Aparecer

Aparecer

ELES MORAM NESSE PARAÍSO, DONA FELIPA QUASE QUE FOI PICADA POR UMA COBRA BEM NA HORA DA GRAVAÇÃO

Siga-nos no instagram

sábado, 18 de julho de 2015

Teixeira está entre as cidades brasileiras mais violentas para a mulher, diz estudo



Teixeira de Freitas: Nossa cidade mais uma vez é destaque no cenário nacional. Mais uma vez Teixeira de Freitas aparece no topo da lista da violência, desta vez contra a mulher. A Assembleia Legislativa da Bahia vai receber parlamentares da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência Contra a Mulher da Câmara Federal para debater políticas públicas para as mulheres nestes casos.

A Bahia ocupa o sexto lugar entre os estados brasileiros em assassinatos contra mulheres. O requerimento é da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/Bahia). A violência contra a mulher no estado da Bahia vem crescendo constantemente e chega a superar a média nacional. De acordo com os dados do Mapa da Violência 2012, enquanto a média de todo país é de 4,6 assassinatos a cada 100 mil mulheres, na Bahia a taxa é de 6,1.

Essa média deixa nosso estado ocupando o sexto lugar entre os estados brasileiros. Quatro cidades baianas estão na lista das cidades brasileiras com maiores índices de violência contra a mulher: Porto Seguro, Simões Filho, Lauro de Freitas e Teixeira de Freitas. Cenário preocupante também em Salvador. Com uma taxa de 8,3, a capital baiana é a quinta colocada em número de homicídio feminino.

A média nacional das capitais é de 5,4. A parlamentar pediu a criação de um observatório da violência contra as mulheres no país. A proposta é fazer um painel, no âmbito do Congresso e nas capitais brasileiras, para mostrar os números mensais do feminicídio (homicídio contra a mulher), a fim de chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre o tema, de bastante relevância, inclusive com respaldo na legislação brasileira como crime hediondo.

O feminicídio é um crime praticado com requintes de crueldade e terror pela carga de ódio, na sua grande maioria, deflagrados quando as mulheres optam pela separação. Muitos homens não aceitam o direito delas de decidir sobre as suas vidas, bem como a relação afetiva vai terminar. Segundo Mapa da Violência 2012, o Brasil ocupa a 7ª posição de maior número de assassinatos de mulheres no mundo, em um ranking com 84 países.

Teixeira de Freitas vergonhosamente aparece nesta lista, com um número de violência contra as mulheres, bastante considerável. Embora reconheçamos a dedicação da especializada, sabemos que muito pouco ainda tem sido feito para inibir esse tipo de crime. As delegacias pelo estado sofrem com a falta de recursos materiais e humanos, impactados pela sensação de impunidade, que levam muitas mulheres a não denunciar seus agressores.

Infelizmente em nossa cidade, a maioria dos crimes contra a mulher não foram elucidados e quem sabe nem mesmo investigados. Além do combate rigoroso, é preciso um trabalho de base, elevando os valores femininos e seu direito a igualdade e liberdade, que deve começar em casa, continuar na escola e por ai vai. Algo precisa ser feito, o que não é aceitável é esse número exorbitante de crimes contra a mulher, a mãe, esposa, avó, filha, irmã, seja lá quem for.

Não é possível que a morte violenta das mulheres seja vista como algo natural ou inexistente. É preciso considerar a violência e o feminicídio como eventos atípicos, como expressões de práticas cruéis a serem coibidas com toda a força da lei. Você também pode ajudar. Se conscientize, lute contra o preconceito e a violência doméstica. Denuncie. Não se pode falar em uma sociedade civilizada, onde os direitos femininos não são respeitados./Liberdadenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.