Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 21 de agosto de 2021

Deputado Robinho (PP) deixa a base do governo Rui Costa

 Deputado estadual Robinho se pronuncia sobre condenaçãoRobinho diz que gasto de governo Rui com Covid é ‘zero’ e ataca petista: ‘Atenção? nada!’

Após noticia de que o deputado estadual Robinho (PP) não fazia mais parte da bancada do governador Rui Costa (PP) ligamos para o parlamentar,   ele confirmou a noticia e explicou que estava há muito tempo tentando trabalhar ao lado do governador, mas infelizmente não dá mais. 

O ápice da discordância que culminou com o afastamento, foi a defesa do deputado Robinho (PP) ao colega Paulo Câmara (PSDB), que criticou o governo após os sucessivos aumentos nos preços de combustíveis no estado. 

Após ás crítica de Paulo Câmara, Rui Costa sugeriu que o deputado deveria ser interpelado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

Robinho disse que há três anos o governador Rui Costa não paga as emendas impositivas que os deputados tem direito  “há muito tempo tenho tentado uma audiência com o governo para falar dos assuntos, problemas da região mas o governo não atende, ele não faz agenda, não atende os deputados e quando o faz, ele atende 20, 30 deputados de uma só vez, não dá para focar no problema que você quer direcionar” falou o deputado. 

“O marketing “Rui Correria”  é correr dos problemas, ele sai todo dia, ele vai no interior, vai numa cidade, vai em outra, cada cidade é festa, cada prefeito que mostrar sua força, leva prefeitos vizinhos, leva pessoas, chega lá é festa, ninguém consegue falar como governador” Robinho. 

Outro problema relatado por Robinho é a quebra de braço entre o Governo federal com o Governo do Estado, quanto o aumento no preço da gasolina. Alvo de muitas críticas nas redes sociais, o governo da Bahia é acusado de aumento abusivo no ICMS nos preços dos combustíveis.  O que o governo Rui Costa está fazendo “na hora que a Petrobrás dá um aumento, eles, os governos que são contra o presidente eles sobretaxa e o aumento fica acima do que a Petrobrás coloca, porque isso, porque na cabeça do povo o combustível é do governo federal, é hoje, 45% do valor que a pessoa paga na bomba e o gás de cozinha vai para o governo do estado e o deputado Paulo Câmara vem questionando esse assunto” 

Robinho também disse quem um jornalista perguntou o que ele achava de abrir uma Comissão de Ética contra Paulo Câmara e ele respondeu, se for para abrir uma Comissão de Ética  para o deputado que tá falando a verdade  a gente vai ter que abrir uma CPI para o governador que tem três anos que não paga as emendas impositivas, vamos ter que abrir uma CPI para investigar os 49 milhões da compra dos respiradores que não foram entregues”. 

Irritado com as críticas do deputado Robinho, o governo do estado em represália publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado (21), a exoneração de todos os cargos comissionados indicados por Robinho. 

Robinho terminou dizendo que o governo Rui Costa (PT) é um governo de propaganda e em todos os lugares em salvador o que se vê são outdoors enaltecendo obras do governo, mas a realidade é bem outra “O governador fica propagando vacinas quando na verdade é o governo federal que banca, o governo da Bahia ficou vários meses propagando a vacina Sputnik mais até hoje o baiano não viu nenhuma vacina que não seja do governo federal”. 

Robinho é casado com a prefeita Luciana Machado de Nova Viçosa e está no seu segundo mandato como deputado estadual, o parlamentar  disse que  sua decisão é irreversível e ainda não tomou nenhuma decisão quanto a seu futuro político./ politicalivre

Caminhão que trafegava de Cruzeiro do Sul a Jucuruçu tomba e motorista sai em leso

 


Moradores da região próximo a fazenda do senhor Joaquim Ferreira - presenciaram  uma fatalidade drástica  na BA-290, no trecho que liga Cruzeiro do Sul a Jucuruçu. 

Segundo comentários que por volta das 20 h da sexta-feira, 20 - 08 o motorista, que não teve sua identidade revelada, seguia com um caminhão baú de cor azul, sem detalhes da placa em direção à cidade de Jucuruçu.

Quando se aproximou de uma ladeira  acabou  perdendo o controle do veículo que capotou vindo ficar ao lado da estrada bem danificado onde o mesmo teve várias peças arrancadas. 

Mesmo com a  gravidade do ocorrido, que deixou o caminhão bem danificado, o mais importante é que o  motorista do baú não teve nenhum ferimento grave e passa bem.

Dados da Sesab: Teixeira de Freitas tem pior média de vacinados na Bahia

 

Oitavo município em população do estado e polo do Extremo Sul baiano, Teixeira de Freitas mostra menos comprometimento quando o assunto é imunização contra a Covid-19. A cidade é a última em percentual de vacinados, ou seja, entre aqueles que tomaram as duas doses ou dose única, contra o novo coronavírus. 

Segundo a base de dados da Sesab, até esta quinta-feira, 19 de agosto, a população local de imunizados era de 13.819 pessoas, apenas 9,64% do total de 162.438 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2020. 

No quesito de quem completou a vacinação, a cidade fica atrás de Pedro Alexandre, na divisa com Sergipe, segundo pior em média, que registrou 12,33% de imunizados dos seus 16.682 moradores. 

Ao Bahia Notícias, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde Teixeira de Freitas disse que tem trabalhado para aumentar a aplicação da segunda dose, e indicou que vem fazendo o trabalho de divulgação nas redes sociais para convocar a população. 

A gestão informou nesta sexta-feira, 20, que o número de vacinados com a segunda dose chegou a 13.946, média de 38,2% de aplicação das 36.514 doses recebidas. Quanto a primeira dose, a secretária afirmou que 63.242 moradores já tomaram a vacina. 

A relação dos municípios com menos vacinados tem em terceiro pior lugar Barra, no Oeste, que registra 12,76% de vacinados, dos seus 53.910 habitantes. Em quarto aparece Itapicuru, com 12,91% de imunizados [35.883 moradores] e em quinto Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste, registra apenas 12,93% de imunizados, dos 90.162 residentes. 

Na lista dos dez municípios com menos vacinados consta ainda Ibicoara 13%, Ibirapitanga 13,19%, Jaguaripe 13,61%, Irajuba 13,74% e Mucuri 13,87%./BahiaNotícias


'Ficar parado deprime, enlouquece', afirma Boris Casoy, que volta à faculdade aos 80

'Ficar parado deprime, enlouquece', afirma Boris Casoy, que volta à faculdade aos 80


O jornalista Boris Casoy, 80, resolveu cursar medicina veterinária aos 80 anos de idade. Ele já faz aulas online ministradas por professores da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. 

"Há anos manifesto publicamente esse desejo. Agora tenho tempo. Minhas tardes e noites estavam livres. Sou movido a desafios. E essa coisa de ficar parado primeiro deprime, depois enlouquece", diz ele em entrevista à reportagem. 

Segundo Casoy, o curso poderia ser feito presencialmente à noite, mas os cuidados, sobretudo para quem é idoso, precisam ser redobrados, apesar de ele já ter tomado as duas doses da vacina. 

"Mas acredito que [um dia] voltaremos ao normal. Meu campus é o da Vila Leopoldina, a 16 quilômetros de casa", celebra o jornalista que tem canal no YouTube e comanda o Jornal do Boris também nas manhãs da Gazeta. 

Esta, aliás, é a primeira vez que o jornalista apresenta um telejornal na faixa matutina -em suas passagens por SBT (1988-1997), Record (1997-2005), Band (2008-2016) e RedeTV! (2016-2020), o público estava acostumado com o "Boa Noite" dele. 

Casoy, que trabalhou na Folha de S.Paulo entre 1984 e 1987 em várias funções, não recebe salário na Gazeta -trata-se de um acordo alinhavado entre o dono da empresa Ultrafarma, Sidney Oliveira, e a Fundação Cásper Líbero. 

A Gazeta transmite a gravação do Jornal do Boris, que é exibido de segunda a sexta, das 8h às 8h30 no YouTube do jornalista. "Estou enfrentando um momento de felicidade na internet muito grande justamente por poder fazer isso, até palavrão eu já falei. 

Não tem preço. Sou dono do meu próprio nariz", revelou ele em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo no final de 2020./noticiasaominuto

Dois irmãos são baleados e um deles morre em ação criminosa no Bairro São Pedro em Alcobaça

 

Alcobaça: Uma guarnição da Polícia Militar se deslocou, na noite desta sexta-feira, 20 de agosto, até o Bairro São Pedro, próximo ao Bar da Sereia, após um chamado da Central informando sobre tiros e vítimas atingidas no local. 

Chegando ao local, os militares confirmaram o crime, e encontraram duas vítimas caídas no chão. Profissionais do SAMU foram acionados e prestaram os primeiros socorros, encaminhando as duas vítimas para o Hospital São Bernardo. 

As vítimas foram identificadas como sendo os irmãos, Douglas Souza de Almeida, 33 anos e Diego Souza de Almeida, 34 anos. 

O Douglas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito assim que deu entrada no hospital. 

Segundo informações, o Douglas foi atingido no braço direito, no tórax, no braço esquerdo, na região pélvica e na região lombar, sendo no total, 07 (sete) lesões provocadas por projéteis de arma de fogo. 

A segunda vítima (Diego) apresentava lesões por projéteis de arma de fogo no pescoço e no tórax, somando 03 (três) perfurações. 

Segundo apurou nossa reportagem, o Diego chegou consciente ao hospital, não apresentando risco de morte, e ainda prestou informações aos policiais, mas, ao ser questionado, disse não saber a identidade e a motivação dos autores. 

O homicídio consumado e tentado serão investigados pela Polícia Civil de Alcobaça. 

A Polícia Civil autorizou a remoção do corpo do Douglas ao IML, onde será necropsiado. 

Segundo apurou nossa reportagem, o Douglas foi preso na Zona Rural de Alcobaça, em julho de 2020, em posse de uma motocicleta roubada em Teixeira. 

Na ocasião desta prisão, constava um mandado de prisão contra ele, expedido pela Justiça do Estado de São Paulo./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Município de Porto Seguro é obrigado a nomear aprovados em concurso público

 

O Município de Porto Seguro foi obrigado a nomear e efetivar candidatos aprovados no concurso público nº 001/2019, que estavam sendo preteridos por contratos temporários firmados ou prorrogados para o mesmo cargo/função. 

A determinação é da juíza Nemora de Lima Janssen, que atendeu pedidos apresentados em ação civil pública movida pela promotora de Justiça Lair Faria Azevedo. 

Conforme a decisão, o Município deverá ainda observar a ordem de classificação e a rescisão do contrato temporário substituído, no prazo de 30 dias. 

Além disso, deverá se abster de prorrogar contratos temporários ou contratar temporariamente pessoal para cargo que tenha candidato aprovado no concurso. 

De acordo com a sentença, a determinação relativa à não prorrogação de contratos para os quais tenham candidatos já aprovados alcança inclusive aqueles contratos temporários com prazo expirado sob a égide da Lei 173/2020, cuja necessidade de servidor ainda não tenha sido suprida em razão da interpretação dada pelo Município à vedação legal. 

Na ação, a promotora de Justiça explica que o concurso público realizado em 2019 foi encerrado e homologado, mas, mesmo com vários aprovados em cadastro reserva aguardando nomeação, o Município decidiu por renovar contratos temporários que coincidiam com a maioria dos cadastros de reserva do concurso. “O Município chegou a manifestar a necessidade de mais pessoal ao deflagrar vários processos seletivos visando a contratação temporária de pessoal”, registra Lair, ressaltando que muitas das vagas previstas em editais correspondiam aos cadastros de reserva oriundos do concurso n° 01/2019. 

Ela frisa que “ao contratar temporariamente tais servidores, fora dos parâmetros legais, a Administração confessa que precisa do profissional em seus quadros, e por outro lado surge o direito por parte dos concursados à investidura nos respectivos cargos, respeitando-se a classificação final para a convocação”. 

Ciente dessa coincidência de vagas, da existência de cadastro de reserva e da necessidade administrativa quanto a admissão de pessoal, o Ministério Público, através da Recomendação n° 03/21, orientou pela suspensão dos seletivos n° 01/21, 02/21 e 03/21 até a nomeação dos cadastros de reserva. 

Contudo, afirma a promotora de Justiça, o Município não acolheu a Recomendação afirmando que a nomeação dos cadastros de reserva ficaria condicionada à finalização do processo seletivo. 

Na sentença, a juíza Nemora Janssen registrou que “fica claro pela análise dos autos e manifestações do Município de Porto Seguro que a necessidade de pessoal não é temporária. 

O que seria temporária seria a forma do vínculo tão somente em razão da Lei 173/2020. 

Ora, a interpretação legal não pode ser feita de forma totalmente dissociada de sua finalidade e, especialmente, não pode servir de fundamento para violações à Constituição e aos princípios da Administração”./G1

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

STF proíbe cantor Sérgio Reis de se aproximar da Praça dos Três Poderes

No mesmo dia em que autorizou a Polícia Federal (PF) a deflagrar uma operação contra o cantor sertanejo Sérgio Reis por manifestações contra Supremo Tribunal Federal (STF) e outras instituições, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira (20/8) uma distância de segurança ao artista e outras nove pessoas. 

A decisão se baseia na 'incitação à prática de atos violentos e ameaçadores contra a democracia' dos citados. A informação é do Estadão. 

Segundo a decisão, as nove pessoas devem ficar a um raio de distância de, no mínimo, um quilômetro de ministros do STF, senadores ou da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal. A medida, segundo Moraes, visa dar segurança a um ato que pode acontecer próximo ou próprio feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. 

Além de Sérgio Reis, o também cantor Eduardo Oliveira Araújo; os empresários Turíbio Torres e Alexandre Urbano Raitz Petersen; o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido também como "Zé Trovão"; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) Antonio Galvan; e Wellington Macedo de Souza, Juliano da Silva Martins e Bruno Henrique Semczeszm estão contemplados com a medida. 

Todos eles, além do deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ), são investigados no inquérito pedido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por uma suposta convocação da população "através de redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto às vésperas do feriado de 7 de setembro, durante uma suposta manifestação e greve de 'caminhoneiros'". 

A operação desta sexta da PF, que cumpriu mandado de busca e apreensão nas casas de Otoni de Paula e Sérgio Reis, também atende ao pedido da PGR, no mesmo teor. As buscas foram feitas no Rio de Janeiro e em Brasília. 

"Não trata de mera retórica política de militante partidário, mas, sim, de atos materiais em curso conforme acima descrito, que podem atentar contra a Democracia e o regular funcionamento de suas Instituições", diz a PGR na solicitação à PF./politica

Mulher pede para descansar em residência e furta R$ 9 mil em Teixeira: Acusada é presa e vítima recupera R$ 3 mil

 

 Teixeira de Freitas: O furto aconteceu na noite da última quinta-feira, 19 de agosto, por volta das 23h30, na Rua Paraíba, no Bairro São Lourenço, na cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, a vítima estava no seu estabelecimento comercial, quando uma mulher se aproximou do proprietário e pediu para descansar em sua residência que fica ao lado do seu comércio. 

A vítima permitiu que a mulher adentrasse a sua residência, mas após uma média de uma hora, o homem foi verificar como a mulher estava, bem como observar seus pertences, quando constatou que o dinheiro que estava guardado dentro de sua bolsa, sobre a sua cama, havia desaparecido. A vítima ligou para a Polícia Militar, e a mulher foi detida. Segundo a vítima, foi subtraído a quantia de R$ 9.000.00 (nove) mil reais. 

Porém, quando a Polícia Militar averiguou a bolsa de mão da suspeita, havia a quantia de R$ 3.000,00 (três mil) reais em espécie, distribuídas em notas de 100 e 50. O restante, a quantia de R$ 6.000,00 (seis) mil reais não foi encontrada. A acusada foi identificada como sendo, Yasmin Fonseca de Oliveira, 28 anos, que foi conduzida pelos militares para a Delegacia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas. 

Yasmin foi apresentada ao delegado plantonista, Manoel Andreetta, que após oitiva, flagranteou a Yasmin por crime de furto qualificado. O crime não cabe fiança, e Yasmin segue presa na custódia da Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadeneews

Polícia Civil de Itamaraju divulga imagem de autor de tentativa de homicídio ocorrido no bairro Corujão


A Polícia Civil de Itamaraju divulgou, nesta sexta-feira, 20, imagem do autor da tentativa de homicídio que vitimou o adolescente E.N.S. no dia 09/05/21 quando consertava sua bicicleta em frente a uma borracharia localizada na Rua Nova Alegria, no bairro Corujão.  

Durante as investigações realizadas, o suspeito foi identificado como Nivaldo Cruz de Oliveira. 

De acordo com a polícia civil de Itamaraju, através do Delegado Titular Dr. Gilvan de Meireles Prates, após investigação concluída pelo Setor de Investigação da unidade de polícia judiciária de Itamaraju. 

O crime foi praticado por disparos de arma de fogo, nas imediações de uma borracharia e um bar e tinha como intenção atingir a vítima identificada como sendo P.M.B.  

A motivação teria sido o fato de que Nivaldo queria que P.M.B. saísse de uma residência onde morava de aluguel, mas ele não queria sair.  

Foi representada pela prisão preventiva em desfavor de Nivaldo Cruz de Oliveira, a qual foi deferida pela autoridade judiciária nos autos do processo. 

A Polícia Civil pede que informações que levem à localização do suspeito do crime sejam repassadas através do Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido./bahiaextremosul  

Bahia receberá 714 mil doses de vacinas e adota novo critério de distribuição

 

A Bahia receberá 714 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira (20). A primeira remessa, com 362.700 imunizantes da Pfizer/BioNTech, chegará em um voo programado para pousar no aeroporto de Salvador às 9h40. A segunda carga, com 351.300 doses de Coronavac, tem previsão de chegada ao aeroporto às 15h. Exclusivamente para essas remessas, haverá uma mudança no critério de divisão. 

A distribuição dessas vacinas, que deve começar a ser feita ainda nesta sexta-feira, seguirá o critério definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, realizada nesta quinta-feira (19). “Do total, 80% serão destinadas conforme critério populacional e 20% como fator de correção para aqueles municípios que ainda não conseguiram chegar à faixa abaixo dos 25 anos. A ideia é que todos os municípios possam avançar ainda mais com a cobertura vacinal de forma equitativa na faixa etária”, explica a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro. 

Conforme levantamento da coordenação estadual de imunização, até esta quinta-feira, 139 municípios ainda não tinham alcançado a vacinação de pessoas menores de 25 anos, enquanto que outros 128 já estavam imunizando as pessoas com 18 anos ou mais. 

Márcia São Pedro ainda aponta que o Ministério da Saúde já autorizou a utilização da vacina Pfizer/BioNTech para o público de 12 a 17 anos com comorbidades. 

Outra definição acordada na reunião da CIB é que os municípios que já estão concluindo a cobertura vacinal, e não necessitam de mais doses, façam a devolução dos imunizantes para que haja o remanejamento para os municípios em condição inversa. 

Mais de 70% da população com pelo menos primeira dose 

A Bahia ultrapassou 70% da população vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose ou com o imunizante de dose única. A marca foi alcançada nesta quarta-feira (18). Ao todo, até às 12h desta quinta-feira, 7.912.326 baianos com 18 anos ou mais já haviam, ao menos, iniciado o esquema vacinal, o que representa 71,3% da população desta faixa etária, estimada em 11.087.169./bagov

Guaratinga: Vereador denuncia compra de ‘100 Kg de bucho’ para hospital; assunto vira piada

 

Uma compra feita pela prefeitura de Guaratinga tem dado oque falar entre os moradores daquele município. Trata-se da aquisição de 100 kg de bucho bovino que seriam usados para alimentar os pacientes do hospital público da cidade no mês de maio. 

A compra caiu na malha fina do vereador Rodrigo Reis (PCdoB), que durante fiscalização teve acesso às notas ficais. De acordo com Rodrigo Enfermeiro, como é conhecido o edil, mesmo com a compra em grande quantidade, pacientes e funcionários da saúde afirmam que bucho jamais fez parte do cardápio do Hospital Joana Moura. 

“É bucho até umas horas”, ironiza o vereador ao comentar a compra na tribuna da Câmara de vereadores da cidade durante a última sessão. De acordo com ele, o produto foi comprado ao custo de R$21,90 o quilo, representando um gasto total aos cofres públicos de R$ 2.190,00. 

Ao fazer a denúncia, o vereador acusou a prefeita de desviar recursos públicos e pediu que a gestora parasse com esse tipo de conduta. “Prefeita, coloque a cabeça no travesseiro, tenha dó do povo, tenha dó!”, apelou. 

Nas redes sociais o assunto é o tema do momento. “Eu também quero bucho”, diz um enquanto outro internauta interpela “Partiu, cidade do bucho!” 

A redação do Siga a Notícia tentou contato para ouvir as justificativas da gestão, mas não foi atendida./sigaanoticia

Prefeitura do Rio investiga caso de carioca que teria se vacinado 5 vezes contra Covid

 vacinação

A Prefeitura do Rio investiga se uma pessoa tomou cinco doses de vacinas diferentes contra a Covid-19. Segundo informações preliminares, o suspeito, que não teve a identidade revelada, recebeu duas aplicações em menos de 15 dias e tentou se vacinar pela sexta vez nesta semana.  O caso foi veiculado inicialmente pelo jornalista Edmílson Ávila, da TV Globo. 

Confira o histórico de vacinação: 

– 12 de maio: 1ª dose da Pfizer;

– 5 de junho: 2ª dose da AstraZeneca;

– 17 de junho: 2ª dose da CoronaVac;

– 9 de julho: 2ª dose da Pfizer;

– 21 de julho: 1ª dose da CoronaVac;

Semana de 16 de agosto: tentativa da 6ª dose. 

Procurada pela Super Rádio Tupi, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou, por meio de nota, que “o caso está sendo apurado para se identificar se foi uma falha de registro no sistema ou de fato uma irregularidade.”

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Jucuruçu: Entrega da declaração do ITR 2021 procure o Sindicato dos Trabalhadores

 Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e  Agricultoras Familiares de Jataúba: Movimento Sindical dos Trabalhadores e  das Trabalhadoras Rurais contra a aprovação da PEC 241

O prazo para entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), referente ao exercício 2021, teve início no dia 16 de agosto. O procedimento é obrigatório para pessoas físicas e/ou jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive a usufrutuária. A declaração deve ser feita de forma online, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2021, disponibilizado pela Receita Federal. A data limite para realizar o procedimento é 30 de setembro. 

A obrigatoriedade da declaração também se aplica à pessoa física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2021 e a data da efetiva apresentação da declaração, perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante. 

Para acessar a cartilha com orientações produzidas pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, clique aqui. 

Proprietários de imóveis rurais que já tiverem o CAR podem incluir o número do recibo no formulário de declaração do ITR. Os documentos que comprovam as informações prestadas na declaração devem ser guardados até que ocorra a prescrição dos créditos tributários relativos às situações e aos fatos a que se refiram. 

A maioria dos sindicatos rurais do Paraná oferece suporte ao produtor para a realização do serviço. Para isso, é preciso ter em mãos a última declaração do referido imposto, documentação pessoal e da propriedade e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

Valores e multas 

O valor do ITR pode ser pago em até quatro parcelas, com valor mínimo de R$ 50. Se o valor for inferior a R$ 100, deve ser pago em cota única. O pagamento pode ser feito por transferência bancária apenas nos bancos autorizados ou por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), em qualquer agência bancária integrante da rede arrecadadora de receitas federais. 

O proprietário rural que declarar o ITR fora do prazo pagará multa de 1% ao mês, calculada sobre o total do imposto devido. As regras de pagamento mantêm-se em caso de atraso. 

Cartilha 

Para auxiliar produtores rurais em relação a declaração de ITR, o Sistema FAEP/SENAR-PR preparou uma cartilha. O material elenca os principais pontos relacionados ao processo. Para ver o material, basta acessar a seção Serviços, no site www.sistemafaep.org.br. 

Na cartilha, o produtor rural encontra informações sobre o cálculo do valor do imposto, conceitos importantes relacionados ao tema e quais documentos necessários para fazer o ITR. 

S.T.T.R. de JUCURUÇU - SINDICATO DOS TRAB. E TRABALHADORAS RURAIS DE JUCURUÇU-BA - CNPJ: 13.759.698/0001-75 ITR Imposto Territorial Rural Já começou 16/08/2021 a 30/092021 Procure Edvaldo no Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras. Rurais Na rua trindade nº 42 Perto do Correio

43ª CIPM realiza reuniões comunitárias em Itabrasil e Pirajá, distritos de Itamaraju

 

Na manhã desta quinta-feira (19), uma comitiva da 43ª CIPM, composta por major Kelly Ravani, comandante, capitão Sidney Oliveira, subcomandante, subtenente Agnaldo Lima, comandante do 1 Pelotão, e o sargento Nogueira, esteve em visita ao distritos de Itabrasil e Pirajá, distritos de Itamaraju, para tratar da segurança nas duas comunidades.

 

Nas reuniões comunitárias realizadas, uma em cada distrito, a comandante ouviu as necessidades e sugestões, bem assim as opiniões apresentadas pelos moradores sobre o serviço de ronda rural que vem sendo executado pela unidade. Na ocasião, a major prestou alguns esclarecimentos e comunicou que as informações levantadas ajudarão na otimização do policiamento nas duas localidades.

 

A major Kelly Ravani também falou da necessidade que há de uma maior participação dos moradores na segurança dos distritos e passou os números de contato da unidade para as pessoas estarem denunciando as práticas ilegais que presenciarem. A comandante também falou do Conselho Comunitário de Segurança que estará sendo criado e da importância deste ter um representante de cada bairro e de cada distrito do município de Itamaraju.

Dia Nacional do Ciclista: 5 dicas para pedalar com segurança e saúde

 Nesta quinta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional do Ciclista

Nesta quinta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi criada para homenagear Pedro Davison, morto em 2006, aos 25 anos, após ser atropelado por um carro que estava acima do limite de velocidade e transitava em local proibido enquanto ele pedalava no Eixo Sul, em Brasília. 

O Dia Nacional do Ciclista busca conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito no trânsito e do cuidado com quem pedala pelas ruas. A data também promove o uso da bicicleta, que é uma prática saudável, além de um meio de transporte sustentável. 

Segundo dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), entre junho e julho de 2020 houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas no país em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Queremos parabenizar todos os ciclistas de Jucuruçu. 

O principal motivo do aumento foi a pandemia, visto que a população tem evitado as aglomerações nos transportes públicos. Com isso, a bicicleta se torna uma ótima alternativa por ser acessível e contribuir para a saúde. 

Porém, antes de subir na bicicleta, é importante ter cuidado. Confira cinco dicas para pedalar com segurança e saúde: 

Alongue-se: o alongamento é fundamental para aumentar a flexibilidade muscular, ativar a circulação sanguínea e prevenir lesões. Alongue-se por pelo menos 10 minutos para preparar seu corpo. 

Mantenha-se visível no trânsito: no período noturno o campo de visão muitas vezes se torna limitado. Por isso, utilize sinalizadores na bicicleta e nas roupas. Aposte em cores fluorescentes ou claras e estampas refletivas! 

Meias e roupas próprias para praticar esportes: atualmente existem diversos modelos de meias de compressão no mercado específicos para a prática de esportes e seu uso pode ser preventivo, diminui a fadiga, tensão e acelera a recuperação muscular. Outro modelo é a UP 25, indicada para atividades de média e alta intensidade. 

Hidrate-se: a água mantém a pele hidratada e o organismo mais saudável. Beba com frequência, de 1,5 a 2 litros por dia. 

Sempre utilize o capacete: sua principal função é a segurança. O capacete protege a cabeça contra impactos causados por quedas ou batidas em objetos que podem se tornar traumas graves.

Viatura da Guarda Municipal de Teixeira pega fogo em frente a uma escola no Bairro Nova América

 

Teixeira de Freitas: O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira, 19 de agosto, por volta das 09h00, na Rua José Félix, no Bairro Nova América, em frente à porta da Escola Municipal Sheneider Cordeiro Correia. Segundo informações, agentes da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas estavam em trabalhos de rotina, quando inesperadamente o veículo VW/Gol, ano 2012, de cor branca, pegou fogo.

 

Bombeiros do 18º Grupamento de Bombeiros Militar Teixeira de Freitas, estiveram no local e controlaram as chamas. As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão investigadas. O veículo foi removido por um guincho, para o Departamento da Polícia Técnica (DPT ) de Teixeira de Freitas para exames periciais.

 

De acordo com o Sub-comandante da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas, Marcos Gean, apesar do incêndio, nada aconteceu com os Agentes da Guarda Municipal./Lenio Cidreira/Liberdadenews

MP aciona Município de Porto Seguro para impedir adoção e distribuição de ‘Kit Covid’

 

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Lair Faria Azevedo, acionou o  Município de Porto Seguro para que a Justiça impeça a adoção e distribuição do protocolo precoce de combate ao Covid 19 na cidade. Na ação, o MP requer, em caráter de urgência, que o Município se abstenha de adquirir e dispensar aos cidadãos, pagar ou reembolsar os medicamentos do protocole precoce, conhecido como ´Kit Covid’, que inclui a cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina. “A utilização, pelo SUS, de determinado fármaco para uso distinto do que consta em seu registro, é permitida somente mediante autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que não ocorre nessa caso”, destacou a promotora de Justiça. 

Ela complementou que, apesar do avanço da vacinação da população, desde o dia 17 de janeiro deste ano, o Município adotou protocolo de tratamento Covid, publicado no Diário Oficial do Município de 29 de janeiro, adotando e distribuindo para os pacientes com Covid-19 os fármacos ivermectina, sulfato de hidroxicloroquina, cloroquina, nitazoxanida, azitromicina e cloroquina, que não possuem registro na Anvisa. Na ação, o MP requer ainda que a Justiça determine ao Município a suspensão da utilização do protocolo precoce, seja como medida preventiva, seja como medida repressiva, como política de enfrentamento ao coronavírus; e que proíba a prescrição desses medicamentos e a distribuição dos mesmos pelas farmácias dos hospitais da rede própria da Secretaria Estadual de Saúde para os pacientes com quadro suspeito ou confirmado de Covid-19, atendidos nas redes própria e contratualizada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, sem outro diagnóstico que justifique o uso dos mesmos.

 

O MP também ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Oliveira Azevedo de Melo Soares. Segundo a promotora de Justiça, antes de ajuizar a ação, o MP formulou proposta de Acordo de Não Persecução Cível (ANC), no entanto a acionada não manifestou interesse na celebração do acordo, tornando inevitável o ajuizamento da ação. Ela complementou que a secretária de saúde vem adotando pronunciamentos contrários ao plano de enfrentamento à pandemia Covid, incentivando o uso do protocolo medicamentoso cuja eficácia não foi reconhecida pela Anvisa, e desestimulando a imunização da 2ª dose das vacinas, apesar dos fabricantes prescreverem as duas doses para a completa imunização. 

“A acionada, que possui perfil de influenciadora digital com mais de 156 mil seguidores, apesar de ocupar cargo de secretária de Saúde, mantém postura nas redes sociais diametralmente oposta à política municipal, estadual, federal e mundial de enfrentamento à pandemia do coronavírus, confundindo a população, fomentando indiretamente a disseminação do vírus e promovendo um descaso com a coisa pública e prejuízo ao erário”, ressaltou a promotora de Justiça Lair Faria Azevedo. Na ação, o MP requer, em caráter liminar, que a Justiça determine a indisponibilidade de bens da acionada até o limite de R$ 50 mil, como meio de viabilizar o ressarcimento do dano, nos termos da lei anticorrupção.  Segundo consta na ação, em marco de 2021, o Estado da Bahia noticiou representação que a requerida, em diversas entrevistas e pronunciamentos públicos, veiculados pela internet, tem divulgado informação errada, no sentido de que quem já contraiu a Covid-19 somente deve tomar uma única dose de vacina, porque o sistema imunológico do organismo já estaria estimulado pela infecção, tornando-se desnecessária a segunda dose. 

“Importante destacar que tal orientação não encontra respaldo nem na bula de quaisquer das vacinas atualmente ministradas no Brasil, nem em publicação científica de amplo reconhecimento, tampouco em orientações das secretarias de Saúde municipal, estadual ou do Ministério da Saúde. 

Como pedido final, o MP requer a perda do cargo de Secretária Municipal de Saúde de Porto Seguro, bem como a aplicação das sanções pela prática dos atos de improbidade de lesão ao erário e por atentar contra os princípios da administração pública, violando os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições. “Nesse contexto, e na condição de Secretária Municipal de Saúde, Raissa Oliveira incidiu em ato de improbidade administrativa  pelo qual deve ser responsabilizada. A adoção do protocolo precoce como política pública e a dispensação dos fármacos que compõem o protocolo precoce ferem o princípio da legalidade. Além disso, a realização de despesa pública para a compra de tais medicamentos constitui lesão ao erário”, afirmou a promotora de Justiça./mpba

Homem sofre graves fraturas após ser atropelado na BA 290 em Medeiros Neto

 

Um atropelamento ocorrido por volta das 8 horas da manhã desta quinta-feira, 19 de agosto, próximo a Ponte Nova, na BA 290 em Medeiros Neto, deixou um homem com sérias fraturas. 

 Segundo informações, chovia bastante no momento em que um motociclista colidiu com o homem. O SAMU foi acionado e socorreu a vítima para o HMMN (Hospital Municipal de Medeiros Neto). Após ser atendido, o homem foi diagnosticado com uma fratura na mandíbula e no maxilar, além de uma lesão na cervical. 

Ele precisará ser transferido para Teixeira de Freitas, pois precisa de uma avaliação com um neurologista. O motociclista teve apenas ferimentos leves. A identidade dos envolvidos não foi divulgada./bahiaextremosul

Prefeito e vice têm os mandatos cassados por comprar votos em eleição

 Foto/Reprodução

O prefeito Bruno Lamounier Furtado (DEM) e o vice-prefeito, João Paulo Lamounier, de Camacho, município localizado no Centro-Oeste de Minas, tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral na terça-feira (17/08). Os políticos foram acusados por abuso de poder político e econômico e compra de votos nas eleições de 2020, quando foram reeleitos. 

Além da perda dos cargos, os dois políticos e o chefe do setor de obras do município também foram condenados ao pagamento de multa e receberam sanção, não podendo ser eleitos por oito anos. O requerimento foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Justiça Eleitoral julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). 

Segundo a ação, o prefeito e o vice-prefeito “cederam servidores, máquinas, veículos e equipamentos do município para construção e reforma de imóveis particulares, com o intuito de beneficiar a candidatura da chapa”, conforme nota do MPMG. 

As irregularidades ocorreram às vésperas das eleições municipais, no segundo semestre de 2020. De acordo com a ação, em retribuição à reeleição, os funcionários beneficiados teriam trabalhado ativamente na campanha eleitoral. 

“O abuso do poder econômico revestiu-se de redobrada gravidade, uma vez que a compra da liberdade de escolha do eleitor se deu através do emprego de recursos públicos, valendo-se os candidatos da força de trabalho de servidores e de bens da administração, às custas, portanto, do tesouro municipal”, informou o Ministério Público, em nota./zerohoranews

Guaratinga,: Testemunha afirma que tentativa de execução de professor foi motivada por vingança; arma falhou no momento do crime

 [Testemunha afirma que tentativa de execução de professor foi motivada por vingança; arma falhou no momento do crime ]

Uma testemunha que presenciou uma tentativa de homicídio contra um professor, no último sábado (14), em um bar no município de Guaratinga, no sul da Bahia, deu detalhes sobre o ocorrido em entrevista ao BNews nesta quarta-feira (18). 

De acordo com a testemunha, que preferiu não se identificar, o suspeito seria ex-aluno da vítima e já teria a ameaçado de morte há cerca de dois anos. 

Imagens gravadas pelas câmeras de segurança do estabelecimento registraram o momento em que um jovem de boné se aproxima da vítima com a arma em punho e mira a cabeça do homem. 

Após perceber que o revólver havia falhado, o suspeito fica nervoso e foge do local correndo. Na ocasião, o professor estava acompanhado da noiva, que sentada à sua frente na mesa, parece não perceber o que estava acontecendo. 

A testemunha ouvida pela reportagem relatou que tudo ocorreu rapidamente e a tentativa de homicídio só foi notada por um cliente de um bar vizinho. “Na hora foi tão rápido que a gente nem viu. Quem viu foi um cliente de um bar ao lado e veio avisar a gente. Estava todo mundo próximo e ninguém viu”, informou ao BNews.

 

“Ele relatou pra gente, a gente ficou assim olhando um pro outro, mas tanto o professor, minha esposa, funcionários do bar, todo mundo ficou sem entender, porque ninguém viu nada”, acrescentou.

 Ainda segundo a testemunha, o suspeito é um ex-aluno da vítima que atua como professor em uma escola municipal de Guaratinga. Além disso, o crime teria sido motivado por vingança, já que o jovem havia ameaçado o profissional da educação. 

“Dois anos atrás ele teve um desentendimento com esse ex-aluno, o aluno guardou mágoa, mas ele [a vítima] nunca teve essa maldade não”, relatou à reportagem. 

Para a testemunha, a noiva da vítima de fato não teria percebido a ação do suspeito. “Chega um momento que ela encosta a cabeça nele, e o rapaz atirando, e ela sem ver nada”, concluiu. 

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil afirmou o caso é apurado pela DT/Guaratinga./bnews 

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Fla faz 5 a 1 no Olimpia e vai à semi da Libertadores com melhor ataque

 Jogadores do Flamengo comemoram gol pela Libertadores - Staff Images / CONMEBOL

Virtualmente classificado ao vencer o jogo de ida por 4 a 1, o Flamengo fez mais que seu dever de casa em Brasília. O time goleou o Olimpia (PAR) por 5 a 1 e carimbou seu lugar na semifinal da Libertadores. Com gols de Gabigol (dois), Bruno Henrique, Arão e Salcedo (contra), com Recalde descontando, o Rubro-Negro fez a festa do torcedor presente ao Mané Garrincha. 

Com mais um massacre para a conta, o Fla assumiu o posto de ataque mais positivo da competição, com 28 gols. Antes de a bola rolar, o Palmeiras liderava com 26. Garantido na próxima fase, os cariocas aguardam o o vencedor do duelo entre Barcelona (EQU) e Fluminense, que decidem amanhã o confronto, em Guayaquil. Na ida, empate por 2 a 2 no Maracanã. 

Com o sonho da América ainda vivo, o Rubro-negro volta suas atenções para a disputa do Brasileiro. No domingo (22), a equipe visita o Ceará, às 16h, no Castelão. 

Everton e Arrascaeta deitam e rolam 

Os dois cérebros do Flamengo foram grandes figuras do Flamengo em Brasília. Decisivos na hora do passe final, a dupla foi responsável por construir as melhores jogadas do time e confirmaram o momento ascendente sob a batuta de Renato Gaúcho. 

Rodinei: bem na frente, inseguro atrás 

Escolhido por Renato Gaúcho para substituir Isla, que se recupera de fadiga muscular, Rodinei voltou a atuar e teve atuação irregular. Com boas passagens pelo corredor, deu bola perfeita para Gabigol abrir o placar, embora tenha tomado algumas decisões erradas. Defensivamente, o jogador deu brechas por seu lado e deu um bote errado no lance que resultou no gol paraguaio. 

Flamengo resolve sem problema 

Ainda que longe de suas melhores noites, o Flamengo goleou o Olimpia para garantir a vaga. O time não teve toda aquela "fúria" para retomar a bola e amassar o rival, mas foi cirúrgico nas oportunidades criadas e liquidou o jogo sem sofrimento. Quarteto formado por Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol mostrou todo seu poder e deixou o sonho pelo tri ainda mais aceso. 

Olimpia desaba após gol 

Mesmo goleado na ida, o Olimpia tentou sair para o jogo e apostou em uma marcação forte para brecar o favorito Flamengo. O time fazia uma partida bem organizada, mas o gol de Gabigol desmantelou os planos do time paraguaio, que não deixou de batalhar mesmo em desvantagem. O desnível técnico, no entanto, foi determinante para a goleada. 

Com mais dois golzinhos com a camisa do Flamengo, Gabigol chegou aos 10 marcados na Libertadores, superando em um o número que alcançou na edição de 2019. Ao todo, o camisa 9 tem 22 gols na competição continental e busca superar a marca de Luizão, maior artilheiro brasileiro no torneio (29). 

Cronologia 

Aos 29 minutos do primeiro tempo, Rodinei cruzou e Gabigol completou para o gol. Aos 36, Arrascaeta cruzou na medida e Bruno Henrique cabeceou para o gol. Aos 44, Recalde fez a festa dentro da área, driblou Léo Pereira, deixou Diego Alves e marcou. Aos 3 do segundo tempo, Arão aproveitou sobra na área e ampliou. Aos 10 minutos, Salcedo tocou para a própria rede após escanteio. Aos 32, Gabigol cabeceou o fez o quinto. 

Pela segunda vez desde a explosão da pandemia, o Flamengo contou com o calor de seu torcedor. Assim como no duelo contra o Defensa y Justicia, o Mané Garrincha recebeu público. Desta vez, o estádio de Brasília tinha 30% de sua capacidade e 11.211 torcedores pagaram ingresso./uol

Robinho critica dificuldade em acionar secretário de Segurança para proteger prefeito de Itanhém

 Robinho pode ser relator da PEC da Previdência - Política ao Vivo

 

O deputado estadual Robinho (PP), reclamou na sessão plenária da ALBA desta terça-feira 17, da dificuldade em ser atendido pelo secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino. 

Além de Robinho, as críticas também partiram do presidente da Alba, Adolfo Menezes (PSD), – ambos da base governista. 

O estopim da críticas teria sido as tentativas, sem sucesso, de solicitar ao chefe da pasta proteção especial para o prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros (PSD), após o ataque criminoso ( relembre aqui) contra o prédio da prefeitura sofrido na última quarta-feira 11. 

Segundo ele, a ação aconteceu porque os traficantes concluíram que partiu do gestor municipal a ordem para as incursões policiais para inibir e dificultar a venda de entorpecentes. 

“A que ponto chegamos. Eu tentei falar com o secretário de Segurança, consegui falar com a secretária dele. Falei do problema, pedindo proteção e segurança não só para o prefeito, mas para família do prefeito”, contou Robinho que na oportunidade apelou aos colegas que intercedessem ao governador pedindo atenção especial no caso./BNews

Idoso desaparece no Centro de Teixeira e família pede ajuda

  

João da Cruz Pereira, de 66 anos, desapareceu por volta das 13 horas desta quarta-feira, 18 de agosto, na região conhecida como “Lagoa”, no Centro de Teixeira de Freitas. 

De acordo com familiares que  nos procurarmos , João da Cruz saiu de casa em direção a uma pracinha localizada no fim das ruas Visconde de Mauá e Joaquim Nabuco, mas acabou desaparecendo. 

A preocupação dos familiares em tentar achá-lo o mais rápido possível é por conta de um problema mental enfrentado por João, que o deixa desorientado e afeta sua fala, provocando dificuldades de comunicação. 

João saiu de casa usando uma calça na cor esverdeada e camisa xadrez azul. Qualquer informação pode ser repassada para o (73) 9 98374356, falar com Jair./ SulbahiaNews

Vídeo: Guaratinga aluno tenta atirar três vezes em professor, mas arma falha

 [Vídeo: aluno tenta atirar três vezes em professor, mas arma falha ]

Imagens de câmeras de segurança de um restaurante de Guaratinga, a 703 quilômetros de Salvador, registraram o momento em que um professor sofre um atentado e por sorte não é executado. 

O homem estava no local com a esposa, na noite de domingo (15), quando um ex-aluno aparece, armado, e tenta executá-lo com tiros contra a cabeça, mas o revólver falha três vezes. 

No vídeo, é possível perceber que a vítima nem percebe a ação e o risco que correu. De acordo com informações, o suspeito tem menos de 18 anos e teria tido um desentendimento com o professor em 2018. 

À época, o adolescente teria chamado a atenção do jovem por conta do mau cheiro nas axilas do aluno. A mãe do jovem chegou a registrar um Boletim de Ocorrência contra o professor, o que permitiu a identificação do adolescente após o atentado.

Segundo um policial, a explicação para a arma não ter disparado pode estar na munição velha e mal conservada. 

Até a manhã desta segunda-feira (16), o professor ainda não havia registrado queixa na delegacia local.

MP-BA promove ação civil pública contra Raissa Soares por ato de improbidade administrativa

 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está promovendo uma ação civil pública contra a médica Raissa Soares. Segundo o órgão, a medida é por conta de suposto ato de improbidade administrativa. Conhecida como “Dra Cloroquina”, a médica ganhou fama nacional após promover tratamento contra a Covid-19 em Porto Seguro, ministrando a hidroxicloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada. 

“Em virtude da mesma, enquanto secretária municipal de saúde do Município de Porto Seguro, desestimular a imunização da população contra o vírus da Covid-19 e estimulando a adoção de um suposto tratamento precoce, contrariando as orientações da ANVISA”, a médica se tornou objeto da denúncia do MP, protocolada na última segunda-feira (16), através da promotora Lair Faria Azevedo. 

De acordo com a ação, a secretária de Saúde tem adotado posturas pouco adequadas, “apesar do Município de Porto Seguro adotar a política da imunização, na esteira de todos os países do planeta terra, a requerida vem adotando pronunciamentos contrários ao plano de enfrentamento a pandemia Covid consistente em incentivar o uso do protocolo medicamentoso, cuja a eficácia não foi reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, e desestimular a imunização da 2ª dose da vacina, apesar dos fabricantes e de todo o mundo prescreveram as duas doses da vacina para a completa imunização”. 

Segundo o MP, foi formulada uma proposta de acordo com a médica, “onde foi proposta a realização de um vídeo pela própria requerida, onde a mesma retrataria sua postura e esclareceu que o protocolo precoce (Kit Covid) não tem registro e aprovação na ANVISA e que as vacinas são autorizadas pela ANVISA e que a 2ª dose da vacina é imprescindível para a imunização”. “No entanto, a investigada não manifestou interesse na celebração”. 

O MP apresenta na ação diversos vídeos e mensagens postadas onde a médica desestimularia a imunização contra a Covid-19. “Ao passo da absurda ‘propaganda’ contra a vacina, a requerida vem fazendo apologia para o enfrentamento da Covid a um protocolo precoce de tratamento sem qualquer embasamento no Ministério da Saúde e na OMS, notadamente, agora, em todos os países do mundo estão focando suas medidas de enfrentamento ao Covid na vacinação da população”, acrescenta. 

O órgão também pede que Raíssa seja condenada à reparação do dano extrapatrimonial causado, no valor de R$ 50 mil em favor do Fundo de Direitos difusos. A 5ª Promotoria de Justiça de Porto Seguro já notificou os interessados na causa./bahiaextremosul

Homem é morto com mais de 10 tiros após bandidos invadirem residência

 

O operador de área da Veracel Celulose Ocílio José Rocha de 31 anos foi executado com mais de 10 tiros no inicio da madrugada desta quarta-feira, 18 de agosto, após os assassinos invadirem sua casa, na Rua Santo Antônio em Barrolândia, distrito de Belmonte. 

Segundo informações, oito pessoas consumiam bebidas na casa quando um Fiat Toro Branco parou em frente à residência, três homens armados desceram e invadiram a casa atirando. 

Ainda segundo o Belmontenews, algumas pessoas que estavam na casa conseguiram correr para o quintal, já a vítima e um dos amigos não conseguiu sair da casa e foram alcançados pelos bandidos. O amigo de Ocílio se fingiu de morto enquanto os bandidos alvejavam a vítima com dois tiros na cabeça e quatro tiros na região do tórax. 

Ocílio chegou a ser socorrido para o pronto-socorro do Hospital de Barrolândia, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. 

No local foram encontrados munições Calibre .380 e de espingarda Calibre .12. 

O corpo foi removido para o IML (Instituto Médico Legal) de Porto Seguro. A polícia da Delegacia Territorial de Belmonte investiga autoria e motivação do crime./bahiaextremosul

Palmeiras vence o São Paulo, encerra tabu e está na semifinal da Libertadores

 

O Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 0 na noite desta terça-feira (17), no Allianz Parque, e é o primeiro time garantido na semifinal da Copa Libertadores da América. O Verdão vai encarar na próxima fase Atlético-MG ou River Plate, que se enfrentam nesta quarta (18). 

De quebra, o Palmeiras vingou o vice do Campeonato Paulista deste ano e ainda encerrou o tabu de nunca ter vencido o São Paulo na Libertadores. Além do 1 a 1 no duelo de ida na semana passada, no Morumbi, as equipes tinham se enfrentado outras oito vezes pelo torneio, com seis vitórias do Tricolor e dois empates. 

Os gols do clássico foram marcados por Raphael Veiga, aos dez minutos do primeiro tempo, Dudu e Patrick de Paula, aos 21 e 32 do segundo, respectivamente. O Palmeiras só não foi melhor durante o início da etapa complementar. No restante da partida, o Verdão encaixotou o São Paulo e mostra que chega forte para defender o título da Libertadores. 

O jogo 

Apesar de poder jogar por um empate sem gols - em razão do 1 a 1 do confronto de ida no Morumbi -, o Palmeiras foi quem começou o clássico com mais iniciativas. E o Verdão não demorou para abrir o placar: aos dez, Zé Rafael aproveitou vacilo de Arboleda, puxou contra-ataque, deixou Daniel Alves no chão e serviu para Raphael Veiga chutar no canto de Volpi, que não conseguiu defender. 

O São Paulo, então, teve de se atirar ainda mais ao ataque. O problema é que o Tricolor não conseguia envolver a defesa alviverde. O técnico Hernán Crespo colocou Gabriel Sara praticamente como um ponta pela esquerda, enquanto Daniel Alves era o responsável por tentar construir as jogadas pela direita, quase sempre puxando para o meio. 

O Palmeiras, por sua vez, ficou ainda mais confortável para fazer o que mais sabe: se defender e sair em velocidade nos contra-ataques. Rony exigiu boa defesa de Volpi e Raphael Veiga arriscou da entrada da área e viu a bola desviar na zaga. 

No segundo tempo, o São Paulo voltou com o atacante Rojas no lugar do meio-campista Rodrigo Nestor. O Tricolor pressionou e só não chegou ao empate aos 11 minutos porque Pablo perdeu chance inacreditável, sozinho e cara a cara com Weverton, após lindo passe de Rigoni. Muitos jogadores do Tricolor colocaram a mão na cabeça depois do lance, cientes de que era a grande oportunidade criada até então. 

Com o passar do tempo, o Palmeiras voltou a dominar o jogo e construiu a vitória com facilidade. Volpi até defendeu chute forte de Wesley na entrada da área, mas nada pôde fazer quando Dudu, na sequência do lance, encheu o pé e acertou o ângulo para ampliar aos 21 minutos. 

O São Paulo não esboçava qualquer tipo de reação e viu o Palmeiras marcar o terceiro aos 32, com Patrick de Paula, que aproveitou erro de Igor Gomes na saída de bola, finalizou de fora da área e contou com desvio na zaga que enganou Volpi. 

Com 3 a 0 e a 15 minutos para o fim da partida, era nítido que a vaga na semifinal ficaria com o Palmeiras. O São Paulo ainda teve Vitor Bueno expulso aos 36, por uma forte entrada em Gustavo Gómez, com as travas da chuteira. Se nem com 11 jogadores o Tricolor tinha chances, com dez ficou impossível. A vaga é do Verdão. 

FICHA TÉCNICA 

PALMEIRAS 3 X 0 SÃO PAULO 

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data: 17/8/2021, às 21h30

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)

Assistentes: Dionisio Ruiz (COL) e Wilmar Navarro (COL)

VAR: Julio Bansuñán (CHI)

Cartões amarelos: Arboleda, Daniel Alves

Cartão vermelho: Vitor Bueno

Gols: Raphael Veiga, aos 10 minutos do primeiro tempo; Dudu, aos 21 do segundo tempo; Patrick de Paula, aos 32 minutos do segundo tempo 

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga (Piquerez) e Dudu (Felipe Melo); Wesley (Gabriel Menino) e Rony (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira 

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan (Rojas), Liziero, Rodrigo Nestor (Igor Gomes) e Gabriel Sara (Vitor Bueno); Rigoni e Pablo (Eder). Técnico: Hernán Crespo./sbt

Santa Cruz Cabrália receberá ônibus e cestas básicas do Ministério da Cidadania

 

 Após audiência no Ministério da Cidadania nesta terça-feira, 17, em Brasília, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, anunciou novas conquistas para o município, que receberá um ônibus e cestas básicas. 

Acompanhado do deputado federal Cláudio Cajado, o prefeito participou de reunião com o ministro João Roma e equipe. “Agradeço muito ao deputado por sempre nos atender em Brasília e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, bem como ao ministro, que se mostrou sensível aos nossos pleitos”, afirmou o gestor. 

O novo ônibus faz parte da rede SUAS (Sistema de Único de Assistência Social) e atenderá às necessidades da pasta de Assistência Social. 

As cestas básicas disponibilizadas pelo Ministério serão destinadas às famílias em vulnerabilidade que vivem próximo ao lixão. “Também conseguimos recursos para programas esportivos e outras ações que serão colocadas em práticas ainda no segundo semestre”, completou o deputado Cajado./sigaanoticia

Mais de 290 mil pessoas estão com 2ª dose atrasada na Bahia

 [Mais de 290 mil pessoas estão com 2ª dose atrasada na Bahia]

A secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, fez um apelo, nesta terça-feira (17), para que as mais de 290 mil pessoas que estão com esquema vacinal incompleto contra a Covid-19, compareçam nos postos de vacinação em todo o Estado da Bahia para receberam a segunda dose do imunizante contra a doença.  

Segundo a secretária, 91.922 baianos que receberam a primeira dose da Coronavac estão com a segunda dose atrasada. Dos cidadãos que receberam a vacina da AstraZeneca, 182.238 ainda não foram aos postos para completarem o esquema vacinal. 

Já em relação a vacina da Pfizer, 17.667 pessoas precisam se deslocar aos postos para se imunizarem com a segunda dose da vacina da BioNTech. 

Secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim faz apelo para que as mais de 290 mil pessoas que estão com esquema vacinal incompleto contra a Covid-19 compareçam aos postos para receberam a segunda dose do imunizante. 

Na segunda-feira (16), o governador Rui Costa lamentou que os números da Covid-19 na Bahia pararam de cair há quatro dias. Por meio do Twitter, nesta segunda-feira (16), o mandatário disse que "a doença ganhou novo fôlego em vários lugares". 

"Infelizmente, muitas aglomerações têm sido registradas na Bahia. Precisamos que a sociedade nos apoie. Não estamos no momento de festas. Há 4 dias os números do #coronavírus pararam de cair no estado. A doença ganhou novo fôlego em vários lugares e não podemos baixar a guarda", afirmou./bnews

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Conheça as principais atribuições do prefeito

 

Eleger um prefeito é uma fazer uma escolha de extrema importância e, ao mesmo tempo, de responsabilidade por parte de cada eleitor, pois o futuro da cidade estará nas mãos de quem vencer a disputa. é importante saber quais são as principais funções desse cargo. 

O prefeito, autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. A aplicação desses recursos públicos deve obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n° 101/2000) e ao que for fixado na lei orçamentária anual do município, proposta pelo prefeito e votada pelos vereadores, que representam o Poder Legislativo municipal. 

O mandato do prefeito tem duração de quatros anos. Nesse período, ele deve, entre outras funções, zelar pela boa administração da cidade, empreendendo a gestão da coisa pública, além de exercer o controle do erário, planejar e concretizar obras, sejam elas da construção civil ou da área social. 

Para a vitória nas urnas, o candidato ao cargo de prefeito (candidato majoritário) deverá obter a maioria absoluta dos votos. Caso o município tenha mais de 200 mil eleitores, a decisão do pleito pode vir a ocorrer em dois turnos. Dessa forma, para ser eleito já no primeiro turno, é preciso alcançar a maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, mais de 50% na primeira eleição. 

Leis 

Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara municipal (também chamada de câmara de vereadores), mas também vetar e elaborar propostas de leis quando achar necessário. 

Contudo, ele não administra sozinho, e por isso depende de apoio político dos vereadores, assim como de outras esferas governamentais, ou seja, dos governos estadual e Federal. 

A ajuda destes dois últimos acontece por meio de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais, os quais, principalmente no caso de prefeituras de pequenos municípios, tornam-se fundamentais para o atendimento das demandas locais. 

Atribuições 

Outras atribuições são desempenhadas em parceria com os governos estadual e Federal, como a gestão da área da saúde, por exemplo. Na área de saneamento básico, as prefeituras atuam em parceria com os estados. Na educação, a obrigação do município é cuidar das creches e do ensino fundamental. 

Para realizar suas tarefas, as prefeituras contam principalmente com o dinheiro arrecadado pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços (ISS). Mas nem sempre essa verba é suficiente, podendo ser necessário um aporte do Governo Federal. 

Decidir onde vai ser aplicado o dinheiro arrecadado é uma tarefa do prefeito, que precisa ser aprovada pela câmara de vereadores. A população deve fiscalizar o trabalho do prefeito e, sempre que suspeitar de irregularidades, deve encaminhar denúncia ao Ministério Público ou à câmara municipal. 

É importante ressaltar que, caso venha a cometer algum crime, o prefeito é julgado pela câmara de vereadores, que, comprovando as infrações político-administrativas cometidas, poderá condená-lo, sujeitando-o a pena de cassação do mandato. As infrações político-administrativas que podem ser cometidas por prefeito, estão listadas no art. 4º do Decreto-lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967. 

Cabe ao prefeito: 

 Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes;

 Organizar os serviços públicos de interesse local;

 Proteger o patrimônio histórico-cultural do município;

 Garantir o transporte público e a organização do trânsito;

• Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;

 Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques;

 Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;

 Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;

 Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;

 Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;

 Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;

 Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;

 Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma;

 Planejar, comandar, coordenar e controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo.

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.