Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 9 de julho de 2022

Motociclista morre na BA 698 em Mucuri após colidir com animal na pista

 


Mucuri: A Polícia Civil registrou mais uma morte provocada por animais na pista. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira, 08 de julho, por volta das 22h20, no KM 29 da BA-698, no município de Mucuri-BA. A vítima foi identificada como sendo, Marcones Pires Guerra, de 33 anos, natural de Itamaraju. 

Segundo informações, o Marcondes trafegava na via, conduzindo um motocicleta Honda Biz, de cor vermelha, placa policial PKZ-8088, licenciada em Mucuri-BA, quando foi surpreendido por um animal (cavalo) na pista. O motociclista colidiu com o animal, vindo a óbito no local. 

Profissionais da saúde do município de Mucuri atenderam a ocorrência, mas, a vítima não tinha mais sinais vitais. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) estiveram no local e realizaram os procedimentos legais, orientando o tráfego na via. 

O delegado do Plantão Territorial autorizou o servidor público, Milton Cândido, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para velório e sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Medeiros Neto: técnica de enfermagem é rendida por assaltantes dentro de sua própria casa


Uma técnica de enfermagem foi vítima de assalto a mão armada na noite desta sexta-feira, dia 8, por volta das 21 horas, em sua residência, localizada na Avenida Fidelis Soares Viiana, antiga rodovia Medeiros Neto/Itupeva, próxima ao bar do Diu. 

A vítima relatou à Redação do site MedeirosDiaDia que a sua filha e o seu irmão saíram para vir à cidade fazer algumas compras e ela ficou sozinha em casa fazendo faxina. 

No banheiro, ela ouviu um conversa na sala da residência e saiu acreditando que seria a sua filha e o seu irmão teriam voltado, quando foi surpreendida por dois elementos. 

Segundo a vítima, um moreno alto a pegou pelo pescoço com muita agressividade e a jogou no chão. Os dois estavam armados e começaram a dizer a ela que queriam dinheiro. 

Para se livrar da situação, a técnica de enfermagem se lembrou de que tinha guardado em casa a quantia de R$ 1.200. Ela foi na direção para pegar o dinheiro, sendo ameaçada e agredida verbalmente pelos autores. 

Ela entregou R$ 1.200 e foi jogado ao chão da sua sala, onde ficou sobre a mira da arma sendo ameaçado o tempo todo. A vítima conta que tinha certeza de que o indivíduo moreno alto queria atirar, mas o comparsa insistia em deixar o local. 

Os dois fugiram em uma moto POP, de cor vermelha, sentido a Itupeva. Um deles usava jaqueta preta e calça preta e o outro, bermuda e uma camisa branca; um alto e um outro de estatura mediana. 

A guarnição do PETO/44ª CIPM realizava rondas, mas, até o fechamento desta edição, ninguém havia sido localizado e detido./MDD

Luto: Milton Nunes morre de Covid-19 no Hospital Municipal de Teixeira

 


 Milton Nunes, um dos primeiros moradores de Teixeira de Freitas, morreu vítima de Covid-19 nesta sexta-feira, 8 de julho, no hospital municipal (HMTF). 

Natural de Ipiaú, Milton chegou ainda muito novo à região, morando em Nanuque, e depois em Teixeira de Freitas. 

Milton Nunes, foi um dos primeiros criadores de cavalos da região e tinha muitos conhecidos em Teixeira e região, principalmente no meio rural. 

Por conta do coronavírus, não haverá velório. O sepultamento acontecerá em Nanuque às 8 horas deste sábado, onde reside a maior parte de sua família./sulbahianews

Estudante de Medicina Veterinária é assassinado a tiros de pistola .40 no Centro de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: A Polícia Civil registrou mais um homicídio em Teixeira. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira, 08 de julho, por volta das 19h00, na Praça Ceará, no Centro de Teixeira de Freitas. Segundo informações a vítima estava com outras pessoas em uma mesa, na referida praça tomando cerveja, quando foi surpreendido por dois criminosos a pé. Os dois sacaram suas armas e efetuaram diversos disparos. 

Os dois criminosos, um alto e outro baixo, fugiram do local a pé, e segundo informações, teriam deixado o veículo, de características ignoradas, estacionado em uma rua acima. Os dois entraram no carro e fugiram sem deixar pistas. Uma guarnição da Guarda Municipal chegou rápido ao local, por ter uma base próxima, e fez o isolamento do local, com cones e fitas zebradas. A PM também esteve no local e preservou a área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Técnica. 

A delegada plantonista, Andressa Carvalho, e sua equipe, realizou o levantamento cadavérico. Os peritos Flavio Sampaio e Elson Júnior realizaram a perícia de local. 

Segundo a perícia, no local haviam diversos estojos de arma calibre .40 (ponto 40). No corpo da vítima, várias perfurações, não sendo possível precisar a quantidade de tiros, o que será feito na mesa de necropsia. 

A vítima foi identificada como sendo, Jonatam Avelino Domingos dos Santos, 30 anos de idade. Jonatam era morador do mesmo bairro onde foi assassinado. Jonatam estava cursando Medicina Veterinária em Itamaraju. Em setembro de 2017, Jonatam foi preso com mais de 04 quilos de drogas, em sua residência no Bairro Jardim Liberdade, e disse que a droga seria levada para Nanuque/MG. 

O carro de Jonatam, um veículo Toyota Hilux, foi vistoriado pela Polícia Civil e nada de ilícito foi encontrado. O veículo será entregue aos familiares do Jonatam. 

O corpo foi removido ao IML e após os procedimentos de identificação e necropsia, será liberado aos familiares. Autoria e motivação ainda são desconhecidas. Um inquérito policial será instaurado pela Polícia Civil para investigar o homicídio consumado./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Pai é assassinado a tiros e filho é baleado no interior de bar no Bairro Olaria em Medeiros Neto


Medeiros Neto: O homicídio consumado e tentado aconteceu na tarde desta sexta-feira, 08 de julho, no Bairro Olaria na cidade de Medeiros Neto. Segundo informações, a vítima teria terminado de limpar um quintal e teria ido a um bar tomar uma cerveja, sendo a primeira vez frequentava aquele ambiente. 

Ainda segundo os relatos, o criminoso chegou a bordo de uma motocicleta, desceu do veículo, sacou a arma e disparou várias vezes várias vezes. Na sequência, o criminoso fugiu do local sem deixar pistas. A vítima fatal, identificada como Beltrão Santana Silva, de 61 anos, que estava na companhia de seu filho, Diogo Ribeiro, 18 anos, que foi baleado por 02 (dois) disparos de arma de fogo. 

O Diogo foi socorrido pelo SAMU/192 para o Hospital Municipal de Medeiros Neto. Não há informações sobre o seu estado de saúde. Policiais Militares da Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Medeiros Neto preservaram o local da ação violenta e acionaram a Polícia Civil. O plantão Territorial de Teixeira de Freitas, através da delegada Andressa Carvalho, autorizou o servidor Milton Cândido a remover o corpo para o IML. 

Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. Segundo informações, em 21 de junho de 2010, Beltrão havia matado a própria irmã, de 52 anos, na zona rural, em um sítio, próximo à "Balança dos Fazendeiros". Um inquérito policial será aberto para investigar a autoria e motivação do crime. As investigações ficarão a cargo do delegado titular, Júlio Telles./Lenio Cidreira/Liberdadenews

13º BEIC realiza cerimônia de Aposição de Luvas para os novos graduados da PM


A cerimônia  de Reposição de Luvas dos novos graduados aconteceu na manhã desta sexta-feira, 08 de julho, no Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (13º BEIC) de Teixeira de Freitas e contou com as presenças do comandante Ten. Cel. Antônio Basílio Honorato Barbosa, Ten. Cel. Osires Cardoso, Cap. Sílvio Nunes, Cap. Ademir Barbosa, delegadaWaléria Chaves, coordenadora da 8ª Coorpin, Major Marion, coordenador do Cicon Ext. Sul, Capitão Celso Godoi da 44ª CIPM, Major Kelly Ravani, comandante da 44ª CIPM, Major Barbosa, comandante da 88ª CIPM de Alcobaça, os juízes, Humberto Maçal e Argenildo Fernandes, da comarca de Teixeira de Freitas, major Tiago Emanuel, representando o 18º GPM, major Wesley da 44ª. 

Entre os novos graduação estavam o agora Ten. Cel. Anilton Silva de Almeida, comandante da CIPE/MATA ATLÂNTICA que fez as apresentações dos novos graduados, o Major Benedito José Barbosa Neto, comandante da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, Major Galvão, Major Tiago Cruz, Capitão Amaral e Capitão PM Tiago, todos acompanhados dos seus padrinhos. 

O Comandante do 13º BEIC, Cel. Antônio Basílio Honorato Barbosa saudou os novos graduados com a seguinte mensagem “A ascensão na carreira militar é reflexo da dedicação e do emprenho profissional. É com imensa satisfação que saúdo e parabenizo os novos promovidos desta Polícia Militar da Bahia, por galgarem novos patamares nesta longa trajetória castrense, desejando-lhes muito sucesso, sabedoria e sorte no novo posto”. 

O tenente coronel Anilton Silva, se disse muito feliz porque foi muito acolhido aqui no extremo sul e pela tropa da CAEMA, e disse que foi muito acolhido pela tropa da região de Mucuri e Nova Viçosa e a sociedade do extremo sul. 

O comandante da CIPE/MA, que faz 30 anos na corporação, aproveitou para agradecer a Deus, a família, e a cada policial e a cada cidadão que contribuiu para o seu trabalho e o seu desenvolvimento. 

Temente a Deus, Tem. Cel. Anilton construiu muitas amizades ao longo dos 17 anos que comandou a 5ª Companhia de Polícia em Itabatã, distrito de Mucuri, sendo depois nomeado subcomandante do 13º Batalhão da PM de Teixeira de Freitas, atual 87ª CIPM. Comandou também a CIA Independente da Polícia de Proteção Ambiental em Porto Seguro, e voltou para a recém-criada 89ª CIPM de onde saiu para comandar a CAEMA. 

O comandante da 87ª CIPM, o agora Major Neto, também falou da promoção e das obrigações que chegam com ela. Neto agradeceu a todos que contribuíram para a promoção e falou dos desafios que enfrentados diariamente no combate a violência em Teixeira de Freitas. 

O comandante falou que para combater a violência, ele vem intensificando o policiamento ordenado, aumentando as abordagens e operações pontuais contra homicídios, furtos e roubos, e maior aproximação com a comunidade. 

Natural de Salvador, major Neto está na PM da Bahia desde 1999 e estava trabalhando no 13º BEIC. Ele já atuou na área financeira e no policiamento comunitário da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Itamaraju; na 1ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), em Itabuna; no 13º Batalhão da Polícia Militar, em Teixeira de Freitas; no 19º Batalhão da Polícia Militar, em Jequié e no Colégio da Polícia Militar (CPM), em Teixeira de Freitas, de onde saiu para comandar a 87ª CIPM./bahiaextremosul

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Quero minha casa de volta: Sete meses das enchentes em Jucuruçu - e ninguém se fala em reconstruir ás casas destruídas

Jucuruçu pede socorro: já se passaram sete messes das enchentes que castigaram grandes números dos moradores de Jucuruçu- sendo ás partes mais atingida sem dúvidas foram os moradores da baixada - mas também tivemos pessoas com grandes prejuízos devido à enchente na Praça Armindo Viera de Araújo e também dá Rua trindade, Bairro Jaqueira e o Bairro Arizona.

E Lamentavelmente até essa data não se viu ninguém por parte da prefeitura municipal de Jucuruçu, se sensibilizar nos recursos para se reerguer as casas caídas desta cidade, os comentários que se ver na cidade é, se não fossem ás igrejas e as entidades que se mobilizaram em ajudarem ás pessoas atingidas pela as enchentes na cidade de Jucuruçu, pela a prefeitura teriam morrido, pois a única ajuda que a Secretaria de Assistência Social de Jucuruçu tem dado para aquelas pobres famílias que na verdade perderam tudo é simplesmente água mineral e o aluguel social e pouquíssimas cestas básicas. 

As pessoas prejudicadas pelas ás enchentes de Jucuruçu tem que agradecer de joelho a Cruz Vermelha é a principal instituição de ajuda humanitária do mundo. No Brasil está presente em 21 estados. Seus voluntários sempre dizem que, para minorar o sofrimento da população, sempre são os primeiros a chegar e os últimos a sair. Até hoje, e em Jucuruçu, não foi diferente, pois o pessoal da Cruz Vermelha deu o total apoio às pessoas aqui em Jucuruçu. 

Outra entidade que não podemos esquecer é o "CÁRITAS" que distribuiu benefícios e apoio às famílias atingidas pelas enchentes na cidade de Jucuruçu e região.  O projeto buscou contemplar os grupos mais vulneráveis dentre a população atingida pelas enchentes. 

Quem também ajudaram muito ás pessoas de Jucuruçu, o Prefeito de Vereda Manrick Teixeira, e o seu povo, Mildson Medeiros, do PSD, o prefeito de Itanhém, e seu povo, e tantos outros, pois o Brasil todo ajudou as pessoas de Jucuruçu, e por incrível que pareça quem menos ajudou foi e está sendo  o atual prefeito de Jucuruçu, Arivaldo de Almeida Costa (LILI) que até então não se manifestou em nada.  

Mas o que o povo realmente está esperando com muita ansiedade é a reconstrução de sua casa, o povo está se sentindo isolado e abondado pelo o poder público municipal.

Tiros: bandidos tentam assaltar loja de variedades no bairro Uldurico, em Medeiros Neto


Atentativa de assalto aconteceu nessa sexta-feira (08), por volta das 7h40 da manhã, na loja Top Veriedades, localizado no bairro Uldurico Pinto. 

O proprietário relatou à redação do site MedeirosDiaDia que a sua loja é também representante do banco Bradesco e que trabalham com recebimento de contas, quanto com o pagamento de aposentadoria, e que, todos os dias, ele leva o malote logo cedo, ou por volta de meio-dia para o banco local. 

Segundo o proprietário, no dia de hoje, no horário mencionado acima, ele estava conferindo a mercadoria que havia chegado, quando dois elementos se aproximaram do comércio. Um deles entrou, perguntando se tinha fita de selar, e o outro ficou pelo lado de fora. 

De repente, um dos elementos começou a mandar as pessoas entrarem para o escritório. O dono da loja até achou que fosse brincadeira no início, mas o bandido, fazendo uso de uma arma de fogo, deu dois tiros para o alto e o coagiu a entrar para o escritório, com a arma apontada para seu rosto. 

Durante a ação violenta, um dos elementos e uma cliente se feriram.

Entendendo que se tratava de um assalto, o proprietário da loja entrou para o escritório, conseguiu travar a porta, que só abre por dentro, e deitou no chão junto com os funcionários e alguns clientes que estavam no estabelecimento. 

Com a porta travada, os criminosos não conseguiram entrar no escritório, onde também fica o caixa com o dinheiro. Após diversas tentativas, eles fugiram sem levar nada. 

Ninguém soube dizer se os elementos chegaram ao local de carro, moto ou a pé.

Câmeras de segurança estão sendo analisadas, na tentativa de identificar os elementos. Não há informações se a PM realizou patrulhamento na área para tentar localizar os autores, mas, até o final desta edição, ninguém havia sido preso ou identificado./MDD

Cinco pessoas da mesma família morrem em acidente entre carro e caminhão na BR-324

 

Cinco pessoas da mesma família morreram, na noite de quinta-feira (7), em um acidente entre um carro e um caminhão no KM-10 da BR-324, em um trecho na cidade de Tanquinho, que fica a cerca de 150 quilômetros de Salvador. Entre as vítimas está um bebê de dois meses. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

No carro estavam o ex-candidato a vereador Adailton de Brito Lima, 38 anos, conhecido como Adailton Serralheiro, a esposa dele, Mariana Sacramento Gomes Lima, e o filho do casal, Moisés Sacramento Gomes Lima, que tinha apenas dois meses. 

Também estavam no veículo à irmã do ex-candidato a vereador, Maria Brito de Lima, 47 anos, e a mãe dele, Faustina Brito de Lima, 73 anos. Já o motorista do caminhão não ficou ferido. 

De acordo com a PRF, as vítimas que estavam no veículo são moradoras do município de Candeal. Elas saíram de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e seguiam para casa. O veículo da família ficou destruído. 

Ainda não há informações sobre o que teria causado o acidente, nem se a pista foi interditada. 

Os corpos das vítimas foram retirados das ferragens por equipes da Brigada Voluntária Anjos Jacuipenses e do Corpo de Bombeiros. Em seguida, foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana./G1-BA

Especialistas da USP visitam fábrica de montagem da urna em Ilhéus (BA)

Nesta quarta-feira (29), especialistas da Universidade de São Paulo (USP) conheceram a fábrica onde estão sendo montadas as novas urnas eletrônicas Modelo UE 2020, em Ilhéus (BA). Os técnicos integram o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP e a visita faz parte do convênio de cooperação técnica entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Universidade, firmado ano passado. 

Eles observaram todo o processo de montagem do início ao fim, com os rigorosos padrões de segurança na preparação do equipamento. Os componentes das novas urnas encomendadas pelo TSE, entre eles a placa-mãe e o terminal do mesário, começaram a ser produzidos em novembro de 2021, em Manaus, pela empresa Positivo Tecnologia, vencedora da licitação para fabricar o Modelo 2020. Já a montagem final da urna é realizada em Ilhéus. Do município baiano, as urnas são distribuídas por transporte terrestre para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). 

Parceria 

O acordo entre TSE e USP prevê o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias aplicadas ao sistema de votação brasileiro. Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho entre as duas instituições para acompanhar e discutir as propostas do projeto Eleições do Futuro. 

Esse projeto busca construir uma arquitetura computacional que possibilite uma relação custo benefício melhor para o processo eleitoral ao longo dos próximos anos. Entre outros pontos, o convênio prevê estudos para a criação de um novo equipamento ainda mais efetivo e moderno, o que permitirá diminuir os custos de transporte e incrementar a logística na preparação das eleições. 

Para isso, foca no uso de componentes eletrônicos com maior capacidade de integração, sem comprometer a segurança, o sigilo, a auditabilidade e a transparência do sistema. 

Segundo o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, a visita permitiu que os especialistas da USP entendessem como o sistema eleitoral é complexo e diferente dos equipamentos eletrônicos normais. “É importante que eles façam uma avaliação do que existe hoje para poder sugerir melhorias para o futuro de modo consistente”, explicou.   

Azevedo esclareceu ainda que o convênio entre as duas instituições já começou a desenhar algumas ideias, mas que ainda precisam ser testadas. “Estamos promovendo encontros para debater sugestões para depois, se for o caso, planejar algum tipo de projeto piloto ou simulado adequado para a inovação sugerida”, disse. 

Contribuições para evoluir 

Os profissionais passaram o dia percorrendo todo processo de fabricação e as estações utilizadas no processo de fabricação de urnas e também todos os procedimentos de segurança aplicados. 

Segundo o coordenador de Modernização do TSE, Celio Wermelinger, o objetivo da participação da equipe da USP do projeto Eleições no Futuro é contribuir com o TSE na definição de um novo processo de votação. E uma das partes mais importantes disso é saber compatibilizar as ideias com a produção dos equipamentos. 

O intuito da vinda deles, na avaliação do coordenador, é conhecer como acontece o processo de fabricação da urna eletrônica que possui características que vão além de uma produção normal de um computador. “Com isso, eles poderão analisar e sugerir melhorias no processo, considerando essas características e num cenário com mais controles de segurança”, falou Wermelinger. 

Na avaliação do professor da USP, Marcos Simplício, o processo de fabricação da urna é bem complexo e tem muitas etapas de segurança e de confiabilidade para garantir que não vai haver falhas durante a produção. 

“A nossa vinda até aqui vai ajudar bastante a entender alguns dos processos e também a pensar em alguns outros pontos que poderíamos eventualmente adicionar como melhorias.  Vimos alguns diagramas de como é feita a verificação, as chaves, a assinatura, tudo isso garante que não vá rodar nada na urna que não seja previamente autorizado pelo TSE e deu para entender os pontos específicos de onde são feitas as verificações de segurança”, explicou. 

Simplício apontou, ainda, que o convênio com o TSE  é como se fosse um Teste Público de Segurança, mas de longo prazo. 

“Conseguimos esclarecer algumas dúvidas e teorias que tínhamos, como hipóteses de tentativa de ataques ao sistema de votação que caíram por terra”, contou o docente. 

Eleições 2022 

As Eleições 2022 terão um total de 577 mil urnas eletrônicas, entre as que serão efetivamente utilizadas e as de contingência, que poderão substituir um equipamento no caso de algum problema no dia da votação. Desse total, 224.999 urnas são do modelo mais atual, chamado UE 2020. 

Vídeos Bahia Meio Dia - G1 Bahia

Além de um design mais moderno, a UE 2020 possui um processador 18 vezes mais rápido que o modelo anterior. O teclado foi aprimorado e a bateria durará por toda a vida útil do equipamento. O terminal do mesário também passou por uma modernização e deixou de ter teclado físico e agora conta com tela sensível ao toque./IC/CM

Dois trabalhadores morrem soterrados em obra no distrito de Arraial d’Ajuda


Porto Seguro: Dois trabalhadores morreram após deslizamento de terra em uma obra no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. O acidente aconteceu na tarde desta quinta-feira (07), no bairro Alto do Vilas, quando os operários perfuravam a área por onde passará o sistema de drenagem pluvial da prefeitura do município. 

Os corpos de Sandro da Cruz Regis e Lucival de Jesus da Conceição foram encontrados pelos bombeiros no início da noite, a uma profundidade de cinco metros. 

De acordo com moradores, na hora do acidente a terra estava molhada, pois havia chovido no dia anterior. Ainda de acordo com a comunidade, a parede que se desprendeu também estaria sem uma barreira de contenção para evitar que a terra deslizasse. 

PREFEITURA DIZ QUE VAI APURAR – Por meio de nota, a prefeitura informou que a obra era realizada pela empresa Ero Construções e Engenharia Ltda., “a qual cabia adotar as devidas precauções para a segurança de todos os trabalhadores, conforme legislação vigente”. 

A prefeitura informou ainda que está monitorando a situação e adotando todas as providências ao seu alcance para reduzir, ao máximo, as graves consequências. 

“Reiteramos que todas as obras do município seguem rígidos critérios de controle e fiscalização”, faremos tudo que for possível para apurar o que efetivamente aconteceu, apoiar as vítimas e suas famílias e punir eventuais responsáveis, para que este fato nunca se repita” diz a nota./Radar64

Pesquisa Exame/Ideia: ACM Neto mantém vantagem sobre Jerônimo e João Roma na Bahia; veja números

  Foram ouvidas 1.000 pessoas do estado da Bahia; ACM Neto venceria no primeiro turno  

De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada nesta quinta-feira (7), ACM Neto (União Brasil) tem 51% das intenções de voto no primeiro turno. 

Atrás dele está o ex-secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), com 18%, e João Roma (PL) tem 13%. Kleber Rosa, do PSOL, tem 2%. 

Foram ouvidas 1.000 pessoas do estado da Bahia entre os dias 1º e 6 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. 

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-00648/2022./BNews  

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Em Vereda Arraiá da Curindiba se destaca em tranquilidade com apoio das forças de segurança


Após o sucesso da 28 edição do Arraia da Curindiba, festa tradicional em Vereda, os destaques agora caem sobre o apoio das forças de segurança e socorristas que atuaram em apoio ao evento. 

As equipes que estiveram presentes realizaram rondas em todos os dias de evento garantindo mais segurança à quem passou pelo circuito. 

Os Policiais Militares foram empregados na folga e em regime de hora extra em patrulhas no circuito da festa, ocupando postos elevados de observação, policiamento motorizado com viaturas de duas e quatro rodas, apoio da CIPRv/Itabuna e Cipe Mata Atlântica, que unindo Forças colaboraram para o êxito da segurança no período festivo. 

Houve ainda a atuação do 18° GBM/Teixeira de Freitas, bem como da Delegacia da Polícia Civil no período festivo, na pessoa do Delegado Bruno Ferrari. Além do policiamento atuaram também equipes de Bombeiros Civis e Segurança Particular. 

Segundo informações não houveram registros de ocorrências graves e todos os dias de evento aconteceram de forma pacífica e organizada. 

O Prefeito Manrick Teixeira comemorou o sucesso do evento e agradeceu o apoio e empenho de todas as equipes; 

NA FOTO – Prefeito Manrick Teixeira, Primeira Dama Larissa Rodrigues, Doutora Flavia Falquetto (Advogada) e Delegado Bruno Ferrari (Polícia Civil).

”Graças a Deus nosso Arraiá foi um grande sucesso e sei que isso não seria possível sem o apoio das nossas forças de segurança e as equipes de apoio a saúde que nos asseguraram um evento tranquilo, sabemos que nada pode ser fazer sozinho e essa união de todos é oque nos leva ao sucesso mútuo, só tenho gratidão pela colaboração de todos’‘ Disse./focodenoticias

O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (5). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. O sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema. 

A tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores. 

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população. 

Segundo o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia. 

Acesso 

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro. 

O consumidor precisa ficar atento porque existem celulares fora da lista que mostram o ícone 5G. Nesses casos, porém, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz). Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G. 

Parabólicas 

O 5G puro ocupará na faixa de 3,5 GHz, faixa parcialmente ocupada por antenas parabólicas antigas que operam com sinal analógico na Banda C. As pessoas com esse sinal precisarão comprar uma antena nova e um receptor compatível com a Banda Ku, para onde está sendo transferido o sinal das antenas parabólicas. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com parabólicas antigas receberão conversores novos, que dispensarão a necessidade de comprar outras antenas. 

Segundo a Anatel, Brasília foi escolhida para estrear a tecnologia 5G por ter um número baixo de parabólicas. Conforme os dados mais recentes da agência reguladora, existem cerca de 3,3 mil parabólicas em funcionamento no Distrito Federal. 

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 fez o cronograma atrasar dois meses./agrolink

Quatro pessoas são conduzidas à delegacia por furto de energia em Santa Cruz Cabrália


A Neoenergia Coelba e a Polícia Civil realizaram, na tarde de quarta-feira (6), uma operação de combate ao furto de energia na Zona Rural de Santa Cruz Cabrália. As equipes técnicas da distribuidora identificaram e removeram sete ligações irregulares em fazendas da região, que cultivavam pimenta do reino, café e banana. Como resultado da ação, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia e poderão responder a um inquérito policial sobre furto de energia, cuja pena pode chegar a oito anos de reclusão. 

Participaram da ação oito equipes da distribuidora, além de profissionais da Polícia Civil e da Polícia Técnica. As irregularidades estavam ligadas diretamente na rede elétrica da distribuidora, sendo utilizadas, em sua maioria, para colocar em funcionamento bombas d’água. Na operação, foram recuperados 334 mil quilowatt-hora (kWh) de energia, que seria suficiente para abastecer três mil residências durante um mês. 

Os alvos da operação foram mapeados após análise do centro de inteligência da Neoenergia Coelba e de fiscalizações em campo. Para identificar as unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utilizou softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia. 

“Nós seguimos inspecionando todos os tipos de consumidores em toda a Bahia, sejam eles residenciais, rurais ou comerciais. A distribuidora vem investindo em tecnologia e aumentando a quantidade de operações em campo visando remover a maior quantidade de ligações irregulares possíveis”, destacou o gerente do Departamento de Gestão da Receita, Rodrigo Almeida. 

Crime e denúncias 

A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.  

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br) na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade./Bahiaextremosul/Ascom

Junior Dapé tem contas de 2016 rejeitada pela Câmara de vereadores de Itabela


A Câmara de Vereadores de Itabela, rejeitou nesta terça-feira (05), as contas do ex-prefeito de Itabela, Junior Dapé, referente ao exercício de 2016, por 12 votos. O Presidente em exercício, Professor Giancarlos (PROS), fez um breve esclarecimento sobre parecer prévios das comissões e seguimento do rito regular, em seguida passou a palavra para a 1ª secretária, vereadora Simone Sossai (PP), para fazer a leitura dos pareceres das comissões. 

A vereadora Simone Sossai, leu o Parecer Conjunto de nº 11 de 2022, Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Finanças Orçamentos e Contas, opina pela aprovação do parecer prévio constante do processo do TCM, nº 15.815 e 17 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e pela consequente rejeição das contas da Prefeitura Municipal de Itabela, referente ao exercício financeiro de 2016 de responsabilidade do gestor Paulo Ernesto da Silva. 

Seguindo rito de leitura dos pareceres a Vereadora Simone, informou que foram feitas diversas tentativas para notificar o ex-prefeito Junior Dapé, sobre o julgamento das constas referente ao exercício de 2016, mas as comissões não obtiveram sucesso. 

Terminado a leitura e esclarecimentos aos vereadores e à população, os vereadores aprovaram os pareceres das comissões, o parecer prévio do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, e por 12 votos rejeitaram as constas de Junior Dapé, com essa decisão o ex-prefeito fica inelegível./portalsulbahia

Homem que estuprou e engravidou a filha no interior da Bahia é preso em Minas Gerais


A vítima, abusada dos 11 aos 14 anos, era ameaçada de morte pelo pai para não contra sobre o crime 

Um homem acusado de estuprar e engravidar a filha de 14 anos teve o mandado de prisão cumprido, na quarta-feira (6), na cidade de Jordânia, em Minas Gerais. A ordem judicial foi expedida pela comarca de Macarani, após inquérito policial instaurado na Delegacia Territorial (DT) de Maiquinique, para investigar o crime. 

De acordo com o delegado Irineu Alves de Andrade, o homem de 44 anos foi indiciado pelo Ministério Público por estupro de vulnerável. “O crime veio à tona no mês de março, após familiares da adolescente, que vinha sendo abusada desde os 11, constatarem que ela estava grávida”, explicou o responsável pela DT de Maiquinique. 

“O suspeito ficou com a guarda da filha, na época com cinco anos, quando se separou da mãe dela, passando, desde então, a morar com a vítima em fazendas da região que faz divisa entre os estados da Bahia e Minas Gerais”, informou Irineu, acrescentando que a menina era ameaçada de morte pelo pai para não contar sobre os abusos. 

*Outras ações* 

Já em Maiquinique, equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itapetinga cumpriram o mandado de prisão preventiva de um homem, de 18 anos, indiciado pelos crimes de ameaça, praticado no contexto de violência doméstica, e descumprimento de medida protetiva de urgência. 

“Também na quarta-feira (6), cumprimos um mandado de recaptura. O criminoso, de 26, estava foragido do presídio de Vitória da Conquista, onde cumpria pena por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Ele foi flagrado por policiais militares ameaçando de morte a companheira”, salientou o coordenador regional Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior./Liberdadenews/Ascom

Jucuruçu: JUCURU NET alerta sobre aumento dos casos de Covid e pede uso de máscaras e distanciamento social e a vacinação contra covid-

 

Cresse assustadoramente os casos de Covid-19, por todos os cantos do município de Jucuruçu, inclusive na sede, o que deixa o povo bastante revoltado é que a secretaria de saúde do município de Jucuruçu, não está cumprindo com a obrigação de divulgar o Boletim Epidemiológico. 

Sendo que o último Boletim Epidemiológico divulgado no município de Jucuruçu, foi no dia 29/06/ quando o município contabilizou 16, casos positivados com o vírus covid-19. 

Mesmo com o grande surgimento dos casos do Novo Coronavírus, em nosso município não se ver a Secretaria de Saúde de Jucuruçu, propagar nenhuma campanha de prevenção em combate dessa maldita doença que vitimou tanta gente inclusive em nosso município. 

O jucurunet alerta e pede, por favor, para todas as pessoas o uso da máscara caseira ou a descartável ajuda na prevenção da COVID-19 desde que associada a outras medidas de prevenção, como:

Distanciamento social

Cumprimento da etiqueta respiratória

Higienização das mãos

Limpeza e desinfecção de ambientes

Caso você opte por confeccionar uma máscara caseira, observe as seguintes recomendações:

Confeccionar a máscara com pelo menos duas camadas de pano, como algodão ou tricoline ou TNT

Ser individual

A máscara deve cobrir totalmente boca e nariz e ficar bem ajustada ao rosto.

As máscaras devem ser de uso individual.

Como usar a máscara caseira:

       Lave as mãos com água e sabão, antes de colocar e retirar a máscara

       Remova a máscara pelo laço ou nó da parte de trás e evite tocar na parte da frente

       Deixe a máscara de molho por 30 minutos em uma mistura de 1 parte de água sanitárias (2% a 2,5%) com 50 partes de água potável. Por exemplo: 10ml de água sanitária para 500ml de água potável

       Lave a máscara e as mãos com água e sabão.

       A máscara precisa estar seca para ser utilizada de novo!

       Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

       Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.

       Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida. Ao sinal de desgaste da máscara deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita. 

É muito importante que todas as pessoas concluam seu círculo da vacina de prevenção da covid-19, não importa a marca até porque vacina boa é vacina no braço.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.