Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Parabenizamos todos os mestres nesta data 15 de outubro - Dia do Professor

 

Professor e Diretor Nilson Correia Amorim


O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação de diversas pessoas. 

A data comemorativa não é feriado nacional nem ponto facultativo, mas sim um feriado escolar conforme o Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963. 

Nesta data mais que especial, o jucurunet em nome do diretor e professor Nilson Correia Amorim  e da professora Maria Celeste Ribeiro da Silva - homenageamos todos os mestres do município de Jucuruçu e de todo o Brasil. 

A palavra que expressa a admiração, respeito e carinho por meus professores é AGRADECIMENTO. 

Agradecer pela paciência, pela partilha de conhecimento, pelos ensinamentos para a vida. 

O professor não somente ensina matérias. O professor disciplina alunos, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente é formador de opinião. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. O que seria de nós sem os professores, que, aliados aos pais, nos formam personalidades do bem? 

Não importa o ofício ou o saber, para que ele siga existindo é preciso que alguém, a quem chamamos de professor, o passe adiante. Mas a tarefa de transmitir conhecimento, ainda que essencial. 

Ser professora é muito mais do que transmitir o conhecimento. É aquela que ensina com dedicação e paciência, é aquele que quebra os nossos galhos, aquele que quando tudo está difícil, abre um sorriso e diz: calma, você vai conseguir.  É agir com simplicidade, com companheirismo, estar sempre disposto a te ajudar a qualquer hora.  Enfim, todas essas características se resumem em você. Não é a toa que podemos afirmar que você não é nossa professora mas sim uma grande amiga. 

Mestre é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria.  Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida.  Mestre não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade.  Mestre não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo.  Mestre é você, meu professor amigo que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura. 

Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo que você faz por mim, por tudo o que me ensina em aula e, também, por tudo de bom que a sua postura séria, honesta e ética sugere a mim e a todos os meus colegas de classe.  Acredito que a sua vida seja bastante complicada, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas a corrigir, com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados…  Creio que sejam poucas as profissões que exijam tanto de alguém como o magistério, pois a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula, e isso torna a sua função um verdadeiro sacerdócio, não é?  

Sei que, às vezes, não sabemos reconhecer o seu esforço e a sua dedicação e, assim, peço-lhe desculpas em meu nome e em nome de meus colegas também. Não é por mal, acredite! Mas, este dia me parece uma boa oportunidade para que todos nós façamos uma promessa para nos comportarmos melhor durante as aulas, para sermos mais atentos, e para retribuirmos a sua dedicação com a nossa dedicação.  A gente ouve dizer que a vida do professor é muito sacrificada: muito trabalho, muito estresse, pouco respeito e pouco dinheiro. 

Professora Maria Celeste Ribeiro da Silva (Celeste)

No entanto, quero que esta mensagem toque o seu coração e a sua mente como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta sua esperança latente de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das suas palavras, da sua abnegada dedicação, do seu árduo, nobre e sagrado trabalho. Eu já estou fazendo isso, acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.