Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 7 de julho de 2018

Criminoso de alta periculosidade morre em confronto com a PM




Porto Seguro: Um dos criminosos mais procurados pela polícia no Extremo Sul da Bahia morreu na manhã deste sábado, 07 julho, em uma ação do 8°BPM, na localidade de Pindorama, em Porto Seguro. Trata-se de Pedro Vinicius dos Santos, 22 anos, vulgo "Buchecha".


Buchecha liderava um bando que é acusado de praticar diversos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. Apesar da idade, possuia extensa ficha criminal, com vários mandados de prisão em aberto. Um dos crimes que participou resultou na morte do Sagento Françual Santos, fato ocorrido em Eunápolis em fevereiro deste ano.


Militares do 8° BPM, identificaram a presença dele e de outro suspeito armados, trafegando em uma motocicleta roubada. Durante a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros. Um dos ocupantes da motocicleta conseguiu escapar, porém, Buchecha foi ferido e morreu a caminho do hospital.



De acordo com o Comando do 8°BPM, a principal característica do criminoso morto era o alto grau de violência com as vítimas. Há cerca de quatro meses ele havia fugido de um grande cerco policial no Bairro Paraguai, em Porto Seguro. A PM continua as buscas pelo outros integrantes do bando. Uma pistola e a motocicleta roubada foram aprendidas./ Liberdadenews

Homem é morto à facadas em Mucuri





O corpo de Ronildo José Silva Santos foi encontrado na manhã deste sábado, 07 de julho, em uma estrada de chão, no bairro 1º de Maio, em Mucuri.

Gabriel era garoto de programa e na noite anterior saiu da pousada onde morava dizendo que iria fazer um programa e não retornou, informou a polícia.

O corpo de Ronildo apesentava várias lesões na cabeça e pescoço, feitas por arma branca (faca). O servidor público, Edmilson Xavier, removeu o corpo para o IML de Teixeira de Freitas./bahiaextremosul

Zoi do Campinho é morto em confronto com a polícia em Porto Seguro



Acusado de homicídios morre em confronto com a Polícia Militar de Porto Seguro


Na manhã desta sexta-feira (06), um homem acusado de vários homicídios, conhecido como “Zói do Campinho”, morreu em um auto de resistência, quando a polícia militar tentava efetuar sua prisão.

Segundo informações, Elder Carlos Santos Souza, 29 anos, o Zói do Campinho, estava em uma residência no bairro Campinho, quando uma guarnição da polícia chegou ao local.

Ao avistar a guarnição, Zói teria disparado contra os policiais que revidaram e o atingiram. A guarnição ainda prestou  socorro, levando Zói ao Hospital Luiz Eduardo Magalhães, mas o mesmo não resistiu vindo a óbito.

Segundo a polícia, Elder Carlos Santos Souza, o “Zói do Campinho, de 29 anos, era apontado como autor de vários homicídios tentados e consumados em Porto Seguro.

A arma apreendida com o suspeito foi entregue à Delegacia Territorial de Porto Seguro (DT), enquanto o corpo terminou removido ao Departamento de Polícia Técnica

Sistema de alerta instantâneo para recuperação de carros roubados é ferramenta na PRF




O Sistema Nacional de Alarmes (Sinal) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é um serviço serviço que permite a quem tiver seu veículo roubado, furtado, em sequestro ou clonado se cadastrar no portal da PRF e garantir que os agentes próximos ao crime sejam notificados imediatamente.

Com o registro é facilitada a identificação do carro extraviado ao enviar mensagem automática ao telefone funcional de todos os agentes em serviço no raio de 100 quilômetros da ocorrência ou na rota de passagem do veículo. O cadastro pode ser feito por meio do site da PRF, por meio do link www.prf.gov.br/sinal, ou ligando para o telefone 191, da PRF.

Na página de registro, a PRF informa que “comprovadamente, a probabilidade de recuperação de um veículo é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato”. Portanto, quanto mais rápida for feita a notificação, maior a chance de recuperar o veículo roubado.


A PRF ressalta que o cadastramento do registro no Sinal não substitui a necessidade do boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Não pode fazer a remoção do veículo atrelado ao IPVA, afirma diretor do Detran-BA



Não pode fazer a remoção do veículo atrelado ao IPVA, afirma diretor do Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) não pode apreender carros com o IPVA atrasado. O diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lúcio Gomes, acaba de informar que o órgão não faz blitz de IPVA.

“No passado existia uma operação da Secretaria da Fazenda e isso já tem quase dez anos, mas teve uma ação que transitou e julgou no Tribubal de Justiça em que a gente [Detran] não pode vincular ou fazer a remoção do veículo atrelado ao IPVA”, afirmou Lúcio.

O diretor explicou que o Detran, cobra o licenciamento que seria um pré-requisito para circular nas vias públicas, e hoje pode ser pago separadamento do IPVA.

“Um juiz entendeu que a gente [Detran] não pode apreender o veículo, mas se um feirense sair de Feira de Santana e for em Aracaju ele, em tese, vai está correto em Feira, mas em Aracaju o veículo vai ser apreendido”, explicou o diretor.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

Escola de Itanhém barra aluno por quase duas semanas pela falta de uniforme




Depois de quase duas semanas fora da sala de aula porque não tinha camiseta do uniforme escolar, um adolescente de 13 anos, aluno do 8º ano – de acordo com a sua mãe – retornou às aulas nesta segunda-feira (3), na Escola Municipal José Alves de Sousa, em Vila São José, um bucólico lugarejo do município de Itanhém, localizado na estrada que dá acesso a Cruzeiro do Sul, distrito de Vereda.

Segundo a mãe do menor, Mirian Lobo, que é pedagoga e há 16 anos leciona nesta mesma unidade de ensino, a decisão de não aceitar o estudante sem o uniforme foi do diretor Marcos Correia Amorim, que há cerca de cinco anos está à frente da direção.

Amorim não apenas ocupa a função de diretor. Mesmo não dominando o idioma mais importante no mundo, ele é o professor de inglês da escola, é também quem presta serviços à secretaria da Educação do município, com o transporte escolar naquela região e, pasmem, é o motorista da Kombi, que ele comprou do prestador de serviço anterior, que havia desistido de transportar alunos por vários atrasos no pagamento. E, não custa nada lembrar que a esposa do diretor é professora e coordenadora na escola.

Com receio de ser perseguida e de prejudicar psicologicamente ainda mais o seu filho na escola, procurada pelo Água Preta News, a pedagoga explicou apenas que não comprou a camiseta do uniforme para o filho porque estava sem dinheiro.

“Em momento algum recusei comprar a blusa, eu só não poderia [comprar] naquele momento”, disse. “Estou sem chão com a situação. Li alguns artigos na internet que diziam que a escola não pode impedir o aluno de assistir aulas por este motivo”, enfatizou.

A mãe do adolescente procurou o Conselho Tutelar, na cidade de Itanhém, que teria oficializado a lamentável atitude do diretor à secretaria da Educação do município. A secretaria, por sua vez, de acordo com a mãe, determinou que o aluno fosse recebido na escola sem o uniforme, até que uma camiseta fosse providenciada.

“Quando saí da secretaria me disseram que o menino poderia ir pra escola, mas o diretor não deixou ele entrar”, explicou a mãe, fazendo questão de informar que o secretário da Educação, Álvaro Pinheiro e sua auxiliar, Maria Batista, se colocaram à disposição para resolver a situação e que o problema foi apenas no âmbito escolar.

Na verdade, mesmo que o uso do uniforme esteja presente no regimento escolar, desde que esteja vestido de forma apropriada para frequentar a escola, impedir o aluno de assistir aula por falta dele é ilegal, afinal, a Constituição Federal está acima de leis estaduais, municipais e também de normas internas. Ao que parece, somente o diretor e professor de inglês da escola de Vila São José não sabe disso ou finge não saber para fazer impor seu método arrogante e antipedagógico.

Claro que nos parece sensato gestores escolares exigir a utilização do uniforme porque a falta de identificação operacional dos alunos, principalmente em unidades de ensino localizadas em áreas de risco, como em favelas, nas grandes metrópoles, por exemplo, facilita a identificação de estranhos e até mesmo de traficantes nas dependências escolar. Mas, esta situação está muito distante da escola em questão, que tem um número muito pequeno de alunos – algo em torno de 120 – e está localizada em uma das vilas mais tranquilas do município, até mesmo por se tratar de uma região rural.

Para Juca Gil, professor de Políticas Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), embora esta seja uma situação controversa, é possível que a escola, por deliberação do conselho escolar, inclua em seu regimento interno a exigência do uniforme e, se o poder público fornecer as peças gratuitamente a todos os estudantes, há a possibilidade de defender o uso obrigatório da vestimenta, o que não é o caso da Escola Municipal José Alves de Sousa.

“Mas o direito de acesso à educação e a obrigatoriedade escolar, previsto na Constituição Federal, nos artigos 20 e 208, são considerados mais importantes do que qualquer deliberação da escola ou lei estadual ou municipal. Logo, nenhum argumento pode sobrepor o direito ao ensino”, pontuou.

Para Guilherme Perez Cabral, advogado e professor, doutor em filosofia e Teoria Geral do Direito, a ‘farda’ não o agrada por dois motivos.

“Primeiro, porque a escola, como ambiente de preparação para o espaço público plural, deve reconhecer as diferenças, valorizar o contato com o que não é igual, logo, o espaço escolar não combina com fardamento. Segundo, porque uniformizar é excluir, do âmbito do processo de ensino-aprendizagem, as lições que se podem tirar do debate sobre o que vestir”, disse.

Parece, entretanto, perca de tempo falar de questões pedagógicas com um educador que, em pleno século XXI proíbe o filho de uma professora de ter acesso à educação pelo simples fato de não estar uniformizado.

O artigo 208 da Constituição do Brasil efetiva o total acesso à educação e prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. O Estatuto da Criança e do Adolescente, de igual forma, proíbe impedir que uma criança deixe de assistir às aulas.

A mãe do adolescente, quando questionada, explicou que todas as aulas perdidas serão repostas. Não há informação, entretanto, de como será o cronograma especial para atender esse aluno e nem como os professores serão remunerados por essas aulas extras, se é que elas, de fato, serão aplicadas. Mas, se quiserem é possível. Impossível mesmo é voltar atrás ao impacto psicológico que a atitude do diretor da Escola Municipal José Alves de Sousa, Marcos Correia Amorim, causou ao adolescente e à família dele./aguapretanews

Familiares e amigos de Gabriel farão uma passeata neste sábado pedindo Justiça e Paz para Teixeira




Teixeira de Freitas: Familiares e amigos de Gabriel Vieira Aguiar farão neste sábado, 07 de julho, uma Passeata pela paz. Com a hashtag #TeixeiraPrecisaDePaz, a caminhada começará às 09h00, saindo da Praça da prefeitura, e vai passar pelas principais ruas e avenidas da cidade.

O jovem Gabriel, 20 anos de idade, teve a sua vida ceifada prematuramente, no último dia 28 de junho, vítima da violência que assola nossa cidade, com altos índices de homicídio. Gabriel foi executado a tiros, em frente ao apartamento onde morava, na Avenida São Paulo, no Bairro Jardim Caraípe.


"Será uma manifestação por pedido de paz e também de Justiça pela morte de Gabriel, que era um menino bom, trabalhador, não tinha intriga com ninguém. Pelo contrário, era uma pessoa que sempre procurava fazer amizades. Vamos para rua não só por pedido de Justiça, mas, pedir paz para Teixeira", disse um familiar./Liberdadenews

Ex-prefeito de Medeiros Neto é denunciado ao MPE e MPF



Ex-prefeito de Medeiros Neto é denunciado ao MPE e MPF


O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (05/07), julgou procedente o Termo de Ocorrência lavrado contra o ex-prefeito do município de Medeiros Neto, Nilson Vilas Boas Costa, por irregularidades nos pagamentos de servidores, no montante de R$3.336.677,48. Os pagamentos se deram em 2015.

O relator, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, para que se apure a prática de improbidade administrativa e outros crimes contra a administração pública, e imputou multa no valor de R$42.902,00 ao ex-prefeito. Também determinou o ressarcimento aos cofres municipais de um total de R$3.336.677,48.

Segundo a relatoria, houve concessão ilegal de benefícios salariais aos servidores em afronta à regra geral que obriga a alteração da remuneração e dos subsídios somente por meio de lei específica. Muitos servidores que recebiam benefícios salariais injustificáveis eram professores e coordenadores pedagógicos concursados há vários anos, que tinham estabilidade em suas funções. Eles afirmaram em depoimentos – segundo relatório técnico – que “várias vezes pediram à Secretária de Educação do município e à Diretoria de Recursos Humanos, para que não fossem efetuados depósitos de recursos indevidos em suas contas bancárias.”

Lembrou o conselheiro que nas apurações e nas conclusões da Polícia Federal das investigações realizadas ao longo da “Operação Hera”, ficaram evidentes os fins escusos das manobras administrativas destinadas a proporcionar o enriquecimento ilícito de agentes políticos do município, incluindo o ex-prefeito. Cabe recurso da decisão./TCM

Ibicuí: Locutor é assassinado a tiros em via pública


Ibicuí: Locutor é assassinado a tiros em via pública

Charles Silva Menezes, de 50 anos, foi morto após ter sido atingido por pelo menos 3 tiros na Rua Dom Pedro I no Centro de Ibicuí, cidade onde Charles residia há alguns anos e onde trabalhava como comunicador, fazendo propagandas de carro de som.

Segundo informações Charles foi abordado por um homem em uma moto, de cor preta, que efetuou os disparos e fugiu em seguida. Charles chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital de Base de Itabuna, onde acabou não resistindo à gravidade dos ferimentos e veio a óbito.

Figura muito conhecida em Ibicuí, Charles já tinha sido candidato a vereador no ano de 2000 e sua morte causou um clima de comoção na cidade. Charles era natural de Itororó, onde tem muitos familiares e amigos. A polícia investigará o caso. Ainda não se sabe a autoria ou motivação para o crime./Blog Itororó Já

Verdadeiro abandono: Trecho de Jucuruçu a Nova Alegria da BA 284, está sendo tomada por matagal, animais e crateras



Resultado de imagem para MATO NA PISTA E BURACOS

Inaugurado em 11 dezembro, de 2015, o nosso tão sonhado asfalto da BA 284 - chegava em Jucuruçu.

Lembrando que a obra foi iniciada pelo o Ex - governador Jaques Wagner - e tudo se concretizava quando governador Rui Costa, esteve em Jucuruçu na manhã de  sexta-feira, dia 11 de dezembro, quando inaugurou oficialmente os 36 quilômetros de asfaltamento da rodovia BA-284, que liga Jucuruçu ao distrito de Nova Alegria,  o trecho recebeu investimento de quase R$ 30 milhões, pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Sedur).

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Agora vem o nosso triste pesadelo, pois o nosso sonho infelizmente está se deteriorando a cada dia que passa, pois é grande a quantidade de buracos ou até mesmo cratera que estão tomando conta de nossa via.

É notório também a situação do matagal que está invadindo a rodovia BA-284, que liga Jucuruçu ao distrito de Nova Alegria,  tem trechos que não cabem dois carros devido o matagal o que ficamos sabendo na época de sua construção era que a obra tinha dez anos de garantia, e que a manutenção seria prestada pela a empresa Top Engenharia responsável pela a conclusão da mesma.



Resultado de imagem para MATO NA PISTA E BURACOS

Mas pelo o que estamos vendo o nosso asfalto vai acabar por completo que até agora não vimos ninguém se intervir em cuidar desse asfalto que cada dia que passa só está acabando, a situação é tao critica que até trator de esteira já colocaram para passar na BA - 284 e o responsável não foi penalizado o povo deixando acontecer. Na maior naturalidade, na época o jucurunet noticiou o tal fato.


Mostrando vídeo e fotos e pedimos que as autoridades competentes se entrevissem punindo o dito cujo, pois na época muita gente ficou indignada com o dono do trator, mas infelizmente ninguém tomou nenhuma providência em puni-lo.


A imagem pode conter: céu, montanha, estrada, atividades ao ar livre e natureza


Outra questão que também nos deixa triste e muitas vezes revoltado é sobre a permanência dos animais nesta pista, porque quando o Promotor Ambiental DR. Fábio Fernandes - esteve aqui abordando varias soluções para o município de Jucuruçu, a prefeita Uberlândia e alguns vereadores, se comprometeram em elaborar a lei para retirar os animais desta pista, mas foi só o Promotor ir embora pra tudo cair no esquecimento por falta de vontade por parte das autoridades de Jucuruçu. 


Lamentavelmente, com tantas mortes e acidentes que já aconteceram nesta via, mas eles não estão nem ai para nada, por pura incompetência e má vontade, até viatura da policia e alguns PMS já sofreram acidente na mesma, mas mesmo assim nada se faz.

Gás de cozinha sofre novo reajuste



Resultado de imagem para gás de cozinha


A Petrobras anunciou nesta quarta-feira, 4, que aumentou em média de 4,4% o chamado gás de cozinha, referente a um botijão de 13 quilos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). O novo preço, sem tributos, será de R$ 23,10 na refinaria. No acumulado do ano, o GLP 13 Kg acumula queda de 5,2% em relação a dezembro de 2017, informou a estatal. Os novos preços entram em vigor nesta quinta, 5.

Pelo levantamento de preços da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do botijão de 13 kg ao consumidor no Brasil é de R$ 68,28, sendo o maior preço de R$ 115,00 e o menor de R$ 50,00.

O gás de cozinha começou a ter reajuste trimestral em janeiro deste ano, “para suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico”, disse a Petrobras na época.

Política - Justiça apreende carros e lancha do senador e ex-jogador Romário



[Justiça apreende carros e lancha do senador e ex-jogador Romário]



A Justiça do Rio de Janeiro apreendeu ontem dois carros e uma lancha do senador e ex-jogador de futebol Romário de Souza Faria (Podemos-RJ), informa reportagem do Valor Econômico.

 A decisão de apreender e penhorar os veículos foi tomada pela juíza Érica de Paula Rodrigues da Cunha, da 4ª Vara Cível da Barra da Tijuca, em abril deste ano. A lancha continua na Marina da Glória. Segundo a Justiça, no entanto os veículos e a lancha não estão em nome do senador.

As apreensões serão usadas para quitar dívidas de Romário com a empresa Koncretize Projetos e Obras que prestava serviços de estacionamento no antigo restaurante do ex-jogador, o Café Onze Bar e Restaurante.

A ação começou em 2001, quando o restaurante rompeu o contrato com a Koncretize. Em 2011, o senador foi condenado pela Justiça a pagar indenização à empresa.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Política - TCM manda prefeito de Salinas exonerar filha que é secretária de Assistência Social



[TCM manda prefeito de Salinas exonerar filha que é secretária de Assistência Social ]
  Que isso sirva de exemplo para prefeitos que só priorizam a sua família.  

O prefeito de Salinas das Margaridas, Wilson Pedreira (PSD) tem 30 dias para exonerar a filha Lorena Pedreira que é secretária de Assistência Social do município. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) constatou a prática de nepotismo ao examinar contratos da pasta que beneficiavam empresas ligadas à secretária.

No documento, o órgão aponta a prática: “irregularidades cometidas em sua gestão, especificamente pela nomeação de sua filha para o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social, bem como firmar contratos com empresas ligadas a parentes da referida Secretária, em diversos processos licitatórios, o que configuraria a prática do que se convencionou chamar de 'nepotismo em licitação', conforme detalhado na peça de Denúncia (fls. 01/08), e documentos de fls. 09/54”.

De acordo com o TCM, a secretária firmou contratos com a empresa “SUPERMERCADO, PANIFICADORA E PAPELARIA TE LTDA., inscrita no CNPJ sob nº 03.534.9935/0001-46, a qual pertenceria ao sogro da referida Secretária. Referidos contratos somariam um total de R$257.202,80”.

Os processos foram realizados por dispensa de licitação, o que chamou a atenção. “O segundo aspecto da Denúncia diz respeito à contratação de empresa ligada à referida Secretária, realizadas por dispensa ou por meio de processos licitatórios de pregão”.

Na justificativa, o prefeito apontou que a empresa foi contratada por apresentar a melhor proposta para o município.

O TCM concluiu “como configurado o nepotismo em tal situação, mesmo se tratando de cargo político”. O órgão aplicou multa de R$ 2 mil ao gestor com ressarcimento ao erário, além da exoneração da filha.

Casos envolvendo o prefeito

Não é a primeira vez que o prefeito de Salinas comete irregularidades na gestão. Em 2017, a Polícia Federal investiga um suposto crime eleitoral cometido na campanha. De acordo com informações do processo no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o inquérito da PF apura se houve caixa dois.


A família do prefeito ainda é envolvida em escândalos. Em maio deste ano veio à tona a agressão física do filho do alcaide, Filipe Fernandes Pedreira foi acusado de espancar e cortar cabelo da esposa em Santo Antônio de Jesus./bocaonews

João Leão é internado em hospital de Barreiras após sofrer queda de pressão durante inauguração de UPA



Resultado de imagem para João Leão


O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), foi internado no Hospital Regional do Oeste, na cidade de Barreiras, após passar mal durante a cerimônia de inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município, no início da tarde desta quinta-feira (5).

De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, João Leão, que tem 72 anos, sofreu uma queda de pressão. No Hospital do Oeste, o vice está sendo submetido a exames de rotina. Segundo o governo, ele já teve a pressão estabilizada, está lúcido e seu quadro de saúde está sob controle.

Ainda conforme a Secretaria de Comunicação, antes de chegar a Barreiras, onde fazia forte calor no momento da inauguração da UPA, o vice-governador já havia cumprido agenda em dois outros municípios do oeste do estado: Mansidão e Buritirama./G1 Bahia

Diretoria da Policlínica utiliza documento de empresa fantasma em "licitação" de gêneros alimentícios




A Policlínica Regional do Extremo Sul, com sede em Teixeira de Freitas/BA, um dos principais baluartes da campanha à reeleição do petista Rui Costa ao Governo da Bahia pode ser utilizada negativamente por seus adversários durante o processo eleitoral, isso porque são várias denúncias de irregularidades e malversação do erário público.

Vale lembrar que a Policlínica foi concebida como alternativa para a melhoria da saúde na região, com a participação ativa do Governo do Estado, entretanto, é gerida pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), composto pelos 13 (treze) municípios que compõem a região e presidida pelo Prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), conta com repasse mensal por parte do Governo do Estado na ordem de 40% (quarenta por cento) dos gastos efetuados, sendo que os outros 60% (sessenta por cento) são rateados entre os municípios que compõem o consórcio.

O Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Extremo Sul da Bahia (Consaúde), em assembleia geral ocorrida em 24 de março do presente ano, conduzida pelo seu presidente, prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), indicou a gerência administrativa para gerir a policlínica, sendo alçado ao cargo de diretor executivo, o Sr. Juliano Ferreira da Mota, este que seria “braço” direito do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa (PR), o Agnaldo da Saúde, na ocasião também foram nomeados Bruna Frigeri (assessora especial), e Claudionor Alves Pinto (auxiliar administrativo).

O portal Zero Hora News, analisando as licitações ocorridas no âmbito do Consórcio Interfederativo, sob o comando do diretor executivo, o Sr. Juliano Ferreira da Mota, descobriu mais uma irregularidade que põem em “cheque” a lisura dos processos licitatórios ocorridos na policlínica.


Dessa vez, os repórteres do nosso portal analisando a dispensa de licitação nº 23/2018 cujo objeto é contratação de empresa para aquisição de gêneros alimentícios constataram que uma das empresas pesquisadas para participar da dispensa e fornecer cotação de mercado é “fantasma”.

Veja Vídeo:


Trata-se da empresa Comércio de Produtos Alimentícios Jusama Ltda, que na verdade seria um supermercado e deveria funcionar na Rua Geraldo Roni, 370 A, no bairro Santa Rita, aqui mesmo em Teixeira. Nossa equipe de reportagem deslocou-se até o local e constatou que no lugar do supermercado há uma casa, com diversos números na parede e perguntado os vizinhos sobre o funcionamento de um supermercado ali, estes afirmaram categoricamente que naquele endereço nunca funcionou um supermercado, e sim um endereço residencial.


Nossa equipe dirigiu-se até a sede do CONSAÚDE afim de entrevistar o diretor executivo Juliano Ferreira da Mota, mas, o mesmo não se encontrava presente, razão que nossa equipe protocolou ofício requisitando cópia e informações dessa e de diversas outras licitações ocorridas no âmbito do CONSAÙDE, mas, até o momento estamos sem resposta quanto aos pedidos que foram realizados com fundamento na lei de acesso à informação.


Por celular conseguimos falar com o diretor executivo Juliano Ferreira da Mota, que prometeu que retornaria para marcar uma entrevista sobre o assunto, mas, até o fechamento da reportagem não retornou, tentamos entrar em contato, mas, o celular, após o primeiro contato somente informava está na caixa postal.

Também entramos em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia que ficou de emitir uma nota de esclarecimento.

A nossa equipe segue investigando os contratos firmados pela diretoria da Policlínica e em breve mais reportagens irão demonstrar os bastidores obscuros dessas contratações.


Por conter verba federal do Sistema Único de Saúde, toda a documentação que  subsidiou a reportagem será encaminhada ao Ministério Público Federal para que faça a devida apuração do caso./Zero Hora News

Autônomo que estuprou a filha por 11 anos fez vasectomia para não engravidá-la





 O autônomo de 61 anos foi preso na manhã desta quarta-feira, 04 de julho, em casa, em um bairro da grande Vitória. Após 11 anos de violações e agreções, a jovem de 18 anos, venceu o meu e denunciou o pai pelas violências sexuais que havia sofrido dentro da própria casa.

Os estupros começaram quando a jovem tinha apenas 5 anos de idade e duraram até ela completar 16.

Em depoimento à polícia a jovem disse que desde a morte da mãe, com 11 anos, o pai a obrigou a dormir no quarto do casal com ele, que chegou a fazer vasectomia para não correr o risco de engravidá-la.

O pai ameaçava a jovem a manter silencio, alegando que faria o mesmo com seus irmãos de 10, 13 e 17 anos, caso ela contasse para alguém. “Ele dizia que se ela contasse para alguém o que acontecia, ia fazer o mesmo com os irmãos dela, ou até mesmo mataria as crianças”, explica Lorenzo Pazolini, Delegado da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

A vítima, que não é filha biológica do suspeito, procurou a polícia no dia 5 de maio deste ano, após tentar o suicídio. A jovem foi socorrida por uma vizinha e levada para o pronto Atendimento de São Pedro, onde recebeu atendimento médico e psicossocial, e foi orientada a denunciar a violência.

De acordo com o delegado, a mãe da jovem já estava gravida dela quando conheceu o suspeito. Os dois se casaram e ele registrou a menina em seu nome. “Ele justificava a violência dizendo que como a menina não era filha dele de sangue, poderia fazer o que fazia”, diz Lorenzo.

Além dos estupros, a vitima também era proibida de sair e tinha a vida controlada pelo suspeito. A jovem era proibida de falar com as pessoas. Quando ele via alguém se aproximar da filha na rua, a agredia ou cometia violência sexual como forma de puni-la.

Antes de denunciar os estupros, a vitima chegou a fugir e ir para casa de parentes. Porém, quando o suspeito descobriu onde a filha estava, foi atrás e a obrigou voltar. “Hoje , ela mora com uma amiga da igreja”, diz Lorenzo.

Marcas

Não bastasse a dor da violência, os anos de violação resultaram em traumas psicológicos que marcaram profundamente a jovem. “Ela começou a se automutilar e chegou ao extremo de tentar tirar a própria vida. A violência que essa menina sofreu é aterrorizante”, analisa Lorenzo.

Em entrevista o acusado também negou. “Jamais fiz isso, sempre a tratei com muito carinho. Só não deixava ela namorar, queria que ela estudasse. Ela inventou essa monstruosidade”./gazetaonline

81 Alunos Soldados do 13° BEIC reforçarão o policiamento no Centro de Teixeira, Medeiros, Itamaraju e Alcobaça





Teixeira de Freitas: O Comandante do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (13º BEIC), o Tenente Coronel PM Sérgio Barros Bispo, cumprindo o quanto descrito no Plano Geral de Ensino (PGE/ 2018) empregará 81 (oitenta e um) Alunos a Soldado PM, para reforçar o policiamento ostensivo da cidade de Teixeira de Freitas, através do estágio supervisionado, que também ocorrerá nas seguintes unidades: 44ª CIPM - Medeiros Neto; 43ª CIPM - Itamaraju; 88ª CIPM - Alcobaça e na 89ª CIPM - Mucuri.

A ação visa levar a prática da atividade policial aos discentes que participam do Curso de Formação de Soldados PM. Para tanto, os futuros militares estão sendo supervisionados pelos prepostos das unidades envolvidas na programação. O estágio terá início nesta sexta-feira, dia 06 de julho de 2018, onde será realizada uma solenidade de lançamento da Prática Policial Supervisionada, às 9h00, na Praça da Bíblia, no município de Teixeira de Freitas.

Serão empregados 81 Alunos, divididos em dois turnos, cobrindo todo o horário comercial e reforçando o policiamento na área. Os futuros soldados realizarão o policiamento ostensivo a pé, em trios e sempre supervisionados por policiais militares já formados, a fim de aprimorar os conceitos teóricos aprendidos, avaliando através da realização experimental os procedimentos e conhecimentos estudados dentro da matriz curricular do Curso./Liberdadenews

Casal morre e filhos sobrevivem após batida entre carro e caminhão em Conquista



Casal morre e filhos sobrevivem após batida entre carro e caminhão em Conquista

Um casal morreu após uma batida entre caminhão e carro de passeio na madrugada desta quinta-feira (5), na BR-116, na altura da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os filhos das vítimas sobreviveram e estão internados em estado grave. Com o impacto da batida, o veículo ficou destruído.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o casal, de 66 e 46 anos, seguia com os filhos, uma menina de 12 e um jovem de 18 anos, em um carro de passeio, quando foram atingidos pelo caminhão na lateral do veículo. A placa do carro é de Diadema (SP), mas a PRF não tem detalhes de onde a família partiu.

A PRF detalhou que o motorista do caminhão seguia no sentido sul e o carro ia em direção contrária. No km-804 da rodovia, o veículo de carga tentou entrar em um posto de combustível, que ficava do outro lado da pista, mas bateu no carro quando tentou atravessar a pista.

A rodovia estava com pontos de neblina e o motorista do caminhão disse não ter visto o carro. Segundo a PRF, o homem não teve ferimentos graves, mas precisou de atendimento porque ficou abalado com o acidente. Ele foi encaminhado para a delegacia de Vitória da Conquista, onde prestou depoimento e foi liberado.

A PRF disse ainda que os filhos do casal estão internados no Hospital Regional de Vitória da Conquista. Já os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica da mesma cidade./G1 Bahia

Promessa feita por Rui Costa, conclusão dos 23 quilômetros da 2ª etapa do asfalto não foi comprida



estrad2
  Foto tirada em 23/05/2018  

O governador Rui Costa (PT) durante a sua visita do dia (21/04), à cidade de Eunápolis – ele informou que até julho entregaria a segunda etapa do asfaltamento da Rodovia BA-284, que liga Nova Alegria ao Pau D’Alho.

O anúncio foi feito pelo governador Rui na presença  do senador da república Otto Alencar (PSD). O trecho de 36 quilômetros que liga a cidade de Jucuruçu até o distrito de Nova Alegria, no município de Itamaraju foi o primeiro trecho inaugurado pelo governador Rui Costa e recebeu na época investimentos de quase R$ 30 milhões.

Atualmente se executa a segunda parte da estrada que são mais 23 quilômetros de asfalto dentro do município de Itamaraju, ligando o distrito de Nova Alegria ao povoado de Pau D’Alho. Concluído esse novo trecho, considerado o mais complicado para o tráfego nos períodos chuvosos, restará à parte final da obra de mais 41 quilômetros, entre Pau D’Alho e a Rodovia BR-101, até o perímetro urbano de Itamaraju.

No total a Rodovia BA-284 tem 100 quilômetros de extensão e o seu asfaltamento é um sonho antigo dos moradores do interior de Jucuruçu e Itamaraju, que possuem as maiores áreas territoriais do extremo sul do Estado e são os dois municípios baianos que mais emprega no campo. O investimento total nesta segunda etapa do asfaltamento em execução, segundo o Governo do Estado, é de R$ 19,35 milhões.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, atividades ao ar livre e natureza
  Foto tirada em 23/05/2018  

“Todo meu compromisso estabelecido ao povo desta região estou cumprindo.”, Disse o governador

E acrescentou: “Estou mais uma vez garantindo a vocês que até julho, se a chuva não nos atrapalhar neste período, vamos entregar a segunda etapa do asfalto da BA-284 e no mesmo dia assinar a ordem de serviço para a terceira etapa da estrada, da mesma forma que eu fiz da outra vez. Na próxima etapa serão mais 40 milhões investidos para que o povo destas  localidades possa trafegar com segurança e escoar com tranquilidade as suas riquezas agrícolas”, garantiu Rui Costa.

A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
  Foto tirada em 23/05/2018  

Infelizmente a promessa feita pelo o governador Rui Costa (PT), não deu para ser comprida, é bem provável que tenha sido devido à chuva que cai na localidade da obra como ele mesmo disse, passamos nesta terça feira, 03 de julho, e observamos, pelo que vimos, ainda falta muita coisa para ser feita nesta obra da 2ª etapa, imaginamos o seguinte, se o tempo colaborar o restante do serviço ainda deve demorar uns 40 dias para ser concluído. Mas isso são conclusões de leigos no ramo, pode ser que demore menos tempo, e é o que torcemos.

Ministério descredencia unidade de saúde em Itanhém. Medida não atinge as 8 que estão em funcionamento





Na Bahia, o descredenciamento atingiu 748 unidades e, no extremo sul, além de Itanhém, os municípios de Guaratinga e Santa Cruz Cabrália, cada um, tiveram duas unidades descredenciadas, Itamaraju, cinco, Nova Viçosa, três e, Teixeira de Freitas, seis unidades.

O Água Preta News fez contato com a secretária da Saúde de Itanhém, Renilda Chapéu, que informou que “a gestão passada havia credenciado mais uma unidade de saúde para ser implantada aqui no município, mas não havia sido aprovada”.

O portal também buscou informações com o ex-prefeito Milton Ferreira Guimarães que, até a conclusão da reportagem não havia retornado o nosso contato.

FOTO CAPA: A medida do Ministério da Saúde não atinge as oito unidades em funcionamento no município./aguapretanews

quarta-feira, 4 de julho de 2018

ITAMARAJU: Homem fica ferido após perder o controle de motocicleta, vítima tenta agredir médicos






Um acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (04/07), nas imediações da Praça 02 de Julho, segundo informações, o motociclista que não teve o nome divulgado estava transitando na via quando passou por um quebra mola e perdeu o controle da direção.

O mesmo não estava em alta velocidade mais devido a queda teve graves lesões na região da cabeça, populares que estavam no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que estivem no local, com a chegada do socorro o homem ferido não quis ser atendido e ficou agressivo chegando a agredir a equipe do SAMU com seu capacete.

 Uma viatura da Polícia Militar precisou ser acionada para ajudar manter o homem mais calmo, após avistar os PMs, o ferido ficou mais calmo e acabou deixando os socorrista  fazerem todos os procedimentos médicos, o mesmo tava com sintomas de embriaguez.


Em seguida foi encaminhado para o Hospital Municipal de Itamaraju (MHI)./Cocobongo

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.