Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 1 de agosto de 2020

Jovem é morto enquanto bebia com namorada e amiga em casa no Pequi



André de Jesus Amaral, 18 anos, bebia alegremente com a namorada e uma amiga, em uma casa no bairro Pequi, em Eunápolis. 

Já passava das 21h de sexta-feira, último dia do mês de julho. O jovem só não imaginava que, dentro de poucos minutos, teria a vida ceifada de forma brutal. 

Segundo informações levantadas pela polícia, um homem se aproximou da casa, localizada na Rua Marechal Deodoro e chamou André para uma conversa na área externa. 

Mal começou o diálogo, o homem, ainda não identificado, sacou uma arma e disparou três vezes contra André. 

Baleado, o jovem correu de volta para dentro da casa, mas não resistiu aos ferimentos e caiu na sala. Socorristas do Samu já o encontraram morto. 

Conforme a polícia apurou junto a testemunhas, uma segunda pessoa estava mais à frente, em uma moto, dando cobertura ao assassino. O autor do crime teria fugido no veículo. 

A polícia não confirmou se André morava na casa ou se estava ali apenas como convidado. O crime está sendo investigado. 

DENÚNCIAS / POLÍCIA CIVIL - O Serviço de Investigação da Delegacia Territorial de Eunápolis tem um pelo telefone para denúncia: (73) 98196-3666. 

A ligação pode ser a cobrar e o cidadão não precisa se identificar. O número também funciona como WhatsApp./RADAR64

Caravelas: Acidente entre dois veículos próximo à Curva da Tarifa deixa um morto e cinco feridos


Caravelas: A Polícia Rodoviária Federal foi acionada no final da manhã deste sábado, 01 de agosto, por volta das 11h00, para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal, ocorrido na BR 101, próximo à Curva da Tarifa, que fica nas imediações do Distrito de Rancho Alegre. 

Os agentes da PRF confirmaram o acidente e acionaram o SAMU e o Corpo de Bombeiros, pois, o corpo de uma das vítimas estava preso às ferragens. A Polícia Civil e o DPT também foram acionados para o levantamento cadavérico e perícia. 

O acidente envolveu um veículo VW/Voyage, de cor preta, placa policial NZE 0038, licenciado em Caravelas/BA, e um veículo Honda/Civic, de cor branca, placa policial FLJ 4633, licenciado em São Paulo/SP. No Honda Civic estavam 05 pessoas, as quais ficaram feridas e foram socorridas pelo SAMU ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Nossa equipe não conseguiu maiores informações sobre o estado de saúde das vítimas que foram socorridas, mas, que uma delas está em estado grave. 

O motorista do Voyage foi identificado como sendo, Luiz Cláudio Santana Lopes, 42 anos. Luiz Cláudio morreu no acidente, e seu corpo ficou preso às ferragens. O Corpo de Bombeiros teve dificuldade em tirar o corpo do veículo. Segundo a PRF, o Luiz Cláudio seguia de Rancho Alegre sentido à Teixeira. O motorista do Honda Civic vinha de Camamu/BA e seguia sentido ao estado de São Paulo com sua família, momento em que forçou uma ultrapassagem em local proibido (faixa contínua) e provocou o acidente, colidindo com o Voyage. 

O Luiz Cláudio era guarda municipal no município de Caravelas, e morava no Distrito de Rancho Alegre, onde trabalhava e era muito querido por todos. Após trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia, sendo liberado posteriormente aos familiares para sepultamento./LiberdadeNews

Traição: Agnaldo da Saúde “alaranja” pré-candidatura do filho para pavimentar “acordo” com Caio Checon

Traição: Agnaldo da Saúde “alaranja” pré-candidatura do filho para pavimentar “acordo” com Caio Checon

Há um tempo atrás, o Zero Hora News, divulgou com exclusividade, um áudio vazado do aplicativo whatsapp onde o vereador e então líder do Governo Temóteo Brito na Câmara de Vereadores, Agnaldo Teixeira Barbosa (PR), o Agnaldo da Saúde, reclamava da rejeição do prefeito e dizia na ocasião não saber o que fazer para sair dessa rejeição que está pegando nele, e afirmava já está conversando com o pré-candidato Caio Checon (SD) para compor uma possível vice na chapa de Caio, já que deixa claro no áudio que o seu filho, Bruno Barbosa “está trabalhando” para ser candidato à vereador. 

Agnaldo nunca negou o fato do áudio ser verdadeiro, apesar de dizer nos bastidores que estavam tentando lhe prejudicar com o vazamento. 

Agnaldo também não escondia de ninguém que sonhava em ser o candidato governista, para tanto, tentava emplacar um segundo mandato de presidente na Câmara de Vereadores, mesmo tendo dado a sua palavra (se é que vale algo) a Ronaldo Baitakão, e só não conseguiu a sonhada reeleição que passava por uma alteração na Lei Orgânica, pois, desgastado com denúncias envolvendo seu nome a atos de corrupção, que inclusive há inquérito aberto na Polícia Federal, e após, o último grande escândalo, o malfadado concurso com denúncias de vazamento de edital e gabaritos, documentação falsa, colocou por terra não apenas sua pretensão de alcançar o Poder Executivo, como o desgaste foi tamanho que teve que recuar até mesmo da reeleição ao cargo de vereador. 

Desde então Agnaldo tenta pavimentar a candidatura do seu filho, Bruno Barbosa, o popular Bruno Tigrão. Para tanto Agnaldo licenciou-se do mandato de vereador, assumiu a chefia de gabinete da Prefeitura de Teixeira, e desde, então utiliza como é público e notório da influência do gabinete para arregimentar apoiadores para o filho. 

Traição: Agnaldo da Saúde “alaranja” pré-candidatura do filho para pavimentar “acordo” com Caio Checon

Mesmo muito contemplado no governo Temóteo Brito, Agnaldo é um dos camaleões da política e como tal visa o poder a qualquer custo. Nos bastidores da sucessão municipal é dado como certa um possível acordo entre Agnaldo da Saúde e Caio Checon. 

Campanha “Alaranjada” 

Para alguns analistas políticos, a pré-campanha “alaranjada” que Agnaldo tem feito o filho fazer nas redes sociais é uma maneira de aproxima-se cada vez mais da imagem do pré-candidato Caio Checon que desde sempre adotou o tom laranja em seu marketing de pré-campanha. 

veja áudio:


“Isso é uma forma de aproximar as imagens para quando fechar o acordo o eleitorado não estranhar” afirmou um dos especialistas./zerohoranews

Irmãos morrem em acidente de moto na BR-101 próximo a Itabatã

Foto LiberdadeNews 

Os irmãos Elison Silva Candeias, de 23 anos e Danilo Silva Candeias, de 19, morreram em um acidente na manhã desta quinta-feira 30, no Km 928 da BR-101 próximo a Itabatã, Distrito de Mucuri. 

As vítimas pilotavam uma motocicleta Yamaha e bateram de frente com uma caminhonete Fiat Strada e foram atirados a vários metros de distancia, morrendo na hora. 

O motorista do carro informou que tentou desviar de um buraco na pista quando ocorreu a colisão.

O DPT realizou pericia técnica no local, logo após os corpos foram encaminhados para o IML de Teixeira de Freitas. 

A PRF esteve no local e vai abrir investigação para apurar as causas do acidente./sigaanoticia 

Teixeira: Bicho-preguiça é resgatado em situação de risco na BR-101



Um bicho-preguiça que se encontrava em situação de risco atravessando a pista da BR-101, foi resgatado na manhã desta sexta-feira 31, por um cidadão que evitou que o animal fosse atropelado. A ação aconteceu em trecho do município de Teixeira de Freitas. 

Equipe da PRF encontrava-se de plantão, quando foi informada que havia um animal atravessando o asfalto e com sério risco de ser atropelado. 

Prontamente, os policiais diligenciariam e ao chegar ao local encontraram o bicho - preguiça sob os cuidados de um cidadão. Ele relatou que diante da situação iminente de risco, resolveu resgatar o animal. 

Após acalmarem o animal, foi acionado o órgão ambiental do município, que compareceu ao local e removeram o bicho-preguiça, que deverá passar por exame médico veterinário para determinar sua condição de saúde.

Se estiver saudável, será solto na mata e devolvido a seu habitat natural longe da pista. 

Se for necessário cuidado veterinário, será recepcionado por profissionais especializados em animais silvestres./sigaanoticia

Homem morre em operação da Rondesp contra o tráfico de drogas



Um homem ainda não identificado morreu em uma operação da polícia contra o tráfico de drogas. A ação, segundo policiais militares da Rondesp, ocorreu no início da noite de quinta-feira (30), no distrito de Santo Antônio, município de Santa Cruz Cabrália. 

A polícia informou que foi até uma região de mata averiguar denúncia sobre a presença de traficantes escondidos no local. 

Durante o cerco policial, o grupo reagiu, provocando uma troca de tiros. Após o fim do tiroteio, os policiais encontraram um homem caído, segurando um revólver. Ele morreu ao dar entrada na emergência do Hospital Municipal de Santa Cruz Cabrália. O corpo está no Instituto Médico Legal.

 

Os demais integrantes do bando conseguiram fugir. Além da arma, a Rondesp apreendeu dois rádios de comunicação./RADAR64

Quatro pessoas entre elas uma grávida e um agente de saúde morreram em acidente na BR 116 na Bahia



Um acidente na manhã desta sexta feira, 31 de julho, no Km 173 da BR 116, próximo Canudos, no município de Euclides da Cunha, na Bahia entre um carro de passeio e um caminhão deixou quatro pessoas mortas, entre elas um agente de saúde e uma grávida. 

No carro de passeio viajavam Antônio Carlos (TATÁ), agente de saúde do distrito de Caraíbas, a esposa, o cunhado e uma Neta de um senhor de nome Amado do povoado de Baleia, todos morreram presos ás ferragens. 

Fotos- reprodução redes sociais

O impacto foi tão violento que o carro ficou completamente destruído. O caminhão tombou na lateral da pista. A PRF informou que a colisão foi frontal mais não deu detalhes do que pode ter provocado o acidente./ bahiaextremosul

6ª morte por coronavírus é confirmada em Medeiros Neto, casos se aproximam de 600


Em boletim divulgado na noite desta sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 22 novos casos do novo Coronavírus em Medeiros Neto. Agora, são 592 infecções confirmadas, desde que a pandemia começou no município. 

Desse total, 357 são considerados curados e 229 estão em estado de recuperação, sendo que 08 deles se encontram internados. 

332 pessoas testaram negativo para COVID-19 e 06 pacientes ainda aguardam resultado. 1.197 pessoas que apresentaram sinais e sintomas de síndrome gripal foram notificadas. 

6º óbito 

O boletim desta sexta-feira também confirma um novo óbito em decorrência da infecção. Trata-se de uma mulher de 60 anos que estava internada na rede pública de saúde. De acordo com a Secretaria, no início da semana ela apresentou uma crise e o suporte avançado do Samu foi solicitado para realizar a transferência para a UTI. 

Uma ambulância se deslocou de Itabuna até Medeiros Neto para levar a paciente, porém, por conta de sua saturação ter caído para 40%, aumentando os riscos da entubação, os familiares acharam melhor mantê-la no Hospital. 

No decorrer da semana seu quadro clínico melhorou. Com saturação de 70%, ela chegou até a se sentar e se alimentar sozinha, mas, nesta sexta-feira, a situação se agravou novamente, foi feita uma nova solicitação de transferência, contudo, a paciente não resistiu às complicações da doença e, por volta das 17:30, foi à óbito, sendo este a 6ª morte por Coronavírus no município./bahiaextremosul

Filho de controlador-geral de município baiano recebe auxílio emergencial



Auxílio emergencial

Uma semana após o UOL noticiar que o MPF investiga pedidos de auxílio supostamente indevidos na cidade baiana de Itarantim, a reportagem apurou a existência de uma série de outros pedidos suspeitos em municípios da mesma região. 

É o caso de Livramento de Nossa Senhora, onde familiares de agentes políticos e de servidores públicos também teriam recebido o benefício mesmo sem atender às regras exigidas pelo governo. 

Thales Dias Bittencourt Soares, filho do controlador-geral do município, Janio Soares Lima, solicitou um auxílio de R$ 600. Ao UOL, Lima, que tem um salário de R$ 7.500, confirmou o pedido do filho, mas afirma que o dinheiro já foi devolvido. 

"Foi sem meu conhecimento. Imediatamente foi feita a devolução", declarou o controlador-geral, cuja esposa também trabalha na prefeitura./UOL

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Covid:19 em Jucuruçu já são 65 contaminados sendo que 46 se encontram curados


A Prefeitura de Jucuruçu através da Secretaria de saúde, vem por meio deste, informar que nossa equipe volante vem monitorando todos os contatos dos casos confirmados e destes foi identificado mais 8 casos totalizando 65 casos confirmados. 

Dos casos confirmados, 46 pessoas já se recuperaram e estão bem e 19 estão em tratamento domiciliar. 

A secretaria de saúde tem monitorado e isolado os contatos destes pacientes confirmados! 

Temos 338 casos notificados, sendo que não temos nenhum paciente em internamento por Covid aqui em nossa cidade ou em centros de referência. 

Vale lembrar que o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica. 

Não compartilhe Fake News! 

Na dúvida ligue para a saúde! 

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório. 

Disque Covid 

WhatsApp: (73) 3662-2286

Mulher morre atropelada no Bairro Monte Castelo em Teixeira


Mulher morre atropelada no Bairro Monte Castelo em Teixeira ...

Teixeira de Freitas: Populares acionaram o CICOM 190, informando que uma mulher foi encontrada morta, na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, na Rua Professor Paulo Freire, no Bairro Monte Castelo, em Teixeira de Freitas. Militares estiveram no local, e confirmaram o fato, encontrando a vítima, muito conhecida por “Mariinha”, sem sinais vitais. 

Profissionais do SAMU foram chamados, estiveram no local e constataram o óbito. Os militares realizaram os procedimentos legais, preservando a área e acionando a Polícia Civil. Segundo a polícia, a vítima apresentava lesões pelo corpo, características de ter sido atropelada. Não há informações sobre o autor do atropelamento. 

De acordo com populares, a vítima era alcoólatra, e costumava andar embriagada pelas imediações. Trata-se de Maria Imaculada da Silva, de 59 anos. O delegado plantonista, Maderson Souza Dias, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de Medicina Legal, e posterior liberação aos familiares para sepultamento. 

Uma perícia no local do acidente também foi solicitada pelo delegado. A Polícia Civil instaurou inquérito policial para investigar o caso e trabalha com o objetivo de localizar e identificar o motorista que atropelou a vítima./Liberdadenews

Quatro assaltantes de banco integrantes da MPA morrem confronto com forças policiais em Belmonte.

Uma ação conjunta das polícias Militar e Federal para desarticular uma quadrilha de assaltantes de banco que atuavam no sul da Bahia, na noite desta quinta-feira, 30 de julho, na cidade de Belmonte, terminou com quatro bandidos mortos. 

Quatro assaltantes de banco integrantes da MPA morrem confronto com forças policiais em Belmonte.

Erick Matos Rocha, vulgo "Descolado"- Foto Reprodução 

Os assaltantes, integrantes da facção Mercado do Povo Atitude (MPA), estavam escondidos em um sítio próximo à sede da cidade e foram surpreendidos pelas forças policiais. 

Na troca de tiros morreram; Rodrigo Silva Santos, vulgo “Camelô ou Barata” considerado pela policia como um dos chefes da MPA, Erick Matos Rocha, o “Descolado”, Juarez Orrico dos Santos, e um criminoso ainda não identificado. 

Quatro assaltantes de banco integrantes da MPA morrem confronto com forças policiais em Belmonte.

Rodrigo Silva Santos (Barata)- Foto - reprodução

Rodrigo era considerado pela polícia como um dos maiores chefes da facção MPA e comandava, segundo a polícia, os assaltos a agencias bancárias da região. O criminoso era foragido da justiça e respondia processo por homicídio. 

Rodrigo, ou Camelô foi preso em 2016 na Operação Replay da Policia Federal transportando grande quantidade de munição. 

Há cerca de um mês as Polícia Federal e Militar de Porto Seguro recebeu informação que a quadrilha estava planejando assaltar um banco em Belmonte, desde então os passos da quadrilha estavam sendo monitorados pela polícia. 

A vigilância dos criminosos se intensificou a partir da ação policial desencadeada no município de Camacan no último dia 22, quando a polícia desarticulou o grupo que planejava o assalto a uma agência bancária e que estava ameaçando parentes de um tesoureiro de uma agencia bancária.  

Com os criminosos foram apreendidos 02 fuzis HK 47 de Calibre .762, 01 fuzil .556, 02 pistolas Glock de Calibre 09mm, 17 carregadores de fuzil, 03 carregadores de pistola Glock, 01 granada de luz e som e vasta quantidade de munição. 

Quatro assaltantes de banco integrantes da MPA morrem confronto com forças policiais em Belmonte.

Juarez Orrico dos Santos- Foto reprodução

A operação é resultado de um significativo esforço conjunto na área de segurança pública que tem como objetivo principal desarticular o crime na região de Porto Seguro, enfrentando especialmente as organizações criminosas que operam nos municípios da chamada Costa do Descobrimento, fato que vem resultando em significativo impacto nos indicadores de crime na região./bahiaextremosul

Itamaraju é a 6ª cidade da Bahia com maior número de servidores públicos no auxílio emergencial; chefe de gabinete é um dos beneficiários

Itamaraju é a 6ª cidade da Bahia com maior número de servidores públicos no auxílio emergencial; chefe de gabinete é um dos beneficiários

Enquanto milhares de brasileiros desempregados, que enfrentam a pandemia da Covid-19 e tiveram negado o direito ao auxílio emergencial do Governo Federal, em todo o país milhares de servidores públicos municipais, nomeados e contratados, aproveitam falhas no sistema e aparecem na lista de beneficiários. 

Em Itamaraju não foi diferente. Após denúncia formalizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), foram iniciadas consultas e cruzamento de dados pela reportagem, sendo possível comprovar que vários funcionários municipais, alguns deles com altos salários e exercendo cargos de confiança, receberam as parcelas do auxílio. 

Um dos que receberam os pagamentos indevidos e aparece na lista de beneficiários, é Gustavo Silva Souto, chefe de gabinete do prefeito Marcelo Angênica (PSDB). Com salário base de R$ 3,2 mil, Souto recebeu as três primeiras parcelas de R$ 600,00, em 20/04, 25/05 e 02/07/2020, sendo que o quarto pagamento com previsão de crédito em 15/07/2020 foi cancelado e o quinto crédito ainda aparece com previsão de pagamento. 

Itamaraju é a 6ª cidade da Bahia com maior número de servidores públicos no auxílio emergencial; chefe de gabinete é um dos beneficiários

Não é incomum o servidor Gustavo Silva Souto, que também é advogado, aparecer ostentando riqueza nas redes sociais, inclusive fazendo passeios aquáticos com Jet sky. Recentemente ele também aparece recebendo das mãos de uma vendedora da Concessionária Jeep de Teixeira de Freitas, as chaves de um Jeep Compass avaliado em mais de R$ 100 mil, demonstrando ter situação financeira bem diferente da maioria dos brasileiros que precisaram recorrer ao auxílio emergencial para custear despesas básicas como alimentação da família e pagamento de água, luz e gás. 

As últimas informações dão conta que há na cidade de Itamaraju um movimento jovem fazendo todos os levantamentos para entregar a relação de servidores que receberam indevidamente o auxílio emergencial à Justiça. O caso do chefe de gabinete já foi denunciado à Controladoria Geral da União (CGU) e nos próximos dias uma denúncia será formalizada no Ministério Público Federal (MPF).

 Itamaraju é a 6ª cidade da Bahia com maior número de servidores públicos no auxílio emergencial; chefe de gabinete é um dos beneficiários

Mais de 800 servidores 

De acordo com a análise feita pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), a cidade de Barreiras, na região oeste da Bahia, lidera a lista em que servidores das prefeituras receberam indevidamente o auxílio emergencial do Governo Federal. Ao todo, de acordo com o TCM, 1.433 servidores na cidade tiveram acesso ao benefício sem ter direito. 

Na sequência, aparecem os municípios de Lauro de Freitas na segunda colocação, com 1.380 casos, Salvador na terceira, com 1.241, Cansanção, na quarta, com 1.036 e Paramirim, na quinta, com 876. A sexta cidade na Bahia com mais funcionários na lista de beneficiários do auxílio emergencial é Itamaraju, como 869 servidores. 

Pedidos suspeitos podem ser muito maiores 

Técnicos do TCM baiano e da CGU afirmam que o número de pedidos suspeitos poderá ser muito maior, uma vez que ainda está em andamento um cruzamento de dados de servidores de 99 órgãos e entidades municipais, de um total de 1.009. 

O superintendente da CGU na Bahia, Ronaldo Machado de Oliveira, explicou que, pela forma de operacionalização do benefício, é possível que alguns servidores não o tenham solicitado e acabaram incluídos como beneficiários automaticamente eventualmente por eventualmente estarem no CadÚnico (Cadastro Único). 

Do total de casos suspeitos de recebimento irregular de uma ou mais parcelas do auxílio, 18.203 servidores municipais estavam inscritos no CadÚnico do governo e receberam R$ 30.374,400. Outros 20.274 constam como beneficiários do Bolsa Família, e receberam R$ 47.377,200. 

Os demais 31.819 servidores municipais, cujo pagamento alcançou o montante de R$ 39.420.000,00, teriam requerido benefício por meio do site ou pelo aplicativo da Caixa. É possível, contudo, que tenham sido alvo de fraude. 

Segundo o TCM, o servidor que solicitou o auxílio pelo site ou aplicativo e fez uma declaração falsa ao se inscrever poderá ser processado e punido por improbidade administrativa ou responder penalmente pelo crime de falsidade ideológica e estelionato. 

Além disso, pode ter cometido uma infração disciplinar e, como servidor público, é passível de punição, até mesmo com a demissão a bem do serviço público, diz a corte baiana. 

A resposta 

Itamaraju é a 6ª cidade da Bahia com maior número de servidores públicos no auxílio emergencial; chefe de gabinete é um dos beneficiários

Na manhã desta sexta-feira, 31 de julho, a reportagem do Teixeira Hoje tentou contato com o chefe de gabinete da Prefeitura de Itamaraju, Gustavo Silva Souto, mas os dois números de celulares obtidos, estavam desligados. O telefone geral da prefeitura  (73) 3294-3132, também ninguém atende./TH

Com imagem de lobo-guará, Banco Central anuncia cédula de R$ 200

Com imagem de lobo-guará, Banco Central anuncia cédula de R$ 200

O Banco Central informou nesta quarta-feira (29) que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o lançamento da cédula de R$ 200, que terá como personagem o lobo-guará. 

De acordo com a instituição, a nova cédula deverá entrar em circulação no final de agosto, e a previsão é que sejam impressas 450 milhões de cédulas de R$ 200 em 2020. É a primeira vez em 18 anos que o real ganha uma cédula de novo valor. O anúncio do lançamento da nova nota provocou vários memes nas redes sociais. 

A diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, afirmou que a nova cédula ainda está em fase final de testes de impressão e que a “boa prática internacional” recomenda que não sejam revelados os elementos da cédula até estar pronta. 

Por isso, afirmou, não foi divulgada imagem da nova nota de R$ 200 – o que será feito no final de agosto. Atualmente, há seis tipos de cédulas em circulação: R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100. 

Carolina Barros afirmou que a instituição está atenta à demanda da população por mais meio circulante. "Se [a demanda] existe, a gente precisa atender. A gente não sabe por quanto tempo essa demanda adicional por dinheiro vai durar", declarou. 

Segundo ela, em momentos de incerteza, como atualmente, durante a pandemia de coronavírus, as pessoas tendem a fazer saques e acumular dinheiro. "Isso não é um fenômeno do nosso país, e isso gerou um aumento expressivo de demanda nas casas impressoras", declarou. 

De acordo com a diretora, o Conselho Monetário Nacional autorizou nesta quarta-feira (29) o valor de R$ 113,4 milhões para impressão de 450 milhões de cédulas de R$ 200 e 170 milhões de cédulas de R$ 100. 

A diretora do BC afirmou que a impressão de novas cédulas não tem relação com inflação. "Temos um sistema de metas. No momento, a inflação é baixa, estável, e controlada", disse. 

De acordo com Carolina Barros, o Banco Central fez uma pesquisa em 2001 e selecionou para as cédulas uma lista de imagens de animais ameaçados de extinção. 

Banco Central anuncia que lançará cédula de R$ 200 em agosto ...

"Como nas demais cédulas, tem elementos de segurança robustos e capazes de proteger de falsificação. Quanto maior o valor, maior é a preocupação", declarou a diretora./G1

Acidente na BR-101 deixa dois irmãos mortos em Posto da Mata

Acidente na BR-101 deixa dois irmãos mortos em Posto da Mata ...


Nova Viçosa: O acidente (colisão) aconteceu na manhã desta quinta-feira, 30 de julho, na BR 101, altura do Km 928, entre os distritos de Posto da Mata e Itabatã, quando dois jovens trafegavam na via, em uma motocicleta Yamaha Fazer 250, placa policial JNY-6461, e colidiu com um veículo, Fiat Strada Freedom, de cor branca, conduzida por Marivaldo Viana Souza. 

As vítimas fatais foram identificadas como os irmãos Evernnon Danilo da Silva Candeias, de 19 anos, e Elison da Silva Candeias, de 23 anos. Segundo informações, os jovens seguiam sentido Itabatã para Posto da Mata, quando colidiram frontalmente com o veículo Strada, que vinha no sentido contrário. O motorista alega ter desviado de um buraco e por isso foi para a outra mão da pista. 

Profissionais do SAMU estiveram no local, mas, nada pôde fazer, apenas constataram o óbito. O delegado titular de Nova Viçosa, Marco Antônio Neves, da Polícia Civil de Posto da Mata, solicitou uma perícia de local, ao Departamento da Polícia Técnica (DPT). Os peritos Eder Amorim e Alexson Magalhães realizaram a perícia de ação violenta (acidente). 

Após a perícia, os corpos foram removidos pelos servidores Edemilson e Roberto, para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, para exames de necropsia e, posteriormente, liberação aos familiares para sepultamento. O motorista permaneceu no local do acidente. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do acidente./Liberdadenews

Criminoso morre após troca de tiros com militares da RONDESP Sul em Santa Cruz Cabrália

 Criminoso morre após troca de tiros com militares da RONDESP Sul ...

Santa Cruz Cabrália: Por volta das 18h00, desta quinta-feira, 30 de julho, guarnições da RONDESP Sul, em rondas no distrito de Santo Antônio, receberam informações de que indivíduos estariam traficando entorpecentes e portando armas de fogo em uma área de mata. 

Assim que as guarnições iniciaram um cerco ao local, vários indivíduos efetuaram disparos contra os militares, sendo necessário o revide imediato à injusta agressão. Quando cessaram os disparos, foi encontrado um corpo ao chão, com um revólver na mão. Foi prestado socorro até o Hospital de Santa Cruz Cabrália, onde foi atestado o óbito. 

Os militares apresentaram na Delegacia, 01 revólver Taurus, calibre .38, n° 447334 com 08 munições intactas do mesmo calibre; 06 munições deflagradas, também de calibre 38; 02 rádios comunicadores e 01 carregador para radio. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar o auto de resistência./liberdadenews

Rui anuncia convocação de aprovados no concurso da Polícia Civil



O governador Rui Costa anunciou na noite desta quinta-feira (30), durante o #PapoCorreria, a convocação de aprovados no concurso para a Polícia Civil da Bahia. A Secretaria da Administração (Saeb) publica na próxima terça-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE), a lista de convocados para nomeação. Serão chamados 163 investigadores, nove escrivães e 10 delegados, totalizando 182 profissionais. 

"Infelizmente, a arrecadação do Estado despencou esse ano. Estamos tendo que reorganizar todas as finanças. Não está sendo fácil. Mas, em função das aposentadorias recentes, vamos repor esse quantitativo. Assim, vamos chamar 182 aprovados para a Polícia Civil", afirmou Rui. 

Com mais de 48 mil candidatos inscritos, o concurso para a Polícia Civil foi lançado em 2018 e teve sete etapas eliminatórias. Dentre os inscritos, 35.036 mil foram para o cargo de investigador, 2.436 pretendentes ao cargo de escrivão e 10.678 postulantes a delegado. 

Os candidatos passaram por provas objetivas e discursiva, exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social. O concurso foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunep), contratada pela Saeb./bahiaextremosul

Irmãos morrem após colisão de moto com caminhonete na BR-101, entre Itabatã e Posto da Mata

Irmãos morrem após colisão de moto com caminhonete na BR-101, entre Itabatã e Posto da Mata

Uma colisão entre um carro utilitário e uma moto, no início da manhã desta quinta-feira, 30 de julho, na rodovia BR-101, próximo a Itabatã, distrito de Mucuri, terminou com a morte de dois irmãos, que seguiam para o trabalho. 

Com o impacto da colisão os irmãos, que trafegavam na motocicleta, foram arremessados a uma distância aproximada de 15 metros e morreram na hora. 

Elison Silva Candeias, de 23 anos e Danilo Silva Candeias, 19, moravam em Itabatã e seguiam para o trabalho num posto de molas em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. Pedaços da motocicleta ficaram espalhados pela rodovia. 

O motorista do outro veículo, uma caminhonete Fiat Strada, que não teve o nome divulgado, contou à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fazia o trajeto Teixeira de Freitas/Itabatã, quando deparou-se com um buraco na pista. Ele relata que desviou do buraco, mas não chegou a invadir a mão contrária, sendo que a moto surgiu em cima da faixa e aconteceu a colisão. 

O motorista saiu ileso na batida e sua versão ainda está sendo analisada pela PRF e investigada pela Polícia Civil./ bahiaextremosul

quinta-feira, 30 de julho de 2020

O Senador Otto Alencar, Deputado Mário Negromonte Jr, e o secretário de Infraestrtura Marcus Cavalcanti abraçam a pré- candidatura de Marquinho de Jota

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu, texto que diz "arquinho dejota"


E pra finalizar os tbts de hoje, uma recordação do pronunciamento do Senador Otto Alencar, presidente estadual do meu partido, o PSD, que validou minha pré-candidatura a prefeito de Jucuruçu e se colocou a disposição para nos ajudar nessa caminhada. 

O apoio de uma autoridade como essa é, de fato, de grande importância para Jucuruçu. Me sinto honrado em poder contar com seu apoio, senador. #JuntosSomosMaisFortes #Jucuruçu #tbt #PréCampanha. 

#tbt da participação do meu querido amigo e deputado federal Mário Negromonte Jr, que manifestou seu apoio a nossa pré-candidatura a prefeito de Jucuruçu, na nossa live, realizada no dia 20/07. 

Um dia pra ficar pra história de Jucuruçu. #JuntosComMarquinhodeJota #JuntosPorJucuruçu #JuntosSomosMaisFortes #Jucuruçu #tbt #PréCampanha. 

Hoje é dia TBT. E eu quero compartilhar com vocês alguns lembranças da nossa live de lançamento da minha pré-candidatura a prefeito de Jucuruçu, realizada na última segunda-feira, dia 20/07. Eu fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, muito agradecido, pela espetacular audiência que atingimos. 

Esse é um vídeo curto da participação do querido amigo Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrtura do Governo da Bahia, que participou da live representando o nosso governador Rui Costa. 

Ainda hoje postarei mais vídeos de outras autoridades que participaram da nossa plenária. #Gratidão #JuntosComMarquinhodeJota #JuntosPorJucuruçu #JuntosSomosMaisFortes #Jucuruçu #tbt #PréCampanha.

Irmãos morrem após colisão de moto com caminhonete na BR-101, entre Itabatã e Posto da Mata


Uma colisão entre um carro utilitário e uma moto, no início da manhã desta quinta-feira, 30 de julho, na rodovia BR-101, próximo a Itabatã, distrito de Mucuri, terminou com a morte de dois irmãos, que seguiam para o trabalho. 

Com o impacto da colisão os irmãos, que trafegavam na motocicleta, foram arremessados a uma distância aproximada de 15 metros e morreram na hora. 

Elison Silva Candeias, de 23 anos e Danilo Silva Candeias, 19, moravam em Itabatã e seguiam para o trabalho num posto de molas em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa. Pedaços da motocicleta ficaram espalhados pela rodovia. 

O motorista do outro veículo, uma caminhonete Fiat Strada, que não teve o nome divulgado, contou à Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fazia o trajeto Teixeira de Freitas/Itabatã, quando deparou-se com um buraco na pista. Ele relata que desviou do buraco, mas não chegou a invadir a mão contrária, sendo que a moto surgiu em cima da faixa e aconteceu a colisão.

 

O motorista saiu ileso na batida e sua versão ainda está sendo analisada pela PRF e investigada pela Polícia Civil./bahiaextremosul

Gestante morre com suspeita de Covid-19 na Bahia e família alega negligência de hospital

Gestante morre com suspeita de Covid-19 na Bahia e família alega negligência de hospital  — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Gestante morre com suspeita de Covid-19 na Bahia e família alega negligência de hospital — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

A esteticista Ana Paula estava grávida de Arthur. Na trigésima sexta semana, começou a apresentar sintomas da Covid-19. Segundo a família, ela tentou atendimentos em vários hospitais de Itabuna. 

"Foram quatro hospitais, a Santa Casa de Misericórdia, o Calixto, o Novaes, que se negou a atender Ana Paula na terça-feira, o Ester Gomes e a UPA. Para ela ser internada no Novaes, foi obrigado intervenção do Samu, que disse que só saía se Ana Paula fosse internada. A médica da UPA disse que não tinha condições de atender. Ninguém observou, nesse tempo, que Ana Paula estava com sintomas de Covid-19", disse Otto de Jesus, cunhado de Ana Paula. 

Andrea França acompanhou a complicação do quadro de saúde da irmã, que estava com 60% do pulmão comprometido. Ela questionou o procedimento tomado pela equipe de saúde responsável pela transferência de Ana Paula do Hospital Manoel Novaes para uma UTI, em Feira de Santana. 

"Colocaram máscara e a enfermeira perguntou para ele, para o profissional que ia na ambulância: 'Como é que está o oxigênio? Está tudo bem?' e ele respondeu: 'Rapaz, eu acho que dá'. Ela questionou: 'Você acha que dá ou dá, porque se não tiver certeza a gente para aqui agora'. Ele balançou simplesmente o cilindro. Porque o oxigênio que dava para chegar em Feira de Santana, ela não conseguiu chegar em Gandu?", questionou Andrea. 

Na declaração de óbito, emitida no último dia 18, foi diagnosticada morte por insuficiência respiratória aguda. No documento, não foi citada a gestação e não teve referência a morte do bebê. Ainda de acordo com a família, a equipe médica alegou ter tentado fazer o parto no Hospital de Gandu, mas a criança já não tinha batimentos cardíacos. 

A família informou que vai recorrer ao Ministério Público da Bahia para tentar esclarecer todas as dúvidas sobre o caso. 

A equipe de reportagem da TV Santa Cruz tentou entrar em contato com o Hospital de Gandu, mas não houve retorno. 

A Santa Casa da Misericórdia de Itabuna informou que todas as medidas para a transferência são estabelecidas pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A instituição também esclareceu que, pelo quadro de saúde da gestante, com complicações respiratórias, a paciente foi transferida em uma ambulância avançada, acompanhada por um médico.

Família questiona procedimento dos médicos responsáveis pela transferência — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Família questiona procedimento dos médicos responsáveis pela transferência — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

 A Santa Casa afirmou ainda que, como sempre ocorre, foi feito o máximo de esforço e oferecido o melhor atendimento possível desde o momento que a paciente deu entrada, em estado muito grave, na sexta-feira (17), no Hospital Manoel Novaes, até a transferência dela no sábado./bahiaextremosul

Criminoso morre após troca de tiros com a Rondesp Sul em Eunápolis


Criminoso morre após troca de tiros com a Rondesp Sul em Eunápolis ...


Eunápolis: Por volta das 00h30, desta quarta-feira, 29 de julho, guarnições da RONDESP Sul, em rondas no Bairro Moisés Reis, receberam informações de que um indivíduo estaria traficando entorpecentes e portando uma arma de fogo, em uma construção na Rua das Estrelas. Após realizar o cerco, na tentativa de adentrar ao local, as guarnições foram recebidas a tiros. 

As guarnições, então, revidaram a injusta agressão e quando os tiros cessaram foi localizado no interior da construção um indivíduo caído no chão, com uma pistola próximo ao corpo. De imediato foi prestado socorro ao Hospital Regional de Eunápolis, onde foi atestado óbito. 

Criminoso morre após troca de tiros com a Rondesp Sul em Eunápolis ...

Os militares apresentaram na Delegacia Territorial de Eunápolis, 01 pistola Taurus, calibre .380, com numeração suprimida; 08 munições intactas, calibre .380; 153 buchas de maconha, pesando 126 gramas; 02 pedaços de maconha, pesando 115 gramas; 01 porção de pasta base de cocaína, pesando 8 gramas; 01 porção de crack pesando 1 grama; 8000 microtubos plásticos, tipo eppendorfs vazios; 01 celular Motorola MotoG preto; diversos cartões de banco; 01 balança digital de precisão e 01 máquina de cartão modelo Moderninha./Liberdadenews/Ascom

Mais duas mortes por Covid-19 são confirmadas em Eunápolis, total sobe para 25



A secretaria municipal de saúde de Eunápolis confirmou às 18h10 desta quarta-feira, 29 de julho, que o município tem hoje 1403 pacientes confirmados, sendo 1063 já recuperados, 315 ativos (casos confirmados subtraídos os óbitos e os recuperados), 25 internamentos e 25 mortes.  

Houve a confirmação de mais 02 mortes de pacientes da Covid-19. Os pacientes que tiveram sua causa morte confirmada pela Sala de Situação do Estado da Bahia nesta quarta-feira são homens de 84 e 64 anos, falecidos nos dias 10 e 19/06, respectivamente.  

Os pacientes confirmados hoje com a covid-19 são: 01 criança (08 anos), 25 homens (22, 22, 23, 25, 26, 27, 30, 31, 33, 34, 34, 36, 37, 38, 38, 43, 44, 47, 51, 52, 60 e 78 anos) e 20 mulheres (27, 29, 30, 32, 33, 34, 35, 35, 39, 42, 42, 44, 45, 46, 48, 49, 53, 56, 61 e 71 anos).  

A Secretaria de Saúde de Eunápolis pede que toda população siga as orientações preventivas, pedindo a todos que evitem aglomerações, mantenham distanciamento necessário, reforcem os protocolos de higiene e saiam de casa apenas quando for extremamente necessário, fazendo uso de máscaras./bahiaextremosul

Após participar de festa em barco de criminosos 4 garotas são levadas de casa e desaparecem em Eunápolis


Quatro adolescentes, sendo duas irmãs, desapareceram da cidade de Eunápolis, na última segunda-feira, 27 de julho, depois de terem participado de uma festa em um barco com traficantes em um rio de Trancoso, distrito de Porto seguro. 

Segundo matéria publicada no Radar 64, Jheniffer Amorim Santos, 18 anos, Kethelin Ferreira Fortunato, 17, e as irmãs Cibele Rocha Mello, 17 e Maria Eduarda Oliveira da Rocha Mello, 15 anos, no último domingo (26), estavam em um barco com muita bebida alcoólica, música e churrasco e a participação delas na festa pode ter ligação com o sumiço das quatro jovens em Eunápolis. 

Vídeos feitos pelos próprios bandidos e divulgados em grupos de Watshapp, mostram as três garotas de 15, 17 e 18 anos dançando no barco. Na segunda-feira (27), as garotas estavam reunidas na casa de uma delas no bairro Juca Rosa antes de desaparecerem. 

Investigação da polícia civil aponta que na segunda-feira (27) por volta das 16h30, as garotas foram vistas saindo em companhia de uns homens em duas motocicletas. 

A polícia investiga se o motivo do desaparecimento das jovens possa estar ligado a algum tipo de vingança por elas terem participado da festa com membros de uma facção rival que comanda o tráfico em Porto Seguro e seria rival de traficantes de Eunápolis. A polícia continua investigando o desparecimento das jovens. 

Por terem se envolvido com integrantes de uma organização rival que domina o crime no bairro onde moram, Jheniffer Amorim Santos, 18 anos, Kethelin Ferreira Fortunato, 17, e as irmãs Cibele Rocha Mello, 17 e Maria Eduarda Oliveira da Rocha Mello, 15 anos, podem ter selado o próprio destino. 

Na tarde desta quarta-feira (29) policiais civis e militares realizaram uma operação de busca pelas quatro jovens numa área de mata no bairro Juca Rosa. Segundo a polícia, havia suspeitas de que as amigas foram levadas ao local por um grupo criminoso. Bandidos usam aquela região, com frequência, para torturar e matar pessoas rivais. Ali pode até haver um cemitério clandestino./bahiaextremosul

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Os casos da COVID: 19 não param de crescer em Jucuruçu já somam 57 com o vírus



A imagem pode conter: texto que diz "PROTEJA-SECONTRAO GRONAVIRUS BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 JUCURUÇU-BA 29/07/2020 CASOS CONFIRMADOS 57 MTRATAMENTODOMICILIAR 39 CURADOS 00 CASOS SUSPEITOS INTERNADOS 28 CASOS DESCARTADOS 238 CASOS NOTIFICADOS 323 (73) 3662-2286 2286 INFORME COVID-19 ucuruçu Saude"


️Boletim Epidemiológico COVID-19 (29/07)

A Prefeitura de Jucuruçu através da Secretaria de saúde, vem por meio deste, informar que nossa equipe volante vem monitorando todos os contatos dos casos confirmados e destes foi identificado mais 13 casos totalizando 57 casos confirmados.

Dos casos confirmados, 39 pessoas já se recuperaram e estão bem e 18 estão em tratamento domiciliar.

A secretaria de saúde tem monitorado e isolado os contatos destes pacientes confirmados!

Temos 323 pessoas notificados no Esus VE, sendo 28 pessoas classificados como casos suspeitos e estão em isolamento domiciliar monitorado, aguardando o prazo correto para realizar o teste rápido ou o RT- PCR para covid19. Temos mais 5 pessoas com amostras enviadas à salvador aguardando resultado.

Vale lembrar que o único órgão que pode informar a presença de casos suspeitos ou confirmados é a vigilância epidemiológica.

Não compartilhe Fake News!

Na dúvida ligue para a saúde!

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre o Covid-19 e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.

Disque Covid

WhatsApp: (73) 3662-2286

Bahia registra 4.021 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas



Campanha ´Se liga no Corona! lança áudios informativos com ...

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.021 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,6%), 51 óbitos (+1,6%) e 3.625 curados (+2,7%). Dos 157.334 casos confirmados desde o início da pandemia, 140.136 já são considerados curados, 13.877 encontram-se ativos e 3.321 tiveram óbito confirmado.

Os casos confirmados ocorreram em 408 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,23%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.552,14%), Itajuípe (3.279,49), Dário Meira (3.155,93), Almadina (3.001,46) e Ipiaú (2.855,71). Os municípios que não possuem casos do novo coronavírus são: Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Érico Cardoso, Gavião, Ipupiara, Santana, Sítio do Mato, Tanque Novo.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 315.732 casos descartados e 81.674 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quarta-feira (29).

Na Bahia, 14.729 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence./bahiaextremosul

“Ele me disse que iria lutar até o fim”, disse mulher de Manzinho ao anunciar a morte dele




“É com muito pesar que dou esta notícia: Deus levou Manzinho pra perto dele, tenho certeza que ele está perto de Deus sim, porque ele me disse que iria lutar até o fim”.

Foi assim que Vanusa Alves deu a notícia da morte do seu marido, o pré-candidato a vereador Whilherman Gundim Santos, o Manzinho, de 55 anos, ocorrida nesta quarta-feira (29), na cidade de Ilhéus, onde estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau, vítima da Covid-19.

Aliado político e amigo do pré-candidato Mildson Medeiros, Manzinho sonhava em vê-lo prefeito de Itanhém. Nas redes sociais, assim que soube da notícia, Medeiros lamentou o óbito.

“Meu Deus, que notícia ruim! Meu amigo e irmão Manzinho acabou de nos deixar, que tristeza. Que Jesus conforte seus familiares. Sem palavras”, escreveu.

Também amigo de Manzinho, o vereador André Correia manifestou o seu pesar nas redes sociais.

“A tristeza nos invade neste momento. Que Deus conforte toda família neste momento de dor. Que tristeza!” exclamou.

Manzinho deixou os filhos Ariane e Kauan e a neta Maria Júlia./aguapretanews

Bahia tem 4.204 novos casos da Covid-19; nº total passa de 153 mil e mortes chegam a 3.270


Acompanhe o desenvolvimento da taxa de ocupação de leitos UTI no ...

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 4.204 novos casos da Covid-19 e 43 novas mortes por causa da doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta terça-feira (28).

Com isso, o número de casos da doença confirmados no estado sobe para 153.313 e o de mortes para 3.270. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de 2,8% e 1,3% no número de mortes.

Do total de casos, 136.511 são considerados recuperados, 13.532 estão ativos, podendo transmitir o vírus para outras pessoas. Em todo estado, 14.511 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

O primeiro caso do novocoronavírus na Bahia foi confirmado no dia 6 de março. Foi uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador, que voltou da Itália em 25 de fevereiro. No país europeu, ela teve passagens por Milão e Roma.

A primeira morte de umapessoa infectada pelo vírus no estado ocorreu em março, quando a Bahia tinha 147 casos confirmados. O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital particular de Salvador. Ele estava entubado e em diálise contínua.

Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.533,62%), Itajuípe (3.250,21%), Dário Meira (3.062,56%), Ipíaú (2.807,75%) e Almadina (2.800,15%).

Dos 417 municípios baianos, apenas dez não registraram casos do novo coronavírus. São eles: Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Canápolis, Érico Cardoso, Gavião, Ipupiara, Novo Horizonte, Santana, Sítio do Mato, Tanque Novo.

O boletim epidemiológico desta terça-feira contabiliza, ainda, 308.998 casos descartados e 80.151 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta terça.

O boletim completo está disponível no site da Secretaria de Saúde.

Taxa de ocupação

Dos 2.717 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para o novo coronavírus, 1,6 mil estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de cerca de 62%. Dos leitos de UTI (adulto) disponíveis no estado, 71% estão ocupados.

Em Salvador, de acordo com a Sesab, dos 1.420 leitos ativos, 954 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 67%. Já o leitos de UTI adulto, que são os que contam para a fase 2 da flexibilização do comércio na capital baiana, estão com 71% de ocupação.

A Sesab ressaltou que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda./G1 Bahia

Filhote de baleia jubarte é achado morto em praia de Porto Seguro, na Bahia



Filhote de baleia jubarte é achado morto em praia de Porto Seguro, na Bahia. — Foto: Arquivo Pessoal

Um filhote de baleia jubarte foi achado morto na Praia de Taperapuan, em Porto Seguro, cidade do sul da Bahia, na manhã desta terça-feira (28). A informação foi confirmada por Mackxuel Campeche, coordenador de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Conforme o coordenador, o filhote tinha 3,88 metros de comprimento. Na segunda-feira (27), ainda de acordo com Mackxuel, o filhote havia sido avistado na Praia da Ponta Grande, que fica nas proximidades da enseada de Coroa Vermelha.

"Fomos informados, mas nós não podemos tocar no animal. Ele estava perdido da mãe. Ele só nadava sentido para praia. Só que a recomendação é que não toque no animal. Como não sabemos a causa que trouxe para cá, se ela tiver doente ela pode transmitir o vírus", explicou o coordenador.

Filhote de baleia jubarte é achado morto em praia de Porto Seguro, na Bahia. — Foto: Arquivo Pessoal

Já na manhã desta terça, após ser localizado morto, equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro-CIPPA/PS, da Secretaria de Serviços Públicos, isolaram o local, até a chegada dos técnicos do Instituto Baleia Jubarte.

Filhote de baleia jubarte é achado morto em praia de Porto Seguro, na Bahia. — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com o coordenador, o instituto fará exame necroscópico no filhote e, após isso, ele será enterrada na parte de cima da praia de Taperapuan./G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.