Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 10 de dezembro de 2022

Prefeitura de Eunápolis apresenta nova sede do Núcleo de Comunicação à imprensa regional

Localizada em endereço estratégico, com ambiente moderno e confortável, e realizando um dos mais importantes serviços da administração pública, a nova sede do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Eunápolis foi apresentada na tarde desta quinta-feira (08/12) à imprensa regional. O encontro reuniu representantes de diversos veículos de comunicação, de variados segmentos, que atuam no território da Costa do Descobrimento. 

Durante a reunião, a equipe que trabalha no prédio foi apresentada aos comunicadores, além de ser explanado o método de trabalho utilizado no núcleo e os princípios obedecidos na divulgação de conteúdo referente às ações desenvolvidas pelo governo. A imprensa também teve a oportunidade de avaliar o trabalho do Núcleo de Comunicação e dar sugestões sobre modificações que podem ser adotadas pelo setor. 

Na oportunidade, foi destacado que o trabalho desenvolvido pela imprensa é de grande relevância para a sociedade, pois a informação é cada dia mais presente no cotidiano dos cidadãos./Ascom Prefeitura de Eunápolis

TRE-BA realiza diplomação de candidatos eleitos na próxima sexta em solenidade no TCA


Os candidatos eleitos serão diplomados em uma solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na próxima sexta-feira (16), às 17h. 

A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para habilitar os eleitos para o exercício do mandato. 

Ao todo, 107 eleitos serão diplomados pelo TRE da Bahia, durante a cerimônia que será realizada no TCA. 

Além da entrega dos diplomas ao governador e vice-governador eleito, o evento prevê a diplomação de 63 deputados (as) estaduais, de 39 deputados (as) federais e ainda do senador e seus dois suplentes. 

A diplomação dos presidentes e vice-presidente da República é de responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)./Bahianoticias

Tite confirma despedida da Seleção e se diz em "paz consigo mesmo" ao fim de ciclo

Tite encerrou nesta sexta-feira sua trajetória como técnico da seleção brasileira com a eliminação para a Croácia nos pênaltis das quartas de final na Copa do Mundo. Ele já estava decidido a deixar o comando ao fim da competição do Catar e se despediu na entrevista coletiva depois do jogo. 

– Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe – resumiu. 

Contratado em 2016, Tite não conseguiu o hexacampeonato mundial e foi eliminado nas duas Copas que disputou nas quartas de final. Em 2018, perdeu por 2 a 1 para a Bélgica, e agora ficou no 1 a 1 com a Croácia, depois perdeu nos pênaltis por 4 a 2. 

– O ciclo (acabou), como eu tinha colocado anteriormente, já coloquei há mais de um ano e meio. Foi um processo. A Copa anterior (2018) foi um processo de recuperação de formação da equipe e agora teve uma sequência inteira. O desempenho vocês fazem a avaliação, está à mostra – continuou. 

O treinador se despede com o seguinte retrospecto: 

  • 81 jogos
  • 60 vitórias
  • 15 empates
  • 6 derrotas
  • 174 gols marcados
  • 30 gols sofridos

Aproveitamento: 80,2% 

O único título de Tite como treinador da Seleção foi a Copa América de 2019. Em fevereiro, o treinador já tinha dito que deixaria a Seleção após o Mundial. Sua ideia é tirar um período sabático com a família e não deseja voltar ao futebol brasileiro agora. 

Ao ser perguntado sobre seu legado, o técnico disse não conseguir fazer esta avaliação agora por estar no calor da derrota. 

– O tempo pode responder melhor. A dor, por mais humana, coerente, consciente que eu possa ter, a emoção está aflorada. Não tenho condição de avaliar todo o trabalho realizado. Com o passar do tempo vocês farão essa avaliação. Não tenho essa capacidade agora depois de uma eliminação. 

Diante da certeza de que o Brasil terá um novo técnico a partir de 2023, diversos nomes já foram citados como potenciais alvos para o cargo, como Mano Menezes, Abel Ferreira e Dorival Júnior. 

Mas Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, reforçou durante a Copa no Catar que só iria tratar do novo comandante a partir de janeiro. De acordo com ele, não há nenhuma negociação em curso. 

Copa do Mundo 2022 

Aos 19 min do 1º tempo - chute de dentro da área bloqueado de Vini Jr do Brasil contra a Croácia 

Aos 19 min do 1º tempo - chute de dentro da área bloqueado de Vini Jr do Brasil contra a Croácia./globo

Homem cai no ‘golpe do amor’ e acaba assassinado em Arraial d’Ajuda; dois envolvidos estão presos


Funcionário público de 47 anos viajou de Campinas para Porto Seguro a fim de encontrar suposta mulher que conheceu por rede social; vítima foi morta no mesmo dia em que chegou. 

Dois homens, de 19 e 20 anos, foram presos na manhã desta sexta-feira (9), suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Erivaldo Alves dos Santos, de 47 anos, em Porto Seguro. Ambos foram detidos durante abordagem a um automóvel na rodovia BR-101, próximo ao distrito de Monte Pascoal, no município de Itabela. 

A prisão foi feita por policiais civis de Eunápolis e de Trancoso, além de policiais rodoviários federais. 

Mateus da Silva Borges, de 20 anos, confessou à polícia ter matado a vítima e indicou o local onde enterrou o corpo. 

GOLPE DO AMOR – Erivaldo viajou de Campinas (SP), onde trabalhava como funcionário público de uma empresa de saneamento básico, para o distrito de Arraial d’Ajuda, a fim de se encontrar com uma suposta mulher que conheceu pelas redes sociais. Ele estava desaparecido desde sexta-feira (2), mesmo dia em que chegou em Porto Seguro. 

De acordo com o coordenador da 23ª Coorpin/Eunápolis, delegado Moisés Damasceno, durante as investigações, a polícia descobriu que a linha telefônica de Erivaldo havia sido desabilitada e no aparelho celular dele já funcionava outra linha. 

Além disso, todo o valor existente na conta bancária da vítima havia sido subtraído no mesmo dia de sua chegada a Arraial d’Ajuda, mediante transações de Pix. Também foi constatado que a conta da rede social usada pela suposta mulher para atrair a vítima era falsa. 

A partir das investigações, policiais identificaram a participação de duas pessoas no crime: o homem que se passou pela suposta mulher e atraiu o funcionário público até Arraial d’Ajuda, e outro que recebeu o Pix enviado pela vítima. 

CONFISSÃO – Os mandados de prisão temporária foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Porto Seguro, após parecer do Ministério Público Estadual da Comarca. No momento da prisão, Mateus estava com o aparelho celular da vítima. 

Ele confessou ter matado Erivaldo na sexta-feira passada, após ter efetuado as transações bancárias, e enterrado o corpo em área de vegetação que fica na estrada que liga Arraial a Trancoso. 

Segundo o delegado Moisés Damasceno, o crime foi planejado por Mateus, que criou a conta fake e se passou pela suposta mulher. O autor confesso disse à polícia que cavou a cova dois dias antes da chegada da vítima à cidade. “Quando Erivaldo chegou em Porto Seguro, o autor do crime mandou mensagem, se passando pela suposta mulher, dizendo que um primo iria se encontrar com ele e o levaria para o sítio onde ela estaria esperando por ele. Ao chegar ao local, se tratava de uma emboscada e a vítima foi obrigada a realizar as transações bancárias através do pix. Depois, foi assassinada e enterrada na cova rasa”, explicou o delegado. O funcionário público deixa um casal de filhos menores de idade. 

As investigações continuam para verificar se há outros envolvidos no crime. 

FORAGIDO PRESO – Cinco pessoas estavam no veículo abordado pela polícia na BR-101. O veículo havia saído de Ribeirão das Neves (MG) com destino a Itabela. Além dos jovens, de 19 e 20 anos, também foi preso Dhonis dos Santos Silva, de 22 anos, que tinha mandado de prisão temporária, expedido pela Comarca de Itabela pelo crime de homicídio./Radarnews

Morre "Dona Mera" aos 96 anos em Teixeira: Matriarca da Família Azevedo será sepultada no Cemitério de Santo Antônio


Teixeira de Freitas: A comunidade teixeirense recebeu uma triste notícia na tarde desta sexta-feira, 09 de dezembro, por volta das 14h00. Trata-se do falecimento de Almerinda Maria da Silva de Azevedo, de 96 anos, muito conhecida por "Dona Mera", moradora da Rua Maria Francisca Cabral, Bairro São Lourenço, na cidade de Teixeira de Freitas. 

A notícia deixou os teixeirenses de surpresa. "Dona Mera", amável, elegante e simpática, irradiava os espaços da família, e por onde passava. "Dona Mera" teve 17 (dezessete) gestações das quais, nasceram e foram criados em uma humilde residência rural no município de Teixeira de Freitas. Atualmente, 06 (seis) filhos (vivos). Almerinda deixa 06 (seis) filhos, 38 (trinta e oito) netos, 44 (quarenta e quatro) bisnetos e 04 (quatro) tataranetos. 

A família enlutada convida a todos para esse ato de fé e solidariedade cristã. O velório está acontecendo na Rua Maria Francisca Cabral, no Bairro São Lourenço. O sepultamento está agendado para a tarde deste sábado, 10 de dezembro, no Cemitério do distrito de Santo Antônio, em Teixeira de Freitas. A Família Azevedo agradece a todos./Lenio Cidreira/Liberdadenews

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Confirmado – Lula anuncia Rui Costa como Ministro da Casa Civil. Confira os outros nomes anunciados

 


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na manhã desta sexta-feira, 09 de dezembro, o nome de Rui Costa, governador da Bahia, para assumir a Casa Civil. 

Rui Costa (PT) foi eleito govenador da Bahia por dois mandatos consecutivos, sendo o mais votado na história do Estado. Rui conta em seu currículo a ampliação do Programa Luz para Todos e Minha Casa Minha Vida, sendo um lutador ferrenho na luta contra o coronavírus. 

Lula também anunciou o nome de outros ministros que vão compor seu governo. Para assumir o Ministério da Fazenda, o ex Ministro Fernando Hadad, responsável pela criação do Prouni. 

O Ministério da Defesa será comandado por José Múcio. Múcio já foi foi ministro das Relações Institucionais de 2007 a 2009 e ministro do Tribunal de Contas da União de 2009 a 2021 


O ex governador do Maranhão, Flávio Dino assume o Ministério da Justiça. Flávio Dino foi  juiz federal, professor  da UFMA, presidente da Embratur e senador eleito na última eleição pelo estado do Maranhão. 

Mauro Vieira, foi indicado para assumir o Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira, foi embaixador na Argentina e Estados Unidos, chanceler do governo federal em 2015. É embaixador na Croácia./Bahiaextremosul

Jovem é morto a tiros durante o jogo do Brasil em Ibirapuã


A vítima identificada pelo nome de Talismã Santos, popularmente conhecido  por “Beca” estava assistindo o Jogo da Seleção Brasileira quando dois indivíduos chegaram em uma moto, parou em frente ao local, um deles desceu, entrou no estabelecimento e atirou várias vezes contra a vítima sem se importas com as outras pessoas que estavam no  local assistindo o jogo. 

O crime aconteceu por volta do meio dia desta sexta-feira, 09 de dezembro, na Avenida Lomanto Júnior, avenida principal da cidade de Ibirapuã, em frente a um posto de combustíveis. 

Após o crime, o atirador saiu tranquilamente do local, montou na moto que o aguardava e fugiu tomando rumo ignorado. A cidade de Ibirapuã é monitorada por câmeras de vigilância o que deve ajudar a polícia a identificar os criminosos. 

O corpo ainda está no local aguardando a chegada da Polícia Civil e do rabecão que irá remover o corpo para o IML de Teixeira de Freitas./Bahiaextremosul

Morre aos 78 anos, Salvador das Laranjas, ilustre morador de Medeiros Neto

Faleceu, nesta quinta-feira, 08 de dezembro, o senhor Salvador Alves Barbosa, 78 anos, mais conhecido como Salvador das Laranjas. 

Segundo familiares, ele teve insuficiência respiratória, com quadro de broncopneumonia. 

Nascido em Medeiros Neto, Salvador trabalhou por muitos anos como boiadeiro, conduzindo animais para fazendas distantes da região. 

Após adoecer, com um problema nas pernas, deixou seu ofício anterior para se tornar vendedor de laranjas, que lhe rendeu o apelido. Foram mais de 30 anos, em diversos pontos da cidade, especialmente, na praça da Prefeitura. 

Marido de Maria José do N. Oliveira e pai de criação de Rafael, Renato, Cristina, Simone e Ravan, irmão de Rosilda e Vailton, deixa um legado de honestidade e exemplo de ser humano. 

Seu corpo será velado na Câmara Municipal, a partir das 21 horas, e será sepultado nesta sexta-feira (9), às 14 horas, no Cemitério da Saudade. 

O MedeirosDiaDia externa suas condolências aos amigos e familiares. 

"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda."/MDD

Corpo de homem é encontrado às margens do Rio Jucuruçu em Itamaraju: Vítima segue no IML sem identificação


Itamaraju: Um corpo do sexo masculino foi encontrado em estado de decomposição, na manhã desta quinta-feira, 08 de dezembro, por volta das 11h00, às margens do Rio Jucuruçu, na cidade de Itamaraju-BA. De acordo com as informações, trabalhadores que faziam extração de areia às margens do Rio Jucuruçu, aos fundos do Residencial Italage, avistaram o corpo boiando, e na sequência  fizeram o resgate. 

Com o corpo às margens do Rio, informaram às autoridades policiais através do CICOM/190. Segundo a polícia, trata-se de um corpo de cor negra, (sem documentação). O corpo não apresenta sinais de violência. O delegado titular, Gilvan de Meireles, autorizou o servidor público Anderson Barbosa, a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. 

Caso alguém ou familiar reconheça a vítima, entre em contato com a Polícia Civil ou procure o Departamento de Polícia Técnica de Itamaraju para o reconhecimento oficial. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Padrasto acusado de matar e esconder corpo de adolescente em Itabatã é preso em Itamaraju: Corpo é desenterrado em plantação de Eucalipto


Itamaraju: Na tarde desta quinta-feira, 08 de dezembro, Almir dos Santos Silva de 41 anos, se apresentou na tarde desta quinta-feira, 08 de Dezembro, por volta das 15h10, na Delegacia Territorial da Polícia Civil de Itamaraju, acompanhado do seu advogado, Felipe Zaniboni Neri, em razão de ter em seu desfavor um mandado de prisão temporária (no prazo de 30 dias) expedido pela Vara criminal, Júri, Infância e Juventude de Mucuri. 

Almir dos Santos vinha sendo apontado como o principal suspeito pelo desaparecimento do garoto Kaíque dos Santos Souza, 15 anos de idade, que estava desaparecido desde o dia 30 de novembro, no distrito de Itabatã, município de Mucuri/BA. O adolescente saiu de casa, dizendo que iria para um sítio. Depois disso, desapareceu. Câmeras de segurança mostraram que o padrasto do garoto saiu logo em seguida. 

No outro dia (01 de dezembro), estranhando o desaparecimento do adolescente, a família registrou um Boletim de Ocorrência. Quando a Polícia começou a investigar, e esteve na casa do padrasto, ele desapareceu. Até esta tarde de quinta-feira (08), o Almir (padrasto) era considerado foragido da Justiça. Diante de todas as suspeitas contra o Almir, o juiz da Vara criminal, Júri, Infância e Juventude de Mucuri expediu o mandado de prisão contra o Almir. 

Segundo apurou nossa reportagem, o mandado foi expedido por de homicídio e ocultação de cadáver (Lei: 2848, art. 211 e art. 121, § 2º, II. do CPB). Após o comparecimento do Almir na delegacia, o investigador da Policia Civil de Itamaraju, Marcos Antônio, deu cumprimento ao mandado de prisão. O Almir assumiu o crime, e informou à Polícia onde enterrou o corpo do adolescente. Uma equipe da Polícia Civil de Mucuri, juntamente com peritos do DPT estiveram no local indicado, mas não encontraram o corpo do adolescente. 

Ainda na noite desta quinta-feira, o Almir levou os policiais ao local exato onde o corpo estava enterrado, em uma plantação de eucalipto. O corpo foi removido ao IML, onde será necropsiado. Nossa equipe de reportagem ainda não conseguiu informações sobre a causa da morte do adolescente. O exame de necropsia deverá definir a causa. O Almir segue custodiado na Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, sede da 8ª COORPIN, e deverá ser transferido ao Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. 

O caso causou grande comoção no distrito. Quando o Almir esteve na Subdelegacia de Itabatã, ele foi fortemente reprimido por populares, e só não sofreu um linchamento por conta do forte policiamento. A revolta popular é muito grande. Muita gente compartilhou pedidos de informações sobre o paradeiro do adolescente, bem como, espalharam fotos do Almir, para que ele fosse localizado e preso. A equipe de reportagem do Liberdade News segue acompanhando os desdobramentos do caso./Edvado Alves e Lenio Cidreira/Liberdadenews

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Jucuruçu relembra com tristeza um ano de sua grande tragédia a enchente de 2021 e até hoje muita gente não foi socorrida

 

Jucuruçu - quinta-feira, 8 de dezembro de 2022, um ano de dor e destruição na cidade de Jucuruçu, onde o poder público é a nossa grande vergonha e indignação, pois só faz lesar o nosso povo. O jucurunet repudia as atitudes do poder público de JUCURUÇU sem distinção. Cadê as casas das pessoas? Hoje completa um ano da grande destruição em JUCURUÇU. Mas a nossa indignação com o poder público vem se arrastando há muito tempo. 

Para onde foi à dinheirama que foi destinada para Jucuruçu, através de políticos entidades artistas e até mesmo de pessoas simples e várias ajudas milionárias via PIX é revoltante para as pessoas lesadas e vergonha para as pessoas que usaram e muitos que continuam usando de má fé com o nosso povo sofrido que perdeu 100% do que possuía inclusive seu maior patrimônio que era sua residência e hoje a gente vê várias pessoas tirando proveito daquela grande tragédia, pois a destruição do ano passado serviu para ostentar muita gente irresponsável desde celulares  Iphones caríssimos entre outras vaidades. 

Até essa data os nossos agradecimentos vão para as igrejas que ajudaram e continuam ajudando e, no entanto a única ajuda que a Prefeitura Municipal de Jucuruçu contribuiu foi com o aluguel social e água mineral. 

Uma pergunta que toda população não cansa de fazer, pra onde foram, por exemplo, esses recursos, comprovados por autoridades entre elas o deputado federal Cláudio Cajado - o seu assessor parlamentar Cléber, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, 

Entre 2021/2022 a Defesa Civil disponibilizou o total de R$ 7.649.881,24

- R$ 667.363,54 - Socorro e Assistência emergencial - Aquisição e distribuição de água potável - Serviços emergenciais de limpeza de área urbana etc. (pago).

- R$ 40.137,15 - Recuperação de pavimentação Rua Bela Vista (pago)

- R$ 5.040.000,00 - Construção de 44 unidades habitacionais na sede e recuperação de 12 unidades no distrito de coqueiro (aprovado)

- R$ 28.700,55 Construção de tabuleiro de madeira sobre o córrego gado bravo, fazenda de Horácio. (aprovado)

- R$ 1.873.680,00 - Reconstrução de pontes sobre o rio Jucuruçu, 01- fazenda de Teodoro, 02 - fazenda de Celivaldo, 03 localizada na entrada do distrito Coqueiro (aprovado)

2022: Emenda Bancada - Custeio MAC – R$ 181.907,00 – (pago)

2021: 1 (Um) Trator, Com Implementos - 1 Arado Reversível Hidraulico 3x28, Carreta Agrícola Com Capacidade Mínima De 04 Toneladas, Caçamba De Madeira De 02 Eixos, 1 Grade Hidráulica Com 24 Discos De 18 Polegadas (Sem valor – Doado pela CAR – medida emergencial)

1. 2021: Construção de Praça – R$ 300.000,00 - Empenhado – Cláusula Suspensiva.

2.  2021: Programação/RP2 - Equipamento para o Hospital - R$ 249.213,00 (pago)

2. 2021: Emenda Individual - Custeio PAB – R$ 100.000,00 (Pago).

3. 2021: Emenda Individual - Aquisição de 3 veículo para Saúde – R$ 174.975,00 (pago).

4. 2020: Calçamento Blocos Intertravados (Distrito) – R$ 500.000,00 - Aplicação Direta CODEVASF 2ª SR - Edital nº 034/2020 - RCP – (Obra iniciada)

5. 2020: Trator (DNOCS) – R$ 80.000,00 (Pago)

6. 2020: Arado (DNOCS) – R$ 9.600,00 (Pago)

7. 2018: Trator + Grade + Arado + Carreta (DNOCS) – R$ 115.000,00 (Pago) 

“Todos esses recursos já foram liberados e pagos, porém, conseguimos agora o mais importante, que são as 04 pontes para serem reconstruídas e mais 56 casas sendo 44 na sede e 12 no distrito de Coqueiro. Cléber, juntamente com a Prefeitura, temos uma informação a dar: Temos urgência na licitação. 

A prefeitura precisa ter celeridade porque os recursos já estão liberados e para ser pagos, é preciso que a prefeitura faça a licitação dos valores, de quase R$ 1.850.000 das 04 pontes e 5.040.000 das casas populares. Assim que a licitação estiver pronta, nós iremos agilizar a liberação dos recursos, portanto, a Prefeitura de Jucuruçu precisa ter agilidade. Aliás, você prefeito Lili, que cobra tanto agilidade de mim, eu estou cobrando do senhor”, disse Cláudio Cajado. 

Será que esse povo todo está mentindo e só o atual prefeito de Jucuruçu, está falando a verdade. Onde ele afirma que não entrou verba para ajudar as pessoas desabrigadas de Jucuruçu, e nem para construir as pontes destruídas. 

Só temos uma afirmação, isso tudo é resultado de um município que tem uma Câmara de Vereadores sem atitude, porque na verdade esses vereadores nunca fazem nada em prol do nosso povo.  

 

Essa mesma angustia vive as pessoas de Nova Alegria, onde muita gente viveu a mesma situação de Jucuruçu, naquela comunidade também tem um grande vilão, o Deputado Federal Valmir Assunção, que é filho e representante daquela comunidade e ele até o memento não foi capaz de construir se quer um banheiro para nenhum conterrâneo seu. 

Homem é assassinado a tiros enquanto dormia em Itamaraju: Criminosos encapuzados invadiram a residência da vítima

Itamaraju: O homicídio aconteceu na madrugada desta quinta-feira, 08 de dezembro, por volta de 00h25, na Rua 04, Bloco 40, no Bairro Vista Bela, em Itamaraju. Logo após o crime, policiais militares da 43ª CIPM foram solicitados por populares, que informaram ter ouvido disparos de arma de fogo. Ao chegaram no local, os militares confirmaram o crime. 

Segundo familiares da vítima, 02 (dois) indivíduos encapuzados invadiram a residência, com arma de fogo em punho e surpreenderam a vítima que estava na cama. Os criminosos efetuaram vários disparos, e evadiram-se do local, tomando rumo ignorado. O SAMU socorreu a vítima para o Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), mas no trajeto, a vítima morreu por uma parada cardíaca. 

O óbito foi atestado pela médica, Drª Tainara Ferreira. A vítima apresentava 03 (três) perfurações nas costas e braços, sendo identificado como sendo, Paulo Ferreira dos Santos, de 41 anos, natural de Teixeira de Freitas. A delegada plantonista, Andressa Carvalho, autorizou o servidor público Anderson Barbosa a remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Itamaraju, para exames de necropsia. 

A motivação e a autoria ainda são desconhecidas. As investigações do crime estão a cargo do delegado titular, Gilvan de Meireles, e sua equipe./Lenio Cidreira/Liberdadenews

Petrobrás reduz preços da gasolina e do diesel para distribuidoras



A Petrobras anunciou hoje (6), no Rio de Janeiro, que os preços médios de venda do diesel A e da gasolina A – diretos da refinaria – para as distribuidoras será reduzido a partir de amanhã (7). 

Para a gasolina, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,28 para R$ 3,08 o litro, com diminuição de R$ 0,20 por litro, equivalente a cerca de 6,1%. 

Com o ajuste, a parcela da Petrobras no preço final deve ser de R$ 2,25 por litro, em média, já que o produto final vendido nos postos tem uma mistura obrigatória de 73% de gasolina e 27% de etanol anidro. 

Já o ajuste do diesel vendido pela estatal às distribuidoras cairá de R$ 4,89 para R$ 4,49 por litro, uma redução de cerca de 8,2% ou R$ 0,40 por litro. 

A Petrobras calculou que, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel antes da venda ao consumidor final, a parcela da estatal no preço ao consumidor será, em média, R$ 4,04 a cada litro vendido na bomba. 

A empresa petrolífera afirmou, ainda, que as reduções anunciadas hoje acompanham a evolução dos preços de referência, sendo coerentes com a sua prática de preços. O preço da gasolina não era alterado pela Petrobras desde 2 de setembro. O do diesel permanecia inalterado desde 20 de setembro./autopapo

Afetados pelas chuvas chegam a quase 80 mil na Bahia

 


A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde de ontem (6), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até o momento, são 552 desabrigados e 13.806 desalojados. O número total de atingidos chega a 78.365 pessoas. 

A pasta também contabilizou um óbito em decorrência das chuvas intensas. Os números correspondem às ocorrências registradas em 53 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 31 estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Aiquara, Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Dário Meira, Eunápolis, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Inhambupe, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Jussari, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, São Félix, Teodoro Sampaio, Vereda e Wenceslau Guimarães. 

A Defesa Civil da Bahia registrou, ainda, o transbordamento de uma barragem de açude situada no município de Wenceslau Guimarães. De acordo com a Defesa Civil do município, a situação é resultado do entupimento de um dreno. O volume de água ocasionou o alagamento de diversas casas, mas não há vítimas ou feridos. 

Os municípios afetados são: Aiquara, Baixa Grande, Cachoeira, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Dário Meira, Eunápolis, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Inhambupe, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapicuru, Itarantim, Itororó, Jussari, Medeiros Neto, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Prado, Ribeira do Pombal, Santa Cruz Cabrália, São Félix, Teodoro Sampaio, Vereda, Wenceslau Guimarães, Caravelas, Catu, Floresta Azul, Ibotirama, Itamaraju, Itanhém, Marcionílio Souza, Ipiaú, Alcobaça, Aurelino Leal, Belo Campo, Cipó, Gandú, Guaratinga, Itapetinga, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Maragojipe, Santo Antônio de Jesus, Sátiro Dias e Teixeira de Freitas.

A cada 9 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil


Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicados nesta quarta-feira (7), demonstram que, em média, uma menina ou mulher foi vítima de estupro a cada nove minutos no Brasil. O relatório da entidade reuniu as estatísticas criminais de feminicídio e estupro dos primeiros semestres dos últimos quatro anos.  A entidade aponta o dado alarmante onde mais de 112 mil mulheres foram estupradas no país, levando em consideração apenas o primeiro semestre de cada ano. Em 2022, foram registrados 29.285 estupros; de cada quatro vítimas, três eram vulneráveis. 

As mulheres negras (pretas e pardas de acordo com a categorização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), em 2021, eram maioria entre as que foram vítimas de estupro, sendo 52,2% dos casos. No mesmo ano, elas foram 62% das vítimas de feminicídio. As vítimas de feminicídio negras são quase 80% mais que as brancas, que são 37,5%. Outras etnias como a amarela (0,3%) e a indígenas (0,2%) tiveram incidências pouco expressivas. 

Ao todo, os feminicídios aumentaram 10,8%. O relatório inédito aponta que, levando em consideração todas as mulheres, 81,7% foram mortas pelo parceiro ou ex-parceiro íntimo. Desconhecidos aparecem como autores apenas em 3,8% dos fatos, indicando que a maioria dos casos identificados pelas autoridades policiais são os feminicídios íntimos. 

A região Norte é a que acumula maior crescimento no período de quatro anos: 75%, seguida pelo Centro-Oeste (29,9%), Sudeste (8,6%) e Nordeste (1%). Apenas a região Sul teve redução no número de feminicídios registrados entre 2019 e 2022, com queda de 1,7%. As elevações mais acentuadas de casos no período foram registradas nos estados de Rondônia (225%), Tocantins (233,3%) e Amapá (200%). 

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum, declarou que o investimento em políticas públicas para a segurança foi deliberadamente reduzido, sobretudo em nível federal. Em 2022, R$ 5 milhões foram destinados ao enfrentamento da violência contra mulheres, o menor repasse de recursos dos últimos quatro anos, de acordo com uma nota técnica produzida pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Outros R$ 8,6 milhões foram destinados à Casa da Mulher Brasileira. 

"É importante observar que o aumento de 10,8% nos feminicídios contrasta com uma série de outros crimes, como os homicídios em geral, que caem ano a ano desde 2018", explica em nota. 

A entidade  afirma que, para garantir o enfrentamento à violência de gênero, o novo governo tem o desafio de implementar uma série de instrumentos criados nos últimos anos, mas que nunca saíram do papel, como o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e a Política Nacional de Dados e Informações (PNAINFO) relacionadas à violência contra as mulheres./Alma Preta

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

TSE proclama eleitos presidente e vice-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin


 O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa desta terça-feira (6), proclamou eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente da República, respectivamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. A proclamação foi possível após a aprovação, por unanimidade, do relatório final de totalização do segundo turno das Eleições Gerais 2022. Segundo o artigo 227 da Resolução TSE nº 23.669/2021, “aprovado o relatório final, o TSE proclamará o resultado das eleições no país, publicando-se a decisão no mural eletrônico”. 

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, informou que, no segundo turno do pleito, realizado em 30 de outubro, entre os eleitores em território nacional e no exterior, foram apurados um total de 124.252.796 votos. Desse total, foram registrados 118.552.353 votos válidos (95,41%), 3.930.765 nulos (3,16%) e 1.769.678 em branco (1,43%). E conforme destacou o ministro, a abstenção ficou em 31.815.791, sendo que, pela primeira vez nas últimas oito eleições, o comparecimento foi maior no segundo turno. 

Com relação à votação por candidato, foram contabilizados 118.552.353 votos válidos. Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 60.345.999 votos (50,9% do total de votos válidos), contra 58.206.354 (49,1%) votos recebidos por Jair Messias Bolsonaro. 

De acordo com a área técnica do TSE, não foram localizados Recursos Contra Expedição de Diploma relativos ao pleito deste ano Eleições 2022 contra Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin. “É importante citar neste momento a inexistência de processo em que se questiona a inelegibilidade para presidente e vice-presidente da República nestas eleições, não havendo qualquer óbice à proclamação do resultado definitivo”, assentou Moraes. 

O relatório final foi aprovado por unanimidade e, assim, Moraes proclamou eleitos os candidatos escolhidos nas urnas em outubro. Além disso, o ministro informou que, conforme acordado entre a Presidência do Tribunal e a equipe do governo de transição, fica designada oficialmente para 12 de dezembro, às 14h, a realização da cerimônia de diplomação. 

Grupos 

Para a apuração dos resultados das eleições presidenciais, as 27 unidades federativas foram divididas em seis grupos, que foram sorteados no dia 29 de setembro entre os ministros da Corte, com exceção do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. 

A distribuição foi a seguinte: Grupo 1 (ministro Raul Araújo) – Alagoas, Amazonas, São Paulo e Tocantins; Grupo 2 (ministro Carlos Horbach) – Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul; Grupo 3 (ministro Ricardo Lewandowski) – Ceará, Sergipe, Maranhão e Goiás; Grupo 4 (ministra Cármen Lúcia) – Pará, Paraná, Piauí e Rio de Janeiro. Grupo 5 (Benedito Gonçalves) – Bahia, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina; e Grupo 6 (Sérgio Banhos) – Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia. 

Os relatórios parciais referentes ao primeiro turno em cada um dos grupos foram aprovados pelo Plenário ainda em outubro. Já quatro relatórios parciais sobre a segunda etapa do pleito foram aprovados em novembro, e, na sessão de hoje, o documento do Grupo IV também foi acolhido pelos ministros. 

Segundo a relatora do Grupo IV, ministra Cármen Lúcia, foram cumpridas todas as exigências legais para a totalização dos resultados no Rio de Janeiro, Piauí, Pará e Paraná. “Foram analisadas as informações prestadas, e não houve a apresentação de impugnação nesses estados”, destacou a ministra, que votou pela aprovação do relatório, sendo acompanhada pelos demais membros da Corte. 

O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, destacou que, com base no último relatório parcial (do Grupo IV), se pode afirmar que não houve irregularidade nem suscitada e nem aparente no pleito para a presidência da República, cabendo assim a proclamação final do resultado apurado. E saudou a condução do processo de votação e de apuração pelo (TSE). 

“Os relatórios revelam que a Corte liderada por Vossa Excelência, ministro presidente, soube encaminhar esse ato crucial para o regime democrático de modo altivo, aberto, probo e limpo, mais uma vez acudindo ao chamamento dos melhores valores democráticos”, finalizou Gonet Branco./tse

Governo vai repassar mais de R$ 2,6 milhões para assistência social nos municípios atingidos pelas chuvas

Por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Governo do Estado da Bahia vai repassar mais de R$ 2,6 milhões para os municípios que estão em situação de emergência e foram atingidos pelas fortes chuvas que caem em algumas regiões do estado. O recurso vai beneficiar exclusivamente famílias em situação de vulnerabilidade social. 

“Estamos trabalhando para que esse recurso chegue rapidamente aos municípios, por entendermos a urgência e necessidade das pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas. É uma situação difícil e elas precisam de um apoio e acolhimento, então esse é um repasse emergencial, que visa mitigar o sofrimento dessas famílias”, explicou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins. 

O recurso deve ser utilizado para provimento dos Benefícios Eventuais, que são aquisição de cestas básicas; pagamento de aluguel social por até seis meses; aquisição de documentação civil, botijão de gás colchões e enxoval de bebê. O repasse também visa garantir a oferta de alojamento provisório e pagamentos de despesas vinculadas a ele, por exemplo, na aquisição de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene, roupas de cama e banho para uso no alojamento, dentre outros. 

Ainda de acordo com o secretário Carlos Martins, a prioridade é assegurar o acolhimento imediato das famílias em condições dignas e de segurança. “Ressalto que toda a equipe de Assistência Social da SJDHDS está à disposição dos municípios para ajudar no que for necessário. É uma rede de políticas públicas e sociais mobilizada para prover as necessidades detectadas”, destacou. 

Comitê 

Com o objetivo de atender as demandas causadas pelas fortes chuvas e manter comunicação direta com os 417 municípios baianos, foi instalado, na última segunda-feira (5), o Comitê de Crise – Operação Chuva, no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Salvador, reunindo representantes de diversos órgãos do Estado. 

Fazem parte do comitê as secretarias de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação (Seinfra), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), da Administração (Saeb), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab) e a Casa Civil. Participam, ainda, a Polícia Militar, inclusive a Casa Militar do Governador, o Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado (Cerb) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). 

Diariamente, está sendo divulgado pelo Governo do Estado um boletim com atualizações das ações realizadas por cada órgão nos municípios atingidos./Ascom

'Estou bem, não precisa se preocupar', diz Renato Aragão, após sofrer AIT

 

Renato Aragão: susto — Foto: Reprodução

O ator e humorista Renato Aragão, de 87 anos, publicou um vídeo em suas redes sociais na noite desta quarta-feira (7) e disse estar bem após sofrer um um AIT (acidente isquêmico transitório). 

"Aí, gente! Garotada, estou bem, não precisa se preocupar. Estou muito bem", disse ele. 

Renato sentiu sintomas, como tontura, e foi levado para o Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Segundo a família, está sendo monitorado. 

O AIT é uma alteração no fornecimento de sangue para o cérebro e que muda o funcionamento do órgão. O restabelecimento das funções cerebrais tende a se adequar em minutos ou horas. 

"O Renato está sob vigilância neurológica. Está bem e monitorado com muito amor e carinho. Ele ficou zonzo, e viemos para o hospital. Pensamos que fosse labirintite. Ele está em observação no quarto, como tem que ser", disse Lilian Aragão ao g1, mulher do humorista. 

Lilian frisou que o marido está bem, em um quarto, e que não sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). 

"Renato está maravilhoso como sempre e mandando beijos para todos", disse. 

Lilian e Renato — Foto: Reprodução/Redes sociais

Lilian e Renato estão casados há 21 anos e são pais de Livian Aragão. Além da jovem, o humorista tem outros quatro filhos de um primeiro casamento./G1

Vereadora Ny é a nova presidente da câmara legislativa


Os quinze parlamentares de Itamaraju, estiveram reunidos em sessão ordinária nesta terça-feira (06), para votar e escolher o novo presidente que ficará a frente da casa legislativa nos próximos dois anos. 

O auditório do parlamento municipal estava lotado, visitantes de vários bairros distritos e assentamentos agrários fizeram questão de manifestar seu apoio aos dois grupos em disputa. 

A mesa diretora iniciou os trabalhos com a leitura do texto bíblico, no entanto, o clima prometia uma disputa voto a voto. 

Duas chapas foram apresentadas, a primeira com tema “Fé e esperança” liderada pelo vereador Rojerio Novais, tendo como oponente a vereadora Jozeni Alves Bonfim a frente da chapa “Juntos somos mais fortes”. 

Muitas especulações e muitos visitantes ligadas a política local acompanharam cada comentário ou tentativa de dificultar a votação do parlamento municipal. 

Mas seguindo as determinações do regimento da casa de leis, foi iniciada a votação, onde a contagem finalizou com 8 votos para a vereadora Jozeni Alves Bonfim e 7 destinados ao vereador Rogério. 

A eleição garante a presidência do próximo biênio para a vereadores Jozeni Alves Bonfim (Ny), que deverá propor algumas mudanças e assim impactar o futuro cenário político do município. 

A sessão desta terça-feira (06) de dezembro, marcará a redução e encerramento dos trabalhos parlamentares deste ano./IN

Jucuruçu volta ser destaque no Jornal Nacional devido as fortes chuvas

 


Jornal Nacional - terça-feira, 6 de dezembro - Chuva forte obriga 9 municípios baianos a decretar situação de emergência - na Bahia a situação é de emergência em nove municípios as chuvas já provocaram interdições em oito rodovias estaduais em Jucuruçu, também no Sul da Bahia um trecho da estrada desmoronou a uma semana. 

A superintendência de proteção e defesa Civil do Estado aqui em Salvador intensificou monitoramento das chuvas em toda a Bahia a Defesa Civil trabalha em parceria com os Municípios para alertar a população dos riscos de desastres mais de 3.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em todo o estado.

 

Aquela população que habita em área de risco deve sim sair dessa localidade buscar um abrigo ou de um parente uma casa de um parente ou até pedir ajuda ao município para que vá para um abrigo seguro. /G1

Notícias Diocesanas

 


1. Transferências e nomeações: 

Prot. 16/2023 

Depois disso, saiu, viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: ‘Segue-me”. E, levantando-se, ele deixou tudo e o seguia. (Lc 5, 27-28) 

Fazemos saber a todos os fiéis da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, que, tendo em vista o bem pastoral e espiritual de nossas paróquias e comunidades, procedemos às seguintes transferências e nomeações de padres, bem como a designação dos vigários paroquiais, reitor do Seminário Maior e novos diáconos. 

  1. Pe. Edivaldo Oliveira Santana: Pároco da Paróquia São Pedro. 
  2. Pe. Metódio Macedo Santos: Cura da Catedral Diocesana. Posse no dia 13/02/2023, às 19h30. 
  3. Pe. Vanderlei da Rocha Coutinho: Vice – Cura da Catedral Diocesana. Apresentação no dia 13/02/2023. 
  4. Pe. Fabiano dos Santos Costa: Reitor do Seminário Maior São João Paulo II.
  5. Pe. Paulo Santos Sales: Pároco da Paróquia Imaculada Conceição – Medeiros Neto. Posse no dia 06/01/2023. 
  6. Pe. Paulo Sérgio Gomes de Melo: Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião – Teixeira de Freitas. Posse no dia 23/01/2023. 
  7. Pe. Nestor Marcial Cyriaco Filho: Pároco da Paróquia São João Batista. Posse 23/02/2023. 
  8. Pe. Gilson Ferreira Correia: Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião – Vereda. Posse dia 15/02/2023. 
  9. Pe. José Carlos Fernandes: Pároco da Paróquia são Lourenço. Posse no dia 16/02/2023.
  10. Pe. Manoel Freire de Oliveira Neto: Administrador da Paróquia São Sebastião – Jucuruçu. Posse no dia 14/02/2023. 
  11. Pe. Sávio Marques Fiorot: Administrador Paroquial da Paróquia São José – Itabatan. Posse no dia 24/02/2023. 
  12. Pe. Mathaus Sampaio Sales: Vigário Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia. Apresentação no dia 29/01/2023. 
  13. Pe. Vitor Alves de Aguilar: Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus – Ibirapuã. Apresentação no dia 24/01/2023. 
  14. Diácono Gerferson Victorino dos Santos: Paróquia Nossa Senhora das Graças – Lajedão.
  15. Diácono Kayo Campeche Barros: Paróquia São José Esposo – Mucuri. 
  16. Diácono Leonardo Victor Rodrigues de Carvalho: Paróquia São Bernardo – Alcobaça.
  17. Diácono Paulo André Costa de Jesus: Seminário Maior São João Paulo II – Salvador.

Esperamos que os fiéis das nossas paróquias acolham com grande generosidade os padres/diáconos e que juntos continuem a servir o Reino de Deus. Desejamos a todos, pastores e fiéis abundantes graças de Deus no ano que se aproxima. 

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos cinco de dezembro de dois mil e vinte e dois. 

Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp 

Bispo Diocesano 

2. Mestre de Cerimônias da Diocese: Dom Jailton de Oliveira Lino, psdp, nomeia o Pe. Marcos Viana Silva como Mestre de Cerimônias da Diocese, em lugar do Pe. Vagner Batista de Melo que prestou este serviço à Diocese até este momento. Desejamos ao Pe. Marcos Viana que possa desenvolver um serviço profícuo e nos ajudar a celebrar bem a santa liturgia. 

Teixeira de Freitas, 06 de dezembro de 2022 

Pe. Ariston Domingues de Araújo 

Chanceler do Bispado

Prefeitura de Itanhém decreta situação de emergência por conta de estragos das chuvas

 


O prefeito Mildson Dias Medeiros, através do Decreto 311, de 28 de novembro de 2022, promulgou Estado de Situação de Emergência no município de Itanhém, em razão dos estragos provocados pelas chuvas que caíram entre os dias 25 e 27 de novembro. 

A situação de anormalidade é válida para locais que comprovadamente foram afetados pelas fortes chuvas, conforme prova documental estabelecida pelo Relatório Preliminar de Ocorrência da Coordenadoria da Defesa Civil Municipal, que percorreu vários pontos do município, inclusive, com uma equipe do Consórcio Construir, avaliando cada situação. 

Além dos prejuízos das casas que foram invadidas pela enchente, ou que tiveram avarias no telhado, a chuva arruinou estradas, destruiu pontes, bueiras, represas e provocou deslizamentos de terra em barrancos. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social prestou atendimento às famílias que tiveram suas residências afetadas, e está realizando o acompanhamento das mesmas. Foram fornecidos itens como cobertores, toalhas, de higiene pessoal, roupas, além dos benefícios eventuais, como o Auxílio Alimentação (cestas básicas) e Auxílio Aluguel. Os serviços contam com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, com mão de obra e transporte. 

Com o decreto, o prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pelas chuvas, e também às autoridades administrativas e agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta. 

Leia o decreto aqui.

 

Para salvaguardar a população itanheense dos perigos, as equipes da prefeitura vêm adotando medidas, inclusive visitando os locais mais afetados, para tomar providencias emergenciais. A Coordenadoria da Defesa Civil, junto com outros órgãos, vem realizando um trabalho diariamente nas áreas afetadas.Bahiaextremosul/Ascom

Mais 112 casos do Covid 19 são confirmados em Teixeira de Freitas


Nesta terça-feira (06), a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informou que há 112 novos casos positivos para a COVID-19. Até o momento são 27.974 casos confirmados. Destes, 163 são considerados ativos, ou seja, as pessoas ainda têm a possibilidade de transmitir o vírus. Já foram contabilizadas 383 mortes. Ao total, são 27.428 recuperados. 

Ocupação de Leitos 

De acordo com o último censo de ocupação de leitos, há 2 pacientes na enfermaria. 1 paciente está internado na UTI do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Já na UMMI, há 3 pacientes internados (2 gestantes e 1 criança), e na UPA não há pacientes. 

Na rede privada,  não há internações na enfermaria, enquanto a UTI se encontra sem paciente, representando 0% de ocupação da UTI. 

O total de internações nas redes pública e privada, considerando UTI e enfermaria, é de 96pacientes. 

Importante destacar que as pessoas internadas ainda podem ter sequelas, mas não necessariamente estão no grupo de ativos. Há também muitos casos recentes de resultados confirmados positivos para Covid-19 logo após o ciclo viral; portanto, tais casos nem chegam a constar como ativos, entrando apenas na contabilização de confirmados./Bahiaextremosul/Ascom

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.