Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 11 de março de 2023

Mais uma vítima de animais soltos em vias públicas: Motociclista morre ao colidir com vaca no interior de Medeiros Neto

Medeiros Neto: O acidente aconteceu na madrugada deste sábado, 11 de março, por volta das 01h30, em uma estrada vicinal, no distrito de Água Limpa, no município de Medeiros Neto. A vítima foi identificada como sendo, Clemente Lucas, de 56 anos, natural de Medeiros Neto. 

Segundo informações, Clemente trafegava com sua motocicleta em uma estrada vicinal, quando foi surpreendido por um animal bovino (vaca) Na colisão, veio a óbito no local. Policiais Militares da 44ª CIPM atenderam a ocorrência e preservaram a área até a chegada da Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. 

O delegado plantonista autorizou o servidor público Sidney Neves a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) para exames de necropsia. A moto foi removida ao Pátio da 44ª CIPM de Medeiros Neto e será periciada./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Homem que escapou de tiroteio com Rondesp é morto horas depois; ele portava granada explosiva

Eunápolis: Um dos homens que escapou do cerco da Rondesp que resultou em dois mortos, no início da tarde de sexta-feira (10), em Eunápolis, foi localizado poucas horas depois pela Polícia Militar em outra região da cidade e também acabou morto em uma troca de tiros. 

Segundo a PM, Deivide Nascimento de Souza, idade não confirmada, foi abordado no bairro Vista Alegre. De acordo com a informação, ele era passageiro de um carro e, durante abordagem, desceu do veículo já atirando contra os policiais, que revidaram. 

Baleado, o homem foi encaminhado para o Hospital Regional e morreu antes de dar entrada no pronto-socorro. O motorista do veículo, um Gol preto, fugiu do local e ainda não foi localizado. 

Com Deivide Nascimento, foram apreendidas uma granada explosiva, um revólver calibre 38, um facão e uma faca, além de um rádio de comunicação. 

DOIS MORTOS PELA RONDESP – Pouco tempo antes, Vinícius Santos Silva e Bruno dos Santos Dantas, idades não confirmadas, morreram em uma intensa troca de tiros com policiais militares da Rondesp em uma área disputada por duas facções rivais entre os bairros Santa Lúcia e Itapuã, em Eunápolis. 

Outros bandidos, que teriam ficado feridos por estilhaçados de uma granada que foi arremessada contra os policiais, fugiram para uma área alagadiça e ainda não foram presos. 

Na ação, a Rondesp apreendeu duas pistolas .40 e 9mm, todas com a nomearão raspada. Uma das armas possuía um kit rajada./Radar64

Vereador pede namorada em casamento três vezes durante sessão na BA; edil driblou falhas do microfone antes do 'sim' da noiva

 

Vereador pede namorada em casamento durante sessão especial da câmara na BA — Foto: Fabiano Cerqueira


O vereador Pedro Cícero (Cidadania) protagonizou um momento amoroso durante a sessão em homenagem ao Dia das Mulheres na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, a cerca de 120 km de Salvador, na quinta-feira (9). Pedro pediu a namorada Beatriz Cerqueira em casamento. 

Ao ser chamado para presentear a companheira com flores e um certificado, Pedro indagou: ''Beatriz, em nome do meu amor por você, você aceita casar comigo?'' 

O vereador foi além, e realizou o pedido três vezes seguidas, até que julgasse ter ficado bom o suficiente. Após as tentativas ele finalmente deu o microfone à Beatriz, que respondeu que aceitava, com a voz embargada. 

Em conversa ao g1, Pedro contou que o pedido de casamento era um dos sonhos de Beatriz e o que ela queria de presente no dia 8 de março. 

''Ela tinha esse sonho de ser pedida, e eu perguntei o que ela queria ganhar no Dia Internacional da Mulher. Na mesma hora ela disse: 'que você me peça em casamento'', contou Pedro 

O casal divide a mesma casa há cerca de três meses e está junto há quatro anos. Eles criam um filho, também de quatro anos, fruto de outro relacionamento de Beatriz. Sobre a reação da noiva, Pedro disse que mostrou para ela um lado que ela duvidava existir. 

''Ela ficou muito surpresa. Não acreditava que eu teria coragem de pedir ela em público, e eu provei que sim''. 

Vereador pede namorada em casamento durante sessão especial da câmara na BA — Foto: Fabiano Cerqueira


Na realização do pedido, Pedro encontrou uma pedra no caminho: o microfone. A câmara havia separado um aparelho para ele utilizar, mas estava descarregado. 

''Teve alguma confusão com a bateria, aí usei o microfone da própria presidente [a vereadora Eremita Mota]'', contou Pedro. 


 [Assista no vídeo acima]

Sobre o futuro, o vereador declarou que os planos são oficializar o casamento, após terminar a construção da casa do casal ''agora é dar seguimento ao nosso amor''./g1 Bahia.

Violência: Jovem é executado a tiros de Pistola "Ponto 40" em via pública do Bairro Nova Teixeira


Teixeira de Freitas: A execução aconteceu em via pública, na Rua Governador Muniz de Aragão, no Bairro Nova Teixeira, na cidade de Teixeira de Freitas. Populares acionaram a Polícia Militar, por volta das 21h05 desta sexta-feira, 10 de março, após ouvir diversos tiros e encontrar a vítima caída, com o corpo crivado de balas. A vítima foi identificada como sendo,  Deyvid Batista Duarte, 22 anos, natural de Itanhém. 

De acordo com as informações, o Deyvid foi surpreendido por 02 (dois) indivíduos, a bordos de uma motocicleta, de marca e modelo não identificados, os quais já chegaram atirando na vítima por várias vezes. O SAMU ainda esteve no local, mas nada pôde fazer, a vítima já não apresentava sinais vitais. Policiais Militares atenderam a ocorrência e tomaras as primeiras providências. 

A Polícia Civil foi informada e o delegado plantonista, Manoel Andreetta, acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas. O delegado e sua equipe fizeram o levantamento cadavérico, enquanto os peritos realizaram a perícia de ação violenta (homicídio). Terminado os trabalhos de praxe, o agente público, Sidney Neves, removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas. 

Segundo informações levantadas por nossa reportagem, a vítima apresentava 10 perfurações por projéteis de arma de fogo, entre entrada e saída, na região das costas, pernas, abdômen. Um dos tiros das costas foi parar na pele do tórax. No local, foram encontradas várias cápsulas de calibre .40. As investigações estão a cargo do delegado Bruno Ferrari e sua equipe do Núcleo de Homicídio. A motivação e a autoria ainda são desconhecidas./Lenio Cidreira/Liberdadenews

sexta-feira, 10 de março de 2023

Lula assina decreto que institui distribuição gratuita de absorventes pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira o decreto que prevê a distribuição gratuita de absorventes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como parte de um pacote de medidas voltadas às mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento será de R$ 418 milhões por ano e beneficiará cerca de 8 brasileiras pessoas que menstruam. 

O governo lançou mais de 25 medidas em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado nesta quarta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto. Entre as ações, há ainda um projeto que impõe uma multa rigorosa a empregadores que não respeitarem a equidade salarial entre homens e mulheres que desempenham a mesma função. 

Em outubro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro vetou no projeto de lei que instituía o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual os artigos que previam a oferta gratuita de absorventes. Na ocasião, alegou que não havia fonte de custeio para a medida, o que violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Para tentar não ver o seu veto derrubado pelo Congresso Nacional, o ex-presidente editou um decreto com o mesmo fim do artigo que ele havia derrubado. Essa medida, que substituiu a original, previa a aplicação de R$ 130 milhões do orçamento do Ministério da Saúde para contemplar 3,6 milhões de mulheres. Dias depois, no entanto, o Parlamento derrubou o veto. Com isso, a lei instituindo o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual foi promulgada. 

No decreto assinado nesta quarta-feira, Lula regulamenta essa lei. Além de aumentar o alcance e os recursos para o programa, ele centraliza a compra de absorventes no Ministério da Saúde. A distribuição será elaborada em ato conjunto da pasta com os ministérios das Mulheres, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

Na gestão anterior, o governo federal mandava os recursos e a compra era feita pelos entes federativos. 

O decreto assinado por Lula direciona o programa para pessoas de baixa renda e matriculadas em escolas da rede pública de ensino; que se encontram em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema; estão no sistema prisional ou em cumprimento de medidas socioeducativas. 

O decreto considera pessoas em situação de vulnerabilidade extrema aquelas que se enquadram em situação de pobreza segundo os critérios definidos pelo Bolsa Família. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública apoiará as ações destinadas à dignidade menstrual das pessoas em situação de privação de liberdade. 

A distribuição dos absorventes será centralizada pelo Ministério da Saúde. Os detalhes sobre pontos de entrega, quantidade distribuída e inscrição devem ser acertadas em reuniões nesta quarta e quinta-feira, informou a pasta ao GLOBO. 

“Assegurar o acesso dessa população aos absorventes, um item básico de higiene, é também promover o direito à vida escolar e à carreira profissional, além da vida sexual e reprodutiva saudável”, afirma a Saúde em nota. 

Assistente social e diretora institucional do Mulheres da Central Única das Favelas (Cufa), Drika Martim reforça que o acesso gratuito a absorventes é uma demanda da mulher “desde sempre”. Drika, que atende há anos moradoras de comunidades e mulheres em extrema vulnerabilidade em Sorocaba (SP), afirma ser comum que meninas e adultas usem panos, papel e jornal entre as pernas durante o ciclo menstrual por não terem recursos para comprar o produto íntimo. 

– Nós, da assistência social, sabemos que é um dos maiores problemas para as mulheres de rua e em vulnerabilidade. Estamos falando de dignidade, de saúde, de higienização. Não poder comprar um pacote de absorvente porque só tem dinheiro pro pão do filho, infelizmente, é uma realidade atual – diz. 

Na falta de alternativa, as roupas doadas pela Cufa são constantemente usadas para estancar o sangue das jovens menstruadas nas comunidades atendidas por Martim. O miolo do pão se transforma em absorvente interno, aumentando a chance de infecções e doenças. 

– É uma realidade dolorida. Ficamos sem saber como garantir a saúde dessas mulheres e meninas. A educação também é prejudicada, já que elas faltam a escola durante a menstruação por medo de vazar – comenta./yahoo

Operação em Eunápolis deixa dois mortos, provoca intenso tiroteio e tem fuga de bandidos

 


Uma operação de policiais militares da Rondesp contra criminosos deixou dois mortos e provocou um intenso tiroteio no início da tarde desta sexta-feira (10), em Eunápolis. Alguns bandidos conseguiram fugir e outros podem estar feridos numa área de brejo. Houve apreensão de armas. 

A polícia informou que, na região entre os bairros Santa Lúcia e Itapuã, estão abrigadas lideranças de duas facções que vêm travando uma guerra pelo tráfico de drogas nos últimos dias na cidade. 

Segundo a informação, os policiais foram atacados a tiros quando iniciavam uma “operação emergencial” para conter um confronto entre as facções PCE e BDM na comunidade. 

Polícia foi atacada por tiros de fuzil e até granada

O delegado Moisés Damasceno afirmou que os bandidos jogaram até granadas contra a polícia. Em vídeos e áudios compartilhados por moradores nas redes sociais, é possível ouvir tiros de armas longas, inclusive de fuzil. 

Os corpos dos dois bandidos mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal e ainda não foram identificados.

  Polícia foi atacada por tiros de fuzil e até granada

Conforme o delegado, a Polícia Civil vem conseguindo transferir líderes de facções dos presídios de Eunápolis, Teixeira de Freitas e Itabuna. “Eles têm trazido outros bandidos, de fora, para atuar em Eunápolis, na guerra entre as duas facções”, frisou o delegado./radar

Morre no Hospital Sobrasa a Secretaria de Ação Social de Nova Viçosa


Morreu na tarde desta sexta-feira (10), no Hospital Sobrasa de Teixeira de Freitas, a secretária de ação social de Nova Viçosa, Zete Castelan. 

Zete passou mal na terça-feira (07), foi imediatamente socorrida para o hospital de Posto da Mata em seguida transferida para o Hospital Sobrasa de Teixeira de Freitas, onde veio a falecer na tarde desta sexta-feira (10). 

A morte da secretária foi confirmada por uma mensagem postada nas redes sociais por Quinzinho, presidente de Câmara de Vereadores de Nova Viçosa. 

Mais informações a qualquer momento. 

Nota; 

É com pesar que recebemos a triste notícia do falecimento da Secretária de Ação Social Derlizete Castellan, fica aqui os nossos sentimentos à família e o agradecimento pelos relevantes serviços prestados ao município de Nova Viçosa. 

Joaquim Souza da Silva 

Presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa. 

Nota; 

Após a pubicação dessa matéria recebemos a seguinte nota emitida pelo filho de Zete, que aqui salientar que a matéria foi baseada em cima da nota emitida pelo verador e presidnete da Câmara, Quinzinho e republicada em um grupo de watshapp de Posto da Mata e de comentários de moradores local. No mais pedimos desculpas por termos antecipado a noticias./Bahiaextremosul

Companheiro procura por mulher de 44 anos que está desaparecida em Teixeira de Freitas


Teixeira de Freitas: Compareceu na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, o companheiro de Maria Aparecida Pereira dos Santos, 44 anos, relatando em Boletim de Ocorrência (BO) que a Maria Aparecida, moradora do Bairro Redenção, na Rua José Fernando Junior, teria desaparecido, desde a manhã de terça-feira (07). 

Segundo o companheiro, ele saiu por volta das 06h00 para trabalhar, e deixou a Maria Aparecida dormindo. Ela teria ficado online até as 09h30, e depois disso, não dá mais notícias. O telefone toca, mas ela não atende. Não há informações sobre a roupa que ela estava usando. 

A família pede a todos que souberam do paradeiro da Maria Aparecida, entrar em contato com a Polícia Militar (190) ou Polícia Civil (197). Garantido o sigilo das informações./Edvaldo Alves/Liberdadenews

Empresário da Casa das Correias morre na piscina do Jacarandá Country Clube Em Teixeira de Freitas


Teixeira Freitas: A comunidade teixeirense acabou de receber uma triste notícia na tarde desta quinta-feira, 09 de março. Trata-se da morte do empresário e proprietário da Casa das Correia, Jonas Pereira Melo, de 66 anos. O empresário morreu na piscina do Jacarandá Country Clube, situado no Bairro Bela Vista na cidade, Teixeira de Freitas. 

De acordo com as informações, a vítima estava nadando, quando parou subitamente e ficou submerso na água. Jonas Pereira ainda chegou a ser socorrido ao Hospital Sobrasa, onde foi confirmado o óbito. A delegada plantonista, Rina Andrade, autorizou a remoção do corpo do Hospital Sobrasa para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas para exames de necropsia. Posteriormente, o corpo será liberado aos familiares. 

Familiares, amigos e a classe empresarial lamentam a passagem de Jonas Pereira, e se solidarizam com a família. A perícia vai confirmar se a morte foi por um infarto ou por afogamento. O laudo deve ficar pronto em 30 dias./Lenio Cidreira/Liberdadenews

PM de Teixeira prende acusado de furto usando nome falso: Perícia descobre identidade verdadeira e que criminoso tinha vários mandados de prisão


Teixeira de Freitas: A prisão aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 08 de março, por volta das 04h00, na BR-101, no Bairro Monte Castelo, no estabelecimento comercial Grand Rural Agritec, na cidade de Teixeira de Freitas. De acordo com as informações, Policiais Militares da 87ª CIPM foram solicitados via CICOM/190 para verificar a ocorrência de um furto no referido estabelecimento comercial. 

Ao chegarem no local, o suspeito estava detido e a porta principal estava com a fechadura arrombada. No interior do estabelecimento havia uma gaveta danificada, de onde foi subtraída a quantia R$ 69,00 (sessenta e nove reais). No local existe câmeras de monitoramento, que flagraram a ação do criminoso. O suspeito recebeu voz de prisão, foi conduzido e apresentado para a Delegacia Territorial de Teixeira, onde se identificou como sendo Jailton Oliveira Sena, 46 anos, natural de Aracatu/BA. 

O suspeito estava em uma motocicleta Honda/NXR 160 Bros ESD, de cor preta, ano 2022, placa policial RPC-4A27 (Mercosul), licenciada em Brumado, a qual também foi apresentada na delegacia. Após oitiva, o delegado Charlton Bortolini, flagranteou o Jailton Oliveira pelo crime de furto qualificado, com destruição ou rompimento de obstáculos, (ART. 155, § 4°, INC. I DO CPB). 

Após flagrante, o delegado titular, Marco Ludovico e sua equipe do Serviço de Investigação (SI) deram sequência aos procedimentos e solicitaram ao Departamento de Polícia Técnica um exame de papiloscopia (identificação através das papilas digitais). Já na tarde desta quinta-feira (09), DPT de Teixeira, através do perito Elson Júnior, confirmou a suspeita de que o "Jailton Oliveira Sena" era um nome falso. Através do exame papiloscópico descobriu-se que o "Jailton" se tratava de Edilson Oliveira dos Santos Sena, de 46 anos, natural de Gandú-BA. 

Diante da verdadeira identificação, outros levantamentos foram realizados, confirmando que o Edilson Oliveira teria 04 (quatro) mandados de prisão, 03 (três) por furto qualificado, nas cidade de Jequié, Itambé, e Ipiaú; e 01 na Interpol, em Jequié. Edilson é conhecido como “Boca de Lanterna" e é acusado de arrombar 05 (cinco) lojas em Jequié, sendo elas: Acácia Joias, Claro Magazine, Realce, G-Barbosa e Ótica Bahia. 

Edilson Oliveira dos Santos Sena continua na custódia da Polícia Civil de Teixeira de Freitas, à disposição da Justiça./Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 9 de março de 2023

(LUTO) profundo morre o senhor "Alzito Dias" aos seus 73 anos

Comunicamos com pesar o falecimento de (Alzito Dias de Oliveira, 73 anos de idade, ocorrido na quarta-feira, 8 de março de 2023 - no distrito de Coqueiro, município de Jucuruçu - causa morte - problema pulmonar. 

Os nossos pêsames pela a perda do querido amigo Alzito, podemos imaginar o tamanho da dor, mas tenha força e não perca a esperança de um reencontro na eternidade. Espero que estas palavras levem um pouco de conforto e paz ao seu coração. É muito doloroso ter de dizer adeus a quem amamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. 

Quem partiu encontrou agora a paz eterna, mas não desapareceu para sempre. Pois, através de você, do seu amor e da sua saudade continuará presente. E um dia voltarão a encontrar-se na eternidade. 

O velório do senhor Alzito Dias de Oliveira, na Rua Brascalda nº 156, no Coqueiro, o sepultamento, será nesta quinta-feira, 9 de março, as 17:h no cemitério local. 

O senhor Alzito Dias de Oliveira, deixa a viúva Luzia Maria Cardoso Pereira, 3 filhas e 5 netos.

Suspeito de matar líder de facção rival é executado no Rio Yaya, em Cabrália


A polícia investiga o assassinato de um homem na região central de Santa Cruz Cabrália, no fim da tarde de quarta-feira (08.03). Gerônimo Aquino Fernandes, 35 anos, que, segundo investigações da polícia, era traficante no bairro Sapolândia, foi atingido por tiros na cabeça, nas proximidades do Rio Yaya. 

Para a polícia, ele estava no local, que é uma área de vegetação densa, com uma mulher, que teria fugido gritando em meio aos disparos de arma de fogo. 

No local do crime, além de uma motocicleta da vítima, a polícia encontrou uma roupa feminina e latas de cerveja, o que leva os investigadores a acreditarem que o casal pode ter sido surpreendido pelos assassinos num momento de lazer. 

SUSPEITO DE MATAR LÍDER DO TRÁFICO – Conforme a polícia, Gerônimo Aquino já tinha sido preso algumas vezes, por suspeita de tráfico e homicídio. Ele chegou a ser investigado pelo assassinato do traficante Adeilton de Jesus, 46 anos, o ‘Cabeça‘, que liderava a venda de drogas no bairro Campinho, em Cabrália. 

Em razão da morte, em junho do ano passado, criminosos chegaram a impor toque de recolher na localidade./Radarnews

Fluminense marca nos minutos finais, vira sobre o Flamengo e conquista a Taça Guanabara

 


A Taça Guanabara não é nem de longe o principal objetivo do Fluminense na temporada. Mas não dá para negar que ela teve gosto agridoce: veio de virada, vencendo o maior rival em um clássico e ainda colocando adversário ainda mais em sua crise. O título foi para as Laranjeiras após o triunfo por 2 a 1 sobre o Flamengo ontem, no Maracanã, com direito a gol nos minutos finais: Gabriel Pirani foi o herói, marcando com 39 minutos do segundo tempo. É para ser comemorado, mas ciente de que os voos precisam ser ainda maiores. 

Campeão, o Fluminense também garantiu a primeira colocação e aguarda os resultados de hoje para conhecer o seu adversário na semifinal. Se o Vasco vencer, enfrentará o Volta Redonda. Terá a vantagem do empate. O Flamengo também vive a mesma situação e aguarda o resultado do cruz-maltino para saber quem será o próximo confronto. 

Dá para dizer que Vitor Pereira quase tirou o 10 no clássico. Quase. Até próximo do apito final, a torcida do Flamengo tinha que dar o braço a torcer para o português. Mesmo optando por um time com reservas, a parte tática foi decisiva para que o Flamengo fosse melhor durante parte do jogo. Muita pela escolha de colocar três zagueiros em campo. 

Taticamente funcionou a estratégia. Encaixotado na defesa, o Fluminense foi anulado no primeiro tempo. Sem espaço para tabelas e troca de passes, trocou passes sem objetividade. O Flamengo apostava nos contra-ataques e jogadas individuais. Assim, abriu o placar. 

Everton Cebolinha pegou a bola da esquerda e enfileirou dribles. Passou por três atletas da defesa tricolor como quis e bateu com categoria no canto de Fábio. O rubro-negro ainda chegou a ampliar com Gabigol, mas o VAR viu falta em André no lance. 

Até que, após o intervalo, Fernando Diniz corrigiu o Fluminense. Com as entradas de Gabriel Pirani e Lima, povoou o meio-campo e igualou as ações. Bastou uma jogada de qualidade para conseguir o empate. Ganso para Arias, que tocou para Cano marcar seu quinto gol em seis jogos contra o Flamengo. Parecia questão de tempo para a virada, que veio nos minutos finais. Após bate e rebate na área, Gabriel Pirani anotou. 

Vítor Pereira, que quase tirou 10, terminou o jogo sendo chamado de burro pelas arquibancadas ao tirar Gabigol e Arrascaeta. O Fluminense, que não tem nada a ver com isso, comemora mais um título e a vitória em um clássico./globo

Esquema de fraude no Detran de Teixeira, Itamaraju e mais 7 cidades movimentou R$ 9,6 milhões; aponta MP


A Justiça recebeu denúncia do Ministério Público estadual contra sete suspeitos da prática dos crimes de associação criminosa, estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção ativa e passiva. Letícia Almeida das Neves, Frederico Pereira de Assunção, Marcos Nascimento dos Santos Filho, Paulo Roberto Santos, Alexsandro do Nascimento, Catiane Santos do Nascimento e Gilmar Pereira de Lima foram alvos da sexta denúncia da Operação “Fake Rent”, recebida dia 2 pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador. 

Ao todo, 21 investigados foram denunciados. A operação investigou a existência de um esquema criminoso que funcionava há, pelo menos, seis anos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA). 

De acordo com as denúncias, o esquema consistia na cooptação de pessoas para alugar veículos de grandes locadoras nacionais, usando documentos falsos e contando com a ajuda de despachantes. 

Ao corromperem servidores do Detran para inserir dados falsos nos sistemas informáticos do órgão, os réus transferiam os veículos para laranjas, pessoas falecidas ou terceiros, cujos dados eram utilizados sem seu conhecimento. A denúncia aponta que o mesmo esquema foi utilizado nas dependências do Detran nos municípios de Vitória da Conquista, Simões Filho, Itamaraju, Jacobina, Cachoeira, Camaçari, Itabuna, Teixeira de Freitas e Valença, para onde foram compartilhadas provas já coletadas na investigação originária. 

A Operação Fake Rent teve suas fases I e II deflagradas, respectivamente, em 12 de agosto de 2021 e 11 de fevereiro de 2022, resultando em três mandados de prisão preventiva e vinte e quatro de buscas e apreensões em diversas cidades da Bahia, e nos estados de Alagoas, Goiás e Sergipe. Estima-se que o esquema movimentou a quantia de aproximadamente R$ 9.6 milhões referentes aos 104 automóveis pertencentes às locadoras e transferidos de forma fraudulenta./Sulbahianews

Lá ele? Manoel Gomes tem presença confirmada em festa de Teixeira de Freitas


O dono do hit ‘Caneta Azul’, Manoel Gomes, participa no próximo dia 25 de março, da 16ª edição da ‘Festa da Baranga’, em Teixeira de Freitas. O anúncio foi feito no último dia 7, pela Bud’s Alambique, onde acontecerá o evento.

Iniciada em 1997, a ‘Festa da Baranga’, teve edições marcantes em Teixeira de Freitas, como a do show do palhaço Tiririca, sendo uma das festas tradicionais da cidade.

Além de Manoel Gomes, o evento também contará com show do Polentinha do Arrocha e premiação para os participantes com as roupas mais barangas da festa./ SulbahiaNews

quarta-feira, 8 de março de 2023

Jovem de 23 anos é oitava pessoa morta por disparo de arma de fogo desde domingo


Eunápolis: Matheus Alves Soares, 23 anos, foi a oitava pessoa morta por disparo de arma fogo desde a madrugada do último domingo (05.03), depois que uma onda de violência se desencadeou em Eunápolis, assustando moradores e mobilizando o aparato policial. 

O jovem foi assassinado na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Vivendas Costas, na noite desta terça-feira (07.03), por dois bandidos ainda não identificados, que estariam em uma moto. A vítima, segundo testemunhas, estava ao lado da mãe, que não foi atingida pelos disparos. 

Ainda não há informação sobre a possível motivação do crime, que vai ser investigado. Matheus, conforme a polícia, possuía antecedentes criminais. 

ONDA DE VIOLÊNCIA – Os casos de mortes violentas tiveram início no fim da madrugada de domingo (05), quando um policial militar e um traficante foram mortos durante uma troca de tiros em uma festa de som paredão, no bairro Antaress. Um amigo do PM, que estava de folga, foi ferido pelos disparos. 

Desde então, duas pessoas, que teriam alguma participação no homicídio do soldado, foram mortas em ações policiais nos bairros Minas Gerais e Juca Rosa. 

Outros três homicídios, no Renovação, Pequi e Vivendas, estão relacionados a uma guerra pelo controle do tráfico de drogas travada por duas facções criminosas há algumas semanas. 

Numa operação da polícia para combater esses confrontos, um bandido foi morto e outro baleado, entre os bairros Santa Lúcia e Itapuã, durante troca de tiros. 

Por conta dos tiroteios, muitas mães, que moram em áreas no entorno de onde há registros de tiroteios, optaram por não mandar os filhos para a escola nesta terça-feira. À noite, alguns estudantes universitários também preferiram não ir para a faculdade, temendo a criminalidade./Radarnews

Pelo menos cinco detentos que ordenaram ataques a tiros são transferidos do presídio de Eunápolis


Eunápolis: Vinte e quatro presidiários que determinaram ataques a tiros na capital baiana e no interior foram transferidos, na manhã desta quarta-feira (8). Os criminosos eram investigados, desde outubro do ano passado, pelos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil. 

A megaoperação de combate ao crime organizado foi coordenada pelas Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (Seap). Os criminosos, custodiados em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis e Jequié continuavam intramuros comandando o crime fora das unidades prisionais. 

Do Conjunto Penal de Eunápolis, conforme apurou a reportagem, foram transferidos, ao menos, cinco líderes de duas facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas, com constante troca de tiros e ataques. 

Depois de meses de cruzamento de dados interagências da SSP e SEAP, foram mapeadas as lideranças criminosas que continuavam intramuros comandando o crime fora das unidades prisionais, na capital e interior do estado. 

Os internos são envolvidos com roubo a banco, tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, estupro, corrupção de menores, lavagem de dinheiro, entre outros delitos. 

“Essa é mais uma ação de combate ao crime organizado. São mais de duas toneladas de drogas apreendidas e cerca de 1.300 criminosos capturados, em 2023. Não daremos trégua às facções”, informou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. 

REVISTA, EXTRAÇÃO E ESCOLTA – A operação conjunta para a transferência dos detentos foi iniciada na madrugada, com a revista geral das unidades e dos internos para apreensão de armas e celulares, com participação de equipes da Seap e da SSP. 

Unidades da Polícia Civil, do Batalhão de Guardas (BG), das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) e de Polícia Rodoviária, além do Grupamento Aéreo (Graer) atuam nas apreensões e extração das unidades prisionais, além das escoltas. As lideranças, agora isoladas, foram transferidas para duas unidades prisionais de segurança máxima. 

“A Seap em contínua operação de inteligência, conjugada com a SSP, manterá o combate ao crime, bem assim as revistas semanais nas unidades, quer no interior da galerias, quer nas redondezas das unidades”, enfatizou o secretário da Seap, José Antônio Maia Gonçalves./Atarde

Presidente anuncia projeto para igualar salários de homens e mulheres


No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai oficializar o envio de um projeto de lei para promover igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função. O texto prevê medidas para que empresas tenham mais transparência remuneratória e para ampliar a fiscalização e o combate à discriminação salarial.  

A comemoração do Dia Internacional da Mulher será marcada pelo anúncio de uma série de ações do governo federal que incidem diretamente na garantia de direitos das mulheres. O evento em que serão oficializadas essas iniciativas será às 11h de hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, e terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além de representantes de mais 19 ministérios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Informações sobre o projeto para igualar salários não foram detalhadas, mas ele deve mexer na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A reforma trabalhista, aprovada em 2018, chegou a inserir um dispositivo que estabelece multa para empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres que exerçam a mesma função, mas a punição é considerada pequena, o que acaba estimulando a desigualdade. 

Em 2021, na gestão de Jair Bolsonaro, o Palácio do Planalto chegou a devolver ao Congresso Nacional um projeto de lei, que estava pronto para sanção, e aumentava a multa no valor correspondente a cinco vezes a diferença salarial paga pelo empregador. O projeto, desde então, ficou parado na Câmara dos Deputados. 

Outro texto em análise na Câmara é o Projeto de Lei (PL) 111/23, apresentado neste ano, que torna obrigatória a equiparação salarial entre homens e mulheres que desempenham funções ou ocupam cargos idênticos. A proposta é de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). 

Em 2019, uma pesquisa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que as mulheres ganham menos do que os homens em todas as ocupações analisadas. Mesmo com uma queda na desigualdade salarial entre 2012 e 2018, as trabalhadoras ganham, em média, 20,5% menos que os homens no país./Agência Brasil

Prefeito de Vereda reforma e moderniza a Escola Eujácio Simões: Ônibus Zero Km e um trator são entregues à comunidade


Vereda: Na manhã desta segunda-feira, 07 de março, mais uma obra foi entregue à comunidade de Vereda, pela administração municipal. Desta vez foram as obras de reforma e requalificação da escola municipal, Eujácio Simões. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Manrick Teixeira, o presidente da Câmara de Vereadores Isnael Correria, os vereadores, Revenildo, Dé do Táxi, Márcio, Bil, e demais autoridades, além de educadores, alunos e a comunidade de Cruzeiro do Sul. 

A escola recebeu benfeitorias como pintura, reparos, substituição do forro e piso, melhoramento da parte elétrica e hidráulica, ampliação do setor administrativo, construção de uma cantina e refeitório, além de um playground para os alunos. Além disso, a Prefeitura de Vereda adquiriu e equipou a escola com novos mobiliários e equipamentos para alunos, professores e equipe escolar.  

Segundo o diretor da escola, Edinaldo Resende, a equipe está muito contente com as obras. “Quero agradecer a atenção que nos foi dada pela administração municipal e dizer à comunidade escolar que seus filhos estarão estudando em uma nova escola com toda a estrutura necessária para seu desenvolvimento como ser humano”, comemorou. 

O prefeito Manrick destacou os investimentos realizados na educação e agradeceu a todos que colaboraram para mais esta benfeitoria. “Temos investido na educação de nosso município, essa é mais uma escola dentre outras que foram completamente reformadas para trazer mais conforto aos professores e alunos. Também hoje aqui estamos entregando mais um ônibus escolar zero km, agora são dois apenas em Cruzeiro do Sul. Vamos continuar investindo cada vez mais na educação como forma de transformação social”, disse o prefeito.  

ÔNIBUS ESCOLAR ZERO KM E TRATOR PARA O HOMEM DO CAMPO 

Durante a cerimônia de entrega da reforma da escola, o prefeito Manrick também entregou mais um ônibus escolar zero km para a comunidade escolar. Agora pela primeira vez na história, o distrito de Cruzeiro do Sul conta com dois ônibus novos para o transporte escolar. Com o intuito de fortalecer o homem do campo, também foi entregue pelo prefeito Manrick um trator zero km para atender os pequenos agricultores locais. 

Antes dos pronunciamentos, integrantes do projeto Vere-Dance fizeram apresentações especiais. Ao final da cerimônia o Prefeito Manrick foi até o setor administrativo da Escola Eujácio Simões e fez questão de atender um por um todos os moradores que queriam conversar com o gestor. 

Por: jucurunet/Ascom

O jucurunet parabeniza todas ás mulheres pelo seu dia especial



Mulher lua A outra face, a face nua Mulher terra O que é mistério, o que se espera Mulher natureza O que é firme, o que é beleza Mulher força A gravidade, a correnteza Mulher água O nascimento, a incerteza Mulher vida Por toda parte, a tua semente. Mulher gente. 

Homenagem às mulheres - Dê flores, mas nunca esqueça de dar amor!

 

As mulheres raramente são lembradas por coisas boas, e falar que hoje é o dia delas é uma sacanagem. O dia da mulher é todo dia, toda hora e todo segundo. Não há amor maior do que o amor de mãe, amor que acolhe, amor que não escolhe, amor que não desiste. Sei que presentear com flores é um belo ato, mas e o amor? Dê amor, flores a gente encontra na rua, amor só no coração, amor que vocês, mulheres, tem muito. Coração que cabe sempre mais um, continue amando assim. O que seria de nós sem vocês?

Viva as mulheres!

 

Mulher, criação mágica de Deus. Retrato fiel do encanto e sedução; Espelho de intuição e sabedoria; Estampa fina, forte e sutil; Amostra de delicadeza e fibra; Exposição da beleza e do amor.

 

Mulher de "hoje", ontem, amanhã... Mulher é valente minha gente. Trabalha, guerreira batalha! Ensina, aprende, corrige, arruma, se enfeita, deleita. Mulher gera, adota, ama, cria, cuida, ampara. Mulher zela com amor, o fruto, o lar, o par. Mulher uma menina; brinca, sorri, encanta! Mulher é forte, doce, azeda, afável. Mulher uma amiga, amante, sensível, incrível! Mulher, seu nome é "Amor"; sobrenome "pra sempre amar". Feliz dia da mulher. Feliz sempre todos os dias. 

 Feliz dia internacional da mulher...

Adolescente sofre tentativa de homicídio em Itamaraju


Uma tentativa de homicídio foi registrada numa rua do bairro de Fátima em Itamaraju, durante o período noturno de segunda-feira (06).  Onde a central de comando da PM recebeu uma denúncia informando que uma menor havia sofrido alguns golpes de arma branca e necessitava de cuidados médicos. 

De imediato uma guarnição da PM destinou até o local, além de mobilizar uma equipe do SAMU. 

No entanto, a vítima havia sido socorrida por populares, que lhe encaminhara para a unidade hospitalar do município. 

O agressor conseguiu fugir, levando a arma utilizada no crime. 

Na unidade hospitalar a vítima, informou as militares, que o agressor foi seu ex- companheiro, que havia tentado contra sua vida, meses atrás. Sendo expedido pelo judiciário uma medida protetiva. 

O agressor identificado como Lucas Oliveira, que acabou descumprindo a decisão da justiça e agora está foragido. 

A Policia Militar ainda efetuou rondas próximo da localidade, mas o suspeito não foi encontrado./IN

Luto: morre a empresária Vilma Brito da ‘Vívera Boutique’


A empresária Vilma Brito Santos, também conhecida como ‘Vilma da Vívera Boutique’, morreu na tarde desta segunda-feira, 6 de março, por causas naturais no município de Itamaraju. 

Esposa de Gercino Bronzon, com quem teve dois filhos, Vilma era uma empresária de destaque e muito querida na comunidade itamarajuense. 

“Certamente todos que tiveram o privilégio de a conhecer ao longo da sua existência física sentirão saudades da sua leveza, da sua simpatia, da sua luz, do seu jeito exemplar e da sua forma amável de ser no trato com familiares, amigos e clientes”, escreveu a página Itamaraju – Bahia, ao homenageá-la nas rede sociais. 

O prefeito Dr. Marcelo Angenica, em nome da prefeitura de Itamaraju, também divulgou uma nota de pesar nesta terça-feira, lamentando o falecimento de Vilma, “deixamos aqui nossas sinceras condolências à família e aos amigos, com os votos de muita força para superar esse momento difícil”, destacou. 

Não há informações sobre velório e sepultamento./ SulbahiaNews

“Luz na passarela que lá vem ela”: xadrez da sucessão em Porto Seguro se movimenta


A política é uma ação dinâmica e em constante movimento. O saudável, matreiro e articulador político mineiro, Tancredo Neves dizia: é como nuvens; ora está de um jeito, ora está de outro. 

Dito isto, é natural que as pessoas já estejam especulando sobre qual o céu provável daqui a dois anos; quem será o próximo prefeito? e quais vereadores subirão a escada? 

Na Terra Mãe do Brasil, com uma tradição de comemorações juninas supimpas; o dono da torneira do tempo, dos trovões, temporais, raios e nuvens carregadas, e em seu quarto mandato como executivo municipal, é o expert em política, Jânio Natal (PL). A sucessão, obrigatoriamente, passa por suas decisões. 

Desnecessário dizer que, o próprio Jânio Natal ou o seu escolhido, são favoritos neste céu onde outras estrelas também despontam. 

Para se alinhar nesse universo de candidatos, e se tornar o alcaide na “Casa da Lenha” ,faz-se necessário uma constelação de votos. 

“Casa da Lenha”, antiga sede da Administração Municipal

Considerando essa premissa, o empresário Luigi Rotunno (PSDB), com uma votação surpreendente e robusta na última eleição municipal, cerca de 12 mil votos, não esconde sua ansiedade, desde conhecidos os resultados das urnas da eleição de 2020; ocasião em que já colocou sua campanha em andamento, com estratégias de mídias e informações, setor que domina com extrema competência, e que o faz um adversário temível, confiante e competitivo. 

A ex-prefeita Cláudia Oliveira (PSD), ainda sem saber em qual cidade concorrerá, se em Eunápolis, ou Porto Seguro, uma dúvida que poucos tem o privilégio de ter, mas ainda com imagem desgastada, em decorrência de associação com as investigações das operações “fraterno” e “gênesis”, construiu um patrimônio político indiscutível no município; haja visto o número expressivo de votos apurados na eleição para a Câmara Legislativa do Estado. Cláudia foi a deputada mais votada no município com 16.520 votos, sendo eleita Deputada Estadual. 

Com 28.919 votos para o Senado Federal, superando o velho cacique político Otto Alencar, Raissa Soares é uma estrela visível neste céu maravilhoso de Porto Seguro. Seu alinhamento com o ex-presidente Bolsonaro e o apoio do prefeito Jânio Natal, lhe conferem atenção política considerável, sendo uma peça importante neste tabuleiro. 

Na mesma balada, não poderíamos excluir o ex-Deputado Federal, Uldurico Júnior que, embora tenha perdido a reeleição, é o sucessor natural da emblemática família Pinto, outrora campeã de votos no município e região, e foi o candidato de oposição na eleição municipal mais recente. Júnior também foi o candidato a Deputado Federal mais votado no município na eleição de 2020; conquistou 10.584 votos, superando nomes tradicionais como Jonga Bacelar, Roberta Caires e Valmir Assunção. 

Paulinho Toa Toa….bom! este é um lance para a próxima edição./jojonoticias

terça-feira, 7 de março de 2023

Ex-presidiário Pedro Ivo morre em confronto com a PM de Medeiros Neto

Nesta terça-feira, 07 de março, um homem morreu após troca de tiros com a Polícia Militar, em Medeiros Neto. Trata-se de um ex-presidiário que havia sofrido uma tentativa de homicídio no mês passado, na rodoviária da cidade. 

Segundo a polícia, haviam informações de intenso tráfico de drogas nas proximidades da rua Maria José Gouvêia Viana, no bairro planalto II. 

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 44ª CIPM realizava rondas ostensivas e preventivas pelo endereço, quando avistou um indivíduo com uma sacola na mão e um volume na cintura. 

Os militares deram voz de abordagem ao individual, mas ele dispensou a sacola no chão, retirou um revólver da cintura e empreendeu fuga em direção a uma residência, de onde começou a realizar disparos contra a guarnição.

Ainda de acordo a polícia, os militares se abrigaram e revidaram. Após cessados os disparos, o resistente foi encontrado caído e perto dele estava um revólver marca Taurus calibre .32. 

A PM informou que foi prestado socorrido ao Hospital Municipal de Medeiros Neto, onde o óbito foi constatado pelo médico plantonista. Ainda na unidade de saúde, o homem foi identificado como Pedro Ivo Fernandes dos Santos, de 35 anos. 

Além do revólver, foram apreendidos três munições intactas e três cartuchos deflagrados, além de 380g de substância análoga a maconha. Todo o material foi apresentado na Corregedoria Setorial da 44ª CIPM, onde foi lavrado o auto de oposição à intervenção policial. 

O Comando da Unidade determinou a instauração de um Inquérito Policial Militar para apurar o Auto de Resistência, o qual será encaminhado ao Ministério Público da Bahia./MDD

Outro suspeito é morto em ação que busca envolvidos em morte de PM

Eunápolis: Outro suspeito de envolvimento no assassinato de um soldado da Polícia Militar, durante uma festa de paredão, em Eunápolis, morreu na manhã desta terça-feira (07.03), durante intervenção policial. 

De acordo com policiais militares da Rondas Especiais (Rondesp), uma denúncia anônima indicou que o homem estava escondido em uma casa no bairro Juca Rosa, na Zona Norte da cidade. 

No local, ainda segundo as informações, o suspeito não atendeu à voz de abordagem e teria atirado contra os PMs, que revidaram. A polícia apreendeu um revólver, porções de droga, uma balança de precisão e um caderno com o balanço do tráfico. 

‘PLANETÃO’ – Conforme a Rondesp, o homem, identificado como Hemerson de Jesus Souza, 24 anos, morreu no Hospital Regional. Também conhecido como ‘Planetão’, Hemerson já tinha sido preso diversas vezes, investigado por crimes como roubo, tráfico e homicídio e por participar do ‘tribunal do crime’. 

MORTE DO POLICIAL – O soldado Daniel Santiago de Souza, 33 anos, foi morto a tiros na madrugada do último domingo (05.03), no bairro Colonial, durante uma festa de paredão. Segundo testemunhas, ele se envolveu em uma discussão com o traficante Alexandre Santana Gonsalves, 23, que também participava do evento. Os dois morreram numa troca de tiros. Um amigo do PM, de 23, ficou ferido. 

O corpo do soldado, que serviu na Polícia Militar da Bahia por 12 anos, foi enterrado na manhã de segunda-feira (06), na cidade de Ilhéus, onde ele trabalhava. 

Na tarde de domingo, outro suspeito de envolvimento no crime já havia sido morto em uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Moisés Reis./Radarnews

Vídeo: Prefeitura de Vereda realiza entrega de implementos agrícolas e trator para fomentar Agricultura em Cruzeiro do Sul

 

Em uma solenidade na manhã desta segunda-feira a Prefeitura de Vereda na pessoa do Prefeito Manrick Teixeira realizou a entrega de implementos agrícolas e de trator para fomentar a Agricultura e auxiliar os pequenos produtores de Cruzeiro do Sul. 

O trator e os implementos irão potencializar o atendimento no preparo do solo melhorando a realização de serviços realizados pelos pequenos produtores, dando condições mais confortáveis e seguras para os profissionais.

O Prefeito Manrick Teixeira destacou a importância dos equipamentos no apoio ao pequeno produtor e o compromisso da Prefeitura com os moradores da área rural do município. 

“Este é um direito dos produtores e nós temos a obrigação de oferecer melhores condições de serviço a cada um, esse trator e esses implementos vem para potencializar e facilitar a vida do nossos pequenos produtores.

Eu agradeço ao Governo do Estado que sempre abraça e atende nossas demandas, essa é mais uma parceria de grande importância para nosso município, temos poderes unidos que valorizam nossa Agricultura Familiar. ” Disse./ focodenoticias

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.