Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 1 de dezembro de 2018

Ex-presidente dos EUA George H.W. Bush morre aos 94 anos



O ex-presidente esteve internado no início deste ano


George Herbert Walker Bush morreu nesta sexta-feira (30), aos 94 anos. Ele havia sido hospitalizado por pressão baixa e fadiga em maio, uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão. Bush foi o 41º presidente dos Estados Unidos entre 1989 e 1993.

Sua morte foi confirmada às 22h10, e anunciada em uma declaração emitida pelo antigo porta-voz Jim McGrath.

Sua esposa e ex-primeira dama Barbara Bush morreu em abril deste ano, aos 92 anos, em sua casa, no Texas. Na ocasião do enterro, ele passou mal e chegou a ser internado na UTI.

George H.W. Bush, pai do 43º presidente dos EUA, foi uma força constante no cenário internacional por décadas, desde seu período como enviado a Pequim até seus oito anos como vice-presidente e seu único mandato como presidente entre 1989 e 1993.

'Bush pai' presidiu o fim da Guerra Fria e derrotou o exército iraquiano de Saddam Hussein, mas perdeu a chance de um segundo mandato depois de quebrar uma promessa de impostos.

O último veterano da Segunda Guerra Mundial a servir como presidente, ele era um funcionário público consumado e um estadista que ajudou a guiar a nação e o mundo de uma guerra fria de quatro décadas que carregava a ameaça de aniquilação nuclear.

Sua morte, aos 94 anos em 30 de novembro, também marcou o fim de uma era.

Política - Wagner diz que não foi notificado pelo MPF e viu com “estranheza” notícia sobre acusação de improbidade



Resultado de imagem para eleito Jaques Wagner

A assessoria do ex-governador da Bahia e senador eleito Jaques Wagner manifestou seu estranhamento com notícia repercutida neste sábado (1) sobre a ação da Procuradoria da República em Brasília onde o senador eleito é acusado de improbidade administrativa por conta da nomeação do marido da ex-ministra Ideli Salvatti para um cargo na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Wagner diz que a ação judicial foi em março deste ano, porém, oito meses depois, nunca recebeu nenhuma notificação “ao contrário do que está sendo divulgado”. “Não há nenhum fato novo neste processo e a defesa de Jaques Wagner só se manifestará sobre a denúncia após recebê-la”, diz a nota.

Em 2015, Wagner, então ministro da Defesa, autorizou a transferência do primeiro tenente do Exército Jefferson da Silva Figueiredo, músico do Exército, para o cargo de ajudante na Junta Interamericana de Defesa da OEA.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a nomeação tinha somente o objetivo de unir marido e mulher, já que Ideli havia sido nomeada dois meses antes assessora da OEA. Para o MPF, Wagner ultrapassou os limites do cargo e causou prejuízos ao erário por escolher um militar para uma função que não existia./bocaonews

Raposa é encontrada por moradores no centro de Itamaraju




Itamaraju: Uma raposa adulta foi encontrada por moradores no centro de Itamaraju, extremo sul da Bahia, e foi levada para a sede do Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (GADS). 

O caso aconteceu na sexta-feira (30). O animal precisou ser atendido por um veterinário da cidade no início da tarde, após mostrar sinais de estresse. De acordo com o profissional, a raposa está bem e será devolvida à natureza no domingo (2). 

Por ter locais remanescente da mata atlântica é comum encontrar raposas na região de Itamaraju./G1

Família Caires define velório e sepultamento de ex-vereador Robinho Caires





A família do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itanhém, Robert Caires Ribeiro, o popular “Robinho Caires” - que faleceu na noite desta sexta-feira (30), aos 50 anos de idade - definiu, na manhã deste sábado (1º) a programação para o velório e sepultamento do mesmo.

De acordo com a nota de falecimento divulgada, o corpo será velado na Capela da Ressurreição da igreja Católica Matriz, e seu sepultamento foi marcado para esse domingo, 02 de dezembro, às 09 horas da manhã, no cemitério local.

A família, em luto, agradece a tantos e quantos comparecerem e pelas manifestações de solidariedade. Às condolências à família enlutada./Medeiros Dia Dia

BOLSONARO RIFA DE VEZ MAGNO MALTA



Pedro França

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), criticou hoje (1º) a forma como europeus defendem o meio ambiente e os indígenas. Segundo ele, sua preocupação é garantir apoio à ciência e à proteção ambiental, assim como à integração dos povos indígenas à sociedade, oferecendo as mesmas oportunidades dadas aos demais cidadãos.

 “Eu acredito na ciência e ponto final. Mas o que a Europa fez para manter as suas florestas e as suas matas ciliares? E querem dar palpite aqui?”, afirmou Bolsonaro, em Resende (RJ), após cerimônia de formatura de aspirantes a oficial na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), que se formou na mesma instituição há 41 anos.

“Cada vez que um governo do passado saía para fora do Brasil, ele recebia de forma passiva e servil pressões por demarcações de terras indígenas. Eu quero o bem estar do índio. Quero integrá-lo à sociedade. O nosso projeto é fazê-lo igual a nós. Eles têm as mesmas necessidades. Ele quer médico, dentista, televisão, internet", disse o futuro presidente.

Bolsonaro disse ainda que falta apoio concreto para as políticas em favor dos indígenas e do meio ambiente no país: "Eu fui, nas minhas andanças, ao Acre e à Rondônia. Em torno de 20% apenas dessas áreas podem ser usadas em benefício da população local. E 80% não. Isso está errado."

Em Resende, o presidente eleito estava acompanhado do vice-presidente Hamilton Mourão; do general Fernando Azevedo e Silva, confirmado para o Ministério da  Defesa; do general Augusto Heleno, que assumirá o Gabinete de Segurança Institucional; do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, que comandará a Casa Civil; e do governador eleito no Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

Meio Ambiente

Questionado sobre o nome que comandará o Ministério do Meio Meio Ambiente, Bolsonaro indicou que ainda está inclinado em favor do agrônomo Xico Graziano, que foi do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e no passado pertenceu aos quadros do PSDB.

Graziano também foi secretário de Meio Ambiente de São Paulo. Ontem, Bolsonaro havia dito que há “meia dúzia” de nomes sendo avaliados para o Ministério do Meio Ambiente.

Multas

O presidente eleito reiterou que vai combater o que classifica como "indústria da multa ambiental". Ele disse que não permitirá que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fixem multas "a torto e a direito".

"Eu mesmo fui multado. Se não me engano em 2012. Foram R$10 mil reais. O processo foi levando avante, foi arquivado no Supremo Tribunal Federal, mas o Ibama levou a multa para frente. Estou na iminência de entrar na dívida ativa. Vou pagar essa multa, mas sou a prova viva do descaso, da parcialidade e do péssimo trabalho prestado por alguns fiscais do Ibama e do ICMBio. Isso vai acabar."

Direitos Humanos

Bolsonaro confirmou que o nome da pastora evangélica e advogada Damares Alves, assessora parlamentar do senador Magno Malta (PR-ES), está entre os cotados para o novo ministério que reunirá políticas relacionadas os direitos humanos, família e mulheres.

"Foi muito por alto conversado com ela. Não foi prometido nada. Mas é uma pessoas extremamente qualificada para desempenhar essa função", disse Jair Bolsonaro.

Questionado se pretendia colocar Magno Malta na Esplanada dos Ministérios, o presidente eleito foi vago. "Eu tenho amigos. Se quiserem que eu passe para 200 ministérios, eu passo agora. Magno Malta é uma boa pessoa. Me ajudou muito. Tenho um profundo respeito por ele. Não estava previsto [ser ministro], pois ele seria candidato a vice. Tinha tudo para ser senador e não sei por qual motivo não se elegeu. Nós temos que atender o Brasil como um todo. Magno Malta é uma boa pessoa, mas para estar do meu lado não é preciso ser ministro."

Forças Armadas

Bolsonaro disse ainda que, apesar das dificuldades no Orçamento Geral da União, fará o possível para não contingenciar os recursos destinados às Forças Armadas. "Não é despesa. É investimento. E nós vamos prestigiar as forças armadas, que não são minhas, são do povo brasileiro."

De Resende, Bolsonaro volta hoje para o Rio de Janeiro e amanhá (2) vai para para São Paulo onde acompanha a partida entre Palmeiras e Vitória, válida pela última rodada do campeonato brasileiro. Ele foi convidado para assistir ao jogo no camarote da diretoria do clube paulista. Perguntado sobre seu palpite, ele apostou em 2 x 0 para o Palmeiras.

Conta de luz terá bandeira verde em dezembro, sem cobrança extra



Resultado de imagem para Conta de luz


A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), fatores que impulsionam a queda no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira tarifária a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica.

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Itamaraju: Homem é brutalmente assassinado no interior do município





Itamaraju: Segundo informações, Marcelo de Almeida Lago de 35 anos foi assassinado de forma cruel, durante a noite desta sexta-feira (30/11), no interior do município de Itamaraju. Ao lado do corpo foram encontrados um machado e um facão, armas usadas no crime.

Autoria e motivação do crime são desconhecidas e ao longo dessa próxima semana a delegada Rosângela Santos, titular da Polícia Civil de Itamaraju, vai tentar ouvir pessoas que tinham alguma relação de amizade com a vítima, pra saber sobre as possíveis causas do assassinato.

A Polícia Civil foi notificada para procedimentos de levantamento cadavérico, o servidor público Anderson Barbosa esteve no local realizando a remoção do corpo e encaminhando ao IML de Itamaraju, o caso segue sendo investigado.

Robinho Caires ex-presidente da Câmara é assassinado com três tiros em Itanhém


Imagem liberdadenews
Resultado de imagem para Robinho Caires ex-presidente da Câmara de Itanhém é assassinado a tiros

Itanhém: O ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itanhém, Roberth Caires Ribeiro, 50 anos de idade, foi assassinado a tiros, próximo à residência do seu pai, nas imediações de um sindicato, na Rua Emiliano Fernandes. O crime aconteceu na noite desta sexta-feira, 30 de novembro, por volta das 20h00. Uma guarnição da Polícia Militar chegou rapidamente ao local e confirmou o fato, preservando a área até a chegada da Polícia Civil.

Segundo informações preliminares, o ex-vereador estava chegando em casa, na noite desta sexta-feira, 30 de novembro, quando foi surpreendido por um veículo Gol, de cor e placa não anotada, cujo motorista se aproximou e tiros foram ouvidos. Populares informaram ter visto dois homens gordos e baixos, que fugiram em direção ao distrito de Batinga. Diligências estão sendo realizadas, mas, até o fechamento desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Segundo a polícia, o ex-vereador foi atingido por pelo menos três tiros. O SAMU foi chamado, mas, nada pôde ser feito. Após o levantamento o corpo será encaminhado ao IML de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia. Um inquérito policial será instaurado pelo delegado William Telles. Robinho Caires, como era mais conhecido, foi vereador por dois mandatos na cidade de Itanhém, e em um deles foi presidente da Câmara Legislativa.

Conheça um pouco da trajetória recente do ex-presidente da Câmara de Itanhém

Imagem liberdadenews
AVWW2118.JPG

O ex-vereador foi preso em 2016, por força de um mandado de prisão preventiva decretado pelo juiz titular da comarca do município, Francisco Moleda de Godoi. O pedido da prisão se deu depois da Polícia Civil descobrir evidências de que o ex-presidente da Câmara, Roberth Caíres estava ameaçando de morte um rapaz que teria sofrido um atentado recentemente no interior do município. Na época, os tiros direcionados ao jovem, acertaram a sua tia, que após uma intervenção cirúrgica conseguiu sobreviver.

O ex-vereador é acusado de ter sido o mandante do crime e agora é acusado também de continuar ameaçando a vítima em ir consumar a sua execução. Na ocasião, a Polícia Civil teria conseguido subsídios suficientes das ameaças e ainda teria conseguido provar que ele teria sido o mandante do homicídio tentado. Quando o delegado acabou pedindo a prisão do ex-vereador e a justiça acabou decretando a sua prisão preventiva.

Embora já tenha se envolvido em várias polêmicas e ter ido preso algumas vezes, ele mantinha um bom relacionamento na cidade, especialmente entre os seus eleitores e amigos. Anteriormente, em 2012, policiais militares prenderam Roberth Caires Ribeiro, cumprindo um mandado de prisão em seu desfavor, expedido pela então juíza substituta da Comarca de Itanhém, Andréa Gomes Fernandes Beraldi. Dois dias antes desta prisão, o então juiz titular de Itanhém Ricardo Costa e Silva declarou em público que ele e um oficial de justiça da comarca estavam sendo ameaçados de morte e acusou indiretamente a pessoa de Robinho Caíres.

Na época o magistrado indeferiu o registro de candidatura do então vereador, nas eleições municipais de 2012, baseado na Lei da Ficha Limpa, o qual “Robinho Caíres”, foi condenado pelo mesmo magistrado, pelo crime de uso de falso documento público. Robinho recorreu da decisão, junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e conseguiu uma liminar, expedida pelo juiz especial Cássio Miranda (ouvidor do TRE), datada de 20 de julho de 2012, cujo documento lhe permitiu o uso de propagandas eleitorais, enquanto não houvesse decisão definitiva quanto ao deferimento de sua candidatura.

Entretanto o Tribunal Regional Eleitoral cassou a liminar e Robinho teria que retirar das ruas todas as propagandas eleitorais relacionadas à sua candidatura, fato não obedecido pelo mesmo, o que levou o juiz Ricardo Costa e Silva a se declarar vítima de desobediência e ameaça de morte, tendo a sua colega magistrada, optado pela prisão preventiva do vereador. Na época da prisão, Robinho Caíres era presidente da Câmara Municipal de Itanhém e o seu vice assumiu o cargo.

Outra Condenação

Quatro dias depois da sua prisão, no dia 25 de setembro de 2012, a então juíza substituta da comarca de Itanhém, Andréa Gomes Fernandes Beraldi, proferiu uma outra sentença condenatória em desfavor de Robinho Caíres. Desta vez foi uma condenação sobre um outro processo, cujo delito imputado a ele foi descrito no Artigo 339 do Código Penal Brasileiro por Dolo na Denunciação Caluniosa em que o réu acusou o delegado Jorge Nascimento de recebimento de propina e foi condenado porque não havia conseguido anteriormente em instrução criminal provar a acusação em juízo.

Soltura

Nove dias depois da sua prisão, Robinho Caíres é solto da carceragem da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, para onde havia sido trazido, graças a um hábeas corpus concedido pelo desembargador Jefferson Alves de Assis, da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. E ao retornar para casa em Itanhém, ele foi recebido com festa no trevo da cidade por uma multidão que lhe carregou nos braços até o centro da cidade e lhe exibindo faixas de apoio e com dizeres insultando o então juiz da cidade por processá-lo e persegui-lo.

Robinho tinha diversas passagens pela polícia. Ele era acusado de ter envolvimento com o tráfico de drogas. O ex vereador também cumpriu pena por ter, segundo a polícia, mandado matar um morador da zona rural, por isso, ele foi preso a pedido do juiz titular da comarca do município, Francisco Moleda de Godoi, a pedido do então delegado na época, Jorge Nascimento.

Robinho também era acusado de uma tentativa de homicídio contra uma senhora de 54 anos. No dia do crime, homens armados invadiram uma casa e atiraram 9 vezes contra a vítima que se encontrava a beira de um fogão esquentando uma comida. 7 tiros acertaram a parte superior do corpo da senhora. A vítima foi uma tia do rapaz que os atiradores tinham tentado matar, os criminosos acharam que a mulher era a mãe dele.

O ex-vereador teria encomendado o crime porque havia julgado que o rapaz teria sido a pessoa responsável por mandar a sua irmã, que tinha um caso amoroso com Robinho, a ir embora para fora do Brasil. A família da moça não aceitava o namoro dela com o ex-parlamentar e a moça que era funcionária do Posto de Combustível do ex-vereador também estaria querendo se livrar do relacionamento e não conseguia e, então optou por sair do País.

Robinho estava sendo investigado de ter sido o mandante de uma tentativa de homicídio ocorrido por volta das 20h30, do dia 07 deste mês durante uma partida de futebol, quando um jovem que não tinha nada com a confusão foi alvejado.

Na noite desta sexta-feira (30) Caires foi atacado a tiros, que atingiram-lhe na região do peito e veio a óbito em frente à casa de sua família. Pelas imagens que estão circulando nas redes sociais é possível visualizar que o empresário estava de calça, sapatos e sem camisa no momento em que foi morto. Autoria e motivação do assassinato são desconhecidas.

Imagem liberdadenews
EJYM1442.JPG

O corpo ainda está no local aguardando a chegada dos peritos do departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo será removido para o IML de Teixeira de Freitas.

Policial civil é morto esfaqueado pela namorada em Camaçari




O policial civil Roberto Neves, conhecido como Xuxa, foi morto por volta das 20 horas desta sexta-feira, 30 de novembro, após se esfaqueado dentro de sua casa,,  no bairro Natal, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

A principal suspeita do crime é Laura Tavares de Oliveira, de 19 anos, namorada do policial. Segundo informações, o casal estava brigando quando Xuxa foi atingido por uma facada.


Após ser esfaqueado o policial ainda caminhou até o carro e pediu ajuda, outros policias tentaram ajuda-lo, mas não adiantou. Xuxa trabalhava no Serviço de Inteligência (SI) da 26ª Delegacia (Vila de Abrantes).


A casa onde o policial morava estava revirada e com marcas de sangue nos móveis, no chão e nas paredes. A principal suspeita está foragida./Jornal Correio

Porto Seguro: Um morto no Baianão e dois baleados em Trancoso



Resultado de imagem para Fabrício Silva Almeida, de 22 anos

Fabrício Silva Almeida, de 22 anos, foi morto por volta das 3h30 da madrugada desta sexta-feira (30), no bairro Baianão, em Porto Seguro. Segundo a polícia, três homens arrombaram a casa dele, na rua Novos Cabrais e o atingiram com diversos tiros.

A polícia apurou que, no momento da invasão, o pai de Fabrício também estava no imóvel. Os bandidos mandaram que ele se afastasse de cabeça baixa, para, em seguida, assassinar o seu filho.

Também durante a madrugada, porém no distrito de Trancoso, no litoral sul de Porto Seguro, dois homens ainda não identificados foram baleados. Eles acabaram socorridos à Unidade de Pronto Atendimento de Arraial d’Ajuda (UPA), onde permaneceram internados. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles./radar64

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Política - Em carta, Lula diz que Ministério de Moro vai 'aprofundar perseguição ao PT'



[Em carta, Lula diz que Ministério de Moro vai 'aprofundar perseguição ao PT']

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-juiz Sergio Moro "saiu do armário em que escondia sua verdadeira natureza" e dissipou qualquer dúvida sobre seu engajamento político contra o PT no momento em que aceitou comandar o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL).

Em carta enviada ao Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira (30), em Brasília, Lula disse que o superministério dirigido por Moro vai aprofundar a perseguição ao PT e aos movimentos sociais, valendo-se de "métodos arbitrários e ilegais da Operação Lava Jato".

"Se alguém tinha dúvidas sobre o engajamento político de Sergio Moro contra mim e contra nosso partido, ele as dissipou ao aceitar ser ministro da Justiça de um governo que ajudou a eleger com sua atuação parcial. Moro não se transformou no político que dizia não ser. Simplesmente saiu do armário em que escondia sua verdadeira natureza", disse o ex-presidente no texto lido por Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula.

"[...] Bolsonaro tem um único propósito em mente, que é continuar atacando o PT. Ele não desceu do palanque e não pretende descer. Temos de nos preparar para novos ataques, que já começaram, como vimos nas novas ações, operações e denúncias arranjadas que vieram neste primeiro mês depois das eleições", completou.

Preso desde abril em Curitiba, Lula agradeceu à militância por ter sustentado sua candidatura ao Planalto "até as últimas consequências" -o petista foi barrado pela Justiça Eleitoral em setembro, com base na Lei da Ficha Limpa, e teve seu nome substituído pelo de Fernando Haddad- e afirmou que a sigla precisa se reconectar com o povo.

"Temos de voltar às ruas, às fábricas, aos bairros e favelas, falar a linguagem do povo, nos reconectar com as bases, como disse o Mano Brown", escreveu o ex-presidente.

Durante o segundo turno da eleição presidencial, o rapper fez duras críticas ao PT durante um comício em apoio a Haddad no Rio e afirmou que o partido merecia perder por "não conseguir falar a língua do povo".

A avaliação de Lula é que esta "não foi uma eleição normal", mas que o PT conseguiu vitórias importantes ao eleger uma bancada de 56 deputados -a maior da Câmara-, além de quatro senadores e quatro governadores.

"Como diz a companheira Gleisi [Hoffmann, presidente da sigla], não temos de pedir desculpas por sermos grandes, se foi o eleitor que assim decidiu".

No momento em que partidos de centro-esquerda exigem uma autocrítica do PT e articulam blocos de atuação sem a sigla do ex-presidente, Lula disse que é preciso "atuar em conjunto com todas as forças da esquerda, da centro-esquerda e do campo democrático, num exercício cotidiano de resistência".

Leia abaixo a íntegra da carta de Lula:

"Companheiras e companheiros,

Do fundo do meu coração, agradeço por tudo o que fizeram neste processo eleitoral tão difícil que vivemos, absolutamente fora da normalidade democrática. Quero que levem meu abraço e minha gratidão a cada militante do nosso partido, pela generosidade e coragem diante da mais sórdida campanha que já se fez contra um partido político neste país.

Agradeço à companheira Gleisi Hoffmann e a toda a nossa direção nacional, por terem mantido o PT unido em tempos tão difíceis; por terem sustentado minha candidatura até as últimas consequências e por terem se engajado totalmente, com muita força, na candidatura do companheiro Fernando Haddad.

Agradeço ao companheiro Fernando Haddad por ter se entregado de corpo e alma à missão que lhe confiamos. Ele enfrentou com dignidade as mentiras, a violência e o preconceito. Saiu das eleições como um líder brasileiro reconhecido internacionalmente.

Agradeço à companheira Manuela D'Ávila e aos partidos que nos acompanharam com muita lealdade nessa jornada.
Saúdo os quatro governadores que elegemos, em especial a companheira Fátima Bezerra, e também os que não conseguiram a reeleição mas não desistiram da luta nem dos nossos ideais. Saúdo os senadores e deputados eleitos e todos os que, generosamente, se lançaram candidatos, fortalecendo a votação em nossa legenda.

A luta extraordinária de vocês nos levou a alcançar 47 milhões de votos no segundo turno. Apesar de toda perseguição, de todas as tramoias que fizeram contra nós, o PT continua sendo o maior e mais importante partido popular deste país. E isso nos coloca diante de imensas responsabilidades.

O povo brasileiro nos deu a missão de manter acesa a chama da esperança, o que significa a defesa da democracia, do patrimônio nacional, dos direitos dos trabalhadores e do povo que mais precisa. Tudo isso está ameaçado pelo futuro governo, que tem como objetivo aprofundar os retrocessos implantados por Michel Temera partir do golpe que derrubou a companheira Dilma Rousseff em 2016.

Esta não foi uma eleição normal. O povo brasileiro foi proibido de votar em quem desejava, de acordo com todas as pesquisas. Fui condenado e preso, numa farsa judicial que escandalizou juristas do mundo inteiro, para me afastar do processo eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral rasgou a lei e desobedeceu uma determinação da ONU, reconhecida soberanamente em tratado internacional, para impedir minha candidatura às vésperas da eleição.

Nosso adversário criou uma indústria de mentiras no submundo da internet, orientada por agentes dos Estados Unidos e financiada por um caixa dois de dimensões desconhecidas, mas certamente gigantescas. É simplesmente vergonhoso para o país e para a Justiça Eleitoral que suas contas de campanha tenham sido aprovadas diante de tantas evidências de fraude e corrupção. É mais uma prova da seletividade de um sistema judicial que persegue o PT.

Se alguém tinha dúvidas sobre o engajamento político de Sergio Moro contra mim e contra nosso partido, ele as dissipou ao aceitar ser ministro da Justiça de um governo que ajudou a eleger com sua atuação parcial. Moro não se transformou no político que dizia não ser. Simplesmente saiu do armário em que escondia sua verdadeira natureza.

Eu não tenho dúvida de que a máquina do Ministério da Justiça vai aprofundar a perseguição ao PT e aos movimentos sociais, valendo-se dos métodos arbitrários e ilegais da Lava Jato. Até porque Jair Bolsonaro tem um único propósito em mente, que é continuar atacando o PT. Ele não desceu do palanque e não pretende descer. Temos de nos preparar para novos ataques, que já começaram, como vimos nas novas ações, operações e denúncias arranjadas que vieram neste primeiro mês depois das eleições.

Jair Bolsonaro se apresentou ao país como um candidato antissistema, mas na verdade ele é o pior representante desse sistema. Foi apoiado pelos banqueiros, pelos donos da fortuna; foi protegido pela Rede Globo e pela mídia, foi patrocinado pelos latifundiários, foi bancado pelo Departamento de Estado norte-americano e pelo governo Trump, foi apoiado pelo que há de mais atrasado no Congresso Nacional, foi favorecido pelo que há de mais reacionário no sistema judicial e no Ministério Público, foi o verdadeiro candidato do governo Temer.

Não teve coragem de participar de debates no segundo turno, de confrontar conosco suas ideias para a economia, o desenvolvimento, a geração de empregos, as políticas sociais, a política externa. E vai executar um programa ultraliberal, de entreguismo e privatização, que não foi apresentado aos eleitores e muito menos aprovado nas urnas.

Ele explorou o desespero das pessoas com a violência; a indignação com a corrupção e a decepção com os políticos. Mas não tem respostas concretas para nenhum desses desafios. Primeiro porque a proposta dele para segurança é armar as pessoas, o que só vai aumentar a violência. Segundo, porque Sergio Moro e a Lava Jato premiaram os corruptos e corruptores da Petrobrás. A maioria está solta ou em prisão domiciliar, gozando as fortunas que roubaram. E por fim, Bolsonaro é, de fato, o representante do sistema político tradicional, que controla a economia e as instituições no país.

As mesmas pessoas que elegeram Bolsonaro vão julgá-lo todos os dias, pelas promessas que não vai cumprir e pelo que vai acontecer em nosso país. Temos de estar preparados para continuar construindo, junto com o povo, as verdadeiras soluções para o Brasil, pois acredito que, por mais que queiram, não vão conseguir destruir nosso país.

O PT nasceu na oposição, para defender a democracia e os direitos do povo, em tempos ainda mais difíceis que os de hoje. É isso que temos de voltar a fazer agora, com o respaldo dos nossos 47 milhões de votos, com a responsabilidade de sermos o maior partido político do país.

E como diz a companheira Gleisi, não temos de pedir desculpas por sermos grandes, se foi o eleitor que assim decidiu. Queremos e devemos atuar em conjunto com todas as forças da esquerda, da centro-esquerda e do campo democrático, num exercício cotidiano de resistência.

Temos de voltar às ruas, às fábricas, aos bairros e favelas, falar a linguagem do povo, nos reconectar com as bases, como disse o Mano Brown. Não podemos ter medo do futuro porque aprendemos que o impossível não existe.

Até o dia do nosso reencontro, fiquem com um grande abraço do Luiz Inácio Lula da Silva"/Estado de Minas

Cadê o dinheiro que estava aqui? - Arrecadação de Mucuri ultrapassa 280 milhões apenas 22 meses





Apesar do alto valor arrecadado, o município de Mucuri vive momentos de extremo abandono, onde a ineficácia do governo municipal, empossado em 2017, contribuiu, sistematicamente, para o atraso e a displicência no lidar com a coisa pública. R$ 280 milhões que até agora não se concretizou em obras que pudessem beneficiar o contribuinte. Essa é a visão do mucuriense.

As reclamações não são poucas. Um morador, que pediu para não ser identificado na matéria, disse que o atual prefeito foi um engodo, pois traiu a população. “Durante a campanha ele prometeu transformar a cidade num polo de desenvolvimento, mas, ao tomar posse, colocou na prefeitura os ‘companheiros’ que passaram a nadar nas benesses do poder, com altos salários – entre concursados, nomeados e contratados, a prefeitura tem cerca de 4000 funcionários –, enquanto isso, falta, ao povo, o básico nas secretarias de Obras, Saúde, Educação e tantos outros. Alguém tem que tomar uma providência. Mucuri não aguenta mais dois anos assim”, desabafou um contribuinte.


Carlos Simões. Foto: Divulgação/google.

Mucuri tem umas das indústrias mais avançadas do país, com tecnologia de ponta que vai desde a produção de mudas de eucalipto até a fabricação de celulose e papel de altíssima qualidade. Entretanto, com os impostos pagos por ela é possível fazer uma administração transformadora, mas não é o que se percebe no município.

Apesar dos dois anos de governo, Mucuri não recebeu nenhuma obra com os recursos municipais. Revoltada, a população diz não aguentar mais os mandos e desmandos do casal que está à frente do governo, já que Cleudi Marques, mulher do prefeito Carlos Simões parece mandar mais que o titular. Batizada de “Primeira Dona”, Cleudi não colabora com o desenvolvimento. Ela é a “senhora faz tudo”! Como super secretária, ela responde por várias secretarias – Administração e Assistência Social. Enquanto isso, o povo pergunta: aonde está o dinheiro da prefeitura?

Rumores dão conta de que a já “super secretária” também assumirá a pasta do Turismo, com o aproximar das festividades de fim de ano e Carnaval, e isto seria um prato cheio para as vaidades da PRIMEIRA-DONA.  (Como ela é conhecida na cidade)


Na verdade, ELA, Cleudi Simões é quem comanda o município, sendo o prefeito apenas um “fantoche” que não serve para nada. Proporcionalmente, Mucuri tem o dobro de servidores que Teixeira de Freitas, e quase uma vez e meia ao de Nova Viçosa, cuja arrecadação tem reduzido em razão da queda da atividade econômica com o fechamento de fábricas e outras tantas unidades comerciais.


Mucuri, entretanto, tem sido uma ilha no meio da crise regional. Que está em pleno desenvolvimento econômico, receberá uma nova unidade fabril, já que está sendo construída na Suzano uma fábrica de papel higiênico, fator importante que dará ao município mais uma fonte de arrecadação.


Entretanto, a má administração municipal chegou aos limites do insuportável. A população carece de atendimento básico – saúde, distribuição de cestas básicas aos mais pobres, prédios escolares depredados e com estruturas comprometidas (alguns, já estão interditados pela Defesa Civil), transporte escolar contam com veículos em péssimos estado de conservação.

Os escândalos foram instalados desde o início do governo. O Ministério Público Federal ingressou com uma ação civil de improbidade administrativa contra Carlos Simões pela acusação de superfaturamento na desapropriação de área para construção de uma escola municipal. A acusação revela um esquema de corrupção, onde ele teria ajudado a desviar dinheiro público federal e causado danos ao erário. As 12 salas e 1 quadra de esportes no distrito de Itabatã custaria R$ 1.315.000,00, entretanto, foi pago R$ 2.305.635,10 sob alegação de indenização pela expropriação.

O vereador Saullo Souza Santos (PSL) considerou uma aberração a atitude do Executivo local. Ele contou que havia uma expectativa de mudança muito grande em torno do mandato de Carlos Simões, entretanto, esse sentimento mudou e se transformou num sentimento de revolta, tristeza e um verdadeiro esquema de corrupção. 

“Muito triste ver Mucuri e o futuro da Educação, de tantos jovens, passando por um esquema escandaloso de corrupção. Continuarei à disposição do MPF em ajudar a esclarecer os fatos. Como fiscal do povo continuarei firme na luta em buscar de passar a limpo cada centavo dos mais de R$ 255 milhões brutos arrecadados pela Prefeitura nesta Gestão desastrosa”, afirmou Saullo em seu perfil no Facebook.

Resultado de imagem para Carlos Simões.  Mucuri

Enquanto isso, a cidade de Mucuri está apontada para um rumo incerto, com uma população revoltada pelas ações de sua administração pública./bahiaextremosul

Detran pede prorrogação do prazo para implantação da placa Mercosul na Bahia



Detran pede prorrogação do prazo para implantação da placa Mercosul na Bahia


A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e no caso de transferência de propriedade.

Ela terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d’água e código de barras bidimensional (QR-Code). “A maior vantagem da troca será a proteção do sistema de trânsito.

Ficará muito mais difícil a fraude, porque cada par de placas terá um código específico. Sempre fomos a favor da medida, apenas pedimos um pouco mais de tempo para a implantação”, explicou o diretor.

Primeiras placas do padrão Mercosul foram instaladas no Rio de Janeiro — Foto: Ministério das Cidades/Divulgação

O Detran do Distrito Federal pediu ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prazo adicional, de 90 dias, para implementar o padrão Mercosul nas placas de veículos da capital federal. O novo modelo deveria entrar em vigor a partir do próximo sábado (1º) mas, dois dias antes, nenhuma placa tinha sido instalada.

Segundo o Detran, as empresas fabricantes e estampadoras ainda não têm os equipamentos técnicos para realizar o serviço. O G1 e a TV Globo pediram os nomes dessas empresas, mas o departamento disse que o credenciamento ainda não tinha sido concluído até esta quinta-feira (29).

Em um ofício assinado na segunda (27) e encaminhado ao Denatran, o Detran-DF diz que nenhuma fábrica ou estampadora "têm condições para iniciar a produção de placas no padrão Mercosul". O departamento aponta, ainda, que a medida poderia causar prejuízo ao mercado do DF.

“Com a chegada do fim de ano, época em que as vendas de veículos são melhores, qualquer mudança no atual sistema sem a devida correspondente prestação de serviço poderá resultar em prejuízo ao mercado do DF e aos cidadãos que adquirirem seus veículos e não conseguirem efetuar o emplacamento”, diz a nota enviada à TV Globo.

Placas do Mercosul no Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

O Denatran informou, na noite desta quinta-feira (29), que os pedidos de prorrogação de prazo para implementação das placas padrão Mercosul estão sendo analisados. Nesta sexta (30), o assunto deve ser discutido em reunião de Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A novela da placa

A placa do Mercosul chegou a ser suspensa pela Justiça, mas foi liberada temporariamente até que o processo seja julgado em definitivo.

As placas começaram a ser instaladas no Rio de Janeiro em 11 de setembro. Até 1º de dezembro, todos as demais unidades federativas deveriam fazer o mesmo.

Em uma nova mudança, nesta quarta-feira (28), o Ministério das Cidades anunciou que as placas do Mercosul para o Brasil perderão símbolos de município e estado – algo que estava sendo contestado e era diferente do padrão adotado nos outros países da região.

Nesta quinta (29), o Contran autorizou que o tamanho das novas placas do Mercosul seja alterado, caso elas não caibam em determinados veículos.

Como é o novo padrão?
O novo padrão tem quatro letras e três números, diferente do modelo usado até então, com três letras e quatro números.

Outra diferença é que a cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, agora é a cor da fonte:

Novo padrão de placas, já adotado no Rio de Janeiro, prevê combinação de 4 letras e 3 números — Foto: Karina Almeida e Claudia Peixoto/G1

Preta: veículos de passeio;
Vermelha: veículos comerciais;
Azul: veículos oficiais;
Verde: veículos em teste;
Dourado: veículos diplomáticos;
Prateado: veículos de colecionador./G1

Ex-prefeito de Teixeira de Freitas terá que devolver R$1,8 mi



Resultado de imagem para João Bosco Bitencourt

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (29/11), determinou ao ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, que devolva aos cofres municipais, com recursos pessoais, a quantia de R$1.895.572,52. Esse montante refere-se à diferença do que foi pago a maior à empresa KTECH – KEY Technology Gestão e Comércio de Software, em um contrato no valor de R$2.405.000,00 para a prestação de serviços de valor estimado em R$509.427,48.

O relator do processo, conselheiro Mário Negromonte, também determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada a prática de ato ilícito ou de improbidade administrativa. O ex-prefeito ainda foi multado em R$40 mil.

A empresa KTECH – KEY Technology Gestão e Comércio de Software, cujos diretores chegaram a ser presos pela Polícia Federal por fraude em contratos com prefeituras municipais, foi contratada, através de pregão presencial, para prestar “serviços educacionais de tecnologia da informação técnico-administrativa e pedagógica com capacitação presencial continuada de professores, aquisição e atualização de licenças de direito de uso de sistemas”. A contratação ocorreu nos exercícios de 2013 e 2014, ao custo de R$4.440.000,00.

O conselheiro Mário Negromonte – por sugestão do Ministério Público de Contas – havia solicitado a realização de inspeção in loco pelos técnicos do TCM, que ao final do trabalho identificaram a ausência de comprovação de que os preços praticados pela empresa contratada estavam compatíveis com os de mercado. O relatório da inspeção indicou a incompatibilidade entre esses preços, tendo concluído que “devido a complexidade entre serviços contratados e os efetivamente prestados, podemos afirmar que a discrepância entre os preços praticados e os de mercado montam o valor de R$1.895.572,52”. Destacou ainda que essa quantia é a diferença entre o valor total bruto pago à empresa, no montante de R$2.405.000,00, e o custo total estimado dos serviços efetivamente prestados pela empresa, de R$509.427,48.

Além disso, a inspeção constatou a ausência da prestação de alguns serviços contratados, o não encaminhamento da certidão negativa de FGTS e a ausência de indicação do responsável pela fiscalização dos contratos.

O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, também se manifestou pela procedência parcial do termo de ocorrência, com imputação de multa ao ex-prefeito e determinação de ressarcimento. Sugeriu ainda a representação ao Ministério Público Estadual. Cabe recurso da decisão./TCM

Mais de 150 medeirosnetenses foram beneficiados no Segundo Mutirão de Cirurgias de Catarata




Realizado em Teixeira de Freitas, no último final de semana, o Segundo Mutirão de Cirurgias de Cataratas beneficiou mais de 150 medeirosnetenses. O movimento é realizado pela SESAB (Secretaria da Saúde da Bahia), em parceria com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal de Saúde, para atender as demandas reprimidas do município.

De acordo com o Dr. Alex Serapião, secretário da Saúde, a Prefeitura Municipal forneceu toda atenção necessária, desde o pré-operatório, transporte, lanche e almoço, até as cirurgias, óculos e medicamentos.

Segundo ele, a humanização é o que garante o bom serviço e a satisfação dos pacientes; além de ser uma exigência da prefeita Jadina: “Nossa equipe é superpreparada e é destaque em todos os mutirões que participam, pela organização e assistência. Agradeço, de coração, toda a equipe pelo envolvimento e cumplicidade”.


A senhora Nelcione, que acompanhava sua mãe, dona Marizete Maria de Jesus, e seu sogro, o senhor José Cruz Prates, elogiou o trabalho da equipe: “Aqui a recepção é muito boa, muito generosa. Um cuidado muito especial com os pacientes.

Minha mãe estava sofrendo muito com esse problema da visão dela, que não podia nem sair de casa, e meu sogro do mesmo jeito. Agora, eles fizeram a cirurgia e foi um sucesso. Eu gostei muito e agradeço a todos da secretaria e da prefeitura”, disse ela.

O casal Maria Delvanir e seu Agenor também deram seu depoimento sobre o Mutirão: “Nós viemos operar da catarata no Mutirão e fomos muito bem tratados, graças a Deus. Agradeço muito as meninas da Saúde de Medeiros Neto, toda equipe, e os de Teixeira também; fomos muito bem recebidos”.

Para a prefeita Jadina Paiva, os mutirões têm acelerado o atendimento aos pacientes, o que traz resultados positivos para o município. “Uma das nossas promessas de campanha era a priorizar a saúde de nossa cidade e temos procurado cumprir, com muito empenho. Melhorar a saúde é melhorar a vida de nossos irmãos medeirosnetenses”, falou a prefeita.



A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino do olho, que se tornou opaco. Esse procedimento cirúrgico em particular é bem importante, pois melhora a qualidade da visão; o que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas./medeirosdiadia

Com demência, Maguila pede em vídeo para deixar internação; clínica alega manipulação



Vídeo foi gravado dentro da clínica em Itu — Foto: Reprodução


Um vídeo do ex-boxeador Maguila, de 60 anos, pedindo ajuda para sair da clínica terapêutica onde está internado em Itu (SP) repercutiu nas redes sociais, nesta quinta-feira (29).

Maguila passa por tratamento de demência pugilística (ETC), uma enfermidade neurodegenerativa evolutiva e incurável. O mal causa dificuldades motoras e distúrbios de memória.

No vídeo, José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, afirma que a esposa e a instituição o proíbem de deixar o complexo.

"Tô aqui nessa clínica internado, que a minha mulher me colocou aqui. Eu quero ir embora, mas a clínica não deixa. Estou há um ano e meio aqui. A clínica não quer deixar eu ir embora porque é propaganda para a clínica. Ela não quer deixar eu ir embora. Eu quero uma força de vocês aí, meu povo, para eu ir embora daqui."

O G1 entrou em contato com a clínica responsável pelo tratamento e conversou com o terapeuta responsável, Pales Campos. Segundo o profissional, outro ex-paciente que tinha um celular repetiu as palavras e pediu para o ex-boxeador repeti-las.

“Não está abandonado por ninguém. Ele está bem cuidado. Essa pessoa criou essa inverdade, essa situação constrangedora e já foi identificada e será penalizada por essa mentira”, diz.



Sobre a rotina de Maguila, o terapeuta afirma que o paciente necessita de medicação, recebe visitas toda semana e tem o acompanhamento médico 24 horas.

“O Maguila sai para passear, vai para restaurante e não fica preso”, diz o especialista.

Recuperação

O espaço onde ele está tem 36 mil metros quadrados e se parece com um sítio. Na época da chegada ao local, Maguila entrou com uma maca em situação crítica e alimentava-se por uma sonda. O estado era considerado terminal pelos médicos.

A sobrevivência dependia da mudança no tratamento, reabilitação do organismo e contenção das avarias em seu cérebro, condenado após uma carreira toda dedicada ao boxe.

O Esporte Espetacular esteve nas instalações em agosto e conversou com o sergipano. Na ocasião, os cuidados explicaram que o paciente submete-se diariamente a sessões de fisioterapia e toma inúmeros remédios para frear a ETC.

 — Foto: Arte/Globoesporte.com

Antes de chegar ao centro, ele ficou dois anos internado na Santa Casa de São Paulo, prejudicado por um renitente pneumonia. Depois da alta, permaneceu um ano em casa, enfraquecido e com pouco contato com o mundo./Globoesporte.com

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Com seus 50 anos de idade Jucuruçu perde um grande amigo Edivaldo Ferreira de Souza alcunha (Zé Guede)



A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo

Nota de falecimento

Com muito pesar que anunciamos o falecimento de Edivaldo Ferreira de Souza (alcunha (Zé Guede) com 50 anos de idade, Edivaldo faleceu nos braços de sua esposa ás 5h e 20m, na fazenda residência Córrego bom Sucesso município de Jucuruçu, desta quinta-feira, 29 de novembro - causa morte infarto fulminante - seu corpo será velado em sua residência no bairro Califórnia, Rua Luiz Eduardo Magalhães nº 07 - o horário do sepultamento ainda não foi definido, mas  será realizado no cemitério jardim da saudade Jucuruçu Bahia .

O jucurunet deixa essa mensagem de sentimentos a família do nosso grande amigo  "Edivaldo Ferreira"

Meu coração vestiu o luto eterno porque você partiu deste mundo. Não sei como lhe dizer adeus para sempre quando ainda tinha tantas outras coisas para dizer. Queria ter tido mais tempo para dizer, e para fazer tudo que ainda sonhava viver ao seu lado. Agora virão os dias, os meses e os anos. O mundo continuará sua caminhada como antes, mas para mim nada voltará a ser igual. Sentirei sua falta todos os dias. Vá com Deus!

A maior tristeza da perda de um ente querido não é apenas pela sua partida, ausência ou saudades, mas também por não sabermos para onde foi e com quem está.

Enfrentar a perda de um ente querido é um duro golpe. É a despedida mais difícil, e agora que vocês estão passando por isso, meus amigos, desejo que nunca lhes falte a força e a esperança.

Pensem que quem partiu apenas seguiu viagem primeiro, e que um dia voltarão a encontrar-se. A morte leva fisicamente a pessoa, mas jamais pode roubar ou apagar a memória de quem foi em vida. E principalmente as lembranças e os sentimentos que ela deixa para trás.

Hoje recordem o seu ente querido com carinho, saudade e muito amor, e assim farão com que a sua memória perdure. Essa é a melhor homenagem que os vivos podem prestar aos mortos. Força, meus amigos. Quem é amado e lembrado, jamais desaparece completamente.

Os meus mais sentidos pêsames para toda sua família, pela perda do seu ente querido. Que estas palavras possam servir de algum conforto a todos vocês em hora tão terrível.

Saibam que o meu pensamento está com todos vocês e da mesma forma a minha total disponibilidade. Tenham muita força! Quem partiu foi muito amado e para sempre será lembrado por quem ficou e por ele sentirá eternas saudades. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Edivaldo deixa sua esposa Ednalva Raimundo de Souza ferreira e duas filhas que são elas Iorranna Ferreira de Souza ferreira e Iarla Ferreira de Souza ferreira.

Segunda Turma do STF vai julgar liberdade de Lula na próxima terça




O presidente da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, marcou para a próxima terça-feira, 4, o julgamento de um pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018. A sessão no colegiado, que é composto por Lewandowski, o relator da Operação Lava Jato no STF, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Celso de Mello, está prevista para as 14h. A data marcada pelo presidente da Turma havia sido sugerida por Fachin em despacho na terça-feira 27.

No habeas corpus ao STF, os advogados de Lula pedem que o Supremo reconheça a “perda de imparcialidade” do ex-juiz federal Sergio Moro por ele ter aceitado ser ministro da Justiça e Segurança Pública do governo do presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Assim, pedem a anulação de todos os atos de Moro no caso do tríplex do Guarujá, que levou Lula à cadeia, e em outras ações penais que miram o petista.

O ex-presidente está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril para cumprir a pena de doze anos e um mês de prisão a que foi condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no processo referente ao imóvel no litoral paulista. Ele foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido 3,7 milhões de reais em propina da OAS por meio da reserva do tríplex e da reforma na unidade.

Conforme os defensores de Lula alegam ao STF, Moro agiu “movido por interesses pessoais e estranhos à atividade jurisdicional, revelando, ainda, inimizade pessoal” com o petista na ação. “Lula está sendo vítima de verdadeira caçada judicial entabulada por um agente togado que se utilizou indevidamente de expedientes jurídicos para perseguir politicamente um cidadão”, afirma a defesa./veja

IBGE: expectativa de vida do brasileiro cresce e mortalidade infantil cai



Resultado de imagem para expectativa de vida


A expectativa de vida ao nascer subiu para 76,0 anos no Brasil em 2017, segundo as Tábuas Completas de Mortalidade, divulgadas nesta quinta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa um aumento de três meses e 11 dias em relação à esperança de vida média de quem nasceu em 2016.

A expectativa de vida dos homens aumentou de 72,2 anos em 2016 para 72,5 anos em 2017, enquanto a das mulheres passou de 79,4 anos para 79,6 anos.

A taxa de mortalidade infantil foi de 12,8 óbitos por mil nascimentos em 2017. A probabilidade de um recém-nascido do sexo masculino não completar o primeiro ano de vida era de 13,8 a cada mil nascimentos em 2017. Para as recém-nascidas, a chance era de 11,8 meninas a cada mil.

A mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade diminuiu de 15,5 meninos e meninas a cada mil, em 2016, para 14,9 em cada mil, em 2017.

Estados

Entre as Unidades da Federação, a maior expectativa de vida foi a de Santa Catarina, de 79,4 anos, e a menor a do Maranhão, com média de 70,9 anos.

Uma pessoa idosa que completasse 65 anos em 2017 teria a maior expectativa de vida, de 20,3 anos a mais, no Espírito Santo. Por outro lado, em Rondônia, uma pessoa que completasse 65 anos em 2017 teria expectativa de vida de mais 16 anos.

Considerando a população idosa masculina, os homens capixabas de 65 anos teriam mais 18,3 anos de vida, enquanto as mulheres dessa idade teriam mais 22,0 anos.

Os homens idosos do Piauí tinham a menor expectativa de vida, mais 14,6 anos, e as mulheres de Rondônia com 65 anos de idade tinham mais 17,2 anos de vida, em média.

As informações sobre a expectativa de vida do brasileiro são usadas como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social./A Tarde

Jovem que se envolveu em acidente entre carro e moto em Teixeira morre no HMTF



Resultado de imagem para Jovem que se envolveu em acidente entre carro e moto em Teixeira morre no HMTF


Teixeira de Freitas: Na noite desta quarta-feira (28), familiares do jovem Marcelo Santos da Silva, 19 anos, que havia sofrido um acidente na madrugada do último dia 24 (sábado), compareceram na Delegacia de Polícia de Teixeira de Freitas, para comunicar o seu falecimento, no Hospital Municipal - HMTF, onde o mesmo se encontrava internado na UTI, desde o dia do acidente. O delegado plantonista, Gilvan Meireles, autorizou a remoção do corpo para o IML, onde passará por necropsia na manhã desta quinta-feira (29).

O acidente ocorreu na Avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo ao Posto de Combustíveis Pioneiro, envolvendo o “Marcelo”, que estava em uma motocicleta de modelo Yamaha/Fazer, de cor preta, placa policial, NZP 8059, que se chocou frontalmente com um veículo de modelo Peugeot/206, de cor preto, placa policial JRK 5163, que estava sendo conduzido por Wanderson Kuhl Caliari.

O motorista foi conduzido para a Delegacia de Polícia, sendo apresentado para o delegado de plantão, Júlio Telles, e após ser ouvido, foi liberado. Um inquérito policial está em andamento para apurar as circunstâncias do acidente./Liberdadenews

Com salários atrasados, funcionários do único hospital de Itanhém paralisam e unidade fica fechada




O Hospital Maria Moreira Lisboa, único na cidade de Itanhém, não funcionou nesta quarta-feira (28), por conta de uma paralisação dos funcionários, que estão com salários atrasados há três meses.

Quem buscou atendimento na unidade durante o dia foi surpreendido pelos portões fechados. Um aviso foi colado na porta da unidade informando a suspensão das atividades.

O Hospital Maria Moreira Lisboa é filantrópico e é mantido com verbas do governo do estado. De acordo com funcionários da unidade médica, repasses que deveriam ter sido feitos pelo estado ainda não ocorreram e, por isso, os pagamentos estão atrasados.


A reportagem procurou a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) para comentar o assunto, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem./G1 Bahia

Tragédia com a Chapecoense completa dois anos com programação em homenagem às vítimas



Resultado de imagem para time de futebol da Chapecoense do acidente


A queda do avião com time de futebol da Chapecoense na Colômbia, matando 71 pessoas, entre jogadores, comisão técnica, jornalistas e convidados, completa dois anos nesta quinta-feira (29). Em Chapecó, no Oeste catarinense, uma programação especial será realizada em memória das vítimas. Seis pessoas sobreviveram ao acidente.

Na quinta, à 00h15, horário no Brasil em que aconteceu o acidente na Colômbia, um feixe de luz vai ser aceso no meio do gramado do estádio da Chapecoense com os nomes das 71 vítimas e vai permanecer assim até o nascer do sol. A expectativa é que durante a madrugada o feixe seja visto de vários pontos da cidade.

A Arena Condá ficará aberta das 9h às 21h da noite para visitação nas arquibancadas e nas áreas internas. A partir das 21h, um culto religioso vai ser realizado no átrio, área externa do estádio, destinada à memória das pessoas que morreram.

Além da celebração, o túnel “Pra Sempre Chape”, caminho de acesso dos jogadores visitantes quando chegam na Arena Condá, ficará aberto entre 9h e 21h. No local, há fotografias em homenagem aos funcionários, dirigentes e atletas da Chapecoense que perderam a vida.

Paralelamente à programação oficial, torcedores organizam uma caminhada também nesta quinta-feira. O ponto de encontro é a Catedral Santo Antônio, às 18h. Por volta das 19h30, eles iniciarão a procissão até a Arena Condá.

Na sexta-feira (30), dia da abertura oficial do Natal em Chapecó, um momento de reflexão vai ser destinado às famílias e amigos das vítimas.

O acidente

A aeronave da empresa Lamia que levava a equipe da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana saiu de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com destino a Medellin, na Colômbia, mas caiu pouco antes de pousar no aeroporto José María Córdova.

A investigação das autoridades concluiu que a queda foi motivada por falta de combustível. Funcionários aeroportuários e de aviação civil e da Lamia foram apontados como culpados por graves falhas técnicas.

Indenizações

Resultado de imagem para time de futebol da Chapecoense do acidente

Em setembro, membros da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense (AFAV-C), embarcaram para Colômbia e Bolívia. O objetivo da viagem era buscar mais informações e entrar com o pedido de indenização pela morte dos 71 passageiros.

Com apoio da Chape, a AFAV-C precisava correr contra o tempo para não perder o prazo, que expira no fim de novembro. A meta era entrar com uma ação coletiva em outubro, mas isso não ocorreu.

Resultado de imagem para time de futebol da Chapecoense do acidente

Até setembro, nenhum familiar havia recebido nada pelas mortes. Nem da seguradora, LaMia ou demais órgãos de aviação.

Segundo Mara Paiva, vice-presidente da AFAV-C e viúva do comentarista Mário Sérgio, a seguradora ofereceu 225 mil dólares para cada família, valor que não foi aceito. Ainda de acordo com ela, o processo todo deve levar pelo menos cinco anos na Justiça. 

Em outubro, o time e a AFAV-C lançaram a Fundação Vidas, criada para amparar familiares das vítimas do acidente. O órgão é um meio de auxílio aos familiares até a conclusão dos processos jurídicos, que ainda são estudados pelas partes.

Acidente com avião da Chapecoense — Foto: Alexandre Mauro e Wagner M. Paula/G1

O G1 entrou em contato com o Ministério Público Federal (MPF-SC) para saber mais informações sobre o caso, mas ainda aguarda resposta./G1 SC

Pelé se encontra com Eder Jofre e se emociona: 'Sou chorão'



Éder Jofre e Pelé se encontram em Santos


Dois dos maiores atletas da história do esporte do Brasil se encontraram nesta quarta-feira, na cidade de Santos. Pelé, o Rei do Futebol, recebeu em seu museu o ex-pugilista Eder Jofre, o Galinho de Ouro, em um encontro marcado pela emoção.

Pelé deu uma chuteira para Eder, que retribuiu a gentileza com uma luva de boxe em um evento acompanhado por dezenas de pessoas. Enquanto Pelé levava o nome do Brasil para todo o mundo, Eder não ficava para trás. O ex-pugilista foi campeão mundial nas categorias Galo, em 1960, e Pena, em 73. Foram 81 vitórias, sendo 75 vitórias (51 por nocaute), quatro empates e apenas duas derrotas.

"Sou um chorão. Estar com o Eder me emocionou, além do esforço de ele vir até aqui me encontrar. O Brasil é conhecido por nossa causa", disse Pelé. Foi a primeira vez de Eder no Museu Pelé. O ex-pugilista, com a saúde bastante fragilizada, estava acompanhado da filha Andrea Jofre e do genro Antonio Oliveira.

"Os dois foram uma maravilha, cada um em seu esporte, e deveriam ser mais bem reconhecidos no Brasil, como são no exterior. Vê-los juntos chega a arrepiar", destaca Andrea. O empresário Pepe Altstut intermediou o encontro dos dois gênios do esporte. "O Brasil tem que ter muito orgulho deles, pois representam o País de forma histórica. Cada um se destacou em sua modalidade e a história deles será perpetuada"./terra


Comissão do Senado aprova cultivo de maconha para uso medicinal



Folha de cannabis sativa — Foto: AP Photo/David McFadden

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (28) um projeto de lei que permite o cultivo da cannabis sativa para uso pessoal terapêutico, desde que haja prescrição médica. A cannabis sativa é a planta que dá origem à maconha.

O texto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser votado no plenário do Senado. Em seguida, precisará ser apreciado na Câmara dos Deputados.

Entenda: os efeitos do uso da maconha no organismo humano

A proposta modifica um trecho da legislação sobre drogas para ressalvar que deixa de ser crime o semeio, cultivo e colheita de cannabis sativa para uso pessoal terapêutico.

O texto estabelece que a produção poderá ser realizada por meio de associações de pacientes ou familiares de pacientes que fazem uso medicinal da planta. O cultivo deve ser feito em quantidade não mais do que suficiente ao tratamento, de acordo com o que o médico prescreveu.

m seu parecer, a relatora, senadora Marta Suplicy (MDB-SP), argumentou que a eficácia da cannabis sativa na medicina está comprovada. Ela disse que a planta atua ativamente, por exemplo, na regulação de funções cognitivas e na resposta ao estresse e à dor.

Hoje, a lei determina que quem produz a cannabis para consumo pessoal está sujeito à prestação de serviços à comunidade e ao comparecimento a programa educativo, sem fazer ressalva ao uso médico.


A proposição teve origem em uma ideia legislativa que recebeu o apoio de mais de 20 mil pessoas no portal e-Cidadania do Senado Federal.

Em maio de 2017, a Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a cannabis sativa na Lista Completa das Denominações Comuns Brasileiras (DCB) sob a categoria de "planta medicinal".

Discordância
O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) apresentou um voto em separado discordando do parecer da relatora. Ele ressaltou que não há dúvida de que a cannabis se trata de uma medicação, mas se posicionou contra a liberação da produção pelas famílias.

O senador ponderou que o Estado não terá condição de fiscalizar o plantio e defendeu que o fornecimento da cannabis seja feito pelo sistema público de saúde brasileiro. Se preciso, com a importação do produto.

“Minha preocupação é fazer com que as casas se transformem, com a liberação do plantio, em um laboratório de entorpecentes”, afirmou.

Senadores discordaram e observaram que muitas vezes o Sistema Único de Saúde (SUS) não consegue fornecer medicamentos e a importação elevará demais os custos.

“Quantas vezes o SUS não deixou de importar o medicamento e atender pacientes?”, questionou o senador Valdemir Moka (MDB-MS).

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) discursou na mesma linha. “Nós sabemos da dificuldade do SUS de importar medicamentos”, disse.

Autoria - A proposta teve origem em um mecanismo chamado Ideia Legislativa.

Por meio da ferramenta, qualquer cidadão cadastrado no site do Senado pode oferecer sugestões de projeto.

Caso a proposta seja apoiada por 20 mil pessoas em quatro meses, vira uma Sugestão Legislativa e é encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Os senadores da comissão decidem se a proposta segue adiante ou não./G1

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.