Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 10 de abril de 2021

Jovem é executado a tiros quando recebia drogas dos atiradores no Centro de Guaratinga

 

Jerffeson Rocha Nascimento, de 24 anos foi executado com vários tiros por volta das 21 horas desta sexta-feira, 09 de abril, no Centro da cidade de Guaratinga. 

Moradores relataram que um carro preto se aproximou da vítima e um dos homens que estava no interior do veículo entregou para Jerffeson um pacote que segundo a polícia, pode ser cocaína, em seguida começaram a atirar. 

Alvejado por vários tiros o jovem morreu no local. Em poder de Jerfeson a polícia encontrou 12 pinos de uma substância branca aparentando ser cocaína que o jovem pode ter recebido antes de ser morto. 

Após o crime os assassinos fugiram em direção ignorada. A polícia está investigando autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Prefeito Zico de Baiato comemora 100 dias de Governo em live com Sergio Meneguelli

 

O prefeito  Zico de Baiato, realizou na noite desta sexta-feira, 09 de abril. uma live para tratar sobre seus primeiros 100 dias de governo em Alcobaça. A transmissão contou com a participação do ex prefeito de Colatina, Sergio Meneguelli. 

A live foi apresentada pelo Jornalista Cícero Dantas que juntamente com o prefeito e ex prefeito abordou tópicos importantes de tudo que vem sendo feito no município e distritos vizinhos. A live foi aberta a todos os interessados e foi exibida para prestação de contas dos projetos realizados no início de 2021.

 

Segundo o prefeito, a exibição da live é um compromisso da administração municipal em informar a população sobre o balanço de tudo que vem sendo prestado. 

E ressaltou ainda que nestes pouco mais de três meses, sua meta principal foi organizar a casa e realizar ações de combate à pandemia, que é a maior preocupação no momento. Ao mesmo tempo, houve muitos avanços em diferentes setores, que foram apresentados à população.

 

Zico explica ainda que desde o início, a atual gestão está focada no planejamento estratégico das mudanças que realizou e pretende realizar. 

Neste período de 100 primeiros dias, metas foram traçadas e apesar das dificuldades enfrentadas, Zico vem desenvolvendo um ótimo trabalho em prol de Alcobaça. 

A live contou com uma grande audiência de moradores de Alcobaça e região que elogiaram os feitos do prefeito Zico de Baiato./bahiaextremosul

Homem é morto a tiros no Córrego do Café em Teixeira de Freitas

 

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado por volta das 09h30, da manhã deste sábado, 10 de abril, por populares na Zona Rural de Teixeira de Freitas, numa região conhecida como "Córrego do Café", localizada, após o Bairro Liberdade II. 

A vítima estava trajando bermuda vermelha e camisa branca e aparenta ter 25 anos. No local do crime foram encontradas uma bucha de maconha e R$ 17,00 reais em espécie. 

O corpo foi removido para o IML de Teixeira de Freitas, onde passará por exames de necropsia e ficará no aguardo de algum familiar para fazer o reconhecimento. 

A polícia investigará autoria e motivação./bahiaextremosul

Homem é morto a tiros próximo a feira de domingo do Bela Vista em Teixeira de Freitas

O crime aconteceu por volta das 15 horas deste sábado, 10 de abril, na Rua América do Sul, próximo a feira de domingo, no bairro Bela Vista em Teixeira de Freitas. 

Segundo moradores, uma moto com dois indivíduos se aproximou de Davi Cosme Francisco da Rocha, e o carona em posse de uma arma começou a atirar. 

Moradores relataram que ouviram três tiros, depois mais dois e em seguida o atirador disparou  o último tiro de misericórdia. Davi morreu no local. 

Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local até a chegada da Polícia Civil e dos peritos do departamento de Polícia Técnica (DPT) chegar para os trabalhos de perícia e inicio da investigação./bahiaextremosul

Realmente Jucuruçu tem um povo diferenciado, chega ser hilárias certas atitudes



(Porque será que não publicaram uma nota de repúdio quando 'U' humilhou a funcionária do hospital de Jucuruçu?)   

Nesta sexta, feira - 09 de abril, ás redes sociais foram bombardeadas com uma publicação de repúdio direcionada por uma certa atitude do atual prefeito 'Lili' não estamos dizendo que um erro justifica outro, mas para muita gente de Jucuruçu, que pertence um pequeno grupo da gestão anterior, esse referido grupo que fora derroto nas urnas, nas últimas eleições. 

Tem gente do grupo derrotado parece que quer colocar na cabeça de certas pessoas que a gestão anterior foi perfeita em todos os sentidos parece que teremos que desenhar para essa gente que eles estão iludidos ou estão vivendo no mundo da lua ou na verdade eles não tem memória para recordar das perversidades e até das formas que a Ex-gestora tratava certas pessoas. 

Vamos fazer aqui só dois relatos porque se fôssemos citar todos os ocorridos passarinhamos a noite toda e também não queremos expor pessoas, mas muita gente lembra da atitude da Ex- prefeita quando ela ficou sabendo que tinha uma servidora no hospital que não votaria no seu candidato de imediato a Ex-gestora ligou para a referida funcionaria e faz a maior humilhação com ela, para não ficar só nas ameaças a pobre mulher perdeu o seu emprego que era de onde tirava seu único sustento de sua família, ela foi colocada pra fora sem direito a nada e ainda foi chamada de vagabunda, porque por incrível que pareça ela não teve seu direito de liberdade de votar respeitado mesma ela dizendo que havia votado na dita Ex- por várias vezes 

Outra humilhação grande também quem passou foi uma pessoa do mesmo grupo da mesma gestora na época, fato a pessoa que não vamos citar o nome, ele veio de sua região com sua família inclusive sua mãe, segundo ele, eles chegaram ao portão da mansão da Ex- gestora ele tocou na companhia em seguida chegou uma funcionaria da humilde residência da Ex-prefeita dizendo que a prefeita não estava só que a funcionaria foi muito infeliz com a mentira que obviamente orientada por sua patroa, porque a pessoa tinha visto a ex-gestora lá dentro, ai a família saiu indignada com aquela perversa atitude da Ex-prefeita, foram  várias coisas tristes que aconteceram com certas pessoas deste município. 

Mas para uma meia dúzia iludida que tem por ai, a gestão passada foi perfeita, pode ter sido para certas pessoa fantasmas que fizeram a vida ganhando sem prestar serviço, como tinha gente que ganhava fortuna para trabalhar até de gerente de fazenda e andar defendendo a Ex-gestora só para mentir e bajular.             

Nova Viçosa: Um morto e um ferido após dupla de motoqueiros abrir fogo em bar

 

Dois homens, ainda não identificados, tocaram o terror em um bar deixando todos assustados em Posto da Mata, Distrito de Nova Viçosa. 

A dupla chegou no “Bar do Zé Pedreiro”, por volta das 21h desta quinta-feira, 8, e abriu fogo no dono bar e em cliente que bebia no estabelecimento. Os dois foram atingidos pelos tiros. O dono do bar identificado como José Vieira Santos, de 52 anos, levou dois tiros, um na mão e outro na região cervical e não corre risco de morte. 

Já Luan Pereira de Oliveira, de 19 anos, foi atingido por pelo menos quatro tiros na cabeça e não resistiu e morreu a caminho do hospital. 

A polícia suspeita que Luan era o alvo dos bandidos, já que o dono do estabelecimento é tido por todos como boa praça. O corpo foi removido para o IML. A Polícia Civil de Nova Viçosa abriu inquérito para investigar o crime./sigaanoticia

Morre, aos 99, príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido

 

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu aos 99, disse nesta sexta-feira (9) o Palácio de Buckingham. 

Ele iria completar 100 anos em junho deste ano. 

Em fevereiro, ele passou mal e foi internado como “medida de precaução”. No entanto, ele foi transferido de hospital e passou por uma cirurgia cardíaca. Ele recebeu alta depois de um mês. 

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo”, disse o palácio em um comunicado. 

O príncipe “faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, diz a nota. “Novos anúncios serão feitos no devido tempo. A Família Real se une às pessoas ao redor do mundo em luto por sua perda.” 

Bisneto da rainha Vitória, nasceu em uma cozinha 

O Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca, bisneto da rainha Victoria (como a própria rainha Elizabeth II), nasceu em uma mesa de cozinha na ilha de Corfu, em 10 de junho de 1921. 

Pouco mais de um ano depois, em dezembro de 1922, foi retirado da ilha em uma caixa de laranjas com o restante da família em um navio britânico, quando o tio, o rei Constantino I da Grécia, avô da rainha da Espanha, teve que partir para o exílio. 

Após uma infância errante e uma longa estadia em um pensionato austero da Escócia, ingressou na Marinha britânica e teve participação ativa na Segunda Guerra Mundial. 

Depois do casamento, em 1947, com a então jovem princesa Elizabeth, Philip Mountbatten foi enviado a Malta, mas a meteórica ascensão militar foi interrompida pela subida ao trono da esposa, em 1952, o que o obrigou a renunciar à carreira. 

“Estando casado com a rainha me parecia que deveria servi-la da melhor maneira possível”, disse certa vez numa entrevista à ITV. 

Espontaneidade inadequada 

Desde então, ele desempenhava um papel secundário ao lado da monarca, a qual acompanhava em visitas oficiais, mas vinha sendo alvo constante da imprensa devido a comentários, ao mesmo tempo, espontâneos e inadequados — e muitas vezes racistas. 

Em 1986, por exemplo, aconselhou estudantes britânicos na China a não permanecerem muito tempo no país se não quisessem terminar com os “olhos rasgados”. 

Durante uma visita à Austrália em 2002 perguntou a um aborígene se “ainda disparava flechas”. Em uma ocasião, um menino disse que gostaria de ser astronauta e o duque respondeu: “Nunca poderá voar, está muito gordo”. 

Ao ser questionado se gostaria de visitar a União Soviética, respondeu: “Eu gostaria muito de ir à Rússia, mas os bastardos assassinaram metade da minha família” (em referência ao destino dos Romanov). 

A um professor de auto-escola escocês, o príncipe perguntou: “Como você faz para manter os nativos suficientemente longe da bebida para aprová-los no exame?” 

Apesar de tudo, ganhou a simpatia dos britânicos com o trabalho de incentivador de quase 800 organizações. 

Casamento sólido. 

“Lilibet”, contou mais tarde que sentiu amor à primeira vista pelo louro alto de olhos azuis. Ele, por sua vez, nunca confessou se o sentimento foi recíproco. 

“É a atração dos opostos: ela é séria, tímida, introvertida; ele, ao contrário, gosta de gente e da vida social, sendo muito divertido. Enfim, se complementam”, assinalou Marc Roche, autor da biografia “A última rainha”. 

Com a prematura morte do rei George VI, Elizabeth subiu ao trono aos 25 anos. Philip tornou-se príncipe consorte, à sombra da esposa; foi até obrigado a mudar o sobrenome, Mountbatten, porque, segundo Winston Churchill, soava muito alemão, numa época de guerra. 

“O príncipe Philip é o único homem em todo o mundo que trata a rainha como um simples ser humano”, contou certa vez o ex-secretário privado de Elizabeth II, Lord Charteris. “É o único que se pode permitir. E isso agrada a ela”, acrescentou. 

A solidez da “associação” que formaram contribuiu, em boa medida, para a estabilidade da monarquia britânica nas últimas seis décadas. 

“A rainha e o príncipe formaram uma parceria de trabalho extraordinária, mas seriam felizes?”, escreveu Gyles Brandreth no best-seller “Philip e Elizabeth, retrato de um matrimônio”. [G1]

Coronavírus: Salvador ultrapassa marca de 100 mil vacinados com 2ª dose

 [Coronavírus: Salvador ultrapassa marca de 100 mil vacinados com 2ª dose]

Mais de 100 mil pessoas já foram contempladas em Salvador com as duas doses da vacina contra a Covid-19. A marca foi ultrapassada nesta sexta-feira (9), de acordo com o Vacinômetro da Secretaria Municipal de Saúde. 

Até as 14h50, 101.078 pessoas haviam sido imunizadas com ambas as doses na capital baiana. Desse total, 52.167 são idosos e os outros 48.911 são trabalhadores da área da saúde. 

Já a primeira dose foi aplicada em 429.256 pessoas na cidade, sendo 319.231 idosos e 110.025 profissionais de saúde. 

Somente nesta sexta, 8.009 pessoas foram vacinadas. Dessas, a maior parte recebeu a segunda dose: 4.433 contra 3.576./bnews

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Bispo Dom Jailton recebe alta hospitalar e vai continuar tratamento em casa

 

O Bispo Dom Jailton de Oliveira Lino, de 56 anos, que estava internado no Hospital Sobrasa em Teixeira de Freitas para melhor ser acompanhado durante o tratamento contra a Covid-19, conforme orientações médicas, recebeu alta hospitalar. 

Dom Jailton chegou a ter 40% dos pulmões comprometidos pela doença. 

O boletim emitido hoje pela Diocese, informa que seu estado de saúde se mantém estável e bom, por isso obteve liberação médica para continuar se recuperando em casa.bahiaextremosul

Trancoso: Cozinheira morre em acidente de bicicleta

 

Porto Seguro: Uma cozinheira morreu por volta das 13h desta quinta-feira (08/04), em um acidente de bicicleta em Trancoso, distrito de Porto Seguro. 

Izabella Lima Soares, 27 anos, seguia para o trabalho. Na descida de uma ladeira, perto da ponte do Rio Trancoso, o veículo ficou descontrolado e bateu em um canteiro de madeira. 

Segundo a polícia, o impacto foi tão forte que o rosto dela ficou desfigurado, com perda de massa encefálica. 

Conforme apurou a reportagem com a polícia, a estrada de pedra estava escorregadia, devido às últimas chuvas. “Uma testemunha relatou que a bicicleta derrapou”, afirmou um policial.

 

Conforme pessoas próximas, Izabella era mineira e trabalhava em uma casa num condomínio de luxo naquela localidade./Radar64

Motociclista é assassinado a tiros na BA 695 próximo ao Trevo de Lajedão: Revólver e dinheiro são encontrados com a vítima

 

Medeiros Neto: Uma guarnição da Polícia Militar esteve na BA 695, próximo ao Trevo de Lajedão, por volta das 07h15 da manhã desta sexta-feira, 09 de abril, para atender uma ocorrência de homicídio, cuja vítima foi identificada como Vagner Aguiar Costa, vulgo "Lourinho", 38 anos, morador da cidade de Ibirapuã. 

Segundo informações, a vítima estava a bordo de sua motocicleta Yamaha Fazer, placa policial OUL-7E92, e teria sido perseguido por atiradores, que atiraram várias vezes nas costas dele. Uma equipe do SAMU esteve no local, mas apenas confirmou o óbito. 

A Polícia encontrou com a vítima, um revólver calibre 38 com diversos cartuchos e a quantia de R$ 2.478,00 (dois mil quatrocentos e setenta e oito reais). Segundo informações levantadas por nossa reportagem, o Vagner era motorista de uma usina de cana e estava sendo investigado por envolvimento no tráfico de drogas.

 

O corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas após autorização do delegado plantonista da Delegacia Territorial de Teixeira. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime./Liberdadenews

Tiroteio em bar deixa cliente morto e dono do estabelecimento baleado no Distrito de Posto da Mata

 

Nova Viçosa: Na noite desta quinta-feira, 08 de abril, por volta das 21h40, um tiroteio assustou moradores da Rua Beija Flor, em Posto da Mata, quando dois criminosos, em uma motocicleta Honda Bros, de cor vermelha, placa não anotada, chegaram no "Bar do Zé Pedreiro", e começaram a atirar em um cliente e no proprietário do bar. Segundo informações, o piloto da moto trajava um blusão na cor vermelha e uma calça. Já o carona estava de calça e sem camisa. 

Tanto o cliente, como o proprietário do bar, foram atingidos pelos tiros. Ambos foram socorridos ao hospital local. Uma das vítimas de nome Luan Pereira de Oliveira, de 19 anos, que estavam no estabelecimento consumindo bebida alcoólica, e que seria o alvo principal dos disparos (de acordo com populares), veio a óbito a caminho do hospital. O Luan foi atingido por aproximadamente 04 disparos na região da cabeça. 

Já a segunda vítima, de nome José Vieira Santos, de 52 anos, que é o proprietário do estabelecimento onde ocorreu os disparos, foi atingido por pelo menos dois tiros, sendo um na região cervical e outro na mão. Segundo familiares, o José Vieira foi vítima de bala perdida, pois não tem inimigos, e nem seria o alvo dos criminosos. 

O delegado do Plantão Territorial autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações ficarão a cargo do delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves./Liberdadenews

Policial Militar morre eletrocutado no Canta Galo, interior de Alcobaça

 

Uma descarga elétrica por volta de meio dia desta sexta-feira, 09 de abril, na região do Cantagalo, distrito de Alcobaça, interrompeu a vida do soldado da Polícia Militar, Daniel Machado de Medeiros. 

Segundo informações, Machado estava fazendo uma instalação de  internet quando sofreu a descarga elétrica e veio a  óbito. 

Machado trabalhou nos últimos meses como motorista do ex comandante da 87ª CIPM, Sílvio Nunes. O policial era casado e deixa esposa e uma filha. 

Ainda não há maiores detalhes do acidente que vitimou o policial. Mais informação a qualquer momento. 

Assim que tomou conhecimento da trágica morte de Daniel, o Ten. Cel. Anacleto França, comandante da 97ª CIPM emitiu uma nota de pesar; 

NOTA DE PESAR: 

O Comando da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com muito pesar, comunica e lamenta a morte do Soldado Daniel Machado de Medeiros, integrante desta Unidade, fato ocorrido na localidade de Canta Galo, município de Alcobaça, nesta sexta-feira, dia 9, por volta das 11h15,l.  

Quando de folga, o militar foi vítima de um acidente envolvendo descarga elétrica. 

À família enlutada, colegas e amigos manifestamos sentimentos de solidariedade e respeito. 

Teixeira de Freitas, 9 de abril de 2021. 

Tenente-Coronel Anacleto França Silva 

[Ascom. 87ª CIPM]/ bahiaextremosul

Prefeitura de Itamaraju realiza desinfecção de ruas e espaços públicos

 

A Prefeitura de Itamaraju por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura, está desenvolvendo ação de desinfecção das ruas e avenidas e espaços públicos do município. 

A ação vem acontecendo no final das tardes sendo massificadas no comércio e será ampliada para bairros, dois tratores estão sendo utilizados para a ação juntamente com tanques de apoio, sendo operados por servidores da Secretária de Agricultura e Secretaria de Obras.

 

A limpeza das ruas e calçadas, está sendo feita através de pulverização com solução à base de peróxido de hidrogênio e outras composições eficazes no combate ao vírus, durante a ação agentes da Superintendência de Trânsito atuam na sinalização e controle do perímetro.

 

O Secretário de Administração Leo Oss e Secretário de Esporte e Cultura, acompanharam a ação e destacaram que toda a gestão está empenhada em combater a pandemia no município, adotando medidas necessárias na garantia de proteção a população, diante do momento enfrentado é preciso lutar com todas armas possíveis na esperança de combater o vírus./ASCOM – Prefeitura de Itamaraju

Árbitro de futebol morre de Covid-19 aos 45 anos em Eunápolis

 

O cronista esportivo e árbitro de futebol Joílson Neves Caldeira, de 45 anos, morreu no fim da madrugada desta quinta-feira (04) por complicações do coronavírus. Ele estava internado na UTI do Hospital Covid-19, no centro de Eunápolis. 

Caldeira recebeu o diagnóstico da doença semana passada, no Hospital Regional e foi transferido para a unidade de referência. Joílson Caldeira também atuava como árbitro de futebol e futsal. 

Ele trabalhava ainda como corretor de imóveis e, no início do ano, havia sido nomeado para um cargo comissionado na prefeitura de Eunápolis. Importante entusiasta do esporte eunapolitano, ele deixa esposa e duas filhas. 

Aos enlutados prestamos nosso solidariedade./Radar64

Bahia contabiliza 3.451 novos casos e 125 óbitos em 24 horas

 [Bahia contabiliza 3.451 novos casos e 125 óbitos em 24 horas]

A Bahia registrou 3.451 novos casos e 125 óbitos por covid-19, doença causada pelo coronavírus, nesta quinta-feira (8), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

Desde o início da pandemia, o estado contabilizou 828.466 casos e 16.232 óbitos. 

Os números desta quinta representam uma taxa de crescimento de 0,4% no número de casos registrados no estados. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.143.644 casos descartados e 188.670 em investigação. 

Até as 15h desta terça-feira, 98 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 35 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema, informa a Sesab./bnews

Vídeo - Idosa é agredida por bandido durante assalto a farmácia; esse seria o quarto assalto em 4 meses

 

Uma idosa foi empurrada por um bandido durante um assalto a uma farmácia na Avenida Santos Mendes Guimarães, por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira, 8 de abril, em Teixeira de Freitas. 

O assaltante chegou ao local em uma Biz, e sem tirar o capacete, anunciou o assalto. 

Durante o assalto, o criminoso empurrou uma senhora que estava na farmácia, ela cai no chão com o empurrão, e o criminoso a levanta. Ele simulava estar armado, em seguida levou a cliente e os funcionários para os fundos da farmácia, e exigiu que eles lhe entregassem todo o dinheiro do caixa. 

Antes de fugir, o assaltante ainda tomou a bolsa da idosa, com dinheiro, celular e documentos, e quebrou um computador e dois monitores. 

A farmácia já foi assaltada quatro vezes nos últimos quatro meses. A polícia acredita que pelas características, o ladrão é o mesmo que teria cometido um roubo ao local em dezembro do ano passado. 

Câmeras de segurança registraram o crime e as imagens foram entregues à Polícia Civil, que investiga o caso./bahiaextremosul

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Guaratinga decreta situação de emergência em razão das fortes chuvas

 

Em virtude do enorme volume de água, raios e incidência de fortes ventos que atingiram o município na semana passada, a Prefeitura de Guantinga declarou situação de emergência,  visando dar agilidade para as ações do governo municipal no enfrentamento do problema, considerando os danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos. 

Para ajudar os moradores logo após o temporal, foi montada uma equipe de força tarefa formada pela Defesa Civil e as Secretarias de Desenvolvimento Social e Infraestrutura que estiveram visitando as áreas atingidas, fazendo levantamento de danos e realizando o cadastro das famílias afetadas. 

Guaratinga decreta situação de emergência em razão das fortes chuvas. (Foto: Divulgação/Ascom)

De acordo com a Defesa Civil, várias residências apresentaram risco iminente de cair e outras casas ficaram totalmente destruídas com o temporal. As famílias dessas casas precisaram ser acolhidas por parentes em outras localidades, a equipe da força tarefa ajudou no transporte dessas pessoas. Além disso, outras várias famílias tiveram algum tipo de prejuízo material em suas residências. 

A Secretaria de Infraestrutura informou que várias estradas foram bloqueadas por árvores que ficaram atravessadas nas estradas vicinais e que com a ajuda de moradores, aos poucos, as vias de acessos estão sendo desobstruídas. Houve também pontes que estavam em situações ruins que também foram prejudicadas pela força da natureza. Em algumas localidades, os moradores chegaram a ficar sem energia, internet e água por causa de danos causados em equipamentos de empresas que oferecem os serviços no município. 

O Decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira 7, estabelece uma série de medidas, como autorização para mobilização de todos os órgãos municipais, dispensa de licitação para aquisição de bens ou prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres. A medida autoriza ainda agentes municipais entrarem nas casas para prestarem socorro ou para determinar a pronta evacuação e convocar voluntários para ajudar nas ações de assistência aos moradores afetados./bahiadiaadia

Bandidos invadem casa e matam homem de 23 anos a tiros

 

Porto Seguro: Marcos Antônio Santana Nunes, 23 anos, foi assassinado a tiros dentro de casa, no Assentamento Monte das Oliveiras, em Porto Seguro, na madrugada desta quinta-feira (08/04). De acordo com a polícia, ele foi surpreendido pelos criminosos enquanto dormia. A mulher de Marcos também estava no local, mas não ficou ferida. 

A perícia constatou que a residência teve as portas da frente e de trás arrombadas e que a arma usada foi uma pistola calibre 9 mm. Para a polícia, os autores estavam em algum veículo, pois a comunidade, na região do Semianel Viário, é muito afastada da zona urbana. Outras famílias que moram no local disseram que apenas que ouviram os disparos. 

Um familiar afirmou para a polícia que desconhece o envolvimento de Marcos Antônio com algum crime ou se ele vinha recebendo ameaças. “Há pouco tempo, ele trabalhou num hotel em Porto Seguro. Depois que foi dispensando, passou a atuar como ajudante de pedreiro em uma obra na orla norte da cidade”, relatou o familiar. 

No banco de dados da polícia consta apenas que Marcos foi vítima de um disparo de arma de fogo, no ano de 2015./Radar64

Homem é morto com facada no pescoço pela ex-namorada

 

Odlairan Ribeiro dos Santos, popular “Iran” de 28 anos, foi morto na noite desta quarta-feira, 07 de abril, dentro de uma casa na Rua G, no bairro Monte Cristo na cidade de Itabuna, após levar uma única facada no pescoço durante uma briga com a ex-namorada. 

Testemunhas contara à polícia que, a ex-namorada de Iran, identificada como Diana Rosa de 27 anos, não aceitava o fim do relacionamento de 3 anos e 6 meses, e ao ver o ex com outra mulher, ficou furiosa. 

Então, Diana foi até a casa onde Iran estava com a atual namorada, e conseguiu entrar. “Fui lá, e a vizinha de cima pensou que eu  ainda estava namorando com ele,  aí ela abriu a porta para mim,  eu entrei porque já sabia que ele estava com outra pessoa lá, e eu queria ver quem era, mas ele trancou ela  no quarto, e aí a gente começou a brigar - sair na porrada, aí eu peguei a faca que vi lá em cima,  só que aí quando ele viu eu com a faca na mão, ele veio para cima tentando me tomar a faca,  só que aí na hora que ele encostou cortou o pescoço dele, eu não vi na hora,  aí a vizinha também já entrou na briga tentando separar”. 

A Polícia Militar foi acionada juntamente com uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas ao chegarem ao local constataram que a vítima já não apresentava sinais vitais. 

Diana foi presa em flagrante. Na delegacia, ela contou estar arrependida do ato, “Estou muito arrependida, muito, muito arrependida, nunca tive essa intenção, nunca, eu não ia furar ele, estava só ameaçando, eu não ia fazer isso”, disse a acusada. 

 A Polícia Civil investiga o caso./bahiaextremosul

Viúva do senhor (LOPES) a senhora Jaires a dona "JAY", morre de infarto aos 81 anos de idade

 

Infelizmente a família 'Lopes' foi surpreendida mais uma vez nesta noite de quinta-feira, 8 de abril, com a triste noticia do falecimento ocorrido por voltam das 19h, da senhora Jaires Meira, carinhosamente conhecida por dona "JAY", 81 anos de idade. 

Ela que teve seu esposo o senhor Reginaldo Teixeira Lopes, popularmente conhecido por (Lopes), falecido nesta terça-feira, 6 de abril, a dona "JAY", passou mal em sua casa na Fazenda Nova Brasília, no município de Jucuruçu,  a  família a encaminhou até o hospital de Jucuruçu, segundo informações ela chegou na unidade de saúde em parada cardiorrespiratória, ficando assim confirmado que  a senhora Jaires chegou no hospital já sem vida, sendo sua causa morte infarto agudo. 

Tanto a morte de dona Jaires Meira, quanto o falecimento do seu esposo "Lopes" causaram muita comoção em toda cidade de Jucuruçu, pois o casal era muito bem quisto por todos os moradores. 

O jucurunet lamenta profundamente pelas perdas tão repentinas da querida família (Teixeira Lopes). 

A perda de uma mãe é um momento terrível e infelizmente não existe nada que possa ser feito ou dito para minimizar tão grande dor. Apenas Deus tem o poder de consolar uma alma tão ferida, então a Ele pedirei para que alivie seu sofrimento, para que ampare suas lágrimas e conforte seu coração. 

Perder uma mãe é ver desaparecer uma grande parte de nós. Nem imagino tudo que você está sentindo, tudo que está passando, tudo que foi embora junto com sua mãe. 

Mas acredite que ela não desapareceu verdadeiramente: só o corpo se foi, porque seu legado mantém-se vivo no seu coração. 

Uma mãe nos dá a vida, nos ensina a vive-la e através de todas as fases ela está lá, presente fisicamente ou através dos seus ensinamentos e do seu amor, pelo que perder uma mãe é perder um pedaço da nossa vida. 

Os meus sentimentos pela perda da sua querida mãe! Posso imaginar a sua profunda dor e infelizmente não há nada que se possa dizer ou fazer capaz de minimizar esse sofrimento. Mas o tempo trará clareza e serenidade e atenuará a dor, deixando apenas a eterna saudade. 

Sua mãe continua vivendo através de você, e com você deixou lindas lembranças, muito amor e ensinamentos, e nisso espero que consiga encontrar consolo. Muita força para você, e que sua mãe descanse em paz! 

A senhora Jaires Meira, será velada e sepultada na sua propriedade na Fazenda Nova Brasília, localizada no município de Jucuruçu. O horário do sepultamento não foi divulgado.  A senhora "JAY", deixa 2 Filhos homens e 7 mulheres,   netos e bisnetos.

COVID- 19: Secretaria de Saúde de Jucuruçu segue a todo vapor na campanha de vacinação contra o coronavírus

 

Nesta quarta-feira, 07/04, a Prefeitura de Jucuruçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro Drive-thru da Vacinação contra a Covid-19, na Praça Josino Eduardo Brito, em frente a Igreja Católica. 

A ação contou com o apoio de diversos profissionais da saúde, entre eles o coordenador da atenção básica Marcos Henrique Moreira Santos, o coordenador da vigilância epidemiológica Fabrício Almeida de Souza Neto, agentes comunitários de saúde, técnicos, entre outros. 

O público-alvo foram os idosos a partir de 60 anos. No total foram aplicadas 100 doses contra o COVID 19. 

O Prefeito Arivaldo Lili parabenizou os profissionais envolvidos na campanha de vacinação e afirmou que esta ação faz parte do plano “Imuniza Jucuruçu”, que tem mobilizado equipes de saúde para levar a vacina por todo município. 

 “Hoje foi um grande dia para a saúde de Jucuruçu, com as ações de vacinação estamos conseguindo chegar rapidamente em todo público alvo do município, graças ao apoio e a articulação da nossa equipe.”  Afirmou a secretária de Saúde Juliana Lopes. 

A secretária ainda esclarece que os idosos que não puderam comparecer ao drive-thru, não tem problema, pois a vacinação em domicílio e nas unidades de saúde continua, conforme o calendário da secretária de Saúde.

 

Lembrando que para receber a vacina, o idoso ou idosa deve apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS, carteirinha de vacina no ato da vacinação comprovante de residência.

Guedes é apelidado de navio que encalhou em Suez por travar acordo no Orçamento


O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou a ser chamado, em caráter reservado, de “Evergreen”, nome da empresa cujo navio bloqueou recentemente o fluxo do canal de Suez. Para deputados e senadores, o ministro tem impedido um acordo para o Orçamento de 2021. 

A embarcação, de 400 m de comprimento, encalhou no canal no dia 23 de março, interrompendo uma das rotas comerciais mais importantes do mundo durante seis dias. 

O entrave inspirou o centrão a apelidar o ministro com o mesmo nome, numa crítica à resistência de Guedes em aceitar a demanda de deputados e parlamentares por emendas no Orçamento e, assim, destravar um acordo para a sanção da peça. 

O Orçamento foi considerado inexequível pelo Ministério da Economia por fazer cortes bilionários em gastos obrigatórios, como aposentadorias, para ampliar o valor de emendas parlamentares. 

Técnicos argumentam que a sanção da peça, tal como está, poderia fazer o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incorrer em crime de responsabilidade, o que abriria caminho para a abertura de um processo de impeachment. 

Em março, o Poder Executivo prometeu mais R$ 16,5 bilhões em emendas a aliados em troca da aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) Emergencial, que prevê medidas de controle de aumento de despesas e liberou a nova rodada do auxílio emergencial. 

A equipe econômica, no entanto, reclama que o relator do Orçamento, senador Márcio Bittar (MDB-AC), extrapolou o acordo e, no final, o acréscimo foi de R$ 29 bilhões —que foram distribuídos em negociações políticas e classificados como emendas de relator à proposta orçamentária. 

Já na visão da cúpula do Poder Legislativo, deputados e senadores estão sendo apontados como responsáveis pelos problemas na proposta orçamentária, que precisa ser sancionada até dia 22 de abril. A demora em uma definição retomou a pressão no centrão por uma troca de Guedes./politicalivre

Robinho parte para o ataque e diz que gasto de governo Rui com Covid é ‘zero’

 

Crítico contumaz do governo Rui Costa (PT), o deputado estadual Robinho (PP) — que faz parte da base aliada — descarregou mais uma saraivada de reclamações contra o petista. Em audiência na Câmara Municipal de Nova Viçosa, cidade em que já foi prefeito e hoje é administrada por sua mulher, Robinho disse que Rui não tem feito nenhum investimento no combate ao Coronavírus. 

“Temos cobrado reformas e a desculpa, a justificativa, vou usar essa palavra, é que o momento é difícil, que a pandemia, que a prioridade é o combate à covid. O investimento que o governo do Estado tem feito no combate à covid é zero. Não estou pedindo segredo. Se tivesse, não falava em público. Sou da base, mas não sou subserviente. Estou presidente da comissão de Orçamento e Finanças, participei da reunião com o secretário, a receita teve acréscimo e o repasse do governo federal teve aumento de 17%. As receitas de ICMS e outras, tiveram acréscimos pequenos, mas nenhuma empacou”, criticou. 

Ainda de acordo com Robinho, nenhum parlamentar quer destinar emendas a serem executadas pela máquina estadual. De acordo com o parlamentar, o governo não tem cumprido acordos. 

“Os deputados não querem mais colocar emenda para o governo do Estado. Colocam Dnocs, Codevasf. Eu procuro trazer as coisas pra o extremo-sul, tenho aqui 60% da minha eleição. Meu amigo, o deputado Carletto, teve emenda de 15 milhões que ele colocou no governo do Estado para o governo passar maquinário e o governo do Estado não cumpriu nenhum. O dinheiro cai no governo do Estado. Ano passado, o governo pediu um ajuda e disponibilizamos a emenda de R$ 1.6 mi para aplicar na covid. Eu pedi para disponibilizar máscara e essas coisas, não recebi nem um pacote”, rememorou. O deputado aliado do vice-governador João Leão (PP) reclamou da falta de atenção com os parlamentares da base. 

“O governo do Estado tem três anos que não atende um deputado. Ele me atende sabe quando? O governador vai inaugurar uma obra em Itapebi. Quem é o deputado? Robinho. Eu sou convidado, o governador vai de helicóptero aí o deputado vai junto e essa é a oportunidade de falar. Eu nunca quis mostrar uma força que eu não tenho. A gente tem conseguido coisas, mas atendimento? Atenção? nada! Com o Covid, aí que ficou pior. Tenho conseguido nos secretários. Mas atendimento do governo do Estado? Nenhum”, asseverou. 

No evento, sobrou até para as medidas contra o coronavírus. Para Robinho, que não é cientista e nem mesmo médico, o lockdown não tem eficácia contra o coronavírus. A decisão seria apenas para eximir governos de investir. “Tudo que se arrisca, qual a justificativa de lockdown? só vejo uma: é político fechar para não gastar dinheiro. Só serve para isso. O governo do estado fecha tudo, não banca nada, mas o dinheiro está na conta. Os deputados está fazendo reuniões por vídeo, mas meu salário tá na conta todo mês”, lembrou./PoliticaLivre)

Bahia registra 189 mortes pela covid em 24h, novo recorde de toda a pandemia

 

A Bahia segue com altos números de mortes em 24h por covid-19. A situação, que se repetiu ao longo de todo mês de março, quando o estado bateu sucessivos recordes de óbitos, fez o estado alcançar um novo pico de mortes nesta quarta-feira (7). A Bahia registrou 189 mortes. Esse é o maior número de óbitos registrado no estado desde o começo da pandemia, superando os 160 mortos registrados no último dia 31 de março. 

Ainda foram registrados 3.712 novos casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) no estado, nas últimas 24h, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no final da tarde desta quarta. No mesmo período, 3.442 pacientes foram considerados curados da doença (+0,4%). 

O alto número de mortes reflete a alta taxa de ocupação nas UTIs. No começo da noite desta quarta, a taxa de ocupação de leitos de UTIs para adultos é de 83%. 

Apesar das 189 mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados nesta quarta. 185 ocorreram em 2021 e 96 delas nos seis primeiros dias do mês de abril. 

De acordo com a Sesab, a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se à sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. 

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.107, representando uma letalidade de 1,95%.  Dos 825.015 casos confirmados desde o início da pandemia, 794.967 já são considerados recuperados, 13.941 encontram-se ativos. Na Bahia, 45.896 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Situação da regulação de Covid-19 

Às 15h desta quarta-feira, 112 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 35 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia./correio24horas

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Ex-presidente da Veracel, Renato Gueron morre aos 77 anos, vítima da Covid

 

O empresário e engenheiro capixaba Renato Gueron morreu nesta segunda-terça (6/4), aos 77 anos, vítima de complicações pulmonares causadas pela Covid-19. 

Uma das maiores autoridades brasileiras do setor de celulose, ele estava internado há duas semanas na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital do Rio de Janeiro. 

Gueron presidia a Veracel Celulose, em Eunápolis, quando a unidade foi inaugurada pelo então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro de 2005. 

No Espírito Santo, amigos e colegas de profissão lamentaram a morte do empresário. De acordo com eles, além de uma pessoa querida, Gueron sempre prezou pelo desenvolvimento do estado e pela valorização das empresas locais. 

Antes de vir para a Veracel, em Eunápolis, Renato Gueron foi diretor da Aracruz Celulose (depois Fibria e hoje Suzano), no Espírito Santo. 

Atualmente, ele era sócio-diretor da Tesselaris Engenharia e Consultoria, em Vitória. 

Um filho de Gueron também está na UTI, intubado, lutando contra a Covid-19./radar64

Eunápolis: Juiz Afrânio Andrade morre aos 68 anos vítima de AVC

 

Os médicos fecharam o protocolo que decretou a morte cerebral do juiz Afrânio de Andrade Filho, às 22h25 de terça-feira (06/04). Titular da 1ª Vara Cível e Comercial da comarca de Eunápolis, Afrânio Andrade tinha 68 anos e estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Ames desde o último fim de semana, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Na manhã desta quarta-feira (07), foi realizada uma missa de corpo presente na Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora, centro da cidade, acompanhada pela família, amigos e admiradores. O enterro ocorreu ainda pela manhã. 

CARREIRA 

Antes de ingressar na magistratura baiana, Afrânio Andrade Filho trabalhou como advogado em Eunápolis. Já como juiz, ele atuou nas comarcas de Mucuri, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas, e depois retornou para Eunápolis, onde também foi juiz eleitoral. 

Afrânio deixa viúva a advogada Rita de Cássia Leite Andrade, titular do Cartório de Tabelionato e Notas de Eunápolis. Ele também deixa os filhos Caio e Maria Clara. 

Em nota, a diretoria da subseção Eunápolis da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se solidarizou com amigos, familiares e serventuários da Justiça. “Direcionamos a esses sinceras condolências pela perda, rogando a Deus que os conforte nesse momento de intensa dor”./Radar64

Operação Fraterno - MPF pede a condenação dos ex-prefeitos Claudia, Robério, prefeito Agnelo e demais envolvidos

 

O Ministério Público Federal ofereceu denúncia criminal ao TRF-1, com pedido de condenação a todos os envolvidos na "Operação Fraternos, desencadeada pela Polícia Federal no ano de 2017", os quais tiveram como conseqüência direta, o afastamento judicialmente dos seus cargos por cinco meses, (de 07 de novembro de 2017 até 04 de abril de 2018). 

 Os três prefeitos da mesma família; José Robério Batista de Oliveira (PSD), prefeito de Eunápolis; Cláudia Oliveira (PSD), prefeita de Porto Seguro, esposa de José Robério; Agnelo Santos (PSD), prefeito de Santa Cruz Cabrália, irmão de Cláudia Oliveira, retornaram ao cargo, após a justiça lhes restituir a função pública enquanto o processo seguia seus trâmites. 

Na decisão, várias outras pessoas envolvidas no milionário esquema de corrupção e desvio de dinheiro público, que, segundo o MPF, foi orquestrado pela família Oliveira, também foram indiciados, inclusive alguns foram presos. Segundo denúncia, o desvio envolve contratos no valor superior a Duzentos Milhões de Reais do erário. 

Após os dois inquéritos que tramitaram na Polícia Federal, conjuntamente, com o MPF (Ministério Público Federal); o MPF, em conclusão dos inquéritos, formulou a opinião acusatória 'opinio delicti', ofertando ao Poder Judiciário a denúncia criminal, requerendo a condenação de todos os envolvidos, como agentes de crimes, tendo no topo da pirâmide criminal, o núcleo político, formado pela família Oliveira. O MPF expõe como líderes da Organização Criminosa, os ex-prefeitos; José Robério Batista de Oliveira (Eunápolis); Cláudia Oliveira (Porto Seguro) e o atual prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos. 

Ainda, no esquema milionário que desviou recursos públicos nas cidades de Eunápolis e Porto Seguro, aparecem os nomes operadores do núcleo, empresários e servidores, os quais formados por uma série de outras pessoas, são apontados pelo MPF na acusação. O Ministério Público Federal, específica a conduta crime de cada integrante na organização criminosa, para a consumação da prática delituosa, e pede a condenação de acordo com cada atuação. 

Desde o dia 30 de março de 2021, o inquérito já está concluso, e foi remetido a DESEMBARGADORA FEDERAL MARIA DO CARMO CARDOSO, e, após o recebimento pela magistrada, será formalizada a ação penal no âmbito do poder judicial começando assim os tramites legal dos processos. 

Operação Fraternos 

A Operação Fraternos foi deflagrada na manhã de  terça-feira (07/11/2017), pelo Ministério Público Federal (MPF) na 1ª Região e pela Superintendência da Polícia Federal no Estado da Bahia. A ação conjunta cumpriu 21 prisões temporárias, 18 mandados de condução coercitiva, 43 mandados de busca e apreensão, na Bahia e em Minas Gerais, e a imposição de afastamento cautelar dos prefeitos Claudia Oliveira, de Porto Seguro; José Robério Batista de Oliveira, de Eunápolis; e Agnelo Santos, de Santa Cruz Cabrália. 

Esquema - As investigações apontam que, desde 2008, as prefeituras envolvidas contratavam empresas relacionadas a familiares dos prefeitos que fraudavam as licitações, mediante a simulação de concorrência entre empresas. Após a contratação da empresa simulada como vencedora, eram apropriados ou desviados recursos públicos em favor de pessoas físicas e jurídicas envolvidas na organização ou associação criminosa, como contrapartida pela participação formal das licitações. Em outras situações, havia o fracionamento da execução do serviço licitado e subcontratação das empresas vencidas no certame. Apura-se, ainda, a efetiva execução dos serviços e entrega dos bens contratados e a elevação arbitrária dos preços dos produtos. 

A ex-prefeita e seu esposo ex-prefeito Robério, ainda foram alvo de um vídeo em que Cláudia Oliveira aparece debochando ao falar sobre a necessidade de construção de uma ponte, com custo de R$ 2 bilhões e afirmando um possível desvio de R$ 1 bilhão desse recurso. A fala da ex-prefeita  fez com que ela se explicasse sobre a situação na justiça.

   

"Estou visitando aqui meu povo, povo da periferia. Eu colocarei emendas, farei projeto para uma ponte que vai beneficiar aqui toda a comunidade. Uma ponte onde serão investidos dois bilhões. Um bilhão eu fico", comentou Cláudia olhando para a câmera. O seu marido ainda a alerta para a gravação. "Ó, tá gravado, viu? Tá gravado tudo aqui. Tá tudo gravado e eu vou botar na Globo. Nessas coisas que sai", disse ele, na época da filmagem./ girobahia

Jucuruçu: Comunicado muito importante todas ás pessoas a partir de 62 anos de idade deverão ser vacinadas

 

Aviso importante! 

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde a Secretaria de Saúde avisa que nesta quarta-feira, 07/04, a partir das 8:h acontecerá vacinação contra o COVID-19, em pessoas com idade a partir de 62 anos. 

A vacinação acontecerá em frente á Igreja Católica. 

Você deverá levar CPF identidade, cartão do SUS, cartão de vacina e comprovante de residência. 

A vacinação acontecerá até durar o estoque reservado para essa data. 

Vá a pé, de carro de bicicleta de moto, vá a cavalo, mas não fique sem vacinar! 

Agradece a Secretária de Saúde.

Prefeitura de Itamaraju realiza reunião com forças de segurança

 

Prefeitura de Itamaraju, realizou na tarde de terça-feira 6 de abril 2021, reunião com forças de segurança do município alinhando ações que serão empregadas em cumprimento ao decreto municipal. 

A reunião aconteceu no Centro Administrativo/CEADI, contando com a presença do Secretário de Administração Leo Oss, Major PM Kelly Ravani, Secretário de Governo Selmides Bida, 1º Sargento EB Jermesson Odely, Secretário de Esporte e Cultura Gustavo Souto, Delegado de Polícia Civil Rui Pinheiro, Chefe da Guarda Municipal Paulo Maria, Coordenador da Vigilância Sanitária Taillon Bastos, Vereador Rubens Neves, Paulo Fonseca Diretor do Departamento de Tributação, Samuel Santa Bárbara Superintendente de Trânsito, Carla Fagundes Tributação, Bonieque Apio e Vereadora Rose Macêdo.

 

Durante a reunião a gestão tratou com as forças de segurança assuntos pertinentes ao emprego de efetivo no cumprimento do decreto, explanando a preocupação em garantir a ordem pública e garantia da vida populacional evitando a propagação do vírus. 

Por força de decreto foi restringido diversas atividades comerciais, sendo adotada medidas extremas com a finalidade de frear a curva de contaminação, que vem apresentando número crescente no município, com consequências drásticas provocando a morte de inúmeros cidadãos em decorrência da pandemia. 

A partir de quarta-feira 07 de abril 2021, novas medidas começam a valer no município garantindo apenas o funcionamento de atividades essenciais e alguns serviços delivery, além disso a locomoção de pessoas em âmbito municipal está suspensa das 18hs até 05hs do dia seguinte, tendo validade até o dia 18 de abril 2021.

 

Em reunião as forças de segurança destacaram o comprometimento, atuando em ações conjunta na garantia do cumprimento do decreto, sendo adotadas punições severas para aqueles que descumprirem as medidas, colocando em risco a vida da população./cocobongo

Radialista é morto a tiros na porta de casa no sudoeste da Bahia

 

O radialista Weverton Rabelo Fróes, conhecido como Toninho Locutor, de 32 anos, foi morto a tiros em frente à casa onde morava, em Planaltino, região sudoeste da Bahia. Ainda não se sabe a motivação do crime, que aconteceu na noite de domingo (4), na região de Fazenda Guariba, zona rural da cidade. 

Segundo informações da Polícia Civil, um homem chegou ao local em uma motocicleta, disparou contra ele e fugiu em seguida. Toninho Locutor tinha um quadro de humor em uma rádio de Planaltino. 

O assassinato está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Planaltino e a delegada responsável pelo caso, Viviane Rosa, começará a ouvir os depoimentos a partir desta terça-feira (6). Não há informações sobre motivação e autoria do crime./G1

Bebê nasce com 3 pênis e é o primeiro caso com esta condição no mundo

 

Um bebê iraquiano surpreendeu os médicos e cientistas ao nascer com 3 pênis, sendo o primeiro caso do mundo de ‘triphallia’, segundo o médico Shakir Saleem Jabali, em um artigo publicado no International Journal of Surgery Case Reports. 

O menino nasceu em Duhok, no Iraque, e quando completou 3 meses de vida os pais o levaram para um hospital por causa de um inchaço no escroto. Quando os médicos analisaram a situação viram que o pequeno tinha 2 pênis ‘extras’: um membro de 2 centímetros perto do pênis principal e outro membro de 1 centímetro junto da bolsa testicular, ambos sem uretra (canal por onde passa a urina). 

Tendo em vista que a criança não foi exposta a drogas durante a gravidez e também não tinha histórico de anomalias genéticas, o motivo da anormalidade não era explicável. A decisão dos médicos, entretanto, como os outros 2 pênis não tinham funções práticas, foi de removê-los. 

Até a data só eram conhecidos casos de ‘diphallia’, condição em que uma criança nasce com dois pênis, que afeta um em cada seis milhões de meninos. A anomalia foi relatada pela primeira vez em 1609, pelo médico suíço Johannes Jacob Wecker, quando ele analisou um cadáver. Até então, foram reportados mais mil casos da anormalidade./topsiterevista

Morre Luzia Favaratto, ex-primeira-dama de Itamaraju em decorrência do Covid-19

 

Morreu nesta terça-feira, 6 de abril, a Sr.ª Luzia Favaratto em decorrência do novo coronavírus. 

Dona Luiza era viúva do Sr. Ivan Favaratto (em memória), ex-prefeito do município de Itamaraju, com o qual foi casada por 58 anos, e constituiu família. 

Dona Luzia estava há alguns dias internada em um Hospital de São Mateus-ES, e nesta tarde seu quadro clínico piorou e ela veio a óbito. Ela deixa quatro filhos: Glauro, Mauro, Ivan Filho (atual Secretário Municipal de Agricultura) e Jean./IN

07 de abril – Dia do Jornalista, parabéns para todos esses guerreiros

 

O jornalista é um contador de histórias. 

7 de abril dia do Jornalista - Por que o Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril? 

Você sabe o motivo pelo qual o Dia do Jornalista é comemorado hoje? Foi nessa data que o imperador Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro, em 1831. Mas o que a renúncia de um líder de um país tem a ver com nossa profissão? 

É porque 100 anos depois do primeiro imperador brasileiro deixar seu cargo, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) prestou uma homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, um dos principais oposicionistas de Dom Pedro. 

Badaró foi morto a tiros por inimigos políticos no dia 22 de novembro de 1830. O crime ocorreu na rua de sua casa, a antiga Nova São Jose (foto abaixo), onde hoje fica a rua Líbero Badaró, na região central da cidade de São Paulo. O jornalista era proprietário do "Observador Constitucional", veículo que defendia ideias liberais e se opunha ao reinado de Pedro I. 

Instantes antes de sua morte, o jornalista disse: "morre um liberal, mas não morre a liberdade". O assassinato aumentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de Dom Pedro I. A revolta de populares e políticos contrários à repressão do monarca tornaram sua permanência no poder cada vez mais perigosa, uma vez que atos violentos estavam acontecendo frequentemente. Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de Dom Pedro em 7 de abril./portalimprensa

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.