Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 8 de janeiro de 2022

Mulher morre após se atirar de barranco as margens da BR-101 em Itamaraju

 


Uma mulher de 34 anos morreu na manhã deste sábado após se jogar do alto de um barranco as margens da BR-101 próximo ao trevo de Itamaraju. 

Conforme publicações das redes sociais Liliane de Matos Lima, sofria de depressão e tinha acabado de retornar para sua residência no bairro Cristo Redentor quando teria surtado, saindo correndo e se jogado do alto do barranco indo parar na pista localizada logo abaixo do despenhadeiro. 

Testemunhas afirmam que ela não chegou as ser atropelada, no entanto, na queda de altura de cerca de 10 metros a mulher bateu com a cabeça no meio fio na lateral da pista e morreu no local. 

O óbito foi constatado por uma equipe do SAMU 192. A Polícia Civil foi chamada e após os procedimentos de rotina o corpo foi removido para o IML para exames de necropsia./sigaanoticia

SENAI oferece mais de 800 vagas gratuitas de aprendizagem industrial básica


Teixeira de Freitas: O SENAI Bahia está com inscrições abertas para processo seletivo para 805 vagas gratuitas de Cursos de Aprendizagem Industrial Básica em 20 municípios baianos. As oportunidades são voltadas para jovens entre 14 a 21 anos, que estejam cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou tenham concluído o ensino médio. 

As vagas são para os cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Assistente de Logística, Auxiliar de Curtimento e Acabamento de Couro, Auxiliar de Processamento de Fumo, Eletricista Industrial, Inspetor de Análise da Qualidade, Mecânico de Usinagem Convencional, nas unidades do SENAI de Alagoinhas, Barreiras, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Salvador (unidades Cimatec e Dendezeiros), Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. 

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 24 de janeiro, pela internet, no site do SENAI (www.aprendizagemsenaiba.com.br), onde os candidatos também encontram o edital com todas as informações sobre o processo seletivo. 

A confirmação da matrícula obedecerá à classificação geral, por ordem de inscrição, limitada ao número de vagas por unidade, curso e turno. O início dos cursos está previsto para o dia 21 de fevereiro./ Radar64

Funcionário da prefeitura de Alcobaça morre em acidente no dia do aniversário na Serra do Maçal

Um acidente na manhã deste sábado, 08 de janeiro, na Serra do Maçal, em Vitória da Conquista, deixou uma pessoa morta e outra ferida. 

O caminhoneiro, identificado como Eumar Saraiva, de 44 anos comemorados neste dia 08, popularmente conhecido por “Poroca” funcionário da Secretária de Assistência Social – SEMASA, tinha ido a Vitória da Conquista junto com um colega buscar cestas básicas doadas pelo governo federal para as famílias atingidas pelas chuvas quando retornava para Alcobaça, bateu em um barranco e morreu preso ás ferragens. 

Eumar (vítima fatal) e o ajudante

 O prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato, informou que já designou um carro com o secretário André para ir a Vitória da Conquista tomar todas as providencias na remoção do corpo e assistência ao ajudante que ficou ferido, enquanto isso, o prefeito está prestando assistência a família de Poroca. 

A SEMASA emitiu nota de pesar pela morte de Eumar 

O ajudante sofreu ferimentos leves e foi socorrido para o Hospital de Vitória da Conquista. O prefeito não informou quando o corpo de Poroca chegará em Alcobaça para ser velado./bahiaextremosul

Vídeo: Rocha desaba sobre lanchas e deixa mortos e feridos em Capitólio, MG


Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento que uma rocha desaba sobre lanchas em Capitólio, Minas Gerais, neste sábado (8). O deslizamento atingiu três barcos que circulavam no Lago de Furnas e deixou, até o momento, cinco mortos e outros 32 feridos e 20 desaparecidos na região. 

De acordo com o G1, nove pessoas estão internadas, mas nenhuma das vítimas foi identificada pelas autoridades ainda. Na gravação, é possível ver o momento que um grande pedaço de pedra se descola da parede do lago, localizado no centro de vários cânions, e atinge em cheio as embarcações. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros à Globo, 23 pessoas foram atendidas e liberadas, e equipes de resgate ainda estão verificando o local do acidente. A Marinha também foi acionada para dar auxílio nas buscas por possíveis vítimas que ainda estejam nas águas. Dois homens morreram, mas seus nomes ainda não foram divulgados à imprensa. 

Os turistas que estavam no Lago de Furnas foram encaminhados a hospitais de Capitólio e aos municípios vizinhos Piumhi, São José da Barra e Passos. 

Outro vídeo que circula na internet mostra passageiros de uma das lanchas tentando avisar sobre o deslizamento da pedra segundos antes do desastre.

A Marinha já informou que vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente. Segundo os primeiros bombeiros no local, uma tromba d'água perto das rochas teria provocado a queda de quase cinco metros de altura sobre as lanchas. /noticiasdatv

Ao vivo: Bolsonaro faz declaração na saída do hospital

 

EUA anunciam ajuda de R$ 750 mil para cidades atingidas por enchentes na BA


O governo dos EUA, através da Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anunciou a doação de R$ 750 mil em assistência imediata para ajudar famílias atingidas pelas enchentes no estado da Bahia, que já impactaram mais de 800 mil pessoas. 

O encarregado de Negócios Douglas Koneff destacou que "as equipes da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil ficaram comovidas com a situação crítica enfrentada por tantas famílias na Bahia. Os EUA se sentem comprometidos e honrados em poder ajudar com algumas das necessidades imediatas destas famílias." 

De acordo com a USAID, os recursos doados serão administrados pelos parceiros locais: Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e Cáritas Brasileira. A ADRA irá distribuir itens de assistência, incluindo kits de limpeza e higiene, como vassouras, baldes, panos de limpeza, água sanitária, esfregões e detergente para mais de 800 famílias em Itambé, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Itapetinga e outras municipalidades. A Cáritas Brasileira irá entregar às famílias desabrigadas itens como, roupa de cama, utensílios de cozinha e kits de higiene. 

“A situação na Bahia é preocupante, e a USAID está contente em poder ajudar estas famílias a superar este momento crítico e reconstruir suas vidas”, disse o diretor da USAID no Brasil, Ted Gehr. 

Especialistas em desastres da região da Bahia e de Washington, D.C. estão monitorando a situação em coordenação com a Embaixada dos EUA para determinar outras formas de assistência./Bahianoticias

Homem que esquartejou esposa diz ter cometido crime após descobrir traição; suspeito aguarda transferência para SP

 


O homem que foi preso por matar e esquartejar a esposa no Natal, dia 25 de dezembro, disse, em depoimento à polícia, que cometeu o crime após descobrir uma traição. Assuero Severo dos Santos, 40 anos, segue detido no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (7). 

O crime aconteceu na zona leste da cidade de São Paulo, mas o investigado voltou para a cidade de Tremedal, na Bahia, onde o casal nasceu. 

De acordo com o delegado Gustavo Tortorelli, que acompanha o caso na Bahia, a previsão é de que Assuero dos Santos seja encaminhado para o estado paulista no dia 21 de janeiro. 

A vítima, Cláudia Almeida dos Santos, 38 anos, foi morta a facadas. Depois de esfaquear a esposa, Assuero esquartejou o corpo e colocou os pedaços em uma mala. As partes foram descartadas em duas áreas de mata na capital paulista, nas avenidas Calin Eied e Dr. Luís Ayres. 

O criminoso e a vítima tinham 18 anos de casados e duas filhas. A menor delas, de 4 anos, presenciou o assassinato. 

Câmeras de segurança flagraram o investigado andando na rua com os restos mortais da vítima dentro de uma mala. 

Ao chegar em Tremedal, ele procurou a delegacia acompanhado de um advogado, se entregou e confessou ter matado a esposa. 

Gustavo Tortorelli, o delegado que interrogou o investigado na Bahia, disse que Assuero Severo dos Santos deu detalhes de como matou e esquartejou a companheira. 

"Em momento nenhum ele demonstrou arrependimento. Nem constrangimento ele teve na hora de contar os detalhes". 

"Foram muitos detalhes, um interrogatório extenso. Em quase 21 anos de profissão, eu nunca vi uma pessoa tão fria", avaliou Tortorelli. 

O delegado também informou que Assuero mentiu para amigos e familiares da vítima, quando ela ainda era considerada desaparecida. 

"Depois do sumiço da vítima, os parentes e amigos começaram a ligar e mandar mensagem, mas ele dizia que ela havia fugido com um amante para o estado do Paraná. Ele mentiu, dizendo que havia registrado uma ocorrência de desaparecimento que ele não chegou a fazer", contou. 

Ainda não há detalhes sobre o estado das duas filhas do casal, nem aonde elas estão. Também não há informações sobre o sepultamento da vítima. Assuero vai responder por feminicídio e ocultação de cadáver./G1

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Garoto de 3 anos não resiste e morre após conseguir vaga em UTI pediátrica

 


O pequeno Taylon Henrique Guimarães Ferreira, de apenas 3 anos de idade, que estava internado em estado grave para tratamento de uma pneumonia, não resistiu à doença e faleceu por volta da meia noite desta sexta-feira 7. As informações são do site MedeirosNeto.com. 

De acordo com a família, Taylon já estava no aeroporto de Teixeira de Freitas com destino a Salvador, onde tinha conseguido vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica para continuar o tratamento. 

No entanto, o menino sofreu uma parada cardíaca quando se preparava para embarcar e teve que retornar com urgência para a Unidade Municipal Materno Infantil de Teixeira de Freitas (UMMI), mas não resistiu. 

A família é de Medeiros Neto, e tinha pedido para ajuda nas despesas médicas e tratamento da criança. O dinheiro arrecadado será destinado às despesas do funeral de Taylon. O corpo será velado na residência da família em Medeiros Neto./sigaanoticia

Estado detecta 11 casos de "flurona" em cinco municípios


Bahia: Chamada de "flurona", a infecção simultânea pelos vírus da influenza e da covid-19 tem 11 casos registrados na Bahia, dos quais oito na Região Metropolitana de Salvador (RMS). As ocorrências estão distribuídas em cinco municípios baianos e nenhum delas resultou em morte. 

Os pacientes são residentes em Salvador (6), Feira de Santana (2), Lauro de Freitas (1), Camaçari (1) e Juazeiro (1). São seis pacientes do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 13 e 91 anos, divulgou nesta sexta-feira, 7, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, após o término de investigações epidemiológicas e análises do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). 

H3N2 

De 1º de novembro do ano passado até esta sexta, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) notificou 1661 casos de influenza A do tipo H3N2, distribuídos em 128 municípios. Do total de casos, 348 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação. 

Foram registrados, até então, 54 óbitos, distribuídos da seguinte forma: Salvador (42), Feira de Santana (3), Canavieiras (2), Valença (1), Laje (1), Teixeira de Freitas (1), Cabaceiras do Paraguaçu (1), Urandi (1), Sapeaçu (1) e Camaçari (1). 

Covid-19 

Já em relação à covid-19, nos seis primeiros dias do ano foram contabilizados 3.097 novos casos e 48 mortes pela doença. Na quinta-feira, 6, foram notificados 1.288 novos casos, o maior número desde 12 de agosto do ano passado, quando foram registrados 1.362 novos casos em 24 horas. 

Se comparado o número de casos dos seis primeiros dias de janeiro com o mesmo período de dezembro, houve um aumento de 14,6%. Já na comparação com o mesmo intervalo de novembro, a alta é de 37,4%. 

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, reitera a necessidade de manter medidas como uso de máscaras, evitar aglomerações e completar o esquema vacinal contra a covid. “É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é crítico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários”, diz. 

A secretária acrescentou que a pasta monitora vários indicadores, com a taxa de ocupação de leitos, novos casos e número de casos ativos, para avaliar a necessidade de ações como abertura de novos leitos ou retomada de medidas restritivas./Atarde

Josias Gomes fala das ações da SDR para ajudar os agricultores durante as enchentes na Bahia

 

O secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, em entrevista ao bahiaextremosul falou dos prejuízos causados aos agricultores familiares pelas enchentes na Bahia e das ações feitas para socorrer as famílias do campo afetadas pelas chuvas.


O Secretário de Desenvolvimento Rural Josias é deputado federal licenciado e ficará á frente da SDR até março quando se desvincula da secretaria para fazer sua campanha de deputado federal./bahiaextremosul

Vereadores cobram 26 mil kits de higiene comprados para vítimas da enchente em Itamaraju

 


Um grupo de vereadores de Itamaraju esteve nesta quarta-feira 4, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju buscando esclarecimentos sobre a destinação de 26 mil kits de higiene que teriam sido comprados pela prefeitura do município para atender as famílias vítimas da enchente. 

De acordo com a publicação do Diário Oficial, os kits teriam custado mais de R$ 400 mil, e foram adquiridos com recursos liberados pelo Governo Federal. Segundo os vereadores, a secretária e esposa do prefeito Marcelo Angênica, Fabiana Angênica, não forneceu nenhuma lista com o nome dos beneficiários. 

Os vereadores questionaram o fato de que até o momento nenhum morador teria recebido nada. “Nós queremos saber dos 26 mil kits que foram comprados e que ninguém conhece uma pessoa que tenha recebido.” Questionou o vereador Flavinho, durante uma transmissão da reunião. Vejam o vídeo da reunião divulgado nas redes sociais. 

Os kits que foram comprados por mais de R$ 400 mil e que supostamente teriam sido entregues à população, foram comprados de uma empresa que teria apenas um mês de aberta, levantando suspeitas sobre o direcionamento da compra que ocorreu sem realização de licitação devido ao estado de emergência em virtude da enchente. 

Segundo informações, após a reunião a secretária Fabiana Angênica teria prometido processar criminalmente os vereadores, por não ter aceitado a visita dos parlamentares à sua secretaria e os questionamentos levantados pelos parlamentares. 

R$ 240 mil de marmitex 

Outra questão que circula nas redes sociais é sobre a compra de R$ 240 mil em marmitex para distribuição durante a enchente. Moradores denunciaram que as marmitex foram preparadas e distribuídas por igrejas, entidades e populares. “Até nos abrigos da prefeitura as mamitex era fornecidas pela população. A prefeitura não comprou nem um quilo de arroz para ajudar”, disse uma voluntária que ficou indignada ao saber do contrato./sigaanoticia

Medeiros Neto: médico enviado pelo Ministério da Saúde inicia atendimento em unidade básica

 


A Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde, considerando o alto índice de casos de síndrome gripal, e consequentemente a superlotação da unidade hospitalar do município, viabilizou junto ao Ministério da Saúde, o envio de médicos do Programa Mais Médicos para o atendimento da comunidade nesse período de emergência em saúde, decorrente do desastre provocado pelas inundações. 

A partir de desta quinta-feira (03), o ESF Adauto Assis, contará com a presença de dois médicos e temporariamente se tornará a referência municipal no atendimento a pacientes com sintomas gripais. 

A UBS Adauto Assis foi escolhida por ter proximidade ao hospital, facilitando assim, o encaminhamento de casos mais graves. 

Lembrando que nesse período de emergência a UBS Adauto Assis também estará realizando as rotinas normais, atendendo as demandas da comunidade pertencente ao bairro Aparecida./bahiaextremosul

Auxílio Emergencial: Saiba quem tem direito a receber em 2022

 

O Governo Federal liberou R$ 4,1 bilhões para o Ministério da Cidadania realizar os repasses retroativos do Auxílio Emergencial. Os novos pagamentos serão destinados aos pais solteiros chefes de família monoparental. No entanto, a pasta ainda não sabe quando começará a distribuição. 

Veja a seguir as informações confirmadas, até o momento, sobre o novo lote do Auxílio Emergencial. 

Quando começa a ser pago? 

Como mencionada, a equipe da Cidadania ainda não sabe como e quando os pagamentos serão realizados. Em breve devem ser divulgadas informações mais concretas quanto as novas cotas. 

A Medida Provisória aprovada vale apenas para as cinco primeiras parcelas do Auxílio Emergencial pagas em 2020. Na época, foram repassados R$ 1.200 para mães solteiras, o mesmo direito dos pais solo agora. 

Quem tem direito? 

Só terão acesso ao valor retroativo os pais solteiros que não receberam as cotas duplas do Auxílio Emergencial em 2020. Isso porque, o presidente Jair Bolsonaro havia vetado a extensão das parcelas dobradas para os pais solteiros. 

Neste contexto, em junho de 2021 o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente ampliando o direito ao público masculino. Com isso, este grupo deve receber o complemento das cinco parcelas de forma retroativa. 

Quais os valores?

Ao considerar apenas as primeiras cinco parcelas do Auxílio Emergencial em 2020, os pais receberão um valor de R$ 3 mil, uma vez que seria o complemento dos R$ 1.200 que as mães solteiras chefes de família monoparental receberam nos primeiros meses. 

Contudo, não serão contadas as parcelas duplas da primeira prorrogação do benefício ou os pagamentos ampliados em 2021. 

Como consultar?

Para verificar se terá direito aos valores, é preciso: 

  • Acessar o aplicativo ou site do Auxílio Emergencial;
  • Informar CPF, nome completo e nome da mãe;
  • Se não souber o nome da mãe, marque a opção “Mãe

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Homem é encontrado morto em local de difícil acesso entre Prado e Itamaraju: Vítima segue sem identificação no IML

 


Prado: O corpo do sexo masculino foi encontrado na tarde da última quarta-feira, 05 de janeiro, por volta das, 15h00, na Fazenda Dom João, localizada na BA-489, localidade de Barro Branco, Zona Rural do Distrito de Guarani, entre os os municípios de Prado e Itamaraju. 

De acordo com as informações, como o local era de difícil acesso, foi solicitado apoio dos Bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Teixeira de Freitas. Os bombeiros estiveram no local e realizaram os procedimentos legais, resgatando o corpo da vítima, na manhã desta quinta-feira (06). 

O delegado titular do Prado, Kleber Gonçalves, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. A vítima segue no IML sem identificação./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Pescador morre afogado na praia de Alcobaça: Vítima sofria de epilepsia

 


Alcobaça: O fato aconteceu na tarde da última quarta-feira, por volta das 16h10, na Praia da Minas Caixas, na orla marítima de Alcobaça-BA. De acordo com as informações, o corpo de Romualdo Gomes da Conceição, de 35 anos, foi encontrado em um local onde estava sendo colocado uma rede para pescaria. 

Romualdo era morador do Bairro Farol. Ele era mais conhecido como ‘Matinha’, e tinha diagnóstico de epilepsia, o que pode ter contribuído para o afogamento. Membros da família ainda tentaram dar socorro à vítima e evitar que ele se afogasse, mas não lograram êxito. O corpo de Romualdo apareceu horas após o afogamento, já no início da noite. 

O delegado titular de Alcobaça, Maderson Souza Dias, autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exame de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Covid-19: Carnaval é cancelado no Recife e outras 10 capitais do país


Após Rio, Ouro Preto e Salvador, nesta quarta-feira (5) foi a vez de a Prefeitura do Recife cancelar a realização do tradicional Carnaval de rua. A medida ocorre devido ao quadro atual de Covid-19 e ao aumento de infecções pelo vírus influenza. Uma decisão sobre a realização do Carnaval de rua da cidade de São Paulo é esperada para esta quinta-feira (6), mas 32 blocos já cancelaram ao menos 41 desfiles, e associações de rua lançaram manifesto contrário. 

Em pelo menos 11 capitais a prefeitura não patrocinará o Carnaval de rua: Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio, Salvador e São Luís. 

Nesta quarta, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que a decisão sobre o Carnaval de rua caberá às prefeituras, mas se posicionou contrário à realização. "Não é o momento para aglomerações dessa ordem. Portanto, a recomendação é evitar que aconteça." 

João Gabbardo, coordenador-executivo do Comitê Científico do Estado, disse considerar "impensável manter o Carnaval [de rua] nestas condições". "Mesmo o Carnaval de desfile, nós temos de ter uma preocupação, porque essas pessoas, para chegar ao local de desfile, vão se aglomerar no transporte coletivo, vai ter aglomeração na entrada, na saída. E isso sempre é um risco", afirmou. 

Após anunciar a decisão, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), disse ao Estadão que seria uma "irresponsabilidade muito grande" promover festividades públicas neste momento, uma vez que a cidade recebe, em média, 4 milhões de foliões de cerca de 80 países. "Eu sempre disse que nós estávamos preparados para realizar o Carnaval da nossa cidade em 2022 desde que as condições por conta da pandemia fossem favoráveis. No entanto, o cenário pandêmico não nos permite fazer este que é o maior Carnaval do mundo." 

Cancelamentos em SP 

A lista de cancelamentos em São Paulo inclui blocos de artistas e produtores famosos, como Pipoca da Rainha (Daniela Mercury), Bloco do Alok, Bloco do Abrava (Tiago Abravanel) e Bloco do Kondzilla (ligado ao funk). 

A Prefeitura de São Paulo autorizou 696 desfiles para o Carnaval de rua 2022, segundo balanço municipal de 30 de dezembro. O número não inclui os blocos que pediram o cancelamento e os 23 suspensos por não enviarem todos os dados exigidos. Entre as confirmações até o momento estão blocos novatos, populares e tradicionais, como Esfarrapado, Acadêmicos do Baixo Augusta, Galo da Madrugada, Frevo Mulher (de Elba Ramalho), Bicho Maluco Beleza (Alceu Valença), Monobloco e outros. 

Contra

O Fórum Aberto dos Blocos de Carnaval de São Paulo, que representa 195 agremiações, a Comissão Feminina do Carnaval de Rua de São Paulo, integrada por cerca de 60 blocos, e a Ubcresp (União dos Blocos de Carnaval do Estado de São Paulo) se manifestaram contrários à realização dos desfiles. 

Para os grupos, a retomada de ensaios no fim de 2021 demonstrou ser inviável a manutenção do Carnaval, pois parte dos blocos registrou casos de coronavírus entre integrantes nos eventos, mesmo restritos para algumas dezenas de participantes e com o uso de máscara e imunizados. 

Coordenadora da Comissão Feminina e integrante de três blocos, Thais Haliski conta ter pego Covid-19 pela primeira vez em dezembro, possivelmente em um ensaio, situação semelhante que percebeu entre outras pessoas no meio. "O Carnaval se mostrou totalmente inviável com a chegada da Ômicron", argumenta. "Se em ambientes controlados, como os ensaios, não é possível, imagina em um ambiente em que é só comprovar que tomou a vacina (sem uso obrigatório de máscara)?"/R7

Funcionário terceirizado da Embasa é morto a caminho do trabalho


Porto Seguro: Um trabalhador terceirizado da Embasa foi morto na manhã desta quarta-feira (05) na cidade de Porto Seguro. O crime aconteceu em uma ladeira que dá acesso ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, no bairro Cambolo. 

Segundo polícia, Ronildo Silva Costa, de 34 anos, estava no caminho para o trabalho quando foi baleado com dois tiros. Ainda de acordo com a polícia, testemunhas disseram que os disparos foram feitos por dois homens que chegaram em uma moto vermelha. Os bandidos fugiram no mesmo veículo. 

Mesmo ferido, Ronildo ainda tentou escapar dos assassinos, pulando em um boqueirão. Imagens que circulam nas redes sociais mostram outros colegas de profissão, que também estavam indo para o trabalho, ajudando a equipe do Samu a realizar o resgate. 

Ronildo não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois de dar entrada na emergência do Hospital Luís Eduardo Magalhães. Segundo a Embasa, Ronildo era encanador e atuava na manutenção de rede de esgoto. Ele era mais conhecido como Roni e também atuava como árbitro de futebol amador. 

A polícia informou que o trabalhador nunca tinha sido preso. O crime está sendo investigado./Radar64

Animais na Pista: Dentista morre em acidente envolvendo 03 veículos na BA 290 em Medeiros Neto


Medeiros Neto: O acidente aconteceu na noite desta quarta-feira, 05 de janeiro, por volta das 19h00, próximo ao Trevo de Barcelona, na BA 290. O acidente envolveu três veículos, sendo um Fiat Palio, de cor branca, placa policial OKL-0009, licenciado em Medeiros Neto; um veículo Ford Ka, de cor prata, placa policial PVJ-1B80 (Mercosul) e uma motocicleta Honda Biz, de cor vermelha, placa policial PKR-4148, conduzida pelo dentista Albertino Oliveira Franco, 52 anos. 

Segundo informações, o veículo Fiat Pálio e a motocicleta Honda Biz seguiam sentido Teixeira de Freitas para Medeiros Neto, enquanto o veículo Ford Ka seguia no sentido contrário. O dentista, ao se deparar com três animais na pista, tentou desviar, invadindo a contramão, e colidindo com o veículo Ford Ka. O Palio também acabou se envolvendo no acidente. No impacto, o dentista foi arremessado para uma cerca e teve múltiplas fraturas e mutilações. 

O SAMU esteve no local e atestou o óbito. Militares da Policia Rodoviária Estadual (PRE) realizaram os procedimentos legais, orientando o fluxo na via. Os ocupantes dos veículo (Ford Ka e Pálio) nada sofreram. O delegado plantonista da 8ª COORPIN autorizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de Medicina Legal, e posteriormente, o corpo será liberado aos familiares para sepultamento. 

Dr. Albertino Oliveira Franco, era natural da cidade de Vereda-BA, e atuava como dentista há muitos anos, no município de Medeiros Neto. Muita comoção nas redes sociais, pois o dentista é muito querido na cidade, e ele também prestava serviços à prefeitura municipal de Medeiros Neto. Um inquérito policial vai ser instaurado para apurar responsabilidade./Edvaldo Alves/Liberdadenews

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Acusado de tráfico é baleado após troca de tiros com policiais civis em Posto da mata. Arma e drogas foram aprendidas

 

Policiais civis de Teixeira de Freitas com apoio de colegas da delegacia de Nova Viçosa, na tarde desta terça-feira (04), estavam diligência para dar cumprimento a um Mandado de prisão, quando na BR 418, em Posto da Mata, dois indivíduos trocando objetos em atitude suspeita. 

Um deles apresentava um volume na cintura semelhante a uma arma de fogo. Sendo assim, por ser o bairro Portal um local já conhecido pela polícia pela incidência de tráfico de drogas, os policiais resolveram abordar os suspeitos. 

Ao se identificarem como policiais civis, o indivíduo com o volume na cintura, identificado depois como Miqueias Fernandes Kock, de 22 anos, empreendeu fuga para dentro da residência, momento em que um dos policiais continuou acompanhando o fugitivo e o outro policial ficou para deter o outro que ficou para trás. 

Miqueias ao perceber que o policial ainda estava no seu encalço, pulou um pequeno muro de uma residência e aguardou que o investigador também pulasse. Assim que avistou o agente, Miqueias atirou contra ele. 

Para resguardar a sua integridade física, o policial revidou e  Miqueias se rendeu, deitando ao chão. Ao chegar o apoio, o suspeito foi preso em flagrante e em seu poder foram encontrados 01 Revólver Cal. 38 com 6 munições, sendo 1 deflagrada e 5 intactas;  01pedaço pequeno de substância análoga à maconha; algumas pedras de substância análogas ao crack 

No momento em que Miqueias foi ser algemado, a equipe percebeu que ele havia sido alvejado. De imediato foi prestado o socorro e Miqueias foi encaminhado ao hospital de Posto da Mata e em seguida ele foi transferido para o hospital de Teixeira de Freitas. 

Logo após, com a permissão dos familiares, os policiais adentraram a residência de Miqueias, onde foram encontrados um pedaço grande de substância análoga à maconha, um pequeno saco com substância análoga à cocaína e um simulacro de pistola. 

O material apreendido foi apresentado na delegacia de Nova Viçosa./bahiaextremosul

Criminoso que fez ex-prefeito "Jonga" do Prado de refém morre em confronto com a CAEMA na Zona Rural de Itamaraju


Itamaraju: O fato aconteceu na manhã desta terça-feira, 04 de janeiro, por volta das 11h00, na estrada Cruz do Ouro, quando policiais militares da CIPE - Mata Atlântica faziam rondas ostensivas na Zona Rural de Itamaraju e suspeitaram de um veículo, caminhonete L200 Triton, de cor preta, placa policial MSK-8656, a qual havia sido tomada de assalto em uma propriedade rural na "Fazenda Corumbau" de propriedade do ex prefeito do Prado, João Alberto Viana Amaral, conhecido como "Jonga". 

A Polícia já tinha informações sobre o ocorrido na fazenda, que fica às margens da BA-489, cujo ex-prefeito ficou como refém por muito tempo, juntamente com outras pessoas que estavam na fazenda. Durante as diligências, os militares avistaram o veículo, e fizeram o acompanhamento tático. Porém, ao se aproximar, os policiais foram recebidos a tiros por criminosos que estavam no interior do veículo. 

Mesmo desembarcando do veículo e correndo em direção a um canavial, os criminosos continuaram a atirar para trás, e de imediato, houve o revide por parte dos militares. Após o cessar fogo, foi feito um cerco no canavial e posteriormente, com o apoio dos policiais militares do PETO da 43ª CIPM de Itamaraju, os militares fizeram uma varredura no local, sendo encontrado apenas um dos criminosos baleado, e ao seu lado, uma pistola Canik 9mm. 

Na sequência, o resistente ainda chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), onde foi identificado como sendo, Rodrigo Costa Borges, de 19 anos. Rodrigo não suportou aos ferimentos, e foi constatado o óbito pelo médico de plantonista. Todo o material apreendido foi encaminhado à Corregedoria Setorial da CIPE - Mata Atlântica para a adoção das medidas legais e administrativas. 

Os materiais foram 01 veículo Mitsubishi Triton L200, de cor preta, placa policial MSK-8656; 01 pistola canik 9mm, de cor preta, com numeração suprimida; 01 carregador com 10 cartuchos 9mm intactos; 25 porções de maconha; 03 papelotes de cocaína e 03 pedras de crack. O corpo de Rodrigo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), para exames de Medicina Legal, e posteriormente será liberado aos familiares para sepultamento./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Comandante Anacleto França faz Balanço Operacional e administrativo da 87ª CIPM no ano de 2021 em Teixeira


Teixeira de Freitas: A prestação de contas é o instrumento que permite à sociedade, acompanhar e fiscalizar os atos e despesas realizados pelos gestores públicos. Ela promove a transparência da administração pública em geral, a qual deve sempre pautar-se pela legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e publicidade nos seus atos. 

Seguindo esse entendimento, o Comando da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (Teixeira de Freitas), vem a público dar conhecimento à comunidade acerca da gestão dos recursos disponíveis, bem como, apresentar o resumo dos principais resultados operacionais e administrativos alcançados por esta Organização Policial Militar, no período compreendido entre 01/01/2021 a 31/12/2021. 

1. DADOS GERAIS* 

a) Área de Atuação da 87ª CIPM: Teixeira de Freitas

b) População total estimada: 162.000 habitantes (computados apenas os moradores locais). Fonte: IBGE. 

2. PRINCIPAIS DADOS ORÇAMENTÁRIOS 

a) Materiais de Consumo (limpeza, higiene e escritório): R$ 12.200,00

b) Material de Informática: R$ 4.800,00

c) Manutenção de VTR: R$ 57.600,00

d) Combustível anual: R$ 231.000,00

e) Indenização de transporte para policial militar: R$ 13.400,00

f) Diárias: R$ 18.000,00

g) Manutenção da Unidade: R$ 7.200,00 

3. PRINCIPAIS RESULTADOS OPERACIONAIS 

a) Apreensão de armas de fogo: 36

b) Veículos recuperados: 72

c) Prisão em flagrante delito: 154

d) Maconha apreendida (em Kg): 20,668

e) Cocaína apreendida (em Kg): 14,615

f) Crack apreendido (em Kg): 1,687

g) Veículos apreendidos: 141

h) Notificações por infração de trânsito: 418

i) Mandados de prisão cumpridos: 14

j) Propriedades atendidas com a Ronda Rural: 58

k) Visitas da Rede de Proteção à Mulher: 321 

4. CONTROLE DISCIPLINAR INTERNO 

a) Policiais militares elogiados no desempenho de sua função: 28

b) Sindicâncias instauradas: 12

c) Sindicâncias solucionadas: 04

d) Processos disciplinares instaurados: 04

e) Processos disciplinares solucionados: 03

- solucionados por arquivamento: 01

- solucionados com aplicação de punição disciplinar: 02

f) Inquéritos instaurados: 09

g) Inquéritos solucionados: 05 

5. EFETIVO 

a) Atualmente, a Unidade conta com um efetivo total de 133 (cento e trinta e três) policiais militares;

b) A 87ª CIPM recebeu 15 (quinze) policiais militares oriundos de outras unidades;

c) 06 (seis) policiais militares foram transferidos para reserva remunerada;

d) 09 (nove) policiais militares foram transferidos para outras Unidades da PMBA;

e) 01(um) policial militar faleceu em decorrência de acidente fora de serviço. 

6. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 

a) Foram incorporadas 02 (duas) motocicletas novas adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia;

b) Substituição de 13 (treze) coletes balísticos inservíveis por coletes novos em virtude de término do prazo de validade. 

7. AÇÕES POLICIAIS MILITARES 

No que tange à política de policiamento comunitário e ações correlatas, a 87ª CIPM promoveu em 2021, os seguintes projetos: 

a) Blitz todo dia 

- Foi implantada a ação de blitz todo dia, que tem como finalidade ampliar a presença da PM nas ruas do município por meio de abordagens a pessoas e veículos. 

b) Lei e Ordem 

- Ação de policiamento realizada a cada trinta dias envolvendo todo efetivo operacional e administrativo em reforço às ações de patrulhamento, especialmente nas áreas consideradas de maior incidência de crimes. 

c) Implantação posto policial do Distrito de Santo Antônio 

- Foi implantado no distrito de Santo Antônio (Posto) um Policial Militar destinando uma viatura para ações de policiamento ostensivo naquela localidade, pois se encontra afastada do centro urbano do município. 

d) Gabinete de gestão integrado de segurança pública 

- Foi realizada a primeira reunião de Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública envolvendo os principais atores da segurança pública no âmbito do município, que tem como propósito, a adoção de medidas de prevenção criminal e outras na esfera da Segurança Pública. 

e) Rede de Proteção a mulher (RPM) 

- Foi instituída a Rede de Proteção à Mulher com a participação das principais instituições voltadas à prevenção  e repressão a violência no âmbito doméstico. A RPV realizou o monitoramento e acompanhamento de 415 Medidas Protetivas em vigência durante o ano. Ao longo do período, os policiais militares da 87ª CIPM procederam com 321 visitas presenciais e 84 contatos com as mulheres vítimas de violência doméstica, estabelecidos através de ligações telefônicas. 

f) Ronda rural georeferenciada 

- Foi instalada a Ronda Rural Georeferenciada que tem por objetivo ampliar as ações de polícia ostensiva nas áreas rurais do município. 

g) Patrulha do silêncio 

- Foi implantada em parceria com a Prefeitura Municipal a “Patrulha do Silêncio”, com o objetivo de reduzir o número de chamadas via 190 para atendimento de ocorrências de perturbação do sossego. 

h) Site de denúncia 

-Visando receber informações de crimes e criminosos na cidade, bem como estreitar a relação entre a PM e a comunidade, foi criado o site de denúncia: www.denunciateixeira.com 

i) Vídeo monitoramento 

- Foi iniciada a implantação do vídeo monitoramento, com a instalação de câmaras nos bairros Colina Verde, Santos Guimarães, Costa Filho e nos Distrito de Santo Antônio. Por meio da participação da Associação de Moradores. Também foi dado início ao vídeo monitoramento do bairro Recanto do Lago. 

j) Reativação do posto policial do bairro Bela Vista 

- Em parceria com moradores locais foi reativado o Posto Policial do Bairro Bela Vista, atendendo a uma necessidade de ampliação do policiamento nos bairros. 

k) Reforma do posto policial do bairro Tancredo Neves 

- Com apoio da iniciativa privada foi dado início à reforma do Posto Policial do Bairro Tancredo Neves, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais militares de serviço. 

I) Sistema de ensino dos Colégios da Polícia Militar da Bahia 

- Foi iniciado o processo de renovação do convênio de cooperação técnico para manutenção do "Sistema de Ensino dos Colégios da Polícia Militar da Bahia", na Escola Municipal Clélia das Graças Pinto. 

m) Campanha Força Solidária 

- Foram arrecadadas cerca de 10 toneladas de alimentos e 1500 litros de água mineral, que foram distribuídos à comunidade carente de Teixeira de Freitas, além das cidades da Bahia que foram atingidas pelas chuvas no ano passado. 

7. CONCLUSÃO 

Temos a certeza de que a transparência inserida na rotina administrativa é um passo fundamental para garantir a eficiência e eficácia das medidas adotadas pelos órgãos públicos. Assim, consolidamos nossa política de trabalho, agradecemos a todos que buscam direta ou indiretamente a paz social, e reafirmamos nosso compromisso em "SERVIR E PROTEGER". 

"PMBA, UMA FORÇA A SERVIÇO DO CIDADÃO" 

Anacleto França Silva - Ten Cel PM - Comandante/liberdadenews

Nova onda de Covid, gripe e resfriado afasta trabalhadores e coloca empresas em alerta


Não se fala em outra coisa. Uma nova onda de contaminações por Covid-19 vai passando pelo país, acompanhada pela circulação de outro tipo de gripe, mais forte e mais transmissível. Se, por um lado, a vacinação dá sinais de que consegue conter novo pico de mortes pela doença, por outro, o aumento da contaminação está tirando de circulação a força de trabalho em diversos setores. 

Setores intensivos em mão de obra e circulação de pessoas, como supermercados, transporte coletivo, bares e restaurantes sentem o aumento de afastamentos e começam a se preocupar com uma eventual piora do quadro. 

No restaurante de Claudio Rabelo, em São José dos Campos (SP), cinco dos nove funcionários estão afastados por Covid-19. Para manter o negócio em funcionamento, apelou para a família. "Recorri ao meu filho, nora e irmãos. E ainda faltou um pouco para a logística do dia a dia." 

Pedro Hermeto, da Abrasel (Associação de Bares e Restaurantes) no Rio, diz que há cerca de 15 dias o surto da nova gripe, causada pelo vírus H3N2, levou restaurantes de pequeno e médio porte a fecharem por alguns dias. 

O dirigente também viu a própria equipe ficar desfalcada. De 50 funcionários, chegou a ter nove em licença médica no início de dezembro. "Naquele momento, foi o surto de gripe e achamos que o de ômicron deve chegar em alguns dias. Estamos vendo os casos se aproximando e nos roubando a mão de obra", diz. 

A solução, hoje, segundo Hermeto, tem sido reforçar as listas de extras, comuns no setor de bares e restaurantes. A maioria tem uma equipe fixa para os dias com menos movimento, e uma outra, flutuante, para os dias de ocupação maior. 

"Temos que intensificar os contatos com as listas. Há uma falta geral de mão de obra nessa retomada das atividades que torna mais difícil manter os extras", afirma. 

O crescimento nos casos de Covid-19 não preocupa o empresariado apenas pela redução na força de trabalho disponível. Vem também da lembrança fresca de portas fechadas ou de restrições ao horário de atendimento e à lotação. A expectativa com o verão deste ano era de casa cheia e recuperação econômica. 

"Isso é um sinal que temos de continuar nos cuidando cada vez mais. Financeiramente, voltamos uns 20 anos. Os que não fecharam as portas assumiram dívidas exorbitantes com bancos", diz. Para ele, é fundamental que os eventos alusivos ao Carnaval sejam cancelados. 

No transporte coletivo urbano de São Paulo, o número de atestados médicos apresentados por motoristas, cobradores e funcionários da manutenção subiu cerca de 35%, segundo levantamento da SPUrbanuss, sindicato das empresas do setor. 

Esses afastamentos ocorreram porque os trabalhadores tinham sintomas de gripe, de Covid-19, de resfriado e dor de garganta. 

Para lidar com a possibilidade de mais afastamentos, as empresas deverão contar com a reserva técnica, uma sobra de veículos e funcionários prevista no contrato de concessão. Dos cerca de 14 mil ônibus da frota, 13 mil estão em operação diariamente. Uma empresa também pode acionar a reserva de outra para cobrir licenças médicas ou necessidades excepcionais. 

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) diz ter observado uma concentração de casos de gripe na capital paulista e em algumas regiões do estado. 

"Seguindo as regras sanitárias, os funcionários com sintomas de gripe são orientados a procurar o serviço de saúde e permanecer afastados do trabalho pelo período de quatro a cinco dias", diz a entidade, em nota. 

A reposição de funcionários nos supermercados gera um custo extra às redes, segundo a Apas. "Mas, graças à capilaridade de sua rede e à ampla margem de negociação com fornecedores e com a indústria, o setor consegue absorver esse custo excedente sem repassá-lo aos produtos ofertados nas lojas." 

Em outros países, onde as novas ondas de alta na contaminação pela ômicron chegaram antes do Brasil, há relatos de empresas fechadas e problemas em serviços públicos. Nos Estados Unidos, o jornal The New York Times mostrou que, além dos afastamentos, os empregadores não sabem ao certo qual é o tempo de isolamento necessário antes do retorno ao trabalho. 

No Reino Unido, o trabalho após o recesso de fim de ano seria retomado nesta terça (4), mas serviços como hospitais e escolas estavam com escassez de funcionários pois muitos estavam doentes ou em isolamento por estarem contaminados, disse a AFP. Até o serviço ferroviário precisou diminuir o ritmo, pois tinha menos gente trabalhando./bnews

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O governador Rui autoriza o revestimento primário da Rodovia BA-699, no trecho entre Itanhém e Jucuruçu

 

O governador Rui Costa visitou a cidade de Vereda, na região extremo sul do estado, nesta terça-feira (4), onde entregou kits contendo geladeiras, fogões, botijões de gás e colchões para famílias da zona rural cadastradas pela prefeitura afetadas pelas chuvas que atingiram o município no mês de dezembro. A entrega foi realizada por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com investimento de R$125.247,88 do tesouro estadual, e apoio da Magazine Luiza, que doou os fogões. 

“Estamos fazendo mais uma entrega simbólica, mas nos próximos dias nós vamos concluir o compromisso que eu assumi de entregar esse kit básico com quatro itens, de geladeira, o fogão, o colchão e botijão de gás pra facilitar um recomeço das vidas dessas famílias”, afirmou Rui. 

O governador também autorizou o revestimento primário da Rodovia BA-699, no trecho entre Itanhém e Jucuruçu, um investimento de R$ 4.137.389,50 realizado pela Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). Também foi assinada a Ordem de Serviço para construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade de Córrego da Paixão, no valor de R$ 350 mil. 

Na cidade, Rui entregou a reforma da Escola Municipal Arlete Alves da Silveira Silva, visitou o Colégio Estadual Odílio Alves Neto e autorizou a Secretaria de Educação (SEC) a licitar as obras de modernização da unidade, que passará a contar com refeitório, auditório, vestiário, reforma e cobertura da quadra poliesportiva. Também autorizou a SEC celebrar convênio com o município para reforma da Creche Augusto Mineiro no Distrito de Cruzeiro do Sul e também da Escola Liege Dantas no Distrito de São José da Vereda. 

Outros convênios foram autorizados com a prefeitura de Vereda.  A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai celebrar convênio através da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) para construção de uma Areninha Society na sede da cidade. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) vai celebrar convênio no valor de mais de R$ 1,5 milhão através da Conder para pavimentação de vias urbanas na sede do município e nos Distritos de São José de Vereda, São João da Prata, Sulzinho, Centenário e Massaranduba. A Secretaria de Desenvolvimento Rural vai construir o Mercado Municipal na sede, obra que será realizada pela CAR, com investimento de R$1,4 milhão./gov ba

Morre de infarto o senhor integrante do assentamento Edmundo Gusmão Deli Francisco Ferreira, 73 anos

 

Morreu nesta segunda-feira, 3 de janeiro, o agricultor Deli  Francisco Ferreira, 73 anos de idade, causa morte infarto, ele era hipertenso, seu corpo está sendo velado em sua casa no assentamento Edmundo Gusmão, município de Jucuruçu. 

Saudade de ti PAI! Saudades de te chamar, de te ouvir... Ouvir tua voz, tua risada, saudade que dói tempo que não volta tanta admiração, tanto orgulho, tanto bem querer, tanta preocupação, tanto cuidado, tanto amor... 

Se tivesse me perguntado se podia partir, te diria NÃO, NUNCA! Eu preciso de ti! Quem sabe daqui 100 ou 200 anos tu possa te afastar de mim, quem sabe ai eu esteja pronta pra viver sem a tua presença, sem te ver, sem ouvir atua voz, sem compartilhar contigo uma alegria, sem ter o teu abraço, tão forte e acolhedor!!! 

Mas, infelizmente, era a hora. E tu partiu. Deixando saudades... Eternas saudades, deixando ensinamentos para vida inteira, deixando o orgulho... Orgulho de ser GREMISTA. Deixando um vazio enorme. Eu tenho a sensação que se tu estivesse aqui, tudo na minha vida daria certo! 

Teu otimismo, tua confiança, tua segurança, teu amor me fazem tanta falta. Quanta coisa eu não te disse, quantas histórias tuas eu não ouvi... Tempo, porque tu não volta? Para que eu tivesse outra chance, para que eu pudesse te olhar e te dizer mais uma vez: PAI, EU TE AMO! Para que pudesse te dizer que sei o quanto Deus me ama, pois me abençoou com uma pessoa linda como tu, pra eu chamar de PAI! 

Te guardo nas minhas melhores lembranças, no meu pensamento, no meu coração... Amor que é para sempre. 

Deli Francisco Ferreira, será sepultado nesta terça-feira, 4 de janeiro, as 17 h, na Fazenda Capim Santo, Córrego do Chumbo. 

O senhor Deli Francisco Ferreira, deixa a viúva Eliza Soares Ferreira - 9 filhos, 21 netos e 6 bisnetos.

Sandro Régis cobra do governo recuperação de rodovia de acesso a Jucuruçu: "mercados estão sem produtos"


O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou nesta segunda-feira (3) do governo do estado a recuperação urgente da BA-284, que dá acesso ao município de Jucuruçu. Segundo o parlamentar, após as fortes chuvas das últimas semanas, a rodovia ficou intransitável, o que tem dificultado a chegada de mantimentos ao município. 

"A cidade de Jucuruçu precisa de socorro! Devido às chuvas, alguns trechos da BA-284 estão intransitáveis, o que impossibilita a chegada de mantimentos ao município. Já há falta de produtos nos mercados e o único posto de combustível da cidade não tem gasolina", disse Régis. 

O deputado afirmou que o governo até tem feito serviços de recuperação da rodovia, mas o trabalho não está sendo executado da maneira correta, o que obriga a realização de intervenções diárias. Segundo ele, é necessário que o governo faça uma obra de recuperação de qualidade para garantir condições de trafegabilidade. 

"O governo do estado precisa agir para recuperar a rodovia, em especial nos Kms 10, 17 e 30, que são os mais afetados. 

Os serviços de recuperação não estão sendo feitos com qualidade e precisam ser refeitos diariamente. 

A cidade está ilhada e as pessoas estão em dificuldade", acrescentou./bahiaextremosul

Internado em SP, Bolsonaro testa negativo para Covid-19

 

Ouvir notícia

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi testado para Covid-19 ao ser internado em São Paulo e o resultado foi negativo. O chefe do Executivo foi hospitalizado nesta segunda-feira (3) por causa de uma obstrução intestinal. 

Ele está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a madrugada desta segunda. Testar para Covid-19 é um procedimento padrão para todos os pacientes que dão entrada no hospital. 

Ele chegou ao hospital na capital paulista às 03h da madrugada, e precisou colocar uma sonda nasogástrica. 

Em boletim, o hospital confirmou um quadro de obstrução intestinal e informou que não há previsão de alta. 

O médico de Bolsonaro estava em viagem de férias e falou à CNN que deve chegar entre 1h e 2h da manhã ao Brasil. O médico acredita que que a cirurgia de Bolsonaro não será necessária, acha que não é um quadro grave, mas afirmou que só saberá quando encontrar com o presidente. 

Errata

O presidente Jair Bolsonaro está internado em São Paulo com um quadro de obstrução intestinal. E para dar entrada no hospital ele fez um teste de Covid-19, que deu negativo.

 

No CNN Prime Time, nós demos a informação correta, mas a tarja estava errada: dizia que o resultado tinha sido positivo. Pedimos desculpas pelo erro./cnnbrasil

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Homem que caiu de cavalo em Jucuruçu é socorrido por aeronave do Graer do DF


Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) acompanhados de uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) do Distrito Federal (DF) prestaram socorro a um homem que sofreu lesões graves após cair de um cavalo, na cidade de Jucuruçu. Caso aconteceu na tarde do domingo 2. 

Os bombeiros foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Teixeira de Freitas depois do acidente. Conforme explicou o soldado Esdras Pinheiro, do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Feira de Santana), a vítima caiu após uma parada brusca do animal, quando estava indo trabalhar. 

“Apesar dele não estar ilhado, precisamos do apoio do aéreo, pois as cidades ainda estão com o acesso bloqueado. Quando chegamos no local ele se queixava de dores na região da bacia e perna esquerda”, disse. 

Integrantes dos 1º, 2º e 12º GBMs (Barroquinha, Feira de Santana e Salvar) que atuam na região durante as chuvas fizeram o atendimento pré-hospitalar e voaram de Jucuruçu até um campo pertencente ao Colégio São João Evangelista, na cidade de Itamaraju, distante 65 quilômetros. 

“Pousamos com todos os cuidados para não causar nenhuma lesão grave na cervical e logo o encaminhamos para o Hospital Regional de Itamaraju. Lá a equipe médica constatou que ele estava com uma contusão na bacia, outro trauma em uma vértebra, e pediu para que mantivéssemos a prancha sob o paciente até uma avaliação do ortopedista”, concluiu Esdras./sigaanoticia

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.