Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 20 de junho de 2015

São João: Médico fala sobre cuidados com fumaça e alimentação




Fogueira, fogos de artifício, comidas típicas, danças e brincadeiras juninas. Tudo isso marca o São João na região Nordeste, que será na próxima quarta-feira (24). Mesmo sendo uma data comemorativa, é preciso que os pais e responsáveis fiquem atentos a alguns cuidados com as crianças e com o uso de fogos de artifício.

“O principal cuidado é com o manuseio incorreto de fogos de artifício. Há produtos que não podem ser utilizados por crianças de determinadas faixas etárias, a exemplo das bombas e dos foguetinhos” explicou o pediatra Cláudio Oliveira. “Esses fogos de artifício, quando usados de forma incorreta, ocasionam queimaduras e até acidentes mais graves”, esclareceu.

O pediatra também disse que os pais devem atentar para a inalação da fumaça, principalmente para aqueles cujos filhos possuem alergias ou problemas respiratórios: “caso isso ocorra, o nariz deve ser lavado com soro e a criança deve ser medicada com remédios indicados por um médico especializado”.


Oliveira também lembra aos pais sobre os cuidados com o consumo de alimentos tradicionais do cardápio junino, como amendoim, bolos e milho. “É importante observar os locais que estão vendendo estes alimentos, pois muitas pessoas que comercializam não atentam para medidas básicas de higiene e isso pode ocasionar infecções intestinais”, concluiu.

Jovem é preso por matar e esquartejar o corpo da namorada no ES


Jovem é preso por matar e esquartejar o corpo da namorada no ES
Mayara de Jesus Silva foi brutalmente assassinada pelo namorado - Lucas Alves dos Santos não demonstrou arrependimento

Um crime bárbaro chocou os moradores do bairro Porto Novo, em Cariacica, na noite desta sexta-feira (19). Um rapaz de 19 anos matou e esquartejou a namorada, 16 anos, dentro da casa dele. O motivo? Ciúmes. Lucas Alves dos Santos contou aos investigadores da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) que, desconfiado de uma suposta traição, ele resolveu criar um perfil falso no Facebook e descobriu que a vítima, Mayara de Jesus Silva, estaria se relacionando com um colega da escola. Na última quinta-feira (18), Mayara foi até a casa de Lucas, onde mora somente com o irmão, 17 anos, e os dois tiveram uma discussão.

O jovem pegou uma faca e matou a namorada. Quando anoiteceu, o irmão de Lucas chegou em casa para dormir e viu a menina morta. Em depoimento, o adolescente contou que não conseguiu dormir em casa por causa do crime e deixou Lucas ao lado do corpo da namorada. Depois que o irmão saiu de casa, Lucas esquartejou o corpo da namorada usando uma faca e um martelo. Depois colocou os pedaços do corpo dentro de uma sacola e jogou querosene para disfarçar o cheiro.

Na noite desta sexta-feira (19), desconfiados, os vizinhos de Lucas descobriram o que ele tinha feito. Quando saiu de casa, os moradores pegaram ele na rua e deram uma surra. O irmão dele, que decidiu retornar para casa, estava chegando e também apanhou dos moradores, já que ele sabia do crime e não tinha contado para ninguém. A Polícia Militar foi acionada às 21h15 e conseguiu livrar os irmãos da fúria da população.

Frieza

 Na DHPP, sem arrependimento e demonstrando frieza, Lucas contou que não aceita traição, e que a próxima namorada que o trair terá o mesmo destino. O assassino confesso ainda afirmou que cometeu o crime pois a namorada tinha “vacilado”. Ele contou que sabia de uma “truques” na internet e descobriu que Mayara estava conversando com um colega.

O acusado revelou que esquartejou o corpo da namorada porque seria mais fácil de disfarçar, e que ainda estava com a sacola com os restos mortais em casa porque não tinha decidido o que fazer. Lucas foi preso em flagrante por ocultação de cadáver e vai responder pelo crime de feminicídio. O irmão dele, de 17 anos, foi liberado porque a polícia entendeu que ele não teve participação no crime./A Gazeta

Funcionário da Suzano a bordo de motocicleta colide em poste e morre em Mucuri



Mucuri: Na madrugada desta sexta-feira, 19 de junho, um grave acidente vitimou fatalmente um funcionário da Suzano Papel e Celulose. O acidente aconteceu na BA 001, entre os municípios de Mucuri e Nova Viçosa, onde segundo informações preliminares, o funcionário seguia a bordo de uma motocicleta, quando colidiu violentamente com um poste, e morreu no local.

A vítima foi identificada como sendo Paulo Cassiano Júlio, 46 anos de idade, natural de Jacareí/SP e estava na região a trabalho. O delegado titular de Mucuri, Charlton Fraga Bortolini, esteve no local e autorizou remoção. O corpo de Paulo Cassiano foi removido ao IML de Teixeira de Freitas, onde será necropsiado. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as causas do acidente.

Segundo informações, após o corpo ser liberado, ele seguirá de avião para a cidade natal da vítima. A empresa acompanha os procedimentos e deverá arcar com as despesas./Liberdadenews

Menina de 11 anos briga em bar no sul da Bahia e mata jovem de 26 anos


Uma menina de 11 anos matou uma jovem de 26, dentro de um bar da cidade de Ilhéus. A situação ocorreu na madrugada desta quinta-feira (18). Segundo a polícia, ela agrediu a vítima a golpes de canivete, após uma briga, que foi registrada por volta das 4h.

Segundo a delegada Andréa Oliveira, o caso foi motivado por ciúmes. A criança confessou à polícia o crime. "A menor disse que estava no bar com a mãe, sentada, tomando refrigerante, quando elas [criança e mãe] começaram a dançar. A vítima, que estava com o namorado, ficou com ciúmes por conta da menina. A criança disse que, quando ela foi ao banheiro, a vítima foi atrás, puxou o cabelo dela e a briga começou. Então ela tirou o canivete da calcinha e atacou a mulher", informou Oliveira.


Testemunhas da situação também foram ouvidas pela polícia. "As pessoas que estavam no bar disseram elas foram às vias de fato e que, depois da briga, a mulher foi embora, tropeçou, caiu e a menina foi por trás com o canivete e desferiu contra ela. O namorado da vítima já tinha ido embora", detalhou a delegada. A vítima chegou a ser encaminhada para o hospital, mas não resistiu e morreu.


A criança foi ouvida e encaminhada para Vara da Infância e Juventude de Ilhéus. De acordo com a delegada, ela foi liberada porque tem apenas 11 anos e não pode cumprir medida socioeducativa. Ainda não há confirmação da polícia se a mãe estava no bar. A polícia confirma que a briga foi motivada por ciúmes. 

Cadeia: Prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco, pode ser preso



O Ministério Público da Bahia pediu a cassação e prisão do prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt,  ao Tribunal de Justiça da Bahia através de uma ação penal nº 0015656-92-2014.8.5000.2, que seria levado a julgamento no último dia 26 de maio do corrente ano, e acabou sendo retirado de pauta nos últimos instantes, sendo visto o fato como uma manobra jurídica, impetrado pelos advogados do gestor.

Em entrevista ao programa do Lucas Bocão, exibido pela Rede Sul Bahia de Comunicação, o ex deputado Uldurico Pinto falou sobre a tramitação do processo no Tribunal de Justiça.

“O Ministério Público pediu a cassação e prisão do prefeito de Teixeira de Freitas. Estamos ainda aguardando a manifestação do Ministério Público, em relação a apuração da contratação das Oscips, que deu cano na Praça, e deixou dívidas com diversos setores como saúde, educação, entre outros. Empresas misteriosas, que deu calote no trabalhador e ninguém sabe onde cobrar”.

O ex deputado,  falou ainda sobre a contratação da empresa Instituto Brasileiro de Educação e Gestão Ambiental (Ibeg), que ganhou uma licitação para realização do concurso público da prefeitura de Teixeira de Freitas, mesmo possuindo diversas condenações da justiça.

“ A empresa contratada para realizar o concurso público para provimentos de vagas da prefeitura de Teixeira de Freitas, está toda enrolada na justiça. Vários processos correm na justiça contra a referida empresa, inclusive com acusação de fraude contra o dinheiro público. Uma empresa enrolada, é contratada pela prefeitura. É lama o que acontece em Teixeira de Freitas. A população quer saber o que esta acontecendo em Teixeira de Freitas, pois é escândalo dali, escândalo daqui”.

Uldurico Pinto fala ainda sobre a crise que se abateu pela cidade.

“ A cidade está vivendo uma grande crise econômica, uma grande crise política, além do prefeito poder ser preso e cassado, tivemos um aumento absurdo da criminalidade e violência”.

O ex deputado, finaliza lembrando outros escândalos ocorridos durante a gestão do prefeito de Teixeira de Freitas.

“ Ainda há os escândalos dos aluguéis dos carros, que não foi apurado, e ninguém foi responsabilizado, o escândalo dos Software da Educação, onde mais de um milhão do dinheiro do município foi gasto em um programa de computador, o escândalo do IPTU, a morte de Gel Lopes, entre tantos outros. Estamos preocupados”./ Opovonews

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Família acusa hospital de ter retirado o útero de paciente internada para cirurgia de vesícula


Katia Regina Araujo Vargas, de 45 anos, teve o útero retirado por engano

A paciente Katia Regina Araujo Vargas, de 45 anos, deu entrada na Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória, no Centro de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para operar a vesícula, mas a família afirma que o hospital cometeu um erro médico e retirou o útero da mulher. O caso teria sido narrado aos parentes pela própria paciente.

A cirurgia de Katia foi realizada na última quarta-feira depois que ela foi encaminhada para a unidade de saúde particular, que é conveniada ao SUS, através da Secretaria municipal de Nilópolis, também na Baixada.

O pai de Katia, o aposentado Jones Vargas, de 65 anos, afirma que a filha deu entrada no hospital na manhã de quarta-feira e, horas depois da cirurgia, segundo ele, a ela teria percebido que havia algo de errado com o procedimento. Jones acredita que, na hora da cirurgia, o médico responsável trocou o prontuário da filha pelo de uma pessoa homônima. — Ela (Katia) passou a mão na barriga e percebeu que tinha algo de errado. Ela dizia que estava doendo muito — afirma Jones.

Jones Vargas, pai de Katia, diz que a filha sente muitas dores
Jones Vargas, pai de Katia, diz que a filha sente muitas dores

Katia receberia alta nesta sexta-feira mas, ainda segundo familiares, ela terá que ficar mais um tempo para que os médicos da Casa de Saúde “reparem” o erro e operem a vesícula. A unidade de saúde foi procurada, mas ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. — A sensação neste momento é de injustiça, total descaso — diz Jones Vargas.

Histórico de problemas

Desde setembro do ano passado, Katia vem fazendo o pré-operatório em unidades de saúde de Nilópolis. Em março deste ano ela estava na Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória para marcar a cirurgia, mas a clínica foi fechada pela Vigilância Sanitária por indisponibilidade de recursos humanos e equipamentos e inadequada estrutura física. O local foi reaberto em maio e a cirurgia marcada.

Acidente com ônibus e carreta deixa 11 feridos entre Teixeira de Freitas e Itamaraju



No início da manhã desta sexta-feira, 19 de junho, um ônibus colidiu numa carreta e tombou as margens da BR-101, no trecho próximo a “Reta” que liga os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente envolveu um ônibus da empresa São Geraldo, que seguia pela rodovia sentido Itamaraju. Ainda segundo a PRF, o ônibus seguia viajem quando bateu em uma carreta estacionada na lateral da via que transportava uma bobina de aço.


Com o impacto, o ônibus saiu do trecho e se embrenhou as margens da rodovia em uma profundidade aproximada de 5 metros.

Alguns passageiros chegaram a ficar presos no interior do ônibus. As vítimas foram socorridas pela PRF, Corpo de Bombeiros e Samu.


De acordo com o condutor que apesar do susto nada sofreu, 35 passageiros ocupavam o ônibus, sendo 30 adultos e 5 crianças.

Os passageiros feridos receberam os primeiros atendimentos ainda no local, mas foram encaminhados para uma unidade hospitalar de Teixeira de Freitas.


A PRF permaneceu no local até a remoção dos veículos devido o risco de outros acidentes. A rodovia permaneceu  fechada nos dois sentido por um período criando um engarrafamento superior a 5 km. O estado de saúde das vítimas e os nomes ainda não foram divulgados./sulbahianews

PM apreende meio quilo de maconha com “Neguinho do Sofá” em Itanhém


Policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional e do 2º Pelotão prenderam um homem com meio quilo de maconha na tarde desta quinta-feira (18), no bairro São João, na cidade de Itanhém.

José Carlos Barbosa Lima, 52 anos, mais conhecido como “Neguinho do Sofá”, que trabalha como tapeceiro, de acordo com a PM, estava com dois tabletes de maconha prensada e R$ 1.240.

No quintal da residência do acusado, na rua Novo Horizonte, próximo ao Mercado Municipal, os policiais encontraram um pé de maconha plantado. Outro pé da mesma droga, que já havia sido arrancado, também foi localizado dentro da casa.

Em maio do ano passado a PM prendeu Fábio Silva de Assis, 38 anos, com 18 gramas de maconha. Ele havia deslocado de Medeiros Neto para Itanhém com um mototaxista, que alegou ter sido contratado. 

Em seu depoimento o mototaxista disse que levou Fábio próximo ao Mercado Municipal, na casa de “um tal de Chiquinho que mexia com tapeçaria”, onde a droga poderia ter sido comprada. Coincicidentemente a única pessoa que trabalha com tapeçaria naquele local é “Neguinho do Sofá”. /RADAR

Itamaraju: Em tempos de crise, prefeito pede mais economia a secretários e sinaliza contingenciamento no município



Em tempos de crise, prefeito de Itamaraju pede mais economia a secretários e sinaliza contingenciamento no município

As últimas medidas adotadas pelo Governo Federal como os cortes no orçamento, aumento dos valores de impostos e serviços e a ordem de contingenciamento na máquina administrativa deixam claro que a crise econômica no país já é uma realidade. Talvez, parte da população não tenha se atentado quanto a isso por não terem ainda sentido os impactos dessa crise, mas as projeções feitas nas administrações públicas Federal, dos Estados e de vários municípios despertam uma grande preocupação.

Essa preocupação também pode ser percebida na equipe de governo do prefeito de Itamaraju, Manoel Pedro Rodrigues Soares. Desde o início do ano, mais precisamente nos primeiros dias do mês de janeiro, que as reuniões com integrantes do primeiro escalão do Governo Manoel Pedro têm discutido formas de se minimizar os efeitos dessa crise dentro dos limites territoriais de Itamaraju. Algumas medidas, diga-se de passagem impopulares, como o anúncio da não realização do São João, tiveram que ser adotadas como forma de precaução.

O problema maior é que, a situação atual ainda não se configura como o ápice do furacão, ou seja, o esperado ainda não alcançou seu patamar médio ou mais elevado. Mesmo assim, alguns municípios já enfrentam dificuldades financeiras. Algumas Prefeituras da Bahia já estão com salários e fornecedores atrasados a mais de dois meses, outras resolveram limitar o expediente a apenas dois dias por semana para evitar gastos. Felizmente essa ainda não é a realidade do município de Itamaraju.

A gestão responsável e comprometida da equipe econômica do Governo Manoel Pedro tem possibilitado até agora que o município honre seus compromissos com servidores e fornecedores e garanta os serviços essenciais. Entretanto, para continuar nessa posição confortável, se faz necessário um maior comprometimento de toda a equipe de trabalho.

Com esse objetivo, o prefeito de Itamaraju se reuniu com todos os secretários e coordenadores de departamentos da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (17). Na sala de reuniões do Centro Administrativo de Itamaraju (CEADI), Pedro da Campineira alertou aos membros do primeiro escalão que, mais do que nunca, se faz necessário fazer o dever de casa. “Vamos fazer aquilo que for de muita urgência e necessidade, não podemos ser vaidosos num momento como esse”, orientou o gestor, defendendo que o comprometimento de todos é para que as coisas continuem dentro de um equilíbrio até o fim desse mandato.

Na realidade o prefeito quer evitar demissões ou qualquer outro tipo de corte drástico nos meses vindouros por conta da crise. Recentemente o advogado Esterfeson Marcial, Procurador do Município, esteve numa reunião em Salvador onde foi tratado sobre a questão do Cadastro Rural. Por lei, todos os produtores rurais teriam que fazer esse cadastro até maio deste ano, mas a meta teve que ser prorrogada por mais um ano, não só pela falta de recursos, mas também pela falta de perspectiva quanto a disponibilidade desses.

Os 670 mil pequenos produtores baianos que ainda precisam fazer o seu cadastro e que não podem arcar com todas as despesas sem o apoio do estado, podem interferir diretamente na economia do país, haja vista que a economia mundial exige o cadastro e mais, condiciona a existência deste à realização de transações futuras. Por isso, a falta do cadastro, ocasionada principalmente por falta de recursos nas pastas da Agricultura e do Meio Ambiente do Estado, pode ocasionar problemas na exportação de produtos brasileiros e por tabela, criar um problema com a balança comercial e reduzir ainda mais a arrecadação.

Dr. Esterfeson ficou demasiadamente preocupado porque nessa reunião não foi falado da situação nas pastas mais importantes de um governo, as consideradas prioritárias como Saúde, Educação e Infraestrutura, apenas foi falado da Agricultura e Meio Ambiente. O advogado lembrou que recentemente o Governo Federal cortou cerca de 70 bilhões do orçamento que vão impactar diretamente em políticas públicas e infraestrutura e na manutenção de vários serviços realizados nos municípios.

A reunião em Salvador fez com que tanto o procurador do município quanto a secretária de Meio Ambiente Solange Chagas, que também participou, ficassem ainda mais preocupados com os impactos da atual conjuntura, “o município precisa se adequar, é necessário apertar o cinto ainda mais, porque a tendência é que a receita do município de Itamaraju e de todos os demais do país seja ainda mais reduzida”, disse Marcial, explicando que se a receita vai diminuir, o município precisa também reduzir seus gastos urgentemente.

Isso tudo justifica a implantação em Itamaraju do que já está sendo feito em Brasília, o contingenciamento, “se as transferências de recursos continuarão caindo, não se sabe por quanto tempo, o município terá que rever algumas projeções de investimento, nós já sabemos que as receitas vão diminuir mês a mês por conta da crise, desde janeiro temos realizado reuniões aqui na Prefeitura nesse sentido, o de se planejar uma maior eficientização do uso dos recursos que tendem a ficar cada vez mais escassos. E tanto a Lei de Responsabilidade Fiscal quanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Princípio do Equilíbrio Orçamentário determinam que deva ser realinhado o volume de despesas com o volume de receitas senão o município pode ser duramente penalizado com o corte de pessoal e com uma diminuição ainda maior dos recursos”, orienta o procurador.

O advogado alertou que algumas políticas públicas nas áreas de Saúde e Assistência Social podem ser postergadas e até canceladas e o município precisa estar preparado para isso.

Só para que o leitor compreenda o que está acontecendo, no ano passado a equipe de governo da presidenta Dilma elaborou o orçamento para este ano. Esse orçamento, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela própria presidenta previa um investimento em Educação de 48,453 bilhões de reais, com os cortes no orçamento serão investidos 39 bilhões. Na Saúde estava previsto um orçamento de 98 bilhões, agora serão 88 bilhões. A maior baixa foi exatamente no Ministério das Cidades, o maior parceiro dos municípios, que previa gastar 30 bilhões, e só terá agora 13 bilhões de reais. Esses recursos, cortados, sem sombra de dúvidas, serão rateados entre os mais de 5 mil municípios brasileiros.

Para Marcial, alguns municípios ainda não sentiram de forma mais forte os efeitos da crise, a ponto de serem obrigados a adotar medidas mais drásticas como corte de pessoal ou cancelamento de convênios, nesse contexto se insere o município de Itamaraju, que ainda está em situação confortável graças a um trabalho fiscal competente e de adequação ao momento em que vive o país, mas o pior ainda está por vir, “já tem municípios deixando de pagar a fornecedores e servidores, em alguns os servidores e fornecedores estão sem receber a mais de dois meses”, pontua.

Pelo princípio do municipalismo cada ente federado, caso específico dos municípios, teriam, hipoteticamente, que se manter apenas com seus recursos próprios, aqueles advindos da arrecadação com ISS, IPTU e ITBI, entre outros impostos municipais, mas infelizmente essa realidade é praticamente surreal. A grande maioria dos municípios brasileiros, incluindo Itamaraju que não reajusta seus impostos mais importantes como o IPTU a mais de 15 anos e está entre os municípios onde o cidadão paga em termos percentuais os menores impostos da região, depende dos repasses. Com isso, transferências de recursos federais e estaduais que deveriam ser encarados como receitas Plus (algo a mais) são hoje essenciais para a sobrevivência dos municípios.

Isso explica a situação dos entes que ainda não conseguem sobreviver ou se manter apenas com sua arrecadação própria: como sua principal fonte de receita são o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), com a queda no consumo causada pela recessão que se instala no país, a arrecadação cai e, por consequência, os repasses também. Por isso os pequenos municípios estão experimentando nos últimos meses cada vez maior diminuição nos repasses de FPM.

Isso gera um ciclo vicioso, pois diminuindo o consumo diminui a arrecadação de impostos, diminuindo a arrecadação diminuem os investimentos, diminuindo os investimentos é menos dinheiro na praça e isso vai impactar no consumo que vai diminuir ainda mais. Por isso a ordem no município de Itamaraju é apertar os cintos mais ainda por uma questão de sobrevivência.

O prefeito cobrou de cada secretário que eles comecem imediatamente um planejamento radical que configure em economia de recursos, “vocês como gestores de suas pastas e pessoas de minha confiança terão a responsabilidade de zelar pela diminuição das despesas, quer seja com energia elétrica, água, combustível e material de consumo, pequenas atitudes podem desencadear numa grande economia para o município”, conclamou o gestor durante a reunião.

Para o prefeito, essa consciência precisa ser passada pelos gestores de cada pasta para seus colaboradores, “precisamos conscientizar a todos que trabalham em cada uma das Secretarias que mais do que nunca o município precisa evitar gastos, então não se pode deixar torneiras pingando ou lâmpada acesa sem necessidade, não se pode usar papel ofício como rascunho, são esses detalhes que farão a diferença e garantirão ao município de Itamaraju dias menos angustiantes em período de vacas magras”.

A secretária Lucilene Curvelo fez questão de esclarecer que aquele momento não era para baixar a cabeça ou passar desestímulo para a equipe de governo, pelo contrário, o município está diante de um grande desafio que está sendo colocado a ele por questões alheias as suas possibilidades, “os melhores são aqueles capazes de enfrentar os maiores desafios”, disse, lembrando que até o momento o município de Itamaraju tem garantido o pagamento em dia dos servidores e fornecedores, garantindo os serviços essenciais, “isso graças a um trabalho responsável de zelo pela coisa pública e se depender dessa equipe vamos passar por esse momento delicado de cabeça erguida”. Curvelo admoestou os colegas secretários e chefes de departamentos a fazerem o trabalho de formiguinha, conscientizando seus servidores e colaboradores.

Além da reunião onde o pedido foi passado a todos os secretários, o prefeito determinou que o secretário de Administração Marcos Teixeira vá pessoalmente a cada Secretaria fazer um levantamento das áreas onde podem ser implementadas modificações que representem economia para o município.

O próprio titular da pasta Administração ponderou que o Governo Federal tem mecanismos muito mais ágeis e práticos para adequação à crise, como os cortes no orçamento e o aumento dos impostos, mas os municípios como dependentes da União e do Estado não tem como resolver seus problemas com tanta facilidade, só a folha de pagamento dos servidores do município de Itamaraju gira em torno de 4 milhões de reais, com quase 1 milhão de reais pagos ao INSS mensalmente.  

E quando se afirma que a coisa pode ficar ainda pior não se está exagerando. De acordo com a secretária de Saúde, Gilma Teixeira, os recursos transferidos para o Fundo Municipal de Saúde devem sentir seu maior impacto a partir do mês de julho. E há a sinalização pelo Governo do Estado de que 126 PSF’s serão fechados na Bahia. “Não se sabe ainda em quais municípios esses postos serão fechados”, disse Teixeira, acrescentando que a Saúde de Itamaraju sempre trabalhou no vermelho, nossa receita é incompatível com nossas despesas”, esclarece.

A titular da Saúde ainda adiantou que já se ventila também uma possível desativação de serviços como o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), “Itamaraju atende hoje a uma grande gama de pessoas com deficiência mental, inclusive atendemos até pessoas de outros municípios, se esse serviço for desativado o que será dessas pessoas”, questiona.

contid

Durante a reunião, com 1h40min de duração, o prefeito fez questão de deixar claro a sua confiança em cada um dos integrantes de sua equipe de governo, “quando assumi eu não fiz como alguns políticos que têm mais fé nas pessoas de fora do que nas pessoas daqui, acreditei em vocês e vocês têm respondido à altura, por isso tenho convicção de que posso contar com o empenho de vocês nesse novo desafio (...) mesmo diante das dificuldades temos que ser otimistas e não podemos jogar a toalha, a situação já é difícil e pode ficar ainda pior, mas temos que continuar lutando para que o nosso povo não sinta os impactos dessa crise”, concluiu./Cocobongo

Porto Seguro: MP investiga prefeitura por firmar 8 contratos com uma construtora



O Ministério Público da Bahia (MP-BA) investiga diversas contratações feitas pela prefeita da cidade baiana de Porto Seguro, Claudia Oliveira (PSD). Nos documentos  enviados para os órgãos, a prefeita é acusada de improbidade administrativa e de lesar o erário público.

Segundo informações fornecidas ao órgão, a gestora firmou pelo menos oito contratos com uma mesma empresa na modalidade tomada de preço. Juntos, os acordos somam mais de R$ 2 milhões. A empresa vencedora dos certames é a Cairo Simões Construtora Ltda., com sede no município de Eunápolis, e possui, segundo dados da Receita Federal, capital social de R$ 300 mil. De acordo com documento enviado ao MP-BA, os contratos suspeitos firmados com a constutora foram:

• Construção de duas academias de saúde no distrito de Vera Cruz e Vila Jardim, no valor de R$ 164.062,31;

• Construção de unidade básica de saúde no Gravatá, no valor de R$ 16.787,41;
• Construção de prédio para serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no valor de R$ 515.815,05;

• Reforma e adequação de imóveis para Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde e Pronto Atendimento de Arraial D’Ajuda, no valor de R$ 137.554,35;

• Reforma dos prédios públicos localizados na Rua da Vala-Centro, no valor de R$ 205.225,62;
• Reforma da praça São Sebastião, no valor de R$ 160.656,73;

• Serviços de pintura e reforma dos telhados das unidades de saúde, no valor de R$ 462.024,95;
• Construção de quadra poliesportiva coberta na escola chico mendes, bairro Mirante Caravelas, no valor de R$ 518.113,09


A assessoria do MP-BA informou para reportagem que a promotora responsável pela investigação é Laís Faria Azevedo. O órgão afirmou também que solicitou alguns documentos da prefeitura esclarecendo esses contratos, mas ainda não foram entregues.

A reportagem manteve contato com o secretário de Comunicação do município, Cesar Aguiar, que prometeu enviar um posicionamento. O Bocão News prolongou o prazo de entrega da resposta da prefeitura, mas até o fechamento da reportagem não obteve nenhum retorno.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Com fim de namoro, homem corta em 2 os pertences do casal e leiloa na web


Objetos como cama, celular e até carro surgiram cortados à venda 

Um usuário de um site de vendas na Alemanha chamou atenção ao oferecer 16 objetos cortados pela metade em leilão online. Entre eles estão metade de uma cama, metade de um iPhone 5 e até metade de um carro. Em um vídeo postado no YouTube, o usuário de mesmo codinome (Der Juli) explica nas legendas que se trata da "divisão de bens" após o término de 12 anos de namoro.


"Obrigado pelos 12 'lindos' anos, Laura!!!!! Você realmente fez por merecer a metade", diz em alemão o texto do vídeo, que mostra o homem usando ferramentas especiais para cortar tudo em dois. O nome do vídeo é "für laura" ("para Laura").


A lista de objetos inclui também: meio disco de vinil, meia caixa de correio, meio aparelho de DVD, meio DVD "Bullyparade", meio aparelho de telefone sem fio, meio capacete, meio sofá, meio armário, meio ursinho de pelúcia, meio aparelho de TV, meia cama e meio notebook MacBook Pro.


Os valores iniciais foram todos fixados em 1 euro. A metade do carro (aparentemente um Corsa) é o item que atingiu o maior valor nos lances até o momento: 55 euros./midiamax

Identificadas as 06 vítimas do acidente na BR 101 envolvendo 03 carros



Foram identificadas as seis vítimas do grave acidente que aconteceu  por volta de 19 horas desta quarta feira, 17 de junho, no Km 900 da BR 101, em frente a Rancho Alegre, distrito de Caravelas, envolvendo três carros, Um Siena, m Gol e uma Frontier.

No Siena que vinha do Rio de Janeiro com destino a Paraíba, viajavam Alexandre Abdias da Silva, Elpídio da Silva Pereira de de 55 anos de idade, e Antonio Florencio dos Santos de 69 anos de idade, segundo informações, os três ocupantes do Siena, que segundo a segundo a PRF teria provocado o acidente, estavam indo para a Paraíba visitar um pai

No Gol viajavam, Valdemir de Jesus Chaves de 35 anos, Damiana Pires de Melo e Elenice Pires de Melo, todos de Itabatã. As seis vítimas estão internadas no hospital municipal, algumas foram operadas, mas todos passam bem e não correm risco de morrer./bahiaextremosul

Teixeira de Freitas; Jovem preso mais uma vez após assaltos na cidade


ladrão1

Teixeira de Freitas: Na noite desta quarta-feira, 17 de junho, um velho conhecido da polícia protagonizou mais uma ação criminosa. O jovem, em posse de uma arma de fogo, invadiu um salão de beleza no Bairro Monte Castelo, e agindo de forma bem violenta, obrigou a proprietária e diversas clientes a irem para um canto do salão, e começou a recolher os celulares de todas. As clientes e a proprietária ficaram com a arma apontada em sua direção, então, entregaram ao jovem, os celulares e alguns pertences.

O criminoso saiu do estabelecimento e a bordo de uma bicicleta, evadiu-se do local. Uma das vítimas saiu rapidamente do salão e tentou seguir o assaltante, mas não conseguiu. A Central de Polícia Militar foi informada do crime, e guarnições, juntamente com motocicletas que compõe a Operação Romeu e Julieta, iniciaram buscas a fim de localizar o criminoso, que foi localizado na Rua Itália, no Bairro Monte Castelo. Ao verem um jovem com as características passadas pelas vítimas, os militares o abordou.

Assim que os policiais deram ordem de parada, o suspeito jogou a arma no chão e se entregou. Os militares então recolheram 01 revólver calibre 32, que estava com 04 munições intactas. Após uma revista pessoal, foi encontrado diversos aparelhos celulares, pertencentes às vítimas, momento em que foi dada voz de prisão ao criminoso. Trata-se de Derivan Vieira Costa Junior, 21 anos de idade, e que reside na Rua Maracatu no Bairro Caminho do Mar.

O Derivan possui diversas passagens pela polícia, todas por roubo, e segundo informações passadas à nossa reportagem, o jovem saiu do presídio há duas semanas. Derivan já foi preso por policiais da CETO por 3 vezes cometendo assaltos. Questionado por nossa reportagem sobre mais essa prática criminosa, Derivan preferiu o silêncio. As vítimas foram até a delegacia e reconheceram o acusado como autor do assalto. O caso foi apresentado à delegada Maria Luiza Ribeiro.

Além do acusado, foi apresentado o revólver calibre 32, 04 aparelhos celulares, a quantia de R$ 10,00 (dez reais), 01 relógio Sweet e 01 bicicleta Mônaco. A delegada ouviu as vítimas, os militares e Derivan, e o flagranteou com base no artigo 157 [roubo com emprego de arma de fogo e violência]. Derivan foi recolhido à carceragem da 8ª COORPIN, e na manhã desta quinta-feira (18), será recambiado para o CPTF. Os pertences foram entregues às vítimas./extremosulnews

Acidente envolvendo 03 carros na BR 101, em frente a Rancho Alegre deixa 06 vítimas



Teixeira de Freitas: Grave acidente na manhã desta segunda-feira, 05 de janeiro, por volta das 08h20, na BR 101, entre Rancho Alegre e Posto da Mata, deixou 03 vitimas fatais e alguns feridos. O acidente envolveu uma Ford/Ranger, Branca, placa policial OZI 8433, licenciada em Salvador/BA e um Fiat/Uno Mille Smart, de cor cinza, placa policial GWQ 5997, licenciado em Serra/ES.


Com a violenta colisão entre os veículos, o Ford/Ranger ficou com boa parte de sua estrutura dentro do Fiat/Uno. Uma equipe da GOCIL, empresa patrimonial da Suzano, que transitava pela BR, parou e deu assistência, onde isolaram a área, controlaram o trânsito, evitando que outros motoristas tentassem remover e socorrer as vítimas. Na sequência, acionou o SAMU e a Polícia Rodoviária Federal.


O SAMU chegou ao local e socorreu as outras vítimas ao HMTF. As primeiras informações dão conta de que os sobreviventes são dois, entre eles, uma criança e o motorista da Ranger. Uma guarnição da PRF se deslocou até o local onde realizou os primeiros procedimentos. As três vítimas fatais eram ocupantes do Fiat/Uno. Algumas testemunhas estão sendo ouvidas pela PRF, para tentar entender o acidente.



Nossa equipe ouviu alguns motoristas que trafegavam na rodovia no momento do acidente, e eles disseram que um dos veículos perdeu o controle, vindo a se chocar contra a proteção lateral (meio fio), e descontrolado invadiu a pista no sentido contrário, causando a colisão. Os agentes, após ouvir motoristas que passavam pelo local, se deslocaram até o HMTF para buscar informações das vítimas que foram socorridas ainda com vida.


Uma equipe da Polícia Civil e da Polícia Técnica estão no local investigado as circunstâncias do acidente. Os corpos foram removidos ao IML para exames de praxe. Um inquérito policial foi instaurado para apurar responsabilidade./Liberdadenews

Justiça condena criança de 10 anos por namoro com mulher casada no Paquistão





Um tribunal tribal do sul do Paquistão condenou um menino de 10 anos por manter relações com uma mulher mais velha casa e de outra tribo, e também condenou sua família a pagar uma multa de 700 mil rúpias (6.200 euros).

O chefe da polícia local, Umar Tufail, confirmou os fatos, mas enfatizou que a decisão do tribunal tribal é ilegal e que foi aberta uma investigação do caso.

Os tribunais tribais, instâncias tradicionais constituídas por anciões, são criticados principalmente por apoiar o casamento forçado de mulheres muito jovens para por fim a conflitos familiares.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Itapebi-BA: Vereador pode ser cassado; veja o que ele escreveu no carro.



"Não tenha inveja de mim, vá roubar também". Esta é a frase escrita no carro de um vereador de Itapebi. Segundo site Itapebi Notícias, o edil, cujo nome não foi divulgado, é dono de uma empresa limpa fossa que arrecada R$ 10.400,00 por mês da prefeitura local. 

Não é a primeira vez que vereadores admitem serem a favor de por a mão em dinheiro público. Outro caso recente aconteceu no município de  Parauapebas, no sudoeste do Pará, quando o vereador Odilon Rocha (PMDB) disparou na tribuna da Câmara: "Se o vereador não for corrupto ele não se sustenta com o salário que ganha”. Resultado: foi afastado do cargo.

Homem agride mulher e é preso com maconha em Teixeira de Freitas



Edmilson Alves dos Santos, de 34 anos, foi preso na Rua Abelino Cândido Medeiros,  no bairro São Lourenço em Teixeira de Freitas.

A guarnição da polícia militar realizava rondas de rotina, quando ao avistarem o acusado em atitude suspeita, resolveram abordá lo. Após a revista, os militares encontraram em poder de Edmilson, 10 buchas de maconha. Durante a abordagem, a esposa do acusado informou aos policiais que o mesmo havia lhe agredido fisicamente. A esposa do acusado apresentava diversas escoriações pelo corpo.


O acusado foi encaminhado para a sede da 8ª COORPIN para providências cabíveis e a esposa do mesmo foi orientada a procurara a Delegacia das Mulheres./Opovonews

Carro cai em lago e amigas morrem afogadas no Espírito Santo


Carro cai em lago e amigas morrem afogadas no Espírito Santo


Duas mulheres morreram em um acidente na ES 080, em São Domingos do Norte, Noroeste do Espírito Santo, na noite desta terça-feira (16). O carro das amigas caiu em uma lagoa. A suspeita é a de que elas tenham morrido afogadas. O acidente aconteceu por volta das 19 horas, no quilômetro 189, na altura do Córrego Cristal.

Segundo informações da Polícia Militar, o carro das vítimas, um Polo prata, se desgovernou em uma curva e caiu dentro da lagoa às margens da rodovia.   Renata Silvia Correia, de 30 anos, conduzia o veículo, e Juliete Caetano dos Santos, 21, estava no banco do carona. Segundo a PM, elas moravam no interior de Águia Branca e trabalhavam na sede do município. Depois que saíram do trabalho, foram a São Gabriel da Palha e, na volta, sofreram o acidente.

 O motorista de um carro que seguia atrás viu o momento do acidente e chamou a polícia. As causas das mortes ainda não foram apuradas, mas acredita-se que Renata e Juliete tenham morrido afogadas. Os corpos foram encaminhados para o Serviço Médico Legal de Colatina./GazetaNoroeste

Jucuruçu - e a Previsão do Tempo



Quarta-Feira, 17/06
Nascer do sol:06h08Pôr do sol:17h15
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 95%61%
Índice UV: Muito Alto
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Quinta-Feira, 18/06
Nascer do sol:06h08Pôr do sol:17h15
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 97%47%
Índice UV: Muito Alto
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Ver mais dados
Sexta-Feira, 19/06
Nascer do sol:06h08Pôr do sol:17h16
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 94%57%
Índice UV: Muito Alto
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Ver mais dados
Sábado, 20/06
Nascer do sol:06h08Pôr do sol:17h16
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 95%60%
Índice UV: Alto
Chuvoso durante o dia e a noite
Ver mais dados
Domingo, 21/06
Nascer do sol:06h09Pôr do sol:17h16
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 96%55%
Índice UV: Moderado
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Tendências para os próximos dias:
Segunda-Feira, 22/06
  • Max 23ºMin 15º
  • 3mm
    60%
Sol o dia todo. Muitas nuvens e pancadas de chuva de manhã e à noite.
Terça-Feira, 23/06
  • Max 24ºMin 16º
  • 3mm
    60%
Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
Quarta-Feira, 24/06
  • Max 23ºMin 16º
  • 10mm
    60%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Quinta-Feira, 25/06
  • Max 24ºMin 15º
  • 0mm
    0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Sexta-Feira, 26/06
  • Max 24ºMin 16º
  • 0mm
    0%
Sol com algumas nuvens. Não chove.
*Esta tendência é resultado de modelos numéricos e não tem interferência direta dos meteorologistas. Estes valores podem variar muito de um dia para o outro.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.