Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

SÍTIO RIVERSIDE RANCH, UM SONHO REALIZADO COM MUITO SACRIFÍCIO E LUTA, A HISTÓRIA DE OZILENE HERLAN

Siga-nos no instagram

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Frio matou mil cabeças de gado no Pantanal? Entenda

 

 Mais de mil cabeças de gado morreram de frio no Mato Grosso do Sul, na semana passada. O diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, explica que o gado é mais adaptável ao clima quente e a queda brusca de temperatura deixa os animais mais expostos, reduzindo suas defesas naturais. 

Ele acredita que o número de animais mortos seja ainda maior, uma vez que nem todos os pecuaristas fizeram as devidas notificações. A maior concentração de gado morto é na região do Pantanal, onde a exposição dos animais ao frio é muito maior, devido o bioma estar em época de cheia, ser uma planície e com poucos abrigos naturais. 

"No campão aberto é muito frio. Os animais tem poucos abrigos e com isso acabam morrendo", disse. A Iagro estima que o prejuízo para os produtores rurais tenha sido de mais de R$ 3 milhões. 

Veterinário aponta outro problema 

O médico veterinário Leonardo Cota Quintão lembra que a principal defesa do animal é a sua condição física, ou seja, se ele está bem nutrido e saudável. Aqueles que estão debilitados (magros) são mais susceptíveis às intempéries do clima, como no episódio de frio atípico na região do Pantanal./itatiaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.