Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 17 de junho de 2023

Marcados, de Caio Rossan, é esgotado em Feira Literária no Centro Cultural São Paulo

 Nos últimos dias 9 e 10 de junho de 2023, o jucuruçuense Caio Rossan compareceu na feira literária POCCON, no Centro Cultural São Paulo, para o lançamento de seu livro, o thriller Marcados. 

Marcados já havia sido lançado em formado independente pela Amazon, em 2020, o que chamou a atenção da Rocket Editorial que contratou Caio para que ele escrevesse uma nova versão da história. Três anos depois, a editora realizou o lançamento da obra na cidade onde mais leitores compraram exemplares na pré-venda, no caso, São Paulo. 

Marcados esteve em pré-venda entre fevereiro e abril de 2023, e mais de setenta porcento dos compradores foram de São Paulo, o que fez com que a editora investisse no lançamento naquela cidade. 

O autor manifesta que era sua vontade que o lançamento fosse em sua cidade natal, Jucuruçu, porém apenas 12 exemplares foram adquiridos por moradores de Jucuruçu durante a pré-venda, enquanto mais de 150 foram vendidas na cidade de São Paulo durante a pré-venda. 

É importante informar que a pré-venda foi um momento muito importante para o autor, pois metas precisavam ser batidas para manutenção contratual e cada compra contribuiu para o sucesso da obra. 

Após a pré-venda, a próxima etapa foi o lançamento. A primeira tiragem de Marcados foi esgotada nos dois dias no evento de lançamento em São Paulo, alcançando o montante de 500 livros vendidos incluindo pré-venda e lançamento. 

Se você não adquiriu Marcados durante a pré-venda e quer conhecer a trama criada pelo jucuruçuense, preencha o formulário abaixo para ser comunicado quando a segunda tiragem estiver disponível: https://forms.gle/GMhymL3gmZmGhuJZ7

Além de escritor, Caio Rossan é médico, cujo nome verdadeiro é Caio Rodrigues dos Santos, clínico geral e integra o time de médicos de Jucuruçu. Caio Rossan é seu pseudônimo literário. Seus pais são a educadora Josefina Gomes dos Santos e o gestor hospitalar Ailton Rodrigues Dias. 

SINOPSE: Ao herdar propriedades do tio-avô, Calila se muda contra a sua vontade para o Alto Cedro, cidade onde a mãe cresceu. Era para ser uma solução para as dívidas de mãe e filha e um novo começo, mas logo Calila se vê embrenhada em maquinações da política local e na ambição e nos segredos dos novos colegas. Com o assassino da Carranca cada vez mais próximo, a jovem corre o risco de ser silenciada e descobre que não pode confiar em ninguém. Quantos sangue Calila verá derramado até descobrir a motivação dos seus algozes? 

Galaria

"Marcados tem tudo: uma ambientação tipicamente brasileira, um grupo de adolescentes nada ingênuos e uma trama de corrupção, crimes e segredos que a cada página fica mais densa. Não podia faltar um assassino mascarado com uma lista de vítimas e muita sede de vingança. A pergunta que atormenta os leitores não é apenas 'quem é o assassino da Carranca?', mas também: quem morrerá a seguir? O que aconteceu no passado em Alto Cedro? Quem sairá vivo dessa? Uma obra deliciosa para fãs de slasher e bons mistérios." -Cláudia Lemes, finalista do Prêmio Jabuti 2022 por "Quando os Mortos Falam".

Itanhém: uma pessoa morre e outras duas ficam feridas, após taxista perder controle de veículo em ladeira

 

Na tarde desta sexta-feira (16) um grave acidente ceifou a vida de Maria das Graças Silva, de 66 anos de idade, e deixou outras duas pessoas feridas. O ocorrido foi em Curvelo da Conceição, interior do município de Itanhém, por volta das 16 horas. 

De acordo com informações, o taxista João Rodrigues descia a ladeira de acesso ao campinho de futebol, em seu veículo Fiat Uno Mille, placa policial JRU-3919, licenciado em Itanhém, quando sentiu um estalo no carro e, em seguida, perdeu os freios do veículo. Sem conseguir reduzir a velocidade do automóvel, ele passou direto na rua, ao lado de um bar, bateu em uma cerca, desceu uma ribanceira e tombou o veiculo várias vezes. O carro só parou após bater em uma árvore. 

Além do motorista e da vítima fatal, haviam outras três pessoas no carro. O SAMU foi acionado para socorrer as vítimas que, após os primeiros atendimentos, foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Itanhém. Foram detectadas fraturas no motorista e em uma passageira. Outras duas pessoas não se feriram gravemente e foram liberadas. 

O corpo de Maria das Graças Silva está sendo velado em sua residência, na rua 15 de Novembro, em Itanhém. O horário de sepultamento ainda não foi divulgado. Ela deixa duas filhas e quatro netas.

 

Populares fizeram vídeos no local do acidente.

A Policia Civil vai instaurar  inquérito para apurar as causas do acidente./Medeirosdiadia

Justiça determina afastamento de cinco policiais militares envolvidos na ação que matou segurança de ACM Neto em Itajuípe


A Justiça decretou afastamento de cinco dos 13 policiais militares envolvidos em uma operação que resultou na morte de um outro PM em Itajuípe, no sul da Bahia. O crime aconteceu em setembro de 2022 e o afastamento dos suspeitos foi decretado no dia 5 de junho, mas só foi divulgado nesta sexta-feira (16). 

O crime aconteceu em uma pousada na cidade. O subtenente Alberto Alves, o sargento Adeilton D'Almeida e outros dois PMs dormiam em um quarto do estabelecimento quando foram atingidos pelos tiros. O subtenente morreu no local e os outros três colegas ficaram feridos. 

Justiça determina afastamento de cinco policiais militares envolvidos  na ação que matou segurança de ACM Neto em Itajuípe. Subtenente Alves morreu após ser baleado no sul da Bahia — Foto: Arquivo pessoal 

O grupo estava no local a trabalho. Alberto e Adeilton fariam a segurança do então candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil), que tinha agenda de campanha em Coaraci, município vizinho, no dia seguinte. A PM informou que os disparos não tiveram motivação política. 

A Polícia Militar também informou que os agentes que atiraram nos colegas realizavam uma operação para a prisão de um investigado por tráfico de drogas. A corporação não deu detalhes sobre o caso, nem sobre as circunstâncias em que os agentes foram atingidos. 

De acordo com a Justiça, os PMs respondem pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e mais. Confira: 

Quatro PMs respondem pelos crimes de homicídio duplamente qualificado;

Cinco PMs respondem por tentativa de homicídio duplamente qualificado; 

Quatro PMs respondem por violação de domicílio e constrangimento ilegal.

 Ainda de acordo com a Justiça, uma audiência de instrução, para ouvir testemunhas, vai acontecer em julho. 

Relembre o caso 

 Policial baleado em ação diz que militares dormiam quando teve quarto de pousada invadido-vídeo reprodução 

O sargento da Polícia Militar Adeilton D'Almeida, um dos baleados durante uma ação, contou que as vítimas dormiam quando tiveram o quarto invadido por colegas da corporação. [Veja no vídeo acima] 

"Acordei com os barulhos de tiro, fui alvejado duas vezes, eu não sei se caí no chão ou se me joguei. Aí os policiais entraram, quebraram a janela e a porta e eu falava gritando o tempo todo: 'eu sou polícia'. Ainda assim me alvejaram mais três vezes", disse. 

O relato do sargento contradiz a versão da Polícia Militar, que afirmou que uma equipe da corporação foi até a pousada, após receber a informação de que um suspeito de assalto a bancos estava no local. 

No vídeo, que viralizou nas redes sociais, D'Almeida conta que, baleado, chegou a avisar que também era policial e pediu ajuda, mas não foi atendido. Ele relatou ainda que um dos policiais disse que ia matá-lo. 

De acordo com o sargento, ele foi conduzido ao hospital cerca de uma hora depois de ser baleado. Ele também falou que os policiais usaram sua arma para simular uma troca de tiros dentro do quarto. 

"Fizeram vários disparos com a minha arma dentro do quarto. Eles mesmos dispararam lá e depois me trouxeram para o hospital. Sequer me ajudaram a sair da viatura, eu com o braço com fratura exposta pendurado e eles não me ajudaram", disse. 

Um vídeo publicado pelo Jornal Correio mostra o momento que os policiais invadem a pousada, matam sargento e fera a tiros três outros policiais./Por g1 BA

Com sentimento de gratidão Dr. Rafael Braga deixa o cargo de defensor público em Itanhém


 O advogado Rafael Braga não é mais o defensor público do município de Itanhém. Na última terça-feira (13) ele solicitou formalmente o seu desligamento do Núcleo de Assistência Jurídica. Com essa decisão, ele deixará de assistir os processos nos quais prestava assessoria e defesa para a população carente. 

Dr. Rafael ingressou no Núcleo de Assistência Jurídica da Prefeitura de Itanhém durante a gestão do ex-prefeito Milton Guimarães, quando ainda era estagiário. Ao longo dos anos, demonstrando competência e dedicação passou a assumir o cargo de defensor público na gestão da ex-prefeita Zulma Pinheiro. 

Em suas próprias palavras, o doutor disse que nunca desistiu e jamais abandonou seus assistidos. 

“Passei por todos os desafios fazendo deles oportunidades que me fizeram crescer e me tornar um profissional mais experiente e confiante, sempre demostrando comprometimento com a busca pela justiça em defesa dos menos favorecidos”, disse. 

O ex-defensor público expressou sua gratidão pela oportunidade de trabalhar pelo município, pelas pessoas que conheceu ao desempenhar sua função e pelos aprendizados e crescimento profissional e pessoal que essa jornada lhe proporcionou. 

"Levarei comigo todas as coisas boas que vivi nesse período e, principalmente, todo o conhecimento adquirido e as experiências que me fortaleceram como profissional", destcou. 

Embora esteja deixando o cargo de defensor público, o Dr. Rafael Braga ressalta que esta é apenas uma mudança de rumos em busca de novos desafios. E acrescentou: 

“Despeço-me do Núcleo de Assistência Jurídica de Itanhém com a certeza de que deixei um impacto positivo e transformador na vida das pessoas que tive o privilégio de assistir ao longo de minha jornada dedicada à defesa dos menos favorecidos./aguapretanews

Criminoso que morreu em confronto com militares no Bairro Liberdade II é identificado no IML de Teixeira


Teixeira de Freitas: O corpo de um indivíduo que morreu durante um confronto com a RONDESP/87° CIPM foi identificado no IML de Teixeira de Freitas. A identificação oficial do corpo ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16 de junho. Segundo informações, a família da vítima, residente em Serra/ES, tomou conhecimento do ocorrido por meio do site Liberdade News e compareceu ao IML, onde reconheceu o indivíduo como sendo, Arthur Miranda Alitolip, de 28 anos, natural de Linhares/ES. 

Os peritos Everton dos Anjos e Elson júnior conseguiram encontrar os registros com as digitais do indivíduo em seu estado de origem e, após compará-las com as impressões coletadas no cadáver, confirmaram a identidade por meio de exames específicos de Papiloscopia. Com isso, o corpo pode ser liberado aos familiares em tempo hábil, podendo ainda ser velado pela família, antes de ser sepultado. 

O site ressalta seu compromisso em contribuir com esse importante papel social, fundamental tanto para a família quanto para a polícia, pois a identificação é o primeiro passo para iniciar uma investigação. 

Entenda o caso: 

A intervenção policial ocorreu na manhã da última quinta-feira, 15 de junho, quando policiais militares da RONDESP/Sul e da 87ª CIPM/CPR Sul realizaram uma ação no Bairro Liberdade II, na cidade de Teixeira de Freitas. Os policiais receberam uma denúncia sobre pontos de venda de drogas no local e decidiram investigar. Ao chegarem, foram recebidos com tiros por um grupo de suspeitos, que reagiu à abordagem. 

Houve uma troca de tiros e os suspeitos fugiram, deixando um deles ferido no local. Os policiais prestaram socorro ao indivíduo ferido e o encaminharam para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas ele não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade hospitalar./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem é executado a tiros no quintal de residência em Posto da Mata: Autoria e motivação ainda são desconhecidas


Nova Viçosa: No final da tarde de sexta-feira, 16 de Junho, mais um crime de homicídio foi registrado no Distrito de Posto da Mata, na cidade de Nova Viçosa-Ba. João Paulo Nascimento Domingas, de 26 anos, natural de Ibirapuã-BA, foi vítima de um homicídio consumado na Rua Ribeirão, localizada no Bairro Portela, no referido distrito. 

De acordo com informações, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo, com vítima baleada e, ao chegarem no local, os policiais encontraram a vítima sem sinais vitais. João Paulo foi executado no quintal de uma residência. Após a ação criminosa, o autor dos disparos fugiu do local, e até o momento sua identidade e paradeiro são desconhecidos. 

Populares presentes no local afirmam não ter presenciado o ocorrido, prevalecendo um clima de silêncio. A Polícia Militar manteve o perímetro do crime protegido até a chegada da equipe da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, responsável por coletar evidências e realizar os procedimentos necessários. 

O delegado plantonista autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde serão realizados exames de necropsia. Após os trâmites legais, o corpo será liberado à família para que possam realizar o sepultamento. 

As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado titular Rui Pinheiro e sua equipe, que trabalham para elucidar a motivação e identificar o autor do crime. Até o momento, tanto a motivação quanto a autoria do homicídio permanecem desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Itabela comemora 34 anos com inauguração de ciclovia de 5km e iluminação em LED

Hélio de Paula, ao lado do prefeito Francisqueto: hoteleiro recebeu homenagem em nome do pai

Itabela comemorou seu 34º aniversário de emancipação política, na quarta-feira (14), com solenidades cívicas e uma série de inaugurações de obras por todo o município. O destaque do dia foi a inauguração da Ciclovia João Carlos Mattos de Paula, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado. 

A ciclovia, a primeira da cidade, recebeu o nome em homenagem ao ex-prefeito de Porto Seguro, João Carlos Mattos de Paula, conhecido como “João da Sunga”. Ele foi uma figura ilustre que participou da história de Itabela, sendo responsável por fundar a Serraria Pioneira, marco inicial do setor madeireiro no município. 

Durante a cerimônia de inauguração, Hélio de Paula, filho de João Carlos Mattos de Paula e hoteleiro, recebeu uma homenagem em nome de seu pai e agradeceu ao prefeito Luciano Francisqueto por valorizar a história de João de Paula em Itabela. Hélio relembrou o carinho que seu pai nutria pelo município, que antes de sua emancipação, era um distrito de Porto Seguro. 

Francisquetto, Hélio de Paulo e Ricardo Flausino durante a inauguração

O prefeito Luciano Francisqueto ressaltou a importância de valorizar e lembrar das figuras históricas, destacando a ciclovia como um marco histórico para o município. A obra beneficiará trabalhadores, estudantes e atletas de Itabela. O prefeito expressou gratidão ao Governo do Estado e ao governador Jerônimo Rodrigues por presentearem a população com essa realização. 

A Ciclovia João Carlos Mattos de Paula possui cerca de cinco quilômetros de extensão e conecta o centro da cidade ao bairro Village. Ela já se tornou a principal via de transporte para muitos moradores, recebendo diariamente centenas de ciclistas e pedestres. A ciclovia conta também com uma iluminação em LED de última geração, proporcionando segurança e conforto durante a noite.

Durante a inauguração, o prefeito Luciano Francisqueto foi recebido por uma multidão de ciclistas que participaram de um passeio ciclístico em comemoração aos 34 anos de emancipação política do município. Os ciclistas aproveitaram o momento para entregar uma homenagem ao prefeito em reconhecimento à implementação dessa obra tão importante para a cidade. 

Ciclistas aproveitaram o momento para entregar uma homenagem ao prefeito

Com a Ciclovia João Carlos Mattos de Paula, Itabela avança no desenvolvimento de sua infraestrutura urbana, proporcionando meios de transporte alternativos e promovendo a mobilidade sustentável em benefício de toda a população./Radar News

Prefeito Jânio Natal sanciona lei que aumenta limite de emissão sonora em eventos em Trancoso


Depois da polêmica envolvendo a decisão judicial que proibiu a emissão de novos alvarás de licença ambiental para a realização de eventos no Quadrado de Trancoso, em Porto Seguro, o prefeito Jânio Natal (PL) sancionou, na última segunda-feira (12), a lei nº 1.904/2023, que regulamenta a tolerância de emissão sonora em eventos sociais privados e acontecimentos culturais no distrito do litoral Sul. 

A nova lei determina que Carnaval e São João, além de eventos realizados em cerimoniais, beach clubs e casas de festas localizados em Trancoso, não precisam cumprir a Lei nº 623/2006, que prevê limite máximo de emissão sonora de 65 decibéis diurnos e 55 decibéis noturnos. 

O novo limite máximo passa a ser de 80 decibéis para os eventos regulamentados na lei e de 110 decibéis para trios elétricos no Carnaval. 

A lei nº 1.904/2023 estabelece ainda que a Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, passa a ser responsável por regulamentar o nível de ruído sonoro permitido durante a realização de eventos sociais privados e acontecimentos culturais e institucionais. 

O texto também determina que a lei deverá ser regulamentada no prazo de 60 dias. 

A nova legislação resulta do Projeto de Lei nº 053/2023, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em sessão realizada no dia 9 de junho. 

Matheus Brandão: “decisão dará segurança jurídica para a realização de evento no município” 

LEI ULTRAPASSADA – A decisão judicial que limitou a realização de eventos no Quadrado de Trancoso é de 2017 e decorre de uma ação civil pública impetrada pela ONG Associação Despertar Trancoso, que exige adequação de equipamentos sonoros no Quadrado. 

Ao Radar News, o conselheiro construtivo da Sociedade Amigos de Trancoso (SAT), Matheus Brandão, afirmou que a lei 623/2006 estabelece apenas o que já constava na regra 10.151, de 1999, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estipula para as zonas de comércio e residência, 65 decibéis diurnos e 55 decibéis noturnos. 

No entanto, ponderou Brandão, em 1999 não existiam equipamentos sonoros capazes de produzir grandes ondas. “O Quadrado de Trancoso está localizado em um platô, onde só o vento registrou 70 decibéis, conforme algumas medições realizadas, ou seja, um ruído superior ao que a legislação desatualizada de 1999 estabelece como regra”, explicou. 

De acordo com ele, utilizando-se dessa lei ultrapassada, a Associação Despertar Trancoso ingressou com ação civil pública visando impedir o município de liberar alvarás sonoros para eventos no Quadrado. 

SEGURANÇA JURÍDICA – O conselheiro construtivo da SAT destacou que a lei sancionada pelo prefeito Jânio, com base em um PL da Câmara Municipal, é uma importante decisão que dará segurança jurídica para a realização de evento no município. 

Grupo protesta em Trancoso contra restrições à realização de eventos no Quadrado

“O município tem como sua principal fonte de renda os eventos, as festas, o turismo, e isso precisa ser respeitado”, lembrou. “Os casamentos e eventos não afetam somente os produtores de eventos, mas taxistas, restaurantes, hotéis, beach clubs, lojas, pequenos comerciantes, ambulantes, etc. É uma situação em cadeia que estava em decadência no município e agora tem a possibilidade de ser corrigida com a aprovação dessa lei”, observou./Radar News

sexta-feira, 16 de junho de 2023

“Operação Unum Corpus”: Acusado homicídio tentado é preso pela Polícia Civil em Vereda


Vereda: Na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, foi cumprido um Mandado de Prisão Preventiva na região central da cidade de Vereda, como parte da “Operação Unum Corpus”. O mandado foi decretado pelo Juiz da Vara Criminal, Júri e de Execuções Penais da Comarca de Itamaraju/BA. 

O homem preso trata-se de Wilson Lacerda, de 65 anos, conhecido como “Ura”. Ele é acusado de tentativa de homicídio em um crime ocorrido em fevereiro de 2022 na região de São José do Prata, entre os municípios de Vereda e Itamaraju. 

Segundo o delegado titular, Marcos Ludovico, após diligências realizadas nos distritos de Piau e na Prata, o suspeito foi localizado no centro de Vereda. Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde permanece preso na custódia da Polícia Civil, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

'Saí como se tivesse renascido', diz cantor que viralizou após receber vira-lata caramelo em palco durante show na Bahia

 

Cantor de arrocha que recebeu cadela em palco na BA comenta sobre momento

O cantor de arrocha Sinho Ferrary, que viralizou nas redes sociais após receber uma vira-lata caramelo no palco, durante o show de 146 anos da cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia, contou que o encontro com o animal mudou sua carreira. O artista diz ter renascido na profissão após conhecer a cadela, apelidada como "Sinha". 

O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o artista acariciando o animal enquanto canta, na sexta-feira (9). Sinho Ferrary tem três cadelas em casa e perdeu um gato recentemente. 

Cantor fez carinho na cadela enquanto se apresentava no interior da Bahia — Foto: Redes sociais

"Tenho três cadelas em casa: Safira, Rubi e Mel. Na semana que aconteceu isso, a gente perdeu Ariel, que era um gatinho, então o coração ficou quentinho", contou o cantor. 

Sinho Ferrary disse que a cadela assistia ao show bem na frente do palco. A vira-lata latiu e tentou se aproximar do cantor durante cerca de 30 minutos, até que um grupo que estava na plateia perguntou se poderia colocá-la em cima do palco e o artista permitiu. 

"O latido era tão alto que eu conseguia ouvi mesmo com fones. Tinha muita gente na praça pública, estava chovendo, o som alto, mas a gente ouvia", relatou.

'Algo sobrenatural' 

A cachorrinha caramelo permaneceu no palco durante uma música e encantou o público. O artista contou que achou a interação da cadela "estranha", pois seus cachorros não costumam ficar tão confortáveis em ambientes barulhentos e cheios de gente. 

Quando o artista parou de cantar, a cadela deitou nos pés do cantor, se aninhou no tapete escrito "Sinho Ferrary" e depois foi embora do local do show. 

Cantor viraliza após fazer show com cachorro em cima do palco

"Foi surreal o que aconteceu, acho que algo sobrenatural, porque eu não estava muito bem. As pessoas não entendem muito, acham que artista tem que estar bem todo dia, bem psicologicamente, com a voz perfeita, mas nem sempre a gente está bem". 

Sinho disse que ainda tocou por cerca de 45 minutos, mas nem ele, nem os integrantes da equipe, encontraram a vira-lata novamente. Após publicar o vídeo nas redes sociais, Sinho recebeu diversas mensagens carinhosas sobre o cuidado dele com o animal. 

"Naquele dia, parece que ela veio para dizer que Deus existe para fortalecer. Foi maravilhoso demais, eu saí de Brumado como se tivesse renascido como cantor", disse o cantor de arrocha. 

Morador de Itabuna, no sul do estado, Sinho tem 22 anos de carreira em bandas como Chamego da Bahia e Top Love. Há 10 anos, ele iniciou a carreira solo e canta em cidades de todo o país. 

Com 138 mil seguidores nas redes sociais, o artista se diz "o mais romântico do Brasil". na segunda-feira (12), ele lançou o CD "In Bar", que conta com 11 músicas./g1 Bahia.

Criminoso troca tiros com militares da Rondesp e 87ª CIPM e acaba morto no confronto: Ação ocorreu no Bairro Liberdade II

 

Teixeira de Freitas: Na manhã desta quinta-feira, 15 de junho, policiais militares da Rondesp e da 87ª CIPM /CPR SUL, realizaram uma ação policial na Rua Andaraí, no Bairro Liberdade II, na cidade de Teixeira de Freitas. Os militares receberam uma denúncia de que havia pontos de venda de drogas no local e for averiguar. 

Ao chegarem, os policiais foram recebidos a tiros por um grupo de suspeitos, que reagiram à abordagem. Houve troca de tiros e os suspeitos fugiram, deixando um deles ferido no local. Os policiais socorreram o ferido e o levaram para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar. 

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passou por exames de necropsia. O corpo ainda não foi liberado porque segue sem identificação no IML. O autor de resistência será investigado pela Polícia Civil./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morre aos 64 anos

 


Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, morreu nesta madrugada, aos 64 anos. A informação foi confirmada pela família a Splash. 

O músico enfrentava uma doença autoimune havia 4 anos e teve complicações na última cirurgia de tratamento. Em nota, a família informou que a cerimônia de despedida será reservada a familiares e amigos próximos.

 

"[...] Luiz era, na sua figura pública, maestro, compositor, fundador e tecladista do RPM, mas acima de tudo isso, um bom filho, sobrinho, marido, pai e amigo. Portanto, a família decidiu que a cerimônia de despedida será reservada para familiares e amigos próximos e pede, encarecidamente, que os fãs e a imprensa compreendam e respeitem essa decisão", diz o texto. 

Esperamos que se lembrem dele com a maestria e a energia da sua música, um legado que ele nos deixou de presente e que continuará vivo em nossos corações. Despeçam-se, ouvindo seus acordes, fazendo homenagens nas redes sociais, revistas e jornais, ou simplesmente lembrando dele com carinho, o mesmo carinho que ele sempre teve com todos aqueles que conviveram com ele.

 

Comunicado da família de Luiz Schiavon 

Além de fundador do RPM, Schiavon também foi diretor musical do Domingão do Faustão e comandou a banda do programa por seis anos, entre 2004 e 2010. O músico também foi o responsável pelas trilhas sonoras das novelas Rei do Gado, Terra Nostra, Esperança e Cabocla, além da minissérie Mad Maria. 

RPM

 

A banda foi formada em 1983, em São Paulo, e viveu o auge da popularidade naquela década. Pianista clássico, Schiavon formou três anos antes a banda de jazz Aura, com Paulo Ricardo (vocalista), Paulinho Valenza (baterista) e Edu Coelho (guitarrista).

Após uma temporada de Paulo na Europa, os músicos retomaram o trabalho em conjunto e criaram o RPM, que lançou o primeiro disco em 1985. Entre os maiores sucessos do grupo estão "Olhar 43", "Rádio Pirata", "Revoluções por Minuto", "Alvorada Voraz", entre muitas outras. 

Ao longo das décadas, o grupo viveu quatro pausas. A formação atual contava com Schiavon, Fernando Deluqui (guitarrista e vocal de apoio), Dioy Pallone (vocalista, baixista) e Kiko Zara (baterista e vocal de apoio). Paulo Ricardo deixou a banda em 2017, para seguir carreira solo.

 

A última música lançada pela banda foi "Sem Parar", em março deste ano. Além do RPM, Schiavon foi diretor da banda do Domingão do Faustão (Globo) entre 2004 e 2010./uol

Esporte de Luto: Desportista "Carequinha" morre de infarto na UPA de Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Nesta quarta-feira (14), a cidade de Teixeira de Freitas recebeu a triste notícia do falecimento de Valmir Ribeiro Costa, de 56 anos, mais conhecido como "Carequinha". Ele era natural de Montanha/ES e morreu por uma parada cardíaca na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas, após sentir um mal estar pela manhã. 

"Carequinha" era um amante do futebol e um atleta exemplar. Ele jogou na seleção de Teixeira de Freitas e nos times Cruzeiro e Palmeiras, sendo elogiado pelos amigos pela sua habilidade e dedicação. 

O corpo de "Carequinha" foi levado para o distrito de Santo Antônio, onde será velado por familiares e pela comunidade. O sepultamento será no Cemitério Jardim das Saudades II, na Avenida São Paulo, em Teixeira de Freitas. 

O vereador Joris de Gel acompanhou todos os procedimentos na UPA e prestou uma homenagem ao amigo. Em entrevista ao Liberdade News. Ele disse: "Morre um grande homem, mas fica sua história, fica seu legado, de um grande ser honrado. Vai com Deus, meu irmão Carequinha"./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Hemillay Aguiar é a representante de Teixeira de Freitas no Miss Bahia CNB 2023

Após 16 anos sem vencer um título no concurso de beleza mais importante do Estado – Teixeira de Freitas volta a ter uma jovem concorrendo ao Miss Bahia – a universitária Hemillay Aguiar é a representante da cidade em 2023.

O concurso Miss Bahia é uma competição de beleza que escolhe a representante baiana para o concurso nacional de Miss Brasil, único caminho para o Miss Universo. A Bahia foi o estado pioneiro, ao eleger em 1954 a primeira detentora do título nacional e também a primeira em disputar e conquistar o 2º lugar do certame internacional de Miss Universo naquele mesmo ano, que trata-se da consagrada baiana Maria Martha Hacker Rocha, considerada na sua época o símbolo da beleza nacional. Martha Rocha morreu aos 87 anos em 4 de julho de 2020. Prestes a completar 70 anos de tradição, o Miss Bahia conquistou os últimos “2º lugar nacional” em 1978, 1988, 2011 e 2018, os baianos amargam um jejum de 68 anos sem o título máximo da beleza nacional. 

A belíssima Maria Martha Hacker Rocha foi a 1ª Miss Bahia e também a primeira baiana Miss Brasil da história em 1954 – ela morreu aos 87 anos em 4 de julho de 2020.

O tradicional concurso de beleza feminino Miss Bahia, tem o objetivo de eleger a baiana mais bonita para a disputa anual dentre as 27 candidatas esperadas para o Miss Brasil. O extremo sul da Bahia já ganhou 4 “Miss Bahia” e somente a cidade de Teixeira de Freitas foi vencedora do título por duas vezes, o primeiro foi em 1991, quando o cobiçado posto de Miss Bahia ficou com a teixeirense Isolda Vasconcellos, dona de uma beleza estonteante e que ganhou notoriedade no mundo da beleza desde cedo, quando em 1985, tornou-se Miss Estudantil, com apenas 12 anos. Em 2003 o título ficou com Acássia Rodrigues Santana, representante de Mucuri. Em 2007, Teixeira de Freitas foi novamente vencedora com a jovem Renata Lustosa e em 2018 a vencedora foi a jovem Franciele Jesus, do balneário de Trancoso, no município de Porto Seguro. 

A teixeirense Isolda Vasconcellos, aos 18 anos, foi a primeira Miss Bahia do extremo sul do Estado em 1991, numa época que ela fez muito sucesso e representou com prestigiada atuação a região – hoje a modelo é radicada no Rio de Janeiro.

Este ano o evento é organizado mais uma vez pelo pioneiro CNB – Concurso Nacional de Beleza e as etapas da 69ª edição do Miss Bahia CNB 2023 acontecem nos dias 15, 16 e 17 de julho, em Salvador. O CNB é o mais antigo concurso de beleza feminino em atividade na Bahia e no Brasil com mais de “meio século” de tradição. O CNB foi fundado em 1971 e desde 2006 está sob a nova liderança nacional dos irmãos empresários Henrique Fusquine Fontes e Marina Emília Fusquine Fontes. 

As candidatas para o Miss Bahia CNB estão sendo avaliadas desde janeiro deste ano. Foram escolhidas garotas de vários municípios baianos, inclusive da região, como Alcobaça, Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Caravelas, Mucuri e Teixeira de Freitas. A jovem Hemillay Aguiar da Hora, de 22 anos, está se preparando para representar os teixeirenses em mais um concurso de beleza, desta vez é o Miss Bahia 2023. 

A jovem Hemillay Aguiar segue em 2023 na busca da 3ª Coroa de Miss Bahia para Teixeira de Freitas.

 Bonita, dócil, inteligente, acadêmica de direito, amante da literatura e dos animais, a jovem HemillayAguiar está cheia de expectativas para representar Teixeira de Freitas e, claro, se esforçar o máximo para trazer o título de campeã para casa, que significa se tornar a mulher mais bonita da Bahia. Apesar de Hemillay Aguiar ser uma moça lindíssima, a competição avalia requisitos para o título que não só julga beleza de um corpo bem escultural e rosto bonito, porque com o passar dos anos esse estereótipo se desfez, tanto que o Miss Bahia CNB 2023 considera que a candidata precisa ter conhecimento social do mundo atual, ter boa oratória, ser inteligente, precisa defender uma causa, ter segurança na expressão vocal e avalia ainda pontualidade, divulgação, talento, passarela, elegância e simpatia. 

A Miss Teixeira de FreitasCNB 2023, Hemillay Aguiar da Hora, de 22 anos, foi selecionada para a competição do Miss Bahia CNB 2023, no último dia 2 de maio. Hemillay Aguiar é do signo de Touro, nasceu em Itamaraju e está radicada em Teixeira de Freitas desde os 12 anos, é acadêmica do 9º período do bacharelado em Direito pela FASB – Faculdade do Sul da Bahia e é estagiária do Ministério Público do Estado da Bahia, na comarca de Teixeira de Freitas. Também trabalha como modelo para agências de moda e propaganda. Seu Hobby principal quando não está estudando para o seu bacharelado é ler bons livros de literatura e se dedicar a causa dos animais domésticos, pois ela é ativista da causa animal e dedica seu tempo livre em prol do trabalho de resgate de cães e gatos de ruas em estado de vulnerabilidade ou em situação de maus-tratos. A garota, inclusive, é mãe de 5 Pets, sendo 3 cães: O Beethoven, a Pitty e a Luna. E 2 gatos: O Príncipe e a Belatrix. 

A causa animal é uma das paixões da miss Hemillay Aguiar e solteira, diz que jamais se envolveria com alguém que não tenha carinho pelos animais: “O cuidado com os animais é um assunto que mexe comigo. A pessoa com quem eu me relacionar ou me casar um dia tem que morrer de amores pelos pets (Rsss). Falo de algo maior, que envolve amor, carinho, mas, principalmente, proteção. E para isso precisamos contar com políticas públicas que garantam os direitos aos animais de serem tratados de maneira correta, digna. Por sinal, espero que através desse concurso eu consiga agregar culturalmente a minha região, empoderar mulheres, ajudar projetos sociais e criar políticas públicas que beneficiem, protejam e resguardem os direitos dos animais”, afirma ela. A jovem ainda sonha em fundar uma ONG envolvida com a proteção e saúde de cães e gatos que permita nova chance de uma vida feliz a todos eles. 

Na entrevista ao Teixeira News, Hemillay Aguiar contou como foi selecionada pela organização do concurso e revelou que sempre sonhou em fazer parte do mundo fashion. “Eu sempre tive interesse pelo mundo da moda, desde criança. E então com a ajuda da minha mãe a gente sempre buscou meios de conseguir participar. Eu me inscrevi na franquia CNB (Concurso Nacional de Beleza) meio descrente de que iria ser fruto dessa seleção. Fiz a entrevista online e, foi um momento no qual estive muito nervosa, não acreditei que iria passar. Após me consagrar Miss Teixeira de Freitas CNB 2023, tive mais uma surpresa no último dia 2 de maio, quando fui selecionada dentre as primeiras do Estado para representar Teixeira de Freitas no Miss Bahia CNB 2023”, conta a universitária. 

E acrescentou: “Estou muito emocionada e honrada em ir representar a nossa cidade na capital. E já começou a preparação para defender o título em Salvador. Antes das etapas eliminatórias e o dia da final em 17 de julho, haverá ensaios, durante a semana anterior com as meninas que participarão do concurso, além de provas preliminares valendo pontos e classificatórias, tais quais entrevistas com os jurados, desafio de talento, fantasia regional, top model, desfile em traje de gala e – a mais importante – defesa do projeto social “Beleza pelo Bem”, mas, sobretudo, só tenho a dizer que estou agradecida, muito feliz e aguardando a torcida de todos”, destacou a estudante Hemillay Aguiar. 

E concluiu ela: “Essa é uma excelente oportunidade de representar o povo de Teixeira de Freitas, aumentar a participação cultural e impactar positivamente a sociedade. Eu não encaro o concurso como uma competição, encaro como uma forma de abranger novos ares, criar novas oportunidades para mim e levar o nome da mulher teixeirense para a Bahia. É preciso também estar preparada para enfrentar o público e, acima de tudo, estar ligada a causas sociais. Espero que minha participação sirva de inspiração para outras meninas, que também possam concorrer nos anos seguintes, estou bastante ansiosa e eufórica, buscando entender mais sobre o que é ser miss e estar preparada para trazer a coroa para Teixeira de Freitas. No mais é me acompanhar no Instagram rumo ao Miss Bahia CNB 2023”, completou Hemillay./TN

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Agricultor morre após ser atacado por enxame de abelhas na zona rural de Eunápolis


Eunápolis: Um agricultor de 79 anos morreu na tarde desta terça-feira (13), após ser atacado por um enxame de abelhas em um assentamento de trabalhadores rurais, localizado às margens da BR-101, cerca de 24 quilômetros de distância da cidade de Eunápolis. 

Por volta das 13h, José André Pereira desceu com seu neto até a beirada do lote, próximo a um córrego, para realizar uma vistoria em uma cerca, quando começou a ser picado. O idoso acabou caindo próximo a um córrego, enquanto o jovem, quem também foi atacado, procurou ajuda na vizinhança. 

Os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para prestar socorro. No entanto, ao chegarem, constataram que o agricultor já havia morrido. 

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde passará por perícia para determinar a causa precisa da morte. 

Segundo informações apuradas pela reportagem, o idoso residia no local juntamente com sua filha, seu genro e um neto. 

ATAQUES CONSTUMAM SER LETAIS – Ataques de abelhas podem ser extremamente perigosos, especialmente para pessoas mais vulneráveis, como idosos, devido às reações alérgicas e ao grande número de picadas. Essas situações podem levar rapidamente a complicações graves e, infelizmente, em alguns casos, resultar em morte. 

Nessas situações, é crucial buscar ajuda médica imediatamente e adotar medidas de prevenção, como evitar movimentos bruscos e procurar abrigo em local fechado ou cobrir o rosto com roupas ou mãos para evitar picadas./Radarnews

Jovem de 19 anos morre de traumatismo craniano dias após se acidentar de moto em Eunápolis


Eunápolis: Uma jovem de 19 anos, moradora de Eunápolis, morreu na manhã de terça-feira (13), vítima de traumatismo craniano, após sofrer uma queda de moto. Bianca Schneider Santana estava internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, desde sábado (10). 

Segundo a irmã da vítima, Bianca pegou a moto emprestada de um vizinho, na última sexta-feira (9), para fazer compras no bairro Arnaldão, onde morava. No trajeto, acabou sofrendo uma queda após atropelar um gato. No momento do acidente, ela estava sem capacete. 

HOSPITALIZAÇÃO – Horas depois de retornar para casa, a jovem começou a se sentir mal e foi levada pelo Samu para o Hospital Regional, onde deu entrada por volta das 22h30. 

No sábado, o estado de saúde de Bianca se agravou e ela foi transferida para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, onde acabou morrendo. 

Bianca era casada e deixa duas filhas, uma de 4 anos e outra de apenas 9 meses de idade./Radarnews

Farra com dinheiro público: Cachê de único show em Arraiá de Medeiros Neto impressiona


O prefeito da cidade de Medeiros Neto, está sendo criticado após a divulgação do gasto de R$450.000 com o cachê de uma única atração confirmada para o tradicional Arraiá do Água Fria que acontece no próximo fim de semana no município. 

O show do cantor João Gomes está confirmado e para Medeiros Neto que tem pouco mais de 22 mil habitantes o valor expressivo choca a população. Embora seja uma festa tradicional que movimenta o turismo, a verba destinada unicamente para este show impressiona especialmente pela falta de assistência especialmente na saúde pública que tem rendido muitas críticas à gestão municipal. 

Conforme publicado no diário oficial a contratação o show acontece no dia 17 de junho, curioso é observar que na referida contratação o edital abrange desde agências de viagem à atendimento de programas sociais mediante solicitação das secretarias de Assistência Social e Saúde, ponto incompreendido pela população que apesar de valorizarem as culturas do município, como citado antes vêm sofrendo com o descaso nos atendimentos públicos essenciais para todos./focodenoticias

Após quase uma hora de tensão, mulher refém é libertada em tentativa de assalto; bandidos são presos

Três assaltantes libertaram uma mulher que era mantida refém durante uma tentativa de assalto a uma relojoaria no centro de Eunápolis, na manhã desta quarta-feira (14). A loja alvo da ação criminosa foi a Relojoaria Bandeira, localizada na Avenida 5 de Novembro. 

A situação levou a polícia a cercar o local, buscando uma solução pacífica e uma negociação com os criminosos, que exigiam garantias para se renderem, incluindo a presença da imprensa e de familiares. 

Após a chegada de dois parentes dos assaltantes, um por um, eles começaram a se render e foram presos pelos policiais. A vítima foi libertada pelo último assaltante, e não houve feridos durante o crime. 

Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos foram surpreendidos enquanto tentavam roubar a joalheria Bandeira. 

Testemunhas próximas relataram ter ouvido vários disparos de arma de fogo durante a tentativa de roubo. Um vídeo de câmera de segurança mostra um dos marginais atirando contra a polícia.

 

Os assaltantes José Rubens Alves de Assis Filho, 21 anos, Henrique Oliveira dos Santos, de 20, e Edney de Jesus Silva, 19 anos, foram levados para a delegacia. Com eles, foram apreendidos dois revólveres. Um dos bandidos já tinha passagem pela polícia./Radar News

Vereadores e moradores cobram do prefeito (LILI) novo cemitério com urgência em Jucuruçu

 

Jucuruçu 30 de maio de 2023 hoje a gente vai abordar um assunto hiper importante para quem mora para quem vive aqui Jucuruçu, não importa, aqui nesse cemitério existem pessoas de N lugares e, no entanto hoje a gente está aqui acompanhado de dois vereadores de Jucuruçu.

Ontem a gente até estendeu esse convite para todas as autoridades de Jucuruçu, que viesse se quisesse acompanhar essa matéria que a gente tava fazendo aqui hoje especialmente do cemitério de Jucuruçu, este cemitério que há muito tempo vem se arrastando esse problema. 

Um problema já canceroso e até hoje os administradores nenhum tomou providência de organizar o nosso cemitério que hoje faz vergonha, hoje no Cemitério de Jucuruçu não tem espaço de um dedo para sepultar mais ninguém e eles querem enfiar gente dentro do cemitério caracterizando que simplesmente porque eles não querem investir nesse cemitério estão todos os nossos sentimentos os nossos entes queridos estão aí dentro. 

Vamos adentrar a gente está acompanhado de dois vereadores e eles vão retratar eles vão contar parte da história desse descaso que está acontecendo aqui na cidade de Jucuruçu, esse é o nosso cemitério que no entanto se encontra jogado aqui a gente não tem espaço de sepultar  mais ninguém nesse cemitério.

 A gente manda um recado diretamente para o gestor, que ele venha acatar e respeitar os nossos sentimentos, construindo ou um novo cemitério ou transformando esse cemitério em transformar todas as catacumbas as covas em gavetas ele que vai tomar providência, do jeito que está é que não pode continuar. 

Aqui está o vereador Binha que vai também você já fez vários requerimentos pedindo um cuidado maior para esse cemitério, estamos aqui neste momento no cemitério de Jucuruçu, Jardim da Saudade eu e meu colega Gil da Kombi onde estamos cobrando né o pedido do povo da região onde estamos né passando com alguma dificuldade enorme para enterrar as pessoas do município e região não tendo mais espaço onde enterrar uma pessoa. 

 Então neste momento aqui eu quero pedir a compreensão a todos os secretariados né da gestão que estão em providência em relação a esse cemitério creio eu que cemitério tem mais de 40 anos e sempre o mesmo então tá aqui né um pedido uma reclamação do Povo de Jucuruçu uma grande reivindicação do povo que é fazer um novo cemitério. 

 Não importa a localidade o importante é a iniciativa do gestor né então nesse momento eu clamo ao gestor que faça um novo cemitério mesmo que seja no mesmo local né que faça as gavetas para enterrar as pessoas que está sendo uma grande dificuldade aqui no nosso município onde o meu amigo Lobão foi citado já citou uma vez eu e meus colegas já fizemos várias indicações vários pedidos e até o momento não foi feito nada quero pedir a compreensão do gestor que tome Providência. 

Em relação esse cemitério eu vou passar aqui a palavra para o meu colega Gil também vamos também fazer uma filmagem aqui mostrando a realidade fazendo as minhas palavras do colega Binha porque assim a gente já vem fazendo o papel da gente a gente cobrar fazer indicações aprovar pela Câmera levar para o gestor e ele tomasse providências e sempre tem feito já tá aqui já tem uma indicação da daqui do cemitério a gente pega a compreensão dele ouve esse lado das pessoas. 

Aqui tem as pessoas que chegaram a falecer tão aqui, mas tem uns familiares em casa a gente tem que ter mais respeito a essas pessoas têm que ser bem tratadas aqui já vocês aí que é um cemitério já tá bagunçado já vai abrir uma cova já tira de outro cadáver entendeu situação. Então quero pedir a colaboração do gestor aí para tomar providência comprar uma área fazer um novo cemitério. 

Abrindo licitação vem uma empresa fazer organizado com as gavetas entendeu as quadras certinho para sepultar as pessoas o carro da funerária encostar  em cada cova tudo organizado abre um projeto uma situação para uma empresa fazer um novo cemitério entendeu é isso que a gente quer fazer um novo cemitério  pode fechar esse aqui que esse aqui não dá mais para sepultar ninguém. 

Há uns dias atrás mesmo eu tive que vir num velório no sepultamento de um amigo se fosse um parente meu não teria sepultado naquele lugar nós vamos agora um local que corre uma enxurrada uma ribanceira entendeu é difícil situação para um familiar de uma situação daquele ali não é não é fácil 100% inadmissível o negócio desses entendeu. 

Então pede aqui casualmente o gestor tomasse essas providências vamos andando por aqui vamos conhecer a verdadeira realidade desse cemitério onde eu volto a repetir aqui estão todos os nossos sentimentos os nossos entes queridos. Eles dormem aqui, mas não é que eles dormem aqui que eles têm também né à gente toda vez que vem sepultar uma pessoa aqui a gente se depara arranca os ossos de um ficam do lado de fora. 

Quando joga o caixão dentro da sepultura aí que volta os ossos de novo isso não pode acontecer não gente o poder público tem dinheiro suficiente para nos dar essa resposta que é construindo um novo cemitério aqui em Jucuruçu então o que acontece a gente não dá conta o desmazelo que tá aqui toda pessoa que a gente vem no velório aqui no sepultamento é o que a gente escuta falando gente como é que chega um ponto de um cemitério não tem mais lugar de sepultar ninguém aqui já chegou o ponto de lacrar o cemitério ou ele é lacrado ou simplesmente o gestor traga um engenheiro e uma nova ideia de transformar essas covas aqui todas elas em gaveta. 

Vamos agora para você ver até o ponto que tá chegando gente aqui em Jucuruçu é inadmissível é inadmissível aqui aonde a gente vai mostrar agora onde passa toda essa água aqui que vocês que corre aqui da chuva passa no local ali que a gente vai mostrar então o que acontece corre grande risco quando vier uma chuva esse corpo esse caixão vai ser arrancado porque é muito fácil toda a água da chuva aqui olha só olha a ribanceira que o pessoal já está sepultando gente e lá mais para baixo tem gente. 

Aqui não tem mais espaço esse espaço que vocês estão vendo aqui, mas já estão tudo plantado de gente infelizmente é essa realidade e se a gente não fizesse quem tá fazendo hoje aí vai se arrastar muito tempo então gestor vereador todas as autoridades esse recado é para o gestor mesmo ele tem que construir um novo cemitério com urgência e voltando mais uma vez aqui né vou finalizar aqui mostrando aqui também a respeito do muro o muro meu amigo isso não pode ficar assim. 

Mesmo construindo um novo cemitério tem que construir um muro também o muro juntamente se for aqui porque o vereador é eu não entendo não é não é minha área, mas eu acho muito mais é plausível que transforma essas covas aqui em gavetas porque vai evitar de comprar outra área aqui já é um local já né é um endereço fixo todo mundo conhece aqui já faz parte da história. 

E é o quanto que vai sobrar de espaço transformando essas covas aqui é em gavetas me parece que são cinco corpos em uma gaveta só então o espaço que vai sobrar difícil é Deus pecar se tiver boa vontade acontece rapidinho que fica no mesmo localidade você vai fazer as gavetas creio que se for fazer gavetas aqui eu creio que dá ainda esse cemitério para ser usado muito tempo se caso encher porque morreu muita gente a gente não quer que venha morrer ninguém. 

Olha só a prova tá aí o vereador está com um requerimento a quanto tempo há mais de três anos gente que eles vereadores vem cobrando eu venho postando aqui pedindo é uma tensão maior para esse cemitério e até hoje nenhum gestor acordou para esse essa reivindicação nossa então chega um ponto então a gente tem que mostrar mesmo aqui a realidade  nua e crua a gente tá aqui pra colocar é pano que a gente não pode não esse problema aqui é público é notório não aquilo não é politicado aqui desculpa viu Vereador aqui tem jogo nosso sentimento do povo Jucuruçu com certeza olha a situação olha a cachoeira olha a enxurrada que passa por aqui olha só quando chove olha só agora você gostaria de ter um parente sepultado aqui nesse local aonde que você vai fazer todo seu trabalho e depois a água vai arrancar e jogar fora. 

Isso não pode acontecer não esse vídeo não vai ser editado ele vai ser mostrado de cabo a rabo sem nenhuma edição porque aqui a verdade nua e crua então acaba aqui a gente aqui a gente exige respeito do gestor olha só a situação aqui olha que ribanceira está sendo que já está sendo sepultando a gente aqui isso não pode acontecer não gente isso não pode usar. 

O outro Vereador aqui o Gil nosso Vereador Gil também tá com outro requerimento há muito tempo que esse requerimento tá circulando na Câmara aquele negócio todo, mas o que acontece até hoje não surtiu nenhum efeito que o cemitério continua do mesmo jeito Olha só olha só Vereador olha só olha onde tem aquela cova lá olha só aquilo lá é em cima é em cima da enxurrada. 

Local aqui ó eu quero até parabenizar o coveiro nosso amigo Diego que é um canhota infelizmente não é uma função dele seja eu já estou mais providências ele tá fazendo o que pode entendeu até mesmo que não pode isso aí então eu quero até parabenizar ele desviou que aqui é enxurrada que corda Olha só olha só olha a enxurrada onde é que passa a enxurrada para não passar nas covas agora imagina aí imagina aí com o chuveiro não vai arrancar esse esse amigo tá enterrado aí. 

Ninguém tá aqui para politicar a gente tá aqui cobrando direito do povo deu um monte de querido da gente que a gente perde e vem para aqui para esse local esse cemitério é o único que a cidade tem gente pede aqui o gestor providências não pode chegar a situação dessa um parente da eu tenho certeza que o familiar que chega aqui na cemitério pra ver uma situação dessa ele não vai ficar feliz vai ficar triste. 

Desrespeito é desrespeito é cidadão entendeu as famílias tem que ter um respeito pelas famílias que perde seus entes queridos aqui não tem muro tem que fazer tomar para alguém fazer um muro mesmo que vai ser fechado esse cemitério uma Independência que você fechado para abrir outro abrir uma licitação fazer outro cemitério esse tem ser isolado tem fechar de muro protegido entendeu para não estar correndo escorrendo água para outras casas os vizinhos entendeu ser isolado eles têm que fazer. 

O Vereador a gente não vai estender muito tempo porque até porque o vídeo vai ficar muito longo né porque a gente tem conteúdo aqui pra gente fazer aqui umas duas horas de reportagem, mas a gente espera que até aqui essa reportagem vai se encerrando por aqui a gente vai dar só mais uma voltinha pra gente mostrar a parte também de cima da realidade a gente só espera que o gestor que não caia no esquecimento e se ele se ele se ele tentar esquecer a gente tá aqui para lembrar de novo. 

 E essa reivindicação vai ser persistente e muitas vezes as pessoas cobram do vereador, mas ele não sabe que a gente faz outra parte da gente já foi feita inclusive pelo colega Binha por mim por um colega Gilson  entendeu quer fazer a indicação aprovar pela câmera levar para ter ele para ele tomar providência quem tem a caneta na mão para dar o OK para fazer ah executar o serviço é ele que tem que fazer quem administrativo o dinheiro do município executar o seu serviço. 

Então peça a ele que ele, mas dá para pedir uma área compra uma área contrata uma empresa dá uma licitação faz um cemitério no padrão de cidade normal entendeu porque atender resumindo que não continua desse jeito tem que ser tomada aqui não pode ficar do jeito que tá aqui tem que tomar uma cidade desenvolvida hoje tem que tomar providência para fazer um cemitério de um modo padrão de cidade com gaveta com gaveta com uma com os túmulos certinho para quê o carro da funerária encostar na sepultura entendeu o a gente nem pode imaginar que a gente cair naquela filosofia morreu acabou não o nosso sentimento continua aqui o nosso sentimento é eterno porque o cemitério é a nossa eterna morada pesada tem uma situação dessa aí para mim sepultar no lugar desse imagina só que sofrimento não tem lógica. 

Estamos Sem realizar sepultamento digno á vários anos por causa dos problemas ocasionados no solo, o cemitério de Jucuruçu, jardim da saudade, que fica na rua trindade, está na hora de receber apenas visitas. A situação vem tirando o sossego das famílias, pois não têm mais nenhum espaço onde enterrar seus entes queridos. 

Quem possui jazigo no local, cobra uma solução para o problema, um monte de requerimentos foi feito por vários vereadores reivindicando a construção de um novo cemitério, mas até o momento nada foi feito. 

Será que vai ser preciso os moradores fazer um abaixo assinado pedindo agilidade ao gestor atual. “estamos sem respostas”. 

“A gestão não está respeitando a memória dos nossos entes queridos”, afirmou um morador revoltado com esse descaso. 

 “Infelizmente, tem muito tempo que estamos sepultando um encima do outro nesse cemitério e isso não pode continuar o município tem recursos suficientes para resolver esse problema. 

Para a senhora J L M, esse é mais um caso de omissão do Executivo a gestão se mantém insensível, mesmo diante de uma situação tão triste. 

Moradores locais enviaram vários vídeos a nossa redação denunciando o estado de precariedade do cemitério local. Eles se dizem indignados com a situação e fazem um apelo urgente à Prefeitura de Jucuruçu. 

Olha o que diz essa moradora revoltada - quem gravou esse vídeo foi meu irmão que foi visitar a cova do nosso pai e viu essa situação, ele ainda limpou um pouco o caminho até o túmulo do nosso pai, mas o resto está daquele jeito, uma situação revoltante, “faz mais de ano que está daquele jeito”, disse a moradora, pedindo para não ter identidade revelada.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.