Aparecer

Aparecer

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

“Quem tem telhado de vidro não atira pedra no do vizinho”

Siga-nos no instagram

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Representação feminina é destaque nas eleições municipais de 2016



Em escala global, regional e local, a liderança feminina e sua participação na política tem tido um grande crescimento, tendo maior abrangência nas últimas eleições de 2014. Atualmente representam 52% do eleitorado brasileiro e têm conseguido mais espaços no Congresso Nacional e nas Câmaras municipais e estaduais.

Com a nova reforma política o envolvimento das mulheres foi garantido o que colaborou com o crescimento feminino nos cargos públicos. Nessa eleição que se aproxima em outubro, é notável o numero de mulheres que colocaram seus nomes a disputar cargos para prefeitas e vereadoras.

 fizemos um breve levantamento das candidatas que concorrerão aos cargos de gestão municipal na região.

Eunápolis - Cordélia Torres (PMDB)

O PMDB lançou como pré-candidata a concorrer o cargo de prefeita de Eunápolis Cordélia Torres, esposa do ex-prefeito Paulo Dapé. Apesar de nunca ter se envolvido diretamente com cargos políticos Cordélia sempre esteve nos bastidores devido a atuação do seu marido.

Cordélia Torres pré candidata a prefeitura e Eunápolis pelo PMDB


Eunápolis - Maria Menezes (PSB)

Maria Menezes já é veterana na participação da política em Eunápolis. Atual vice-prefeita de Eunápolis já atuou também como secretária de assistência social e vice-prefeita também em outras gestões.

Dessa vez Maria tentará o cargo mais elevado do município e teve a sua pré-candidatura lançada pelo Partido Social Brasileito (PSB).

Maria Menezes (PSD)

Itabela - Sueli Caribé (PMDB)

Sueli Caribé é candidata à prefeita de Itabela lançada pelo PMDB. A professora já participou do cenário político no município nos cargos de vereadora (por dois mandatos consecutivos), secretária municipal de educação e secretária de assistência social na gestão do mandato do seu marido e ex-prefeito municipal, Oswaldo Gomes Caribé, que por estar inelegível encorajou a esposa a concorrer o cargo.

Sueli Caribé (PMDB) pré-candidata a prefeita de Itabela

Porto seguro - Cláudia Oliveira (PSD)

Cláudia Oliveira, figura também no cenário das veteranas na política e tenta a reeleição em Porto Seguro, através do PSD.Com mais de 58 mil votos Cláudia foi eleita deputada Estadual nas eleições de 2010 e deixou a bancada para concorrer à prefeitura de Porto em 2012.

A prefeita tem grande influência do seu marido, o atual deputado Robério Oliveira, que também (PSD) concorre mais uma vez a prefeitura de Eunápolis, depois de ter atuado por dois mandatos.

Cláudia Oliveira (PSD) pre-candidata a reeleição em Porto Seguro

Porto Seguro - Roberta Cáires (PPS)

Mais uma mulher figura na concorrência pela prefeitura de Porto Seguro. Roberta Cáires teve a sua candidatura lançada pelo partido da Solidariedade ao cargo de prefeita do município.

Roberta já participou de diversas campanhas, inclusive de Cláudia Oliveira, mas rompeu com esse grupo político e agora faz oposição ao governo municipal. A pré-candidata é casada com o vereador e ex-presidente da câmara, Paulinho Toa à Toa (PTB).

Roberta Cáires (Partido da Solidariedade)

Jucuruçu - Uberlândia (PSD)

Uberlândia é a atual prefeita de Jucuruçu e teve sua pré-candidatura à reeleição lançada pelo PSD. A pré-candidata teve seu primeiro cargo público em  em 1992, quando Teodolino José Pereira  seu pai, foi prefeito. em  2004, Uberlândia  foi  presidente da câmara de vereadores,  e 2012 se tornou eleita prefeita de Jucuruçu.

Uberlândia (PSD) pré candidata a reeleição em Jucuruçu

Atual secretária municipal de Finanças e Fazenda Pública e presidente do diretório municipal da legenda, Lucilene Curvelo agora concorre ao cargo de prefeita de Itamarajú. Sua candidatura lançada pelo PMDB e tem apoio de partidos aliados como PHS, PEN, PV, PSC, PTN, PR.

Lucilene Curvelo no lançamento da sua pré-candidatura pelo PMDB

Guaratinga - Cristina Pinto (PSD)

Cristine Pinto concorre ao cargo de prefeita de Guaratinga com apoio do seu pai e ex-prefeito do município, Ademar Pinto, que está inelegível. Cristine não tem histórico político, atua como médica na região e trabalhou na campanha que elegeu seu pai nas eleições de 2008.

Cristine Pinto (PSD) pré-candidata a prefeita de Guaratinga

Belmonte – Alice Elias (PSB)

Alice Elias (PSB) pré-candidata a reeleição em Belmonte

Encerrando o seu primeiro mandato em Belmonte Alice Elias foi lançada pré-candidata a reeleição no município e deverá disputar com outros dois candidatos./bahiadiaadia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rua principal de Jucuruçu - Bahia, 3 de março de 2024.

Jucuruçu - Bahia. Pedaço bom do Brasil.