Aparecer

Aparecer

Toda ajuda é bem vinda.

Siga-nos no instagram

sábado, 14 de março de 2015

Homem que mora em Itapetinga-BA procura por parentes em Guaratinga


Homem que mora em Itapetinga-BA procura por parentes em Guaratinga


GUARATINGA: Este homem da foto chama-se Hamilton Batista Ribeiro. Ele reside na cidade de Itapetinga-Ba e está ansioso para reencontrar dois de seus parentes que segundo Ele, há anos vieram trabalhar e morar no município de Guaratinga.

Os parentes são: Filismino Alves dos Santos (cunhado), mais conhecido por “Filú”, e Creuza Batista Ribeiro Santos (irmã) também conhecida por “Fihinha”, nascida em 08/02/1947, filha de João Batista dos Santos e Maria Ribeiro de Jesus, ambos são naturais da cidade de Itapetinga, de onde saíram há 28 anos  para trabalhar e morar na zona rural de Guaratinga, no Rio do Peixe.


Hamilton Batista Ribeiro está ansioso para reencontra sua irmã e seu cunhado. As informações de Hamilton dão conta de que, os dois tinham pelo menos sete filhos, mas se lembra de apenas do nome de uma filha conhecida por Neide.

Se alguém souber de alguma informação que possa ser útil para encontrar essa família, entre em contato com Hamilton, que trabalha no escritório da CEPLAC, em Itororó-Ba, pelos telefones:  77-9967 7570 / 77 3261 4807 / 73 3265 1011 –  ou pelos telefones:  73 8117 4485 / 73 9928 1505./guarananet

Mulher é assassinada pelo marido por suposta traição com o primo do assassino



Mucuri: Na madrugada deste sábado, 14 de março, uma mulher deu entrada na Clínica Médica de Mucuri, vítima de golpes de arma branca (faca). Trata-se de Lúcia Oliveira Souza, 34 anos de idade, natural de Vitória/ES, moradora da cidade de Mucuri. Segundo informações da polícia, a vítima foi esfaqueada pelo marido em uma festa, por volta de 03h30 da manhã.

Segundo a polícia, a motivação do crime teria sido passional, pois o marido teria recebido informações de que a sua mulher estaria lhe traindo com um primo dele, e estaria na referida festa. Descontrolado, o marido foi até o local, agrediu o primo e após discussão, acabou esfaqueando a mulher, que morreu assim que deu entrada na Unidade de Saúde de Mucuri.

O marido da vítima foi identificado até o momento pelo vulgo de “Branco”, que se encontra foragido. O delegado titular de Mucuri, Charlton Fraga, instaurou inquérito policial e autorizou a remoção do corpo ao IML de Teixeira de Freitas, onde passou por exames de praxe. Segundo laudo médico, a vítima morreu por anemia aguda, provocada por instrumento perfuro-cortante./Liberdadenews

"Escândalo" Rede Globo mostra cenas (pai matando filho em horário nobre)




Uma novela doente como IMPÉRIO  deveria ser proibida. Cenas tão caóticas, deprimentes, que incitam violência, Quebram harmonia familiar e declaram o publico, cegos imbecis, desmemoriados, pobres marionete. Essa novela com exceção da trilha sonora e do inicio que propunha um desfecho de qualidade, tornou-se lixo virtual.

O ator principal é um emergente contrabandista, totalmente alienado quanto Aos deveres familiares e sociais. Pai ausente, marido canalha, um mal educado, com pinta de artista, que se dá bem em todas. Anda com um cangaceiro armado, disposto 24 horas dia a matar.

Obcecado, desrespeita os próprios filhos levando a amante para morar com a esposa e sustenta filhos desnorteados, supérfluos, materialistas, ridiculamente vazios, isso sem mencionar as mortes constantes, tratadas naturalmente. Provocações preconceituosas, roubos fáceis. A globo se supera em exibições de péssima qualidade e proliferação de doenças visuais.

A mídia tem um poder muito grande na vida das pessoas, crianças assistem. Antigamente os filmes. Novelas, desenhos eram voltados à família, e sempre que existia um vilão, esse se dava mal e o herói sempre salvava.

Por isso que apesar da evolução da tecnologia estamos regredindo em conhecimento, em respeito, em moral e estamos ai, sem segurança, assistência médica digna para o povo, uma boa educação, sem perspectiva de um futuro tranquilo e pior sem respeito nenhum, nem ao idoso, as crianças e nem aos pais. Parece que ninguém mais se lembra de Deus. Só que ele se lembra de todos!

Novela sórdida, personagens sem nenhum caráter, infelizmente, é isso que a Globo tem "ensinado" para o povo brasileiro. Esse show de ridículo culmina com o "exemplo" do filho assassinando o próprio pai.

Chega de filho matar pai, pai matar filho, é muita motivação desnecessária à violência. uma apelação enorme, quando uma mulher de família formada aceitaria de coração aberto a relação de seu marido com outro homem, na vida real isso daria morte, a falta de respeito do comendador levando a amante para dormir na casa onde vivem sua esposa (POIS NÃO SÃO DIVORCIADOS E VIVEM NA MESMA CASA) e seus filhos, a esposa também fazer o mesmo com seu amante e todos sentarem a mesa para um delicioso café da manhã, isso é a mais pura ridicularização da família.

Vigilância Sanitária promove reunião com comerciantes de animais domésticos





A Vigilância Sanitária de Teixeira de Freitas realizou na manhã do ultimo dia 10 (terça-feira), no auditório da secretaria municipal de saúde, uma reunião com os proprietários e técnicos responsáveis que lidam e/ou comercializam animais domésticos no município.

O objetivo da reunião foi para dá conhecimento e informar sobre as novas diretrizes da Resolução N° 1069 de outubro de 2014, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que dispõe sobre diretrizes gerais de responsabilidade técnica em estabelecimentos comerciais de exposição, manutenção, higiene estética e venda ou doação de animais. E da Lei Municipal N° 707 de abriu de 2014, que dispõe sobre a criação e a venda no varejo de cães e gatos por estabelecimentos comerciais no Município.


O coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, Elisnak de Sousa, abriu o evento falando da importância da proposta da reunião com os comerciantes e técnicos responsáveis dos referidos estabelecimentos, pois o assunto seria de fundamental importância para todos. E disse ainda: "Convidamos todos vocês para esta reunião, para dá conhecimento a todos da Resolução N° 1069 do Conselho Federal, e da Lei Municipal N° 707, que serão utilizadas para efetivação da fiscalização nos referidos estabelecimentos que estão enquadrados dentro das diretrizes das legislações em vigor. Estaremos dando prazo para as adequações nas empresas, porem estaremos fiscalizando posteriormente, e cobrando tais exigências impostas nas diretrizes das Leis que disciplina e regulamenta o funcionamento dos referidos estabelecimentos”.


Apresentação das legislações foi ministrada pelo o técnico veterinário da vigilância sanitária do município, Rodolfo Alves, e pela a fiscal sanitária, Andréia Hering. Eles fizeram uma explanação de todos os artigos e diretrizes das Leis, prestando esclarecimentos e informações do que será exigido pela a vigilância quanto órgão fiscalizador. E que o trabalho da vigilância não é apenas de fiscalizar, mais também, de orientar e ajudar no que for necessário para o desenvolvimento e crescimento de todos, pois sabem da importância que cada empreendedor e comerciante tem para o município, em decorrência de ter como referência de renda per captar interna o comercio de forma geral./bahiaextremosul

Advogado foi enterrado vivo pela família no quintal de casa em Minas Gerais


Advogado foi enterrado vivo pela família no quintal de casa
Advogado foi morto e enterrado no quintal em São Gonçalo do Sapucaí


O laudo da morte do advogado Silvio Tavares dos Santos, divulgado pelo IML de Pouso Alegre (MG) nesta quinta-feira (12) apontou que ele foi enterrado vivo no quintal de casa em São Gonçalo do Sapucaí em Minas Gerais, assim como a Polícia Civil desconfiava. Conforme o documento, a causa da morte foi asfixia.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Diego Bruno Dias, uma grande quantidade de terra foi encontrada na traqueia do advogado.

"Nós acreditávamos que ele tinha morrido por asfixia devido à esganadura. Mas, em conversa com o legista, constatamos que ele aspirou a terra e por isso foi a óbito", disse o delegado.

Ainda conforme a polícia, o pescoço da vítima também apresentava marcas de agressão, provavelmente causadas pelo golpe que ele levou da filha. O advogado teria sido morto pela esposa, a também advogada Maria Augusta Vilela Tavares, de 46 anos, com a ajuda da filha, Abigail Samarah Tavares Vilela, de 26 anos. A filha se internou em uma clínica no interior de São Paulo após o crime.

A polícia suspeita que a mulher e a filha do advogado tenham achado que ele tenha morrido após o golpe e, por isso, o enterraram vivo sem saber. Conforme a polícia, as duas podem responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar, além da qualificação por asfixia e ocultação de cadáver.

A Polícia Civil pretende ouvir mãe e filha na próxima semana, para fazer a reconstituição do crime. As duas vão passar por avaliações psicológicas.

O caso

O corpo do advogado foi encontrado na terça-feira (10) enterrado no quintal da própria casa em São Gonçalo do Sapucaí. Segundo a Polícia Militar, Sílvio Tavares dos Santos teria sido morto pela esposa há cerca de uma semana, depois de uma discussão sobre remédios. O caso foi descoberto depois que a suspeita procurou o Ministério Público para confessar o crime. Ela admitiu que matou e enterrou o próprio marido com a ajuda da filha do casal, que teria dado uma gravata nele.

Segundo a polícia, a mulher disse que a vítima ficou agressiva quando recebeu os remédios de uso controlado que costumava tomar. Na tentativa de controlá-lo, a filha do casal o asfixiou. Na sequência, mãe e filha cavaram uma cova no quintal e o enterraram. Devido ao choque com a morte do pai, a filha foi internada em um hospital psiquiátrico. Apesar de ter confessado o crime, a advogada não foi presa, pois, segundo a polícia, ela tem cooperado com as investigações.

Devido ao estado de decomposição em que se encontrava, o corpo foi sepultado no cemitério de São Gonçalo do Sapucaí na mesma noite.

O advogado era uma figura popular na cidade que gostava de vestir camisas de diferentes times de futebol e defendia o Partido dos Trabalhadores (PT), onde era presidente do comitê local. Sílvio Tavares chegou a ser candidato a vereador pelo partido em 2008. No perfil dele nas redes sociais ele aparece ao lado do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva./G1

sexta-feira, 13 de março de 2015

Acidente em Vereda envolvendo trator deixa motociclista em estado grave




O estado de saúde é tão grave que o médico plantonista do Hospital Municipal de Vereda, Ânderson da Silva Leite, foi em apoio médico.



A Polícia Militar ajudou na prestação de socorro de um jovem que saiu gravemente ferido de um acidente, por volta de 12h, desta sexta-feira (13), envolvendo duas motocicletas e um trator, na estrada que liga a cidade de Vereda ao distrito de São João da Prata.

De acordo com o soldado Washington Paiva, que juntamente com o soldado Maciel Nascimento atendeu a ocorrência, duas motocicletas trafegavam sentido São João da Prata, quando, no km 5, tentaram ultrapassar o trator. Foi quando Leandro de Jesus Santa Rosa, 23 anos, que pilotava a Yamaha YBR-125, cor roxa, placa NZP-2394, de procedência de Teixeira de Freitas, colidiu com o trator. Ele é natural de Medeiros Neto, mas morador do bairro São Pedro, em Vereda.

Ainda de acordo com o policial, o outro motociclista chegou a cair mas não se feriu e teria evadido do local.


A vítima foi levada por uma ambulância da prefeitura para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O estado de saúde é tão grave que o médico plantonista do Hospital Municipal de Vereda, Ânderson da Silva Leite, foi em apoio médico./radar58

Prefeitura cria Disque Apreensão para animais na rua



A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Agricultura, conta com profissionais capacitados para apreender os animais de grande porte, como Bovinos, Equinos e Muares que ficam circulando no perímetro urbano da cidade que colocam em risco a população, podendo causar acidentes em carros e motos, além da invasão dos animais nas residências em busca de alimentos.


Além da apreensão, os proprietários serão multados por animal com valor de R$: 74,52. De acordo o código de postura do município se o proprietário não comparecer na secretaria no prazo de 07 dias a posse dos animais passara para o município na qual realizara um leilão em praça pública.

Recentemente a Prefeitura entrou em parceira com o Ministério público onde os donos dos animais apreendidos serão encaminhados ao promotor e assinaram um termo de ação e conduta em caso de reincidência o dono perdera a posse do animal. 


Existe um entendimento por parte da prefeitura que os animais servem como sustento, trabalho e meio de sobrevivência de muitas famílias, porém não justifica estarem soltos em vias públicas, visto que animais de grande porte por força de lei somente podem ser criados na área rural, além do perigo que pode acarretar para população.

 

Precisamos também do apoio de toda população, a conscientização é o melhor caminho para que este tipo de situação não continue ocorrendo para uma melhor agilidade nas apreensões./sulbahianews

Governador Rui Costa anuncia convocação de 2 mil novos policiais militares



Utilizando o perfil pessoal no Twitter, o governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quinta-feira (12) que 2 mil aprovados no concurso da Polícia Militar de 2012 serão convocados nos próximos dias.

De acordo com o governador, o edital para a convocação dos novos policiais deve ser publicado no Diário Oficial do Estado na próxima semana.

Na última sexta (6), o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), garantiu, em conversa com lideranças dos aprovados no concurso, autoproclamados “excedentes”, que o total de convocações seria divulgado em breve pelo governador./BN

Doença renal crônica atinge 10% da população mundial


Doença renal crônica atinge 10% da população mundial


A doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, estima-se que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos.

Além disso, metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. Hoje (12), no Dia Mundial do Rim, a entidade defende que a creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina façam parte dos exames médicos anuais.

Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários, como urinar mais à noite e urina com sangue ou espuma.

Os médicos recomendam que para reduzir o risco ou evitar que o quadro se agrave as pessoas devem manter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, controlar a pressão arterial, beber água, não fumar, não tomar medicamentos sem orientação médica, controlar a glicemia quando houver histórico na família e avaliar regularmente a função dos rins em casos de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família.

Mais de 224 mil casos de dengue são registrados no país em 2015


Mais de 224 mil casos de dengue são registrados no país em 2015

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 7 de março deste ano, foram registrados 224,1 mil casos de dengue no país - o número representa um aumento de 162% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Apesar do aumento expressivo de casos, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, avalia que a situação não se compara à epidemia de 2013, quando foram registrados 425,1 mil casos. 

Para ele, as condições climáticas e a crise hídrica influenciaram o cenário da dengue no país. Além disso, muitos municípios, segundo Chioro, não organizaram corretamente a rede de prevenção e combate à doença. A pasta informou ainda que, mesmo diante do aumento de casos, o número de óbitos por dengue caiu 32% - de 76 mortes em 2014 para 52 este ano. Também foi registrada redução de 9,7% no número de casos graves. Em 2015, foram identificados 102 contra 113 no ano passado. 

O estado do Acre apresenta a maior incidência de dengue, com 695,4 casos para cada 100 mil habitantes, seguido por Goiás, com 401 casos para cada 100 mil habitantes, e por São Paulo, com 281 casos para cada 100 mil habitantes. Os casos de febre chikungunya, doença também transmitida pelo Aedes aegypti, somam 1.049 até o dia 7 de março - 459 na Bahia e 590 no Amapá.

Polícia Federal ocupa gabinete do prefeito João Bosco após denúncias de fraudes em licitações



A Polícia Federal esteve durante todo o dia de quarta feira (11),  em Teixeira de Freitas para investigar uma possível fraude na licitação envolvendo recursos da Secretaria Municipal de Educação.  Os agentes federais, estiveram na COPEL,( Comissão Permanente de Licitação),  onde apreenderam diversos documentos, e ocuparam durante todo o dia a sala do gabinete do prefeito João Bosco, onde várias pessoas foram ouvidas. A razão da Operação, comandado pelo Delegado Federal Dr. Pancho Rivas, e com apoio de pelo menos 08 policiais federais, seria denúncia de irregularidades nos processos licitatórios envolvendo a educação do município.


A investigação, seria precisamente a licitação da empresa de software K TECK no valor de R$ 4.400,000.00 (quatro milhões e quatrocentos mil reais) que aconteceu em 2013 na promessa dentre outras coisas de suporte pedagógico, cursos de informática para os alunos e a comunidade, diário online, cursos de pós graduação para todos os professores da rede municipal de ensino.


Na época a APLB Sindicato e Conselho Municipal de Educação orientou ao Poder executivo que esse valor era impraticável para a Secretaria de Educação, visto que haviam  outras prioridades, como reformas urgentes de escolas, transporte escolar deficiente entre outros. Não tendo sido levado em consideração o clamor da categoria, essas entidades entraram com uma representação junto ao Ministério Público, solicitando um parecer em relação a essa contratação.


Na ocasião não houve impedimento legal ao certame de prestação de serviço da empresa de software. A empresa começou a “executar” o serviço em algumas escolas de forma precária, sem cumprir  o que estava estabelecido em contrato. Ainda no ano de 2015, foram pagos R$ 1.800,000.00 ( um milhão e oitocentos mil reais) a essa empresa  que nada trouxe ao município.


O prefeito João Bosco não compareceu ao seu gabinete, sendo apenas encontrado no local o seu fiel escudeiro Marcílio. Durante toda manhã, um entra e sai de funcionários da prefeitura chamou a atenção de quem passava no local. Informações extra oficiais, dão conta que este é apenas uma das muitas investigações sobre licitações milionárias no município. Diversas denúncias foram protocoladas na sede da Polícia Federal em Porto Seguro e de acordo com a polícia, todas as denúncias serão investigadas.


As contas da Prefeitura de Teixeira de Freitas relativas a 2013, da responsabilidade de João Bosco Bittencourt, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), na sessão de terça-feira, 18 de novembro, com a determinação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor pelas graves irregularidades cometidas na administração.


Em relação às licitações, a relatoria apurou que diversos processos licitatórios não foram encaminhados para a análise da sua legalidade, envolvendo recursos na ordem de R$ 17.413.258,89, além de casos de fragmentação da despesa no montante de R$ 1.429.867,22 e processos de dispensa ou inexigibilidade não encaminhados no total de R$ 827.315,51./Opovonews

quinta-feira, 12 de março de 2015

Paralisação das aulas no município de Jucuruçu, quem está com razão, administração ou APLB?



COMUNICADO

A prefeita Uberlândia vem a público para comunicar aos pais e alunos que as aulas da rede municipal de ensino não vão paralisar, em razão da greve política iniciada no dia de hoje por uma minoria de professores.

Os alunos devem continuar a comparecer às aulas diariamente. A prefeita informa ainda que os professores do município estão com o pagamento de seus salários em dia e o Projeto de Lei aumentando o piso da categoria em 2015 já está na Câmara Municipal há mais de 15 dias, aguardando aprovação dos vereadores.

A prefeita informa ainda que já está contratando professores para substituir os grevistas. Os professores que aderiram à greve política e não comparecerem à sala de aula terão os dias de paralisação descontados de seus salários.

Uberlândia Carmos Pereira Prefeita Municipal



Comunicado da APLB Sindicato e Professores da Rede Municipal de Jucuruçu.


Senhores pais e queridos alunos,nós professores da Rede Municipal de Ensino juntamente com  a APLB  Sindicato,informamos que o projeto de Lei referido pela Prefeita que está à 15 dias na Câmara,que seria votado pelos vereadores no dia 05-03-2015,foi elaborado pela gestão Municipal de forma autoritária sem diálogo algum  com a categoria, violando os nossos direitos trabalhistas em âmbito nacional e municipal.

No entanto queremos informar ainda, que a gestora municipal não recebe os representantes da categoria para uma possível negociação,desta forma fica difícil pregar democracia para os nossos alunos em um lugar que  quando vamos tentar uma conversa  com a gestora municipal somos colocados para fora do ambiente sem nenhum respeito e consideração;quando fazemos greve recebemos ameaças de desconto nos salários  e de sermos substituídos.

Queremos esclarecer a todos vocês, que assim que a mesma procurar os representantes para uma negociação, estaremos voltando as nossas atividades sem deixar prejuízos aos nossos alunos.

 Contamos com a compreensão e apoio de todos vocês para juntos construirmos de verdade uma sociedade democrática  e justa para todos nós.

Mãe procura pelo filho desaparecido há mais de 10 dias



Compareceu á delegacia de policiai de Teixeira de Freitas, a Srª  Marta de Souza para registrar um Boletim de Ocorrência, dando conta do sumiço de seu filho Alessandro de Souza de 36 anos. 

Segundo dona Marta, o filho saiu de Linhares no Espírito Santo, cidade onde mora, no dia 1º de março com destino a Teixeira de Freitas, e desde então a família não teve mais noticias de Alessandro.

preocupada com o sumiço do filho há mais de 10 dias, a mãe pede que quem souber do paradeiro de seu filho entrar em contato com a polícia nos números 190 e 197, ou ligar para os numeros(73) 9829- 6021 ou (27) 99913- 9049./bahiaextremosul

Acidente mata vereador e adolescente de 14 anos; carro do político ficou destruído


Acidente mata vereador e adolescente de 14 anos; carro do político ficou destruído
Vereador morreu na hora após colidir com caminhão (Foto: Raimundo Mascarenhas / Calila Noticias)

Um grave acidente automobilístico aconteceu na noite desta quarta-feira (11), envolvendo um carro de passeio, um caminhão e duas motocicletas causou a morte de duas pessoas e deixou outras duas feridas no Km-430 da BR-324, na região do município de Riachão do Jacuípe, a 191 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas fatais foram um vereador do município baiano de São Domingos, Antônio José Rios Nery, e um adolescente de 14 anos, que pilotava uma das motocicletas.

O acidente ocorreu por volta das 19h. Conforme a PRF, o vereador seguia em seu veículo de passeio, no sentido do município de Capim Grosso, quando tentou desviar de uma colisão entre duas motos. Ao desviar, detalha a PRF, o vereador acabou colidindo de frente com um caminhão, que seguia para Riachão do Jacuípe. Com a batida, o vereador Antônio José Rios Nery morreu na hora e o carro que ele conduzia ficou completamente destruído.

Mesmo sem ter sido atingido pelo carro do vereador, um dos condutores das motocicletas que colidiram, de 14 anos, também não resistiu aos ferimentos. Segundo a PRF, um mulher que seguia no carro do vereador e o condutor da segunda motocicleta envolvida no acidente foram encaminhados para um hospital municipal de Riachão do Jacuípe.

Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. O motorista do caminhão saiu ileso na batida. Em nota, a prefeitura do município de São Domingos lamentou a morte do vereador e decretou luto de três dias a partir da manhã desta quinta-feira (12). Segundo a assessoria da prefeitura, Antônio José Rios Nery, de 55 anos, era casado e pai de duas filhas./ G1

IMPEACHMENT? Tire 5 dúvidas sobre processo que pode derrubar um Presidente da República



Dilma-Rousseff1

A crise econômica tem acarretado no aumento de preço de diversos produtos no Brasil, como água, energia e alimentos, o que tem deixado muitas pessoas insatisfeitas com o rumo político no país. Paralelamente, o escândalo de corrupção envolvendo a maior estatal nacional, a Petrobras, contribui para o aumento da insatisfação popular, principalmente quando o nome de muitos políticos eleitos no ano passado aparecera em listas de possíveis envolvidos no esquema de corrupção, como os presidentes da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

Assim, durante o discurso da presidente em rede nacional no último domingo (08), aconteceu um “panelaço” em várias capitais brasileiras, com moradores saindo nas janelas para gritar palavras de ordem contra a petista. A presidente voltou a ser vaiada durante um discurso em uma feira em São Paulo, nesta terça-feira (10). Por fim, no próximo domingo (15), uma manifestação está prevista para acontecer nas ruas de todo o Brasil clamando por uma coisa: o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em Itabuna, os protestos acontecerão a partir das 15h00, no Jardim do Ó.

Pensando nisso, o Varela Notícias resolveu esclarecer alguns algumas questões sobre o impeachment, se isso pode acontecer com Dilma e quem pode pedir a cassação da presidente. Confira:

O que é o Impeachment?

O impeachment é uma impugnação de mandato. É um termo usado para denominar a cassação de mandato do chefe do poder executivo pelo Congresso Nacional, assembleias estaduais ou câmaras municipais. A denúncia pode ser por crime comum (como homicídio ou roubo), crime de responsabilidade (improbidade administrativa até atos que coloquem em risco a segurança do processo do país), abuso de poder, desrespeito às normas constitucionais ou violação de direitos pétreos previstos na constituição. Todos os crimes que podem levar ao impeachment estão explicitados na Lei 1079/50, de 10 de abril de 1950.

Em caso de impeachment, quem assume?

De acordo com a Lei 1079/50, em caso do processo de impeachment ser julgado procedente, quem assume é o vice-presidente – no nosso caso, Michel Temer (PMDB-SP) -, que permanece no poder até o fim do mandato. Caso o vice também seja afastado ainda durante a primeira metade do mandato, novas eleições são convocadas. Porém, se seu afastamento acontecer na segunda metade do mandato, então uma eleição indireta é realizada, com votos apenas por parte de membros do Congresso Nacional.

Enquanto o processo eleitoral estiver ocorrendo, quem assume o Executivo do país é o terceiro na linha sucessória, o presidente da Câmara dos deputados, atualmente o peemedebista Eduardo Cunha. Caso haja impossibilidade de Cunha assumir o mandato, quem passa a realizar as funções presidenciais é o presidente do Senado, no caso o peemedebista Renan Calheiros e, na sequência, há ainda a possibilidade do presidente do Supremo Tribunal Federal assumir.

Como acontece o pedido de impeachment?

Qualquer pessoa pode encaminhar ao Congresso Nacional uma denúncia de crime de responsabilidade, o que inclui políticos parlamentares. Porém, o julgamento de se o processo é ou não procedente é feito pelo presidente da Câmara dos Deputados e, posteriormente, ocorre a abertura de uma comissão especial para analisar o pedido. O impeachment não pode ser realizado por voto popular, nem por abaixo-assinado. A denúncia deve ser feita por uma pessoa física e deve ser acompanhada dos documentos que a comprovem.

Quem pode determinar o impeachment?

Caso seja julgado procedente, o pedido de impeachment é encaminhado aos parlamentares e precisa receber votos de dois terços dos deputados da Câmara para continuar. Após, o processo é levado para julgamento no Senado, e também precisaria da adesão de dois terços dos membros. Presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a sessão precisa ocorrer em até 180 dias depois que chega ao Senado, período pelo qual o presidente fica afastado do cargo. Caso o julgamento não seja concluído nesse prazo, o presidente volta às funções.

Para o jurista e professor de Direito Administrativo da PUC-SP Celso Antônio Bandeira de Mello, um impeachment depende muito mais de uma vontade política do que de um embasamento jurídico. “É uma decisão muito mais política do que jurídica. Até deveria ser mais jurídica do que política, mas não é. É o Legislativo que decide e seria preciso que o Legislativo estivesse muito fanatizado para isso acontecer. Não é fácil contrariar a vontade do povo nas ruas”, analisa.

O jurista e professor emérito da Universidade Mackenzie Ives Gandra Martins também concorda que a discussão é mais política do que jurídica. “O argumento jurídico é para dar base à discussão. Pode-se discutir juridicamente, mas se a Câmara afastar o presidente, dificilmente o STF (Supremo Tribunal Federal) iria contestar uma decisão da Câmara.”

Há chances de acontecer o impeachment da presidente Dilma?

No começo de fevereiro, Gandra Martins publicou no jornal Folha de S. Paulo um trecho do parecer jurídico que escreveu a respeito de um possível impeachment de Dilma Rousseff. No trecho, o jurista baseia-se na hipótese de culpa da presidente diante dos escândalos que têm sido revelados a cerca do “petrolão”. “O que é culpa? Imperícia, negligência, imprudência ou omissão. Dilma foi presidente do Conselho Administrativo da Petrobras e não diagnosticou os erros no contrato (da refinaria) de Pasadena. Ela manteve a direção da empresa, sendo que a empresa foi saqueada durante oito anos, e ela permitiu isso primeiro como presidente do Conselho, depois como ministra das Minas e Energia, por último como presidente”, disse o jurista em entrevista à BBC Brasil. “É um caso de culpa (crimes sem intenção), que pode ser considerado no crime de improbidade administrativa e, portanto, tem base jurídica”.



Na contramão de Gandra Martins, o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello acredita que não há evidência que comprovem a participação de Dilma com os escândalos da Petrobras. Por esse motivo, a “culpa” citada por Gandra Martins não seria um argumento sólido para justificar o afastamento da presidente. “Precisaria ser algo muito mais forte, que vinculasse muito diretamente a presidente à prática criminosa por dolo (quando há intenção). Nesse caso, não há fatos”, afirmou. Ele foi além de avaliou que se levasse em consideração o crime por culpa para um processo de impeachment, então todos os presidentes do mundo sofreriam com esse processo. “Isso não passa de esperneio político, eles querem ganhar a eleição no tapetão.”

Já a jurista e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Vania Aieta, que é especialista em direito constitucional, alerta para a confusão entre insatisfação política e a real necessidade de um impeachment. “O processo democrático nem sempre agrada. A população confunde institutos jurídicos com a insatisfação”, afirma. Para ela, há uma necessidade de se provar que de fato aconteceu um crime de responsabilidade. Ela lembra também que o processo de impeachment depende muito mais do prestígio que o presidente possui no Congresso Nacional e no Senado do que da insatisfação popular. “Antes de qualquer coisa, o impeachment é uma decisão política dentro do universo jurídico. A grande pergunta agora é se o Congresso tem interesse nesse processo.”

Brasileiro em corredor da morte na Indonésia vê execução como 'mentira'


Rodrigo Gularte, ao lado da mãe Clarisse (dir) e a prima Angelita Muxfeldt

Rodrigo Gularte, brasileiro que está no “corredor da morte” na Indonésia, diz que sua pena é uma “mentira”. Ele aparece nos jornais, lê, mas acredita que a execução não será cumprida, segundo reportou o G1 com base em depoimentos de familiares.


A família também diz que o homem, cuja defesa se baseia num diagnóstico de esquizofrenia, passa a maior parte do tempo sozinho, conversando com paredes, fantasmas e “satélites”. A ideia de que tudo é uma mentira faz parte desse contexto. Parentes aguardam uma segunda avaliação médica, feita na semana passada, a pedido do governo da Indonésia.


A tentativa é transferi-lo para um hospital psiquiátrico, o paranaense de 42 anos foi condenado depois de ser preso no aeroporto de Jacarta com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Hoje está na prisão de Nusakambagan, a “Ilha da Morte”, e aguarda pela decisão da Justiça do país asiático, onde o tráfico de drogas é punido com fuzilamento.

Polícia Federal faz varredura na prefeitura de Teixeira de Freitas




Desde as primeiras horas da manhã de quarta-feira, 11 de março, que a Polícia Federal está fazendo uma verdadeira na Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.


Informações dão conta de que os alvos principais da PF é o setor de licitação e o gabinete do prefeito João Bosco, estes dois setores estão desde as primeiras horas desta quarta-feira ocupados por policiais federais, que continua coletando documentos, sob suspeita de irregularidades.

Policia Federal na PMTF2, ainda não se sabe ao certo qual o teor da investigação da Polícia Federal./ reportercoragem

quarta-feira, 11 de março de 2015

Ex-mulher diz que sertanejo Luciano tinha casos com homens


Ex-mulher apagou post depois de repercussão (Fotos: Reprodução)


A ex-mulher de Luciano Camargo, irmão de Zezé de Camargo, usou a internet para desabafar  e disse que Luciano tinha casos com homens quando eles estavam casados. Cleo Loyola escreveu a denuncia no Facebook e Wesley de 26 anos,  filho que teve com Luciano,saiu em defesa do pai.


"O Luciano não foi capaz de amar seu próprio filho. Quando ele era casado comigo, tinha casos com vários homens. Goiânia inteira sabia disso. Agora ele quer tomar a minha neta", escreveu Cleo. O desabafo acontece depois de Luciano manifestar a intenção de cuidar da neta, filha de Wesley.

O filho do casal não gostou. Ele saiu em defesa do pai e criticou a atitude da mãe.

"Minha mãe fez umas postagens em meu nome cheia de calúnias, queria dar um recado para minha mãe. A senhora teve o que queria, usava minhas mesadas em benefício próprio, não conseguiu segurar o que ganhou do meu pai, agora quer colocar as pessoas contra mim e ele? Os números e as maneiras de viver mostram tudo isso. As pessoas te dão atenção para rir da sua cara.

Acorda, porque o tempo está passando. Aproveita que você tem idade e saúde e vai fazer algo da sua vida, isso que a senhora faz só prejudica a você mesma, para de fazer maldade para as pessoas. Como para mim e pro meu pai. Mesmo que ele fosse ruim, eu jamais iria gostar que falassem mal dele. Mas ele não é! É a senhora que tem me feito mal com essas mentiras, eu me afasto de você justamente por essas atitudes horríveis da sua pessoa", escreveu Wesley.

Cantora gospel Damares e esposo sofrem acidente de carro



O casal estava a bordo de um Doblo Xingu branco quando o veículo perdeu o controle e capotou por três vezes até parar em um barranco. “Chovia muito no momento, o carro se perdeu e capotou três vezes parando em um barranco por um socorro de Deus!”, diz a nota.

Apesar da gravidade do acidente, o casal recebeu um grande livramento de morte e, apesar do abalo emocional, tiveram pequenos arranhões pelo corpo. O acidente foi causado por um homem embriagado que fechou o automóvel do casal fazendo com que o condutor – não sabemos se era o pastor ou a cantora quem dirigia o carro – perdesse o controle do veículo e capotasse.

Casados desde 1996, Damares e o pastor Aldori viajam o Brasil trabalhando para o Reino, ela ministra louvores que fazem sucesso em todo o país e ele prega a Palavra de Deus além de acompanhá-la nas apresentações. O casal estava em uma das BRs, voltando para a casa quando o acidente aconteceu.

comunicado na Página oficial da cantora no Facebook

                                                                              Comunicado!
Damares e seu esposo Pr. Aldori sofreram um grave acidente agora a pouco numa BR a caminho de casa! Um homem bêbado surgiu do nada na frente do carro na BR e a colisão foi inevitável. Chovia muito no momento, o carro se perdeu e encapotou três vezes parando em um barranco por um socorro de Deus! Mas eles tiveram um grande livramento do Senhor, o socorro de Jesus veio e eles passam bem… Tiveram apenas pequenos arranhões mas nada grave. Pedimos a todos que orem por eles pois se encontram muito abalados juntamente com toda família!

Mendigata posa de top less para campanha


Seria um simples catálogo de moda jeans se não fosse estampado por Fernanda Lacerda, conhecida como Mendigata, e ainda fazendo top less. Isso mesmo.


A loira do programa Pânico na Band fotografou deixando quase os seios à mostra durante sessão realizada em Goiânia.


Nas fotos Fernanda usou looks justinhos que realçaram suas curvas. Nos bastidores da campanha, ela contou que mantém a boa forma praticando muita atividade física. De acordo com o portal Ego, a loira faz musculação, ioga, pilates, corrida e wakeboard, além de andar de skate nas horas vagas.

Homem é executado com tiros na cabeça e costas em Itamaraju


Homem é executado com tiros na cabeça e costas em Itamaraju
Familiar sentou ao lado do corpo e disse não entender os motivos de tanta violência

O homicídio aconteceu na noite desta terça-feira, dia 10 de março, na rua Egito, bairro Bela Vista, região leste de Itamaraju e a vítima foi Edson Costa de Jesus, de 52 anos, abatido com três disparos de arma de fogo, sendo dois costas e um na cabeça.

Ao perceberem a vítima caída e o assassino fugindo a pé, moradores próximos acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Quando os socorristas do SAMU chegaram não tinha muito o que fazer, pois Edson já estava em óbito. Possivelmente a arma usada no crime foi um revólver calibre 38 e a motivação do assassinato ainda é desconhecida.

Uma guarnição da Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju (43ª CIPM), preservou o local onde foi encontrado o corpo, até a chegada da Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica.

Assim que foi realizado o levantamento cadavérico a cargo dos agentes Mazuque Ribeiro e José Trindade, o auxiliar de necropsia Anderson Barbosa removeu o corpo ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), para exames de necropsia.

sentad1

A delegada Dilma França, titular da Polícia Civil em Itamaraju, determinou a imediata instauração de um inquérito policial e tenta agora descobrir motivação e autoria do homicídio./TN

Jucuruçu e região pedem apreensão de animais soltos nas rodovias e nas ruas da cidade, além de prisão dos proprietários se for o caso




CONSIDERANDO que é pública e notória a existência de inúmeros animais soltos às margens das rodovias do município de Jucuruçu, bem como, transitando pelas ruas, os quais causam acidentes quase que diários envolvendo tais animais e os condutores de veículos que trafegam nas vias, ceifando vidas, lesionando a integridade física e psíquica das pessoas e danificando o patrimônio automotivo dos motoristas e motociclistas;

CONSIDERANDO que os proprietários e possuidores dos animais soltos às margens das rodovias e ruas têm plena ciência de que suas condutas ativas ou omissivas em deixá-los livres causam riscos concretos e iminentes à vida, à integridade física e psíquica e ao patrimônio dos condutores dos veículos que trafegam em Jucuruçu:  


CONSIDERANDO que o art. 132, caput do Código Penal, pune com penas de três meses a um ano de detenção quem expõe a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, configura um tipo penal genérico de perigo, válido para todas as formas de exposição da vida ou da saúde de terceiros a risco de dano, é um típico caso de dolo de perigo, na modalidade eventual, uma vez que, os proprietários e possuidores de animais, assumem o risco de colocar outra pessoa em perigo, de sofrer dano quando deixam soltos os seus animais nas margens das ruas e rodovias; se consuma enquanto houver a exposição da vida ou da saúde a perigo direto e iminente à luz do art. 302, inciso I, do Código de Processo Penal, podendo ocorrer à prisão do agente expositor devido ao delito que se encontra em flagrante permanente;


CONSIDERANDO que enquanto os animais dos proprietários e possuidores estiverem às margens das rodovias e ruas estão expondo a perigo concreto e iminente os condutores de veículos que trafegam nestas rodovias e ruas; CONSIDERANDO, ainda, o disposto na Lei Estadual nº 14.625, de 17 de abril de 2012;

CABEM OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DE JUCURUÇU E REGIÃO RECOMENDAREM:

1) Pedimos as autoridades competentes que identifiquem e orientem, e em caso de reincidência, prendam em flagrante delito os proprietários e possuidores de animais que os deixem soltos às margens das rodovias e ruas do território de JUCURUÇU-BA, à vista da manifesta infringência deles ao tipo do art. 132, caput, do Código Penal;


2) A Polícia Militar que identifique os proprietários ou possuidores dos animais soltos às margens das rodovias e ruas no território de JUCURUÇU-BA, utilizando, se necessário, do órgão de inteligência, efetuando em seguida as prisões pertinentes;

3) A Polícia Civil que elabore o procedimento policial correspondente ao crime do art. 132, caput, do Código Penal, mas só liberte o preso quando cessar a situação de flagrante, ou seja, quando comprovado que os animais encontrados tenham sido retirados das margens das rodovias e ruas de JUCURUÇU-BA;

4) Ao Município de JUCURUÇU-BA, que promova a aplicação da multa prevista no art. 5º da Lei Estadual nº 14.625, de 17 de abril de 2012, assim como, faça campanhas educativas objetivando conscientizar a população dos riscos da criação e circulação de animais em estado de soltura às margens de rodovias asfaltadas e nas ruas desta cidade, bem como, recolha e disponibilize local adequado para permanência dos animais abrangidos por esta recomendação, observando-se os ditames dos arts. 3º e 4º do referido diploma legal,



APESAR DOS ACIDENTES CAUSADOS POR ANIMAIS NÃO SEREM RAROS, O DESCASO DOS PROPRIETÁRIOS AINDA PERSISTE EM JUCURUÇU.

O alto número de animais soltos nas rodovias e nas ruas da cidade têm preocupado as autoridades, em função do aumento de acidentes provocados por eles, principalmente envolvendo motociclistas. Não é difícil encontrar cavalos, bois e burros "ziguezagueando" entre carros, motos, bicicletas e pedestres. Um desconforto acompanhado de perigo.


Motoristas são obrigados a ficar buzinando para que eles saiam do meio da pista, além de circularem nas ruas e becos, quebrando as canalizações. "Ninguém toma nenhuma providência", afirma um morador de Jucuruçu, que reclama também do mau cheiro provocado pela urina dos animais e do medo de eles machucarem seus filhos.

O que diz a lei:


No município, existe a lei 3.665, de dezembro de 1992, que proíbe animais soltos em via pública. Entretanto, seja por desconhecimento das normas, seja por descuido, grande parte dos proprietários dos animais não cumpre as exigências. Sabemos muito bem que há a necessidade de leis mais enérgicas para que os donos se sintam mais responsáveis por seus animais, pois geralmente essas pessoas não se preocupam.


Segundo o morador, Marcos Almeida, foco onde o tráfego é maior, para capturar animais soltos. De acordo com Almeida, ainda não á fiscalização, as pessoas precisam ajudar e se conscientizar de que não podem deixar seus animais, que para muitos representam o "ganha-pão", soltos pelas ruas. Almeida, afirma que é necessária uma fiscalização intensificada em nossa região.

Almeida disse ainda, com relação à reclamação de que não se pune realmente os proprietários desses animais, que a hipótese de haver leis mais enérgicas deve ser estudada, para que haja melhores resultados.

Vereador : Quer centro de reabilitação para viciados em Whatsapp

 
Vereador de Salvador quer centro de reabilitação para viciados em Whatsapp


Os viciados em Whatsapp podem ganhar um centro de recuperação em Salvador. A ideia foi apresentada nesta terça-feira (10) à Câmara Municipal de Salvador (CMS) pelo vereador Isnard Araújo (PR). De acordo com Araújo “as pessoas estão presas aos aparelhos”.

“Nesta segunda-feira (9) um homem bateu no fundo do meu carro, pois estava trocando mensagens no Whatsapp. Aqui na Câmara, inclusive, os vereadores ficam sempre conferindo quem está mandando o quê nos grupos”, reclamou.

Além do centro de reabilitação – que não foi formalizado como Projeto de Lei – Isnard cobrou ainda a análise de outra matéria sua que regulamenta o uso de celulares dentro de igrejas e templos religiosas.

“É uma falta de respeito com o líder espiritual”, atacou. Líder da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Casa, o vereador Léo Prates (DEM) prometeu uma audiência pública para debater a matéria.

Bahia lança teste e aplicativo para detectar dengue e febre chikungunya em 20 minutos



Aliando ciência à tecnologia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lançou, na manhã desta terça-feira (10), um teste rápido gratuito e um aplicativo que permitem diagnosticar em apenas 20 minutos pacientes infectados por dengue e pela febre chikungunya, além de mapear e localizar pontos de foco de doença. O exame desenvolvido na Bahia é inédito no País e tem a eficácia de 99,8%.

A novidade foi apresentada no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), no bairro de Brotas, em Salvador, durante o lançamento da campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças, que este ano tem o tema ‘Dengue ou Chikungunya - Não vacile, vá à unidade de saúde’.


O teste e o aplicativo foram desenvolvidos pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional. Juntas, as duas ferramentas permitem não só diagnosticar, mas coletar dados sobre o paciente, como sintomas, e ainda mapear, por meio do GPS do smartphone, os locais onde há maior ou menor incidência de casos, possibilitando um controle maior dos focos das doenças.

Na primeira fase da campanha serão distribuídos 100 aparelhos para realização de mil exames na capital e no interior. Esses equipamentos já estarão, a partir da próxima semana, nas mãos de agentes comunitários de Salvador, Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, municípios onde foram identificados casos da chikungunya.


Segundo o subsecretário, o teste rápido é uma importante medida de prevenção da doença. "O exame permite que encontremos os pacientes com a doença e que eles recebam, de maneira mais rápida e segura, o tratamento eficaz. Por outro lado, cada diagnóstico permite também que localizemos as áreas mais infectadas e possamos combater os focos da doença, evitando que mais pessoas contraiam dengue ou chikungunya”.

Teste

O exame utiliza uma gota de sangue do paciente, que é colocada sobre uma fita, semelhante ao já conhecido teste de glicemia. Esse material é acoplado a um smartphone que fornece, em tempo real, o resultado e a localização exata do paciente para uma central da Sesab, permitindo o controle rápido e preciso de locais com surtos ou casos isolados.


A novidade reduz em muito o tempo de espera pelo diagnóstico, especialmente da febre chikungunya, uma vez que, com os exames laboratoriais convencionais, o paciente precisava esperar cerca de 60 dias para que as amostras de sangue enviadas ao estado do Pará resultassem em positivo ou negativo. Com a nova tecnologia, essa espera foi reduzida de dois meses para 20 minutos.

Exportação da tecnologia baiana

Ainda durante o lançamento da campanha de combate aos mosquitos transmissores e do teste, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou mais investimentos com a construção de uma fábrica para produção desses dispositivos destinados à comercialização. "Com essa fábrica, a Bahia será um centro de tecnologia e uma referência não só para o Brasil, mas também para todo o mundo. Estamos focados em desenvolver estratégias alternativas, com inovações tecnológicas, como nesse caso, para tratar os problemas mais graves da saúde no nosso estado”./Correio da Bahia

terça-feira, 10 de março de 2015

Jucuruçu: Animal na via provoca acidente e deixa três pessoas feridas



 

Um acidente envolvendo duas motocicletas e um animal na via deixou três pessoas feridas no município de Jucuruçu. O acidente aconteceu na noite desta segunda-feira (10), próximo ao Povoado de Monte Azul.

De acordo com informações os ocupantes de duas motocicletas colidiram num animal (vaca) que estava no meio da via. A primeira motocicleta colidiu no animal, mas devido ao local ser de difícil sinalização, uma segunda motocicleta de forma inevitável colidiu no animal criando outra vítima.

Profissionais de saúde do município de Jucuruçu foram mobilizados, prestando os primeiros atendimentos as vítimas.

Devido à gravidade dos ferimentos as vítimas identificadas como Damião Silva Pereira (26 anos) e José Silva Pereira (39 anos), foram encaminhados para o Hospital Municipal de Itamaraju.


Um dos feridos queixava-se de fortes dores pelo corpo, somado a suspeita de fratura de costelas. Já a terceira vítima teve ferimentos leves e não precisou ser encaminhado para o hospital. O resgate foi realizado por meio de duas ambulâncias comunitárias./IN

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.