 anos, que participou do The Voice Kids da TV Globo, foi morto a tiros na tarde desta quinta feira, 30 de abrill em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Ainda de acordo com a PM, cerca de 15 tiros foram disparados. Em nota, a Polícia Civil disse que o homicídio aconteceu por volta das 17h e que, segundo informações preliminares, seis homens encapuzados entraram atirando em um estabelecimento comercial.

"Procuravam, supostamente, pelo cunhado da vítima, que estava no local acompanhando o jovem e conseguiu fugir. Esse cunhado, pelas investigações iniciais, é um presidiário posto em liberdade como medida de prevenção à disseminação da Covid-19 no sistema penitenciário", disse a Polícia Civil no texto.

O caso foi registrado pela equipe da Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Sul, coordenada pelo delegado Fábio Lacerda. A investigação fica por conta do delegado Ícaro Schneider. A Polícia Civil afirmou que vai se pronunciar sobre o caso ao término da investigação, "que não cessará até a devida elucidação e captura dos responsáveis".

Informações sobre data, horário e local do sepultamento do corpo de Tuca Almeida não foram divulgadas até a última atualização desta reportagem./bahiaextremosul

Sergio Moro afirma que apresentará ao STF provas contra Bolsonaro






Quando Sergio Moro decretou as primeiras prisões da Operação Lava-­Jato, em 2014, ninguém imaginava que começaria ali uma revolução de consequências históricas para a política, a economia e o combate à corrupção no Brasil. Em quatro anos, as investigações revelaram a existência de uma monumental estrutura que tinha como membros ativos as maiores empreiteiras do país, altos dirigentes de empresas estatais e políticos de todos os quilates — de deputados a presidentes da República. Todos se nutrindo da mesma fonte de um esquema que, durante anos, desviou mais de 40 bilhões de reais dos cofres públicos, dinheiro convertido em financiamento de campanhas eleitorais e propina. O caso fulminou biografias, quebrou empresas, arrasou partidos políticos e desmascarou muita gente que se dizia honesta. A histórica impunidade dos poderosos levou uma surpreendente rasteira — e abriu caminho para que um outsider chegasse à Presidência da República. Com a eleição de Jair Bolsonaro e a nomeação de Sergio Moro para o Ministério da Justiça, muitos apostaram que a corrupção sistêmica sofreria o golpe de misericórdia no país — uma tremenda ilusão, segundo o próprio Moro.

“O combate à corrupção não é prioridade do governo”, revela o agora ex-­ministro da Justiça, que foi descobrindo aos poucos que embarcara numa fria. Ele estava em casa na madrugada da sexta 24 quando soube que o diretor-geral da Polícia Federal fora demitido pelo presidente. Mas o episódio foi a gota d’água de uma relação tumultuada. Havia tempo o presidente não escondia a intenção de colocar no cargo alguém de sua estrita confiança. Bolsonaro frequentemente reclamava da falta de informações, em especial sobre inquéritos que tinham como investigados amigos, correligionários e parentes dele. Moro classificou a decisão do presidente de pôr um parceiro no comando da PF de uma manobra para finalmente ter acesso a dados sigilosos, deu a isso o nome de interferência política e, na sequência, pediu demissão. Bolsonaro, por sua vez, disse que a nomeação do diretor da PF é de sua competência e que as acusações de Moro não eram verdadeiras. O Supremo Tribunal Federal mandou abrir um inquérito para apurar suspeitas de crime.


Em entrevista exclusiva a VEJA, Moro revelou que não vai admitir ser chamado de mentiroso e que apresentará à Justiça, assim que for instado a fazê-lo, as provas que mostram que o presidente tentou, sim, interferir indevidamente na Polícia Federal. Um pouco abatido, o ex-ministro também se disse desconfortável no papel que o destino lhe reservou: “Nunca foi minha intenção ser algoz do presidente”. Desde que deixou o ministério, ele passou a ser hostilizado brutalmente pelas redes bolsonaristas. “Traidor” foi o adjetivo mais brando que recebeu. Mas o fato é que Bolsonaro nunca confiou em Moro. Sempre viu nele um potencial adversário, alguém que no futuro poderia ameaçar seu projeto de poder. Na entrevista, o ex-ministro, no entanto, garante que a política não está em seus planos — ao menos por enquanto. Na quarta-feira 29, durante a conversa com VEJA, Moro recebeu um alerta de mensagem no telefone. Ele colocou os óculos, leu e franziu a testa. “O que foi, ministro?” “O presidente da República anunciou que vai divulgar um ‘vídeo-bomba’ contra mim.” “E o que o senhor acha que é?”, perguntamos. Moro respirou fundo, ameaçou falar alguma coisa, mas se conteve. A guerra está só começando. Acompanhe nas próximas páginas os principais trechos desta conversa.

“O COMBATE À CORRUPÇÃO NÃO É PRIORIDADE DO GOVERNO”

O ex-ministro Sergio Moro recebeu VEJA em seu apartamento em Brasília. Na entrevista, que durou duas horas, ele lembrou que aceitou o cargo de titular da Justiça diante do compromisso assumido por Bolsonaro com o combate à corrupção. Aos poucos, porém, foi percebendo que esse discurso não encontrava sustentação na prática do governo — e ficou bastante incomodado quando viu o presidente se aproximar de políticos suspeitos:

“Sinais de que o combate à corrupção não é prioridade do governo foram surgindo no decorrer da gestão. Começou com a transferência do Coaf para o Ministério da Economia. O governo não se movimentou para impedir a mudança. Depois, veio o projeto anticrime. O Ministério da Justiça trabalhou muito para que essa lei fosse aprovada, mas ela sofreu algumas modificações no Congresso que impactavam a capacidade das instituições de enfrentar a corrupção. Recordo que praticamente implorei ao presidente que vetasse a figura do juiz de garantias, mas não fui atendido. É bom ressaltar que o Executivo nunca negociou cargos em troca de apoio, porém mais recentemente observei uma aproximação do governo com alguns políticos com histórico não tão positivo. E, por último, teve esse episódio da demissão do diretor da Polícia Federal sem o meu conhecimento. Foi a gota d’água”.


O senhor acusou o presidente Bolsonaro de interferir politicamente na Polícia Federal. Tem provas disso? O presidente tem muito poder, tem prerrogativas importantes que têm de ser respeitadas, mas elas não podem ser exercidas, na minha avaliação, arbitrariamente. Não teria nenhum problema em substituir o diretor da PF Maurício Valeixo, desde que houvesse uma causa, uma insuficiência de desempenho, um erro grave por ele cometido ou por algum de seus subordinados. Isso faz parte da administração pública, mas, como não me foi apresentada nenhuma causa justificada, entendi que não poderia aceitar essa substituição e saí do governo. É uma questão de respeito à regra, respeito à lei, respeito à autonomia da instituição.

E quais eram as motivações políticas? Reitero tudo o que disse no meu pronunciamento. Esclarecimentos adicionais farei apenas quando for instado pela Justiça. As provas serão apresentadas no momento oportuno, quando a Justiça solicitar.

“NÃO POSSO ADMITIR QUE O PRESIDENTE ME CHAME DE MENTIROSO”

O presidente Bolsonaro rebateu as acusações do ex-ministro. Ele negou que houvesse tentativa de interferência política na Polícia Federal e acusou Sergio Moro de tentar negociar a demissão do diretor da PF em troca de sua nomeação para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Moro conta por que divulgou uma mensagem trocada entre ele e a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e outra entre ele e Bolsonaro:

“Eu apresentei aquelas mensagens. Não gostei de apresentá-las, é verdade, mas as apresentei única e exclusivamente porque no pronunciamento do presidente ele afirmou falsamente que eu estava mentindo. Embora eu tenha um grande respeito pelo presidente, não posso admitir que ele me chame de mentiroso publicamente. Ele sabe quem está falando a verdade. Não só ele. Existem ministros dentro do governo que conhecem toda essa situação e sabem quem está falando a verdade. Por esse motivo, apresentei aquela mensagem, que era um indicativo de que eu dizia a verdade, e também apresentei a outra mensagem, que lamento muito, da deputada Carla Zambelli. O presidente havia dito uma inverdade de que meu objetivo era trocar a substituição do diretor da PF por uma vaga no Supremo. Eu jamais faria isso. Infelizmente, tive de revelar aquela mensagem para provar que estava dizendo a verdade, que não era eu que estava mentindo”.

MAGEM QUEIMADA… – depois das acusações que fez contra o presidente, foi alvo de ataques e chamado de “traidor” Pedro Ladeira/.

Na mensagem, Bolsonaro cita uma investigação sobre deputados aliados e afirma que aquilo era motivo para trocar o diretor da PF. O que exatamente queria o presidente? Desculpe, mas essa é uma questão que também vai ter de ser examinada dentro do inquérito que foi aberto no Supremo Tribunal Federal para investigar esse caso. Reitero a minha posição. Uma vez dito, é aquilo que foi dito. Não volto atrás. Seria incoerente com o meu histórico ceder a qualquer intimidação, seja virtual, seja verbal, seja por atitudes de pessoas ou de outras autoridades.

O senhor sofreu algum tipo de ação intimidatória após as revelações que fez? Atacaram minha esposa e estão confeccionando e divulgando dossiês contra ela com informações absolutamente falsas. Ela nunca fez nada de errado. Nem eu nem ela fizemos nada de errado. Esses mesmos métodos de intimidação foram usados lá trás, durante a Lava-­Jato, quando o investigado e processado era o ex-presidente Lula.

“NUNCA FOI MINHA INTENÇÃO SER ALGOZ DO PRESIDENTE”
Depois das denúncias de Moro, o Supremo Tribunal Federal determinou que fosse aberto um inquérito para apurar se o presidente tentou de fato aparelhar a PF para fins políticos. Em seu parecer, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que também fossem investigados os crimes de denunciação caluniosa e contra a honra — ilícitos que, em tese, podem ter sido praticados por Moro:

“Entendi que a requisição de abertura desse inquérito que me aponta como possível responsável por calúnia e denunciação caluniosa foi intimidatória. Dito isso, quero afirmar que estou à disposição das autoridades. Os ataques mais virulentos vieram principalmente por redes virtuais. Não tenho medo de ofensa na internet, não. Me desagrada e tal, mas se alguém acha que vai me intimidar contando inverdades a meu respeito no WhatsApp ou na internet está muito enganado sobre minha natureza”.

RISCO DE PROCESSO - Aras: pedido de investigação por denunciação caluniosa e crime contra a honra do presidente Andressa Anholete/Getty Images


O senhor recebeu mais críticas ou apoios por se demitir do cargo e acusar o presidente? A opinião pública compreendeu o que eu disse e os motivos da minha fala. É importante deixar muito claro: nunca foi minha intenção ser algoz do presidente ou prejudicar o governo. Na verdade, lamentei extremamente o fato de ter de adotar essa posição. O que eu fiz e entendi que era minha obrigação foi sair do governo e explicar por que estava saindo. Essa é a verdade.

Qual é hoje a sua opinião sobre o presidente Bolsonaro? Pessoalmente, gosto dele. No governo, acho que há vários ministros competentes e técnicos. O fato de eu ter saído do governo não implica qualquer demérito em relação a eles. Fico até triste porque considero vários deles pessoas competentes e qualificadas, em especial o ministro da Economia. Espero que o governo seja bem-sucedido. É o que o país espera, no fundo. Quem sabe a minha saída possa fomentar um compromisso maior do governo com o combate à corrupção.

“NÃO QUERO PENSAR EM POLÍTICA NESTE MOMENTO”
Em todas as grandes manifestações dos apoiadores do presidente, a figura do ex-ministro da Justiça sempre ocupou lugar de destaque. Após sua demissão, ele passou a ser tratado nas redes sociais como traidor e oportunista que estaria tirando proveito político em um momento de fragilidade do governo:

“Lamento ter de externar as razões da minha saída do governo durante esta pandemia. O foco tem de ser realmente o combate à pandemia. Estou dando entrevista aqui porque tenho sido sucessivamente atacado pelas redes sociais e pelo próprio presidente. Hoje mesmo, quarta, ele acabou de dar declarações, ontem deu declarações. Venho sendo atacado também por parte das pessoas que o apoiam politicamente. Tudo o que estou fazendo é responder a essas agressões, às inverdades, às tentativas de atingir minha reputação”.

MANDANTE - Adélio, que tentou matar o presidente: caso ainda não encerrado ./Divulgação


O que o senhor pretende fazer a partir de agora? Estou num período de quarentena. Tive 22 anos de magistratura. Deixei minha carreira com base em uma promessa não cumprida de que eu teria apoio nessas políticas de combate à corrupção. Isso foi um compromisso descumprido. Não posso voltar para a magistratura. Eu me encontro, no momento, desempregado, sem aposentadoria. Tudo bem, tem gente em situação muito mais difícil que a minha. Não quero aqui ficar reclamando de nada. Pedi a quarentena para ter um sustento durante algum tempo e me reposicionar, provavelmente no setor privado./veja

Valmir ingressa com ação popular contra prefeituras que demitiram servidores durante pandemia





Ações populares serão utilizadas pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) para questionar prefeituras baianas que demitiram servidores de diferentes setores da educação e até da saúde – durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A primeira peça impetrada aciona municípios do extremo sul do estado e visa impedir que outros tomem a mesma medida. Nesta quinta-feira (30), o parlamentar comentou a posição de judicializar a questão e cobrou celeridade na medida. “Um momento tão difícil desse e, mesmo assim, o oportunismo de alguns gestores públicos prevaleceu. Se aproveitaram da pandemia para derrubar direitos trabalhistas. Mas nós vamos monitorar todo o estado da Bahia para que atitudes como estas sejam revertidas”, frisa Valmir.

Assunção reafirma sua atuação parlamentar para assegurar direitos e buscar soluções que não impactem na vida e existência das pessoas durante a crise sanitária, como a proposta de criação de empréstimo compulsório para o combate à pandemia e o projeto que sugere convocar médicos brasileiros com habilitação no exterior para atuar nas unidades de saúde do país. “É preciso rever essa situação das demissões. A população, as organizações sindicais e sociais de representação dos trabalhadores estão preocupadas e precisam da intervenção da Justiça no processo”, declara o petista ao fundamentar a ação popular.

No caso do extremo sul, os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Prado são as localidades acionadas na peça apresentada na 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador pelo deputado federal. Eles usaram a base da legislação da calamidade pública para decretarem suspensão de pagamentos de salários, suspensão temporária de contratos e demissões de servidores da educação. Os decretos municipais em Porto Seguro, atingem ao menos 500 funcionários, em Santa Cruz de Cabrália suspende 400 funcionários, em Prado também tem suspensão, mas não se tem o número preciso de trabalhadores atingidos.

“A categoria atingida diretamente em todos esses três municípios é a educação, sendo que em Cabrália também afetou servidores da saúde. A APLB-Sindicato deu entrada em mandados de segurança, os quais, até o momento, não foram decididos pelo TJ-BA. E recebemos reclamações de lideranças de toda a região sobre os casos. Em diálogo com os advogados, foi definido pela impetração da ação popular, que tem uma abrangência inicial nos 17 municípios do Território do Extremo Sul, podendo ser replicada em todos os territórios da Bahia, na medida do avanço judicial”, completa o deputado Valmir Assunção./Política Livre

Auxílio emergencial: Eunápolis abre postos de informações nos bairros





Visando reduzir a movimentação no Centro da cidade e auxiliar o eunapolitano quanto às informações para cadastro e recebimento do Auxílio Emergencial liberado neste período de pandemia pelo Governo Federal, a Prefeitura de Eunápolis disponibilizará, a partir de segunda-feira (04/05), além dos stands nas ruas Dom Pedro II e Castro Alves, 11 novos postos de informação nos bairros e zona rural, aproximando os serviços sociais da população.

Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h (nos CRAS até às 14h), nos seguintes pontos: Escola Reis Veloso - Mundo Novo; Escola Dom Pedro II- Gabiarra; Escola Paulo Freire (Extensão I)- Alecrim I; Centro Social - Arnaldão; Escola Antônio Batista - Juca Rosa; Praça da Integração - Itapuã; CRAS - Pequi, Colônia e Alecrim II; Secretaria de Assistência Social; Superintendência de Desenvolvimento Econômico - Prédio do SAM, além dos stands localizados no Centro da cidade, próximos às agências da Caixa.

Nos locais, servidores municipais que foram capacitados pela equipe do Cadastro Único da Assistência Social e Caixa, instruem a população quanto a maneira correta de cadastramento, ações necessárias para regularização do CPF, como se cadastrar no aplicativo Caixa Tem para saque em espécie, entre outras dúvidas.

"Nos stands que montamos próximos as agências da Caixa Econômicas identificamos o número de pessoas com dificuldades com os aplicativos e o quanto poderíamos auxiliar a população se levarmos esses pontos até os bairros, em especial na zona rural. Agora a população não precisa ir ao Centro para buscar mais informações, tendo necessidade de deslocamento apenas para o saque, que deve ser feito em dia específico de acordo com o mês de nascimento.

Com isso esperamos reduzir a movimentação e auxiliar nossa população para recebimento do benefício. Pedimos à população que use máscaras, mantenha o distanciamento necessário e as medidas de higiene", comentou o prefeito Robério Oliveira./radar64

Ilhéus e Itabuna terão apoio do Exército e da Marinha para conter aglomerações



Foto/Reprodução


O governador da Bahia, Rui Costa, solicitou o apoio do Exército e da Marinha para contar aglomerações nos municípios de Ilhéus e Itabuna, localizados no Litoral Sul do estado. O objetivo é auxiliar a Polícia Militar para conter a aglomeração de pessoas e a consequente disseminação do coronavírus na região.

“Resolvemos reforçar a vigilância sobre Ilhéus e Itabuna buscando ter uma presença mais ostensiva para inibir aglomerações”, declarou Rui, que cogitou a possibilidade de lockdown – fechamento total – nos municípios por causa do aumento acelerado dos casos da doença.

Em nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) explicou que Exército e Marinha vão orientar as pessoas em situações de aglomeração e também em atividades que não sejam permitidas por decretos municipais e estaduais. A Sesab afirma ainda que haverá abordagens educativas para uso de máscaras.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesab, por volta das 12h desta quinta-feira (30/04), Ilhéus registrou quatro mortes por Covid-19, enquanto que Itabuna contabiliza três óbitos. Os municípios também vão ganhar barracas padronizadas para ajudar na organização das feiras./zerohoranews

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Polícia realiza operação para combater furto e abate de gado




Batizada de "Boi Bom", a operação deflagrada, na manhã desta quinta-feira (30), por equipes das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpin) de Itapetinga e Vitória da Conquista, tem o objetivo de combater o furto de gado e o abate clandestino.

Policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) também participaram da ação policial, que cumpriu mandados de busca e apreensão na zona rural de Barra do Choça, Itambé e Itapetinga.

Durante as diligências foi apreendida aproximadamente meia tonelada de carne bovina. Dois comerciantes foram autuados em flagrante por receptação. Além disso, veículos que teriam sido utilizados no furto e transporte dos animais, também foram localizados.

De acordo com as equipes envolvidas na operação, as investigações devem continuar e outras diligências serão realizadas, no intuito de prender outros envolvidos no esquema criminoso./cocobongo

Corpo pode ser de entregador de lanches desaparecido, diz família





A polícia encontrou um homem morto no Ponto Bahia, zona rural de Eunápolis, no fim da manhã desta quinta-feira (30). Há suspeita de que o corpo seja do entregador de lanches Jean Pereira dos Santos Júnior, de 21 anos, desaparecido desde a segunda-feira (27). A família fez o reconhecimento por meio de fotografias.

A polícia obteve informações sobre a localização do corpo durante as investigações do desaparecimento. A vítima estava com a cabeça coberta por um pano e as mãos amarradas para trás, o que indica que houve tortura. Para a polícia, o assassinato ocorreu no mesmo local.

Segundo informações de familiares, Jean teria sido capturado no bairro Gusmão, onde morava, no início da noite de segunda. Ele estaria indo para casa após terminar o expediente de trabalho em uma empresa de salgados, no Pequi. A moto dele foi vista após o desaparecimento no Parque da Renovação.

Até a publicação desta notícia, a família aguardava a chegada do corpo na delegacia para fazer o reconhecimento oficial.

Jean já havia sido preso por tráfico de drogas em julho de 2019. Ele cumpriu cerca de três meses de pena no Conjunto Penal de Eunápolis. A polícia ainda apura se o desaparecimento tem relação com o crime que ele cometeu anteriormente.


DENÚNCIAS - A polícia abriu inquérito para investigar a autoria e motivação do homicídio. O Serviço de Investigação da Delegacia Territorial pede que quem tiver alguma informação sobre o crime para entrar em contato pelo telefone (9090) 98196-3666. A ligação pode ser a cobrar e o cidadão não precisa se identificar./radar64

Carne de vaca doente abatida em lixão era comercializada





A Vigilância Sanitária de Eunápolis interditou, no início da tarde desta quinta-feira (30), um supermercado localizado na Avenida Ronaldo Santana, no bairro Alecrim II. Conforme informação do órgão, quase 15 arrobas de carne clandestina foram encontradas na câmara frigorífica da empresa.

De acordo com a vigilância, uma denúncia apontou que a vaca foi abatida no lixão, que fica no mesmo bairro, durante a manhã. O animal estaria doente. A carcaça deverá ser submetida a análise para identificar qual doença o animal sofria. O gerente do supermercado e o homem responsável pelo abate do animal foram conduzidos à delegacia.

Segundo a informação, a carne estava no freezer com outros alimentos, provocando a possibilidade de contaminação. A partir de fotos constadas na denúncia, o homem que abateu a vaca foi identificado. Apesar de não ser funcionário, ele foi encontrado no supermercado.

O consumo de carne contaminada pode provocar intoxicações alimentares, assim como as zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para humanos.

O supermercado permanecerá interditado até a conclusão da investigação. A vigilância vai abrir processo administrativo para apurar o caso.

“Procure estabelecimentos que tenham procedência, pois carne clandestina traz muitos riscos à saúde. Neste caso, em especial, o supermercado desrespeitou todas as normas sanitárias”, explicou a diretora da vigilância, Ellen Domiciano.

Até a publicação desta notícia, fiscais da Vigilância, gerente da empresa e o abatedor da vaca estavam na delegacia.


DENÚNCIAS - Além de atuar na fiscalização de empresas, principalmente de serviços essenciais, a Vigilância Sanitária também está à frente do combate ao coronavírus no município. O disque-denúncia do órgão é (73) 3281-1141./radar64

Mulher é presa pela Polícia Militar com dinheiro falso em Alcobaça





Policiais militares lotados na 88ª CIPM de Alcobaça prenderam na tarde desta quinta feira, 30 de abril, Roselia Silva Borges, de 24 anos, pelo crime de estar portando dinheiro falsificado.

Uma guarnição da Polícia Militar fazia fiscalização nas proximidades das agencias bancárias e do Correio quando ao abordar um veículo suspeito, os militares perceberam o nervosismo de uma mulher que estava no interior do carro.

Durante a revista nos pertences de Rosélia foi encontrado um envelope com várias cédulas novas de R$ 20, 50 e 100 reais totalizando a quantia de R$ 1.000 reais, que ao serem testadas ficou comprovado que o dinheiro era falso.

A autora que disse ser bacharel em direito e os demais ocupantes do veículo foram encaminhados junto com o dinheiro falso para a delegacia de Alcobaça e apresentados ao delegado Maderson Souza.


Em seu depoimento ao delegado, a acusada quando perguntada sobre a origem do dinheiro, preferiu ficar calada. Depois de serem ouvidos pelo delegado, os acusados foram encaminhados para a carceragem da delegacia de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Covid-19: fake news distorce fala de Rui com prefeita Cláudia





É falso o vídeo que tem circulado nas redes sociais, o qual sugere que o governador Rui Costa (PT) incentiva a prefeita de Porto Seguro, Claudia Oliveira, a "produzir" casos ativos de coronavírus para receber investimentos.

A montagem, que já recebeu mais de 21 mil visualizações no Youtube, utiliza imagens de uma reunião entre o governador e mais 12 prefeitos de regiões distintas da Bahia, realizada há pouco mais de uma semana, em que o governador explicou os métodos e cálculos aplicados pelo Estado para justificar maior ou menor investimento em determinada cidade.

No trecho extraído, Rui explica como se dá a média do uso de UTIs em relação ao número de casos: "Para ocupar os dez leitos de UTI aí precisavam ter 200 pessoas simultaneamente ativos com a doença. Evidente que não é suficiente nenhuma quantidade de UTI".
Em seguida, o governador apresenta a realidade de outros países e demonstra que os 10 leitos leitos já existentes no município deverá, inicialmente, atender a demanda local, já que para ocupá-los integralmente deveriam existir os 200 casos ativos da Covid-19.

Após descontextualizar o trecho utilizado, o narrador do vídeo induz o espectador ao erro, afirmando que "governadores estão pegando o dinheiro do governo federal" para investir em hospitais de campanha ao invés de investir em "hospitais reais".

Ao ser questionado sobre o diálogo durante o programa semanal Papo Correria, o governador falou sobre a "milícia digital da fake news" e afirmou ser algo que "destrói o país".

"A última mentira foi com uma reunião em Porto Seguro. Denunciamos ao Ministério Público para identificar e processar criminalmente os autores. Peço que ajudem a desmentir. Já temos muito trabalho contra a Covid-19", enfatizou após ser questionado por um espectador.

"Infelizmente, todos os dias há uma fábrica interminável de calúnias, difamação, de fakes, de mentiras pelo escritório do mal, por milicianos que passaram a se sentir livres para realizar atividades criminosas no Brasil", acrescentou./Bahia Notícias

Ex-mulher de Luciano diz ter sido estuprada por Zezé: 'Tenho como provar tudo'; veja

[Ex-mulher de Luciano diz ter sido estuprada por Zezé: 'Tenho como provar tudo'; veja  ]
Aconfusão na família Camargo parece longe de acabar, principalmente que agora a ex de Luciano Camargo, Cleo Loyola, tem ganhado visibilidade e feito uma série de ataques contra o ex-marido e também ao irmão dele Zezé e até Graciele Lacerda, atual esposa do sertanejo.

Nesta semana, Cleo Loyola chocou a todos, ao usar o YouTube dela para dizer que foi estuprada por Zezé. Tudo aconteceu depois que ela deu uma notícia que o cantor e a atual esposa, haviam deixado a mansão de 15 milhões de reais, onde moravam, depois que Zilu teria vencido um processo que move contra o ex-marido desde o ano passado, por conta da divisão de bens.

Zezé e Graciele Lacerda, por meio de uma live, fizeram questão de rebater a notícia. Eles afirmaram que ficam chateados com mentiras que são contados em relação a eles. Já Cleo Loyola, um dia depois, voltou a atacar o cantor. Ela entendeu que o recado foi para ela, e começou a fazer sérias acusações contra o sertanejo e a atual esposa dele.

Diante de tantas acusações, Graciele Lacerda respondeu seguidores em uma live, dizendo que tudo estava sendo apurado e descoberto, já que tinham muito mais coisas por trás disso. Agora, Cleo Loyola, ex de Luciano, voltou a fazer um novo vídeo neste domingo (26) no qual rebateu a esposa de Zezé.

Segundo Cleo Loyola, Zilu não tem nada haver com os ataques que ela tem feito contra o casal. Isso porque, a ex de Luciano, entendeu que quando Graciele Lacerda disse que tem muito mais coisas por trás disso, ela se referia à Zilu Camargo.

ATAQUES SAÍRAM UNICAMENTE DE CLEO LOYOLA

Cleo Loyola, por meio do novo vídeo, assumiu sozinha a autoria das alegações contra cantor e a atual esposa dele: “Você sempre uma amante. Você e esse velho babão”, disse Cleo Loyola. “Você não pode pagar mais para as pessoas não falam de você”, seguiu ela dizendo no vídeo:

“Esses dias eu fiquei doente, só de lembrar o que aconteceu comigo quando eu tinha 16 anos de idade. Que você não teve um pingo de mim, nem quando eu era casada com seu irmão. Você já imaginou o trauma que você fez comigo?”, disse Cleo Loyola sob a alegação recente que Zezé teria forçado uma relação com ela no passado.

EX DE LUCIANO MANDOU RECADO

“Hoje eu tenho um problema sério de depressão, tomo remédio controlado, por tudo que eu passei”, disse Cleo Loyola, que defendeu Zilu Camargo: “Não toque no nome da Zilu, porque tudo que eu tenho falado nas redes sociais, é por conta minha própria. E as primeiras pessoas a te entregarem, é a sua própria família”, disse ela se direcionando para Graciele Lacerda.


“A sua máscara foi arrancada por mim mesma”, finalizou Cleo Loyola./otvfoco

Necropsia aponta que trabalhador rural morreu por morte súbita em represa na zona rural de Teixeira



A imagem pode conter: 1 pessoa, planta, atividades ao ar livre e close-up

Teixeira de Freitas: O afogamento aconteceu na tarde da última quarta-feira, 30 de abril, na Fazenda Palmeira, zona rural de Teixeira de Freitas, quando um trabalhador rural, em suas atividades diárias, passou mal e foi encontrado na represa.

O fato foi informado à delegada plantonista, Andressa Carvalho, que autorizou a Polícia Técnica (DPT) a realizar a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal.

Após necropsia, foi atestado que o trabalhador rural morreu por morte súbita. Ele foi identificado como, Genivan Guerreiro dos Santos, 30 anos, que morava na Rua João das Neves, no Bairro Novo Prado, em Itamaraju. Familiares e amigos lamentaram a morte de Genivan./Liberdadenews

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.